Directo ao assunto. O que passa com o Sporting? Podia começar a responder à pergunta de forma bruta e superficial com um bom “fácil” e depois enumerava aquilo que todos estão a dizer sobre o tema. Podia, mas não é isso que quero fazer. Ao contrário do que me apetece realmente, vou abrir a caixa de ferramentas racional e partilhar convosco como vejo a mais recente sequela daquela série que todos acompanhamos chamada “Crise no Sporting”.
A bola não entra. Os jogadores jogam mal. Os treinadores mudam-se e os gestores stressam. Os adeptos revoltam-se. Novidades? Zero. Não há aqui nada de novo para ficar surpreso. Este tem sido o estado do Sporting nos últimos 30 anos. Houve hiatos? Sim, existiram momentos em que não sentimos que o emblema estava a ir pelo cano. Surgiram intervalos entre momentos onde acreditámos que a incompetência era geral no governo do clube. Como se explica isto?
Como se explica que em 30 anos exista a profunda convicção na esmagadora maioria dos sócios que os Conselhos Directivos foram maus? Como se explica que em várias eleições, tenhamos eleito sempre más opções? Como podemos articular esta incapacidade para gerar boas direções? Terão os sócios competentes passado sempre ao lado das listas vencedoras? Terão os incompetentes permanente salvo conduto até aos gabinetes da direção?
Digo-vos já que não acredito em infalibilidades. Logo também não acredito no oposto, na falibilidade permanente e generalizada. A tendência de aplicar o rótulo da incompetência a quem não é bem sucedido é facilitar na compreensão do problema. Na verdade um dirigente pode ter insucesso mesmo sendo competente, tanto como uma boa ideia pode não resultar, um bom jogador não “colar”, um bom treinador não resultar. O nosso dilema não tem sido a competência, mas sim os resultados finais. E aí, em 30 anos, fatuamente falhámos à grande. Em 30 anos contam-se pelos dedos das mãos o número de pessoas a quem reconhecemos sucesso (logo competência) no futebol do Sporting.
O que acredito estar na origem do problema, não são as más escolhas dos sócios nas AGs, não é a competência dos dirigentes, nem sequer é a falta de dinheiro ou poder nos corredores do futebol. O que nos falta há 30 anos ou mais é uma cultura, uma identidade, a capacidade de aceitarmos o que somos. O que se tem passado é, na minha opinião, toda uma enorme disfunção de personalidade. Achamos que somos maiores do que somos na verdade. Imaginamos riquezas, massas de pessoas e poder. Somos uma espécie de realismo mágico em forma de clube, onde todos preferimos viver de sonhos e aspirações, recusando viver o momento, rejeitando a verdade.
Não estou a dizer que não somos uma enorme instituição, com imensos adeptos e uma história gloriosa, com um impacto social e cultural importantíssimo no nosso país e pela diáspora lusitana. Isso nós somos. O que não somos é, hoje em dia, mais do que isso. Não somos (e só estou a falar de futebol) um clube organizado, não temos dinheiro para resolver tudo de forma instantânea, faltam-nos ferramentas e bases para competir ao nível dos nosso rivais, temos um ausência de influência nos poderes do desporto tremenda, etc. Somos grandes em tamanho, apenas isso. Falta o resto, sendo que o resto é o que temos desprezado.
Da grandeza ao sucesso tem nos escapado toda uma série de compreensões. Compreender o que é um projecto de futebol. Compreender que é preciso tempo para o colocar a dar frutos. Compreender que temos de debater as razões e as ideias e não as pessoas ou os seus comportamentos. As ideias e os projectos não estão dependentes de quem as tem ou aplica (são afectadas, mas não dependem). O problema do Sporting é que nunca existiu nenhum projecto ou ideia do que queremos ser. Existiram dezenas de aglomerados de medidas, centenas de pessoas para tentar dar corpo às mesmas, mas faltou sempre o mais importante. O pacto.
Sem um acordo geral do que é o nosso projecto para o futebol, a linearidade plano-implementação-resultado está sempre comprometida. Há princípio, nem sempre há meio, raramente chegamos ao fim. Andamos a saltitar entre “anos zero”, entre “projectos”, entre ideias pontuais que não obedecem à verdade do que somos, à urgência do que precisamos. Se perguntássemos a Varandas qual é o seu projecto para o futebol, temo que responderia com 5 ou 6 ideias soltas sobre o resultado que pretende desses pontos, mas seria incapaz de traçar um desenho nítido e claro de qual é o paradigma do nosso clube e como consegue chegar até lá.
Não seria Varandas ou qualquer outro antes de si. As direções têm sido pouco mais do que vontades pessoais de 2 ou 3 pessoas, que numa cúpula vão tentando gerir os dinheiros disponíveis para tantas solicitações. A grandeza consome-nos a disponibilidade mental e nunca nenhum presidente optou por parar. Simplesmente parar e pensar “mas o que é que eu estou aqui a fazer?”. E faria falta pensar isso mesmo – o que é que o Sporting deve fazer? Porquê? Será a melhor forma? Serão os melhores meios? É com estas pessoas? É com outras?
O que tem acontecido é uma mudança de caras, experimentamos e deitamos fora. Não ganha, siga. Será este o caminho? Não será melhor termos as ideias primeiro e depois sim eleger os mais competentes para as levar a cabo? Deixo esta pergunta à vossa consideração.
*às quartas, o Zero Seis passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca
25 Setembro, 2019 at 21:06
Sou de acordo que votar em ideias e só depois dar corpo à equipa que terá a responsabilidade para as seguir seria o melhor método de eleição. No entanto, isso nunca vai funcionar num futuro próximo. Vamos continuar invariavelmente a votar em caras e em nomes sonantes do que nas suas ideias.
O grande problema continua no eleitorado demasiado heterogéneo do nosso clube que é facilmente manipulável por estar em constante clima de guerra civil.
Depois desta direção (que tem os dias contados, não me fodam) vamos entrar numa fase ainda mais extremista em relação aos croquettes e aos notáveis que têm uma visão completamente distorcida do que é o Sporting Clube de Portugal. Por um lado isso é bom.
Por outro lado, o tipo de liderança e de Sportinguismo vivido de 2013 a 2018 tem de voltar, mas com retoques (importantes) na forma de estar e sobretudo de expor as ideias e os ideais do Sportinguismo. Retoques que fazem toda a diferença.
25 Setembro, 2019 at 22:06
Ó pá….
Ideias e pessoas competentes.
Quanto vale desportivamente o desejo imenso de vingar, de provar algo, de se afirmar de um jovem de 18/19/20 anos da formação vs a experiência de um trintão que ganha 10 xs mais?
25 Setembro, 2019 at 22:14
Lamento, mas muita conversa fiada.
Nao se pode por tudo em pé de igualdade nos projectos, ou falta deles, e gestoes, ou falta delas, nestes ultimos 30 anos.
É importante avaliar quem fez o quê.
