Em primeiro lugar, porquê agora? Esta é fácil, porque, mesmo ganhando as Taças a realidade diz que estamos há mais de 10 jogos sem ganhar um jogo. E isso até podia ser circunstancial, pois apanhámos um final de época fechado em objectivos possíveis, tivemos uma final que é um jogo que pode sempre ir a prolongamento e penaltys e uma pré-época onde até se poderia perder os jogos mas vendo um caminho claro para onde vamos. Mas não é nada disso que estamos a falar. O que estamos a ver são sintomas de algo mais abrangente, para mim. Estrutural.
O futebol do Sporting é uma amálgama de equívocos e confusões a começar na estrutura e a acabar no treinador. E o problema, na minha opinião, não está (só) no treinador. Keizer é o treinador adequado para ganhar títulos, leia-se, campeonatos na realidade portuguesa? Não. Mas poderia ser um treinador que implementasse um certo estilo de futebol, atractivo, e que nos aproximasse desse objectivo? Se calhar….se tivesse tido a mínima hipótese.
Antes de choverem os calhaus, ponham-se no lugar de um treinador com o currículo de Marcel Keizer, acabado de chegar a um país novo, sem falar a língua, com um plantel que não conhece e com o objectivo de colocar uma equipa rapidamente a jogar bem e a ganhar jogos. Já é suficientemente difícil? Agora, imaginem que todas as decisões de recrutamento não passam por ele. Atenção, abro aqui um parêntisis para ressalvar que muito que vão ler de seguida é completamente hipotético. Continuando, abre a janela de Janeiro e vem um médio de um clube russo que nem sei dizer o nome, um central a jogar no Championship, um lateral a jogar nas Américas e um ponta de lança da segunda liga portuguesa. Que, naturalmente, não conheço. Portanto, ainda estou eu a perceber com o que posso contar dos que já cá estão e acabei de conhecer e contratam mais 4. Quando a minha realidade há uns meses era o Al-Jazeera ou, no limite, o campeonato holandês. A somar a isso, nada do que peço (se é que pedi ou tenho sequer liberdade para pedir) é satisfeito. O que pensaria qualquer treinador? Que está aqui o enredo perfeito para o próximo filme da saga Missão Impossível. Mas como até sou um tipo razoável, vou esperar e ver o que a próxima época me traz. Até ganhei 2 taças, que diabo! Ok. Vamos ver se na próxima janela, com pré-época, isto muda. E não muda, piora. Contrata-se mais uns quantos e um suposto “grande reforço” que não é nem 10 nem PL mas que, por já ter alguma reputação tem de jogar, apesar de ser claro que não pode jogar em 4-3-3, o meu sistema favorito e em vigor desde a época anterior. A somar a isto, não despacham quem não tem qualidade e poderia diminuir o plantel e abrir espaço para mais e melhor competitividade e, para rematar, um ou outro que até nem é nada de se deitar fora e até podia ter planos para ele é dispensado. E agora, vai treinar!
Agora, é a parte em que me dizem que ele assinou um contrato e se o fez, agora não se pode queixar. A questão é mesmo essa. Será que ele assinou sabendo que teria input zero nas contratações? Que existe um departamento de scouting que poderá ter um perfil de jogador (e Raul José tem-no de certeza) que aponta jogadores para as suas necessidadese e o treinador apenas recebe-os e faz magia? Será que o perfil de jogador, por exemplo, de 6 de Raul José e o de Marcel Keizer é o mesmo? Priveligiam ambos as mesmas características? Será que falam um com o outro, sequer? E será que ambos têm o mesmo poder de influência na decisão final da estrutura? O melhor é parar de fazer perguntas difíceis. Quando eu digo que Keizer é um boneco, nem sequer é em tom ofensivo ou depreciativo, é porque ele veio mesmo para este papel. Só não sei é se ele sabia que ia ser boneco ou se foi-lhe dada alguma expectativa de que iria ter o mínimo de poder e autoridade para influenciar algumas decisões que impactem directamente no objectivo de jogar bem e ganhar. Agora dizem-me: “Ah! Então que se demita!” Para quê? Faço o que gosto, não me pagam mal e vou sempre tentar por as minhas equipas a jogar bom futebol, seja com o que me dão ou o que peço. Se não tenho condições/liberdade/autoridade para mais e se é a minha cabeça que vai rolar primeiro…e faz muito bem pois não é ele que tem de pagar por erros estruturais. Para ele, claro.
Há uma coisa que eu já tenho a certeza. Da mesma forma que BdC deixou de ter projecto para o 2 mandato e passou a viver ao sabor dos acontecimentos, Varandas nunca o teve e agora está/vai fazer exactamente o mesmo. A diferença é só uma: no ano passado ganhou, e isso segurou as pontas, este ano está à vista e ainda estamos a começar. Esta estrutura quis fazer exactamente o oposto do que existia. E o que é o oposto de JJ? É o tal boneco. E isto até nem seria completamente mau…se as “instruções” que teria de seguir estivessem em linha com uma política de aposta na formação e aquisições cirúrgicas de qualidade tão repetida em campanha. Seria “escrever direito por linhas tortas” e, pessoalmente, até duvido que Keizer boicotasse esse caminho. Mas não. Entre despejarem mais jogadores, não se livrarem de outros e livrarem-se daqueles que iam ao encontro dessa ideia e que o treinador até gostava (visível em Matheus) foi a estrutura que minou qualquer hipótese de, pelo menos, colocar a equipa a jogar o futebol que o treinador quer jogar e segundo as suas ideias. Porque, ao contrário de JJ, desta vez MK só treina e a responsabilidade dele começa e acaba aí. E até porque não há uma contratação que se diga de caras que tem o dedo do treinador.
Isto tudo já é mau? Calma. Olhemos mais à frente. Já todos percebemos que, neste cenário, MK está a prazo e é só uma questão de saber quando é que sairá. Quem virá? Falhando neste treinador, que se fará? Mesmo perfil com outro nome? Muda-se o perfil? E esse perfil adequa-se ao paradigma “estrutura gere e o treinador treina”? Muda-se o paradigma? Quantos treinadores com algum currículo e que galvanizem os adeptos aceitam trabalhar nestas condições? Só um tuga cá do burgo. Portanto, ou alteram profundamente um dos pilares do projecto ou as brechas ficam à vista. Isto significa que esta estrutura com ou sem este treinador não pode ter sucesso? Não sei, se calhar a sobrevivência até os vai levar para um caminho melhor aceite pelos adeptos e que lhes garanta continuidade. Até poderão trazer uma ou duas trutas agora ou em Dezembro e a coisa ficar composta o suficiente para lutarmos pelo título e até ganhar alguma coisa. Mas para lutar pelo título de forma sistemática e ser campeão de forma minimamente regular é curto pois a falha é estrutural e vai-se manifestar sempre, seja com este ou outro treinador dentro do mesmo perfil mesmo sendo mais mediático. O problema está mesmo no perfil e depois, claro, na gestão de expectativas porque quem contratou vai começar a cobrar mas quem trabalha com os jogadores não os escolheu. E por isso, acho que Keizer recebeu um presente envenenado.
