Barão Verde: “O passado é o legado, que vamos deixando para as gerações futuras, e no meu caso concreto, não vou permitir que a história do Sporting tenha um passado de cobardes e traidores hipócritas. Dure o tempo que durar, exijo justiça e democracia”
O mesmo árbitro que noutras funções foi decisivo para a expulsão de 2 treinadores por impropérios há pouco mais de 60 horas atrás… ah espera… estou a entender…
a) empate da nádega vermelha num jogo tão pobre que deu dó! Do “vamos arrasar e jogar o triplo” o que se vê é que “jogam um terço e arrasam os adeptos com desgostos”. E ainda bem… 🙂
b) a nádega azul lá passou em Faro, com alguma sorte à mistura, em mais um jogo com uma arbitragem ridícula por dois dos padres da APAF. Penalti contra o Porto claro, penalti contra o Farense claro, com vermelho directo perdoado, vários amarelos perdoados aos azuis durante o jogo, 3 deles para o Uribe, e 2 vermelhos perdoados ao Loum e ao Pepe no final do jogo por se agredirem mutuamente.
O mesmo árbitro que mandou expulsar o Amorim e o Carvalhal, foi permissivo com ambos os bancos ontem.
c) ainda consigo dar o beneficio da duvida ao árbitro nos lances dos penaltis acima mencionados mas quando um VAR não assinala qualquer um deles, o que raio anda a fazer na arbitragem? Há lances onde não se pode dar o beneficio da duvida e esses 2 lances são casos assim porque desvirtuam a verdade desportiva.
O caso Loum/Pepe é outro caso destes. Toda a gente viu os jogadores pegarem-se e agredirem-se… e não passa nada? O árbitro vai lá separá-los e ficamos por aí?
É bom recordar que o Nuno Santos tem vários amarelos vistos ao intervalo ou no fim do jogo, que o condicionam e que o colocam agora em risco de ser suspenso – e por cenas onde nem sequer se justificava, como foi dito pelos comentadores.
Enquanto umas equipas são ajudadas regularmente, outras são empurradas para baixo, para que as vitórias finais nunca escapem aos 2 do costume!
Qualquer adepto do Sporting está com receio da arbitragem de hoje pois o Veríssimo é um dos árbitros que facilmente nos carrega de cartões… e não só!
Mas pior, qualquer adepto está com receio que a possível nomeação do Artur Soares Dias – o cabrão que fez que não viu o penalti sobre o João Mário e anulou o golo limpo do Coates em Famalicão – para o derbi se torne realidade pois ninguém nos gama mais do que ele.
E isto mostra muito o que é o futebol português…
Vai ser Soares Dias quase de certeza… Eles não vão dar abébias. Se o Sporting calha a passar para a segunda volta à frente do campeonato então preparem-se para ver roublheira como nunca antes vista.
Já dizia o Paulo Bento: “Com a mão? Andebol, basquetebol, voleibol. Pah futebol, com os pés, as pernas… com a cabeça.” Actualizando o resto: “3 indivíduos em campo, outros tantos no VAR não conseguem ver uma mão na bola…”
Pergunto-me a mim próprio o porquê de ter começado a escrever os Petiscos Na Tasca. A resposta certeira é dada pelo meu companheiro desta viagem e Enólogo, O Grande Gibreelfarishta:
“Ó M60 porque é que vimos à tasca?
– Por sportinguismo.
Ó M60 porque é que temos este trabalho todo?
– Por sportinguismo”
E assim começou uma brincadeira que apesar de ser real, em tudo se assemelha a um filme fantástico e de imaginação. Pelo menos na minha cabeça assim ficou evidente, a partir do momento em que as diferentes personagens ganharam vida nas suas intervenções.
Imagino o Gibreelfarishta na adega da Tasca com uma câmara de vídeo secreta a visionar a Ardósia à espera de escolher o melhor Vinho para acompanhar o Petisco. A olhar para as expressões faciais dos Resistentes, verificando se a sua pinga era aprovada. A rir-se que nem um perdido com as Zurrapas e Vinagretes que fazia questão de deixar na mesa do canto. E a fazer as Fisgas para os Resistentes aprimorarem a pontaria contra os agostinhos.
A ana a entrar na Tasca carregada de Casqueiros e a refilar com a malta. De lenço na cabeça e de avental, sempre à volta das batedeiras, das formas e do forno a preparar as Sobremesas. Com o carrinho do Pingo Doce, anda entre o Rossio e Sintra a sacar moedas aos lampiões. Quando torce o nariz, já sabemos, é hora de desinfetar a sala com Xeltox. A fazer tiro ao alvo com as pevides de melancia, pedras de âmbar ou rolhas das garrafas.
O Leão Portimonense na sua carrinha frigorífica carregada de fraldas, de Trutas, de Amêijoas e, claro, sempre com umas caixinhas do melhor Medronho do mundo. Muito engraçado quando se metia com a ana, chamando-lhe Astróloga da Tasca, só para picar um bocadinho.
O Zandonaide num raide diário vindo de Espanha a aparecer de helicóptero com uns Digestivos de fazer inveja a qualquer um e a trazer debaixo do braço uma palete de Estrella Damm para acompanharmos as jogatanas. Até Whisky japonês trouxe.
O Álvaro Dias Antunes na sua carrinha de caixa aberta recheada de Ananases e Meloas dos Açores, a entrar na tasca sempre com um cabaz na mão direita e o calhamaço dos Estatutos na mão esquerda. Ai de quem!
O LionUp numa correria infernal e sempre atrasado para o Almoço, vestido com um camuflado de guerra e a disparar a sua fisga sempre certeira na cabeçorra dos croquetes e das melancias.
A mesa dos agostinhos e o Vomitómetro que idealizei para esses açambarcadores se aliviarem da gula sôfrega e insaciável quando esvaziavam os tachos e as panelas até nada sobrar.
O Riacho sempre que conseguia, desviava o Medronho destinado aos Resistentes e ia emborcá-lo até ao fim com o Cara de Bidé, passando as noites aconchegados junto ao referido Vomitómetro. Imagino-os sempre com a cara rechonchuda e bem rosada.
Maravilhoso, o mundo da fantasia.
Dentro da realidade, os temas foram variados e estou grato a todos porque muito aprendi com o conhecimento destes Tasqueiros de excelência.
As Amêijoas foram maravilhosamente aconselhadas pelo Leão Portimonense, assim como os seus conhecimentos acerca da aquacultura em Portugal. E as Camarinhas? Carai, como gosto disso!
O leo14 a sugerir as inigualáveis Amêijoas do Tombwa, os famosos Caranguejos/300 de Moçâmedes, as Ostras Gigantes da Baia das Pipas, as Gambas Reais de Porto Amboim, os Super Mexilhões da Baia dos Tigres e as impagáveis Lagostas do Buraco/Mussulo.
O Meiguices também deu a entender que os Caranguejos de Moçâmedes são do melhor e o Wunjjo ainda falou nos Cacussos da Praia de Santiago.
Ainda sobre o leo14, o momento mais hilariante de todos os comentários, que sempre que recordo, vêm-me as lágrimas:
” – Mamá, mamá!
– Képassóse Rinhinho?
– Méssurraram mamá!”
Oh, pá, um sentido de humor inigualável!
O Gibreelfarishta também não lhe ficou atrás quando num momento de azia futebolística queria afogar as mágoas e desabafava:
“Antiqua, crf, Macieira e Constantino até que deus queira.”
A explicação do Gibreelfarishta e novamente do leo14 acerca da origem da denominação do Vinho a Martelo. Uma martelada com enorme classe.
E os ensinamentos acerca do Vinho de Pacote? O Gibreelfarishta deu o mote e o John McEnroe finalizou.
Este último Tasqueiro, o John McEnroe, deu uma lição soberba acerca da Fermentação dos Vinhos que muito orgulho tive em aprender.
E aquela música que o Malcolm meteu? Pá, ganda banda, é pena não ter metido mais moedas na Jukebox. Do melhor, meus amigos, do melhor. https://www.youtube.com/watch?v=oMQ21Om8YwA
Ao pedido de sugestão da minha parte para comer um bom Choco Frito, apareceu logo a ana a indicar a Casa do Peixe e o Férenc Meszaros a apresentar-nos a Pérola da Mourisca ou a Petisqueira do Sado, nas Praias do Sado; o Pescador, nas Lagameças (Palmela); dentro de Setúbal, o Novo 10, e para os Pequenos-Almoços a Adega dos Passarinhos ou o Ramiro, dentro da Praça (mercado do Livramento), e que lutam entre eles pelas melhores Bifanas da cidade. Vejam bem, para Lanchar umas entremeadas ou uns Chouriços de Sangue na companhia dumas Minis, ainda nos sugeriu a Tasca do Galo. Caramba, tem valido mesmo a pena!
