Chama-se Hannah Wilkinson, tem 27 anos, 1,77 de altura, é internacional pela Nova Zelândia, com que esteve no mais recente Campeonato do Mundo, e acaba de chegar a Alvalade para reforçar a equipa principal de futebol feminino do Sporting Clube de Portugal.
A ponta de lança chegou do Vittsjo GIK e assinou por uma época com os Leões, afirmando estar «bastante entusiasmada por estar num Clube tão grande em Portugal. É incrível e é muito profissional!»
Em relação às expectativas da jogadora, que passam por “ganhar, sem dúvida”: “Espero melhorar muito ao jogar ao lado de atletas fantásticas e num Clube tão bom. Não espero mais nada a não ser sucesso.”
A atleta também já conhece algumas características das colegas com quem irá trabalhar, caracterizando-as com um “toque de bola e uma forma de jogar muito técnica e impressionante”. Ainda sobre o Sporting CP, a sua maior referência é Cristiano Ronaldo, tendo conhecimento que “cresceu na Academia Sporting”, algo que considera também muito “entusiasmante”.
Entusiasmado com esta contratação é como eu me sinto. Se voltasse atrás no tempo, diria que é mais ou menos como quando o Sporting contratou o Juskowiak. Vejo golos, vejo toque de bola, vejo pinta de jogadora, vejo uma atleta a sério, vejo alguém que já ultrapassou uma lesão grave e alguém que não está com mimimis! Hannah tem um feitio como qualquer atleta deve ter: fica fodida da vida quando não ganha, por isso é respeitada ao nível dos clubes e da selecção nacional, onde até teve o gosto de marcar à inesquecível Hope Solo.
Ah, e vejo as redes sociais e a comunicação do Sporting acertarem em cheio na forma como apresentaram a goleadora! (clica aqui)
Parabéns pelo vídeo, Sporting! Let’s go, Hannah!
30 Julho, 2019 at 12:45
É de cortar a lâmina
30 Julho, 2019 at 12:50
Uma Gata esta nova Leoa!
30 Julho, 2019 at 12:59
1,77m?
Vai fazer a diferença.
30 Julho, 2019 at 13:02
Uma questão?
Como estamos de feminno?
QUEM Saiu e quem entrou? Vejo muita gente a entrar, mas em termos de saída estou à nora. E também em termos de renovações
30 Julho, 2019 at 13:03
Acho que saíram algumas jogadoras importantes mas não sou a melhor pessoa para te esclarecer de facto.
30 Julho, 2019 at 14:06
Acho que não saiu ninguém realmente importante e ainda ficou por sair a Carolina Mendes…
30 Julho, 2019 at 15:36
Miguel, acho que terá ficado mais gente ainda por sair e mais 2 ou 3 por entrar.
Faltam 2 centrais altas e possantes e 1 trinco alta e boa de bola.
Sair, saíam as 3 americanas, a Constança, a Carolina, a Mariana, a Bárbara (no entanto, já renovaram co 3 destas 6).
O plantel e a pré-época estão muito por definir.
Já devíamos ter marcados 2 ou 3 amigáveis, um Torneio no estrangeiro, e 2 Jogos de apresentação, um no Aurélio Pereira e outro no José Alvalade.
E já deviam estar a vender Gameboxes FF com esses jogos de apresentação a contar e a preparar merchandising FF e a anunciar o patrocinador nas camisolas e os sponsors para a publicidade estática e a publicidade dinâmica nos jogos em Alvalade e no Aurélio Pereira.
Mas isto digo eu que, se calhar, sou exigente demais.
Um abraço e saudações leoninas
30 Julho, 2019 at 16:47
Por mim também tinham saído a Mariana e a Baldwin, pelo menos. Uma porque tem pouca qualidade e a outra porque não é o tipo de estrangeira que se deve ter…
30 Julho, 2019 at 13:32
eu diria que a maior mexida foi a saída do treinador, Nuno Cristóvão, e a chegada da Susana Covas para orientar a equipa principal
Depois, a Solange Carvalhas também saiu e aqui, sinceramente, é mais o simbolismo de ver sair quem nos capitaneou no regresso e na conquista do título do que propriamente achar que vamos sentir essa saída em campo (já não era titular, pese toda a qualidade técnica)
Reforços.
