Por entre as várias entrevistas que assinalaram o primeiro ano de Bruno de Carvalho como presidente do Sporting, existiu uma, ao diário económico, que consegue fugir um pouco às perguntas que se foram repetindo (até pelo ângulo de abordagem que mais interessa ao jornal em questão). No título deste post, utilizo parte de uma resposta que, parece-me, remete para um tema essencial. E no qual vale muito a pena pensar.
(agora, fiquem com a entrevista)
Quais são as principais conquistas e as maiores frustrações deste período?
A primeira grande conquista prende-se a um facto: qualquer pessoa que viesse para o Sporting tinha de avançar para uma reestruturação. O seu estilo e forma é que podiam ser muito diferentes. Quando chegámos, havia uma reestruturação delineada que colocaria em causa aquilo que é a nossa identidade, ou seja, as modalidades. Colocaria em causa o próprio clube, com um aumento muito significativo da dívida, o que se tornaria quase impossível de resolver. Além disso, movia-se para a perda da maioria do capital da SAD pelo Sporting.
E havia mais preocupações?
Sim, um segundo cenário, para nosso espanto colocado pelos próprios dirigentes do Sporting, que era o PER. Uma grande conquista desta direcção: não colocar o Sporting com um problema grave, manter as suas modalidades, isto é, o seu ADN, bem como a maioria da SAD, pelo menos enquanto for cumprindo o plano financeiro. Fui muito claro na assembleia-geral com os sócios quando disse que há também uma responsabilidade grande do lado do Sporting e do lado de todos os sportinguistas. Havia dois caminhos que estavam a ser trilhados e foi um terceiro que acabou por resultar nas negociações. Isso foi a primeira grande conquista, sendo importante frisar isto: na altura disse que o clube vinha de longos anos com muito fracos resultados, a sua imagem e credibilidade estavam afectadas. No segundo ano de mandato teremos de juntar-nos outra vez com os parceiros bancos e tentar melhorar algumas coisas porque está provado o modelo. Melhorar o quê? As coisas não são estáticas, têm de ser dinâmicas. Havia um modelo que precisava de ser provado a vários níveis – gestão, organização e desportivo. Mas há sempre coisas a limar. Essa foi a primeira grande conquista desta direcção, aquela que todos os especialistas diziam ser impossível, nomeadamente a manutenção da maioria da SAD. Mais conquistas? O processo de reestruturação organizativo. Não terminou, porque é preciso começar a trazer mais competências para dentro do clube. O que fizemos foi uma reorganização. Muitas pessoas saíram. Passado um ano, sabemos avaliar a capacidade interna e sentimos necessidade de reforçar competências.
Em que áreas?
Quase todas. Temos de melhorar muito a comunicação, as áreas comercial e de património, os serviços para o exterior (museus, visitas, eventos, loja). No segundo ano, o grande desafio será trazer competências para melhorar estas áreas. Quando chegámos, a estrutura do Sporting estava saturada, conformada e desorganizada. Não havia princípios básicos de gestão. A mudança não se faz de um dia para o outro. Parece que um ano é muito tempo, mas, se considerarmos que são 35 modalidades, 700 pessoas, incluindo atletas, que temos de comunicar para um universo de três milhões de pessoas, que vínhamos de época desportiva muito má no futebol, que tínhamos perdido bastante receita por falhar as provas europeias, considero que era quase impossível fazer melhor. Fez-se o possível. As falhas estão identificadas e esta direcção tem um clube diferente.
Existe uma relação de confiança com os bancos?
Sim, agora os bancos confiam no Sporting, perceberam que estavam errados e queremos mudar alguns pormenores. Dizia-se que não era possível fazer uma gestão diferente – lembro-me bem que, mal entrei, um antigo responsável financeiro, Nobre Guedes, disse que o Sporting ia falir, pois a minha visão estava errada – e aí percebemos que entrámos com dez anos de atraso. A primeira coisa que deve ser feita é mexer na variável que se controla. Qualquer pessoa que tenha tirado Gestão percebe isto. Mas compreendo que um engenheiro não perceba. O que podemos controlar é o custo. A receita deve ser trabalhada, com expectativas e projecções. Era impossível trabalhar antes as receitas. Agora é possível porque as pessoas perceberam o modelo de gestão, agrada-lhes, começamos a ser no futebol um ‘case-study’ e isso é muito interessante.
E as frustrações?
A maior prende-se com o facto de os sportinguistas ainda não terem a noção da vontade desta direcção em manter o eclectismo como factor de excelência nacional a nível desportivo. Outra é o facto, ligado à minha vontade de perfeccionismo, de não termos mudado tudo aquilo que pretendia neste ano de mandato.
Quantos sócios entraram desde a sua chegada a presidente?
Temos cerca de 107 mil sócios. Desde que entrámos, entraram cerca de seis mil sócios novos, o que realmente é magnífico em termos percentuais. Mas depois, se formos a ver a nível financeiro, é muito pouco para aquilo que são as aspirações desta direcção em termos do seu eclectismo. A minha grande frustração é ainda não ter conseguido atrair para dentro do Sporting muitos mais sportinguistas. E quero relembrar uma coisa muito importante: esta direcção criou novos escalões de quotas – a quatro e seis euros – para realmente poder contrapor aquilo que é uma realidade de crise, não só nacional, mas também internacional. E estávamos à espera de, com estas novas modalidades, podermos ter uma entrada muito mais significativa de sócios.
Qual seria o número ideal?
Falar do número ideal passa logo a ser o chavão desta parte da entrevista. Porque quer dizer que o presidente do Sporting quer um número X. Diria que, numa perspectiva muito razoável, se 10% dos sportinguistas fossem sócios já poderia ser bastante agradável para o clube e para aquilo que são as suas aspirações a nível de eclectismo.
Apesar do lucro no primeiro semestre, os aumentos salariais obrigam a melhorar receitas para o equilíbrio…
A maior preocupação é o clube.
E a SAD?
Essa é grande confusão dos sportinguistas. Conseguimos manter a maioria da SAD. O presidente do Sporting lidera a SAD. Os sportinguistas continuam a ter a maioria da SAD. Isto é o Sporting Clube de Portugal, mas há duas realidades: o clube, com o eclectismo e as modalidades, tirando o futebol. E esse precisa da entrada de sócios, porque é a única forma de garantir que o eclectismo não será afectado. E muitas vezes as pessoas têm essa confusão: ‘Ah, não há problema, vende-se um jogador e aquilo dá dinheiro para…’ Não dá! São duas realidades distintas. Uma das coisas que fizemos foi passar as quotizações para o clube. Estamos a contribuir para aquilo que é o ADN do Sporting, maior clube do mundo devido as suas modalidades e aos títulos: temos quase 20 mil! A nível de SAD temos um plano estabelecido e negociado que cumprimos e que seria cumprido mesmo que fôssemos um clube muito rico. Não é por se ter dinheiro que o devemos gastar mal. Há muitos anos que não se conseguia dar relevância ao clube por causa do foco sempre na SAD, e fomos claríssimos nisso, fazendo uma reestruturação do grupo sem nos focarmos só na SAD.
A transferência das quotizações foi um dos focos mais delicados na negociação com os bancos?
Foi.
Quais foram os outros?
