Olha, sem querer ser desnecessariamente cruel, mas tu tens a perfeita noção de que após todo este tempo na Tasca o melhor que conseguiste foi um upgrade de vítima favorita para caixa de ressonância de um troll, não?
Caro Cherba, o atropelo estatutário aqui é exactamente o inverso: realizar duas Assembleias Gerais Ordinárias numa só. Orçamento é uma AG e Contas é outra AG. Até é aceitável que não seja discutido mais nada, exactamente por serem Assembleias Ordinárias (para informar, debater, deliberar e votar exclusivamente os temas que provocam a sua convocação regular anual).
O que não é aceitável é misturarem os assuntos (ainda por cima complexos: aceder aos documentos de uma já é tarefa hercúlea, das duas é para a Liga dos Super Heróis).
E ainda menos aceitável pressupor que é só votar (na realidade essa prática já decorre de todas as outras AGs com este PMAG em que as votações começam quando abre a sessão) esvaziando o conteúdo da Assembleia Geral.
Do mesmo modo será esperar para ver o que resulta do “acordo” com a DGS para perceber quantos sócios terão de “ficar à porta”.
SL
Mas tu achas que eles não sabem que se abrirem a AG à discussão de outros assuntos, não cai tudo em cima deles?
O que eu pergunto, que não domino muito estas coisas, é se alguém for propor à AG que se discuta outra coisa, não é a AG que tem de se pronunciar se se discute ou não? Ou a MAG pode dizer que não se discute se a AG quiser discutir?
No caso de uma AG Ordinária o assunto está pré definido estatutariamente. Logo, o PMAG pode sempre recusar a entrada de qualquer outro ponto.
Onde foi mais do que evidente a prepotência foi a recusa do debate de outros assuntos nas duas AGs extraordinárias que já se realizaram.
Tal como é prepotência abrir as votações antes de concluídos os debates.
Ou juntar 2 AGs Ordinárias numa só. Aqui sim, acho que abre o precedente para dever aceitar a inclusão de outros assuntos que a AG delibere, uma vez que já está em incumprimento do Estatuído para essas 2 AGs (ao fazer 2 em 1, está a admitir para cada uma delas a outra como outros assuntos).
Um abraço e saudações leoninas
Apesar dos assuntos estarem pré definidos nada impede que não conste o ponto Outros assuntos de interesse, para além disso os sócios podem submeter requerimentos que deveriam ser lidos e se necessários votados, actualmente são todos rejeitados liminarmente pelo excelso dono dos estatutos.
O problema é que nada disto se faz, deixamos a idade da pedra e vivemos a democracia croquette.
Malcolm, o que digo é que, numa AG Ordinária, o PMAG tem a prerrogativa de não considerar a votação sequer a inclusão de outros pontos. O que não é, de per si, contestável, pois estaria a defender uma maior amplitude para o debate dos Assuntos que, anualmente, justificam a existência dessas AGs Ordinárias.
Onde a porca torce o rabo é depois constatarmos que esse desvelo Estatutário esbarre com a desvalorização e esvaziamento do debate, permitindo as votações antes da conclusão do mesmo.
No caso vertente, nem sequer (na minha opinião) pode alegar a não inclusão de outros assuntos numa AG Ordinária porque, na realidade, na AG de Orçamento e Plano de Actividades já “abriu a porta” à “entrada” do assunto Relatório e Contas e vice-versa.
Um abraço e saudações leoninas
p.s.: não sou jurista mas tenho uma vasta experiência de condução de AGs associativas de mais de 40 anos em que fui sendo PMAG de mais de uma dezena de Associações e Cooperativas (nomeadamente a do Núcleo SCP da Ilha de Santa Maria há 7 anos). E, tendo participado da formação de algumas associações, fiz parte activa (em conjunto com advogados) da produção dos seus Estatutos. Não me arvoro em nenhuma sumidade na matéria, mas baseio, nesta matéria, as minhas opiniões na experiência e nos contactos especializados que a mesma me proporcionou.
Estás enganado, esse tipo era um ditador da pior espécie.
Aliás, isso de andar sempre a explicar tudo e mais alguma coisa era só para enganar toda a gente.
Era um ditador.
Fazes um requerimento deveria ser lido e decidido, votado, pelos sócios.
Actualmente o pmag rejeita liminarmente assumiu o poder que pertencia aos sócios escudado no facto de não existir o ponto outros assuntos de interesse e como tal qualquer requerimento afasta.se da agenda e por isso ele recusa,
Essa afirmação inicial que fazes nem se coloca e é das principais causas de agitação, como recusa de imediato todo e qualquer requerimento, o ambiente aquece de imediato.
Malcolm, o PMAG tem de ler todos os requerimentos chegados à MAG. Mas pode rejeitar colocá-los a votação, fundamentando nos Estatutos ou no Regulamento essa sua decisão.
No caso de requerimentos para inclusão de pontos na Ordem de trabalhos, numa AG Ordinária pode rejeitá-los e, na minha opinião, bem, porque da Ordem de Trabalhos da AG só consta 1 ponto, estatutariamente pré-definido. Não pode, na Convocatória, incluir um Ponto 2 – Outros Assuntos de Interesse. Daí também ser lógico não aceitar a sua inclusão durante a AG. Já numa AG Extraordinária, a ordem de Trabalhos é uma O.T. PROPOSTA e que deve ser lida e votada e/ou alterada previamente ao início formal dos trabalhos (ponto prévio).
Mas as coisas assumem formalmente essa orientação, seguindo uma lógica democrática (o Associativismo só deve ser entendido na sua plenitude em conformidade com o modelo democrático). A lógica de as AGs Ordinárias só terem 1 Ponto é o FACTO de elas versarem sobre questões REGULARES da máxima importância para o funcionamento da Associação. E, por isso, dever-se-à concentrar todo o foco e dar a máxima amplitude ao debate desse ponto de crucial importância anual. Só após garantido esse debate, deveria ser equacionada a inclusão de mais outro(s) Ponto(s) a debate e deliberação.
