Nos últimos tempos, a agenda do Sporting tem vindo a ser marcada por um debate, bom… se calhar é melhor chamar-lhe confronto de opiniões (que chamar “debate” ao que o universo leonino faz, é capaz de ser um elogio imerecido) sobre o que significa “poupar” recursos financeiros na construção do plantel de futebol profissional.
Numa posição mais racional e pelos visto nesta inclui-se a própria Direção do clube, está estabelecido que existe um limite de verbas e toda a definição do plantel terá de encaixar neste tecto. Cortar a direito mesmo em jogadores que tenham sido estratégicos num passado recente é um gesto que tem sido prática, mesmo que ainda recaiam sobre esses ativos a esperança que uma coincidência tática e bem estar psicológico os devolvesse a patamares exibicionais compatíveis com altos salários.
Não é segredo que este CD, desde que tomou posse viu em alguns jogadores, nomeadamente aqueles que estavam no topo das maiores remunerações, alvos daquilo que cedo começámos a ver chamado de “poupança”. Nani saiu, Mathieu deve ter diminuído a sua massa salarial, Battaglia, Acuna e Dost à mínima oferta razoável seguiriam o seu caminho. A decisão porém não parece ter tido alicerces apenas na aviação da despesa. Houve factores de carácter desportivo que entraram também neste rastreio. Problemas disciplinares, falta de evolução, instabilidade psicológica, cada jogador escolhido para ser “artigo de poupança” exibe factores que esta SAD considera aconselhadores de uma venda.
Racionalmente esta estratégia de gestão de ativos é aceitável e pode, caso seja uma prática levada em frente de forma absolutamente coerente, dar os seus frutos, numa espécie de seleção natural bastante depuradora que acabará num futuro próximo com um lote de atletas mais homogéneo e competitivo. Mas, há sempre um mas, também depende que não só os que permanecem preencham a check list de qualidades, mas os que entram também. E é aqui, que a coisa pode se tornar infinitamente mais complexa e falha. Se colocarmos 10 atletas fora do plantel, outros 10 terão de entrar. Como é extraordinariamente difícil “conhecer” totalmente um jogador antes de o ter a competir num ambiente desportivo específico, a capacidade de nos 10 que entram poderem permanecer pelo menos 5, será decisiva.
Um excelente scouting pode ajudar a acertar mais do que um scouting apenas razoável. O meu receio é que, neste momento, mesmo que tenham existido melhorias, o Sporting esteja a jogar um jogo de altíssimo risco na confiança que um departamento ainda pequeno e com tudo para provar, descubra pérolas que venham a preencher o lugar das vedetas que identificámos como demasiado caras para o nosso projecto. O equilíbrio e sustentação de todo o mandato de Varandas pode balançar no sucesso de um departamento de 3 ou 4 pessoas que influirão na escolha de quem substitui Dost ou BF (caso saia).
A mostra das recentes escolhas (Borja, Ilori, Doumbia, Luiz Phellype e Neto na época passada – Rosier, Eduardo, Camacho, Plata, Vietto nesta época) não são nem espetaculares, nem catastróficas. Mas preocupa-me que nenhum deles tenha provado ser bastante melhor que os jogadores que os antecederam, os tais jogadores que saíram para lhes dar o seu lugar. Borja não parece talhado para mais que uma 2ª linha. Ilori foi um erro. Doumbia dá sinais positivos, mas para já precisa de jogar para conseguirmos um tirocínio mais concreto. LP serve perfeitamente como opção ao avançado de referência e Neto pode muito bem ser o substituto de um Mathieu no declínio das suas capacidades (sobretudo físicas).
Para já é justo que não sejam feitas grandes avaliações aos recém entrados, apenas direi que nenhum aterrou na titularidade, o que juntando ao que escrevi sobre o primeiro lote, podemos concluir que, até agora (sublinho esta condição) descobrimos soluções, mas não as estrelas. Essas continuam a ser Coates, Mathieu, Bruno Fernandes, um lote cada vez menor de VIP’s. Pode argumentar-se que o mercado do futebol evoluiu e que seja cada vez mais difícil surgirem as Cinderelas de verão. Aqueles jogadores que vinham de um clube pequeno e assim que vestiam a camisola tornavam-se maiores, conquistavam os adeptos e os treinadores e ao fim de poucos jogos eram certezas inabaláveis.
Todos os clubes sabem melhor o que valem os seus ativos e já não há mercados fáceis em parte alguma do planeta. O Sporting tem a particular dificuldade de ter poucos recursos financeiros para o mercado de jogadores que precisa. Será expectável que se exija mais ao scouting leonino? Confesso que não sei ainda a resposta, mas tendo a ver a questão por outro prisma. Será mais fácil, tanto quanto a qualidade e a quantidade de pessoas a fazer este trabalho seja correspondente à importância do que se decide, e pelo que é possível entender, continuamos a caminhar lentamente nessa direção.
Outro dado que não pode ser colocado fora desta ponderação é o comando da equipa. O treinador é uma pela fundamental. Pode fazer crescer jogadores, quer através de bons resultados, quer através da escolha de táticas que potenciem o desempenho dos atletas, pode até conseguir evoluir as qualidades individuais de cada um através de treino específico. Confesso que Keizer tem trazido pouco mais que estabilidade e alguma adaptação ao contexto da nossa Liga, mas há muitas áreas onde não consigo ver mais valias, sobretudo na vertente tática e solidificação de processos da equipa. Os jogos passam, os meses decorrem e o Sporting é uma equipa bastante frágil fora do seu terreno, mais confiável em Alvalade, mas ainda assim completamente irregular.
É Keizer que não consegue fazer crescer o plantel ou serão os jogadores que não ajudam Keizer a conseguir esse objectivo? Serão ambos os problemas? Deve-se mudar o treinador ou dar-lhe melhores jogadores? Deveríamos fazer ambas as coisas? Estas são as minhas dúvidas. Questões que penso ser muito mais importante de responder antes de decidir “poupar” no salário de um jogador.
PS – Vejo tantas certezas em tantos adeptos do Sporting que parecem saber exactamente o destino de tudo e de todos no clube. Eu cada vez tenho mais dúvidas.
*às quartas, o Zero Seis passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca
22 Agosto, 2019 at 13:58
Boa posta. Muito boa mesmo.
Só faltou acrescentar a variável mais importante à equação, a formação.
De resto fala daquilo que mais precisamos e não temos. Coerência. Com ela há de chegar um projecto.
22 Agosto, 2019 at 14:02
Boas,
As minhas duvidas vão sempre para o treinador, Keizer provou nestes dias que anda a apanhar bonés. Qual é a tática? 3x5x2 4x4x2 4x3x3 5x4x1, tenho duvidas.
Agora que começou a época com tempo para poder preparar tudo, e tudo é tática principal, tática alternativa e jogadores.
Vejo um crescente de extremos e falta de médios e avançados.
SL
22 Agosto, 2019 at 21:39
As minhas dúvidas são mais quem é que anda a fazer a equipa…
É que o Keizer disse que era o director mas não disse que director.
E como o que há mais é directores… (o Beto, o Viana, o Zenha – que não sabe do que se fala com os bancos… ) estava mesmo curioso…
22 Agosto, 2019 at 14:14
Adoro as postas do Zero Seis. Faz sempre uma análise real, lúcida e pragmática da actualidade leonina, mas neste momento é chover no molhado.
Com esta direcção não há ponta por onde se pegue!
