Levanto-me quase sempre cedo e a primeira coisa em que penso é no Sporting. É assim desde que me lembro. Penso no Sporting antes de pensar na minha família. Isto dito assim tão frontalmente parece frio, e é. Poderia parecer corajoso, mas há um certo anonimato por detrás do meu nickname. Quanto muito, com optimismo, seria meio-corajoso.
Apesar deste meu peculiar acordar, são incontáveis as vezes em que questiono o meu sportinguismo. Hoje é mais uma. E invariavelmente acabo a pensar no menino que após a derrota por 4-0 com o Rapid Viena fez toda uma avenida a chorar, com a garganta apertada e sufocada, a caminho de casa. No café, não bastara o resultado, benfiquistas e portistas, adultos, haviam sido implacáveis. Deitei-me com raiva. Não seria a última vez. Se aquela almofada falasse, traria ao mundo os mais belos poemas de vernáculo concentrados.
Foi ali que me tornei num doente, num radical sportinguista. Dito assim frontalmente até parece frio. Talvez seja. Mas não é bem radical no sentido mais… radical. Não consigo explicar, pois o meu sportinguismo não vê admitido na lógica ou na razão o conceito que melhor o define: o de sportinguista-radical-moderado. Radical porque sempre defendi o Sporting com unhas (roídas) e dentes (cerrados); pelo Sporting vou aos píncaros e às catacumbas; posso chorar de alegria e rir de tristeza. O meu sportinguismo nunca teve um botão de ligar e desligar conforme as conveniências (talvez um standby não fizesse mal). Mas depois consigo moderar esse radicalismo, refrear a montanha russa, ter esperança, respirar fundo e parar para pensar. Pensar soa erudito quando o adequado é remoer. É o que estou agora a fazer: a remoer. É da Crise, da do Sporting e da minha. Já nem as diferencio mas disfarço habilmente e torno-me frio.
Muitos poderão dizer que já devia estar habituado, só que nunca me poderei conformar com a cumplicidade entre o Sporting e a Crise. É que agora tenho mais um porquê, uma causa, um propósito. É como pai sportinguista que tenho a obrigação de educar dois filhos: uma menina de 6 anos e um menino de 4 meses. Torná-los sócios foi a parte fácil (demora um minuto). O difícil, difícil começa agora quando começarem a chegar as perguntas para as quais posso não ter as respostas adequadas. Essas perguntas. Esse é o meu grande fantasma, um medo que pensava não vir a ter. Não sei o que fazer e tenho vergonha de perguntar como se faz. Não quero que sejam hoje eles os meninos que vão para a cama com raiva. No fundo sei que ao transmitir-lhes o Sporting estou a demonstrar-lhes que na vida o sucesso tem muitas vezes caminhos difíceis, que não podemos viver de ajudas asseguradas e favores garantidos, que é necessário trabalhar arduamente, que devemos escolher bem em quem depositamos a nossa confiança, que nos devemos orientar por valores e princípios nobres, que devemos lutar pela felicidade. Sei disso tudo. É de certa forma um sportinguismo-darwinismo quando penso torná-los mais aptos para enfrentar o futuro. E dito assim também parece frio. Não é. Tem amor, tem muito amor. Mas raios me partam, estamos em Setembro e tenho frio.
ESTE POST É DA AUTORIA DE… Zezinho
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
18 Setembro, 2019 at 10:43
Sofro do mesmo mal, mas ainda tenho um problema maior, como faço para convencer uma menina de 6 anos a ser do Sporting, quando não ganhamos a ponta de um corno, quando metade da família é rabolha incluindo a mãe, e estão constantemente a dizer-lhe que o Sporting não presta, porque não ganhamos nada! Posso sempre dizer que não ganhamos porque somos roubados, que ao menos somos honestos, que temos valores, que os nossos adversários são corruptos, compram árbitros, jogadores, etc… ou então posso desistir, para quê ser do Sporting, para sofrer como o pai? Não sei se valerá a pena! SL
18 Setembro, 2019 at 10:44
protegê-los das guerras dos adultos, tentar ser o mais positivo possível à sua frente, falar-lhe da história, falar-lhes do Cristiano Ronaldo, envolvê-los nas modalidades, tirar-lhes fotos com o Jubas, vestir-lhes a verde e branca.
18 Setembro, 2019 at 10:46
Esta é a imagem “que pode mudar” o Sporting…!
União…união entre todos…(embora comendo gelados…mas sem os deixar derreter na testa…)
Só assim (mesmo crianças…) e não comportando-se como muitos adultos…
Apenas “destilando ódios entre si…”
Sporting Sempre…!!
SL
18 Setembro, 2019 at 10:54
Tenho um problema semelhante, mas ainda são muito novos para começarem com as perguntas. Difícil vai ser quando começarem a conversar sobre futebol com os miúdos adeptos dos rivais. E ouvirem bocas transmitidas pelos adultos.
Temos as modalidades, felizmente ainda dá para nos focarmos nisso. Agora nos valores, no esforço, dedicação devoção e glória no futebol, será mais difícil.
Porque explicar-lhes que não temos dinheiro quando empatamos com clubes que tem muito menor orçamento é difícil. Quando competimos com clubes como o Braga que é de menor dimensão por uma classificação, quando os dois rivais de igual dimensão se afastam é difícil de explicar.
