E é com um sorriso que vos digo que já há uma boa mão cheia de ilustres tasqueiros que confirmaram a sua presença e que… espero ver muitos mais por Coimbra! 😀
Para se inscreverem basta enviarem um email para [email protected]
E é com um sorriso que vos digo que já há uma boa mão cheia de ilustres tasqueiros que confirmaram a sua presença e que… espero ver muitos mais por Coimbra! 😀
Para se inscreverem basta enviarem um email para [email protected]
© 2024 A Tasca do Cherba — Powered by WordPress
Desenvolvido por Anders Noren — Cima ↑
20 Novembro, 2019 at 17:04
Gostaria de poder estar mas é -me impossível..,
Mas espero que os Sportinguistas presentes ( pensando apenas Sporting…)
Consigam ajudar “ a descobrir” o remédio necessário “para curar” o Clube….
SL
20 Novembro, 2019 at 17:48
Repost:
17 Novembro, 2019 at 11:15
Responder
Bom dia a todos os tasqueiros.
Infelizmente não poderei estar presente neste tão importante evento para engrandecer o nosso Sporting. Faço votos de que tudo corra bem, que haja a afluência que o evento e o tema merecem e que nasçam grandes ideias para o futuro do clube.Partilho algumas ideias (boas ou más, fica ao critério de cada um):
– Criação de sessões de esclarecimento periódicas com membros da Direção (semestral? Trimestral?…). Um representante ou grupo em representação dos sócios e adeptos, reunia um conjunto de questões enviadas e votadas por estes (via site/app/blogue/etc.) e colocava-as presencialmente aos membros da Direção, sem ter necessariamente de ser em AG’s. As respostas deveriam ser enviadas aos sócios/adeptos via plataforma própria com registo obrigatório…
– A já debatida reorganização do modelo de eleições, nomeadamente a questão dos benefícios aos sócios mais antigos, que deve existir, mas sem que esse benefício seja o poder eleitoral por via de mais votos.
– O voto electrónico e acessível em vários pontos do país e estrangeiro.
– Criar o “Sócio scout” ou “Sócio-olheiro” ou “Sócio-Aurélio” ou algo do género. Os sócios do Sporting poderiam ter uma formação dada por técnicos do Sporting sobre como se avaliam/observam potenciais jogadores (seja para o futebol seja para outras modalidades!). Hoje em dia todos têm um telemóvel com boa câmara de filmar, todos vemos alguns jogos de clubes locais, etc. E poderia haver uma participação mais activa dos sócios ou adeptos, que poderiam passar informação ao departamento de prospecção sobre potenciais jogadores, para que os técnicos depois decidissem quem valeria a pena observar melhor e avaliar.
– Criação da figura de CEO. Se é para modernizar, o Sporting tem de ser gerido como uma empresa. O presidente deve ser a pessoa que representa o clube nos seus eventos, nas instituições (liga e federação), nos núcleos, e que veja “de cima” que todos no clube estão a cumprir com os valores e politica do clube. Ao CEO cabe assegurar uma boa gestão dos recursos de acordo com os princípios estabelecidos pelo presidente e em conjunto com os directores para as várias áreas: futebol, modalidades, hoquei… etc.
– Negociação de condições de apoio a claques. O apoio é muito importante, a realização de coreografias é fundamental para a criação de um ambiente de festa no estádio e isso deve ser valorizado. No entanto, tem de haver também penalizações para práticas que tragam prejuízos ao clube, seja à sua imagem, seja por multas por comportamento improprio ou em desacordo com as regras da liga ou associações de outras modalidades.
Por fim, (e isto é um desejo meu em particular, mas não tenho noção da sua viabilidade) acabar com o fosso do estádio. Se toda a área do relvado descer ao nível do piso do fosso, creio que o afastamento criado em relação ás bancadas permitiria o aumento destas até junto ao relvado, que é o que faz sentido num estádio moderno e aproxima o público do jogo! Aumentaria a capacidade do estádio, a qual certamente seria necessária depois de postas em pratica as excelentes ideias que certamente surgirão neste congresso!
Um abraço e boa sorte!
Se possível Cherba, vai fazendo um relato em direto dos acontecimentos.
20 Novembro, 2019 at 17:59
–> CEO é fundamental!!! Mais…. é preciso ter um CEO para as áreas não desportivas e entregar a “pasta” do futebol a quem perceba realmente do assunto!! Não basta ter um curso de treinador…. dizer que percebe de futebol e assumir o futebol…que é aquilo que se tem passado.
