Não consigo imaginar melhor fotografia do que esta para tentar dar ideia de qual é o actual estado do Sporting: um carro todo amolgado, quase inutilizável, mas que continua a insistir em rodar pelas estradas e abastecer-se para isso. O carro meio-espatifado não é o Sporting, num todo, é mais o resultado do que tem sido a política e estratégia para o futebol seguida pelo actual Conselho Directivo liderado por Francisco Varandas; o abastecimento desse mesmo carro é a recente contratação de Silas para treinador da equipa principal.
Como é óbvio, apesar do estado lastimável do futebol, precisa-se mesmo de um treinador para tentar dar um rumo a algo que anda à deriva sem perceber para que lado fica terra. Isso não está em causa. A questão é outra: é a mudança de treinador o suficiente para inverter este ciclo devastador e que caminha para ser o pior de sempre na história centenária do clube? A minha opinião é que não. O problema do Sporting não é a mudança de treinador, ou só a mudança de treinador, é muito mais vasto do que isso, é um conjunto de situações que concorrem entre si e que juntas resultam num quadro indigno e repugnante. Podemos enumerar algumas: má planificação da época, falta de critério nas contratações, falta de aproveitamento dos jogadores da formação; falta de estratégia na comunicação, com um comportamento belicista e divisionista; falta de defesa da imagem do clube; falta de posicionamentos claros relativamente às questões da arbitragem e restantes questões do futebol português; desorientação na gestão de activos, ou na venda e dispensa de jogadores; critérios de gestão financeira pouco claros; etc,- certamente algumas coisas faltarão.
Relativamente a Silas, não sei se será o homem certo para deter esta onda de resultados negativos e pontos perdidos, é uma incógnita, e o seu currículo é muito escasso para tirar ilações concretas, mas um aspecto parece indiscutível: Silas não é uma escolha, é o que sobra de escolhas que não foram possíveis. É portanto, um remendo, e não é com remendos que se resolvem situações com necessidade de intervenção delicada e profunda. Até pode resultar para mitigar, mas quando se mitiga já significa em si que no geral as coisas não estão bem. Mitigar é conter estragos e o Sporting não é um clube onde se coadune uma estratégia de reactividade, onde se corre apenas atrás do prejuízo, o Sporting é um clube onde se tem de correr para a vitória e tem de estar estruturado para se apetrechar sempre para a vitória. E não pode ser de outra maneira.
A vastidão de problemas que trouxeram o Sporting a um estado moribundo, não vai ser resolvida com um penacho que não vai trazer mais do que um efeito cosmético, e que é resultado de uma soberba, vaidade e presunção aterradoras. É preciso ir assim com urgência a eleições e os motivos não são ambíguos.
Plantel
Que plantel vai ter Silas para gerir? Silas até pode ser um treinador excepcional, um catalisador de emoções, mas que grau de manobra tem quando está perante um plantel destroçado psicologicamente e ciente de que a sua liderança (Conselho Directo) não é uma segurança, antes uma insegurança. Por um lado, os jogadores que viveram Alcochete, já há muito perceberam que o que aconteceu não foi um simples acontecimento de violência contra jogadores, há muito mais coisas ligadas, uma rede trincada, e isso tem um impacto tremendo na sua cabeça. Por outro, os jogadores mais recentes integraram-se num ambiente em que a perpetuação de um trauma tolhe qualquer capacidade competitiva, e não são acolhidos numa dinâmica potencializadora.
É um plantel envolto em nebulosa, e que carrega ainda o peso de estar ciente de que não há planificação e estrutura que os proteja, sabendo que este fim de janela de transferências trouxe nada mais do que fundos de catálogo e que a próxima janela de transferências provavelmente o trará novamente. O sentimento que deve impregnar o espírito dos jogadores, provavelmente, deve ser: “Que raio é que eu estou a fazer aqui? “Nunca mais chega a Dezembro para sair deste filme.”. A disponibilidade para dar tudo em campo e ter a concentração necessária para assimilar processos tácticos consistentemente é uma equação entrópica. Acrescentemos a isto, a certeza que jogadores de top não arriscarão vir integrar o plantel, e a margem de manobra para acrescentar talento e valor é muito reduzida.
Perante a falta de estrutura e de uma estrutura em si não há mudança de treinador (até pode ser o melhor do mundo) que possa resultar em algo que dê frutos no presente e que sirva de base para o futuro.
Serviços Mínimos
9 jogos oficiais, apenas 2 vitórias, contando com mais 2 empates e 5 derrotas – Incrível! Mais, incrível, o Sporting conta neste momento com 3 derrotas seguidas em casa (já nem o factor casa serve para alguma coisa). Em todos os jogos desta época, incluindo os da pré-epoca (14 jogos), os Leões sofreram golos, sendo que em 10 deles sofreu 2 ou mais golos. Que belo quadro que se apresenta…
É preciso mudar o chip. Renovar. Respirar sem os constrangimentos de crises de ansiedade constantes. A urgência de ir a eleições, não se traduz só na necessidade de blindar o plantel e fazê-lo acreditar que pode fazer coisas bonitas no clube, é preciso também perceber que neste momento está em causa não só a presente época, mas como também a(s) seguinte(s). É preciso estancar a hemorragia o mais rápido possível e garantir que não fiquemos de fora da Liga Europa. Infelizmente, e perante o cenário actual, é urgente acautelar, no mínimo (irónico), serviços mínimos. E isso, só é possível como novo rumo.
Não é só o factor desportivo, é também o factor financeiro que está em causa. Perder até o apuramento para a Liga Europa, significa mais um rombo nas contas que trará, por arrasto, o aumento do fosso em relação aos rivais e um nivelamento por baixo, ao nível de um Braga…
Crises
A crise não é só desportiva, a crise também é financeira. O novelo que se desenrola deixa antever que a perda de receitas é um ponto incontornável. Se por um lado, já visto, o plantel desvaloriza e capacidade negocial do clube se vê reduzida, por outro a perda de adeptos e receitas com bilheteira, merchandising e envolvimento com clube traz a perspectiva de um futuro descapitalizado, materialmente e humanamente. Não é bonito ver um estádio às moscas, mas para lá caminha pelo rumo palmilhado.
À crise desportiva e financeira é preciso que não se instale uma crise de identidade que impeça a renovação geracional do clube, crise que poderá ser irreversível com a perda da maioria da SAD. E tendo em conta que é neste mandato que a que se chegou o maior passivo de sempre, 324, 8 milhões de euros, a urgência de cortar com esta gestão é vital para dar um pontapé em todas estas crises.
É preciso cativar os adeptos afastados, recuperar quotas, recuperar o calor da massa associativa, que os novos sócios e adeptos sintam orgulho em ser Sporting. Mas para isso acontecer é preciso que o Clube exista enquanto Clube e que tenha capacidade para lutar.