Tempos atrás ainda poderíamos dizer que tenhamos o miolo da selecção, que somos Campeões da Europa por causa de jogadores formados no Sporting e de ter orgulho nisso. O Cristiano joga mais 3 anos no mais alto nível , quando o meu filho terá 6, praticamente a idade em que começará a viver as coisas de outra forma. Nessa altura será mesmo difícil explicar o orgulho do Sporting, mesmo olhando para a selecção, quando Williams, Patricios, Rafael Leao, Podence e outros lá estão e que poderei dizer é que foram jogadores que rescindiram e sairam a mal do Clube.
Enfim.
18 Setembro, 2019 at 13:23
Quando tivermos de lhes explicar muitas dessas coisas…
vamos ter de lhes contar como 1º o porto e depois o benfica “tomaram conta” dos centros de decisão do futebol e que muitas vezes o Sporting é prejudicado em função dessas situações…
teremos que lhes dizer que “injustamente” nem sempre os nossos jogadores são tratados com a devida isenção…e que por isso muitas vezes…
Tendo “jogar não contra 11…mas contra 14″…a nossa tarefa se torna mais difícil…
Vamos ter de lhes fazer compreender…que talvez às vezes também pudéssemos ter mais vitórias e títulos…
Se “corromperemos” (como outros fazem) árbitros e decisores…mas “temos de lhes fazer compreender” que o desporto deve ser praticado “com regras” que terão de ser cumpridas…ou então as vitórias em vez de nos honrarem e alegrarem…acabarão por nos envergonhar…
Será fácil…?
É claro que não…mas “os que ficarem…serão certamente Leões de Juba farta e forte”…!!
Abraço e SL
18 Setembro, 2019 at 13:25
Não…corromperemos…
Mas sim corrompêssemos…!
SL
18 Setembro, 2019 at 13:34
Porto?? Basta recordar que a alcunha lampião veio do facto dos adeptos leoninos acharem que o carnide é tudo um bando de ladrões (lampião = ladrão brasileiro).
Basta recordar que o Estado-Novo protegeu o clube, mais não seja ao não permitir que o inzé saisse, e se falamos disso temos de considerar que o jogador foi raptado pelo clube pois viajou para Lisboa para jogar pelo Sporting, mas acabou desviado e até está na história que ele quando chegou foi levado para parte incerta (penso que acabou no Algarve) para que o Sporting não conseguisse falar com ele.
Não meu caro, o carnide sempre foi um cancro em Portugal. O porco foi corrupto sim, mas porque viu que o poder residia em Lisboa. Mas como sabemos o poder nunca esteve em Alvalade.
18 Setembro, 2019 at 13:42
Amigo Leonidas…
Lampião não vem do facto de os adeptos leoninos “acharem” que se trata de um bando de ladrões…(é que assim a história não faria muito sentido…)
No inicio dos anos 50 do sec. passado, uma equipa campeã brasileira… veio espalhar a magia do futebol pelos palcos europeus…
Acabaram em Lisboa contra o benfica…mas antes tinham estado na Suiça, onde receberam como lembranças…relógios em ouro…
Relógios esses que deixaram nos balneário do campo do benfica…
Acontece que quando voltaram aos balneários…os ditos “tinham voado”…
E então, parece que os jogadores brasileiros comentaram (enquanto lastimavam ter ficado sem os seus relógios de ouro…)…
“Eh gente…isto não é um clube de futebol…isto é quadrilha de lampião…”
(Sendo o “lampião” o chefe de uma quadrilha famosa ao tempo no Brasil…)
E assim…passámos a ter os benfiquistas razoáveis que os há (poucos)… e os outros…
“Os lampiões…!!”
Abraço e SL
18 Setembro, 2019 at 14:24
Max, “todos os caminhos vão dar a roma…”
“Lampiões nada tem a ver com as luzinhas atrás nos comboios, como se diz por aí. Nos anos 30, começo de 40, os sportinguistas começaram a chamar aos benfiquistas de lampiões, porque Lampião era nessa altura um famoso ladrão e bandido do nordeste brasileiro. E os sportinguistas achavam que o Benfica era muito beneficiado pelos árbitros e começaram a aplicar assim o termo lampião.”
18 Setembro, 2019 at 18:51
Não sei se a versão certa é a do amigo…ou a minha…
Eu sempre ouvi como explicação para isso…a minha versão…
SL
18 Setembro, 2019 at 22:24
Chamava-se Virgulino Ferreira da Silva, vulgo Lampião
É só googular para ver o CV
18 Setembro, 2019 at 11:08
Revejo-me em muito que aqui é dito.
Entristece-me o actual estado do Sporting, as barricadas, a dicotomia entre alinhados e não-alinhados…
Entristece-me a mansidão e incompetência de quem gere o nosso grande Amor, como me entristeceu a forma como o BdC fritou e hipotecou a possibilidade de ficar ad eternun a liderar o nosso clube.
Mas a verdade é que mesmo sabendo que o plantel está desequilibrado, que a existência somente de um PL e a não inscrição do P.Mendes é fruto de uma indigência mental que me atrofia, não consigo deixar de ter esperança sempre que se inicia uma partida. Esperança que o Pontes seja o novo Klopp, que o Bolasie seja o 2 em 1 do Marega com o Neymar. Que o Vietto jogue sempre como em Portimão, que o Plata seja o do Mundial sub-20, que o Borja seja o da seleção da Colombia e que o Mathieu seja eterno.
