Tempo de mudanças e reestruturações é tempo de reflectir sobre tudo aquilo que podemos e devemos melhorar em torno do nosso clube. Muitas têm sido as sugestões de sportinguistas um pouco por todo o lado e muito o silêncio da parte da nossa direcção neste primeiro mês sobre quase todos os temas quentes e por resolver. O assunto que trago hoje não será (pelo menos para já) prioritário, mas é um que tenho na calha para escrever há quase um ano.
Impressiona-me todas as semanas que projectos como o Sporting160, a Tasca, o Artista do Dia entre muitos outros espaços leoninos, despertem mais interesse e movam mais pessoas do que a televisão que deveria unir toda esta gente espalhada por aqui. Conheço bem a qualidade e o carinho de todas as pessoas que se dedicam a estas plataformas, sei que o fazem e se movem por dedicação ao clube do seu coração e que a sua motivação diária é o de dar tempo em prol do Sporting. Mas não deixa de ser um alerta gritante que pessoas sem qualquer interesse financeiro, que desenvolvem blogs, podcasts, espaços em redes sociais, tenham mais sucesso e movam mais entusiasmo do que profissionais de comunicação com recursos infinitamente superiores e obrigações infinitamente maiores.
A Sporting TV é hoje uma plataforma fechada. Os conteúdos são, na sua generalidade, fracos, o design francamente sofrível e sua capacidade de inovação simplesmente estagnou. É um canal que vai vivendo à custa dos jogos das modalidades e de algumas fantásticas entrevistas esporádicas, mas que não conseguiu ainda fidelizar uma massa adepta de um clube de futebol (algo verdadeiramente estranho em Portugal).
Falta mais espaço para pensar o Sporting, para debater o mesmo livremente, para discutir futebol, andebol, futsal na sua verdadeira essência. Falta catapultar melhor os momentos de vitória, faltam mais reportagens, mais entrevistas, mais conteúdos originais, e que os mesmos não estejam fechados no circuito da televisão. Reconhecendo que muitas das dificuldades virão da falta de orçamento, tempo e profissionais disponíveis, existe sempre espaço para inovar e para aprender com muitos dos fenómenos que por aqui temos visto.
Quantas vezes pretendo ver um conteúdo e tenho de o encontrar em canais YouTube em nada relacionados com a Sporting TV (que já agora fazem dinheiro com a publicidade dos meus cliques)? Quantas vezes oiço os podcasts dedicados ao nosso clube e penso como é possível que o Sporting não grave programas destes em estúdio e depois os difunda nesta era tão digital? Como é que ninguém vê o quanto mais poderemos fazer com muito menos?
Sinto-me absolutamente desligada do canal oficial do clube. Ligo quando sei que teremos jogos nas principais modalidades e assim que terminam as entrevistas, termina a minha estadia por lá. Mesmo assumindo que posso estar a ser profundamente injusta e que existe muito e bom conteúdo na Sporting TV (tive apenas o azar de nunca o apanhar) não o poderia descobrir sozinha. E essa falta de ligação ao adepto e o encosto à sombra de um grande clube que acaba sempre por garantir bons resultados ao final do dia, acaba por demonstrar uma falta visão preocupante para um projecto caro e que tem dado retorno em momentos muito específicos.
*às quintas, a Maria Ribeiro mostra que há petiscos que ficam mais apurados quando preparados por uma Leoa
12 Outubro, 2018 at 17:45
óptimo tema, Maria, que vai merecer o meu comentário mais prolongado entre esta noite e amanhã.
Para já, tenho que saudar o passo que foi dado:
«os três jogos do próximo domingo, dia 14 de Outubro, sofreram alterações nos seus horários, de modo a que possam estar encadeados da melhor forma, para mais um verdadeiro #DiaDeSporting e para que todos eles tenham transmissão na Sporting TV»
Quantas vezes questionámos “porque raio é que colocam os jogos sobrepostos, impedindo a transmissão de mais do que um deles?”
Nem quero saber se a culpa era da SportingTV se era dos responsáveis por esta pasta. Alguém estava a borrifar-se e tanto se lhe dava, desde que não tivesse que mexer uma palha!
