«O Sporting não tem dinheiro para futebolistas de primeiro plano, esta é a realidade que nos custa admitir mas que é essencial interiorizar. Assim, os novos jogadores têm de dar a garantia que se integram no novo projeto do Sporting e que lutarão para vencer em todas as partidas. Será bom que sejam integrados jogadores novos, ao lado de futebolistas experientes, de modo a garantir um todo coeso e ambicioso», Daniel Sampaio, in jornal Sporting.
Ora esta afirmação liga-se, directamente, a uma troca de opiniões que se seguiu ao anúncio da muito possível contratação de Tanaka e onde se levantou uma questão: pese o sucesso das contratações de Montero, Maurício ou Slim, que servem de crédito para a chegada Paulo Oliveira, Slavchev, Rosell, Geraldes e, provavelmente, Tanaka, não deveria o Sporting tentar a contratação de um jogador “de gama média-alta”, com créditos firmados e que entrasse de caras no onze?
Facto incontornável: não temos dinheiro. Ou temos pouco, vá lá.
Facto incontornável 2: esse pouco são cerca de 25 milhões. Ora, já contando com Tanaka, o nosso investimento vai em cinco milhões, mais coisa menos coisa. Acreditando que ainda chegará um defesa esquerdo e mais um homem para as alas (o central só vem se Rojo for vendido, digo eu), será que não se podia abrir um pouco os cordões à bolsa em fugir do orçamento?
Facto incontornável 3: os ordenados e o tecto salarial. Faz sentido e, diga-se, às vezes estas diferenças de ordenado provocam divisões no balneário. Mas pergunto eu, que não sou formado em gestão a não ser pelos CM da vida:
se devemos, a todo o custo, evitar hipotecar a valorização de novos talentos contratando-os em parceria com um fundo, não podemos ver esses mesmos fundos como parceiros na aquisição de um jogador de créditos firmados que pretenda, por exemplo, relançar a carreira? Há jogadores que custaram muito dinheiro (e custam muito, por mês) e cuja adaptação ao novo clube não se fez conforme o esperado. Estou a lembrar-me do Honda, por exemplo, que depressa passou a segunda escolha no Milan. Não interessará ao Milan valorizar o jogador? Ou, pelo menos, voltar a transformá-lo num activo? E não poderemos nós, para lá da descoberta de jovens talentos que potenciam a vertente desportiva e financeira, tentar encontrar talentos mais experientes que potenciem, unicamente, a vertente desportiva? Não valerá a pena tentarmos ter um ou dois jogadores que façam a diferença pela qualidade e pelo traquejo, que sirvam de exemplo e ensinem os mais novos e que possam ser aquele bocadinho que vale um título, mesmo que saibamos, de antemão, que apenas por cá ficarão uma época, altura em que um fundo, ou quem lhe paga parte esmagadora do ordenado, os leva para outras paragens com o nome e a carreira relançados?
23 Junho, 2014 at 12:32
Acho que andamos a misturar coisas. Quando dizes que temos € 25 M para gastar, estás a falar do orçamento para o futebol? Se sim, esse dinheiro não é para contratações. O orçamento do futebol, tão falado pelo Presidente, é para custo de toda a estrutura de futebol na SAD. €€€’s para aquisições não são custo, são investimento.
Uma coisa é cash-flow de exploração, outra coisa será cash-flow de investimento e os valores vêm separados inclusive na contabilidade e no relatório e contas da SAD. Parece-me a mim…
23 Junho, 2014 at 13:02
Um Orçamento inclui os gastos nesse investimento. Abordando o orçamento de um período contabilístico de um período, digamos de um ano, as despesas em contratações terão sempre um peso nos gastos.
23 Junho, 2014 at 14:31
Espera lá…
Mas no orçamento para um ano, desses 25M€ não podes ter um “x” guardado para uma rúbrica de “Aquisições”?
Então o valor de investimento, como lhe chamas, não consta num orçamento?
Outra coisa… um orçamento, tal como é entendido neste caso, não é uma coisa fechada… é uma estimativa.
Pergunto de boa fé porque não domino o tema e a curiosidade é fundada…
23 Junho, 2014 at 12:34
Sim o Nani, por exemplo, mas eles devem querer vende-lo…
23 Junho, 2014 at 14:27
Se eu tivesse ESTE nani no plantel também andava DESERTINHO para o empandeirar…
Mais um jogo vergonhoso do nani… tal como tinha feito com a Grécia que o levaram em ombros (jornais) como se tivesse feito uma faena daquelas…
Não me venham com esta do Nani… o gajo há ANOS… HÁ ANOS, que não joga à bola… E Deus seja surdo para os apelos de quem o quer no SCP!!! Este Nani, esqueçam… é uma vaca sagrada, hoje em dia…
23 Junho, 2014 at 14:30
foda-se meu, o gajo teve uma época de merda, mas näo desaprendeu. só precisa de voltar a treinar e jogar e nada melhor que o campeonato portugues e o Sporting para tal.
23 Junho, 2014 at 14:31
Peixe… tens visto as últimas 5 épocas do Nani?
23 Junho, 2014 at 15:05
Este Nani na liga portuguesa partia aquilo tudo …
23 Junho, 2014 at 15:16
Se é que não se partia todo…
23 Junho, 2014 at 15:31
Com ritmo de jogo, moral em cima por ser “estrela” …
Agora, é impensável. Tem mercado em itália e os valores .. esquece.
23 Junho, 2014 at 17:19
O Nani ontem fez-me lembrar o Djalo, com os tijolos nos pés! Não dominava uma porra duma bola!
23 Junho, 2014 at 17:23
O Nani marcou e mandou uma bola ao Poste (básicamente todo o perigo que crias-te)! LoL! Também não exageres…o Djaló?!
23 Junho, 2014 at 12:35
E será que no passado já não nos fartámos de seguir essa via do “procurar relançar a carreira”, com Pongolles, Bojinovs, Boulahrouzes e afins, com os resultados que se viu?
Agora, se formos para uma modalidade de empréstimo, em que os ordenados sejam suportados de preferência na totalidade pelo clube-mãe, em casos pontuais (muito pontuais, porque se queremos ser um clube formador, os “nossos” tem de ser a prioridade), talvez não seja mal pensado de todo – lembro-me do caso do Rodrigo, aquele rapazola emprestado pelo Real Madrid que nos deu um bom jeito algures no final da década de 90.
