Esta temporada o Sporting tem sido consistente. O meio-campo, 100% Alcochete, deixa-nos cheios de orgulho, a defesa, apontada por esses especialistas da bola como limitada, tem sido praticamente de aço, e os nossos dois pontas-de-lança são garantia de golos. Slimani até já soma 4 assistência, pasme-se a nossa alma.
O problema, que não é problema, têm sido os extremos. Leio e oiço em todo o lado que deviam ter mais magia, melhores cruzamentos e mais fome de golos. Em Janeiro, fruto da perda de gás de Capel, Carrillo e Wilson, reforçámos a equipa com o, na altura, terceiro melhor marcador do campeonato e com o nosso novo prodígio Carlos Mané. De todas as secções, esta é a menos aclamada, e a que mais cuidados vai precisar no final da época. Questiono-me então se, em plena reestruturação da nossa dívida, temos forma de ir ao mercado buscar algum melhor do que os nossos cinco extremos.? Não, não temos.
Não faltou quem, prontamente, considerasse que Heldon teria sido uma contratação inútil e pouco acertada. A esses mesmos eu digo: Heldon tem finta, é rematador e muito rápido. Chegou vindo que uma equipa que disputa a Europa, para outra com a dimensão do Sporting e mostrou que isso o orgulhava. Rapidamente se percebeu que com humildade e trabalho, Leonardo Jardim iria apostar nele. Ainda bem que o fez. Heldon não só é um excelente jogador, como despertou os nossos adormecidos Capel e Carrillo. Custou pouco mais de 1 milhão (não é certo porque se supõe que vem outro jogador no final da época). Na próxima temporada, entrosado desde início não tenho dúvidas que será titular de caras. Um homem que marca o primeiro golo com a nossa camisola e fica emocionado daquela forma, merece o nosso apoio e carinho até à última.
Depois temos Carrillo, um génio adormecido. Capaz de momentos de pura magia e depois de se esquecer que está em campo. Quando chega a altura em que paramos com os assobios e apoiamos um jovem talentoso que, ao contrário de muitos, sempre demonstrou um enorme respeito por este clube? Questiono os sportinguistas, se Bruma tivesse renovado, fosse titular mas por vezes tivesse “paragens” éramos capazes de fazer o que fazemos ao nosso Nani peruano? Carrillo precisa do apoio da bancada, não apenas do balneário. Precisa que se soltem aplausos nas suas fintas e arrancadas, ele vive disso para se concentrar. Quem me responder “já não há paciência” eu só digo: Jeffren.
Depois temos Capel, para o qual já não existem palavras. Temo, penso que todos tememos, que nos vá deixar no final da temporada. As propostas já surgiram no Verão passado e com valores que o Sporting não pode pagar. É um dos que recebe melhor (merece pelo que dá em campo) e, infelizmente, os poucos minutos desta temporada podem fazer com que queira ir assumir a ala de uma outra equipa. Tenho pena, para mim era um daqueles jogadores que fazia carreira no nosso Sporting. Saía depois aos 33, já meio careca, para ir ganhar uns trocos para a China. Regressava mais tarde, para ser olheiro em Espanha e estabelecer uma parceria com o Sevilla. Enfim, queria que fosse um jogador histórico, um capitão sem braçadeira, um símbolo para que pudéssemos comentar daqui a uns anos “Este gajo não merece a camisola 11 do Capel”. Deixo o mote: Fica Diego!
Por fim, os nossos dois rapazes da formação. Um deles Wilson, pode andar os anos de quiser dentro de campo, nunca será consensual entre sportinguistas. Para mim merece tudo pelo que lutou para vestir aquela camisola. Empréstimos sucessivos, golos, adaptação a todas as posições de ataque e mais algumas e ainda assim, num Sporting construído para adeptos, há quem queira passar a ideia que Wilson está a mais. Wilson Eduardo é a cara do Sporting e não merece nem mais um empréstimo. Leo, protege o rapaz e deixa-o jogar a 9 uns jogos.
Carlos Mané. O miúdo nasceu para isto! A velocidade, a finta, a tendência para assinar belos golos. Até num canto aquele jovem dá jeito. Jogue no meio-campo, centro de ataque ou na ala, será em breve mais um motivo de orgulho para todos nós.
Não sei se estes serão os homens com quem vamos atacar a Champions e o próximo campeonato, mas cansa-me que sejam sempre os mais criticados, numa Liga onde são dos melhores. São responsáveis por inúmeras assistências e, talvez, seja o jogo colectivo que não permite que soltem mais a sua criatividade e veia goleadora. Precisam de crescer, tal como toda a equipa, sustentados num projecto que os valoriza e não deita abaixo.
Ps: Esgaio e Dramé somem e seguem. Penso que o nosso nazareno já vai jogar em Belém e Dramé tem sido uma surpresa enorme!
* Às terças, a Maria Ribeiro mostra que não há pipis como os desta Tasca (e que há iguarias que, definitivamente, sabem melhor quando preparadas por uma Leoa)
15 Abril, 2014 at 7:01
Os pipis estão no ponto,grande petisco hoje na tasca. Concordo especialmente com a parte sobre o Wilson,acho que iamos ter uma boa surpresa se ele fosse aposta para jogar a 9. Tem muitas coisas que fazem dele mais perigoso a jogar ai do que na ala,sabe segurar a bola,e tem facilidade de remate por exemplo.
15 Abril, 2014 at 7:50
Sobre Carrillo, Mané e Heldon: *****
15 Abril, 2014 at 10:30
Sobre o Capel: …
15 Abril, 2014 at 7:52
Excelente petisco Maria obrigado
15 Abril, 2014 at 7:58
Os extremos são sem dúvida os mais criticados. Não sei se é pela posição que ocupam, e pela ideia de terem de estar permanentemente a criar desequilíbrios, mas são sem dúvida aqueles aos quais mais se existe no momento de criar alguma jogada de perigo. O Carrillo até tem tido paciência, mas neste jogo vi-o, lá longe, na segunda parte, a levantar o braço aos adeptos, depois de mais uma assobiadela. A verdade é que todos o vêem ali, e percebem que está ali um nani em potência. O Carrillo só precisa de trabalhar definitivamente uma coisa, que é basicamente conseguir ler melhor o jogo nos momentos em que a equipa está a pautar mais o jogo. Ele aí fica um bocadinho amorfo, mais a passo. Seja como for, a bola chega aos pés dele, e já sabemos que vamos ter pena do defesa. Deu lá duas reviengas seguidas ao gajo do Gil, mesmo à minha frente, já para não falar na combinação com o Cédric, no primeiro golo. Depois de melhorar nos momentos em que fica amorfo, estará completo.
O Capel. Bom, para o Capel, não há muitas palavras mais. O Capel é aquele jogador que perde a bola para o jogador do Gil, mas vai atrás dele, com a mochila às costas, até a roubar novamente, já na quina da nossa área. Ah, e é o único que tem um cântico assumido nas bancadas. Acho que isso diz tudo. Parece que agora o William também tem a vénia, mas é coisa recente.
O Héldon só agora começou e talvez por isso seja o extremo que reúne menos preferências. Eu estou incluído nesse grupo, confesso.
O Wilson é um gajo cheio de intensidade, e gostava de o ver a 9 também.
O Mané é outro “desgraçado” que nasceu com a magia nos pés, e agora vai ter que fazer carreira disto ao mais alto nível. Que maçada. Bem, lá terá que ser, não é, Mané?
15 Abril, 2014 at 7:58
exige*
15 Abril, 2014 at 8:04
Ah, e cheira a subida do Iuri na próxima época. Pelo menos a pré-época tem de fazer. O Iuri agora era a tarefa ideal para o Leonardo. E o Esgaio, se o Jardim o quiser colocar naquele lugar.
15 Abril, 2014 at 8:05
Belos pipis – tb espero que o Capel nao saia
15 Abril, 2014 at 8:18
É preciso é manter “a chama” e confiar no presente e no futuro…!!
