Isto da palmadinha nas costas a dizer “Quase” e “Para o ano é que é!”, não me provoca nenhum friozinho na barriga. Pensar que depois de todas as semanas em que foi enaltecido o nosso tão gigante andebol. chegámos ao fim com um sabor amargo mas com a certeza que este jogadores apenas baixaram a cabeça para beijar o símbolo que trazem ao peito.
Um dos pontos que me faz dormir que nem um bebé, é que não perdemos nada. O campeonato foi para o Porto pela hexaésima vez porque têm vindo a demonstrar altos níveis de qualidade, ainda mais premiada com a chegada à Champions esta época, o que logo aí passou a pressão da “tocha olímpica” para os lados deles. Claro que não digo que nunca nos poderíamos bater cara-a-cara por serem excessivamente superiores e isso viu-se até ao fim do campeonato e nos dois troféus que conquistámos.
Agora o que fazer à moral e à pressão? Para já, pressão não temos nenhuma e o espírito de grupo mantém-se. Também a moral só tende a ser fermentada à medida que os jogos passam porque vendo bem o que fizemos na EHF e, já depois de termos limpo 2 taças, o nível manteve-se e até cresceu de jogo para jogo. Falarmos que perdemos porque houve um jogo menos bom aqui ou ali, em dada altura da competição, é relativo porque em muitos, que seria certa uma não-vitória há uns anos. O Sporting superou muitos adversários mas sobretudo superou-se a si próprio.
É por termos a moral a rebentar pelas costuras e a pressão em níveis razoáveis que vejo com bons olhos a próxima época. Dá-me para comparar com um campeonato da Europa de futebol em 1992 em que a Dinamarca (Avé Schmeichel) que estava fora pontualmente foi chamada a substituir a Jugoslávia e os jogadores que se preparavam para queimar a virilha numa qualquer praia sulista, entraram sem preparação física, fizeram uma fase de de grupos a roçar o razoável e no fim foram reis do mais velho continente do mundo. Não acontece sempre, mas aí a pressão era inexistente e a moral foi crescendo à medida que o tempo passava.
O Porto tem o 6º campeonato consecutivo, agora que aguente. O Sporting em nada foi inferior e daqui a uns meses começamos uma fase em que já toda a gente se conhece. Já se diz que no norte o Wilson Davyes e o Gilberto vão pregar a outras freguesias e no Sporting também deve também existir um ataque forte a algumas peças fundamentais que se tenham destacado ao longo do último ano. É aqui que acreditamos na estrutura e não nos interessará que os adversários fiquem mais fracos porque para o ano… vai ser a partir tudo!
Deixo novamente um grande obrigado ao capitão Ricardo Dias que no fim rematou “Joguei no clube que sempre quis”, um Welcome Back ao Bosko que nos fará mais fortes (defensivamente) para a próxima época. Um “Boa Sorte” aos 5 leões que integram o estágio da Selecção Nacional – Candeias, Solha, Portela, Bruno Moreira e Fábio Magalhães – e um Óscar de Leão a todos os que aderiram (e ainda vão aderir) ao Missão Pavilhão.
Embora soubesse que a única hipótese que nos interessava na última jornada seria o Benfica não ir ao Porto (mais uma vez) para os ver festejar acreditei até ao fim nos nossos jogadores e staff e considero-os, apesar de tudo, campeões!
A finalizar… Andebol é altamente! Praia é genial! Se pensas que já viste tudo sintoniza agora as EBT Finals 2014 na Grécia! Os campeões portugueses Raccoons D’Areia já por lá andam a espalhar magia por isso é hora de beber uns canecos e apreciar piruetas. Dados os compromissos profissionais Rui Silva e Pedro Portela não os podem acompanhar porém, têm por lá a alma e quem aprecia andebol não deixará certamente escapar um bom espectáculo na areia, com umas boas imperiais na bancada e umas divas em biquini a espalhar charme enquanto o andebol estiver a descansar.
