Então e…. Qual é o próximo treinador do projeto, já se sabe?
É que começar a época com uma goleada e depois ouvir um “não se preocupem que vamos ter alegrias” é me demasiado familiar.
Não. Vão aguentá-lo até à última, mas duvido muito que o acabem de pagar antes de o mandarem embora. E a seguir chega o Mário Silva, 5M por 50% do passe, após apenas meia época de primeira liga.
A cláusula de rescisão do aprendiz de treinador é de 20M€ !?
Se a de 10M€ no Braga já eram ridículos, que dizer desta?
Os vencimentos são 3M€/ano.
Como vêem, por uma via ou por outra, não será fácil a alguém que venha a pegar na Direcção se estes forem corridos substituir o adjunto do adjunto.
SL
O incrível é mesmo a falta de preparação!lembro me de um que levava uma pasta cheia de folhas para apoiar tudo o que dizia, outros tempos.
Foi mesmo para lá de peito aberto, e teve sorte que a tresa até foi meiguinha, cada vez que a minha revolta começa a atenuar vejo este vídeo e fico logo picado outra vez.
Recomendo para situações semelhantes ou para mostrar a aqueles amigos quando perguntam o porque de tanta revolta contra este indivíduo.
Mas quem é o Baltazar Pinto?? então este da fdp, sendo da direcção do Sporting vem com afirmações desprestigiantes e vergonhosas para o clube e não lhe vai acontecer nada?
Aconteceu, levou com uma participação* ao CFeD que ele mesmo vai decidir, tal qual as anteriores, arquivar.
*Feita por sócios atentos e que ainda não se importam de perder alguns minutos a tentar reverter a situação. A paciência tem limites, são dois anos desta merda.
Nem sequer a participação sobre o leak da auditoria, teve consequências e maior crime que esse não deve haver, bem, pede meças á sonegação dos direitos de sócios e quebra do sigilo de voto.
É o Presidente do Conselho Fiscal e Disciplinar foi Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça e Adjunto do Director da PJ. Tem um entendimento das suas funções inacreditável para um homem com este CV. Muitas coisas graves se passaram em que tinha que intervir e assobiou para o lado, como foi a divulgação do Relatório da Auditoria, mentiras sobre a “pesada herança “, etc,etc
Um lambuças idêntico a tantos outros…
Não é da Direcção, é Presidente do Conselho Fiscal e Disciplinar.
Deveria começar por fiscalizar e disciplinar as suas próprias declarações ; e depois agradecíamos que cumprisse a função para que foi eleito e fiscalizasse as inúmeras irregularidades e violações do Estatutos e Regulamentos já repetidamente levadas a cabo por vários elementos do CD e pelo PMAG.
SL
Alguém consegue me dizer 1 jogador que tenha chegado pela mão do varandas e tenha saído com 1 euro de lucro? Ou da comissão de gestão ? 1 apenas….alguém se lembra? É para um amigo….
Além de não ter sido adquirido pelo sor dotor, voltou pela mão do Cintra. Se dizem que o Cintra não tinha nada a ver com Varandas, podemos dizer isto, não podemos? Seja como for, não foi o Varandas que o descobriu. Ou o Hugo Viana, vá.
O Artista do Dia também assumiu o voto no Varandas.
E aqui na Tasca houve outros.
Mas vocês, os “eróis” do sofá, que acertam sempre e nunca falham, diziam que votar Varandas era uma merda, votar Benedito era uma merda – diziam também que era o Ricciardi que estava por trás destas 2 candidaturas – votar Ricciardi era uma merda e votar Dias Ferreira merda era. E os outros 2 nem contavam, como aliás se verificou.
Ou seja, não se votava em ninguém.
Uma opção bastante realista, diga-se!
As pessoas, a esmagadora maioria, vota de boa fé no candidato que pensa ser o melhor, para que a coisa resulte. É assim no Sporting, em Portugal, no Benfic@, nos USA, no Porto, em Espanha, em todo o lado, seja para o que for.
Obviamente, muita gente vota mal, porque ninguém é perfeito, porque as pessoas podem ter uma perspectiva errada da situação, porque o candidato depois revela-se uma merda, etc. É assim, sempre foi assim, sempre será assim.
Há casos óbvios onde há provas documentais que um candidato é trafulha – e dou só 2 exemplos, que são o Godinho Lopes e o Sócrates – e aí podem dizer que já se sabia que a pessoa em causa era um aldrabão – no caso do Sócrates até venceu 2 eleições, tendo feito tanta merda no 1º mandato! Nos outros casos isso não acontece.
Estão fartos de acusar o Varandas de desonesto e nunca vi uma prova documental que pudesse comprovar isso.
Portanto, enquanto não houver algo palpável e documental que possa indiciar isso, o Varandas é só incompetente e está rodeado de pessoas incompetentes, com excepção do Mendes que de incompetente não tem nada.
Vocês andaram anos aqui a elogiar o Artista do Dia pelos artigos que escrevia, pelo trabalho documental que fazia, etc… O homem, que há data era um exemplo de sportinguismo para todos, incluindo vocês, decidiu votar Varandas e deu as suas razões para isso, sustentando a sua opção.
Ainda hoje, aqui e ali, quando o gajo escreve, muitas vezes vão buscar os seus textos para usarem como “boa opinião”.
Afinal, o Artista do Dia é um idiota – porque votou Varandas – ou um sportinguista de mérito – pelo trabalho que fez ao longo dos anos onde sempre defendeu o Sporting e mostrou vontade em que o clube melhorasse?
Qual artista do dia?
Antes ou depois de ter sido agarrado pelos tomates por parte do orelhas?
Com que regularidade escreve agora e que temas aborda?
As opções eram todas más?
De facto, sim.
Mas era necessario votar no rosto do golpe? Do insider, com ligações estreitas ao Lingua de Prata?
Se não conseguiste ver o que ai vinha, lamento mas és muito menos inteligente do que pensas.
E tens muito pouca legitimidade intelectual para criticar quem, afinal, sempre esteve certo.
Olha agora, o problema foi ter sido antes do tempo.
Tomara que fosse sempre assim, evitavam se 25 anos de equívocos.
E o que dizer de dois anos a perguntar pelo drama do dia, perante actos de gestão danosa?
Provas documentais de roubo?
Por favor, aqui ninguem trabalha no ministério publico, somos socios do sporting e o nosso dever é escrutinar a direção e se ainda não achas que ha fortes indicios de dolo nesta gestao, ainda és menos inteligente do que penso.
No fundo, és genial na arte da conversa para boi dormir.
Caro lion, saúdo a tua persistente luta contra a hipocrisia croquette, a tua luta é a mesma que a minha e devia ser a de todos os sportinguistas decentes.
Sou do Sporting desde qur me lembro e levo 30 anos de socio ininterrupto. Não é preciso ser um genio para perceber o quadro.
Infelizmente, ainda não está tudo.
Na teoria precisamos de todos.
Na pratica é diferente.
Se a turma que colocou lá estes déspotas vigaristas, ainda está com conversa para boi dormir, então não são parte da solução, são parte do problema.
O minimo que se espera de quem se diz sportinguista, que gosta do seu clube acima do seu ego, é que façam um mea culpa, sem reservas, sem este discurso sinuoso, que ainda não há provas documentais e o caralho na peida do maqueiro.
Olha se os lamps, tem esperado por provas documentais da gestão vale e azevedo…
É maIs do que evidente que estes FIILHOS DE UMA GRANDE PUTA estão a delapidar deliberadamente o futuro do (ainda) nosso Sporting.
No fundo, o que querem é mais do mesmo, substituir o fantoche e colocar outro, da mesma linha da “gestão profissional”.
Mas qual gestao profissional, caralho?!
Qualquer gestão de merceeiro teria melhores resultados financeiros e desportivos que a turma do croquette.
Só são necessários dois atributos. Bom senso e ter os superiores interesses do clube como bussola.
O resto é conversa para boi dormir, dada pela malta do avental, das jotinhas e politiquices e gestão corporate do dinheiro alheio.
Seja bem vindo quem vier por bem, o resto é para correr ao pontapé, é a unica linguagem que entendem.
Leão rampante, podes acusá-lo de muita coisa ou discordar de ainda mais; todavia colocar o Miguel nos 71% não é justo pois ele sempre disse que votaria e que votou contra a destituição dos elementos então ainda activos do anterior CD.
Um abraço e saudações leoninas
Um dos apoiantes de BdC e também dos actuais maiores críticos de Varandas, também assumiu que votou varandas. José Ribeiro!
Actualmente a questão não deveria ser quem votou no varandas mas sim quem continua a defender, a falar em dar tempo, em estabilidade, no “belzebu” do Bruno de Carvalho! Esses sim vão matar o SCP, não são os que assumem que se enganaram! Claro que convém aprender com os erros mas fdx precisamos de todos!
Cheira-me que isso é para abrir caminho ao benedito, o impoluto que não abriu a boca para não desestabilizar, pelo bem do Sporting. É uma cavala eu sei, mas como isto anda um gajo não pode dar o beneficio da dúvida a gajos que são coniventes com este desastre.