Chegou a Wibke Meister, alemã que joga a defesa esquerdo e que será a sombra da Joana Marchão;
chegou a Raquel Fernandes, avançada internacional brasileira que esteve no França19 e que jogava no Huelva
e agora chegou a Wilki
Se não perdermos a Patrícia, a Marchão, a Carole, a Damjanović, a Ana Borges, a Capeta e a Diana e ainda formos buscar um reforço de peso para o centro do terreno, creio que ficamos com uma equipa muito interessante (e não estou a contar com as várias miúdas da formação que têm qualidade)
30 Julho, 2019 at 15:58
A Solange esteve muito tempo lesionada e isso reflectiu-se na prestação pós-lesão, jogando pouco tempo.
30 Julho, 2019 at 13:02
Estou curioso para ver como se vai apresentar o futebol feminino para esta nova época. A ver se acompanho mais este ano, mas não faço ideia se estamos mais fortes ou não, com as saídas e entradas…
Alguem que me elucide.
Saudações Leoninas
30 Julho, 2019 at 14:05
O Cherba já fez um bom apanhado…
30 Julho, 2019 at 15:49
Estamos mais fortes, mas só na frente.
Continua por resolver a questão do défice de altura no centro defensivo (2 centrais de +v- 1.80m e 1 trinco com mais de 1.75m mas que tenha qualidade de passe e saiba sair a jogar com bola); com isso passava a Damjanovic a 8 box-to-box na maioria dos jogos ou 2ª pivot defensivo nos jogos com os Benficas A e B.
Uma vez que este ano não temos jogos internacionais, até admito que possa ser só 1 central mais alta, complementada pela Carole Costa (já falei diversas vezes da Louise Quinn. irlandesa do City, 1.83m, 29 anos; mas também há a Leandra Little, 1.80m, ex-Liverpool, que ficou sem clube por játer 34 anos mas que serviria muito bem para jogar uma época por nós a custo relativamente baixo)
Um abraço e saudações leoninas
30 Julho, 2019 at 13:08
Maravilha.
30 Julho, 2019 at 13:10
Como é Miguel, 1.77 chega?
30 Julho, 2019 at 14:04
Chega!
Nem devem ter reparado nesse pormenor… 😀 😀 😀
30 Julho, 2019 at 13:28
WHO???
WHO ARE YOU???
WELCOME WILKINSON!!!
30 Julho, 2019 at 13:33
Quando a vi de guitarra temi que fosse tocar a Wonderwall. Mas não. A surprise, to be sure, but a welcome one.
30 Julho, 2019 at 14:03
Ficamos com um ataque de respeito, com a Raquel à esquerda, a Ana Borges à direita e esta jogadora a 9.
Portanto, tendo a Capeta como alternativa a 9, o que ficou cá a fazer a Carolina Mendes que é uma das jogadoras com um alto ordenado no FF?
Falta uma boa 2 e uma central e uma trinco altas e possantes – 3 reforços que têm obrigatoriamente bons.
Com a Damjanovic no meio campo, vamos ter um 11 bastante bom para competir com Braga e Benfic@ mas com algumas reservas quanto às suplentes. As suplentes servem perfeitamente para a maioria dos jogos mas não ter o 11 principal nos 4 jogo que vão decidir o campeonato vai ser um problema!
Agora, falta perceber se vêem esses 3 reforços que acho que faltam e as mãozinhas da Susana para pôr a equipa a jogar um bom futebol!
SL
30 Julho, 2019 at 15:58
Miguel a Raquel à esquerda é sempre uma adaptação (em que penso ficarmos a perder), pois ela “só” tem pé direito (não é tanto assim, mas é o pé preferencial sendo destra e tendo feito toda a sua formação como ponta direita); na selecção e, penso, no Huelva joga atrás da ponta de lança, o que deixaria a Diana Silva (ou a Capeta) para a esquerda.
À frente estamos bem servidos,
Atrás, concordo com o que identificaste, mas até admito abdicar este ano de uma lateral direita (subia a sénior a Carolina Beckert) e de uma das centrais (até porque já vi que concordas com a utilização da Nevena a 8), usando a Carole Costa na maioria dos jogos.
Assim, até nem é muito mais para gastar.
