Ontem o porco não jogou nada. Nada mesmo.
Apesar de terem ganho fiquei com a sensação que esta merda tem mesmo de ser nossa. Entre Guimarães, Moreirense, Famalicão e Benfica perdem de certeza mais de 3 pontos (Acho que vão perder 5 porque empatam um e perdem com o Benfica).
Quarta mais um jogo importante, os rapazes do petit vão bater em tudo o que mexe e tentar que não se jogue muito tempo, temos que conseguir 3 pontos
SL
Então a grande celeuma é com a inevitável Superliga?
Há uns anos quando apareceram os primeiros zunzuns, e a participação dos dois estarolas era uma “real” possibilidade, era uma excelente ideia. Agora que se percebe que nunca nos sentaremos na mesa dos ricos, é um péssimo exemplo de ganância. A grande culpada é a UEFA, foi dando corda aos mais poderosos, aumentando o fosso entre os super-ricos e os restantes. Agora que detêm o pod€r total, vão executar aquilo a que propuseram desde o início.
O objectivo deles sempre foi saturar o futebol. Criaram a Liga das Nações para quê!? Agora que os clubes fazem o mesmo ficam arreliados… Dito isto, esta merda é para chumbar. Competição com lugares cativos, organizada por meia dúzia de clubes sem vergonha. Que lhes vão ao bolso, imponham multas aos clubes e jogadores vão ver que a SuperLiga acaba num instante
O futebol actualmente mexe com muito dinheiro. Clubes, selecções. Portanto, a actividade tem de ser 24/7.
Ou os patrocinadores e televisões andam a pagar para ver a malta a descansar?
A Liga dos Campeões na sua génese era uma prova para manter os históricos felizes; era “chato” um Barcelona investir o que investia e depois ver o Real na Taça dos Campeões enquanto penava pela Taça UEFA. Depois a prova foi sendo adaptada à vontade da clientela; mandar borda fora os Steuas e Videotons, dar cada vez mais espaços às grandes Ligas, apaziguar os tubarões que escorregavam nas suas provas internas. O resultado é uma prova de e para grandes emblemas, onde os outros andam a fazer de figurante (não deixa de ser irónico que por cá se implemente um modelo com tantas semelhanças, mas não o consigamos ver), e agora a realidade é que quem paga a festa quer é ver sessões contínuas de Messi vs CR7, ou Neymar, Guardiola e outras cenas parecidas. Foram-lhes dando fatias maiores e maiores do bolo, é natural que agora o queiram gerir eles mesmos.
Certissimo, mas para os Clubes “signatarios” participarem nesta nova Superliga ou disputarao as ligas internas enquanto “ligas menores”, com as segundas equipas ou entao irao construir super planteis, em quantidade e qualidade, secando tudo ‘a volta… sem esquecer que os jogadores teem limites fisiologicos, gerir condicoes fisicas sera’ um desafio.
SL
PS: vamos ser o que sempre quisemos ser, um simples bercario…
Bom dia nalta amiga…
Boa semana e viva o Sporting…
Se a UEFA deixar vingar esse “clube de elites”, será um verdadeiro desastre…
É o dinheiro “ que manda” …
É a “ corrupção que ordena”…
Mas esses clubes que “ recebem” dinheiro “sabe-se lá “de onde e de quê…”…
Não podem ir em frente com este projecto…
A UEFA e FIFA…têm aqui a possibilidade de demonstrar “ quem manda”…
Se o dinheiro…
Se a razão…a vergonha…o FairPlay…
SL
É absurdo se a UEFA não fizer isso…..para mim é bastante evidente que a UEFA tem MUITO mais a ganhar em fazer isso do que em deixar isto passar. Nem vejo porque é que a UEFA deixaria isto passar…
E 80% do clubes na 2ª metade do ano vão jogar amigáveis…ao mesmo tempo que os campeonatos locais e provas da UEFA estão ao rubro.
Dou um exemplo. O Tottenham não vai jogar jogo nenhum por nada. Não vais disputar o titulo, vai andar a lutar por ficar nos ultimos 7. Ao mesmo tempo que os adeptos do Tottenham andam nisto, estão os adeptos do West Ham ao rubro a lutar pelo titulo Inglês ou para qualificar para a Champions. Quanto tempo achas que demora para os adeptos do Tottenham invejarem os do West Ham?!
A parte mais gira é os “convidados”. É que os “convidados” correm o risco de ficar de fora das ligas nacionais e de terem de ir para distritais no ano seguinte para 1 ano jogarem amigáveis…
E os jogadores? Querem mesmo abdicar de Euros e Mundiais para jogarem praticamente amigáveis de pré-época?
Isto vai gerar zero interesse…só vai alienar adeptos….não dura 4 anos….isto parece-me basicamente certo…
Comunicados e posts valem o que valem.
Veremos os actos.
Para já o que deviam fazer, para lá de banir os amotinados, era refazer a LC. Trazer mais países, dividir melhor o dinheiro, e acabar com a fantochada dos 3ºs saltarem para LE.
Acredito que não voltem atrás com a palavra, mas não acredito em tudo o que esses gajos dizem, o fair play financeiro também era uma coisa séria, mas o City fez o que fez e está lá nas meias da CL sem nenhuma sanção. Nos últimos anos meteram a equidade no cu, e impuseram medidas que só agravam as disparidades entre os regulares da CL e os que vão lá menos vezes. Se os direitos televisivos da EPL já agravam as diferenças, terem direito a maiores prémios de entrada só piora as coisas.
Outra coisa que me espanta é os jogadores não terem um sindicato que os represente na hora das tomadas de decisões como existe, por exemplo, na NBA.
Facto, ou fato, é que os anos vão passando, e o futebol vai piorando, tornando-se cada vez mais plastificado. Isto na minha opinião é a continuação do projeto iniciado pela própria UEFA e FIFA, o problema é que ficaram de fora, se não muito provavelmente deixavam isto andar sem fazer barulho.
Eu acho que isso seria o que se devia fazer mas tenho sérias dúvidas do que a Batalha Legal que se seguirá vai dar. É que eles não estão a quebrar nenhuma regra estabelecida ao disputar uma competição “não oficial” para além das oficiais que disputam. A solução para isto serão os adeptos a dar, eu enquanto adepto teria zero interesse em ver o SCP a jogar na Super Liga por exemplo, zero emoção numa liga onde nunca ganharia e nunca descia de divisão nem há qualquer objectivo intermédio. Qual é o interesse de um adepto do Arsenal do Totenham ou do Atlético de Madrid em seguir essa competição?
Mas a verdade é que no outro lado do atlantico essa formula funciona em todas as modalidades.
Mas os clubes não têm de renovar a inscrição nas Federações todos os anos?
As Federações não podem recusar a inscrição?
Tenho duvidas. Se me disserem que isto pode demorar 1 ano a conseguir por já estar tratado para o próximo ano…ainda percebo que pode ser complicado. Mais do que isso não vejo grande dificuldade em a UEFA não aceitar inscrições. É um organismo autónomo, aceita ou não as inscrições…
Não percebo muito disso mas eu penso que seria assim.
Não é verdade. Do outro lado do Atlântico não há nenhuma competição em formato liga que seja fixa e que tenha sucesso…todos jogam Playoffs. E é os Playoffs que as alimenta, não é a fase regular…isto seria uma fase regular gigante…
Não vão, porque a UEFA já disse que estes 12 clubes, pelo menos, não vão poder disputar provas organizadas pelas federações nem ceder jogadores às seleções.