O problema é que este PMAG não utiliza a prerrogativa de nas AGs Ordinárias haver um único Ponto para garantir um debate mais esclarecedor. Pelo contrário o debate e mesmo até a mera informação são prepotentemente desvalorizados pelo PMAG ao permitir que se comece a votar na abertura dos trabalhos, logo, ainda antes de os documentos a deliberar terem sido apresentados à AG.
Diria que Rogério Alves se escuda numa prerrogativa formal para evitar a essência que a justificaria.
Um abraço e saudações leoninas
Que o Rogerio lê os requerimentos não tenho duvidas nenhumas, mas o que está regulamentado era que devia lê-los para a assembleia e comunicar a sua decisão bem como se entendesse deixar que a decisão sobre o requerimento fosse tomada pelos sócios presentes.
PS. Apenas coloquei 3 convocatórias mas posso colocar TODAS e são muitas e em nenhuma era esquecido o “Outros Assuntos de Interesse”
Quando referi que tem de ler todos os requerimentos que chegam à MAG é óbvio que me referia a Lê-los para a AG.
Não discuto a legalidade de colocarem na Convocatória de uma AG Ordinária um Ponto 2, mas acho que essa colocação apriorística diminui a importância do conteúdo central e REGULAR dessa AG. Acho muito mais conforme, no final da Votação do Ponto Único, perguntar à AG se tem outros assuntos a debater.
Nas AG Extraordinárias a inclusão desse ponto devia ser “consensual”, mas não incluído na Convocatória; o que devia ser obrigatório, nessas AGs, era a votação da O.T. e/ou eventuais alterações como ponto prévio (poderia até dar-se o caso de a AG decidir que não tinha interesse em discutir algo que haja sido proposto pela MAG e/ou incluir assuntos específicos) . Colocá-lo aprioristicamente nas convocatórias de todas as AGs é banalizar esse ponto (parece que é uma “obrigação”, quando deve ser uma decisão da AG e não da MAG).
É a minha opinião e fundamento-a na necessidade de haver um propósito, uma lógica democrática e funcional, na definição estatutária das Assembleias Gerais Ordinárias e das Assembleias Gerais Extraordinárias.
De qualquer modo, o mais relevante é o funcionamento democrático das AGs (todas, Ordinárias ou Extraordinárias) que as definam REALMENTE como espaço de livre afirmação do poder dos Associados e como órgão máximo deliberativo do Clube.
SL
Acharem que estas assembleias não são mais do que formalidades em que seja de que forma for os resultados serão favoraveis à actual direcção acho que è um acto de ingenuidade.
Eu lanço o desafio aos sportinguistas que possam ir a essa assembleia que vão e chumbem todas as medidas/orçamentos propostos, e no final vejam se não lhes sai um resultado cozinhado.
Claro que não por dois motivos :
1. Vocês não contam para o totobola, todos juntos são uma mão cheia de nada.
2. Mesmo que numa possibilidade muito remota isso acontecesse o amigo RA dava uma mãozinha.
Ladies and gentlemen, I bring not before you today an untamed beast of the wild. Such has been done before. I bring not before you an ape from the jungles of Borneo. No. What the carny will, in this eventful evening, present you is something far more exotic. A creature from the lowest reaches of Iberian society! A being so foul its own peers defecate at its approach! It is not unique, though. It is not remarkable in any way. Neither whip nor muzzle must man yield to husband it. It does pretty much what it is told to. But no respectable carny could do without it! Ladies and gentlemen, we proudly present you our very own JUUUUBAAAAAS76!!!!
O que já se está a preparar (depois não digam que são cabalas) é uma limitação do número de participantes e a garantia de presença ao número suficiente de votos que GARANTEM maioria face à limitação de participante. Fácil, fácil.
Quem puder ir e for dos primeiros à “abertura de portas”, que depois indique se o PJR não estava já “bem composto”. E que se faça a verificação do número de “votos” que não puder entrar no PJR.
A solução até seria relativamente simples: alugar o Altice Arena, ou fazer em parte da bancada do José Alvalade (mais complicado logisticamente )
SL
E também será oportuno registar se o Orçamento e as Contas vão ser votados de uma só vez como se de um único documento se tratasse. Pelo texto do Comunicado intui-se que colocarão ambos no mesmo Ponto de Ordem de Trabalhos, o que só aumenta a ilegalidade pois nem deviam estar na mesma AG.
SL
Não sei se será burrice ou uma forma de aumentar a confusão: discutir do mesmo ponto Orçamento e Contas, misturando intervenções é um must para gerar mais dúvidas; depois é uma forma de limitar as intervenções dissonantes que pretendam esclarecer quer um quer outro documento.
SL
Fartaram-se de acusar o anterior presidente de estar agarrado ao poder e agora é isto, têm medo de enfrentar os sócios.
Da minha parte, tudo o que for a votações com esta direcção vai ser votado CONTRA. Não me interessa se vão contratar o Ronaldo ou o Messi, para mim será sempre CONTRA.
“Unir o Sporting”, mas que falta de vergonha. Como é possivel unir alguma coisa quando estão constantemente a fugir à contestação em vez de a enfrentar de frente e responder às preocupações dos sócios.
Estão agarrados ao poder, é o que é. Cabe aos sócios fazer tudo para que esta direção caia e podemos começar já por votar contra este orçamento.
Meu caro, tem de ser exigir ficar, debater e só depois votar.
Votar e sair antes de sequer conhecer o que está a votar é a estratégia prepotente do Rogério “Língua de Prata” Alves.
SL
Este é um caso de tentarem mesmo ir os 4 (especialmente se forem os 4 para votar contra). É uma 6ª Fª, até pode ser uma viagem lúdica.
Um abraço e saudações leoninas
O Rogério “eu é que sou os estatutos” pode usar todas as artimanhas e mais algumas que apenas está a dar razão a quem pede a demissão desta gente há muito tempo.