Um abraço e saudações leoninas
30 Julho, 2019 at 16:32
Concordo que se só puderem vir duas, se prescinda da 2…
Eu falei na Raquel jogar na esquerda porque foi o que me falaram. Percebi que joga com o pé direito mas acho que não será por aí…
Se a ideia for colocá-la a jogar atrás da 9, então continua a faltar alguém para a ponta esquerda – que eventualmente pode ser a alemã ou a Marchão!
Mas, como dizes, o que acho mesmo fundamental é a central e a trinco altas e possantes. Isso fará toda a diferença na equipa. Nestas 2 tens de gastar uns 200/300 mil por ano – por ambas e não cada uma – para trazeres jogadoras de jeito e que façam a diferença.
E dispensava a Carolina Mendes que acho que não traz nada de relevante ao plantel.
30 Julho, 2019 at 23:36
Miguel, não percebo por que não pode a Ana Capeta oua Diana Silva jogar à esquerda. Já fizeram várias vezes essa posição. E ainda tens a Neuza.
Com + 2 contratações “cirúrgicas” ficaríamos com uma equipa a oferecer boas garantias de disputar o Campeonato e a Taça para os conquistar. O meu onze (com essas contratações a maiúsculas):
* Guarda Redes: Patrícia Moraes (Inês Pereira)
* Lateral direita: Rta Fontemanha (Carolina Beckert)
* Central direita: Louise QUINN (irlandesa, Man.City,1.83m, 27anos) ou Leandra LITTLE (s/ clube, exLiverpool, 1.80m 34 anos) (Bruna Costa)
* Central Esquerda: Carole Costa (Mariana Azevedo)
* Lateral esquerda: Wibke Meister (Joana Marchão)
* Trinco: DAIANE (brasil., PSG, 1.79m, 21 anos) (Fátima Pinto)
* 8 Box-to-Box: Nevena Damjanovic (Tatiana Pinto)
* 10 apoio a PL: Raquel Fernandes (Diana Silva ou Ana Capeta)
* Extrema Direita: Ana Borges (Joana Martins)
* Ponta de Lança: Hannah Wilkinson (Ana Capeta ou Marta Ferreira)
* Extrema Esquerda: Diana Silva (Ana Capeta ou Neuza Besugo)
As contratações da Leandra Little e da Daiane (com ajuda da Raquel Fernandes, sua colega de selecção e com a perspectiva de jogar a trinco, lugar que fica “vago” na selecção brasileira com a saída da Formiga – com 40 anos deve abandonar) parecem-me possíveis, sendo que o ordenado da Daiane será relativamente alto e o da Little necessariamente baixo. Idealmente, se fosse possível, preferia a contratação da Quinn, pois é uma jogadora de maior qualidade e que poderá jogar mais anos para um projecto de futuro. Mas sendo mais viável a Little esta não deverá jogar mais que 1 ano, razão para manter a Quinn “em carteira” para o ano, caso sejamos campeões este ano, pois teremos acesso à Champions e aí poderíamos voltar a aumentar cirúrgica e selectivamente o investimento (Quinn ou outra central com as mesmas características + defesa direita Desyree Van Lunteren. holand., 1.70m, 26anos, Freiburg ou outra lateral com as mesmas características).
Um abraço e saudações leoninas
30 Julho, 2019 at 14:05
Seja bem vinda…
E que nos dê muitas alegrias…!!
SL
30 Julho, 2019 at 14:10
Eu gosto desta contratação!
Que tenha toda a sorte do mundo…é o que mais lhe desejo!
30 Julho, 2019 at 14:11
Estou a gostar das contratações, já tinha gostado da brasileira. Temo que o elo mais fraco seja mesmo a treinadora. Let’s see.
Era muito bom voltarmos a ter a hegemonia do FF perdida o ano passado, mas cada vez mais dificil porque agora além do braguilha temos o carnide a apostar forte.
30 Julho, 2019 at 14:29
O ube Está sem dinheiro, culpado todas as Direcções, umas mais que outras, está também já fez Algumas merda, a anterior fez orçamentos que estão fora do que o Sporting devia fazer.
30 Julho, 2019 at 16:42
Vendes o Illori ao Fortuna Dusseldorf e tens praticamente 2 anos de orçamento do FF conseguidos – 2,6M€ da venda mais o ordenado dele que não é menos de 1M€ bruto de certeza.
Fácil, fácil…
30 Julho, 2019 at 23:37
Não tinham gasto no Illori em Janeiro e já tinham um orçamento forte para 2 anos!