—> Voto electrónico para ontem!! Em eleições um Sócio que esteja na Austrália tem que ter os mesmos direitos que um Sócio que more a 50 metros de Alvalade!! E não me venham com a treta do voto por correspondencia….
—> Acabar com o fosso iria valer mais pontos que contratação do Cristiano Ronaldo.
Os árbitros vão à vontade GOZAR para a Alvalade! E não são umas “bocas” pós-jogo ou a escrever no facebook que se resolve o problema…
Basta os árbitros começarem a sentir a “respiração” dos adeptos… que a coisa fica menos má….
20 Novembro, 2019 at 17:50
Recebi o convite, que muito me honrou, mas infelizmente devido a afazeres profissionais e à distância do país nao me é possível estar presente.
Espero que seja uma discussão centrada unica e exclusivamente no Sporting e não noutra dicotomia qualquer.
SL
20 Novembro, 2019 at 18:19
Espero que se reúnem consensos e que se possa encontrar novos rumos e horizontes para o definitivo para sempre Paradigma do Sporting Clube de Portugal.
A conquista de titulos com competitividade permanente para alcançar essas metas.
A UNIÃO FAZ A FORÇA -Encontrar o caminho dessa mesma Unidade e Estabilidade somente em prol do nosso de todos nós Sporting.
Um clube para todos de todos para todos os Sportinguistas.
Somente com um Objectivo Levar o Sporting a GLÓRIA Desportiva.
Que se encontrem esses ideais.
Viva o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL.
20 Novembro, 2019 at 18:53
Já transmitiam era a coisa, parágente ir vendo/ouvindo. Não se consegue? Pergunta de ignorante. Através do youtube, por exemplo. Hein?
20 Novembro, 2019 at 19:09
Para quem está na Lapónia e for sócio do Sporting é tão fácil como pode votar ..
Espero que isto funcione
https://portal.oa.pt/ordem/historia/eleicoes/eleicoes-2020-2022/eleicoes-2020-2022-video-tutorial-sobre-o-voto-electronico-versao-actualizada/
20 Novembro, 2019 at 19:13
Gostaria imenso de ir, mas este fim de semana tenho compromissos desportivos desde sexta-feira até domingo, um campo de treinos de rcr, mas ao fim da tarde ou à noite virei aqui à Tasca para me inteirar do ocorrido, das ideias, das intervenções etc… Espero e desejo acima de tudo que seja o primeiro grande passo para salvarmos o Sporting Clube de Portugal … Agradecer ainda ao Cherba o e-mail…
VIVA O NOSSOOOOO SPORTING
20 Novembro, 2019 at 19:22
Amanhã sei se posso ir…
Haja guita e vontade para um dia:
Academia em Oeiras ou Odivelas;
Cidade desportiva junto ao estádio;
Acabar com o fosso;
Cadeiras verdes.
Para já…
Voto eletrónico;
Discrepância de votos;
Diretor para o futebol.
Para ontem:
Varandas ir à vidinha dele.
20 Novembro, 2019 at 20:01
Boas, o que eu espero é que tenha uma participação elevada e que seja harmonioso e produtivo.
Agradeço o convite, tanto por aqui, como por email mas não poderei de todo estar presente.
O meu input já foi dado no primeiro post.
Se alguém se propuser a relatar o evento… 🙂
Vai ser filmado? Disponibilizado à postriori? Penso que em directo pode ser contraproducente, mas espero que possa ficar para a posterioridade pelos bons motivos…
Um abraço e Saudações Leoninas!
20 Novembro, 2019 at 20:38
Se não fosse o meu menino la estaria também 🙂 mas nesta altura do campeonato não dá muito bem para ir para Coimbra com a família. Já vi que há representantes à altura mas teria tanto para dizer lol grande abraço e saudações a todos
20 Novembro, 2019 at 21:01
Adoraria participar, mas compromissos familiares não mo permitem.
Estou certo que será um grande evento e talvez o início de uma alternativa ou pelo menos de uma voz verdadeiramente popular no nosso clube, onde o papel das bases se tem resumido ao “paga e não bufes”.