23 Junho, 2014 at 12:43
Rodrigo Fabri…. belo pé esquerdo!
23 Junho, 2014 at 12:37
a questão é se efectivamente esses reforços pegam de estaca e relançam a carreira, ou vêm interessados efectivamente nisso… Bojinov, Pongolle, Grimi, Panjic, (só para citar alguns) foram todos “ménes” que queriam relançar as carreiras ( fazendo as devidas ressalvas de que os negócios nestes casos foram diferentes). A principal questão para mim é se efectivamente esses jogadores têm capacidade e querer para singrar ou se a aposta em jogadores novos com margem de progressão e com ordenados necessariamente mais baixos, não será preferível… Para nós adeptos pede-se paciência, apoio, perseverança, amor à mais bonita camisola do mundo e acreditar que o caminho se faz, efectivamente caminhando…
23 Junho, 2014 at 12:39
Concordo por inteiro precisamos do efeito jardel em 2001/2002
23 Junho, 2014 at 12:40
Eu posso estar muito enganado, mas sem pelo menos um gajo de top não vamos lá…
23 Junho, 2014 at 14:19
Phil Babb, não queres assinar?
23 Junho, 2014 at 15:08
É já…
23 Junho, 2014 at 12:47
Sinceramente não concordo muito com esse tipo de negócios. Temos que ter jogadores com ambição e humildade que estejam preparados para o meio onde vão estar inseridos. Como é que explicarias ao Honda (ou outro do género) que tinha que dar o mesmo (ou seja, tudo o que tem) num jogo de Champions, no Bernabéu ou assim, e passados três dias ta a jogar numa horta em Penafiel? Temos que ter gajos jovens, com perspectivas de evolução ,e claro com qualidade, que estejam dispostos a “sujar-se” um bocado. Óbvio que também queria um ou dois fora-de-série que contagiassem a equipa mas infelizmente não dá. Não falamos tanto do Dortmund? Então quem é na equipa que começou a ganhar os campeonatos (há 3 anos atrás acho) tinha craveira internacional? A nossa equipa tem que se ir desenvolvendo como um todo.
Outro ponto importante são os ordenados. Não nos podemos esquecer de que Rui, Rojo e Adrien (já não conto com Capel) são os únicos que ganham bem acima daquilo que é um valor mais ou menos comum a todos. Ora isto também influencia muito o grupo. Estes três já têm autoridade lá dentro e são referências. Se chegasse um gajo com nome que ganhasse muito ias ter sempre a tentação de nunca o tirar, o que ia de certeza criar problemas porque gajos como o João Mário, Mané, Slavchev, etc.. iam tar no banco a ver um gajo que ganha o triplo mas não joga metade (isto pegando nos recentes exemplos que tivemos: Jeffren, Boula, Gelson…)
23 Junho, 2014 at 13:02
o Dortmund, não se fez apenas de miúdos e de jogadores da formação.
tinham la um dede, um zidan, um worns, um koller, um Kehl, um metzelder, um rosicky ,um ricken, um smolarek, um van der gun,, um weindefeller, etc
e alguns ainda la estao
23 Junho, 2014 at 15:52
A grande maioria (ao contrario do que dizem) não são da formação sequer…são jovens contratados baratos e que eles depois valorizam…Por exemplo o Hummels (que falam muito) é da formação do Bayern de Munich e não do Dortmund…Reus veio do Mönchengladbach…
23 Junho, 2014 at 12:52
Eu ca gostei do johnson do States …colado à linha e qd vinha para o interior era cada tiro.. alguem sabe onde joga o rapaz?
Penso que já temos alguns veteranos que entendem a nossa mistica o clube, não podemos depender de empresários, e parcerias neste momento.
Se é para seguir modelos que temos de outros clubes formadores como nós caso ajax, dortmund, e atletico de bilbau e outros …é comprar a totalidade de quem venha e lançar os nossos.
23 Junho, 2014 at 12:55
joga no hoffenheim
quem são os “veteranos”?
23 Junho, 2014 at 12:58
Hoffenheim (salvo erro… pareceu-me que disseram que era uma equipa alemã)… portanto, para esquecer… €€€!
23 Junho, 2014 at 13:56
O Hoffenheim julgo que é da Áustria…
23 Junho, 2014 at 14:03
não são nada da austria
23 Junho, 2014 at 12:54
o Honda seria interessante, mas é muito caro.
No outro dia existiu aqui esse debate e a certo ponto disseram-me que o Sporting já tinha alguns “veteranos” em termos europeus.
Fui pesquisar e dos jogadores da época passada, apenas 3 têm 15 ou mais jogos disputados nas competições europeias: patricio, capel e adrien, de resto a maioria nem um jogo europeu sequer tem na carreira, ou têm meia dúzia
esta historia de apontar, ah o jogador x, y e z não deram, ok e os jogadores a , b e c que deram?( em 2000 sera que se tinha conseguido o titulo sem aqueles 3 que entraram em janeiro ou sem um tal gr dinamarquês? gr esse que foi fundamental para os outros gr também crescerem)
em 2002 o boloni estava com a corda na garganta se não tem vindo um tal de Jardel.
se o discurso é somos candidatos ao titulo e depois o que dispõe para isso são jogadores com pouca experiencia, ou que por virem de outros países completamente diferentes, vao precisar de se adaptar( ninguém espera que um Slavchev por muita qualidade que possa ter, que vindo da bulgaria, de outra mentalidade, se adapte logo, tal como este tanaka, que vem do outro lado do mundo, nunca jogou na europa) e se acha que isso chega, ok são opiniões.
Para mim sou sincero, se a ideia é ser um candidato efectivo ao titulo, não basta apenas os jogadores da formação, nem andar a contratar jovens promessas ( mas o critério das contratações já é outra conversa, existem algumas que eu não entendo), é preciso ter 2 ou 3 jogadores que já sejam uma certeza
23 Junho, 2014 at 16:34
Hélton, Daniel, Maicon, Mangala, Alex Sandro, Fernando, Herrera, Josué, Licá, Varela, Jackson.
Quantos jogadores experientes em jogos europeus contas?
23 Junho, 2014 at 16:40
Danilo*
24 Junho, 2014 at 8:24
helton, maicon, mangala( a contar com os jogos no standard), fernando, varela e Jackson, mas olha que se quiseres dou-te os dados de jogos europeus desses jogadores
23 Junho, 2014 at 12:56
Há contratações e contratações, a unica que posso ficar de pé atrás é o Tanaka, se for verdade ele vir e os 500 mil, em qualquer posição com 500 mil ja se compra um bom jogador, agora PL, seria ganhar o euromilhões, acertar em dois Slimanis de seguida.