E por curiosidade, respiguei da bola online esta notícia…:
Corrupção no desporto em debate
Por Redação
Decorreu em Lisboa um Seminário, subordinado ao tema «Criação de uma rede de contactos contra a manipulação de resultados desportivos», onde se debateu a corrupção no desporto.
Presente no evento, o especialista holandês em questões de corrupção desportiva, Pim Verschuuren, referiu que, apesar de não serem conhecidos casos graves em Portugal, não se deverá baixar a guarda em relação a este assunto.
*******************
Então convidam um especialista e não lhe falaram dos casos mais que conhecidos de corrupção em Portugal…?
SL
15 Abril, 2014 at 8:26
Não são conhecidos casos graves em Portugal?
Está visto que na Holanda não noticiaram o Apito Dourado, ou o Apito Final.
Daí se prova que os 6 pontos retirados ao Porto foram inconsequentes, e nem sequer foram notícia…
15 Abril, 2014 at 8:29
o apito dourado e apito final não teve nada a ver com o fenómeno da manipulação de resultados
15 Abril, 2014 at 8:48
Tens razão Riga. Toda a gente sabe que o Apito Dourado e o Apito Final foi uma união de esforços para o desenvolvimento da receita da açorda de marisco! Alias, tiraram 6 pontos ao fcp porque eles teimavam em usar camarão congelado!
15 Abril, 2014 at 8:51
sabes muito bem que a acusação foi de corrupção não de manipulação de resultados
15 Abril, 2014 at 9:13
Pois sei. Só não sei se terá sido corrupção com vista a alterar resultados (sei lá, uma equipa ganhar 3 pontos por meio de erros propositados e ilegais do árbitro, por exemplo…) ou a proibir o uso do camarão congelado.
Fica a dúvida.
15 Abril, 2014 at 9:17
sabes o que este senhor holandês e as autoridades consideram manipulação de resultados? são as cenas de apostas ilegais, em que são apanhados jogadores, treinadores e dirigentes, como já aconteceu em italia e em países do leste.
15 Abril, 2014 at 9:30
Olha lá, mas estás a brincar comigo, queres fazer jogos de linguística ou queres-me ensinar direito desportivo? Então aprende alguma coisa hoje:
Todo o factor exógeno ao jogo que altere ilicitamente o seu desfecho é viciação/manipulação de resultado.
Dou-te um exemplo: Se um jogador apostar que a sua equipa ganha é manipulação de resultado?
Ou só é manipulação se o jogador apostar que perde e fizer com que isso aconteça de maneira a tirar proveito (patrimonial ou outro) do ilícito?
É viciação de resultado uma equipa gagar a outra para ganhar um jogo? Ou só é viciação de resultado pagar para perder esse mesmo jogo?
O fcp não usou de artifícios ilegítimos para (de uma forma ou outra) condicionar a arbitragem e, assim, de forma irregular e contrária à Lei, obter benefício indevido? Usou ou não? O resultado foi adulterado em virtude de um acto ilícito, logo, foi viciado.
Aprende porra!
15 Abril, 2014 at 9:31
*pagar
15 Abril, 2014 at 9:33
Atenção que um jogador apostar nos jogos em que participa é ilegal (mas por outro tipo de ilícito, que não este).
15 Abril, 2014 at 9:40
pelas milionésima vez o porto foi acusado de corrupção, não foi de manipulação de resultados, para AS AUTORIDADES( que é o que interessa) manipulação de resultados são as apostas ilegais e os resultados combinados
15 Abril, 2014 at 9:52
Ok. Então eu aposto e o resultado manipula-se sozinho, é isso? Não tenho que pagar (CORROMPER) niguém, certo? Meto 2M na BWin (ou num broker qualquer) e aposto que o Sporting perde (cruzes credo!) com o Oliveirense (tenho uma odd de 10/1 portanto ganho 20M€ assim de repente) e depois vou para casa ver o jogo descansado. É assim que funciona?
O sera que tenho que pagar a alguém (árbitro, jogador, treinador…) para garantir que isso acontece? Não percebes que a viciação sem corrupção não existe porque é impossível?! É assim tão difícil de ver?!
Foda-se lá o gajo…
15 Abril, 2014 at 9:55
se um jogador simplesmente apostar num jogo qualquer, já pode ser suspenso, porque os jogadores estão proibidos de participar em apostas desportivas, nem precisa de pagar a ninguém.
15 Abril, 2014 at 9:58
Fogo…Riga…não queria responder mas vou tentar fazê-lo com calma…o que dizes é que este holandês o que trata é uma forma de manipulação de resultados diferente da do Apito Dourado, que está ligada ás apostas! Agora acho que é óbvio que a corrupção posta a nu no apito dourado está ligada a manipulação de resultados! Se não nem sequer fazia sentido…se não fosse paga manipular resultados a seu favor para que é que o Pintinho dava a fruta e o café com leite?! Pagares a um jogador para falhar golos ou a um arbitro para não marcar penaltis são ambos casos de manipulação de resultados…os propósitos é que são diferente…1 é para ganhar dinheiro em apostas, a outra é para ser campeão…Certo?!
15 Abril, 2014 at 10:04
oh tiago, mas fui eu que misturei o apito dourado com o que este senhor holandês disse?
certo pessoal, tem a mania de misturar as coisas todas, apenas por serem parecidas e depois confunde tudo.
este senhor falou que em Portugal não se registou nenhum caso de manipulação de resultados, aka apostas ilegais, resultados combinados, como aconteceu em divisões secundarias em italia e em parte do processo calciocaos, tal como aconteceu noutros países, em especial do leste.
é o que ele disse é verdade, mas la está ligaram a isso ao apito dourado, que não tem nada a ver com o que este senhor veio cá falar.
são coisas diferentes, mas que como sempre “manipulam” e juntam tudo no mesmo saco.
15 Abril, 2014 at 10:17
Epah não vou discutir mais semântica…digo apenas que não me parece risível que se diga que em Portugal não se conhecem casos de manipulação de resultados porque se conhecem…no máximo podem dizer que não se conhecem casos de manipulação de resultados DEVIDO A APOSTAS ILEGAIS…Tem a ver por isso, porque não especificas-te o tipo de manipulação…
Mas concordas que houve manipulação de resultados comprovada pelo apito dourado como eu concordo que em portugal não se conhecem casos de manipulação de resultados devido a apostas ilegais certo?!
15 Abril, 2014 at 10:21
mas foi de manipulçao de resultados devido a apostas ilegais, que ele veio cá falar , não foi de mais nenhum tipo de manipulação, mas como sempre vocês manipulam o que foi dito como vos interessa
15 Abril, 2014 at 10:24
Decreto-Lei n.º 390/91 de 10 de Outubro
Qualifica como crime comportamentos que afectem a verdade e a lealdade
da competição desportiva
http://www.idesporto.pt/DATA/DOCS/LEGISLACAO/Doc033.pdf
15 Abril, 2014 at 10:25
Eu acho mal é “manapular” camarão congelado no arroz de marisco!
Isso tem de ser erradicado dos casamentos… a bem do casamento português!
15 Abril, 2014 at 10:29
O problema está na tua resposta ao Ariel:
“o apito dourado e apito final não teve nada a ver com o fenómeno da manipulação de resultados”
O que está errado nesta frase e que foi contra-argumentado (e bem) é que em vez de “manipulação de resultados” devias ter dito “apostas ilegais”! Porque é óbvio que o apito dourado tem tudo a ver com manipulação de resultados…não teve nada a ver foi com o as apostas ilegais…
15 Abril, 2014 at 10:31
o apito dourado e apito final não tiveram nada a ver com a manipulação de resultados que o tal holandês veio cá falar ,e foi o ariel que “manipulou ” a coisa( com o pessoal do costume a bater palminhas) e misturou la o que não era para misturar.
15 Abril, 2014 at 10:35
Eu não gosto de “manapolar” camarão congelado… o gelo queima-me as mãozitas, e o camarão depois de descongelar, mirra, é pequenitates e insosso …
BASTA!