Perigo de Contágio
Se ainda podemos ter orgulho em alguma coisa, é nas Modalidades. São as Modalidades que têm dados alegrias e títulos, não só nacionais como europeus. Aqui, é preciso manter o nível elevado. Não há sinal que a crise tenha chegado às Modalidades, mas é preciso evitar o perigo de contágio. O afastamento dos sócios e adeptos por influência do Futebol pode ter impacto nas Modalidades, desde logo pela quebra nas quotas.
Este é mais um argumento a acrescentar, sobretudo quando vemos um atleta campeão do mundo, Jorge Fonseca, a ser ostracizado, por “delito de opinião”. Incompreensível, e um sinal de que o perigo de contágio é bem real.
Formação
Se não fosse a formação que seria do Sporting? Sabemos o que valeu a formação nos últimos, responsável por dar ao clube jogadores capazes de dar competitividade ao plantel e por trazer benefícios tanto ao nível da imagem do clube, como a nível financeiro, através de vendas importantes, como João Mário, a maior venda do clube (cerca de 40 milhões), mas também Adrien Silva, Nani, ou até Ruben Semedo e Bruma, entre outros.
Mas o que é resta da formação (tanto usada como bandeira por este CD) hoje no Sporting? Muito pouco. Já é grave não se aproveitarem os talentos da casa em detrimento de contratações dúbias e empréstimos estapafúrdios, mas bem pior será se os rumores de que as camadas jovens andam a saque de interesses de empresários que fazem gato-sapato do Sporting, até porque sabem que o podem fazer, se confirmarem. O recente Relatório e Contas pode ser um indicio desse rumor: O Sporting devia dinheiro no exercício 2017/2018 a apenas 21 empresários, mas no exercício 2018/2019 passou a dever a 41 empresários.
Ora se o Sporting apenas fez 10 contratações no último exercício, e sendo que em 3 delas não houve comissões associadas (Llori, Renan e Rosier), isto significa que o Sporting em 13 momentos teve de pagar comissões em contratos que não foram para a equipa principal. Não há nomes dos jogadores para saber quem é quem no Relatório, mas a recente entrevista (12 Setembro n´A Bola) de Aurélio Pereira deixa, nas entrelinhas, uma sensação de que onde há fumo, há fogo. Se olharmos para a maneira como o Sporting na equipa principal, se deixou entregar nas mãos de empresários, seria assim tão estranho que acontecesse nas camadas jovens?
Presidencialismo
De urgência em urgência, é preciso não só olhar para o presente e futuro, mas também para o passado com um olhar crítico e mais a jusante do que a montante. Muitos falam na necessidade de uma 3ª via, o que significa uma candidatura que não se conote com nenhum dos actos do passado mais recente, contudo isso anula desde logo perceber que o Sporting têm tido um problema estrutural de visão.
A meu ver, o problema do Sporting tem sido o modelo Presidencialista, e isso varre quase tudo o que foi Presidente depois de João Rocha. Não vou ser exaustivo, mas os exemplos de Sousa Cintra, que conseguiu criar fortes expectativas, para as depois destruir com decisões impulsivas como o despedimento de Bobby Robson e venda de Valck em 1993/1994, o que valeu a perda de 2 campeonatos; da fanfarrice de Santana Lopes que usou o clube para se promover apenas a si e trazer o cavalo de troia SAD; a incapacidade de Godinho Lopes, que achou que por magia podia perceber de futebol; a obstinação de Bruno de Carvalho, incapaz de reflexividade sobre a circunstância da altura; e agora o desnorte de Frederico Varandas – tudo isto, aponta para o desastre do modelo Presidencialista no Sporting.
Última Nota
Eleições no Sporting, eram para ontem. O clube precisa de se levantar, precisa de se unir (deja-vu), por tudo o que foi dito, e pelo muito que falta aqui mencionar. Mas o paradigma tem que mudar, e as candidaturas (e candidatos) têm de afastar deste modelo presidencialista, demasiado centralizado, autista, e sem reflexividade, caso contrário corre-se o risco de as eleições serem uma forma de validar actos de gestão semelhantes. O Sporting precisa de ter estrutura que tenha continuação para além da temporalidade dos cargos eleitos.
A mobilização urge, consciente e emotiva. Sobretudo, felina. Adiar é, provavelmente, esmorecer.
ESTE POST É DA AUTORIA DE… Montenegro
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
2 Outubro, 2019 at 10:00
“A meu ver, o problema do Sporting tem sido o modelo Presidencialista, e isso varre quase tudo o que foi Presidente depois de João Rocha”
Ora nem mais, é o clube dos presidentes “On man Show”. Este modelo está mais do que acabado, nem o Pintinho já o usa. No dia em que o Sporting tiver um presidente que meta a tratar do futebol quem realmente percebe da poda, o caminho fica mais fácil. Mas não… continuam a dizer com a barriga inchada: “Eu é que vou assumir a pasta do futebol”
Sempre defendi que deveria existir um responsável máximo pelo futebol e outro pelas modalidades. E nenhum seria o Presidente. NUNCA.
2 Outubro, 2019 at 10:14
Já agora… quem é que percebe de futebol mesmo?
2 Outubro, 2019 at 13:22
Aceito que o modelo presidencialista possa ser um problema mas discordo que seja o principal. Para mim o grande problema tem sido a divisão criada pelo projecto Roquette de “professionalisar” o futebol transferindo-o para a SAD e o espectro do clube perder o controlo maioritário da SAD como “única” forma de captar o capital necessário ao futebol moderno.
Enquanto este espectro de perda de controlo do futebol leonino pairar sobre os Sportinguistas nunca teremos paz!
2 Outubro, 2019 at 14:27
E para mim esta é a grande urgência de eleições:
Voltar a ter um CD não alinhado (leia-se comprometido) com a Holdimo e que tenha como prioridade a reestruturção financeira, que como sabem inclui a recompra das VMOCs, mas com o intuito de manter esse reforço da participação do clube entre os accionistas da SAD.
Neste momento as perspectivas são claramente o oposto: de todo o lado vêem-se indícios de que o grande plano é que depois da recompra das VMOCs o objectivo será alienar a maioria da SAD ao melhor preço, provavelmente através duma Oferta Pública que permita finalmente à Holdimo sair do Capital da SAD recuperando com lucro o investimento feito há uns anos!
2 Outubro, 2019 at 20:29
“(…) Este modelo está mais do que acabado, nem o Pintinho já o usa (…)”.
Desafiava o Vasco (sem consultar o google) a enunciar outros 2 membros dos Órgãos Sociais do F.C.P.
Faço o mesmo desafio para enunciar assim de repente outros 3 dirigentes do SLB, além do Orelhas.
Faço o mesmo desafio para enunciar um só outro dirigente do Braga, além do Trolha; ou um outro dirigente do Guimarães, além do Mendes.
Ou mesmo quem é o Presidente do Tondela, do Aves, do Santa Clara, do Famalicão, do Portimonense, do Setúbal ou do Boavista.
No final verá que a totalidade dos Clubes se rege por uma gestão “presidencialista”.