Só coisas boas, portanto!
Texto escrito por Verde, logo Existo! (As Redes do Damas)
*às sextas, a bola encolhe. E passa do pé para a mão e do relvado para o pavilhão, dando ao nosso Andebol o destaque que ele merece.
30 Maio, 2014 at 13:18
Senhores, desculpem o off-topic (se calhar nem é tanto)
Confesso a minha inabilidade informática, mas depois de procurar no site não encontrei nada para contribuir online para a Missão Pavilhão. É possivel?
30 Maio, 2014 at 13:26
https://missaopavilhao.pt/
30 Maio, 2014 at 13:39
O que é que se passou no site?? tá todo marado… só 343 pessoas é que contribuiram??
30 Maio, 2014 at 13:53
Pode parecer “pouco” mas 3341 pessoas já contribuíram com quase 150 mil euros.
As pessoas que foram diretamente à loja também fazem parte dos 3341 ou é separada a contagem?
30 Maio, 2014 at 14:21
Muito obrigado Cherba
30 Maio, 2014 at 13:59
O Tiago Rocha saiu para a Polónia.
Seria interessante manter esta estrutura, e claro, reforçá-la. O Porto já anda a pescar por aqui e por ali, mas substituir o melhor 1ª linha português não é assim tão fácil. Ainda mais, a força deles vem do facto de jogarem há muito tempo juntos, e terem entranhado o excelente trabalho do Obradovic, que tem razão quando diz que o Porto “obrigou” os outros a correrem mais.
Depois há os outros “assuntos” mas agora não vale a pena falar nisso…
30 Maio, 2014 at 14:07
Já é do foro público para onde vão alguns dos melhores jogadores do Porto… Davies e Spínola à cabeça.
30 Maio, 2014 at 14:29
Para onde vão??
30 Maio, 2014 at 14:50
http://www.modalidades.com.pt/andebol/4993-pedro-spinola-no-sporting-atleta-garante-que-e-pura-especulacao
30 Maio, 2014 at 15:06
Esperemos que sim…
30 Maio, 2014 at 21:51
Spinola vem para o Sporting
30 Maio, 2014 at 14:09
Este campeonato é perdido no resultado com o Benfica em casa e na forma como Benfica perdeu em casa com o Porto, algo que pareceu ser para os apanhados. Foi pena.
30 Maio, 2014 at 15:26
Não lhes ganhámos um confronto directo na 2ª fase. Bastava.
30 Maio, 2014 at 14:41
Foram grandes estes nossos campeões! Foi pena termos perdido, se não me engano, em casa com os porcos e a vitória dos mesmos na lixeira de forma caricata.
30 Maio, 2014 at 15:30
Adoro andebol. Sempre fui um gajo esquisito, pois para além do futebol, a malta queria era basket, e quanto muito, volei (em especial na praia). No liceu bem perguntava ao profe quando começava a temporada de andebol, mas nada… na rua, era difícil encontrar 14 mecos que quisessem fazer umas jogatanas.
Acompanhei a modalidade desde cedo, o meu pai foi seccionista no Belem, tive o prazer de privar com grandes jogadores e treinadores, como por exemplo o grande Manuel Brito, via os jogos todos do Belenenses, tive a oportunidade de ver a ascenção de um clube de Braga com um nome esquisito que ninguém conhecia, vi o andebol cair a pique devido a questões políticas que se fossem no mundo da Bola davam quase que intervenção da Troika, e posso dizer que um dos maiores prazeres que tive este ano foi ver o Sporting jogar na Hungria; contra uma equipa a sério, num pavilhão que vibra, num país onde a modalidade é levada a sério.
E era só isto.
30 Maio, 2014 at 22:03
Amigo Nuno somos dois a adorar o andebol, cheguei a jogar no Sporting 9 epocas, inda hj tenho esse bichinho por este grande desporto
30 Maio, 2014 at 16:37
O NOSSO SCP esteve muito bem ao longo da época. Orgulhoso dos NOSSOS LEÕES! Um brinde a todos eles!