23 Junho, 2014 at 12:57
Facto incontornável 1: Sou avesso, extremamente avesso, a valorizar o que não é meu e pode nem vir a sê-lo!
Facto incontornável 2: Não há dinheiro, não há palhaço!
Facto incontornável 3: Se um bom/grande jogador, que já não tem mais por onde valorizar a não ser a nível desportivo, de forma a eventualmente relançar uma carreira estagnada, quiser vir para o SCP… custa-me que venha “apenas” por um ano (e apenas se boa parte do ordenado for suportado por quem o quiser cá colocar).
Repetir esta receita todos os anos não sei o bem que faria ao plantel… Traria traquejo ao plantel?… Sim. Mas esse traquejo ia embora com esse jogador? E o entrosamento da equipa, como fica? Não sei… Ajudaria a melhorar a performance individual dos colegas nessa época? Sim… E as outras épocas? A sua influência perduraria mesmo com a sua ausência? Não sei… sim, não, talvez…
Como diria o outro: É uma faca de dois legumes…
23 Junho, 2014 at 14:20
“Facto incontornável 1: Sou avesso, extremamente avesso, a valorizar o que não é meu e pode nem vir a sê-lo!”
Também não gosto de ser o mico-onda…andar a aquecer o morfes para outros comerem….
23 Junho, 2014 at 14:45
Acho que os legumes são: rabanetes e beringelas…
23 Junho, 2014 at 15:13
Ricardo, não há dinheiro não há palhaço, para mim só se aplica aos vícios.
Numa empresa, ou num clube cujo core business é a bola … há que investir por vezes e arriscar.
Já o fazemos com a aposta nos jovens, tudo ok … deve ser o nosso adn.
Mas investir num gajo que entra e faz a diferença, trará retorno e justifica o investimento.
Agora, é outra conversa se isto é bem feito ou não … por quem e como.
Já o disse no outro post. Concordo com a vinda de um gajo, que traga no imediato qualidade e experiência.
Mas há questões pertinentes. Para que posição … que ordenado … que puto queimamos inicialmente.
Uma equipa não pode ser toda de putos … certamente não pode ser toda velha.
O sá falou no post do tanaka numa coisa que faz toda a diferença. Onde está esse gajo? Temos dinheiro mesmo para um de top, que queira vir relançar a carreira?
Ou trazemos outro bolo de arroz e então mais vale estarmos quietos …
23 Junho, 2014 at 12:59
Há que ter consciência na distinção entre jogadores em fim de carreira em buscar da pré-reforma milionário e jogadores com idade razoável em busca da oportunidade para brilhar e saltar para outros palcos. Um exemplo para mim flagrante do outro lado da 2ª circular, Garay, para mim é um dos melhores centrais do nosso campeonato e na Europa terá um papel de destaque. Veio num pack a quando a transferência de Fábio Coentrão e relançou a carreira de uma forma notável, tendo tido um papel fulcral na época do benfica. É certo que o proveito desportivo não foi o óptimo e ainda bem, mas o desportivo foi concretizado a 100%.
Nesta óptica é um esforço compensatório em termos salariais e é natural que num plantel certos jogadores ganhem mais, um clube não é uma fábrica de sapatos com todo o respeito para a fábrica. Por isso, e penso que só será possivel esta aquisilção de um jogador com créditos meio firmados a quando a venda do nosso activo mais valioso, neste caso o William. Por exemplo, William é vendido pela clausula ao Man-Utd , pode-se incluir um jogador(es) para eles excedentários, para nós uma mais valia.
Uma ultima nota, dois jogadores que já foram sondados pelo Sporting no passado e que considero duas estrelas que se deixaram levar pela onda triste do futebol, Giovanni dos Santos e Guardado, ambos a brilhar no Mundial pelo México e que com certeza querem brilhar num grande palco, a Champions League.
23 Junho, 2014 at 13:04
o guardado o valencia despachou-o na segund aparte da época, emprestado para leverkusen, o giovanni está no villareal
23 Junho, 2014 at 14:16
Não acho que Guardado tenha estado assim tão bem (mt fraco no 1o jogo), e duvido que saia do Valencia agr que vão ter pasta. Mais depressa trazia o Marco Fabian.
Giovani cheira-me que é demasiado caro para os nossos bolsos.
23 Junho, 2014 at 13:03
Olha que um gajo que não me importava de ver no SCP e que parece certinho… Bougherra!
O Slim bem podia dar-lhe uma palavrinha… bom central! Certinho… nada para inventar!
Pena é andar pelas Arábias… Será que com a champions o gajo não arrebitava e pensava no assunto?
E deve ter futebol para mais 2/3 anos… (31 anos, salvo erro)…
23 Junho, 2014 at 13:04
Temos que ser realistas. Não temos os apoios dos outros e não entramos em esquemas de lavagem, pelo que nunca teremos dinheiro para ir buscar estrelas feitas. O Sporting deve continuar a seguir o modelo da formação e não se deve desviar do plano traçado (e bem) pelo Presidente… é a única maneira de eventualmente conseguirmos jogadores de qualidade e fazê-los lutar por algo. Já não nos chegaram os jéffrens e bojinovs desta vida?
23 Junho, 2014 at 13:04
25M€ é o orçamento para o futebol, essencialmente ordenados. Infelizmente, não é o que temos para gastar em aquisições. A ideia que tenho é que já estamos muito perto desse limite com os ordenados actuais (em Março estávamos com 20M€ de gastos de pessoal, segundo o relatório do 3º trimestre da SAD).
Portanto, mesmo que haja disponibilidade — que não há — para “abrir os cordões à bolsa”, não há dinheiro para pagar salários de jogadores “traquejados” sem que aconteçam saídas, de preferência de jogadores com salários elevados.
A pensar no “efeito Jardel” — como alguém acima descreveu — é que o eng.godinho empenhou o Clube. Esqueceu-se que depois tinha ordenados para pagar… O Sporting precisa de mais sensatez do que isto. Os nossos Jardeis têm que ser os Monteros, os Slimanis, os Slavchevs e os Tanakas, mas principalmente os Williams, os Manés e os João Marios.
