Que compromisso com o clube…. fazes a pré-escola numa escolhinha fácil fácil, e quando for para a primária já sabes que vais para os salesianos… é bom… venham mais… futuras estrelas…formar para quê… só se for para fazer o mesmo… formar, gastar, preparar… e uiiiii… toma lá Guardiola… está no ponto, para lhe foderes a cabeça…tal como gostas….
A nós sócios mandam-nos para a casa da terceira idade…vai lá…que lá não chateias…. caladinho, que a gente arranja alguém para mudar o canal e mudar a faldra… e já agora… silêncio caralho…toma o comprimido…. chiuuu!!!!
Portanto ou isto é uma parceria que só funciona para um dos lados…ou somos mais uma barriga de aluguer…. fodasee… qual 50%, qual que…
PS-Haja melhores coisas para fazer e onde gastar o dinheiro… estou a falar do meu, hoje temos Muse…
Esse tipo de negócios são normais… não podemos exigir que emprestemos os nossos melhores jogadores sem opção de comprar para não acontecer o que aconteceu ao Demiral e depois querer que os grandes invistam milhões em futuros craques para depois os emprestarem para cá com opção de compra ou nos darem percentagem do passe…
Falo desse negócio depois de saber as condições e se o mesmo se vier a verificar, do que pagamos do tempo de permanência do que teremos ou não do passe…
E mesmo que o City pague tudo e que venha para cá só emprestado o sucesso do negócio vai depender muito do que ele render desportivamente, como aconteceu em outros casos tipo Di Franceschi por exemplo…
ahhhhh… quem?? o italiano ??? extremo esquerdo… grande bebedeira…. olha que ainda é cedo…
E achas normal…ok… já vi, que és tuga com orgulho… comer e calar… boa !!
Parceria de 50% ok, até aceito 30%…. mas barriga de aluguer, tirar lugar do onze, do plantel de jogadores nossos !!!! Porra, santa inteligência…. Valorizar o que é dos outros… em gajos que vem das berças do futebol… que podem muito dar um Alan Ruiz, e correr está quieto…
Diz-me 1 jogador dispensado pelo City…que esteja a treinar connosco, nem para caixote do lixo serves…
Já agora, diz-me 1 jogador indicado por keizer que esteja a treinar connosco… um gajo que criou este Ajax que deslumbra o mundo…este mago…que deve conhecer o mercado holandês como apalma da mão… e diz-me 1 jogador…
Banha da cobra….banha da cobra….. banha da víbora.
Como te disse falo quando souber os termos do negócio! O que escrevi não é nada disparado… e isso de comer e calar comigo não pega critico quando tenho acho que tenho que criticar não em função do presidente que está no clube!
Ficamos com 50% do passe se pagarmos metade da transferência simples… se não pagarmos nada achas que vamos ficar com 50% do passe?
Como disse mais uma vez é preciso saber o que pagamos para avaliar o negócio se existir mesmo negócio… o que escrevi anteriormente foram varias possibilidades de negócio…
O Keizer é chamado para que tu vejas que ele é apenas mais um acessório … como nós no negócio do Almada…
O objectivo é foder a chafarica para se vender a SAD… antes que venha um coreano, mais magro, mais educado, mais bebido, mais polo do do jácaré… e queira dar o clube os sócios… vê lá a chatice…
Bons dias!
Hoje é dia de ir emborcar e dancar até cair para o lado, é dia de 24 de Julho!!!
Por falar em cair para o lado, é obvio que quem escreve os comunicados do novo-sporting é o Jubas, e ele anda a passear na Times Square. Vamos dar tempo ao rapaz para voltar de férias e ter tempo para colocar os emails em ordem.
Pequeno inquérito para curiosidade pessoal:
– seria preferível para o Sporting alinhar no esquema e estabelecer ligações com um agente que representa tudo o que está de errado no futebol mas com isso vender qualquer calhau com olhos por valores ridículos, equilibrar as contas e aceder a jogadores melhores;
Ou
– continuar pobre mas honrados e vender o melhor jogador das últimas épocas pelo preço real dele mas com isso ficar fora das jogadas que efectivamente decidem o campeonato?
Mas é possivel nomear um clube que tenha lucrado com os negócios do mendes?
Isso é que o pessoal tem de perceber, vender o manel por 50 para depois comprar o javi por 35, não é vender por valores ridiculos, é simplesmente lavagem de dinheiro.
Faz lembrar o famoso negócio de penetracão chinesa, onde se pagou 2M por…. nada. O protocolo é para AJUDAR na penetracão, não é nada de concreto.
A unica pessoa que lucra com os negocios do mendes é o famoso super agente.
Já estive para colocar essa questão, mas duvido que vá obter muitas respostas.
A pergunta resumida seria assim:
Prefere conquistar a glória com esquemas e práticas pouco claras, como os outros fazem? Vote SIM
Prefere continuar a tentar, sem esquemas e sem pôr em causa o bom nome do Sporting Clube de Portugal? Vote NÃO
Os boletins de voto seriam numerados, assinados e carimbados para não haver fraude, e os Sportinguistas ainda teriam direito a uma experiência à Sporting ao serem arrastados por um segurança até a saída.
Algo me diz que se um.dia houvesse essa consulta o SIM ganharia com 71% das preferências.
Vocês acham mesmo que há clubes completamente estúpidos que pagam só porque o JM aparece com um jogador?
Não…não acontece. O JM coloca os jogadores mas ninguém paga. Fica sempre na orbita do Mendes (não é por acaso que isto começou com o fim dos TPO). A transacção é fictícia e compensada por outras.
E depois há o final. O Mendes faz isto se ele ficar com o Filet Mignon do clube. É aí que ele lava dinheiro a sério. Ele colocaria os nossos excedentários se lhe déssemos o negócio BF. E ao todo éramos capazes de receber 20 ou 30M dos 90M anunciados pela venda do BF e do entulho não vias um tostão…
Exactamente. É um carrosel, os jogadores rodam mas o dinheiro é simplesmente lavado.
Quem ganha com os negócios são os privados que lá metem o dinheiro para lavar, o mendes, e o pessoal nos clubes que mete ao bolso (não estou a insinuar que o orelhas mete ao bolso…. longe de mim fazer tal acusacão).
bem visto meu caro.
Então a duvida agora é: queremos ser vigaristas, desonestos e corruptos mas campeões? ou honrados e na mesma?
Sempre que leio uma noticia sobre estes “agentes” e os podres do futebol faço figas para que o nome Sporting não seja citado. O negocio do Chang e dos 2 milhões para a China merecem ser bem explicados.
Estou totalmente de acordo contigo quanto ao negócio do wang!
No dia em que deixar de acreditar que é possível vencer com honra, com verdade, é o dia em que abandono o futebol. Há tanta coisa “saudável” na vida para se gostar…!
A questão é um bocadinho ínvia e simplista mas o princípio que lhe subjaz é fundamental para posicionar o Sporting numa estratégia de futuro.
O futebol, enquanto desposto, já era. Isto agora é negócio. Os campeonatos nacionais cada vez terão menos importância e o caminho é o de uma futura Liga Europeia na qual o Sporting não terá lugar.
Já se percebeu que ficámos para trás internamente (há longos anos) por incompetência própria, por falta de visão estratégica, pela implementação interna de um sistema que só permite alimentar dois clubes grandes (vide as vagas para a CL) e todos os esquemas sobejamente conhecidos que permitem a prepetuação de dois clubes nesse mesmo sistema.
Posto este cenário o que é que faz do Sporting um clube grande, ou com dimensão europeia/internacional?
– A massa adepta, pela sua dimensão, resiliência e (para o bem e para o mal) espírito crítico;
– A dimensão eclética que permite implementação dentro e fora do território nacional. Notem que aqui há tempos falou-se de uma forma acerca do ciclismo que me faz crer que alguns adeptos não têm noção da sua importância histórica na expansão da marca Sporting; e
– A academia de talentos que, até há bem pouco tempo, produzia dos melhores jogadores do mundo contribuindo para que o nome do Sporting fosse conhecido.
Aqui chegados creio que o futebol devia ser tratado como mais uma das modalidades que o clube tem. Nem mais nem menos. Abraçar a ideia (romantica bem sei) de que se investe o que se pode, que se priviligia a prata da casa, os recursos formados internamente e se tem um projecto que não é mais do que isso: competir com os recursos existentes dentro de critérios economicamente racionais.
Defender abertamente que se abraça a ideia de um modelo de futebol europeu que promova a aproximação dos clubes “novos ricos” com os de segunda linha por via de introdução de normas de limitação de orçamentos, etc.
Tentar agregar clubes históricos, com massa adepta como Athletic, Steaua, Estrela Vermelha, West Ham, Hamburgo, (etc) – no fundo aqueles clubes que mais prejudicados ficaram com a evolução do novo modelo CL, extinção da Taça das Taças e reformuação da Taça UEFA, para pugnar por um modelo competitvo mais justo.
Notem, a título exemplificativo, que desde que foi introduzido o novo modelo CL houve muito menos “novos” vencedores da competição do que antes de 93 e que neste formato há campeões de países europeus que NÃO COMPETEM na fase de grupos, prejudicados pela ida dos segundos, terceiros e quartos (!?!?!) classificados das maiores ligas.
Enfim, respondendo à questão, defenderei sempre que sejamos, efectivamente, um clube diferente!
Carissimo é isso!
A minha questão é, se todos fazem o mesmo e com sucesso, nós queremos fazer também ou abandonar de todo a essa e lutar mais e melhor contra o que está definido?
Epa…
Se já tentamos copiar o modelo e não tivemos resultados…
Se calhar estava na altura de tentar fazer algo diferente… Pioneiro… Alternativo… Revolucionário…
Algo… Sportinguista!
Qualquer modelo que fosse explicado claramente aos sócios , que tivesse em conta os princípios que elencou, e que garantisse a sustentabilidade do Clube e da SAD, acredito que teria a aceitação dos sócios e adeptos.
Um projecto!
E é como diz, ninguém melhor do que nós para iniciar algo verdadeiramente inovador.
LM, és capaz de estar lá! eu, pelo menos, estou de acordo contigo, mas esqueces-te (ou preferes não referir…) de que primeiro que tudo há uma Sad para vender. Depois disso, e com o que restar, logo se vê o que se pode fazer.
Esta minha opinião não é de agora… Vale hoje como valeria há 5 ou 10 anos…
Esqueces-te (ou preferes não referir) isso… 😉
O Futebol não mudou ontem… O cenário que vivemos hoje poderia ter sido antecipado e, tendo sido previsto, o Sporting dever-se-ia ter posicionado de forma a estar mais apto a fazer face aos desafios que enfrenta presentemente.
É que se calhar é por andarmos à espera de milagres há 40 anos que só aconteceram 2… e talvez seja preciso um bocadinho mais do que fé da parte daqueles que têm ou tiveram a honra de servir o Sporting Clube de Portugal ocupando, transitoriamente, cargos directivos.
Fé temos nós… Inabalável, diga-se!
Aliás, não é à toa que o cântico reza: «(…) És a nossa fé (…)»
Ou ia directo para o City ou o City conseguia colocá-lo num campeonato muito mais competitivo e próximo do deles (ou seja Francês, Alemão, Inglês, Espanhol ou Italiano).
Isto é o City ter demasiado dinheiro e querer agarrar qualquer puto que dê 2 pontapés na bola jeitosos…e nós, feitos idiotas, de mão estendida para aceitar qualquer esmola…
qualquer dia não temos jogadores nossos para valorizar e os que compramos ficamos só com 30% – 50 % do passe e os almadas desta vida rendem se derem nas vistas para ai uns 20%.
quero ver como é que uma sad sobrevive a isso, se calhar até sei, acho que todos sabemos
Camacho (tenho a certeza que Liverpool tem clausula de recompra)
Plata que temos 50%
Raphinha que temos 60%
Almada que temos 0%.
Do meu ponto de vista é absurdo…principalmente quando temos Jovane ou Matheus que temos 100% e que deviam ser as nossas maiores apostas. Estes 2 + Raphinha já suportava na boa um Plata ou Camacho…
Barriga de aluguer do City, para mim, não faz sentido em caso nenhum…
Este tipo de negócio faz sentido, no contexto certo. Como em tudo na vida, nem sempre, nem nunca. Parece que está na moda a radicalização, ou estás a favor, ou estás contra…ou é óptimo, ou é uma grande porcaria…
Ora, se vives uma altura de dificuldade financeira, a única forma de chegar a este tipo de jogadores é com parceiros. Faz tempo que o Sporting tem acesso a este tipo de mercado, jogadores destes passam mais pelo Porto e pelo Benfica, e o Sporting deixa de ser visto como interessante para os jovens sul americanos. Isto é um erro. Vocês acham que os jogadores vêm para a Europa porque amam os clubes? É por dinheiro ou porque sabem que a equipa em questão os vai valorizar.