Não estou com isto a defender que seja melhor ou pior. Apenas a constatar a negação daquilo que o Vasco considera uma evidência.
Um abraço e saudações leoninas
2 Outubro, 2019 at 20:43
O Julio Mendes já não é o presidente do Guimarães hehehehehehe
Agora é o Miguel Pinto Lisboa. (tive de ir ao google)
2 Outubro, 2019 at 22:48
Pois! Lá está: eu errei porque não fui ao Google. O que só prova o meu ponto de vista. As instituições estão centradas na figura dos seus dirigentes máximos (e a sua visibilidade é aquela que a CS lhes dispensar … ou seja … têm visibilidade os presidentes dos 3 grandes, o Trolha, porque dá jeito ir chamando de “quarto grande” aquela insignificância do benfica b … e os presidentes que afrontarem o SCP (quanto mais bacocamente o fizerem mais visibilidade têm; vide o Carlos pereira no Marítimo, o Rui Alves no Nacional ou o Carlos Pinho no Arouca; também serve para os chefinhos da APAF, do Sindicato de Jogadores e da Associação de Treinadores ou para a “presidenta” do sindicato de jornalistas).
Um abraço e saudações leoninas
2 Outubro, 2019 at 10:14
Boa foto! Falta um gajo vestido de banana ao volante
2 Outubro, 2019 at 23:07
Não, um gajo vestido de camuflado e capacete de combate….
2 Outubro, 2019 at 10:15
Bom dia,
Obrigado pelo teu post, acho que resume o pensamento de uma grande maioria dos sportinguistas e não de uma pequena minoria orquestrada como querem fazer vender. Penso que estamos quase todos de acordo, mas penso também ser claro que este CD não se vai demitir nem que o Sporting desça de divisão, o nível de autismo é total. Resta nos portanto uma e apenas uma alternativa, mandar o CD abaixo e convocar novas eleições. Parte 2 do problema, como fazer isso. Com tarjas, assobios, pancadaria, redes sociais em fúria, mal dizencia e estádios vazios é ótimo como sinal de protesto mas no entretanto destrói a imagem do Sporting, dos jogadores e da pouca credibilidade que nos resta.
Fazer isto da forma correcta era usar de um grupo de pessoas que conheça os estatutos e regras jurídicas para procurar uma aberta, uma fenda na muralha de Varandas, Rogério Alves e companhia que nos permita em sede própria mandar este CD abaixo. As alternativas irão sempre aparecer, o Sporting é um clube gigante e não estamos órfãos de ninguém. Sporting até morrer
3 Outubro, 2019 at 9:50
Não é preciso descobrir falha nenhuma nos estatutos, está lá previsto como fazê-lo: reunir as assinaturas necessárias a pedir a convocação de uma assembleia destitutiva…
Foi assim que se procedeu das duas vezes em que houve destituição (GL e BdC), apesar de ambas as direcções, na altura, terem tentado impedir que tal a AG se realizasse…
Um conselho, no entanto: deitar abaixo sem ter alguém preparado para ocupar o lugar não chega…depois de deitar abaixo é preciso construir…
2 Outubro, 2019 at 10:19
Mais um excelente texto do Montenegro.
Perfeito para abrir os olhos de alguns dos nossos tasqueiros sobre a realidade e os riscos da manutenção do “projecto” desta direcção.
Já passamos da fase das teorias. Temos muitos dados concretos para uma avaliação séria do que foi feito até o momento.
2 Outubro, 2019 at 10:29
O presidente do clube é como o primeiro-ministro.
É obvio que será ele a governar e como tal tudo girará à sua volta.
Existiu um Presidente que tinha um projecto, algo que iria permanecer no tempo, muito para além do seu mandato. Mas alguem achou que posts no facebook eram piores que tentar ganhar todos os jogos, alguem achou que ter alguem que defendia o clube todos os dias era pior que ter um clube manso e perdedor.
Não existe terceira via.
Se queres falar de projectos trans-presidente tens de falar do mitico projecto Roquette, ou será que essa experiência magnifica não conta?
2 Outubro, 2019 at 20:40
Boa observação leonidas.
Também entendo que em Clubes e Associações o Presidente deve assumir a responsabilidade institucional e, logo, o controlo sobre a globalidade do Clube.
O que não quer dizer que não deva delegar funções executivas em TODOS os outros elementos executivos e exigir destes que controlem os Departamentos sob sua “tutela” (mas também estes a ter de partilhar o planeamento e de delegar a execução).
A meu ver o problema do Sporting não é o estilo de gestão. É sim o de ter um rumo estratégico bem definido, uma atitude de independência e rigor pela Verdade Desportiva, a delimitação clara de objectivos tangíveis quantificados e ambiciosos, a responsabilização pela falha desses objectivos e a premiação do seu sucesso. E, TUDO ISSO, SEMPRE, MAS SEMPRE, em ambiente de total transparência na permanente comunicação com os associados.
Um abraço e saudações leoninas
3 Outubro, 2019 at 7:46
O BdC por acaso delegou por todos os membros do CA.
E se vires bem, o CV até era o responsável pela seguranca do clube, no entanto quando o Presidente lhe perguntou pelas medidas que ele aplicou ele não sabia de nada…. Isto não teria importância, se Alcochete nunca se tivesse passado.
E atencão, eu não estou a dizer que o CV era mau, quem me dera eu que voltasse ao clube, mas claramente delegando sobra sempre para alguém.
O BdC tinha um projecto a longo prazo. E esse rumo era ficarmos com o maior clube nacional. Nas modalidades conseguimos ver o resultado disso. No futebol existem muitos factores externos que nos impedem. Em termos de clube tinhamos as financas a ser postas na ordem. Não sei se voltaremos a ter tal rumo num futuro próximo. SL
2 Outubro, 2019 at 11:07
“Que plantel vai ter Silas para gerir? Silas até pode ser um treinador excepcional, um catalisador de emoções, mas que grau de manobra tem quando está perante um plantel destroçado psicologicamente e ciente de que a sua liderança (Conselho Directo) não é uma segurança, antes uma insegurança. Por um lado, os jogadores que viveram Alcochete, já há muito perceberam que o que aconteceu não foi um simples acontecimento de violência contra jogadores, há muito mais coisas ligadas, uma rede trincada, e isso tem um impacto tremendo na sua cabeça. Por outro, os jogadores mais recentes integraram-se num ambiente em que a perpetuação de um trauma tolhe qualquer capacidade competitiva, e não são acolhidos numa dinâmica potencializadora.”
Divertido, este exercício de fantasia/imaginação.
Quanto ao resto, bom post.
SL
2 Outubro, 2019 at 17:10
Imaginação!?!? Imaginação era tornar isso um caso de terrorismo (lol) e pôr a GNR de Alcochete a investigar (LOL!)…
2 Outubro, 2019 at 11:28
DE ACORDO COM O LEONIDAS .