23 Junho, 2014 at 13:08
25M€ é o orçamento para o futebol, essencialmente ordenados. Infelizmente, não é o que temos para gastar em aquisições. A ideia que tenho é que já estamos muito perto desse limite com os ordenados actuais (em Março estávamos com 20M€ de gastos de pessoal, segundo o relatório do 3º trimestre da SAD).
Portanto, mesmo que haja disponibilidade — que não há — para “abrir os cordões à bolsa”, não há dinheiro para pagar salários de jogadores “traquejados” sem que aconteçam saídas, de preferência de jogadores com salários elevados.
A pensar no “efeito Jardel” — como alguém acima descreveu — é que o eng.godinho empenhou o Clube. Esqueceu-se que depois tinha ordenados para pagar… O Sporting precisa de mais sensatez do que isto. Os nossos Jardeis têm que ser os Monteros, os Slimanis, os Slavchevs e os Tanakas, mas principalmente os Williams, os Manés e os João Marios.
23 Junho, 2014 at 13:08
Concordo com a linha geral “misturar experiência de qualidade com juventude de qualidade” mas não havendo dinheiro acho dificil ir buscar alguem assim. Olhando para “experiência” não como questão de idade mas estar habituado a grandes provas internacionais, temos o Patricio (Europeu), Rojo (Mundial), Capel (2 Taça UEFA), William em 45m demonstrou que está mais que preparado e Slimani também em grande. Veremos o que vamos conseguir, sendo que a minha maior preocupação é assegurar os bons que temos em vez de ir buscar, William à cabeça.
SL
23 Junho, 2014 at 13:11
“Your comment is awaiting moderation.” 🙁
23 Junho, 2014 at 13:43
O problema aqui é arranjar alguem, bom, que mostre disponibilidade para vir.
Pessoal em fim de carreira quer é guito, que nao temos.
Aqueles que querem relançar carreira, temos apanhado barretes em todos.
Ou seja, era bom ter um gajo de top, mas vai ser bastante complicado.
23 Junho, 2014 at 13:44
Fomos candidatos no ano passado sem nenhum craque veterano ou golpe de asa. A única diferença é que não o assumimos. Este ano, ainda não perdemos ninguém e já contratámos alguns bons jogadores. Portanto, acho que continuamos a ser candidatos. Se vier um golpe de asa poderemos reforçar a nossa candidatura mas se não vier, não será por isso que seremos “menos” candidatos.
Portanto, se a pergunta é: “Precisamos de um golpe de asa?” a minha resposta é não. Se não precisámos no ano passado também não precisaremos este ano. Recordo que no ano passado os nossos “golpes de asa” foram William (que não custou nada), Montero (que custou 2,5M) e Slimani (que tb custou pouco). Reforços que geraram dúvidas mas que trouxeram a qualidade e competitividade que nenhum veterano conseguiria trazer.
Mantendo os improváveis golpes de asa do ano passado e acrescentando mais 1 ou 2 deste ano (sim, pode perfeitamente ser o Tanaka. Mas também pode ser o Slavchev, Shikabala ou João Mário que já cá estão) ficaremos claramente mais fortes do que no ano passado.
Se o campeonato começasse hoje, estaria perfeitamente confiante na conquista do título. Não só pelos jogadores que já contratámos e promovemos da formação mas, sobretudo, porque aqueles que transitaram do ano passado terão mais 1 ano de Sporting e mais experiência de Primeira Liga. Não tenham dúvidas. Somos mesmo candidatos.
23 Junho, 2014 at 13:58
+1.
O ano passado lutámos até ao fim, este ano não somos candidatos porquê? Precisamos de reforços com experiência internacional para a LC? Não. O nosso objectivo não é ser candidatos, é fazer boa figura lá fora e sermos campeões cá dentro.
23 Junho, 2014 at 14:22
Sá, de acordo contigo, somos candidatos ao titulo, e com certeza mais candidatos do que os 10 anos que passaram. Mas na minha consciência, e na solidez de um projecto, aliada à sustentabilidade de um treinador, um 2º lugar não pode significar um desaire completo. Vamos ter Champions no segundo ano e oxalá tenhamos para o próximo ano, por isso digo, somos candidatos é um facto, mas são 3 equipas para um lugar, não posso nem vou por em causa um projecto, um treinador ou um plantel por um resultado classificativo não condizente com o máximo.
23 Junho, 2014 at 14:22
+1 aqui também…!se este ano lutamos pelo título com o plantel que tínhamos que toda gente sabia que era curto e se estamos a melhorar a competitividade/qualidade do plantel para quê os tais “craques” que se fala e que ninguém dá exemplos concretos de quem são?!e agora é por estarmos na champions?!temos de ser realistas…champions provavelmente vamos ter um sorteio complicado,se ficarmos em 3 e liga europa não é mau,tudo a partir daí já é lucro,não podemos pedir mais que isso neste ano de retoma de champions…na minha opinião!e a experiência/maturidade de um jogador não é,ao contrário do que as vezes querem fazer passar,pela idade que se vê…!
SL
23 Junho, 2014 at 14:24
Tou com o Sá nesta!
Não gosto de prima donnas e os riscos de isso acontecer com um artista de nomeada que venha são grandes, para alem de poder condicionar o espirito de equipa.
Prefiro que o craque seja a equipa, o conjunto, e isso aconteceu o ano passado.
Venham alguns para ajudar e venha a formação.
A mais valia de Montero, Mauricio, Jeffersson, Slimani é a relação qualidade /preço, são bons e baratos e acredito que o mesmo aconteça com Slavchev, Rossel e Oliveira
23 Junho, 2014 at 14:48
Se olhares para o custo do Slim (300 mil, ao que consta… mas imaginemos… 500 mil)… e for vendido por uns 10M€ (o que, tendo em conta o factor “Mundial” não me parece descabido), veja-se o que se geram de mais valias (salvo erro, temos 80%)…
É este o perfil dos negócios do Sporting para os próximos anos… comprar bom, relativamente barato, e capaz de gerar retornos muito superiores. E com a entrada na CL vai tornar-se ainda mais fácil… Gera-se um ciclo virtuoso de geração de receitas via tranferências que, bem gerido, será um dos pilares para o SCP sair do sufoco…
23 Junho, 2014 at 13:49
Cherba, desculpa o off mas estou mesmo fodido.