Resta ver as posições das federações. Dinheiro por dinheiro, anda tudo atrás dele… A UEFA e a FIFA fazem dinheiro à custa dos clubes e as federações também. A perspectiva de dar um aperto a quem tem vindo a recolher o guito e só o distribuir segundo os seus interesses tem, para mim, a sua graça… Gosto de ver estas entidades a ser apertadas
O mais giro é que isto bem feito era os clubes que querem o futebol de volta criarem uma liga e deixarem estes que só olham para o dinheiro do mercado asiático e norte americano na UEFA e na FIFA…
Por mim acho muito bem a superliga. Depois disto só falta uma limpeza a fundo na UEFA e na FIFA para tirar de lá os corruptos e depois criar mecanismos de máxima transparência no futebol para isto ir ao sitio….
Que venham a Atalanta campeões de Itália e o Leeds campeão de Inglaterra novamente ou o Leichester, o Sevilha campeão de Espanha…de qualquer das maneiras aquela liga está cheia de clubes que não gosto. Só gostava do Tottenham mas desde que foi para lá o Mourinho, nem isso. Só o gozo que me vai dar ver metade destes clubes andarem a lutar para não ficar em ultimo….
Essa é outra coisa gira que estes estúpidos ignoram e que se vai perceber num tirinho. Esta liga vai perder o interesse todo na 2ª metade. Haverá 2 ou 3 a lutar por ganhar a liga e o resto são amigáveis. Ao mesmo tempo que nas ligas domésticas e nas provas da UEFA se luta por manutenções, idas à UEFA, titulos de campeão, da liga europa e da champions…esta liga é uma aberração feita por gajos que não gostam de futebol e não percebem o futebol. Se for para a frente…estes clubes vão cair e daqui a 4 ou 5 anos anda tudo a pedir para voltar à UEFA. Desde que as provas nacionais e UEFA tenham 2 dedos de testa e percebam que conseguem ganhar isto agarrando os adeptos…
Uma das coisas que acho interessantes é o Euro. Os jogadores que tiverem vinculo com estes clubes por mim ficavam já fora do Euro…Eu era o primeiro a ter mais interesse no Euro.
O mais estupido é que qualquer adeptos com meio dedo de testa desses clubes percebe que vão para lá jogar para ser o melhor dos ultimos 5 e que se ficassem de fora podiam finalmente disputar a sério a PL fazendo um trabalho minimamente decente…
Suponho que não há descidas de divisão para os fundadores. Também não há lugares de acesso a competições europeias. Logo, dos 20 clubes, 16 ou 17 vão andar jornadas a fio a jogar a feijões porque na realidade não estão a competir por qualquer objectivo desportivo.
Eles não percebem nada de futebol e não percebem que o que gera interesse não é os clubes jogarem entre eles só porque sim. Se não as pré-épocas tinham publico como crl. O que gera mais interesse é o que os clubes podem atingir. Liga Europa, Liga dos Campeões e descidas. Significa que está sempre algo em disputa.
Mesmo que não me recusasse por principio a ver, 90% dos jogos não teriam nenhum interesse para mim e para a grande maioria. Incluindo para os jogadores que disputam o jogo….
Como digo, eu acho que esta superliga morrerá sozinha rapidamente…e estando cheia de clubes que eu detesto….seria lindo. Há mesmo um lado em mim que gostava mesmo que isto fosse para a frente e que a UEFA cortasse os laços todos com estes clubes e os deixasse morrer…..
Pelo que percebi não é uma liga tradicional, não são assim tão burros. Está dividida em duas séries de 10 e os primeiros vão jogar playoffs a eliminar.
Os desgraçados que ficam para trás ficam sem competição ao fim de 20 jornadas. Sem ficarem nas ligas nacionais isto não tem pés para andar.
Nesse caso em vez de 80% dos jogos perderem todo o interesse, perdem só 70%. Porque os de cima passam o grupo de certeza, os abaixo não passam de certeza…a fase de grupos tem mesmo interesse nas ultimas 2 ou 3 jornadas (se tanto). E depois os Playoffs são como a champions…não muda para o que há.
E há entre 10 e 15 clubes a acabarem a época em Fevereiro….o que vai ser também ótimo…
Como se passa em todos os campeonatos nesse formato, começam a interessar quando chegam aos quartos de final…até lá não tem interesse nenhum. Então se conseguem alienar os adeptos de base porque são contra a prova….
Ok, um bocadinho diferente, mas não tanto assim. Como tu próprio dizes noutro comentário, é um modelo que funciona nos EUA, onde as pessoas não se importam de ver 50 jogos da fase regular sabendo que só conta mesmo é nos play-offs. Voltando à super liga, qual é o interesse das primeiras 18 jornadas, que são quase cinco meses de futebol? Se o play-off for fácil de atingir, interesse zero para a fase regular; se for difícil de atingir, interesse zero para a fase regular. No limite, vais ter o Tottenham por exemplo a competir cinco meses como último da série sem risco de descer de divisão. Absurdo.
Isto da super liga europeia é tudo muito bonito, mas o que interessa é campeonato nacional, tirando a vertente financeira, o que interessa a um destes clubes ficar nos primeiros lugares desta liga se depois ficam em quinto ou sexto nas ligas domésticas, são muitos jogos e os jogadores não são de ferro.
Eu adoro futebol mas ver jogos só do Sporting e da Seleção, não saio de casa para ver uma final da Champions, só vejo se estiver a dar e não tiver mais nada para fazer, logo esta liga para mim é indiferente.
Ps: admito que vejo os jogos das nádegas quando nos interessa o resultado.
Vamos ser sinceros, os jogadores tugas são flores de estufa, mas lá fora não é assim.
A liga suíça joga praticamente todo o ano duas vezes por semana, tirando a pausa de inverno onde não jogam. Muitas outras ligas têm igualmente uma carga grande de jogos, só em Portugal é que os jogadores não “aguentam”.
É um grande esforço porque decidiram que os jogos são de 45 x 2, mas podem aumentar as substituições, colocar 3 partes de 30 minutos, ou fazer jogos mais curtos…. fdx, o futebol parece que parou no tempo.
Durante o mundial do qatar vão mudar as regras para beberem água e repouso, mas de resto já não se pode?!
Muitos outros desportos jogam montes de vezes, por vezes em dias consecutivos.
Apenas no futebol os atletas não aguentam?
Hóquei em patins, hóquei no gelo, andebol, futsal….
A superliga é uma boa ideia. Mas é algo em paralelo ao que já existe, pelo que não vejo qual o problema de tanta gente. Só pode ser inveja.
No meu caso não gosto do modelo porque não me dá qualquer interesse em seguir uma prova cuja composição não depende do mérito desportivo da época anterior.
Prefiro ver o Leicester com o Aston Vila na Champions (se ficarem em 3º e 4º como estão) do que os estarolas do Chelsea Liverpool Totenham e Arsenal na Super Liga. A piada da competição é que dá o “sal” ao adepto e esta possibilidade de outras equipas aparecerem.
Sim, mas os adeptos destes clubes não são os adeptos de Portugal.
O Real Madrid, o Ronaldo, o ManU, o Messi, existem fanáticos em todo o mundo.
Isto não é o carnide que inventa adeptos em todo o lado mas nunca ninguém os vê.