2 Outubro, 2019 at 11:39
Como referiu o amarelo miserável leproso ontem aqui num post, …tudo isto explanado e circunstancial ao momento é subject…cagativo com uma próxima vitória do futebol profissional sénior.
Embora este departamento não exista de todo, só está a servir de fachada para branqueamento e dissolução de tudo o que fora reerguido pelo anterior CD.
A meu ver acho que já vai tarde dar continuidade ao excelente trabalho do Sr. Carlos Vieira, estes bananas que por lá poisam conseguiram foder tudo num espaço de um ano, agora quem vier vai apanhar um manto de cacos, que simultaneamente poderá ser a morte anunciada do nosso SCP.
vagandas, sobrinhos e gabinetes crise são uns filhos da puta amarelos (cor dos bananas)
2 Outubro, 2019 at 12:05
Esse peido amarelo dá uma no cravo e outra na ferradura, para fingir que é isento e independente, mas só engana parvos. É um dos agitadores que anda aqui a criar confusão e dúvida, para que a pandilha se vá mantendo no poleiro. Já se percebeu que a corja está-se a borrifar para o que os sócios pensam deles, nem querem saber dos maus resultados desportivos e financeiros, e ainda se auto-premeiam.
Isto não vai lá com falinhas mansas e com dias melhores ou dias piores, consoante a equipa esteja mal ou muito mal. É preciso cortar com isto, ponto.
2 Outubro, 2019 at 13:54
Nem mais! Disseste tudo.
2 Outubro, 2019 at 12:01
Pela amostra dos últimos 6 anos uma presidência com vida relativamente tranquila, será a que:
1 – Sair de um universo não ligado às esferas Sobrinhense ou Roquettiana (estas carregam, a meu ver e de muitos Sportinguistas, a primavera/verão de 2018 nas costas);
2 – Apostar o que fôr possível na formação e contratar apenas o necessário;
3 – Não amedrontar os grandes investidores da SAD nem afrontar a monarquia Roquettiana que se julga dona do Clube;
4 – Aceitar a subalternização do Sporting face, principalmente, ao carnide na luta pelos títulos;
De positivo, o aproveitamento da formação e a consequente poupança.
De muito negativo, o aceitar da supremacia vermelha, o esquecer e-toupeiras e quejandos.
Só conseguiríamos contrariar o ponto quatro se não existisse o ponto 3, como ficou provado.
Transpondo o que disse acima para o actual CD, como se não tivesse já as condicionantes do ponto 1, cagaram no ponto 2, que poderia ter sido o ponto mais conciliatório.
Uma coisa é certa, para chegarmos ao topo temos de ir à guerra.
Temos de pôr, como alguém pôs, os próprios benfiquistas (não os lampiões, que esses nunca duvidam) a duvidar dos actos do seu clube.
Temos que afrontar Costas, Ferros, Ivos e todos os que protegem orelhas e outras toupeiras neste conluio politico-desportivo.
Não podemos ser politicamente correctos e aceitar ouvir que o desporto precisa (mas não quer) de um Sporting forte, ou ouvir o orelhas a dizer que pode falar com o Sporting.
Infelizmente as palavras “união” e “apoia” nasceram para o nosso clube no verão de 2018.
Anteriormente essas palavras eram calcadas pelos interesses pessoais do ponto 3.
Enquanto houver quem misture os seus interesses com os interesses do Sporting Clube de Portugal (para não dizer sobreponha), não passaremos de um clube subalterno no desporto nacional.
2 Outubro, 2019 at 12:01
Bom dia
Um bom texto, com alguns pontos interessantes.
Mas reduziria o que é o Sportingde há umas décadas a esta parte e para não maçar :
O Sporting pós 25 de Abril foi “tomado” por uma pseudo elite (Stromp, concelho leonino etc etc), que interpreta o Sporting não como um clube desportivo, mas como um Partido político.
E como em qualquer partido, existem correntes e “castas”.
Ora essas correntes dominantes comportam-se como de um verdadeiro partido político se tratasse, impondo estratégias, umas vezes visíveis através de um “líder” escolhido para o efeito( Roquette, Bettencourt, Soares Franco, Godinho Lopes, Varandas, etc), outras vezes na sombra (Rogério Alves, Eduardo Barroso, Sobrinho etc), mas sempre controlando o “caminho”.
Quando surge alguém, após grandes crises, como João Rocha, Jorge Gonçalves ou Bruno de Carvalho, deixam-os “encher o balão” até às correntes dominantes quererem.
O ponto crítico é sempre quando querem mexer nos estatutos do clube, pois aí mexem no poder instalado dessas mesmas correntes.
Se repararem bem, estes últimos são sempre eleitos após o “beija-mão” às figuras (pseudo-notaveis), pois precisam delas para se elegerem.
Ou seja, estão sempre no controle.
É como um balão, deixam encher e depois esvaziam quando é beliscado o poder.
Foi assim com JR, com JG, e agora com BDC.
A estas correntes, não interessa verdadeiramente o sucesso desportivo, ou seja interessa, mas com um valor relativo, o suficiente para manterem uma lógica de poder,somente isso.
Ora com BDC foi tudo mais violento para essas “castas”, devido à sua tenacidade, amor ao clube, êxitos, e verdadeira lealdade aos sócios.
E mais que esta “afronta” ao poder instalado, foi o que essas castas chamam de “caldo cultural”, deixado.
“Eles” sabem bem que o Sporting não será o mesmo, pois foi tudo destapado.
A única forma que encontram, nessa lógica de poder, visto que tb não o conseguem manter desta forma, devido às suas incapacidades de darem resultados desportivos, é de uma vez por todas retirar a ameaça do maior poder que os enfrentam : os sócios.
Por tudo isto que referi(e mais), o clube só terá paz e sucesso desportivo quando voltar a ser a ser um clube verdadeiramente desportivo, ou seja dos sócios.
E para isso acontecer é preciso que antes de tudo, hajam eleições realmente livres e democráticas.
Resta muito pouco tempo, mas ainda está nas mãos dos sócios.
PS * se o Cherba achar relevante elevar a post está à vontade.
SL
2 Outubro, 2019 at 12:04
Lucidez!
2 Outubro, 2019 at 12:42
Mas tu achas mesmo que o BdC foi “autorizado” a estar lá até eles se terem chateado??
Ele sempre esteve a ser atacado. Diariamente. Sem perdão.
Até que um certo dia, o carnide foi queixar-se que os bancos andavam a beneficiar o clube…. ora, o Presidente teve de esclarecer que nada disso era “beneficiar” mas algo mutuamente rentável, e os sócios podiam estar descansados que no final o clube acabaria por ficar com 90% da SAD.
Nesse dia os alarmes soaram, porque o sobrinho ia pro crl, as negociatas do tio ricci iam cum crl, o BdC poder tornar-se o melhor presidente da história do clube era um pesadelo…. e foi então que surgiu a ideia que no próximo deslize iam correr com ele.
