Foi com um misto de revolta e tristeza que tomei conhecimento de um documento emitido pelo CD do SCP sob o título “Visão estratégica 2020-2022 – Regresso ao Futuro”.
Essa revolta e tristeza é tão maior quanto, qualquer sócio que acompanhe com maior acuidade a vida económica do clube, verifica que os dados transmitidos se encontram desfasados da realidade plasmada nos documentos oficiais do Clube e da SAD.
E se é criticável a falta de informação credível adequada com que este CD tem brindado os sócios a “emissão panfletária ”de dados sem consistência e fiabilidade, que o mesmo é dizer não consentânea com a verdade é duplamente criticável e deve merecer por parte dos sócios uma severa repulsa a tal comportamento.
Sendo assim, não se alcança o objetivo e finalidade de tal mensagem, porquanto evidência que os seus “autores” tão pouco tiveram o cuidado de a suportar em dados constantes dos respetivos relatórios devidamente auditados e aprovados.
Chateia-me e não tolero a forma simplista como manipulam a verdade, de forma descarada e intolerável, como facilmente se evidencia de tal documento, querendo fazer de todos nós uns “mentecaptos/acéfalos” bem como um alvo de chacota no meio desportivo e social.
Mas ainda mais revoltante é que alguns órgãos de comunicação social destituídos de verticalidade e em total falta de escrutínio e contraditório se proponham ao frete de “espalhar ao mundo” tão ridícula situação e de alguns dos “novos pajens “, serodiamente, chegados ao CD do Clube, se lancem de um “pedestal” a anunciar a “boa nova” reforçada por mais uma aparição “televisiva” do mais alto responsável, sufragando a “cartilha” que alguns lhe forneceram, bem sabendo estes que a mesma não é conforme com a verdade, e que os fatos, a breve trecho, irão evidenciar de forma clara e evidente uma “covinada”.
Nesta abordagem, e enquanto tento arranjar tempo para abordar outras informações contidas no documento que são um verdadeiro atentado à verdade e à inteligência e respeito de todos os sócios, irei refletir sobre uma “balela” que consta da folha nove de tal “epistola” onde se pode ler a seguinte bravata:
“Apesar das dificuldades de tesouraria e da enorme instabilidade causada pelo Ataque de Alcochete (e período subsequente), o Sporting CP conseguiu, nas 2 últimas épocas, assegurar vendas líquidas de compras num valor superior ao total acumulado dos 10 anos anteriores, sendo a nível mundial o 3º clube com maior receita. Em 2019/2020 o Clube atingiu o valor recorde de 92,3 milhões de euros (valor que inclui a contratação do treinador Rúben Amorim)”.
Lido e relida a mensagem, dela se colhe que a mesma é TOTALMENTE contrária, diremos mesmo, é a antítese da mensagem que este CD vem clamando há dezoito meses, assente na trilogia: “Alcochete”; “herança pesada” e “enorme deficit de tesouraria”.
Cria-me confusão – talvez por deficiência de formação em números, porquanto o que faço são umas contas de “merceeiro” – quando algum elemento de uma organização me fala em deficit de tesouraria, enquanto conceito que engloba as atividades das contas a pagar, contas a receber, fluxos de caixa e aplicação de recursos financeiros, captação e aplicação de recursos financeiros.
Em todas as organizações, por razões endógenas ou exógenas, expetáveis ou não expetáveis, as tesourarias sofrem problemas operacionais que exigem medidas de correção.
A questão é se essas medidas tem necessidade de levantamento de fundos externos à organização , criando divida ou, se por outro lado, a sua correção se pode fazer em termos de recurso aos ativos do balanço, o que parece ser o caso do atual conselho diretivo.
Retomando, o CD para suportar e dourar a “pilula” vai ao ponto de dizer que é o “melhor da cantadeira” nos últimos dez anos colocando-se em terceiro lugar, num ranking mundial de clubes, no que tange a receitas.
Depois, não se entende nem percebe a manifesta falta de seriedade intelectual e de respeito pelos sócios, evidenciando uma total “libertinagem” a utilização de dados não conhecidos, auditados e aprovados pelos sócios e auditores 2.
E muito menos a referência “inclui Rubem Amorim” ao nível mais baixo da retórica e propaganda balofa.
Isto porque não são explicadas as métricas de valor ali alocadas. Qual o montante em causa? Inclui juros ou outras obrigações decorrentes da operação?.