SL
30 Julho, 2019 at 14:31
Parece-me estarmos a mexer bem no plantel.
Não houve saídas importantes e se estas novas jogadoras confirmarem ser boas apostas estaremos mais bem preparados.
É aguardar pelos jogos para confirmarmos.
Saiu a minha jogadora preferida, a Solange, mas é claramente o sinal de que ser a melhor a tratar a bola (e eu acho-a, a par da Claudia Neto, a melhor jogadora portuguesa a tratar a bola), sem intensidade vale zero (ouviste Vietto?).
Força Leoas!
31 Julho, 2019 at 0:05
Caro Paulo R, o que contratámos acho que foi bem contratado (embora não achasse a Wibke uma prioridade é boa jogadora e pode ter sido uma boa oportunidade de negócio, por isso não critico.
O que acho mesmo mal é não ter havido mais saídas. Por exemplo a renovação com a Mariana Azevedo e a Bruna Costa parece significar que não contam contratar mais ninguém para o eixo da defesa (e precisamos de aumentar a altura e o poder físico nessa área) o mesmo relativamente à manutenção da Carlyn e da Sharon que parece significar que não vão contratar uma trinco mais possante com mais qualidade de passe e de saída de bola nem pensam em adaptar a Nevena a zonas mais avançadas do terreno (eu continuo a achar que tem tudo para vir a ser das melhores 8 box-to-box do mundo).Além disso há ainda mais algumas jogadoras “a mais” num plantel que se pretende mais competitivo com os 2 Benficas (o de Carnide e o de Braga): as 3 americanas, a Carolina Mendes, a Bruna Costa, a Matilde Figueiras, a Nadine Cordeiro, a Bárbara Marques e a Constança Silva (aí poupávamos ordenados que dariam para ir buscar a tal central alta , possante e de qualidade e a tal trinco possante, que varra a área mas que também tenha a qualidade de passe e saída de bola para apoiar a primeira fase de construção ofensiva). Mesmo com estas saídas e apenas com mais estas contratações ficávamos com um plantel vasto se fizermos subir às seniores a Carolina Beckert, a Marta Ferreira, a Andreia Jacinto, a Beatriz Conduto,e a Alícia Correia. Aliás a Beckert e a Conduto já têm 19 anos e apenas poderiam fazer mais uma época nas juniores; a sua ascensão deveria ser “natural” e integrada no nosso paradigma de colocar as atletas perante patamares mais exigentes que os da sua idade. Já a Andreia Jacinto, a Alícia Correia e a Marta Ferreira tê apenas 17 anos e ainda poderiam fazer uma época até nas juvenis; mas as 3 já têm um ano de juniores em que também disputaram vários jogos de seniores na equipa B. Todas continuariam a jogar maioritariamente na equipa B, mas tinha a vantagem de treinar com as A, num patamar de treino mais exigente.
Um abraço e saudações leonians
31 Julho, 2019 at 9:40
Amigo, Álvaro Dias Antunes, quem sabe, sabe.
É sempre bom ter estas informações de que sabe da poda.
Um grande abraço.
Saudações Leoninas
30 Julho, 2019 at 14:38
Se é neozelandesa, só pode ser boa.
Varandas, perde a cabeça e vai buscar a Marozsan.
30 Julho, 2019 at 16:40
Não vejo qualquer possibilidade disso.
Hoje, nem a Jessica conseguias tirar dessa equipa!
30 Julho, 2019 at 14:42
Bem vinda ao Reino do Leão!
É o desinvestimento total no futebol feminino…
31 Julho, 2019 at 0:10
E este pirralho que não aparecesse com os comentários provocadores.
Cherba, não há limite de idade mínima para frequentar a Tasca?
Será que tem autorização dos pais?
E, caso tenha, isso não configura negligência no exercício do dever paternal?
30 Julho, 2019 at 15:04
Li Han Solo em vez de Hope Solo…tás bonito tás Green…cabrão do Papa Figos.
Uma jogadora com cabedal, penso que nos fazia falta, espero que seja uma mais valia e que tenha toda a sorte.
A Nevena continuará como central ou vai avançar para o meio campo? É que fazia falta um médio (média?) alta, com cabedal e competente na saída de bola.