Se há coisas que detesto nos dias dos Petiscos é estar sentado à mesa a saboreá-los e andar uma mosca a chatear. Nestes mais de 3 meses de Pitéus tinha de cair uma Varejeira no meu prato! Logo a Varejeira Ventura que anda em todas as salas a esvoaçar em cima dos clientes. Ficou com as orelhas escaldadas, coitada, mas já voltou varejar. Vá lá que é verde, alguma coisa havia de se aproveitar. Varejeira linda, quando passares na Sala dos Petiscos e vires a Ardósia preenchida, por favor, voa a pique para outro poiso, quer dizer, faz um scroll down, ok? Varejeira Ventura, nunca te esqueças, “A pior defesa é a vitimização covarde dos que ferem e se fingem feridos”, tal como diz a Kuka.
Tantos comentários, sugestões, agradecimentos ou simples smiles dos tasqueiros Rf, MVG, TenhamOrgulho, John McEnroe, LeaodaCamacha, LEÃO DOS MARES, 5 Violinos, Diastristes, Portugueezza, Sali, Leoa de Portugal, Wunjjo, praidassim, Malcolm, Jaime Grilo, Vujacic, Ayres, José Silva, Gomez, leonidas, André Francisco, Leão da Flandres, Lion eats tonight (By F.) e mais alguns a quem peço desculpa por não me recordar neste momento.
Como já vai longo, um agradecimento a todos, com estima e consideração.
Ao Gig, já disse o que tinha a dizer. Muito obrigado.
Ana, um beijinho para ti em forma de gratidão por teres assumido a Doçaria. Espero que continues a fazer as tuas melhores sobremesas. Este divertimento também a ti se deve. Muito obrigado.
Leão Portimonense e Zandonaide, continuem a trazer as vossas garrafas para os Petiscos que se seguem e brindemos ao Sporting Clube de Portugal. Muito Obrigado.
Um obrigado também ao Cherba por permitir esta rubrica, principalmente quando a crítica associada é contundente e incómoda.
Arranjaste-me uma boa!
A patroa quer saber onde é essa tasca de que estou sempre a falar, eh eh eh.
Grande abraço a verde e branco e vê mas mas é se engatas na série 100 – 200!
Para este comentário e aos inúmeros petiscos e diários, apenas posso acrescentar, que é por causa de ti e de tantos outros que enumerastes, que continuo a acreditar que a forma como vivemos e sentimos o Sporting, está bem e recomenda-se. Mais houvessem ….
Ui o que para aqui vai de “petiscança” caro M60!!! Um gajo fica de barriga cheia só de disfrutar!!!
Um brinde à tua saúde e de todos os teus!
Obrigado pelos sorrisos.
Tchim, Tchim. Obrigado e igualmente para os teus!
De barriga cheia quero ficar quando o jogo de hoje terminar e com a famosa Canja de Miúdos da ana.
Estás mais do que convidado a sentar-te à mesa ou a cozinhar os teus próprios Petiscos!
Um grande abraço ao M60 e restantes colaboradores por manterem viva esta rubrica. Tenho aprendido muito e já dei por mim, na secção de vinhos do supermercado, a pensar na Tasca e no que escolheriam. Só falta compilar tudo nos “Petiscos da Tasca Sportinguista”. Obrigado.
Se fosse para reforçar o CD seriamos campeões…. troca por troca, o fivelas para ir limpar os hospitais da Baviera, o puto para vender rifas e o cobra alves para telemarking e eles para ocuparem as posições vagas.
Afinal os relatórios dos árbitros são públicos? Toda a gente já sabe o que Amorim disse.
Tinha alguma curiosidade para saber o que os eternos prejudicados do norte andam a dizer mas isso é melhor ficar no segredo dos deuses (que é como quem diz, padres)
Respeitíssimo Senhor Juiz da partida, sinto-me prejudicado. São anos a lutar contra tudo e todos. Carago. Carago não, carago. Os meus jogadores são sempre intimidados pelas equipas de arbitragem, deixem jogar o Uribe. Respeitosamente. Estas diferenças de tratamento não são justas. Por favor tente ser mais equitativo e assertivo. #Norteprejudicadoha40anoseacontar
“De acordo com o mapa de castigos, Rúben Amorim recebeu ordem de expulsão por parte do árbitro Tiago Martins depois de ter sido «avisado várias vezes para não se dirigir ao banco do adversário». «No momento da expulsão proferiu as seguintes palavras para o treinador adversário ‘ó papagaio vai para o c……, já andas aqui há trinta anos, sempre a falar. És um papagaio’», foram as palavras atribuídas ao treinador do Sporting.”
Bom dia, Tasqueiros do Sporting Clube de Portugal.
Tasqueiro, quero umas Broas de Mel e um Pé de Cabra, se faz favor. Não sabes o que é? Olha, pergunta ao Álvaro ou ao LeãodaCamacha, eles sabem de certeza. Depois, o Nespresso do Costume e um dedal de Tim Tam Tum.
Varandas, muitos parabéns pela conquista da Taça da Liga! Não consegui perceber o que disseste ao trolha no final do jogo, era a gozares com o gajo porque ainda lhe deves uma porradaria de milhões de euros ou querias arrancar a cabeça ao jumento? Podias contar à escumalha, não era? Sim, só depois de informares a Nação Leonina acerca do que sabes das trafulhices do campeonato de 15/16. Claro que primeiro vais continuar a tua missão de guerra nos cacifos do Hospital Militar, pois então!
Riacho e Cara de Bidé, estão a Gaviscon porquê? Ontem o lanche caiu-vos mal?
Deixa lá ver o que diz a Ardósia.
“Ovas de Pescada Fritas com Esparregado e Fígado de Tamboril com Salicórnia à Chef Gomez”
Chef Gomez isto é uma iguaria simplesmente maravilhosa! Vou colocar a máscara e o avental e vamos a isso. Ai os cozinheiros não podem colocar máscara porque existe o risco de inflamação? Ora ainda melhor, de qualquer maneira, também não tenho Covid-71.
Numa travessa dispões as Ovas inteiras e temperas com um fio de Azeite.
Numa sertã antiaderente e com lume brando, selas bem dos dois lados, retiras e cortas ao meio para acabar de selar os restantes lados durante cerca de 15 minutos ou até ficarem bem coradinhas. Servem-se fatiadas com Limão aos Gomos, um fio de Azeite e Flor de Sal a gosto.
Para o Esparregado, cozes os Grelos em água e Sal durante 8 minutos. Retiras, escorres e cortas muito bem. Colocas um tacho ao lume com Alho Picado e Azeite e adicionas os grelos. Retificas o tempero e revigoras com um pouco da água da cozedura.
Agora vais preparar o Fígado do Tamboril. Muito bem. Pões a Salicórnia num tacho com 1 chávena de Vinagre e 4 colheres de Açúcar. Sim, tem de fervilhar até dissolver. Bom, já que insistes, vamos cumprimentar o Sr. Favaios! Temperas com umas pedrinhas de Sal Grosso e grelhas numa frigideira antiaderente até ganhar crosta de ambos os lados. Fazes uma cama com a Salicórnia, por cima colocas o Fígado fatiado e dispões uns gomos de Lima. Está certo, e para além do Esparregado fazes mais algum acompanhamento? Era mesmo isso que ia pedir, umas Batatas Fritas às rodelas.
Parabéns, Chef Gomez, o teu Petisco está uma categoria!
Enólogo Gib, o que tens aí para casar com as Ovas e o Fígado de Tamboril?
Ana, hoje é que podias fazer um Pudim de Vinho da Madeira, certo?
Malta, com o empate da rabolhagem, trouxe uma Aguardente de Cana para rirmos a valer à conta do impotente Cavalo Branco.
Resistentes, o Chef Gomez vai tocar o Sino, vamos para a mesa.
Bom proveito.
Que comezaina que vai ser. Ainda bem que no fundo da cave, entre as vigas de suporte da tasca encontrei o que pensava que já estava perdido.
Este petisco do chef Gomez não pode ser molhado com nada menos que:
– Vin Jaune Château-Chalon 62cl 2005, 13 graus.
O vinho amarelo, ou Vin Jaune, típico da região do Jura, na França, perto da fronteira com a Suíça. O nome, obviamente, deve-se à sua coloração, geralmente um amarelo ouro muito intenso.
O “Vin Jaune” é feito com a variedade branca Savagnin, uma cepa de grande intensidade e acidez.
