Sweat com capuz, calções, ténis, uma sessão de running em direcção ao topo de um monte. «Onde é que eu já vi isto?», é a primeira pergunta que povoa a mente. «Mas que merda é esta?!?», a segunda, saltando como rolha de champanhe assim que olho para o logótipo que me é apresentado como sendo o da SportingTV e onde se destaca um leão com ar de quem acabou de chegar do Boom Festival.
Procuro uma explicação. Tem de haver uma explicação! Espera, espera… cá está.
«O caminho faz-se caminhando e a chegada ao topo é o somar de momentos que se foram multiplicando na História do Sporting. Sempre em passo de corrida, sem diminuir a esperança, sem dividir uma família unida pelos laços de amor ao Clube. Como o Esforço de Carlos Lopes para atingir o lugar mais alto do Olimpo, como a Dedicação de Joaquim Agostinho a subir as montanhas do Mundo, como a Devoção da equipa da Taça das Taças para superar todos os obstáculos na Europa, também nós temos um lema que nos faz rumar à Glória.
Vem aí a Sporting TV, o canal de todos os Sportinguistas. Estamos a chegar ao topo. E o futuro é nosso. Nesse sentido, o logótipo do novo canal do Clube corporiza os valores onde assentam todos os passos que são dados diariamente:uma televisão do futuro, moderna e criativa, com uma fonte inspirada nas que são utilizadas nos números das camisolas para manter o traço actual do presente e não esquecer a História no passado. Assim, qualquer que seja o contexto, permite utilizar diversos materiais para reforçar a mensagem. Originalmente, a imagem é feita de metal, que reflecte a luz e o verde brilhante, e o leão transporta-nos para um lado com tanto de realismo como de tecnologia de vanguarda.
A Sporting TV tem uma missão que se cinge nesta imagem: com a herança do passado e o virtuosismo do presente, há um futuro verde pela frente. Um futuro de esperança. E este é o futuro do Sporting.»
Abano a cabeça, uma e outra vez, face ao desfasamento entre o que é comunicado na escrita e o que é comunicado graficamente. Mau, muito mau, para não dizer péssimo, é a nota que atribuo a este exercício de comunicação onde não existe um, repito e sublinho, um pormenor que me remeta imediatamente para o universo Sporting Clube de Portugal. Não há uma ligação à história, não há uma ligação ao clube e o leão escolhido é tudo menos rampante (eu aposto uma mão em como é um leão que anda metido nos ácidos). Há verde e chama-se Sporting? Ora, porra, também era o que mais faltava, não?!?
Entretanto, enquanto eu tentava recuperar da verdadeira gastroenterite que esta promo me causou, dou de caras com uma troca de e-mails. Um sócio leonino não aguentou o impacto e resolveu enviar um e-mail onde expressava a sua preocupação em relação ao vídeo e logótipo divulgados no site oficial do Sporting. Em resposta, recebeu a seguinte nota: «Na sequência do envio do seu e-mail, o qual agradecemos desde já, informamos que o vídeo e o logo eram apenas teaser e não são o produto final. O produto final e que começará a ir para o ar no dia 1 de julho será de grande qualidade e deixará todos os Sportinguistas muito satisfeitos e orgulhosos»
Portanto, andámos a brincar, foi isso?!? Ou deverei dizer que, à semelhança do que aconteceu com a Missão Pavilhão, atiramos o produto ao ar e, face à resposta dos adeptos que acaba por tomar conta da internet, vamos procedendo a acertos? Desculpem lá ser um chato do caraças, mas isto não é forma de trabalhar. Se querem saber a opinião dos sócios, peçam-lhes ideias (ainda recentemente, no Congresso Leonino, foi aprovada, e bem, a sugestão de, todos os anos, ser aberto um concurso para que os sócios possam desenhar a camisola alternativa). Digo-vos mais: sem precisar de sair da Tasca, o que não faltam são Sportinguistas com conhecimentos nas mais diversas áreas associadas à comunicação que, garantidamente e por amor à camisola, teria criado um teaser bem mais apelativo.
Confesso que não sei se estou a dirigir-me ao marketing do Sporting se à empresa que ficará responsável pela SportingTV, mas, em última instância, estou a dirigir-me a quem aprovou esta palermice. Meu(s) caro(s), a palavra teaser vem do verbo inglês to tease. Portanto, num universo comunicacional onde tanto se gosta de utilizar expressões em inglês, parece-me preocupante a sua (vossa) dificuldade em perceber a nobre arte de entesar. Porque é disso que se trata, no fundo. Seja para promover um canal de televisão ou uma simples novela, um jogo de futebol ou um filme, um jogo de vídeo ou um livro, há que entesar o público alvo. E há uma diferença entre levar o público alvo a exclamar «fodaaaaaaaaaaa-se!» (no sentido de muita bom! brutal! etc) e entre levar o público alvo a exclamar «foda-se?!?» (no sentido de que merda é esta?!? estão a gozar, só pode! etc).
