“Estão a ver quando o super herói quase que sucumbe às mãos do vilão e mesmo no fim do filme ergue-se e inventa uma reviravolta ao ponto de nos tirar aquele meio litro de ar residual nos pulmões? Aquele “Ufa” de suspiro ao mesmo tempo que se forma um sorriso? Foi exactamente o que se passou no nosso quinto jogo da EHF Cup.
Recebemos o Skjern da Dinamarca e ganhámos por 30-28. Parece que dizer isto é o mesmo que dizer que controlámos os 60 minutos de andebol mas a verdade é que estivemos a perder por 8 na primeira parte. Pode se falar de algum desacerto ou nervosismo da nossa parte mas também pode ser a essência do desporto em si. Quando os visitantes embalaram parecia que já não os iríamos apanhar. Ainda conseguimos chegar ao intervalo com “apenas” uma desvantagem de meia dúzia de golos (16-10). As aspas do “apenas” meteriam medo se ainda estivéssemos no intervalo desse mesmo jogo onde a derrota pairava no ambiente do pavilhão, mas ligou-se um Beast Mode na 2ª parte e quando tomámos as rédeas do marcador, a 12 minutos do fim, não mais as largámos. Aqui sim já podemos dizer que gerimos o resultado.
Somos grandes (clica)
Temos os melhores (clica)
Ora o belo do sportinguista provou mais uma vez que os jogos se vivem até aos últimos momentos. Talvez porque já quando tivemos a bola nos pés o nosso querido Slimani nos ensinou que tudo é possível até ao fim. Em toda a santa modalidade já estamos preparados. Pessoalmente quando no futsal o Sporting joga com 5 jogadores de campo desligo do resto do planeta para olhar para a TV. Por vezes os golos parecem pãezinhos a sair.
Voltando para o desporto dos 7 metros, aéreos e roscas, tão feliz como nós, esteve o nosso presidente nas bancadas também para festejar esse passo certo nos quartos de final da Taça EHF. Somos os mais eclécticos e uma das grandes provas disso também dá a cara sempre que pode. Um tal de Bruno de Carvalho que alguns reis vão ter de aprender a gostar.
Segue-se uma viagem a França. Temos uns assuntos a vingar com o Montpellier…
Já na última quarta feira recebemos o grande rival Benfica em Mafra. Imperativo ganhar mas também uma tarefa complicada como previu o nosso pivot João Antunes. “Eles defendem num 6 x 0 muito fechado, por isso temos de defender muito bem e jogar em contra-ataque, da forma mais rápida que conseguirmos. Se actuarmos dessa forma, será possível vencermos”. Palavras certas antes de um jogo com uma rivalidade há muito semeada.
O resultado não nos agradou mas não deixa de ser positivo. 60 golos num jogo equilibrado e emotivo. Os 30-30 no marcador fizeram o preço do bilhete parecer super barato para quem viu o embate nas bancadas. Claro que queríamos mais, nesta fase do campeonato a competição aumenta e perder pontos não interessa a ninguém, principalmente porque o Porto está a ganhar vantagem. Mas esta competição é para todos e se no fim a festa for verde não vai ser surpresa nenhuma para ninguém que jogue contra o Sporting.
A ambição dos nossos jogadores é infinita como se viu no jogo contra o Skjern e o lema cá do nosso Cherba faz todo o sentido quando tatua no nosso pensamento que um leão só baixa a cabeça para beijar o símbolo que traz na camisola. Porra, somos gigantes! E falaremos disso todos os dias…
Texto escrito por Verde, logo Existo! (As Redes do Damas)
*às sextas, a bola encolhe. E passa do pé para a mão e do relvado para o pavilhão, dando ao nosso Andebol o destaque que ele merece.
28 Março, 2014 at 12:34
Off
Alguém tem um link para ver a entrevista completa de Bruno de Carvalho?
28 Março, 2014 at 12:37
Aqui está e entrevista completa Onur7 – https://www.youtube.com/watch?v=VCo7erXI7hI#t=342
28 Março, 2014 at 12:45
belo post, Verde! acho que mesmo que o campeonato nos fuja, há uma enorme vitória conquistada: há cada vez mais Sportinguistas de olhos postos no andebol!
28 Março, 2014 at 13:15
Tens toda a razão!
Eu, por exemplo, sou um deles.
