Foi impossível ficar indiferente ao comentário do dulcolax, pois é um dos pormenores onde considero que a força leonina está a ser desaproveitada.
«Em relação aos núcleos, penso que devia haver uma maior proximidade do clube com os mesmos. Vai haver agora uma uniformização dos núcleos (estatutos e símbolo), que os permite tornar mais uniformes.
O problema está em que os núcleos fazem esforços enormes para manterem portas abertas. Muitas vezes recebem as equipas do nosso Sporting e oferecem uma refeição (às vezes para 25 pessoas), mas depois quando existem necessidades financeiras têm que arranjar soluções sozinhos, o que não é fácil.
O mesmo se pode dizer em relação às deslocações a Alvalade: as viagens para quem é do Norte custam cerca de 25€ – viagem + bilhete (no mínimo), o que já não é fácil para qualquer pessoa tirar do seu, já curto, orçamento. Se os Núcleos tentarem ter alguma margem de lucro para fazer face a outras despesas, os autocarros vão vazios. O que se faz? Aumentam-se os preços ou levam-se os autocarros cheios para levar mais gente a Alvalade, mas com prejuízo?
Entre muitas outras coisas… Existem núcleos a lutar mensalmente para terem dinheiro para pagar as rendas no final de cada mês. As forças que se gastam nestas lutas deviam ser gastas noutras coisas, mas não há outra solução»
* “eu ouvi o teu comentário” é servido, com pinta, quando tiver que ser. Ou, se preferirem, quando o homem do balcão for capaz de distinguir uma bela “estória” do tinir dos cabrões dos copos e dos pratos de barro, a sair da máquina de lavar.
6 Maio, 2014 at 14:30
EU SOU DA GUARDA E APESAR DE TERMOS UM NÚCLEO ,SENTIMO-NOS A MILHARES DE KMS DE CASA (ALVALADE)
IMENSA DIFICULDADE PARA ARRANJAR BILHETES E POUCAS OU NENHUMAS VIAGENS A ALVALADE …
6 Maio, 2014 at 14:34
rapaz, está na Guarda, mas não precisas dessa gritaria para te ouvirmos na Tasca 🙂
6 Maio, 2014 at 14:40
Cherba, tínhamos por aí umas ideias na forja para apoiar os núcleos nas suas vindas a Lisboa ou estarei enganado?
6 Maio, 2014 at 15:50
cherba teve que ser …………….!!!!!!
a tasca encontrava-se lotada e tive que me fazer ouvir 😛
agora a serio foi , esqueci-me de tirar as maiúsculas
6 Maio, 2014 at 16:53
ahahahaahh que maldade Cherba 😀
6 Maio, 2014 at 14:35
Obrigado por isto Cherba.
Reparei que infelizmente o meu comentário passou um bocado ao lado da discussão no outro post. Pode ser que agora se consiga trazer a discussão para aqui e quem sabe, saírem daqui boas ideias.
6 Maio, 2014 at 14:40
Realmente, era necessário haver uma estratégia para os nossos núcleos e casas do Sporting. só todos juntos podemos voltar a todo o gás!
Vamos criar uma lista de sugestões para entregar à direcção, que dizem?
SL
6 Maio, 2014 at 14:48
É um assunto que a muitos de nós, que estamos perto do clube, nos passa completamente ao lado!
Era realmente de valor para o clube ter uma maior proximidade com os seus núcleos. Irei pensar em soluções para propor!
6 Maio, 2014 at 14:58
Os núcleos e as EAS. Vivo ao lado de uma (EAS Nadadouro) e custa-me ouvir aos fins de semana quando lá vou ver os miudos que o Sporting não paga o aluguer do terreno desde o início da época. Devia haver uma maior aproximação a estas escolas. Organizar torneios em Alcochete com estes miúdos para conhecerem as instalações do clube. Trazer um jogador (um Wilson Eduardo, um Esgaio, um Chaby..) às academias de vez em quando para falar com os miúdos e motivá-los. Mas o que eu vejo é uma academia praticamente abandonada pela casa mãe.
6 Maio, 2014 at 15:00
Pois, a vida dos núcleos não é fácil. Pouco dinheiro e muitas despesas. Dificuldade que só é possível ultrapassar como muita militância e sacrifício pessoal.
Eu sou frequentador do núcleo do Carregal do Sal, em tempos, frequentei o núcleo de Santo André, o núcleo da Horta e da ilha do Pico, dos quais trago as melhores recordações. E posso testemunhar as dificuldades por que passam e, de um modo geral, a sua dedicação ao Sporting.
Para quem está longe, eles são a única ligação próxima. A sua função e o trabalho dos seus dirigentes são inestimáveis.
Quem nunca acompanhou um jogo do nosso Sporting na ilha do Pico , entre minis e lapas numa festa que se arrasta noite dentro junto ao mar ou à montanha, que vá a correr.
Tudo o que possa ser feito pelos núcleos é pouco e já vai tarde.
6 Maio, 2014 at 16:55
Concordo plenamente contigo, se bem que frequente um Núcleo que graças a um sportinguista, deve ser dos que menos problemas económicos tem. No entanto para nos deslocarmos a Lx temos de pagar 10€ para o autocarro para além das games que compramos. Tem uma loja verde e é todo ele um nice. Como as bebidas e os pipis são mais baratos também é muito frequentado pelos benfas que salivam por não terem uma casa igual.
6 Maio, 2014 at 16:58
E qual é esse núcleo? Obrigado.
6 Maio, 2014 at 18:40
Assim de repente só me estou a lembrar de Vendas Novas
6 Maio, 2014 at 20:19
Acertastes.
6 Maio, 2014 at 15:00
Uma maneira de reduzir custos de transporte para cada pessoa é levar o veiculo cheio, logo diria que a criação de uma plataforma para os núcleos, em que seria possível “requesitar” o número de lugares que necessitam para cada deslocação a Alvalade e assim tentar conciliar viagens e transportes para os núcleos da mesma região.
Estas deslocações permitem também a ligação e partilha de informação entre os núcleos da região, o que poderá levar a novas ideias de encontros e convivios de sportinguistas.
6 Maio, 2014 at 15:04
Eu acho que a problemática dos núcleos é muito mais complexa do que propriamente resumir-se a serem mais ou menos apoiados.
É claro que o clube, como casa mãe, tem de olhar para estes bastiões de sportinguismo como pontos de “evangelização” e que podem aproximar-se das pessoas.