Acho, muito sinceramente, que o Sporting tem tido uma boa postura no mercado. Manteve jogadores experientes, e acrescentou jovens com qualidade.
O próximo passo seria passar a mensagem ao mercado que não se vende ao desbarato, e acho que é aí que estão a falhar…
PS: vender Mateus Pereira o mais rápido possível, um jogador que pensa que tem que ser titular sem o justificar nunca vai dar nada. 10 a 15 milhões está feito. Ou empréstimo com opção de compra por estes valores. Temos pena, mas não tem cabeça. O pai dele que lhe explique
Os jovens que têm de apostar ou são comprados integralmente (ou muito perto disso…80/90% do passe) ou são os nossos!
Haver 1 caso em que temos uma % baixa ou um emprestado…ok.
Ter TODOS os jovens da equipa condicionais é uma estupidez…pelo menos na minha opinião. Quer desportivamente mas principalmente financeiramente. Vai acabar a estrangular o clube.
Vender ao desbarato? Qual desbarato? Eles não são verdadeiramente nossos…nem vender precisas. Mesmo que resulte tudo espectacularmente bem e o Plata venha a ter propostas de 30M ou 40M…vais vender um gajo crucial e receber 15 ou 20M?! E depois começas a chegar perto do final do contrato e nem ele quer ser vendido…como aconteceu no porco nos últimos anos…
Qual é o clube que viste resultar a sério com um modelo de % baixas ou empréstimos?! Não há…e o motivo pelo qual não há é que todos os que pensaram nessa estratégia foram ao charco…
Eu não consigo perceber esta estratégia a longo prazo e acho que vai ficar claro em 2 ou 3 anos que isto nos vai estrangular. Mas eu já aqui escrevi um post sobre qual seria a minha estratégia e a única que acredito que permitiria o Sporting a longo prazo limpar parte significativa do seu passivo e poder ter fôlego financeiro para ir novamente à luta a sério…
Se o modelo de negócio do Sporting tem de ir por comprar ou formar jovens promessas e vender mais tarde para gerar mais valias, com a estratégia de barriga de aluguer ou metade dos passes estamos a dar a parte de leão do core do negócio a outras entidades. E isto é quando correr bem, pois se correr mal ficamos com a parte de leão dos prejuízos pois nós pagamos os salários e deixamos de apostar num jogador 100% nosso.
Nada faz sentido, basicamente porque na visão de alguns, tudo que é feito pelo presidente do Sporting, Frederico Varanda e toda a direcção, não faz nem nunca vai fazer sentido.
A análise crítica e o juízo de valor é só feita nesse prisma.
Não há qualquer abordagem a este e outros temas de uma forma séria e honesta, portanto nada de novo.
Falando da situação em concreto, como já foi dito, percebo o conceito, o futebol (como indústria que é) vive também de parcerias estratégicas, ainda para mais, quando as finanças do clube não são neste momento suficientes para estar nesta “indústria” 100% isolado.
Além disso, acredito que a qualidade potencia qualidade, ou seja, com ter um plantel somente com prata da casa não é suficiente para sermos competitivos, a junção de elementos de qualidade ao plantel, jovens e ambiciosos, faz também com que todos (inclusive os jovens da academia) acompanhem este crescimento.
Eu vejo tudo de forma integrada, tanto intra como extra clube.
Não somos, nem poderemos ser nunca uma Albânia.
Abraços SL
Como é que este Messi ou Ronaldo não tem lugar no City? Nem no City nem em nenhum clube da PL ou Alemanha. Quer um quer outro tiveram lugar com esta idade no United e no Barcelona…
Quando foi o Godinho também não concordei com a estratégia de ter % baixas de passes…
Na vossa alvidez, acham que o problema não é de fundo e é de nome…e não é. Como podes ler por todos os meus comentários sobre este assunto, é muito mais profundo do que um sonho cor de rosa de parceria estratégica que não existe a não ser para o grande comer o pequeno.
Sabes qual foi o ultimo “grande parceiro” do City e o que lhe aconteceu? O Gil Vicente vai voar com a parceria com o City…
Se correr bem o City ganha um jogador pelo qual não tem de pagar mais. Se correr mal foram uns trocos que deitaram à rua.
Para o Sporting se correr bem não recebe nada, se correr mal fodeu-se porque nem jogador nem dinheiro nem passe nem vantagem desportiva. E pelo caminho ficaram os que tínhamos % de passe para vender nem que fosse por 4 ou 5 Milhões.
Mas aqui há quem sonhe que o Almada é o novo Messi e que vamos ser campeões porque vamos ter uma bomba 2 anos…um novo Messi ou Aguero que não cabe num grande campeonato como o Inglês, Espanhol, Alemão ou Francês…que precisa de adaptação à Europa e depois de adaptação a um grande campeonato. Fazer o quê?
tiago deixa lá, ó tempo volta para trás, estão com saudades e que a vontade lhes seja feita, nada a fazer.
se correr mal muitos desparecem do mapa como habitual outros vão dizer que não era bem isso que queriam mas já séra tarde, embora numa perpectiva de venda da sad num proximo fututo é a unica maneira infelizmente de trazer um bocado paz a nação Sportinguista.
Caro Max em primeiro lugar espero que esteja a recuperar bem, sem pressas.
Sobre a pré época, recordo tantos anos em que se ganhavam os jogos todos, grandes contratações e a malta a pensar: “este ano é que é”, começamos sem ilusões, pode ser que aconteça o inverso e o que começa mal acabe bem.
SL
Profecias Leoninas,
quarta-feira, 24 de julho de 2019
“O Exorcismo de Nova Jérsia
Se pelas coscuvilhices o ritual parecia completo,
afigurou-se pelas intriguices que era só de aspecto,
e afinal o Dr. Marquises que não é tão circunspecto,
foi ao ianque palanque exortar todo e qualquer padreco,
é preciso rezar para lhe apertar o cerco,
o diabo por aí anda e há que pô-lo a assar num espeto.
E se aturar uma praga de javalis já é um aperto,
imaginem em simultâneo arder o país,
e o Novo Sporting em New Jersey a produzir croquette,
esperemos que exorcisem o famigerado e insurrecto diabrete,
que é um bicho engraçado com cabeça, tronco e membros, asas, cascos e cauda e um pescoço do cacete.
Se isto não é digno de mais um surreal panfleto,
na senda de Dias Ferreira e Bettencourt no palco a dar concerto,
eu não quero saber de festival nenhum – nem do que for mais perto!
Ele referia-se a vocábulos. A juntar às calinadas portuguesas de Portugal, está a criar agora um novo léxico luso-brasileiro-calinês. E ainda está lá há pouco tempo. Mais uns mesinhos e até um novo sotaque vai criar.
everton – monaco
braga – lille
porto – betis
milan – m. utd.
monaco – valencia
braga – monaco
benfica – milan
real – atl. madrid
Sporting – valencia
wolves na china
porto – monaco
valencia – inter
A um nivel mais baixo:
famalicao – guimaraes
guimaraes – rio ave
famalicao – aves
rio ave – famalicao
aves – guimaraes
rio ave – porto b
Era interessante ver todas as transferências entre todos estes clubes, fica o desafio.
E se souberes de alguém para falar sobre o surf avisa o Cherba…. até ao momento ainda ninguem sabe sequer que temos essa modalidade.
Dava jeito divulgar mais…. porque as babes gostam de ir ver o mar.
Volta mais tarde. Já vi que és dos que desdenham mas quer comprar. O que seria de ti sem um dia de dramas? Um dia sem derramares a tua superioridade e falares dos sofás dos outros… Tem calma. Estamos em tempo de férias, e diz que a praia é boa pela manhãzinha, que o Sol não faz tanto mal e coiso. Lá para o meio-dia, enquanto o pessoal espreita o tasco enquanto espera que o almoço chegue à mesa num qualquer restaurante deste país.
Eu hoje espero não me indignar com mais nada, já me chega a indignação por ter de me indignar quase todos os dias. A piadola dá a entender que a culpa é minha, mas não é.
Andamos nós a definhar há dois anos sem um lateral esquerdo a sério e agora arriscamos ver Coentrão a jogar no Porto e a pôr em pratica toda a sua experiência que por aqui foi considerada “velhice” !
Ainda por cima podia ter sido uma aposta sem grandes custos para o Sporting !
Espero que até final desta época dê transferências se consiga vender o dost por uns 15 a 20 milhões. Que se venda o diaby por uns 10 milhões. Que venda alguns jogadores como Jefferson, ilori, rosier e afins, que se mantenha o BF e não se compre mais ninguém. Espero que a notícia do Dala seja mentira. Espero ver uma época de afirmação nas alas com jovane e raphinha, vietto atrás de Luiz Phillipe com Bruno Fernandes no apoio. Época de afirmação de doumbia ou que batagllia recupere da lesão. Acuna na lateral esquerda com a lateral direita a risto ou gaspar. Mathieu e Coates com neto a jogar para dar descanso a Mathieu e renan na baliza. Espero que se esteja a namorar o Mathieu para ser o futuro treinador do Sporting, quando o Keizer sair seja para ir treinar um grande colosso europeu ou simplesmente por que as coisas correram mal.
Que bonito é a pré época, e de pensar que pode ser uma realidade ter robertone Thiago almada vietto e diaby como quarteto ofensivo, é um ataque de sonho 🙂
A LPM a fazer um excelente trabalho. Já transformaram as rezas em ataques ao venfique…
Tenho de reconhecer que isto é dos melhores spins que já vi! Dos melhores de sempre!! Abençoados 3 milhões para a lpm! Como é que se transforma, uma frase-tentativa-de-piada-infeliz, dirigida a uns padres em Newark… Num ataque ao slb. De génio! Oremos irmãos! pic.twitter.com/U5MToJFOcD— KukaGR (@KukaGR) July 24, 2019
Parece que esse discurso dos “Padres” do “nosso” presidente não agradou ao André Ventura que lembrou que quando as coisas correm mal no Sporting é normal que ataquem o Carnide para desviar as atenções dos resultados desportivos e financeiros, e da incapacidade de venderem BF.
Aproveitou e lembrou que os processos das rescisões no TAD estão perto de serem tornados públicos e que não compreende que o presidente, que deveria defender os interesses do Sporting, permita a venda de Rafael Leão sem agir. Ou se calhar há certas coisas que o impedem de agir…
Mas o fivelas não é um spin doctor nato?
. Comigo BdC não será expulso. >Já foi expulso
. Comigo as modalidades à carnide é para acabar. >Abriu o Surf!
. Não temos dinheiro e o crl. > Comprou o jogador mais caro da historia do clube, avaliado em 7M e pagou “apenas” 7.5M por 50% do passe
. Unir o Sporting >Nunca o clube esteve tanto unido
Comeco a ter medo que a mentir tanto ainda chegue a primeiro-ministro…… ouviste costa? tens concorrência da grossa.
O Almada, diz quem conhece, é um craque daqueles que não engana, que naturalmente chegando a uma Premier League aos 18 anos pode ter algumas dificuldades de afirmação.
Entre jogar nos sub-23 do City ou jogar numa equipa candidata ao título numa liga periférica, a adaptação pode ser, pelo menos em teoria, melhor para estes lados.
Se o jogador confirmar ser uma mais-valia, um daqueles jogadores que resolve jogos complicados, é mais um talento a contribuir para as vitórias.
A questão de tirar lugar aos que já cá andam e que temos 100% do passe é relativa. O Sporting tendo os melhores jogadores, está mais perto de ganhar. Os melhores jogadores, ajudam outros jogadores a ficarem melhores. Uma equipa vencedora, em teoria, estará mais valorizada que a que não ganha. No final, o Almada ou outro qualquer, pode não render dinheiro ao clube, contudo, pode trazer rendimento desportivo e consequente valorização de outros ativos que estão no clube.
Num plantel de 25 se tivermos um grande craque nestas condições, parece-me que só temos a ganhar.
Malta com potencial, estão a ver. Pode dar, pode não dar.
Se der quem ganha são os outros. Se não der quem perde são os outros. E nós … nadica de nada :).
O outro bónus é que se acabavam as discussões sobre se as contratações são bem feitas. Deixavam de existir contratações.
É todo um outro paradigma. Uma epifania daquelas capaz de transfigurar o Sporting para voos bem mais elegantes.