Dois anos completamente perdidos com forte impacto no presente e futuro deste grande clube…
Fazem outro… Se chumbar outra vez usam o do ano passado acho eu. Mas o que fica é que ninguém acredita nestes gajos e o bom senso ditaria ou novas eleições ou AG de auscultação para depois se decidir se se marcavam novas eleições ou não.
O resumo do que vai acontecer não preciso de deixar à tua imaginação.
Obrigado, achei que o chumbo do orçamento os deixava de mãos atadas até terem um orçamento aprovado, tinha a vaga esperança que fosse o princípio do fim destes abeculas
Já se esperava. Os sócios são mero acessório e o futuro do clube só é discutido quando eles quiserem.
“O Sporting é o clube mais democrático do país” disse por aí um alucinado.
Obrigado, achei que o chumbo do orçamento os deixava de mãos atadas até terem um orçamento aprovado, tinha a vaga esperança que fosse o princípio do fim destes abeculas
O orçamento apenas na questão do prazo (deveria ser até 30 junho) poderia causar mossa.
As contas sim, se apresentarem desvio ao orçamento dá direito a destituição e estava convicto que seria por ai que cairiam. Infelizmente o COVID que reduziu despesas (lay OFF) e pouco influencia terá tido nas receitas e aquele esforço todo em junho para cobrar quotas devem ter sido suficiente para lhes dar mais um ano.
A ver vamos, Malcolm. O documento só deve sair em 18 de Setembro (se cumprirem os Estatutos; tem que estar disponível para consulta dos sócios 8 dias antes da AG; mas isso nunca foi impeditivo de fazerem o que lhes apetece; as últimas Contas só estiveram “disponíveis” para consulta física na Secretaria menos de 48 horas antes da AG).
SL
Antes, havia uma ditadura sanguinária no Sporting…
2015
João Paiva Santos: “[Bruno de Carvalho] Age como um reles ditador de país asiático”
2016
City Lion: “É cada vez mais urgente desmascarar o pequeno ditador que hoje já se julga dono do Sporting”
2017
Ribeiro e Castro: “É uma linguagem [a de Bruno de Carvalho] própria de uma pessoa com o perfil de Kim Jong-un, da Coreia do Norte. Beligerante, provocador, ameaçador, gerador de um clima de conflito”
2018
João Miguel Tavares: “Bruno de Carvalho, o pequeno ditador”
Vasco Pulido Valente: [Bruno de Carvalho] É o modelo do ditador populista”
Sou Membro da Direcção de uma IPSS e sejam as AG Ordinárias ou Extraordinárias solicito sempre ao PMAG que insira na Convocatória um Ponto na Ordem de Trabalhos “Outros assuntos de interesse para a Instituição”. (Nos estatutos não diz que pode ou não pode ser)!
Não deveria ser a Ag a solicitar isso, conforme a existência ou não de outros assuntos de interesse? Não será abusivo incluir a priori esse ponto em TODAS as AGs?
Não terá mais lógica:
1 – nas AGs Ordinárias
a) dar primazia ao livre debate do assunto FULCRAL PARA A REGULAR VIDA ASSOCIATIVA que justifica a sua convocatória anual ;
b) no final da Votação desse Ponto Único, o PMAG perguntar à Assembleia se quer debater outros assuntos.
2 – nas AGs Extraordinárias, antes do início dos Trabalhos, como procedimento democrático, o PMAG colocar, como ponto prévio, à deliberação e votação da AG a Ordem de Trabalhos PROPOSTA.
O Gomez afirma “SOLICITO sempre ao PMAG que insira na Convocatória um Ponto na Ordem de Trabalhos “Outros assuntos de interesse para a Instituição”. .
Eu considero isso uma intrusão nas competências do PMAG, uma vez que, relativamente às Assembleias Ordinárias elas têm obrigatoriamente de ser convocadas e só compete à Direcção solicitar à MAG a sua realização (e não sugerir a Ordem de Trabalhos).
Já nas AGs Extraordinárias admito (mas acho menos democrático do que perguntara à AG o que deseja incluir) que possa ser solicitada a inclusão na Convocatória, uma vez que essa AG seja convocada a pedido da Direcção.
SL
Como isto está! Agora até se argumenta in english language…(agora é que tu fukes me…). Mas vamolá demystify essa cena malaica dos 71%. Num escrutínio atroz em que BdC tinha que conquistar mais votos que as correntes opositoras (5 não eram?) no seu conjunto e num universo de 70/80 mil potenciais votantes, conseguiu 29% de trinta e pico por cento dos ditos…Péra aí pá… então, antes desse NEGÓCIO ARMADILHADO (não resisti às maiúsculas) não seriam mais sessenta ou setenta mil os sócios com direito a voto e que só deixaram de estar habilitados porque pararam imediatamente de pagar as suas quotas aquando do GOLPE? Quantos destes iriam votar em quem os tinha cativado com a SUA OBRA?
Nota: Nunca votaria hoje em BdC por motivos que será despiciendo enumerar, mas estou convicto de que A PAZ só regressará ao nosso grémio quando ele for reintegrado
no pleno gozo dos seus direitos.
Infelizmente tive de tomar a decisao. O socio cinquenta mil e poucos e seu filho vao deixar de ser socios deste clube com o qual me iludi anos. Desde menino que o meu avô, paz a sua alma, me contava as historias do clube, com os olhos a brilhar, desde os cinco violinos ate noites epicas com MU. Agora isso sao memorias de algo que nao existe e que nao voltara tao depressa. O Sporting que me ensinaram nao é isto e face a tao grande impotencia nada mais me resta do que viver de memorias e fazer o luto. Aquilo a que hoje chamam de Sporting mais nao é uma caricatura do clube que enchia os meus cadernos na escola ha mais de 30 anos, deixou de ser um clube universal para ser um clube de amigos, sem respeito por ninguem, muito menos por quem paga as quotas (alguem sabe o valor da venda do
Acuña?). Para mim chega
Aquele parágrafo sobre a DGS traduz-se da seguinte forma: quando virmos que já entraram os nossos sócios, que até vão aparecer antes da hora, a porta fecha-se porque a DGS fez recomendações que têm que ser aceites.
