Vou começar pelo princípio, pois é sempre por aí que se começa.
Tendo o meu filhote dificuldades auditivas, eu tive que aprender Língua Gestual Portuguesa, pois se ele precisasse de alguma coisa, teria que o entender. Como pai, claro, pois naquela altura a surdez era “só” do meu filho. Que entretanto cresceu, foi para a escola, joga no nosso rugby de formação, enfim… Tem amigos, surdos e ouvintes… namorada…
Existem coisas a que antes não estava atento e às quais comecei a dar atenção. A comunicação em Portugal para a comunidade surda é de muito fraca qualidade, muito por causa de imposições de estética, orçamento, eu sei lá.
Mas há quem lute para que os surdos tenham o mesmo acesso à informação e entretenimento que a restante comunidade ouvinte. Há pessoas que são CODA’s, em inglês KODA (Kids of Deaf Adults). Crianças ouvintes, com surdos na família, pais ou irmãos, avós, etc. e mais tarde essas pessoas podem ajudar e ajudam os surdos a entender as notícias na TV, os debates, a sentir e entender uma canção…
Uma destas pessoas, a A. R., é nossa amiga há anos, e Sportinguista a sério, tal como o Pai dela. A A.R. fez recentemente um trabalho de esclarecimento aos surdos Sportinguistas, traduzindo os vídeos do Sou Sporting sobre o tema i-voting. E se assistir a algo relacionado com o nosso clube onde nos mostram que pensaram na comunidade surda e que querem incluí-la já é motivo para largos sorrisos, ver a felicidade de quem foi escolhido para fazer essa ponte numa mensagem sentida, torna tudo ainda mais especial.
Uma filha que guarda um sonho do pai e o transforma num sonho dela e que tem oportunidade de torná-lo realidade e celebrá-lo a dois. Ser Sporting também tem que ser isto!
ESTE POST É DA AUTORIA DE… Escondidinho do Leão
a cozinha da Tasca está sempre aberta a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
10 Agosto, 2020 at 12:23
Temos muita gente de valor, em todas as vertentes, e grandes sportinguistas.
Pena que uma não seja o presidente do Clube.
10 Agosto, 2020 at 12:25
Vir à tasca e ler uma boa notícia sobre o Sporting, sentir aquele arrepio na espinha de saber que o Sporting – mesmo na maior crise de sempre e num tempo em que só vemos desgraças e erros uns atrás dos outros – é espectacular todos os dias. É disto que eu sinto falta!
Haja o que houver, somos e seremos enormes… também por isto!
Um abraço,
10 Agosto, 2020 at 13:11
Qualquer iniciativa que seja feita em prol de uma maior inclusao daqueles que, por algum motivo ou outro, precisam de um apoio extra é sempre de louvar.
10 Agosto, 2020 at 13:39
Acabas bem. Ser do Sporting tem tb de ser isto.
O resto… É o resto.
10 Agosto, 2020 at 13:48
Se há algo para além do #varandasout que merece divulgação e reflexão, é isto.
Obrigado pela partilha
Ser do Sporting, não é também, é mesmo isto.
10 Agosto, 2020 at 13:59
das coisas mais deprimentes que li nos últimos tempos, nas redes sociais, passou precisamente por aqui. Ter Bruno de Carvalho e um grupo de “seguidores eco” a trocar piadas sobre a utilização de língua gestual a reboque do i-voting, causou-me uma repulsa que não consigo descrever
10 Agosto, 2020 at 18:17
Meter BdC ao barulho neste post é obra, sem duvida!
Quanto ao post, parabéns pelo esforço e pela capacidade de sonhar.
Bem haja!
10 Agosto, 2020 at 19:55
Sonham com o Homem e conseguem acordar molhados…
Poucos sportinguistas conseguirão JAMAIS levantar o clube da lama como estava como a sua Direcção o consegui, DOYE pra caralho,
mas
É a VERDADE.
Spiortng é como a FOME não tem CURA.
10 Agosto, 2020 at 14:04
E depois há isto: Sportinguistas que nos lembram do Maior Património do nosso clube centenário, as Pessoas, todas, sem exclusão.
Bem hajam.
10 Agosto, 2020 at 14:08
Um bem-haja.
Obrigado por estas partilhas.