SL
20 Novembro, 2019 at 22:07
Tantos posts cheios de conversa e na hora da conversa a sério…
20 Novembro, 2019 at 22:36
Tal e qual…
20 Novembro, 2019 at 23:25
há quem garanta que este tipo de acções é uma brincadeira para brincar às almoçaradas
21 Novembro, 2019 at 0:23
POr acaso não troquei galhardetes com ninguem, ainda, mas acho o motivo de poucos comentários é que muita malta já partilhou as suas ideias noutros posts anteriores acerca desta belíssima iniciativa. Não vou fazer copy paste do meu, estou fora do país mas espero que seja um evento cheio de ideias construtivas e um sinal de mudança a sério no clube iniciado pelos seus associados.
20 Novembro, 2019 at 22:45
Entao quando não há as habituais trocas de galhardetes entre os mesmos do costume , e este o número de comentários ?? Quando e para falar do que verdadeiramente interessa onde estão essas ideias ??? Concordo com tudo o que disse o Copo de 3, e por aí que acho que devemos ir . Dou aqui umas sugestões : 1- O caminho a ser definido não pode ser alterado pelos resultados desportivos ; 2- Se esse caminho for construir as bases de uma equipa de futebol com base na formação e contratações cirúrgicas , não há que ter medo de assumir isso , não prometendo títulos no imediato , mas criando a estratégia para daqui a uns o sermos e de forma consistente ; 3 – Perceber definitivamente que a nível financeiro não podemos estar dependentes de vendas de jogadores e de entradas na champions , o plano tem que ser sempre feito sem essas premissas e ajustar os custos nesse sentido , sendo obviamente esses custos os custos com pessoal . No caso da venda de jogadores e entrada na champions , receitas extraordinárias , o investimento na equipa não pode ser um all in , mas sim um investimento progressivo até ser uma constante ser campeão e ir a champions . 4 – Todos os sócios têm que estar conscientes do caminho traçado e tem que se assumir que poderemos estar uns anos sem lutar pelo título ; 5. Não vender ilusões , “ vender” ideias . 6. Ainda no futebol o maior fatia de investimento tem que ser no treinador , um treinador que não deixe qualquer dúvida ao adepto comum da sua qualidade , um gajo com curriculum , com quem até seja mais fácil fazer as tais contratações cirurgicas por os jogadores querem vir trabalhar com ele . 7. Um director de futebol que perceba efectivamente de futebol , um gajo com conhecimentos no estrangeiro , bem visto , com discurso motivador e agregador, que defenda o clube protegendo a exposição de treinador e presidente e CEO; 8. Todos os anos deve ser feito um orçamento para o ano seguinte e ser cumprido à risca , com uma gestão profissional , que só um gestor com provas dadas poderá ter capacidade de fazer, fartos de amadores estamos nos . Um gajo que perceba de finanças , um gajo que consiga resistir às pressões que o presidente poderá ter para contratar este ou aquele jogador fora do orçamento previsto. 9. Um scouting cada vez mais profissionalizado , com gajos em diversos países a trabalhar . 10. Um verdadeiro embaixador da marca sporting no estrangeiro . Um gajo próximo dos grandes clubes europeus , com nome internacional . 11. Investimento quantificado e descriminado na academia com conhecimento dos sócios . 12. Face ao mercado português as receitas operacionais pouco podem crescer . Mas há formas de ir buscar receitas ao estrangeiro com boas ideias e parcerias ; 13. Definir claramente e assumir isso perante os sócios qual vai ser o relacionamento com agentes , comunicação social , órgãos de poder , etc. definir quem vai ser a pessoa responsável por essas relações .14. Orçamentos para as modalidades equilibrados e que permitam lutar todos os anos por títulos . 15. Tratar do naming do estádio . 16. Tornar o clube atractivo para investimento estrangeiro na SAD, sem nunca perder a maioria , definir como fazer isso que ideias para isso . Etc etc
20 Novembro, 2019 at 23:39
Temos ai uns pontos em comum.
No geral concordo.
ps: Só acho que com parágrafos é que era melhor para ler.
21 Novembro, 2019 at 7:12
Stalley escrevo no telemóvel , sempre um pouco a pressa , torna se mais difícil colocar fazer os parágrafos . Se fosse no computador naturalmente que os faria .SL
20 Novembro, 2019 at 23:31
Gostava de ir mas infelizmente é impossivel. Espero um relato ao minuto do que se vai lá passando 🙂
21 Novembro, 2019 at 0:00
Uma live no youtube já dava…
Mas é complicado.
21 Novembro, 2019 at 0:12
Isto, ou no FB tb…
20 Novembro, 2019 at 23:41
Estou a leste quanto a isto.
Alguém sabe dizer-me quais os nomes por detrás desta iniciativa?
Convinha que qualquer passo em frente fosse dado por pessoas que não tivessem qualquer ligação ao passado.