Pelo caminho, torna-se óbvio que não precisamos de Alcochete, de scouting e de outras coisas acessórias. Os outros que façam formação, que façam scouting, que giram academias, que contratem jogadores e por aí fora.
O que interessa é o rendimento desportivo. A sobrevivênci e sustentabilidade do clube e da sad são aspectos acessórios.
Esta parece ser a nova máxima deste novo Sporting.
Certo, assim sendo os últimos 3 anos de política desportiva de BdC foram uma valente merda para ti!!
Sabes que as coisas têm vindo a mudar.
Por si só o acesso à Champions muda muita coisa, prémios, bilheteira, transmissão TV, e a montra que é para os jogadores e para o próprio clube!!
Se falares de existir um projecto sustentado, que pode demorar anos a implementar mas que não ficará dependente da bola que entra ou não, aceito mas ainda continuo sentado à espera e falamos não dos últimos 5 anos mas sim de talvez de 15 a 20 anos.
“O médio da Costa do Marfim que jogava no Akhmat Grozny teve um custo total de 4,28 milhões de euros (que podem ainda subir mais 500 mil euros por objetivos), entre valor por 100% do passe (3,8 milhões) e comissões (480 mil euros). Os russos ficaram ainda com 25% da mais valia numa futura transferência. Já Cristián Borja, colombiano que chegou dos mexicanos do Toluca, custou 3,1 milhões que podem ainda chegar aos 3,8 por 80% do passe, salvaguardando a opção de compra dos restantes 20% até ao final do ano.”
É um facto. Deram para o torto. O rendimento desportivo foi uma bosta e o rendimento financeiro uma merda … mas o clube não se ressentiu desse facto.
Porque entretanto tiveste jogadores, que pertenciam integralmente ao Sporting, que te garantiram o rendimento financeiro.
Digam o que disserem, mas a opção do passado (para não falar em nomes) de o clube ser detentor dos direitos desportivos e económicos dos jogadores a 100% ou perto disso, foi uma das melhores decisões e talvez a que salvou o Sporting do descalabro.
No último ano de BdC mesmo sem os processos de rescisão acabamos o ano sem tusto… A isso chamo navegação à vista!!
E tu dizes que com Campbell e companhia o clube não se ressentiu?? Lembras-te que tivemos que largar lastro em Janeiro??
Concordo quando dizes que é importante ter 100% dos direitos económicos dos jogadores, mas houve compras nos últimos tempos que revelam alguma dificuldade em fazê-lo, casos de Piccini, BF, Battaglia, Lumor, e mais um ou outro.
Sem um tusto meu cabrão?
O clube estava em vias de recomprar a maioria da SAD…. 80% do capital! Era com notas do monopólio?
O clube estava a chegar à Champs, se os fdp não decidissem baixar os bracos na Madeira para se colocarem ao fresco.
O clube tinha e tem um contrato de 500M com a NOS…..
Sem um tusto estavam os teus pais, e por isso não abortaram.
Tanto terminamos o ano sem tusto que se os 16M de William tivessem entrado em Junho a SAD tinha apresentado novamente lucros!
Sem as rescisões vendias Patrício e William e tinhas o pagamento de todos os compromissos assegurado. Com o EO de 15 milhões irias negociar as vendas com a vontade, com o EO de 60M assegurarias o pagamento do EO anterior e conforto financeiro até final da época. Mesmo assim estava prevista a redução da massa salarial como Carlos Vieira assegurou antes das rescisões.
Parece-me que navegação à vista é o que temos agora.
“No último ano de BdC mesmo sem os processos de rescisão acabamos o ano sem tusto…”
Como?
É preciso ter muita lata ou falta de noção.
Ficámos tão sem tusto que logo a seguir nas eleições tinhas 7 candidatos!!
Estavas a um passo do acesso à Champions (que os jogadores miseravelmente sabotaram), com um EO perfeitamente planeado e resolvido e bastava vender dois jogadores para cumprires financeiramente.
São estas merdas que tiram qualquer um do sério.
Não gostavas do BdC? Óptimo, nada contra. Tens esse direito.
Mas mentir e reescrever a história?
Nojento.
Ou do Seydou Doumbia, 29 ou 30anos, com um ordenado estratosferico, e opção obrigatória de compra por 7 ou 8 milhões.
Este estaríamos a pensar vendê-lo a quem com 31anos(imaginando que faria 2 épocas) e por que valor?
Tínhamos 100 % do passe, penso eu.
JJ quando não os quer não só não os aproveita com faz pior, derrete-os.
Com ele Wendel era outro Bruno Paulista.
E ainda estou para perceber em que o Borja é melhor que o Lumor, outro “arrumado” por JJ.
Não discuto, até porque também tinha expectativas em relação ao jogador… mas numa perspectiva de futuro
não era um bom negócio.
O que veio a verificar-se… penso que foi bom para a Roma.
O Matheus também não era um bom negócio numa perspectiva de futuro…
O Doumbia tinha tudo para dar certo em bastantes jogos, como deu em Atenas…
O que eu rezei para o JJ o colocar no lugar do Dost contra a Juventus em casa enquanto estávamos a ganhar 1-0 e a Juve a dar tudo para chegar ao empate.
Aqueles 3 ou 4 contra ataques em que podemos fazer o 2-0, com o Doumbia em vez do Dost podiam ter mesmo feito a vitória cair para o nosso lado!
E este é só um exemplo…
A questão não é o grande craque ter dificuldade em jogar. Já viste bem a equipa do City? O Gabriel Jesus teve poucas oportunidades este ano! Olha o Sporting ter o Gabriel Jesus…
O Bernardo Silva teve um ano a começar do banco antes de assumir o lugar, depois da época que se lhe conhece.
Estamos a falar num jogador que tem 18 anos, é um diamante em bruto, daqueles que já se fala como uma das grandes promessas argentinas da atualidade. Podemos ter a sorte de acolher um jogador desses para lapidar e obter o rendimento desportivo.
O futebol e o próprio mercado estão diferentes, os valores que se falam cada vez são mais absurdos, e uma parceria com um clube que pode investir meio bilião de euros por época parece-me uma alternativa mais interessante que a submissão aos interesses de um super agente qualquer. Não é a única alternativa, mas é uma delas e que pode efetivamente trazer algo de positivo.
Não é no City. Não tem lugar no campeonato inteiro. Tomara o City poder emprestar para o Alemão.
Ou achas que o City prefere emprestar para um campeonato de merda como o nosso?
Eu prefiro apostar nos nossos e quando compramos, comprar-mos 100% do passe. Ou no limite dos limites ter 1 ou 2 casos com % mais baixas. Ter TODOS os extremos nestas condições é um disparate.
O Gabriel Jesus não precisou de passar por Portugal. Era craque mesmo. O B. Silva não precisou de passar por Portugal. Quem vem para Portugal é quem eles têm mais duvidas. Eles e os outros porque ninguém se chega à frente para receber o emprestado…
Então mas o City está a colocar o jogador em Portugal porque calhou ou porque a parceria com o Sporting existe?
A parceria até agora só serviu para dizer que existe mas que não vemos proveito nenhum disso.
Por alguma razão o City viu com bons olhos a parceria com o Sporting, desconheço se têm mais com outros clubes de outros países.
Acho que se o City não tem interesse em emprestar jogadores para o nosso campeonato, não tinha estabelecido parceria connosco.
Concordo com a tua visão de termos a % do passe na totalidade e de se apostar nos nossos. Por outro lado este negócio trata-se de receber um prodígio que andam a pedir para cima de 15M por ele. Está fora do nosso alcance nas condições normais. Arranjou-se uma forma de se criarem condições para que eles possam vir.
O Gabriel Jesus chegou lá com 19, primeiro ano jogou muito pouco e depois explodiu. O Guardiola, que acredito que tenha uma palavra a dizer na construção do plantel e das transferências, é que pode dar o aval para que isto aconteça, por achar que é o melhor para o jogador, que é o melhor para a equipa. O Sporting não está obrigado a aceitar o jogador. O Sporting está a pôr-se a jeito de receber um craque para ser mais um na luta pelos objetivos.
Não me consigo opor a esta situação, pois no plano teórico faz sentido. Se se concretizar, vamos ver como corre e perceber se isto faz sentido ou não.
É natural que as opiniões possam divergir nesta fase. Penso que depois de vermos como corre, estas opiniões podem alterar-se, faz parte.
Jogou muito pouco? Chegou a meio do ano e foi logo um suplente que entrou muitas vezes e até foi titular várias vezes…
Se fosse um Gabriel Jesus ia para o City, não vinha para o Sporting. Se fosse perto de um Gabriel Jesus ia para outro clube da liga inglesa ou da liga alemã que é onde os clubes ingleses hoje em dia querem colocar jogadores…
Sinceramente digo…vocês andam a sonhar se acham que vem aí um Gabriel Jesus ou um Messi ou sequer parecido…
11 jogos em meio ano…ele chegou no final de Janeiro.
Chegou a meio do ano para integrar uma equipa com um sistema muito trabalhado como o City, numa fase crucial da época, teve 1 lesão e ainda fez 11 jogos…
Não conheço o jogador só de YouTube, e por alguns comentários e alguma pesquisa na net, vale o que vale!
Se poderá acrescentar no Sporting?… Pois não sei, já assisti a tanta coisa que só gosto de falar depois.
O que é certo é que os adeptos do Velez não querem a sua saída, e dizem que têm 3 jogadores diferenciados dos demais, Thiago, Robertone, e Matias.
Em Inglaterra só têm licença automática para trabalhar jogadores internacionais A. Quem não é tem de pedir uma licença especial, que pode ser concedida ou não.
Não se entra em Inglaterra por se ser craque, conceito que é subjectivo!
Na Liga alemã há a dificuldade da lingua, que um argentino não tem em Portugal.
Enfim, opiniões…
É para dizer mal, então tudo serve…
Estás a brincar certo? Não foi para a Liga Alemã por causa da língua?!
Mais parece é que para defender tudo serve…
Já no final do ano passado o Tiago escreveu um post do que defende para o Sporting e o que gostava de ver. Não estou a dizer mal porque sim. Vai ler esse post novamente e rapidamente vais concluir que quem escreveu aquilo não pode concordar com um empréstimo deste tipo ou por compras de % baixas de passes.
Eu perguntei se ele é craque porque é que não foi emprestado para a liga Alemã por exemplo (que hoje em dia é brutalmente bem vista em Inglaterra para formar jogadores, principalmente depois do J. Sancho). Tu disseste que na liga alemã tinha o problema da língua…
Penso que não carece de mais explicações quanto ao português…mas caso haja outra explicação para teres respondido com “tem o problema da língua” a outra pergunta que não porque é que não foi emprestado para lá, então faz favor…
Aquele golo em Guimarães no último minuto… Bem me lembro do murro que dei na mesa! No 1º jogo tinham empatado em casa com o Marítimo, e aí ficavam logo a 4 pontos e a contestar o JJ.
Ok,o Eliseu também deu um campeonato aos lampiões quando marcou no Bessa no último minuto senão tínhamos passado à frente e já depois do fatídico jogo do falhanço do Bryan Ruiz.
Que o Coentrão sabe muito do jogo ninguém duvida. Foi muito bem trabalhado no Sporting no ano que cá esteve, dos melhores que vi a fazer a posição.
O ano passado não teríamos ficado mal servidos com ele.
Depois de um ano a marinar em Vila do Conde é difícil de prever em que condições vai aparecer.
Se eu tivesse um Alex Telles para titular, não me importava de ter o Coentrão como alternativa, consciente do seu papel secundário, até porque o brasileiro tem estampa física para 50 jogos por época.
Há quem prefira Dramés e Sackos, mas possa dizer de peito feito são nossos que ter um Thiago Almada em parceria. É a chamada gestão à macho latino (com direito a macacadas nos écrans do estádio e na Sporting Tv para assegurar que é mesmo macho, mas finge dores nas costas quando se sente apertado para sair de fininho).
24 Julho, 2019 at 7:51
Bom dia…
Almada só fica 2 anos….
Que compromisso com o clube…. fazes a pré-escola numa escolhinha fácil fácil, e quando for para a primária já sabes que vais para os salesianos… é bom… venham mais… futuras estrelas…formar para quê… só se for para fazer o mesmo… formar, gastar, preparar… e uiiiii… toma lá Guardiola… está no ponto, para lhe foderes a cabeça…tal como gostas….
A nós sócios mandam-nos para a casa da terceira idade…vai lá…que lá não chateias…. caladinho, que a gente arranja alguém para mudar o canal e mudar a faldra… e já agora… silêncio caralho…toma o comprimido…. chiuuu!!!!