Mas retomemos à “balela” que está suportada no seguinte gráfico:
ESTE POST É DA AUTORIA DE… João Gaspar
a cozinha da Tasca está sempre aberta a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
22 Maio, 2020 at 9:08
A mim ninguém me engana. Estou aqui firme e hirto a ver como param as modas. Na altura certa darei com a manchada na cabeça de quem entender, nunca na minha vida, abdicarei da maioria da SAD. Quanto a estas movimentações de mercado no futebol é nas modalidades, vou esperar para ver e tirarei as conclusões na altura certa. Sou paciente, mas serei intransigente. O que vi desta Direcção foi muito mau, mas serei sempre Sporting.
22 Maio, 2020 at 9:34
Firme e hirto a ver o que isto dá?! Ao fim de 2 anos ainda precisam de esperar para ver?
Quando é que vão perceber? Quando fecharem a porta?! Aí vão rasgar as vestes?
22 Maio, 2020 at 14:44
São estes “firmes” que seguram os croquetes. Dois anos de ruína total nas ainda vai esperar para ver.
Pobre alminha e pobre Sporting.
22 Maio, 2020 at 10:46
”A mim ninguém me engana…”
AHAHAHAHAHA
😀 😀 😀 😀 😀 😀 😀 😀 😀 😀 😀 😀 😀 😀 😀 😀 😀 😀 😀 😀 😀 😀 😀 😀 😀 😀 😀 😀 😀 😀 😀 😀 😀 😀 😀 😀 😀 😀 😀 😀 😀 😀 😀
22 Maio, 2020 at 14:45
Delícia!
22 Maio, 2020 at 14:26
Isso.
Dois anos após o golpe e o Clube no estado em que se encontra ainda vais esperar para ver o que dá.
Hilarious.
22 Maio, 2020 at 14:45
Ainda gostava de ver o que o Chico terá dito na fase final do primeiro godinho. Os sinais da catástrofe eram menos evidentes.
22 Maio, 2020 at 16:32
Pereira Cristóvão
22 Maio, 2020 at 15:08
Mas há uma solução, é voltar a pagar as quotas e não aprovar o relatório e contas, ou tentar!!
É uma medida drástica e o clube pode ficar numa posição muito delicada, mas eles também ficariam…para mim é o último recurso!!para ser usado em desespero só, mas é uma solução…
22 Maio, 2020 at 15:26
Bom … estas contas do post referem-se à SAD e não ao Clube.
Os sócios apenas se pronunciam sobre as conta do Clube.
Embora eu seja de opinião que, sendo o SCP o sócio maioritário da SAD, os Orçamentos da mesma deveriam ser previamente submetidos a aprovação da AG do SCP.
SL
22 Maio, 2020 at 18:54
Pensei que estava sujeito a aprovação do clube…afinal não, não faz sentido algum já que é o clube que a gere…
Tá visto que no que toca a sad fazem o que bem entenderem mesmo que prejudique o clube…
22 Maio, 2020 at 9:09
Ena… Isto tem qye ser lido com atenção!
Z
22 Maio, 2020 at 9:25
Gabo a coragem de quem conseguiu (e consegue) ler o que quer que seja emitido por estes atrasados mentais.
Antes de mais, obrigado pela partilha e opinião sobre os temas abordados, li com atenção.
Neste momento, tudo o que vem dali já vem com uma etiqueta. Até podiam lá ter uma frase verdadeira, mas chega aqui como “areia para os olhos”.
É o que temos e é com isto que temos de levar (infelizmente) até às próximas eleições.
22 Maio, 2020 at 9:33
Obrigado pela análise!
De facto a mentira é evidente.
Eu já dei para este peditório…até post já fiz com as contas do Sporting. Quem ainda não percebeu o buraco em que esta direcção nos enfiou financeiramente e que esta direcção está a fazer desaparecer milhões atrás de milhões, nunca vai perceber. Provavelmente vai ver o clube falir e continuar a achar que isso se deve a Alcochete e à herança pesada…
22 Maio, 2020 at 9:38
A pandemia que teve de bom foi nos Poupar a vergonha da época desportiva do Sporting e não haver presidente durante 2 meses. Ficou a prova que o nada é melhor do que o presidente varandas. Agora que começou o desconfinamento, volta um presidente que enquanto éramos brindados a cada semana com vergonhas dentro das 4 linhas, a política era o silêncio. Agora após esta paz conquistada pelo pandemia, vem a 2a vaga do presidente coragem, mais forte e mais assertivo sobre a destruição do património da marca Sporting.