A necessidade de olhar para tudo e garantir a subsistência de duas entidades e não de apenas uma. O Sporting, com a reestruturação idealizada, ia ficar com uma dívida tremenda. Tremenda! Nem sei se não seria o clube com mais dívida do mundo. As negociações foram duras, mas o processo aliciante.
Houve ânimos exaltados com José Maria Ricciardi?
Não esteve nas negociações.
Mas houve ânimos exaltados?
Como em tudo na vida que não é fácil. Não havia uma relação de confiança mútua. Havia um trabalho desenvolvido pelos bancos e que acabou abandonado por esta direcção, pois considerámos que não fazia sentido. Matava o clube e a SAD só tinha o problema resolvido durante um mês.
Os dois últimos exercícios anuais do Sporting são negativos a rondar os 90 milhões de euros. Como vai a direcção evitar que a UEFA adopte medidas punitivas em relação ao ‘fair-play’ financeiro?
Os processos não são assim tão lineares. Esta direcção alertou várias vezes para esse facto e elaborou um dossier sobre o que são as nossas práticas e políticas, a evolução que foi feita e quais as expectativas de evolução. É isso que vamos fazer em termos de processo. E por aí estamos tranquilos naquilo que é a possibilidade de explicação do que foram os últimos dois exercícios e do que é este.
O dossier já foi enviado a Cunha Rodrigues que é o responsável pelo painel de controlo financeiro na UEFA?
Está tudo dentro da normalidade e nos prazos em que deve ser apresentado. O Sporting está tranquilo porque fez aquilo que deve ser feito e cá estaremos para a demonstração do que tem sido a gestão do clube, agindo de acordo com o ‘fair- play’ financeiro. A ideia é que os clubes tenham uma gestão condizente com os seus pergaminhos. Aquilo que fizemos foi uma inversão muito grande e reconhecida por todos.
O Sporting não vai precisar de transferir jogadores para equilibrar as contas?
Não, estamos equilibrados. O Sporting tem de fazer a sua actividade normal. Mas há duas coisas que alguns sportinguistas não perceberam: houve uma descida de receitas porque passámos 100% das quotas para o clube; a ausência das competições europeias, a nível financeiro, foi muito complicada. Não há dúvida alguma que a quebra das receitas se justifica com aqueles dois factores e um terceiro chamado crise, capaz de afastar patrocinadores e afectar todos os clubes. Isso não significa que cruzemos os braços e digamos que tudo é crise e nada temos para fazer. Temos de pensar melhor, inovar melhor, ser mais aguerridos comercialmente. Olhar para o mundo inteiro, sair da caixa que é Portugal e atrair mais patrocinadores.
A entrada de um investidor angolano como a Holdimo serve para outras empresas angolanas compensarem a queda das receitas no Sporting?
Pode ajudar. As contratações de Shikabala e Slimani também podem ajudam a desbravar mercados, mas o que ajuda mais é arregaçar as mangas e trabalhar.
O Sporting tem um empréstimo obrigacionista a vencer em Julho: vai fazer outro?
Como todos têm feito e já estava previsto na reestruturação será em Novembro, um empréstimo obrigacionista de dez milhões de euros.
A renegociação com BCP e BES permitiu descer o custo médio da dívida. Quanto desceu?
Temos feito uma redução muito substancial do serviço da dívida a nível de amortização de capital e de juros.
As acções do Sporting valorizaram 400% em 2013, a melhor performance da bolsa. Porquê?
Primeiro porque o mercado sabe que vão entrar investidores com acções a um euro; em segundo porque as pessoas já perceberam o rumo da gestão.
De onde vão chegar os investidores?
Conseguimos o equilíbrio operacional muito antes do previsto e tudo será feito dentro do plano, tendo em conta necessidades de financiamento adicionais transmitidas e aprovadas pelos associados. Por exemplo, uma linha adicional de 30 milhões de euros que tem estado a ser usada na nossa actividade. Isto vem demonstrar que a grande preocupação que agora se quer transmitir pelos investidores não deve ocupar muito a mente dos sportinguistas, pois sabíamos que a entrada só iria acontecer no momento da fusão. Temos uma linha de 18 milhões cedida nas negociações com a banca, está a ser utilizada e será paga após a fusão com o aumento de capital. Para a reestruturação estar terminada falta fazer a fusão, os aumentos de capital e a passagem de parte da dívida. Os estatutos dos benefícios fiscais e o código do IMT para qualquer processo de reestruturação de empresas, nomeadamente no que a fusões diz respeito, têm previstas isenções e aguardamos o seu deferimento. Quando houver isenções, creio que 30 dias depois poderão ser feitas estas operações todas e terminar de vez com esta reestruturação.
Como tem sido a relação com o técnico Leonardo Jardim? A cláusula de rescisão é de 15 milhões de euros? Já está a negociar uma renovação?
Tem sido um enorme prazer trabalhar com ele. Quanto à cláusula, é uma realidade. Renovação? Ainda nem acabou o primeiro ano, são dois.
Isso não impede que haja renovação antecipada…
Não, mas estamos os dois muito tranquilos no que a esse respeito concerne. Se essa for a vontade de ambos com certeza absoluta que irá acontecer. Neste momento estamos focados numa fase importante do campeonato. Havemos de ter tempo para conversar.
Nenhum jogador está já negociado com outro clube?
Nenhum.
Nem William ou Rui Patrício?
Não há sequer conversações.
Como está o caso Elias?
Perfeitamente normal naquilo que é um clube. Já todos percebemos que não conta para o Sporting nas necessidades técnicas da equipa. Não se resolverá na comunicação social. Quando houver um clube interessado e com capacidade para comprar, resolve-se.
Vai haver prémio pela chegada à Champions?
Vai, mas não aquele que foi mencionado nos jornais [20 mil euros/jogador].
Não é mau para o negócio e para o que tem sido a actividade da direcção, a exposição pública do Sporting, centrada na figura do presidente, em relação à arbitragem?
Depende. Se falarmos sobre o que o Sporting tem feito, o resto da pergunta não faz sentido; se falar do que a comunicação social tem dito do que o Sporting tem feito, faz sentido… Explico. O Sporting apresentou propostas de temas tão dispares quanto acidentes de trabalho, formação desportiva, treinadores, agentes, fundos, policiamento, violência, contratos colectivos de trabalho, arbitragem, órgãos de justiça e disciplina. Isto assustou muita gente, pois promove-se a melhoria, a reestruturação e modernização do futebol. A arbitragem é um dos aspectos, o que significa que o Sporting é o clube que quer o melhor e está a lutar pela melhoria no sector. Só que as pessoas estavam habituadas a um Sporting conformado e, de repente, há um Sporting a tomar iniciativa.
Mas o sector, pelos vistos, não entendeu assim…
Somos a favor dos árbitros. Vimos uma série de cabeças a acenar e depois surgiu uma entrevista do presidente do Conselho de Arbitragem a dizer que as propostas não tinham interesse. Estranho, pois não é pelos jornais que as pessoas devem ter a capacidade e a coragem para dar respostas. Aí o Sporting começou aperceber que afinal pode haver quem esteja no meio do processo e não de boa fé. Não foi o Sporting que começou mal, foi o presidente do Conselho de Arbitragem. Até à minha conferência de imprensa com um estudo inédito, só falara de casos em que me foi reconhecida razão, mas falta honestidade intelectual a quem tem avaliado as minhas intervenções.