A Savagnin é colhida tardiamente e depois estagiada em barricas de 228 litros que não são completamente preenchidas, permitindo que, depois de dois ou três anos (de acordo com as condições climáticas do período), forme-se o véu de flor ou “la voile”, algo muito similar ao que ocorre com os vinhos de maturação biológica. A diferença, isso sim, é que o vinho amarelo nunca é fortificado (fortificados são aqueles cuja elaboração incorpora processos especiais, a fim de aumentar sua graduação alcoólica e estabilidade, mas sem perder sua condição de 100% derivado da uva ex. Vinho do Porto).
Uma vez transcorridos seis anos e três meses, o vinho é engarrafado em garrafas peculiares de 620 ml, chamadas localmente “clavelin”. O vinhos amarelos podem durar décadas de guarda, ou então séculos (há alguns anos, garrafas de 1774 foram vendidas por preços recorde).
Em termos de aromas e sabores, o vinho amarelo é muito similar ao Jerez. Seus sabores costumam ser salinos. E sua acidez é alta, algo que se acentua com o grau zero de açúcar, apesar de suas uvas serem colhidas muito tardiamente. Trata-se de um vinho único, inimitável, singular.
Para os agostinhos, não se arranja uma zurrapinhha do tempo do Miguel de Vasconcelos?
Dizias que o sabor azedo era dos 3 séculos de velhice e a descoloração era por causa da casta e tal e eles mamam tudo, como se viu em 2018.
“Miguel de Vasconcelos mais não simboliza do que a traição de uma certa nobreza – e atualmente da própria burguesia – nos momentos em que a independência nacional corre perigo, sempre pronta a vender-se a troco de alguns privilégios, deixando para o povo o espinhosa missão da redenção da Pátria.”
In Blogue do Minho
Óvalhamenossassenhora… ele é aperitivos alcoólicos, ele é refeição regada com vinho, sobremesa com vinho, digestivos com o café… O vírus aqui não tem safa, com tanto álcool. O pudim fica para amanhã, pronto.
Como cheguei muito atrasada, trouxe uns brigadeiros. Reguem-nos com aguardente, se fazem assim tanta questão na “espirituosidade”.
Preparai os estômagos e os corações caros Sportinguistas…. isto hoje vai ser só para duros!
Fé na força coletiva desta equipa, num jogo quense adivinha contra o Boavista e contra todas as forças de sistema a norte e a sul deste país de futebol viciado e enganador!
Esta cena de ter tiques é tão má… de vez em quando, quando estou mais stressada, tenho tremeliques nas pálpebras. E os malentendidos que já provocaram. Este tem no pescoço. Haja respeito, que estes movimentos são involuntários. 🙁
Quais são os reforços para o voleibol, o andebol, o futsal, o hóquei, etc?
Só o basquetebol é que tem direito?
Parece-me evidente, que este cd , faz apenas ponto de honra em ganhar esta modalidade.
Todos sabemos, porquê.
Após uma gestão catastrófica , à custa da pesada herança ( a NOS, a venda de jogadores ao preço da chuva, para não falar do recurso à formação que estava de rastos ), querem à força ganhar na modalidade que introduziram.
Agora andam muito ocupados a denunciar erros de arbitragem , erros nos testes covid, etc.
Então , e o campeonato de 2015/2016?
Já não há denúncias?
Estamos à espera há dois anos e meio.
O herói do Afeganistão, perdeu a coragem?
CONTADORES DA ANA – A PROTETORA DAS GORDAS – DIA 105
Data: 26 de janeiro de 2021
1º Contador – Número de dias que Baltasar Pinto não respondeu à participação contra Rogério Estatutos Alves – 118
2º Contador – Número de dias que Rogério Estatutos Alves não respondeu aos requerimentos solicitando a destituição do Golpista Varandas e do próprio PMAG, bem como a reintegração de Bruno de Carvalho e de Alexandre Godinho como sócios do Sporting Clube de Portugal – 60 – DEIXOU DE EXISTIR A PARTIR DO DIA 9/12/2020.
3º Contador – Número de garrafas de água com gás que a ana tem de beber até que seja marcada uma Assembleia Geral para destituir o Frederico Golpista – 108
4º Contador – Número de Petiscos que a ana vai ter de experimentar até ser convocada a Assembleia Geral destitutiva do Rogério Estatutos Alves:
1- Iscas à Tasqueiro
2- Moelas Estufadas com molho especial do Chef Gibreelfarishta
3- Salada de Polvo requintada pelo Chef Malcolm
4- Galinha assada no carvão com molho picante extraforte do Chef LionUp
5- Lapas Grelhadas e Cavacos Cozidos à Chefe Álvaro
6- Pica-Pau do Lombo de Vitela à Chef Ayres
7- Sopa de Cação à Chef ana
8- Ameijoas à Bulhão Pato e Douradinhas Grelhadas no Carvão à Chef Leão Portimonense
9- Feijoada de Chocos à Chef Zandonaide
10- Polvinho à Lagareiro com Batatas a Murro à Chef Leoa de Portugal
11- Tiras de Entrecosto de Vitela Barrosã à Chef Leão rampante
12- Choco Frito à Chef Xupa-me as Peles
13- Arroz de Lingueirão à Chef Leo 14
14- Bacalhau Frito Panado e Salsichas Holandesas com Couve Lombarda à Chef Zé Verde Holland
15- Sopa da Pedra Enfarta Brutos À Chef ana
16- Posta Mirandesa à Chef TenhamOrgulho
17- Caras de Bacalhau, Línguas de Bacalhau, Entremeada e Bifanas Grelhadas à Chef Sali
18- Carapaus Alimados à Chef Iorda de Alcacer
19- Carne de Porco à Alentejana à Chef PRETORIANO
20- Filetes de Pescada com Arroz Branco e Batata Frita à Chef Pavel Horváth
21- Favas com Entrecosto à Chef José Silva
22- Coelho Grelhado na Brasa à Chef MVG
23- Caldeirada de Peixe da Lagoa de Óbidos e Enguias Fritas à Chef Max
24- Chambão Estufado em vinho tinto, acompanhado de Arroz de Carqueja à Chef TenhamOrgulho
25- Cozido nas Caldeiras das Furnas, à Chef DocPhil
26- Chanfana de Cabra à Chef Phu7ure
27- Atum de Barrica à Chef LEÃO DOS MARES
28- Bifaninhas à moda de Vendas Novas à Chef André Francisco Fialho Russo
29- Mão de Vaca com Grão à Chefe Julián, o Kmet
30- Arroz de Marisco à Chef Antão Bordoada
31- Grelhada Mista à Chef Gibreelfarishta
32- Bife de Atum de Cebolada à Chef Diastristes
33- Ribeye Steak, de Stabiliser à Chef Portugueezza
34- Javali Guisado à Chef Leão Portimonense
35- Massada de Tamboril e Gambas à Chef Val Verde
36- Carapauzinhos de Escabeche à Chef Moura
37- Febras Palitadas à Chef COYS
38- Gaspacho Alentejano com Petinga Frita à Chef aminhatvpifou
39- Leitão Assado à Bairrada pelo Chef Fight for your Right
40- Arroz de Pato à Chef Valdemar do Cabelo do Aimar e do Redes do Damas
41- Paella Valenciana à Chef Zandonaide
42- Borrego à Padeiro à Chef Koki
43- Arroz de Cabidela à Chef Paulo Renato
44- Caldeirada de Peixe à Chef Nalitzis
45- Costeletas de Borrego na Brasa à Chef Sinhô Silas
46- Bacalhau à Zé do Pipo pelo Chef Lyonne
47- Entrecosto na Brasa com Migas de Espargos à Chef 5 Violinos
48- Sável Frito com Açorda de Ovas à Chef Jordão
49- Sabores do Mar Afrodisíacos à Chef Riacho
50- Papas de Sarrabulho com Rojões à Chef Cara de Bidé.
51- Pescadinha de Rabo na Boca à Chef Dreadbear
52- Tomahawk Steak Grelhado à Chef Marokas
53- Robalo Escalado na Brasa à Chef Rodrigo
54- Ensopado de Borrego à Chef ana
55- Arroz de Camarão à Chef Marta
56- Bife à Portuguesa pelo Chef chuteirasnocacifo
57- Chocos à Lagareiro pelo Chef Mikeleo75
58- Cordeiro Assado à Chef Marco Aurélio
59- Salmão na Brasa à Chef Leão irredutível
60- Espetadas de Lombinho de Porco à Chef Copo de 3
61- Bife de Espadarte Grelhado à Chef Paulo Lopes
62- Vitela Estufada com Legumes à Chef psfilipe
63- Dourada ao Sal à Chef Gibreelfarishta
64- Rolo de Carne Surpresa à Chef Meiguices
65- Churrasco de Picanha ao Alho à Chef praidassim
66- Espetadas de Bacalhau com Gambas à Chef Jordão2
67- Dobrada com Feijão Branco à Chefs Gibreelfarishta e M60
68- Peixe-Espada Grelhado à Chef Gomez
69- Sopa de Nabiças e Escalibada de Legumes à Chef M60
70- Cabrito Assado no Forno à Chef M60
71- Roupa Velha à Chef Mário Túlio
72- Túbaros com Ovos, Salada de Orelha, Salada de Ovas, Salada de Polvo, Moelas, Camarão da Costa e Gambas Cozidas à Chef LEONINO
73- Goraz Grelhado à Chef Tomáš Skuhravý
74- Bife de Vaca com Molho de Mostarda à Chef There Will Be Blood
75- Camarão com Molho de Caril à Chef Lion eats tonight (By F.)