Depois, depois dos jogos, depois de ver como somos sucessivamente desrespeitados só me apetece pegar numa trupe de 4,5 gajos e ir país fora amassando tudo o que é Pinheiro, Sousas…
Depois de ver como os maiores corruptos deste país, levam banhos de realidade na LC, a frustração é ainda maior…
Ser Sportinguista faz parte de mim, a resiliência de ser do Sporting é algo que me muito me orgulha, a vontade de ganhar merecendo sem recorrer a esquemas e jogo sujo, foi algo que transmiti às minhas filhas que também já sofrem com o nosso amor.
Como eu te compreendo e como vai triste este Setembro…
Mas… amanhã há jogo e durante os 90 dias irei apoiar, sofrer e no fim espero sorrir. Porque a esperança é Verde !!
18 Setembro, 2019 at 11:28
É tudo o que sinto.
SL
18 Setembro, 2019 at 11:41
“BdC fritou e hipotecou”
Não consigo ler isto e nada dizer.
Como todos os dirigentes e de todos os clubes, não é exclusivo nosso, foram cometidos erros uns mais graves do que outros, nada, nenhum dos erros justificava o tratamento que lhe foi dado interna e externamente.
Sobretudo, na altura do mandato em que mais seria necessário união para combater os vários interesses que magicamente se alinharam e uniram para varrer o incomodo em que o Sporting se tinha tornado.
Agora é chover no molhado, já está, já está ….
18 Setembro, 2019 at 12:05
Chover no molhado, pregar aos peixes, falar prás paredes, e pronto. Haver quem não compreenda porque o homem fritou a pipoca ultrapassa-me, deixa-me perplexa. Só pode ser má fé. Só pode ser não querer compreender. Quem lha foi fritando em lume brando agradece e regojiza-se pela missão tão bem-sucedida. Estamos como nos querem. E os arrependidos que carreguem na consciência o mal que fizeram ao Sporting. Não foi BdC quem fez mal ao clube. Foi quem promoveu, executou e validou (os sócios que o destituíram e depois elegeram Varandas) este autêntico crime lesa-Sporting que foi cometido.
Estou de consciência tranquila, mas nada nada tranquila sobre o que se passa e sobre o que aí virá.
18 Setembro, 2019 at 15:52
Sobre o BdC e pela última vez vou dar a minha opinião.
Como premissa inicial, digo-vos que educo as minhas filhas, dizendo-lhes que o mundo que as rodeia não lhes facilita em nada a vida. Digo-lhes que não devem tomar nada como adquirido e só compreendendo o entorno que têm (escola, amigos, actividades, professores, etc) é que podem ajustar o esforço ao que querem alcançar. Exemplo, se elas não tiverem boas notas num teste, a responsabilidade é delas, elas que não me venham com a desculpa: “o professor é que me tomou de ponta” etc., etc. etc.
Fazendo a extrapolação para o BdC, concordo que ele foi o gajo mais atacado na democracia em Portugal, mas sabendo ele desse entorno, deveria ter sabido escolher timings das guerras a combater, devia saber que ter mais sentido institucional lhe seria benéfico, devia saber que não deveria ter casado com uma subordinada (casa onde se ganha o pão não se come a carne), que não podia andar a ligar para a TV e contestar a Pimpinhas Jardim, Venturas e Guerras.
Devia ter tido a paciência para apertar os jogadores individualmente e com discrição!!
Devia apertar os árbitros com veemência mas discretamente. Longe do espaço mediático.
Aos que chamam aqui o Carlos Vieira (esse que é para mim a esperança num futuro próximo) para legitimar o BdC, relembro o que BdC disse dele no período eleitoral.
Sobre os erros, lembro que quem escolheu Octávio Machado, o bombeiro de apoiares, o JJ ( o maior erro do seu mandato) com um contrato mirabolante transferindo-lhe poderes quase ilimitados foi ele!!! Um líder é responsável pelas escolhas que faz, pelas pessoas que chama pra o acompanhar!!!
Ele devia ter sido menos egocêntrico e pensado no longo prazo, afastando-se do clamor das redes sociais e OCS.
O BdC devia ter feito muito do trabalho de pressão nos árbitros, estruturas federativas, Liga, etc. na calada. A Chafurda faz-se discretamente!!
Por isso repito: O entorno foi-lhe adverso? Foi e muito, como a mais ninguém na democracia em PT.
Ele devia ter sido mais esperto? Sim devia!
Ele fez muitas coisas boas? Fez!!
Ele fez coisas erradas? Fez!
A mais indesculpável de todas? Não ter sido inteligente o suficiente, no 2o mandato, para perceber como devia exercer a sua presidência.
Dito isto, digo que tenho grandes amizades que foram prejudicadas pela forma veemente com que defendi BdC.
Não admito por isso atestados de parcialidade por este ou por aquele. Sou do Sporting, quero que o Sporting ganhe sempre.
Estávamos mais perto de ganhar com o BdC, por isso é que me dá raiva ele não ter tido o sentido institucional e a inteligência para combater as guerras certas, cada uma na sua vez, nos timings certos.
18 Setembro, 2019 at 16:08
Sobre CV que também fritou e acabou destituído nada melhor que ouvir o que o próprio tem a dizer sobre o assunto.
Carlos Vieira em Novembro de 2018: “Assim, digo a quem me quer ouvir, para poder tomar uma decisão, que foi um imenso orgulho ter desempenhado as funções de Vice-Presidente do nosso Clube. E como não sou pessoa de me arrepender, sinto que cumpri com aquilo com que me comprometi até ao fim.”
Quanto ao que é dito em ambiente de campanha eleitoral, não é o assunto, estamos a falar dos que fritaram e mereceram a suprema humilhação da destituição.
Receberam um clube sem activos às portas de um PER e deixaram o clube a ser disputado por todas as sanguessugas do reino. Porque será?