Portanto ou isto é uma parceria que só funciona para um dos lados…ou somos mais uma barriga de aluguer…. fodasee… qual 50%, qual que…
PS-Haja melhores coisas para fazer e onde gastar o dinheiro… estou a falar do meu, hoje temos Muse…
24 Julho, 2019 at 7:56
Esse tipo de negócios são normais… não podemos exigir que emprestemos os nossos melhores jogadores sem opção de comprar para não acontecer o que aconteceu ao Demiral e depois querer que os grandes invistam milhões em futuros craques para depois os emprestarem para cá com opção de compra ou nos darem percentagem do passe…
Falo desse negócio depois de saber as condições e se o mesmo se vier a verificar, do que pagamos do tempo de permanência do que teremos ou não do passe…
E mesmo que o City pague tudo e que venha para cá só emprestado o sucesso do negócio vai depender muito do que ele render desportivamente, como aconteceu em outros casos tipo Di Franceschi por exemplo…
24 Julho, 2019 at 8:09
ahhhhh… quem?? o italiano ??? extremo esquerdo… grande bebedeira…. olha que ainda é cedo…
E achas normal…ok… já vi, que és tuga com orgulho… comer e calar… boa !!
Parceria de 50% ok, até aceito 30%…. mas barriga de aluguer, tirar lugar do onze, do plantel de jogadores nossos !!!! Porra, santa inteligência…. Valorizar o que é dos outros… em gajos que vem das berças do futebol… que podem muito dar um Alan Ruiz, e correr está quieto…
Diz-me 1 jogador dispensado pelo City…que esteja a treinar connosco, nem para caixote do lixo serves…
Já agora, diz-me 1 jogador indicado por keizer que esteja a treinar connosco… um gajo que criou este Ajax que deslumbra o mundo…este mago…que deve conhecer o mercado holandês como apalma da mão… e diz-me 1 jogador…
Banha da cobra….banha da cobra….. banha da víbora.
VALEU BADEU !!!!
24 Julho, 2019 at 8:14
Como te disse falo quando souber os termos do negócio! O que escrevi não é nada disparado… e isso de comer e calar comigo não pega critico quando tenho acho que tenho que criticar não em função do presidente que está no clube!
Ficamos com 50% do passe se pagarmos metade da transferência simples… se não pagarmos nada achas que vamos ficar com 50% do passe?
Como disse mais uma vez é preciso saber o que pagamos para avaliar o negócio se existir mesmo negócio… o que escrevi anteriormente foram varias possibilidades de negócio…
24 Julho, 2019 at 8:15
E depois misturas tudo nem falei do Keizer nem nada… falei apenas de uma possibilidade de negócio… és doente a sério!
24 Julho, 2019 at 8:35
O Keizer é chamado para que tu vejas que ele é apenas mais um acessório … como nós no negócio do Almada…
O objectivo é foder a chafarica para se vender a SAD… antes que venha um coreano, mais magro, mais educado, mais bebido, mais polo do do jácaré… e queira dar o clube os sócios… vê lá a chatice…
24 Julho, 2019 at 8:20
Diga-me uuuuummmmm!
Z
24 Julho, 2019 at 14:32
Brilhante!
Facamos mal com os nossos activos e bem com o dos outros.
24 Julho, 2019 at 10:29
Drama 1 do dia!!!
O City compra e SÓ empresta 2 anos…
Quando o Palhinha foi emprestado 2 anos, também foi um drama… Dois anos? Tanto tempo? Que estupidez…
24 Julho, 2019 at 11:44
1 milhão por Matheus. Lol
24 Julho, 2019 at 11:45
Dá para pagar meio Almada emprestado. Gosta?
24 Julho, 2019 at 11:44
E para mim foi. E o trolha aproveitou para gozar o Sporting e o Cintra.
24 Julho, 2019 at 11:48
As galinhas fizeram isso com o Ramirez e só lhes deu um campeonato. E já se sabia que no 2º ano ia para o Chelsea do Mourinho.
24 Julho, 2019 at 12:16
As galinhas não ganham campeonatos à pala de jogadores. Esquece lá isso.
24 Julho, 2019 at 12:42
Lol .
Há pessoal que continua a ver o filme em vhs e isto já está em cenas pós créditos.
24 Julho, 2019 at 15:56
Continua assim…
24 Julho, 2019 at 7:53
Bons dias!
Hoje é dia de ir emborcar e dancar até cair para o lado, é dia de 24 de Julho!!!
Por falar em cair para o lado, é obvio que quem escreve os comunicados do novo-sporting é o Jubas, e ele anda a passear na Times Square. Vamos dar tempo ao rapaz para voltar de férias e ter tempo para colocar os emails em ordem.
24 Julho, 2019 at 7:53
Pequeno inquérito para curiosidade pessoal:
– seria preferível para o Sporting alinhar no esquema e estabelecer ligações com um agente que representa tudo o que está de errado no futebol mas com isso vender qualquer calhau com olhos por valores ridículos, equilibrar as contas e aceder a jogadores melhores;
Ou
– continuar pobre mas honrados e vender o melhor jogador das últimas épocas pelo preço real dele mas com isso ficar fora das jogadas que efectivamente decidem o campeonato?
24 Julho, 2019 at 7:58
Mas é possivel nomear um clube que tenha lucrado com os negócios do mendes?
Isso é que o pessoal tem de perceber, vender o manel por 50 para depois comprar o javi por 35, não é vender por valores ridiculos, é simplesmente lavagem de dinheiro.
Faz lembrar o famoso negócio de penetracão chinesa, onde se pagou 2M por…. nada. O protocolo é para AJUDAR na penetracão, não é nada de concreto.
A unica pessoa que lucra com os negocios do mendes é o famoso super agente.
24 Julho, 2019 at 8:05
Pequeno aparte sobre a penetração: ” com cuspo e jeito não há cu estreito” C. Ronaldo 2009
24 Julho, 2019 at 8:20
O Rei Ronaldo é o maior, joga bem em qualquer posicão, até por trás ele marca!
24 Julho, 2019 at 8:01
Boa questão… não falo do caso do BF mas dava 20 ou 30% ao Mendes se conseguisse despachar todo o entulho que temos!
24 Julho, 2019 at 9:54
por falar em entulho, o jefferson já foi?
24 Julho, 2019 at 9:28
Já estive para colocar essa questão, mas duvido que vá obter muitas respostas.
A pergunta resumida seria assim:
Prefere conquistar a glória com esquemas e práticas pouco claras, como os outros fazem? Vote SIM
Prefere continuar a tentar, sem esquemas e sem pôr em causa o bom nome do Sporting Clube de Portugal? Vote NÃO
Os boletins de voto seriam numerados, assinados e carimbados para não haver fraude, e os Sportinguistas ainda teriam direito a uma experiência à Sporting ao serem arrastados por um segurança até a saída.
Algo me diz que se um.dia houvesse essa consulta o SIM ganharia com 71% das preferências.
24 Julho, 2019 at 14:34
O jogo do preferes.
Vamos a isso!
24 Julho, 2019 at 9:30
Mas qual é o clube do Mendes que tu conheces que tem as contas realmente equilibradas? Estás a gozar não?
A tua premissa é totalmente errada. Consegue colocar qualquer calhau com olhos mas tem de pagar para isso em vez de receber. E tem de pagar em grande…
24 Julho, 2019 at 10:00
Vocês acham mesmo que há clubes completamente estúpidos que pagam só porque o JM aparece com um jogador?
Não…não acontece. O JM coloca os jogadores mas ninguém paga. Fica sempre na orbita do Mendes (não é por acaso que isto começou com o fim dos TPO). A transacção é fictícia e compensada por outras.
E depois há o final. O Mendes faz isto se ele ficar com o Filet Mignon do clube. É aí que ele lava dinheiro a sério. Ele colocaria os nossos excedentários se lhe déssemos o negócio BF. E ao todo éramos capazes de receber 20 ou 30M dos 90M anunciados pela venda do BF e do entulho não vias um tostão…
24 Julho, 2019 at 10:02
Só o Riga é que acha que o City paga 80 ou 90 M só porque lhe aparece o Mendes à porta…e aparecendo outro empresários eles passam logo a pagar menos.
O City paga o mesmo, com Mendes ou com outro. O valor final anunciado é que é muito diferente…
24 Julho, 2019 at 10:57
não expliques que não vale a pena tiago, o pessoal fica cego com tanto milhão
24 Julho, 2019 at 13:49
Exactamente. É um carrosel, os jogadores rodam mas o dinheiro é simplesmente lavado.
Quem ganha com os negócios são os privados que lá metem o dinheiro para lavar, o mendes, e o pessoal nos clubes que mete ao bolso (não estou a insinuar que o orelhas mete ao bolso…. longe de mim fazer tal acusacão).
24 Julho, 2019 at 9:57
Se queres ter sucesso desportivo e financeiro no futebol, só sendo vigarista, desonesto, corrupto! É isso!??
É assim que se coloca a questão!? Ok
24 Julho, 2019 at 10:19
bem visto meu caro.
Então a duvida agora é: queremos ser vigaristas, desonestos e corruptos mas campeões? ou honrados e na mesma?
Sempre que leio uma noticia sobre estes “agentes” e os podres do futebol faço figas para que o nome Sporting não seja citado. O negocio do Chang e dos 2 milhões para a China merecem ser bem explicados.
24 Julho, 2019 at 10:27
Estou totalmente de acordo contigo quanto ao negócio do wang!
No dia em que deixar de acreditar que é possível vencer com honra, com verdade, é o dia em que abandono o futebol. Há tanta coisa “saudável” na vida para se gostar…!
24 Julho, 2019 at 10:44
ahah fds enganei-me no nome do rapaz. nada racista da minha parte. My bad
24 Julho, 2019 at 11:19
Chang é uma cerveja da Indonesia 🙂
24 Julho, 2019 at 10:40
A questão é um bocadinho ínvia e simplista mas o princípio que lhe subjaz é fundamental para posicionar o Sporting numa estratégia de futuro.
O futebol, enquanto desposto, já era. Isto agora é negócio. Os campeonatos nacionais cada vez terão menos importância e o caminho é o de uma futura Liga Europeia na qual o Sporting não terá lugar.
Já se percebeu que ficámos para trás internamente (há longos anos) por incompetência própria, por falta de visão estratégica, pela implementação interna de um sistema que só permite alimentar dois clubes grandes (vide as vagas para a CL) e todos os esquemas sobejamente conhecidos que permitem a prepetuação de dois clubes nesse mesmo sistema.
Posto este cenário o que é que faz do Sporting um clube grande, ou com dimensão europeia/internacional?
– A massa adepta, pela sua dimensão, resiliência e (para o bem e para o mal) espírito crítico;
– A dimensão eclética que permite implementação dentro e fora do território nacional. Notem que aqui há tempos falou-se de uma forma acerca do ciclismo que me faz crer que alguns adeptos não têm noção da sua importância histórica na expansão da marca Sporting; e
– A academia de talentos que, até há bem pouco tempo, produzia dos melhores jogadores do mundo contribuindo para que o nome do Sporting fosse conhecido.
Aqui chegados creio que o futebol devia ser tratado como mais uma das modalidades que o clube tem. Nem mais nem menos. Abraçar a ideia (romantica bem sei) de que se investe o que se pode, que se priviligia a prata da casa, os recursos formados internamente e se tem um projecto que não é mais do que isso: competir com os recursos existentes dentro de critérios economicamente racionais.
Defender abertamente que se abraça a ideia de um modelo de futebol europeu que promova a aproximação dos clubes “novos ricos” com os de segunda linha por via de introdução de normas de limitação de orçamentos, etc.
Tentar agregar clubes históricos, com massa adepta como Athletic, Steaua, Estrela Vermelha, West Ham, Hamburgo, (etc) – no fundo aqueles clubes que mais prejudicados ficaram com a evolução do novo modelo CL, extinção da Taça das Taças e reformuação da Taça UEFA, para pugnar por um modelo competitvo mais justo.
Notem, a título exemplificativo, que desde que foi introduzido o novo modelo CL houve muito menos “novos” vencedores da competição do que antes de 93 e que neste formato há campeões de países europeus que NÃO COMPETEM na fase de grupos, prejudicados pela ida dos segundos, terceiros e quartos (!?!?!) classificados das maiores ligas.
Enfim, respondendo à questão, defenderei sempre que sejamos, efectivamente, um clube diferente!
Ganhar? Sempre! A todo o custo? Nunca.
SL
24 Julho, 2019 at 10:42
*desporto
*Privilegia
24 Julho, 2019 at 10:48
Carissimo é isso!