76- Mariscada à Tasca pelo Chef Cherba
77- Porco no Espeto à Chef Portugueezza
78- Postas de Pescada com Molho de Mostarda à Chef Modeler
79- Truta na Folha com Tomate e Ervas Aromáticas à Chef ElPrezidente
80- Canja de Galinha Açoreana à Chef Stojkovic Castigado
81- Salada de Melão com Tomate Cereja e Hortelã à Chef Leao Sheffield
82- Almondegas de Vitela à Chef Leão de Alfragide
83- Lagartinhos Grelhados à Chef Riacho
84- Migas Carvoeiras à Chef Meiguices
85- Lombinho de Porco Recheado com Farinheira e Bacon à Chef Richituga
86- Bacalhau com Camarão à Chef António Serrano America
87- Pão Recheado com Fumeiros à Chef Cara de Bidé
88- Filetes de Peixe-Espada com Banana à Chef ELJimbas
89- Enguias Fritas à Chef Leão de Trouxemil
90- Gratinado de Frango e Salsichas à Chef Phil babb
91- Petinga à Moda das cachinas pelo Chef Agasht
92- Iscas com Elas à Chef Paulo R
93- Cabrito Estonado à Chef buGz
94- Bolonhesa de Atum com Azeitonas à Chef SSul
95- Arroz de Aves à Chef JHC
96- Risotto à Bulhão Pato pelo Chef Zandonaide
97- Peitos de Frango Recheados com Queijo Creme à Chef MPinto
98- Trutas de Escabeche à Chef leão verde
99- Leitão Assado à Bairrada pelo Chef Stojkovic Castigado
100- Feijoada à Transmontana pelo Chef Gibreelfarishta
101 – Ovas de Pescada Fritas com Esparregado e Fígado de Tamboril com Salicórnia à Chef Gomez
26 Janeiro, 2021 at 8:14
Chuva no nabal e chuva na eira, rai’s parta!
26 Janeiro, 2021 at 8:22
Sanatório Leonino
Barão Verde: “O passado é o legado, que vamos deixando para as gerações futuras, e no meu caso concreto, não vou permitir que a história do Sporting tenha um passado de cobardes e traidores hipócritas. Dure o tempo que durar, exijo justiça e democracia”
26 Janeiro, 2021 at 8:27
“Tarceires”!
Bom dia!!
Rola a bola! Que é dia de jogo duro! Vamos lá madrinha!!!!
26 Janeiro, 2021 at 8:42
Quando o árbitro separa jogadores mas não aplica sanções disciplinares…
… sinto-me prejudicado. Contra tudo e todos, há décadas.
26 Janeiro, 2021 at 8:53
O mesmo árbitro que noutras funções foi decisivo para a expulsão de 2 treinadores por impropérios há pouco mais de 60 horas atrás… ah espera… estou a entender…
26 Janeiro, 2021 at 8:56
Aquela mão…….
26 Janeiro, 2021 at 9:10
Quem és tu, o Adam Smith?
26 Janeiro, 2021 at 9:11
Esse e’ o pai do Samuelson, nao ‘e?
26 Janeiro, 2021 at 9:13
*arrepios de lembranças universitárias*
26 Janeiro, 2021 at 9:26
macro ou micro arrepios?
ehehe
26 Janeiro, 2021 at 9:31
Micro mais que Macro… 😀 . Mas ambas me fizeram suar um bocadinho…pelo menos para entrar na lógica da coisa…
26 Janeiro, 2021 at 9:13
Podia ter-te dado para pior….. 😀
26 Janeiro, 2021 at 8:46
Bom dia, tasca! Hoje acordei assim…;)
https://youtu.be/DxKszR6ue-c
26 Janeiro, 2021 at 9:08
Sai uma bolacha 🙂
26 Janeiro, 2021 at 8:48
Bom dia, tasca!
Usem máscara, porque podem cruzar-se com um destes ao virar de uma qualquer esquina… 🙁
https://twitter.com/3Sporting/status/1353797964091764736
26 Janeiro, 2021 at 13:49
Ana, aprecio muito as coisas que coloca aqui
26 Janeiro, 2021 at 8:56
Bom dia tasca!!
26 Janeiro, 2021 at 9:55
Dos jogos de ontem há a registar…
a) empate da nádega vermelha num jogo tão pobre que deu dó! Do “vamos arrasar e jogar o triplo” o que se vê é que “jogam um terço e arrasam os adeptos com desgostos”. E ainda bem… 🙂
b) a nádega azul lá passou em Faro, com alguma sorte à mistura, em mais um jogo com uma arbitragem ridícula por dois dos padres da APAF. Penalti contra o Porto claro, penalti contra o Farense claro, com vermelho directo perdoado, vários amarelos perdoados aos azuis durante o jogo, 3 deles para o Uribe, e 2 vermelhos perdoados ao Loum e ao Pepe no final do jogo por se agredirem mutuamente.
O mesmo árbitro que mandou expulsar o Amorim e o Carvalhal, foi permissivo com ambos os bancos ontem.
c) ainda consigo dar o beneficio da duvida ao árbitro nos lances dos penaltis acima mencionados mas quando um VAR não assinala qualquer um deles, o que raio anda a fazer na arbitragem? Há lances onde não se pode dar o beneficio da duvida e esses 2 lances são casos assim porque desvirtuam a verdade desportiva.
O caso Loum/Pepe é outro caso destes. Toda a gente viu os jogadores pegarem-se e agredirem-se… e não passa nada? O árbitro vai lá separá-los e ficamos por aí?
É bom recordar que o Nuno Santos tem vários amarelos vistos ao intervalo ou no fim do jogo, que o condicionam e que o colocam agora em risco de ser suspenso – e por cenas onde nem sequer se justificava, como foi dito pelos comentadores.
Enquanto umas equipas são ajudadas regularmente, outras são empurradas para baixo, para que as vitórias finais nunca escapem aos 2 do costume!
Qualquer adepto do Sporting está com receio da arbitragem de hoje pois o Veríssimo é um dos árbitros que facilmente nos carrega de cartões… e não só!
Mas pior, qualquer adepto está com receio que a possível nomeação do Artur Soares Dias – o cabrão que fez que não viu o penalti sobre o João Mário e anulou o golo limpo do Coates em Famalicão – para o derbi se torne realidade pois ninguém nos gama mais do que ele.
E isto mostra muito o que é o futebol português…
26 Janeiro, 2021 at 10:55
No derby será entre Soares Dias e Hugo Miguel.
26 Janeiro, 2021 at 11:03
Vai ser Soares Dias quase de certeza… Eles não vão dar abébias. Se o Sporting calha a passar para a segunda volta à frente do campeonato então preparem-se para ver roublheira como nunca antes vista.
26 Janeiro, 2021 at 13:43
Já dizia o Paulo Bento: “Com a mão? Andebol, basquetebol, voleibol. Pah futebol, com os pés, as pernas… com a cabeça.” Actualizando o resto: “3 indivíduos em campo, outros tantos no VAR não conseguem ver uma mão na bola…”
26 Janeiro, 2021 at 10:00
100 PETISCOS NA TASCA
Pergunto-me a mim próprio o porquê de ter começado a escrever os Petiscos Na Tasca. A resposta certeira é dada pelo meu companheiro desta viagem e Enólogo, O Grande Gibreelfarishta:
“Ó M60 porque é que vimos à tasca?
– Por sportinguismo.
Ó M60 porque é que temos este trabalho todo?
– Por sportinguismo”
E assim começou uma brincadeira que apesar de ser real, em tudo se assemelha a um filme fantástico e de imaginação. Pelo menos na minha cabeça assim ficou evidente, a partir do momento em que as diferentes personagens ganharam vida nas suas intervenções.
Imagino o Gibreelfarishta na adega da Tasca com uma câmara de vídeo secreta a visionar a Ardósia à espera de escolher o melhor Vinho para acompanhar o Petisco. A olhar para as expressões faciais dos Resistentes, verificando se a sua pinga era aprovada. A rir-se que nem um perdido com as Zurrapas e Vinagretes que fazia questão de deixar na mesa do canto. E a fazer as Fisgas para os Resistentes aprimorarem a pontaria contra os agostinhos.