18 Setembro, 2019 at 16:25
Está a ser difícil fazer -me perceber, mas aqui vai mais uma vez:
Sou e estou grato ao BdC pelo que ele fez até determinada altura, já agora digo que para mim ele começou a dar sinais preocupantes quando se meteu com a subordinada…
Vamos pôr isto de maneira simples para ser mais fácil perceber:
Considere o seguinte exemplo: A minha filha mais velha tem notas entre 95 e 100% a matemática durante o todos os teste do 8o ano.
Brilhante!!!!!
No 9o ano, achou-se a maior da rua dela, estudou menos, saiu mais à noite, arranjou alguma amizades mais esquisitas e baixou as notas para o limiar da negativa e ela desculpou-se com os colegas, com a professora, com a matéria, com os amigos (que ela escolheu). Toda a gente tem culpa menos ela. Que é que eu tenho de fazer enquanto Pai?
Hipótese 1- Filha és brilhante, os outros é que são maus, a professora é uma idiota porque não reconhece o teu génio.
Hipótese 2- É bom que arrepies caminho, fales menos, arranja outras companhias e foca-te em trabalhar e estudar!!
18 Setembro, 2019 at 16:32
O problema é que as notas do Conselho Directivo que fritou e por isso foram destituído foram estas:
CVieira : “A Direção a que tive a honra de pertencer foi a única, repito, a única que, desde o mandato de João Rocha, não apresentou prejuízos; posso dizê-lo após a aprovação das contas de 2017/18 que apresentaram um resultado no Clube de cerca de 2M de euros”
Percebo que os sócios não estivessem satisfeitos, queriam mais muito mais.
18 Setembro, 2019 at 12:05
Pode ser que um dia percebam que ao destruírem o presidente destruíram o Sporting,
18 Setembro, 2019 at 12:20
Lá estás tu! Não o destruíram. Foi ele que se auto-destruiu. Não contraries a narrativa.
18 Setembro, 2019 at 13:28
Não se trata de “destruir a narrativa”…
Mas não podemos deixar de reconhecer que BC teve muitas culpas do que aconteceu…
Não que justificasse a maneira como acabou a ser tratado…
Mas “não se deve branquear nada”…para se poder compreender a maior parte das coisas…
SL
18 Setembro, 2019 at 14:10
A auto destruição:
CVieira em 22/06/2018: “Sábado os sócios devem votar em consciência e perceberem o que está em causa e o que está em causa é um assalto ao poder.”
Também estava “frito” pois no mesmo dia acrescentou, que sentia imenso apoio:
“Tenho energia e força mas estou muito frustrado com o que se passa. Acredite que é duro estarmos a trabalhar para os sportinguistas e haver alguns sportinguistas que forma a elite e se arroga legítima herdeira do Sporting.”
18 Setembro, 2019 at 14:18
Malcolm – acerca da SAD e da sua “venda”…o tal tipo que estava queimado, curiosidades: https://twitter.com/ViscondeP/status/1172213651660521475
18 Setembro, 2019 at 15:56
A si só respondo com isto:
https://www.google.pt/amp/s/www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/sporting/amp/bruno-de-carvalho-atira-se-a-carlos-vieira-um-arrogante-que-mandei-passear-a-china
O Carlos Vieira dá 10-0 ao BdC em sentido institucional!!
18 Setembro, 2019 at 16:16
Está a dar-lhe um jeito do caraças avançar a linha do tempo uns meses.
CVieira 22/06/2018: “Neste momento o que se está a passar é um conflito entre a base dos sócios e uma elite que quer ganhar dinheiro com isto tudo.” “É um abuso, um oportunismo e um crime.”
Pena que CVieira também tenha fritado, pois recebeu o mesmo tratamento.
Posso colocar a lista das “mentirinhas do varandas”, mas essas não tem interesse nenhum, nem sequer penalizam o clube, importante é o que BdC disse sobre CV em ambiente de campanha eleitoral.
18 Setembro, 2019 at 16:42
Isso digo eu de si.
Que sentido faz avançar com declarações do CV pré cisão com BdC, sabendo nós que eles se separaram com o que disseram em público um do outro?
O CV no pós Alcochete a partir de determinada altura manteve-se com BdC por lealdade institucional .
Isso só escava a diferença entre um e outro!!
Sobre o Varandas e o teto da trupe, infelizmente são uma cambada de meninos, indigentes mentais.
Mas como disse explicitamente, não sou anti BdC e não sou pro Varandas.
O meu clube é o Sporting Clube de Portugal e tudo o que mais quero é que os seus atletas alcancem a glória, com esforço, dedicação e devoção .
Detesto que se ataque todo o legado de BdC, mas detesto tb que se ataque jogadores do Sporting e o Sporting só por agenda anti-varandas.
Temos que correr com a actual direção o quanto antes, mas isso não me põe palas e me leva a elogiar tudo o que foi feito pelo BdC e jamais quererei que o Sporting perca para vincar a minha posição.
18 Setembro, 2019 at 16:59
Mas então se toda esta conversa desde o inicio tem a ver com o “fritar” que justificou a destituição, como é que o ocorrido posteriormente tem a ver com o assunto?
Volto ao inicio, se o PCD fritou, todo o CD fritou, pois todos se mantiveram únidos, todos eram responsáveis, todos receberam pressões e todos receberam o mesmo tratamento.
Repare, talvez a destituição tenha sido a causa de terem fritado.