A minha questão é, se todos fazem o mesmo e com sucesso, nós queremos fazer também ou abandonar de todo a essa e lutar mais e melhor contra o que está definido?
24 Julho, 2019 at 10:51
Epa…
Se já tentamos copiar o modelo e não tivemos resultados…
Se calhar estava na altura de tentar fazer algo diferente… Pioneiro… Alternativo… Revolucionário…
Algo… Sportinguista!
24 Julho, 2019 at 11:04
Qualquer modelo que fosse explicado claramente aos sócios , que tivesse em conta os princípios que elencou, e que garantisse a sustentabilidade do Clube e da SAD, acredito que teria a aceitação dos sócios e adeptos.
Um projecto!
E é como diz, ninguém melhor do que nós para iniciar algo verdadeiramente inovador.
24 Julho, 2019 at 11:15
Nem mais!
Que falta nos faz isso mesmo… Um projecto explicado com clareza e transparência!
24 Julho, 2019 at 10:57
Excelente comentário, LM!
Subscrevo!
24 Julho, 2019 at 12:25
+1 🙂
24 Julho, 2019 at 12:28
LM, és capaz de estar lá! eu, pelo menos, estou de acordo contigo, mas esqueces-te (ou preferes não referir…) de que primeiro que tudo há uma Sad para vender. Depois disso, e com o que restar, logo se vê o que se pode fazer.
A não ser que entretanto aconteça algum milagre…
24 Julho, 2019 at 13:35
Esta minha opinião não é de agora… Vale hoje como valeria há 5 ou 10 anos…
Esqueces-te (ou preferes não referir) isso… 😉
O Futebol não mudou ontem… O cenário que vivemos hoje poderia ter sido antecipado e, tendo sido previsto, o Sporting dever-se-ia ter posicionado de forma a estar mais apto a fazer face aos desafios que enfrenta presentemente.
É que se calhar é por andarmos à espera de milagres há 40 anos que só aconteceram 2… e talvez seja preciso um bocadinho mais do que fé da parte daqueles que têm ou tiveram a honra de servir o Sporting Clube de Portugal ocupando, transitoriamente, cargos directivos.
Fé temos nós… Inabalável, diga-se!
Aliás, não é à toa que o cântico reza: «(…) És a nossa fé (…)»
SL
24 Julho, 2019 at 12:28
Bom comentário!
24 Julho, 2019 at 8:08
Bom dia amigos da Tasca..,
Desejo para todos óptima saúde…
Eu vou indo… não a 100% mas melhor…
Abraço e SL
24 Julho, 2019 at 8:23
Isso aos poucos vai lá…..
Os 100% podemos apontar para a Supertaca, para haver celebracão da grossa.
24 Julho, 2019 at 8:58
Espero estar na apresentação…
Abraço e obrigado
SL
24 Julho, 2019 at 9:07
Bom dia Sr.Max,
Um dia de cada vez, como se costuma dizer.
Continuação de boa recuperação.
SL
24 Julho, 2019 at 9:42
Continuação de boas melhoras! Até aos 100%!
Grande abraço!
24 Julho, 2019 at 12:23
Isso é que se quer ouvir!
As melhoras!
24 Julho, 2019 at 12:26
🙂
24 Julho, 2019 at 12:30
Isso é que é preciso!
Que continue a recuperar bem, Max.
24 Julho, 2019 at 8:09
Só me interessa saber uma coisa , o Almada é craque ou não ?
24 Julho, 2019 at 8:47
É tão craque que quase que foi á copa América….
É tão craque que quase o Guardiola o quis no City este ano…
É tão craque que nem ao mundial sub-20 foi convocado…
É tão craque que já marcou 3 golos no campeonato argentino…
É tão craque que jogou 16 jogos no campeonato argentino…
É tão craque que fez 2 assistências no campeonato argentino…
… mas é melhor que a alternativa o Robertone … essa estrela que nos vai safar na supertaça…
24 Julho, 2019 at 9:04
Só te falta dizer que tem 18 anos!
E que nesta próxima aínda pode jogar até nos Sub19!
Pequenas coisas só 🙂
24 Julho, 2019 at 9:16
craque com 18 anos conheci alguns
24 Julho, 2019 at 13:06
Eu ontem perguntei e ninguém me soube responder quem é Mateus Fonseca. Era só o nosso maior craque da geração 90-94 aos 18 anos
24 Julho, 2019 at 9:27
Se fosse craque não vinha para o Sporting…
Ou ia directo para o City ou o City conseguia colocá-lo num campeonato muito mais competitivo e próximo do deles (ou seja Francês, Alemão, Inglês, Espanhol ou Italiano).
Isto é o City ter demasiado dinheiro e querer agarrar qualquer puto que dê 2 pontapés na bola jeitosos…e nós, feitos idiotas, de mão estendida para aceitar qualquer esmola…
24 Julho, 2019 at 9:36
qualquer dia não temos jogadores nossos para valorizar e os que compramos ficamos só com 30% – 50 % do passe e os almadas desta vida rendem se derem nas vistas para ai uns 20%.
quero ver como é que uma sad sobrevive a isso, se calhar até sei, acho que todos sabemos
24 Julho, 2019 at 9:41
E ingerivel…
Este ano os nossos extremos podem ser:
Camacho (tenho a certeza que Liverpool tem clausula de recompra)
Plata que temos 50%
Raphinha que temos 60%
Almada que temos 0%.
Do meu ponto de vista é absurdo…principalmente quando temos Jovane ou Matheus que temos 100% e que deviam ser as nossas maiores apostas. Estes 2 + Raphinha já suportava na boa um Plata ou Camacho…
Barriga de aluguer do City, para mim, não faz sentido em caso nenhum…
24 Julho, 2019 at 9:50
completamete de acordo tiago.
24 Julho, 2019 at 11:04
Este tipo de negócio faz sentido, no contexto certo. Como em tudo na vida, nem sempre, nem nunca. Parece que está na moda a radicalização, ou estás a favor, ou estás contra…ou é óptimo, ou é uma grande porcaria…
Ora, se vives uma altura de dificuldade financeira, a única forma de chegar a este tipo de jogadores é com parceiros. Faz tempo que o Sporting tem acesso a este tipo de mercado, jogadores destes passam mais pelo Porto e pelo Benfica, e o Sporting deixa de ser visto como interessante para os jovens sul americanos. Isto é um erro. Vocês acham que os jogadores vêm para a Europa porque amam os clubes? É por dinheiro ou porque sabem que a equipa em questão os vai valorizar.
Acho, muito sinceramente, que o Sporting tem tido uma boa postura no mercado. Manteve jogadores experientes, e acrescentou jovens com qualidade.
O próximo passo seria passar a mensagem ao mercado que não se vende ao desbarato, e acho que é aí que estão a falhar…
PS: vender Mateus Pereira o mais rápido possível, um jogador que pensa que tem que ser titular sem o justificar nunca vai dar nada. 10 a 15 milhões está feito. Ou empréstimo com opção de compra por estes valores. Temos pena, mas não tem cabeça. O pai dele que lhe explique
24 Julho, 2019 at 11:16
Os jovens que têm de apostar ou são comprados integralmente (ou muito perto disso…80/90% do passe) ou são os nossos!
Haver 1 caso em que temos uma % baixa ou um emprestado…ok.
Ter TODOS os jovens da equipa condicionais é uma estupidez…pelo menos na minha opinião. Quer desportivamente mas principalmente financeiramente. Vai acabar a estrangular o clube.
Vender ao desbarato? Qual desbarato? Eles não são verdadeiramente nossos…nem vender precisas. Mesmo que resulte tudo espectacularmente bem e o Plata venha a ter propostas de 30M ou 40M…vais vender um gajo crucial e receber 15 ou 20M?! E depois começas a chegar perto do final do contrato e nem ele quer ser vendido…como aconteceu no porco nos últimos anos…
Qual é o clube que viste resultar a sério com um modelo de % baixas ou empréstimos?! Não há…e o motivo pelo qual não há é que todos os que pensaram nessa estratégia foram ao charco…
Eu não consigo perceber esta estratégia a longo prazo e acho que vai ficar claro em 2 ou 3 anos que isto nos vai estrangular. Mas eu já aqui escrevi um post sobre qual seria a minha estratégia e a única que acredito que permitiria o Sporting a longo prazo limpar parte significativa do seu passivo e poder ter fôlego financeiro para ir novamente à luta a sério…
24 Julho, 2019 at 14:32
Claro, é uma estratégia suicida financeiramente.
Se o modelo de negócio do Sporting tem de ir por comprar ou formar jovens promessas e vender mais tarde para gerar mais valias, com a estratégia de barriga de aluguer ou metade dos passes estamos a dar a parte de leão do core do negócio a outras entidades. E isto é quando correr bem, pois se correr mal ficamos com a parte de leão dos prejuízos pois nós pagamos os salários e deixamos de apostar num jogador 100% nosso.
24 Julho, 2019 at 11:07
+1
24 Julho, 2019 at 11:46
Nada faz sentido, basicamente porque na visão de alguns, tudo que é feito pelo presidente do Sporting, Frederico Varanda e toda a direcção, não faz nem nunca vai fazer sentido.
A análise crítica e o juízo de valor é só feita nesse prisma.
Não há qualquer abordagem a este e outros temas de uma forma séria e honesta, portanto nada de novo.
Falando da situação em concreto, como já foi dito, percebo o conceito, o futebol (como indústria que é) vive também de parcerias estratégicas, ainda para mais, quando as finanças do clube não são neste momento suficientes para estar nesta “indústria” 100% isolado.
Além disso, acredito que a qualidade potencia qualidade, ou seja, com ter um plantel somente com prata da casa não é suficiente para sermos competitivos, a junção de elementos de qualidade ao plantel, jovens e ambiciosos, faz também com que todos (inclusive os jovens da academia) acompanhem este crescimento.
Eu vejo tudo de forma integrada, tanto intra como extra clube.
Não somos, nem poderemos ser nunca uma Albânia.
Abraços SL
24 Julho, 2019 at 11:48
Correcção … antes que peguem por isso.
Presidente do Sporting: Frederico Varandas
24 Julho, 2019 at 11:55
Se trouxesse amanhã o Messi e o Ronaldo a conversa era mesma.
24 Julho, 2019 at 12:19
Como é que este Messi ou Ronaldo não tem lugar no City? Nem no City nem em nenhum clube da PL ou Alemanha. Quer um quer outro tiveram lugar com esta idade no United e no Barcelona…
24 Julho, 2019 at 12:11
Quando foi o Godinho também não concordei com a estratégia de ter % baixas de passes…
Na vossa alvidez, acham que o problema não é de fundo e é de nome…e não é. Como podes ler por todos os meus comentários sobre este assunto, é muito mais profundo do que um sonho cor de rosa de parceria estratégica que não existe a não ser para o grande comer o pequeno.
Sabes qual foi o ultimo “grande parceiro” do City e o que lhe aconteceu? O Gil Vicente vai voar com a parceria com o City…
Se correr bem o City ganha um jogador pelo qual não tem de pagar mais. Se correr mal foram uns trocos que deitaram à rua.
Para o Sporting se correr bem não recebe nada, se correr mal fodeu-se porque nem jogador nem dinheiro nem passe nem vantagem desportiva. E pelo caminho ficaram os que tínhamos % de passe para vender nem que fosse por 4 ou 5 Milhões.
Mas aqui há quem sonhe que o Almada é o novo Messi e que vamos ser campeões porque vamos ter uma bomba 2 anos…um novo Messi ou Aguero que não cabe num grande campeonato como o Inglês, Espanhol, Alemão ou Francês…que precisa de adaptação à Europa e depois de adaptação a um grande campeonato. Fazer o quê?
24 Julho, 2019 at 12:40
tiago deixa lá, ó tempo volta para trás, estão com saudades e que a vontade lhes seja feita, nada a fazer.
se correr mal muitos desparecem do mapa como habitual outros vão dizer que não era bem isso que queriam mas já séra tarde, embora numa perpectiva de venda da sad num proximo fututo é a unica maneira infelizmente de trazer um bocado paz a nação Sportinguista.
que se foda
24 Julho, 2019 at 12:32
forma séria e honesta
qual é a forma séria e honesta ?
a tua ?
a dos outros por terem duvidas da sustenbilidade no futuro é desonesta.
24 Julho, 2019 at 12:31
A isso não sobrevive a Sad nem o graveto restante da NOS.
24 Julho, 2019 at 10:09
O crack quando bate…bate forte!