Quanto a Keizer, desejo-lhe o melhor pois vai ser mais uma vítima dos nossos problemas. Apesar das limitações estarem à vista, não duvido da sua intenção e até ideia de jogar bom futebol. Nem sequer duvido da aparente ideia de gostar de apostar na formação, afinal fê-lo no Ajax e é bem mais provável que tenha sido o Sporting, com os seus problemas de indefinições e de incompetência crónica a alterarem, de forma mais ou menos forçada, essa filosofia do treinador. Filosofia essa que, para acontecer, é preciso haver sintonia total entre estrutura e treinador. E cheira-me que não vamos ficar por aqui, até dia 31 é mato e estamos em crise ou pré-crise. Do the math. E MK vai ter de os avaliar com uns vídeos de ocasião e de repente tem que os integrar na equipa. Dir-me-ão: Mas esse é que é o trabalho de um treinador! É. Se não quisermos ser campeões. É isso que todos os clubes pequenos fazem. Quem quer lutar por títulos de forma duradoura tem de compartir a respnsabilidade das decisões com o treinador pois se é o treinador que trabalha o modelo e os jogadores que fazem o modelo, ele é a pessoa mais qualificada para decidir o recrutamento…para o seu modelo! Isto é dos livros! O que é preciso, e a história demonstra que não o sabemos fazer, é encontrar um meio-termo entre o treinador que até a cor dos azulejos do balneário decide e o tal boneco que nem uma contratação pode escolher. O que estamos a pedir ao treinador é para construir um futebol que compita com os rivais com jogadores cujo conhecimento que ele tem deles é limitado ou inexistente. Seria exequível se a qualidade do recrutamento fosse indiscutível e com jogadores de valor (futebolístico e de mercado) inatacável. Não é, definitivamente, o caso.
É o problema das estruturas sem treinador. Não existem. Tal como treinadores sem estrutura. E, para nossa infelicidade, parece-me que sofremos de ambos.
ESTE POST É DA AUTORIA DE… Sá
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
14 Agosto, 2019 at 9:37
Isto… também acho que keizer é mais bode expiatório que culpado, e que ele manda zero nas contratações foi notório nas rabulas Matheus Pereira/vietto.
Como sempre disse acabamos a época a faltar um lateral direito, um extremo esquerdo e um 6, começamos esta e não contratamos nenhum destes jogadores e a culpa não é do treinador.
Ps: o Hugo Viana anda lá a fazer o que????
14 Agosto, 2019 at 11:18
Queres mais um LD? Temos 4.
14 Agosto, 2019 at 12:11
Oh pah… Não brinquem comigo, não arranjem desculpas.
Os 3 treinadores anteriores também tiveram planteis com várias lacunas e não tiveram 8 meses de pré-época para preparar as equipas. O de Leonardo Jardim então era de meter medo ao susto.
Se falarmos dos treinadores dos rivais chegamos à mesma conclusão. O que diziam de Marega até chegar SC, um plantel de jogadores preteridos e sem contratações que foi potenciado e acabou campeão.
O Sporting está a jogar praticamente com o mesmo 11 há 8 meses e não consegue evoluir e a culpa é do Hugo Viana?!? É da realidade diferente? É de não ter voz nas contratações?
Pelo amor da Santa. Depois de 8 meses de mediocridade, de duas goleadas sofridas pelo principal rival, de duas competições ganhas apesar de totalmente dominados no jogo jogado, de se fazer uma pré-época miserável ainda não se consegue ver que o Treinador não sabe mais??? Que mais merda precisa ele de fazer?!?
É bode expiatório? Eu até concordo que a “estrutura” anda a dar tiro nos pés mas eu vejo mais o contrário. Ou seja, os erros da estrutura estão a ofuscar a incapacidade e incompetência de Keizer. É mau demais para virem dizer: ” A culpa não é do treinador”.
Então quando vai ser?!? Quando levarmos 10 do rival?!? Quando assumir as contratações e poder mandar embora um bota de prata que não cabe na sua forma de jogar? Quando em vez de 8 meses tiver 8 anos para ver se o mesmo 11 mostra um resquício de evolução?
Eu juro que não percebo como é que os Sportinguistas tem tanta dificuldade em ver o óbvio. Bode expiatório…….enfim.
14 Agosto, 2019 at 12:21
Então qual a razão de ainda não ter sido despedido?
Que o careca é mau, já se percebeu à muito, tanto por nós como pela estrutura, a minha questão é porque é que continuam a dar-lhe abébias?
Até ficava bem, admitir o erro e trazer um novo treinador.
14 Agosto, 2019 at 12:49
Ioshi
Qual a razão? Isso já não sei. Suspeito que seja da incompetência e amadorismo da atual direção.
Mas repara que o meu ponto não é absolver ninguém. O meu principal ponto é estarem a querer arranjar desculpas para o Keizer.
Este Post e este primeiro comentário parecem querer focar-se em demasia nos deméritos da “estrutura” e “passar a mão na cabeça” do Keizer quando ele tem tantas ou mais culpas no cartório.
Tu dizes: “Que o careca é mau, já se percebeu à muito, tanto por nós como pela estrutura” mas se leres o post com atenção e o comentário do The Lion King of the north, vais perceber que afinal não é assim tão óbvio e afinal o careca é uma vítima.
Eu estou como tu, ele é fraco e não tem competência para o cargo. Não consigo perceber é como ainda se defende o indefensável.
14 Agosto, 2019 at 12:58
Penso que o Sá sabe perfeitamente as lacunas do treinador, o que eu depreendo do post é que não devemos só culpar o treinador mas toda a estrutura que está por detrás, e daí reforçar o último parágrafo.
Mas é a tua opinião e respeito-a e vendo bem não temos assim tantos pontos discordantes.
14 Agosto, 2019 at 15:57
O facto de dizer que é mais bode expiatório não quer dizer que está isento de culpas, mas que o problema não se resume ao treinador não se resume.
Tens 4 laterais direitos, 2 do ano passado que queres despachar, um que contrataste lesionado e jogas com um puto, que mesmo assim foi do melhor que vi nos últimos jogos, mas que já deu casas que se farta, as tais dores de crescimento.
Mas pronto, se achas que tirando de lá o careca e cocares lá um Carlos Carvalhal qualquer que com estes jogadores ele faz milagres força em acreditares nisso.
Se fosse eu a mandar, que não sou, era Vítor Oliveira lá para dentro, fazer um plantel à sua imagem e apostar num projecto a 3/4 anos desde que houvesse fio de jogo, valorização de jogadores, valorização da academia e no mínimo o terceiro lugar, depois logo se via…
14 Agosto, 2019 at 16:32
Lion.
Claro que o problema não se resume ao treinador, mas isso não faz dele um bode expiatório. Se o Carlos Carvalhal faria milagres? Não sei. Já vi o Inácio a fazer um milagre com menos.
Mas sei que se lhe dessem 8 meses a preparar o mesmo 11 ele não apresentaria este futebol deplorável.
Aliás,
Estás a focar-te no problema dos DD. Eu sou muito crítico desta direção mas nesse aspeto nem tenho grande coisa a apontar. Temos o azar de ter os 2 melhores lesionados ao mesmo tempo. O Rosier é novo, tem talento, tem tudo para ser um upgrade ao Ristovski. Irias desperdiçar uma oportunidade de negócio de um jovem valor por causa de 1 mês?