E pronto, AG calma com grande aprovação do orçamento. Feito em 5 minutos. Com tempo suficiente para o jantar corporate e passeio no Tejo que se segue.
Esta bicharada sempre existiu, mas à parte das tropelias eleitorais e golpes de estado palaciano, só voltaram a ter as chaves do cofre porque a maioria silenciosa e os mutilados do politicamente correcto aceitaram fazer o que varandas faz sempre que se senta a uma mesa de negociações em representação do Sporting.
Baixar as calcinhas e ser enrrabado pela por todos.
Hoje nao se discutiu listinhas de compras.
O tema foram duas arrecadações e a luta do maqueiro na defesa da propriedade do clube.
Já é uma evolução em dois anos.
Ate agora tem lutado por todos os interesses menos os do clube.
Não há problema, a discutir o relatório de contas já há muita falcatrua e má gestão para denunciar, ao trabalho malta. Já agora, 1 milhão de euros em comissões para a doação (transferência) do Acuna… querem apostar que vamos comprar um jogador ao Sevilha? Em 3…2…1…
14 Setembro, 2020 at 17:19
É votar e pronto… Estar a perder tempo a discutir coisas importantes, não serve de nada!!!
14 Setembro, 2020 at 17:28
Vou gostar de ver a choradeira na caixa de comentários em 3,2,1…
14 Setembro, 2020 at 17:35
Choradeira só por termos gente como tu a mandar no Clube…
14 Setembro, 2020 at 17:46
Chama-se maioria Miguel.
14 Setembro, 2020 at 17:58
Oh jubas tu acreditas mesmo no que escreves?
14 Setembro, 2020 at 20:14
Qual maioria?
14 Setembro, 2020 at 20:46
71%
14 Setembro, 2020 at 23:48
HAHA
onde estão as provas disso?
14 Setembro, 2020 at 23:52
Estamos em 2020, Jubas, ninguém te avisou?
14 Setembro, 2020 at 17:41
Olha, sem querer ser desnecessariamente cruel, mas tu tens a perfeita noção de que após todo este tempo na Tasca o melhor que conseguiste foi um upgrade de vítima favorita para caixa de ressonância de um troll, não?
14 Setembro, 2020 at 18:48
+1
14 Setembro, 2020 at 17:31
Caro Cherba, o atropelo estatutário aqui é exactamente o inverso: realizar duas Assembleias Gerais Ordinárias numa só. Orçamento é uma AG e Contas é outra AG. Até é aceitável que não seja discutido mais nada, exactamente por serem Assembleias Ordinárias (para informar, debater, deliberar e votar exclusivamente os temas que provocam a sua convocação regular anual).
O que não é aceitável é misturarem os assuntos (ainda por cima complexos: aceder aos documentos de uma já é tarefa hercúlea, das duas é para a Liga dos Super Heróis).
E ainda menos aceitável pressupor que é só votar (na realidade essa prática já decorre de todas as outras AGs com este PMAG em que as votações começam quando abre a sessão) esvaziando o conteúdo da Assembleia Geral.
Do mesmo modo será esperar para ver o que resulta do “acordo” com a DGS para perceber quantos sócios terão de “ficar à porta”.
SL
14 Setembro, 2020 at 17:34
Mas tu achas que eles não sabem que se abrirem a AG à discussão de outros assuntos, não cai tudo em cima deles?
O que eu pergunto, que não domino muito estas coisas, é se alguém for propor à AG que se discuta outra coisa, não é a AG que tem de se pronunciar se se discute ou não? Ou a MAG pode dizer que não se discute se a AG quiser discutir?
Alguém sabe como funciona?
14 Setembro, 2020 at 17:45
No caso de uma AG Ordinária o assunto está pré definido estatutariamente. Logo, o PMAG pode sempre recusar a entrada de qualquer outro ponto.
Onde foi mais do que evidente a prepotência foi a recusa do debate de outros assuntos nas duas AGs extraordinárias que já se realizaram.
Tal como é prepotência abrir as votações antes de concluídos os debates.
Ou juntar 2 AGs Ordinárias numa só. Aqui sim, acho que abre o precedente para dever aceitar a inclusão de outros assuntos que a AG delibere, uma vez que já está em incumprimento do Estatuído para essas 2 AGs (ao fazer 2 em 1, está a admitir para cada uma delas a outra como outros assuntos).
Um abraço e saudações leoninas
14 Setembro, 2020 at 19:08
Apesar dos assuntos estarem pré definidos nada impede que não conste o ponto Outros assuntos de interesse, para além disso os sócios podem submeter requerimentos que deveriam ser lidos e se necessários votados, actualmente são todos rejeitados liminarmente pelo excelso dono dos estatutos.
O problema é que nada disto se faz, deixamos a idade da pedra e vivemos a democracia croquette.
14 Setembro, 2020 at 19:23
Malcolm, o que digo é que, numa AG Ordinária, o PMAG tem a prerrogativa de não considerar a votação sequer a inclusão de outros pontos. O que não é, de per si, contestável, pois estaria a defender uma maior amplitude para o debate dos Assuntos que, anualmente, justificam a existência dessas AGs Ordinárias.
Onde a porca torce o rabo é depois constatarmos que esse desvelo Estatutário esbarre com a desvalorização e esvaziamento do debate, permitindo as votações antes da conclusão do mesmo.
No caso vertente, nem sequer (na minha opinião) pode alegar a não inclusão de outros assuntos numa AG Ordinária porque, na realidade, na AG de Orçamento e Plano de Actividades já “abriu a porta” à “entrada” do assunto Relatório e Contas e vice-versa.