Esses adeptos espalhados pelo mundo têm interesse em ver jogos grandes, com emoção, que valem muito dinheiro, em vez que jogos da Juventus a tentar não ficar em terceiro lugar a jogar contra o ultimo classificado da liga italiana. É duro mas a cobiça de tentar enfiar clubes e mais clubes nas principais ligas fez com que muitos jogos deixassem de ter emoção.
Quem quer ver o Legia Varsóvia a jogar contra o Real Madrid?
Ou a liga dos campeões é realmente para campeões ou muda-se o nome.
O hino da liga diz que eles são os campeões, os melhores do mundo mas depois temos os mija na escada todos (sem falar das pré eliminatórias que mais parece a antiga intertoto) e temos clubes a cair para a Liga Europa…. é uma misturada esta Uefa.
Gostava de saber quem são os sponsors desta competição que dão ~ 350M€ a cada clube para participar nesta merda de competição, sabendo à partida que esta está condenada ao fiasco.
Se os donos dos clubes super endividados apenas olham para os cheques, esquecendo e passando por cima dos seus sócios e adeptos, não consigo perceber quais as marcas que aceitam patrocinar esta merda, não percebendo o rombo que vai ser para a sua imagem.
Qualquer coisa que meta futebol não tem obrigatoriamente de ser um sucesso.
Acredito que os adeptos vão dar a resposta certa aos donos destes clubes e aos patrocinadores desta merda mal parida…
350M€ para cada clube, sendo que à partida serão 16 clubes, pelo menos, são 5.600M€ por época só pela presença – depois há tudo o resto. Parece-me muito dinheiro mas eles lá saberão como o vão buscar, e depois de o distribuírem ainda vão ter lucro.
Não acredito que os adeptos sejam contra a Superliga se os clubes continuarem a competir nos campeonatos. Se forem expulsos dos campeonatos, acho que a coisa já pia diferente.
Agora, no geral, isto é uma ideia merdosa, mas absolutamente normal nesta sociedade vendida ao dinheiro e sem valores morais.
Eu não vou ver um único jogo e vou com certeza ter em conta quem são os sponsors para que, desde que esteja ao meu alcance, não contribua com um único euro para esta competição.
E como digo, acho que isto vai gerar muito menos interesse do que eles acham mesmo fora da europa e mesmo fora do publico como nós que se recusa por principio…
Mais de metade dos jogos vão ser amigáveis….e isso não gera interesse, ainda por cima com payoffs de champions ao mesmo tempo e com os campeonatos locais e PL e tudo a decidirem tudo…
Entre ver um Sevilha vs Leicester ou um Atalanta vs Everton para os quartos da champions ou ver um Milan vs Tottenham que estão em 18 e 19 da superliga….acham mesmo que este ultimo terá mais publico? Ainda por cima estes clubes terão mais dinheiro porque os “sorvedouros” de dinheiro vão sair das competições. E se a UEFA fizer as coisas minimamente bem, haverá muitos jogadores a quererem jogar EURO e Mundial e por isso a quererem sair desta Superliga…
Sim, os jogos dos 2 ou 3 primeiros serão muito vistos. Mas o resto….não lutam por qualificar para champions, não lutar para qualificar para a Liga Europa, não jogam para não descer….nem sequer os jogadores terão interesse nesses jogos….
Bom dia, Tasqueiros do Sporting Clube de Portugal.
Tasqueiro, quero meio casqueiro, um pires de presunto e um jarrinho de verde à pressão, se faz favor.
Varandas, andam a fazer a caminha ao teu grande amigo da Reboleira. Vá lá, em nome da vossa amizade podias convidá-lo para uma tarde de chá quentinho no vosso hotel preferido, não podias, seu maroto?
Vamos lá ver o que diz a Ardósia.
“Arroz de Lulas à Chef Roy P. Noll”
Chef Roy P. Noll, nada melhor para começarmos a semana do que um pitéu leve mas saboroso! Descascamos e picamos 2 chalotas e 1 dente de alho; Limpamos 1 pimento verde e 1 rabolho e cortamo-los aos quadrados pequenos; Descascamos 2 tomates maduros, fazemos um puré e reservamos todos os ingredientes; Depois de lavarmos muito bem 300g de lulas (600g para o Gib), cortamos as ditas aos quadrados também pequenos e reservamos. Pausa para um Moscatel. Numa Wok colocamos 5 colheres de sopa de azeite virgem extra, acrescentamos a cebola e o alho e temperamos com sal; Juntamos os pimentos e cozinhamos durante 10 minutos mexendo de vez em quando; Adicionamos 1 colher de chá de paprica, o puré de tomate e deixamos cozinhar até que a água se evapore; Acrescentamos as lulas e volta ao lume durante breves minutos; Colocamos 180g de Arroz (360g para o Gib) Carolino ou para Risotto e misturamos tudo muito bem; Quando os grãos começarem a ficar translúcidos, adicionamos 700ml de caldo de peixe, juntamos 1/2 colher de chá de corante alimentar amarelo em pó e retificamos o tempero. Enquanto esperamos que o arroz fique cozido, saboreamos mais 1 Moscatel.
Parabéns, Chef Roy P. Noll, o teu Petisco tem um aspeto maravilhoso!
Gib, manda vir algo levezinho, não te esqueças que a semana começa agora!
Ana, apetecia-me uma sobremesa com caldinho, pode ser? Olha que o Gib quer que o Petisco 200 seja bombástico, ele lá saberá porquê, mas, por favor, tem cuidado e não rebentes com a cozinha!
Hoje é 2ªfeira, portanto, começamos com 2 Medronhos!
Leão Portimonense, vais fazer obras de ampliação do alambique?
Resistentes, o Chef Roy P. Noll vai tocar o sino às 13h, preparem-se para irmos para a mesa.
Bom proveito!
“Herdade do Rocim” Branco é um vinho genuíno, produzido a partir da paixão de gerações que tiveram sempre pela terra o maior respeito e ternura. É produzido a partir das castas Antão Vaz, Arinto e Viosinho.
Caixas de 9… levo 3 caixas que estou com fezada no 9 🙂
Também acho que o conceito antigo das competições europeias – Taça dos Campeões, Taça das Taças e Taça UEFA – era muito melhor que o conceito actual.
Até podiam usar o formato actual, de grupos, em vez de ser tudo eliminatórias, mas na Taça do Campeões só deviam entrar os campeões, e na Taça das Taças, os vencedores, ou finalistas, da Taça. Podia até criar uma prova europeia para o vencedor da Taça da Liga. E depois 2 ou 3 equipas, ou até 4, iam para a Taça UEFA.
Também concordo… Não me faz qualquer sentido equipas que ficam todos os anos em 4° ou 5° terem lugar na liga dos campeões quando não são nem nunca foram campeões do que quer que seja.
A liga dos campeões devia ser com todos os campeões dos seus campeonatos. Simples.
Há muito tempo que andam a tentar matar o futebol. Ontem foi só mais um dia…
Décadas de legislação a defender os poderosos e mesmo assim não estão satisfeitos. Têm de tentar esmagar o resto dos clubes, a essência do futebol.
Como disse ontem, isto devia ter mão pesada da UEFA, da FIFA, da UE e até das Federações nacionais. E deviam até aproveitar para legislar para uma maior justiça na distribuição do dinheiro e equilíbrio competitivo.
Coragem para expulsar os clubes das provas das respectivas Federações, nem que fosse por um período de tempo, obrigando-os depois a começar por baixo.
Legislar para que os jogadores desses clubes fiquem fora das selecções.