Essa é uma das situações em que critico o treinador, é que o Thierry já estava lá no ano passado. Porque é que não tivemos o Thierry a dar casas mas preferimos o Bruno Gaspar a meter água? O campeonato estava perdido e estava, era a oportunidade perfeita para ter o Thierry a crescer atrás do Ristovski e talvez hoje não estivesse tão verdinho.
O Doumbia a mesma coisa: Campeonato perdido… Porque apostar tudo no Gudelj quando parecia obvio que o Doumbia era o futuro da posição?
Porquê a insistência no Diaby que ainda há pouco chegou e o Plata nem convocado é.
O plantel tem falta de profundidade mas não é assim tão fraco como querem fazer passar.
Claro que quando tens um avançado, que ainda há 2 anos lutou pela bota de ouro europeia com o Messi, e o treinador o faz parecer um cepo, naturalmente que o plantel vai parecer débil.
Já falei no Marega porque me parece o exemplo perfeito. O Porto fez 88 pontos e foi campeão sem fazer contratações e aproveitando jogadores que seriam para despachar incluindo Marega que foi a principal figura da equipa.
Fazer 80 pontos com o nosso plantel não é milagre nenhum. Se chegava para ser campeão? Logo se via. O problema é que com este treinador nem lá perto vamos chegar.
14 Agosto, 2019 at 16:06
Assumo que respondi um pouco a quente mas repara que o meu comentário é uma resposta a outro comentário.
Depois de ler coisas como: “O que estamos a pedir ao treinador é para construir um futebol que compita com os rivais com jogadores cujo conhecimento que ele tem deles é limitado ou inexistente.”
E logo no 1º comentário levo com um: “também acho que keizer é mais bode expiatório que culpado”, saltou-me a tampa.
Há várias passagens no texto que dão a entender que o Keizer é um coitado. A situação dele não é perfeita, longe disso, mas já vi treinadores com menos a fazer muito mais. Falar de conhecimento “limitado ou inexistente” quando ele joga praticamente com o mesmo 11 há 8 meses e apresenta 0 (!!!) de evolução ou rotinas é demonstrativo que isso são mais desculpas do que falta de oportunidade.
Naturalmente que na “graduação de culpas” há outros antes dele. A começar logo pelo facto de serem responsáveis por o terem metido lá.
14 Agosto, 2019 at 16:36
A falar é que a gente se entende e é para carpir as minhas mágoas e dar os meus pontos de vista que venho aqui religiosamente todos os dias, abraço.
14 Agosto, 2019 at 19:57
O Hugo Viana está a receber a parte dele.
O Director Financeiro não sabe o que o clube está a negociar com os bancos.
Quando perguntam ao treinador porque não joga um jogador da formação, ele responde “perguntem ao director” (ainda estou para perceber qual director…)
O presidente vê o clube levar 5, e não está preocupado porque até aos 60 minutos só estava a levar 2.
Não há dinheiro para colchões, mas há 40 milhões para reforços.
Tudo o q veio da formação está em saldos e com guia de marcha.
O factoring sobre o contrato da NOS aumentou 65 milhões de agosto a março.
O reforço mais caro de sempre (por perna) do clube, não consegue jogar na mesma equipa que o melhor jogador do clube em largos anos (aparentemente fazem o mesmo em campo…)
A restruturação financeira morreu (e não consta que ressuscite ao terceiro ano…)
As modalidades levaram um corte de 28%
Nem comento a evolução das receitas e assistências.
Mas como não há Facebook, vou estar preocupado porquê??
Nota:comecei com 1€ no betclick a apostar duplo em sporting perde ou empata… já vou com 6€. Estou piurso mas cheira-me que vou jantar melhor no fim deste ano que em 2012 quando fiz uma mariscada à grande no final do ano…
Deixaram de me gozar no trabalho. Sobre o marítimo levei com um “ao menos começaste melhor que o fcp”.
E é isto.
14 Agosto, 2019 at 9:41
Plágio 😀
14 Agosto, 2019 at 9:41
Sá é tudo isso. Destaco:
“É o problema das estruturas sem treinador. Não existem. Tal como treinadores sem estrutura. E, para nossa infelicidade, parece-me que sofremos de ambos.”
Para mim era limpeza total, farta de incompetencia.
14 Agosto, 2019 at 9:53
yep é mesmo esse o ponto!
Há uma falta de rumo incrível e o treinador é mais uma peça do puzzle de terror!
14 Agosto, 2019 at 9:47
Precisamos de uma estrutura de futebol que pense o que quer para a equipa principal, desde uma ideia de jogo, que seja comum a todos os escalões de formação, até à postura que o jogador deve ter quando fala ao público.
Essa estrutura tem que estar acima das merdices das direcções e das eleições. Deve ser avaliada, como qualquer um de nós nos seus empregos, mas não pelos sócios, senão estarão tão dependentes da bola na baliza como qualquer um. Deve ser quem compõe essa estrutura que segura as pontas do futebol e que garante que o mesmo não é afectado pela saída de uma direcção e entrada de outra. Escusado será de dizer que é a responsável pela contratação do treinador que deverá ser escolhido com base na ideia de jogo implementada no clube.
O mais engraçado é que a malta que ocupa a presidência tem noção da necessidade desta estrutura e de como a mesma deve estar acima de quedas de direcções, por isso é que alguns presidentes gostam de chamar a si a pasta do futebol.
Um presidente cair com o futebol não é bom para o presidente, obviamente, mas também não é bom para o clube. A solução? Não é o presidente não ser responsabilizado pelo que chamou a si, é deixar de o fazer e destacar alguém competente para o fazer e comunicar aos sócios e adeptos o que se pretende com essa direcção desportiva.
14 Agosto, 2019 at 10:03
“Precisamos de uma estrutura de futebol que pense o que quer para a equipa principal, desde uma ideia de jogo, que seja comum a todos os escalões de formação, até à postura que o jogador deve ter quando fala ao público.”
Porra, há quantos anos se fala disto??
14 Agosto, 2019 at 10:13
Desde sempre.
14 Agosto, 2019 at 13:03
Pois…
14 Agosto, 2019 at 10:25
Nem mais.
Mas…nem Hugo Viana nem Raul José têm competência para serem “A Estrutura” e não abanarem com direcções e treinadores (teriam de ter outra bagagem e experiência). Hugo Viana até nem era para ser DD. Apenas lhe credito alguma contribuição no crescimento do Braga. Raul José era parte do problema (JJ) e agora é parte da solução. Não faz sentido. Nunca fez, para mim.
14 Agosto, 2019 at 12:36
Sim, de acordo com tudo. E possivelmente os nomes deviam ser pensados e apresentados depois das eleições e não como bandeiras eleitorais. E sempre a informar sócios e adeptos do que se pretende para evitar que se cole essa estrutura a uma direcção.
15 Agosto, 2019 at 0:09
Pior…
Raul jose esta a ser bem pago para uma funçao que de experiência tem 0
Nao faz sentido !
14 Agosto, 2019 at 10:03
Resumindo.
Aumenta-se os encargos com estrutura para os resultados serem os mesmos, ou piores.
Primeiro o pateta cintra a ir buscar o incapacitado peseiro (corrido de todos os clubes)..depois este keizer…enfm!!
14 Agosto, 2019 at 10:03
Não discordando de que há um problema estrutural, ilibar Keizer do que quer que seja porque a culpa vem de cima não me parece correcto.