30 Julho, 2019 at 15:54
Finalmente! 🙂
Depois de Raquel Fernandes, Hannah Wilkinson! 😀
30 Julho, 2019 at 15:59
Lá atrás, ainda só temos a Wibke Meister como reforço…
30 Julho, 2019 at 16:05
a contratação da Hannah fez-me ir ao baú de recordações da Tasca…
https://atascadocherba.com/2015/01/23/vai-onde-te-leva-o-coracao/
30 Julho, 2019 at 16:26
Isso era a tasca do Cherba
30 Julho, 2019 at 16:32
Se não der nada para a bola redonda, cá a esperamos para a oval…
31 Julho, 2019 at 0:12
Querias mais uma, não? E nós? Também queremos kiwi!!
Um abraço e saudações leoninas
31 Julho, 2019 at 8:30
🙂
30 Julho, 2019 at 16:37
Bonito texto.
Comecei a comentar aqui um ano depois deste texto… 🙂 Ainda isto era uma Tasca e não um muro de lamentações!
30 Julho, 2019 at 19:27
Ainda por cá não andava e o que eu perdi.
E, se a este texto, que conseguiu emocionar-me quatro anos depois, juntarmos o facto de, tendo lido os comentários, ver a família em comunhão de Sportinguismo, ver esperança, só da vontade de dizer ao tempo para voltar para trás.
Infelizmente, não dá…
Fiquei sem saber se o Pedro realmente existia e, em caso afirmativo, já pensei no que teria ele a dizer do Sporting actual.
30 Julho, 2019 at 17:21
Há duas semanas atrás, estava bastante pessimista em relação ao que podemos fazer este ano.
Até porque a treinadora é um tiro no escuro e tal como Keizer, os desconhecidos normalmente dão merda. Espero que não!
Mas estamos a mexer e se vier uma central e uma 6 (patroa)… talvez possamos combater os 2 rivais e atenção que as lamps estão muito fortes.
30 Julho, 2019 at 17:28
Finalmente uma apresentação de topo. So gostaria que o sr. Alvaro nos lembra se de calendários de jogos, fora e se em casa onde e horas, mais contratacoes, posicoes, elementos etc. Informações actualizadas. Vendam um pino ou emprestem, ha guito para FF. Concordo com trabalhar o marketing do FF e modalidades. Sites actualizados, canal sporting todas as plataformas de informação. Uma nova voz mais uma nova leoa.boa sorte a todas. Tudo isto merece um belo post.
30 Julho, 2019 at 17:49
Estou curioso para saber se vamos jogar em 3x5x2 ou em 4x4x2
30 Julho, 2019 at 19:56
Onde é que estao os lion ups os jhc etc etc a criticar? É que segundo eles as modalidades iam ser destruidas. So que contratamos um dos melhores treinadores do mundo para o andebol, reforcamos bem no volei, estamos bem no futsal e hoquei e estamos a construir super equipa no basket. A ultima desculpa era o futebol femino… Ups só que nao…
30 Julho, 2019 at 20:06
Mais um pleno.
30 Julho, 2019 at 20:25
Parece que vai ser a nossa versao da Denali Murnan…
30 Julho, 2019 at 20:28
Uma mistura de Anna Montana com laminas de barbear.
Ui ui
2 Agosto, 2019 at 5:11
A Hannah (Lillian) Wilkinson terá de mostrar em campo que está à altura e condições, de modo sustentado, de representar o FutFem do Sporting CP.
No recente Mundial Feminino em França (07JUN/07JUL) jogou 39′ em 2 J = 0 Golos (Camarões 22’ + Holanda 17’ – ver RTP Play, onde estão disponíveis todos os jogos do Mundial)
A jogadora, que assinou pelo Sporting antes do Mundial França (segundo o www stuff.co.nz) tem no seu histórico, duas graves lesões no ‘Ligamento Cruzado Anterior’ que a afastaram dos relvados longos meses.
► A última foi OUT2018, ao serviço do seu clube sueco Vittsjö GIK, tendo recuperado a tempo de estar no Mundial deste ano.
► Em 2015, a 1ª lesão no ‘LCA’ manteve-a afastada SETE meses dos relvados.
É claramente uma contratação de risco, face a este histórico.
***Info do site da FIFA, que tem um interessante artigo sobre esta sua saga:
https://www.fifa.com/womensworldcup/news/wilkinson-world-cup-motivation-has-aided-acl-recovery