Aumentar significativamente o valor a distribuir pelos clubes formadores nas transferências.
Diminuir significativamente o valor das comissões, que passariam a estar indexadas aos ordenados dos jogadores e não ao valor das transferências, e pagos pelos jogadores.
Há tanta aberração hoje em dia, que desequilibra as equipas, dando mais benefícios a quem já tem benefícios e dificultando a ascensão dos outros clubes.
Por exemplo, porque raio os clubes ganham verbas absolutamente dispares por entrarem numa mesma competição? É mesmo só para calar os poderosos… O ranking já os beneficia nos sorteios. Isso faz sentido. Ganhar mais, por uma mesma situação não é justo e favorece quem já tem mais poder e mais dinheiro.
Enfim, espero que, finalmente, façam algo que equilibre o futebol de vez. Porque é a competitividade que atrai os espectadores. Que tenham uns “gandastomates” para fazer o que tem de ser feito!
Declaravam que deixavam acabar esta época e que os clubes tinham de desfazer a Superliga até 30 de Junho de 2021 ou seriam suspensos de toda a actividade no ambito das respectivas Federações, da UEFA e da FIFA, jogadores incluídos, nesse dia, estando fora da época 2021/22.
Mais, acrescentavam que aceitariam a rescisão de qualquer jogador que quisesse sair desses clubes por isso os impedir de continuarem as suas carreiras nos pressupostos em que os contratos – jogar provas nacionais, provas europeias e nas selecções – tinham sido assinados.
Bom dia, pessoal. Ontem deu para ver que o Porto vai perder pontos, além dos possíveis contra os lampiões. Ganhar à rasca contra o Nacional é sintomático. O Nacional é de longe a pior equipa da liga, então a nível defensivo é um horror. Eu olho para o Nacional e vejo provavelmente a única equipa que não tem nível nem classe para estar na 1 Liga. Comparar o Nacional com o Farense é bugalhos contra alhos. O Farense alem de ter um GR com nível de grande, tem um dos melhores médios criativos da Liga e acima de tudo tem dinâmicas que lhe permitem lutar pelos 3 pontos até ao fim, como se viu contra nós, aliás. Estimo que o porto quando os receber à 32 jornada vai se ver à rasca para ganhar.
E depois há uma coisa que me tira do sério e me diz muito do que ainda pode acontecer extra campo até ao fim: o Nacional precisava desesperadamente de pontos, falha um penalti clamorosamente, oferece um golo de bandeja… e o que é que o seu treinador faz no fim? Pede a camisola ao…guarda redes do porto. Belo. Enfim, é por isto que a nossa Liga é a merda que é.
Eu acho que o porco vai perder pontos, mas não adivinho quando o nacional vai falhar penaltis e dar golos…. assim fica difícil.
Uma coisa podemos fazer, ganhar todos os jogos e cagar nos jogos dos outros.
Mas a primeira época do fdp tb parecia ir correr bem e depois acabou em roubo. Nem digo que o Sporting não tenha merecido perder pontos, mas o carnide nem sequer empatava sem os árbitros, quanto mais ganhar tudo. E por curiosidade, acabaram a época com um único empate, nunca na história mundial tão aconteceu, 4 derrotas (3 contra os rivais) e 1 único empate.
Eu não sei o que valerá uma superliga. Mas sei que uma coisa é aguardar ansiosamente 2 ou 3 meses por um embate épico ronaldo/messi, outra é ter disso todas as semanas. Sei também que para mim há o Sporting e o resto é decorativo, um benfiquista, um portista, um madrilista dirá algo parecido. Onde entra a paixão nessa coisa insípida que querem criar? É deixá-los andar à vontade que a coisa cai sozinha.
Ontem estive a ver um resumo do B SAD-Marítimo e o B SAD praticamete marcou nas 2 oportunidades que teve, enquanto o Marítimo se fartou de desperdiçar oportunidades.
Aquele Cassierra é um jogador interessante no ataque mas o B SAD é muito limitado.
É daqueles jogos que não há desculpas para se falhar!
E, se querem ser campeões, menos ainda!
Já se sabe que vão aparecer com um autocarro e jogar em contra ataque, por isso é trabalhar para contrariar isso.
Sobre a Super Liga gostava de deixar a minha modesta opinião para esses senhores desses clubes/empresas que pensam que o dinheiro é tudo.
Durante anos, desde a sua fundação, fui assinante da SportTV, para quando chegava de Alvalade rever o jogo e rever os roubos que tínhamos sofrido
Com a proliferação e distribuição de jogos e modalidades pelas várias plataformas pagas (Eleven Sport, SportTV e até a BTV), e com uma comissão de serviço em Santa Maria, nos Açores, deixei de assinar qualquer plataforma paga, sendo que neste momento apenas vejo os jogos do nosso Sporting, naturalmente através de sites de “amigos”.
Se aqui há uns anos gostava de ver os jogos da equipa onde estava o Cristiano Ronaldo, neste momento nem isso.
Quero com isto dizer que os clubes da Super Liga bem podem estar descansados que de mim nem um cêntimo levam. Claro que a eles não lhes interessa o mercado português, mas sim os mercados da China e dos USA. Para isso vão lá fazer os torneios de verão.
Para mim a UEFA e a FIFA (que também são um bando de corruptos) só têm um caminho a fazer desde já, embora não acredite que o vão fazer:
1. Despromover os clubes referidos, proibindo-os desde já de competir em todos os campeonatos nacionais e provas europeias organizadas pela UEFA, e declarar desde já o PSG vencedor da Champions League deste ano (os outros três semifinalistas fazem parte do grupo de 12);
2. Reformular a Liga dos Campeões e Liga Europa. Recriar a Taça das Taças;
3. Informar que os jogadores desses clubes não poderão participar pelas seleções nacionais em provas da UEFA/FIFA (esta questão pode servir para efetuar pressão dos jogadores nos clubes, que embora sejam os clubes que lhes pagam, têm muito prestigio em ir a europeus e mundiais de nações).
Uma posição firme desse tipo, fazia com que esses colossos (Real Madrid, Barcelona) e equipas medianas com bilionários e interesses económicos pouco transparentes por trás (Manchester City, Chelsea, etc) pensassem duas vezes.
SL
O Ceição vai dar o salto e vai treinar de amarelo na EPL, o JJ sempre quis ir sentir os ares do Porto e vai chegar o seu dia, ali no Cardine o filho pródigo vai voltar a casa e ao clube que nunca deixou de ajudar.
Ora bem, vamos lá analisar alguns destes “12 magníficos”
– Um deles foi afastado pelo porco da champions e está atrás da atalanta na liga do seu país
– Quatro deles são o quinto, sexto, sétimo e nono classificados da premier league
– Um foi afastado da champions porque perdeu contra o Basaksehir
– Outro ficou em último no grupo da champions num grupo com Gladbach e Shakhtar
– Outro borrou-se todo para eliminar o Rio Ave na qualificação para a Liga Europa
Vou vos deixar adivinhar quem são os clubes aqui mencionados
Mas no que toca ao marketing… o AC milan ainda continua a colher frutos do que foi, tal como o arsenal.
O tottenham é um compêndio do que negócios se tratam. Desde o novo white hart lane construído em conjunto com os eagles da NFL creio. Tresanda a “freedom” por todos os lados esse clube. Nada de surpreendente com o Daniel Levy a presidente. Desde fundos de investimento de média e marketing para o futebol, passando pelo negócio de retalho com a Blue Inc. O homem é um autêntico business man
São 2 conceitos de desporto e de competição completamente diferentes.