Resumidamente, imaginem que o público alvo é uma mulher loucamente apaixonada por vocês, daquelas paixões que são para toda a vida. Uma mulher que gosta de surpresas e de ser mimada com alguma regularidade e a quem vocês disseram que estavam a preparar algo que ela há muito desejava. E o que vocês fizeram, foi levá-la para um hotel sem mácula, mas, erro crasso, esquecem-se dos preliminares. Ela olha-vos de lado, num misto de tristeza e surpresa (pela negativa), ao que vocês lhe dizem, «calma, amor, isto foi só para ver a tua reacção. A surpresa a sério vem daqui por quinze dias e nessa altura, prometo-te, vais ter o orgasmo da tua vida».
…
…
…
uau…
19 Junho, 2014 at 8:41
e pelos vistos foram copiar um vídeo que já existia.
sinceramente olhando para o vídeo há primeira vez, a duvida era se era um vídeo dos Editors se um anuncio a uma marca de equipamento desportivo.
19 Junho, 2014 at 13:51
ou do Rocky Marciano ???
19 Junho, 2014 at 8:57
Falando de leões metálicos, que tal este? É lindo ou não?
http://media-cache-cd0.pinimg.com/736x/e0/38/a0/e038a01862e8f996fe2ed769e9afd455.jpg
19 Junho, 2014 at 9:06
Se fosse um metalico esverdeado, não de verdete mas verde do nosso, então seria um “most”.
19 Junho, 2014 at 11:15
Preferia o leão da Metro Goldwin Mayer
http://www.youtube.com/watch?v=lWAQ3sAoeu4
Tem que ser um rosnar assim a sair do O de SPORTING
19 Junho, 2014 at 14:42
Sempre é melhor do que o “Porky Pig” cheio de verdete… 🙁
19 Junho, 2014 at 9:04
A isto chamo de ejaculação precoce. Esperar para ver, afinal o que importa é o produto final.
19 Junho, 2014 at 9:06
eheh … tiro completamente falhado e absolutamente desnecessário …
acredito que aquilo seja uma espécie de colagem que tente mostrar como será a apresentação do canal. Acredito que alguém se passou e decidiu colocar online extemporaneamente … mas … de facto podiam ter-nos poupado a semelhante acto masoquismo suicidário 😉
19 Junho, 2014 at 9:10
O novo logo está aí a chegar.
19 Junho, 2014 at 9:12
É caso pra dizer: marioni anda cá ver isto
19 Junho, 2014 at 9:14
Completamente de acordo.
Este teaser foi um autêntico porta de casa a abrir quando estava com a namorada nus no meio da sala em puto.
Perder tesão de maneira tão abrupta até faz mal à máquina
19 Junho, 2014 at 9:14
Foi realmente um arranque em falso e a analogia do Cherba está mais que correcta!
Até acrescento, sem os preliminares perdem as duas partes! Neste caso ficamos todos com a sensação que quem está à frente deste projecto não está devidamente motivado ou liderado (o que pode deixar alguma desconfiança no ar).
Para o que foi feito, mais valia terem sacado um video do Youtube feito por qualquer um de nós, que acredito (também não é difícil) teria muito mais qualidade… Até com o logotipo que apresentaram!
Esperemos pelas cenas do próximo episódio, no dia 1 de Julho…
19 Junho, 2014 at 9:18
É como engatar uma gaja que se produziu toda para a noite, mas depois qd começa a tirar a roupa, a maquilhagem e a “conversar” percebemos que fomos enganados e que era tudo publicidade enganosa 😀
19 Junho, 2014 at 9:21
lol sei bem oq é isso…:P:P!
19 Junho, 2014 at 10:37
Podes crer, é a guerra dos cortinados.
19 Junho, 2014 at 9:20
Foda-se?!? (no sentido de que merda é esta?!? estão a gozar, só pode!)
19 Junho, 2014 at 9:20
Não sei como andam a falar no dia 1 de Julho como um dado adquirido, quando o canal só pode ir para o ar quando a ERC autorizar e esta ainda não o fez.
19 Junho, 2014 at 9:23
Teaser?!