A ana a entrar na Tasca carregada de Casqueiros e a refilar com a malta. De lenço na cabeça e de avental, sempre à volta das batedeiras, das formas e do forno a preparar as Sobremesas. Com o carrinho do Pingo Doce, anda entre o Rossio e Sintra a sacar moedas aos lampiões. Quando torce o nariz, já sabemos, é hora de desinfetar a sala com Xeltox. A fazer tiro ao alvo com as pevides de melancia, pedras de âmbar ou rolhas das garrafas.
O Leão Portimonense na sua carrinha frigorífica carregada de fraldas, de Trutas, de Amêijoas e, claro, sempre com umas caixinhas do melhor Medronho do mundo. Muito engraçado quando se metia com a ana, chamando-lhe Astróloga da Tasca, só para picar um bocadinho.
O Zandonaide num raide diário vindo de Espanha a aparecer de helicóptero com uns Digestivos de fazer inveja a qualquer um e a trazer debaixo do braço uma palete de Estrella Damm para acompanharmos as jogatanas. Até Whisky japonês trouxe.
O Álvaro Dias Antunes na sua carrinha de caixa aberta recheada de Ananases e Meloas dos Açores, a entrar na tasca sempre com um cabaz na mão direita e o calhamaço dos Estatutos na mão esquerda. Ai de quem!
O LionUp numa correria infernal e sempre atrasado para o Almoço, vestido com um camuflado de guerra e a disparar a sua fisga sempre certeira na cabeçorra dos croquetes e das melancias.
A mesa dos agostinhos e o Vomitómetro que idealizei para esses açambarcadores se aliviarem da gula sôfrega e insaciável quando esvaziavam os tachos e as panelas até nada sobrar.
O Riacho sempre que conseguia, desviava o Medronho destinado aos Resistentes e ia emborcá-lo até ao fim com o Cara de Bidé, passando as noites aconchegados junto ao referido Vomitómetro. Imagino-os sempre com a cara rechonchuda e bem rosada.
Maravilhoso, o mundo da fantasia.
Dentro da realidade, os temas foram variados e estou grato a todos porque muito aprendi com o conhecimento destes Tasqueiros de excelência.
As Amêijoas foram maravilhosamente aconselhadas pelo Leão Portimonense, assim como os seus conhecimentos acerca da aquacultura em Portugal. E as Camarinhas? Carai, como gosto disso!
O leo14 a sugerir as inigualáveis Amêijoas do Tombwa, os famosos Caranguejos/300 de Moçâmedes, as Ostras Gigantes da Baia das Pipas, as Gambas Reais de Porto Amboim, os Super Mexilhões da Baia dos Tigres e as impagáveis Lagostas do Buraco/Mussulo.
O Meiguices também deu a entender que os Caranguejos de Moçâmedes são do melhor e o Wunjjo ainda falou nos Cacussos da Praia de Santiago.
Ainda sobre o leo14, o momento mais hilariante de todos os comentários, que sempre que recordo, vêm-me as lágrimas:
” – Mamá, mamá!
– Képassóse Rinhinho?
– Méssurraram mamá!”
Oh, pá, um sentido de humor inigualável!
O Gibreelfarishta também não lhe ficou atrás quando num momento de azia futebolística queria afogar as mágoas e desabafava:
“Antiqua, crf, Macieira e Constantino até que deus queira.”
A explicação do Gibreelfarishta e novamente do leo14 acerca da origem da denominação do Vinho a Martelo. Uma martelada com enorme classe.
E os ensinamentos acerca do Vinho de Pacote? O Gibreelfarishta deu o mote e o John McEnroe finalizou.
Este último Tasqueiro, o John McEnroe, deu uma lição soberba acerca da Fermentação dos Vinhos que muito orgulho tive em aprender.
E aquela música que o Malcolm meteu? Pá, ganda banda, é pena não ter metido mais moedas na Jukebox. Do melhor, meus amigos, do melhor. https://www.youtube.com/watch?v=oMQ21Om8YwA
Ao pedido de sugestão da minha parte para comer um bom Choco Frito, apareceu logo a ana a indicar a Casa do Peixe e o Férenc Meszaros a apresentar-nos a Pérola da Mourisca ou a Petisqueira do Sado, nas Praias do Sado; o Pescador, nas Lagameças (Palmela); dentro de Setúbal, o Novo 10, e para os Pequenos-Almoços a Adega dos Passarinhos ou o Ramiro, dentro da Praça (mercado do Livramento), e que lutam entre eles pelas melhores Bifanas da cidade. Vejam bem, para Lanchar umas entremeadas ou uns Chouriços de Sangue na companhia dumas Minis, ainda nos sugeriu a Tasca do Galo. Caramba, tem valido mesmo a pena!
Se há coisas que detesto nos dias dos Petiscos é estar sentado à mesa a saboreá-los e andar uma mosca a chatear. Nestes mais de 3 meses de Pitéus tinha de cair uma Varejeira no meu prato! Logo a Varejeira Ventura que anda em todas as salas a esvoaçar em cima dos clientes. Ficou com as orelhas escaldadas, coitada, mas já voltou varejar. Vá lá que é verde, alguma coisa havia de se aproveitar. Varejeira linda, quando passares na Sala dos Petiscos e vires a Ardósia preenchida, por favor, voa a pique para outro poiso, quer dizer, faz um scroll down, ok? Varejeira Ventura, nunca te esqueças, “A pior defesa é a vitimização covarde dos que ferem e se fingem feridos”, tal como diz a Kuka.
Tantos comentários, sugestões, agradecimentos ou simples smiles dos tasqueiros Rf, MVG, TenhamOrgulho, John McEnroe, LeaodaCamacha, LEÃO DOS MARES, 5 Violinos, Diastristes, Portugueezza, Sali, Leoa de Portugal, Wunjjo, praidassim, Malcolm, Jaime Grilo, Vujacic, Ayres, José Silva, Gomez, leonidas, André Francisco, Leão da Flandres, Lion eats tonight (By F.) e mais alguns a quem peço desculpa por não me recordar neste momento.
Como já vai longo, um agradecimento a todos, com estima e consideração.
Ao Gig, já disse o que tinha a dizer. Muito obrigado.
Ana, um beijinho para ti em forma de gratidão por teres assumido a Doçaria. Espero que continues a fazer as tuas melhores sobremesas. Este divertimento também a ti se deve. Muito obrigado.
Leão Portimonense e Zandonaide, continuem a trazer as vossas garrafas para os Petiscos que se seguem e brindemos ao Sporting Clube de Portugal. Muito Obrigado.
Um obrigado também ao Cherba por permitir esta rubrica, principalmente quando a crítica associada é contundente e incómoda.
M60
26 Janeiro, 2021 at 10:31
Oh pá… um verdadeiro banquete logo de manhã. És grande, M60!
Um beijinho aqui da sopeira/doceira. E para logo, que o jogo acaba tarde, uma canja de miúdos. 🙂
https://gifer.com/en/7HL4
26 Janeiro, 2021 at 10:47
Magnífica imagem e Suprema ironia!
Tu é que és a Rainha das piadas!
26 Janeiro, 2021 at 17:59
Boas Ana,
Um abraço à sopeira que faz esta deliciosa sopa de miúdos !
Ah….Ah…..Ah….
GRANDE Ana !!!!!!!
26 Janeiro, 2021 at 10:38
Classe e requinte, cá está.
Muito, mas mesmo muito obrigado pelo esforço que tiveste e os sorrisos e informação que nos proporcionas-te.
Grande abraço e a tasca é isto.
26 Janeiro, 2021 at 10:49
Trata mas é da pinga, a Ardósia já está escrita.
26 Janeiro, 2021 at 10:52
Caro M60
Muito obrigado (extensivo a todos quantos participaram)
Excelente
26 Janeiro, 2021 at 12:13
Obrigado e continua a Petiscar. 😉
26 Janeiro, 2021 at 10:59
Obrigado!
À nossa saúde e à do Sporting!
Z
26 Janeiro, 2021 at 12:13
Tchim, Tchim.
26 Janeiro, 2021 at 11:11
Fantástico M60. Que nunca nos falte a paixão pelo Sporting e o medronho 🙂
26 Janeiro, 2021 at 12:15
Que nunca vendam a sad e que acabem os malditos incêndios na tua zona. 😉
26 Janeiro, 2021 at 11:50
Ainda no outro dia me lembro de ver o quão longa já ia a lista e pensei como é que ias descalçar esta bota eheheh mas quem corre por gosto não cansa.