É um autêntico Cancro a consumir e a derreter o Sporting Clube de Portugal!
Não há prisma racional por onde pegar nesta miséria!
Um Godinho Lopes mais novo e refinado não deixa de ser um Godinho.
Incompetência é amadorismo como não se vê desde 2013.
Este é o PROBLEMA NR° 1! O resto é apenas a consequência!
O clube definha a passos largos em todas as áreas.
Do ponto de vista desportivo, social, financeiro.
A massa adepta chora, os rivais riem.
Só croquetes, gente com agenda, acéfalos ou cartilheiros avençados conseguem vislumbrar um grão de ouro onde toda a gente vê um enorme poio. E mesmo assim é preciso muita imaginação.
“Fracos líderes fazem fracas as fortes gentes.”
22 Agosto, 2019 at 14:17
Mas o que é “poupar” afinal?
Se eu comprar uma treta inútil para a qual tenho zero utilidade, que normalmente custa 10 euros, por 5, isso quer dizer que poupei 5?
Se eu cancelar a assinatura do telefone é bom porque poupo 15€?
Poupem-se à treta da poupança, passe a expressão, e de caminho juntem o “investimento”, “desinvestimento” e outras patranhas que foram metidas a martelo no léxico e que tudo usa qual chapéu que cabe em qualquer cabeça.
O que o CD, este ou outro, tem de fazer é apontar para um número que pretenda ser o alvo do orçamento anual (salários).
Balizar intervalos de salários, e assumir que X jogadores atingem um patamar, Y atingem outro, consoante a sua teórica importância na equipa.
E montar um plantel competitivo baseado nesses números.
Agora, mudanças a olho… me-da para isso. No final vamos ter NOVAMENTE um plantel de remendos.
Voltamos ao passado, corre-se com um que ganha 4M e faz 30 golos, vai buscar-se outro que ganha 400K e faz zero golos.
De quanto foi a poupança?
22 Agosto, 2019 at 14:56
Posso votar já enquanto estou no país?
22 Agosto, 2019 at 15:26
Vota por mim tambem. Passo procuração
22 Agosto, 2019 at 15:40
Pensava eu que estava a poupar 2,40 euros/dia por ir a pé até para o trabalho em vez de metro.
Entretanto chamaram-me a atenção que afinal estou a poupar 30 euros/dia por não ir de táxi! Um encaixe de 600 euros/mês!
Agora vou fazer as contas ao avião! Se calhar já não preciso trabalhar e ando aqui…
22 Agosto, 2019 at 16:00
😀
22 Agosto, 2019 at 16:01
O dinheiro que se poupava se rescindissem com todos os jogadores do plantel e colocassem os putos que ganham uma sandes de torresmos e um Sumol.
E ainda mais se poupava se fechassem as portas e acabassem com o clube.
22 Agosto, 2019 at 17:24
Em vez de clube de futebol passava a clube de piqueniques com experiências a mistura, pinturas faciais e balões e picocas…
22 Agosto, 2019 at 20:51
Nóta dej
22 Agosto, 2019 at 15:59
Ora nem mais.
Um comentário lúcido, sem palas nem ironias, e com o qual estou inteiramente de acordo.
22 Agosto, 2019 at 17:30
Estou sempre lúcido.
E o Jaime está sempre de acordo, embora nem sempre tenha noção disso.
22 Agosto, 2019 at 14:51
Andam a poupar tanto que daqui a nada podem poupar na equipa, porque deixa de existir.
Vamos pensar racionalmente, se eu tenho uma casa e decido DÁ-LA eu deixo de ter essa casa. Podem dizer que estou a poupar nos impostos e manutencão. Sim, é verdade, mas DEI uma casa e com isso deixei de ter uma casa.
Pode não parecer muito importante, mas deixei de ter um activo e não reduzi nada ao passivo. Desculpem lá mas isto não se chama poupar, é simplesmente alienar património.
Poupar é comprar algo que vale 10 por 5. Poupar é conseguir que algo que custa 10 produza o mesmo que algo que custa 20.
Poupar nunca poderá ser apenas reduzir o activo. Quando o activo baixa e o passivo se mantem estamos mais perto da falência técnica.
E poupar nunca será comprar por 7,5M metade de algo que vale 7M.
Se eu hoje tenho o dost e amanha não o tenho, é preciso encontrar alguem para o seu lugar e igualmente pagar o seu ordenado, ou passamos a jogar só com 10?
22 Agosto, 2019 at 15:05
O tema é poupar em recursos financeiros. Pois bem. Podemos de facto poupar muito dinheiro se, por exemplo, vendermos o plantel, ele que até nem é, na generalidade, de grande qualidade e jogarmos com a equipa da Liga Revelação, de preferência em Alcochete. E então também se poupavam muitos recursos a outros níveis. Assumam-se objectivos ajustáveis à realidade do que se quer para o Clube e, mais importante, não se enganem os Sócios. Queremos ser campeões. E o que faz o Conselho Directivo? Faz tudo, mesmo tudo, até pasme-se, diligências para arranjar clube, faz tudo para mandar embora o melhor goleador do Clube. Poupar? Não brinquem connosco.
A linguagem deve ser outra : investimento / desinvestimento. É na gestão equilibrada desta dicotomia que a questão se deve colocar.
22 Agosto, 2019 at 15:13
Boas Tarde, Caros Tasqueiros.
Em relação às contratações, “the jury’s still out”, como diriam os americanos.
A verdade é que grande parte das mesmas não se destinou a conseguir um potencial craque (já que para “craques afirmados” não temos dinheiro), mas sim a “role players” que poderiam ser muito úteis (e previsivelmente melhores que as opções que tínhamos já no plantel).
É aqui que se enquadra a contratação de jogadores como Borja, Ilori, Doumbia, Luiz Phellype, Neto e Eduardo (sendo consensual que a contratação de Ilori foi um erro a todos os níveis – a não ser para eventualmente se ter no banco um jogador capaz de jogar a central ou lateral – mas se virmos que contra o Braga estavam no banco Neto, Ilori e Borja, não terá sido para isso).
A grande diferença poderia estar nos jogadores em que se investiu bastante (para as nossas possibilidades) ou que têm elevando potencial.
Ora Rosier veio lesionado, e ainda não jogou. Camacho, idem (se bem que já faz parte das opções). Plata ainda não foi aposta (não sei porquê) e Vietto – suplente – tem mostrado muito menos que Jovane Cabral no início do ano passado como “agitador ofensivo”.
SE estes jogadores tiverem um impacto positivo…
A minha preocupação consiste mais na aparente incapacidade do SCP em “colocar” jogadores ou excedentários ou “transferíveis”.
Bruno Gaspar (e Ristovski, já agora, uma vez que o Correia pode muito bem ser o suplente) ainda anda por aqui. Battaglia. Diaby.
Não conseguimos vender BF. Nem Acuña. Vamos vender Bas Dost em saldos. As soluções para jogadores como MAtheus PEreira e Gelson Dala são sofríveis (at best!). Idem para Petrovic. Já nem sei onde anda o André Pinto…
O saldo entradas/saídas tem que se considerar negativo. Pela nossa incapacidade de vender.
SL
na época passada – Rosier, Eduardo, Camacho, Plata, Vietto
22 Agosto, 2019 at 15:22
Boa posta do 06, as usual.
O Tias Ferreira eterno candidato a nada a não ser ao tacho vem dar uma de ofendida e de “eu nao sabia de nada” para a CS e a rasgar o rôto do Fivelas de alto a baixo.