24 Julho, 2019 at 10:21
Mais lampião do que isto é dificil 😉
24 Julho, 2019 at 8:10
joão rebelo – palhaço amestrado – responde ao rabolhense: «Lei não obriga nenhuma entidade a constituir-se como associação»
“A obrigatoriedade de constituição como associação para os GOA poderem receber apoios já existe, pelo menos, desde a Lei 38/98.
o palhaço amestrado faz conturcionismo para não ferir o clube do regime.
entretanto…
mil novecentos e noventa e oito… 21 anos ilegais.
24 Julho, 2019 at 8:22
Exacto.
E com as declaracões do carnide eles enterraram-se porque admitem que têm claques…. as tais que não existem.
Aliás, a partir do momento em que o orelhas paga os advogados do assassino do Marco Felini deveria ter sido punido por apoio a claque ilegal.
24 Julho, 2019 at 8:12
Max. Continuaçao boas melhoras
Saudações Leoninas.
24 Julho, 2019 at 8:15
Obrigado amigo abraço e SL
24 Julho, 2019 at 8:15
A frase do dia dita por Coates
“Na pré-epoca não interessam os resultados, interessam os objetivos…”
Penso mais ou menos o mesmo…( embora seja mais agradável a vitória…)
SL
24 Julho, 2019 at 8:22
Pessoal… só para vos lembrar que o Liverpool já vai numa fase mais avançada da época… 🙂
Z
24 Julho, 2019 at 8:25
É verdade, eles estão tão avancados, mas tão avancados que estão na fase em que jogam para realmente ganharem os jogos!
24 Julho, 2019 at 8:35
Esses devem ter a mania dos títulos…
24 Julho, 2019 at 9:05
Obrigado Z, pelo enquadramento, mas os padres já estão a rezar. Estou tranquilo…
24 Julho, 2019 at 9:52
vamos com tudo
24 Julho, 2019 at 11:08
Eheheh 🙂
24 Julho, 2019 at 14:38
Duros, mas leais.
24 Julho, 2019 at 8:30
Caro Max em primeiro lugar espero que esteja a recuperar bem, sem pressas.
Sobre a pré época, recordo tantos anos em que se ganhavam os jogos todos, grandes contratações e a malta a pensar: “este ano é que é”, começamos sem ilusões, pode ser que aconteça o inverso e o que começa mal acabe bem.
SL
24 Julho, 2019 at 8:45
https://m.youtube.com/watch?v=IaYzYl492QA
24 Julho, 2019 at 8:56
Profecias Leoninas,
quarta-feira, 24 de julho de 2019
“O Exorcismo de Nova Jérsia
Se pelas coscuvilhices o ritual parecia completo,
afigurou-se pelas intriguices que era só de aspecto,
e afinal o Dr. Marquises que não é tão circunspecto,
foi ao ianque palanque exortar todo e qualquer padreco,
é preciso rezar para lhe apertar o cerco,
o diabo por aí anda e há que pô-lo a assar num espeto.
E se aturar uma praga de javalis já é um aperto,
imaginem em simultâneo arder o país,
e o Novo Sporting em New Jersey a produzir croquette,
esperemos que exorcisem o famigerado e insurrecto diabrete,
que é um bicho engraçado com cabeça, tronco e membros, asas, cascos e cauda e um pescoço do cacete.
Se isto não é digno de mais um surreal panfleto,
na senda de Dias Ferreira e Bettencourt no palco a dar concerto,
eu não quero saber de festival nenhum – nem do que for mais perto!
24 Julho, 2019 at 8:58
Profecias Leoninas http://profeciasleoninas.blogspot.com/2019/07/o-exorcismo-de-nova-jersia.html?m=1
24 Julho, 2019 at 8:58
Varandas numa consulta de psicologia durante o seu tempo de militar!
Psicóloga: Então e a iniciação ao paraquedismo, está a gostar?
Varandas: Mais ou menos…
Psicóloga: Como assim, poderia aprofundar?
Varandas: Acontece que ontem o instrutor gritou comigo e disse: “Com medo mancebo? Se não saltas, vou-te ao rabo!”
Psicóloga: Nossa… assumo que você saltou…
Varandas: Sim, um pouco, no começo…
Um bom dia para a tasca. SL
24 Julho, 2019 at 8:59
Ahahahahahahah
24 Julho, 2019 at 9:12
Ahahahahah. Ahahahah.
Tem tanra graça chamar paneleiro ao presidente do Sporting Clube de Portugal….
Ahahahahah
Cada vez mais engraçados estes lampioes…
24 Julho, 2019 at 10:13
Acho mais piada quando te chamam de Joaquim. hahaha…
24 Julho, 2019 at 10:18
Realmente, é de uma falta de gosto…
24 Julho, 2019 at 10:19
… piada tem chamar de gordo, drogado, tirano, corruptor, terrorista, coreano, maluco, ditador, que bate na mulher e rouba o clube.
São gostos.
24 Julho, 2019 at 10:34
Não sejas homofóbica Rute. Tem graça porque não tem mal nenhum. Se lhe chamassem drogado era pior!
24 Julho, 2019 at 11:12
Não me digas que também foste paraquedista, Quim?
Se é o caso, as minhas desculpas…
24 Julho, 2019 at 13:01
Gay, Ruta gay com glamour.
Paneleiro é do povo não confundas as coisas sff.
24 Julho, 2019 at 13:53
Só é paneleiro se gostar…. não é verdade?
Agora resta saber se ele gosta de quando o mendes lho enfia…. sabes?
24 Julho, 2019 at 14:38
Duros, mas leais.
24 Julho, 2019 at 9:32
LOOOL 🙂
24 Julho, 2019 at 10:19
hehehehehehehehe
24 Julho, 2019 at 11:02
LOL
24 Julho, 2019 at 12:36
Ahaha
24 Julho, 2019 at 12:58
🙂 🙂 🙂 🙂
24 Julho, 2019 at 15:02
top
24 Julho, 2019 at 15:33
Ahahahahahahah 😀 Tá boa!
24 Julho, 2019 at 9:05
“Todos os dias crio coisas novas”
Diz o mestre da tática hoje em entrevista.
Continuas a enganar papalvos e a ser pago a peso de ouro . Tiro-te o chapéu.
aaaaahhhhhhhaaaaaaahhhhhhahhhhh
24 Julho, 2019 at 9:52
Ele referia-se a vocábulos. A juntar às calinadas portuguesas de Portugal, está a criar agora um novo léxico luso-brasileiro-calinês. E ainda está lá há pouco tempo. Mais uns mesinhos e até um novo sotaque vai criar.
24 Julho, 2019 at 10:03
Deixa lá ver e se ele está lá o tempo suficiente…
24 Julho, 2019 at 14:39
Escola varandina.
Predestinados do universo.
24 Julho, 2019 at 9:16
Bom dia tasca!!
24 Julho, 2019 at 9:52
Bom dia!!!
Um gajo vem beber um café ao tasco e já “tá tude a chorare”!!
Fdx, com este calor ainda desidratam.
Esta madrugada joga o SCP, e parece-me em alguns comentários que se perder, melhor…. TRISTEZA!!!
24 Julho, 2019 at 10:31
Um café nestes dias de luta aqui na tasca é bebida de menino. Aconselho-te uma amêndoa amarga ou uma vodka preta 🙂
24 Julho, 2019 at 10:36
Devido às minhas origens vou mais para um medronho, da Serra do Caldeirão.
24 Julho, 2019 at 12:43
Ora aqui está alguém com gosto.
24 Julho, 2019 at 9:56
Gudemorningue everibodi! Plise bring mi a bleque cofi tu dâ teible ende dâ niuspeipâr tu quil dâ flais!
24 Julho, 2019 at 10:13
JJ és tu?
24 Julho, 2019 at 10:53
Hummmm. Tenho que responder?
24 Julho, 2019 at 10:02
Jogos de pré-época do carrossel 2019/2020:
everton – monaco
braga – lille
porto – betis
milan – m. utd.
monaco – valencia
braga – monaco
benfica – milan
real – atl. madrid
Sporting – valencia
wolves na china
porto – monaco
valencia – inter
A um nivel mais baixo:
famalicao – guimaraes
guimaraes – rio ave
famalicao – aves
rio ave – famalicao
aves – guimaraes
rio ave – porto b
Era interessante ver todas as transferências entre todos estes clubes, fica o desafio.
Mais uma moeda, mais uma volta…
24 Julho, 2019 at 11:14
Felizmente apanhamos o barco…
24 Julho, 2019 at 11:47
…a tempo
24 Julho, 2019 at 10:03
Boas malta, queria falar com o cherba para escrever aqui regularmente sobre o basquetebol, alguém me sabe dizer como chegar ao contacto?
24 Julho, 2019 at 10:14
[email protected]
24 Julho, 2019 at 11:41
obrigado amigo
24 Julho, 2019 at 13:56
E se souberes de alguém para falar sobre o surf avisa o Cherba…. até ao momento ainda ninguem sabe sequer que temos essa modalidade.
Dava jeito divulgar mais…. porque as babes gostam de ir ver o mar.
24 Julho, 2019 at 14:41
Será o Macnamara da praia da Praca de Londres, com certeza.
24 Julho, 2019 at 11:17
Boa Diogo!
24 Julho, 2019 at 10:18
… piada tem chamar de gordo, drogado, tirano, corruptor, terrorista, coreano, maluco, ditador, que bate na mulher e rouba o clube.
São gostos.
24 Julho, 2019 at 10:19
não era aqui.
24 Julho, 2019 at 20:50
Era, aqui era.
Chamavam-lhe de tudo. Mas agora ficam ofendidos se alguém fizer piadas c o doutor
24 Julho, 2019 at 10:38
10h30 e só 1 drama de jeito ainda… 🙁
Mas algum choro e uma piadolas compõem a coisa! Não se pode exigir grandes coisas quando o caos caiu por terra…
24 Julho, 2019 at 10:48
Volta mais tarde. Já vi que és dos que desdenham mas quer comprar. O que seria de ti sem um dia de dramas? Um dia sem derramares a tua superioridade e falares dos sofás dos outros… Tem calma. Estamos em tempo de férias, e diz que a praia é boa pela manhãzinha, que o Sol não faz tanto mal e coiso. Lá para o meio-dia, enquanto o pessoal espreita o tasco enquanto espera que o almoço chegue à mesa num qualquer restaurante deste país.
24 Julho, 2019 at 10:58
O Miguel precisa de trabalhar. Vamos dar trabalho ao Miguel. Ajudem esta causa.
24 Julho, 2019 at 13:22
Acho que nem a isso chega.
É um reformado qualquer com demasiado tempo livre.
Mas tem a escolinha toda do Pedro Guerra, isso concedo-lhe.
Há poucas pessoas que tenham tantos dados disponíveis à mão e, sobretudo, a leveza de os despejar tão facilmente. A propósito do tudo e do nada.
24 Julho, 2019 at 11:05
hehehehehe
24 Julho, 2019 at 11:19
Tão certo quando haver a indignação do dia é nova moda da piadola básica…
Ao menos sejam um bocadinho mais sofisticados…
24 Julho, 2019 at 12:52
Eu hoje espero não me indignar com mais nada, já me chega a indignação por ter de me indignar quase todos os dias. A piadola dá a entender que a culpa é minha, mas não é.
24 Julho, 2019 at 13:57
A piada não é tu teres a culpa, a piada és tu!
Olha no espelho e perceberás.
24 Julho, 2019 at 10:47
Andamos nós a definhar há dois anos sem um lateral esquerdo a sério e agora arriscamos ver Coentrão a jogar no Porto e a pôr em pratica toda a sua experiência que por aqui foi considerada “velhice” !
Ainda por cima podia ter sido uma aposta sem grandes custos para o Sporting !
24 Julho, 2019 at 10:47
Drama #2
24 Julho, 2019 at 10:53
Ideia: a Gamebox dar acesso aos jogos do futebol feminino.
24 Julho, 2019 at 11:08
Nunca fui, mas penso que a entrada para sócios seja gratuita!
24 Julho, 2019 at 14:42
Ya.
Tem gajas boas.
Ruth Liability vai gostar da ideia.
Enche o fosso de baba e teremos o canal de alvalade.
Pioneiros.
24 Julho, 2019 at 11:08
Espero que até final desta época dê transferências se consiga vender o dost por uns 15 a 20 milhões. Que se venda o diaby por uns 10 milhões. Que venda alguns jogadores como Jefferson, ilori, rosier e afins, que se mantenha o BF e não se compre mais ninguém. Espero que a notícia do Dala seja mentira. Espero ver uma época de afirmação nas alas com jovane e raphinha, vietto atrás de Luiz Phillipe com Bruno Fernandes no apoio. Época de afirmação de doumbia ou que batagllia recupere da lesão. Acuna na lateral esquerda com a lateral direita a risto ou gaspar. Mathieu e Coates com neto a jogar para dar descanso a Mathieu e renan na baliza. Espero que se esteja a namorar o Mathieu para ser o futuro treinador do Sporting, quando o Keizer sair seja para ir treinar um grande colosso europeu ou simplesmente por que as coisas correram mal.