25 Setembro, 2019 at 22:21
Desde que me lembre houve um projeto e um rumo que para mim era o ideal e no qual eu me revia a 100%, BDC em 2013.
O rumo tomado quando pegou na equipa (seja por ideia dele ou por necessidade) era o que se pedia e no qual muitos se reviam. Uma equipa sem pesos pesados salariais, com jovens a serem aposta, treinador de bom futebol, não gastar mais valias em menos valias.
Scouting a trabalhar (umas acertadas , Slimani por exemplo, outras menos, como Naby Sarr ou Margao).
Os primeiros 2 anos foram assim. Lancaram se William, Andre Martins, Wilson, Tobias, Joao Mario, Esgaio, Mane).
Este era o projeto que acreditava. Uma base segura, salientes em 2 treinadores interessantes e que com medio procuravam chegar ao bom.
A verdade é que a sede de vencer fez no 3o ano mudar tudo
A contratação de JJ, e em vez de Esgaio tivemos Schelooto, em vez de Paulo Oliveira tivemos Coates, em vez de Mane tivemos Bryan Ruiz, em vez de Wilson tivemos Teo. Ainda vieram Joao Pereira, Marvin, Aquilani, Barcos.
O rumo a seguir era o de 2013. Nao tenho duvidas. Sem pagar 6M a nenhum mestre, sem comprar Bas Dosts a 12M€ nem Viettos por 15M.
26 Setembro, 2019 at 0:22
Sim, precisamos de voltar a 2013, com a mesma paixão mas mais racionalidade, com a mesma coragem mas mais inteligência e depois dar tempo. A União conquista-se, não se evoca!
26 Setembro, 2019 at 5:08
Tudo muito bonito mas ao fim do 3 ano sem ganhar estas e a maioria dos adeptos e sócios a pedir cabeças
26 Setembro, 2019 at 8:21
Estamos sem ganhar com Varandas e pedimos a cabeça ao fim de 6 meses!
Estivemos sem ganhar 3 anos com Bruno e nos primeiros 2 nao ouvi ninguem a pedir cabeças.
26 Setembro, 2019 at 9:14
A diferença é a percepção das coisas… numa situação víamos uma equipa em crescendo, ideias de jogo, organização e um rumo. Na outra vemos uma equipa destruída falta de liderança é um monte de equívocos..
Se quiseres ver assim… a diferença é esperança, fé, crenças.. aquilo que lhe quiseres chamar.. numa situação as pessoas acreditavam q podia acontecer, na outra tem certezas q dali só vem vergonha
26 Setembro, 2019 at 14:01
Não ouviste? Já não houve contestação por causa de Marco Silva? Já não houve gente a falar que era preferível sair o presidente e ficar o treinador. Ok eu sonhei
26 Setembro, 2019 at 10:08
E a sede de vencer ao fim do 3º ano era só da direcção de BdC ou os sócios exigem isso ?
Entre Esgaio e Scheloto, preferia esgaio. De todas as outras opções que deste as que vieram são melhores do que aquelas a que comparas. PO e Coates ?! Existe alguma comparação possível ?
A realidade é que o projecto começou pela aposta nos jovens por falta de €, quando os € começam a aparecer podes e deves investir em jogadores consagrados para acrescentar qualidade no imediato e em jovens com potencial estrangeiros (leia-se fora do Sporting) e nos nossos jovens.
JJ foi um jogada de mestre que se tornou num haraquiri. Tivemos um 1º ano como nunca tivemos e a 2º época não valia o dinheiro que se pagava. É uma situação muito complicada de se gerir.
O “problema” do Sporting é que queremos tudo, direções competente a darem lucro, dirigentes que se imponham, dirigentes que não incomodem, jogadores de topo, usar todos os jogadores da academia e ganhar títulos todos os anos, mas há coisas que não são totalmente compatíveis.
O Sporting acaba por ser o reflexo dos sócios, a disparidade brutal entre um lado e o outro, entre o Sporting popular e o Sporting das elites. Isto nota-se porque diria que cada lado está entre os 40 a 60%.
Voltando ao início, a sede de vencer no 3º ano não pode ser só atribuída à direcção, é consequência directa daquilo que os sócios exigem.
26 Setembro, 2019 at 10:35
Desculpa lá, mas o marco das tascas foi um dos piores treinadores de sempre do clube.
Claramente um erro muito grande. Teve a sorte de ganhar uma Taca, mas sem isso seria apenas uma má recordacão.
A tal sede de ganhar no terceiro ano produziu um campeonato que nos foi roubado. Não por falhas na equipa, mas porque outra equipa converteu todos os empates em vitórias…. lamento mas isso está fora do nosso controlo.
26 Setembro, 2019 at 12:09
Silva, o rei dos empates…
Mas estes caralhos memória curta.
Já ninguém podia com o final de época de MS.
O que li aqui com empates como o do Estoril parece-me
Mas como foi escorracado pelo maluco virou mártir.
Foda-se, até com Leo jardim vi aqui um sportinguista daqueles” a sério”, que cai cá de vez em quando para cagar a boca a falar de BdC, a partir o Leo pelo que fez ao carrillo, inadmissível disse a avecula. Acho que quando o substituí ainda na primeira parte
26 Setembro, 2019 at 12:45
Exacto.
É que o gajo rebentou o recorde de empates, acabámos o campeonato com 10 empates!!
E ainda para mais quando sabemos o que aconteceu, segundo o BdC no seu livro. O tipo era um banana que não fazia ponta de um corno.
Só não foi despedido logo porque iria parecer que o Presidente era maluco, mas ele bem que conseguiu ter a CS do lado dele.
Eu até achei mal ele ter sido despedido da forma como foi (não o ter sido despedido mas a forma), mas depois vimos que o pedido de indemnizacão era treta, e lá saiu com o rabinho entre as pernas.
26 Setembro, 2019 at 13:53
O Marco na metade final da época apresentava um futebol sofrível, muita bola na linha e cruzamento na área, não havia combinações interiores não se via futebol nenhum!
A taça caiu-lhe do céu, não fosse o Montero colar a bola no pé no fim do jogo e não tínhamos ganho nada.
A forma como saiu, virou mártir
26 Setembro, 2019 at 17:10
O Slimani não foi scouting nenhum.
Foi o Mariano Barreto que o indicou ao Sporting.
25 Setembro, 2019 at 22:24
Falta o tal Projecto que talvez nunca existiu desde João Rocha aos dias de hoje.
Falta elaborar esse projecto com os ideais para levantar o clube no futebil.
O que se pretende fazer ?
Que tipo de aposta o ADN -a nossa juventude com contratações cirurgicas de valor e não para encher o plantel ?
Falta alguém que entenda de Futebol – Um director desportivo com elementos nas várias áreas de Scouting a importante escolha de jogadores -Rendimento/Custo que se possam aproveitar ?