Repito: um enorme aplauso para esta medida e que a mesma se torne num hábito!
12 Outubro, 2018 at 17:48
100% de acordo
13 Outubro, 2018 at 2:33
Como não concordar? 🙂
12 Outubro, 2018 at 17:48
A SportingTV é para fechar.
A perda continua de qualidade da sua programação é “programada” até os sócios entenderem que não faz sentido algum ter um sorvedor de dinheiro de tão ineficaz retorno.
15 Outubro, 2018 at 14:40
E O Leão que fez esse comentário, só por acaso, mora aonde?
SL
12 Outubro, 2018 at 17:48
Concordo em absoluto com o post. Acho que a nossa tv estagnou, deviam alargar os horizontes, estarem mais atentos ao que se passa no Universo Sportinguista e aproveitar o que de bom se faz
12 Outubro, 2018 at 18:42
Como por exemplo:….
A-….
B-…
Aqui entrava o teu contributo! 🙂
12 Outubro, 2018 at 18:06
Até que enfim se fala da nossa TV.
Eu, por exemplo, tenho um azar quando ligo a SportingTV está a dar “O sofá verde”, ou os “Senadores” ou a repetição de um jogo da formação!! Azar o meu!!
SL
12 Outubro, 2018 at 18:09
Meu também….
12 Outubro, 2018 at 18:06
Maria, se arranjarem uma dúzia de paineleiros para dizer mal deste e daquele tem logo audiência fidelizada.
12 Outubro, 2018 at 18:06
Bom post!
Enquanto a cabovisão , agora nowo , não teve Sporting tv, tentava encontrar streams manhosos para tentar acompanhar alguma coisa.
Depois de ter , acabo por me ficar também pelas transmissões de alguns jogos das modalidades.
Ainda no outro dia apanhei a retornada a dar notícias que nada tinham a ver com o clube e com base na cm tv….Vómitos!! Escusado será dizer que mudei logo de canal.
12 Outubro, 2018 at 18:32
21 horas, horário nobre, e a Sporting TV sentada no conforto de um sofá verde fofinho.
12 Outubro, 2018 at 18:40
No post anterior eu coloquei uma informação sobre a formação do Sporting de há 3 anos e eliminaram-na.
http://www.jogadores.pt/futebol/saiu-do-sporting-para-o-belenenses-e-agora-pode-assinar-pelo-benfica/
12 Outubro, 2018 at 18:43
Foi o Dj!
12 Outubro, 2018 at 18:46
essa foi boa Tadeu, se calhar não apreciava a música.
13 Outubro, 2018 at 16:52
Está lá, caro
12 Outubro, 2018 at 18:46
A limpeza étnica que houve no nosso canal afastou – me , prefiro não ver do que levar com quem lá está agora .
12 Outubro, 2018 at 18:47
Mas vemos bons combates de boxe e outras modalidades de luta várias vezes…
Já não sei o que mais dizer, pior que isso só ouvir o Abrasado e outros Rabolhos a dizer bem do actual momento e da actual direcção do SCPORTUGAL.
12 Outubro, 2018 at 18:53
A Sporting Tv,
Tem vindo a dar passos ( pequenitos ) na tentativa de melhorar os seus conteúdos.
Este ano não conta, até pelo vazio de poder e falta de orientação de comunicação.
Presumo, que a Nova agência esteja à espera da melhor altura, para fazer o refresh dos jornalistas e pivôs. Acredito que esteja a criar novos gráfismos e novos programas, mas que demoraram a ser implementaria.
Normalmente muitos dos conteúdos que se vem no ar … foram planeados com semanas ou meses de antecedência.
Por outro lado, pode ser para vincarem mais uma vez a ausência de dinheiro e que por isso se calhar o melhor é fechar o cabal.
As próximas duas semanas vão ser muito importantes para o nosso clube!
Muitíssimo importantes!
12 Outubro, 2018 at 18:54
Fechar o canal
13 Outubro, 2018 at 14:30
A “nova agência” não tem nada a ver com a Tv e duvido que vá ter pelo menos nos próximos 2 anos ( termina o contrato com a atual produtora. O canal é produzido pela world channels no qual tem o director Rui Miguel Mendonça (ex-sporttv).