Fico pasmado com a falta de vergonha na cara desta gente.
22 Agosto, 2019 at 16:55
Pense-se o que se quiser do Dias Ferreira mas foi o único dos candidatos a dizer publicamente que a reestruturação financeira da anterior direcção já estava negociada e era muito boa para o clube. Durante toda a campanha disse que não queria créditos, apenas acabar a reestruturação para o Sporting ficar bem financeiramente.
E é exactamente isso que ele diz agr: havia, estava feita e era só acabar. Este CD não quis (está no seu direito) e preferiu Apollos e antecipações de receitas. Agr não venham com a conversa de pobrezinhos pq durante toda a campanha e primeiros tempos de mandato andaram a dizer que tinham tudo controlado e que estávamos muito bem…
22 Agosto, 2019 at 17:03
Qualquer gajo que se candidatou contra o Varandas tem moral para falar. Claramente consideravam que ele não servia…
22 Agosto, 2019 at 17:33
Mas quem votou no Varandas, ou o apoiou publicamente, não tem moral para falar mal dele ou da sua Direcção?
Que saiba isto de eleições não é fale agora ou cale-se para sempre.
Ou um gajo que vota PS/PCP/Bloco tem de aguentar caladinho 4 anos e dizer amen a tudo? Ou então é obrigado a flagelar-se a cada imposto que sobe.
22 Agosto, 2019 at 21:48
Há aqui uns bonecos amarelos e uns avançados vermelhos que discordam.
22 Agosto, 2019 at 15:27
Deixei este comentário no post anterior, mas encaixa bem em algumas partes deste excelente texto do ZeroSeis, e no que tenho a acrescentar:
“Estamos a ficar sem dedos e anéis, totalmente dependentes duma conjugação cósmica de eventos em que nada pode falhar. A margem de erro já quase não existe!
Não é isto um all-in???”
Acrescento que dos jogadores agora adquiridos apenas temos parcelas o que condiciona tanto a negociação de uma futura venda quanto o valor a entrar nos cofres.
Acrescento que à excepção de Plata, nenhum dos outros jogadores mostraram potencial para chegarem ao patamar dos 25/30 milhões numa futura venda. Venda que estará condicionada pela atractividade do futebol praticado e pelo que vier a ser a época em termos de vitórias e conquistas. Caso contrário correremos o risco de mais Bas Dosts, desvalorizados e empurrados porta fora abaixo do valor de mercado.
Por fim acrescento que já esta época o Sporting gastou 23,5 milhões de euros em 4 jogadores ao passo que recebeu 8 milhões de euros por 13 jogadores, entre eles jovens como Domingos Duarte e Matheus Pereira que poderiam vir a valer muitos milhões a breve prazo aos cofres leoninos.
22 Agosto, 2019 at 16:03
Já várias vezes me veio à ideia essa dos anéis e dos dedos.
Quanto ao Plata, até pode vir a confirmar-se uma boa aquisição, mas, não havendo dinheiro não tinha de se arriscar. É tão arriscado apostar no Plata como no Jovane, no Elves, no Matheus. Sai é mais caro.
22 Agosto, 2019 at 15:31
Não é poupar,é desmantelar.
Começou com o cintra e continua com estes génios da gestão.
22 Agosto, 2019 at 15:44
Esta estratégia do desmembrar/desmantelar para beneficiar a concorrência e ou abutres do lucro rápido, é tão mas tão antiga que só fico admirado que ainda há que seja apanhado de surpresa sobretudo num clube de futebol com milhares de sócios e milhões de adeptos.
23 Agosto, 2019 at 7:52
Podem ser milhões, mas nenhum se mexe para convocar uma AGE….
Interessante pensar que para destituir o BdC não houve igualmente 1.500 assinaturas…. teve de ser o bombeiro (mais uma vez a violar os estatutos) a convocar sem qualquer pedido dos sócios.
22 Agosto, 2019 at 15:37
Sem dinheiro não há vícios. Resumindo as transferências (usando os valores do transfermakt) comprámos 4 vendemos 3 neste mercado. Subtraindo valores temos uma poupança de -15,5M. Agora olhamos para as contratações e vamos comparar com os que já cá estavam.
Rosier (8M): para mim uma oportunidade de negócio, acho que será um claro upgrade ao que tínhamos o ano passado (só o facto de saber o que é uma recepção orientada já me deixa descansado), faria com Thierry a dupla de laterais direitos do plantel; o único problema de Rosier é estarmos a fechar o mercado e ainda ter Risto e BG para colocar. Compramos antes de vender excedentários, tem tudo para estarem aqui dois jogadores empandeirados.
Eduardo (3M): Comprámos um 8 (dizem por aí), diz que é bom, fortíssimo na pressão com os olhos e uma qualidade de passe ao nível de um central, a tão aclamada intensidade saí-lhe pelos esporos que é uma maravilha. Assim por alto, e comparando só os números, tem apenas mais 2 jogos que o Bebeto Jr, mais minutos e mais 4cm, o resto perde no desempenho de golos e assistências. Estavam em clubes de igual valor. Para mim e dada a falta de impacto que teve a contratação, representa um prejuízo de 3M porque não é melhor que quem já cá estava, e nem preciso de entrar em exemplos como Bragança ou Paz.
Camacho (5M): Contratámos um extremo para uma posição onde já tínhamos várias opções 2 delas formadas na casa. Do pouco que vi, não o acho melhor que o Matheus, parece tratar melhor a bola que o Jovane, mas ficou-se por ai. Poderá vir a ser uma mais valia, mas para mim nunca faz sentido contratar alguém que não seja claramente superior ao que já temos cá. Tenho muita confiança no Matheus e duvido que o Camacho tenha o mesmo impacto que o Matheus teria. Espero estar enganado, mas 5M por um jogador tem de ser para o mesmo vir e ser titular dado que a competição que tem é toda formada na casa.
Vietto (7,5M): Há 3 anos seria uma super contratação, hoje representa um risco grande. Deve ganhar bom dinheiro, mas a fazer uma época consistente pode ser surpresa. No entanto é um claro 2o avançado, jogador de entrelinhas com suposta qualidade de passe (que ainda não vi) e que traria velocidade ao ataque. Podemos comparar com o sr que é tema de hoje e perde em todas as vertentes, mesmo que Dala tenha estado lesionado. 7.5M é muito dinheiro por um suplente. Demasiado para um jogador que vem e não faz a diferença nem consegue conquistar a titularidade (ao contrário de Acuña e BF que tiveram custo semelhante e jogaram desde o primeiro minuto).
Neto veio a “custo 0”, parece-me uma mais valia, sólido e bom de pés. Boa contratação.
Resumindo: havia a necessidade de poupar, havia qualidade no plantel para trabalhar, no entanto enterrámos 10,5M em dois jogadores que não são upgrades e para posições onde tínhamos opção tão ou mais válidas. Apostámos 5 no Camacho, mas este é tão incerteza como os que cá estavam.
Os cortes salariais esbarram todos nas fracas contratações. Não havia dinheiro era usar o que já havia, clássico PB, e ir à luta. Assim contratámos, voltamos a ter esperança, a aumentar as expectativas e não só esbarramos com estrondo no primeiro teste, como também falhámos o segundo. Contratámos caro mas o único “reforço” em relação a Maio veio dos sub23. Mercado de Verão foi um falhanço até agora, quer a nível desportivo quer financeiro.