A tasca está bloqueada no Dubai por causa do “atascadocherba.com” (talvez por ser bélico, nao sei…). Se a tasca se chama tasca, nao dá para passar para tasca.com ou qq coisa do género, em vez do “atascadocherba.com”? É que há mais de um mês que nao consigo entrar… Eu sei que é estúpido estar bloqueado por causa disso, mas é o que é. Se puderes alterar, agradeço muito, senao olha, vemo-nos qualquer dia.
abc
23 Junho, 2014 at 13:54
Será que esses camelos pensam que se trata de algum comando sunita…?
SL
23 Junho, 2014 at 14:11
Não é só aí que há problemas.
O site tem estado a funcionar mal desde ontem à noite, não é por ser ‘comando c’.
23 Junho, 2014 at 14:14
Ariel, é ha mais de um mês. O site está bloqueado, nao é a funcionar mal…
23 Junho, 2014 at 15:27
Kutu,
mas se tu fizeres atascadocherba.com na barra de endereço vens cá ter na mesma. Experimenta
23 Junho, 2014 at 13:52
Como eu gostava de ter no Sporting jogadores que à partida se soubesse… que iriam ser estrelas de primeira grandeza…
Como eu gostaria de segurar todos os nossos jogadores “desenvolvidos” na nossa Academia…e jamais os ver partir para outras paragens, às vezes até para os nossos mais directos adversários…
Como eu gostaria de…
E de mais isto…
E de mais aquilo…
Oi…acabei de me beliscar…
Max…o Sporting não tem dinheiro ou tem pouco e esse pouco tem de ser gerido cêntimo a cêntimo…
E nós adeptos temos que interiorizar que esta vai ser a nossa sina durante mais uns tempos…
E vamos esperando que as contratações feitas, acabem por resultar…
E vamos esperar que o “sistema” nos deixe respirara e “fazer” a nossa parte…
Era bom que começássemos a pensar apenas naquilo que nos é possível fazer…
É licito que tenhamos sonhos…mas é perigoso “sonharmos” muito alto…!!
Sporting Sempre…!!
SL
23 Junho, 2014 at 13:57
Porra!!! Só precisávamos de ter jogado a 90% para ganhar este jogo!!! E nem assim!!! Preferiram jogar a 89.9% das suas capacidades!!! Assim não há paciência!!! Concordas comigo RigaBoss?
23 Junho, 2014 at 14:02
Perdi 500 euros por causa dos teus palpites! Baza! Vai dar uma curva e leva a passear esses teus conhecimentos racionais sobre berlinde!
23 Junho, 2014 at 14:03
Deves ser irmão do Paulo Bentas! Cafageste! Calado és um poeta!
23 Junho, 2014 at 14:10
Já falas sozinho? Calma…
23 Junho, 2014 at 15:00
Defran…Defran Defran…
Encontrei na net estas ajudas no como deverias ter investido esses 500 paus (a 6 é a minha preferida)
1 – compre um livro de matemática e outro de química superior e estude até dominar e passe a dar aulas particulares.
você vai ganhar muito dinheiro e ainda vai ter fama de inteligente.
2 – guarda ele e use para suas necessidades…assim vc vai ficar um bom tempo sem pedir dinheiro aos seus pais, eles vão ficar felizes com vc…e geralmente eles acabam dando mais sem nem ao menos vc pedir…rssss
3 – pague uma p.uta.
4 – enfia no *****
BANCO!
5 – compre uns relogios ou outro tipos de coisas e venda para seus amigos um pouco mais caro e vc vai ganhar um pouco.
6 – aquisição de imóveis.
23 Junho, 2014 at 15:14
Por 500 paus… WTF?!
Bom, se quiseres, tenho uns palafitos em La Laguna de Sinamaica, no Delta Amacuro… ou no Rio Orinoco!
Fica ao teu critério…
23 Junho, 2014 at 16:31
Hehehehehehe 😀
23 Junho, 2014 at 16:45
Sim , mas olhaque os cortes de cabelo dos ‘nossos ‘ jogadores eram do melhor que esta copa mostrou até agora…
23 Junho, 2014 at 14:03
A minha opinião em relação a este assunto vai na linha geral dos comentários da Tasca.
Existem alguns jogadores disponíveis a custo zero no mercado, que até poderiam ser uma mais valia desportiva. Mas esses encontram-se a custo zero porque não chegaram a bom porto para a renovação dos seus contratos.
São jogadores “caros” porque exigem prémios de assinatura e ordenados.
Depois, ter jogadores de topo mas emprestados torna-se engraçado em termos desportivos, mas uma enorme desilusão no final da época quando não existir ninguém capaz de os substituir nem possibilidades de os manter.
Mesmo Bébé, de quem falamos muitas vezes, emprestado não o quero. Acho que valorizar activos de outros não corresponde à realidade de um clube da dimensão do Sporting.
Agora, tenho a certeza que Tanaka, Rossell, Slavchev foram muito observados até ser tomada a decisão, são jogadores desejantes de provar valor e que têm qualidade nos pezinhos. Este é o caminho.
Aguardem pelos extremos que nos vão reforçar, tenho um bom feeling em relação a esta posição.
23 Junho, 2014 at 14:06
Neste momento com os mercados emergentes (EUA, Arabias, …) os jogadores de Top em final de carreira querem é ganhar a sua reforma dourada. Para ir buscar um jogador que queira relançar a carreira, como foi falado aqui o caso do Garay, é um risco que me parece que neste momento o Sporting não pode correr. Porque se por um lado podemos realmente ter alguém que é um bom profissional e que ambicione a “algo mais”, por outro podemos apanhar com Pongolles, Bojinovs…
Depois de finalmente termos despachado o Elias, que veio nesses moldes (alguém que queria relançar a carreira , com reputação, internacional brasileiro), estar a contratar alguém com esse perfil parece-me demasiado arriscado. Mas cada caso é um caso, e confio que a nossa direcção saiba o que fazer e esteja atenta a um potencial negócio em que possa trazer essa mais valia com experiência, não acho é que isso deva ser uma prioridade.
23 Junho, 2014 at 14:11
O projeto do Sporting para além do desportivo, passa por financeiramente estarmos saudáveis o suficiente para enfrentar o vencimento das VMOCs em 2020. Dito isto, a valorização de ativos é palavra chave e a estratégia andará sempre por formar ou contratar valores com potencial futuro. Entre estas duas vertentes, cabe á direção encontrar um ponto de equilíbrio que nos permita lutar por títulos. Dito isto, muito podemos nós opinar, mas a verdade é que se fossemos nós a escolher, talvez em vez do Slimani a malta tivessse escolhido o Ghilas por um preço 10X superior, ou em vez de Maurício, tivéssemos ido buscar um Steven Vitória ou em vez de um pequeno investimento em Magrão e Vitor, andássemos este ano com Josués e Carlos Eduardos ás costas, jogadores que representam um investimento bem mais superior e com rendimentos semelhantes.