18 Setembro, 2019 at 17:19
Miguel, permita que diga mais uma coisa, A lealdade institucional de CV não foi para com BdC mas sim para com os superiores interesses do Sporting. Isso foi-me dito pelo próprio. Dizer o contrario disto é até uma ofensa para com CV.
Não deve ser difícil de perceber que as competências do CD na altura até estavam reforçadas, bastava um dos membros não concordar com uma decisão e nem precisava de votar em reunião, demitia-se e o CD caia. Parece que não mas é muito importante quando se avalia o sucedido.
Naqueles dias houve muitas cabeças que fritaram mas seguramente não foi o CD que acabou destituído.
18 Setembro, 2019 at 18:54
Se BC disse isso do Carlos Vieira…
Só me deixa a ideia…de que “não tinha verdadeiramente unhas” para tocar “aquela viola…”
Sempre ouvi dizer que ar Carlos Vieira “o cérebro” das reestruturações…
E sem conhecer o trabalho de um ou de outro nessa matéria…
Parece-me “mais sério no assunto” o CV…
SL
18 Setembro, 2019 at 12:21
Malcolm, união essa que ele sem sempre promoveu. Não digo “nunca” porque no início estávamos praticamente todos com ele.
Quero acreditar que fritou, sabes? É que se não fritou, então é bem mais grave. Os erros graves carecem de explicação.
Os erros ligeiros? Foda-se, quem não os comete? E claro, até nesses a CS e os croquetes pegaram. Mas o nunca atingiriam os objetivos se existissem os graves.
18 Setembro, 2019 at 12:27
Quais erros graves?
18 Setembro, 2019 at 12:30
Epá, a sério?
Reviver outra vez todo segundo mandato do Bruno?
Não me apetece, Ana.
18 Setembro, 2019 at 12:34
Chatice. Quando é para apontar erros graves de BdC, ninguém está com pachorra para os elencar. Assim a modos que quando é para o fazer com os positivos de Varandas. Não tenho sorte nenhuma.
18 Setembro, 2019 at 12:38
Estás a bater à porta errada.
18 Setembro, 2019 at 12:41
F*da-se, já é a segunda vez, hoje.
18 Setembro, 2019 at 14:36
é como ouvir o RPB na TVI a desculpar o Varandas com a situação financeira caótica em que este encontrou o clube… repete-se a mesma merda vezes sem conta até os sportinguistas se transformarem em cães do Pavlovianos…
já mete nojo!
18 Setembro, 2019 at 13:39
Eu faço as listas:
1º – Ter suspendido publicamente praticamente todo o plantel, decisão rapidamente revertida, lá está, o Conselho Directivo deve servir para algo e as decisões do PCD se erradas poderiam ser revertidas ou corrigidas.
2º – Ter apostado, investindo em ganhar títulos e consolidar a posição de “Grande” do futebol portugues. Não concordei, achei que a aposta era arriscada e demasiado cedo, mas tenho de admitir que foi isso que proporcionou o contrato da nós e que também acaba por contribuir para a queda
Não posso listar, mais, por que não me lembro de mais nada grave.
Lista positiva do varandas:
Nada, zero, bola.
18 Setembro, 2019 at 15:37
1.º – Impulsivo, suspendeu o plantel depois de este o ter desrespeitado também publicamente com aqueles posts comuns pós-post de madrid. Voltou atrás, porém.
2.º – Discordo. A aposta tinha de ser feita, foi bem feita. Tivessem os meninos correspondido em campo. Tivesse o mister da tática feito o mesmo. Se não tem acontecido, PELO MENOS, o resultado na Madeira, terias tido hipótese de ir à champions, recuperar algum do investimento feito e conseguido outro bom encaixe com vendas em ano de europeu dos que lá estavam a fazer frete. Os tais que pediram rescisão.
19 Setembro, 2019 at 15:31
De salientar que a aposta no titulo veio no seguimento de uma estratégia, não caiu do ceu.
O Sporting passou por uma restruturacão. O BdC entendeu que os outros clubes teriam de fazer o mesmo, e nessa altura teriam de cortar no investimento. O porco estava a comecar a sua restruturacão (estão agora a sair dela), o carnide nunca a chegou a fazer (porque são corruptos logo aquilo deve estar tudo colado com cuspo, mas um dia irá ruir).
Ele entendeu que era a altura certa. Se o titulo desse ano não nos tivesse sido roubado tudo poderia ter sido diferente.
Mas até esse roubo foi estratégico, pois o carnide humilhou o JJ e gozou com todos…. onde já se viu um campeão com mais derrotas que empates?! Isso nem faz sentido.
19 Setembro, 2019 at 1:11
Tantas linhas escreves neste blog e não tens duas para dois erros graves?
Os quais, é correndo o risco de ser injusto, nunca vi elencados por ti.
Nem na altura própria
19 Setembro, 2019 at 1:32
Já tentei obter as mesmas respostas do braveheart.
Felizmente ele não me respondeu e assim defendeu os superiores interesses do Sporting… (ou outra racionalização do mesmo género).
É, mais uma vez, aquela questão de não entender o status quo ou a totalidade daquilo que estava em causa — o grau de ameaça a que era óbvio que o clube estava sujeito.
Ou então, simplesmente, ‘Go Benedito a presidente!’.
Pode ser só isso. O que me preocupa ainda mais.
BdC tinha de cair. Porque sim. Porque incomodava.
Porque tinha-de-ser-não-interessa-porquê-ao-certo-mesmo-que-isso-ponha-em-causa-tudo-aquilo-que-é-a-essencia-do-clube-e-depois-mais-tarde-logo-se-vê.