A este mundo, nunca o Sporting se soube adaptar. Mas é o mundo actual do futebol profissional, uma indústria que muito pouco já tem a ver com o
desporto que esteve na sua génese. Para ganhar, é preciso dinheiro, muito dinheiro, saber mexer-se no mercado e em vários outros tabuleiros e ser-se hiper-profissional e hiper-deliberado a jogar este novo “jogo”. Não se consegue ganhar nada, em conclusão, sem dinheiro, sem hiper-competência, sem compreensão profunda das regras do fenómeno, sem estarmos disponíveis para jogar o “jogo”, segundo as regras actuais, e não segundo modelos quixotescos, mais do que ultrapassados. As coisas são o que são. Não é preciso alimentar carrosséis – há mais mercado e mais agentes, felizmente. Não é preciso convidar juízes para tribunas. Mas é preciso ser-se absolutamente conhecedor do “modelo de negócio”, absolutamente competente em todas as vertentes do mesmo e brutalmente orientado para a acção consequente e consistente, misturando brilhantismo estratégico e agilidade táctica, todos os dias, todas as horas, todos os minutos, sem estados de espírito, sem divagações, sem devaneios. Encontrar um presidente e uma equipa que nos oferecessem isto seria o equivalente a ganharmos a Champions, com mais uma enorme vantagem: sustentabilidade.
Isso não é de todo verdade… E o mais evidente foi o que aconteceu está quinta feira, com o lask linzk a eliminar o Sporting e o rio ave praticamente a eliminar o milan. A diferença de orçamentos e dinheiro disponível é abismal, mas no campo, a história é completamente diferente… E se no caso do Sporting se notou claramente qual a melhor equipa em campo (a de orçamento menor), no rio ave-milan praticamente não houve diferença… As duas equipas bateram-se de igual para igual e a de maior orçamento só passou por sorte (e burrice naquele pênalti no último minuto do prolongamento).
Ter mais dinheiro dá rendimento desportivo é um logro e uma desculpa de coitadinho, que serve na perfeição a estes imbecis da direção. Não é preciso dinheiro, é preciso competência, inteligencia e, essencialmente, lutar pelo clube.
É aquele tipo de gestore/investidor que torra 100k, resolve o assunto torrando mais 100k e depois queixa-se de que não tem 1 milhão e se tivesse seria uma maquina de multiplicação de dinheiro.
Quando nao sabes gerir 10, de nada vale teres 100 para gerir.
Prova-me que és competente a gerir 10 e então faz sentido queixar da falta de escala e supor que um acrescimo de escala poderia ter impactos exponenciais.
Isto são principios basicos de gestão , menos para os pastorinhos da nossa senhora do varandim, que acham que gestão é vestir um fato de executivo. Mal sabem que por baixo está um fio dental enfiado cu acima que é o que estes gestores de equipas super competentes lhes fazem com o indicador. Enfiam-lhes cu acima.
É totalmente verdade. Basta cruzar orçamentos e títulos, no século XXI, nos principais campeonatos da Europa. Competência gera meios. Meios e competência geram competitividade. Boa-vontade e amadorismo não chegam. Era este o sentido do “post” – creio que não foi bem compreendido ou que não me expressei bem. O “post” é contra o amadorismo reinante e não é não é desculpabilizante – bem pelo contrário. Sou oposição, desde sempre. Just for the record.
Bem estamos a falar da gestão de uma Sociedade por acções. Que não é uma Sociedade qualquer: 1º porque a sua actividade “core” ou nuclear é o Futebol, um desporto, um jogo, uma competição que se sustenta nas emoções e no sucesso desportivo que as alimenta; 2º porque estamos a falar de uma Sociedade cujo capital accionista é maioritariamente detido por um Clube, ainda por cima Histórico, centenário e de dimensão universal e cuja actividade “core” ou nuclear ,ão deveria ser o Futebol mas sim o Associativismo e os Sócios.
Ora isto faz relevar algumas considerações:
1º – O poder sobre a Gestão da Sociedade de Futebol deve continuar centrado no Clube, porque é quem lhe confere a razão existencial e emocional que suporta qualquer sucesso desportivo e, logo, qualquer sucesso financeiro; equivale isto a dizer que o clube deve manter, assegurar e, se possível reforçar a sua posição de accionista maioritário da Sociedade para que esta possa ter verdadeiro “leitmotiv” (razão motora para a sua existência e, logo, para o seu sucesso)
2º – O principal activo tangível da SAD são os atletas, mas o principal activo não tangível são os Sócios e Adeptos do Clube, sendo que a tangibilidade está expressa no sentido do reflexo directo efectivo nos Orçamentos e Contas da Sociedade; equivale isto a dizer que a SAD necessita de gerir muito bem esses seus activos tangíveis para ter sucesso financeiro e, eventualmente desportivo (contratar bem bons atletas, para as necessidades da equipa que funcionem bem individual e colectivamente desportivamente e que constituam um grupo potencialmente capaz de concorrer com todos os seus adversários; vender ainda melhor esses activos, isto é, sempre acima do preço do seu custo e nos momentos em que possam passar a ser menos benéficos que prejudiciais aos objectivos desportivos da equipa, ou que possam ser substituídos por outro atleta de idêntico rendimento potencial e de menor custo).
3º mas a SAD e o Clube que nela é maioritário necessitam de também saber gerir muito bem os activos não tangíveis da Sociedade (sócios e adeptos), porque são o principal activo tangível do Clube que sustenta emocionalmente a actividade nuclear da SAD e porque também interferem (e muito) no rendimento financeiro (gameboxes, bilhética, merchandising, etc).
Serve esta aparente “lenga-lenga” para, não discordando da necessidade de aquisição de competências especializadas para ocupar os lugares das áreas profissionais da SAD (e do Clube), reforçar que elas deverão estar sempre dependentes da vontade racional e emocional dos Sócios e Adeptos do Clube.
E estes nem cobram tanto a competência a esses profissionais especializados (cujo trabalho e respectivos resultados directos especificamente até desconhecem), mas muito mais aos que dirigem o CD do Clube (e por inerência o CA da SAD) ou aos responsáveis técnicos e desportivos da SAD.
O que não significa que os tais gestores especializados profissionais não tenha que se preocupar com os anseios e a vontade destes Sócios e Adeptos.
Não será por não fazerem parte da equação directa da “cadeira alimentar” ou do caderno de encargos profissional destes “especialistas”que a satisfação dos anseios dos Adeptos (bom futebol, bons resultados, “esforço, devoção e dedicação”) deixam de ser sua responsabilidade.
Porque muito do rendimento dos atletas e das equipas depende da empatia que geram com os adeptos.
E muito dos resultados desportivos também.
E até boa parte do resultados financeiros, não só por via do que o seu apoio induz à obtenção de resultados desportivos que geram mais receitas, mas também por via do que directamente injectam nas contas da SAD (gameboxes, bilhética, merchandising, etc).
Isso deveria implicar que:
1 – que o SCP deve continuar a manter (e até a reforçar significativamente a sua quota accionista no capital da SAD);
2 – que a composição do Conselho de Administração da SAD deve sempre reflectir a composição da estrutura accionista;
3 – que poderão/deverão ser contratados Directores Executivos Operacionais para as áreas Desportiva, Financeira, Jurídica, Comunicação, mas o seu grau de autonomia estará sempre dependente do rumo estratégico da “política desportiva” definido pelo C.A.; de resto, não deveriam acompanhar as cessações de mandato de CD do Clube, mas deveriam colocar os seus cargos à disposição dos CDs eleitos; todas estas áreas deveriam apresentar Relatório de Actividades e balancetes de Contas trimestrais, submetidos à avaliação do CA e incluídos no Relatório de Contas Anual da Sociedade; os Relatórios e Balancetes deveram ser alvo de análise prévia dos CDs eleitos para avaliação da prorrogação de contracto;
4 – Que o CD do Clube deverá sempre informar os seus Sócios, 2 vezes por ano, nas Assembleias Gerais Ordinárias sobre a Actividade e Contas quer da Sociedade, quer dos Departamentos Operacionais profissionalizados, incluindo essa informação num Ponto “outros assuntos de interesse para o Clube; quaisquer transações financeiras entre a Sociedade e o Clube e vice -versa deverá obedecer à aprovação prévia da AG do SCP, em conformidade com os seus estatutos, e as propostas de remunerações quer dos elementos do Conselho de Administração, quer do Director Geral e dos Directores Executivos Operacionais deveriam carecer de aprovação prévia da AG do SCP.
Competência gera meios. Meios e competência geram competitividade. Boa-vontade e amadorismo não chegam. Era este o sentido do “post” – creio que não foi bem compreendido ou que não me expressei bem. O “post” é contra o amadorismo reinante e não é não é desculpabilizante – bem pelo contrário. Sou oposição, desde sempre. Just for the record.
Se tens pouco dinheiro e compras 3 jogadores, tens de acertar os 3 e, portanto, ser muito competente.
Se tens muito dinheiro e compras 6 jogadores, acertando só 3, não és tão competente mas acabas por ter os mesmos resultados que quem foi muito competente porque o dinheiro ajudou-te a fazeres uma aposta mais ampla e a poderes falhar alguns.
Claro, se fores podre de rico, podes contratar 15 jogadores, acertas só 5, ou seja, és menos competente que os outros 2, mas tens um melhor resultado – 5 bons jogadores contratados contra 3 dos rivais. Não é um problema teres falhado 10…
No clube mais pobre, falhar um que fosse era um problema. Falhando 2, ficava com uma percentagem de acerto igual à do clube mais rico mas com uma consequência disso absolutamente desastrosa, enquanto no clube rico a coisa não se fazia sentir muito.
O principal é, em todos os casos, sempre a competência. Depois, sim, o dinheiro, que ajuda bastante.