Mas… há o outro lado da questão. Se é indiscutível que a há núcleos que merecem todo e qualquer apoio pelo seu empenho e dedicação à causa há outros que nem merecem ter a porta aberta. Eu posso falar da minha experiência pessoal pois não meto os pés num núcleo há quase dez anos, dia de um Paços de Ferreira – Sporting em que, se não me engano, Hugo Viana se estreou a marcar.
Nesse dia desloquei-me ao núcleo lá da terra e os olhares, a desconfiança, o sentimento de que estava claramente a mais, que estava a ser visto como “mas de onde é que este gajo saiu não o conheço de lado nenhum” e ser tratado com pouco mais do que grunhos fez-me sair antes do fim do jogo.
Por isso sim, é preciso apoiar os núcleos mas acho que devem de também ser definidas regras e métricas claras pelas quais a sua acção tenha de ser medida e quantificada regularmente de modo a que se saiba que o esforços e apoio do clube não caiem em núcleos/cafés que não se preocupam minimamente em ser mais do que isso.
6 Maio, 2014 at 18:56
boa tarde, estás a falar do nucleo lá da terra ???, qual terra ? num Paços-Sporting se for o nucleo local só pode ser o de Freamunde , do qual sou sócio e frequentador e desde já repudio as tuas criticas e te convido para apareceres e botar abaixo umas mins se for outro nucleo desculpa lá.
6 Maio, 2014 at 15:08
Não sei como é a gestão de stock em termos de equipamentos e material alusivo ao clube, mas imaginando que todos os anos sobram milhares de camisolas, cachecóis, etc. que passam de “moda” e se tornam monos, porque não oferecer aos núcleos para estes venderem a um preço simpático á malta que dificilmente teria acesso a este material?
Não sei como ficou a história dos estatutos dos núcleos, mas se cada socio do núcleo tem de ser socio do Sporting, que tal as quotas ficarem 50% para cada um?
6 Maio, 2014 at 15:18
Dando um exemplo simples, no núcleo lá da terra existiam camisolas de temporadas anteriores que foram leiloadas e deram algum dinheiro ao núcleo. O problema é que o núcleo já tinha gasto dinheiro na compra das camisolas, logo o lucro não foi grande.
6 Maio, 2014 at 15:23
afinal eu quando falei sobre o Núcleo de Almada e o Ariel caíu-me logo em cima, sempre tinha alguma razão…a uniformização afinal parece que será uma realidade, e eu acho muitissimo bem, o resto virá com a força de todos.
Reconheço que os núcleos como são auto-sustentáveis, fazem um esforço enorme para se materem, mas com uma politica de mais proximidade as coisas poderão mudar.
Não acho aceitável como li por ai num comentário, que houvesse um nucleo onde os jogos do benfas eram transmitidos e que houvessem nesse nucleos mais lampiões do que Sportinguistas, só porque o tipo que gere o bar é lampião, foda-se, isto é brincar com o Sporting.
RESPECT!
6 Maio, 2014 at 15:37
já agora era necessário ter cuidado á cervejola que se vende nos núcleos, é que a Sagres desrespeitou o Sporting aquando da renegociação dos novos contratos e para dar mais aos lamps queria tirar ao Sporting.
por isso fomos para a Super-Bock, atenção ao que consomem pois a publicidade da sagres ao título do benfas enoja!
6 Maio, 2014 at 15:45
eu sou contra a super bock desde 2007… por outro tipo de razões.
o pires de lima – actual ministro – fechou a fábrica em loulé e mandou pessoal para o desemprego… mais tarde fez o mesmo em santarém. Nunca mais bebi nada da unicer. A unicer não entra cá em casa.
6 Maio, 2014 at 16:32
Nem mesmo …pelo Sporting…? 🙂
SL
6 Maio, 2014 at 16:50
o Sporting é coerente… o pires de lima não. É uma escolha difícil mas aqui não se brinca às empresas e aos postos de trabalho. São os ares de marrocos.
6 Maio, 2014 at 21:45
Não há Super Bock há outra merda qlq ! 😀 o que interessa é ela ser loira (ou morena conforme as preferências… sou especial adepto dos nossos amigos irlandeses de Dublin ahahah)!
6 Maio, 2014 at 16:01
“…Vai haver agora uma uniformização dos núcleos (estatutos e símbolo), que os permite tornar mais uniformes….”
Os nùcleos já têm uma regulamentação específica. Em termos de simbologia, poderá haver mudanças para os que forem formados daqui em diante. É preciso não esquecer que há núcleos antigos, que ostentam referências ao antigo emblema do Sporting, com o leão rampante branco, e não me parece que o Clube tenha moralidade para exigir que mudem, quando na própria Casa Mãe mudaram o emblema, de forma anti estatutária, sem consultar os sócios.
Caí-te em cima, é uma maneira de dizer… não gostei da maneira como te referiste ao Solar dos Leões de Almada, dizendo que parecia uma tasca, como se as tascas fossem algo de desprezível. E volto a dizer: o que lá está, e nos restantes núcleos, for erguido pelos sportinguistas, sem ajuda do Clube. E essas instalações, por mais modestas que sejam, são sítios onde os sportinguistas se congregam e vivem o Clube.
Agora, se há por lá gente que não é sportinguista, isso é outra coisa. E aí já sou mais crítico, e foi motivo suficiente para deixar de lá ir.
6 Maio, 2014 at 16:07
Ariel, pelo que sei, os núcleos já existentes vão ser “convidados” a alterarem os seus estatutos e símbolo, para algo standardizado. Ou seja, os estatutos que os núcleos tinham desaparecem, tal como os símbolos.
Quanto aos espaços em que os núcleos funcionam, concordo em tudo o que dizes. O que existe foi construído pelos sportinguistas, o clube apenas cortou a fita. Portanto, cada um tem aquilo que pode e mesmo assim, alguns lutam para o pouco que têm não lhes seja tirado.
6 Maio, 2014 at 16:11
Vão ser convidados…
Muito bem… e se não concordarem? Se gostarem mais do leão branco? São expulsos?
6 Maio, 2014 at 16:20
Pois. Esse é mesmo o problema. Pelo que percebi (e reforço o “pelo que percebi”), os núcleos têm um prazo (acho que até 2016), para fazerem essas alterações. Se não aceitarem deixam de ser núcleos do Sporting.
Volto a reforçar, que isto é apenas a minha interpretação.
6 Maio, 2014 at 16:24
Sim senhor… Agora o Sporting faz ultimatos desses?
Achas bem?
6 Maio, 2014 at 16:28
E que mal pergunte : Se não sabem já estão a arranjar “problemas” porquê?