É um autêntico apocalipse sócio-cultural aquilo que BdC provocou em certas pessoas.
18 Setembro, 2019 at 13:15
Há muita confusão e muito branqueamento, não digo que seja tua (pois sei que fostes contra a destituição), em relembrar o que sucedeu.
Não foi apenas o Presidente do Conselho Directivo que foi destituído, foi destituído um Conselho Directivo que estava a fazer um excelente trabalho e que percorreu o pais e a pouca comunicação social que lhes palco, com Carlos Vieira à cabeça, para denunciar as fortes pressões politicas, sociais e profissionais para se demitirem, não o faziam porque isso não servia os interesses do Sporting.
Quem fala em fritar, esquece que por exemplo, Carlos Vieira também fritou, todos os que resistiram fritaram, foi contagioso pois afinal eram todos incompetentes que não sabiam o que na altura era melhor para a defesa dos interesses do clube.
Quem tiver duvidas sobre as diferentes competências do PCD e do CD posso transcrever os estatutos, que são bem claros nesta matéria.
18 Setembro, 2019 at 11:16
O meu plano passa pelo pavilhão. Até porque os jogos são mais pequenos e mais próximos e por isso…tudo vai começar por ali.
Depois passa pelo ritual quando formos ao estádio. E pensando que não…mesmo não parecendo a um adulto…ganhamos muito mais do que perdemos. Por mais absurda que seja a exibição, normalmente ganhamos.
Outra coisa que ajuda bastante…é que eu vou ter de me roer todo para não dizer asneiras…e por isso vou mostrar menos frustração ao pé dele do que mostro agora. E isso ajudará também a ligá-lo…procurar sempre o bom em vez de estar tão permeável ao mau…
Além disso tenho uma grande esperança de que o caminho das pedras esteja a ser atravessado nestes 10 anos e que algo de muito bom e forte vai sair disto tudo. E por isso o meu puto ha-de viver um Sporting muito mais forte do que isto que temos agora…
18 Setembro, 2019 at 11:22
Clap, clap, clap, clap, clap…
Tanto que eu me revejo neste texto, parabéns pelo post! Uma lufada de ar fresco na Tasca!
Tenho uma máxima com os meus filhos, um pouquinho maiores que os teus: “vacino-os” todos os dias contra os perigos dos lampiões e fruteiros. Tenho-os despertado para as modalidades, já tivemos no João Rocha, a assistir ao voleibol mas existe sempre o medo que sejam influenciados para outros caminhos… o último jogo de futebol que viram ao vivo foi com o Nacional (época passada na choupana)e tiramos fotos com muitos jogadores 🙂 penso que já não mudam, mas o nosso futebol e quem nos tem dirigido os últimos 2 anos não nos ajudam nada!
SL
18 Setembro, 2019 at 11:25
*andebol – temos uma foto como o Ruesga 🙂
18 Setembro, 2019 at 11:38
Sportinguista Ortodoxo!
Para as crianças o meu conselho será ver e viver o clube apenas e só. Quando forem adultos descobrirão por si (como eu e provavelmente a maioria de nós) a escória humana que governou, governa e governará os destinos deste enorme clube. Clube enorme que dá de comer a muita gente ruim quando o principio deveria ser o de gente séria alimentar este enorme clube para fazer dele um grande clube…tão grande como…
18 Setembro, 2019 at 11:48
Ser do Sporting não é fácil. Se fosse, eram os lampiões que eram do Sporting.
18 Setembro, 2019 at 17:43
A Estória according to me:
Uma grande parte dos lampiões não se “filiou” no Sporting, dono e senhor do futebol nacional nos anos 40 e 50, porque sentia dificuldades imensas em pronunciar o nome do Clube (diziam sporte ou sporten) e porque a bufaria da época (agora substituída pela tristemente célebre descomunicação social), lhes ia assoprando que se tratava de um clube de ricalhaços estrangeiros. Assim foi fácil levá-los a preferir o “pobrel e nacional” boifica (o que é nacional é que é bom) – simples de pronunciar.
Ninguém teve a coragem e muito menos o interesse em lhes explicar que enquanto o Sporting representava Portugal no seu todo, o dito boifica quedava-se raquiticamente pela cidade de Lisboa e com enfoque no bairro que lhe dava o nome.
Era muito mais fácil para o Regime totalitário de então, o controlo duma entidade com “vistas curtas”, o que lhe permitia fazê-la crescer à medida das suas necessidades e interesses.
A eclosão das guerras coloniais deu aso ao patético apelo ao nacional/patriotismo! às armas que a Pátria periga!
A conquista das 2 taças europeias com uma grande parte da diáspora pouco letrada a vibrar com elas, a proibição da saída para o estrangeiro das estrelas encornadas e a aparição da televisão no plano interno, fizeram o resto.
Assim nasceu o Califado do Benfiquistão que hoje encontra a sua força no propalado número de votos que diz controlar, tendo dessa sorte os executivo, legislativo e judicial ajoelhados a seus pés.