Não foi a estrutura que tornou o seu futebol aborrecido e um vazio de ideias ofensivas e/ou defensivas… Quando chegou montou uma equipa que criava oportunidades e privilegiava uma certa forma de jogar, e nem estou a falar do número de golos porque os níveis de eficácia eram demasiado elevados e obviamente não se poderiam manter ao longo do tempo, e hoje em dia não vemos sequer oportunidades ou jogadas que nos permitam perceber que há ali uma ideia de jogo. Transformou um futebol ofensivo com muitas falhas defensivas, num futebol que continua a ter muitas falhas defensivas e não tem sequer qualidade ofensiva.
Relativamente à falta de aposta, é dado o exemplo de Matheus que não foi Keizer a afastá-lo, mas a verdade é que Matheus seria titular de caras neste Sporting e na pré-época (até ser afastado) nunca foi testado como tal, isso leva a falta de paciência compreensível (de um jogador que já provou que pode e deve ser aposta) e a Direcção tem de resolver o problema. Por outro lado, Bragança nunca teve uma oportunidade a sério, Thierry não fosse o descalabro Ilori ou as lesões dos outros e continuaria a ver outros jogar, Max está à espera que o Renan tenha uma gripe de 2 meses (não lhe quero desejar nada de muito grave, só o suficiente para o Max jogar) para se afirmar.
O facto de Keizer não ter grande voto na matéria no que diz respeito a contratações é algo que eu concordo (foi o problema com JJ). Claro que não pode ser completamente afastado (como parece ser o caso), e é preciso que trabalhem juntos, mas a estrutura é que define o projecto desportivo, portanto não pode colocá-lo nas mãos de um treinador que tem 2 anos de contrato. O problema aqui é que nem a estrutura tem tido competência para tomar mais decisões certas que erradas, nem o treinador foi bem escolhido a pensar no projecto desportivo que se pretendia implementar.
Em suma, no que diz respeito ao futebol profissional, tem havido incompetência de parte a parte, seja da estrutura, seja de Keizer (escolhido pela estrutura). E, de resto, essa incompetência tem sido a norma dos últimos 20 anos.
SL
14 Agosto, 2019 at 10:08
O único esboço que vi de uma alternativa a BF foi precisamente Matheus a 10 penso que na Suíça. Curiosamente, depois desse jogo desapareceu das opções (não foi aos states) e não foi apresentado em Alvalade.
14 Agosto, 2019 at 10:19
O Matheus jogou os dois primeiros jogos na Suíça, em que entrou quando entraram todos os que não iam fazer parte das escolhas do plantel, e o jogo com o Estoril, em que este grupo jogou novamente. Isto para mim não é esboçar uma alternativa. Para além de que Matheus tem muito mais qualidade do que ser alternativa de BF quando ele sai aos 85 para os aplausos num jogo que está 5-0.
Eu fui daqueles que defendeu que o Keizer devia continuar porque apesar da fraca qualidade do futebol apresentado na segunda metade da época, achei que isso se devia ao pragmatismo de ter que apresentar resultados e que com uma pré-época teria tempo para implementar o que queria. O problema foi que a pré-época dele foi do pior que eu já vi (o ano passado não conta), e não é por causa dos resultados. O que o Keizer fez na pré-época foi preparar 11-13 jogadores para a Supertaça, a maioria deles jogadores que já conhecia. Esqueceu-se que depois disso ainda teria cerca de 50 jogos. O Matheus era tanto alternativa como era o Geraldes o ano passado… não esquecendo que o Keizer também se referiu a Diaby como alternativa do BF.
14 Agosto, 2019 at 10:05
Passámos de um modelo em que o treinador mandava em tudo para um em que o treinador aparentemente nao manda em nada. No Sporting é 8 ou 80, nunca há meio termo.
E enquanto assim for nao saimos da cepa torta.
Varandas neste momento está num impasse.
Quando se candidatou disse que sabia muito de futebol, apostou as fichas num desconhecido.
Despedir é assumir que falhou
Nao despedir é insistir num erro
Qualquer das hipóteses só mostra que fracassou
14 Agosto, 2019 at 10:13
Ele sabe lá…
14 Agosto, 2019 at 10:11
Digam qual foi o Treinador nestes ultimos anos (tirando JJ) que “riscou” alguma coisa nas contratacoes? Jesualdo ferreira, com toda a sua experiencia, nao conseguiu levar a equipa, pela primeiravez, ‘a Europa. LJ entrou numa altura em que a palavra de ordem era cortar, cortar e cortar: apanhou uma grande fornada da formacao e fez milagres com ela, potenciando-os. MS seguiu o bom trabalho deixado por LJ.
JJ veio, falou alto, desperdicou recursos de fora ignobil, recursos esses que demoraram anos a conseguir, que foram feito ‘a custa de muitos cortes e ganhou, como ele dis “bola”.
Peseiro apanhou e deixou uma equipa em cacos. MK conseguiu pegar nesses cacos, cola-los e durante um curto periodo de tempo apresentar excelente futebol, devolvendo emocao e esperanca; era uma equipa a prazo, esgotada fisicamente e veio por a’i abaixo ao primeiro desaire.
O Sporting parece estar nas maos de comissionistas e isso e’ o que assusta mais…
SL
14 Agosto, 2019 at 10:12
A estrutura.
Qual estrutura que defina o que no futebol?
Meus caros a estrutura que é uma merda até podia ser boa, assim que o varandas cair, porque vai cair, a estrutura ia de c@r@lho e vinham novos especialistas. O que nos não temos é estabilidade diretiva, coisa que o Braga tem e por isso vai- nos apanhar. Coisa que o carnide tem e o porto e aguentam os ciclones que por eles passam.
O que seria necessário para já era um treinador com currículo que ganhasse muito bem e que soubesse de futebol para caralho, mais que toda a estrutura junta, que já se viu não vale um caralho.
A equipa tem bons jogadores, eles juntos é que é uma gaita e esse trabalho, desculpa lá ó Sá é do K. Agora se eu só gosto de 433, ou se nem sei falar ingles e nem falo com os jogadores é outra coisa.
Vai á bola caralho, põe o pé cabrao, olha as costas, sai ó bola palerma… gritar esbracejar, foda#$ ao menos dar indicações de forma educada nos jogos.
O keiser para mim morreu quando disse que prefere ganhar 3-2 a 1-0, fdx. Se disse-se 3-0 do que 1-0, mas nao, mamar 2 para enriquecer o jogo.
Outro problema que vai haver quando o varandas cair ou abrir a pestana e for buscar um gajo de renome que venha treinar e mandar nesta treta toda é que vai ter de continuar a pagar à estrutura e mete- los a jogar com o viviano, petrovic (o nosso unico 6) e com o jeferson. Ja vão ser mais que onze.
1o salvar esta merda que está arder.
2o estabilidade diretiva
3o estrutura
4o consistencia
E não me ponham gajos do futebol profissional a gerir os putos, a ter ideias na formação, deixem lá estar quem veste a camisola à anos ( se desta leva ainda lá ficou algum, 2 levas de saídas em 7 anos deve ter feito mossa) e faz o seu trabalho que até é bem feito.