Da mesma forma que não concordo com a vinda de demasiados estrangeiros/reforços ( falta o DE, podia até ser do Nepal se fosse bom), também não sou ingénuo ao ponto de acreditar que num ano de CL, fosse mais benéfico andarmos com o Tobias Figueiredo em vez do Paulo Oliveira ou o Zezinho em vez de Rosell, que até poderão coexistir no plantel.
23 Junho, 2014 at 14:24
Não sei se falo de cor, mas penso que as VMOC’s vencem anualmente, Juve…
Pelo menos até há pouco tempo tínhamos de pagar uma pipa de massa todos os finais de Janeiro para que elas não fossem conversíveis em acções pelo(s?) banco(s?)… corrijam-me se estou errado!…
23 Junho, 2014 at 14:38
As VMOC têm data de vencimento…temos várias VMOC diferentes pelo que há vários prazos…um deles vencia agora, outra vence daqui a uns anos…as que venciam agora se não me engano foram substituídas por novas que vencem daqui a uns anos…confesso que não sei datas nem valores…mas a data de vencimento das VMOC está fixada nas mesmas….pagas é juros anuais!
23 Junho, 2014 at 14:41
Então, se calhar, era isso… os juros das VMOC’s…
23 Junho, 2014 at 15:02
VMOC é nome de carro lunar artilhado.
23 Junho, 2014 at 15:10
Vehicle Moonwalking Outstandig Customized…
“Veiculo caminhador de lua fora do stander e de bons costumes”…
23 Junho, 2014 at 15:13
😀
23 Junho, 2014 at 15:14
LOLHAHAHAHALOLOL
23 Junho, 2014 at 16:32
Hahahahahaha
23 Junho, 2014 at 17:37
LLOOLOLOLOLOLOLOLOLOLLOOL!!!
Muita forte…
23 Junho, 2014 at 14:52
Acho que é em 2028 que vencem as VMOCS!!!
23 Junho, 2014 at 14:57
Elas podem ser conversíveis caso falhemos os pagamentos anuais (juros) em Janeiro… acho que é assim que a coisa funcionava até há pouco tempo. Pelo menos era…
23 Junho, 2014 at 15:14
A questão é que as VMOCs geralmente dão origem a outras VMOCs pelo facto de serem obrigatoriamente convertíveis. O que abona a nosso favor nestas negociatas é oferecer um projeto sustentável que permita ao banco recuperar o seu dinheiro em vez de converter as VMOCs, já que o banco pouco ou nenhum interesse teria em “assumir” a SAD do clube.
23 Junho, 2014 at 15:17
“já que o banco pouco ou nenhum interesse teria em “assumir” a SAD do clube.”
Assumir, só se fosse para desmantelar o clube e ficar com os seus activos… terrenos… hum… onde é que eu fui buscar esta ideia “peregrina”?!?!?!
23 Junho, 2014 at 15:37
Infelizmente é coisa que o Sporting já pouco tem e as dividas adjacentes a uma aquisição nunca compensariam.
23 Junho, 2014 at 14:11
não discordo (eu proprio ja escrevi isso por aqui) de se ir buscar uma truta emprestada (um craque jovem do real, do milan, bayern etc que precise de rodagem ou um maduro duma dessas equipas que por um ou outra razão precise de ser titular numa equipa) mas:
– se for um negócio de ocasião, se surgir surgiu, não deve ser uma obsessão nem a salvação;
acho uma falta de visão dizer que precisamos de um craque para chegarmos a algum lado porque:
– no futebol jogam onze, se me dizerem que no futsal um craque de topo pode fazer uma diferença enorme tudo bem, agora no futebol…
ah e tal estou a falar por falar então respondam:
– alguem acredita que a equipa que tem o melhor jogador do mundio vai passar a fase de grupos?
– mais ainda, imaginado que este jogador estivesse em plena forma, as coisas tinham sido muito diferentes?
claro, se calhar em vez de 4-0 com a alemanha tinha ficado 3 – 1, talvez tivessemos ganho aos states mas acham mesmo que o ronaldo sozinho, a jogar com uma equipa mediocre, mal escalonada e treinada, sem lateral esquerdo chegava para ganhar ao gana?!?
ter um craque na equipa não é o mais importante (mas ajuda!!!)
e maradonas a ganhar campeonatos sozinhos já não há!
23 Junho, 2014 at 14:21
E não menos importante… o jogo é em Brasilia… novamente no interior. Na condição física que se vê???
E às 13h da tarde… Eu já apostei que Portugal não ganha esse jogo.
Com tudo o que se tem passado desde a qualificação, no play off e agora… Só um milagre ou uma hecatombe das outras equipas poderia fazer crer que a selecção do Mendes passava… Nem em sonhos!
23 Junho, 2014 at 14:53
Só se o mendes retirar o bruxo do gana da equação…
23 Junho, 2014 at 14:19
Pagar um salário altíssimo a um gajo que não funcionou noutro lado mas que lhe reconhecem valor…Elias?!?!
Temos de viver com o que há! Temos pouco dinheiro e uma grande academia! Por isso é apostar nos nossos e ir buscar alguns para lugares específicos e que sejam jovens a valorizar e baratos! E sem fundos…100% do Sporting! Se eu torço o nariz a ver entrar um Tsubasa de 26 anos que andava perdido no campeonato Japuna a entrar na equipa, ficava fdd de me aparecer outro Boularouz ou outro Elias! É fazer mais e melhor com menos ou não é?!
23 Junho, 2014 at 14:21
Entendo e aceito o que disse Daniel Sampaio. A politica de contratações da época passada, e deste ano até aqui, assenta nesta premissa.
Percebo e partilho da tua ideia, mas parece-me dificil de acontecer este ano. A folga deveria ser outra, quer no orçamento para o futebol quer para contratações. Pode haver um golpe de asa, mas parece-me dificil. Acho que existem jogadores com desejo de relançar a carreira, que abdiquem de algumas condições para virem para cá. Mas é preciso que o projeto suba de dimensão. É preciso um título. É preciso evidências de que estamos mesmo de volta, e para ficar!