Esse deslize aconteceu quando…. imagine-se, dois jogadores importantes (um era apenas o melhor marcador e o outro apenas o jogador com mais experiência a defrontar o atlético madrid) viram cartões amarelos sem qualquer justificacão para ficarem de fora na segunda mão.
O Presidente passou-se porque esta equipa passou de poder passar a eliminatória, para praticamente eliminada. E ralhou. E ralhou bem. E muito ainda ficou por dizer.
Os jogadores “da casa”, os meninos da formacão, decidiram que nesse dia iriam provocar um cisma do balneário. Afinal com uma taca da liga no papa quem é que poderia reclamar? E ai de quem não os deixar bazar do clube no final da época.
O treinador, já sabendo que iria com os porcos, agarrou a oportunidade para provocar ainda mais as hostes. “eu ajudo a moderar a conversa” disse ele para depois foder o Presidente.
Foram falar com as claques (leia-se juve, leia-se piores que os nenucos) e ficou acordado que iriam receber uma bela maquia e manteriam a boca fechada, e iam a alcochete “apoiar” a equipa.
O resto já sabemos….. o medico demitiu-se para ser candidato a eleicões não existentes, o PMAG demitiu-se… só que não, os politicos apelaram ao “mata-mata”, os paineleiros apelaram ao “esfola-esfola” e os sócios foram enrabados e bem enrabados. Que gosto deu, ficaram com o rabinho a saber a chiquita!!
2 Outubro, 2019 at 14:06
E suprema ironia, temos hoje um “capitão” a rasgar os colegas no Instagram, em entrevistas à UEFA e em conversas com adeptos. E pensar que um ex-presidente não podia criticar os jogadores no facebook (para manter um nível competitivo elevado, quando ambicionávamos vencer um Atlético de Madrid), mas o “capitão” é elogiado por fazê-lo constantemente (numa altura em que só ganhamos ao Aves e pouco mais)! Agora aguenta, não chora.
2 Outubro, 2019 at 14:24
Não deixas de ter razão.
Ninguém esquece o famoso “churrasquinho”.
BDC foi atacado desde a primeira hora,verdade.
Por isso falei em “correntes”, e não numa só, embora haja uma dominante de poder, tal como nos partidos políticos.
E essas correntes não esitam em recorrer aos rivais tb(em tempos o FC Porto)
Não te esqueças, que uma das primeiras pessoas a quem BDC foi bater à porta para reunir apoios foi Eduardo Barroso.
Para não falar em Torres Pereira, JMS, Ricci e até Eduarda Proença de Carvalho que o apoiavam.
Todos eles e outros mais, lhe viraram as costas e o atraiçoaram.
E onde se foram posicionar? Onde estão agora?
No lado do poder claro! (Visível ou camuflado).
No restante, sim é tudo isso.
SL
2 Outubro, 2019 at 16:50
No 1000
2 Outubro, 2019 at 15:06
Os problemas começaram em Chaves com a eliminação da Taça, não em Madrid.
Em Madrid foi a provocação total a BdC por parte de alguns jogadores. Daí o post.
Mas pior que Chaves e Madrid foi o final de época com um grupo de jogadores mais JJ a boicotarem o Clube na ida à Champions. Custou mais de 40M ao SCP e pior…entraram no carnide.
2 Outubro, 2019 at 20:47
Meu caro, a eliminação com o Chaves foi em 2017.
Após isso, BdC foi eleito com quase 90% dos votos nas eleições mais concorridas até então.
SL
3 Outubro, 2019 at 7:53
Os jogadores fizeram tudo para correr com o Presidente.
Em Madrid dois elementos-chave decidiram ficar de fora no próximo jogo. O Coentrão é aquele que me custa mais desconfiar, porque parecia ser o mais “leão” de todos.
Depois tudo fizeram para não se conseguir o segundo lugar, porque isso seria o minimo aceitavel.
Mas o que desencadeou o ataque por parte dos jogadores foi o jogo de Madrid.
Uns foram levados na onda, mas claramente que o RP e o WC foram os lideres da revolta. E foram ajudados pelo JJ.
2 Outubro, 2019 at 13:56
Eu acrescentaria que deveria ser um desígnio dos sócios dissolver a SAD e voltarmos a ser um Clube clássico. A SAD é o cavalo de Tróia dos croquetes para retirar dos sócios o comando do clube e para encherem os bolsos.
2 Outubro, 2019 at 17:01
Isso seria um passo com a dimensão herculea certa para unir os sócios.
Não os sócios todos, porque muitos estão com os tais correntistas, mas a larga maioria deles. Achas que isso se faria com socios com 20 votos ou imaginas que o primeiro passo é achatar as desigualdades de voto?
2 Outubro, 2019 at 12:12
Estas reflexões endémicas e profundas resultam do “estado da arte”: O futebol sénior no Sporting não funciona.
Mas por mim o Sporting não é só “futebóis”, graças a Deus que o ecletismo do Sporting não se reduz a isto. Somos gigantes em muitas outras vertentes desportivas.
O Presidente é fraco? Achámos que era o melhor entre aqueles que se apresentaram a votação;
O Treinador caiu do céu aos trambolhões? Os bons treinadores no mercado estão a trabalhar nos respectivos clubes;
O capitão é (de longe, com muita distância) o melhor jogador do plantel? O dinheiro só dá para ter um BF…não dá para mais;
Mas não se esqueçam que no futebol português à dois outros “grandes” que não deixam (nem querem deixar, é só ver o que se passa na justiça com apitos dourados e casos Toupeira) que o Sporting se aproxime da gamela…..
Isto não é só incompetência das Direcções nos últimos 18 anos….
2 Outubro, 2019 at 12:31
Por acaso não achámos, até teve menos votos que outro…
2 Outubro, 2019 at 17:02
Menos votantes.
2 Outubro, 2019 at 12:46
Por acaso vários candidatos foram impedidos de participar.
Por acaso existem graves suspeitas de fraude eleitoral, em especial pelos boletins estarem númerados com códigos de barras e pelo PMAG ter roubado do clube uma pen com os dados de todos os sócios.
Por acaso quem ocupa o lugar ficou em segundo lugar no número de votantes.
Por acaso quem lá está demitiu-se em maio para ser candidato a umas eleicões que não existiam.
Por acaso a barbie avisou todos os amigos umas semanas antes que a eleicão estava ganha.
Por acaso quem lá está esteve ao telefone todos os dias com o xintra, para dar o aval a todas as medidas tomadas.
Mas é tudo por acaso….
2 Outubro, 2019 at 17:03
Os sacos carregados de qualquer coisa a sairem pela porta de trás não me saem da cabeça.
2 Outubro, 2019 at 17:06
Vamos por a hipótese que iamos para eleições , quem seria o Candidato que conseguiria na verdade criar um consenso que lhe desse um pouco de sossego para poder com calma ,serenidade e com competência levar o Sporting a fer uma estabilidade financeira e ao sucesso desportivo. Não estou a ver nenhum nome .Pensei em Luis Figo pelo seu prestigio , mas as reações foram negativas.