——————–
Falta decisão, Organizaçãoe Disciplina no nosso clube meus amigos
A escolha do projecto, executa-lo e consolida-lo, claro está com alguns retoques pelo meio.
Meus amigos chega de anos zero ou um, esses anos a muito os deveriamos ter ultrapassado.
Falta rever o sistema eleitorral muita e muita menor proporção entre os votos ou mrsmo 1- socio -1 – Voto.
E claro está remar todos com convicção todos para o mesmo lado e em prol do Sporting conquistar a GLÓRIA.
——————
Como sonhador mais uma vez digo caso batesse forte um Euromilhoes, apresentava-me a votação, mas decerto com figuras que mostrassem ou quisessem trabalhar em prol do Sporting para o reerguer o estruturar e o consolidar para o futuro.
E que essas pessoas fossem até dos mais quadrantes diferentes, mas que fossem fiáveis e com profundo amor leonino.
———
As ideias estão na mente, será assim tão dificil sermos acertivos no rumo do nosso clube.
——-‘
PROJECTO DESPORTIVO – ESTRUTURA – MÉTODO -APOSTA – ORGANIZAÇÃO E DISCIPLINA.
EFECTUAR O PROJECTO – SE TIVER ERROS, RECUPERAR NO MOMENTO O ERRO COM APLICAÇÃO DE OUTRO MÉTODO QUE POSSA REMOVER OS ERROS.
UM SPORTING SEM ESTATUTOS DE CLASSES.
UM SPORTING PARA TODOS E DE TODOS.
TODOS EM PROL DO SPORTING.
UM SPORTING TÃO GRANDE ENTRE OS MAIORES DA EUROPA E DO MUNDO.
——–
VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL.
Meus caros amigos são palavras e ideais de um Sonhador, mas meus caros o Sonho comanda a vida que avança velozmente por entre as correntes de uma sociedade e de uma vida.
——
TE AMO SPORTING.
25 Setembro, 2019 at 22:37
Projecto.
A palavra mais lida aqui na tasca.
Parece fácil. Fácil, fácil até.
A última pessoa que teve um projecto com pés e cabeça foi José roquette. Pena ter sido um projecto de merda.
De lá para cá, ventoinhas a soprar.
25 Setembro, 2019 at 22:58
Posso estar miope, mas acho que existe mesmo um para o Varandas.
O insucesso pode ter sido mais resultado do exagero na correcçao brusca para a ideia dele do que por erro total no que esta a ser feito.
Vamos formar médios centro e extremos para venda. Sem prioridade dos da casa.
E usar o retorno para manter uma defesa mais experiente, sem apostas formativas.
Eu nao gosto, mas a estrategia esta lá. Creio.
26 Setembro, 2019 at 0:35
Isto! E passo a explicar:
Normalmente concordo com o ZeroSeis mas há algo neste post que discordo – eu acho que não temos um problema de identidade. Pelo contrário, poucos clubes têm uma identidade tão forte. O que não tivemos nestes últimos 30 anos foi um projecto que respeitasse a nossa identidade. Tivemos apenas 2 projectos minimamente estruturados: o último foi o de BdC em 2013 mas que infelizmente não o levou até ao fim devido à ânsia de ganhar; o outro foi, como diz aqui o Ireland Time, o de Roquette que esse sim nào só foi seguido por ele como fez escola na linhagem que lhe seguiu. O problema é que o projecto Roquette não respeita a nossa identidade – ambiciona criar um clube diferente.
Portanto é importante ter um projecto, mas o projecto certo. E igualmente importante é ter alguém com a vontade, capacidade e inteligência para o saber implementar!
26 Setembro, 2019 at 5:11
Pode ser o melhor projeto mas ao contrário do que dizes não foi a ânsia de ganhar de Bruno Carvalho, foi o entendimento perfeito dele que isso de projetos sem ganhar não aguenta mais de 2/3 anos
26 Setembro, 2019 at 6:56
“O problema é que o projecto Roquette não respeita a nossa identidade – ambiciona criar um clube diferente.”
Sim, ambiciona recriar o Campo Grande Football Club reconvertendo o Sporting Clube de Portugal. Basta conhecer a Historia do clube para perceber isso.
25 Setembro, 2019 at 22:55
Obrigado pelo post. Gostei de te ler.
Concordo plenamente que o que falta desde há muito é essa busca pela nossa identidade propria, que nos traga ao conceito do que vamos criar e depois cumprir com a estrategia durante pelo menos 5 anos. Mas sem o conceito… Creio que nunca sequer falamos muito nisto, porque queremos É GANHAR! Quando? Já! E isso condena qualquer trabalho deste nivel enquanto dirigente do Sporting. Os nossos presidentes nao falham por falta de tempo para aplicar uma estrategia, falham porque nunca acharam que deviam ter mais do que tacticas para buscar sucessos rapidos. Que quase nunca atingimos.
2013 tinha um conceito tambem porque nao havia dinheiro para ter outro.
2015 com JJ entramos no conceito do Ganhar Já.
2018 caiu tudo, até porque o BdC esticou o tempo de vários jogadores, sempre na ideia de 2015…
2019 temos o que queriamos, nao e? duas taças… mas a estrategia parece dificil de ler e o sucesso tambem nao parece mais perto…
No Off Topic, estive a fazer “calculos” sobre o que está de facto a fazer Varandas. E a estrategia parece ser algo como:
1. Reduzir a média de idades do plantel.
2. Manter uma defesa mais experiente, mas magra – ou seja, so um jogador mais experiente por posiçao.
3. Usar o meio campo e ataque para fomentar o crescimento de talentos, com 24 anos ou menos.
4. Nao prioritizar os jogadores da casa sobre aquisiçoes de talentos estrangeiros.
5. Usar emprestimos ao Sporting para colmatar temporariamente a quebra de experiencia ou senioridade da equipa.
Creio que no proximo ano já teriam um novo passo, que seria renovar a parte mais velha da equipa, procurando defesas mais velhos no mercado. Mesmo com menor probabilidade de fazer uma venda. Um ou dois.
Eu nao gosto do que está a acontecer, nem de quem está a fazer acontecer, mas olhar para o plantel, para a distribuiçao de idades, olhar para os sub 23, etc… dá para ver o que está a acontecer, mesmo sem a dimensao financeira e contratual.
A geraçao de formaçao dos Iuris, Matheus, Domingos, etc precisava de outra ideia para poder estar no SCP. Honra seja feita ao Varandas, ele nao esteve com meias águas…
26 Setembro, 2019 at 5:16
A minha ideia do projeto de Varandas é que não existe projeto, é dia a dia, jogo a jogo e logo se vê o que se vai fazer.
Mas se realmente é esse o projeto ou outro qualquer porque não o diz? Dá uma entrevista em casa e o que falou em termos de projeto?