Um abraço e saudações leoninas
p.s.: não sou jurista mas tenho uma vasta experiência de condução de AGs associativas de mais de 40 anos em que fui sendo PMAG de mais de uma dezena de Associações e Cooperativas (nomeadamente a do Núcleo SCP da Ilha de Santa Maria há 7 anos). E, tendo participado da formação de algumas associações, fiz parte activa (em conjunto com advogados) da produção dos seus Estatutos. Não me arvoro em nenhuma sumidade na matéria, mas baseio, nesta matéria, as minhas opiniões na experiência e nos contactos especializados que a mesma me proporcionou.
14 Setembro, 2020 at 17:47
Eu sou do tempo do Bruno de Carvalho em que um gajo se podia inscrever para falar. Agora não sei como é que é.
14 Setembro, 2020 at 17:50
O coreano? Não acredito, o coreano do SCP permitia aos sócios falarem? Inacreditável, como é possivel?
14 Setembro, 2020 at 17:56
Tou-te a dizer. Custa a acreditar hoje em dia, mas é verdade. Eu ainda sou desses tempos. Estou mesmo a ficar velho. Parece um clube diferente…
14 Setembro, 2020 at 19:00
Estás enganado, esse tipo era um ditador da pior espécie.
Aliás, isso de andar sempre a explicar tudo e mais alguma coisa era só para enganar toda a gente.
Era um ditador.
14 Setembro, 2020 at 19:13
Fazes um requerimento deveria ser lido e decidido, votado, pelos sócios.
Actualmente o pmag rejeita liminarmente assumiu o poder que pertencia aos sócios escudado no facto de não existir o ponto outros assuntos de interesse e como tal qualquer requerimento afasta.se da agenda e por isso ele recusa,
Essa afirmação inicial que fazes nem se coloca e é das principais causas de agitação, como recusa de imediato todo e qualquer requerimento, o ambiente aquece de imediato.
14 Setembro, 2020 at 20:26
Malcolm, o PMAG tem de ler todos os requerimentos chegados à MAG. Mas pode rejeitar colocá-los a votação, fundamentando nos Estatutos ou no Regulamento essa sua decisão.
No caso de requerimentos para inclusão de pontos na Ordem de trabalhos, numa AG Ordinária pode rejeitá-los e, na minha opinião, bem, porque da Ordem de Trabalhos da AG só consta 1 ponto, estatutariamente pré-definido. Não pode, na Convocatória, incluir um Ponto 2 – Outros Assuntos de Interesse. Daí também ser lógico não aceitar a sua inclusão durante a AG. Já numa AG Extraordinária, a ordem de Trabalhos é uma O.T. PROPOSTA e que deve ser lida e votada e/ou alterada previamente ao início formal dos trabalhos (ponto prévio).
Mas as coisas assumem formalmente essa orientação, seguindo uma lógica democrática (o Associativismo só deve ser entendido na sua plenitude em conformidade com o modelo democrático). A lógica de as AGs Ordinárias só terem 1 Ponto é o FACTO de elas versarem sobre questões REGULARES da máxima importância para o funcionamento da Associação. E, por isso, dever-se-à concentrar todo o foco e dar a máxima amplitude ao debate desse ponto de crucial importância anual. Só após garantido esse debate, deveria ser equacionada a inclusão de mais outro(s) Ponto(s) a debate e deliberação.
O problema é que este PMAG não utiliza a prerrogativa de nas AGs Ordinárias haver um único Ponto para garantir um debate mais esclarecedor. Pelo contrário o debate e mesmo até a mera informação são prepotentemente desvalorizados pelo PMAG ao permitir que se comece a votar na abertura dos trabalhos, logo, ainda antes de os documentos a deliberar terem sido apresentados à AG.
Diria que Rogério Alves se escuda numa prerrogativa formal para evitar a essência que a justificaria.
Um abraço e saudações leoninas
14 Setembro, 2020 at 20:59
Ainda há dias circulou a convocatória do AG do Rio Ave e não faltava o ponto “Outros Assuntos de Interesse”
Todas as AGs da era BdC fossem do orçamento fossem de contas continham na agenda “outros assuntos de interessa, pode confirmar vendo as convocatórias que linko:
https://scpconteudos.pt/sites/default/files/documentos/convocatoria_ag_do_scp_2_de_outubro_de_2016.pdf
https://www.sporting.pt/incscp/pdf/investor_relations/convocatoriaag28jun15_180615.pdf
http://cdn.sporting.digitaljump.pt/sites/default/files/convocatoria_ag_do_scp_de_27_de_setembro_de_2015.pdf
Que o Rogerio lê os requerimentos não tenho duvidas nenhumas, mas o que está regulamentado era que devia lê-los para a assembleia e comunicar a sua decisão bem como se entendesse deixar que a decisão sobre o requerimento fosse tomada pelos sócios presentes.
PS. Apenas coloquei 3 convocatórias mas posso colocar TODAS e são muitas e em nenhuma era esquecido o “Outros Assuntos de Interesse”
14 Setembro, 2020 at 21:35
Quando referi que tem de ler todos os requerimentos que chegam à MAG é óbvio que me referia a Lê-los para a AG.
Não discuto a legalidade de colocarem na Convocatória de uma AG Ordinária um Ponto 2, mas acho que essa colocação apriorística diminui a importância do conteúdo central e REGULAR dessa AG. Acho muito mais conforme, no final da Votação do Ponto Único, perguntar à AG se tem outros assuntos a debater.
Nas AG Extraordinárias a inclusão desse ponto devia ser “consensual”, mas não incluído na Convocatória; o que devia ser obrigatório, nessas AGs, era a votação da O.T. e/ou eventuais alterações como ponto prévio (poderia até dar-se o caso de a AG decidir que não tinha interesse em discutir algo que haja sido proposto pela MAG e/ou incluir assuntos específicos) . Colocá-lo aprioristicamente nas convocatórias de todas as AGs é banalizar esse ponto (parece que é uma “obrigação”, quando deve ser uma decisão da AG e não da MAG).