22 Agosto, 2019 at 15:42
Resumindo a situação…
Afinal não há dinheiro.
Havia, mas desapareceu, escafedeu-se.
Ok, assumiu internamente o CD que vamos construir uma equipa para lutar por lugares secundários.
Os melhores jogadores são para despachar e trocar por entulho.
Assim, o CD enganou os sócios dizendo ia lutar pelo título.
A época passada ficámos atrás dos rivais. Este ano, um deles está a baralhar e a dar de novo e, de momento, ainda é uma incógnita o que irá fazer. O outro, perdeu o menino d’oiro mas tem uma equipa consolidada e gasta dinheiro até mais não.
Nós, de Janeiro até agora, tem sido um desmembrar da equipa.
Logo, vamos lutar pelo tít… pelo quê?
A única hipótese de tentarmos dar luta era termos um treinador ultra competente, o que tá visto não ser o caso.
Ao menos ficassem com a prata da casa e deixassem-se de negócios da treta. Esta merda de andarmos a oferecer os nossos e andarmos a gastar fortunas em jovens incógnitas ou em flops vianettos.
Se somos o Sporting Clube de Portugal, uma das maiores potências do futebol português tínhamos de manter a espinha dorsal Coates/Mathieu-Acuña-Nani-Bruno Fernandes-Bas Dost, ganhem eles 5 contos ou 6 milhões de Euros.
Depois, em vez de andar a fazer negócios duvidosos de vendas em saldos, acertos de contas com traidores e compras muuuiiito duvidosas, completávamos o plantel com a prata da casa.
Em vez do amen Keizer tínhamos de ter um treinador competente e com carácter.
Assumirmos que não podemos ter o Nani, o Bas Dost ou outros da espinha dorsal é assumirmos que somos um clube da segunda linha.
Mas os patrões do CD estão-se a cagar para isso.
Poupança, só se for um PPR para o Sobrinho que estejam a fazer com as migalhas das vendas dos nossos jovens.
Vocês podem não concordar com isto, mas eu digo “Bas Dost, manda-os f…”
Por muito que defenda o Sporting, odeio a ideia, muito instituída, de que os clubes podem fazer o que querem e lhes apetece com os jogadores e estes têm sempre de aceitar.
Cá está marcado o dia em que o Liedson se despediu, depois de ter levado uma grande biqueirada e agora é um traidor e um filho da p. porque mais tarde foi para o porto.
Os Grandes não poupam, investem.
22 Agosto, 2019 at 15:45
Discordo em absoluto.
Na parte das vendas, omisso em falar de valores. Irrisórios.
Apenas poupanças.
O discurso do pobrezinho.
Será que entre os que sairam e entraram temos uma poupanca de massa salarial assim tão signigicativa?
Estou para ver esses R&C.
E compensara em termos desportivos e de menos mais valias futuras potenciais?
Na parte das compras, muito brando.
No minimo 30 milhoes foram de vela. Apenas um titular.
Era possivel ter feito bem melhor.
Quais dos comprados estara em condições de dar uma mais valia em 12 meses?
Acho que nenhum.
So vão ser capazes de fazer vendas com os que vão sobrando.
E ao desbarato.
Um desastre.
O porto, com o dobro é certo, montou uma equipa. Nos contratamos suplentes ou promessas duvidosas, salvo honrosas excepcoes (doumbia e plata).
Continuem a passar paninhos quentes sobre estes incompetentes.
Só pode piorar.
22 Agosto, 2019 at 15:48
O meu problema é com a construção do plantel. Não é com as saídas em si.
Acho que não há 1 única pessoa que compreenda o que raio anda a ser feito. Qual é o critério?
Se é poupar…porque é que andamos a desbaratar por outro lado (quer em compras quer em ofertas a outros)?! Porque é que em vez de aproveitar os recursos existentes andamos a comprar jogadores destes?
Como é que é possivel chegarmos a esta fase sem estar tudo praticamente definido? Dost, Raphinha, BF e Acuna (é só juntar o Mathieu e está aqui o melhor da equipa) estão no mercado a uma semana do fecho do mercado. E não há alternativa que se veja de qualidade para nenhum deles.
Nada parece ser feito com cabeça tronco e membros. As desculpas para umas coisas esbarram em outras soluções encontradas. E depois, juntando a isto um treinador que não serve nem para os Juniores…é a tempestade perfeita.
22 Agosto, 2019 at 16:49
Ora alguém que perceba isto. Não é o jogador A, B ou C, mas o total. O Vietto até pode ser (e acredito que seja) um jogador do catano, mas de que vale se o treinador não o sabe encaixar no onze?
Por outro lado, nunca se pode pagar 2M por um 4º central. Ou 3M por um médio suplente, que é o que o Eduardo será. Nunca.
22 Agosto, 2019 at 17:00
Exactamente.
Sempre que vejo alguém comprar para o plantel “ganhar profundidade” fazem merda. Sempre…
Acertam 1 a cada 10 gajos…
22 Agosto, 2019 at 17:26
Hmmm… Ganhar profundidade… Ir ao fundo… Meter água…
Confere.
22 Agosto, 2019 at 18:28
Ora nem mais! O problema não é dos jogadores, é da qualidade do treinador.
E da direcção que compra jogadores sem falar com o treinador.
22 Agosto, 2019 at 15:52
Dias Ferreira, ex-dirigente dos leões, comentou a situação atual do Sporting e a provável saída de Bas Dost, referindo que o clube tem lidado mal com a situação do holandês.
«Diziam que tinha acabado o circo e a chacota, mas se isto não é circo nem chacota não sei o que é», começou por dizer em declarações à Antena 1.
O antigo presidente da Assembleia Geral dos leões, após ser questionado sobre a necessidade do clube ter de vender jogadores, comentou: «Não devia haver. Não se candidataram dizendo que iam resolver os problemas financeiros? Havia uma reestruturação financeira em curso e mandaram-na à vida, rasgaram-na. Agora não se queixem. Não têm soluções. Se não sabiam que era assim não se candidatassem!»
Dias Ferreira admitiu ainda estar «deprimido e revoltado» com tudo o que está a acontecer no Sporting, e lamentou: «Hão-de correr com tudo e vender tudo.»
22 Agosto, 2019 at 15:52
Infelizmente subscrevo.
🙁
SL
22 Agosto, 2019 at 15:53
TAMBÉM me sinto deprimido e revoltado!
SL
22 Agosto, 2019 at 16:13
Eu sinto-me revoltado é por esse parasita de merda ter ajudado a cavar o buraco onde estamos!
Agora é facil! Agora começam todos a sair da toca novamente! Isto é assim!
O Sporting precisa de pessoas que o defendam sempre, e não apenas quando lhes convem!
Mas la esta isso não é para todos…já não era, e muito menos será, agora que se viu o tratamento que esta reservado a quem ouse faze-lo…
22 Agosto, 2019 at 16:23
+++++ 1903
Tenho de reconhecer que foi o único candidato que ainda foi dando umas arranhadelas na comissão de gestão e agora na actual direcção.
Mas não consigo esquecer que o seu comportamento activo e passivo em todo o processo que culmina nas eleições é também responsável pela situação actual. E pelo seus conhecimentos jurídicos e históricos a sua responsabilidade é acrescida.
22 Agosto, 2019 at 16:24
1906, foda-se, 1906, ainda bem que não coloquei outro ano, ainda seria acusado de ser lampião.