14 Agosto, 2019 at 10:13
“Da mesma forma que BdC deixou de ter projecto para o 2 mandato e passou a viver ao sabor dos acontecimentos”
Sério?? Uma época em que se os jogadores se tivessem empenhado um pintelho a mais teriamos passado o Atlético na Liga Europa e teriamos ficado em segundo no campeonato (com Champions no ano seguinte) e ganho uma taca de portugal? Foi esse o tal projecto que deixou de existir? Diria que teria sido uma das melhores epocas, mesmo não gostando da Liga Europa. E o treinador que andava a causar problemas estava a ser despedido… o substituto era um pouco incognita, mas sem Alcochete se calhar daria para contratar alguem com mais capacidade.
Em todo o caso falas como se o kaizer não tivesse entrado no clube e feito um grande brilharete…. aquilo eram goleadas atrás de goleadas. Sem isso se calhar nem ele estaria agora a treinar o clube. Tem sido sempre a descer.
E não sei se é dele a culpa toda, mas é mais facil despedir um treinador que um presidente…. É que ao menos podiam tentar disfarcar que se preocupam, mas quando o próprio presidente diz que não está preocupado…
14 Agosto, 2019 at 10:14
Precisamos é de um clube LIMPO de interesses e objectivos desviantes… PRECISAMOS DE GENTE SÉRIA E COM VERGONHA… E QUE AME, DE FACTO, O CLUBE… E DE PREFERÊNCIA, QUE SE PREOCUPE…
14 Agosto, 2019 at 10:21
É por aí que, infelizmente, se tem de começar, o resto vem por acréscimo!
Ninguém minimamente sério, que se preocupe e ame o clube, pode ser tão incompetente…!
14 Agosto, 2019 at 10:26
Até pode ser com gente pouco séria, gente com interesses, mas se amasse e preocupasse com o clube e quisesse o melhor do clube.
14 Agosto, 2019 at 14:28
Exacto. Mas já tivemos isso.
Só que decidiram que isso eram muito rude, muito mal-educado, muito violento…. voltámos aos bons velhos tempos onde os sócios não contam para nada e o clube serve é para as negociatas.
14 Agosto, 2019 at 10:22
Muito bem, Sá. Uma só ressalva. O Keizer até pode ser boneco, mas não é corno manso. Na medida das suas possibilidades retalia. De que outro modo “ler” a insistência no Diaby? Ou que joguem apenas os “seus”?
14 Agosto, 2019 at 10:30
Eu leio a insistência no Diaby de uma forma diferente: Já lá estava quando ele chegou e esses, naturalmente já conhece melhor, conquistou troféus com eles e, por isso, têm a sua preferência. Repara que ele até disse que são os novos que têm de fazer mais. Isso não abona muito a favor de MK mas quem nunca entrou num trabalho novo e apoiou-se nos que já conhece/conhece melhor? É mecanismo de defesa de quem está ali completamente às aranhas e agarra-se a quem já conhece melhor.
14 Agosto, 2019 at 15:25
No início tudo bem, mas já leva nove meses disto. Continuar a apoiar-se no Diaby só o fragiliza e abre para a especulação de que estará a “provocar” para forçar “um despedimento incompreensível”: ganhou duas taças e vai de vela logo no início da época sem ter perdido nada de relevante.
14 Agosto, 2019 at 16:08
Sim, não descarto, de todo, o que escreveste. Pode ter visto que é a cabeça dele que vai rolar quando todo o planeamento desta época foi feito pela estrutura.
14 Agosto, 2019 at 10:24
A questão é, qual estrutura? Qualquer pessoa com dois dedos de testa vê que não há projecto de futebol. A premissa é “corta, corta, corta, dispensa tudo o que há para dispensar (custo zero) e espera que o Mendes meta um par de jogadores cá e que se aproveite um”. Se um presidente tem este objectivo, de que servem treinadores e directores?
Vietto, 7,5 M por metade do passe numa altura em que se antecipam receitas e se fala em crise financeira. E vem o treinador explicar que este bruto investimento joga na mesma posição do melhor jogador que não foi vendido.
Matheus não conta. Porquê? Keizer não sabe, teve ordens da direção.
3M por Gudelj, emprestado e em final de contrato. Acaba por não ficar.
Chora-se por um 6 e andamos com Petrovics a chutar a bola contra a parede e Palhinha emprestadado.
Nestes moldes só nos resta ser barriga de aluguer para jogadores que venham de outro continente e queiram dar o salto passado um ano. Um benfica de há 10 anos.
Para que raio falamos de tácticas e modelos de jogo se um treinador nunca sabe que jogador lhe vai sair na rifa?
14 Agosto, 2019 at 10:33
Tal e qual.. o engraçado é que muita gente já tinha percebido isto, menos quem tem responsabilidades dentro do clube!! Têm o exemplo do Rui Ceboladas nas lamparinas, treinador boneco, não ganharam foi corrido, mudaram outra vez o paradigma com o Laje.
14 Agosto, 2019 at 10:34
Com todo o respeito, discordo profundamente desta análise. No plano dos princípios, tudo o que o Sá diz é correcto. Mas as premissas e as conclusões são especulativas. Assim sendo:
1. Nada do que o Sá presume parece ser verdade, com a óbvia excepção da desadequacão de Vietto aos desenhos tácticos de MK (mantendo-se BF).
2. Por pouco poder que tenha, ainda é MK quem escolhe o 11. Como explicar então a falta de minutos dada às opções vindas da formação. Por ex: se MK não tem um 6 como quer, por que razão não jogou Bragança a 6 na pré-época? Porquê tantos minutos dados a Ilori a lateral? Os extremos de pé trocado a jogar para Bas Dost, são culpa do scouting? A defesa a 5 que não foi treinada e apareceu pela primeira vez no jogo, foi ideia do Raúl José? O mesmo Raúl José é que obriga o MK a ter Diaby como primeira opção para reforçar os extremos? Não compro essa tese.
3. Mais: os problemas que vemos na equipa são de treino, de modelo e de princípios de jogo. Linhas demasiado afastadas, comportamentos erráticos da linha defensiva, falta de compensações, desconhecimento dos princípios de contenção/cobertura, incapacidade de gerir os ritmos de jogo, processo ofensivo 100% dependente da possibilidade de atacar em passes rápidos e/ou meter no BF que ele resolve com um chutão para a baliza, mau controlo da profundidade, plano B que traz completo descontrole ao jogo… Isto tudo é culpa do scouting? Nem pensar…
4. Do mesmo modo, o scouting até pode decidir quem vem, mas não decide quem joga mais, muito menos na pré-época. Se Matheus tivesse jogado a pré-época toda, Varandas atrevia-se a emprestá-lo? Não! Obviamente que não!
5. Assim sendo, muita coisa pode estar mal na estrutura do futebol – ou não, e sublinho este “ou não”, porque em rigor nada sabemos – mas o que sabemos é que a equipa revela comportamentos de mau processo de treino. Ponto. Pelo que, até ver, o principal e urgente problema é esse e só esse.
6. Estamos a embarcar em teorias da conspiração só porque MK disse “perguntem aos directores” quando questionado sobre Matheus. Mas Matheus – e, já agora, os outros – viu a bola a passar na pré-época por causa dos directores? Os directores fazem convocatórias? O treinador não podia dar respostas sobre Matheus – ou outro qualquer – semelhantes às que dá sobre BF? Dizer que lhe faz falta, que não o quer perder? Duvido e muito.
