No Brasil
A formação do Sporting surge no oitavo lugar num ranking de 821 clubes que contribuíram para o desenvolvimento de jogadores selecionados para o Mundial 2014 de futebol, no Brasil. O ranking foi elaborado pelo Observatório do Futebol (CIES Football Observatory) e lista os clubes cruzando duas variáveis: o número de jogadores da sua formação presentes no Campeonato do Mundo e o número de jogos realizados por estes jogadores mundialistas na equipa principal do clube até aos 23 anos.
No topo da lista surgem os holandeses do Feyenoord, com nove jogadores no Mundial treinados na sua formação e 882 jogos na equipa principal de mundialistas enquanto eram sub-23. Seguem-se o FC Barcelona (nove, 783 jogos), o Dínamo Zagreb (oito, 812), o Ajax (sete, 867), o Lille (oito, 760), o Manchester United (Gsete, 708) e o Deportivo Saprissa, da Costa Rica (nove, 445). O Sporting surge no oitavo lugar do ranking, com oito mundialistas formados no clube (Beto, Nani, William Carvalho, Rui Patrício, Cristiano Ronaldo, Miguel Veloso, João Moutinho e Varela) e 502 jogos de jogadores sub-23.
Quatro lugares depois, no 12.º posto, aparece o segundo clube português da lista, o FC Porto, com sete jogadores da formação no Mundial (Hélder Postiga, Vieirinha, Ricardo Costa, Hugo Almeida, Bruno Alves, o colombiano James Rodriguez e o ganês Christian Atsu) e 471 jogos de sub-23. Já o Benfica consegue apenas a 82.ª posição, com um jogador e 353 jogos de sub-23 (João Pereira).

NOTA: O CIES define que um jogador é da formação apenas no caso de este ter estado três anos consecutivos num clube, entre os 15 e os 21 anos. Por isso James Rodriguez e Atsu são considerados da formação do FC Porto e também por essa razão Ricardo Costa surge como jogador da formação tanto do FC Porto como do Boavista.

 

No Seixal
Janeiro de 2014:
«Substituto do Matic na formação? Tinham de nascer dez vezes! Temos de encontrar uma solução, seja onde for!», exclama Jesus, em plena conferência de imprensa.
Filipe Nascimento, algumas vezes capitão da equipa de juniores, não perdeu tempo a reagir no Facebook, escrevendo “Nasceremos mais 9 vezes se for preciso! Ninguém nos rouba o sonho de uma vida!” e recebendo pronto apoio de Bernardo Silva, da equipa B: “É isso meu puto! A minha mãe já me disse que se for preciso me mata e ressuscita mais umas quantas vezes”.

Junho de 2014
Filipe Nascimento, de 19 anos, termina a sua ligação ao Benfica e é anunciado como reforço do Académico de Viseu.
Bernardo, acho que é boa ideia teres cuidado com a tua mãe…