O Andebol nunca foi uma modalidade que me dissesse muito, mas este ano ando claramente mais atento!
28 Março, 2014 at 14:21
Qualquer camisola listada de verde-branco com o RAMPANTE ao peito para mim chama-me logo a atenção.
Nem que seja ao berlinde, quero sempre saber o resultado! 😛
28 Março, 2014 at 12:46
Impressionante texto.
Os meus parabéns, mesmo eu, que não sigo o andebol fico coladíssimo às tuas palavras.
Que venha a nave !
28 Março, 2014 at 12:46
Por falar na EHF, afinal estamos garantidos nos quartos, certo?
É que mesmo depois de ganhar aos dinamarqueses escrevia-se que era preciso ver se eramos dos melhores segundos. Ora, sendo 4 grupos e nos quartos de final serem 8 equipas apuradas, não percebi a dúvida nalgumas cabeças pensantes (?).
Sorteio, quando é?
Quanto ao campeonato é torcer para o ABC dar na boca do Ladrom, caso contrário o titulo pode ter ficado comprometido irreversivelmente. 4 pontos de atraso caso o Ladrom ganhe ao ABC será MUITO difícil de recuperar.
Como dizia o cego: A ver, vamos…
28 Março, 2014 at 17:18
A duvida é que um dos vencedores dos grupos é o organizador da final four, não passa pelos quartos, logo só haverão 3 jogos para apurar os semi finalistas, os vencedores dos outros 3 grupos e os 3 melhores terceiros, sendo que apenas uma catastrofe irreal faria com que o Sporting ficasse fora desses 3
28 Março, 2014 at 18:07
Que merda mais rebuscada…
Foda-se, parece os sorteios da FIFA ou da Taça… (Penaf… Benfica!)
28 Março, 2014 at 17:26
Isto é o que está publicado no site da FPA
EHF Cup: Sporting com uma mão nos quartos-de-final
Só uma conjugação pouco provável de resultados pode afastar o Sporting CP dos quartos-de-final da EHF CUP.
O Sporting Clube de Portugal defronta este sábado o Montpellier (16 horas locais, menos uma em Portugal Continental) em jogo da sexta e última jornada da fase de grupos – grupo B – da EHF Cup. Recorde-se que na primeira volta, em jogo disputado em Mafra, o Sporting perdeu com a formação francesa por 30-27.
Neste momento, a equipa de Frederico Carlos Santos está com um pé nos quartos de final. Apurando-se o primeiro classificado e os três melhores segundos, só uma conjugação estranha de vários resultados nos outros grupos pode levar a equipa portuguesa a ficar de fora. Até porque o Sporting depende de si próprio já que uma vitória ou um empate em erras gaulesas deixa automaticamente o Sporting desobrigado de fazer outras contas.
Contudo a qualificação não está matematicamente garantida e há variáveis a ter em conta, como o facto dos jogos entre Constanta e Chambery (grupo D) e Ademar León-Lugi (grupo A) só se realizarem a 30 de Março, ao passo que os leões jogam em França no sábado.
A seu favor, a equipa portuguesa tem, ainda, um excelente goal-average.
Quanto ao Montpellier é uma das mais fortes do andebol gaulês, pelo que não se adivinha tarefa fácil para Portela e companhia, mas é certo que a equipa vai lutar por um resultado positivo até final.
28 Março, 2014 at 12:50
Voltei a acompanhar o Andebol, sim, e acredito que como eu, foram muitos. Sinceramente custa-me ver esta equipa falhar outra vez no momento decisivo, mas a esperança é verde!
28 Março, 2014 at 12:53
`
È normal que nesta fase da temporada, a equipa comece a sentir os efeitos de um plantel com poucas opções, afinal, são muitos jogos nas pernas, já para não falar nas viagens. Não nos podemos esquecer que houve um corte grande no orçamento para esta época, e o Sporting está em todas as frentes, já efectuou 10 jogos europeus, está na final four da Taça de Portugal, e o campeonato está na fase final. Mas independentemente do que vier a acontecer até ao final da época, penso que a mesma superou as melhores expectativas, não esquecendo que já conquistámos um titulo ( Supertaça) .
28 Março, 2014 at 14:25
Um clube não se constrói “só” de titulos… Há coisas que não tem preço. E depois da machadada no orçamento, este espirito leonino resgatado, para mim diz muito. Para mim, já são uns bravos heróis, provavelmente a baterem-se com outros com outras condições!