Por isso não há novos grafismos, nem novos jornalistas, nem novos programas. Vamos ter cada vez menos, visto o orçamento continuar a ser o mesmo de há 4anos quando arrancou.
A world channels começou bem e parece-me q gastaram mais do que o orçamento dava para fazerem boa figura, agora fazem o que dá.
12 Outubro, 2018 at 19:15
O Sporting sofre actualmente um processo de desbrunocarvalhizaçao, pelo que, não auguro um grande futuro para a Sporting TV, até porque não faz sentido um clube que vai falir para vender a sad, ter uma TV própria.
Até lá, vou me deliciando com as obras de arte do ruesga
12 Outubro, 2018 at 19:46
Um tema unânime, a Sporting Tv precisa de melhorar e muito.
Num mundo à parte Peseiro concedeu dois dias de folga e Paulo Gomes é o novo diretor da Academia.
12 Outubro, 2018 at 19:47
A Sporting TV onde esteve hoje a Isabel Trigo Mira a “analisar os principais temas” do dia? Essa Sporting TV? Estimo que se foda.
Um mês é muito pouco, como disse também hoje outro da mesma laia, mas já chegou para voltarem muitos. E ainda faltam mais.
12 Outubro, 2018 at 20:23
Estava ficar cheia de modo, humidade, caruncho
12 Outubro, 2018 at 20:47
não vás por aí, Stan, nomeadamente depois do nosso Jornal Sporting ter sido utilizado para promover a guerra entre as modalidades e o futebol
12 Outubro, 2018 at 20:55
Nem mais.
13 Outubro, 2018 at 9:56
Sim, sim, não vás por aí e qualquer dia tens lá o Godinho a fazer um programa sobre churrascos.
13 Outubro, 2018 at 10:17
Foda-se, Cherba. A ‘guerra entre modalidades e futebol?’
13 Outubro, 2018 at 12:57
sim. Essa mesma guerra que o Bruno resolveu abrir, apontando os das modalidades como exemplos e os do futebol como uns cabrões. Essa mesma guerra que levou a uma patética acção de comunicação, num treino de hóquei, onde o directivo entrou com uma tarja onde se lia que uma claque estaria sempre ao lado de quem mostra dedicação e, pasme-se, estava lá alguém pronto a gravar com o telefone e a colocar na conta oficial do clube. Essa mesma guerra que tornou o Jornal numa arma de guerrilha política interna, com belíssimas meias capas como aquela com “modalidades ao lado do presidente”.
Tenho óptima memória. E abomino estas merdas.
13 Outubro, 2018 at 15:17
Bom comentário.
Os “brunistas” só lembram a faceta boa do homem… Um poço de virtudes!
Infelizmente a realidade foi diferente…
13 Outubro, 2018 at 16:56
Se essa merda foi assim, acho mal.
O jornal, a tv etc devo ser completamente isentos.
Mas, para isso, não podiam mudar consoante mudam as direcções.
Deverá ser pago pelo Sporting mas completamente independente, sem responder a ninguém.
Mas a título de curiosidade, as modalidades estavam ou não com o presidente.
Foi uma notícia encomendada?
13 Outubro, 2018 at 15:54
Não vou por aí, porque nessa tua comparação mal-amanhada encontraste um suposto paralelo de um comportamento que abominas? Ou seja, seguindo a lógica, abominas a presença deste galináceo e de outros do estilo na Sporting TV actual também? Então porque é que não posso “ir por aí”?
E era mais o que faltava, dizerem-me por onde ir e não ir.
13 Outubro, 2018 at 16:50
tu vais por onde quiseres, só me parece desajustado tentar vender que as más práticas e aproveitamentos comunicacionais apareceram há meia dúzia de dias
13 Outubro, 2018 at 17:28
Não sei bem onde é que eu tentei vender isso, depois mete aí uma citação minha onde esteja patente essa ideia.
Referi-me única e exclusivamente à Sporting TV, que tendo sofrido um saneamento de figuras indesejáveis a quem a gere actualmente, e evidenciando uma entrada de figuras do passado do clube que considero asquerosas, (e agora esta parte acho que não é preciso refrasear para me fazer entender) ESTIMO QUE SE FODA.