Fazer na Europa o que se fez, de origem, nos EU, mata milhares de clubes e centenas de competições.
Não perceber isso é uma tristeza.
Lá toda a base do desporto assenta na escola, quer nos liceus, quer nas universidades. Em todas as modalidades.
Cá assenta em centenas de clubes que fazem o papel no desporto que não existe na educação. Milhares de clubes de bairro ou de pequenas localidades fazem esse papel, passando atletas para clubes maiores que por sua vez os passam para outros clubes maiores até chegarem às principais competições. Esta cadeia alimenta toda a gente, quer desportivamente, quer economicamente.
Fazer algo que vai acabar com isto é criminoso.
Muito Bem Respondido…e o estatuto de Associação Desportiva de Utilidade Pública, desaparece…
Os Estados Unidos da América são um pais diferente, que tem uma visão diferente do desporto, lá tudo é um espetáculo por isso as equipas são franchise hoje são duma cidade amanhã de outra. Os atletas profissionais, até há bem pouco tempo não podiam ir aos Olímpicos.
A NBA nasceu como negócio, o futebol nasceu como desporto.
No dia em que são parecidas (sendo o futebol ainda menos desporto do que a NBA porque o convite, a não descida, não haver meritocracia, etc ainda torna o futebol menos desporto do que a NBA), então está tudo dito….
Verdade, mas o futebol tem muito, mas mesmo muito para aprender com a NBA. Tecto salarial e um organismo como a NBPA fariam avançar o futebol numa direção mais justa e competitiva.
Verdade, mas a NBA também é o desporto de um pais. Eu acompanho a NBA e se der vejo um ou dois jogos por semana. Do ponto de vista competitivo, não há comparação entre os dois. Do ponto de vista da tomada de decisão igual. A NBA para iniciar a época mais cedo que o previsto teve de pedir o apoio à NBPA. Quando criaram a Liga das Nações alguém falou com os jogadores? Quando anunciaram que iam mudar o formato da CL alguém perguntou o que eles achavam? Só nesse principio de dar mais poder aos intervenientes a NBA está a anos luz do futebol.
Há coisas que não me deixam de impressionar nisto da superliga.
1º A força com que em Inglaterra isto foi recebido e a forma como estão a destruir a super liga.
2º Alemanha parece feita de outro material. Já achava isso antes….cada vez mais certo disso….Curiosamente acho que 99% dos alemães estão doidos para que o Leipzig entre…
3º O PSG não entrar deixa-me verdadeiramente de queixos caído….
E a direção do Borussia de Dortmund já disse que não vai entrar nesta palhaçada. Vai contra a regra dos 50+1 – os adeptos que são sócios aqui na Alemanha TÊM mesmo palavra a dizer, nas AGs dos clubes (alô Tio Gégé?). E os adeptos normais (trabalho com um) dizem que nem pensar.
Quem diria que a malta ultra rica do médio oriente não pensa da mesma maneira, isso sim foi surpresa (mesmo continuando a achar que fazem parte do problema).
Só exiatem, por enquanto, dois clubes patrocinados pelo medio oriente, o MC e o PSG que, por acaso, até são de paises que têm uma relação difícil entre si…
Mete muita confusao mesmo… “terminou” há pouco tempo um embargo quase total.ao Quatar que acabou por meter a Turquia, o Irão, dois blocos religiosos islamitas e muito mais pelo meio… uma brincadeira de centenas e centenas de bilioes de dolares
O P$G não fazer parte é mesmo um caso de estudo. É que este “proj€to” tem a cara do P$G sem tirar nem pôr. Talvez não sejam todos iguais, mas não meto as mãos no fogo por eles. Volta e meia vão atrás.
Ao contrário da esmagadora maioria, o meu problema com o PSG não é terem muito dinheiro para desafiar os habituais riquinhos do futebol, é esse dinheiro vir de um regime que não respeita direitos humanos e eu não gosto de ver um clube de futebol transformado numa propaganda a um regime desse tipo.
Não tenho nenhum problema em aparecer um gajo cheio de dinheiro que compre um clube e crie um super-clube. Isso faz parte do futebol. Foi assim sempre e sempre será. Isso faz parte do futebol. Uns têm mais dinheiro que outros, os outros têm de trabalhar mais e melhor.
Sou totalmente a favor de criar tetos salariais, controlo transferências, transparência, etc. Mas para todos. Não é fazer isso para o PSG e depois ver o Real a pagar o que pagava o PSG e ainda a incentivar jogadores dos outros clubes a fazer birra para sair e forçar saídas e o crl…
O meu problema com a super-liga é que isto é um clube exclusivo que não tem nada a ver com o que é o futebol, que é a competitividade e o underdog que faz uma linda história. É por isso e por detestar os clubes todos que lá estão que eu não veria nem 1 jogo desta super-liga…
A ironia disto tudo é que com a Super Liga o PSG nem existia. Pegar em Dinheiro e transformar um clube médio em elite na Europa não é possível nesse modelo pois os participantes estão definidos à partida e com lugar cativo. Acho que o dono do PSG sempre achou que o gozo era esse pegar num clube e levá-lo a desafiar os outros.
Isto da super liga passa logo a ser interessante para o tugão se os irmãos metralha fizerem parte. Logo em Portugal que por “prestígio” e meia dúzia de tostões vendem o cão, o gato, a mãe e o cu.
A não ser que alguém acredite que o Milan, o Arsenal, o Tottenham, o Atlético Madrid, entre outros, que não conseguem conquistar as ligas internas, vão conseguir vencer a super liga dos tubarões.
Portanto, estamos a falar de uma super liga em que Liverpool, City, Real e Barcelona vão disputar o título.
Os outros vão fazer 20 ou 30 jogos a feijões.
Para mim, desporto de elite é desporto de competição e tenho mais o que fazer na vida do que ver amigáveis, jogue o Ronaldo, o Messi ou o Sporting.
Por fim, a rivalidade.
O futebol tornou-se popular por ser a mais entusiasmante expressão de rivalidades locais e regionais.
Cada novo jogo está suportado no histórico que une as duas equipas.
Por muito que me esforce, não consigo vislumbrar o interesse de assistir a um Tottenham x Atlético Madrid a feijões, que não é, certamente, o mesmo que assistir a uma meia-final da Champions entre o Tottenham e o Atlético Madrid.
Dito isto, não duvido que a super liga será um sucesso, nem que para isso tenham de ir jogar na China.
Estás a assumir que clube x ou y é que vai disputar o titulo, como se não superliga os jogos não fossem de 90 minutos com 11 x 11.
Isto não é a pouca-vergonha da uefa que até ao farselona dá titulos.
E a Uefa tem mais a perder em retirar os clubes dos campeonatos do que os clubes em si. Os clubes representam milhões, nunca se iriam arriscar a perder isso.
Vamos imaginar que amanhã a Uefa decide que os clubes não podem treinar às segundas-feiras porque não dá jeito e quem jogar ao Sábado será expulso das competições internacionais.
Sendo a Superliga uma liga opcional, ao estilo da pré-epoca, a Uefa não tem poder para proibir, a não ser que queira perder milhões em tribunal e arriscar-se a perder os direitos da Champions, porque esses clubes não vão pedir pouco de indemnização e para a uefa pagar só mesmo largando a Champions.
