Bola na Rede [BnR]: Olá Zé Pedro. Começamos pelo passado recente: como é que soubeste do interesse do Sporting?
Zé Pedro [ZP]: O Silas tinha acabado de rescindir com o Belenenses e nós restantes membros da equipa técnica ainda estávamos por resolver. Foi muito rápido, o Silas rescindiu, ouviu-se que o Leonel Pontes não ia ficar no Sporting e que havia interesse em Pedro Martins, Abel Ferreira, Leonardo Jardim e depois nós vínhamos em quarto. Pensei: não estou a ver o Abel a sair de onde está, o Pedro Martins também não. Ou o Leonardo Jardim vai e faz as coisas como ele quer ou não pega no Sporting como as coisas estão. Entretanto estou a pensar nisto e liga-me o Silas “Eh pá, preparem-se que eu acho que é mesmo”.
BnR: E tu?
ZP: Eu disse “Se é para ir, então vamos já!”. Depois foi uma questão de dois dias.
BnR: Foi fácil chegar a acordo?
ZP: Sim. Nós estávamos desempregados e depois uma oportunidade de treinar o Sporting… só poderia ser fácil. Até mesmo em termos de valores seria fácil nós chegarmos a acordo. Foi muito rápido, o Silas na 3ª-feira diz-nos para estarmos preparados porque podia ser a qualquer momento e na 4ª-feira antes do almoço ligou-me, porque eu conheço o Hugo Viana, e disse “Zé, o Hugo Viana ligou-me e é para irmos os dois a seguir ao almoço a casa dele.” E eu perguntei se era mesmo preciso eu ir, porque normalmente o treinador-adjunto não vai. E o Silas diz-me que o Hugo Viana falou que me conhecia bem e queria que eu fosse. E assim foi.
BnR: Como correu a conversa?
ZP: Falámos, acertámos logo ali. Depois na 5ª-feira fomos acertar as rescisões no Belenenses e na 6ª-feira fomos apresentados.
BnR: O que é que Frederico Varandas conversou convosco quando chegaram?
ZP: Acho que o presidente já tinha falado com o Silas antes pessoalmente. Ficaram muito agradados porque achavam que a equipa técnica tinha muita capacidade e uma das razões de nós termos sido uma das escolhas é porque tínhamos uma linha de três muito bem trabalhada no Belenenses e eles achavam que o plantel tinha condições e estava preparado para jogar num sistema de três defesas.
BnR: Houve resistência do plantel àquilo que vocês queriam impor na forma de jogar?
ZP: Sim, houve um pouco de resistência por parte de alguns. Não digo a maioria mas alguns jogadores. Um ou outro podia não se sentir confortável em jogar num sistema de três defesas e via-se isso nos treinos. Principalmente num ou noutro exercício notava-se alguma resistência. Mas no fundo eu também fui um bocadinho assim enquanto jogador, havia exercícios que não gostava e também torcia um bocadinho o nariz mas depois fazia o exercício.
BnR: Como é que vocês treinadores lidaram com isso?
ZP: Falámos entre equipa técnica mas não foi um problema porque depois a nossa prestação foi boa. Agora, outras coisas que nós queríamos que funcionassem, da forma como um plantel profissional deve funcionar, não estava a funcionar e depois com os resultados da eliminatória da Taça da Liga, a eliminação depois de uma boa vantagem que tínhamos na Liga Europa e depois coisas pontuais que aconteciam durante a semana e que nós queríamos agir e não era feito como nós queríamos.
BnR: Por exemplo?
ZP: Às vezes chamar à atenção ou mesmo castigar com uma ida aos sub-23 durante uma semana, para o grupo principal ver “Ou nós fazemos ou seguimos estas regras e princípios e o que está delineado pela equipa técnica ou então não há hipótese”. Outra coisa pontual que acontecia no treino, nós chamávamos à atenção no final do treino ao Hugo Viana e ao Varandas e perguntávamos se eles tinham visto. Eles diziam que sim e nós dizíamos que achávamos que eles deviam agir de determinada maneira, punir o infrator e não falávamos mais sobre isso. Mas as coisas continuavam a correr da mesma forma e assim não dá.
BnR: Quem eram os jogadores que mais faziam esse “braço de ferro” convosco?
ZP: Eram jogadores, eu acho que a maioria, que sentiam que nós estávamos a curto prazo. E nós tínhamos isso no contrato, se conseguíssemos atingir objetivos até ao final da época isso levava à renovação de contrato. Nós começámos a ver que o primeiro lugar era quase impossível, em segundo dificilmente vamos estar porque estávamos a alguma distância e percebemos que por objetivos não íamos lá chegar. Depois, por exemplo, eu se estivesse no Belenenses queria que o Silas jogasse sempre. Se tivesse um treinador que não quisesse que o Silas jogasse eu ficava “Então ele não põe o Silas e vai meter aquele gajo?”. Mas o jogador não tem que fazer isso e não tem que baixar o seu rendimento em função de uma decisão do treinador, eu tenho que trabalhar nos meus limites e depois o treinador decide.
BnR: Notaram isso no Sporting?
ZP: Sim, num ou noutro jogador mas não vou referir nomes. Outro exemplo foi a nossa chamada dos miúdos dos sub-23. Nós achávamos que se faltasse um defesa esquerdo e quiséssemos um defesa esquerdo dos sub-23, era um jogador que o Leonel Pontes também teria alguma necessidade de utilizar. Não íamos “queimar” o Leonel, levar um jogador dos sub-23 e ele ficar prejudicado. Foi a equipa principal e os sub-23 estarem em sintonia. Também isso foi posto em causa, de que deviam vir os melhores miúdos dos sub-23, mas não são os jogadores que têm que definir quem é que vem ou quem é que não vem. Por exemplo, agora estão uma série deles dos sub-23 a treinar com a equipa principal e isso não se passa com o Rúben Amorim. Porquê? Porque ele ainda tem mais dois anos de contrato. Se nós tivéssemos nem que fosse mais um ano de contrato as coisas não iriam ser feitas da mesma forma.