Bravos leões! Quem diz estes, diz o pessoal do hóquei (bravissimos sobreviventes), e até do futsal.
Lutem por nós… e por vós! No fim, logo veremos…
FORÇA, SPORTING!
28 Março, 2014 at 12:55
Eu sou um desses, que não ligavam muito ao Andebol, e agora sou fanático pelo Andebol do Sporting…para ficar nas nuvens, só faltava o Basket masculino (desde sempre, a minha modalidade) e o Ciclismo.
Estive no pavilhão de Mafra, pela primeira vez, na 4ª feira, e a emoção de ver o Andebol ao vivo é indescritível. Pena foi não termos conseguido completar a reviravolta no marcador, mas aqueles minutos finais, com todo o publico a assobiar os ataques do lampiões e a festejar os golos do Grande, foi fantástico.
O campeonato está difícil, mas não é impossível. Eu continuo a acreditar…
28 Março, 2014 at 12:56
ola quando é que vêem a Montpellier?
28 Março, 2014 at 13:04
Clica no primeiro link do post, vai abrir a página da federação Europeia de Andebol e estão lá as tabelas classificativas e os calendários. O jogo com o Montpellier é amanhã, às 16h
28 Março, 2014 at 13:26
obrigado
vou tentar ir ver ao vivo
28 Março, 2014 at 14:26
GRITA PELO SPORTING, ATÉ NãO TER VOZ!!!
Tu também serás a nossa voz…
Ruge, Leão… RUGE!!!
28 Março, 2014 at 17:36
CarloSCP aqui vai um grito de CRAMBAI SORTIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIING
28 Março, 2014 at 17:38
CAMBRAI
28 Março, 2014 at 13:01
Off-topic:
Parece-me que a grande entrevista a Bruno de Carvalho, pelo menos, sem fait-divers e novelas e com tudo o que interessa saber, está no Jornal do Sporting, desta semana. Acabei de comprar e vou dedicar-me agora à leitura…
28 Março, 2014 at 14:27
A da antena um foi muito melhor que a da TVi24 do “mano” Sousa…
28 Março, 2014 at 14:37
Concordo…Bela entrevista, num tom completamente diferente da de ontem.
28 Março, 2014 at 14:42
Leiam a do Jornal do Sporting…é, de longe, muito melhor do que qualquer uma dessas…
28 Março, 2014 at 14:16
Obrigado verde por mais este brilhante “resumo” da semana do nosso andebol.
Keep up the good work !
28 Março, 2014 at 14:17
Sempre a postar com muita classe! Parabéns! Também és um dos magníficos da Tasca!
28 Março, 2014 at 14:32
Verde, Logo existo!
Apenas uma sugestão:
Porque não colocar os resultados semanais das camadas jovens (se te for possivel, claro!).
Bom trabalho!
28 Março, 2014 at 14:43
Um belo texto , sim senhor! Bom blog também ! 😉
28 Março, 2014 at 16:18
De certa forma a liga tem sido afetada pelo excelente desempenho na taça EHF…
No campeonato a situação está mais complicada mas ainda é possível…a situação pode alterar-se! Já agora alguém sabe qual é o fator de desigualdade pontual na liga?
Na taça EHF estamos muito bem veremos o rival que nos calha a seguir… Alguém sabe quem é que são os principais favoritos na taça EHF?
Na taça de portugal temos um final antecipada com o benfica!
Mas a continuar assim vamos ter uma boa época! E parece que o contrato do treinador foi renovado hoje…
28 Março, 2014 at 16:32
Grande Post! Dá gosto voltar a acompanhar o Andebol, obrigado Verde.
28 Março, 2014 at 17:24
Se o porto ganhar domingo, para sermos campeões, temos de vencer todos os jogos até ao fim e esperar que o porto escorregue algures, se eles não ganharem, estamos depenentes de nos
28 Março, 2014 at 17:40
Meus caros, o apuramento já está garantido e este jogo com o Montpellier representa mais um excelente teste com vista aos 1/4 de final.
Vamos a Montpellier para os deixar novamente em sentido tal como o fizemos em Mafra.
28 Março, 2014 at 18:04
Está garantido porque será necessarios uma combinação estranha para ficarmos de fora, mas oficialmente ainda não estamos apurados