22 Agosto, 2019 at 17:07
🙂 Foi por pouco…
22 Agosto, 2019 at 16:50
Até que enfim que alguém diz alguma coisa! Nunca votei no Dias Ferreira e nem simpatizo com ele, mas seria ridículo perante o que se tem passado ninguém dizer nada. Aliás, devia era haver um levantamento de rancho. Todo este conformismo dá uma péssima imagem do clube. Dá uma imagem de que os sócios ou são burros ou não se importam que o clube seja mal gerido.
22 Agosto, 2019 at 17:32
Boa faladura.
Pena DF andar sempre ao sabor do vento.
Faz com que a mensagem pareça uma pré-candidatura.
Mas, quantos haverá que possam falar agora, depois do que disseram há um ano, sem que a imagem seja idêntica à de DF?
Este CD está a atingir um ponto em que até as vozes favoráveis (não os apoios cegos) começam a desacreditar.
O Sporting necessita que mais vozes audíveis venham dizer de sua justiça. Porque o que o Paulo R ou outros como ele dizem não tem qualquer força.
Aqueles que a CS segue é que têm de falar.
Digam o que está mal.
Ou, pelo contrário, se acham que está tudo bem e conseguirem prová-lo – não vale o “a culpa é do outro” – força nisso. Não me parece, mas…
O problema é o dobrar da espinha…
23 Agosto, 2019 at 7:54
Ele tem razão, mas quando estava a atacar o Sporting para derrubar o BdC não pensou nisso?
22 Agosto, 2019 at 16:11
Na época de 2013/2014, o orçamento para o futebol foram 25 Milhões de Euros!
Isto sim foi poupar!
As expectativas eram baixas, e isso era aceite pela maioria das pessoas! Afinal, tínhamos vindo de um 7º lugar! Jogadores na sua grande maioria completamente desvalorizados, a própria imagem do clube pelas ruas da amargura!
E mesmo assim conseguimos, apesar destas circunstancias, vender jogadores em litígio do clube, e ate alguns excedentários, por mais dinheiro do que agora se anda a pedir por estrelas da equipa….
Estranho…ou não! Chama-se a isso competência! Não é para todos!
O que é que existe actualmente no Sporting? Confusão! Cheiro a esturro! Merda!
Uns dias dizem que estamos mal financeiramente, mas depois dao 8 ou 9 milhões por um jogador. Outros dias dizem que afinal estamos muito bem, mas depois andamos a queremos escorraçar o melhor marcador da equipa, porque alguem se lembrou de lhe oferecer 6 milhoes de euros de ordenado, (isto dado por um clube supostamente falido)!
Existe um clima de desconfiança permanente sobre tudo o que esta Direção faz, e essa mesma Direçao não faz nada para contradiar isso! Até pareçe que gosta de gozar o pagode, com a ajuda dos novos amigos da CS, como o bacalhau a bras e o caracolinhos, que estão encarregues de espalhar a nova palavra do senhor, “a culpa é do bruno”.
A unica linha guiadora que se entende deste “projecto” do Sr. Varandas, é de fazer tudo para culpar BC por qualquer decisão “menos boa” que se tome no presente, de forma a justifica-la, e distrair os mais imbeçis da sua incompetência!
“Com papas e bolos se enganam os tolos”, é o que se costuma dizer! E no Sporting infelizmente o que não faltam são tolos!
22 Agosto, 2019 at 16:25
Em 2013/14:
– Existia um CD que lutava pelo Sporting;
– Tínhamos um treinador competente;
– Apostámos na prata da casa (certo que podíamos ter uma prata da casa algo superior à actual, ou antes, à do final da época passada, mas estava de rastos);
– Não tínhamos que fazer Mendegócios;
– Não tínhamos dirigentes e alguns actuais e ex-jogadores muito supostamente com rabos presos;
– Era um objectivo o Sporting controlar a SAD (agora é um objectivo tios e sobrinhos não perderem o controlo da SAD);
Só faltava a esplanada Super Bock;
22 Agosto, 2019 at 17:08
Nem mais!
23 Agosto, 2019 at 7:55
Belo resumo, mas acima de tudo o ponto um!
22 Agosto, 2019 at 16:38
E mesmo assim andou a estoirar-se dinheiro em Magrão, Piris, Heldon, Vítor Silva…Não foi muito mas sempre era dinheiro…
Mesmo nesse ano já se podia ter ido mais fundo na Academia do que o que se foi…
22 Agosto, 2019 at 18:31
Atenção que muitas dessas entradas tiveram o aval de Leonardo Jardim.
E mesmo assim a base da equipa foi a formação.
22 Agosto, 2019 at 16:12
Não foi este ilustre e notável Dias Ferreira que diss anyes da destituição de BDC não chamou via uma estação de televisão de assasino a BDC e agora o sempre mal disposto e zangado DF vem falar.
Pensei que o tempo dele no Sporting já tivesse terminado. Apre este homem ainda dezeja algum tachinho do que possa o Sporting ter ainda.
Pensei que o Dr já tivesse findo no Sporting. Digno de um post . Dias Ferreira ainda será uma alternativa ?.
22 Agosto, 2019 at 17:32
Tenho ideia que não, Sonhador.
Penso que agora DF estará a sentir-se enganado como outros pela manipulação massiva a que fomos sujeitos até Bruno de Carvalho estar completamente arrasado publicamente.
Mas já coloquei alguns links em que Dias Ferreira esteve com BdC durante muito tempo, defende posições polémicas mesmo depois da post de Madrid.
Mas verdade seja dita que é o único que não está com paninhos quentes e nem com meias palavras quanto à actuação deste CD.
Os Sportinguistas nem para assinar a porcaria de uma petição para retirar de cena uma pessoa que envergonha o jornalismo e atacou implacavelmente o Clube como foi o caso de Tânia Laranjo, nos mobilizamos. É por isso que temos essa gente a frente do Clube agora, por sermos assim…
23 Agosto, 2019 at 9:45
Burros!!!
22 Agosto, 2019 at 17:34
Claro que não.
Ninguém que foi a eleições serve para liderar o Sporting.
Precisamos de alguém novo e que continue o trabalho iniciado pela anterior direcção.
Alguém que defenda o clube e queira um Sporting ambicioso.
E não é pelo discurso/retórica.
Tem de ser pelas acções.
22 Agosto, 2019 at 16:49
Um dos erros que a generalidade dos adeptos apontou a e’poca passada foi a falta de “segundas linhas” minimamente competentes; viu-se essa falta quando a equipa deu o estouro pos-Guimaraes.
O Tasqueiro Malcon paraece ser uma pessoa da area financeira e pode dar uma luz mais claro sobre isto: ate’ que ponto a Direccao nao esta a reduzir custos para os ajustar ao proveitos correntes (ou abaixo dos proveitos correntes) de modo a se garantir subsistencia? At’e que ponto a ideia nao e’ elimumar passivo? At’e que ponto a ideia nao e’ ajustar ‘a nossa realidade?
Se temos menos receitas que os outros seja porque razoes for nao podemos ter as mesmas despesas que os outros…
Mais uma vez o facto desta Direccao nao comunicar nada para os Socios leva – e com razao – a este tipo de discussao; como estao as VMOCS? Como esta o passivo? Como esta o contrato da NOS? Como estao as modalidades? Financeiramente, claro.
E estaos a falar de uma Dreccao que quando comunicou com os socios falou de …colchoes.