25 Setembro, 2019 at 23:08
Um clube que vive de olhar para o vizinho e nao para si, um clube em que da mais alegria ver o vizinho perder do que a propria vitoria, um clube em que se festeja com histerismo um 1-0 ao rival mas que se deprime profundamente com o 1-1 no mesmo jogo, enfim, tinha n exemplos e foi isto que feriu muito profundamente o sporting. Pensou-se que ficar em 2o era suficiente desde que fosse ha frente do vizinho em vez de se evoluir, de definir estrategia para o proximo passo e agora caimos nisto, 0 ideias, desorientacao e desespero total. Infelizmente o mal do Sporting sao os sportinguistas (alguns) que com cagança preferem um presidente medico do que um ex-atleta, onde preferem a dupla hugo viana/beto a Shemaichel/Andre Cruz, em que preferem alguem que no momento mais delicado da história do clube traiu quem lhe pagava o ordenado e a quem devia lealdade (elegida democraticamente pelos socios), pois é, tenho que admitir que o sporting esta a colher o que uma maioria semeou e infelizmente a ter o que merece
25 Setembro, 2019 at 23:34
Só te estás a esquecer que João Rocha deixou o clube com o maior património do país e que em 2013 não tínhamos dedos nem anéis.
Incompetentes? Nada disso! Muito competentes, só que não em benefício do Sporting.
26 Setembro, 2019 at 5:20
E o que estavam a preparar para fazer ao João Rocha? Talvez grande parte desses sócios que iriam correr com o João Rocha, fizeram isso com o Bruno de Carvalho.
26 Setembro, 2019 at 0:03
Concordo com muita coisa que está expressa no post, sendo que destacaria o facto de os sportinguistas precisarem de um banho de realidade e voltarmos ao que nos fez grandes, a sermos humildes. Não podemos viver constantemente de utopias no futebol pensando que temos a obrigação de ganhar ao Real Madrid e ao Barcelona por 10-0 sendo que se isso não acontecer virá contestação da grossa.
Prescisamos de nos situar, de saber que lugar ocupamos e que as vitórias na alta competição dão muito trabalho a conquistar nomeadamente no que toca aos grandes troféus que devem ser apanágio de quem comanda o clube. Só recolocando os sportinguistas com a noção de realidade competitiva em que o clube está inserido será possível passar a noção exacta do que é o percurso que o clube tem que ultrapassar e com isso aglomerar os adeptos juntos das equipas que nos representam!
26 Setembro, 2019 at 0:14
Não é só ideias, que são importantes para um projecto que ande para a frente, mas também é preciso poder. Todos os grandes clubes mundiais têm poder economico e de influência. Nem é preciso dizer os nomes deles em Itália Espanha, França, Inglaterra, Alemanha, Rússia ou outros países. O Sporting enquanto não tiver esses poderes nunca ganhará nada, se é com a sad a pertencer ao clube melhor, mas com esta divisão nunca o será e aí se o melhor for a sad passar para quem gire melhor o clube que o seja. Que O Sporting seja feliz, pois em todo este processo o clube pode dar o pior passo da sua história ou o melhor.
26 Setembro, 2019 at 0:20
Vou fazer uma excepção ao meu retiro da tasca porque , embora com outras palavras , já aqui disse basicamente o que o autor diz. Neste momento temos que aceitar que existe uma diferença grande para o Benfica e Porto . Pinto da Costa está lá há quarenta anos . Vieira está lá há 16 ou 17. Há uma estabilidade nos rivais que nunca tivemos nos últimos trinta anos . E depois há o hábito de ganhar . Olha se para o plantel do SLb e vê se gajos já várias vezes campeões nacionais . Olha se para o plantel do Porto e vê se gajos campeões europeus ( o casillas não está fisicamente no plantel mas está no grupo ). Ambos tem uma estrutura formada há anos . No sporting não temos no plantel um único campeão nacional ( temos o Mathieu no Barcelona , mas que não me parece ter a personalidade de um líder dentro do balneário ). Sabendo que somos um clube instável , as equipas quando jogam contra nós entram mais confiantes e acreditam que podem empatar ou ganhar os jogos . Empenham se mais ( poderá haver outros interesses amplamente falados , mas eu quando jogo contra alguém que para além de ser mais forte ganha quase sempre, não entro com a mesma confiança do que se souber que do outro lado está uma equipa que tanto perde com um união da Madeira ou um rio ave ou joga taco a taco com um real Madrid desculpem o exagero e metafórico o que estou a dizer ). Depois há um fosso financeiro . Porque não vamos a champions regularmente e os outros vão . Porque ( com agentes ou sem agentes ) não conseguimos vender jogadores como os outros salvo raras excepções ( como slimani ou João Mário ). Ora , a ausência de resultados desportivos leva ao desespero dos adeptos e stressa os dirigentes . Bdc fez o ali in em Jesus ( e até podia ter ganho , a primeira época ainda pode vir a dar que falar em sede de justiça , mas duvido ) , mas ao fazer esse all in abandonou o “ projecto “, como se veio a comprovar nas duas épocas seguintes . A questão é mesmo essa : que clube queremos a nível de futebol ? Para onde queremos ir ? Queremos vender a SAD e arriscar colocar na mão de investidores e perdemos a nossa identidade mesmo que isso até nos possa dar um título ou outro ? Ou queremos um clube em que os adeptos tenham paciência , que não seja um cemitério de treinadores , jogadores e presidentes ? O problema são as ilusões que nos criam em casa acto eleitoral . Que vamos apostar na formação , contratações cirúrgicas , soluções para todos os problemas financeiros ( o que fizeram estes gajos que estão lá até eu fazia , EO, baixar custos salariais ,antecipar receitas da NOS, isso é o básico .. ), que vamos lutar pelo título etc etc etc etc . Estes gajos que já estão deviam demitir se de imediato . Porque o que prometeram não fizeram , enganaram os sócios e adeptos . Só isto já era motivo para ou se demitirem ou tentarmos a destituição . Qualquer um de nós sabe que uma sad so tem lucro por duas vias : venda de jogadores e entrada na champions . E se não houver isso , como os custos mais relevantes são os custos com pessoal, reduzir significativamente esses custos . Porque aumentar receitas sem champions e venda de jogadores e bom, mas é residual , não temos mercado para isso . E mais um milhão ou menos um milhão ou mais dois milhões ou menos dois milhões . Não é por aí . Agora que clube que eu quero : quero um gajo a presidente que não venda ilusoes; que vá apostando na formação ( estrutura da academia e lançamento de jogadores ) , que não contrate por contratar para encher , que trace um caminho claro e diga aos sócios : meus caros não temos condições para sermos campeões nos próximos anos . Eu vou fazer isto , vou com isto que vou fazer tentar ir primeiro a champions , depois com algum dinheiro não o desbaratarei ao acaso , e no final do mandato tentarei ser campeão com esta