6 Maio, 2014 at 16:35
Não percebi o que queres dizer
6 Maio, 2014 at 16:43
Quero dizer que o dulcolax tem uma ideia, mas pelo que percebeu….nós ( eu, tu,….) não “percebemos” nada de núcleos nem que “medidas” se estão a falar para alterações de estatutos, simbolos, funcionamento…. Portanto acho que não vale a pena estar aqui a especular sobre essas medidas.
(Só conheço um núcleo. Em Londres. E fui muito bem recebida. )
6 Maio, 2014 at 16:47
Ser bem recebido, e estar entre sportinguistas, isso é que conta.
Não pretendia intervir neste debate. Só fiz porque fui para aqui chamado.
6 Maio, 2014 at 16:31
É como digo, isto foi o que eu percebi que ia acontecer. Não sei se efetivamente é a realidade.
Mas se for, acho péssimo. Era quase o mesmo que a UEFA vir obrigar os clubes a alterar o seu símbolo e estatutos, para ser tudo uniformizado. Não faz sentido.
Cada núcleo tem a sua identidade. E como dizes, se o próprio clube tem o símbolo que lhe apetece sem consultar os sócios, os núcleos não podem exigir o mesmo? É que estas alterações têm que ser aprovadas em assembleia geral. Se os sócios do núcleo não aprovam…
6 Maio, 2014 at 16:34
Exacto. Os núcleos têm a sua identidade, têm história, e também estão sujeitos às regras que regem o associativismo
6 Maio, 2014 at 17:05
Estatutáriamente o Sporting não pode obrigar os núcleos a nada…
Artigo 63º
(Conselho de Filiais, Delegações, Núcleos e Organizações)
3 – As relações entre o SCP e os Núcleos e Delegações regem-se por regulamento aprovado pelo Encontro Nacional dos Núcleos e Delegações Sportinguistas e homologado pelo Conselho Directivo do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL.
6 Maio, 2014 at 17:08
Das 2 uma, ou os núcleos aprovaram e agora querem voltar atrás, ou não votaram e podem fazê-lo, e o Conselho Directivo tem que desistir dessa ideia. Mas sinceramente não vejo grandes questões. É natural que se queira criar uma imagem normalizada para os núcleos, assim como um standard minimo de exigencia…
6 Maio, 2014 at 17:01
Para veres como a existência dos Núcleos Leoninos já é uma área muito bem regulamentada, há bastante tempo:
Capítulo VI – Filiais, Delegações, Núcleos e Organizações
Secção I – Disposições Genéricas
Artigo 62°
(Família Leonina)
1 – Integram-se na família leonina:
a) as Filiais do Clube, compreendendo-se por tal qualquer clube desportivo, legalmente constituído, em cuja denominação figure a palavra “SPORTING” e ao qual a integração na família leonina haja sido, ou seja, a seu pedido concedida;
b) as Delegações, compreendendo-se por tal qualquer associação desportiva, legalmente constituída com denominação própria e à qual a integração na família leonina haja sido concedida a requerimento daquela. Para esse efeito, as Delegações terão que consagrar nos seus estatutos tal exigência e fazer prova que os Presidentes da Direcção, da Assembleia Geral e do Conselho Fiscal e, no mínimo, mais três dos membros eleitos para cada um dos órgãos sociais, são sócios efectivos do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL.
c) os Núcleos, em cuja denominação haverá referência ao carácter sportinguista, que agrupam sócios do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL, de qualquer categoria, numa base territorial e pretendem manter e promover a unidade e a solidariedade da família leonina .;
d) as Organizações, designadamente, as claques legalmente organizadas, que, seja qual for a sua denominação, agrupam, sem base territorial, sócios do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL e pretendam manter e promover a unidade e a solidariedade da família leonina.
2 – As qualidades referidas nas alíneas a) e b) do número 1 só poderão ser atribuídas perante voto expresso da Assembleia Geral do clube peticionário, vindo o processo instruído com uma cópia da ata respectiva e um exemplar dos estatutos.
3 – Os Núcleos constituem, pela espontaneidade da sua formação, o modo normal de congregação dos sócios do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL, estando obrigados a constituir-se legalmente e a formular o respectivo pedido de registo no Clube, bem como a revelar, no pedido de registo, a composição dos seus órgãos sociais, com a indicação do número de sócio do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL.
4 – A atribuição da qualidade de Filial e de Delegação e o reconhecimento dos Núcleos e das Organizações pertencem ao Conselho Directivo.
6 Maio, 2014 at 17:10
Estatutos antigos… OS que estão em vigor são estes…
http://www.sporting.pt/Clube/Estatutos/estatutos_capituloVI.asp
6 Maio, 2014 at 17:12
Desculpa, são os mesmos, forget it… My bad
6 Maio, 2014 at 17:17
O que há de novo nessa regulamentação, é exigência de que os membros dos Orgão Sociais sejam sócios do Clube. E acho muito bem…
mas quanto ao sportinguismo dos restantes sócios, não se fala nem se pode exigir, porque há muitos não sportinguistas que são sócios há muito tempo.
6 Maio, 2014 at 17:13
Amigo, o que escrevi, copiei do site oficial do Sporting.
Se está desactualizado, isso não sei…
6 Maio, 2014 at 22:39
Estão correctos. Eu e que achei que eram os antigos. My bad
6 Maio, 2014 at 16:09
Quanto à questão das marcas comerciais, de cerveja, de café, ou outra coisa qualquer, os núcleos terão a sua legitimidade para formarem os acordos que mais lhes convenham, desde que não colidam com a imagem do Sporting, nem agridam os seus valores.
O Sporting também assina os seus contratos com patrocinadores, avaliando o que é mais vantajoso. E muda para outro se as condições se alterarem. Marcas comerciais, não passam disso mesmo…
6 Maio, 2014 at 17:45
Ariel continuaando a conversa do outro post.
Os nucleos passam dificuldades e tal. Pois bem, e se o Sporting negociasse com os seus patrocinadores, e outros fornecedores a compra centralizada de produtos, logo mais baratos para os nucleos?
Sagres? Mas o Sporting e patrocinado pela SuperBock… O Sporting ganha margem de manobra negocial (talvez maiores patrocinios), os nucleos ganham cerveja mais barata (logo maior lucro ou preco mais barato para os associados), o mesmo para o cafe, oleo, azeite, etc…
O mobiliario (que tanta estranheza te causou no outro dia), o Sporting negoceia com a DElta ou outro qualquer mobiliario verde, e com o novo contrato dos nucleos por atacado vem o mobiliario (com va…
rias linhas segundo as necessidades de cada nucleo.
Depois ha deve haver um minimo de grau de manutencao para um nucleo. Janelas partidas uma imagem condigna de um e rachas na parede nao e uma imagem condigna de um nucleo do SPORTING. Simplesmente nao e. Tem-se que arranjar uma solucao para isso. Nao sei bem como para os nucleos mais “pobres”, mas alguem vai ter que arranjar uma solucao.