Basta ver o Rio Ave a bater o pé ao Milan ou o Lask Linz a massacrar o Sporting. Não foi o dinheiro que influenciou. Foi a competência. O dinheiro só ajudou o Milan poder errar bem mais que o Rio Ave, e acabar por passar na mesma.
Competência gera meios. Meios e competência geram competitividade. Boa-vontade e amadorismo não chegam. Era este o sentido do “post” – creio que não foi bem compreendido ou que não me expressei bem. O “post” é contra o amadorismo reinante e não é não é desculpabilizante – bem pelo contrário. Sou oposição, desde sempre. Just for the record.
Claro.
Só quis focar que, na minha opinião, a competência é que é fundamental e vem em primeiro lugar.
E mais fundamental é quanto menos dinheiro tiveres.
E isto é algo que tenho falado aqui, em especial na comparação com Porto e Benfic@. Temos de ser muito mais competentes que o Benfic@, que tem muito mais dinheiro, e mais competentes que o Porto que também tem dinheiro porque vende bem.
E o Porto só compete com o Benfic@ actualmente, porque é bem mais competente.
A competência é a primeira premissa para o sucesso. Depois, o dinheiro ajuda a facilitar isso…
A mim não me choca que os empresários possam ganhar muito dinheiro, ainda que eu defenda há muito tempo outra maneira de dar dinheiro a ganhar aos empresários.
O que eu defendo é que o dinheiro a ganhar pelos empresários deve estar indexado aos ordenados dos jogadores e não às transferências e que devem ser os jogadores os responsáveis por esses pagamentos e não os clubes.
O clube acorda com o o jogador um ordenado – que é negociado pelo empresário, obviamente – e o jogador paga ao empresário uma percentagem desse ordenado.
Isto é que me parece que seria justo para todos e bem mais transparente.
Mas, voltando ao Trincão, eu defendi aqui, a altura do Bruno de Carvalho e muito por causa do Alan Ruiz que era perfeitamente razoável acordar com um empresário uma valor para a venda do jogador – por exemplo 10M€ no caso do Alan Ruiz – e deixar ao empresário todo o negócio, ganhando ele o que conseguisse acima disso. Se o vendesse por 11M€, ganhava 1M€, se o vendesse por 20M€, ganhava 10M€.
Em casos extremos, como era o caso do Alan Ruiz, uma situação destas não me chocava nada.
Noutros casos, como é o caso do Trincão, também não me choca o contrato que foi feito.
Qual a probabilidade de o Braga vender o Trincão por 30M€ sem a Gestifute?
A mim parece-me nula.
O Braga encaixou 24M€ e a Gestifute 7M€. Em termos de percentagem parece imenso mas o que interessa é quanto o Clube encaixa com o jogador e 24M€ para a realidade do Braga é um absurdo de dinheiro. O Trincão paga esta época ao Braga!
Do ponto de vista do Braga, foi um bom negócio.
E do ponto de vista da Gestifute também.
E acho que do ponto de vista do Barcelona também foi um bom negócio.
Portanto, siga… Fossem todos assim!
A Klutch Sports (LBJ, AD, Draymon Green etc), fatura 25M anuais em comissões, o Jorge Mendes fatura isso em 3 ou 4 mancos… Há uma diferença demasiado grande para o que ganham uns e ganham outros, mas por isso é que a NBA é tão rentável e os melhores jogadores chegam a fazer contratos de 200M por 5 anos. O futebol tem muito que pedalar para ser tão competitivo e rentável como a NBA, começar a cortar nos empresários como o JM seria um grande passo.
Usando o teu exemplo, 24M para o Braga é bom, mas 30 seriam melhores (isto sem contar com o facto de que tiveram de comprar o Abel Ruiz por 10)… O empresário nada faz para cultivar o talento do jogador. Acresce a isto o JM NEM SER EMPRESÁRIO DO TRINCÃO! É nestas negociatas que o dinheiro se vai diluindo e os clubes que podiam ganhar mais competitividade acabam por ficar pouco melhores mesmo com uma venda absurda.
Depois tocas no ponto mais certo, e é um absurdo não ser assim, que é :dinheiro a ganhar pelos empresários deve estar indexado aos ordenados dos jogadores; o empresário é contratado para prestar um serviço ao jogador, e não ao clube, e por isso deve ser o jogador a pagar o empresário… Mas claro por um gajo como o Mendes a faturar apenas 4 ou 5M anuais é impensável
Não discordo de ti na base mas tens de pensar que sem a Gestifute não havia transferência…
O que eu defendo não é isto, e disse isso no comentário.
Está o que eu defendo, e há muitos anos. Talvez umas 2 décadas!
No contexto actual, aceito que o empresário ganhe muito, se fizer o clube ganhar muito. Ora, neste caso, eu acho que fez.
O jogador que contrataram ao Barcelona dizia-se que vinha para o Sporting..
Só que eles não são empresários, são intermediários.
O empresário, é do jogador, em teoria defende o jogador. Obtém-lhe um bom contrato, numa equipa onde queira jogar, patrocínios, etc
As comissões de transferência nada têm a ver com os jogadores. É uma aldrabice, que enche os bolsos aos tais intermediários, e vai tapando buracos orçamentais de clubes geridos “acima das suas possibilidades”
Pelo meio há os clubes a pagarem favores para se livrarem do entulho que compraram ou lhes foi impingido, coloca onde quiseres este cepo, desde que nos cheguem X milhões, come o que quiseres.
É como é.
O Trincão já era bem vendido por 20M€ no total – depois pagavam daí o resto.
Se foi vendido por 31M€, pois tem de se considerar bom.
O Braga ficou com 24M€. Pagou 8M€ pelo Ruiz, ainda sobraram 16M€. Não é bom?
Com quanto ficaste do Acuña?
E vamos ver se vendem o Wendel e quanto fica para o clube…
O que é que o Acuna tem a ver com a avaliação do negócio Trincao? Ou o suposto negócio Wendel?
O Trincao… Não sei. se for “isso tudo”, 16M é fraco. Devia ou podia ficar uns tempos no Braga, dar rendimento desportivo, e sair por valores elevados. Se for um produto da imprensa, é um bom negócio. Isto no mundo real, no FM Mendesiano a realidade é alternativa e o Fábio vale 40M.
O Braga está a construir a sua cidade desportiva e precisa de dinheiro, daí vendeu a jóia da coroa por aquilo que achou bem.
Que garantia tinha que daqui a 2 anos era uma venda superior a 31M€?
Claro que se pode comparar com outras vendas… Ao pé da do Félix foi uma merda mas ao pé da do Acuña ou da do Dost foi espectacular! E se pensarmos no contexto do Braga, melhor ainda.
“O que eu defendo é que o dinheiro a ganhar pelos empresários deve estar indexado aos ordenados dos jogadores e não às transferências e que devem ser os jogadores os responsáveis por esses pagamentos e não os clubes.
O clube acorda com o o jogador um ordenado – que é negociado pelo empresário, obviamente – e o jogador paga ao empresário uma percentagem desse ordenado.
Isto é que me parece que seria justo para todos e bem mais transparente.”
Até estou, por princípio de acordo com isso. Quando os agente são agentes de jogadores. O problema é quando os Clubes fazem dos agentes, seus agentes
Foi o caso do Braga, do Trincão e do Mendes. O Braga assinou um contrato com o Mendes para arranjar colocação para o Trincão por um mínimo de 15M pelo que receberia 10% (=1,5M€), que na revisão desse contracto passou miraculosamente para 4M€ ninguém percebe porquê; se conseguisse quem o contratasse por mais ainda recebia bónus da seguinte forma:
18M€ – 4M€ intermediação + 1º bónus 1,25M€
21M – + 2º bónus 1,25M€
24M – + 3º bónus 1,5M€
28,5M€ – + 4º bónus 2M€
Ou seja em 28,5M€ o empresário ficou com 7M€, ou seja 24,56% do montante global do negócio
Perante isto, não há como defender que devam ser os jogadores a pagar aos agentes; quando os próprios Clube (e são MUITOS), recorrem a estes e aceitam pagar-lhes verdadeiras exorbitâncias para colocar jogadores como não acontecer o aumento escandaloso da intermediação e da esfera de influência dos agentes?
Um abraço e saudações leoninas
Quando os clubes pedem um serviço aos agentes, pois é natural que paguem por isso. Não vejo nada de escandaloso nisso e até acho normal e justo.
Portanto, os empresários/agentes têm duas maneiras de ter rendimento:
a) agenciando jogadores e ganhando uma percentagem do ordenado deles
b) prestando serviços aos clubes e ganhando um valor acordado entre ambos para determinado serviço
O que não acho nada normal é um clube solicitar a intervenção de um agente para vender os seus activos e ainda lhes pagar 24,56% (quase 1/4 do valor da transação) por esse “serviço de intermediação (e ainda ter a pagar o mecanismo de solidariedade, cuja percentagem é contada ANTES da subtração dos valores de intermediação).
Tal como não é normal esse agente prestar “serviços de intermediação” “regulares” a vários Clubes: Braga, Famalicão, Benfica, agora Sporting, Atletico de Madrid, Valencia, Mónaco, Lille, Wolverhampton, Olympiakos e mais uns quantos.
A sua carteira FIFA permite celebrar contractos de prestação de serviços a Clubes?
A Gestifute não é uma Agência que gere as carreiras de jogadores?