estratégia. Sem falar em heranças passadas, tentando unir como no post anterior os adeptos perante as ideias que tem ( um bom treinador , uma boa estrutura etc , acho que todos sabemos qual as soluções ). Mas sabem qual é o problema ? E que um gajo que assumisse isso não teria mais de 5 ou 10% nas votações . Porque ainda não nos consciencializamos do que verdadeiramente somos no futebol , que basicamente somos um clube sem títulos relevante nos últimos trinta anos , que na Europa fomos a duas meias finais da liga Europa ou taça uefa e a uma final , que ganhamos uma taça das taças há uma porrada de anos . Que quando passamos a fase de grupos da liga dos campeões aconteceu o que aconteceu . Não estou a dizer que não somos grandes , nada disso . Para mim somos os maiores , somos o maior clube português , basta ir ao Google e ver o ranking dos clubes com mais campeonatos europeus incluindo todas as modalidades . Somos o clube que formou o melhor jogador de sempre . Somos o clube do Carlos Lopes e de tantos outros . Mas lá está o gajo que dissese que não tinha condições para tornar o sporting campeão nos próximos anos era derrotado nas eleições . Mas eu votava nele !! SL
26 Setembro, 2019 at 5:26
Mesmo que ganhasse as eleições, passado 2/3 anos os mesmos que votaram iriam começar a exigir títulos! Esqueçam não há projeto ideias que se aguente sem títulos! Pinto da Costa já esteve sem ganhar mas quando entrou quanto tempo demorou a ganhar o primeiro? Vieira o mesmo! E foi isso que Bruno Carvalho percebeu, teria ganho naquele 3 ano e teria todo o lastro para projetos
26 Setembro, 2019 at 7:10
Isto não é verdadeiro. Nunca, em momento algum, se exigiu ganhar no imediato a Bruno de Carvalho. Foi sempre essa a sua diferença para os demais, e bem. Exigia-se-lhe uma aposta na formação e fazer o melhor, à imagem de 2013 com leonardo jardim. Nunca, em momento algum, a direcção de bruno de carvalho foi posta em causa por não ganhar campeonatos. Aquele estúpido all in com a chegada de 2015 é da sua inteira responsabilidade, e não está relacionada com a exigência dos adeptos em ganhar no imediato, precisamente porque se tinha em mente o projecto para o qual tinha sido eleito. A táctica de primeiro amealhar e depois foder a guita toda, apostando num produto de marketing do estado lampiânico (mais uma vez, teve uma leitura fraca dos sinais e até da história) para ganhar no imediato, nem sequer foi o que ditou a queda do bdc, precisamente porque nunca se lhe exigiu ganhar um campeonato sob o ponto de vista de isso ou a sua queda. O que ditou a queda de bdc foi a sua arrogância dentro de portas, a hostilização de quem pensava diferente e a incapacidade de perceber que o Sporting foi sempre maior do que o seu ego. Caiu quando este modus operandi transitou para a forma de gerir a equipa de futebol e seus recursos, mas também outras equipas, como é o caso da do futsal. Já alguém se perguntou por que raio a equipa de futsal , expoente máximo da força do Sporting no século xxi, nunca manifestou apoio ao então presidente, no pior momento deste? Ao contrário daquilo que sucedeu com os anteriores presidentes, que não tinham um projecto decente, nunca se exigiu ganhar neste lodaçal a bruno de carvalho, que o próprio ajudou a revelar. Bruno de Carvalho caiu por outros motivos e por tornar ingovernável um clube que o próprio deixou em guerra civil, para além do despesismo que passou a ser seu timbre com as equipas de futebol. Insistir numa leitura diferente soa-me escusado.
26 Setembro, 2019 at 7:57
Concordo contigo, nunca se exigiu o título.
Mas o BC tinha noção disso, o forte apoio em ags e eleições era sinal suficiente, bem como boas assistências, sócios a aumentar e modalidades ao rubro.
O All in foi na minha opinião uma tentativa de calar a oposição notável e de uma vez por todas tentar que a CS se acalmasse naquela cruzada contra nós, acima ds tudo contra ele.
Até pq com padres e malas, mesmo um com um All in o título era impossível, como se veio a provar.
A queda tem a ver com muitos fatores e nenhum deles é o título.
26 Setembro, 2019 at 8:09
Mas qual All in?!? Vê-se tanto que foi um all in que mesmo tendo se perdido os jogadores mais valiosos ao desbarato há dinheiro para tudo e mais alguma coisa está época. Só em treinadores o que já gastaste neste mandato….
E a realidade é só uma, ganhasse um título e andava tudo calado, se com um um varandas e na altura um keizer só a fazer merda e só porque ganhou as taças o ano passado ganhou o direito de começar a nova época quando estava à vista de todos o que para ai vinha…. Tal como está hoje com este presidente o que vai vir… Mas não, vamos continuar a deixar -nos fazer de tolos e a pôr as culpas nos treinadores e ir trocando 2 e 3 por época.
26 Setembro, 2019 at 8:15
Podes chamar o que quiseres. Investimento, loucura, o que quiseres.
A aposta e valores pagos ao JJ e uma renovação onde foi comido em chantagem foi para mim um all in.
Mas como disse, chama-lhe o que quiseres.
26 Setembro, 2019 at 8:25
All in é gastares tudo o que tens. Podes dar as voltas que quiseres mas isso é falso.
Este “all in” é aquela que deve ser a evolução normal de qualquer empresa que estava no caos e quando se atingiu a estabilidade investir na sua valorização para atingir o seu verdadeiro potencial no mercado e evoluir.
Tendo falhado nessa tentativa de evolução (e como dizes até devido a outros factores) o futuro financeiro não ficou comprometido, pois aí sim, seria o all in (E nem comparemos este estado com o período inicial em que pegou no clube)
26 Setembro, 2019 at 9:50
Chama-lhe o que quiseres.
Vê o que se pagava na altura em PT a treinadores diz-me se o que foi dado ao JJ duas vezes é normal ou “evolução” como dizes.
Evolução o caralho.
Foi um All in com o qual concordei na altura, jogada de mestre depois da história MS.
JJ sabe muito, o problema foi depois do primeiro ano qd ficou com todo o poder sobre aquilo que era a estratégia do futebol.
Qd um treinador manda e até chantagem faz… ou é corrido (todos apoiariam BC) ou acontecem cenas “chatas”.
26 Setembro, 2019 at 10:55
Eu chamo o que quiser e tu também, tens no entanto de rever a tua definição de all in… Pois até te contradizes, precisamente quando dizes que BdC corria com ele e era apoiado…
Foi uma aposta forte, um investimento grande (podemos hoje até dizer excessivo principalmente aquando da renovação), que acabou por falhar (e nunca se saberá como a história seria caso aquele 1º ano fosse diferente)
Acabou por ser mal gerida a questão da chantagem por BdC e acaba com os próprios palhaços dos sócios a serem comidos de cebolada, apoiando essa mesma chantagem através de palminhas a voltas olímpicas de jogadores e equipa técnica.
26 Setembro, 2019 at 17:22
Quando gastas dinheiro do futuro é porque já gastaste tudo o que tinhas, não?