BnR: Referiste que quando havia algum problema no treino reportavam ao Frederico Varandas e ao Hugo Viana e pediam para eles tomarem medidas, só que não havia ação do lado deles. Sentes que do lado deles houve essa inércia por sentirem que vocês estavam a prazo e por isso não valia a pena eles criarem atrito com os jogadores?
ZP: Sim, não tenho dúvidas nenhumas que o primeiro pensamento foi esse. E os jogadores também se apercebiam disso em relação à direção, da direção não dizer nada nem fazer nada. Eu consigo analisar a pessoa e o outro lado. Se acontecesse alguma coisa no treino, e por acaso eles até estavam quase sempre presentes, e viam com os seus próprios olhos as coisas a acontecer…
BnR: Tendo em conta o contexto, era difícil fazer melhor do que o que vocês fizeram?
ZP: Havendo a resistência que houve, ia sempre ser difícil. Depois o ter o contrato só até ao final da época e o jogador aperceber-se disso, mais difícil ia ser. Mas eu achava que com a qualidade individual que o Sporting tinha, com a nossa maneira de ser, estar e lidar, porque fomos jogadores de futebol sabemos muito bem lidar com o grupo de trabalho, que iríamos potenciar ainda mais a equipa. Nós acreditávamos mesmo que íamos agarrar naquele grupo de trabalho, mesmo perante as dificuldades financeiras, o ambiente que há entre sócios, simpatizantes e administração, tudo o que está a envolver o Sporting, e dentro de campo ter capacidade. Não pensávamos que iria haver esta resistência e estes detalhes todos que expliquei foram travando aos poucos tudo aquilo que podíamos ter potenciado. Não poderíamos ter feito melhor. Eu hoje estava a ver uma percentagem, vale o que vale porque eu também não ligo demasiado a isso, que se o Amorim não ganhar ao Benfica, nós temos a percentagem mais alta de vitórias. Apesar de o Rúben acabar por ter menos jogos, isto diz bem do trabalho que fizemos.
3 Agosto, 2020 at 12:39
É o que vale ter uma boa imprensa e a cobertura de estar a apostar nos jovens.
É sempre mais fácil para os fdp…
Seja como for… gestão Rooftop baby!!
3 Agosto, 2020 at 12:42
Demonstrativo do estado em que nos encontramos…
3 Agosto, 2020 at 12:57
Não sei se são desculpas ou não, mas não duvido que seja verdade.
Basta olhar para a cara daqueles dois cornos mansos, para perceber que têm 0 capacidade para gerir um clube de futebol.
Desde Janeiro a preparar a época e chegamos a esta altura e percebemos que não está nada definido em termos de contratações.
Uns falhados…
3 Agosto, 2020 at 13:00
Até pode estar definido mas não sabem como o concretizar!
3 Agosto, 2020 at 13:39
Verdade, eu posso dizer que vou contratar o Messi, mas daí a conseguir fazê-lo, vai uma enorme diferença.
3 Agosto, 2020 at 12:59
Ler estas cenas é uma tristeza.
Mas tristeza maior é isto passar-se no Sporting.
É mais que óbvio que esta Direcção anda à deriva e vai queimando dinheiro precioso que poderia ter dado a alguém mais competente para fazer algo de positivo.
Mais que desolador, é deprimente!
3 Agosto, 2020 at 13:37
E mais triste é ver sportinguistas acharem que com esta gente estamos no bom caminho. 2a epoca que preparam, 2a epoca que andam perdidos. Nao sei que dizer com tanta inaptidao, depois é a desculpa da heranca, das viuvas, das claques, do covid, do Bruno Fernandes…quando se desculpa muito normalmente tem incomompetencia associada. Ate quando vamos andar nisto?
3 Agosto, 2020 at 15:52
Até alguém fazer alguma coisa porque não é com paleio que se tira o Varandas de lá…
Também me custa a entender como há quem ainda defenda esta Direcção, de tão mau que tem sido o seu trabalho! Mas a verdade é que há… Há muita gente, de um lado e do outro, que só vê, ou Varandas ou Bruno de Carvalho, ou Bruno de Carvalho ou Varandas… E não se sai disto…
3 Agosto, 2020 at 17:12
Ai sai sai…
3 Agosto, 2020 at 17:14
E BDC é o presidente legitimo do SCP.
Bem podes andar aqui, tu é mais meia dúzia, a nanar, que a luta passou para outro estágio.
3 Agosto, 2020 at 19:46
Vá diz agora que são CABALAS …
3 Agosto, 2020 at 12:59
Essa merda parece mesmo naquela cena dos concelhios… onde nem sequer há diretores!
Primeiro, o treinador não tem de ir falar com o presidente sobre esses assuntos!
Para que serve o team manager???
3 Agosto, 2020 at 13:36
🙂 🙂 🙂
A culpa é do Beto!
3 Agosto, 2020 at 14:09
Falar o quê? Ele diz que o presidente estava a ver a situação e não dizia nada.
3 Agosto, 2020 at 14:55
E é o presidente que tem de fazer?
Para que serve o treinador? E o team manager?
3 Agosto, 2020 at 15:37
Caramba Luis Miguel, não leu o mesmo que os outros?
Necessita de encontrar desculpas para o Presidente?
Se Varandas estava presente, é a ele que compete LOGO corrigir a situação: se ninguém corrige e, NO FINAL, os treinadores perguntam se viram e afirmam que sim e não fazem nada, o que é que estão o Presidente e o Director Geral a transmitir a quem está abaixo (Team Manager incluído)?