Depois se cada nucleo tivesse uma mini loja virtual, ou um catalogo para se encomendar o que se quer e o socio/adepto ir buscar directamente ao nucleo. O Sporting vende mais, e o nucleo ganha comissao da venda.
O mesmo para o jornal do Sporting. Porque nao estar a venda/a disposicao dos socios em todos os nucleos.
Por ultimo, se houvesse um acordo com uma transportadora, para que se conseguisse autocarro mais barato para deslocacoes a Alvalade. A direccao tambem podia (nao sei sinceramente se ja nao o faz) facultar bilhetes mais em conta para os nucleos (como faz para as claques). Os nucleos poderiam revender os bilhetes, aumentando digamos 1 euro por cada. TODOS GANHAM.
Nao sei se estas ideias te causam “comichao” ou nao. E se causam, sinceramente nao percebo a razao.
SL
PS – Claro que ter a benfica TV nos nucleos devia ser PROIBIDO.
6 Maio, 2014 at 19:33
Tu é que estás cheio de comichões, parece-me. És sócio de algum núcleo? Frequentas algum?
Porque raio é que quando eu escrevo mobiliário tu terás que pensar que é da delta ou de outra marca qualquer? Não pode ser simplesmente ‘mobiliário’ escolhido de acordo com a vontade dos sócios do núcleo?
Quem lá está é que sabe da sua vida, se tem posses para ter melhores instalações ou não. Os sócios dos núcleos é que pagam as contas. Eles é que sabem as marcas que mais lhes convêm. Agora, se o Clube quer a partir de agora impor condições e ajudar com dinheiro e com melhores contratos, e a “tapar a rachas nas paredes”, vamos nessa. Tenho a certeza que eles até farão uma festa…
Já agora, onde é que viste um núcleo com rachas na parede?
6 Maio, 2014 at 21:17
Frequentei muitos anos o Nucleo da minha terra, que e perto da tua. Seixal.
So conheco a realidade DAQUELE nucleo.
Se nao querem ter nada a ver com o Sporting, epah fundam uma colectividade tipo Sportinguistas de Alguidares de baixo. PRONTO. Se querem ser Nucleo do SPORTING, tem que ter alguma coisa haver com o mesmo… Parece obvio.
Estas muito arisco Ariel com uma simples texto, com ideias fundamentadas que me parecem ser benefico para todos. Sinceramente nao percebo porque.
Retorno a pergunta, es socio de algum nucleo? Se sim, ou se conheces a realidade do(s) mesmo(s) partilha a tua sabedoria. Pode ser que com ARGUMENTOS e DISCUSSAO, possamos chegar a algum lado.
SL
PS – Comeco a pensar que o Riga deveria voltar. parece que o pessoal ou se habituo, ou ja tinha a necessidade de “bater” em alguem, e o Riga era o alvo mais obvio. Sem ele, tem sido barafunda geral por aqui… Este nucleo vitual parece necessitar ed um saco de box, virtual”. FOSGASSE
6 Maio, 2014 at 22:16
Estou arisco? Tu é vieste dizer que estou com comichões, não foi?
Eu estava apenas a responder ao Mário…
7 Maio, 2014 at 9:23
eu comecei o meu comentario com “continuando a nossa convesa do outro post”, de ha uns 2 dias atras sobre o mesmo tema… onde te causou “comichao” os nucleos terem mobiliario uniformizado.
A conversa ficou a meio, e vai continuar, sem que expliques porque achas errado estas ideias que iriam ajudar o Sporting (vendendo mais), os nucleos (diminuindo custos e maior ligacao ao Clube) e os Sportinguistas (mais vantagens para quem esta longe).
Atua resposta e que o que interessa e serem de Sporinguistas, coisa que nada tem a ver com o que se tem escrito.
Ok, vamos ficar por aqui.
SL
6 Maio, 2014 at 15:35
a única vez que vi a benfica tv no nucleo do Sporting aqui de Faro foi quando o Sporting jogou na lixeira. Era inevitável mas ninguém ficou contagiado. O espaço é bom e sempre bem frequentado. A guerra com os lampiões é o atletismo – pista e corta-mato – modalidade bem antiga aqui.
6 Maio, 2014 at 16:59
Um leão de faro pá! E no taco d’Ouro, costumas ir ver os jogos? 😉
6 Maio, 2014 at 17:07
o taco de ouro tem demasiados lampiões, fico em casa, no nucleo do Sporting. Como sabes a casa deles é numa cave pequena e não cabem lá todos, têm de javardar noutros espaços da cidade. É impossível estar com gajos desses a ver futebol. A mania do futebol girar à volta deles, parecem ser o vaticano a teimar com o galileu por causa do sol. 🙂
6 Maio, 2014 at 15:37
Acho que o clube deveria “arranjar” bilhetes aos nucleos de forma praticamente gratuita…. (em jogos sem serem com os grandes!)
Estádio não está cheio, que diferença faz ao clube meter no estádio mais 500/1000/3000 pessoas?…
6 Maio, 2014 at 15:44
Desde muito puto sempre ouvi dizer que tínhamos núcleos no mundo inteiro. Só faltava na lua.
Como trabalho pelo país inteiro, procura sempre (seja qual for a localidade) o nucleo local, nem que seja para um cafezinho e sentir o nosso clube.
Vou partilhar dois episódios.
Muito puto (mesmo), passava muitas férias em Tomar (avós). Um tio meu, lampião ferrenho passava o tempo todo na casa do sporting (cartas, snooker, etc). Adorava ir com ele, passava lá horas. Ambiente fantástico. Anos mais tarde, abriu uma casa do benfica e passei a ir sozinho à casa do sporting qd dava bola.
A casa do sporting praticamente deixou de existir (não sei hoje qual a situação).
O outro episódio … brutal. Férias com amigos em Lagos. Época fantástica do título 2000. Sporting jogava fora com o Rio Ave e levámos o pai da nossa amiga que nos deu estadia.
Quando lá chegámos, casa completamente cheia ! De loucos !!!!!!!!!! Já não havia comida (excepto pão). O pai dela foi comprar carne para assar lá.
Perdíamos ao intervalo por 1-0, demos a volta para 1-2. O que quero mesmo partilhar é que nós 5 passámos a 2ª parte toda a cantar as músicas da altura, aquilo passou para toda a gente (pais com putos, velhotes), acabou tudo a cantar como se fosse uma bancada. Um dia para não esquecer.