A celebração destes contractos de prestação de serviços a clubes dos mesmos Campeonatos e/ou inseridos nas mesmas competições internacionais, não configuram conflito de interesses e, por isso, não poderão causar concorrência desleal?
Achar tudo isto normal é entender que o Futebol pode ser a selva financeira em que se tornou, em que volumes pornográficos do capital que “circulam” em carrocel de de Clube em Clube, se destinam aos Cofres de quem NÃO FAZ NADA PELO FUTEBOL.
SL
Bom dia, Escumalha.
Hoje dou início ao funcionamento de dois contadores – um em contagem decrescente e outro em contagem crescente. A saber:
DIA 1
1º Contador – Número de dias que faltam até março de 2022 – mês previsto para eleições – 515
2º Contador – 500€ diários que entram na carteira do Frederico Golpista
Dia 3 de outubro de 2020 = 500€ – Total acumulado 500€
Nota: A bem do Sporting Clube de Portugal, espero desligar os 2 contadores o mais rápido possível, preferencialmente ainda este mês, mas é melhor esperar sentado.
Só para lembrar passamos o presidente de um salario mensal de 10.500 * 14 meses = 147.000 ano.
Para salario mensal de 13.000 *14 = 182.000 ano.
No primeiro caso uma remuneração variável máxima 73.500/ano e de acordo com objetivos desportivos mas condicionada ao desempenho financeiro, no segundo é mais liberal pois do máximo de remuneração variável 91.000/ano metade é para desempenho financeiro e a outra metade para objetivos desportivos. Não qualquer tipo de condicionamento.
É deixar de tretas, destituir estes merdas, sem apelo nem agravo, nem amnistias, guardar memoria e nunca mais dar as chaves do cofre a esta tropa.
É nao discutir listinhas de compras, planos taticos do treinador de pacotilha, organogramas e batizados de portas e campos de treino.
Só há um ponto na agenda.
Correr com a merda, de vez, do clube.
É triste dize-lo, mas se não vir uma inversão de caminho, se continuar a ver esta neo cultura sportinguinzinho vingar, é menos um sportinguista deste lado.
Isto não é o Sporting.
É uma decadencia moral sintomatica do pior que há em portugal.
Hipocrisia, mediocridade, resignação e pensar pequeno.
Isto não é para mim.
O Rui Calafate vai a um especial cmtv. Às 00h00. Aconselho que não coma nada antes de ir, enquanto lá estiver e nas horas seguintes. E sugiro que vá bebendo águinha com limão ao longo do dia.. Naquele canal, quando se discorda de opiniões, fala-se por cima. Aos gritos. Convém ir para lá com a garganta e as cordas vocais em condições. Temo que, como o Calafate não é dado a peixeiradas, pouco consiga falar. Ele que arranje estômago. Daí o meu conselho a que faça jejum.
O problema são as horas antes… Carlos Seixas e Carlos Severino são retirados do baú para formatar a cabecinha dos acéfalos… O calafate que use a pontualidade inglesa…
O Dalot ia para onde?
Ou para um clube da treta, onde realmente pudesse jogar, ou então é isto.
Com um pouco de sorte, ainda ganha uns campeonatos, como o Jese.
É ver a quantidade de “valores” que andam a saltar de equipa em equipa anualmente. E querem evoluir…
3 Outubro, 2020 at 5:31
Então e…. Qual é o próximo treinador do projeto, já se sabe?
É que começar a época com uma goleada e depois ouvir um “não se preocupem que vamos ter alegrias” é me demasiado familiar.
3 Outubro, 2020 at 7:43
Não há mexidas tão cedo no banco…
3 Outubro, 2020 at 11:33
Não. Vão aguentá-lo até à última, mas duvido muito que o acabem de pagar antes de o mandarem embora. E a seguir chega o Mário Silva, 5M por 50% do passe, após apenas meia época de primeira liga.
3 Outubro, 2020 at 14:25
A cláusula de rescisão do aprendiz de treinador é de 20M€ !?
Se a de 10M€ no Braga já eram ridículos, que dizer desta?
Os vencimentos são 3M€/ano.
Como vêem, por uma via ou por outra, não será fácil a alguém que venha a pegar na Direcção se estes forem corridos substituir o adjunto do adjunto.
SL
3 Outubro, 2020 at 20:42
Surreal… Parece que fazem de propósito para dificultar ao máximo a vida do próximo CD. Deixam uma mina a cada metro…
3 Outubro, 2020 at 13:02
A Poia…
3 Outubro, 2020 at 13:05
Esta causa entenda-se… A Poia… https://www.jflaranjeirofeijo.pt/atividades/educacao/973-a-poia-esta-causa
3 Outubro, 2020 at 5:44
Bom dia
Bom fim de semana
Boa saúde…
Sporting Sempre…!
3 Outubro, 2020 at 6:06
Vai ficar tudo bem…?
3 Outubro, 2020 at 9:37
https://youtu.be/YXFvGAcVJqY
Vê isto mais uma vez, até ao fim, se fores corajoso e terás a tua resposta…
3 Outubro, 2020 at 9:55
Tresa,Tresa,Tresa,Tresa…
É inenarrável Xôr Tôr, que idiota chapado, que inapto para o cargo, que queixinhas, que merda de homem…
3 Outubro, 2020 at 10:49
O incrível é mesmo a falta de preparação!lembro me de um que levava uma pasta cheia de folhas para apoiar tudo o que dizia, outros tempos.
Foi mesmo para lá de peito aberto, e teve sorte que a tresa até foi meiguinha, cada vez que a minha revolta começa a atenuar vejo este vídeo e fico logo picado outra vez.
Recomendo para situações semelhantes ou para mostrar a aqueles amigos quando perguntam o porque de tanta revolta contra este indivíduo.
3 Outubro, 2020 at 7:08
Sanatório Leonino [CAPAS]
O Setubalense: “Dia do animal”
https://leonino.pt/esta-gentinha-fara-tudo-o-que-estiver-ao-seu-alcance-para-derrubar-esta-direcao/
3 Outubro, 2020 at 9:39
Então, é para isso que é pago, para enxovalhar a malta associativa.
3 Outubro, 2020 at 7:09
Sanatório Leonino [CAPAS]
Diário de Notícias (Madeira): “Fachos a património imaterial da humanidade”
https://www.rtp.pt/noticias/desporto/matam-se-todos-uns-aos-outros-diz-baltazar-pinto-sobre-estrutura-do-sporting_a1263867
3 Outubro, 2020 at 7:10
Sanatório Leonino [CAPAS]
O Tabuense: “Cheiro insuportável”
https://www.record.pt/multimedia/videos/detalhe/carlos-barbosa-da-cruz-sobre-derrota-do-sporting-fragilidades-evidentes
3 Outubro, 2020 at 7:10
Sanatório Leonino [CAPAS]
Jornal Nordeste: “80% da aprendizagem depende da visão!”
https://leonino.pt/abrantes-mendes-acusa-saudosistas-de-alcochete/
3 Outubro, 2020 at 12:45
Ahahahahahahah! 😀
3 Outubro, 2020 at 7:11
Sanatório Leonino [CAPAS]
O Mirante: “Tertúlias foram decisivas na vitória do Colete Encarnado nas 7 maravilhas”
https://twitter.com/tertuliascp/status/1205972004228280330
3 Outubro, 2020 at 7:40
Não sabia que o Zenha fazia parte das tertúlias…
3 Outubro, 2020 at 7:12
Sanatório Leonino [CAPAS]
Labor: “Aurora reforça apoio a vítimas de violência”
https://maisfutebol.iol.pt/alvalade/liga/fotos-socio-do-sporting-foi-agredido-na-assembleia-geral
https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/sporting/noticias/vice-presidente-filha-e-vogal-do-sporting-agredidos-apos-derbi-de-futsal-11803120.html
https://www.publico.pt/2019/08/05/desporto/noticia/agressao-miguel-albuquerque-1882379
https://www.noticiasaominuto.com/desporto/1213386/jorge-loureiro-agrediu-dirigente-do-sporting-na-tribuna-do-bessa
3 Outubro, 2020 at 7:13
Sanatório Leonino [CAPAS]
Diário de Coimbra: “Suspeitos de vandalizar casa em obras apanhados em flagrante”
https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/sporting/noticias/frederico-varandas-explica-a-contratacao-do-chines-wang-jiahao-12210883.html
3 Outubro, 2020 at 12:46
Lindo 🙂
3 Outubro, 2020 at 7:13
Sanatório Leonino [CAPAS]
Douro Hoje: “Quando for grande”
https://leonino.pt/as-5-maiores-derrotas-de-varandas-no-relvado/
3 Outubro, 2020 at 7:14
Sanatório Leonino [CAPAS]
Notícias da Covilhã: “Sem descontos já, luta vai intensificar-se”
https://desporto.sapo.pt/futebol/primeira-liga/artigos/socios-do-sporting-pedem-assembleia-destitutiva
3 Outubro, 2020 at 7:41
Bom dia, tasca!
3 Outubro, 2020 at 8:03
Mas quem é o Baltazar Pinto?? então este da fdp, sendo da direcção do Sporting vem com afirmações desprestigiantes e vergonhosas para o clube e não lhe vai acontecer nada?
3 Outubro, 2020 at 9:05
Há 2 anos que esta direcção sempre que abre a boca “vem com afirmações desprestigiantes e vergonhosas para o clube” e só agora te apercebeste?
3 Outubro, 2020 at 11:27
Mas aconteceu-lhe alguma coisa por deixar passar um R&C ilegal?