18 Setembro, 2019 at 11:54
Zézinho nem sabes como eu te entendo. Dos momentos que guardo com mais pesar está essa derrota frente ao Rapid. Lembro-me de no dia seguinte subir as escadas da C+S e ter todos os meus colegas de turma a gritar e a ecoar “RAPID RAPID RAPID” caramba como me quis ir embora, mas não fugi, agarrei a mochila com mais força, subi as escadas de sorriso como se nada me custasse (e porra como custou). É assim ser do Leão Rampante, temos que encarar o futuro de peito aberto e ás vezes de peito às balas. Tenho 2 filhas e só ontem as fiz sócias. São pequeninas mas caramba, ver a Maria gritar Golo do Sporting deu-me cá um orgulho… (coisa parva talvez)! Porque só ontem as fiz sócias? Porque sei que o futuro é delas e quero que mais tarde possam decidir o que querem também para o Sporting e isso só se pode sendo sócio! Há perguntas que doem, e acredita que os teus filhos terão as mesma dúvidas, faz parte do ser humano duvidar, mas se no fim a resposta continuar a sentir Sporting, vamos arregaçar as mangas e “pôr-nos ao caminho”!
18 Setembro, 2019 at 11:54
Não tenho filhos, aínda. Mas garanto que quando os tiver, vou passar-lhes toda a minha paixão por este amor. Vou fazer-lhe perceber o porquê de porquê tanto orgulho de sermos sócios e adeptos incondicionais de um clube que fica a mais de 300km de casa, que passa anos e anos sem ser campeão no futebol e os dias em guerra interna.
Ser do Sporting, sentir verdadeiramente o Sporting é diferente, é especial.
Um clube tao grande como os maiores!
18 Setembro, 2019 at 12:14
Se o Sporting fosse só futebol, confesso que a tarefa seria não só árdua mas quase impossível.
Mesmo fazê-los sócios não foi asim tão simples. Hoje pensaria duas vezes ou não estaria tão motivado. Os meus foram feitos sócios na presidência do BC e motivação não faltava.
Agora, mantê-los é um trabalho diário. Muito JR, muito Sporting na TV. Contra as más influências (escola ou família) é falar nos batoteiros.
Não é fácil neste país do futebol e do nacional lampionismo.
18 Setembro, 2019 at 12:19
Ajudava à narrativa sobre a batota à tua descendência, se tivesses pessoas do Sporting a discuti-la, a combatê-la publicamente. Mas o que se ouve é um silêncio ensurdecedor e ações, como desistir de recursos de processos que te poderiam dar um campeonato que sabes ser teu.
18 Setembro, 2019 at 12:26
Sim, mas isso é para nós.
Os putos estão-se marimbando para essa merda.
Têm ídolos, ficam tristes após maus resultados mas em segundos já lá querem ir outra vez.
18 Setembro, 2019 at 12:33
Hoje em dia, é impossível isolares quem quer que seja do que se diz cá fora. Convinha haver umas vozes de responsáveis sportinguistas a agitar as águas, a lembrar os podres do futebol. No Porto Canal, fala-se. Na Sporting TV, nada de nada de nada. Pelo menos nas vezes em que a espreito, que aquilo parece um mundo à parte. É o canal do Spoting e só se fala do Sporting. Seria o ideal se tivessemos um futebol e processos limpos. Não podemos ignorar, deixar passar em claro o que acontece fora do Sporting. E, pior, que o prejudica.
18 Setembro, 2019 at 12:41
Não sei que idade tens, se tens putos ou não.
Eu não preciso de estatísticas. Tenho 2 em casa, 7 e 10 anos.
Sei bem o que sentem e como vivem o Sporting, tudo o que é CS, paineleiros, redes sociais, guerras estúpidas… passa-lhes ao lado.
Se ouvem uma boca na escola, têm argumentos para responder. Eu tb vivi muitos anos sem títulos e nunca me calei.
Falta-lhes serem campeões. Irem para a rua festejar, pq é incomparável com taças de Portugal.
Sabem lá eles quem é o presidente, o gajo do MK, o CFO ou o caralho que os foda.
18 Setembro, 2019 at 12:42
“Falta-lhes serem campeões. Irem para a rua festejar, pq é incomparável com taças de Portugal.”
Pois.
18 Setembro, 2019 at 13:05
Então com 5 anos não te disseram quer queriam ser presidentes do Sporting, certo? 🙂
PS: A bola estava a saltar…tive de chutar !
SL
18 Setembro, 2019 at 13:27
Disseram que queriam ser diretores clínicos do Sporting.
18 Setembro, 2019 at 12:15
“talvez um standby não fizesse mal”
Gostava de ter esse botão, eu.
Quanto ao resto, ainda aqui há meia dúzia de anos gabava o nosso clube por ter tanta juventude nas bancadas apesar de tão poucas conquistas. Atualmente, temos que estejamos a assistir à machadada final para que esse cenário se mantenha. Podemos ter o maior orgulho nas modalidades, mas o futebol é ópio da população. É o que a move. Temo que nos transformemos no clube simpático, no segundo clube da simpatia dos adeptos de encarnados e azuis. Assim como hoje em dia, por exemplo, sou sportinguista e tenho simpatia pelo Vitória de Setúbal, pelo Belenenses ou pelo Estrela da Amadora.
Lamento, mas atualmente não consigo sentir uma pontinha de esperança em dias melhores. Que cresce a cada dia que passa sem vislumbrar uma luzinha jno fundo do túnel. Que seja apenas sentimento meu, é o meu mais profundo desejo.
18 Setembro, 2019 at 12:34
A minha preocupação é muito maior em explicar a desumanidade da sociedade e a injustiça, corrupção e compadrio que dominam o país, que explicar as razões para serem Sportinguistas. Penso mesmo que tudo se resume aos exemplos que os filhos encontram nos pais e no Sporting.
O problema é que actualmente também o Sporting passou a ser uma cópia dos males que assolam o país, e por mais que me esforce, é quase impossível passar a imagem do Clube com os mesmos valores que me foram transmitidos.