Que bonito é a pré época, e de pensar que pode ser uma realidade ter robertone Thiago almada vietto e diaby como quarteto ofensivo, é um ataque de sonho 🙂
24 Julho, 2019 at 11:09
Miguel podes trabalhar. 🙂
24 Julho, 2019 at 11:08
A LPM a fazer um excelente trabalho. Já transformaram as rezas em ataques ao venfique…
24 Julho, 2019 at 11:25
Esta Kuka tb já arranjava um namorado.
24 Julho, 2019 at 11:28
Olha, pensei o mesmo… 🙂
24 Julho, 2019 at 11:57
ahahahahahahahaha
24 Julho, 2019 at 12:19
Seguindo esse exemplo podemos partir do princípio que estavas ‘solteira’ entre 2013-2018?
24 Julho, 2019 at 13:15
LOL
24 Julho, 2019 at 13:20
Autch
24 Julho, 2019 at 13:59
na mouche!!
24 Julho, 2019 at 14:32
Podes partir do princípio que quiseres que é para o lado que durmo melhor. 🙂
Mas como parece que és fã, diz-me lá : A mulher fala de outra coisa que não seja o Frederico Varandas ?
24 Julho, 2019 at 14:38
Mais vale só falar do actual presidente do que só falar do antigo…
Ao menos é falar de um tema actual…
24 Julho, 2019 at 14:44
Também é verdade.
Quem é que só fala do antigo? Apresentavas à Kuka e assim só se estragava uma casa.
24 Julho, 2019 at 14:53
Opahh…
É o que não falta aí….Marcos Aurélios e Jubas e tal. Não me digas que não vês?
24 Julho, 2019 at 14:36
Buahahahahahah!!!
24 Julho, 2019 at 14:50
headshot
24 Julho, 2019 at 16:30
Pimba e depois pumba na sonsa.
24 Julho, 2019 at 22:55
psfilipe
24 Julho, 2019 at 12:19
Responder
Seguindo esse exemplo podemos partir do princípio que estavas ‘solteira’ entre 2013-2018?
Eiiiisshhhhh Ahahahaahahhahahaahaha Não preciso ler mais nada na Tasca hoje!! Ahahahaahahhaahahahah
Ó Maria lagarta foram 5 anos com teias de aranha?
24 Julho, 2019 at 12:54
Maria, tens noção de que lançaste um boomerang e vai-te bater mesmo na cara….
24 Julho, 2019 at 13:22
Ou uma namorada que agora não convém especificar.
24 Julho, 2019 at 12:02
Parece que esse discurso dos “Padres” do “nosso” presidente não agradou ao André Ventura que lembrou que quando as coisas correm mal no Sporting é normal que ataquem o Carnide para desviar as atenções dos resultados desportivos e financeiros, e da incapacidade de venderem BF.
Aproveitou e lembrou que os processos das rescisões no TAD estão perto de serem tornados públicos e que não compreende que o presidente, que deveria defender os interesses do Sporting, permita a venda de Rafael Leão sem agir. Ou se calhar há certas coisas que o impedem de agir…
24 Julho, 2019 at 16:35
É interessante como a cartilha desse lampião arrevesado se parece tanto a algumas que por aqui aparecem. Terão a mesma fonte?
24 Julho, 2019 at 16:39
Desde que não seja a Fonte do Bastardo…
24 Julho, 2019 at 14:03
Mas o fivelas não é um spin doctor nato?
. Comigo BdC não será expulso. >Já foi expulso
. Comigo as modalidades à carnide é para acabar. >Abriu o Surf!
. Não temos dinheiro e o crl. > Comprou o jogador mais caro da historia do clube, avaliado em 7M e pagou “apenas” 7.5M por 50% do passe
. Unir o Sporting >Nunca o clube esteve tanto unido
Comeco a ter medo que a mentir tanto ainda chegue a primeiro-ministro…… ouviste costa? tens concorrência da grossa.
24 Julho, 2019 at 22:57
Os bananas gostam de ser enganados!
24 Julho, 2019 at 11:20
Continuamos com um plantel de entulho para despachar…e bem caro! Reforma dourada em PT, maravilha.
Será que este rosier vem fazer o mesmo? Não percebo co o se compra um jogador…lesionado.
Estes Almadass e robertones são os novos Ruizes??
Já cansa esta merda da novela BF. Cheira me que no fim sai por valores entre os 40 e os 45M e siga.
24 Julho, 2019 at 11:22
O Almada, diz quem conhece, é um craque daqueles que não engana, que naturalmente chegando a uma Premier League aos 18 anos pode ter algumas dificuldades de afirmação.
Entre jogar nos sub-23 do City ou jogar numa equipa candidata ao título numa liga periférica, a adaptação pode ser, pelo menos em teoria, melhor para estes lados.
Se o jogador confirmar ser uma mais-valia, um daqueles jogadores que resolve jogos complicados, é mais um talento a contribuir para as vitórias.
A questão de tirar lugar aos que já cá andam e que temos 100% do passe é relativa. O Sporting tendo os melhores jogadores, está mais perto de ganhar. Os melhores jogadores, ajudam outros jogadores a ficarem melhores. Uma equipa vencedora, em teoria, estará mais valorizada que a que não ganha. No final, o Almada ou outro qualquer, pode não render dinheiro ao clube, contudo, pode trazer rendimento desportivo e consequente valorização de outros ativos que estão no clube.
Num plantel de 25 se tivermos um grande craque nestas condições, parece-me que só temos a ganhar.
24 Julho, 2019 at 11:27
Não parece dificil…
24 Julho, 2019 at 11:47
Eu era mais radical.
E que tal jogar só com emprestados.
Malta com potencial, estão a ver. Pode dar, pode não dar.
Se der quem ganha são os outros. Se não der quem perde são os outros. E nós … nadica de nada :).
O outro bónus é que se acabavam as discussões sobre se as contratações são bem feitas. Deixavam de existir contratações.
É todo um outro paradigma. Uma epifania daquelas capaz de transfigurar o Sporting para voos bem mais elegantes.
Pelo caminho, torna-se óbvio que não precisamos de Alcochete, de scouting e de outras coisas acessórias. Os outros que façam formação, que façam scouting, que giram academias, que contratem jogadores e por aí fora.
O que interessa é o rendimento desportivo. A sobrevivênci e sustentabilidade do clube e da sad são aspectos acessórios.
Esta parece ser a nova máxima deste novo Sporting.
24 Julho, 2019 at 11:54
Explica-me como neste momento consegues dissociar o rendimento desportivo do financeiro???
24 Julho, 2019 at 11:59
fácil …
o rendimento desportivo não é garantido. (e nunca foi isso que salvou e garantiu a sobrevivência do clube)
o rendimento financeiro já o mandaste pela porta da rua (nenhum jogador adquirido por esta direcção vem com uma percentagem de passe elevada. Nem um!)
24 Julho, 2019 at 12:14
Certo, assim sendo os últimos 3 anos de política desportiva de BdC foram uma valente merda para ti!!
Sabes que as coisas têm vindo a mudar.
Por si só o acesso à Champions muda muita coisa, prémios, bilheteira, transmissão TV, e a montra que é para os jogadores e para o próprio clube!!
Se falares de existir um projecto sustentado, que pode demorar anos a implementar mas que não ficará dependente da bola que entra ou não, aceito mas ainda continuo sentado à espera e falamos não dos últimos 5 anos mas sim de talvez de 15 a 20 anos.
24 Julho, 2019 at 23:18
“Certo, assim sendo os últimos 3 anos de política desportiva de BdC foram uma valente merda para ti!!”
Como?
Tenho a leve impressão de que dos jogadores que foram contratados o Sporting era dono de 100% do passe em praticamente todos.
E recomprou passes de quase todos os da formação que estavam hipotecados
24 Julho, 2019 at 12:18
Borja?
Luiz Phellype?
Doumbia?
(não me lembro do Eduardo, Rosier)
O Plata e o Vietto é que me parece que temos percentagem do passe.
Camacho, acho que também.
24 Julho, 2019 at 12:45
doumbia 100 % ?
borja 100 % ?
24 Julho, 2019 at 12:53
Borja é 80%, fui confirmar.
Doumbia temos 100%.
24 Julho, 2019 at 13:23
Não tinha essa ideia mas se dizes que fostes confirmar tenho de acreditar em ti
24 Julho, 2019 at 13:25
“O médio da Costa do Marfim que jogava no Akhmat Grozny teve um custo total de 4,28 milhões de euros (que podem ainda subir mais 500 mil euros por objetivos), entre valor por 100% do passe (3,8 milhões) e comissões (480 mil euros). Os russos ficaram ainda com 25% da mais valia numa futura transferência. Já Cristián Borja, colombiano que chegou dos mexicanos do Toluca, custou 3,1 milhões que podem ainda chegar aos 3,8 por 80% do passe, salvaguardando a opção de compra dos restantes 20% até ao final do ano.”
24 Julho, 2019 at 14:14
qual a fonte já agora ?
24 Julho, 2019 at 14:49
Está no comunicado à CMVM
24 Julho, 2019 at 16:14
ok
24 Julho, 2019 at 11:59
Gostei mais do negocio Markovic.
24 Julho, 2019 at 12:07
Eu gostei mais do campbell
24 Julho, 2019 at 12:12
É um facto. Deram para o torto. O rendimento desportivo foi uma bosta e o rendimento financeiro uma merda … mas o clube não se ressentiu desse facto.
Porque entretanto tiveste jogadores, que pertenciam integralmente ao Sporting, que te garantiram o rendimento financeiro.
Digam o que disserem, mas a opção do passado (para não falar em nomes) de o clube ser detentor dos direitos desportivos e económicos dos jogadores a 100% ou perto disso, foi uma das melhores decisões e talvez a que salvou o Sporting do descalabro.
24 Julho, 2019 at 12:28
No último ano de BdC mesmo sem os processos de rescisão acabamos o ano sem tusto… A isso chamo navegação à vista!!
E tu dizes que com Campbell e companhia o clube não se ressentiu?? Lembras-te que tivemos que largar lastro em Janeiro??
Concordo quando dizes que é importante ter 100% dos direitos económicos dos jogadores, mas houve compras nos últimos tempos que revelam alguma dificuldade em fazê-lo, casos de Piccini, BF, Battaglia, Lumor, e mais um ou outro.
24 Julho, 2019 at 12:48
bf – piccini
é diferente ter 80% do que 30%.
siga
24 Julho, 2019 at 14:06
Sem um tusto meu cabrão?
O clube estava em vias de recomprar a maioria da SAD…. 80% do capital! Era com notas do monopólio?
O clube estava a chegar à Champs, se os fdp não decidissem baixar os bracos na Madeira para se colocarem ao fresco.
O clube tinha e tem um contrato de 500M com a NOS…..
Sem um tusto estavam os teus pais, e por isso não abortaram.
24 Julho, 2019 at 14:38
Tanto terminamos o ano sem tusto que se os 16M de William tivessem entrado em Junho a SAD tinha apresentado novamente lucros!
Sem as rescisões vendias Patrício e William e tinhas o pagamento de todos os compromissos assegurado. Com o EO de 15 milhões irias negociar as vendas com a vontade, com o EO de 60M assegurarias o pagamento do EO anterior e conforto financeiro até final da época. Mesmo assim estava prevista a redução da massa salarial como Carlos Vieira assegurou antes das rescisões.
Parece-me que navegação à vista é o que temos agora.
24 Julho, 2019 at 19:16
“No último ano de BdC mesmo sem os processos de rescisão acabamos o ano sem tusto…”
Como?
É preciso ter muita lata ou falta de noção.
Ficámos tão sem tusto que logo a seguir nas eleições tinhas 7 candidatos!!
Estavas a um passo do acesso à Champions (que os jogadores miseravelmente sabotaram), com um EO perfeitamente planeado e resolvido e bastava vender dois jogadores para cumprires financeiramente.
São estas merdas que tiram qualquer um do sério.
Não gostavas do BdC? Óptimo, nada contra. Tens esse direito.
Mas mentir e reescrever a história?
Nojento.
24 Julho, 2019 at 15:07
eu gostei mesmo foi do vietto
24 Julho, 2019 at 12:54
Ou do Seydou Doumbia, 29 ou 30anos, com um ordenado estratosferico, e opção obrigatória de compra por 7 ou 8 milhões.