Os árbitros não devem sentir-se mal avaliados no Sporting?
Não, desde logo porque não houve interesse de quem manda que os árbitros conhecessem as nossas propostas. Porém, lêem os jornais onde estão coisas que eu não disse. E não fui castigado porque nada disse que o justificasse. Entre as medidas, propusemos recurso a imagens e, por muito que a FIFA proíba, isso não significa que os árbitros não possam exigir o melhor para a sua função – foi isso que fiz com a banca. Esta medida ia resolver 90 a 95% do erro grosseiro. Segunda medida: sorteio. Ainda há pouco tempo, Paulo Baptista reclamou que as nomeações não fazem sentido e há árbitros a ser protegidos… Terceiro: as notas. Entra na cabeça de alguém que os clubes não possam ter acesso às notas aos árbitros? É como se a FIFA me impedisse de ver os jogos como presidente do Sporting e eu só tomava decisões pelo resultado. É de loucos! O futebol não mudou com a minha entrada, já era a treta que é. Quando cheguei já tinha havido o Apito Dourado, a maior vergonha de sempre da história de Portugal, algo que toda a gente sabe que é verdade, muita gente que ainda está no futebol está envolvida, algo que só saiu da esfera da justiça por uma questão técnica. E, de repente, a justiça desportiva, que não tem esta questão técnica, quando os clubes envolvidos deviam estar irradiados, os dirigentes e os árbitros envolvidos presos, finge que nada se passou? No futebol diz-se ser impossível levar as questões para os tribunais normais, mas o engraçado é que, quando valeu a pena, o contrário pôde ser feito. Um tribunal normal decidiu que as escutas não eram válidas; a justiça desportiva foi do mais brando possível, punindo o clube em causa com a perda de seis pontos, algo que lhe permitiu ser campeão na mesma. Isto só em Portugal! Como a justiça que ninguém pode utilizar decidiu que as escutas não eram admissíveis, o senhor Pinto da Costa e mais dois ou três envolvidos no processo recorreram para a justiça desportiva para reapreciação e esta aceitou! E não há um jornalista que pegue nisto a sério? Ninguém quer perceber isto?
31 Março, 2014 at 11:45
Só quero ressalvar uma coisa!
O Nobre Guedes é engenheiro químico de formação, mais conhecido e apresentado por mim como o “alquimista”, dadas as suas “conhecidas capacidades de gestão”…
Quando o BdC se refere ao engenheiro, é preciso ter isso em conta.
Um engenheiro civil, por exemplo, tem uma noção mais abrangente de gestão, imagino eu, que um engenheiro químico.
Quem não se sente… 😛
31 Março, 2014 at 11:50
Ricardo acho que a critica não era aos engenheiros era ao Nobre Guedes.
É que há engenheiros que percebem e muito de gestão e há outros que não percebem de nada e duvido que sejam engenheiros como o Nobre Guedes ou o Socrates.
O que a mim me choca é que uma pessoa que não percebem nada de gestão nem de empresas, aliás acho que nunca geriu nada, fosse o responsavel máximo das finanças num clube como o Sporting. Parece os clubes amadores onde o professor é o tesoureiro embora não perceba um boi daquilo.
SL
31 Março, 2014 at 12:04
Alquimias…
31 Março, 2014 at 15:26
Não concordo contigo…eles já geriram e muita coisa (e com sucesso)! O problema é que não percebiam um boi de futebol! E mais importante que saber gerir é saber da poda! Houve aí uns “gestores” intelectualóides em Portugal que acham que é tudo igual, o importante é ter conectes que depois alguém há-de perceber do negócio! Por isso com o conects ia-se buscar a guita e depois logo se via o que se fazia! Isto não foi só o Sporting…foi o País! E por isso fomos para à fossa!
Digo isto até ao fim da auditoria…se ela me disser que mais do que não perceberem puto roubaram…bem não muda nada no paralelismo com o país mas passa a ser mais do que incompreensão do negocio…
31 Março, 2014 at 11:50
Quanto à questão do número de sócios, não haja ilusões.
Se queremos um “boost”, esse só lá vi com títulos e performance desportiva. O resto são “cantigas”. Não há assim tantos Sportinguistas apaixonados como se vê aqui no micro-cosmos o Tasco.
Os outros, no tal espectro de 3 milhões terão de ser convertidos para a causa através do jogo de sedução das vitórias!
Digo mais… se o SCP tiver nos seus 107 mil associados mais de 80% pagantes regularmente já será um sucesso (até há pouco tempo, penso que não andava muito acima de 30/40 mil pagantes de quotas regularmente.
Para um ano de trabalho, muito foi feito!
Calmex, que temos PRESI para 25/30 anos… e com steel balls!!!
Eu durmo descansado desde 27 de Março de 2013 em relação ao SCP…
31 Março, 2014 at 11:54
Sim os titulos vão atrair os sócios isso ninguém duvida mas tem de haver uma ajuda a chegar lá.
Estou muito entusiamado com esta gestão do SCP e acho que de facto é um case study. Os calimeros lãmpionicos quando choram pelo alegado “perdão” de juros ao SCP fingem não perceber o porquê.
O Sporting passou a gastar o que tem e deixou de gastar o que não tem. Os outros continuam a gastar o que têm e o que não têm. Fazem orçamentos com base em vendas ficticias e quando elas não acontecem toca a fazer empréstimos obrigacionistas. No fundo não dão confiança pelo que têm juros altos.
SL
31 Março, 2014 at 12:07
“perdão” = “renegociação de juros e reestruturação da dívida com alguém com tomates de aço… INOX!” 😀
31 Março, 2014 at 13:48
Concordo contigo na questao dos socios. E vou mais longe: nao acredito num grande boost de socios mesmo que sejamos campeoes 10 anos seguidos.
Se as contas estao a ser feitas com os tais 3 milhoes de sportinguistas e portanto o objetivo è chegar aos 300000 socios, è ,no minimo, utopico. Primeiro, porque a premissa de que o pais tem 10 milhoes de pessoas e todas elas sao potenciais adeptos de um clube è irrealista. Como todos voces, conheço muita gente que nao se interessa minimamente por futebol e outra tanta que se diz de um clube simplesmente porque sim. A populacao Sportinguita (isto è, gente que sente o clube o suficiente para dar mensalmente parte do seu ordenado ao clube) nao està nem perto dos 3 milhoes. Nao sera nem um terço desse numero. A juntar a isso està a situaçao economica em que muitos portugueses se encontram: por muito que se goste do Sporting, a comida na mesa està primeiro.
Acho portanto que os 100 mil socios representam bem mais de 10% do potencial de socios. 100 mil socios è um numero muito interessante e se fossem socios pagantes seria incrivel.
Alem disso, se o financiamento do eclectismo do clube esta assim tao dependente das quotas dos socios, nao ha volta a dar e tem que se repensar as modalidades. Pode-se manter o eclectismo mas abandonar a pràtica “profissional” de algumas modalidades: passam-se a disputar campeoantos amadores.