Taser!!! TZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ…
19 Junho, 2014 at 15:06
Ahahahahahahahah! É isso mesmo! Grande choque!
19 Junho, 2014 at 15:12
Alguém que me entenda… é o que dá um gajo gastar o seu latim num tasco!
Só pensam em mamas e bola, fosga-se… Não que haja mal nisso mas… 😛
19 Junho, 2014 at 9:33
é caso para dizer vao tasear outros
19 Junho, 2014 at 9:35
Right on, Cherba. Mau, para não dizer péssimo.
Marioni, tu não podes fazer tudo, vê lá se arranjas dois ou três manos de confiança, com provas dadas e que se ocupem da imagem global do Sporting.
E quando falo de imagem global incluo tudo, comunicação institucional, relação com os sócios, com investidores, marketing, publicidade, relações públicas, equipamentos, naming, meios multimédia, redes sociais, website.
Há muito para fazer, contrata malta que por aqui anda e terás verdadeiros guerreiros do teu lado.
SL
19 Junho, 2014 at 10:09
Falando em website, já merecia uma actualização em termos de imagem. Está um bocado antiquada.
19 Junho, 2014 at 10:42
Que se %&/% a imagem, os conteúdos são uma m####
19 Junho, 2014 at 11:07
Imagem incluíndo conteúdos, está obsoleto.
19 Junho, 2014 at 11:34
É uma questão de prioridades…
Eu dou mais valor aos conteúdos e funcionalidades em detrimento do visual. Defeitos de carácter, e também vícios de profissão.
Por mim aquilo até podia ser uma página em branco com um gif animado do jubas aos saltos, desde que fosse prático, funcional, e tivesse info organizada e actualizada.
19 Junho, 2014 at 11:43
Temos gostos diferentes, ainda bem que existe esta mescla de opiniões, pois eu acho se se dá o nome de suporte multimédia tem de se dar destaque ao visual, para informação mais detalhada existe o jornal.
Um bom visual é um bom cartão de visita. Costuma-se dizer “os olhos também comem.”
19 Junho, 2014 at 11:31
Acho que a questão do site é mais complexa. Parece que há contratos com a empresa que gere o site. Contratos daqueles…
19 Junho, 2014 at 14:43
Daqueles que se faziam há uns 2 anos atrás, imagino…
19 Junho, 2014 at 9:36
Concordo absolutamente com esta análise também fiquei chocado com a apresentação , não sei de quem é a responsabilidade se do departamento de marketing ou comunicação, também na Missão Pavilhão a mesma coisa lançaram a campanha e mais nada, a informação não deve ter chegado a muitos sportinguistas, só mais uma coisa em relação ao Congresso houve muitos sportinguistas como eu que não podemos estar presentes por um motivo ou outro, ainda não consegui saber o que foi aprovado e oque se passou lá de interessante. SL
19 Junho, 2014 at 11:40
Compra o jornal 😉
19 Junho, 2014 at 14:43
vê lá se puxas as orelhas a quem de direito… 😉
19 Junho, 2014 at 12:23
Nem mais Diogo…se comprares o jornal tem lá tudo…
19 Junho, 2014 at 12:28
Concordo … mas a reportagem do congresso vem na edição da semana passada. Que julgo até já pode ser consultada livremente … não vejo porque o site não poderia ter já uma noticia mais desenvolvida com as conclusões 😉
19 Junho, 2014 at 15:16
Sim…podia estar…seria uma ideia…mas como não uso o site para nada (não gosto do site….não encontro utilidade a não ser comprar bilhetes…) nem me lembro disso….
19 Junho, 2014 at 9:40
Costumo comentar pouco, mas sou frequentador assíduo da Tasca, mas já tinha comentado na altura do anuncio da world channels como responsável pelo projecto q tinha ficado bastante apreensivo quanto a esses senhores. Segundo o que se “ouve” no mundo do audiovisual não são muito sérios. Há cerca de 2 anos estiveram para arrancar com um canal “House TV” que deu barracada, desde fuga com dinheiro e equipamentos. Agora com este teaser ( que não entesa nem o gajo com a ejaculação mais precoce do mundo) não auguro muito bom futuro para o canal.