15 Abril, 2014 at 10:37
Pronto…eu tentei explicar porque é que houve respostas ao que disses-te (e com razão porque te expressas-te mal…), agora se não queres perceber (ou se não tens mesmo capacidade para isso) e admitir que te expressas-te mal e em vez disso preferes eternizar uma conversa de surdos azar o teu…para teu bem espero que seja um problema de casmurrice e não de burrice…e acredito piamente que seja…
15 Abril, 2014 at 10:04
Quem corrompeu e quem foi corrompido foi para quê?? Ahhh já sei, houve corrupção mas sem intenção de prejudicar terceiros…
15 Abril, 2014 at 10:05
É para o camarão congelado…
15 Abril, 2014 at 10:11
fdx que é preciso fazer desenhos para estes tipos perceberem minimamente as coisas.
O QUE ESTE SENHOR HOLANDES VEIO FALAR FOI DE APOSTAS ILEGAIS E DE MANIPULAÇAO DE RESULTADOS, E CÁ NAO EXISTEM CASOS DESSES. VOCES É QUE COMO SEMPRE ESTAO A MISTURAR ALHOS COM BUGALHOS FDX,
15 Abril, 2014 at 10:30
“Decorreu em Lisboa um Seminário, subordinado ao tema «Criação de uma rede de contactos contra a manipulação de resultados desportivos», onde se debateu a corrupção no desporto.”
Onde é que aqui se disse que era relacionado com apostas??
15 Abril, 2014 at 10:30
Ó Riga não vale a pena falar destes assuntos “com paninhos quentes”, que é o que o amigo tentou fazer (ou pelo menos pareceu…)…
Ou então tentou passar-nos um atestado de “analfabetos”…
Todos nós sabemos o que são manipulações de resultados…
Também sabemos que esse senhor holandês veio falar das manipulações ligadas às apostas desportivas…
Mas se um Clube “compra favores” de árbitros (que se provou…só que “não valeu”…)…
Se isso por analogia não pode ser considerado uma manipulação de resultados…então que nome poderemos chamar a esse acto de pura corrupção…?
Ó homem, nós também sabemos mais ou menos, interpretar as situações em função (nestes casos) do resultado final obtido…
Que foi sem dúvida…: uma manipulação de resultados a favor da equipa corruptora…
Não aconteceram consequências desses actos…bem, todos nós também sabemos porque não aconteceram…!!
Resta-me pedir desculpas em primeiro lugar ao Cherba e depois a todos os outros comentadores, por ter introduzido aqui um tema que directamente não tinha a ver com o post, mas que me pareceu de algum interesse…!
Aliás, quando o coloquei, estava perfeitamente consciente do papel do conferencista holandês e da existência e consequências do Apito Dourado e foi por essa razão que apareceu aqui a notícia…: Corrupção com manipulação consequente de resultados…!!
SL
15 Abril, 2014 at 10:33
krpan pois o titulo da noticia está mal escolhido, é que o senhor holandês veio falar foi de apostas ilegais e resultados combinados, não foi de outro tipo de manipulação de resultados.
claro é como de costume por aqui confundem o cu com as calças.
15 Abril, 2014 at 10:17
Eu não gosto de camarão congelado.
É enfezadinho e não sabe a nada…
15 Abril, 2014 at 10:19
Olha o finesse! Daqui a bocado não gostas do vodka do Lidl! :PP!
15 Abril, 2014 at 10:29
Finesse é quem te fez as orelhas… 😀
15 Abril, 2014 at 10:34
Há pois é!!! Esses só querem tudo do bom e do melhor! e por isso saí eu! hihihihi!;)!
PS: Dizes isso ao Herrera e o gajo é que fica mesmo fdd!!!! Quem lhe fez as orelhas ou esperava que a obra acabasse do tamanho da Torre Eiffel ou então acabou as orelhas, olhou para aquilo e disse “Hiii fds! Tenho de deixar de estar a ver filmes porno quando estou a fazer esta merda! Olha-me estas antenas!!!”
15 Abril, 2014 at 10:36
Se calhar não eram filmes XXXrated…
Se calhar estava a ver a CNN ou a SkyNews… esses gajos tem brutais parabólicas…
15 Abril, 2014 at 10:46
hihihi! Se calhar o pai dele é “O Melga”…do filme…hihih!
15 Abril, 2014 at 10:19
E acho que o camarão congelado prejudica terceiros e com intencionalidade!
Ninguém usa camarão congelado para beneficiar ninguém a não ser a si mesmo… contra aqueles que papam açordas com resultado viciado!
BASTA! de camarão congelado nas açordas (e já agora no arroz de marisco nos casamentos!)
15 Abril, 2014 at 11:30
LÁIKE!! BASTA!!
15 Abril, 2014 at 10:12
Não percebo pq é q ainda tentam…
15 Abril, 2014 at 10:21
Eu acho esta temática do camarão congelado altamente relevante… veja-se o negócio das quintas onde organizam casamentos!
Há lá casamento sem arroz de marisco??? Temos de ver além do óbvio…
BASTA! de camarão congelado no arroz de marisco dos casamentos…
15 Abril, 2014 at 10:42
Por falar nisto… já me abriu a fome!
Oh Cherba, manda aqui pra mesa uma garrafita de saké e uns camarões cozidos com limão, faxavor!
Podem ser inteiros, que há-de arranjar-se quem chupe as cabeças dos bichinhos…
15 Abril, 2014 at 11:41
Pois é, mas disso niguém fala!
Abaixo o complot contra o camarão fresco 100/120!!
BASTA, PUM, BASTA! Uma geração, que consente deixar-se comer camarão congelado é uma geração que nunca o foi! É um coio d’indigentes, d’indignos e de cegos! É uma resma de charlatães e de vendidos, e só pode parir abaixo de zero! Abaixo a geração! Morra o camarão congelado, morra! Pim!
15 Abril, 2014 at 12:04
Sinto aqui o nascimento dum movimento imparável e ganhador!
Começa no camarão e chegará sem dó nem piedade ao flagelo do berbigão e da ameijoa vietnamita! Abriremos frente até chegar a aquele pulha traste, mentor do gelo seco… Capitão IGLO!
Abaixo as ameijoas à bulhão pato com sotaque do Vietname…
BASTA! de arroz de marisco congelado c/ ameijoas vietnamitas e delicias do mar…
15 Abril, 2014 at 12:20
Abaixo o camarão congelado! Abaixo a ameijoa dim-sum! Abaixo a manipulação de alimentos sem luvas de latex! Abaixo a manipulação de alimentos com luvas de latex!
Viva o mexilhão fresco, viva o búzio!
Corromper, sim! Manipular, nunca!
Corromper, sim! Manipular, nunca!
Corromper, sim! Manipular, nunca!
15 Abril, 2014 at 12:24
“Agora… o búzio unido nunca mais será vencido, nunca mais será vencido…
Agora… o búzio unido nunca mais será vencido, nunca mais será vencido!”
15 Abril, 2014 at 13:03
Estendam o protesto até ao :
“Queremos 1 kg. de perceves à mesa de todos os portugueses”
E está aqui mais um apoiante da causa… 🙂
15 Abril, 2014 at 13:05
Como sempre, quem se fode nesta historia toda e o Mexilhao….
Ninguem pensa no mexilhao luso, CASAFODA A AMEIJOA VIETNAMITA
PROTEJA-SE O MEXILHAO QUE AS ONDAS NUNCA PARAM
15 Abril, 2014 at 13:08
https://www.youtube.com/watch?v=ANpYEUFvZhs
15 Abril, 2014 at 13:44
Oh Jubas, mas que merda é esta? Isto é um debate sério! Olha que fcp perdeu 6 pontos por usar camarão congelado na açorda!
15 Abril, 2014 at 14:02
Ha mais lados nessa questao
Tenho pena do Seu Davi e dos seus 14 filhos…
https://www.youtube.com/watch?v=p-9PJ5z4_4s
15 Abril, 2014 at 14:11
Esta onda está imparável, Kutu!!!