Honestamente eu nao consigo avaliar se estamos melhores ou piores porque nao tenho dados para tal. A maioria dos adeptos esta’ a reagir emocionalmente ao facto de termos levado 5 do benfas e ha’ uma franja de adeptos que aproveita todas as situacoes negativas, especulativas ou nao, para fazer uma barulheira desgracada…
De uma coisa tenho quase a certeza: se uma Direccao nao comunica e’ por uma de duas razoes – ou porque tem algo a esconder ou porque esta’ a fazer negociacoes importantes (e nao me parece que seja a segunda, infelizmenet)…
SL
22 Agosto, 2019 at 17:17
“ate’ que ponto a Direccao nao esta a reduzir custos para os ajustar ao proveitos correntes (ou abaixo dos proveitos correntes) de modo a se garantir subsistencia? At’e que ponto a ideia nao e’ elimumar passivo? At’e que ponto a ideia nao e’ ajustar ‘a nossa realidade?”
Até que ponto a contratação de Ilori se justificou?
Até que ponto a contratação de Vietto pelo dobro do seu valor de mercado se justificou?
A estas perguntas é que tens que dar resposta…
22 Agosto, 2019 at 18:09
Estou a tentar perceber mais como funciona a floresta que a focr-me nalgumas arvores. a famosa “big picture” e’ que me interessa.
Muitas vezes tambem faco pequenos erros, financeiros ou outros, mas tento ver se estou a ir na direccao certa, pessoa e profissionalmente – e discutimos as decisoes e as opcoes em casa, comunicamos as coisas.
Com o Sporting, neste momento, estou mais ‘as cegas: se for por negocios pontuais a naterior Direccao cometeu montes e montes de erros mas no global fez um bom trabalho (seria excelente se nao fosse o ultimo ano); com esta nao faco a minima ideia.
SL
22 Agosto, 2019 at 17:20
Excelente, Zero Seis! Afinal, ainda há quem queira discutir o SPORTING, particularmente o futebol profissional, com ponderação e sem facciosismo de guerrilha. Fossem todos os posts assim…
Claro que para o terceiro comentador, tudo o que não seja dizer mal do Sporting é “chover no molhado”…
22 Agosto, 2019 at 22:05
Rabolho, com um barco a ir ao fundo não vais estar a discutir a côr das toalhas.
Esquece, o único Sporting que tu conheces é um nado morto. Era assim quando o teu pai Godinho lá estava e é novamente com o teu Capitão Bananas.
Só gente acéfala ou com agenda não quer ver isso. Escolhe uma.
23 Agosto, 2019 at 7:57
Meu monte de esterco, não paras de andar por aqui?
O porco gil não tem forum no site dele?
22 Agosto, 2019 at 17:37
Estou como o 06 escreve: cada vez com mais duvidas.
22 Agosto, 2019 at 17:39
Muito bom texto.
Mesmo não concordando a 100%, percebo perfeitamente a linha de raciocínio.
Só tenho a acrescentar, porque me parecia importante estar referido no texto, que o facto do scouting estar a focar-se principalmente em jogadores de 3 a 5 M€ também aumenta bastante o risco, mesmo se o scouting for bom. Se não for, é um desastre…
22 Agosto, 2019 at 17:45
É tão isto…
“Assumirmos que não podemos ter o Nani, o Bas Dost ou outros da espinha dorsal é assumirmos que somos um clube da segunda linha.
Os Grandes não poupam, investem.”, by tasqueiro Paulo R.
22 Agosto, 2019 at 17:48
Anda o pessoal muito distraído e confuso… nota-se uma evidência que se estende, em parte, às modalidades… TODOS os jogadores contratados pela anterior direcção, que se ajustavam ao orçamento e à capacidade financeira do Clube (inclusive apresentava resultados positivos), e TODOS aqueles que restavam da formação, quase todos eles com qualidade para integrar o plantel (esses nem eram problema de custo porque têm salários ridículos em comparação com qualquer Diaby ou Neto desta vida) estão a ser despachados! Não é um acaso, parece de propósito.
Não está em causa a qualidade inegável de cada um deles, não está em causa o salário de cada um deles. A desculpa é sempre a mesma: “pediram para sair”. Ao que parece, a acreditar em eventuais aldrabices, ninguém quer jogar neste Sporting. O que está em causa é arranjar espaço para uma nova ordem de poder dos empresários em Alvalade e de distribuição de riqueza à custa do nosso Clube. Nós sócios e adeptos é que deixámos que isto aconteça.
É urgente tirar esta gente do poleiro (só o Miguel Albuquerque tem interesse para o futuro deste Clube) e encontrar pessoas capazes e competentes para definirem um projeto – e aí sim discuti-lo e apoiá-lo, ou não -, e criar, de uma vez por todas, uma organização competente para recuperar a grandeza do Clube.
Até final deste mercado ainda vão tentar despachar Thierry, Coates, Bruno, Wendel, Battaglia, Raphinha e Jovane… e alguns miúdos dos sub23. Prestem atenção à imprensa e percebem o que se está a passar. O treinador deixou de ser equação no problema. Publicamente já se percebeu que está a ser tratado como um acessório que não tem qualquer voto na matéria. Provavelmente, é um pesadelo que me ocorre, está a arranjar-se uma desculpa, tipo “queria sair”, para o regresso de um dos treinadores mais patéticos do futebol português que espalhou magia e talento em Alvalade (ironia) mas há por aqui quem tenha saudades desse futebol miserável, e não estou a falar de nenhum professor Pardal. E com ele deve vir outro génio do scouting e das contratações ‘cirúrgicas’. Às vezes, os piores pesadelos tornam-se realidade.
Neste momento, como Clube, que recentemente se intitulava “a maior potência desportiva nacional”, não passamos de uma porcaria à deriva numa fossa de azelhices, nas mãos de uns betinhos que aprenderam a voar sentados num banco de jardim… a ver como fazem os passarinhos.
Estão a destruir tudo!
22 Agosto, 2019 at 18:02
Recolha de assinaturas….
Manifestações….
Lenços brancos…
Pixar estátuas e rotundas….
Invadir academias….
Vais e insultos….
Onde andam os sportinguistas do passado? A comer e a calar!
22 Agosto, 2019 at 18:53
Subscrevo, Robert.
Tudo isto é premeditado e só um riga é incapaz de comprendê-lo, mesmo levando com a realidade pelos olhos dentro.
A rapidez e a forma com que tudo está a ser feito vai tornar impossível uma recuperação nos próximos anos tornando insustentável a manutenção da SAD nas mãos dos sócios. Iremos implorar para que um fundo tome conta do Clube para continuarmos a existir.
É urgente que os Sportinguistas saiam da sua zona de conforto e se unam para impedir a delapidação do que foi alcançado nos últimos anos.
Uma nova antecipação da NOS, independentemente das desculpas para a sua realização, deve ser impedida e originar a queda desta direcção.
Foi o que arranjaram, imberbes estagiários impreparados e incapazes para presidir um Clube de centenas de milhões de euros em activos e contratos.
22 Agosto, 2019 at 19:35
Os ativos foram-se quase todos com o ataque terrorista à Academia. Haja um pouco de decoro.
22 Agosto, 2019 at 20:03
Assim por alto já renderam mais perto de 70M
22 Agosto, 2019 at 20:12
Patrício, William e Gelson valeriam bem mais. Dost, Battaglia e BF têm contratos bem melhores. Leão? Podence? Quanto valem estes dois?
22 Agosto, 2019 at 20:17
Isso não tenho duvidas, tivesse alguém minimamente competente a gerir as negociações.