Não acho, por isso, bem que andemos a especular sobre questões que nem sequer sabemos se são problemas enquanto desviamos o foco do problema que é visivel e impossivel de ser ignorado. Keizer não serve. Estava mais que visto e neste momento já magoa os olhos. Ponto
S.L.
14 Agosto, 2019 at 10:50
+ 1
14 Agosto, 2019 at 11:02
De acordo. E acrescento que um treinador minimamente competente mudaria também o sistema para enquadrar os jogadores que tem à sua disposição. Se tem Vietto e BF, não diz simplesmente que não podem jogar juntos no seu sistema…Para quando um 442 com Vietto como 2ª avançado, BF na direita e Acuna na esquerda?
14 Agosto, 2019 at 11:08
Isto
14 Agosto, 2019 at 12:58
Concordo em muito com este comentário.
Basta olhar para os vizinhos do lado para ver que o 4.3.3 ou 4.2.3.1 do Rui Cebolas estava gasto, e bastou entrar o Lage que ao adaptar o sistema aos jogadores melhorou em muito os resultados.
Houve jogadores que deixaram de ter espaço, mas os resultados apareceram.
Pergunto-me porque nunca se experimentou o 4.4.2 com os jogadores que temos!
Num campeonato em que 90%das vezes assumimos o jogo, porque não 2 avançados em vez de 1 numa ilha, e como diz o Rui, ainda por cima de pés trocados, não tirando qualquer proveito das melhores qualidades do PL que temos.
Se nalgumas coisas a estrutura pode ter culpa, noutras o treinador é sem dúvida o maior culpado.
14 Agosto, 2019 at 15:31
Isto…..
Não discordando que há problemas estruturais, muito do que se está a passar é culpa exclusiva de Keizer. As convocatórias é Keizer quem as faz, o 11 é Keizer quem decide, e acima de tudo, a forma como a equipa defende mal, e ataca mal também, são da culpa exclusiva do treinador.
Os princípios de jogo, a falta de pressão, o posicionamento dos jogadores, as transições, o ser constantemente batido em contra ataque ou em bolas paradas, não se devem à estrutura.
Marcel Keizer já teve mais que tempo suficiente para pôr a equipa a jogar futebol e a equipa joga cada vez pior.
Se o treinador não tem voto na matéria sobre quem contratar, indicar o perfil de jogador que precisa, dentro dos valores estipulados pela “estrutura”, indicar quem não faz parte das escolhas, então não é treinador para o Sporting. Se deixa que seja a “estrutura” a escalar o 11, ou os convocados, então não é treinador para o Sporting. Quem se sujeita a isto só para ganhar uns cobres não é treinador para o Sporting.
14 Agosto, 2019 at 10:36
Grande Sá! um bom post para não variar.
Infelizmente sinto que isto ainda se vai arrastar… e que vai ser resolvido da forma que conhecemos… AG -> Eleições -> campanha que mais nos envergonha que orgulha -> adesão maciça ao voto…
14 Agosto, 2019 at 10:39
Problema estrutural, incapacidade medonha, falta de liderança, mentiras compulsivas, falta de legitimidade democrática, traição…
14 Agosto, 2019 at 10:39
“Há uma coisa que eu já tenho a certeza. Da mesma forma que BdC deixou de ter projecto para o 2 mandato e passou a viver ao sabor dos acontecimentos, Varandas nunca o teve e agora está/vai fazer exactamente o mesmo.”
Isto é que me preocupa. Depois se um acha que deve ser o MK ou outro qualquer, dá-me igual.
Como eu digo habitualmente aos meus alunos, quem não sabe para onde vai nunca se perde (acha que está tudo bem), mas o problema é que nunca chega a lado nenhum.
Falta projeto, ideias para implementar e duvido muito da qualidade dos RH desta direção. Quando digo falta projeto não é só para o futebol, é mesmo para o clube. Andamos ao sabor dos acontecimentos e os exemplos são muitos.
Andebol – janeiro Galambas começa a preparar a época, escolhe um LD, renova com alguns jogadores, apresenta proposta de renovação ao treinador… Maio, perante os resultados desportivos (acontecimento) muda tudo.
E podemos replicar isto no Voleibol Quem é o nosso treinador? Atletas que renovaram e depois sairam. Atletismo… o caos. Paraolímpicos… um vazio de conhecimento e um desperdiçar do mesmo que foi adquirido durante mais de 5 anos. Etc. Etc. Etc.
Mas a falta de projeto não é só desportiva. Finanças e Gestão.
Miguel Cal e o famoso relatório… Zenha, o vendedor de ações. E trabalho pouco e mau. Foi a gestão das GB. A falta da renegociação com a banca, o EO, investimentos em imobiliário (academia)… tudo feito sem uma linha condutora.
Pior do que um mau plano é não ter plano.
SL
14 Agosto, 2019 at 10:49
Excelente análise, como sempre.
Só gostava de referir uma merda óbvia, Keizer é o líder de uma equipa multidisciplinar, não está propriamente sozinho a levar com o imenso desconhecido. Queixamo-nos da não aposta em Max, mas é Nelson Pereira que tem de dizer quem é o mais apto, por exemplo.
Há um adjunto tuga , o Rodolfo, que não acredito que esteja só a colocar os pinos no campo.
Para mim, até prova em contrário, Beto e Hugo Viana, são os rostos da incompetência do nosso futebol.
Varandas, por ter dito que iria liderar o futebol e pelas pessoas que escolheu, obviamente é o responsável.
14 Agosto, 2019 at 10:57
Mau maria, temos o Varandas a dizer que:
“Vamos ter um grupo com qualidade, ambição, competência, e por trás teremos uma fantástica estrutura invisível.”
“Estou otimista, confiante e desejoso que isto arranque. Hoje foi o primeiro dia de trabalho mas esta época começou a ser trabalhada há muitos meses, com rigor, critério, planeamento.”
“O mais importante e mais difícil de ter, já temos: são os recursos humanos. Fomos buscar à Escócia, ao Irão, aos Emirados, a Lisboa, ao Porto, uma equipa altamente especializada.”
E depois lemos posts a falar «Problema estrutural»
Sei bem quem é mais credível e só não sei porque não fico em casa.
14 Agosto, 2019 at 11:57
“por trás teremos uma fantástica estrutura invisível.”
Isso faz-me lembrar aquela do homem invisível ter ficado com um andar novo…
Estava em cima da Super Mulher… e veio o Super Homem.
14 Agosto, 2019 at 12:21
😀
14 Agosto, 2019 at 12:43
😀 😀
14 Agosto, 2019 at 14:06
🙂 🙂 🙂 🙂
14 Agosto, 2019 at 14:09
Se eu soubesse ou conseguisse meter aqui um emoji metia um a sorrir, ou dez.
14 Agosto, 2019 at 15:34
Colocas dois pontos
:
segido de um fechar parênteses
)
Resultado? 🙂
14 Agosto, 2019 at 15:34
*seguido
14 Agosto, 2019 at 11:05
é de mim…ou saindo o Keiser, o senhor que se segue vai ser mesmo o Raul josé?