Se há/houve más práticas noutros meios de comunicação do clube, isso é outra conversa, e desviar a conversa actual para aí roça a desonestidade intelectual, para não lhe chamar outra coisa. Concordo contigo no exemplo que deste do jornal, mas tem zero a ver com o que estávamos a falar e com a opinião que emiti.
13 Outubro, 2018 at 21:57
E o Carvalho vai continuar a desculpabilizar tudo?
12 Outubro, 2018 at 19:56
Uma óptima ideia é passar o 160 para a Sporting TV, programa com adeptos que independentemente das ideias que expõem, tenham respeito pelos outros que pensam diferente .
12 Outubro, 2018 at 20:19
Revejo-me totalmente no post, tenho saudades dos tempos em que os nossos interesses eram debatidos e defendidos de forma acerrima no nosso canal! Apesar disso sempre houve muito para melhorar mas havia debate, falava-se dos temas da actualidade e informava-se os sócios e adeptos! Hoje, passo por lá quando jogam as equipas das modalidades… ironia, sem ironia, à terça dou-me ao trabalho de ir ao Porto canal ver o universo da bancada… é o que temos.
12 Outubro, 2018 at 21:17
Isto.
12 Outubro, 2018 at 20:28
Off
PAULO GOMES APRESENTADO COMO NOVO DIRETOR DA ACADEMIA
12 Outubro, 2018 at 20:30
Tranquila! O Paixão Martins e sus muchachos lampiones vão colocar a Sporting TV ao nível da CM TV. Só tenho dúvidas relativamente ao share do horário nocturno: será que a Rita Matos vai fazer figuração nos filmes picantes da Tânia Laranjo?
12 Outubro, 2018 at 20:30
Só vejo directos, e nem conheço os canais de outros clubes para ter termo de comparação.
12 Outubro, 2018 at 20:43
Off
Sim, sim, o que conta é o conteúdo, mas não deixa de ser delicioso. Afinal ofereceram um mandato!
https://tribunaexpresso.pt/sporting/2018-10-11-Se-houvesse-um-mandato-de-detencao-seria-absolutamente-ilegal.-Nao-havendo-esta-tudo-bem
12 Outubro, 2018 at 21:03
Não percebo, porque é que Bruno de Carvalho, quis falar com o Procurador, a não ser que tenha informações relevantes para informar, mas se eu tivesse que informar o Procurador de algo importante para o caso, tentava-o fazer fora do show Off das televisões, há métodos dos advogados de fazerem chegar essa informação.
13 Outubro, 2018 at 15:46
Está todo borrado!
Por isso se prestou à figurinha…
12 Outubro, 2018 at 20:45
Só vejo jogos das modalidades.
12 Outubro, 2018 at 20:54
Mesmo quando não há nada interessante para ver( como as repetições do sofá verde, senadores ou 12°jogador) ou que esteja em outra divisão da casa, tenho sempre o televisor ligado na SportingTV.
Se a qualidade não é muita, os canais abertos são iguais ou piores.
Um canal exclusivo para um clube está sempre limitado nos conteúdos. O design também pode ser trabalhado mas ao fim de certo tempo volta a ser cansativo.
Então o que poderá trazer outra valia ao nosso canal? Stand-up comedy? Concursos? Telenovelas? Filmes? Concertos do Supporting? Desenhos animados do Jubas?
A finalidade de um canal desportivo passará sempre pelas transmissões dos jogos, informações relacionadas com as actividades diárias das modalidades e da organização , e debates sobre a vida do clube e o estado do futebol e desporto à nível nacional. Isto é o essencial. Tudo que for para além disto deve ser atractivo e oferecer mais que o “encher chouriço” que hoje temos.
O Núcleo Duro foi criado para dar alguma visibilidade e proximidade aos sócios e adeptos de todo o país. Como transformar algo limitado a um universo restrito em um produto interessante à todos os sportinguistas?
O Sofá Verde não tem nada de atractivo, na minha opinião. Difícil dar a volta.
Gosto do Senadores mas reconheço que possa ser monótono para os Sportinguistas mais jovens. Para os meus filhos é!