30 Maio, 2014 at 17:01
Assino por baixo,
Relativamente à próxima época e em relação aos quatro primeiros:
porto – Rumores de diversas saídas, Gilberto Duarte(LE), Wilson Davies(Central), e agora Pedro Spinola(LD), e Tiago Rocha(Pivot), e vamos ver com serão resolvidos os Cubanos, se ficam, se serão outros, muitas dúvidas uma certeza a qualidade vai baixar;
Sporting – Saída de Ricardo Dias e entrada de Bosko, de longe o clube mais estável quase tudo se mantêm, temos tudo para começar na pole-position desde que o Rui Silva não se deixe tentar por um projecto no estrangeiro, tentar aumentar a profundidade do banco, talvez não seja possível por constrangimento financeiro, vamos aguardar;
benfica – Existe um grande mal-estar entre adeptos e equipa, as principais criticas vão para o enorme orçamento sem resultados desportivos condizentes, fala-se em cortes de 20% orçamento,vamos ver qual será a decisão politica da direcção. Saiu o Treinador, está a pode ser uma boa notícia para eles, fala-se em Paulo Faria(?) ou um técnico estrangeiro, fala-se na saída de Carlos Carneiro. Independentemente do se passar têm tudo para melhorar, mas têm mil e um trabalhos por fazer;
O ABC, mais do mesmo deverão perder jogadores, irão subir outros mais jovens, e outros que já encontram por lá terão mais tempo de jogo. Provavelmente o seu rendimento irá decrescer.
30 Maio, 2014 at 17:49
Era bom que o Nuno Gonçalves não fosse para o Porto porque é uma das grandes promessas do andebol nacional! Mas enfim, para o ano é tudoooo nosso!
30 Maio, 2014 at 19:08
Dá gosto ler as crónicas do companheiro Verde-Logo-Existo, a quem saúdo por ser alguém que percebe e gosta da modalidade. Pela perspectiva de um sportinguista, melhor ainda.
O Sporting não trabalha bem apenas no futebol. O nosso Clube ama o desporto, e faz um trabalho fantástico em tudo o que pratica. Não tínhamos piscina própria, mas desde que pudémos inaugurar uma, ainda no antigo estádio, o SCP apareceu logo a fabricar atletas, a disputar os lugares cimeiros, a bater records e a conquistar campeonatos; o judo foi introduzido há pouco tempo, mas já ganhamos campeonatos, e temos atletas a conquistar medalhas no plano internacional; no Atletismo os ultimos 2 anos foram abaixo daquilo a que estamos habituados, mas também a nossa hegemonia já era fastidiosamente longa, e agora tenho a certeza de que o futuro já está a ser preparado; e no Andebol, temos visto o Clube a apostar em valores jovens e seguros como Rui Silva, e a consolidar um trabalho que tem vindo a dar frutos. Ricardo Candeias foi uma excelente aquisição, e para aqueles que viram na saída do Hugo Figueiras uma perda irreparável, provou-se que o departamento é muito competente e soube com prontidão responder a essa saída, e até ficá mos a ganhar com a troca. A mensagem de despedida do Capitão Ricardo Dias foi algo de comovente, e eu se também fosse facebooker clicaria várias vezes no botão do “Espantoso”. Não é à toa que tantos dizem que o nosso Clube é diferente… Não sei se há mais algum onde se veja algo como se vê na foto que ilustra este post: o Mr Frederico Santos vibrando com a bandeira do Sporting ao alto.
Parabéns a todos o briosos atletas do Andebol Sportinguista pela brilhante época e pelos fantásticos momentos de bom andebol que nos proporcionaram.
A próxima época vai ser ainda melhor. Eu acredito na conquista do campeonato.
SL