14 Agosto, 2019 at 11:09
Não estejam preocupados que eu também não estou
14 Agosto, 2019 at 11:10
Obrigado plas taça mister keizer… ganhaste o direito de começar uma época, começaste mas tchau!
Deixar bas dost no banco para pôr o philippe que está com 5 quilos a mais… apostar no diaby que falhou a pré-época em detrimento dum jovane ou dum plata… seixar o neto (o central em melhor forma no banco) ou levar O funchal um banco de defesas, deixando os criativos em Lisboa….
Desculpem, mas nao é a “estrutura”: sao escolhas do treinador. Mas escolhas
14 Agosto, 2019 at 11:23
Embora Jovane esteja lesionado, concordo.
14 Agosto, 2019 at 11:58
Foi preciso 2 jogos desta época para atingires o que qualquer pessoa com o mínimo de conhecimento de futebol já tinha atingido desde Janeiro pelo menos.
És como o gago mental: Futebol? Fácil, fácil….até a bola começar a rolar.
Apoia Quim!
14 Agosto, 2019 at 12:41
Agora o treinador ja e mau?
E quem o contratou? E bom?
Parolos…
14 Agosto, 2019 at 12:43
Portanto, partindo eu, como parto, do pressuposto de que o emprego da Rute é defender a visão do conselho directivo nas redes sociais…
[ NOTA: presumo isto baseado apenas e só na quantidade absurda de tempo que a Rute passa nas redes sociais do Sporting a defender sempre – e de forma a meu ver acérrima e acrítica – os mesmos interesses… nada contra, ou melhor, muita coisa contra, mas é uma missão que a Rute quer desempenhar e tenho de a respeitar, competindo-me apenas, se discordar das opiniões, atacar as opiniões, sendo que o motivo pelo qual elas são proferidas não é indiferente, mas é acessório]
… presumindo isto, dizia, parece-me que acabámos de saber em primeira mão que está tudo em marcha para que (eventualmente salvo resultados e exibições absolutamente excepcionais e neste momento completamente improváveis) o treinador do Sporting seja despedido o mais tardar até à pausa para os jogos das selecções.
Vimos aqui primeiro.
14 Agosto, 2019 at 23:18
+1
14 Agosto, 2019 at 14:06
O Phillype emagreceu dois kilogramas, boas noticias, quando chegar ao Natal está em forma.
14 Agosto, 2019 at 17:57
A Ruta 🙂 🙂 🙂 🙂
14 Agosto, 2019 at 11:23
Falta frieza, honestidade, uma ideia.
Tudo de improviso.
A partir daqui tudo o que se diga ou faça é redundante.
14 Agosto, 2019 at 11:26
Muito bom texto. Problema estrutural, claro. Mas não é de agora. Aliás… é de sempre.
Sempre faltou a “estrutura” que durante anos fez do porto um clube coeso. Não falo de apitos dourados, falo do departamento de futebol e da forma como tratavam internamente dos problemas, da forma como blindavam balneários.
Falando especificamente de nós, não existe. Ou se existe, é muito fraca.
No discurso para dentro, no discurso para fora. Nas oções. Acertarem para já muito pouco nos 2 mercados onde estiveram envolvidos, gastaram muito e não há um único gajo que seja um indicutível.
Falharam no treinador, a tal aposta de risco…
Resumindo, ou mexem JÁ ou estamos a falar de eleições (again) em Março.
14 Agosto, 2019 at 11:37
Mais um a chamar mentiroso ao Varandas:
“O mais importante e mais difícil de ter, já temos: são os recursos humanos. Fomos buscar à Escócia, ao Irão, aos Emirados, a Lisboa, ao Porto, uma equipa altamente especializada.”
14 Agosto, 2019 at 11:54
Podem ser altamente especializados.
Há gajos especializados em fazerem merda, mesmo que não sejam mal intencionados.
E eu não tenho o Varandas como mal intencionado.
14 Agosto, 2019 at 12:00
Não me atrevo a dizer que é mal intencionado, mas digo claramente e sem papas na língua que é incompetente.
Nada a ver com a profissão até porque sempre considerei que o nosso departamento clinico durante anos esteve bem entregue.
14 Agosto, 2019 at 15:45
Isto mesmo.
14 Agosto, 2019 at 14:10
“E eu não tenho o Varandas como mal intencionado.”
Fadas e unicórnios.
Depois disto não dá para discutir mais nada.
14 Agosto, 2019 at 15:44
Era uma vez uma prinsusa, que vivia suzinha na turre do seu castalho e estava traste, muito traste por estar suzinha. Resolve, então, enviar um bilhuto a um prinsusu que também vivia susinho na turre do seu castalho. Escreveu muitos bilhutos até que um dia o prinsusu agarrou no seu cavalo e cavinhou, cavinhou, cavinhou pela florista até chegar ao castalho da prinsusa. Quando chegou a purta do castalho da prinsusa dá-lhe um pintapu e a purta cai. Sobe a correr até à turre da prinsusa, arrebenta com a purta do quarto da prinsusa, ele olha para ela, ela olha para ele, ele olha para ela e dá-lhe três fadas.
O unicórnio é que não cabeu na história.
15 Agosto, 2019 at 0:15
LOLADA !!!
Haja alguem com tempo e espírito para levar esta merda que nos assola na desportiva
Foi TOP !
14 Agosto, 2019 at 14:36
Não tens tu mas tenho eu.
Senão vejamos:
– sai do clube numa altura em que a equipa feminina iria disputar a final da taca (nem esperou para terminar o contrato, o qual se saberia que não seria renovado).
– sai do clube e anuncia a sua candidatura (obviamente que estava na golpada, porque se não como saberia que iriam existir eleicões daí a uns meses)
– entra no clube e todos os problemas são culpa da direccão anterior. Mas tudo o que acontece de bom foi ele… com rigor.
– inicia uma caca às bruxas que ainda não terminou.
– todo e qualquer negócio é desfavoravel ao Sporting, seja ele a compra/venda de jogador, seja a negociacão com os que rescidiram, seja simplesmente negociar a venda de uma merda de um cachorro quente.
– sempre que abre a boca prejudica o clube, seja a anunciar que não há dinheiro, seja a atacar a formacão, atacar o plantel, a avisar que os jogadores serão vendidos abaixo da clausula, etc.
14 Agosto, 2019 at 15:37
Mais nada!
14 Agosto, 2019 at 15:42
Admito que qq um tenha.
Para mim (ainda) é só um otário que alguém vai manietando.
Mesmo com histórias mal contadas.
14 Agosto, 2019 at 12:07
Mentiroso…
14 Agosto, 2019 at 11:35
Há quem diga que o kareca apostava nos miúdos quando estava no Ajax, outros dizem que não. Será que alguém podia ajudar e por aí o onze tipo do Ajax na altura e comparar com as idades, tempo no clube cenas assim? Só para tirar as teimas?
Não me agrada nada a desculpabilizacao do treinador. Keiser é mau, simplesmente mau. Se para além disso tb é boneco só piora o que já é mau.
Não pode haver estrutura e treinador como uma coisa à parte. É uma receita para o fracasso. E sim, nós não temos temos uma coisa nem a outra. O treinador não sabe treinar e a estrutura não percebe nada de nada.
Foi para isto que mandamos o gordo a baixo?