O gajo é o presidente do CFD e devia ter dado um parecer negativo ao R&C por ter lá um empréstimo de 12M€ à SAD que não foi aprovado em AG…
3 Outubro, 2020 at 11:40
Aconteceu, levou com uma participação* ao CFeD que ele mesmo vai decidir, tal qual as anteriores, arquivar.
*Feita por sócios atentos e que ainda não se importam de perder alguns minutos a tentar reverter a situação. A paciência tem limites, são dois anos desta merda.
Nem sequer a participação sobre o leak da auditoria, teve consequências e maior crime que esse não deve haver, bem, pede meças á sonegação dos direitos de sócios e quebra do sigilo de voto.
3 Outubro, 2020 at 13:13
É o Presidente do Conselho Fiscal e Disciplinar foi Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça e Adjunto do Director da PJ. Tem um entendimento das suas funções inacreditável para um homem com este CV. Muitas coisas graves se passaram em que tinha que intervir e assobiou para o lado, como foi a divulgação do Relatório da Auditoria, mentiras sobre a “pesada herança “, etc,etc
Um lambuças idêntico a tantos outros…
3 Outubro, 2020 at 14:38
Não é da Direcção, é Presidente do Conselho Fiscal e Disciplinar.
Deveria começar por fiscalizar e disciplinar as suas próprias declarações ; e depois agradecíamos que cumprisse a função para que foi eleito e fiscalizasse as inúmeras irregularidades e violações do Estatutos e Regulamentos já repetidamente levadas a cabo por vários elementos do CD e pelo PMAG.
SL
3 Outubro, 2020 at 8:36
Alguém consegue me dizer 1 jogador que tenha chegado pela mão do varandas e tenha saído com 1 euro de lucro? Ou da comissão de gestão ? 1 apenas….alguém se lembra? É para um amigo….
3 Outubro, 2020 at 8:40
Alguém dirá Bruno Fernandes.
3 Outubro, 2020 at 8:55
Pois…
3 Outubro, 2020 at 9:45
Além de não ter sido adquirido pelo sor dotor, voltou pela mão do Cintra. Se dizem que o Cintra não tinha nada a ver com Varandas, podemos dizer isto, não podemos? Seja como for, não foi o Varandas que o descobriu. Ou o Hugo Viana, vá.
3 Outubro, 2020 at 9:52
É mesmo…
3 Outubro, 2020 at 8:39
Pior merda que passou pelo Sporting.
Este varandas de certeza que veio da ala dos 71% e mesmo assim só 8717 sócios se chegaram à frente.
Os 8717, tirando os nojentos que lá andam a mamar agora, que limpem a cagada que fizeram ao votar nesta merda depois dos bruxos das cabalas avisarem.
Mas o número é este.
8717!
1 é o bart já sabemos.
Quem mais?
3 Outubro, 2020 at 9:51
E se ganhasse o mudo do benne…
Era igual e eu até fui votar nele, estupido que sou.
Merda, a seita é de tal forma astuta que mete 3 ou 4 candidatos, se não todos, na candidatura.
Cada vez menos acredito.
3 Outubro, 2020 at 11:46
O Artista do Dia também assumiu o voto no Varandas.
E aqui na Tasca houve outros.
Mas vocês, os “eróis” do sofá, que acertam sempre e nunca falham, diziam que votar Varandas era uma merda, votar Benedito era uma merda – diziam também que era o Ricciardi que estava por trás destas 2 candidaturas – votar Ricciardi era uma merda e votar Dias Ferreira merda era. E os outros 2 nem contavam, como aliás se verificou.
Ou seja, não se votava em ninguém.
Uma opção bastante realista, diga-se!
As pessoas, a esmagadora maioria, vota de boa fé no candidato que pensa ser o melhor, para que a coisa resulte. É assim no Sporting, em Portugal, no Benfic@, nos USA, no Porto, em Espanha, em todo o lado, seja para o que for.
Obviamente, muita gente vota mal, porque ninguém é perfeito, porque as pessoas podem ter uma perspectiva errada da situação, porque o candidato depois revela-se uma merda, etc. É assim, sempre foi assim, sempre será assim.
Há casos óbvios onde há provas documentais que um candidato é trafulha – e dou só 2 exemplos, que são o Godinho Lopes e o Sócrates – e aí podem dizer que já se sabia que a pessoa em causa era um aldrabão – no caso do Sócrates até venceu 2 eleições, tendo feito tanta merda no 1º mandato! Nos outros casos isso não acontece.
Estão fartos de acusar o Varandas de desonesto e nunca vi uma prova documental que pudesse comprovar isso.
Portanto, enquanto não houver algo palpável e documental que possa indiciar isso, o Varandas é só incompetente e está rodeado de pessoas incompetentes, com excepção do Mendes que de incompetente não tem nada.
Vocês andaram anos aqui a elogiar o Artista do Dia pelos artigos que escrevia, pelo trabalho documental que fazia, etc… O homem, que há data era um exemplo de sportinguismo para todos, incluindo vocês, decidiu votar Varandas e deu as suas razões para isso, sustentando a sua opção.
Ainda hoje, aqui e ali, quando o gajo escreve, muitas vezes vão buscar os seus textos para usarem como “boa opinião”.
Afinal, o Artista do Dia é um idiota – porque votou Varandas – ou um sportinguista de mérito – pelo trabalho que fez ao longo dos anos onde sempre defendeu o Sporting e mostrou vontade em que o clube melhorasse?
3 Outubro, 2020 at 12:03
Qual artista do dia?
Antes ou depois de ter sido agarrado pelos tomates por parte do orelhas?
Com que regularidade escreve agora e que temas aborda?
As opções eram todas más?
De facto, sim.
Mas era necessario votar no rosto do golpe? Do insider, com ligações estreitas ao Lingua de Prata?
Se não conseguiste ver o que ai vinha, lamento mas és muito menos inteligente do que pensas.
E tens muito pouca legitimidade intelectual para criticar quem, afinal, sempre esteve certo.
Olha agora, o problema foi ter sido antes do tempo.
Tomara que fosse sempre assim, evitavam se 25 anos de equívocos.
E o que dizer de dois anos a perguntar pelo drama do dia, perante actos de gestão danosa?
Provas documentais de roubo?
Por favor, aqui ninguem trabalha no ministério publico, somos socios do sporting e o nosso dever é escrutinar a direção e se ainda não achas que ha fortes indicios de dolo nesta gestao, ainda és menos inteligente do que penso.
No fundo, és genial na arte da conversa para boi dormir.
3 Outubro, 2020 at 12:48
É que está tudo aqui.
3 Outubro, 2020 at 13:07
Caro lion, saúdo a tua persistente luta contra a hipocrisia croquette, a tua luta é a mesma que a minha e devia ser a de todos os sportinguistas decentes.
Sou do Sporting desde qur me lembro e levo 30 anos de socio ininterrupto. Não é preciso ser um genio para perceber o quadro.
Infelizmente, ainda não está tudo.
Na teoria precisamos de todos.
Na pratica é diferente.
Se a turma que colocou lá estes déspotas vigaristas, ainda está com conversa para boi dormir, então não são parte da solução, são parte do problema.
O minimo que se espera de quem se diz sportinguista, que gosta do seu clube acima do seu ego, é que façam um mea culpa, sem reservas, sem este discurso sinuoso, que ainda não há provas documentais e o caralho na peida do maqueiro.
Olha se os lamps, tem esperado por provas documentais da gestão vale e azevedo…
É maIs do que evidente que estes FIILHOS DE UMA GRANDE PUTA estão a delapidar deliberadamente o futuro do (ainda) nosso Sporting.
No fundo, o que querem é mais do mesmo, substituir o fantoche e colocar outro, da mesma linha da “gestão profissional”.
Mas qual gestao profissional, caralho?!
Qualquer gestão de merceeiro teria melhores resultados financeiros e desportivos que a turma do croquette.
Só são necessários dois atributos. Bom senso e ter os superiores interesses do clube como bussola.
O resto é conversa para boi dormir, dada pela malta do avental, das jotinhas e politiquices e gestão corporate do dinheiro alheio.
Seja bem vindo quem vier por bem, o resto é para correr ao pontapé, é a unica linguagem que entendem.
3 Outubro, 2020 at 14:03
SPORTING sempre
Tudo dito
3 Outubro, 2020 at 14:44
Correcto e afirmativo!
SL
3 Outubro, 2020 at 14:43
Leão rampante, podes acusá-lo de muita coisa ou discordar de ainda mais; todavia colocar o Miguel nos 71% não é justo pois ele sempre disse que votaria e que votou contra a destituição dos elementos então ainda activos do anterior CD.
Um abraço e saudações leoninas
3 Outubro, 2020 at 16:16
Um dos apoiantes de BdC e também dos actuais maiores críticos de Varandas, também assumiu que votou varandas. José Ribeiro!
Actualmente a questão não deveria ser quem votou no varandas mas sim quem continua a defender, a falar em dar tempo, em estabilidade, no “belzebu” do Bruno de Carvalho! Esses sim vão matar o SCP, não são os que assumem que se enganaram! Claro que convém aprender com os erros mas fdx precisamos de todos!
3 Outubro, 2020 at 16:19
+1
3 Outubro, 2020 at 19:43
+1
3 Outubro, 2020 at 9:07
Bom dia.
“Eles matam-se uns aos outros lá dentro.”
Campo Grande FC vintage.
3 Outubro, 2020 at 9:33
E esse facista de merda faz o quê?