Mais: estando o Presidente e o Director Geral presentes, se os treinadores se dirigissem ao team manager não estariam a desrespeitar a hierarquia?
A VERDADE É QUE O FUTEBOL DO SPORTING NÃO TEM REI NEM ROQUE! É UM DEUS DARÁ!
Um abraço e saudações leoninas
3 Agosto, 2020 at 18:33
Mau de um treinador se precisa do presidente para meter disciplina e ordem no plantel
Treina mal? Nao o convoca! Mete o a treinar à parte.
Desobedece? Expulso do treino.
Aí sim, passa o assunto para a direção.
O presidente não tem de se meter nisso!
3 Agosto, 2020 at 22:10
Então não vai assistir ao treino!
SL
3 Agosto, 2020 at 17:26
Mas o presidente não assumiu o futebol? Não é ele o expert no futebol? Futebol não é facil facil?
3 Agosto, 2020 at 13:17
Boas Tardes, Caros Tasqueiros.
Alguns pensamentos:
– Continuo a achar um piadão ao cenário de um Presidente de um Clube como o SCP andar a ver/acompanhar treinos de um plantel de futebol.
Compreendo que quem recebe interessante vencimento por ser Presidente de um Clube queira demonstrar que ocupa o tempo, mas… acompanhar treinos??? Não há nada mais importante para fazer?
Lembra-me a história de um Administrador de uma empresa (e seu Director Financeiro) chamar um engenheiro (sénior) ao seu gabinete e confrontá-lo que tinha observado (CCTV) que o mesmo tinha entrado na sede 30 minutos depois da hora. Ao que o Engenheiro respondeu que “achava interessante um Administrador gastar 30 minutos do dia a olhar para câmaras de circuito interno., quando se tem cartões de ponto E a esses 30 minutos ainda iria perder 15 porque lhe ia contar porque é que saiu da obra às 2 horas da manhã, quando devia ter saído às 20h00”.
MAIS UMA VEZ: enquanto o SCP não tiver uma estrutura profissionalizada, vamos contnuar assim…
– Por falar em estrutura profissionalizada, aparentemente tivemos uma equipe técnica do futebl que não “tinha mãos nos jogadores” e que não conseguia sequer castigar jogador inadimplente. GRANDE mostra de profissionalismo por parte de João Pedro!
Um treinador de uma equipe é o GESTOR dessa equipe. Não tem que pedir a quem quer que seja para mandar um jogador abandonar um treino mais cedo, ou para não o convocar para o próximo jogo, ou para o que quiser.
Se um treinador não tem essa posição e essa autoridade num Clube, ou aceita ser um “pau-mandado” ou “tira bilhete”.
Farto destas m***@*!
SL
3 Agosto, 2020 at 14:05
Livramento, depois de Alcochete, depois de o Presidente espremer Alcochete até à exaustão, qual é o treinador que se vai impor aos jogadores, principalmente quando está a prazo? Normalmente se não se faz da maneira que o treinador quer, há represálias, mas no contexto em que estavam fica difícil. O Silas teve o azar de assinar um contrato curto, e não foi inteligente na abordagem, no entanto deveria de ter sempre o apoio do Presidente, coisa que não teve e isso era notório.
3 Agosto, 2020 at 15:28
“qual é o treinador que se vai impor aos jogadores, principalmente quando está a prazo?”
Caro FixTix,
Eu penso o contrário: se o treinador sabe que está “a prazo”, nada tem a perder em impor de imediato a sua metodologia e procedimentos. Se acha que as suas decisões são benéficas para a equipe, só tem que as tomar, e sem hesitações.
Silas não tinha nada a perder. E muito a ganhar se as coisas corressem bem.
O “apoio do Presidente” no que toca à gestão do Grupo de Trabalho é algo que eu não considero imprescindível, a não ser em situações llmite. Alías, só situações limite deveriam obter o imput do Presidente de um Clube. Porque a maior das vezes os mesmos nada sabem de gestão de um grupo de trabalho com as características de um plantel de jogadores profissionais de futebol…
SL
3 Agosto, 2020 at 15:47
Mas estamos a falar de um clube que é dominado pelos jogadores, um presidente que tem mais medo de ser firme e exigente (se é que consegue) que sei lá o quê… Nesse sentido estamos numa altura delicada, até por causa do Presidente.
O Silas vinha numa posição muito fragilizada, vinha do Belém, tinha contrato de 6 meses, e o Presidente cumprimenta a malta com um fist bump…
3 Agosto, 2020 at 17:18
“Mas estamos a falar de um clube que é dominado pelos jogadores”
Caro FixTix,
O que depreendo da entrevista a João Pedro é que a equipe técnica não foi capaz de se afirmar perante o grupo de trabalho.
Volto a dizer: se um treinador sente que não lhe foram criadas as condições adequadas para trabalhar ou “tira bilhete” ou… aguenta e não chora!
SL
3 Agosto, 2020 at 21:01
Orgulho não paga contas. O Silas e a equipa técnica dele viram-se numa situação única, claro que iam comer e calar. Mas uma coisa é enquanto estão no clube, outra coisa é quando já não têm ligações ao mesmo.
Não conseguiram e tiveram a capacidade de pedir ao presidente que os ajudasse, neste caso marcando uma posição. A culpa do fracasso não é só deles, faltava uma ideia de jogo, faltava firmeza ao Silas, entre outras coisas, mas o Presidente está lá para mais do que pagar as contas, e é nestes momentos que se vê a influência que tem no clube. Neste caso, ajudou a queimar um treinador. Não fica bem, mas não é nada que espante até porque o Varandas é perito é queimar os outros, escudando sempre a sua incompetência.