Assim como não tenho duvidas que se a gestão dos 70M arrecadados, fosse feita por alguém competente não tinham já sido estouradas em aquisições de risco mas já tinham garantido que o futuro do clube estava novamente nas mãos dos sócios. Assim continua nas mãos dos bancos.
22 Agosto, 2019 at 21:52
Foram depois do ataque pois foram. Só o teu namorado Fivelas ofereceu mais de uma dezena. Ente eles Nani, Montero, Matehus e Geraldes para derreter 40 milhões em entulho.
Tens o Sporting que mereces croquete. Nós é que não.
22 Agosto, 2019 at 22:02
Aplauso! Subscrevo Robert!
22 Agosto, 2019 at 19:21
Não me sinto nada deprimido. É um caminho que o fosso da Champions está a cavar.
Ganhámos o que slb não ganhou e temos claramente degraus para subir.
Esta fase é paradigmática! É todo o processo que os adeptos não querem passar. Racionalizar os ativos.
Ainda há 2 meses andava tudo a crucificar Bas Dost, agora é top!
Não está tudo bem nem está tudo bem.
Isto depois da melhor época em muitos anos. Não é fantástico mas é bom!
Isto do futebol para mim é para entreter não é para desesperar. Nem condiciona a minha vida.
22 Agosto, 2019 at 19:38
Isso, Fernando. Mas prepara~te, vais ter de ouvir os leais. Nada de novo. Discurso formatado.
22 Agosto, 2019 at 21:57
Por falar em discurso formatado. Quase uma década a formatar:
“jonascp | Março 29, 2011 às 10:44 pm
Tenho uma boa notícia para os sportinguistas verdadeiros ( não para as brunettes, um termo feliz criado aqui por um sportinguista verdadeiro) :
Desde que Godinho Lopes passou a ser o Presidente do Sporting Clube de Portugal, o clube já poupou uns bons euros, porque temos um Presidente que não quer ser remunerado para servir o clube!”
Mas atenção, não confundir os ‘Sportinguistas verdadeiros’ acima mencionados por este artista com os ‘verdadeiros Sportinguistas’:
“jonascp | Abril 25, 2012 às 1:56 pm
Começa a cansar ( para não dizer mesmo meter nojo) a conversa de alguns “radicais”, que, movidos não sei por que interesses, já chegaram ao ridículo de escreverem aqui o epitáfio do nosso clube… Os outros são os “carneiros acéfalos” a “corja” e eles é que são os iluminados, os verdadeiros sportinguistas.”
Tão fácil cagar-te na cabeça. Já te avisei, enquanto eu aqui andar nem cheiras.
22 Agosto, 2019 at 22:25
Então, já encontraste? Então lá vai: és um rato de arquivo mentiroso e covarde. Não tens orgulho próprio? Já te chamei mentiroso e covarde tantas vezes e engoles SEMPRE? Pqp!
23 Agosto, 2019 at 11:22
Por falar em discurso formatado. Quase uma década a formatar:
“jonascp | Março 29, 2011 às 10:44 pm
Tenho uma boa notícia para os sportinguistas verdadeiros ( não para as brunettes, um termo feliz criado aqui por um sportinguista verdadeiro) :
Desde que Godinho Lopes passou a ser o Presidente do Sporting Clube de Portugal, o clube já poupou uns bons euros, porque temos um Presidente que não quer ser remunerado para servir o clube!”
Mas atenção, não confundir os ‘Sportinguistas verdadeiros’ acima mencionados por este artista com os ‘verdadeiros Sportinguistas’:
“jonascp | Abril 25, 2012 às 1:56 pm
Começa a cansar ( para não dizer mesmo meter nojo) a conversa de alguns “radicais”, que, movidos não sei por que interesses, já chegaram ao ridículo de escreverem aqui o epitáfio do nosso clube… Os outros são os “carneiros acéfalos” a “corja” e eles é que são os iluminados, os verdadeiros sportinguistas.”
Tão fácil cagar-te na cabeça. Já te avisei, enquanto eu aqui andar nem cheiras.
23 Agosto, 2019 at 1:28
Peço desculpa mas o seu comentário é imbecil.
22 Agosto, 2019 at 20:16
Em vez de falarmos em poupar deviamos falar em não gastar. E o problema está precisamente aqui. Foi-nos vendida uma teoria (na qual acredito) que a) não temos dinheiro para trf e que para isso teríamos de vender jogadores b) o orçamento salarial é demasiado alto. Como é que se combate isso? Simples. Com formação. Sem dinheiro, é a única forma e mata-se dois coelhos com uma cajadada: salários baixos com possibilidade de aumentos progressivos e talento a baixo custo. Ou, em alternativa, vender um activo importante que renda um bom valor. Acontece que nada disso aconteceu e ainda fizemos uma operação financeira que, supostamente, nos deu capacidade para comprar e em vez de comprar uma ou duas verdadeiras mais-valias e preencher o resto com formação, despachámos a formação e gastámos cerca de 30M em segundas linhas. Isto está errado a todos os níveis e ainda mais numa situação financeira débil. A poupança começa em não contrair despesa desnecessária e em rentabilizar aquilo que se tem.
Querer poupar em quem tem contrato é muito arriscado pois não controlamos o jogador. No limite, podemos colocar todos os jogadores na lista de transferência e não sair nng por falta de propostas ou pq não querem sair.
22 Agosto, 2019 at 20:28
(na qual acredito)
Acreditas mal, fosse um problema de tesouraria. A seu tempo será, por enquanto ainda não é.
Posso procurar as analises que fiz à situação em marco e à evolução dos meses seguinte. O que posso dizer é que se o BFernandes ou jogadores que garantam 30 a 40M em mais valias não forem vendidos ainda neste mercado ou no máximo em Janeiro, na primavera, precisas de assaltar novamente o bolo da nós para pagar salários e em Junho terás mesmo de vender a correr, caso não queiras apresentar um prejuízo na ordem dos 30 a 40 milhões.
Já fiz estas contas varias vezes , posso tentar recuperar.
O Bas Dost, caso não seja para pagar a aquisição de outros jogadores será uma boa medida que atenua as previsíveis dificuldades embora desportivamente seja um desastre.
Não é apenas o salário, o ultimo conhecido são 3.9M brutos, (ainda gostava de saber quem informou o valor do novo contrato, como não sei falo no valor do antigo) , como dizia, além do salário reduzes 2M da amortização do passe. Uma redução total anual de 5.9M e se for pelo que falam do novo contrato a redução será de 8M ano, isto sim tem impacto nas contas.
Não podes é ter esta redução e depois ires gastar a adquirir jogadores que vão fazer aumentar as amortizações.
22 Agosto, 2019 at 20:39
Prezo muito as tuas análises mas parece-me claro que com 3 anos seguidos sem ver Champions e sem vender jogadores por valores atractivos a coisa não pode estar boa.
Podia estar melhor se tivessemos seguido uma estratégia de formação e compras cirúrgicas (ou até nenhuma) logo quando o actual CD tomou posse? Podia. Era esse o meu ponto.
22 Agosto, 2019 at 21:03
A coisa não está boa, acabo de dizer isso, mas de momento não é termos de tesouraria.
Até março entraram mais de 200M nos cofres, tinham-se gasto ouco mais de 160M, ou seja havias nas contas mais de 30M entretanto vendeu-se por exemplo Gelson e maus uma quantidade de jogadores por valores menores, bateram-se records de venda de GB, o que se recebeu é superior ao que se gastou.