Em 2019 tens cerca de 60M€ para pagar de anos anteriores, portanto, que já vêm das Direcções anteriores. E vamos ver quanto tens para pagar em 2020 da mesma altura…
Agora mete-lhe em cima o dinheiro que esta Direcção anda a gastar e talvez percebas o problema que existe.
26 Setembro, 2019 at 12:11
Este gajo acredita mesmo nisto.
Só pode
26 Setembro, 2019 at 17:18
“Nunca, em momento algum, se exigiu ganhar no imediato a Bruno de Carvalho.”
“O que ditou a queda de bdc foi a sua arrogância dentro de portas, a hostilização de quem pensava diferente e a incapacidade de perceber que o Sporting foi sempre maior do que o seu ego.”
“Bruno de Carvalho caiu por outros motivos e por tornar ingovernável um clube que o próprio deixou em guerra civil, para além do despesismo que passou a ser seu timbre com as equipas de futebol.”
Haja ainda pessoas com lucidez…
26 Setembro, 2019 at 21:27
O Orvalho é o tipo com mais lucidez… Qualquer dia chega a Presidente…
26 Setembro, 2019 at 0:27
Só acrescentar mais uma coisa : o tal presidente teria que seguir a risca as ideias definidas na campanha e não estar sujeito a pressões e stresss de resultados . Afinal ele não nos ia vender ilusões.
26 Setembro, 2019 at 0:47
Chama-se KARMA
Estão a pagar o mal que fizeram à antiga direção
26 Setembro, 2019 at 2:47
+1
Não haja dúvidas.
26 Setembro, 2019 at 8:11
Não é karma, é completa incompetência de quem está à frente do clube e inércia de quem o permite.
26 Setembro, 2019 at 1:01
Afigura-se um grande negócio à custa do Sporting, com o terreno da Academia de Alcochete, se o novo Aeroporto for em Alcochete e não no Montijo. Os interesses movimentam-se, incluindo dentro do clube, para que este perca a maioria da SAD, a qual é a proprietária da Academia. Se a SAD for vendida, os beneficiários da venda da Academia serão os maiores acionistas, e não o clube.
Mas o que interessa é o novo “treinador”, não é? É mais fácil pensar em “futebol” do que em toda a podridão que se movimentou para nos tirar o clube das mãos. Os mesmos que quiseram a Academia em Alcochete e não em Loures, já a pensar num futuro aeroporto em Alcochete, utilizando a instituição de utilidade pública Sporting Clube de Portugal para conseguir construir numa área protegida, mesmo que depois a Academia fosse para passar para a SAD. O que era preciso era meter lá o pé. O impacto ambiental tem dias, ou por acaso o Freeport não se fez, graças ao pinóquio na pasta do “Ambiente”?
Não acordem para a realidade que não é preciso.
26 Setembro, 2019 at 1:44
Excelente texto,muitos parabéns pela analise, concordo com tudo
26 Setembro, 2019 at 5:57
Havia um projecto com a direcção anterior, que estava a apresentar lucros.
Projecto semelhante com cabeça, tronco e membros só na altura de João Rocha.
Falemos então de projectos e ideias. Aqui vão algumas:
1- Potencializar a Marca Sporting. Porque será que os posts nas redes sociais são só em Português? Porque não em Português e Inglês, numa primeira fase, e depois dirigido a línguas de outros potenciais mercados? O investimento nisto é mínimo. O retorno, imenso.
2- não existe produção de conteúdos exclusivos que envolvam não só o futebol mas as modalidades. Por os jogadores a falar. Por o nosso campeão do Mundo de Judo a dar umas dicas aos adeptos, modos de treino, etc.A comunicação é de um amadorismo terrível e tudo menos internacional.
Procurar parcerias com as filiais pelo mundo e procurar forma de expor a marca Sporting lá fora. Existem “embaixadores” do Sporting a jogar futebol lá fora, como Nani e CR7. Bernardo Silva fez mais publicidade para o Benfica com a sua cantoria que dois meses de todo o trabalho dos serviços de publicidade e marketing do Sporting.
Potenciar a marca “Academia do Sporting”- a Inauguracao da academia na Australia é um bom exemplo, mas seria fundamental o mesmo ser feito na China, na India, países em que se investe imenso no futebol para se criar resultados. Existem academias do Figo na China, por exemplo.
Fazer da Academia do Sporting um polo Mundial de formações, em que miúdos de todo o mundo, dessas Academias do Sporting espalhadas pelo mundo, pudessem vir estagiar e aprender, seja a nível de corpo técnico a jogadores. Os melhores poderiam então integrar as equipas jovens do clube.
Em relação ao futebol senior, obviamente que é preciso investir. É preciso contratar um treinador verdadeiramente de topo e que se responsabilize em criar os alicerces para profissionalizar toda a estrutura. Nunca um Jorge Jesus, mas alguém que já tenha passado pelos maiores clubes do mundo e que tenha visto o que funciona ou não. Um projecto bem maior do que ganhar um campeonato, mas criar condições para que se seja um vencedor regular e aproveitando o ADN da formação do clube.
Às modalidades, dado ser um investimento menor, é preciso também compreender que se pode conquistar mercado , adepto e receitas pelas mesmas. É preciso é criar exposição, envolvimento com os adeptos, valorizar as mesmas nos orgãos de comunicação do Clube, jogos em directo. Atrair uma ou outra estrela da modalidade, com seguidores nas plataformas sociais.
Se é verdade que o futebol é desporto “rei” em Portugal, as modalidades tem centenas de milhares, se não milhões de adeptos espalhados pelo mundo. Se é verdade que musica “pop” vende mais, uma boa banda Rock, Jazz, Funk terá uma significativa audiência.
Lutar mais pela envolvencia de famílias, e dos adeptos do Sporting pelo mundo fora. Portugal é um país de emigrantes, e existem milhões de Sportinguistas pelo mundo fora que querem acompanhar o clube e as modalidades. Novamente, falar com as casas e filiais do Sporting pelo mundo e estudar a forma de trazer a Sporting TV, e os jogos do Sporting, para esses mercados. Eventualmente, trazer todo o merchandising do Sporting para ser vendido nessas filiais.
Lutar por horários que tragam mais famílias ao estádio, com actividades para todos antes, durante os intervalos e após os jogos.
Ter consciencia que os direitos de transmissão devem ser discutidos e que é preciso lutar não só pelos números locais mas também internacionais.
Criar parcerias com os outros clubes e ter uma posição forte na liga para que o produto “liga portuguesa de futebol” chegue a mercados como o Chines , Japones, Singapura, Malásia, Tailandia. A Premier League é a liga mais vista do mundo porque todo o seu horário é pensado a uma escala global, tendo sempre um grande jogo marcado para uma hora que coincida com o prime-time Asiatico.
O Sporting deve lutar para que todo o adepto do Sporting em qualquer campo do mundo consiga ver os jogos do clube, independentemente da modalidade- seja pela internet ou por acordos com operadoras de televisão. É preciso expor a marca Sporting e faze-la chegar a todos os potenciais adeptos.