É a minha opinião e fundamento-a na necessidade de haver um propósito, uma lógica democrática e funcional, na definição estatutária das Assembleias Gerais Ordinárias e das Assembleias Gerais Extraordinárias.
De qualquer modo, o mais relevante é o funcionamento democrático das AGs (todas, Ordinárias ou Extraordinárias) que as definam REALMENTE como espaço de livre afirmação do poder dos Associados e como órgão máximo deliberativo do Clube.
SL
15 Setembro, 2020 at 14:14
Acharem que estas assembleias não são mais do que formalidades em que seja de que forma for os resultados serão favoraveis à actual direcção acho que è um acto de ingenuidade.
Eu lanço o desafio aos sportinguistas que possam ir a essa assembleia que vão e chumbem todas as medidas/orçamentos propostos, e no final vejam se não lhes sai um resultado cozinhado.
14 Setembro, 2020 at 17:34
É chumbar o dito….é mais forte do que qualquer palavra…
De qualquer forma o RA não deve deixar que aconteça nada….
14 Setembro, 2020 at 17:49
Claro que não por dois motivos :
1. Vocês não contam para o totobola, todos juntos são uma mão cheia de nada.
2. Mesmo que numa possibilidade muito remota isso acontecesse o amigo RA dava uma mãozinha.
14 Setembro, 2020 at 18:33
Ladies and gentlemen, I bring not before you today an untamed beast of the wild. Such has been done before. I bring not before you an ape from the jungles of Borneo. No. What the carny will, in this eventful evening, present you is something far more exotic. A creature from the lowest reaches of Iberian society! A being so foul its own peers defecate at its approach! It is not unique, though. It is not remarkable in any way. Neither whip nor muzzle must man yield to husband it. It does pretty much what it is told to. But no respectable carny could do without it! Ladies and gentlemen, we proudly present you our very own JUUUUBAAAAAS76!!!!
14 Setembro, 2020 at 18:41
*wield, não yield
14 Setembro, 2020 at 18:53
Ahahahahhaha
14 Setembro, 2020 at 18:52
Calma vagands
14 Setembro, 2020 at 19:10
Eu estou neste momento a legalizar as minhas quotas e do meu filho, exactamente para te F… É olha que não valho assim tão poucos votos.
14 Setembro, 2020 at 20:18
Ó 76, estás a esquecer que na ultima AG passaram a votação mesmo à rasca…
Vamos ver se não bates com a fronha na parede desta vez!
14 Setembro, 2020 at 20:49
Ahaha acho q ainda n se deram conta da vossa insignificância.
Algum problema e o Rogério resolve.
14 Setembro, 2020 at 20:56
Gosto mesmo de observar a ‘humildade’ exposta nas ‘singelas’ palavras deste invertebrado …
Sai, a já muy famosa … Sandes de cagalhão a ferver aqui pro jubas71 …
14 Setembro, 2020 at 21:38
Aguenta e não chora !!
14 Setembro, 2020 at 23:26
Que palerma.
14 Setembro, 2020 at 20:56
E tu ficas muito confortável com isso não é? E o ditador era o outro.
14 Setembro, 2020 at 23:27
É uma fiel representação da nossa senhora do varandim, para a qual vive ajoelhado.
Mesquinha e ressabiada.
Tbm deve usar fio dental.
14 Setembro, 2020 at 17:51
O que já se está a preparar (depois não digam que são cabalas) é uma limitação do número de participantes e a garantia de presença ao número suficiente de votos que GARANTEM maioria face à limitação de participante. Fácil, fácil.
Quem puder ir e for dos primeiros à “abertura de portas”, que depois indique se o PJR não estava já “bem composto”. E que se faça a verificação do número de “votos” que não puder entrar no PJR.
A solução até seria relativamente simples: alugar o Altice Arena, ou fazer em parte da bancada do José Alvalade (mais complicado logisticamente )
SL
14 Setembro, 2020 at 19:08
E também será oportuno registar se o Orçamento e as Contas vão ser votados de uma só vez como se de um único documento se tratasse. Pelo texto do Comunicado intui-se que colocarão ambos no mesmo Ponto de Ordem de Trabalhos, o que só aumenta a ilegalidade pois nem deviam estar na mesma AG.
SL
14 Setembro, 2020 at 20:19
Não acredito que sejam burros a esse ponto…
14 Setembro, 2020 at 22:55
Não sei se será burrice ou uma forma de aumentar a confusão: discutir do mesmo ponto Orçamento e Contas, misturando intervenções é um must para gerar mais dúvidas; depois é uma forma de limitar as intervenções dissonantes que pretendam esclarecer quer um quer outro documento.
SL
14 Setembro, 2020 at 17:39
Que vergonha, ou falta dela!
Fartaram-se de acusar o anterior presidente de estar agarrado ao poder e agora é isto, têm medo de enfrentar os sócios.
Da minha parte, tudo o que for a votações com esta direcção vai ser votado CONTRA. Não me interessa se vão contratar o Ronaldo ou o Messi, para mim será sempre CONTRA.
“Unir o Sporting”, mas que falta de vergonha. Como é possivel unir alguma coisa quando estão constantemente a fugir à contestação em vez de a enfrentar de frente e responder às preocupações dos sócios.
Estão agarrados ao poder, é o que é. Cabe aos sócios fazer tudo para que esta direção caia e podemos começar já por votar contra este orçamento.
14 Setembro, 2020 at 17:44
Assintómático da falta de respeito que têm pelos sócios do Sporting.
Também não quero conversas com esta escumalha, é votar contra e sair.
14 Setembro, 2020 at 17:54
Meu caro, tem de ser exigir ficar, debater e só depois votar.
Votar e sair antes de sequer conhecer o que está a votar é a estratégia prepotente do Rogério “Língua de Prata” Alves.
SL
14 Setembro, 2020 at 17:54
Então querem que os sócios votem uma coisa sem ser discutida? Está certo.. qual ditadura..