Muita atenção a este tema, é fundamental apoiar os nucleos (a sua auto gestão é difícil, normalmente os clubes apoiam apenas em campanha), é de lá que saem muitos sócios e iniciativas para deslocaçõe a Alvalade.
6 Maio, 2014 at 16:01
A próxima vez que escreveres Sporting com letra minúscula, parto-te os dentes com uma cabeçada à Cais do Sodré. Tás avisadinho. 😉
6 Maio, 2014 at 16:35
Ah, ah, ah…Os cotovios não têm dentes…!! 🙂
SL
6 Maio, 2014 at 16:38
Acabei de me chicotear.
Já agora, como é uma cabeçada à cais do sodré?
6 Maio, 2014 at 16:48
Ehehehehehehe.
É assim uma cabeçada “à má-fila”. Quando deres por ti, já foste! 😛
( cabeçada à cais do sodré é uma cabeçada de costas. Só para profissionais da porrada, portanto) 😉
6 Maio, 2014 at 16:54
Medo …
6 Maio, 2014 at 18:55
Deve ser assim uma cabeçada à pilantra…mas para isso é necessário ter o cabelo escorrido (do azeite) e penteado para trás…
Dá dois passos atrás…e zás…na focinheira do galinha…!!
SL
6 Maio, 2014 at 17:25
Excelente 🙂
6 Maio, 2014 at 16:18
Acho que é muito importante apoiar os núcleos, sim senhor, mas tem de ser às nossas custas…
O que é que o Sporting C.P. pode fazer?!? Dar bilhetes aos núcleos, quantos bilhetes e para quantos núcleos?!? Faz sentido dar bilhetes ao núcleo em Setubal, no Porto, no Algarve, em Paris, na Alemanha?!? Dandos a uns e não darmos a outros não estamos a diferenciar núcleos?!? Já ouvia falar que temos 300 núcleos por esse mundo fora, quais os que merecem mais atenção, os de que cá que estão mais próximos de Alvalade (Mais facilmente podem ir ao estádio por exemplo) ou os que estão mais longe?!? Vamos fazer viajar o nosso Presidente ou o Inácio ou o Jardim ou algum jogador para visitar algum núcleo, quanto tempo se perde com essas viagens?!? E qual o custo dessas mesmas viagens, estadias?!? Estamos em contenção de custos, estamos com a austeridade implementada neste momento no clube, e o apoio custa dinheiro ao Sporting C.P., dinheiro esse que faz muita falta neste momento!
Sei que os núcleos são fundamentais, mas o futsal tb o é, o basquet, o andebol, o atletismo, o ténis de mesa, o xadrez, o tiro ao prato e por ai fora, mas tudo tem de ser autossustentado, autossuficiente, os núcleos não devem fugir a essa regra…
Somos nós que temos de os “sustentar”, somos nós que temos que os tornar “viáveis”, por vezes há pessoas que se “escondem” por detrás dos núcleos para ganhar dinheiro, sei que por uns pagam outros, mas é mesmo assim…
Já estive num núcleo, num dia em que o Sporting C.P. jogava um amigável, as portas estavam abertas, entrei, n tinha ninguém, depois apareceu uma pessoa a dizer que estava fechado, mas sinceramente, acho que pusseram na rua, apenas por ser de outra ilha, e na altura ainda era sócio, fiz menção disso mas nem isso serviu de desculpa…rua foi a serventia da casa…expos mais tarde isso ao Sporting C.P., mas não tive resposta alguma (Comunicação a falhar).
Na minha ilha, o núcleo situa-se na Ribeira Grande, nunca lá vou, é muito mal frequentado, não tem bom aspecto e parece-me que só lá vão, não para ver o Sporting C.P., mas sim para enfrascar até cair…Prefiro ver em casa, ou se estou nas Furnas, na casa do Povo, que é um belo sítio para se estar…
6 Maio, 2014 at 17:31
Se o Sporting não pode apoiar os Núcleos então também não pode vir com exigências para com os Núcleos que se construiram e se alimentam sem que o Sporting para isso contribuisse a não ser com o rol de exigências aquando da sua constituição. Actualmente há a exigência de os sócios dos Núcleos terem de ser sócios do Sporting. Pergunto será que alguém dentro do Sporting faz a mínima idéia de quanto os sócios pagam de quotas aos Núcleos? Pois se não sabem deveriam de saber antes de fazer exigências para que continuem a ser Núcleos. No meu Núcleo um sócio paga 15€/ano e um sócio reformado paga 7,50€ano e mesmo assim há muito boa gente que passa anos sem pagar as quotas imaginem se fossem obrigados a pagarem quotas ao Sporting quando a maioria nunca pôs os pés em Alvalade. Esquecem-se que os Núcleos não estão sediados em LX! Dou um exemplo que se passa com um elemento da minha família que não mora cá na terra mas que se fez sócia do Núcleo para o poder ajudar. Agora vêm com a exigência de que tem que ser sócia do Sporting e o que é que ela irá dizer? Não vivo aí naõ vou à bola deixo de ser sócia. Quem é que perde, é o Núcleo. Acham isto correcto?
7 Maio, 2014 at 9:35
Perdoa-me que me intrometa.
Mas penso que em certo ponto explicitas um raciocínio errado. Na minha óptica uma pessoa não pode pensar em ser sócia do Sporting so para ir a bola.
Sr socio do Sporting clube de Portugal é muito mais que isso, é pertencer a uma família enorme, de valores excepcionais, é poder orgulharmo-nos de sustentar o leão rampante como associado, sentir por mais pequena que seja, a nossa ajuda está vincada naquele numero de associado.
Cumprimentos
6 Maio, 2014 at 16:37
Eu tenho a sorte de pertencer ao Núcleo das Caldas que fica “aqui” quase ao pé de Alvalade…
A viagens custam 10 euros…e o bilhete sai por nossa conta…!!
Mas sim, acho bem que se facilite um bocadinho a vida aos sócios dos Núcleos e que não se entre em “guerra aberta” por causa das mudanças…
SL
6 Maio, 2014 at 16:40
O que diz o gajo do bar no Nucleo das Caldas ao fim do dia?
“Não faço nem mais um car***” 🙂
6 Maio, 2014 at 18:56
Nem pensar…é tudo gente com a cabeça no lugar…!!
SL
6 Maio, 2014 at 16:43
OFF: Muito bom:
https://www.youtube.com/watch?v=Emn6R2_Qls4&feature=youtu.be
6 Maio, 2014 at 18:25
hehehe….muito bom!