31 Março, 2014 at 12:08
Alguém envie esta entrevista ao “mano Sousa” junto com um exemplar “Manual de entrevistas para totós”
31 Março, 2014 at 12:18
O Mano Sousa estava habituado a entrevistar cocainados como o Futre, alcoolicos como o Serrão e atrasados mentais como o Seara e seus enigmas, subitamente apareceu-lhe uma pessoa equilibrada, inteligente sem vicios como Bruno de Carvalho e o sistema colapsou, não deu para mais.
SL
31 Março, 2014 at 12:28
Na cabeça do mano sousa deve ter acontecido isto, assim que o BdC o entalou à primeira!
ERROR 2993746632hdwheuwsgysr276263!
SHUTDOWN IN PROGRESS!
RESTART SYSTEM…
1…
2…
NOT AVAILABLE! NOT AVAILABLE! NOT AVAILABLE!
31 Março, 2014 at 12:19
Há uma coisa que ninguém pode (nem deve …) esquecer…:
A situação dramática em que vivem já…a maior parte dos portugueses…!
Acredito que muitos mais sportinguistas teriam o desejo de se tornarem sócios do Sporting…
Só que na hora da obrigação de colocar a sopa e o pão na mesa para os filhos…não pode haver lugar ao desejo de se ser sócio do Sporting…
Eu por exemplo, inscrevi-me como sócio pela primeira vez no já longínquo ano de 1966 (possivelmente estaria agora na ordem dos 10 mil…)…
Mais tarde (as opções da família a isso obrigaram…), tive de deixar de ser sócio…voltei mais tarde (22 302…)…
Mas os sucessivos cortes na pensão, se ainda me permitem continuar a ser sócio…obrigam-me a cortar noutras opções…
Ser sócio do Sporting é certamente para um sportinguista que se preze…uma das melhores escolhas…
Mas como já disse antes…nestes momentos difíceis é necessário escolher às vezes…
Entre o pão para a boca…e o desejo de poder ser sócio do maior amor (depois da família…)…
O que não dá muito espaço para escolhas…!!
Sporting Sempre…!
SL
31 Março, 2014 at 12:20
Sinceramente não quero saber das finanças do Sporting! Especialmente hoje em dia e como é a área em que eu trabalho…acaba por ser o que menos me interessa! A mim o que me interessa é que ele tem olho para o futebol, percebe da poda, vai buscar e rodeia-se de quem perceba ainda mais, fez uma equipa directiva coesa e conhecedora. Criou uma equipa de futebol onde mais do que a qualidade técnica e táctica (óbvia e reconhecida) é um verdadeiro grupo, amigo, coeso e cheio de garra. E para fazer um grupo destes é preciso mais do perceber de bola…é preciso saber da psicologia humana, individual e colectiva.
Depois percebe os Sportinguistas…sente o que nós sentimos por isso dirige o clube em conformidade e acho que qualquer pessoa que se diga Sportinguista e que acompanhe o fenómeno se sente muito bem representada pelo presidente. Duro a negociar, sentimental na relação com adeptos e equipa!
31 Março, 2014 at 13:45
é isso mesmo!!!
31 Março, 2014 at 12:26
Resumo do Sporting B- Oliveirense:
http://www.tvgolo.com/jogo-showfull-1396225488—39
Shika… bora lá, caralho!!!!
31 Março, 2014 at 12:35
Eu quero é que o Sporting se livre das dívidas o mais depressa possível. E soube-me mesmo bem ouvir que caso hajam vendas o dinheiro feito NÃO irá para reforço do orçamento para a próxima época! Isto sim é saber o que se faz, como se faz e sem andar ao sabor do vento.
Por isso, apesar de adorar o William Carvalho, acho que se um clube vier e bater a cláusula (que já devia estar em 60M) devemos ficar super contentes.
Acho que no próximo ano devem-se fazer as seguintes vendas (com os valores mínimos a vir para o Sporting):
Rui Patrício – 10M (Não temos a totalidade do passe)
Rojo – 3M (Só temos 25% do passe)
William Carvalho – 27M (é quanto dá 60% do valor da cláusula…)
Adrien – 15M (o João Mário está a chegar)
André Martins – 5M
Vítor – Oferece-lo ao Paços de Ferreira
Capel – 4M (também não temos a totalidade do passe)
Carrillo – 3M (a mesma situação)
Wilson Eduardo – 3M
Para mim estes são os jogadores que estaria disposto a vender. Não sairão todos por certo, mas se aparecessem propostas por estes valores não pensava 2 vezes. Falamos de 70M limpinhos para o Sporting se tal acontecer.
Também quero ver no plantel principal:
-Rúben Semedo;
-Fokobo;
-Zezinho;
-João Mário
-Esgaio
-Iuri Medeiros
-Betinho
31 Março, 2014 at 12:38
Tás a avaliar o Rojo, no mínimo, em 12M€, certo?????
31 Março, 2014 at 12:58
Se eu percebi alguma coisa do que o Bruno falou na entrevista com o “maluco” Sousa sobre o William, acho que ele não quer vender william este ano, de forma a abafar um pouco a mediatização dele e poder negociar com o fundo de forma a ir repescar alguma percentagem do passe. O problema é que não dá para abafar o grande jogador que é, o mundial vai coloca-lo ainda mais nos “spot-lights” da Europa e aí… bye, bye, William. Certo que sairá pela actual clausula de rescisão (será que ele pode renovar e subir a clausula antes do mundial? E os fundos tem alguma coisa a dizer quanto a isso? É que por 45M€ não me parece irrealista que saia, mais ainda depois do mundial… por 60M€ é capaz de ser segurado mais um ano e obrigar a negociações para quem o quiser).
Presumindo que os valores que referes tem em conta o valor das %s actuais dos passes, acho que o Adrien está um pouco sobrevalorizado, então o Carrillo, de quem só temos 35%, se tanto (ou lá perto…) não me parece que ande a jogar para valer mais de 10M€ como parecem ser as tuas contas.
Ainda assim, acho que não vai acontecer essa sangria. Haverá retoques no plantel para o equilibrar para a CL e não me parece que vender tanta gente do “11” seja possível. Agora, se saírem, acho inevitável no panorama actual, que sejam Patricio (tem de ser esta época de mundial), Rojo (será quase inevitável porque o Doyen deve andar com uma sede do catano para fazer pasta) e William. Não dispensava A. Martins nem Adrien… Já Capel (pela inconstância), Carrillo (por aquilo que não QUER ser e sobretudo pela ridicula % do passe que temos – Obrigado mais uma vez, GODO!) e Vitor (que para mim foi uma desilusão!) podem ir à sua vida. Wilson, como jogador de plantel, tem lugar.
Gerson e Welder, obviamente… Obrigado e um abraço. Boa viagem…
31 Março, 2014 at 13:29
Concordo que vai ser muito difícil segurar o Patricio, William e Rojo, pelo que seria muito importante recuperar alguma da % dos passes que estão em “mãos alheias”. Mas por outro lado, a nossa presença na Liga dos Campeões do próximo ano, poderá servir como um aliciante a que estes (principalmente o Patricio e William) se possam manter por mais um ano. Seria impecável este cenário.
Quanto às vendas, acho que não ficaríamos a perder com a venda do Rojo (subida do Dier para titular), do Capel e do “emplastro” Elias. O Vitor é barato e serve para as competições internas, pelo que não o mandava embora. Tendo em conta que o João Mário vai subir à equipa A, vender o A. Martins ou Adrien poderá também ser uma realidade.