22 Maio, 2020 at 9:46
Qual é a fonte desses exceis? Faltam uns nomes aqui e ali.
O panfleto refere como faz as contas?
22 Maio, 2020 at 10:20
Caro sócio
São os nomes que constam dos relatórios e contas. Todos os dados utilizados foram dali recolhidos
22 Maio, 2020 at 15:35
E talvez seja ainda de salientar que as vendas realizadas por estes anormais, se referem todas a venda de activos adquiridos pela anterior Direcção e, ou negociados em reconhecimento de posição de fraqueza (rescisões), ou vendidos em clara subvalorização (Raphinha, Thierry Henry, Bruno Fernades) ou mesmo desvalorização (Demiral, Domingos Duarte, Bas Dost, Mama Baldé, Matheus Pereira).
Ou seja: fizeram muito menos do que apregoa e muito à custa do trabalho dos outros.
SL
22 Maio, 2020 at 15:45
Caro Álvaro lá está o que digo: quem cabritos vende e cabras não tem ..
Mas os numeroso devem ser mais avassaladores … esperemos (talvez sentados) pelo 3º Trim (nem o BF os salvará …)
22 Maio, 2020 at 16:09
Sim e o dinheiro do BF “aparece” nas Contas mas não nas bancárias do Clube, uma vez que o pagamento só será feito em Junho de 2021. Como já li que pretendiam “financiar” a sua antecipação, isso quer dizer que ainda haverá juros para reduzir ao velor real da venda (que ainda estamos por saber qual terá sido após deduzidos os “custos de transacção” – trad: comissão ao JM).
Um abraço e SL
p.s.: obrigado pelo post esclarecedor; fico a aguardar com expectativa o resto da análise.
22 Maio, 2020 at 9:55
Varandas é um doente mental, mentiroso compulsivo, cleptomaniaco, narcisista, egomaniaco, incompetente e inimputavel.
Buldozer do Sporting.
Sempre a subtrair.
E a encher os bolsos, sem um pingo de vergonha.
E ainda ha gente a pagar para ver.
22 Maio, 2020 at 11:00
Não diria doente mental, mas sim doente moral..
22 Maio, 2020 at 10:37
Dizem que o passivo já vai nos 324 milhões!
Isto depois de se venderem os melhores jogadores do plantel, de receber o dinheiro das rescisões, antecipar 60 milhões da NOS e ainda o EO de 26 milhões!??! Que fizeram ao dinheiro???
Já agora, onde estão as contas consolidadas do grupo Sporting?
22 Maio, 2020 at 10:44
Eu dava-te 3 opções mas acho que só precisas de 1….
22 Maio, 2020 at 10:54
Respostas possíveis:
a) na quinta do Patiño em Cascais
b) na zona do Marquês de Pombal
c) investido em clinicas de fisioterapia em Lisboa
d) depositado em bolsos de amigos e/ou agentes
e) todas são verdadeiras
22 Maio, 2020 at 10:58
Lá está…basta 1…
Apesar disso penso que o Jorge Mendes merece uma opção à parte de amigos e/ou agentes….
22 Maio, 2020 at 11:13
O Sporting paga ao Jorge Mendes, o Jorge Mendes paga ao Varandas. Dinheiro vivo. Em offshore. As casinhas são a ponta do iceberg, os luxos visiveis dos quais o enfant terrible não abdica. Disso, do tira gabardines e do fecha braguilhas.
22 Maio, 2020 at 11:02
Por antecipar 60 milhões da NOS e fazer ainda o EO de 26 milhões é que o passivo já vai em 324M.
22 Maio, 2020 at 11:27
Mas ambos eram para pagar passivo….se bem te recordas da conversa….o Zenha até disse que é incrível como deixaram valores a pagar nas contas de fornecedores (vá…isto agora tem mesmo graça….).
Aliás…segundo o Varandas…o EO era para pagar 30M de passivo e até foi completado com a venda do RP por isso nessa operação devia ter diminuído o passivo…
22 Maio, 2020 at 12:00
60 M factoring
26 M EO
50 M compras
—————————-
*** M
+ o défice de tesouraria
+ os salários dos jogadores
+ os salários da estrutura
+ as indemnizações
é sempre a somar. Ou sumir.
22 Maio, 2020 at 12:19
É isso mesmo…sempre a sumir…
22 Maio, 2020 at 12:02
Ainda na última entrevista o vigarista pior que lampião Varandas confessou que logo que entrou na casa das máquinas tratou de pagar todas as “dívidas” ao chefe Jorge Mendes. Mesmo aquelas (todas?) não refletidas nos R&C e que a Gestifute nunca se dignou de exigir judicialmente. As prioridades do cabrãozito ficam bem expostas.