6 Maio, 2014 at 19:00
Lol, o que eu me ri com isto, ontem. O Serrão tinha a certeza absoluta que o gajo não vinha…eheheh…só faltou dizer que tinha uma confiança cega que o bufas não iria contratar o “Rui Jorge espanhol” como lhe chama, hoje, o Mestre de Cerimónias do Artista do Dia.
Imagino o melão com que devem estar os tripeiros, fdx !
6 Maio, 2014 at 19:01
AHAHAHHAHAHA
Muita bom.
6 Maio, 2014 at 22:07
AHahaha
Acho que no proximo programa o lã-pião do seara pode-lhe levar o melão que lhe aquele cromo lhe ofereceu no ano passado!
Mas mais… vou lançar o pânico… Ora vamos seguir as noticias… 😛
http://www.dn.pt/desporto/benfica/interior.aspx?content_id=3663049 -> “O Benfica vendeu os direitos económicos que detinha de André Gomes e Rodrigo a um fundo controlado pelo multimilionário de Singapura Peter Lim, próximo de Jorge Mendes, a troco de 45 milhões de euros.”
http://www.futebol365.pt/noticia/112734/ -> “O espanhol de 47 anos chega à cidade do Porto pelas mãos do empresário Jorge Mendes.”
Lopetegui, por sinal, foi treinador dos Sub-21 espanhóis até à uma semana.
Noticia em Agosto: RODRIGO REFORÇA fcporto!!
AHAHAHAHAH
7 Maio, 2014 at 0:37
ups… já não está lá!!! eh eh
o fcputas ainda tem power!!!
7 Maio, 2014 at 1:15
Bem, o nosso confrade MC tem lá o inesquecivel momento do serrao
http://oartistadodia.blogspot.pt/
6 Maio, 2014 at 16:44
Os Núcleos devem ser a representação do Sporting junto dos sócios e adeptos, principalmente daqueles que estão mais longe de Lisboa.
Ficam aqui algumas ideias que podia ser implementadas… Não sei se algumas já estão ou não em prática, nem sei se são viáveis… mas ficam as propostas:
1) Deslocação em autocarro. O Sporting poderia negociar com um empresa as deslocações, é mais vantajoso alugar 20 autocarros do que 1. Além disso podia criar o Bilhete Núcleo (como já se falou noutro comentário) a um preço mais acessível. Assim o pack bilhete+viagem ficava a um preço competitivo.
2) Venda de merchandising oficial à consignação. Como é material à consignação os Núcleos não precisam de investir, tem lá o material e ficam com uma comissão sobre as vendas que realizam.
3) Negociação de contratos de fornecimento de bebidas. Li a discussão SuperBock/Sagres. O Sporting podia centralizar a negociação do processo. Assim os Núcleos tinham acesso à cerveja que patrocina o Sporting, obviamente a um custo mais reduzido
6 Maio, 2014 at 17:00
São tudo boas ideias mas prioritário neste momento seria organizar uma espécie de reunião/ assembleia com a direcção e os representantes dos núcleos, de forma a perceber quais são as reais necessidades no terreno.
Só depois deste primeiro passo se poderia avançar com ideias concretas que permitam que os núcleos se desenvolvam sustentadamente.
Outra iniciativa que se poderia propor seria quando uma equipa do Sporting (qualquer que seja o escalão ou modalidade) se desloque para jogar fora, dê um “saltinho” ao núcleo da localidade visitada (mais dez euros em combustível?) . Fazer disso um hábito, não uma excepção, aproximava a família leonina e ensinava aos nossos miúdos que a força verde e branca não se extingue em Lisboa.
6 Maio, 2014 at 17:56
4- Uniformizacao de mobiliario/toldo/mesas de snokker/matrecos/etc, chavenas, copos, etc e tal (assim como a Delta e outras empresas fazem nos cafes). Podia ser incluido no acordo com os fornecedores… Nao se quer aquelas cadeiras VERMELHAS da Sagres num Nucleo Sportinguista e outras coisas que tais…
5- Apoio em questoes de gestao/contabilidade/seguros/…, com a centralizacao numa grande empresa com filiais espalhadas por todo o lado (assim como no ponto 3).
6- Venda do Jornal do Sporting nos Nucleos (li por aqui que fora de Lisboa e dificil de encontrar)
SL
6 Maio, 2014 at 16:56
Tenho pena muita pena que as casas do Sporting aqui em Vila do Conde e Póvoa de Varzim tenham encerrado ou pelo menos o de Vila do Conde esteve apenas activo quando organizou aqui o almoço em conjunto com o solar do norte e acho que o solar do norte sendo uma extensão também da bilheteira de Alvalade devia de melhorar o serviço à resposta a mails com dúvidas de várias pessoas e sei do que falo!
SL
6 Maio, 2014 at 17:25
Idem para a do Montijo.. Já há uns anos que está desactivada.
SL
6 Maio, 2014 at 17:00
Posso só dizer que a minha mulher apareceu lá em casa com a seguinte conversa:
“olha, a mãe de uma amiga da daniela (minha filha) na natação diz que há ballet na Malveira, fica mais barato que no colégio”.
Eu perguntei … Malveira, onde?
“casa do benfica”
???????????????? Acabou logo ali a conversa, faz ballet na escola e acabou. Não há cá misturas.
6 Maio, 2014 at 17:15
Mas Miguel está certo bailarinas = boifica.
Está mais que provado que aquilo é um clube de “bailarina” eh eh eh
6 Maio, 2014 at 17:18
Dirias “papoilas saltitantes” …
6 Maio, 2014 at 17:23
Ok, ok. Para já, podes esquecer a conversa da cabeçada.
6 Maio, 2014 at 17:26
🙂
6 Maio, 2014 at 17:45
Sabes o que é que isso quer dizer Miguel? Pois a maioria das pessoas não sabe que qualquer actividade desportiva ou lúdica que as associações tenham têm hipótese de que os municípios os apoiem. É, provàvelmente, a razão de terem o ballet. Cá na terra arranjaram uma espécie de dança e também foram buscar €€ à Câmara. O Núcleo era a única associação que não era apoiada pela câmara, agora tem futsal espero que já tenha apoio pois era uma vergonha ser a única colectividade da terra a não ter subsídio camarário e a desculpa era essa, apesar do presidente e vice serem do benfas.
6 Maio, 2014 at 18:28
É isso mesmo, Miguel ! Já basta as campanhas de “evangelização lampiónica” que existem em alguns infantários e escolas…
6 Maio, 2014 at 21:35
ahah genius
6 Maio, 2014 at 17:03
Eu de núcleos nada percebo, ou muito pouco percebo.
Tive a felicidade de ter frequentado um, não sei se oficial se não, aquando de uma das deslocações a Amesterdão.