O Carrillo poderá, finalmente, demonstrar tudo o que vale com o “boost” da presença na Liga dos Campeões (mas seria a minha última oportunidade).
Quanto à entrevista em si só tenho a dizer que me sinto descansado por termos um presidente destes.
31 Março, 2014 at 18:20
Mas ainda estás com ilusões de que o william vai jogar no mundial? Não te esqueças dos casos de Manuel Fernandes e do Moutinho. Depois de tudo isto eu já não tenho ilusões, para mais está aí o caso da FPF ter pedido a admissão do jogador do porco.
31 Março, 2014 at 13:06
não concordo minimamente! A vender será só 1 ou 2 no máximo (dos titulares)! tu dizes que não te importas que saiam de uma só vez 5/6 titulares! e dps? volta-se à estaca zero e constrói-se uma equipa do nada? e os processos de jogo que eles já têm entre eles?
Acredito que o BdC tem alguma na manga e que não vai vender o William este verão…
31 Março, 2014 at 14:25
Na minha ideia em principio será impossível segurar o Patrício, William e Rojo depois do Mundial. Além disso acho quase impossível recuperar parte dos passes que foram vendidos ao desbarato e que qualquer pessoa hoje percebe a valorização desses jogadores. Fora estes prevejo a saída de Capel, talvez Carrillo por terem mercado e por no plantel serem para mim bons mas não imprescindíveis! E já serão muitas saídas por isso não acredito que saia mais gente, caso contrario estilhaçamos a equipa toda, perdemos o trabalho do “Ano Zero” e começamos tudo outra vez…
Assim acho que vamos andar à procura de 2 médios (1 10 e 1 Defensivo), provavelmente 1 Lateral Esquerdo (suplente do Jefferson) e talvez um extremo (caso exista uma boa oportunidade de negócio)! GR dependerá do que a direcção achar do Golas, se é bom suplente do Marcelo ou não! Depois ficam João Mario, Zezinho (pelo menos na pré-época), Dramé, Iuri, Esgaio e Semedo para irem jogando e ganhando ritmo! O Plantel será pai de 24/25 jogadores porque com champions e candidatura ao titulo teremos de ter forçosamente mais opções que rodem com os mais utilizados. Com o Guito das vendas é URGENTE avançar com o pavilhão (e penso que o presidente deu a entender isso quando numa das entrevistas disse que o SCP precisava muito de infra-estruturas e que o que ganhasse grande parte ia para isso…se entendi bem nas entrelinhas ele referia-se ao pavilhão…)
Esta é a minha ideia mas fds…comparar o que eu sei disto com Jardim, Inácio, Virgílio e Presidente…é o mesmo que me pôr a discutir com um cirurgião qual a melhor forma de fazer uma cirurgia! O que eles decidirem está bem decidido e estarei lá para apoiar e dar tudo pelo Sporting!
31 Março, 2014 at 14:29
Pelo que li na entrevista do Diário Economico, o dinheiro da venda de jogadores não pode ser canalizada para o pavilhão porque jogadores é SAD e pavilhão é SCP.
31 Março, 2014 at 14:34
Hummm…pois…faz sentido…teria de ser de outra forma…empréstimo da SAD ao Clube, Amortização de divida da SAD ao clube (não sei se ainda tem) ou algo parecido…não poderia ser directo e tinha de ser algo complexo! Mas está longe de ser uma impossibilidade…
31 Março, 2014 at 14:36
Nada é impossível 😉
Mas temos de pensar que a SAD responde aos accionistas e não me parece que estejam de acordo em canalizar dinheiro para um pavilhão que nunca lhes vai pertencer (leia-se SAD)
31 Março, 2014 at 14:41
O maior accionista é o CLUBE… 😛
Não é à toa que a luta de BdC sempre foi essa.
O CLUBE sempre em maioria na SAD…
Se fossemos pelo Peyroteo Couceiro… hummmm… nem quero imaginar.
31 Março, 2014 at 14:44
Pois…é verdade…por isso por exemplo um empréstimo da SAD ao clube a juros favoráveis…eu entendo o que dizes se estivéssemos a falar de uma empresa normal eu diria que era quase impossível! Mas num clube…os Accionistas misturam-se imenso com os sócios, sendo que ainda por cima o clube tem a maioria…Se vires provavelmente 80% a 90% dos accionistas (fora o clube) são de certeza sócios (e fizeram-se accionistas por amor ao clube…costuma dizer-se que os accionistas dos clubes compram as acções e depois imprimem a compra e põem num quadro na parede…é uma brincadeira exageradas mas para a maioria é quase assim) e estou certo que querem um pavilhão como todos nós…
31 Março, 2014 at 14:47
Esperemos que assim seja 😉
Mas há muitos accionistas que o Sporting não lhes diz nada, simplesmente são “jogadores de bolsa”
Eu por exemplo já cheguei a ter acções do fêcêpê (claro que dos lampiursos era incapaz, que nojo)
31 Março, 2014 at 14:57
Pois…acredito…mas o que acho é que por exemplo no Porco as pessoas como tu não chegam nem a 5% do capital…nem por sombras…E menos ainda no Sporting, cuja valorização bolsista ainda é menos evidente (tirando este ultimo ano). No Porco tinhas sempre a cena de ganharem muitas vezes por isso ainda admito que exista quem quer fazer dinheiro com aquilo (afinal de contas se os canalizadores fazem dinheiro a mexer na merda e os coveiros a enterrar mortos…por isso acredito que exista quem feira fazer com aquilo…).
31 Março, 2014 at 14:40
E a SAD construir o pavilhão e ceder os direitos de superfície ao CLUBE, por exemplo?
Não sou minimamente entendido na área. De qualquer forma, o CLUBE é maioritário da SAD, logo… não deve ser das coisas mais difíceis de fazer.
Para quem já assistiu a tanta Alquimia, um negócio sério e transparente entre SAD e CLUBE não deve ser nada de transcendente.
31 Março, 2014 at 14:42
Não é assim tão linear porque mexe com lucros de accionistas e tal e coisa 😉
Mas quando se quer tudo se faz … aguardemos.
31 Março, 2014 at 14:47
Eu sou accionista, e quero que a SAD ajude o Clube.
Afinal, se já passaram quase todo o património (incluindo o Estádio e a Academia) para a posse da SAD, não seria nada demais haver algum retorno…
31 Março, 2014 at 17:33
Se passares o Futsal para a SAD, tens a “desculpa” de construir o pavilhao.
Nao sei se e benefic ou necessario, mas lembrei-me 🙂
31 Março, 2014 at 14:48
Por exemplo…podia ser! Mesmo do ponto de vista do Accionista não sócio, ou seja o que é accionista para fazer dinheiro (que continuo a achar que é uma grande minoria), tem a empresa a criar um património com capitais próprios cuja rentabilização é evidente uma vez que o clube tinha de pagar uma renda justa por ele…Não me parece nada de muito transcendente…mas vamos ver! Eu queria era que ninguém saísse mas se tiver de ser ao menos aumentamos o nosso património e vamos corrigindo erros passados absolutamente estúpidos!