Cambada de lambuças medíocres.
Tachistas…
3 Outubro, 2020 at 11:51
Como sabes que o gajo é fascista?
Se fosse comunista já estava porreiro não fazer o seu papel no CFD?
Ou o gajo só não cumpre o seu papel no CFD porque é fascista?
Não poderá ser só um idiota e um vendido?
3 Outubro, 2020 at 9:37
Na falta de escumalha para descalçar a neo-croquettage dedica-se a outro dos seus desportos favoritos, facadas nas costas.
3 Outubro, 2020 at 9:47
Ressalvo
” lá dentro ”
Não tem nada a ver com a escumalha.
3 Outubro, 2020 at 11:20
Cheira-me que isso é para abrir caminho ao benedito, o impoluto que não abriu a boca para não desestabilizar, pelo bem do Sporting. É uma cavala eu sei, mas como isto anda um gajo não pode dar o beneficio da dúvida a gajos que são coniventes com este desastre.
3 Outubro, 2020 at 9:09
Vão para o caralho!!
Bom dia
3 Outubro, 2020 at 11:35
eh eh eh eh eh bom dia para ti também!
3 Outubro, 2020 at 16:19
Bem dito.
3 Outubro, 2020 at 9:21
EIIIICHHHHHH!!! Mais um ganda negócio do Bananas: Rosier emprestado ao Besiktas.
3 Outubro, 2020 at 9:45
Bom dia
As gordas um dia vão dar cabo de mim.
#1 gordas
Ataque final a paulinho.
3 Outubro, 2020 at 13:22
Isso querias tu.
3 Outubro, 2020 at 10:00
A este mundo, nunca o Sporting se soube adaptar. Mas é o mundo actual do futebol profissional, uma indústria que muito pouco já tem a ver com o
desporto que esteve na sua génese. Para ganhar, é preciso dinheiro, muito dinheiro, saber mexer-se no mercado e em vários outros tabuleiros e ser-se hiper-profissional e hiper-deliberado a jogar este novo “jogo”. Não se consegue ganhar nada, em conclusão, sem dinheiro, sem hiper-competência, sem compreensão profunda das regras do fenómeno, sem estarmos disponíveis para jogar o “jogo”, segundo as regras actuais, e não segundo modelos quixotescos, mais do que ultrapassados. As coisas são o que são. Não é preciso alimentar carrosséis – há mais mercado e mais agentes, felizmente. Não é preciso convidar juízes para tribunas. Mas é preciso ser-se absolutamente conhecedor do “modelo de negócio”, absolutamente competente em todas as vertentes do mesmo e brutalmente orientado para a acção consequente e consistente, misturando brilhantismo estratégico e agilidade táctica, todos os dias, todas as horas, todos os minutos, sem estados de espírito, sem divagações, sem devaneios. Encontrar um presidente e uma equipa que nos oferecessem isto seria o equivalente a ganharmos a Champions, com mais uma enorme vantagem: sustentabilidade.
https://www.calciomercato.com/news/esclusivo-il-documento-dell-accordo-fra-sporting-braga-e-jorge-m-37584
3 Outubro, 2020 at 10:07
Isso não é de todo verdade… E o mais evidente foi o que aconteceu está quinta feira, com o lask linzk a eliminar o Sporting e o rio ave praticamente a eliminar o milan. A diferença de orçamentos e dinheiro disponível é abismal, mas no campo, a história é completamente diferente… E se no caso do Sporting se notou claramente qual a melhor equipa em campo (a de orçamento menor), no rio ave-milan praticamente não houve diferença… As duas equipas bateram-se de igual para igual e a de maior orçamento só passou por sorte (e burrice naquele pênalti no último minuto do prolongamento).
Ter mais dinheiro dá rendimento desportivo é um logro e uma desculpa de coitadinho, que serve na perfeição a estes imbecis da direção. Não é preciso dinheiro, é preciso competência, inteligencia e, essencialmente, lutar pelo clube.
3 Outubro, 2020 at 10:21
É aquele tipo de gestore/investidor que torra 100k, resolve o assunto torrando mais 100k e depois queixa-se de que não tem 1 milhão e se tivesse seria uma maquina de multiplicação de dinheiro.
Quando nao sabes gerir 10, de nada vale teres 100 para gerir.
Prova-me que és competente a gerir 10 e então faz sentido queixar da falta de escala e supor que um acrescimo de escala poderia ter impactos exponenciais.
Isto são principios basicos de gestão , menos para os pastorinhos da nossa senhora do varandim, que acham que gestão é vestir um fato de executivo. Mal sabem que por baixo está um fio dental enfiado cu acima que é o que estes gestores de equipas super competentes lhes fazem com o indicador. Enfiam-lhes cu acima.
3 Outubro, 2020 at 12:16
É totalmente verdade. Basta cruzar orçamentos e títulos, no século XXI, nos principais campeonatos da Europa. Competência gera meios. Meios e competência geram competitividade. Boa-vontade e amadorismo não chegam. Era este o sentido do “post” – creio que não foi bem compreendido ou que não me expressei bem. O “post” é contra o amadorismo reinante e não é não é desculpabilizante – bem pelo contrário. Sou oposição, desde sempre. Just for the record.
3 Outubro, 2020 at 12:21
O problema é que a tropa que usa essa argumentação da linha de gestão profissional são…. uma cambada de amadores, sendo benevolente.
Na verdade, são burloes engravatados, que dominam a linguagem corporate que os pastorinhos do croquette tanto gostam.
3 Outubro, 2020 at 14:47
Como referes (e bem) …
“Na verdade, são burloes engravatados, que dominam a linguagem corporate que os pastorinhos do croquette tanto gostam.”
BILTRES, é o que eles são …
3 Outubro, 2020 at 16:59
Bem estamos a falar da gestão de uma Sociedade por acções. Que não é uma Sociedade qualquer: 1º porque a sua actividade “core” ou nuclear é o Futebol, um desporto, um jogo, uma competição que se sustenta nas emoções e no sucesso desportivo que as alimenta; 2º porque estamos a falar de uma Sociedade cujo capital accionista é maioritariamente detido por um Clube, ainda por cima Histórico, centenário e de dimensão universal e cuja actividade “core” ou nuclear ,ão deveria ser o Futebol mas sim o Associativismo e os Sócios.
Ora isto faz relevar algumas considerações:
1º – O poder sobre a Gestão da Sociedade de Futebol deve continuar centrado no Clube, porque é quem lhe confere a razão existencial e emocional que suporta qualquer sucesso desportivo e, logo, qualquer sucesso financeiro; equivale isto a dizer que o clube deve manter, assegurar e, se possível reforçar a sua posição de accionista maioritário da Sociedade para que esta possa ter verdadeiro “leitmotiv” (razão motora para a sua existência e, logo, para o seu sucesso)
2º – O principal activo tangível da SAD são os atletas, mas o principal activo não tangível são os Sócios e Adeptos do Clube, sendo que a tangibilidade está expressa no sentido do reflexo directo efectivo nos Orçamentos e Contas da Sociedade; equivale isto a dizer que a SAD necessita de gerir muito bem esses seus activos tangíveis para ter sucesso financeiro e, eventualmente desportivo (contratar bem bons atletas, para as necessidades da equipa que funcionem bem individual e colectivamente desportivamente e que constituam um grupo potencialmente capaz de concorrer com todos os seus adversários; vender ainda melhor esses activos, isto é, sempre acima do preço do seu custo e nos momentos em que possam passar a ser menos benéficos que prejudiciais aos objectivos desportivos da equipa, ou que possam ser substituídos por outro atleta de idêntico rendimento potencial e de menor custo).
3º mas a SAD e o Clube que nela é maioritário necessitam de também saber gerir muito bem os activos não tangíveis da Sociedade (sócios e adeptos), porque são o principal activo tangível do Clube que sustenta emocionalmente a actividade nuclear da SAD e porque também interferem (e muito) no rendimento financeiro (gameboxes, bilhética, merchandising, etc).
Serve esta aparente “lenga-lenga” para, não discordando da necessidade de aquisição de competências especializadas para ocupar os lugares das áreas profissionais da SAD (e do Clube), reforçar que elas deverão estar sempre dependentes da vontade racional e emocional dos Sócios e Adeptos do Clube.
E estes nem cobram tanto a competência a esses profissionais especializados (cujo trabalho e respectivos resultados directos especificamente até desconhecem), mas muito mais aos que dirigem o CD do Clube (e por inerência o CA da SAD) ou aos responsáveis técnicos e desportivos da SAD.
O que não significa que os tais gestores especializados profissionais não tenha que se preocupar com os anseios e a vontade destes Sócios e Adeptos.
Não será por não fazerem parte da equação directa da “cadeira alimentar” ou do caderno de encargos profissional destes “especialistas”que a satisfação dos anseios dos Adeptos (bom futebol, bons resultados, “esforço, devoção e dedicação”) deixam de ser sua responsabilidade.
Porque muito do rendimento dos atletas e das equipas depende da empatia que geram com os adeptos.
E muito dos resultados desportivos também.
E até boa parte do resultados financeiros, não só por via do que o seu apoio induz à obtenção de resultados desportivos que geram mais receitas, mas também por via do que directamente injectam nas contas da SAD (gameboxes, bilhética, merchandising, etc).