Fui ver o nosso grande Sporting jogar, infelizmente não me lembro contra quem (estava em Amsterdam, semana das festas do dia da rainha e terminou “violentamente” o dia).
Mas lembro-me de ver toda uma comunidade portuguesa, com elementos de vários clubes devidamente fardados, a torcerem pelo Maior.
A meio do jogo europeu, isso ainda me lembro, começaram a pagar copos ao membros da tugalandia, e depois…. bem depois veio o vazio
mas posso afirmar que fui muito bem recebido :p
6 Maio, 2014 at 18:02
Alguém do Núcleo de Torres Vedras?
Vou lá ver os jogos do Sporting fora. Aquilo tem uma média de idades superior a 55. Precisava de mais gente nova para dinamizar um pouco.
Este ano esteve quase sempre cheio, mas parece que funciona apenas como café.
Tenho de perguntar quanto custa ser sócio.
6 Maio, 2014 at 18:38
Meus amigos,
Vou tentar ser breve, neste que é um tema que me diz muito…
Um dos grandes problemas dos núcleos é a falta de apoio por parte do Sporting Clube de Portugal???
Sim e não… Se há uns anos atrás os núcleos foram “convidados” a safarem-se à sua conta, e isso criou muitos ‘engulhos’, desde que esta Direcção tomou posse voltou a haver alguma (pouca, é certo) comunicação com o clube mãe!!! Mas só isso é mais do que evidente que não chega…
Depois temos um problema mais grave que tem a ver com o carácter de quem gere o núcleo… Porque o núcleo não tem que ser obrigatoriamente um café!!! Isso não está nos estatutos! Os estatutos obrigam a existir uma organização do núcleo, Presidente, secretários, vogais, Mesa da Assembleia Geral, etc, etc, e podem dar a morada fisica até de uma garagem… Mas isto, ao longo dos anos, foi-se convencionando que os núcleos têm que ser locais de comes e bebes…Volto a referir, não é obrigatório… Evidententemente que depois começam os aproveitamentos por parte de pessoas sem carácter, e alguns que nem do Sporting CP são… Isso então é o que me passa da marmita…
Depois ainda temos os núcleos que “evoluiram” para autênticas colectividades desportivas, onde todos os dias centenas de pessoas (não só crianças) praticam inúmeros desportos, reforçando o papel associativista que, em meu entender, deve estar presente aquando da criação dum núcleo do SCP.
Conheço bem muitos núcleos pelo nosso País, mas em particular o núcleo de Paço de Arcos, o do Barreiro e o de Lagos…
Mas já que se fala de núcleos, seus problemas/suas virtudes, eu vou-vos contar o que se passou com o núcleo do Barreiro… Então o senhor, que parecia do SCP, afinal estava a fazer o negócio da vida dele… Em primeiro lugar, além de ser ele o Presidente do Núcleo também era ele a explorar o café… A rapaziada da Juve Leo, começou a frequentar o espaço com maior assiduidade, e aquilo começou a movimentar dinheiro… O tal senhor, sempre a chorar, que não tinha apoio nenhum de nada nem ninguém, e pimba, a rapaziada começa a oferecer cachecóis, bandeiras, até houve um rapaz que ofereceu uma bola toda autografada pelo plantel de há 15 anos… Jantares de aniversário, jantaradas, mais este leva o amigo e amiga, etc, etc … E por aí fora…
Entretanto, alguns sinais de que havia ali qualquer coisa que não funcionava, nomeadamente a ligação ao Sporting Clube de Portugal (nunca organizou uma excursão para irmos ver um jogo)… As quotizações aos associados do núcleo (inexistente)… A presença de pessoas na Direcção do núcleo conotadas com o benfica (e que depois se provou ser mesmo assim) e sem serem sócios efectivos do SCP, etc, etc… Pior veio-se a constatar que o tal senhor (presidente do núcleo) afinal é do benfica (mesmo desde pequenino)…
Por último, apareceram dívidas ao Núcleo do SCP do Barreiro (salvo erro 11000 € dos quais 5000€ não têm registos), que encerrou em Assembleia Geral aqui há uns dois meses… Contudo, o café continua aberto…
Para mim, e em resumo, creio que é uma área que a NOSSA Direcção deve dinamizar mas com critérios bem apertados, com visitas regulares por parte de quem gere os núcleos no SCP. Só assim podemos conseguir ser mais fortes junto das populações!!!
SL
6 Maio, 2014 at 20:09
Concordo contigo.
Há muito essa ideia do Núcleo/café. E que do meu ponto de visto está totalmente errada.
O Núcleo deve ser uma associação para servir o Sporting. Mesmo que exista um café associado (à exploração de terceiros – sempre do Sporting (mesmo que quem explora o espaço até seja um membro dos orgãos sociais) e a cumprir certas regras), devem ser coisas separadas. Isto é, existem as contas(receitas e despesas) do Núcleo e existem as contas do café. Porque senão o que pode acontecer é os cafés a darem prejuízo e o Núcleo (associação) a ter que pagar.
No ponto em que falas dos critérios apertados e visitas regulares, acho que só ia fazer bem aos núcleos essa “pressão”.
Assim as coisas tinham que estar sempre bem e a funcionar dentro dos parâmetros normais.
SL
6 Maio, 2014 at 20:25
E essas “visitas” podiam ser sempre realizadas com um ou mais atletas que fossem de origens perto do local do núcleo a visitar, por forma a criar mais empatia na região…
Esse exemplo que dei do núcleo do Barreiro não há-de ser virgem, contudo, existirão muitos e bons exemplos do que deve ser um “núcleo do e há SCP”… Esses bons exemplos é que devem tentar ser reproduzidos e criar-se os mecanismos e os regulamentos para que não aconteçam mais situações tristes como a que apresentei.
SL
6 Maio, 2014 at 18:40
Não conheço muito bem a realidade dos núcleos para ter uma opinião formada, como estou na zona de Lisboa, não é algo que tenha muita relevância na minha vivência Sportinguista. Ainda assim, tenho visitado alguns núcleos, por esse país fora, quando estou de férias ou quando as obrigações profissionais me levavam a estar longe de casa quando jogava o Sporting, e por isso, também tinha o hábito de me refugiar nesses espaços de Sportinguismo.
Gostei, particularmente, de ter estado com malta do nucleo de Fafe e da Covilhã, aquando da recolha de assinaturas para o movimento Basta, no jogo com o Guimarães, e impressionou-me a paixão com que vivem o nosso Sporting, e os sacrifícios que fazem em prol do clube. Isto estará a ser pensado em Alvalade, e como já alguém aqui disse, passaria , inicialmente, por uma reunião com os representantes do núcleos, para saber as necessidades dos mesmos e em que é que o clube pode ajudar. Sei perfeitamente que a implantação popular do Sporting e a carolice deste pessoal é que vai mantendo a chama acesa por esse país e por esse mundo fora, mas se não houver uma partilha de experiências e uma optimização de recursos, temo que muitos acabem por fechar.