31 Março, 2014 at 14:34
Podia ser o pavilhão, como podia ser o avançar para a bancada do estádio em alcochete…
Ou, num cenário perfeito, AMBAS AS DUAS!
31 Março, 2014 at 17:34
…E tapar o fosso.
Ambos os 3!!
31 Março, 2014 at 17:04
Este gajo está lunático.
31 Março, 2014 at 17:23
Calma Leao a Solta.
Temos a montra do mundial primeiro, e depois da LC na proxima epoca.
Deixa o William ficar mais uma epoca.
Espero uma renegociacao do contrato, a ganhar ao nivel do Patricio, e aumentar a clausula. Renegociar com o fundo o restante do passe,e depois sim, fazer quase os tais 70M so com ele para o ano… Queia ele e o Mendes esperar ate aos 22!!! para dar o salto…
Quanto aos outros, estou como tu, nao quero que saiam, mas se vierem propostas nesses valores que vao, se nao vierem, tanto melhor.
Patricio e o que mais “admito” que saia…
Ate acrescentava tambem a tua lista:
Montero – 20M
Slimani – 7,5 (temos 50%)
Mas tambem nao podemos vender todos. A sairem uns 3 no maximo, “fecha-se a loja”, e para o ano ha mais.
Para mim prioritario seria despachar o Elias, vender o Viola, Rubio, e outras perolas perdidas dessas.
Eu trocava esses todos pelas percentagens dos da tua lista que estao no Sporting Star fund…
Depois desses, Capel, Rinaudo sao as prioridades a vender. Rojo mudou a minha opiniao em 180 graus desde do inicio da epoca, mas depois do mundial deve ser boa altura, dai inclui-lo no “lote” de prioritarios.
Assim Capel, Fito, Rojo, e as perolas, pelo menos uns 9/10M limpos deve dar, mais os 3M dos objectivos do champignons Galatasarai, mais o caso Djalol (como anda isto?), pode ir para os 15M sem mexer muito (so o Rojo acaba por ser titular indescutivel neste cenario).
Depois e deixar o Jardim levar os meninos a Europa.
Quanto aos putos a subir, deixo o Jardim tomar a decisao. Mas se fosse eu, ca da bancada, pelo menos Joao Mario e Esgaio subiam, Fokobo nao renovou, perdeu lugar, e deve ser para despachar. Vamos ver como volta o Zezinho.
Aos restantes, ia dando uns minutos na A de volta e meia, consuante as necessidades e a forma, mas integra-los logo no plantel… nao me parece.
Seja como for, tenho confianca em quem manda no Sporting, e acho que e o primeiro defeso em que isso acontece (no ano passado nao conta, que estava a ver o que ia dar!!!)
SL
31 Março, 2014 at 12:36
Espero que o Profeta saia, nem que seja por emprestimo de 6 meses para ver se vai desvalorizar com o Sargentão pelo Brasil e assim apareça um clube qualquer que perca a cabeça por ele!
Boa, Bruno… emprestimo e ordenados pagos por quem o receber. Depois do mundial, caso seja chamado… bye, bye, maria ivonne…
31 Março, 2014 at 13:31
Para mim, o Elias já deveria ter saído há muito tempo.
Se aquelas propostas de 4M€ por 50% do passe fossem verdadeiras, teria vendido naquela altura. Mas como referi anteriormente, estou descansado com este presidente e se ele não o vendeu na altura, foi porque os interesses do Sporting não estavam acautelados.
31 Março, 2014 at 12:49
Dúvidas não restam que o Presidente BdC e a sua equipe fizeram um trabalho simplesmente extraordinário neste primeiro ano de mandato.
Quem viu o SCP antes das eleições (PER para apresentar, cenário de anos de insucesso desportivo – futebol – anunciados (ao ponto de jogadores dizerem que preferiam outros clubes por causa das competições europeias), salários em atraso, etc.) e quem o vê agora só pode ficar estupidificado com a mudança.
E, se o “lastro” herdado ainda é pesado (o facto de a entidade que detém o resto da % do passe do WCarvalho não estar disposta a negociar com o SCP é disso um pequeno exemplo) existem fundadas esperanças que, a partir deste “Ano 0”, será sempre “a subir”: apuramento directo para a Liga dos Campeões quase garantido (quem diria!!!!), possível entrada de grande injecção de capital em vendas (infelizmente o SCP não poderá – diga o BdC o que disser – recusar boa proposta por WCarvalho e Patrício) e, acima de tudo, a transfiguração do SCP em clube que projecta jogadores (transformando-se assim em “pólo de atracção” para jovens jogadores ambiciosos) e que tem um projecto vencedor.
Obviamente, a parte financeira é a mais importante (o sucesso desportivo vem depois), pelo que fico simplesmente admirado quando o BdC diz que, para o ano, e COM O MESMO ORÇAMENTO (mesmo que entrem muitos milhões de vendas), é para lutar pelo título. É de homem! E é de quem tem uma visão muito bem definida do que é melhor para o clube em termos de gestão CRITERIOSA e RIGOROSA do seu rumo.
Muito sinceramente, o orgulho que sinto neste momento pelo SCP é ainda superior ao que senti quando ganhamos campeonatos nacionais!
SL
31 Março, 2014 at 13:00
Não te esqueças que dos 25M€ contavam emplastros como Elias, Jeffren, Labyad… Só aí vais buscar entre 4/5M€ dos 25M€.
31 Março, 2014 at 12:52
Reforço esta parte:
“Passado um ano, sabemos avaliar a capacidade interna e sentimos necessidade de reforçar competências.
Em que áreas?
Quase todas. Temos de melhorar muito a comunicação, as áreas comercial e de património, os serviços para o exterior (museus, visitas, eventos, loja).”
Para quem passa a vida a falar mal do sistema implementado, é preciso perceber que as coisas não mudam de um dia para o outro, por isso tenham calma, as coisas hão de ser melhoradas a seu tempo.
31 Março, 2014 at 12:55
Mais uma excelente entrevista.
Só uma coisa, Cherba & companhia, Lda., e um post acerca do Entro Sócios de mais logo?
Alguém daqui vai ?
31 Março, 2014 at 13:00
Eu já não me importava que houvesse um jornalista sério que investigasse a sendas fictícias dos outros… Faz-me uma confusão o outro badocha da CMTV a falar da Troika no Sporting, como se o clube dele não estivesse falido…
31 Março, 2014 at 13:03
“As vendas fictícias”.
31 Março, 2014 at 13:41
https://fbcdn-sphotos-a-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/t1.0-9/1013551_695349630535374_12017495_n.jpg
Para a Borla é folclore… para mim orgulho e realço o facto de Rui Patrício segurar um cachecol que nos incentiva a ir à casa de banho: larga o lampião que há em ti!
31 Março, 2014 at 14:05
LOL
Epah, se fosse eu no lugar de qualquer desses leões, guardaria essa foto como um tesouro de família.
Morra a Borla, morra. PIM!
31 Março, 2014 at 14:24
Vocês acham que eu, um gajo que nem consegue vestir uma peça de vermelho no corpo, ia conseguir libertar alguma coisa de lampião???
Não… recuso-me!
Para o bem e para o mal, cheire a rosas ou não… Sporting SEMPRE!