O que faço é “fantasiar” a realidade, puxar pelas modalidades e evitar falar de Mendes, das mentiras da direcção, da falta de transparência nos negócios efectuados, das saídas dos ídolos a custo zero com propaganda nas capas dos desportivos. Infelizmente não há como evitar serem gozados na escola com os resultados do futebol.
18 Setembro, 2019 at 12:40
Isso do gozo com os resultados de futebol, também calha aos outros. Hoje, por exemplo, os teus gozam com os do esselbê por terem perdido com o Lepzig. No ano passado gozaram por terem sido eliminados da taça de Portugal pelo Sporting. Nunca se vai poder poupar os filhos de ninguém de serem gozados. Daí que seja importante, sim, explicar-lhes também porque é que eles gozam mais vezes connosco do que nós com eles. Se lhes ensinam a distinguir o Bem do Mal, que o façam também no desporto. Consciencializá-los de que o Mal existe em tudo. E no futebol atual, sabemos que clube o representa. Não os alertar para isso, é meio caminho para os perder para o “Dark Side of the Force”.
18 Setembro, 2019 at 13:04
O problema é quando levas 5 das toupeiras, perdes com o Rio Ave, e se calhar com equipas de segunda linha europeia.
Mas é algo por que nós passamos e que eles também irão passar.
Quanto a explicar o que são as toupeiras e o futebol no benfiquistão, o que não faltam são “palestras”. Desconfio que a família já não aparece tantas vezes para não levar com o “sermão”!
E basta verem a televisão para perceberem o que se passa. Não perco uma oportunidade de complementar as notícias. 🙂
18 Setembro, 2019 at 15:42
Pronto, lá está. Não os manténs na ignorância. É que esses cincajeros e derrotas com o Rio Ave até podem acontecer de vez em quando. Agora se juntares esses de vez em quando aos quase sempre no que a arbitragens diz respeito e não lhes explicares o porquê, os putos até podem dizer à tua frente que são do Sporting, por pena, para não te quererem deixar triste. Mas, na escola e no círculo de amigos não são do Sporting tanto assim. E quando ganharem coragem, vão dar-te a triste notícia.
18 Setembro, 2019 at 13:40
A vossa preocupacão em “doutrinar” os mais pequenos nem deveria existir.
É deixá-los escolher o que quiserem (sabendo que se escolherem o carnide ou o porco são automaticamente deserdados, porque quem apoia clubes corruptos não merece mais).
Eles com o tempo irão gostar do clube, não porque o clube é ganhador, mas porque é um clube diferente, onde existe realmente amor ao desporto (não amor a ganhar a qualquer custo).
O ideal é até que as novas geracões nem sejam adeptas de futebol. Isso está morto.
Eles que passem a ser loucos pelo andebol, pelo hoquei, pelo futsal, pelo BTT e cagar na corrupcão que representa o futebol.
18 Setembro, 2019 at 14:40
Eu acho que isto, do clube que os filhos adoptam, não passa tanto por ser x um clube que ganha e y um clube que… er… ganha menos; mas sim por uma questão de “herança”. Ou não é verdade que normalmente o clube transita de “pai” para “filho”? No meu caso, foi isso que aconteceu, e na altura em que o meu miúdo estava na fase de “escolher clube”, eu decidi (não sem que tal decisão me “custasse” um pouco) que não ia “fazer-lhe a cabeça” no sentido de escolher o SCP… mas lá está: foi a escolha que ele fez, sozinho.
18 Setembro, 2019 at 15:48
O meu pai era benfiquista, os meus irmãos eram benfiquistas. Sou a “ovelha negra” no que a família direta diz respeito. Tenho três sobrinhos sportinguistas, apesar dos pais benfiquistas, porque a tia, ainda eles estavam na barriga das mães (não foi por isso, mas acho piada acreditar que teve a sua influência também) gritava Spooorting. Apenas o meu sobrinho mais novo “virou” encarnado. E digo virou porque chegou a dizer que era sportinguista. Não é sempre por herança. 😛
18 Setembro, 2019 at 17:14
+1 aqui Ana. O único a nascer leão, numa familia e numa terra 99% e mais uns pós benfiquistas. Eles sabem lá…
18 Setembro, 2019 at 19:50
De uma família Sportinguista do meu pai e avós maternos.
Os meus gémeos nasceram em 2000, quando estavamos a jogar no salgueiral estava no S. Luis a sofrer e a ver o Farense.
Não se lembram de sermos campeões em 2002, mas desde esse ano tiveram de prenda um equipamento cuja camisola ficava abaixo dos joelhos.
Todos os sábados de manhã era dia do SCP e de jogo na sala com eles devidamente equipados.
Passados 19 anos, tenho um universitário a estudar em Lisboa, sócio e que raramente perde um jogo no estádio e pavilhão, indo a alguns fora como a taça da liga.
O outro estuda fora de Portugal, mas a listada está sempre pendurada na janela da residência.
E consegui converter o filho de um primo que aos 8 anos era lampião.
Dá trabalho, mas porra …
Somos ou não a maior potência desportiva de Portugal?????
CR7, Figo, Carlos Lopes, Mamede, Mamona, Jorge Fonseca, Nuno Dias, Judo, Futsal, atletismo, etc, etc
Viva o Sporting
19 Setembro, 2019 at 1:01
Para haver futuro, temos de dar a volta a esta merda e como alguém disse em 2013,
-“O Sporting é nosso outra vezzz!”