3 Agosto, 2020 at 21:14
Caro FixTix,
Se na altura “comeram e calaram” e agora falam disso, so demonstram que antes foram maus profissionais e, agora, pessoas de indole fraca.
Alguem imagina o lage, daqui a 6 meses dizer que os milhafres so nao tiveram (qualquer) sucesdo na europa porque o mandavam dar a titularidade a miudos?
SL
3 Agosto, 2020 at 21:30
Livramento, são circunstâncias da vida. O Silas não mais é que um Petit desta vida, que teve a felicidade de treinar o clube do coração (nas palavras dele). O Sporting foi o auge e duvido que venha a treinar algum clube como o nosso, ou algum clube que lhe dê o dinheiro que nós demos (mesmo assim abdicou do restante). Agora, mais uma vez, faz pela vida e tenta limpar a imagem a ver se arranja trabalho. Como toda a gente, sendo ela de bem ou não, ao fim do dia tem de por comida na mesa, e não há maneira mais fácil de fazer do que vir bater no bobo da corte que é o nosso Presidente.
É verdade que os enxovalhos ao clube são muitos e duram há muitos anos, mas se uma lenda do clube o faz todas as semanas quem somos nós para ficar revoltados com um gajo como o Silas ou o Zé Pedro?
3 Agosto, 2020 at 22:52
“Agora, mais uma vez, faz pela vida e tenta limpar a imagem a ver se arranja trabalho. Como toda a gente, sendo ela de bem ou não, ao fim do dia tem de por comida na mesa, e não há maneira mais fácil de fazer do que vir bater no bobo da corte que é o nosso Presidente.”
Caro FixTix,
Estamos a falar de treinadores de futebol. Gajos que ganham bem mais de € 10m/mês.
Essa conversa do “coitadinho que tem que por comida a mesa” é completamente desajustada.
Não é “pobreza de bolso”. É pobreza de espírito mesmo.
“É verdade que os enxovalhos ao clube são muitos e duram há muitos anos, mas se uma lenda do clube o faz todas as semanas quem somos nós para ficar revoltados com um gajo como o Silas ou o Zé Pedro?”
Nova pérola do “Sportinguista desde pequeno” (não sei se é deste que o Caro Tasqueiro fala!): “Morro pelas equipas onde trabalho”.
Meu Deus, a falta de noção…
SL
3 Agosto, 2020 at 22:56
Noção falta a quem numa época paga a 4 treinadores mais respectivas equipas técnicas. (Sem dinheiro, imagino se tivesse dinheiro)
Quero que o anormal do Judas se foda, mas não esqueço que quanto tudo se conjugava para o despedimento, foi aplaudido em voltas olímpicas e o presidente vaiado e expulso.
Isto é que importa, o que resto é um fdp a ser fdp.
3 Agosto, 2020 at 23:03
Caro Malcolm,
“Despedimento do Jorge Jesus” ? LOL
Despedimento do “homem” que “sacou” renovação de contrato após o PRIMEIRO ano de um contrato de três anos?
Essa narrativa é interessante…. Conte mais!
SL
3 Agosto, 2020 at 23:13
Renovado apôs ter ganho um campeonato que até o fantoche reconhece e está a custar-lhe contar o que sabe. Provavelmente a justiça ainda decide primeiro.
Tudo se conjugava para … assim disse por exemplo o ratão patricio: “Rui Patrício confirma que Jorge Jesus foi despedido”
Já agora deixe que lhe diga, JJ é o melhor treinador a treinar em pt, e é maior filho da puta do mundo e quiça da Europa.
A contratação dele foi jogada de mestre, foi a contratação que permitiu elevar o nível que pelo menos eu, julgava impossível tão cedo, e não estou a falar apenas de aspectos futebolísticos …
Se renovava o contrato no final do 1º ano, sabendo o que sabemos agora é óbvio que não, na altura depende da qualidade de informação que tivesse disponível …. daquilo que se sabe, não, não renovava.
3 Agosto, 2020 at 23:19
Caro Malcolm,
Ganhamos um campeonato com Jorge Jesus? Isso é novidade para mim. E para muita gente. Inclsive a FPF, claro!
“Contratação foi jogada de mestre”? Pois foi. Eu avisei que ia dar m***@. E que iria custar a cabeça do Presidente.
Aconteceram as duas coisas. Imagine!
“Melhor treinador bla bla bla”? Ouço isso desde a sua contratação pelo SCP. E repito o que disse NESSE momento: Jorge Jesus não é capaz de ganhar um campeonato sem colinho. Violento colinho.
E vai-se voltar a ver isso agora que o mesmo voltou ao seu “Clube de coração”!.
SL
3 Agosto, 2020 at 23:43
A verdade por muita poeira que atirem é que a maioria que votou na destituição estava motivada pelo “sabotagem” que o presidente fez ao trabalho do senhor treinador e dos senhores jogadores.
A verdade é que Cintra tudo fez para reverter o despedimento concretizado SEM INDEMNIZAÇÃO pela direcção anterior.
A verdade é que tal como reverteu algumas rescisões seria louvado por isso, de certeza que em lugar de uma teria direito a duas estatuetas.
A verdade é na passagem de ano do Marco Silva, a coisa ficou tremida para a direcção e no final do ano e apôs vitoria na Taça só mesmo a contratação do JMerdas evitou males maiores.
Poderia continuar com muitas mais verdades, mas na verdade o que eu quero é que nasça um pessegueiro no cu do Judas e fica apenas com mais esta verdade:
A verdade é o campeonato de 15/16 continua a ser discutido na justiça.