Agora off-topic :
ALguém vai amanhã a Alvalade assistir ao treino da equipa. Que tal um mini-convívio tasqueiro para irmos aplaudir os nossos bravos Leões ? Eu sei que é dia de trabalho, mas quem fôr diga qualquer coisa…
9 Maio, 2014 at 0:24
Se és de Lisboa e te quiseres juntar a algum núcleo aqui perto, estou contigo.
6 Maio, 2014 at 19:00
Mas não esqueçam que por principio, deverão ser os Núcleos a apoiar o Sporting Clube de Portugal e não o contrário…
É claro que o Sporting Clube também tem que ajudar a dinamizar os Núcleos…como…?
Apenas e só tendo uma equipa de futebol e equipas de modalidades…fortes…vitoriosas…
Vocês querem melhor apoio do que as vitórias…??
Sporting Sempre…!!
SL
6 Maio, 2014 at 21:19
Concordo!
6 Maio, 2014 at 19:52
Off-topic :
Recebi, agora, um video do nosso Presidente, por mail. Queixamo-nos algumas vezes da forma de comunicar do Sporting, achei esta convocatória para o Congresso Leonino, por video, uma excelente ideia…
Entretanto, o merdovic não vai poder jogar a final…fico à espera do boicote à final da Champions.
6 Maio, 2014 at 21:34
Excelente! Vou já à caixa de entrada ver o Presi.
Parece que é omnipresente o homem. Falamos disso num dia, no mesmo aparece um video.
6 Maio, 2014 at 19:52
tenho a MAIOR MAE do mundo sportinguista obviamente.temos um establecimento perto da guarda,aquilo tem mais recordacoes do sporting que um restaurante tem pratos!tive o meu avô materno benfiquista dos sete costados,comprava me camisolas vermelhas ,equipamentos do benfica,e ainda pior cima fui o primeiro neto que teve,tenho 33 anos de idade ,vi o SPORTING ser campeao 2 vezes,3 supertaças,3 taças de portugal,enquanto via os outros festejarem sem dó nem piedade….
ser do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL nao se aprende NASCE SE!todos os dias sou mais um pouco deste nosso GRANDE AMOR que toda a gente tem inveja de ser!!!
SAUDAÇOES LEONINAS
6 Maio, 2014 at 19:54
Mai nada, Pedro…ora aí está um estabelecimento que tem tudo para se transformar num núcleo do Sporting 🙂
6 Maio, 2014 at 20:29
Não esquecer 1 taça da associação de Lisboa (2013-2014), é oficial e muitos tendem a esquecer, talvez por ter sido ganha pelos nossos miúdos.
6 Maio, 2014 at 21:45
peço desculpa,esqueci me,ou melhor, nao me lembrei….
6 Maio, 2014 at 19:57
Gosto do post e da chamada de atenção. Um banho de realidade, se quiserem.
6 Maio, 2014 at 20:20
quando passares Hugo,uma rodada por conta da casa….!
para todos os tasqueiros ja agora….
6 Maio, 2014 at 20:26
Meus amigos,
É só da minha net ou não há nenhuma notícia no site do NOSSO clube para podermos adquirir os bilhetes para o último jogo em NOSSA casa???????????????????
Se alguém souber de algo sobre esse assunto agradeço antecipadamente noticias sobre isso…
SL
6 Maio, 2014 at 21:01
Este último jogo devia ser gratuito para sócios e preço simbólico para adeptos.
6 Maio, 2014 at 23:06
Já está no site.
6 Maio, 2014 at 20:46
Já vai tarde mas uma vez que ninguém referiu, aqui fica o “problema dos núcleos” visto e contado por Bruno de Carvalho no ultima reunião de sócios.
Os núcleos são em grande maioria compostos por pessoas que não são sócios do clube !!!! (Sim é verdade, tmb fiquei espantado). Querem vir em grupo assistir aos jogos e as filiais ficam aborrecidas com o clube por este não conseguir dar bilhetes mais baratos. Mas se virmos o lado do Sporting, uma pessoa do núcleo gasta 50 euros a vir a Lisboa assistir ao jogo (transporte e comida incluída) mas o dinheiro que dão ao clube são os 5/10 euros do bilhete. Era isso que me parece que seja necessário mudar. Quem pertence a núcleos devia ser sócio, ainda mais agora com a cota de 6 euros ou até a de 4 !
6 Maio, 2014 at 21:32
Agora é obrigatório que os orgãos sociais dos Núcleos sejam sócios do Sporting. E acho isso bem.
O que é impossível de fazer é que todos os sócios dos Núcleos sejam também sócios do clube, isto porque é diferente dar 15€/ano ou 6€/mês.
O que eu acho que o clube devia tentar é arranjar formas de os Núcleos terem os bilhetes a um preço razoável (o mais barato possível do ponto de vista do clube) e por outro lado, de ter protocolos com transportadoras, autocarro ou comboio, de forma a que nos dias de jogo houvesse a possibilidade de haverem preços mais baixos. Assim era mais fácil de levar gente de longe ao estádio.
6 Maio, 2014 at 21:09
Gosto…
http://www.sporting.pt/Noticias/Clube/notclube_diadoleao_060514_127815.asp
6 Maio, 2014 at 21:27
OFF topic: Vamos ganhar o festival da canção? Eu quero ser tua oh oh ohhhhhhhhhhhhhh
6 Maio, 2014 at 21:31
Acabada de chegar a casa vejo uma notícia que diz algo como “Futuro de Slimani em cima da mesa”.
Agora é impossível segurar o Rojo, as propostas são demasiado elevadas e nós não conseguimos resistir.
O que é esta m*rd*?
6 Maio, 2014 at 21:50
Desde que em cima da mesa estejam uns bons 15M (pelo menos) podemos começar a falar.
6 Maio, 2014 at 23:20
Ahah fazes me lembrar o meu avô. Quando o Barbosa entrava em campo já suspirava por todo o lado. Todos adorávamos o Barbosa, mas para o meu avô estava sempre a mais lol
6 Maio, 2014 at 23:43
E por falar em Cagueiro da Manhã :
https://www.facebook.com/cedric.soares.pagina.oficial/posts/636391009782407?fref=nf
6 Maio, 2014 at 23:52
estava admirado por ainda não teres feito referência a isso! 🙂