19 Junho, 2014 at 9:50
A ser verdade isto, espero que o Sporting tenha salvaguardado a sua posição no caso da imagem transmitida do clube não for devidamente cuidada…
19 Junho, 2014 at 9:47
Já que falamos em teasers com leões, fica aqui uma pequena ideia do que, no universo Sampaio, quer dizer “Teaser”:
http://www.youtube.com/watch?v=Z__Xam1BlEM
http://www.youtube.com/watch?v=uzcfZmAFcck (este já foi colocado aqui!)
http://www.youtube.com/watch?v=BrA6RLH4Ktk (todos queriam ser leões mas nem todos podem! 😀 )
E do que no universo Sampaio se entende como… algo semelhante ao apresentado!
… esperavam alguma coisa?
Esqueçam… aquele vídeo não tem comparação possível!!!
19 Junho, 2014 at 9:52
Não desgosto! Haverá concerteza melhorias. No entanto, já percebi que há por ai uma guerrazinha por causa deste serviço e produto que é a da criação do grafismo.
Talvez este não seja o local ideal para estas negociações….
19 Junho, 2014 at 9:56
Quer-me parecer que a única guerra que vejo aqui tem a ver com defender a imagem que se passa do Sporting para o exterior. E isto grita a plenos pulmões “Isto não é o SPORTING”… Um valente tiro no pé que espero tenha o devido murro na mesa por quem de direito e que defende o clube de forma intransigente. Não espero menos que isto da actual direcção… defender INTRANSIGENTEMENTE os interesses do Sporting!
19 Junho, 2014 at 10:00
Não se trata de guerrazinha nenhuma, trata-se apenas de constatação de incompetência pura!
Se não há dinheiro/meios para fazer uma grande produção não se inventa. Usar imagens de um banco de imagens (stockfootage) para promoção de um canal é o que eu chamo amadorismo.
Em relação ao grafismo, é sempre relativo, porque vai do gosto de cada um, mas quando se faz um logo há sempre várias hipóteses de escolha e não quero acreditar que aquela fosse a melhor.
19 Junho, 2014 at 9:55
totally OFF-TOPIC (mas já que se fala em design e leões…):
http://worldphoto.org/about-the-sony-world-photography-awards/pro/michael-nichols
SL
19 Junho, 2014 at 9:59
A 4ª foto era de deixar qualquer leão irritado… os chamados ” empata-f**** “…
Não se faz, menos ainda quando se trata de aumentar o reino! Não se faz!!!
19 Junho, 2014 at 10:06
Hehehehehe
19 Junho, 2014 at 10:06
Belas fotos!
19 Junho, 2014 at 10:01
E já agora deixo uma ideia aos “expertos” !
Antes de lançarem para o ar as vossas ideias descabidas só naquela de “…a ver se pega…”,
Já que por certo conhecem a Tasca, mais valia deixarem assim de fininho um links com essas vossas ideias estapafurdias a ver se pegam. Se tiverem direito a que fiquem coladas na parede da Tasca, tá garantido que a mensagem vai passar para o universo Verde e Branco.
19 Junho, 2014 at 10:04
Voces devem pensar que a televisão nasce logo com coisas fenomenais … o leão ficou meio pro punk é certo mas só falta dizerem, que têm 4 horas para quecas e tem sempre premilinares e que não sabe bem uma rapidinha e a gaja ficar com os cabelos em pé e olhos tortos.
Por mim ponham lá as cheerleaders no logotipo até começar a epoca essa é que era.
19 Junho, 2014 at 10:10
Realmente isto de entesar… não é para qualquer um. Provavelmente, estes preferiram mandar um comprimido azul. O Don Drapper ficaria fodido com algo tão… insabido.
19 Junho, 2014 at 10:26
Foi talvez uma tentativa de replicar o “efeito godinho”: primeiro ficamos a saber o quão mau as coisas podem ser, para que possamos mais tarde apreciar o devido valor das coisas bem feitas.
Ou então foi só para ganhar balanço. Como o software dos aviões da Airbus que, para ganhar altitude, primeiro desce para ganhar velocidade. Esperemos é que haja alguém a olhar atentamente para o altímetro…
19 Junho, 2014 at 10:28
Grande texto, Cherba ! Também não me agrada esta história constante de tentativa e erro, mas é melhor termos pessoas no clube que se apercebem quando algo que é lançado não agrada à maioria dos Sportinguistas e emendam a mão, do que alguém que percebe que as medidas que toma não agradam a ninguém e mesmo assim continua a pô-las em prática sem dar cavaco a ninguém.
Começa a parecer que o departamento de marketing do Sporting é frequentador assíduo da Tasca, muita coisa que é corrigida assemelha-se demasiado ao que é sugerido aqui…Tasca Power !!!!
SL
19 Junho, 2014 at 10:29
Será um teaser sem tesão ou uma desculpa à pressa? Tipo:
“oh foda-se, o pessoal não gosta disto. o que vamos fazer?”