PS: Vir agora com a historia do “eu avisei” …. foda-se que é esse aviso comparado com os avisos diários que lancei alertando que estavam a entregar o clube aos seus coveiros ….. prepara-se o pior ainda está para vir, mesmo que estes saiam, o buraco já está aberto…
3 Agosto, 2020 at 13:25
E estes otários dos zés pedros destq vida que nem cara tem para levar um chapadao e que jamais nos seus sonhos imaginava vir a estar em alvalade ou alcochete sem ser numa visita da escola anda a cagar postas de pescada agora pq??
Se se sentiam inúteis e desautorizados saíam e deixavao de fazer esta figurinha dos queixinhas sem liderança.
Posto este desabafo de gajos que falam de nós como se estivessem a falar do Arrentela é mais um episódio demonstrativo de um clube que mais parece estar nos distritais!!!
3 Agosto, 2020 at 13:50
“Sim. Nós estávamos desempregados e depois uma oportunidade de treinar o Sporting… só poderia ser fácil. Até mesmo em termos de valores seria fácil nós chegarmos a acordo.”
Quanto à posta tem de se defender (dos maus resultados), mas há várias coisas que nunca bateram certo, ainda por cima se compararmos com o Amorim. Por exemplo: Silas chega com uma atitude positiva, e aos poucos vai perdendo a confiança e é notório que chegou a um ponto que já não queria saber, a ausência de apoio por parte de quem manda pode ser justificação para em 2 meses o Silas “estar-se a cagar”. Depois há toda a cena da táctica. O Silas sempre jogou num 3-5-2, tentou uma vez no Sporting e depois foi ao sabor do vento. Nunca conseguiu impor as suas ideias, e quando os jogadores sabem que só estás a prazo e que o Varandas se está a cagar o resultado está à vista.
Tudo o que o Zé Pedro disse é mais que plausível e pode muito bem justificar a “brincadeira” que foi o Sporting durante este ano.
3 Agosto, 2020 at 14:35
“Se se sentiam inúteis e desautorizados saíam e deixavao de fazer esta figurinha dos queixinhas sem liderança.”
“- Ora, são 73 euros e 29 cêntimos.”
“- Posso pagar com orgulho?”
É. O orgulho paga as contas.
3 Agosto, 2020 at 13:25
Deixavam*
3 Agosto, 2020 at 13:30
Recordar é viver, faz lembrar a entrevista do Wolfswinkel onde relatava com saudade os treinos no Sporting, umas corridinhas, massagem e piscina e tá feito. Não há brio profissional, não há exigência da direcção e depois os resultados negativos são responsabilidade da herança pesada.
3 Agosto, 2020 at 13:57
Ídolos …. um ca………….!!
Meninos mimados… fo…. um Clube …. um Grande Presidente…. fizeram a cama ao BdC e lixaram o Sporting!!!
SL
3 Agosto, 2020 at 14:02
Espelho de exigência e compromisso. Nada que espante alguma pessoa.
3 Agosto, 2020 at 14:13
Alguém me sabe dizer como me posso candidatar à posição do Hugo Viana? Deve pagar bem, aparentemente não requer nenhum trabalho e se é para de vez em quando convidar uns gajos a casa para beber um cafézinho ou assim também se arranja.
Digo mais, como sócio do Sporting, faço um desconto e aceito receber apenas 80% do salário dele. Parece-me win-win
3 Agosto, 2020 at 14:41
“uma das escolhas é porque tínhamos uma linha de três muito bem trabalhada no Belenenses e eles achavam que o plantel tinha condições e estava preparado para jogar num sistema de três defesas.”
Mas porque carga de água é que “eles” (Varandas e Viana) têm de decidir como é que o Sporting vai jogar? Porque carga de água é que andam à procura de treinadores que joguem neste sistema (pelos vistos o Amorim também joga)? Isto explica muita coisa efectivamente. Dois incompetentes a tomarem decisões sobre como a equipa deve jogar, só pode dar merda, como se viu.
É por estas e por outras que eu serei sempre contra qualquer candidato a presidente que venha dizer que o Sporting vai jogar numa tática assim e assado. A tática é algo que é responsabilidade do treinador. Alguém imagina a direcção do Manchester City a dizer ao Guardiola que é para jogar com tres centrais, ou a direcção do Liverpool a dizer o mesmo ao Klopp?
Esta merda é simples. A direcção dá as guidelines estratégicas sobre o futebol (aposta ou não na formação, forma de abordar o mercado, scouting, etc), o treinador implementa essas guidelines, e define a tática com base no plantel que tem, e eventualmente nos adversários que vai defrontar. Quando o treinador precisa de jogadores para implementar as SUAS ideias vai ter com a direcção e esta indica o caminho a seguir com base na estratégia que definiu (contratar, aprveitar jogadores da formação, etc). Para quê inventar?
3 Agosto, 2020 at 15:06
Podes ter uma táctica transversal em todos os escalões e em todos os treinadores. Agora, precisas não só de estabilidade como também de um DD que seja ultra competente e que perceba do que está a fazer, ou então de um treinador para 10 anos
Com esta pandilha nunca iria resultar, porque são uns incompetentes de merda, mas é possível trabalhar assim e ter resultados.
3 Agosto, 2020 at 15:37
Que temos na academia, há dezenas de anos. Um 433 classico, com um 6, um 8 e um 10 no meio campo onde todos rodam e 2 extremos.
Foi assim que formamos o Futre, o figo, o quaresma, o simao, o ronaldo, o william, o adrien, o joao mario. Um meio campo flwxivel, tecnicamente muito evoluido.
Passar para uma linha de 3 é uma mudança drastica na nossa forma classica de jogar.
SL
3 Agosto, 2020 at 16:22
E os (ir)responsaveis pelo futebol profissional não viram isto? O Hugo Viana que fez parte dessa mesma formação não sabe disto? Ou mesmo sabendo quer implementar um sistema diferente?