Muita saúde para continuares forte nos petiscos!
26 Janeiro, 2021 at 12:16
Saúde e continua a Petiscar. 😉
26 Janeiro, 2021 at 11:56
Arranjaste-me uma boa!
A patroa quer saber onde é essa tasca de que estou sempre a falar, eh eh eh.
Grande abraço a verde e branco e vê mas mas é se engatas na série 100 – 200!
26 Janeiro, 2021 at 12:22
Eu sei, a Tasca provoca esses sentimentos. Ahahahah.
200… 😎
Grande abraço e SL
26 Janeiro, 2021 at 11:58
Bravo M60
Para este comentário e aos inúmeros petiscos e diários, apenas posso acrescentar, que é por causa de ti e de tantos outros que enumerastes, que continuo a acreditar que a forma como vivemos e sentimos o Sporting, está bem e recomenda-se. Mais houvessem ….
Obrigado.
26 Janeiro, 2021 at 12:23
Obrigado e Grande Abraço.
26 Janeiro, 2021 at 12:37
🙂
26 Janeiro, 2021 at 14:34
🙂 🙂 🙂
26 Janeiro, 2021 at 14:03
Obrigado M60.
És um Leão dos sete costados. Que nunca faltes cá na Tasca.
26 Janeiro, 2021 at 14:36
Para Petiscar e ver o Sporting renascer.
Obrigado Grande Leão.
26 Janeiro, 2021 at 16:01
M60 é um dos “GOATs” da Tasca!
Um abraço e SL
26 Janeiro, 2021 at 18:59
Ahahahahaha. Olhe que não, olhe que não! 😀
Um abraço e SL
26 Janeiro, 2021 at 18:31
Ui o que para aqui vai de “petiscança” caro M60!!! Um gajo fica de barriga cheia só de disfrutar!!!
Um brinde à tua saúde e de todos os teus!
Obrigado pelos sorrisos.
26 Janeiro, 2021 at 19:24
Tchim, Tchim. Obrigado e igualmente para os teus!
De barriga cheia quero ficar quando o jogo de hoje terminar e com a famosa Canja de Miúdos da ana.
Estás mais do que convidado a sentar-te à mesa ou a cozinhar os teus próprios Petiscos!
26 Janeiro, 2021 at 19:35
Um grande abraço ao M60 e restantes colaboradores por manterem viva esta rubrica. Tenho aprendido muito e já dei por mim, na secção de vinhos do supermercado, a pensar na Tasca e no que escolheriam. Só falta compilar tudo nos “Petiscos da Tasca Sportinguista”. Obrigado.
26 Janeiro, 2021 at 19:39
P.S. – Onde se lê “abraço”, deve ler-se “cotovelada”, claro!
26 Janeiro, 2021 at 23:12
Nada de cotoveladas, vestimos uns fatos de astronauta e será aquele abraço!
Quanto aos Vinhos, amanhã há novidades.
26 Janeiro, 2021 at 10:15
Ultima hora !!!
Jürgen Klinsmann -Andreas Brehme e Lothar Matthäus reforços de Inverno do Sporting.
26 Janeiro, 2021 at 10:17
Se calhar era mau…
Há gajos que mesmo aos 50 dão 10-0 a putos de 25.
26 Janeiro, 2021 at 10:41
sorry, estava no século errado, volto já
26 Janeiro, 2021 at 10:48
Vai buscar o Bale e o Pavliuchenko
26 Janeiro, 2021 at 17:08
Se fosse para reforçar o CD seriamos campeões…. troca por troca, o fivelas para ir limpar os hospitais da Baviera, o puto para vender rifas e o cobra alves para telemarking e eles para ocuparem as posições vagas.
26 Janeiro, 2021 at 10:16
Afinal os relatórios dos árbitros são públicos? Toda a gente já sabe o que Amorim disse.
Tinha alguma curiosidade para saber o que os eternos prejudicados do norte andam a dizer mas isso é melhor ficar no segredo dos deuses (que é como quem diz, padres)
#criterios
26 Janeiro, 2021 at 10:51
Respeitíssimo Senhor Juiz da partida, sinto-me prejudicado. São anos a lutar contra tudo e todos. Carago. Carago não, carago. Os meus jogadores são sempre intimidados pelas equipas de arbitragem, deixem jogar o Uribe. Respeitosamente. Estas diferenças de tratamento não são justas. Por favor tente ser mais equitativo e assertivo. #Norteprejudicadoha40anoseacontar
26 Janeiro, 2021 at 10:23
“De acordo com o mapa de castigos, Rúben Amorim recebeu ordem de expulsão por parte do árbitro Tiago Martins depois de ter sido «avisado várias vezes para não se dirigir ao banco do adversário». «No momento da expulsão proferiu as seguintes palavras para o treinador adversário ‘ó papagaio vai para o c……, já andas aqui há trinta anos, sempre a falar. És um papagaio’», foram as palavras atribuídas ao treinador do Sporting.”
Selvagem.
26 Janeiro, 2021 at 10:34
Tem mais pinta de piriquito, o papagaio. E com umas penas muita manhosas …
26 Janeiro, 2021 at 10:51
Sou eu ou o papagaio tem penas novas na cabeça?
26 Janeiro, 2021 at 12:32
https://www.youtube.com/watch?v=pznB7WP4P1o
26 Janeiro, 2021 at 12:44
Nice one. Thank you good sir!
26 Janeiro, 2021 at 17:52
You’re most welcome.
26 Janeiro, 2021 at 13:31
Fartei-me de rir com isto! No Record nem tá censurado. “Ó papagaio, vai para o caralho” ahahahah
Rei!
26 Janeiro, 2021 at 13:40
Dá pa criar a hashtag #ohpapagaiovaipocrl ? Ou também é da extrema direita americana?
26 Janeiro, 2021 at 17:55
Aposto que o “para o” na realidade foi “pó”.
E aposto porque sei que o RA sabe que é mais correcto e, acima de tudo, fica melhor.
26 Janeiro, 2021 at 14:42
Só é papagaio contra nós, contra as toupeiras é politicamente correcto e defende o futebol. O RA está mais que certo
26 Janeiro, 2021 at 10:38
Bom dia, Tasqueiros do Sporting Clube de Portugal.
Tasqueiro, quero umas Broas de Mel e um Pé de Cabra, se faz favor. Não sabes o que é? Olha, pergunta ao Álvaro ou ao LeãodaCamacha, eles sabem de certeza. Depois, o Nespresso do Costume e um dedal de Tim Tam Tum.
Varandas, muitos parabéns pela conquista da Taça da Liga! Não consegui perceber o que disseste ao trolha no final do jogo, era a gozares com o gajo porque ainda lhe deves uma porradaria de milhões de euros ou querias arrancar a cabeça ao jumento? Podias contar à escumalha, não era? Sim, só depois de informares a Nação Leonina acerca do que sabes das trafulhices do campeonato de 15/16. Claro que primeiro vais continuar a tua missão de guerra nos cacifos do Hospital Militar, pois então!
Riacho e Cara de Bidé, estão a Gaviscon porquê? Ontem o lanche caiu-vos mal?
Deixa lá ver o que diz a Ardósia.
“Ovas de Pescada Fritas com Esparregado e Fígado de Tamboril com Salicórnia à Chef Gomez”
Chef Gomez isto é uma iguaria simplesmente maravilhosa! Vou colocar a máscara e o avental e vamos a isso. Ai os cozinheiros não podem colocar máscara porque existe o risco de inflamação? Ora ainda melhor, de qualquer maneira, também não tenho Covid-71.
Numa travessa dispões as Ovas inteiras e temperas com um fio de Azeite.
Numa sertã antiaderente e com lume brando, selas bem dos dois lados, retiras e cortas ao meio para acabar de selar os restantes lados durante cerca de 15 minutos ou até ficarem bem coradinhas. Servem-se fatiadas com Limão aos Gomos, um fio de Azeite e Flor de Sal a gosto.
Para o Esparregado, cozes os Grelos em água e Sal durante 8 minutos. Retiras, escorres e cortas muito bem. Colocas um tacho ao lume com Alho Picado e Azeite e adicionas os grelos. Retificas o tempero e revigoras com um pouco da água da cozedura.
Agora vais preparar o Fígado do Tamboril. Muito bem. Pões a Salicórnia num tacho com 1 chávena de Vinagre e 4 colheres de Açúcar. Sim, tem de fervilhar até dissolver. Bom, já que insistes, vamos cumprimentar o Sr. Favaios! Temperas com umas pedrinhas de Sal Grosso e grelhas numa frigideira antiaderente até ganhar crosta de ambos os lados. Fazes uma cama com a Salicórnia, por cima colocas o Fígado fatiado e dispões uns gomos de Lima. Está certo, e para além do Esparregado fazes mais algum acompanhamento? Era mesmo isso que ia pedir, umas Batatas Fritas às rodelas.