“Eh pah diz aí que isto não é o final, que dia 1 de Julho será tudo muito mais fixe e nos entretantos ver se arranjas alguém com jeito para melhorar esta merda”
19 Junho, 2014 at 11:21
Também pode ter sido: …”vamos lançar esta merda a ver a reação dos Sportinguistas.” poderá ter sido uma forma de saber se estamos atentos 😉
19 Junho, 2014 at 14:18
Isso podia ter sido feito de outa forma:
Email para os socios com 3 opções e comentário, ou votação no site mediante nº socio.
Teriam claramente as opiniões por escrito e a votação.
Agora … qq profissional desta merda não necessita disto. Lança um coisa fabulosa e pronto.
É que este “teaser” é uma bela merda. E depois pareceu desculpa esfarrapada.
19 Junho, 2014 at 14:47
Vá, vá, pessoal…
Não se esqueçam que somos apoiantes cegos, acriticos e acéfalos que não pensamos pela própria cabeça e dizemos amén a tudo!
Somos os neo-lambuças… não tresmalhem!!!
19 Junho, 2014 at 15:19
hihihihihihi
19 Junho, 2014 at 15:37
Essas palavras faz me lembrar…..
19 Junho, 2014 at 18:00
shhhhhhttttt…
Do not blasfemeit…
19 Junho, 2014 at 10:34
Isto para mim é o menos importante.
O importante é o produto final com:
a) Jogos antigos;
b)Entrevistas a antigas glórias;
c) Espaço de debate com adeptos;
d) Tertulias com adeptos mais conhecidos e antigas glórias;
e) Muito espaço dedicado às modalidades com jogos, treinos e com os atletas;
f) Promoção da marca Sporting e dos patrocinadores, sim é muito importante, estou a lembrar-me da marca desportiva que nos equipa, da marca de roupa que veste o Sporting etc;
g) Programas sobre hobbys dos adeptos e atletas ex: Jogos de video, carros, informática, cinema, música e até teatro, pois alguns dos melhores e mais jovens actores são sportinguistas;
h) Muito importante a história do Sporting e das suas grandes figuras desde o Visconde de Alvalade passando pelo Peyroteu e os cinco violinos até ao Prof. Moniz Pereira e ao Prof. Aurélio Pereira;
i) Espaço fanático programa dedica aos adeptos que amam o Sporting e fazem tudo por ele, desde o tipo que tem a casa com riscas verdes e brancas, passando pelo tipo que tem o carro verde e branco, até ao adepto que segue o SCP ao estrangeiro.
Evitar sempre os erros cometidos pelos rivais como a parolice da boifica TV e a falta de paixão do porco canal.
SL
19 Junho, 2014 at 11:40
a) 😛
b) apoiado
c) podiam fazer algo como o “combate de bloggers”, mas com blogs associados ao Sporting
d) não esquecer os núcleos
e) 101%
f) 101,1%
g) pois… esse tipo de conteúdos Caras/VIP… gostaria mais de ver abordado o trabalho da Academia, o acompanhamento escolar dos jovens, and so on
h) Certo
i) Pessoalmente entra no espaço “parolo” ao estilo do Malato… mas pode haver quem goste
19 Junho, 2014 at 11:54
Quanto ao ponto i) podemos ser populares sem ser popularuchos.
SL
19 Junho, 2014 at 14:48
Sim, nem tudo tem de ser “canela até ao pescoço” como em certos casos…
19 Junho, 2014 at 14:19
Uma coisa não invalida a outra …
19 Junho, 2014 at 10:35
Aviso desde já que não tive nada a ver com a gráfica.
19 Junho, 2014 at 10:40
Acho que isto foi para baixar as expectativas…tudo o que venha a mais do que “Uma merda” é lucro….
19 Junho, 2014 at 10:41
Podemos avacalhar este post ?
19 Junho, 2014 at 14:49
Só se tiveres latas de caviar para encher por aí… 😉
19 Junho, 2014 at 10:42
Parece que se tornou regra lançar as campanhas sem estas estarem devidamente pensadas o que só pode ter como resultado o desagrado de parte substancial dos sportinguistas.
Não gostei da forma como foi lançada a Missão Pavilhão mas também parece que não se aprendeu nada sobre a forma como devem ser tratados temas tão sensíveis e ao mesmo tempo tão desejados por todos os sportinguistas.
Se nestas empresas são assim tão bons no Marketing e se são todos sportinguistas, mais parece precisamente o contrário…