2 Outubro, 2019 at 22:03
Viscondinho… Quem sugere Figo como presidente está a leste.
Figo pode, quando muito, ser uma figura da estrutura.
Um RP que tentará abrir portas internacionais.
Mas, mesmo para isso, creio que não serve. Nunca o integraria numa equipa que eu formasse.
É um mercenário que não me parece reunir qualquer grau de militância ao clube.
O seu historial diz tudo.
2 Outubro, 2019 at 22:23
Eu acho que tu devias ser candidato.
Tens conhecimento, ideias… Pareces conhecer toda a gente.
Ias buscar o Carlos Vieira e faziam uma lista com potencial.
3 Outubro, 2019 at 8:22
Como RP vejo uma mais valia.
Como MK tb, a tal foto atrás dos bacalhaus.
Nunca na decisão.
3 Outubro, 2019 at 7:55
Neste momento vejo o CV. Mas outros poderão existir.
Agora não serão varandas, tio ricci, PMR, benedito, e todos esses notaveis que por ai andam a tentar mamar na teta da porca. Figo nunca.
2 Outubro, 2019 at 12:16
Para ontem não existam dúvidas, venha o próximo.
É escolher entre o Rogério Toupeira e o Ricciardini.
Agora decidam.
2 Outubro, 2019 at 12:48
No último jogo já não sofremos golos.
Tal como nas últimas eleições, não vejo atualmente nenhum candidato que convença os adeptos, é uma questão de escolher o que parecer melhor.
Acho urgente impôr uma 2a volta com os 3 candidatos que reúnam mais votos para não haver tanta dispersão, só criou (ainda mais) divisão.
Não achei que o Varandas durasse até ao Natal mas mais do que isso, neste momento não imagino quanto tempo será preciso para recomeçar do zero e preparar uma equipa em condições.
Janeiro será, a meu ver, o ponto de viragem. Resta saber se para ir ao fundo ou preparar a(s) próxima(s) época(s).
2 Outubro, 2019 at 16:46
Fazer depender o futuro do Sporting dos voláteis resultados desportivos do futebol é cometer o mesmo erro que foi feito tantas (mas tantas) vezes nos últimos 18 anos.
2 Outubro, 2019 at 17:04
Mas nao é disso que se está a falar. Isso é só mais uma demonstraçao da inépcia ou má intençao dos eleitos.
2 Outubro, 2019 at 17:21
Acho que só lá vamos com uma presidenta.
Uma mulher que se preste a arrumar a casa, se possível que não perceba nada de futebol.
Uma mulher capaz, de garra, ardilosa e muito competente.
2 Outubro, 2019 at 17:45
Já estou a imaginar . A Irmã de BC. Quem mais poderia ser.
3 Outubro, 2019 at 1:45
Joana Vidal, uppssss sorry essa não porque incomoda.
2 Outubro, 2019 at 17:40
Excelente texto e excelente imagem! É isto o Sporting do Capitão Bananas.
Para ficar perfeito era a imagem do imbecil no lado do passageiro à procura do volante e dos pedais.
2 Outubro, 2019 at 17:46
O problema principal do Sporting, é a vontade que um grupo de pessoas com relativo poder de influencia tem, em vender a maioria da SAD.
Correram com o BC, assim que ele passou do papel, para a pratica, a restruturaçao financeira que iria permitir ao clube livrar se dessa situaçao tao desejada por todos.
Apos correrem com ele, arranjaram este palerma do varandas, para ir para la com o unico objectivo de rasgar essa restruturaçao, e depois ir para la brincar um pouco aos presidentes, que depois quando a coisa estoira-se, o culpado ja havia um! BC!
Ninguem me tira da cabeca que o tio ricci tem o bracinho dele enfiado no cu do varandas desde o inicio!
Desde logo achei demasiado encenada, toda a quezilia e maus figados que demonstraram um para com o outro nas eleiçoes! Foi tanta, que ate estranhei.
Depois o facto do rogerito, o alves, grande companheiro de jamor do ricci, escolher ir para a lista do varandas, ao inves da do ricci… Esta tambem nao me sai da cabeça.
Talvez para poder controlar a implementaçao correcta do plano? Nao sei. Evitar que o varandas mijasse fora do penico? Hum… Talvez.
De qualquer maneira o que eu sei e o seguinte.
Dificilmente um candidato que se apresente a eleicoes no Sporting, com o discurso assim a seco, de que vai vender a maioria da SAD etc etc, ganhara as eleiçoes!
Para este objectivo se concretizar, primeiro é preciso o clube estar num estado tal, em que isso seja encarado como a unica salvaçao, e ai sim ja pode aparecer o investidor montado num cavalo branco de cascais.
Esta tecnica ja foi utilizada em Portugal por exemplo nas privatizacoes de empresas publicas. Primeiro fodem se todas, para depois virar o povo contra quem nelas trabalha, e a unica hipotese ser vende las ao desbarato.
Portanto este aparecimento de alguns profetas em determinados jornais, a mandar a ideia da perda de maioria, o ressurgimento do ricci e dos seus grupos de trabalho, os maus resultados e imbecilidade obvia de varandas, o “bc deu cabe da identidade do Sporting” dos brazes na tvi, sao apenas mais uma fase do golpe que foi feito no Sporting, no principio do verao de 2018.
E todos nos ja sabemos… A culpa é do Bruno!
Ja sei ja sei… Isto é tudo ficçao!
2 Outubro, 2019 at 19:00
“clube estar num estado”
Já está. E agora, já está, já está.
2 Outubro, 2019 at 22:35
Uma coisa que na altura topei e é perfeitamente comprovável é que o programa eleitoral do Ricciardi foi escrito nas costas de um maço de tabaco enquanto o tio servia uma rodada de uísque. Deve ter demorado á vontade uns 10 minutos a redigir.
Mais uns gráficos giros e está feita uma candidatura a fingir
3 Outubro, 2019 at 8:07
Claramente o Ricci apenas se candidatou para disfarcar. Ele e o fivelas estavam numa candidatura conjunta. E o benedito, que todos viram como alternativa, mais não era que o fivelas jr
O candidato fivelas já sabia que seria eleito, desde maio. Tudo o que se passou foi um folclore bem gostoso.
2 Outubro, 2019 at 17:51
sempre ouvi dizer , não acredito em bruxas mas que as há , há .
2 Outubro, 2019 at 18:54
Não vou em teorias da conspiração . Para mim o que conta é a realidade que observamos :
1º Varandas é um tóto´, um perfeito idiota , que quanto mais tempo lá estiver mais fundo o clube será enterrado.
2º Necessidade de eleições com urgencia , de modo a discutir-se a melhor solução possível e implementá-la de imediato , com alguem que transmita uma imagem de confiança , estabilidade , SERENIDADE e competencia.