A uefa é um antro de corrupção e eles andam apenas a tentar ganhar tempo.
Na fifa nem vou falar, pois falar-se em fifa sem falar em corrupção é quase impossível.
Temos uma semana decisiva à nossa espera . Na quarta feira vamos enfrentar os autocarros do Petit que o homem só abre as pernas aos amigos toupeiras. Nesse registo já averbou 12 empates etem a 3ª melhor defesa do campeonato em igualdade com o Porto (24 golos).No Domingo espera-nos uma dura batalha com o Braga que faz pela vida para ultrapassar os lampiões. Vamos ver se os apitadores não subvertem a verdade desportiva. Pena aqueles 4 pontos perdidos estupidamente terem tirado a tranquilidade à equipa e aos adeptos . A concretização tem estado num nível muito baixo e parece-me que talvez fosse vantajoso dar mais tempo de jogo ao Jovane que é dos mais eficientes nesse capitulo. Vamos precisar de estrelinha…
Mourinho cagão out, vai acabar em setúbal na pesca do choco.
A superliga europeia é puro racismo e falta de ética desportiva.
Semana decisiva com jogo na 4ª feira para ganhar e de preferência por muitos e sem sofrimento, para variar de vez em quando.
19 Abril, 2021 at 6:56
Bom dia Tasca!!!!
Mais uma semana, líderes.
Sporting Sempre!
19 Abril, 2021 at 7:09
Ontem o porco não jogou nada. Nada mesmo.
Apesar de terem ganho fiquei com a sensação que esta merda tem mesmo de ser nossa. Entre Guimarães, Moreirense, Famalicão e Benfica perdem de certeza mais de 3 pontos (Acho que vão perder 5 porque empatam um e perdem com o Benfica).
Só temos de fazer o que nos compete.
19 Abril, 2021 at 7:25
Nao podes so’ ver o que eles podem perder (e onde) mas tambem o que nos podemos perder (e onde).
De qualquer das formas estou bastante optimista, acredito que vamos ser campeoes se derrotarmos, ja esta quarta, o Bsad.
SL
19 Abril, 2021 at 9:12
Será que começou o jogo da mala???????
19 Abril, 2021 at 7:57
Bom dia, tasca!
19 Abril, 2021 at 8:11
Em primeiro ligar o Sporting
Em segundo Bom Dia
Quarta mais um jogo importante, os rapazes do petit vão bater em tudo o que mexe e tentar que não se jogue muito tempo, temos que conseguir 3 pontos
SL
19 Abril, 2021 at 8:22
Então a grande celeuma é com a inevitável Superliga?
Há uns anos quando apareceram os primeiros zunzuns, e a participação dos dois estarolas era uma “real” possibilidade, era uma excelente ideia. Agora que se percebe que nunca nos sentaremos na mesa dos ricos, é um péssimo exemplo de ganância. A grande culpada é a UEFA, foi dando corda aos mais poderosos, aumentando o fosso entre os super-ricos e os restantes. Agora que detêm o pod€r total, vão executar aquilo a que propuseram desde o início.
19 Abril, 2021 at 8:42
O objectivo deles sempre foi saturar o futebol. Criaram a Liga das Nações para quê!? Agora que os clubes fazem o mesmo ficam arreliados… Dito isto, esta merda é para chumbar. Competição com lugares cativos, organizada por meia dúzia de clubes sem vergonha. Que lhes vão ao bolso, imponham multas aos clubes e jogadores vão ver que a SuperLiga acaba num instante
19 Abril, 2021 at 8:58
O futebol actualmente mexe com muito dinheiro. Clubes, selecções. Portanto, a actividade tem de ser 24/7.
Ou os patrocinadores e televisões andam a pagar para ver a malta a descansar?
A Liga dos Campeões na sua génese era uma prova para manter os históricos felizes; era “chato” um Barcelona investir o que investia e depois ver o Real na Taça dos Campeões enquanto penava pela Taça UEFA. Depois a prova foi sendo adaptada à vontade da clientela; mandar borda fora os Steuas e Videotons, dar cada vez mais espaços às grandes Ligas, apaziguar os tubarões que escorregavam nas suas provas internas. O resultado é uma prova de e para grandes emblemas, onde os outros andam a fazer de figurante (não deixa de ser irónico que por cá se implemente um modelo com tantas semelhanças, mas não o consigamos ver), e agora a realidade é que quem paga a festa quer é ver sessões contínuas de Messi vs CR7, ou Neymar, Guardiola e outras cenas parecidas. Foram-lhes dando fatias maiores e maiores do bolo, é natural que agora o queiram gerir eles mesmos.
19 Abril, 2021 at 9:04
Certissimo, mas para os Clubes “signatarios” participarem nesta nova Superliga ou disputarao as ligas internas enquanto “ligas menores”, com as segundas equipas ou entao irao construir super planteis, em quantidade e qualidade, secando tudo ‘a volta… sem esquecer que os jogadores teem limites fisiologicos, gerir condicoes fisicas sera’ um desafio.
SL
PS: vamos ser o que sempre quisemos ser, um simples bercario…
19 Abril, 2021 at 9:31
Bom dia nalta amiga…
Boa semana e viva o Sporting…
Se a UEFA deixar vingar esse “clube de elites”, será um verdadeiro desastre…
É o dinheiro “ que manda” …
É a “ corrupção que ordena”…
Mas esses clubes que “ recebem” dinheiro “sabe-se lá “de onde e de quê…”…
Não podem ir em frente com este projecto…
A UEFA e FIFA…têm aqui a possibilidade de demonstrar “ quem manda”…
Se o dinheiro…
Se a razão…a vergonha…o FairPlay…
SL
19 Abril, 2021 at 9:35
Não vão jogar as ligas internas….segundo percebi ficam banidos de ligas internas, provas da UEFA e FIFA (incluindo os jogadores de euros e mundiais).
Isto era a parte ainda mais fixe desta superliga….
Não dava 4 anos a esta superliga…..
19 Abril, 2021 at 9:37
Não vão? Vamos ver os col*ões.
19 Abril, 2021 at 9:39
A UEFA não fez já esse comunicado?
É absurdo se a UEFA não fizer isso…..para mim é bastante evidente que a UEFA tem MUITO mais a ganhar em fazer isso do que em deixar isto passar. Nem vejo porque é que a UEFA deixaria isto passar…
Não têm nada a ganhar…
19 Abril, 2021 at 9:47
Ninguém vê futebol só porque sim…
E 80% do clubes na 2ª metade do ano vão jogar amigáveis…ao mesmo tempo que os campeonatos locais e provas da UEFA estão ao rubro.
Dou um exemplo. O Tottenham não vai jogar jogo nenhum por nada. Não vais disputar o titulo, vai andar a lutar por ficar nos ultimos 7. Ao mesmo tempo que os adeptos do Tottenham andam nisto, estão os adeptos do West Ham ao rubro a lutar pelo titulo Inglês ou para qualificar para a Champions. Quanto tempo achas que demora para os adeptos do Tottenham invejarem os do West Ham?!
A parte mais gira é os “convidados”. É que os “convidados” correm o risco de ficar de fora das ligas nacionais e de terem de ir para distritais no ano seguinte para 1 ano jogarem amigáveis…
E os jogadores? Querem mesmo abdicar de Euros e Mundiais para jogarem praticamente amigáveis de pré-época?