31 Março, 2014 at 13:46
Pacotes sócios com prémios mediante a performance da equipa. Podem ter quotas mais caras, que mediante a resposta da equipa em campo, poderão dar prémios bem bons, e a redução da mesma quotização, na inversa proporcionalidade dos resultados, quer em termos percentuais quer em termos quantitativos. Parâmetros como golos, vitórias, títulos etc., poderiam fazer parte deste tipo de cartão sócio.
Para além do que já foi criado, isto poderia funcionar. Se conseguissem parcerias com supermercados, bancos, lojas de desporto, telecomunicações … sei lá !! Não me debrucei sobre o assunto mas, com calma e brainstorming a sério, poderia funcionar. Mesmo até com companhias de viagens aéreas e caminhos de ferro ou Rede Expresso !!
31 Março, 2014 at 15:47
Epah isso de ser consuante a performance da equipa faz com que um ano mau seja uma desgraça ainda maior do que já é! LoL! Não me parece grande ideia! Além disso fico ultra-feliz quando o SCP ganha mas isso quereria dizer que este ano provavelmente não me seria possível pagar as minhas, as do meu irmão e da minha sobrinha!
Essas parcerias existem…eu confesso que nunca fui muito fundo nelas porque não é por isso que sou sócio mas na gasolina, banco, comunicações, electricidade, acp e vários restaurantes (pelo menos estes) sei que há…
31 Março, 2014 at 13:58
Acho que nos devíamos focar naquilo que, nós sócios e adeptos, podemos controlar. Deixemos as finanças, o futebol e toda a gestão para o presidente. Nós temos de mexer o rabinho. E mexer o rabinho significa sair da nossa zona de conforto e preencher a proposta de sócio. Não me fodam por causa da crise e da falta de dinheiro. São 12€ mensais.
Esta mensagem é para todos, e desculpem lá se estou a ser insensível. Quem tem dinheiro, não tem desculpa. E quem tem pouco, dificilmente terá. Muitos de nós já deixaram de fazer alguma coisa por causa do clube. A questão é que desta vez sabemos que esse sacrifício não é em vão e que por causa disso vale a pena esse mesmo sacrifício. Não estou a pedir que deixem de pôr comida na mesa ou roupa nos filhos (aos que têm essa dificuldade, ignorem isto). Estou a pedir aos que podem cortar num gasto supérfluo para direccionar o dinheiro para o clube. A não ser que considerem que ajudar o Sporting seja um gasto supérfluo e, nesse caso, nada a fazer.
Aos que têm dinheiro, esses eu desprezo. Porque ser ou não sócio é uma escolha pessoal. Para mim, um adepto só o pode ser até conseguir pagar a quota. A partir desse momento TEM de entrar na família. O que eu queria era ter cada vez menos adeptos e cada vez mais sócios. Atenção, que eu não estou contra os adeptos! A um árabe que passou a ser adepto do Sporting depois das contratações do Shika e Slim não posso pedir para ser sócio. A um gajo que é adepto do Sporting por empatia mas que não liga ao desporto também não posso pedir isso. Mas aos que têm paixão por uma modalidadezinha, uma que seja, desde o tiro ao arco, ping-pong ou futebol e são adeptos do Sporting, esses têm de passar a ser sócios.
Continuo a dizer, quem se enquadra na categoria que referi acima e tem possibilidades financeiras para ser sócio, não tem perdão. Depois de entrarem na família perceberão que é um orgulho pertencer à mesma e, que é um orgulho ainda maior saber que estão a contribuir para que o clube cresça. Não gosto da expressão “filhos e enteados” mas neste caso aplica-se bem. Não podem ser apenas 107.000 gajos a esforçarem-se para que 3 ou 4M estejam satisfeitos.
Sei que muita gente não concorda comigo mas esta ideia que tenho não é de agora. E não vou mudá-la. Acredito que muitos sócios esforçam-se demais para conseguir pagar as quotas. E se esses conseguem, os outros que estão na mesma situação mas que não são sócios, também conseguirão. Para mim, é uma questão de paixão. E quando nos apaixonamos por alguma coisa, fazemos tudo o que está ao nosso alcance para manter acesa a mesma.
31 Março, 2014 at 14:14
Ia tambem escrever sobre isso, mas concordo com tudo o que dizes. Só acrescento que cabe tambem aos que já são sócios, fazer a “evangelização” dos amigos e conhecidos que têm e que não são sócios. Todos nós conhecemos, seguramente, aquele Sportinguista que vibra com o clube mas está sempre à espera que o clube lhe dê tudo, sem mexer o cu para o que quer que seja. É neste que temos de incidir o nosso esforço, fazê-los ver que são eles que têm de contribuir para que o clube tenha o sucesso que, tantas vezes, reclamam.
Nunca me canso de ver ou ler entrevistas do nosso Presidente. Sempre directo, claro, a explicar o que deve ser explicado…fico sempre com a sensação de que fiquei mais esclarecido. É mesmo um descanso, saber que à frente do nosso clube está uma equipa competente…
31 Março, 2014 at 14:16
Olha que mesmo que fossemos 107 mil sócios pagantes, já seria um reforço financeiro fantástico. O problema é mesmo não chegarem aos 40 mil sequer.
31 Março, 2014 at 14:20
Eu não quero estar a inventar mas julgo que na altura das ultimas eleições havia cerca de 25.000 pagantes.
31 Março, 2014 at 14:39
Julgo que não eram 25.000,(julgo que eram mais…um pouco acima dos 30.000…penso eu…) e o que te referes não serão pagantes mas sim votantes! Ou seja por exemplo um miúdo de 17 anos pode ser pagante e não votante! Assim como 1 de 18 (uma vez que segundo os estatutos tem de ser sócio efectivo á mais de 1 ano…), ou mesmo 1 que tenha a idade que for mas que seja sócio à menos de 1 ano. O Universo de pagantes não é idêntico ao de votantes…Ainda assim corroboro que é MUITO pouco…
31 Março, 2014 at 14:40
Tens razão, desculpa queria falar dos votantes, lembro-me de ter ouvido algo parecido com o nº que disse na altura das eleições.
31 Março, 2014 at 14:49
Pois…é isso! ;)! Mas com o tempo vamos ser cada vez mais e melhores! heheheh!
31 Março, 2014 at 14:50
Assim o espero 😉
31 Março, 2014 at 14:29
Também há sócios a 6€/mês… Eu sou um deles!!!!
Faço o que posso e só lamento não poder ter sido mais cedo. Se calhar, até podia ter sido… se calhar não o fui porque não senti o chamamento. Desta vez senti… porque o “calling” é genuíno. E quando assim é…
31 Março, 2014 at 14:26
Eu acho que poderíamos ir buscar alguns sócios ao estrangeiro. Temos o exemplo do Shikabala, desde que está no Sporting que tivemos uma subida enorme de likes na página do face. Não é a mesma coisa que ser sócio, mas se ele começar a jogar e se se mantiver no clube por algum tempo, o que mais há é gente ‘doida’ (e com dinheiro) em países sem tradição de futebol que poderia muito bem se tornar sócio do clube onde joga um seu compatriota.
O marketing com a cena do Zuckerberg por exemplo, também pode dar frutos nesse campo.
31 Março, 2014 at 15:44
Ola suas feras estão bonzinho(a)s?