2 Outubro, 2019 at 19:13
A foto é gira e faz-me lembrar o Sporting em 1 de Julho de 2018, quando oficialmente se iniciava a época 2018/19… Aposto que a bomba de combustível é do Cintra…
Eu vejo o actual problema do Sporting em 3 pontos: 2 internos, culpa nossa e que precisam de ser resolvidos por nós; 1 externo, com alguma culpa nossa e que não sei se já teremos capacidade para o resolver.
Os 2 pontos internos são: liderança do Clube; treinador do futebol.
O ponto externo não interessa agora.
O problema mais simples seria sempre o do treinador. Bastava terem contratado um bom treinador para o futebol quando despediram o Keizer. Se têm feito isto no final da época passada e iniciado esta época com um bom treinador, até duvido que houvesse esta crise e contestação no clube.
O problema da liderança é mais complicado.
Uma pessoa pode ser líder pela sua competência, como pode ser líder pelo seu carisma. Ora, pelo seu carisma o Varandas nunca será um líder, pelo que, ou mostra ser competente ou está tramado.
Num clube desportivo uma coisa fundamental é ter um bom treinador. Um bom treinador potencia uma equipa e os seus jogadores. Um mau treinador limita uma equipa e os seus jogadores. Isto, para mim, é básico. Aliás, basta olhar para as modalidades para perceber do que é feito o sucesso: um bom Director Desportivo, um bom Treinador, um bom plantel.
A Direcção falhou com estrondo no Treinador – provavelmente o Director Desportivo também não será assim tão bom, o que leva a que o problema se foque na Direcção – quando apostou no Keizer. Ora, se a aposta no Keizer foi má, manter o Keizer para esta época foi uma decisão catastrófica que colocou todo o trabalho efectuado em causa.
Eu disse aqui, durante a época passada, que achava que o caminho era o correcto mas que a escolha do Keizer punha isso em causa. E muito do que tem acontecido no futebol na era Varandas se deve a essa má escolha.
O Sporting – e o Varandas – perdeu a oportunidade de apostar noutro treinador no inicio da época. Esse era o momento certo para mudar. E o que o Sporting pedia era um treinador experiente, conhecedor, com nome e currículo que impusesse respeito e que estivesse salvaguardado de um ou outro mau resultado – alguém que não fosse questionado ao primeiro ou ao segundo desaire. Voltou a perder a oportunidade na saída do Keizer e voltou a perder a oportunidade na saída do Leonel Pontes.
Apostou-se no escuro… Um “veremos” barato que, se não funcionar, também não será caro em ordenados… Mas é isto que nos devia preocupar na escolha do Treinador?
“Má planificação da época”…
Não estou certo que a época tenha sido mal planeada. Quando dizes que foi “mal planeada”, referes-te a quê, em concreto?
Estou convicto que, exactamente o mesmo planeamento, com um bom treinador, teria resultados completamente diferentes. Podíamos ter perdido a Supertaça na mesma mas nunca seriamos goleados. Pelo começo da mesma, até duvido que perdêssemos… A partir daí era tudo diferente! Provavelmente ainda não tínhamos perdido nenhum jogo e levávamos por vitórias os jogos do campeonato – dado o calendário era bem possível!
“Falta de critério nas contratações”…
Não vejo falta de critério nas contratações. Podem não concordar com o critérios, como eu não concordo – a minha abordagem ao mercado não teria sido a deles – mas há uma ideia por trás do que foi feito. O critério foi dotar o plantel de mais soluções, inicialmente. E depois ver quem saía para procurar mais jogadores. O plantel actual é melhor do que o plantel que acabou a época passada – minha opinião, claro!
Vamos imaginar que pegávamos em 100 tasqueiros e pedíamos para fazerem o plantel para 2019/20… Há dúvidas de que teríamos 100 planteis diferentes? Em cada plantel que se analisasse, os outros 99 não poderiam dizer que “havia falta de critério”?
E o contexto? E os objectivos, para este ano e para os próximos?
É que e muito fácil dizer que “não gastava dinheiro” e “apostava na formação” porque depois não se sabe a consequência disso! Não tem de se lidar com a consequência do que se diz.
O objectivo foi ter um plantel competitivo – e eu acho que temos – e tentar lutar por um dos 2 primeiros lugares – e eu acho que o plantel nos dava essa possibilidade que entretanto se perdeu, ou quase, com escolhas erradas nos treinadores! O objectivo não foi lutar com Braga e Guimarâes pelos lugares entre o 3º e o 5º… Porque era isso que aconteceria, na minha opinião, ao apostar na formação que hoje temos disponível, com a agravante de queimar alguns putos talentosos já…
Estúpido foi terem propostas pelo Illori e não terem vendido o gajo…
“Falta de aproveitamento dos jogadores da formação”…
Eventualmente o Bragança… Coisa estúpida, mas também culpa do jogador, foi emprestarem o Matheus. Esse sim, devia estar no plantel. Tem todas as condições para ser jogador útil ao plantel. Falta-lhe cabeça? Então ajudem-no, caralho! Não é para isso que têm uma estrutura?
Os outros…
Alguma vez o Conté é jogador para o Sporting? O Nuno Mendes, mais novo, mostrou ser melhor. O Mama Baldé, que é um jogador de contra ataque, nada de especial tecnicamente… É diferente ter algum sucesso num Aves e ser jogador para o Sporting.
Não é pelo Matheus que já nem vinha directamente da formação, eventualmente o Bragança, que se pode dizer isso… Não havia na formação qualidade suficiente. Isto, para mim, é factual!
“Falta de estratégia na comunicação, com um comportamento belicista e divisionista”…
Aqui, sim, de acordo!
“Falta de defesa da imagem do clube”…
Penso que tem mais a ver com a estratégia de comunicação. Fora disso não vejo que não se defenda a imagem do clube.
“Falta de posicionamentos claros relativamente às questões da arbitragem e restantes questões do futebol português”…
Sim! Gritante e não compreensível.
“Desorientação na gestão de activos, ou na venda e dispensa de jogadores”…
Volto a dizer, tirando o caso Matheus, não vejo nada disso. Vejo opções e linhas de orientação que, quanto muito, não seriam as que eu teria. Mas eu podia ter as minhas e vocês também estariam a discordar. Ou vocês, cada um, a ter a vossa e os outros a discordar!
E não terem vendido o Illori…
Uma coisa é não ter uma ideia, outra é não concordar com a ideia. Eu vejo uma linha condutora mas nem sempre concordo com as decisões porque, pontualmente, a minha escolha seria outra.
É como a cena do treinador… Eu vejo uma linha orientadora na escolha do perfil do treinador (de uma escola de formação) mas depois vejo que não funcionou a escolha que tiveram pontualmente (Keizer).
“Critérios de gestão financeira pouco claros”…
Sim, algumas coisas são mal explicadas ou carecem completamente de explicação.
“Plantel”
O plantel é bom para o contexto actual do Sporting, é bom para o contexto português e é bom qb para fazer uma Liga Europa interessante.