Deixo então àquilo que de momento me ocorre e que gostaria de ver na SportingTV:
Informação do calendário semanal dos jogos de todas as modalidades do Clube e horários das transmissões dos mesmos. Algo como o que é feito pelo GAG.
Transmissões de jogos das modalidades menos vistas (saúdo a transmissão do Voleibol Feminino no JR, este fim de semana) como Futsal Feminino, Futebol de praia ou e-sports.
Bernardes Dinis e Vítor Cândido são enciclopédias vivas do Sporting. Criar programas em que pudessem contar a história do Sporting, dos seus dirigentes e atletas, seria uma forma de dar a conhecer aos mais jovens como nos tornamos neste grande clube, e guardar em suporte digital estas memórias.
Também gostaria de ver reportagens sobre a trajectória desportiva de alguns dos nossos ídolos, do passado como António Livramento, Carlos Lopes, Joaquim Agostinho, Peyroteo ou Fraguito, e do presente como Ângelo Girão, João Pinto, Carlos Ruesga, Merlin, Miguel Maia ou Madjer (é triste que no futebol estejamos de costas voltadas com aqueles que até pouco tempo eram referências leoninas, pelo menos para mim…).
Também gostaria de ver um programa em que os sócios e adeptos pudessem interagir com atletas e dirigentes, e um programa de opinião, em directo.
Já que estamos a falar de mudanças, também a página oficial é de uma pobreza confrangedora. O jornal Sporting também deve ser alvo de uma reformulação. Fica para outros posts.
SL
13 Outubro, 2018 at 9:44
Bom comentário!
15 Outubro, 2018 at 15:00
O Núcleo Duro é um programa interessantíssimo e que valoriza a expansão do Clube. Digo-o porque, pertencendo aos Corpos Sociais do Núcleo SCP da Ilha de Santa Maria, sei bem a repercussão que o programa teve em marienses não sportinguistas ou na diáspora açoriana no Canadá e Estados Unidos. Além de promover cada Núcleo no Universo Sporting, os espectadores da Sporting TV ficam a conhecer um pouco melhor a cultura e a gastronomia de várias regiões do país. Interessante também os “180 Seconds”, 3 minutos diários de óptimas imagens de várias localidades de Portugal. Ou o Senadores ou o Porta 10-A. També interessantes o Pré-Jogo (sextas-feiras) e o Pós-Jogo (segundas-feiras)
Até há algum tempo havia também um programa em que só mulheres debatiam a actualidade do clube (futebol e modalidades). Claro que há muito espaço para melhorar, mas não acho que seja tão mau como o estão a querer pintar.
Foi também através da Sporting TV que pude assistir às transmissões integrais dos Congressos “The Future of Footbal”.
A verdade é que a Sporting TV corre em canal aberto (sem assinatura como a BTV, por exemplo) e sem apoios institucionais (como as Câmaras do Porto, Gaia e Braga dão ao Porto Canal); e é muito mais recente que os outros 2 canais de Clube. Não vejo que lhes seja inferior, bem pelo contrário.
Saudações leoninas
12 Outubro, 2018 at 20:57
Trata-se de um tema atual, muito importante e sensível. Bem haja a quem o lançou como conteúdo para a discussão.
Nos últimos tempos e porque a presente disponibilidade o permite, passei a ser atento leitor assíduo deste blog, a fim de acompanhar e me manter informado da realidade e sensibilidades do universo leonino.
Concordo com alguns dos apontamentos e sugestões até ao momento produzidos, e apelo a esta linha de contributo positivo.
Quanto ao nele inscrever, tenho-o feito de forma prudente e temporalmente espaçado, mas quando o entendo oportuno, faço-o tendo imperativamente sempre presente os superiores interesses do SCP, com a preocupação de elevar e defender os atletas e o clube, que tanto amamos e por quem tanto sofremos.
Creio que essa bem dita e por vezes irracional paixão clubística, é tão arrebatadora, que recorrentemente a vejo aqui expressamente transcrita de maneira que certamente e de maneira involuntária, mais parece trair os melhores intentos para a instituição.