Isso deveria implicar que:
1 – que o SCP deve continuar a manter (e até a reforçar significativamente a sua quota accionista no capital da SAD);
2 – que a composição do Conselho de Administração da SAD deve sempre reflectir a composição da estrutura accionista;
3 – que poderão/deverão ser contratados Directores Executivos Operacionais para as áreas Desportiva, Financeira, Jurídica, Comunicação, mas o seu grau de autonomia estará sempre dependente do rumo estratégico da “política desportiva” definido pelo C.A.; de resto, não deveriam acompanhar as cessações de mandato de CD do Clube, mas deveriam colocar os seus cargos à disposição dos CDs eleitos; todas estas áreas deveriam apresentar Relatório de Actividades e balancetes de Contas trimestrais, submetidos à avaliação do CA e incluídos no Relatório de Contas Anual da Sociedade; os Relatórios e Balancetes deveram ser alvo de análise prévia dos CDs eleitos para avaliação da prorrogação de contracto;
4 – Que o CD do Clube deverá sempre informar os seus Sócios, 2 vezes por ano, nas Assembleias Gerais Ordinárias sobre a Actividade e Contas quer da Sociedade, quer dos Departamentos Operacionais profissionalizados, incluindo essa informação num Ponto “outros assuntos de interesse para o Clube; quaisquer transações financeiras entre a Sociedade e o Clube e vice -versa deverá obedecer à aprovação prévia da AG do SCP, em conformidade com os seus estatutos, e as propostas de remunerações quer dos elementos do Conselho de Administração, quer do Director Geral e dos Directores Executivos Operacionais deveriam carecer de aprovação prévia da AG do SCP.
SL
3 Outubro, 2020 at 10:14
Pronto… ja tive um vomito matinal.
Fui transportado para “a equipa super competente” anunciada em campanha pelo maqueiro, com aquele olhar perdido no horizonte de pateta alegre.
3 Outubro, 2020 at 12:16
Competência gera meios. Meios e competência geram competitividade. Boa-vontade e amadorismo não chegam. Era este o sentido do “post” – creio que não foi bem compreendido ou que não me expressei bem. O “post” é contra o amadorismo reinante e não é não é desculpabilizante – bem pelo contrário. Sou oposição, desde sempre. Just for the record.
3 Outubro, 2020 at 12:01
O que interessa em 1º lugar é a competência.
O dinheiro ajuda, como é óbvio.
Se tens pouco dinheiro e compras 3 jogadores, tens de acertar os 3 e, portanto, ser muito competente.
Se tens muito dinheiro e compras 6 jogadores, acertando só 3, não és tão competente mas acabas por ter os mesmos resultados que quem foi muito competente porque o dinheiro ajudou-te a fazeres uma aposta mais ampla e a poderes falhar alguns.
Claro, se fores podre de rico, podes contratar 15 jogadores, acertas só 5, ou seja, és menos competente que os outros 2, mas tens um melhor resultado – 5 bons jogadores contratados contra 3 dos rivais. Não é um problema teres falhado 10…
No clube mais pobre, falhar um que fosse era um problema. Falhando 2, ficava com uma percentagem de acerto igual à do clube mais rico mas com uma consequência disso absolutamente desastrosa, enquanto no clube rico a coisa não se fazia sentir muito.
O principal é, em todos os casos, sempre a competência. Depois, sim, o dinheiro, que ajuda bastante.
Basta ver o Rio Ave a bater o pé ao Milan ou o Lask Linz a massacrar o Sporting. Não foi o dinheiro que influenciou. Foi a competência. O dinheiro só ajudou o Milan poder errar bem mais que o Rio Ave, e acabar por passar na mesma.
3 Outubro, 2020 at 12:17
Competência gera meios. Meios e competência geram competitividade. Boa-vontade e amadorismo não chegam. Era este o sentido do “post” – creio que não foi bem compreendido ou que não me expressei bem. O “post” é contra o amadorismo reinante e não é não é desculpabilizante – bem pelo contrário. Sou oposição, desde sempre. Just for the record.
3 Outubro, 2020 at 12:28
Claro.
Só quis focar que, na minha opinião, a competência é que é fundamental e vem em primeiro lugar.
E mais fundamental é quanto menos dinheiro tiveres.
E isto é algo que tenho falado aqui, em especial na comparação com Porto e Benfic@. Temos de ser muito mais competentes que o Benfic@, que tem muito mais dinheiro, e mais competentes que o Porto que também tem dinheiro porque vende bem.
E o Porto só compete com o Benfic@ actualmente, porque é bem mais competente.
A competência é a primeira premissa para o sucesso. Depois, o dinheiro ajuda a facilitar isso…
3 Outubro, 2020 at 12:23
Quanto à venda do Trincão…
A mim não me choca que os empresários possam ganhar muito dinheiro, ainda que eu defenda há muito tempo outra maneira de dar dinheiro a ganhar aos empresários.
O que eu defendo é que o dinheiro a ganhar pelos empresários deve estar indexado aos ordenados dos jogadores e não às transferências e que devem ser os jogadores os responsáveis por esses pagamentos e não os clubes.
O clube acorda com o o jogador um ordenado – que é negociado pelo empresário, obviamente – e o jogador paga ao empresário uma percentagem desse ordenado.
Isto é que me parece que seria justo para todos e bem mais transparente.
Mas, voltando ao Trincão, eu defendi aqui, a altura do Bruno de Carvalho e muito por causa do Alan Ruiz que era perfeitamente razoável acordar com um empresário uma valor para a venda do jogador – por exemplo 10M€ no caso do Alan Ruiz – e deixar ao empresário todo o negócio, ganhando ele o que conseguisse acima disso. Se o vendesse por 11M€, ganhava 1M€, se o vendesse por 20M€, ganhava 10M€.
Em casos extremos, como era o caso do Alan Ruiz, uma situação destas não me chocava nada.
Noutros casos, como é o caso do Trincão, também não me choca o contrato que foi feito.
Qual a probabilidade de o Braga vender o Trincão por 30M€ sem a Gestifute?
A mim parece-me nula.
O Braga encaixou 24M€ e a Gestifute 7M€. Em termos de percentagem parece imenso mas o que interessa é quanto o Clube encaixa com o jogador e 24M€ para a realidade do Braga é um absurdo de dinheiro. O Trincão paga esta época ao Braga!
Do ponto de vista do Braga, foi um bom negócio.
E do ponto de vista da Gestifute também.
E acho que do ponto de vista do Barcelona também foi um bom negócio.
Portanto, siga… Fossem todos assim!
3 Outubro, 2020 at 12:52
A Klutch Sports (LBJ, AD, Draymon Green etc), fatura 25M anuais em comissões, o Jorge Mendes fatura isso em 3 ou 4 mancos… Há uma diferença demasiado grande para o que ganham uns e ganham outros, mas por isso é que a NBA é tão rentável e os melhores jogadores chegam a fazer contratos de 200M por 5 anos. O futebol tem muito que pedalar para ser tão competitivo e rentável como a NBA, começar a cortar nos empresários como o JM seria um grande passo.
Usando o teu exemplo, 24M para o Braga é bom, mas 30 seriam melhores (isto sem contar com o facto de que tiveram de comprar o Abel Ruiz por 10)… O empresário nada faz para cultivar o talento do jogador. Acresce a isto o JM NEM SER EMPRESÁRIO DO TRINCÃO! É nestas negociatas que o dinheiro se vai diluindo e os clubes que podiam ganhar mais competitividade acabam por ficar pouco melhores mesmo com uma venda absurda.
Depois tocas no ponto mais certo, e é um absurdo não ser assim, que é :dinheiro a ganhar pelos empresários deve estar indexado aos ordenados dos jogadores; o empresário é contratado para prestar um serviço ao jogador, e não ao clube, e por isso deve ser o jogador a pagar o empresário… Mas claro por um gajo como o Mendes a faturar apenas 4 ou 5M anuais é impensável
3 Outubro, 2020 at 14:50
Não discordo de ti na base mas tens de pensar que sem a Gestifute não havia transferência…
O que eu defendo não é isto, e disse isso no comentário.
Está o que eu defendo, e há muitos anos. Talvez umas 2 décadas!
No contexto actual, aceito que o empresário ganhe muito, se fizer o clube ganhar muito. Ora, neste caso, eu acho que fez.
O jogador que contrataram ao Barcelona dizia-se que vinha para o Sporting..
3 Outubro, 2020 at 14:46
Só que eles não são empresários, são intermediários.
O empresário, é do jogador, em teoria defende o jogador. Obtém-lhe um bom contrato, numa equipa onde queira jogar, patrocínios, etc
As comissões de transferência nada têm a ver com os jogadores. É uma aldrabice, que enche os bolsos aos tais intermediários, e vai tapando buracos orçamentais de clubes geridos “acima das suas possibilidades”
Pelo meio há os clubes a pagarem favores para se livrarem do entulho que compraram ou lhes foi impingido, coloca onde quiseres este cepo, desde que nos cheguem X milhões, come o que quiseres.
3 Outubro, 2020 at 14:54
Chama-lhe o que quiseres.
É como é.
O Trincão já era bem vendido por 20M€ no total – depois pagavam daí o resto.
Se foi vendido por 31M€, pois tem de se considerar bom.
O Braga ficou com 24M€. Pagou 8M€ pelo Ruiz, ainda sobraram 16M€. Não é bom?
Com quanto ficaste do Acuña?
E vamos ver se vendem o Wendel e quanto fica para o clube…
3 Outubro, 2020 at 15:20
O que é que o Acuna tem a ver com a avaliação do negócio Trincao? Ou o suposto negócio Wendel?