Não contente, o vendilhão traidor ainda dá toda a entrevista a falar como se fosse um assalariado do Mendes definindo como objetivos do SCP formar e vender jogadores e treinadores para o carrossel em vez de conquistar títulos, angariar sócios e engrandecer o Clube.
Deixa-se enganar por estes ladrões quem quer e quem se aproveita.
22 Maio, 2020 at 11:09
Esses números são algo subjectivos, faltam jogadores, faltam taxas de empréstimo mas contam com renovações, há martelanços em ambas as colunas.
Mesmo assim, montante de aquisições em 3 anos:
55M
50M
45M (aqui, já “falidos”)
Para lá da questão financeira, há a questão desportiva. Contratações a rodos, total renovação do plantel.
Isto é comportável?
22 Maio, 2020 at 11:18
Não foi por falta de aviso.
Só tem o cu esburacado quem quis
22 Maio, 2020 at 11:33
😀
22 Maio, 2020 at 11:33
O problema é que o clube é que está a ser fornicado também…
22 Maio, 2020 at 11:39
Deve ser falta de café, mas ainda não entendi o que são “vendas de compras”, e em abono da verdade, também acho este artigo e a descrição aqui feita dos dados e das grelhas muito confusa.
A única certeza que tenho é que estamos entregues a amadores do improviso e a entusiastas da bazófia mal ensaiada. Mas para isso não preciso de 20 gráficos.
22 Maio, 2020 at 13:00
A brincadeirinha enganadora daquela espécie de documento “Visão estratégica 2020-2022 – Regresso ao Futuro” é UMA AUTêNTICA VERGONHA e um atentado ao SCP!
farto destes “filhos de um gigantesco comboio de putas lampionico”.
22 Maio, 2020 at 12:04
Boa análise, contudo irrelevante!
Todos sabemos que a criação da comissão transitória da MAG, foi o maior atentado ao clube.
Nada, mas mesmo nada que este CD faça, será tão lesivo.
22 Maio, 2020 at 12:08
O resto é arroz e esfreganço de Egos. Agora já está, já está!
22 Maio, 2020 at 13:22
Sim.
Foi tudo feito com base em profundas ilegalidades quer dos estatutos do próprio clube, quer até depois com influência de alguns do próprio poder judicial, como agora se pode bem verificar com a autorização do Conselho superior do MP ao vice-presidente da AG do SCP João Palma, a continuar a exercer funções no clube, completamente ao arrepio da Lei da República Portuguesa.
Eles todos sabem bem das ilegalidades que cometeram e continuam a cometer.
Os danos são já irreparáveis.
SL
22 Maio, 2020 at 13:27
Já nem tenho paciência para estes gajos…
Esta Direcção é para sair e está tudo dito!
É óbvio que não fazem tudo mal mas estão a anos luz de serem competentes e estarem a fazer um trabalho sequer aceitável. A comunicação é horrível, errática, mistura cebolas com laranjas, e, pior, por vezes é simplesmente trafulha.
Tenho pena de dizer isto mas é o que acho. Com estes gajos não vamos lá…
22 Maio, 2020 at 15:26
Tejo Tejo, quem te vê e quem te viu!!!
22 Maio, 2020 at 18:31
Está em lay off. Ahahaha agora pode dizer as verdades
22 Maio, 2020 at 13:59
Nem com estes nem com nenhum outro, digo eu.
Não há volta a dar, ou temos uma continuidade deste sporting, gerido por interesses pessoais acima do amor ao clube, ou temos um maluco a tentar combater esses indivíduos em prol do renascer do clube.
Claro que esse indivíduo, essa 3 via nunca vai aparecer.
Sabe bem o que lhe espera.
A coisa vai ficar assim, até ao desânimo completo dos sócios e simpatizantes.
Se tiverem um mínimo de capacidade, conseguem manter vivo o hospedeiro durante uns tempos, o suficiente para ir tirando os seus proveitos.
22 Maio, 2020 at 14:46
Não faltam é tolos para enganar.
É manter a panificadora Cofina a carburar que há muito burro e tolo para alimentar.
22 Maio, 2020 at 15:54
Muito infelizmente, duvido que o Sporting não seja um clube condenado a irrelevância. Será um histórico, nas que não conta para o totobola.
Não há volta a dar.
Espero (muito sinceramente) estar enganado.