14 Agosto, 2019 at 11:43
Vejo duas hipóteses para o nosso Sporting. Ou aparece um russo,americano, Sheik ou outro gajo qualquer e os sócios assim o decidam em assembleia geral, a Sad perder a maioria e esse tal gajo injecte € no clube,fique a mandar na política desportiva,e contrate jogadores de classe, que façam a diferença ,para podermos voltar a ser campeões, ou pelo menos,rivalizar com os galináceos que dominam o futebol português.
A outra opção, é todos nós sócios e adeptos termos calma (acho que já atingiu o limite, e falta paciência )e o nosso clube fazer uma aposta forte na formação. Mas isso leva tempo meus caros amigos. Alguns anos.
Não podemos é continuar neste imbróglio, por mais tempo.Basta!
Queremos seguir um rumo com objectivos bem traçados desde o início. Queremos saber para onde vamos, Queremos gente competente na estrutura. Queremos uma política de comunicação inteligente. Enfim queremos voltar outra vez ao Marquês.
14 Agosto, 2019 at 12:22
Pensei que aqueles que votaram no presidente varandas tinham votado num projecto claro para o futebol profissional – assente na formacao.
Aqui na tasca muitas vezes disse que depois de ler as entrevistas e o site de candidatura do varandas continuava sem perceber a estrategia para o futebol… mas aqui na tasca os migueis as rutes e outros tais sempre me disseram que a estrategia definida pelo varandas era a correcta e que deviamos apoiar.
Mais tarde quando veio o Keizer e comecou a conversa da escola do ajax, da aposta na formacao etc. (e outras frases feitas plantadas pelo LPM nos media para os parolos mamarem), inquiri uma vez mais qual era a estrategia… porque se o Keizer vinha com rotulo de alguem que ia revolucionar a nossa formacao, nao devia necessariamente ser o treinador principal. Porque uma visao de formacao define-se a 10 anos e o ciclo de um treinador que quer ser campeao no sporting e a 2-3 anos. E porque a visao de formacao a 10 anos nao pode nunca estar refem dos resultados (ou falta deles) do futebol profissional. Por isso disse na altura nao sei se keizer e bom ou mau, porque nao sei ao que vem. Se vem para ser campeao em 2-3 anos o Keizer e curto. Se vem para definir a visao de formacao, se calhar e bom… mas nao deve ser o treinador principal.
Uma vez mais me foi dito que tinha de apoiar e fazia tudo parte da estrategia do presidente varandas que era obviamente melhor do que a estrategia do gordo alucinado.
Portanto, caros amigos, aqui temos o resultado da estrategia do presidente que elegeram. Continuem a perpetuar o erro.
14 Agosto, 2019 at 23:20
A Rute e o Miguel não são farinha do mesmo saco. Please ..
14 Agosto, 2019 at 14:43
Que bela conclusão.
Primeiro que tudo, se aparecer alguem não será para ajudar o Sporting, mas sim para se servir do Sporting. Lavagem de dinheiro diz-te alguma coisa?
Relativamente ao aparecer alguem, já foi até noticiado na SIC (ouvi em directo) o negócio, 100M por 30%, o que avalia a SAD em 300M/350M o que é o que se esperaria.
Segundo, o carnide ganha porque tem o polvo a trabalhar…. e tu ainda queres ir comprar jogadores. Só se for para rir essa tua estratégia.
Nem com 12 Ronaldos tu ganhavas o campeonato, porque não basta tu ganhares os teus jogos, dado que em igualdade pontual o carnide arranja uma missa bem dada e ganham eles. Ah, e se estás à espera de ter mais pontos que o carnide, abre os olhos!
14 Agosto, 2019 at 11:45
SL
SS
14 Agosto, 2019 at 11:52
Dei o beneficio da dúvida ao kareca para ganhar a épcoa. Ganhou 2 taças. Se sair agora sai com curriculo. São erros a mais e a equipa não evoluiu nada.
Quero que se foda se o treinador não escolhe os jogadores, o treinador está lá para os meter a jogar. Se eles não derem mais que isso, então pode reclamar que quer este ou aquele, mas aí reclama com autoridade. Agora se ele nem sequer meter uma equipa a funcionar com os principios básicos de futebol então é porque não serve.
Para mim um treinador que não sabe defender não é treinador. Que que se foda os resultados do 4-3 ou do 3-2. Eu prefiro ganhar por 1-0 e ver consistencia defensiva na equipa. Nunca vi equipas campeãs com defesas de manteiga.
O mal está feito. Os meses de pré epoca foram consumidos. Agora nem um Inácio e uma ida ao mercado para buscar um Andre Cruz, Cesar Prates e Mpenza nos safa. Se é para ser maluco eu mandava o kareca embora e apostava no Silas. Mas depois lembro-me que o Silas enfardou 8 ou 9 secos do kareca e arrepio-me.
14 Agosto, 2019 at 11:56
Não sejas mentiroso.
O Belém marcou um golo. Cartilheiro.
14 Agosto, 2019 at 11:59
🙂
14 Agosto, 2019 at 11:52
Há aqui um pormenor que está a escapar. Se é a estrutura que decide as entradas e saídas e se decidiu que, por exemplo, Matheus, Bragança, Dala…eram para sair e que B.gaspar, Ristovsky, Ilori, Diaby, etc. eram para ficar….como podemos culpar o treinador de escolher aqueles que estão no plantel definido pela estrutura? Nesta lógica, a estrutura tem a obrigação de compor um elenco onde a qualidade é inquívoca e as diferenças entre os jogadores são mínimas o suficiente para que uma escolha diferente do treinador tenha o mínimo impacto possível no rendimento da equipa. Não se pode ter o melhor dos 2 mundos, que é construir um elenco desequilibrado, de qualidade muito diferente entre os jogadores, dar zero de poder ao treinador no recrutamento e esperar que o mesmo escolha bem o 11 e conforme a estratégia da estrutura.
Vou dar um exemplo: Se a estrutura queria que existisse aposta no Bragança tinha de:
1) Despachar os Petrovics e Battaglias,
2) Entre Eduardo e Doumbia trazer apenas um (ou nenhum, preferencialmente outro mais caro e melhor para ser claramente titular)
3) Manter Bragança no plantel
Se nem um destes 3 pontos foi feito, tenho de concluir que é a estrutura que não quer apostar em Bragança e não o treinador.
14 Agosto, 2019 at 11:59
Como já aqui foi dito Keizer não é culpado de tudo mas também não é inocente…
Dando um exemplo antigo: foi a “estrutura” que encostou Carrillo e foi JJ que solucionou o problema de fazer coabitar William, Adrien e João Mário (que teoricamente não podiam jogar os três).
Ora, o JJ fez do João Mário um interior direito e o Sporting saiu a ganhar.
Aliás acho que o segredo da primeira época do JJ foi mesmo tirarem-lhe o Carrillo.
Possibilitou ter uma equipa muito mais equilibrada.
SL
14 Agosto, 2019 at 11:59
Ups. Não era aqui!
14 Agosto, 2019 at 13:40
E o surgimento do Gélson
14 Agosto, 2019 at 12:07
A estrutura sabe lá o que quer. O treinador sabe lá o que fazer.
Tenho consciência que domingo vou caminhar para o abismo, mas la vou eu a subir o campo grande. Ir à bola é muito mais que o resultado, mas este tb interessa.