Este estaríamos a pensar vendê-lo a quem com 31anos(imaginando que faria 2 épocas) e por que valor?
Tínhamos 100 % do passe, penso eu.
24 Julho, 2019 at 13:37
Esse acho que foi mal aproveitado pelo JJ…
Era um gajo caro mas que podia ter dado rendimento desportivo se temos um treinador mais abrangente.
Para mim foi uma contratação que fazia sentido, mesmo sendo um pouco cara.
O que não fez sentido foi não aproveitarem o potencial dele.
24 Julho, 2019 at 14:27
JJ quando não os quer não só não os aproveita com faz pior, derrete-os.
Com ele Wendel era outro Bruno Paulista.
E ainda estou para perceber em que o Borja é melhor que o Lumor, outro “arrumado” por JJ.
24 Julho, 2019 at 14:30
Não discuto, até porque também tinha expectativas em relação ao jogador… mas numa perspectiva de futuro
não era um bom negócio.
O que veio a verificar-se… penso que foi bom para a Roma.
24 Julho, 2019 at 15:53
O Matheus também não era um bom negócio numa perspectiva de futuro…
O Doumbia tinha tudo para dar certo em bastantes jogos, como deu em Atenas…
O que eu rezei para o JJ o colocar no lugar do Dost contra a Juventus em casa enquanto estávamos a ganhar 1-0 e a Juve a dar tudo para chegar ao empate.
Aqueles 3 ou 4 contra ataques em que podemos fazer o 2-0, com o Doumbia em vez do Dost podiam ter mesmo feito a vitória cair para o nosso lado!
E este é só um exemplo…
24 Julho, 2019 at 15:54
Não é o Matheus mas o Mathieu! 🙂
24 Julho, 2019 at 12:03
Na teoria está aí, não fizemos nada do género nos últimos anos, pelo que não vou negar à partida uma ciência que desconheço.
24 Julho, 2019 at 11:28
Porque é que um grande craque tem dificuldade em entrar em Inglaterra, Espanha, Alemanha ou França?
Um grande craque entra em qualquer liga…
Aliás na Alemã é mais fácil para um jovem jogar e crescer que na tuga. Assim como na Espanhola. Para não ir à Holandesa…
24 Julho, 2019 at 12:07
A questão não é o grande craque ter dificuldade em jogar. Já viste bem a equipa do City? O Gabriel Jesus teve poucas oportunidades este ano! Olha o Sporting ter o Gabriel Jesus…
O Bernardo Silva teve um ano a começar do banco antes de assumir o lugar, depois da época que se lhe conhece.
Estamos a falar num jogador que tem 18 anos, é um diamante em bruto, daqueles que já se fala como uma das grandes promessas argentinas da atualidade. Podemos ter a sorte de acolher um jogador desses para lapidar e obter o rendimento desportivo.
O futebol e o próprio mercado estão diferentes, os valores que se falam cada vez são mais absurdos, e uma parceria com um clube que pode investir meio bilião de euros por época parece-me uma alternativa mais interessante que a submissão aos interesses de um super agente qualquer. Não é a única alternativa, mas é uma delas e que pode efetivamente trazer algo de positivo.
24 Julho, 2019 at 12:15
Não é no City. Não tem lugar no campeonato inteiro. Tomara o City poder emprestar para o Alemão.
Ou achas que o City prefere emprestar para um campeonato de merda como o nosso?
Eu prefiro apostar nos nossos e quando compramos, comprar-mos 100% do passe. Ou no limite dos limites ter 1 ou 2 casos com % mais baixas. Ter TODOS os extremos nestas condições é um disparate.
O Gabriel Jesus não precisou de passar por Portugal. Era craque mesmo. O B. Silva não precisou de passar por Portugal. Quem vem para Portugal é quem eles têm mais duvidas. Eles e os outros porque ninguém se chega à frente para receber o emprestado…
24 Julho, 2019 at 12:32
Então mas o City está a colocar o jogador em Portugal porque calhou ou porque a parceria com o Sporting existe?
A parceria até agora só serviu para dizer que existe mas que não vemos proveito nenhum disso.
Por alguma razão o City viu com bons olhos a parceria com o Sporting, desconheço se têm mais com outros clubes de outros países.
Acho que se o City não tem interesse em emprestar jogadores para o nosso campeonato, não tinha estabelecido parceria connosco.
Concordo com a tua visão de termos a % do passe na totalidade e de se apostar nos nossos. Por outro lado este negócio trata-se de receber um prodígio que andam a pedir para cima de 15M por ele. Está fora do nosso alcance nas condições normais. Arranjou-se uma forma de se criarem condições para que eles possam vir.
O Gabriel Jesus chegou lá com 19, primeiro ano jogou muito pouco e depois explodiu. O Guardiola, que acredito que tenha uma palavra a dizer na construção do plantel e das transferências, é que pode dar o aval para que isto aconteça, por achar que é o melhor para o jogador, que é o melhor para a equipa. O Sporting não está obrigado a aceitar o jogador. O Sporting está a pôr-se a jeito de receber um craque para ser mais um na luta pelos objetivos.
Não me consigo opor a esta situação, pois no plano teórico faz sentido. Se se concretizar, vamos ver como corre e perceber se isto faz sentido ou não.
É natural que as opiniões possam divergir nesta fase. Penso que depois de vermos como corre, estas opiniões podem alterar-se, faz parte.
24 Julho, 2019 at 12:39
Jogou muito pouco? Chegou a meio do ano e foi logo um suplente que entrou muitas vezes e até foi titular várias vezes…
Se fosse um Gabriel Jesus ia para o City, não vinha para o Sporting. Se fosse perto de um Gabriel Jesus ia para outro clube da liga inglesa ou da liga alemã que é onde os clubes ingleses hoje em dia querem colocar jogadores…
Sinceramente digo…vocês andam a sonhar se acham que vem aí um Gabriel Jesus ou um Messi ou sequer parecido…
24 Julho, 2019 at 13:01
Para mim 11 jogos quando comparado com os mais de 40 que faz nos dois anos a seguir são poucos.
Deixem a malta sonhar aí com um craque de alto quilate.
Nem sabemos se é só fumaça.
Depois de vir, há tantas outras condicionantes mas não deixa de ser curioso. Tem números muito interessantes para um menino de 18 anos.
24 Julho, 2019 at 14:05
Ele provavelmente não tem licença de trabalho para poder jogar na primier,não se esqueçam disso.
24 Julho, 2019 at 14:11
11 jogos em meio ano…ele chegou no final de Janeiro.
Chegou a meio do ano para integrar uma equipa com um sistema muito trabalhado como o City, numa fase crucial da época, teve 1 lesão e ainda fez 11 jogos…
24 Julho, 2019 at 12:42
Não conheço o jogador só de YouTube, e por alguns comentários e alguma pesquisa na net, vale o que vale!
Se poderá acrescentar no Sporting?… Pois não sei, já assisti a tanta coisa que só gosto de falar depois.
O que é certo é que os adeptos do Velez não querem a sua saída, e dizem que têm 3 jogadores diferenciados dos demais, Thiago, Robertone, e Matias.
24 Julho, 2019 at 13:41
Em Inglaterra só têm licença automática para trabalhar jogadores internacionais A. Quem não é tem de pedir uma licença especial, que pode ser concedida ou não.
Não se entra em Inglaterra por se ser craque, conceito que é subjectivo!
Na Liga alemã há a dificuldade da lingua, que um argentino não tem em Portugal.
Enfim, opiniões…
É para dizer mal, então tudo serve…
24 Julho, 2019 at 14:16
Estás a brincar certo? Não foi para a Liga Alemã por causa da língua?!
Mais parece é que para defender tudo serve…
Já no final do ano passado o Tiago escreveu um post do que defende para o Sporting e o que gostava de ver. Não estou a dizer mal porque sim. Vai ler esse post novamente e rapidamente vais concluir que quem escreveu aquilo não pode concordar com um empréstimo deste tipo ou por compras de % baixas de passes.
24 Julho, 2019 at 15:58
“Na Liga alemã há a dificuldade da língua, que um argentino não tem em Portugal.”
Duas questões, para ver se chegamos a acordo quanto ao português…
1 – O que está ali escrito é verdade ou é mentira?
2 – O que está ali escrito quer dizer que o jogador, e cito, “não foi para a Liga Alemã por causa da língua”?
Obrigado.
24 Julho, 2019 at 16:03
Eu perguntei se ele é craque porque é que não foi emprestado para a liga Alemã por exemplo (que hoje em dia é brutalmente bem vista em Inglaterra para formar jogadores, principalmente depois do J. Sancho). Tu disseste que na liga alemã tinha o problema da língua…
Penso que não carece de mais explicações quanto ao português…mas caso haja outra explicação para teres respondido com “tem o problema da língua” a outra pergunta que não porque é que não foi emprestado para lá, então faz favor…
24 Julho, 2019 at 23:31
Isto é a estupidez sublimada, foda-se!
O Miguel não percebe a idéia centra no comentário do Tiago (competitividade das ligas)
Vem falar de aprendizagem da língua.
É chamado à atenção. Culpa do Tiago que negligenciou o atraso mental e não explicou as coisas para o nível de uma criança na sua resposta(!).
O Miguel re-enquadra a discussão focando naquilo que ele próprio quis dizer.
E os outros é que não percebem português!
“É a tua opinião, não a minha!”
Loles, caralho!
24 Julho, 2019 at 11:40
Nas mãos de Keizer QQ um vira craque!
24 Julho, 2019 at 11:46
Menos o Matheus. Lol
24 Julho, 2019 at 11:47
E percebi a ironia
24 Julho, 2019 at 12:32
Qual deles?
24 Julho, 2019 at 12:29
Perfeitamente de acordo.
24 Julho, 2019 at 13:46
“Uma equipa candidata ao título”
24 Julho, 2019 at 11:52
As galinhas fizeram isso com o Ramirez e só lhes deu um campeonato. E já se sabia que no 2º ano ia para o Chelsea do Mourinho
24 Julho, 2019 at 12:04
Ahhhh…deu um campeonato…então também quero!
24 Julho, 2019 at 12:09
Queremos todos!
24 Julho, 2019 at 15:46
Mas esse campeonato das toupeiras deve-se exclusivamente a esse negócio do Ramirez? Ou é o que dá jeito ao argumento?
24 Julho, 2019 at 16:00
Aquele golo em Guimarães no último minuto… Bem me lembro do murro que dei na mesa! No 1º jogo tinham empatado em casa com o Marítimo, e aí ficavam logo a 4 pontos e a contestar o JJ.
24 Julho, 2019 at 16:13
Ok,o Eliseu também deu um campeonato aos lampiões quando marcou no Bessa no último minuto senão tínhamos passado à frente e já depois do fatídico jogo do falhanço do Bryan Ruiz.
24 Julho, 2019 at 12:04
Borja, Acuña, Nuno Mendes
Quem precisa do Coentrão, para além que não queremos “estragar” o balneário (estou a falar de forma séria e sem ironia)
24 Julho, 2019 at 12:12
Que o Coentrão sabe muito do jogo ninguém duvida. Foi muito bem trabalhado no Sporting no ano que cá esteve, dos melhores que vi a fazer a posição.
O ano passado não teríamos ficado mal servidos com ele.
Depois de um ano a marinar em Vila do Conde é difícil de prever em que condições vai aparecer.
Se eu tivesse um Alex Telles para titular, não me importava de ter o Coentrão como alternativa, consciente do seu papel secundário, até porque o brasileiro tem estampa física para 50 jogos por época.
24 Julho, 2019 at 12:06
Há quem prefira Dramés e Sackos, mas possa dizer de peito feito são nossos que ter um Thiago Almada em parceria. É a chamada gestão à macho latino (com direito a macacadas nos écrans do estádio e na Sporting Tv para assegurar que é mesmo macho, mas finge dores nas costas quando se sente apertado para sair de fininho).
24 Julho, 2019 at 12:11
Tás a falar do paraquedista? https://cdn.record.pt/images/2019-06/img_920x519$2019_06_09_18_54_17_1559423.jpg
24 Julho, 2019 at 12:21
Foda-se, abri isso aqui no trabalho e ficou tudo a pensar que sou gay!
24 Julho, 2019 at 14:23
Desculpa lá… 🙂
24 Julho, 2019 at 14:46
Duro, mas leal.
Sporting Caras
24 Julho, 2019 at 12:15
Fosga-se …. sempre a mesma mxxxx
24 Julho, 2019 at 12:17
Pelo menos agora, nenhum é teu …. fosga-se que palerma ressabiado