Está mal preparado e mal orientado, logo todos parecem piores jogadores.
Os jogadores não estão preocupados com o Varandas, ou com a contestação ao Varandas. Não querem saber disso. Querem saber se o presidente andar sempre a “meter o bedelho”, a “mandar bocas”, a “mandar sms”, a ser “um chato do caralho”. Não é o caso…
Os jogadores querem um bom treinador, paz para trabalhar, jogar à bola e ganhar. É isso que os preocupa e é isso que os faz felizes. Pode haver uma ou outra excepção, pelo momento… Gajos que ganham muito e não jogam, acomodam-se e vão-se deixando estar… Não querem sair porque não ganham isso em lado nenhum e aguentam só a treinar.
Este final de janela de transferências trouxe opções sem gastar dinheiro – foi a opção da Direcção em fazer isso. Depois podem concordar ou não mas não podem dizer que não houve uma ideia por trás do que fizeram. Há que dar tempo aos jogadores que chegaram, como há que dar aos que cá estavam. Os 3 meses para trás foram pouco úteis…
“Crises”
Nos últimos 2 anos tiveste quase 30M€ de prejuízo. Como não aumentar o passivo?
Tudo isto só me faz parecer que realmente um bom treinador faz muita falta e é fundamental. É fundamental a equipa jogar um bom futebol, ganhar jogos, bater-se bem… É isto que atrai o publico.
O fodido é que agora tens um treinador com pouca experiência, com pouco ou nenhum nome, a trabalhar com jogos de 3 em 3 dias o que dá 2 treinos antes de cada jogo e a tentar implementar tudo de base. É muito complicado e se a coisa corre mal o Silas não tem costas para aguentar outra crise de resultados – como o Leonel Pontes não teve!
É preciso um ciclo de vitórias para o futebol do clube estabilizar e depois logo se vê o resto.
“Perigo de Contágio”
Se o pessoal deixa de pagar quotas, as modalidades serão afectadas. Não esperem outra coisa.
Por isso é ridículo ver pessoas aqui a vangloriarem-se que deixaram de pagar quotas. O prejudicado é sempre o Sporting em primeiro lugar.
“Formação”
A formação melhorará com o tempo desde que se invista melhor, em estrutura física e estrutura humana.
A cena dos empresários é como é. Não podes lutar contra isso sozinho.
Tens de dar condições aos pais e aos miúdos de grande qualidade para atrair talento. E não falo em dinheiro. Falo em apoio. Falo em transportes, acompanhamento escolar, bom alojamento, trazer os pais a passar fins de semana com os miúdos… Se possível, arranjar maneira de ajudar os pais também, naquilo que precisam.
Há tanto por fazer! Até criar uma “teia” entre sportinguistas para se ajudarem uns aos outros.
“Presidencialismo”
Pois, tenho de concordar contigo de alguma maneira… Mas hoje os projectos têm muito de pessoal, das ideias da cabeça que dá a cara… Até na politica isso já é assim. Os partidos mudam muito dependendo de quem é o líder… Aqui é igual. Penso que muito por as coisas nem sempre resultarem. Repara que nas modalidades não houve problema em seguir o que já estava. Porquê? Porque aquilo é óbvio que está a funcionar… No futebol é que cada um chega e muda, para ver se a coisa funciona. Acabam é por todos cometerem os mesmos erros ou quase… E não se sai disto.
2 Outubro, 2019 at 22:15
FDX. ninguém merece!
2 Outubro, 2019 at 22:21
Se tivesse em casa sentado no sofá até me dava ao trabalho de ler. Como não estou, corro o risco de ficar sem bateria no telemóvel a fazer scroll apenas para chegar á mesma conclusão de sempre: ?!?.
Não vou arriscar.
2 Outubro, 2019 at 22:27
Mesmo. Imagino a vida deste ser-humano em casa ou no trabalho (eu sei eu sei isto é o trabalho dele).
Sempre a teclar furiosamente 😀
Miguel Ribeiro, ninguém quer saber da tua doutrina para nada. Estás a perder tempo, temo esse que poderias suspender de tanta forma melhor.
A falar a sério pah, isto não é normal …
3 Outubro, 2019 at 8:08
Eu passo sempre ao lado…
Estes malucos (malucos, mas no mau sentido) querem é atencão.
Diz-te sempre “sim, sim” e ignora-se
2 Outubro, 2019 at 22:22
O tempo que este cartilheiro incompetente perde a debitar baboseiras.
É que não se aproveita nada.
2 Outubro, 2019 at 23:24
Vejam o lado positivo da coisa: enquanto esteve a escrever este “tratado” não andou a “policiar” os comentários pela Tasca..
2 Outubro, 2019 at 23:46
Eheheheh
2 Outubro, 2019 at 23:51
🙂
3 Outubro, 2019 at 8:09
Nem mais!
3 Outubro, 2019 at 0:36
Sempre as mesmas hienas…
Argumentos, zero.
Ofensa, 100! Não dão hipótese!
3 Outubro, 2019 at 1:43
Fiz uma leitura na perpendicular de trás pra frente e conclusão?,
O amarelo leproso está a ferver precisa de medicação, urgente enviem um das caldas para medir-lhe a temperatura.
Sugestão não deixes à vista senão as filhotas podem usar
Desaparece miserável
2 Outubro, 2019 at 23:20
Porra de clube o meu, num universo de 170.000 sócios com uma base de apoio de mais de 3 milhões de adeptos, não se arranja uma equipa capaz de agarrar este enorme Clube e pô-lo no lugar que merece?????
Boa noite e SL
2 Outubro, 2019 at 23:46
Conseguir até consegue, o problema não é esse, e “estão aí “ o João Rocha e o Bruno de Carvalho que não me deixam mentir.
O problema é outro, caro Gomez, e pelas suas intervenções, que eu leio com atenção, também saberá que o problema reside numa franja de adeptos que aparece SEMPRE na hora que cheira a bife do lombo.
2 Outubro, 2019 at 23:51
Exacto.
3 Outubro, 2019 at 0:34
Candidata-te, Sir Liar!
Tu conheces as pessoas todas, sabes tudo de futebol, podres e tudo, chamas o Malcolm que te dá uma ajuda nas contas… Tu, sim, fazias do Sporting um grande clube mundial, temido por todos, inclusive pela Justiça portuguesa.
Candidata-te que eu voto em ti. Os meus 2 votos tens garantidos. E posso falar com os meus filhos… Talvez te garanta mais uns 10…
3 Outubro, 2019 at 1:05
Hoje tás cá com uma azia…
3 Outubro, 2019 at 1:36
Fodasse 10 votos só em filhos?!!!,…essa merda aí em casa é um ninho de ratos e…ratas
Ahhhhaahhhhh
Está desorientado levou 3 na peida ficou knockout
Ah leproso miserável
3 Outubro, 2019 at 8:20
Um voto de cada filho! Muito bom!