A crítica é salutar e mesmo desejável, vivemos num País livre e democrático, mas permitam-me afirmar que a mesma nunca poderá ser ponto de partida para ataques à personalidade, ao carácter, à idoneidade, ao profissionalismo, ao negativismo, etc. sem que se apresentem soluções e alternativas.
Permitam-me distintos «tasqueiros» verificar que este fórum tem prestado relevantes serviços ao Sporting Clube de Portugal, mas muitas das vezes não me revejo em alguns comentários, que com toda a sinceridade apenas provocam a simpatia e elogio dos n/ adversários.
O blog, deve servir para se lançarem boas ideias, expressar opiniões, discutir com senso, equilíbrio e razoabilidade, para e porque não, permitir uma recolha das sugestões e críticas para melhoramento e entregá-las ao Conselho Diretivo.
Será este desafio exequível, interessante, prático, ou simplesmente estarei a ser utópico após mais de 40 anos de sócio.
Abraço leonino e perdoem-me ter entrado por caminho que de todo não faz sentido.
Qualquer das formas, fica a um abraço amigo e SL
12 Outubro, 2018 at 22:08
Like!
12 Outubro, 2018 at 21:06
Agradeço muito a anterior direção pelo lançamento do canal.
Vejo quase tudo o que são diretos, nem que seja no telefone.
Vejo tb algumas entrevistas, mas por gravação ou link disponibilizado.
Sem dúvida que deve melhorar nos conteúdos e profissionalismo, mas mesmo não podendo opinar sobre a restante programação, já não passo sem o canal…
12 Outubro, 2018 at 21:08
Paulo Gomes. Boa sorte e bom trabalho.
We need it…
12 Outubro, 2018 at 21:24
Vai começar o futsal. Na SportingTV!
12 Outubro, 2018 at 21:25
Está a precisar de uma reformulação de alto a baixo. A começar pela imagem, layout, logotipo,etc passando por conteúdos novos e parar com a milésima repetição de sofás e afins. Esta parte já vem de trás
Desde há uns meses, já nem programas a defender o clube há. Como diziam aqui em cima, tenho de ver o porto canal pra ver alguém defender o Sporting e seus sócios, para saber novidades das toupeiras, etc.
Os comentadores das camadas jovens são abomináveis, os directos antes de jogos fracos, as interações com adeptos poucas. Está a definhar a cada dia, cada vez vejo menos, e já tive alturas em que mesmo a ouvir música tinha aquilo ligado.
Quase vomitava quando vi aquela avestruz Trigo Mira, há tachos para TODOS, não há um que não tenha falado contra esta direcção nos últimos 5 anos que não arranja poleiro no clube. Miserável!
12 Outubro, 2018 at 21:30
Ps: Aquele logótipo sem as iniciais SCP em cima do escudo deixa-me horrorizado. Faz lembrar os anos do croquete….ah…espera. Se calhar é melhor ficar então.
Já vi propostas impecáveis no twitter de logótipos, é só escolher. E 90% deles não tem o símbolo sequer. Tem um leão, ou algo estilizado com as 3 riscas. Algo assim, muitas das TVs de clubes não tem o símbolo. Tem pontos chave do símbolo, da história, das cores. Algo por aí.
12 Outubro, 2018 at 21:27
Neste preciso momento, gosto. Vai dar jogo!
De resto, e não é de agora, a programação da nossa TV é muito fraquinha. Repetições atrás de repetições, atrás de repetições. Não há quem invente para ali uns programazinhos jeitosos? E publicidade… é coisa que quase não tem. Não sei se por inércia nossa, de não a procurarmos, se falta de interesse das empresas de anunciar no nosso canal. Como gosto muito do meu clube, quero acreditar que é por causa da primeira hipótese.
12 Outubro, 2018 at 21:46
A Sporting tb é património e uma fonte de receita do clube e deve ser caminhada!
Longa vida à Sporting tv! Muita coisa a melhorar, mas também muita coisa foi feita.
12 Outubro, 2018 at 21:48
Querem dar algum recado ao Sr. João Paulo Rebelo, secretário de estado do desporto??!?
Está aqui pertinho de mim esse rabolhito…
12 Outubro, 2018 at 22:03
Diz ao gajo que Viseu é uma cidade muito bacana.