in Diário de Notícias
«O canal Sporting TV vai arrancar em julho e ao que o DN apurou o vencedor é a World Channels. Apesar das diversas tentativas, não foi possível obter uma reação do investidor do projeto, José Manuel Alves, que na terça-feira, dizia ao DN desconhecer qualquer decisão. Segundo o caderno de encargos, a Sporting TV tem um orçamento de 1,8 milhões de euros anuais, deverá contar com 60 pessoas, o diretor deve ser sportinguista e deverá emitir 24 horas em canal aberto, com seis horas por dia (mais duas nos dias de jogos) e oito horas ao fim de semana. E deverá assegurar as transmissões dos jogos da equipa B, futebol formação, andebol, futsal, atletismo e hóquei em patins, entre outras modalidades [documentários e reportagens sobre a história do clube, acrescenta o Record].
Pedro Luiz de Castro, responsável pelo projeto Primeira Imagem, reagiu ao DN que “em muitas áreas (e o mundo do futebol não é diferente…) é frequente haver outros fatores a ter em linha de conta, antes de tomar uma decisão. Podem ser fatores de ordem financeira, de conveniência operacional, de ordem relacional, que nada têm a ver com a estrita observância da qualidade intrínseca de uma proposta”. Diz-se “convencido que a proposta da Primeira Imagem era (é) a melhor e a mais adequada para o Sporting a médio e longo prazo”. Porém, prossegue, “o fator de vantagens imediatas eventualmente oferecidas por outra proposta que como nós chegou à ‘short list’ final podem ter pesado na decisão do nosso clube.Desejamos as maiores felicidades aos vencedores, mas acima de tudo ao nosso Sporting.” Apesar das diversas tentativas, não foi possível obter qualquer comentário por parte de Pedro Jorge, antigo atleta do futebol de praia do clube leonino e titular da candidatura Image In, ou do relator Fernando Correia, que era um dos rostos do projeto inicial

in CM
«A Sporting TV vai dar início às emissões em julho, mês em que o clube de Alvalade comemora o aniversário. A decisão foi tomada ontem, quando a direção de Bruno de Carvalho escolheu a empresa que vai ficar responsável pela gestão da estação. A vencedora, apurou o CM junto de fontes próximas do processo, foi a World Channels. Tomada a decisão, o Sporting e a sua parceira já começaram a trabalhar no projeto e vão agora reunir-se para preparar as questões práticas das emissões, incluindo a preparação de toda a documentação que terá de ser submetida à Entidade Reguladora para a Comunicação Social. Se os documentos estiverem em ordem, a ERC deverá decidir no prazo de um mês se concede ou não licença para a emissão.
O novo canal tem um orçamento de 1,8 milhões de euros que terá de cobrir todos os cus – tos, desde estúdios a equipamentos. A sede ficará em Alvalade e existirá uma colaboração próxima com a redação do’ Jornal Sporting’, que será “uma rede de apoio para ideias de reportagem, contactos e conteúdos”, segundo explicou ao CM fonte ligada ao processo.
Inicialmente, o caderno de encargos do projeto apontava para o começo das emissões em maio, mas vários atrasos adiaram o lançamento do canal, que será multiplataforma de cabo e em sinal aberto.»

in A Bola
As emissões da Sporting TV arrancam em julho, e a intenção é que tudo esteja pronto para começar dia 1, quando os leões celebrarem o 108,° aniversario. A decisão final sobre aSporting TV surgiu na última reunião do Conselho Diretivo, tendo sido aprovada a proposta apresentada pela World Channels, empresa de José Manuel Alves. Os estúdios da Sporting TV serão em Carnaxide, nas instalações da antiga House TV.
As negociações com as diversas plataformas de distribuição de televisão por cabo estão a decorrer e, embora já estejam em alguns casos muito adiantadas, ainda nenhuma conversa está completamente encerrada. O sinal será aberto e o modelo de negocio prevê a sustentabilidade do projeto, com o orçamento a ser baixo comparativamente com os dos canais dos outros dois grandes, no caso o Benfica e o FC Porto. Quando concretizado o lançamento da Sporting TV, Bruno de Carvalho cumpre mais uma promessa eleitoral.

 

agora vou almoçar e comprar o jornal Sporting, onde tudo isto virá mais bem explicado.