Isto vai gerar zero interesse…só vai alienar adeptos….não dura 4 anos….isto parece-me basicamente certo…
19 Abril, 2021 at 9:52
Comunicados e posts valem o que valem.
Veremos os actos.
Para já o que deviam fazer, para lá de banir os amotinados, era refazer a LC. Trazer mais países, dividir melhor o dinheiro, e acabar com a fantochada dos 3ºs saltarem para LE.
19 Abril, 2021 at 9:56
E isso será muito mais fácil com a saída destes clubes.
Como digo…eu acho que a superliga caí sozinha em 4 anos mas se a UEFA fizer bem as coisas nem a isso chega…
19 Abril, 2021 at 10:02
Acredito que não voltem atrás com a palavra, mas não acredito em tudo o que esses gajos dizem, o fair play financeiro também era uma coisa séria, mas o City fez o que fez e está lá nas meias da CL sem nenhuma sanção. Nos últimos anos meteram a equidade no cu, e impuseram medidas que só agravam as disparidades entre os regulares da CL e os que vão lá menos vezes. Se os direitos televisivos da EPL já agravam as diferenças, terem direito a maiores prémios de entrada só piora as coisas.
Outra coisa que me espanta é os jogadores não terem um sindicato que os represente na hora das tomadas de decisões como existe, por exemplo, na NBA.
Facto, ou fato, é que os anos vão passando, e o futebol vai piorando, tornando-se cada vez mais plastificado. Isto na minha opinião é a continuação do projeto iniciado pela própria UEFA e FIFA, o problema é que ficaram de fora, se não muito provavelmente deixavam isto andar sem fazer barulho.
19 Abril, 2021 at 10:18
Ora como é tudo competições “privadas”….. tanta as da Uefa e Fifa, como esta pseudo superliga…. a solução é simples
Quem jogar a superliga é banido das competições nacionais, da uefa e da fifa.
E os jogadores das equipas da superliga não são elegiveis para as seleções.
Simples!!
19 Abril, 2021 at 14:44
Eu acho que isso seria o que se devia fazer mas tenho sérias dúvidas do que a Batalha Legal que se seguirá vai dar. É que eles não estão a quebrar nenhuma regra estabelecida ao disputar uma competição “não oficial” para além das oficiais que disputam. A solução para isto serão os adeptos a dar, eu enquanto adepto teria zero interesse em ver o SCP a jogar na Super Liga por exemplo, zero emoção numa liga onde nunca ganharia e nunca descia de divisão nem há qualquer objectivo intermédio. Qual é o interesse de um adepto do Arsenal do Totenham ou do Atlético de Madrid em seguir essa competição?
Mas a verdade é que no outro lado do atlantico essa formula funciona em todas as modalidades.
19 Abril, 2021 at 14:53
Mas os clubes não têm de renovar a inscrição nas Federações todos os anos?
As Federações não podem recusar a inscrição?
Tenho duvidas. Se me disserem que isto pode demorar 1 ano a conseguir por já estar tratado para o próximo ano…ainda percebo que pode ser complicado. Mais do que isso não vejo grande dificuldade em a UEFA não aceitar inscrições. É um organismo autónomo, aceita ou não as inscrições…
Não percebo muito disso mas eu penso que seria assim.
Não é verdade. Do outro lado do Atlântico não há nenhuma competição em formato liga que seja fixa e que tenha sucesso…todos jogam Playoffs. E é os Playoffs que as alimenta, não é a fase regular…isto seria uma fase regular gigante…
19 Abril, 2021 at 12:37
Falta ainda o ok dos jogadores….
Sabendo que fica banido da seleçao pode nao querer participar…
19 Abril, 2021 at 12:53
Não vão, porque a UEFA já disse que estes 12 clubes, pelo menos, não vão poder disputar provas organizadas pelas federações nem ceder jogadores às seleções.
19 Abril, 2021 at 13:26
Resta ver as posições das federações. Dinheiro por dinheiro, anda tudo atrás dele… A UEFA e a FIFA fazem dinheiro à custa dos clubes e as federações também. A perspectiva de dar um aperto a quem tem vindo a recolher o guito e só o distribuir segundo os seus interesses tem, para mim, a sua graça… Gosto de ver estas entidades a ser apertadas
19 Abril, 2021 at 9:28
O mais giro é que isto bem feito era os clubes que querem o futebol de volta criarem uma liga e deixarem estes que só olham para o dinheiro do mercado asiático e norte americano na UEFA e na FIFA…
Por mim acho muito bem a superliga. Depois disto só falta uma limpeza a fundo na UEFA e na FIFA para tirar de lá os corruptos e depois criar mecanismos de máxima transparência no futebol para isto ir ao sitio….
Que venham a Atalanta campeões de Itália e o Leeds campeão de Inglaterra novamente ou o Leichester, o Sevilha campeão de Espanha…de qualquer das maneiras aquela liga está cheia de clubes que não gosto. Só gostava do Tottenham mas desde que foi para lá o Mourinho, nem isso. Só o gozo que me vai dar ver metade destes clubes andarem a lutar para não ficar em ultimo….
Essa é outra coisa gira que estes estúpidos ignoram e que se vai perceber num tirinho. Esta liga vai perder o interesse todo na 2ª metade. Haverá 2 ou 3 a lutar por ganhar a liga e o resto são amigáveis. Ao mesmo tempo que nas ligas domésticas e nas provas da UEFA se luta por manutenções, idas à UEFA, titulos de campeão, da liga europa e da champions…esta liga é uma aberração feita por gajos que não gostam de futebol e não percebem o futebol. Se for para a frente…estes clubes vão cair e daqui a 4 ou 5 anos anda tudo a pedir para voltar à UEFA. Desde que as provas nacionais e UEFA tenham 2 dedos de testa e percebam que conseguem ganhar isto agarrando os adeptos…
Uma das coisas que acho interessantes é o Euro. Os jogadores que tiverem vinculo com estes clubes por mim ficavam já fora do Euro…Eu era o primeiro a ter mais interesse no Euro.
19 Abril, 2021 at 9:46
Mais giro ainda é o Arsenal e o Tottenham consideram-se elite
19 Abril, 2021 at 9:48
O mais estupido é que qualquer adeptos com meio dedo de testa desses clubes percebe que vão para lá jogar para ser o melhor dos ultimos 5 e que se ficassem de fora podiam finalmente disputar a sério a PL fazendo um trabalho minimamente decente…
19 Abril, 2021 at 9:49
Não são €lit€?
19 Abril, 2021 at 9:57
$€m dúvida
19 Abril, 2021 at 11:36
Tiago, o ponto é mesmo esse.
Suponho que não há descidas de divisão para os fundadores. Também não há lugares de acesso a competições europeias. Logo, dos 20 clubes, 16 ou 17 vão andar jornadas a fio a jogar a feijões porque na realidade não estão a competir por qualquer objectivo desportivo.
19 Abril, 2021 at 11:42
Exatamente…..
Eles não percebem nada de futebol e não percebem que o que gera interesse não é os clubes jogarem entre eles só porque sim. Se não as pré-épocas tinham publico como crl. O que gera mais interesse é o que os clubes podem atingir. Liga Europa, Liga dos Campeões e descidas. Significa que está sempre algo em disputa.
Mesmo que não me recusasse por principio a ver, 90% dos jogos não teriam nenhum interesse para mim e para a grande maioria. Incluindo para os jogadores que disputam o jogo….