Parabéns, Chef Gomez, o teu Petisco está uma categoria!
Enólogo Gib, o que tens aí para casar com as Ovas e o Fígado de Tamboril?
Ana, hoje é que podias fazer um Pudim de Vinho da Madeira, certo?
Malta, com o empate da rabolhagem, trouxe uma Aguardente de Cana para rirmos a valer à conta do impotente Cavalo Branco.
Resistentes, o Chef Gomez vai tocar o Sino, vamos para a mesa.
Bom proveito.
26 Janeiro, 2021 at 10:40
Hahahahahahahahah pensei que tinhas acabado os petiscos e estavas de abalada com o livro de receitas para ires a uma editora (fica aqui a ideia)
Cum camandro hahahahaha
Vou ja ver do vinho 🙂
26 Janeiro, 2021 at 11:01
“Saca o saca-rolhas, abre o garrafão
Viver sem vinho não presta
Saca o saca-rolhas, abre o garrafão
E vem fazer uma festa”
Herman José
26 Janeiro, 2021 at 10:46
Que comezaina que vai ser. Ainda bem que no fundo da cave, entre as vigas de suporte da tasca encontrei o que pensava que já estava perdido.
Este petisco do chef Gomez não pode ser molhado com nada menos que:
– Vin Jaune Château-Chalon 62cl 2005, 13 graus.
O vinho amarelo, ou Vin Jaune, típico da região do Jura, na França, perto da fronteira com a Suíça. O nome, obviamente, deve-se à sua coloração, geralmente um amarelo ouro muito intenso.
O “Vin Jaune” é feito com a variedade branca Savagnin, uma cepa de grande intensidade e acidez.
A Savagnin é colhida tardiamente e depois estagiada em barricas de 228 litros que não são completamente preenchidas, permitindo que, depois de dois ou três anos (de acordo com as condições climáticas do período), forme-se o véu de flor ou “la voile”, algo muito similar ao que ocorre com os vinhos de maturação biológica. A diferença, isso sim, é que o vinho amarelo nunca é fortificado (fortificados são aqueles cuja elaboração incorpora processos especiais, a fim de aumentar sua graduação alcoólica e estabilidade, mas sem perder sua condição de 100% derivado da uva ex. Vinho do Porto).
Uma vez transcorridos seis anos e três meses, o vinho é engarrafado em garrafas peculiares de 620 ml, chamadas localmente “clavelin”. O vinhos amarelos podem durar décadas de guarda, ou então séculos (há alguns anos, garrafas de 1774 foram vendidas por preços recorde).
Em termos de aromas e sabores, o vinho amarelo é muito similar ao Jerez. Seus sabores costumam ser salinos. E sua acidez é alta, algo que se acentua com o grau zero de açúcar, apesar de suas uvas serem colhidas muito tardiamente. Trata-se de um vinho único, inimitável, singular.
Calma, calminha, não se toca o vinho.
26 Janeiro, 2021 at 10:56
Mais uma enorme Lição do Enólogo Gib!
26 Janeiro, 2021 at 11:03
Caro Gib,
Para os agostinhos, não se arranja uma zurrapinhha do tempo do Miguel de Vasconcelos?
Dizias que o sabor azedo era dos 3 séculos de velhice e a descoloração era por causa da casta e tal e eles mamam tudo, como se viu em 2018.
26 Janeiro, 2021 at 11:41
“Miguel de Vasconcelos mais não simboliza do que a traição de uma certa nobreza – e atualmente da própria burguesia – nos momentos em que a independência nacional corre perigo, sempre pronta a vender-se a troco de alguns privilégios, deixando para o povo o espinhosa missão da redenção da Pátria.”
In Blogue do Minho
Catrapum!!!
26 Janeiro, 2021 at 12:54
Obrigado pelas Receitas de Ovas e Fígados, estão uma delícia!!!
Agora vou almoçar …. espera que vou retorquir daqui a pouco ao teu excelente prato!!
Abraço e SL
26 Janeiro, 2021 at 20:08
Óvalhamenossassenhora… ele é aperitivos alcoólicos, ele é refeição regada com vinho, sobremesa com vinho, digestivos com o café… O vírus aqui não tem safa, com tanto álcool. O pudim fica para amanhã, pronto.
Como cheguei muito atrasada, trouxe uns brigadeiros. Reguem-nos com aguardente, se fazem assim tanta questão na “espirituosidade”.
26 Janeiro, 2021 at 10:42
Preparai os estômagos e os corações caros Sportinguistas…. isto hoje vai ser só para duros!
Fé na força coletiva desta equipa, num jogo quense adivinha contra o Boavista e contra todas as forças de sistema a norte e a sul deste país de futebol viciado e enganador!
Mas temos Fé e coragem!!!
Spoooooorting !
26 Janeiro, 2021 at 11:03
Esta cena de ter tiques é tão má… de vez em quando, quando estou mais stressada, tenho tremeliques nas pálpebras. E os malentendidos que já provocaram. Este tem no pescoço. Haja respeito, que estes movimentos são involuntários. 🙁
https://twitter.com/MindoSCP/status/1354010823929303042
26 Janeiro, 2021 at 11:39
Opá.. Isto é a sério? Não é montagem?!
Lindo!!
26 Janeiro, 2021 at 13:12
Foi mesmo a sério.
Felizmente, ontwm não foi assim.
26 Janeiro, 2021 at 16:13
“Podes não saber cantar, nem “siquer” assobiar, com certeza que não vais desafinar”
26 Janeiro, 2021 at 17:45
“Em Play-Back” …
26 Janeiro, 2021 at 11:47
Risto no Olympiacos?
Titular de selecção que vai estar no europeu, vendiam (por que valor?) ou emprestavam?
Empréstimo com opção de 5M era bom negócio, com esta direcção deve ser dado se não pagarmos para sair…
26 Janeiro, 2021 at 13:16
O ultimo que foi para o Olimpyakos era 1M e nem assim quiseram…
Eu preferia 2,5/3 com compra obrigatória
26 Janeiro, 2021 at 12:53
Quais são os reforços para o voleibol, o andebol, o futsal, o hóquei, etc?
Só o basquetebol é que tem direito?
Parece-me evidente, que este cd , faz apenas ponto de honra em ganhar esta modalidade.
Todos sabemos, porquê.
Após uma gestão catastrófica , à custa da pesada herança ( a NOS, a venda de jogadores ao preço da chuva, para não falar do recurso à formação que estava de rastos ), querem à força ganhar na modalidade que introduziram.
Agora andam muito ocupados a denunciar erros de arbitragem , erros nos testes covid, etc.
Então , e o campeonato de 2015/2016?
Já não há denúncias?
Estamos à espera há dois anos e meio.
O herói do Afeganistão, perdeu a coragem?
26 Janeiro, 2021 at 14:17
Muito equilibrado, o jogo de Basket.
Mas para já somos nós sempre atrás do resultado.
26 Janeiro, 2021 at 14:24
Hoje estamos muito, mas muito trapalhões no ataque. Perdi a conta aos turnovers.
26 Janeiro, 2021 at 14:35
Sao 14
36-42 ao intervalo
26 Janeiro, 2021 at 14:36
Afinal são 15
26 Janeiro, 2021 at 14:29
CONTADORES DA ANA – A PROTETORA DAS GORDAS – DIA 105
Data: 26 de janeiro de 2021
1º Contador – Número de dias que Baltasar Pinto não respondeu à participação contra Rogério Estatutos Alves – 118
2º Contador – Número de dias que Rogério Estatutos Alves não respondeu aos requerimentos solicitando a destituição do Golpista Varandas e do próprio PMAG, bem como a reintegração de Bruno de Carvalho e de Alexandre Godinho como sócios do Sporting Clube de Portugal – 60 – DEIXOU DE EXISTIR A PARTIR DO DIA 9/12/2020.