14 Setembro, 2020 at 17:55
Não é novidade. Tem sido assim em todas as AGs com este PMAG e estes Órgãos Sociais.
SL
14 Setembro, 2020 at 17:55
É votar a bazar, o covid nem tem tempo de pegar.
14 Setembro, 2020 at 18:01
Vou tentar me organizar para ir. Qualquer proposta desta direção deve ser chumbada
14 Setembro, 2020 at 18:43
Não é tentar. É ir. “Qualquer proposta desta direção deve ser chumbada”
14 Setembro, 2020 at 18:51
Se não morasse 350km… era mais facil.
Por norma quando vamos somos 4.
14 Setembro, 2020 at 22:57
Este é um caso de tentarem mesmo ir os 4 (especialmente se forem os 4 para votar contra). É uma 6ª Fª, até pode ser uma viagem lúdica.
Um abraço e saudações leoninas
14 Setembro, 2020 at 19:20
Lá estarei, dentro ou fora logo se verá.
O Rogério “eu é que sou os estatutos” pode usar todas as artimanhas e mais algumas que apenas está a dar razão a quem pede a demissão desta gente há muito tempo.
Dois anos completamente perdidos com forte impacto no presente e futuro deste grande clube…
14 Setembro, 2020 at 20:12
Se chumbaram o orçamento o que acontece?
14 Setembro, 2020 at 20:24
Fazem outro… Se chumbar outra vez usam o do ano passado acho eu. Mas o que fica é que ninguém acredita nestes gajos e o bom senso ditaria ou novas eleições ou AG de auscultação para depois se decidir se se marcavam novas eleições ou não.
O resumo do que vai acontecer não preciso de deixar à tua imaginação.
14 Setembro, 2020 at 20:35
Obrigado, achei que o chumbo do orçamento os deixava de mãos atadas até terem um orçamento aprovado, tinha a vaga esperança que fosse o princípio do fim destes abeculas
14 Setembro, 2020 at 20:53
Mãos atadas nunca vão estar. Numa coisa o Jubas tem razão: Qualquer coisa o RA resolve.
14 Setembro, 2020 at 20:28
Ótimo. Voto tudo contra.
14 Setembro, 2020 at 20:29
Já se esperava. Os sócios são mero acessório e o futuro do clube só é discutido quando eles quiserem.
“O Sporting é o clube mais democrático do país” disse por aí um alucinado.
14 Setembro, 2020 at 20:44
Obrigado, achei que o chumbo do orçamento os deixava de mãos atadas até terem um orçamento aprovado, tinha a vaga esperança que fosse o princípio do fim destes abeculas
14 Setembro, 2020 at 21:05
O orçamento apenas na questão do prazo (deveria ser até 30 junho) poderia causar mossa.
As contas sim, se apresentarem desvio ao orçamento dá direito a destituição e estava convicto que seria por ai que cairiam. Infelizmente o COVID que reduziu despesas (lay OFF) e pouco influencia terá tido nas receitas e aquele esforço todo em junho para cobrar quotas devem ter sido suficiente para lhes dar mais um ano.
14 Setembro, 2020 at 22:39
Agradecido pelo esclarecimento
14 Setembro, 2020 at 23:07
A ver vamos, Malcolm. O documento só deve sair em 18 de Setembro (se cumprirem os Estatutos; tem que estar disponível para consulta dos sócios 8 dias antes da AG; mas isso nunca foi impeditivo de fazerem o que lhes apetece; as últimas Contas só estiveram “disponíveis” para consulta física na Secretaria menos de 48 horas antes da AG).
SL
14 Setembro, 2020 at 20:52
Malta, não queriam a AG do orçamento? Do que se queixam? Agora já está, já está!
14 Setembro, 2020 at 20:58
Antes, havia uma ditadura sanguinária no Sporting…
2015
João Paiva Santos: “[Bruno de Carvalho] Age como um reles ditador de país asiático”
2016
City Lion: “É cada vez mais urgente desmascarar o pequeno ditador que hoje já se julga dono do Sporting”
2017
Ribeiro e Castro: “É uma linguagem [a de Bruno de Carvalho] própria de uma pessoa com o perfil de Kim Jong-un, da Coreia do Norte. Beligerante, provocador, ameaçador, gerador de um clima de conflito”
2018
João Miguel Tavares: “Bruno de Carvalho, o pequeno ditador”
Vasco Pulido Valente: [Bruno de Carvalho] É o modelo do ditador populista”
Agora, vive-se uma democracia plena!
14 Setembro, 2020 at 21:16
um clube por capítulos…
fascistas.
isto parece o clube do macaco aventura.
14 Setembro, 2020 at 21:20
Sou Membro da Direcção de uma IPSS e sejam as AG Ordinárias ou Extraordinárias solicito sempre ao PMAG que insira na Convocatória um Ponto na Ordem de Trabalhos “Outros assuntos de interesse para a Instituição”. (Nos estatutos não diz que pode ou não pode ser)!
SL
14 Setembro, 2020 at 21:52
Não deveria ser a Ag a solicitar isso, conforme a existência ou não de outros assuntos de interesse? Não será abusivo incluir a priori esse ponto em TODAS as AGs?
Não terá mais lógica:
1 – nas AGs Ordinárias
a) dar primazia ao livre debate do assunto FULCRAL PARA A REGULAR VIDA ASSOCIATIVA que justifica a sua convocatória anual ;
b) no final da Votação desse Ponto Único, o PMAG perguntar à Assembleia se quer debater outros assuntos.
2 – nas AGs Extraordinárias, antes do início dos Trabalhos, como procedimento democrático, o PMAG colocar, como ponto prévio, à deliberação e votação da AG a Ordem de Trabalhos PROPOSTA.
O Gomez afirma “SOLICITO sempre ao PMAG que insira na Convocatória um Ponto na Ordem de Trabalhos “Outros assuntos de interesse para a Instituição”. .