Confesso que se o objectivo é ter todos os escalões a jogar no mesmo sistema, mudar um sistema que existe há anos, e que ainda por cima tanto o Hugo Viana (porque passou por ele) como o Varandas (porque está no Sporting há 11 anos) conhecem bem, ainda me deixa mais perplexo com o nivel de incompetencia desta direcção.
Se o objectivo não é esse, então sinceramente não consigo perceber qual é.
3 Agosto, 2020 at 19:09
nem eu…
3 Agosto, 2020 at 16:18
Como disse em outro post:
Uma coisa são exemplos como o Ajax e o Barcelona que têm essa regra implementada há anos.
Não é o caso do Sporting. Queremos implementar esse tipo de regra? Se queremos, é bom que nos mentalizemos que para voltarmos a ganhar titulos vamos ter de esperar muitos anos, porque isso não é algo que se implemente em dois ou tres anos.
Num contexto como o actual em que temos de vencer campeonatos ou pelo menos ser competitivos o suficiente para ficar nos lugares de acesso à Champions (por causa do retorno financeiro que vêm da participação na Champions), esperar anos para que este tipo de estratégias dêm frutos, é estar a aumentar ainda mais o fosso para os dois da frente, e eventualmente até para o Braga. Se calhar é estar a aumentar esse fosso para uma situação quase irrecuperável.
Para alem de que, tal como dizes, só com um treinador e director desportivo competentes, e que implementem isto durante alguns anos. No contexto actual é praticamente impossível.
3 Agosto, 2020 at 16:24
Eu acho que com equipa B, é quase obrigatório teres a mesma táctica que na equipa principal, para os jogadores é o melhor. No resto vai depender sempre da qualidade dos jogadores. Se tens uma fornada com 3 ou 4 extremos de elevada qualidade apostas num 4-3-3 que é a que melhor tira proveito da coisa.~
Depois uma coisa é a táctica, outra coisa é a filosofia de jogo. O Barça e Ajax têm uma filosofia vincada, mas a táctica vai sempre mudando consoante o treinador.
3 Agosto, 2020 at 17:28
Mas mesmo que tenhas isso, no contexto actual, em que tens de garantir presenças na Champions com alguma regularidade para receber dinheiro, é muito complicado de implementar.
Esse tipo de filosofias implementam-se ao longo de anos, como é o caso do Barça e Ajax.
Actualmente há um problema que esta direcção, ou outra que venha a seguir, tem obrigatoriamente de resolver: temos de garantir presenças na Champions com regularidade a curto prazo. Caso contrário perdemos o comboio para Porto, Benfica e atrevo-me a dizer Braga, quase irremediavelmente.
E não é com algo que vai demorar anos a implementar que se consegue isso. Até pode ser que se consiga implementar com sucesso (duvido, mas vou dar de barato), mas nunca será antes de uns 4 ou 5 anos, e nessa altura se o fosso para Benfica e Porto se mantiver como está, ou aumentar, então podem dizer adeus ao Sporting enquanto contender para o que quer que seja no futebol em Portugal…
Imagina o que é 4 ou 5 anos deles a ganhar aos 30 e 40 milhoes de euros por presenças na Champions (ja nem falo do desempenho, só prémios de presença), e nós a chuchar no dedo. Já vamos em 2 anos sem la por os pés e já temos dificuldade em pagar as dividas que temos, imagina mais uns 2 ou 3 anitos assim…
Este foi o cenário que se tentou evitar no tempo do BdC, mas que agora volta a assombrar-nos. O cenário de deixarmos de “contar para o totobola”.
Eu confesso que estou curioso pelo que aí vem na proxima epoca… O Braga reforçou-se a pensar no lugar da Champions (3 lugar). O Guimaraes esta a construir um plantel com varias jovens promessas. O Rio Ave com um bom treinador (que foi campeao de Juniores no Porto), e eventualmente com jogadores nossos (Dala e Chico Geraldes?). E nós andamos a ver banda passar, a pensar no Ruben Amorim como salvador da patria…
3 Agosto, 2020 at 21:13
Eu percebo tudo isso. Nós também temos a nossa filosofia, ou o que chamam de ADN, que é a formação de extremos de qualidade. Mas nunca fechava a porta a um presidente que quisesse incutir uma filosofia e uma identidade diferente, principalmente se apresentasse um treinador com provas dadas a nível europeu.
Tinhamos 2 anos para moldar o clube, infelizmente escolheram uma pandilha de merda para mandar no clube e é claro que isso nunca iria resultar. No entanto, se pós Alcochete tivesses contratado um Wenge/Van Gaal, gajos rodados, e os definisses como a “Estrutura”, com filosofias muito abrangentes, podias em 2 anos moldar todo o clube, e agora estarias a começar a colher frutos e a jogar um futebol atractivo com poucas falhas nas subidas dos jovens e um sistema transversal a todo o clube.
3 Agosto, 2020 at 22:53
Até posso concordar com isso, do ponto de vista teórico, mas a verdade é que ou essa estratégia é muito bem explicada aos sócios, e estes ficam ao lado da direcção que definir esta estratégia, ou então esquece porque não tens em Portugal cultura desportiva dos adeptos que permitam isto. Ao primeiro empate ou derrota em casa vão logo começar a pedir a cabeça do treinador, chame-se ele Van Gaal, Wenger, ou Zé da Esquina.
Na minha opinião o pós-Alcochete tinha sido uma boa oportunidade para implementar algo deste género. Não havia pressão para ganhar, havia miúdos para lançar que podiam dar uma boa base, e podíamos estar efectivamente a começar a colher os frutos agora. Estou convicto que era isso que o BdC queria fazer (uma especie de reset para o primeiro ano da sua presidência), e que até havia alguns outros candidatos que fariam o mesmo. Mas a maioria dos sócios do Sporting (ou pelo menos os que têm mais votos), como inteligentes que são, decidiram mandar tudo às malvas para eleger um médico que “estava no futebol há muitos anos” e para quem o futebol era “fácil, fácil”.