Bom fds? O bufas ainda não morreu? 🙂
Para pegar nessa ideia dos sócios no estrangeiro,uma questão?
Sendo eu adepto (fui sócio antes de imigrar ,anos 90) quais seriam as vantagens de me tornar sócio sabendo de antemão que não poderia assistir aos jogos (talvez 1 ou 2 por época)e que portanto a gamebox não faria sentido.
compreendo que é importante contribuir para o excelente trabalho que esta a ser feito pela direcção e ficaria muito orgulhoso de poder participar ,mas para informação como e que um sócio no estrangeiro pode beneficiar desse
estatuto ?
não sei se a minha pergunta é muito clara….
31 Março, 2014 at 16:33
CarlosSCP,
Fiz-me sócia no pior ano do Sporting e infelizmente moro a 300km de Lisboa.
Vejo uma média de 1 jogo p/ ano pois fica muito dispendioso.
A razão pela qual me tornei sócia do grande Sporting Clube de Portugal??? resume-se apenas ao facto de querer ajudar o meu clube. Quero lá saber se tenho algum retorno nisso. Sabe aquela celebre frase “Não perguntes o que o teu País pode fazer por ti, mas sim o que tu podes fazer pelo teu Pais”? Onde lê país substitua Sporting e tem a resposta.
31 Março, 2014 at 16:51
RESPECT , leoa ferrenha, houvessem mais como tu…
31 Março, 2014 at 17:01
RrRrRrRrRrRrRrRr!! Carrega Leoa! É assim mesmo!
Carlos…É a mesma coisa que perguntares quais sãos as vantagens de seres homem para saberes se te apetece mudar de sexo ou não!! Fds…ou és homem ou não! Ou és Leão ou não! A vantagem é pertencerem a uma família como esta onde te sentes realmente em casa!
Das 3 1: Ou és leão e podes e por isso fazes-te sócio, ou então és leão e não podes e todos esperamos que venham dias melhores para te fazeres sócio (e para mim só não pode quem tem os tostões contados para comer! Dizer que não pode para depois ter Sport TV, ser sócio do ACP, ter meo ou uma merda dessas é lixo! Para de pagar isso e faz-se sócio!) ou então não és leão…és um gato que gosta de se armar em leão!
31 Março, 2014 at 23:03
Toma e embrulha. lol
31 Março, 2014 at 14:28
Vou-te dar um exemplo de como se pode resolver a questão financeira, que aconteceu comigo.
Um grande amigo meu andava desgostoso porque, infelizmente, está desempregado e ainda vive em casa dos pais, tendo uma mesada contada para os seus gastos, e não conseguia ser sócio e pagar os bilhetes dos jogos. Como sabes, eu vivo em Angola e passo muito pouco tempo em Portugal. Mas compro sempre gamebox, para poder ir aos poucos jogos que apanho quando aí estou e também para ajudar o clube.
O que eu fiz foi simples. Perguntei a esse meu amigo se podia ser apenas sócio e pagar os 12€ mensais, ao que ele me respondeu que sim. Então ofereci-lhe a minha gamebox na condição de que ele se fizesse sócio. E dessa forma ele conseguiu fazer as duas coisas, ser sócio e ir aos jogos. Claro que fiz isto por ele, porque é um grande amigo e um grande sportinguista. Mas também fiz isto para lhe criar o hábito de pagar os 12€ mensais e, quando ele arranjar emprego (espero que seja em breve) já não lhe custará tanto ou pelo menos já estará habituado.
Esta foi a forma que eu arranjei para trazer mais um sócio, mas existem tantas e tão diferentes que é só uma questão da malta ser criativa. As soluções arranjam-se.
31 Março, 2014 at 18:53
Enorme.
31 Março, 2014 at 14:43
ultima frase… isto mostra o país que temos! grande Presidente Bruno
31 Março, 2014 at 15:11
eu sou sócio e compreendo que algumas pessoas tem dificuldade mas basta guardar 0.50 cêntimos por dia e ja tem as cotas do mês pagas. que as dificuldades vieram ter comigo foi o q fiz. tbm ajuda não fumar nem beber 😉
31 Março, 2014 at 15:22
Uma grande vénia para ti, fredykid. Boa sorte e que as coisas melhorem.
31 Março, 2014 at 15:37
Até 0,20€ por dia…
Fora os descontos que podes ter com os parceiros (gasóleo, à cabeça, p.e.) se quiseres ver a coisa como um “investimento” além do emocional.
31 Março, 2014 at 15:49
Estou curioso para ver o nosso plantel para a próxima temporada… Na minha opinião acho que é muito importante manter a nossa base (patrício, rojo, william e adrien especialmente)! E temos outros casos para resolver: joão mário, betinho, rubio, salomão, rinaudo, miguel lopes, nuno reis, cissé, tobias, viola, zezinho,elias e outros jogadores da equipa B…
Só não percebi a parte dos “aumentos salariais” o jornalista estava a refeir-se ao quê?
Quanto aos sócios acho que uma das principais vantagens dos sócios é a gamebox e para o ano com a champions league, luta pelo título, confiança na equipa…com uma boa campanha podemos aumentar e bem o número de sócios!!!
1 Abril, 2014 at 1:01
Não li a entrevista, portanto vou apenas falar do título.
Sobre ser sócio.
Reproduzo parte do meu comentário no post do Sampaio (el barradens, sake producer)
“Quanto ao Ser SÓCIO, já andava há algum tempo na dúvida..
Sinceramente, sempre tive aquele feeling “sócio, o caralho, anda um gajo a pagar cotas para aqueles chulos ganharem pornograficamente e nem correm”..
Mas tudo mudou e, mais uma vez Cherba, foi o gatilho, num post precisamente sobre isso.
O facto do BdC ter ganho aqueceu o desejo. O cherba e o cacifo apressaram a coisa.
E a minha mentalidade ajudou porque mudou.
Sou sócio desde o final da época passada , portanto ainda nem sonhava com este brilharete, (do futebol, entenda-se, pois o SCP não é só futebol 11).
O sportinguismo não se mede pelo cartão de sócio (veja -se a corja de merdoso que espoliaram o clube, esses Fdp devem todos ter cartão *)
MAS o cartão dá:
– direito à palavra
– o sentimento de pertença
Por último, Salvo raras excepções, NAO HÁ DESCULPA PARA NAO SER SÓCIO , qual a desculpa?
O custo? Poupem-me!!!
É menos um maço de cigarros por mês, um café por semana .
Para o vicio há sempre, para o SCP, não? Foda -se, um maço é Menos UM CIGARRO por dia
Se a isto juntarem uma, basta uma, a ida à Alvalade, já estão a “ganhar ”
E mais, hoje em dia a cota pode sair “de borla “, o SCP tem vários acordos \protocolos.
Eu pessoalmente, poupo praticamente 4 € por mês na GAlp. O ano passado havia acordo com o Brio (supermercados bio ), sempre que ia abastecer, a cota estava paga com o desconto (juntar ao da gasolina ).
Custa pagar a anuidade de uma vez? Custa sim!! Sabem que mais, comecem a juntar.
Estamos numa época fodida, num país (mundo??) em crise, portanto sei que estas palavras não se aplicam a todos mas de certeza se aplicam a muitos. “