O Trincao… Não sei. se for “isso tudo”, 16M é fraco. Devia ou podia ficar uns tempos no Braga, dar rendimento desportivo, e sair por valores elevados. Se for um produto da imprensa, é um bom negócio. Isto no mundo real, no FM Mendesiano a realidade é alternativa e o Fábio vale 40M.
3 Outubro, 2020 at 21:32
Podia ou não… Sabes lá o futuro!
O Braga está a construir a sua cidade desportiva e precisa de dinheiro, daí vendeu a jóia da coroa por aquilo que achou bem.
Que garantia tinha que daqui a 2 anos era uma venda superior a 31M€?
Claro que se pode comparar com outras vendas… Ao pé da do Félix foi uma merda mas ao pé da do Acuña ou da do Dost foi espectacular! E se pensarmos no contexto do Braga, melhor ainda.
3 Outubro, 2020 at 14:55
Em termos líquidos, o Trincão (16M€) e o Rúben Amorim (12M€) pagam a época do Braga e ainda sobram uns trocos…
3 Outubro, 2020 at 17:26
“O que eu defendo é que o dinheiro a ganhar pelos empresários deve estar indexado aos ordenados dos jogadores e não às transferências e que devem ser os jogadores os responsáveis por esses pagamentos e não os clubes.
O clube acorda com o o jogador um ordenado – que é negociado pelo empresário, obviamente – e o jogador paga ao empresário uma percentagem desse ordenado.
Isto é que me parece que seria justo para todos e bem mais transparente.”
Até estou, por princípio de acordo com isso. Quando os agente são agentes de jogadores. O problema é quando os Clubes fazem dos agentes, seus agentes
Foi o caso do Braga, do Trincão e do Mendes. O Braga assinou um contrato com o Mendes para arranjar colocação para o Trincão por um mínimo de 15M pelo que receberia 10% (=1,5M€), que na revisão desse contracto passou miraculosamente para 4M€ ninguém percebe porquê; se conseguisse quem o contratasse por mais ainda recebia bónus da seguinte forma:
18M€ – 4M€ intermediação + 1º bónus 1,25M€
21M – + 2º bónus 1,25M€
24M – + 3º bónus 1,5M€
28,5M€ – + 4º bónus 2M€
Ou seja em 28,5M€ o empresário ficou com 7M€, ou seja 24,56% do montante global do negócio
Perante isto, não há como defender que devam ser os jogadores a pagar aos agentes; quando os próprios Clube (e são MUITOS), recorrem a estes e aceitam pagar-lhes verdadeiras exorbitâncias para colocar jogadores como não acontecer o aumento escandaloso da intermediação e da esfera de influência dos agentes?
Um abraço e saudações leoninas
3 Outubro, 2020 at 21:36
Quando os clubes pedem um serviço aos agentes, pois é natural que paguem por isso. Não vejo nada de escandaloso nisso e até acho normal e justo.
Portanto, os empresários/agentes têm duas maneiras de ter rendimento:
a) agenciando jogadores e ganhando uma percentagem do ordenado deles
b) prestando serviços aos clubes e ganhando um valor acordado entre ambos para determinado serviço
Para mim, perfeitamente normal e exequível.
3 Outubro, 2020 at 22:00
O que não acho nada normal é um clube solicitar a intervenção de um agente para vender os seus activos e ainda lhes pagar 24,56% (quase 1/4 do valor da transação) por esse “serviço de intermediação (e ainda ter a pagar o mecanismo de solidariedade, cuja percentagem é contada ANTES da subtração dos valores de intermediação).
Tal como não é normal esse agente prestar “serviços de intermediação” “regulares” a vários Clubes: Braga, Famalicão, Benfica, agora Sporting, Atletico de Madrid, Valencia, Mónaco, Lille, Wolverhampton, Olympiakos e mais uns quantos.
A sua carteira FIFA permite celebrar contractos de prestação de serviços a Clubes?
A Gestifute não é uma Agência que gere as carreiras de jogadores?
A celebração destes contractos de prestação de serviços a clubes dos mesmos Campeonatos e/ou inseridos nas mesmas competições internacionais, não configuram conflito de interesses e, por isso, não poderão causar concorrência desleal?
Achar tudo isto normal é entender que o Futebol pode ser a selva financeira em que se tornou, em que volumes pornográficos do capital que “circulam” em carrocel de de Clube em Clube, se destinam aos Cofres de quem NÃO FAZ NADA PELO FUTEBOL.
SL
3 Outubro, 2020 at 10:11
Bom dia pastorinhos!
Um dia a menos para a revelação do terceiro e derradeiro segredo do croquette.
Em frente, croquettes!!!!
3 Outubro, 2020 at 10:22
Neste natal, quero um paulinho no sapatinho.
3 Outubro, 2020 at 10:31
Quando as ratazanas abandonam o barco é porque o naufrágio está iminente
“Varandas esforça-se para ser expulso”, considera Luís Paixão Martins
http://opr.news/176b19e4200921pt_ao?client=news
Download Now
https://opr.as/share
3 Outubro, 2020 at 11:10
Com o Paulinho é que vai ser.
3 Outubro, 2020 at 11:14
Bom dia, Escumalha.
Hoje dou início ao funcionamento de dois contadores – um em contagem decrescente e outro em contagem crescente. A saber:
DIA 1
1º Contador – Número de dias que faltam até março de 2022 – mês previsto para eleições – 515
2º Contador – 500€ diários que entram na carteira do Frederico Golpista
Dia 3 de outubro de 2020 = 500€ – Total acumulado 500€
Nota: A bem do Sporting Clube de Portugal, espero desligar os 2 contadores o mais rápido possível, preferencialmente ainda este mês, mas é melhor esperar sentado.
3 Outubro, 2020 at 11:32
Tu és demais.
Sou teu fã.
3 Outubro, 2020 at 11:37
+1
3 Outubro, 2020 at 11:54
Gosto mais das tuas Gordas.
Ahahahahah
3 Outubro, 2020 at 11:59
Só para lembrar passamos o presidente de um salario mensal de 10.500 * 14 meses = 147.000 ano.
Para salario mensal de 13.000 *14 = 182.000 ano.
No primeiro caso uma remuneração variável máxima 73.500/ano e de acordo com objetivos desportivos mas condicionada ao desempenho financeiro, no segundo é mais liberal pois do máximo de remuneração variável 91.000/ano metade é para desempenho financeiro e a outra metade para objetivos desportivos. Não qualquer tipo de condicionamento.
O varandas merece.
3 Outubro, 2020 at 14:46
Tanto M€ de euro deitado fora que estes cerca de 100 mil euros que custa a mais a Direcção é quase irrelevante…
Dava até mais que isso se esta gente fosse competente e não torrasse M€ às carradas!
3 Outubro, 2020 at 12:31
Grande objectivo do Sporting Clube de Portugal para a época 2020/21 é destituir a Direcção…
Vamos lá a unir-nos neste objectivo, sócios!
3 Outubro, 2020 at 13:15
Não é só esse.
É deixar de tretas, destituir estes merdas, sem apelo nem agravo, nem amnistias, guardar memoria e nunca mais dar as chaves do cofre a esta tropa.
É nao discutir listinhas de compras, planos taticos do treinador de pacotilha, organogramas e batizados de portas e campos de treino.
Só há um ponto na agenda.
Correr com a merda, de vez, do clube.
É triste dize-lo, mas se não vir uma inversão de caminho, se continuar a ver esta neo cultura sportinguinzinho vingar, é menos um sportinguista deste lado.
Isto não é o Sporting.
É uma decadencia moral sintomatica do pior que há em portugal.
Hipocrisia, mediocridade, resignação e pensar pequeno.
Isto não é para mim.
3 Outubro, 2020 at 14:43
Para mim este é o objectivo agora e até ser concretizado não interessa grande coisa mais… Depois deste objectivo concretizado, logo se pensa no resto…
3 Outubro, 2020 at 13:24
O Rui Calafate vai a um especial cmtv. Às 00h00. Aconselho que não coma nada antes de ir, enquanto lá estiver e nas horas seguintes. E sugiro que vá bebendo águinha com limão ao longo do dia.. Naquele canal, quando se discorda de opiniões, fala-se por cima. Aos gritos. Convém ir para lá com a garganta e as cordas vocais em condições. Temo que, como o Calafate não é dado a peixeiradas, pouco consiga falar. Ele que arranje estômago. Daí o meu conselho a que faça jejum.
3 Outubro, 2020 at 15:05
O problema são as horas antes… Carlos Seixas e Carlos Severino são retirados do baú para formatar a cabecinha dos acéfalos… O calafate que use a pontualidade inglesa…
3 Outubro, 2020 at 17:22
Calafate já foi censurado na CMTV antes de sequer abrir a boca…
3 Outubro, 2020 at 13:33
É missão para todos aceitando mesmo os cristãos novos porque todos somos necessários.
3 Outubro, 2020 at 14:41
Até o Bruma já se rendeu ao carrossel…
Dalot rejeita sair do carrossel e vai para o Milan…
3 Outubro, 2020 at 14:50
O Dalot ia para onde?
Ou para um clube da treta, onde realmente pudesse jogar, ou então é isto.
Com um pouco de sorte, ainda ganha uns campeonatos, como o Jese.
É ver a quantidade de “valores” que andam a saltar de equipa em equipa anualmente. E querem evoluir…
3 Outubro, 2020 at 21:37
Roma