10 Agosto, 2020 at 14:29
Grande Escondidinho. É sempre um prazer ler estes textos
10 Agosto, 2020 at 14:30
Um clube e um mundo mais inclusivo. É uma das coisas que quero para o futuro.
SLs
10 Agosto, 2020 at 14:35
O clube é inclusivo demais.
Tem idiotas na direcção e como sócios uma besta chamada Jorge Jesus e outra chamada Vieira que andavam a conspirar contra o clube.
Quanto a iniciativa muito bem.
Oxalá tivéssemos a discutir reforços ao invés do ivoting.
Sl
10 Agosto, 2020 at 19:41
+1
10 Agosto, 2020 at 14:39
Isto é mesmo ser Sporting. Ser inclusivo, não descriminar. Obrigado pelo Post!!
10 Agosto, 2020 at 15:20
Máquina!
10 Agosto, 2020 at 15:24
Uma abraço amigo e boa saúde…
Uma abraço ao Gui e tudo de bom…!
SL
10 Agosto, 2020 at 15:33
Ser inclusivo. Respeitar as diferenças. Respeitar.
O Sporting (e o Porto, tem de ser dito) têm muitas vezes substituido o papel do Estado acima do que lhes é exigido e dando uma chapada de luva branca a este.
Por aqui chama-se “pessoas de determinação”, pessoas determinadas, que não se deixam vencer, que fazem de fraquezas forças e que conquistam o seu espaço por mérito e nao por pena.
Um grande abraço e grato pela partilha.
SL
10 Agosto, 2020 at 16:04
Ser Sporting também tem que ser isto! Sem dúvida!
10 Agosto, 2020 at 16:15
A A.R. já cá veio espreitar o post… Just saying…
10 Agosto, 2020 at 16:45
Excelente exemplo, Ser Sporting passa por estas atitudes, pelo dia a dia, já que não nos podemos orgulhar dos resultados desportivos no futebol que os valores sejam algo a que nos possamos agarrar.
10 Agosto, 2020 at 17:51
Acho que é mais por aí que o Sportinguismo se mantém vivo, pelo perpetuar de valores humanos e sociais importantes, ainda que MUITO básicos. Infelizmente, nem todos (imensos) sabem o básico sequer.
10 Agosto, 2020 at 18:25
O orgulho por um filho é algo inigualável, ainda mais numa ação benemérita e tão importante como é fazer chegar informação a quem tem dificuldades para a obter. Parabéns.
P.S. Há muita surdez no mundo e em várias formas. Quem a tem por incapacidade física luta e anseia por obter informação, mas há quem ouça plenamente e ainda assim não saiba distinguir a verdade entre o ruído das maquinas de propaganda.
10 Agosto, 2020 at 21:17
Não conhecia pessoalmente a A.R.
Tê-la visto a trabalhar foi algo de espetacular.
Mas o melhor foi mesmo quando ela disse que era Sportinguista, o pai dela também, e que antes de ter ido fazer aqueles vídeos tinha dito ao pai que ía fazer algo Pelo Sporting, e que isso tinha enchido o pai de contentamento.
Foi muito intenso.
Uma coisa é certa, esta parceria não ficará por aqui.
10 Agosto, 2020 at 21:45
Obrigado Escondidinho por esta partilha.
Delicio-me sempre com os teus posts e comentáriosporque revelam o lado mais humano e humanista do Nosso Sporting.
Foi assim com o inesquecível relato da viagem que fizeste com o teu filho à Grã-Bretanha para o presenteares com a companhia dos seu ídolos no rugby, que eu acho um dos melhores posts de sempre na Tasca.
Foi assim com um comentário em que me puseste a par do impacto que as crónicas que fazia sobre o FF tinham nas meninas do nosso escalão mais jovem (as sub 13, dos 9 aos 13 anos) e nos seus familiares e no poderoso reflexo que isso teve no meu ainda maior empenho nessa crónica semanal.
Um grande bem hajam para ti e para o teu filho. Para mim vocês são exemplo de Sportinguismo.
11 Agosto, 2020 at 20:57
Muito obrigado pela partilha já tinha saudade deste sentimento de orgulho misturado com paixão e a que não falta o arrepiosinho de comoção…Foi o pacote completo e a falta que isso me tem feito nestes ultimos 3 anos…
SL