Por isso é que eu já disse e repito: com sócios como os nossos, que constantemente dão preferencia à forma em vez de darem ao conteúdo, e que estão mais preocupados com a forma de vestir do presidente do que com a sua competência, tão cedo não vamos a lado nenhum.
3 Agosto, 2020 at 15:00
Prova bem a cambada de mediocres que são todos. Tanto o Varandas, como Viana, Silas e Zé Pedro.
Ainda esta época o Sergio Conceição deu um murro na mesa quando estava a 7 pontos do Benfica e completamente na corda bamba. A dizer que não remavam todos para o mesmo lado, que havia divisões no clube…
Não teve medo de agitar as aguas e agora é ver a estrutura do Porto a te lo nas palminhas da mão.
Por isso esta conversa do Zé Pedro só prova que são todos mto fracos e sem qualidade para o Sporting.
3 Agosto, 2020 at 15:37
O único Zé Pedro relevante foi o dos Xutos (R.I.P)
Silas, Zé Pedro (?), Viana, Beto da pontinha, Fivelas, Amorim, Azenha, Rogério cangalheiro, pobre Sporting.
3 Agosto, 2020 at 15:55
A chamada liderança cona de sabão.
3 Agosto, 2020 at 16:23
#somerda
3 Agosto, 2020 at 16:57
Está o Clube entregue a meninos que brincam aos clubes.
Ou volta o BdC ou o NOSSO AMOR não se endireita mais.
Farto disto…
L SL
3 Agosto, 2020 at 17:10
+1
3 Agosto, 2020 at 19:08
+1906
3 Agosto, 2020 at 17:12
Por curiosidade, têm alguma ideia de quem seriam os jogadores que causavam os problemas a que se refere o Zé Pedro?
3 Agosto, 2020 at 19:36
Nao sei, mas aposto no jovane, rosier, acuna e Camacho.
3 Agosto, 2020 at 19:43
Se não sabe, por que aposta neles?
Quem não sabe, o melhor que terá a fazer é abster-se de mandar palpites.
Principalmente pondo em causa o profissionalismo de jogadores do Sporting (goste-se ou não deles) sem SABER do que está a falar!!??
SL
3 Agosto, 2020 at 17:25
O Sporting de Varandas é um aborto. Ponto.
3 Agosto, 2020 at 17:35
toda a gente sabe que o panisgas é um covarde , um escroque , que está no SCP para se servir , assim como o viana ( lampião fanatico e empregado do mendes ) e queriam que fosse o silas e o josé pedro a disciplinar os atletas e o clube ????? para castigarem algum jogador , por falta de empenho , mandá-lo para a equipa b e depois o panisgas anular o castigo ? um dos jogadores que sistemáticamente boicotava os treinos era o DJ jesé , outro era o bataglia …..
3 Agosto, 2020 at 17:39
Quem nos dera ter um sergio Conceição, gajo fodido, bruto, reto.
Se tivéssemos um gajo assim não havia palhaçadas o último foi o paulo Bento.
Ali para os lados do Seixal há um anormal qualquer a dizer que veio ganhar menos dinheiro, só vinha para os bois de vermelho, palhaço de merda, onde lhe meteram processos e inventaram SMS.
Não saiu do Sporting por causa de Alcochete saiu porque em 3 anos ganhou pouco e até o apuramento para a Champions perdeu filho da puta, deveria era devolver o dinheiro que roubou ao Sporting.
Ninguém o quer na europa excepto os bois cor de laranja.
Porco nem o pai que era grande sportinguista respeita.
Vai se manter na comissão de honra do dr Varandas?????
Sl
3 Agosto, 2020 at 17:51
Arrependei-vos, adoradores de falsos ídolos!
“Só posso prometer aos adeptos o meu trabalho e não estou a chegar como há 10 anos mas sim com muitos títulos que muitos ajudaram a ganhar. Hoje no mundo sou conhecido. Agradeço ao Benfica, ao Flamengo mas também à minha capacidade de trabalho.”
“”Eu vim para ganhar. Mas também vim para unir a nação benfiquista”.
Daquele a quem se entregou o futebol do SCP durante 3 anos. Do “Sportinguista desde pequenino”, do que “veio para o clube do seu coração”, de “um dos melhores treinadores do Mundo, que nos vai levar à Glória” e bla, bla, bla.
Arrependei-vos!
SL
3 Agosto, 2020 at 17:53
Era expulsar de sócio, ele e a pandilha dele.
Sl
3 Agosto, 2020 at 18:16
É bom treinador mas n vale nada como pessoa!
Nem ele, nem o bandido do Vieira!
3 Agosto, 2020 at 18:37
Bom treinador onde?
No Sporting não foi
3 Agosto, 2020 at 18:26
JJ é que sabe
3 Agosto, 2020 at 18:34
Porque nós nunca treinamos um colosso?
SL
3 Agosto, 2020 at 19:13
Eu é porque não tenho curso.
Ah espera…
3 Agosto, 2020 at 18:38
Ahaha!
Cada vez melhor:
“Vamos fazer uma grande equipe e arrasar!”
“Não vamos jogar o dobro, vamos jogar o triplo!”
Pena não ter sido a apresentação no relvado, para se repetir a cena do treinador e do presidente aos saltinhos, em êxtase…
SL
3 Agosto, 2020 at 20:13
Pelo menos na altura tínhamos um presidente que vibrava com o Sporting. Este agora nem os punhos levanta a celebrar um golo com medo de amarrotar o casaco…
3 Agosto, 2020 at 20:34
Ele já estava a pensar no covid. E as gotículas projectadas para os outros?Que falta de higiene
3 Agosto, 2020 at 20:36
Caro Nihilist,
Acredito ate que a mao do Presidente vibrasse quando “passou’ o futebol do SCP para Jorge Jesus.