Recuperar o Alvalaxia para que seja realmente um reflexo do mundo Sporting. Um parque temático para miúdos que andasse à volta da marca Sporting, com presença habitual de atletas, jogos, afins. Tornar o Alvalade XXI um espaço que se cultive e explore todo o potencial da marca Sporting, desde alimentação, entretenimento, educaçao- workshops, etc.
Isto são apenas algumas ideias em milhares que se poderiam utilizar para desenvolver o clube.
Para se fazer isto, é preciso apenas que quem seja presidente e da direcção tenha vontade, seja Sportinguista, e tenha o apoio necessário.
26 Setembro, 2019 at 7:33
Que palhacada…. sério, há necessidade do 06 escrever a sua propaganda aqui quando tem o seu próprio blog? Sinceramente não faz qualquer sentido.
Primeiro as escolhas não foram TODAS más. Se achas que o BdC foi mau estás no teu direito, como eu estou no meu direito de te mandar à badamerda. Facil, facil.
Um gajo que tinha um projecto de apostar na formacão e criar uma estrutura que geraria rendimentos regulares para construir um plantel sólido aos poucos. Claro que a formacão sofreu um pouco com o JJ, mas vamos ser sinceros, com Dost e BF iria alguem apostar na formacão? Com RP e WC iria alguem colocar um jovem qql? O plantel aumentou imenso de qualidade.
Claramente tens uma agenda para branquear o que se anda a passar. E estás no teu direito, mas seria melhor que o fizesses no teu blog, para quem ninguem o lesse.
Segundo, o problema do clube são os chamados notaveis. E isso não é porque eles existem, mas porque os sócios são estupidos e votam de forma básica. Como o resto do povinho, diga-se de passagem. Votam no mais bonito, no mais bem-falante, no mais famoso. Eles não votam em quem quer o melhor para o clube, mas em quem parece melhor na fotografia, em quem parece estar melhor na vida, em quem mente mais.
Fdx, e já vamos longos. Over and out!
Parabéns por mais uma propaganda barata.
26 Setembro, 2019 at 9:29
“Claramente tens uma agenda para branquear o que se anda a passar. E estás no teu direito, mas seria melhor que o fizesses no teu blog, para quem ninguem o lesse.”
Meu caro, está a partir de conceitos sobre a minha pessoa completamente errados e bastava que perguntasses a um sportinguista mais versado nos posicionamentos de adeptos do Sporting quais foram os meus “lados” ao longo dos anos para teres um pouco de vergonha em escrever esse comentário.
Quanto à tua vontade de “não me ler”, estás no teu direito e ao contrário de ti defendo o teu espaço a comentares o que queres da forma que queres. Fica à tua consciência julgar o tamanho da tua ignorância.
26 Setembro, 2019 at 7:40
Não podia deixar de concordar com o que está expresso no post…
Somos uma espécie de “cadelas apressadas “…
E trazemos para o Sporting o mesmo resultado do ditado…
“Vamos parindo cachorros cegos “…
SL
26 Setembro, 2019 at 7:50
Resumindo o problema:
1) tínhamos um presidente que levantou um clube à beira de um PER, para um clube com quase o triplo dos sócios, que dava lucro, e campeão europeu em modalidades 30 anos depois.
2) o gajo lembrou-se de fazer uma restruturação financeira que daria o controlo da SAD de futebol de volta
3) o gajo metia umas postas no Facebook
4) sai uma campanha de 3 meses, umas 15 horas por dia, a dizer “o gajo tem de sair, porque foi ele que mandou fazer umas coisas de que 2 canais de tb tinham câmeras montadas e estavam à espera” (curiosamente 2 canais ligados a um clube que tinha feito um “gabinete de crise”)
5) uns comedores de gelados com testa reuniram-se com cachaça 71, e mandaram-no embora
6) uns idiotas tomaram conta do clube e só num ano fizeram voar uns 90 milhões de lá para fora. deixem-nos la o resto deixem…
7) depois do que fizeram ao outro, quero ver quem é que com espinha dorsal se mete lá e arrisca levar com mais especiais de 6 ou 7 horas de maledicência…
Portanto… fizeram o buraco, atiraram fora a escada… agora subam as paredes…
26 Setembro, 2019 at 8:33
Bem resumido, Alael.
26 Setembro, 2019 at 12:12
Ora ora
26 Setembro, 2019 at 12:48
belo resumo
Mas a campanha já vinha de trás. Foi quando o marco das tascas foi despedido. Foi quando o JJ foi contratado. Foi quando mandou à badamerda. Foi quando pediu para deixarem de ligar à CS e apoiarem os meios oficiais do clube.
Basicamente, foi tudo preparado em banho-maria…. mas quando chegou a Alcochete virou suruba!!!
26 Setembro, 2019 at 8:03
O que se passa com o Sporting? A pergunta é a reinar, já percebi.
O mesmo de sempre, fdx. Tirando um período recente onde fomos guerreiros gauleses… foi sempre assim.
Nem o ano do Inácio e Boloni serviram para traçar um plano e procurar estabilidade.
Sugadores profissionais, sempre presentes.
26 Setembro, 2019 at 8:11
As razões da incompetência são mais simples do que parecem. Porque raio tem de sempre haver um candidato de uma determinada ala? Como é que Rogério Alves, por exemplo, tem de estar em todas mesmo depois de já ter estado directamente ligado a candidaturas que se revelaram ruinosas para o clube?
É um misto de 3 coisas: Um interesse claro no mediatismo que os OS do Sporting proporciona aos eleitos em detrimento de um verdadeiro espírito de missão, um sebastianismo cíclico por parte dos sócios que, na ausência de alguém galvanizador, optam pela zona de conforto mesmo que seja comprovadamente do mais prejudicial ao clube, e claro, o absurdo que é o sistema de votos. É este sistema ridículo, atrasado no tempo e impeditivo à evolução das organizações que permite que um candidato menos votado seja eleito. Hoje, qualquer candidato sabe que basta controlar os Stromp, os Leões de Portugal e os Núcleos que é eleito. Nem precisa de ter projecto, basta debitar uns soundbytes e ter o Rogério consigo. O encantador de serpentes ainda tem muito poder de influência (o porquê, ultrapassa-me).
Isto não é ciência aplicada. O primeiro que sentimos que era diferente dos outros teve 1 mandato completo. Mas já nos esquecemos de como lá chegou? Depois de umas eleições altamente duvidosas que perdeu e depois do eleito ter fodido tudo em tão pouco tempo, à semelhança do que acontece agora. Há muitas gente que vai a votos com um interesse claro que não é o bem do clube. Só assim se explica serem sempre candidatos. No dia em que Rogério ficar totalmente descridibilizado no universo leonino a ponto de nunca mais participar em eleições e, sobretudo, ninguém tomar o seu lugar como “influencer”, será o dia em que teremos verdadeiros candidatos.