Eu considero isso uma intrusão nas competências do PMAG, uma vez que, relativamente às Assembleias Ordinárias elas têm obrigatoriamente de ser convocadas e só compete à Direcção solicitar à MAG a sua realização (e não sugerir a Ordem de Trabalhos).
Já nas AGs Extraordinárias admito (mas acho menos democrático do que perguntara à AG o que deseja incluir) que possa ser solicitada a inclusão na Convocatória, uma vez que essa AG seja convocada a pedido da Direcção.
SL
14 Setembro, 2020 at 21:22
Digam a data e a hora, para que eu possa votar no chumbo.
14 Setembro, 2020 at 21:46
Burros do Carvalho não queriam a AG? Aí a têm! Queriam mais o quê? O Sporting já não é mais vosso, respeitem a maioria silenciosa!
14 Setembro, 2020 at 21:53
Ainda não está convocada.
SL
14 Setembro, 2020 at 22:09
Como isto está! Agora até se argumenta in english language…(agora é que tu fukes me…). Mas vamolá demystify essa cena malaica dos 71%. Num escrutínio atroz em que BdC tinha que conquistar mais votos que as correntes opositoras (5 não eram?) no seu conjunto e num universo de 70/80 mil potenciais votantes, conseguiu 29% de trinta e pico por cento dos ditos…Péra aí pá… então, antes desse NEGÓCIO ARMADILHADO (não resisti às maiúsculas) não seriam mais sessenta ou setenta mil os sócios com direito a voto e que só deixaram de estar habilitados porque pararam imediatamente de pagar as suas quotas aquando do GOLPE? Quantos destes iriam votar em quem os tinha cativado com a SUA OBRA?
Nota: Nunca votaria hoje em BdC por motivos que será despiciendo enumerar, mas estou convicto de que A PAZ só regressará ao nosso grémio quando ele for reintegrado
no pleno gozo dos seus direitos.
15 Setembro, 2020 at 0:16
mas o que caralho BdC tem a ver com isto… estamos a assistir à desintegração do nosso clube por mão criminosa e vocês concentram-se na rama…?!
14 Setembro, 2020 at 22:47
Rogério a rogeirar.
Voto contra, vale bola, mas sigo de consciência tranquila.
14 Setembro, 2020 at 22:52
Rogério Cancro Alves a fazer das suas.
Pasa chumbar evidentemente.
14 Setembro, 2020 at 23:08
Infelizmente tive de tomar a decisao. O socio cinquenta mil e poucos e seu filho vao deixar de ser socios deste clube com o qual me iludi anos. Desde menino que o meu avô, paz a sua alma, me contava as historias do clube, com os olhos a brilhar, desde os cinco violinos ate noites epicas com MU. Agora isso sao memorias de algo que nao existe e que nao voltara tao depressa. O Sporting que me ensinaram nao é isto e face a tao grande impotencia nada mais me resta do que viver de memorias e fazer o luto. Aquilo a que hoje chamam de Sporting mais nao é uma caricatura do clube que enchia os meus cadernos na escola ha mais de 30 anos, deixou de ser um clube universal para ser um clube de amigos, sem respeito por ninguem, muito menos por quem paga as quotas (alguem sabe o valor da venda do
Acuña?). Para mim chega
14 Setembro, 2020 at 23:21
Venda de Acuña = 10,5 M € + 2 M por objectivos + 0.4 M € divida a empresários
Em suma … o azelha do zenha enganou mais uns …
15 Setembro, 2020 at 0:04
não faças isso
15 Setembro, 2020 at 0:13
Como te percebo…
14 Setembro, 2020 at 23:10
Aquele parágrafo sobre a DGS traduz-se da seguinte forma: quando virmos que já entraram os nossos sócios, que até vão aparecer antes da hora, a porta fecha-se porque a DGS fez recomendações que têm que ser aceites.
E pronto, AG calma com grande aprovação do orçamento. Feito em 5 minutos. Com tempo suficiente para o jantar corporate e passeio no Tejo que se segue.
14 Setembro, 2020 at 23:34
Isto é uma anedota pegada.
Se tivesse votado a favor da destituição e a seguir em Varandas (ou benedito, era igual, só mudava o fantoche) enchia a cara de merda.
Este clube ta cheio de ingenuos, burros e chupistas. Não tem salvação. Ta entregue a bicharada, como o pateta do Jubas76.
14 Setembro, 2020 at 23:21
Deixar de pagar as quotas nunca será solução.
Viras a cara à luta
Reacções intempestivas e a quente… É hora de retirar ilações
14 Setembro, 2020 at 23:41
Esta bicharada sempre existiu, mas à parte das tropelias eleitorais e golpes de estado palaciano, só voltaram a ter as chaves do cofre porque a maioria silenciosa e os mutilados do politicamente correcto aceitaram fazer o que varandas faz sempre que se senta a uma mesa de negociações em representação do Sporting.
Baixar as calcinhas e ser enrrabado pela por todos.
Hoje nao se discutiu listinhas de compras.
O tema foram duas arrecadações e a luta do maqueiro na defesa da propriedade do clube.
Já é uma evolução em dois anos.
Ate agora tem lutado por todos os interesses menos os do clube.
15 Setembro, 2020 at 0:01
O führer a enrabar espadinhas e 6001 e eles gostam.
Foderam o Sporting.
15 Setembro, 2020 at 0:12
Bem deixa-me adivinhar para dar continuidade à choradeira amanhã temos o post dos valores da venda do Acuña e das comissões…
15 Setembro, 2020 at 1:34
Não há problema, a discutir o relatório de contas já há muita falcatrua e má gestão para denunciar, ao trabalho malta. Já agora, 1 milhão de euros em comissões para a doação (transferência) do Acuna… querem apostar que vamos comprar um jogador ao Sevilha? Em 3…2…1…
15 Setembro, 2020 at 8:56
Só há uma via.. chumbar e chumbar