O que existe é um enorme deficit nas contas operacionais que mais tarde ou mais cedo se vai reflectir na tesouraria. Basta acabarem as mais valias com as vendas, pode ser já esta época se não fizerem 30 a 40M em mais valias com as vendas.
De momento não faltam euros, antes faltassem talvez fossem mais comedidos na forma como são gastos.
O que dizes, é que nem pode haver duvidas era o único caminho possível e o adiar dessa estratégia, cada vez será mais difícil recuperar o clube. Por isso é que respondi, se o problema fosse a falta de dinheiro, esta direcção já estava no rumo certo, vão tendo, vão gastando.
22 Agosto, 2019 at 21:42
Mas a questão é que ainda nem reduziste esses (2+6) e já aumentaram as amortizações entre 5a10M€ nos últimos 6 meses
Nos salários 5 a 10 jogadores entre 500 a 1M€ Bruto dará outro tanto ou mais …
As necessidades anuais para resultados positivos são bem superiores a 30/40 , mais nos 65M€ infelizmente … e o mercado está a poucos dias de fechar
22 Agosto, 2019 at 22:01
Pois, esse é o grande problema.
Enquanto houver jogadores para vender não vai faltar dinheiro para gerir (tesouraria) e isso é o problema para que não se avance para aquilo que deveria ter iniciado quando se perdeu o jogo na Madeira.
Cada ano que passe mais recursos se gastam e mais difícil se torna. Tenho dito que já ultrapassamos o ponto de não retorno, começas a escassear recursos (activos vendáveis). A actual politica de partilha de passes e desprezo da formação, enfim … é de loucos.
Sou um pouco mais optimista em relação as contas finais, houve uma altura que estava convencido que seria necessário os 65M que falas, moderei um pouco a necessidade pois por pouco que seja alguma coisa estarão a reduzir (quero acreditar).
22 Agosto, 2019 at 23:45
Vê 3T ….Diminuição na massa salarial (ligeira com tantas saídas de pesos pesados) mas repara no aumento em Outros Gastos …
Estamos lixados… 5M€ Foi o nosso mercado este ano até agora , assustador…
22 Agosto, 2019 at 21:26
Eu não vou dizer que gosto mais ou gosto menos que o Sporting ganhe e seja finalmente campeão do que a generalidade dos sportinguistas que aqui comentam como eu…
Mas a discussão em torno do que se poupa ou se deixa de gastar, parece-me ser razoável…
Quando um clube (ou no caso de muitos dos exemplos apresentados…um comum mortal…) não tem dinheiro (muito ou pouco, até nem interessa para aqui…) para poder fazer esses negócios…
O que pode afinal fazer…?
No caso do Sporting o problema parece-me efectivamente grave…
Porque ao que tudo leva a crer…
– Não há dinheiro …ponto final…!!
Seria óptimo que o Clube pudesse comprar os jogadores que nós adeptos achamos serem óptimos para nos darem a alegria das vitórias…
Mas parece que esses nossos desejos esbarram sempre com uma realidade…:
O Sporting não tem dinheiro disponível (e ao que parece…nem “disponizável”…) para entrar nesses jogos de compras…
Sem vender…ou sem no mínimo reduzir a massa salarial (que parece não ser muito grande em relação aos outros clubes…mas “é demasiada” alta neste momento para nós…)…
E perante uma situação assim tão dramática…
Embora ao Leão possa apetecer “bife do lombo”…vai ter de se contentar com o “rapar” de uma ou outra costeleta que lhe apareça pela frente…
Se isso é desconfortante para nós adeptos…?
É claro que é…é uma situação muito difícil de digerir…
Mas como ultrapassar uma situação assim tão grave …?
Pessoalmente não sei o que responder…mas compreendo razoavelmente bem…
Que se não temos dinheiro…não nos podemos dar ao luxo de o gastar…
SL
22 Agosto, 2019 at 21:54
Amigo Max, concordaria consigo se o CD assumisse que não há dinheiro, aproveitasse o que tinha em casa e não andasse a agastar dinheiro a arriscar contratar jovens, que me parecem risco maior do que os que cá temos e jogadores que ano após ano são considerados flops.
Mas tem vindo a ser tudo ao contrário.
Veja ainda hoje o caso Dala que foi despachado sem qualquer chance de mostrar serviço.
Faça um rewind até final da época passada, compare com o dia de hoje e veja quantos jogadores que, podem não ser melhores, mas não são piores que Plata, Camacho, Vietto, Eduardo, Illori e Rosier (pode até ser bom mas custou uma pipa de massa a quem não tem dinheiro) e foram pura e simplesmente “despachados”.
Não podemos ter bife do lombo, comemos entremeada de porco português, não mandamos vir picanha do Brasil.
22 Agosto, 2019 at 21:58
Max depois de derreter 40 milhões em 6 meses essa deve ser para rir.
22 Agosto, 2019 at 22:20
Pela mapa de fluxos de caixa publicado no ReC trimestral:
Recebimentos 2018/19 até Março:
Socios, patrocinios, uefa, etc …. 64M
Venda jogadores … 48M
Emprestimos ….90M
Total de recebimentos 202M
Pagamentos 2018/19 até Março:
Fornecedores 26M
Salários/Estado 60M
Compras de jogadores 45M
Emprestimos 38M
Total de pagamentos 169M
saldo em Caixa … 33M
Depois disto entraram em caixa as vendas do Gelson, Demiral, Jonathan, Domingos Duarte, Felix Correia etc … e bateram records de vendas de gameboxes, portanto entrou muito mais do que o que saiu.
Falar em dificuldades de tesouraria nesta altura é um contra senso, a questão que se coloca é ajustar os gastos anuais aos rendimentos disponíveis, caso contrario muito brevemente, acabam os anéis e as dificuldades de tesouraria serão enormes.
Para um rendimento anual disponível de 80M estamos com gastos anuais superiores a 120M e não é vendendo uns jogadores mas comprando outros que se reduz significativamente e não é também aumentando os gastos na estrutura que poupa.
22 Agosto, 2019 at 23:45
Bom análise (nem vou tanto pela opinião).
Quem acreditou nesta direção está seguramente a fazer “contas” à vida ou então a crença é mesmo muito forte e há que defender o que é defensável embora muitos caiam no ridículo de o fazer com o indefensável.
Quem não se reviu nesta direção mas após os resultados eleitorais quis ver no que dava, olha para diversos fatores à data de hoje e fica assustado com o rumo.
Episódios pouco claros no processo pré eleitoral, campanha fraca a procurar o conflito, comunicação fraca a roçar a demagogia passando por momentos de chacota, contrução de um plantel desequilibrado e sem timoneiro cujas contratações mais caras nem sequer são opção.
Tb há quem apenas veja uma solução (que o deixou de ser há muito) e mesmo que esta direção fizesse tudo bem, apontaria sempre defeitos.
Pessoalmente, anseio por outra solução e quanto antes melhor. Sim, isto pode parecer descabido mas é preciso quem apareça com um projeto e convença os adeptos que essas ideias podem ser postas em prática.
Investir o possível, apostar na formação e de uma vez por todas olhar para aquilo que deve ser a comunicação de um clube. Para dentro e para fora.
Sei lá, um dia pode ser que isto aconteça.
23 Agosto, 2019 at 1:41
E acima de tudo um projecto, um rumo, um treinador que se identifique com isso tudo. E isso nao existe.