Além do mais há neste momento 2 aspetos que são fundamentais e que contribuíriam para o sucesso de contratações de maior calibre: competência/rigor de quem escolhe, e a salvaguarda absoluta dos interesses do clube.
Repara, nos tempo do carlinhos freitas, tentou-se algumas vezes isso. Houve vários que eram, à priori, de nomeada, mas que raramente renderam, desportiva ou financeiramente, ou as duas! O problema é que sempre houve falta de competência ou seriedade. Os negócios aconteciam não porque eram bons para o clube, mas porque o eram para interesses gravitantes. E o resultados foram-nos (quase sempre) criminosamente adversos!
SL
23 Junho, 2014 at 14:55
Tinhamos treinadores de merda e que estavam infiltrados em Alvalade… De forma a implodir o SCP…
23 Junho, 2014 at 15:08
Treinadores de merda houve vários, mas assim de repente não me recordo de muitos que possam ter sido infiltrados. Não creio que o Fernando Santos ou o Paulo Bento tenham estado de má fé no Sporting, apesar de lampiões. Assim como o Carvalhal, o Paulo Sérgio, etc. Foram incompetentes, não tiveram sorte, plantel, estrutura, mas infiltrados não. Referes-te a quem? Ao Domingos, ou ao Jesualdo?
23 Junho, 2014 at 15:04
Este é um momento Histórico.
É um momento Xupa-Chupa as peles da besuga.
23 Junho, 2014 at 15:07
Caso para dizer que não tarda muito… vamos ter “caldinho”…
23 Junho, 2014 at 15:08
“Cadeirada”
23 Junho, 2014 at 17:11
Obviamente que não quero ofender nenhum dos dois Tasqueiros com este trocadilho, espero.
23 Junho, 2014 at 17:17
Infeliz trocadilho, admito…mas…mas não é fácil interligar de forma recatada, ambos os pseudónimos.
23 Junho, 2014 at 14:22
somos candidatos ao título. somos o SCP, estamos estabilizados e temos um bom plantel, temos de ser candidatos.
queremos crescer sustentadamente apoiado : potenciar o adn formativo + restrição orçamental (que para mim é para manter para sempre, chega de loucuras e não tardará muito o fair play financeiro será uma coisa SERIA)
com isto quero dizer, o SCP não precisa nem pode ter esta ano já as trutas todas : craques + jogadores com experiencia bla blá
capacitem-se duma merda:
o SCP vai tentar o título nos proximos 3 anos, vai frequentemente jogar na champions assim, daqui a 2 anos
os jogadores deste plantel serão a experiencia que todos querem JA.
Ganhem JUIZO
23 Junho, 2014 at 14:37
Bem dito.
23 Junho, 2014 at 14:23
a minha perspectiva sempre foi a de colocar os jovens a jogar, sem medo. Se um jovem falha, é mais fácil que responda bem no próximo jogo. Se um Elias falha, é mais provável que o pai apareça a pedir mais dinheiro.
23 Junho, 2014 at 14:31
É isso mesmo!
23 Junho, 2014 at 14:30
Para mim quem não tem cão caça com gato e sei do que falo porque tenho um gato e são eximios caçadores, eh eh eh
Agora temos de contratar bom e barato isso não há dúvida, este japonês nunca vi jogar mas geralmente são jogadores trabalhadores, humildes que se integral pois geralmente falam inglês, veja-se a quantidade de japoneses que a liga alemã contrata e até a italiana.
Temos dois grandes avançados este é para fazer número.
Mesmo com a saida mais que certa de Rojo temos o Dier e sobretudo o Paulo Almeida.
Capel possivelmente sai caso tal aconteça precisamos de alternativa.
Agora um principio muito antigo se não está estragado não reparem, ou seja a equipa não é má e não jogou mal, já contratamos para a defesa e para o meio campo, contratar um camião de jogadores não. Isso é um passo para o abismo como nos anos em que no qualificamos para a champions e descaracterizamos a equipa. Lembram-se de 1999/2000.
Sl
23 Junho, 2014 at 14:35
E agora até temos uma gazela e tudo…
E um bicho desses, se se safar no meio de Leões, vai ser caso raro… não vai ser fácil! 😛
23 Junho, 2014 at 14:36
Paulo Almeida???
No more saké for this table, please!!!
23 Junho, 2014 at 14:42
Paulo Oliveira, pardona-me.
Cabrão do Almeida é tão polivalente que até troco os nomes, caraças, eh eh eh
23 Junho, 2014 at 14:43
Foda-se… já não bastava ser (???) polivalente… agora está a tornar-se subliminar… hahahahaha
23 Junho, 2014 at 14:30
O Sporting não pode ser o clube onde jogadores relançam a carreira. Tem de ser o clube onde os jogadores fazem uma carreira.
É por isso que Rui Patricio, William Carvalho, Mané … e Dier são super importantes.
23 Junho, 2014 at 14:30
Ainda a propósito do Honda e do Tanaka, acho que a tua referência não é inocente. Não vejo grande sentido na vinda do Tanaka. Para aquela posição, com aquelas características e experiência (apenas Japão), já para não falar na idade, não vejo grande utilidade nesta contratação. Pode até nem ser o próximo Weldinho, mas também não será o novo de Franceschi! Já o Honda… era outra loiça.
23 Junho, 2014 at 14:32
O Honda não vinha ganhar pouco e não vinha para agarrar a titularidade vinha para ser titular.
SL
23 Junho, 2014 at 14:34
“e não vinha para agarrar a titularidade vinha para ser titular.”
É de eu ter dormido pouco ou uma coisa e outra são a mesma?! 😉
23 Junho, 2014 at 14:43
Não Ricardo, o que querida dizer era que o Honda vinha para ser titular e não ia aceitar banco e ter de provar que podia ser titular percebes? Lembras-te do Elias?
SL
23 Junho, 2014 at 14:50
Ah, ok…
Não… não me lembro desse cabrão do Elias, filho do papá, sem cabeça própria, e que andou dois anos a chular o SCP… Nem imagino quem seja. Mas estou desconfiado que os “Coringos” vão saber quem ele é…
23 Junho, 2014 at 14:57
Em vez do Honda preferia o SON da Coreia do Sul…
Deve ser mais novo e ganhar muito menos do que o famoso ‘honda’
23 Junho, 2014 at 15:00
Eu cá gosto mais do Martin…
23 Junho, 2014 at 15:48
O Son é só uma das estrelas da liga alemã…
O gajo é o craque do Leverkusen.