Desta vez, a onda baterá na rocha mas por ultimo será o mexilhão a rir…
15 Abril, 2014 at 14:24
Sampaio, anda cá ver isto!! O Seu Davi, seus 14 filhos e incontáveis netos (!!!) tinha camarão fresco e pumba, bomba naquela merda toda! O Capitão Iglo anda aí à solta, com camarão congelado e açorda de delícias do mar e nada! NADA!! Camarão fresco – bomba em cima! Camarão congelado – publicidade na TV! Vamos criar um movimento! Aceita-se propostas. Eu voto no mote “Quem come camarão congelado na açorda é estúpido!”.
15 Abril, 2014 at 14:29
“Crico” que é “crico” quer-se fresquinho”
“Camarão sem cabeça não tem caldinho para chupar”
15 Abril, 2014 at 14:32
Seu Davi é apenas mais um esmagado pela “maquina frigorífica” dos Capitães Iglos que congelou as mentalidades frescas e acabadas de apanhar!
“Crico que é crico quer-se fresco… não congelado”
15 Abril, 2014 at 14:43
https://www.youtube.com/watch?v=yaF7_FcsRow
BASTA
15 Abril, 2014 at 15:26
Vamos rebentar com a máquina do congelado! Os próximos são os robalos de “aviário”!
15 Abril, 2014 at 20:27
Oh Jubas…
Afinal, a “causa” já é antiga e eu nem sabia!!
HAHAHAHAHA… “Iglo must die”… Depois da morte ao croquete, agora a cruzada é contra os congelados! 😀
15 Abril, 2014 at 8:38
quanto aos extremos provavelmente um deles deve sair no final da época.
quanto á qualidade ninguém a coloca em causa, o problema é quando eles deixam de utilizar essa qualidade em prol da equipa e apenas a utilizam em causa própria, para os aplausos da bancada. é por isso que o carrillo é muitas vezes assobiado, quando as coisas começam a sair-lhe bem, as fintas dao azo aplausos da bancada, ele começa a esquecer-se de jogar para a equipa e começa a jogar para os aplausos.
e depois é daqueles jogadores que por vezes resolve ser ” calão” e não trabalhar em prol do colectivo, neste jogo aconteceu um lance desses, ele ia atras do diogo viana, o cedric é arrastado na marcação a outro jogador e a meio do meio campo defensivo, ele para o acompanhamento que fazia ao diogo viana e este remata a vontade, pelo contrario no outro flanco vi n vezes o capel vir ajudar o jefferson, sempre que perdia a bola la ia ele ajudar e até cortar algumas bolas.
mas provavelmente, no fim da época um dos 2 (capel ou carrillo) irá sair.
quanto aos outros, o Wilson e o heldon são jogadores que não sendo exuberantes são bastante uteis para a equipa e o mané é um jogador que está a ser trabalhado para jogar no meio.
quanto á equipa b, temos 2 extremos puros( Iuri e dramé), mas que são 2 jogadores com talento, mkas que precisam de ser trabalhados com pinças, em especial a nível mental.
quanto ao esgaio, ponto assente será lateral.
15 Abril, 2014 at 8:39
Capel da tudo em campo. Tem Alma de Leao. Mas ganha muito para o nosso plantel, acho que deve ser vendido neste defeso. O Sporting continua sem ele claro esta, mas sera sempre um “DeFrancesci”, respeitado e admitado em alvalade.
Carrillo esta muito melhor este ano, ja defende (a maioria das vezes), mas a sua inconsntancia deixa qualquer um sem paciencia. Dai a defender os assobios vai um longo caminho, mas ja vai na 3, epoca em Alvalade, nao me espantaria ve-lo sair, se ficar que se capacite que para ser craque nao basta talento, e ja nao tem idade para esperar mais. Confio em Jardim para decidir.
Mane e o nosso futuro, ainda nao percebi se e extremo, avancado ou 10, mas seja como for tem tudo para ser craque. E DOS NOSSOS.
Wilson Eduardo e um avancado nao extremo, tao polivalente e altruista que grande parte da epoca tapou buracos e desenrascou a extremo. Claramente para manter no plantel, que lhe seja explicado porem o seu papel na equipe. Sera sempre (sera?!) alternativa a 2/3 posicoes, tipo o 1. suplente de ataque.
Heldon nao entrou com a forca que vinha mostrado no Maritimo, mas tb o Sporting e um Clube de outra grandeza. Acredito que na proxima epoca tera o seu lugar no Sporting.
Esgaio ja foi referenciado por JArdim que tentara fazer dele um lateral, tera que aprimorar as capacidades defensivas, mas a sua polivalencia e atitude fazem dele uma mais valia. E DOS NOSSSOS.
Iuri nao me parece que esteja ainda preparado para integrar o plantel para o ano, tera que evoluir (sobretudo atitude) na B e tera o seu epaco para ir sendo integrado aos poucos (como o Mane este ano)
Drame tem sido uma boa surpresa, para o ano se continuar a mostrar evolucao e consistencia pode ter a sua oportunidade de se mostrar com os “grandes”
Por fim Shikabala, sera 10? sera extremo? avancado? todas? Nao sei porque ainda nao vi jogar, mas e mais um elemento a ter em conta neste raciocinio. Talvez seja o magico canhoto que vai substituir Capel (provavelmente), tenha ele capacidade de se adaptar ao Sporting. Mais uma vez vamos confiar no Jardim e esperar para ver.
Se Capel sair (como adivinho), e Shikabala nao provar, Carrillo nao evoluir, entao teremos que ir ao mercado. Mas acredito que nao. Nao para extremos.
Bom dia e SL
15 Abril, 2014 at 8:55
Vou imprimir e emoldurar essas duas últimas do rigacock. smh.
Bom artigo, Maria Ribeiro.
15 Abril, 2014 at 9:32
gostei do petisco. Tb espero que o Capel não saia…
15 Abril, 2014 at 9:40
” Heldon tem finta, é rematador e muito rápido.”
O Djaló também… e não é por isso que passa a ser bom jogador.
15 Abril, 2014 at 12:22
Não vale ofender o Heldon !
O Heldon pode realmente ser uma grande ajuda na proxima epoca
15 Abril, 2014 at 22:04
O Héldon tem uma grande vantagem relativamente ao Djálo, sabe dominar uma bola.
15 Abril, 2014 at 9:52
Que orgulho esta equipa!!! E o meio campo Mad in Alcochete faz confusão a muita gente! SL
PS Fica Capel!
15 Abril, 2014 at 9:53
Os extremos serão menos consensuais por diversas razões. Especulando um pouco, a razão da rotatividade que tem havido parece acontecer mais porque nenhum, excepto talvez Mané, pega de estaca e assume a titularidade, do que por uma gestão de esforço programada.
Por muito que goste de todos estes jogadores pelo seu profissionalismo e compromisso com o clube, incluo aqui Carrillo pelas razões muito bem expressas no post, quando penso nas possibilidades de melhorar e aumentar opções no ataque com contratações cirúrgicas, penso sempre num 10 (Evandro?), num 9 (Derlei?) e num extremo que seja icontornável no onze. Resta a Jardim perceber se esse jogador será Heldon, Carrillo ou Capel, se Mané se assume como extremo, se algum dos emprestados ou da B (Dramé, Viola) merece uma aposta, ou se precisamos de um novo jogador que se destaque dos outros.
SL
15 Abril, 2014 at 9:54
Não concordo com esta abordagem “em plena reestruturação da nossa dívida, temos forma de ir ao mercado buscar algum melhor do que os nossos cinco extremos.? Não, não temos.”
O presidente foi claro que ia haver uma cirúrgica melhoria no plantel o que quer dizer que só vai ao mercado “comprar melhor” do que aquilo que temos dentro de portas… e a posição que mais necessita de ser reforçada na minha opinião são os extremos porque nenhum deles é um extremo explosivo capaz de pegar na bola fintar um jogador ir pa zona interior rematar e resolver o jogo com uma jogada de magia …Tipo hulk, nani, quaresma !! Porque existem jogos em que a bola teima em nao entrar e é preciso um desses jogadores para desbloquear o jogo.