Tal vibracao nao impediu que desse m***@, claro.
E eu bem que avisei!
SL
P.S. ÷ O Bettencourt tambem vibrava muito….
3 Agosto, 2020 at 21:31
Respeito no nome do Bettencourt que foi o único que percebeu que estava a prejudicar o clube e se pôs a andar. Fossem muitos como ele e não estávamos assim.
3 Agosto, 2020 at 21:56
Concordo!
SL
4 Agosto, 2020 at 5:49
O Bettencourt é uma pessoa que teria muito para contar…
Mas não é fácil, as pessoas têm família, antes do SCP está a vida pessoal e isso impede que se denuncie muitas coisas, vontade não lhe falta.
4 Agosto, 2020 at 5:54
Todos os ex presidente que estão vivos têm sempre algo para dizer, porque será que a excepção Bettencourt nunca fala…
4 Agosto, 2020 at 0:22
E também avisaste que o Varandas era um completo imbecil que nem os atacadores sozinho consegue apertar? Ou isso passou-te em claro?
4 Agosto, 2020 at 7:45
Passa a vida com conversa para boi dormir quando o assunto é varandas.
Mas é matéria JJ, que de facto é um filho da puta, já é muito contundente.
3 Agosto, 2020 at 17:56
Normal este lavar de roupa suja. Se o Varandas aproveitou para culpar Silas e restante equipa técnica pelos fracassos, mais que normal que estes aproveitem para ripostar.
Não dá boa imagem de nenhum deles
3 Agosto, 2020 at 18:01
Esse bandido desejo-lhe tanta sorte como a que ele desejou ao SPORTING quando perdeu de propósito o 2º lugar na Madeira. E depois ainda deu origem à tristeza de Alcochete!
Todos ouvimos na televisão esse malandro, dizer para irem lá ter com a equipa a Alcochete!
Porque é que ninguém fala nisso? Eu ouvi, será que fui só eu que vi televisão nesse triste dia em que demos de bandeja uns valentes milhões ao benfica?
3 Agosto, 2020 at 18:31
JJ bom era JJ a mais 7 palmos do chão.
A mim o sporting já não me diz praticamente nada mas é de rir com as declarações deste filho da puta. Desde o início do 3o ano que digo que o gajo era um cavalo de troia dentro do clube. Ainda há sportinguistas que lhe chupam e nunca vão deixar de lhe chupar os tomates.
Se o BdC o tem despedido depois da vergonha do jogo em braga (como eu disse aqui que ele devia ter feito, ERA NAQUELA NOITE), não tinha havido Madrid, não tinha havido Alcochete e muito provavelmente teria havido Taça e Champions.
BdC falhou em decisões capitais e aquela foi a maior delas todas.
3 Agosto, 2020 at 19:38
Concordo, entendo porque não quis abrir uma ferida aí, com a RF a arrancar e outros projectos internos, mas foi de facto o início do fim dele. De qualquer forma, iam lhe fazer a folha de alguma forma.
4 Agosto, 2020 at 7:48
+1
3 Agosto, 2020 at 20:33
Desculpa? Não queria queimar o Leonel chamando jogadores dos sub 23 de QUALIDADE SUPERIOR aos que estavam lá?????? Nuno Mendes? Quaresma? Esses dois pelos menos deviam andar sempre nos convocados e nunca o borja ou o ilori.
Gestão de luxo. Eu que pensava que esses dois eram só burros, são é uns valentes filhos de uma grande puta é o que eles são. Esse joao pedro pais apaneleirado e o outro pavão atrasado mental. Cada vez mais desiludido com o Sporting.
3 Agosto, 2020 at 22:34
Para presidente vota Tiririca… Pior não fica
3 Agosto, 2020 at 23:18
Não brinquem com isto.. Então mas esta entrevista cabe na cabeça de alguém? Os homens podem ser incompetentes mas isto é um absurdo. Então quem escolhe o modelo de jogo é o presidente e diretor?? quem tem de impor ordem no balneário é o presidente e o diretor?? Eu acredito que aqueles homens não tenham perfil de liderança mas isto é um total absurdo e um atestado de incompetência sobretudo para o Silas e José Pedro.
3 Agosto, 2020 at 23:43
O treinador não os pode mandar para os sub 23, mas se calhar pode mandá-los para a bancada. Cá para mim ficou muito por dizer e contar nesta entrevista.
Suspeito por exemplo
a) Sucessivos treinadores tem Zero a dizer nas contratações
B) As vendas, empréstimos, despensas, treinador não têm voto na matéria
c) Nas reuniões de planeamento da época (se as houver) e da estratégia a curto, médio e longo prazo para a elaboração do plantel o treinador nem deve ser convidado a participar
d) Alguns jogadores devem ter um peso mais importante por razões ligadas à empresários ou interesse em vendas e deve haver pressão da parte da direcção para os pôr a jogar
Estes 4 factores parecem me óbvios ao longo destas 2 epocas e dos 5 treinadores , talvez no caso do Rúben apenas não se aplique o último……Mas já ando tão desconfiado
3 Agosto, 2020 at 23:50
Senão vejamos
Que treinador no seu perfeito juízo aprovava a venda de Bast Dost para trocar por nada e ficar sem ponta de lança
Que treinador despensa a um Nani de borla para vir o Camacho e o Plata
Que treinador aceita perder um Bruno Fernandes por 60 M e não se trazer nem 1 médio criativo para amostra
Que treinador apostaria em Jeje para titular ou Illori, depois de os ver jogar 15 minutos
Nah, algo está podre no reino da Dinamarca, falta contar o resto