3º Contador – Número de garrafas de água com gás que a ana tem de beber até que seja marcada uma Assembleia Geral para destituir o Frederico Golpista – 108
4º Contador – Número de Petiscos que a ana vai ter de experimentar até ser convocada a Assembleia Geral destitutiva do Rogério Estatutos Alves:
1- Iscas à Tasqueiro
2- Moelas Estufadas com molho especial do Chef Gibreelfarishta
3- Salada de Polvo requintada pelo Chef Malcolm
4- Galinha assada no carvão com molho picante extraforte do Chef LionUp
5- Lapas Grelhadas e Cavacos Cozidos à Chefe Álvaro
6- Pica-Pau do Lombo de Vitela à Chef Ayres
7- Sopa de Cação à Chef ana
8- Ameijoas à Bulhão Pato e Douradinhas Grelhadas no Carvão à Chef Leão Portimonense
9- Feijoada de Chocos à Chef Zandonaide
10- Polvinho à Lagareiro com Batatas a Murro à Chef Leoa de Portugal
11- Tiras de Entrecosto de Vitela Barrosã à Chef Leão rampante
12- Choco Frito à Chef Xupa-me as Peles
13- Arroz de Lingueirão à Chef Leo 14
14- Bacalhau Frito Panado e Salsichas Holandesas com Couve Lombarda à Chef Zé Verde Holland
15- Sopa da Pedra Enfarta Brutos À Chef ana
16- Posta Mirandesa à Chef TenhamOrgulho
17- Caras de Bacalhau, Línguas de Bacalhau, Entremeada e Bifanas Grelhadas à Chef Sali
18- Carapaus Alimados à Chef Iorda de Alcacer
19- Carne de Porco à Alentejana à Chef PRETORIANO
20- Filetes de Pescada com Arroz Branco e Batata Frita à Chef Pavel Horváth
21- Favas com Entrecosto à Chef José Silva
22- Coelho Grelhado na Brasa à Chef MVG
23- Caldeirada de Peixe da Lagoa de Óbidos e Enguias Fritas à Chef Max
24- Chambão Estufado em vinho tinto, acompanhado de Arroz de Carqueja à Chef TenhamOrgulho
25- Cozido nas Caldeiras das Furnas, à Chef DocPhil
26- Chanfana de Cabra à Chef Phu7ure
27- Atum de Barrica à Chef LEÃO DOS MARES
28- Bifaninhas à moda de Vendas Novas à Chef André Francisco Fialho Russo
29- Mão de Vaca com Grão à Chefe Julián, o Kmet
30- Arroz de Marisco à Chef Antão Bordoada
31- Grelhada Mista à Chef Gibreelfarishta
32- Bife de Atum de Cebolada à Chef Diastristes
33- Ribeye Steak, de Stabiliser à Chef Portugueezza
34- Javali Guisado à Chef Leão Portimonense
35- Massada de Tamboril e Gambas à Chef Val Verde
36- Carapauzinhos de Escabeche à Chef Moura
37- Febras Palitadas à Chef COYS
38- Gaspacho Alentejano com Petinga Frita à Chef aminhatvpifou
39- Leitão Assado à Bairrada pelo Chef Fight for your Right
40- Arroz de Pato à Chef Valdemar do Cabelo do Aimar e do Redes do Damas
41- Paella Valenciana à Chef Zandonaide
42- Borrego à Padeiro à Chef Koki
43- Arroz de Cabidela à Chef Paulo Renato
44- Caldeirada de Peixe à Chef Nalitzis
45- Costeletas de Borrego na Brasa à Chef Sinhô Silas
46- Bacalhau à Zé do Pipo pelo Chef Lyonne
47- Entrecosto na Brasa com Migas de Espargos à Chef 5 Violinos
48- Sável Frito com Açorda de Ovas à Chef Jordão
49- Sabores do Mar Afrodisíacos à Chef Riacho
50- Papas de Sarrabulho com Rojões à Chef Cara de Bidé.
51- Pescadinha de Rabo na Boca à Chef Dreadbear
52- Tomahawk Steak Grelhado à Chef Marokas
53- Robalo Escalado na Brasa à Chef Rodrigo
54- Ensopado de Borrego à Chef ana
55- Arroz de Camarão à Chef Marta
56- Bife à Portuguesa pelo Chef chuteirasnocacifo
57- Chocos à Lagareiro pelo Chef Mikeleo75
58- Cordeiro Assado à Chef Marco Aurélio
59- Salmão na Brasa à Chef Leão irredutível
60- Espetadas de Lombinho de Porco à Chef Copo de 3
61- Bife de Espadarte Grelhado à Chef Paulo Lopes
62- Vitela Estufada com Legumes à Chef psfilipe
63- Dourada ao Sal à Chef Gibreelfarishta
64- Rolo de Carne Surpresa à Chef Meiguices
65- Churrasco de Picanha ao Alho à Chef praidassim
66- Espetadas de Bacalhau com Gambas à Chef Jordão2
67- Dobrada com Feijão Branco à Chefs Gibreelfarishta e M60
68- Peixe-Espada Grelhado à Chef Gomez
69- Sopa de Nabiças e Escalibada de Legumes à Chef M60
70- Cabrito Assado no Forno à Chef M60
71- Roupa Velha à Chef Mário Túlio
72- Túbaros com Ovos, Salada de Orelha, Salada de Ovas, Salada de Polvo, Moelas, Camarão da Costa e Gambas Cozidas à Chef LEONINO
73- Goraz Grelhado à Chef Tomáš Skuhravý
74- Bife de Vaca com Molho de Mostarda à Chef There Will Be Blood
75- Camarão com Molho de Caril à Chef Lion eats tonight (By F.)
76- Mariscada à Tasca pelo Chef Cherba
77- Porco no Espeto à Chef Portugueezza
78- Postas de Pescada com Molho de Mostarda à Chef Modeler
79- Truta na Folha com Tomate e Ervas Aromáticas à Chef ElPrezidente
80- Canja de Galinha Açoreana à Chef Stojkovic Castigado
81- Salada de Melão com Tomate Cereja e Hortelã à Chef Leao Sheffield
82- Almondegas de Vitela à Chef Leão de Alfragide
83- Lagartinhos Grelhados à Chef Riacho
84- Migas Carvoeiras à Chef Meiguices
85- Lombinho de Porco Recheado com Farinheira e Bacon à Chef Richituga
86- Bacalhau com Camarão à Chef António Serrano America
87- Pão Recheado com Fumeiros à Chef Cara de Bidé
88- Filetes de Peixe-Espada com Banana à Chef ELJimbas
89- Enguias Fritas à Chef Leão de Trouxemil
90- Gratinado de Frango e Salsichas à Chef Phil babb
91- Petinga à Moda das cachinas pelo Chef Agasht
92- Iscas com Elas à Chef Paulo R
93- Cabrito Estonado à Chef buGz
94- Bolonhesa de Atum com Azeitonas à Chef SSul
95- Arroz de Aves à Chef JHC
96- Risotto à Bulhão Pato pelo Chef Zandonaide
97- Peitos de Frango Recheados com Queijo Creme à Chef MPinto
98- Trutas de Escabeche à Chef leão verde
99- Leitão Assado à Bairrada pelo Chef Stojkovic Castigado
100- Feijoada à Transmontana pelo Chef Gibreelfarishta
101 – Ovas de Pescada Fritas com Esparregado e Fígado de Tamboril com Salicórnia à Chef Gomez
26 Janeiro, 2021 at 14:29
CONTADORES DO FREDERICO GOLPISTA – DIA 116
Data: 26 de janeiro de 2021
1º Contador – Número de dias que faltam até março de 2022 – mês previsto para eleições – 400
2º Contador – 500€ diários que entram na carteira do Frederico Golpista
Dia 26 de janeiro de 2021 = 500€
Total acumulado = 58.000€
26 Janeiro, 2021 at 14:52
Porra, que se passa, malta?
Inacreditável tanta desconcentração ofensiva.
26 Janeiro, 2021 at 15:10
Parece que acordaram!
26 Janeiro, 2021 at 15:08
Fenomenal deconto de tempo do prof.
Parcial de 11-1 e 53-56, parecia perdido, tudo em aberto.
26 Janeiro, 2021 at 15:10
Micah a abrir o livro… na “ausência” do Travante, importantíssimo.
62-58 para nós.
26 Janeiro, 2021 at 15:18
Cherba nem abriu post para esta caminhada europeia.
Toma la um triplo
26 Janeiro, 2021 at 15:44
Derrota por culpa própria, vantagem de 5 pontos deitada fora por 3 turn-overs seguidos e simplesmente estúpidos.
26 Janeiro, 2021 at 15:45
Fomos na primeira partida de basquetebol
26 Janeiro, 2021 at 15:47
Derrota por 5
Lances livres e muitos, muitos turnovers
Três excluídos por faltas
26 Janeiro, 2021 at 16:09
Um dos maiores mistérios da Humanidade: como é que o uribe consegue acabar os jogos todos em campo?
26 Janeiro, 2021 at 17:13
Mistério?! Anda na academia de futebol do Luisão
26 Janeiro, 2021 at 16:49
Acho que perdemos…
um pouco por culpa própria…
Spoortiiing…
26 Janeiro, 2021 at 16:55
A culpa é do Cherba.
Tinha que fazer o post “Inside Basquetebol”?
Estragou tudo.
#cherbamal