Os nossos extremos limitam-se a ir a linha e cruzar o que torna o nosso jogo ofensivo tremendamente previsível… porque nao temos jogo interior.
Mas isto nao quer dizer que precisamos de vender os nossos extremos, na minha opinião apenas precisamos de comprar um extremo com as características que referi em cima para acrescentar qualidade de jogo interior e remate.
Mané e carrilo ( muito potencial e irreverencia)
Heldon ( velocidade )
Capel ( Capacidade de segurar a bola e correr pela linha de mochila as costas)
Reforço ( Jogo interior e REMATE )
O Wilson Eduardo passa para 9(sua posição) e ficamos com 3 avançados com características diferentes…
… Quanto ao médio ofensivo(10) que tanto se fala tenho esperança que o shikabala seja esse jogador trazendo com ele a técnica, capacidade de desequilibrar pela zona central e remate que vimos no youtube.
Por isso mais vale comprar 1/2 jogadores FEITOS e com provas dadas e reforçar o resto com “produtos” da casa… Esgaio, joao mario, zezinho, fokobo, Iuri etc
Mas como tenho total confiança nesta Direcção nao me preocupo porque sei que o futuro vai ver VERDE !!!
15 Abril, 2014 at 12:18
Concordo !
E ainda digo que os estremos têm de aguentar os 90 minutos pois condiciona toda e qualquer tatica do Jardim, se já souber antes do jogo que duas substituiçoes terão de ser queimadas a refrescar as laterais.
Em todo o caso acho que o Jardim já devia ter percebido que o Carillo só rende quando entra na segunda parte. Nunca de inicio !
15 Abril, 2014 at 20:01
Último jogo fez as 2 assistências para golo.
15 Abril, 2014 at 9:56
Temos de ter calma e perceber que não é por vestirem a verde e branca ou por gostarmos muito deles que têm qualidade.
Começando pelo capel, é um bom rapaz, muito esforçado mas muito limitado, claramente nao é um bom jogador de futebol.
Um jogador que usa a perna direita só para se apoiar, nao pode vingar num grande. o que era a sua grande qualidade na 1ª epoca(ganhar a linha e cruzar bem) já nem isso consegue fazer. Para mim sai.
O Heldon, ainda nao me convenceu, mas um jogador que chega por valores baixos, com as qualidades acima referidas, merece uma oportunidade na proxima epoca.
O Wilson, é outro bom rapaz, adoro-o como pessoa e como jogador, tem um papel muito importante no esquema tactico, e compensa bem nos movimentos defensivos, embora tenha muita tecnica, nao é um virtuoso e tem dificuldades em desequilibrar no 1×1 e ganhar a linha. Tendo uma visao um pouco mais pragmatica e com muita pena minha, devia sair.
O Mané, por tudo o que simboliza a nivel de formação do Sporting, e com toda aquela magiae polivalencia não ha duvidas quanto à sua continuidade.
O Carrillo(em 1º lugar nao me venham com a historia do Jeffren, pois esse há muito que devia ter saído do Sporting e nunca tive a paciência que tenho para o Carrilho) é outro cheio de magia, mas sem vontade nenhuma. Ainda este jogo em Alvalade contra o Gil, viu-se bem a falta de aplicação em certos lances, nao corre para tras, nao solta a bola no devido tempo(quer sempre fazer mais uma finta) descompensando a equipa com as suas perdidas de bola. Se já estão a pensar que sou dos que assobia o Carrillo estão muito enganados, não o assobio a ele nem qualquer jogador que veste a verde e branca, mas deixo-vos esta questao, se o Carrillo ganha-se o que o Labyad ganha, teriamos a mesma paciencia que temos??? para mim, apesar de todas as virtudes que ele tem, já está esgotado o prazo de fazer uma epoca constante! Deve sair.
Para a proxima epoca os extremos deveriam ser, Mané, Heldon. Depois subir o Esgaio, caso vá para extremo, ou então contratar dois extremos de qualidade inegável.
Vamos Jogar a Champions e nao é com Capel e Wilson que vamos lá.
15 Abril, 2014 at 10:12
Deixa-me discurdar:
Di Maria: pé direito só para subir para o autocarro…não se tem saído mal. Ozil idem!
Carrillo: Não acho que não se esforçe…aliás não sei se na tv é visivel mas houve Muitas vezes que o Carrillo (enquanto teve pernas) correu para trás em sprint e defendeu….quem viu no estádio com atenção apercebeu-se…
Quanto ao resto é uma questão de opinião por isso nada a dizer…;)!
15 Abril, 2014 at 10:23
Discurdar???
Partantos, estás entre o “discurso” e a “discórdia”… hehehehe
15 Abril, 2014 at 10:24
Hiii fds….peaners….
15 Abril, 2014 at 10:36
certamente não estamos a comparar o Di maria e o Ozil com o nosso Capel pois nao?
é que esses só usando um pé fazem mais que o Capel algum dia sonharia fazer com os 2.
Continuo a dizer o Capel já nem a linha consegue ganhar para cruzar(é o minimo que se pede a um extremo), quando o metem no flanco direito entao torna-se uma nulidade!
Quanto ao Carrilho, tambem não sei qual a opiniao que as pessoas o que o viram na tv têm dele, mas a vista que eu tive dele, no Estadio, foi a de completa apatia. Corre muito,mas é para a frente, esses “sprints” que falas para trás foi frutos das suas perdas de bola, seguramente sentiu peso na consciência.
Mas continuando, gosto muito de todos os extremos do Sporting, mas o nosso objectivo é evoluir, e não o conseguiremos com alguns jogadores do plantel que já vimos que não rendem o esperado.
Pergunto novamente se o Carrilho, tivesse a receber o que o Labyad recebe e a jogar o que joga, ia-mos desejar a sua continuidade?
No entanto esta é a minha opinião, e respeitarei sempre quem tenha uma opinião contraria.
15 Abril, 2014 at 10:45
“Um jogador que usa a perna direita só para se apoiar, não pode vingar num grande” -> Eu não comparo o Ozil nem o Di Maria ao Capel…só usei para refutar o que disses-te porque não é verdade a tua generalização…só isso! Claro que não comparo os jogadores…
O Carrillo não vale o que o Labyade ganhava e o Labyade não valia o que ganhava e daí a contestação! Como o Carrillo não ganha o que o Labyade ganhava não faz sentido contestar…Se ganhasse tinha a mesma contestação que o Labyade…não valia o que ganhava!
Quanto ao resto claro…é a tua opinião…não sei quantos Km correu o Carrillo nesse jogo e sem as imagens não conseguiremos chegar a um consenso por isso tudo tranquilo! ;)!
15 Abril, 2014 at 10:50
não querendo comparar jogadores, sempre que ouço essa conversa do “só joga com um pé”, lembro-me logo do Futre. E o Futre podia vingar em qualquer grande. Já agora, o Maradona deve ter jogado a sério com o pé direito umas dez vezes. Repito: não estou a comparar jogadores, apenas a refutar o argumento de que jogar só com um pé impede quem quer que seja de ter lugar num grande clube.
15 Abril, 2014 at 11:39
hey, calma lá com essa historia de só jogar com um pé!
Eu quando me referi que o Capel só joga com um pé, é que só joga mesmo com um pé! o direito se não for para correr só estorva.
Todos esses jogadores acima referenciados, todos eles só chutavam e centravam com um pé, mas usavam o outro para passar, fintar e ajeitar a bola.
O Capel quer rodopiar para o lado esquerdo, vai dando pequenos toques com a parte exterior do pé só para nao usar o direito. ( mas isto é apenas um pormenor)
Como já disse ele já nao consegue ganhar uma linha, parece que perdeu qualidade nos centros, é previsível, e quando mete a mochila nao levanta a cabeça por nada(uma vez comando, para sempre comando)
Os outro jogadores que mencionaram, Futre, Maradona, Ozil… compensam com qualidade de remate, criatividade, imprevisibilidade, fortíssimos no 1×1, capacidade de aparecer ao centro ou cair numa linha.