Nenhuma. Nem BdC, nem croquetes requentados.
Gente nova e de um pragmatismo implacável.
Votaria nesses.
20 Novembro, 2019 at 23:59
Ligação em termos de estrutura certo?
Porque apoiantes “comuns” deve haver muitos.
Quanto a quem está por trás, parece-me que isto é malta Sportinguista das redes sociais com alguma “voz”.
Posso estar a inventar, mas é o que parece já que vi muitos a partilhar, o cherba foi dos primeiros, tal como a malta que faz o Podcast160.
Parece-me bem.
21 Novembro, 2019 at 7:38
O que importa os nomes das pessoas?
Se entrares na página do movimento (dá mais trabalho, eu sei) vês logo o primeiro pilar:
“O Movimento não é contra nem a favor de Conselhos Directivos actuais ou passados. É a favor do Sporting e dos Sportinguistas”
Isto é um congresso para debater IDEIAS, não para derrubar ninguem. Aliás, isto é um congresso para substituir algo que foi cancelado pelo actual CD. Logo o que se irá passar aqui é na sua essência o que se iria passar no congresso que foi cancelado. Excepto a presenca dos croquetes, pois esses não irão pagar 20 euros para estar presentes em algo do “povinho”.
21 Novembro, 2019 at 0:10
Malta, confesso ter pouca confiança em métodos de voto eletrónico, desconfio ser mais fácil falsificar resultados nestes sistemas.
21 Novembro, 2019 at 7:32
Sim, por um lado é, mas penso que o pessoal confunde um pouco voto eletrónico com voto à distância.
Eles querem votar sem ser em Alvalade, para mais pessoas poderem participar.
Não importa se é eletrónico ou se é fisico mas noutras localizacões.
Eu já sugeri que se organizem uns quantos nucleos de uma região e numa zona central facam uma sessão onde podem votar os sócios de forma presencial.
Quando a tecnologia estiver mais desenvolvida poderia-se então passar a voto eletrónico presencial. E no final passariamos ao voto eletrónico à distância. Um passo de cada vez para garantir a transparência.
21 Novembro, 2019 at 0:10
Excelente iniciativa.
Quanto à presença neste evento, sou sincero. Nesta fase da minha vida e com a desilusão de ver o Sporting neste estado, também à conta dos próprios sportinguistas (nem todos, mas um já é demasiado), há algo que sei que não farei: abdicar de um raro fim de semana de lazer em família por terras alentejanas. Odeio emparelhar com todos estes comentários de “fazem bem mas não posso ir” mas sinto-me obrigado a comentar, a pelo menos não fingir que nem vi o post. Estou demasiado cansado deste circo, deste futebol, desta justiça, desta podridão que grassa no país. Não o farei, mas admiro muito quem o faz, em iguais ou diferentes circunstâncias das minhas. Eu não sou capaz de demonstrar esse acto de sportinguismo, admito, sinto obrigações maiores, familiares, mas envio todo o meu respeito a quem organiza e participa nestas iniciativas. Carreguem o estandarte pois, rendam os que estão cansados para que este nunca caia.
21 Novembro, 2019 at 7:50
Com filhos pequenos, é impossível ir a Coimbra, mas acredito que há aqui ilustres participantes que, encarnam o que eu acredito ser, o futuro para o Sporting.
21 Novembro, 2019 at 8:22
As minhas propostas, sacadas de um post anterior:
No entanto, há um factor que me agrada bastante e que sempre defendi, a limitação orçamental à dívida existente, definida, em sede estatutária.
Enquanto existir divida financeira, seja ela bancária ou de obrigações emitidas, o orçamento deveria ser inferior aos 80% da receita prevista para o exercício, até que, todas as dívidas sejam liquidadas.
Proibir a utilização de receitas futuras, que excedam o mandato da administração em vigor.
Embora seja frontalmente contra, sugiro o seguinte em nome do pacificação do Sporting:
Revisão estatuária 1 sócio, 1 Voto.
Substituição de todos os cartões de sócio por cartões Smart Card, tipo cartão de cidadão.
Voto electrónico através de leitor de Cartões Smart Card e respectiva aplicação de certificação.
Voto pode ser exercido por qualquer sócio que tenha este dispositivo e aplicação instalada, na AGE, nos núcleos e filiais, que têm de ser previamente equipados.
5 Anos de sócio ininterruptos para ter direito a votar.
Janela de 24h para exercer o direito de voto.
SL