23 Junho, 2014 at 14:32
Olha que um gajo que não me importava de ver no SCP e que parece certinho… Bougherra!
O Slim bem podia dar-lhe uma palavrinha… bom central! Certinho… nada para inventar!
Pena é andar pelas Arábias… Será que com a champions o gajo não arrebitava e pensava no assunto?
E deve ter futebol para mais 2/3 anos… (31 anos, salvo erro).
23 Junho, 2014 at 14:35
Isso do jogador de renome que entre de caras é pura e simplesmente uma falácia. Temos muitos casos de jogadores de renome que nem calçaram. Vou esperar para ver, nada nos garante que os que têm sido contratados até ao momento não sejam revelações. Pelos dados que possuímos parecem ser boas opções. Prefiro jogadores low-profile e que depois se revelam grandes do que o inverso.
Estou a adorar como esta a decorrer esta pré-pré-época. Promete!
23 Junho, 2014 at 14:39
low profile e low cost…
Na situação do SCP actual, somos OBRIGADOS a trabalhar mais e melhor que os outros de forma a ser mais certeiros em termos de escolhas de qualidade que possam trazer mais-valias. Não é uma coisa que se escolha… somos OBRIGADOS a tal.
Bom, sempre há o abismo como alternativa… Não vejo necessidade de dar o passo em frente (João Pinto dixit!) depois de ter metido travão a fundo e termos invertido o sentido nestes últimos 15 meses…
23 Junho, 2014 at 15:38
António Sousa. no Beira-Mar
23 Junho, 2014 at 14:40
Não há maneira de fazer um igual mas com o nosso William Carvalho?????????????
https://www.google.pt/search?q=keep+calm+pirlo&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=Jy6oU_HkMsnG0QXrxIGAAg&ved=0CAYQ_AUoAQ&biw=1366&bih=661#facrc=_&imgdii=_&imgrc=aR8907h632Uy0M%253A%3BnJ6Kvw6hOrgjOM%3Bhttps%253A%252F%252Fpbs.twimg.com%252Fmedia%252FBqIQ3G3CcAEjQig.jpg%253Alarge%3Bhttps%253A%252F%252Ftwitter.com%252FDanielaVanDyck%3B599%3B596
23 Junho, 2014 at 15:17
http://media-cache-ec0.pinimg.com/736x/84/6c/92/846c9235e08abce835e73945e7e4c18a.jpg
23 Junho, 2014 at 15:30
😉
23 Junho, 2014 at 15:34
Podia ter ficado melhor, mas como foi a 1ª vez foi numa de experimentar. 🙂
23 Junho, 2014 at 16:36
Yeah tá fixe Ariel!
23 Junho, 2014 at 15:56
http://s7.postimg.org/8cymu4g3v/KCAPITW.png
23 Junho, 2014 at 16:34
Bolas! Como gostaria de saber o que vocês sabem!
23 Junho, 2014 at 17:26
Better!
23 Junho, 2014 at 14:47
Eu acho que a selecção reduziu em 70% as suas reais capacidades. Pensaram que a 100% seria mel e então para tornar a coisa mais emotiva decidiram fazer esse “downgrade”.
23 Junho, 2014 at 14:53
O que pensaram foi que com coxos e lesionados o Ronaldo conseguiria levar a seleção às costas.
Não há milagres quando os terrenos não ajudam, afinal todos aqui já estavamos à espera de um Portugal que se arrasta em campo a partir do momento em que jogadores em forma não foram selecionados.
Só não viu quem não quis!
23 Junho, 2014 at 14:59
Eu confesso: Pensava que ia ser mau…
Não esperava era que eles começassem a cair que nem tordos! Assim, desta forma absurda… não.
23 Junho, 2014 at 15:01
A redução em 70% do seu real valor começou com a convocatória.
-Eduardo, o piteiro de Braga tira o lugar ao Antonhy Lopes, jovem titular do Lyon e o futuro da selecção.
-André Almeida, suplente do suplente do benfica (3º opção para a direita depois de Sílvio e Maxi) é chamado e Cédric que é o MELHOR lateral direito português fica de fora.
-Rúben Amorim é chamado para competir com William e Veloso (?!) ou Meireles e Moutinho (?!) e de fora fica o Antunes, porque levar 2 laterais esquerdos é antiquado e o Paulo Bento já nem usa risco ao meio.
-Meireles, certamente é mais jogador que um Adrien ou que um Tiago…
-Vieirinha que participou em 4 jogos de qualificação e esteve o ano todo no estaleiro é bem melhor que Quaresma ou Mané não hajam dúvidas.
-Postiga que esteve também a última metade da época sem jogar devido a lesões dá mais jeito do que levar um Danny para aquele meio-campo sem ideias.
Redução em 70% e somos uma equipa ao nível dos EUA como se viu ontem.
23 Junho, 2014 at 14:49
Agora a conversa é a de quererem jogadores “experientes”…
Acho que nem vou comentar.
23 Junho, 2014 at 14:51
Se o Rui Patrício sair (espero que sim), gostei do que vi do Haghighi. Mesmo no golo que sofreu contra a Argentina, fez tudo o que era possível para o evitar. Não se limitou a defendê-la com os olhinhos.
Jogador a seguir…
23 Junho, 2014 at 14:54
Esse gajo já sabe o que é jogar de leão ao peito e de riscas verdes e brancas…
O M’bolhi também me parece um razoável…
Já há muito tempo que gostava de ver um GR africano no SCP… daqueles bem “felinos”!
23 Junho, 2014 at 14:58
prefiro o mexicano
23 Junho, 2014 at 15:03
O Ochoa desceu de divisão, mas já deve ter alguns interessados nele… Já se sabe que o Mundial é uma montra e depois das 2 exibições que já fez alguém o vai comprar.
23 Junho, 2014 at 15:04
Ui… para esse já não há dinheiro!
Engatou aquela joga com o Brasil e estando livre tem meio mundo à perna!
23 Junho, 2014 at 15:43
eu acho piada ao facto de eu ter sugerido que fossemos buscar o Ochoa a 27 de Maio de… 2010 🙂
http://ocacifodopaulinho.wordpress.com/2010/05/27/anda-mesmo-a-procura-de-guarda-redes/
23 Junho, 2014 at 16:41
Portanto… és um visionário… vês muito além do tempo.
23 Junho, 2014 at 16:44
ja o conhecias do CM. Só pode