Por isso eram/são genios e o Capel… bem, o Capel é o Capel.
15 Abril, 2014 at 10:20
Nao me canso de repetir.
O Wilson nao e extremo, apenas tapou buracos nessa posicao, e ate nao se saiu mal (pelo menos no primeiro terco do campeonato). E o suplente do Montero. Deve (e acredito piamente que vai) ficar.
SL
15 Abril, 2014 at 10:00
Para todos aqueles que andavam com o pito aos saltos, a missão pavilhão arranca (repito: ARRANCA) no dia do jogo com o Estoril… Agora, sosseguem a passarinha, ok?
O Assunto é da maior importância para deixar-nos intoxicar com paleio lãzudo…
Vivó SPorting e viva a futura Nave João Rocha!
15 Abril, 2014 at 10:06
Acho que temos excelentes extremos! Mas no final da época temo que saiam o Carrillo e o Capel! Não é por serem maus! Bem pelo contrário…é porque acho que em ambos os casos podemos fazer encaixes que permitam não vender jogadores cruciais para a equipa (aka William) e a equipa não perde assim tanto…ficamos com o Wilson, Heldon, Mané, Shika e ainda o Dramé (contando que o Sporting vai contratar um 10, que acho que é um dado adquirido…). Por isso podemos vender sem comprar, a equipa não perde muito valor e permite-nos segurar o Yaya Touré de Mira Sintra!
Para que não restem duvidas eu adoro o Capel e gosto do Carrillo! Acho que o Capel é tudo o que podemos querer num extremo puro! Qualidade técnica, raça, defende, ataca, leva o jogo e cruza bem! Tem momentos de forma menos bons como qualquer jogador (e principalmente qualquer extremo) em que perde mais bolos, agarra-se mais á bola e cruza menos bem mas isso todos têm! Quanto ao Carrillo acho que nunca será um grande jogador! Não acho que seja por falta de vontade ou de esforço (ele cresceu muito defensivamente e hoje defende muito) mas porque á coisas que ele simplesmente não vê e que dificilmente verá! Não tem timming de saída, não se desmarca, não faz um passe de ruptura, não sabe ler o jogo, arranca muitas vezes quando não deve, para muitas vezes que devia arrancar…e não lhe levo a mal! Pura e simplesmente acho que ele não vê as coisas! E acho que não verá! Agora é brilhante num dia bom e em que as arrancadas lhe saem bem! Tem remate, tem cruzamento, tem velocidade e hoje defende bastante bem! Como digo acho que é um problema de “berço” que acho que nunca será resolvido…
15 Abril, 2014 at 10:08
* perde mais bolas
*pára muitas vezes que devia arrancar
15 Abril, 2014 at 10:13
Esquece “grandes receitas” com o Carrillo.
Salvo erro, temos pr’ai uns 30% do passe…. Godinhices!
15 Abril, 2014 at 10:24
Pois…mas não era um dos que recuperávamos com a Holdimo?! Já não sei…mas se fizéssemos 10 M com cada um deles já dava uma granda lufada de ar….Se fôr para receber 5 M pelos 2 é que não vale a pena…para isso prefiro ficar com eles…sob pena de termos mais um Arias…que se diz pode estar a caminho do MU por 10M….
15 Abril, 2014 at 10:28
Eu já não sei bem a quantas andamos, FDX!
O Godas de merda andou para lá a virar tudo de pantanas e agora é o caralho para pegar o fio ao Meade!
Depois dos esclarecimentos do caso Profeta, já nem sei o que diga!
O Sporting está mais armadilhado que Angola logo após o fim da Guerra Civil e BdC é a nossa Princesa Diana, que luta por desarmadilhar o terreno…
Força Di… Bruno!!! 😛
15 Abril, 2014 at 10:31
Espero que não acabe com os dentes num qualquer túnel…
Diz mais que aquilo parece a Alemanha Nazi e que o Presidente é o Churchill, que esse ganhou a guerra! hehe! ;)!
15 Abril, 2014 at 11:32
Nao. A maioria do passe do Carrillo pertence a um fundo (nao e o Sporting Star mas outro). Acho que o mesmo que tem 50% do Rojo (ou sera o do Capel? bem pouco interessa), nao vem “recuperado” com a Holdimo…
SL
15 Abril, 2014 at 11:34
Ok! Tks Jubas…esta merda é tão confusa que um gajo tem dificuldade em acompanhar a teia toda!
15 Abril, 2014 at 11:57
Do Rojo só temos 25%!
Godinhices…
15 Abril, 2014 at 10:41
Eu temo que a nossa ida à Champions seja um presente envenenado para o projecto desportivo desta Direção. Não porque eu duvide do actual plantel, do actual treinador e da capacidade que aqueles que dirigem o futebol do Sporting venha a ter para, aqui e ali, e na medida do possível, reforçar este plantel.
O veneno vai estar na estupidez habitual de uma larga fatia dos nossos adeptos que pensam que por entrarmos na CL vamos ter logo que passar a fase de grupos, de preferência ficando em primeiro lugar no grupo à frente de um tubarão qualquer.
É por causa desta mentalidadezinha tipo galinha dos ovos de ouro que nós andámos a eleger croquettes roquettistas durante duas décadas.
15 Abril, 2014 at 10:49
Igualmente! Aliás acho que com a sorte que temos habitualmente nos sorteios se conseguir-mos a qualificação para a Liga Europa já me dou por mais do que satisfeito…Só peço uma equipa guerreira que dê boa imagem…depois os resultados…logo se vê! Para mim o objectivo europeu para o ano é os Quartos da Liga Europa…tudo acima disso é lucro!
15 Abril, 2014 at 10:52
Eu não concordo, nem nunca concordei com essa merda das repescagens dos camarões congelados da champions serem servidos nas mesas da Óroliga…
Se a Óroliga é para jogar com tremoços, para que caralho meter lá camarão de má qualidade?
Eu prefiro um pires de tremoços salgadinhos e umas “mines” do que papar camarão congelado, mirradinho e insosso…
15 Abril, 2014 at 10:57
A questão é que a Óroliga sem Camarão dá dinheiro à tasca! E como há muito pouca gente na Europa a comer tremoços sozinhos é preciso a tasca dar uns camarões para dar mais valor à coisa…
Eu acho é que um 4º classificado ou um 3º estar numa competição chamada “Liga dos Campeões” é que é ridículo! É camarões com tremoços lá misturados…
15 Abril, 2014 at 11:03
*sem Camarão não dá dinheiro à tasca!
Fds que hoje não acerto 2…
15 Abril, 2014 at 11:05
Mesmo um 2º lugar, que eu saiba não dá direito a campeonato, mas enfim… Isto tá tudo errado!
Enquanto a ASAE não puser mão nisto, esquece!
É por merdas destas que eu sou contra o camarão congelado!
Agora vieram com aquele arroz de marisco mal amanhado da Youth league… a receita está mal engendrada. Privilegia-se o fornecedor em vez do produto. Claro que depois o arroz sai uma merda…
Os lãzudos andaram a papar equipas de merda que em relação à formação, estamos conversados… apanharam logo com o melhor camarão e bem se foderam. Estão habituados ao congelado e acabaram por se engasgar e com uma intoxicação alimentar pois não estavam habituados a papar do bom.
15 Abril, 2014 at 11:09
Platinices….
Para o próximo ano vamos ver…se bem que confesso que me irrita esta competição dos putos…depois toda a gente os quer e da idade deles cedem com uma facilidade do crl….O puto que foi para o Liverpool (João Carlos?!?! Ou algo parecido…já não me lembro do nome dele), o apetite pelo Bruma e pelo Illori vem muito daí…
15 Abril, 2014 at 11:16
Não te esqueças da “fome” dos “encarregados”, “babuinos”, “2ºs pais”, “papais” e afins… Também vem muito por aí.