26 Setembro, 2019 at 9:23
É tudo verdade!
Mas ainda há pouco tempo, quando o Rogério participava num programa de televisão como paineleiro, era frequente ler aqui na tasca que seria um excelente presidente.
É incrível ver pessoas que defendem ideias que até são boas acabam por entregar tudo a rogérios e afins…
26 Setembro, 2019 at 12:17
Eh eh Eh eh
Sou testemunha
Foda-se…..
ainda gostava de ver o que diziam por essa altura certas aveculas
Mas não tenho tempo /paciência para procurar
Não para acusar mas para meterem a mão na puta da consciência e nunca mais confundirem o estilo com o conteúdo.
Meterem na puta da cabeça que não há presidente perfeito, porque ele seria diferente para cada um de nós.
Que há é que olhar para o global.
Por isso, espero bem que varandas fique até ao fim.
Isto tende ficar pior que em 2013.
Só assim a corja se afasta, só assim ha possibilidade de manter uma memoria colectiva acesa
Só assim algum maluco tem coragem de pegar nisto.
Como está, ainda não chega
26 Setembro, 2019 at 8:14
Diz que não há 2 sem 3
Depois de termos 2 carecas
Aí vem o 3º careca
Mas os outros 2 eram todos carecas
Mas este tem uns cabelos de lado
As carecas dos outros 2 brilhavam
Mas a deste já não brilha
Será que a careca que não brilha
É que nos vai fazer brilhar?
26 Setembro, 2019 at 8:23
Bem quanto a mim muito do que tem falhado neste clube é não se meter a gerir o futebol quem percebe da poda. Não temos um diretor desportivo que perceba de futebol há muito tempo. Aliás tivemos um (Inácio) mas foi corrido.
Presidentes à las anos 80 com a pasta do futebol já deu o que tinha a dar. Até o pintinho que vem desse tempo já percebeu. O orelhas a mesma coisa. E nós entregamos a pasta do futebol a presidentes que dizem com a sua pança inchada: “eu sou o responsável pela pasta do futebol”, tipo um Narcos que controla tudo, um Escobar ou um El Chapo.
Qual a experiência de Hugo Viana para este cargo? Nenhuma.
O cargo de diretor desportivo é o mais importante na estrutura de futebol e não pode ser o presidente a fazer este papel. Quem não percebe isto não percebe nada de futebol.
26 Setembro, 2019 at 9:29
A verdade é que tal como na política, quem se apresenta à eleições traz o seu próprio projecto.
Um projecto está em grande medida dependente de fatores externos pelo que imaginar um programa para 10 anos o qual os candidatos tenham de respeitar, é uma utopia.
Até admito que determinadas linhas orientadoras devam ser estabelecidas e obrigatórias, como um limite para o endividamento ou quotas de jovens da Academia no plantel. Mas a gestão da SAD é influenciada por resultados desportivos e financeiros pouco respeitadores de uma “identidade Sportinguista”.
A actual direcção tinha tudo para conseguir dar o passo em frente aproveitando o que de bom foi deixado pelo anterior CD. Infelizmente o “lider” do “projecto” é um imbecil e incompetente (sim, INCOMPETENTE) que foi incapaz de sobrepor a sua vaidade e orgulho aos interesses do Clube.
Teve uma oportunidade de ouro de rentabilizar uma crise e operar uma mudança de paradigma com o aproveitamento da prata da casa e a escolha de um treinador experiente, ao invés de experiências holandesas. Os sócios aceitariam facilmente uma estratégia que aproveitasse Vivianos e Matheus Pereiras, reforçando pontualmente os sectores mais deficitários. Mas o “sr. casa das máquinas” tinha que mostrar o grande burro que é (que me desculpem os burros) e f**** tudo o que herdou de estrutural e bem feito, num piscar de olhos.
Agora anda desesperadamente a remendar o plantel, a estrutura, uma reestruturação financeira, o Sporting, numa tentativa de salvar o pescoço, mas principalmente a sua imagem, que está acima do Sporting pelo que as suas acções demonstram.
Agora temos Silas como treinador, mais uma experiência, um salto de fé. É a gestão de topo de uma “empresa” que factura 150 milhões de euros anuais.
Quem não gostaria de ter o fabuloso Varandas e seus muchachos a dirigir a sua empresa de 150 milhões de euros? Espectáculo!
26 Setembro, 2019 at 10:34
Gostei do texto, no entanto não há como mascarar, Varandas e a sua equipa (escolhida por ele como tanto fez questão de dizer) é totalmente incompetente. Erros atrás de erros. Até a ínfima coisa boa que façam passa despercebida porque não parece uma coisa boa, parece incompetência. Exemplo Bruno Fernandes, como é que pode vir dizer na entrevista que conseguiu manter Bruno Fernandes, quando pelo que se sabe a ordem era vender ?!
Bruno Fernandes ficar, é bom, no entanto se o objectivo era vender, é incompetência da direcção.
Eu diria que projectos todos têm, uns mais aprofundados outros mais levianos, a grande questão aqui não é a escolha do presidente por parte dos sócios, mas sim a escolha da equipa que por parte do presidente.
Mesmo que não concordemos com a totalidade da equipa votamos no cabeça de lista e no projeto, depois cabe ao cabeça de lista meter as coisas a funcionar. Ora se a equipa escolhida pelo cabeça de lista não é competente tem que escolher outras pessoas e nós sócios no triângulo projecto-cabeça de lista-equipa temos que pesar prós e contras e escolher o melhor. As últimas eleições não se escolheu o melhor, escolheu-se o menos mau e isso é fatal porque a nova direcção já começa com níveis de desconfiança altos. Juntado a esta desconfiança a incompetência que têm vindo a demonstrar, torna-se difícil acreditar em quem lá está e ter paciência.
Varandas avaliou toda a situação de forma errada.
– Não era altura para expulsar nem suspender BdC e os restantes;
– Não era altura para se querer fazer maior do que aquilo que é;
– LPM nunca poderia ser agência de comunicação do Sporting;
– Não era altura para grandes contratações;
– Era altura para apostar em Xico Geraldes (que já não é um jovem), Matheus Pereira, Palhinha, Daniel Bragança, Jovane, Domingos Duarte, etc…;
– Era altura para contratações cirúrgicas;
– Não era altura de criar mais divisão entre os Sportinguista;
– Não era altura para aumentos salariais;
– (…)
Se existissem melhorias no futebol jogado, evolução da equipa, aposta em jovens, continuação do plano financeiro iniciado pela anterior direcção e um projecto em implementação, mesmo quem não apoia varandas estaria resignado e não haveria grande contestação.
Como não há e não se afigura melhorias, o melhor é cortar o mal pela raiz.
SL
26 Setembro, 2019 at 10:56
ALAEL , post extraordinário , como se costuma dizer , a chamar os bois ( croquetes ) pelo nome .