15 Abril, 2014 at 11:21
Pois…exactamente…estes putos são muito mais acessíveis nestas idades do que mais tarde…e esta competição dá-lhes visibilidade…e no meu entender que os quero o máximo de tempo possível no Sporting…infelizmente…
Só renderá no Sporting aquele jogador que nunca ninguém viu e vem do nada e se transforma…aquele que é seguido desde puto, aos 18 já está doido por sair…ele, e como dizes, o pai, o tio, o comissionista, o padrinho…
15 Abril, 2014 at 11:34
Esta Youth League vai fazer com que o Sporting (e outros) tenha de ter contratos com clausulas altas nos putos logo no inicio para poder estar defendido. Depois é vender e ficar com % do passe em futuras vendas.
Só temos de alterar a nossa estratégia e passamos a vender logo sem grande formação.
É pior para os putos ? sem dúvida pois não são formados na totalidade e podem não calçar nos clubes para onde vão mas será sempre bom para os cofres. E nesta altura o cofre é a prioridade !
15 Abril, 2014 at 11:39
olha que ainda assim 17M (mais 3) por 2 putos nao e mau!!!
Tem-se e que renovar o contrato com eles ANTES de brilharem na petite champignons.
Depois se quiserem sair pois que saiam. Tem e que pagar bem por eles, que o carcanhol faz ca falta.
Sempre se separa o Trigo do Joio, e ganha-se uns cobres com o joio.
Daqui por uns anos, depois podem vir para a Tv dizer que lamentam a saida, e pedir autografos as vedetas que por ca ficaram mais 3/4 anos!!!!
E se ate vingarem por ai fora, ficamos com %s de mais valias, e a reputacao da Academia nao sai beliscada…
win win (pelo menos para o Sporting) 😉
15 Abril, 2014 at 12:11
La está ! A prioridade neste proximos anos tem de ser o cofre
15 Abril, 2014 at 12:15
;)!
Espero que tenham razão! Vamos ver…agora acho que o que sobra é toda a gente que jogue na competição tem de ter contrato profissional assinado naquele ano (com aquela idade só dá para assinar por 3 anos…) e assim dá para assinarem esse e aos 18 assinarem o normal por 5 anos…
15 Abril, 2014 at 10:52
Quero só deixar a seguinte nota no que toca aos nossos extremos:
Não é possivel o Sporting durante o jogo ter de substituir dois extremos pois com essas substituições sempre tapadas hipoteca-nos qualquer hipotese de alterar estrategias de jogo.
Tem sido sempre isso que acontece no campeonato e simplesmente não vai dar a jogar na Europa.
Ponham os olhos nos nossos vizinhos de carnide, bem sei que os seus 2 extremos custam uma pipa de massa mas garantem vitorias e jogam sempre. Aliás esta epoca perdemos o campeonato porque no mercado de Inverno o benfas ganhou um Salvio e nós investimos no shika que infelizmente veio demasiado podre para fazer a diferença neste final de época. Para mim teremos de atacar a nova época com Heldon e Mané, deixar o wilson como 3 ponta de lança. Quanto ao capel e carrilo para mim só ficam se não houver mais ninguem. Precisamos de extremos que durem os 90 minutos e que possam abrir espaços no meio e façam circular a bola.
Chegar à linha e cruzar (maioria das vezes à toa) não chega !
15 Abril, 2014 at 11:42
gostava de ter guardado alguns dos comentários que se fizerem sobre Adrien na primeira época em que ele foi aparecendo na equipa…. Ano zero!!
15 Abril, 2014 at 11:54
Yah ate pode ser, mas Carrillo e Capel estao no ano 3…
E ja nao sao sub19 ha muito tempo!!!
15 Abril, 2014 at 12:05
Adrien quanto a mim é o motor desta equipa ! Se não puder ter os dois no proximo ano, prefiro ficar com o Adrien do que o William que acho que mais facilmente se substitui apesar de ser enorme.
15 Abril, 2014 at 12:06
Não é preciso… basta relembrar o defeso que passou. Caro, jogava pouco, esforçava-se ainda menos. Pagavam para ele sair. Claro que agora, é como os discos do Marco Paulo… ninguém comprava, mas que eram vendidos, eram.
15 Abril, 2014 at 10:59
Nada aguça o apetite como uma boa discussão sobre jogadores. Mais uma vez podiam estar aqui o dia todo e ninguém teria uma opinião consensual 😉
A única certeza que tenho e não é pouco, é que para o ano existem um bom par de jogadores da B para subirem à A. Se isso implica saídas ou não ????
15 Abril, 2014 at 11:20
Na minha opinião, os extremos são o elo mais fraco. Mas comecemos pelo princípio.
A defesa é um caso em que o colectivo vale mais do que a soma das individualidades. Mérito do treinador. E dos jogadores, que se complementam. E da linha média, que pressiona. E já agora, dos extremos, que apoiam os laterais.
O problema do rendimento ofensivo dos extremos é um pouco parecido com o do Andre Martins, ou dos avançados: têm de mostrar resultados objectivos, sejam eles golos ou assistências. Não chega o trabalho de sapa, o manter a bola como faz o Adrien, ou tapar os caminhos, mesmo sem roubar a bola, como faz o William. E nesse aspecto, convenhamos, os resultados têm sido fraquinhos. Mais ainda, nos casos do Capel e do Wilson, o que rendem hoje é mesmo o máximo que podem fazer, pois dificilmente evoluem mais.
O Mane tem habilidade e inteligência, claramente é opção para o futuro.
O Carrillo pode ser um Nani, ou um Quaresma. O modo displicente como encara alguns lances irrita. Tivesse um pouco do espírito do Capel, e os adeptos teriam (ainda) mais paciência. E não me digam que não têm, pois vi por bem menos o Nani ou o Barbosa serem vaiados…
O Heldon não me parece jogador para clube grande. Mas dou o benefício da dúvida…
O Wilson não é extremo. Pelo menos extremo de linha, para jogar no 1×1. Mas é um jogador útil, e numa perspectiva de ter opções secundárias, tem o seu lugar assegurado.
O Capel… bem, o Capel. Não vou poôr em causa o seu profissionalismo ou dedicação. Mas neste esquema do Jardim, de trocas de bola, de movimentos sem bola, o Capel emperra a máquina. Quando o vejo a colocar os olhos no chão e arrancar com a redonda no pé… sim, é bonito, os adeptos gostam, mas o homem tem a visão de jogo de um Ray Charles. Eh pa, o gajo é fixe… digam isso ao Cedric ou ao Jefferson, depois de correrem 50 metros, apenas para verem o espanhol mandar um balão para a área.
O Esgaio, Iuri e Drame, não sei até que ponto estão preparados. O Abel que responda, se conseguir.
Ainda assim, acho que o Sporting devia contratar um extremo, que possa fazer a diferença. Deve haver por aí alguns, que queiram jogar na LC, na Liga portuguesa (que é uma boa porta de entrada na grande europa), e que não custem muito.
15 Abril, 2014 at 11:24
eu as vezes não percebo…
confesso que nunca fui louco pelo estilo avestruz do capel com a cabeça enterrada na terra sem olhar para os colegas…
MAS:
é difícil encontrar jogadores que sintam o peso da camisola como ele e q apesar de não serem formados em Alcochete tenham o espírito do Leão e que se entreguem totalmente ao clube e o sintam como ele, não tenho duvidas que ele é tão leão como eu…. ele ataca, ele defende, ajuda os colegas, puxa a equipa para frente… é das poucas coisas boas (Ele o FITO) que o Godinho nos deixou!! e existe quem o queira expulsar porque ele “ganha bem”. Familia não se expulsa… com a família fala-se e chega-se a entendimento!! concordo plenamente com a Maria
“queria que fosse um jogador histórico, um capitão sem braçadeira, um símbolo para que pudéssemos comentar daqui a uns anos “Este gajo não merece a camisola 11 do Capel”. Deixo o mote: Fica Diego!”
e depois… ele é jogador de 433… para quando tiver mm que ser a partir… e está a ver-se o que o Mr. Norwich City 10M está a fazer sem o mochilas na equipa…
15 Abril, 2014 at 11:26
Eu tou farto de dizer…
O Capel só precisava dum colar cervical e descobriria um admirável novo mundo…
15 Abril, 2014 at 13:42
😀
15 Abril, 2014 at 11:33
Mais uns excelentes Pipis servidos na tasca pela Maria 🙂 Dramé – O Eddie Murphy – Caça-Polícias – vai ser uma excelente surpresa para o ano. O tipo tem uma finta desconcertante. É o mais próximo de Carrillo em termos técnicos. Mané, na minha opinião, é mais 10 ou segundo avançado, do que extremo. Capel voltou a recuperar a alma que o caracterizava após alguns jogos sem chama e alegria, talvez provocada pela chegada um pouco surpreendente do Heldon a titular. Acredito no Heldon, para mais sendo um sportinguista. No entanto, a sua entrada na equipa como titular contra o Boifica, foi precipitada de alguma forma. Carrillo, apesar de tudo, é o nosso extremo com maior capacidade de desequilibrio. Falta-lhe consistência para ser um jogador imparável.
15 Abril, 2014 at 11:38
A melhor forma do Dramé ser um sucesso é garantir um gajo travestido na linha final de baliza do adversário, a correr de bicicleta duma bandeirola para outra, com um telemóvel na mão!!!
Ninguém segura Dramé… 😀
15 Abril, 2014 at 11:44
Dramé fode tudo o que lhe aparece pela frente! Deixa-o ganhar um pouco mais de cabedal no ginásio e após transplante de um dos chips cerebrais vais ver o craque que ali está 🙂 e pelos vistos uma pechincha 🙂
15 Abril, 2014 at 11:44
https://www.youtube.com/watch?v=5b_IoP5GqJM
🙂
15 Abril, 2014 at 11:55
http://www.youtube.com/watch?v=HmNJ03s2ZuM
15 Abril, 2014 at 11:45
Mas foi bem esgalhado esse comentário! Hehehehehe
15 Abril, 2014 at 11:33
Excelentes Pipis 🙂
Obg Maria
SL
15 Abril, 2014 at 11:46
Bom post, Maria Ribeiro!
Minhas pequenas observações quanto ao tema:
É, sem dúvida, o sector mais frágil da equipe. e o que menos garantias dá para a próxima temporada, atendendo aos novos objectivos/realidades para a mesma (Liga dos Campeões e Campeonato Nacional). Se, objectivamente, os extremos são “quanto baste” para atingir o segundo lugar do Campeonato são, a meu ver, de qualidade (ainda) inferior ao que necessitamos para a próxima época.
Isto porque:
Capel: Está de saída, não me vou alongar muito. Tem a postura, a dedicação, a raça e a experiência para ser uma mais-valia no plantel. Vai deixar saudades.
Carrillo: a conversa do “potencial” já chateia. O Carrillo é o que é: jogador acima da média (do campeonato) mas bastante inferior à nossa concorrência (interna e internacional). Num plantel razoável, é suplente para entrar se precisarmos de 15 minutos de desequilibrar ofensivamente;
Wilson: não é extremo. E é o pior dos três avançados. Foi muito útil no início da época, mas apagou-se violentamente. Como deve ser barato, terá direito a uns minutinhos vindo do banco, para refrescar a equipe.
Mané: Não é extremo, nem jogador que se adapte à posição. Também não é um 10, o que levanta o problema do seu posicionamento em campo, atendendo ao sistema utilizado pelo Leonardo Jardim. Mas tem (muita) margem de progressão, e tem que continuar a ser aposta.
Heldon: jogador “certinho”, mas que ainda não demonstrou os dotes ofensivos que trazia. Não é muito dotado em termos defensivos. Esperemos para ver o que uma pré-época lhe faz.
Em suma: mesmo que o SCP contrate um 10 que desiquilibre (Shika?), de forma a tornar (um bocado) menos importantes as posições das alas, o SCP não pode pensar em “atacar” o campeonato e a Liga dos Campeões com Carrillo e Heldon como extremos. Não são maus, mas não são nenhuma mais-valia para esses objectivos.
Necessário ir ao mercado.
SL
15 Abril, 2014 at 12:39
Belo post.
Se olharmos bem para os extremos verificamos que os seus números são praticamente idênticos. Jogaram todos mais ou menos os mesmos jogos e têm todos mais ou menos os mesmos golos e assistências. Foi uma posição onde o Jardim decidiu rodar e parece-me que fez bem. Fez os 4 extremos perceberem que nenhum tem a titularidade garantida. Acho que este foi um dos factores que nos levaram ao sucesso.
Carrillo e Capel, em circunstâncias normais, seriam sempre titulares porque, tecnicamente, são acima da média. Mas o primeiro é inconstante e o segundo improdutivo.
Wilson e Heldon são o contrário. Não são nenhuns prodígios mas são constantes e não precisam de muitos jogos para produzir golos ou assistências.
O que é que Jardim fez? Uma coisa muito simples. Obrigou os dois primeiros a trabalharem mais utilizando os dois últimos como competidores directos para o lugar. Resultado? Nunca nenhum deles se sentiu titular absoluto e todos perceberam o porquê. Ganhou a equipa que, em vez de ter 2 extremos titularíssimos, passou a ter 4 extremos prontos para jogar. E mandou uma mensagem clara para a próxima época. Se não houver rendimento, não há titularidade.
15 Abril, 2014 at 12:42
Extremos…
Aqueles tipos a quem se pede que de cada vez que pegam na bola corram com ela como se não houvesse amanhã – passá-la só se for para centrar milimetricamente para os homens da área – , partindo os rins a todos os que se atravessarem na sua frente, criando o desequilíbrio permanente da(s) linha(s) defensiva(s) adversária(s). Nos intervalos devem recuar a apoiar o lateral da sua banda, de preferência evitando que este tenha sequer que intervir. Ah, e golos. Também devem marcar golos, quantos mais melhor.
Enfim, menos que um CR não encaixa na posição de extremo.
Aos extremos pedimos (eu também) aquilo que é mais difícil dentro do campo, desequilibrar individualmente o adversário, e pedimos tanto mais quanto mais incapaz a equipa se revelar em fazê-lo colectivamente.
Paciência, precisa-se…
15 Abril, 2014 at 12:56
Pedir não custa…
15 Abril, 2014 at 13:55
temos que admitir que somos uma plateia difícil… estamos habituados a qualidade e não nos calamos com qq coisa… temos a melhor escola do mundo para a posição de onde já saíram 2 botas de ouro.. é difícil ser extremo no SCP…os critérios de comparação com Ronaldo, ou Nani não são fáceis de cumprir… à quantos anos é que a selecção Nacional não vive à conta dos nossos extremos?
e todos os anos saem jogadores acima da média do Forno de Alcochete… o ano passado foi o Bruma, este ano o Mané… para o ano…. quem sabe…
é verdade tb já tivemos os nossos “Éder Luís” mas sabemos o que é bom e não papamos qq coisa!!
Somos tão bons que não nos importamos de alimentar os nossos concorrentes com o nosso refugo (varela, Quaresma, C.Martins; Djaló, S.Sabrosa, Dani…..)
15 Abril, 2014 at 13:08
Concordo com tudo, sobretudo com a ultima frase…
15 Abril, 2014 at 13:32
Wilson tem a minha empatia mas, não cabe no plantel, ponto final. Capel dá tudo em campo mas, continua a ser inconstante e a decidir mal 50% das jogadas. Heldon é um talento, Carlos Mané nem se fala e Carrillo está cada vez melhor. Falta apenas um extremo, que na minha opinião, poderá muito bem ser o Viola, e o Dramé vai dar que falar.
15 Abril, 2014 at 14:24
o nosso ousmane dramé….
http://www.youtube.com/watch?v=x3rixknsIXU
15 Abril, 2014 at 14:24
mais um belo post Maria!
15 Abril, 2014 at 14:31
E o nosso Iuri pé esquerdo mágico Medeiros….
http://www.youtube.com/watch?v=NNgWKqlj-Xg
15 Abril, 2014 at 14:43
muito bom … mesmo a calhar estes Pipis com um mini geladinha… haaaaaa