Como digo, eu acho que esta superliga morrerá sozinha rapidamente…e estando cheia de clubes que eu detesto….seria lindo. Há mesmo um lado em mim que gostava mesmo que isto fosse para a frente e que a UEFA cortasse os laços todos com estes clubes e os deixasse morrer…..
19 Abril, 2021 at 14:49
Pelo que percebi não é uma liga tradicional, não são assim tão burros. Está dividida em duas séries de 10 e os primeiros vão jogar playoffs a eliminar.
Os desgraçados que ficam para trás ficam sem competição ao fim de 20 jornadas. Sem ficarem nas ligas nacionais isto não tem pés para andar.
19 Abril, 2021 at 15:11
Nesse caso em vez de 80% dos jogos perderem todo o interesse, perdem só 70%. Porque os de cima passam o grupo de certeza, os abaixo não passam de certeza…a fase de grupos tem mesmo interesse nas ultimas 2 ou 3 jornadas (se tanto). E depois os Playoffs são como a champions…não muda para o que há.
E há entre 10 e 15 clubes a acabarem a época em Fevereiro….o que vai ser também ótimo…
Como se passa em todos os campeonatos nesse formato, começam a interessar quando chegam aos quartos de final…até lá não tem interesse nenhum. Então se conseguem alienar os adeptos de base porque são contra a prova….
19 Abril, 2021 at 16:18
Amaral,
Ok, um bocadinho diferente, mas não tanto assim. Como tu próprio dizes noutro comentário, é um modelo que funciona nos EUA, onde as pessoas não se importam de ver 50 jogos da fase regular sabendo que só conta mesmo é nos play-offs. Voltando à super liga, qual é o interesse das primeiras 18 jornadas, que são quase cinco meses de futebol? Se o play-off for fácil de atingir, interesse zero para a fase regular; se for difícil de atingir, interesse zero para a fase regular. No limite, vais ter o Tottenham por exemplo a competir cinco meses como último da série sem risco de descer de divisão. Absurdo.
19 Abril, 2021 at 10:12
Quem são os “12 magníficos”?
Z
19 Abril, 2021 at 9:27
Isto da super liga europeia é tudo muito bonito, mas o que interessa é campeonato nacional, tirando a vertente financeira, o que interessa a um destes clubes ficar nos primeiros lugares desta liga se depois ficam em quinto ou sexto nas ligas domésticas, são muitos jogos e os jogadores não são de ferro.
Eu adoro futebol mas ver jogos só do Sporting e da Seleção, não saio de casa para ver uma final da Champions, só vejo se estiver a dar e não tiver mais nada para fazer, logo esta liga para mim é indiferente.
Ps: admito que vejo os jogos das nádegas quando nos interessa o resultado.
19 Abril, 2021 at 12:55
Vamos ser sinceros, os jogadores tugas são flores de estufa, mas lá fora não é assim.
A liga suíça joga praticamente todo o ano duas vezes por semana, tirando a pausa de inverno onde não jogam. Muitas outras ligas têm igualmente uma carga grande de jogos, só em Portugal é que os jogadores não “aguentam”.
É um grande esforço porque decidiram que os jogos são de 45 x 2, mas podem aumentar as substituições, colocar 3 partes de 30 minutos, ou fazer jogos mais curtos…. fdx, o futebol parece que parou no tempo.
Durante o mundial do qatar vão mudar as regras para beberem água e repouso, mas de resto já não se pode?!
Muitos outros desportos jogam montes de vezes, por vezes em dias consecutivos.
Apenas no futebol os atletas não aguentam?
Hóquei em patins, hóquei no gelo, andebol, futsal….
A superliga é uma boa ideia. Mas é algo em paralelo ao que já existe, pelo que não vejo qual o problema de tanta gente. Só pode ser inveja.
19 Abril, 2021 at 14:58
No meu caso não gosto do modelo porque não me dá qualquer interesse em seguir uma prova cuja composição não depende do mérito desportivo da época anterior.
Prefiro ver o Leicester com o Aston Vila na Champions (se ficarem em 3º e 4º como estão) do que os estarolas do Chelsea Liverpool Totenham e Arsenal na Super Liga. A piada da competição é que dá o “sal” ao adepto e esta possibilidade de outras equipas aparecerem.
19 Abril, 2021 at 20:20
Sim, mas os adeptos destes clubes não são os adeptos de Portugal.
O Real Madrid, o Ronaldo, o ManU, o Messi, existem fanáticos em todo o mundo.
Isto não é o carnide que inventa adeptos em todo o lado mas nunca ninguém os vê.
Esses adeptos espalhados pelo mundo têm interesse em ver jogos grandes, com emoção, que valem muito dinheiro, em vez que jogos da Juventus a tentar não ficar em terceiro lugar a jogar contra o ultimo classificado da liga italiana. É duro mas a cobiça de tentar enfiar clubes e mais clubes nas principais ligas fez com que muitos jogos deixassem de ter emoção.
Quem quer ver o Legia Varsóvia a jogar contra o Real Madrid?
Ou a liga dos campeões é realmente para campeões ou muda-se o nome.
O hino da liga diz que eles são os campeões, os melhores do mundo mas depois temos os mija na escada todos (sem falar das pré eliminatórias que mais parece a antiga intertoto) e temos clubes a cair para a Liga Europa…. é uma misturada esta Uefa.
19 Abril, 2021 at 9:30
Bom dia tasca!
19 Abril, 2021 at 9:37
Possibilidade bem real de ganharmos no futebol masculino, feminino e futsal, e esta hein?
19 Abril, 2021 at 9:40
Gostava de saber quem são os sponsors desta competição que dão ~ 350M€ a cada clube para participar nesta merda de competição, sabendo à partida que esta está condenada ao fiasco.
Se os donos dos clubes super endividados apenas olham para os cheques, esquecendo e passando por cima dos seus sócios e adeptos, não consigo perceber quais as marcas que aceitam patrocinar esta merda, não percebendo o rombo que vai ser para a sua imagem.
Qualquer coisa que meta futebol não tem obrigatoriamente de ser um sucesso.
Acredito que os adeptos vão dar a resposta certa aos donos destes clubes e aos patrocinadores desta merda mal parida…
19 Abril, 2021 at 10:10
Não sei se será um fracasso!
350M€ para cada clube, sendo que à partida serão 16 clubes, pelo menos, são 5.600M€ por época só pela presença – depois há tudo o resto. Parece-me muito dinheiro mas eles lá saberão como o vão buscar, e depois de o distribuírem ainda vão ter lucro.
Não acredito que os adeptos sejam contra a Superliga se os clubes continuarem a competir nos campeonatos. Se forem expulsos dos campeonatos, acho que a coisa já pia diferente.
Agora, no geral, isto é uma ideia merdosa, mas absolutamente normal nesta sociedade vendida ao dinheiro e sem valores morais.
19 Abril, 2021 at 10:16
Eu acho que vai acontecer o que aconteceu aos direitos televisivos em França…
Isto vai gerar MUITO menos interesse do que eles estão a achar…..e não vai haver capacidade de pagar…
19 Abril, 2021 at 10:24
Eu não vou ver um único jogo e vou com certeza ter em conta quem são os sponsors para que, desde que esteja ao meu alcance, não contribua com um único euro para esta competição.
19 Abril, 2021 at 11:14
+1.
E como digo, acho que isto vai gerar muito menos interesse do que eles acham mesmo fora da europa e mesmo fora do publico como nós que se recusa por principio…
Mais de metade dos jogos vão ser amigáveis….e isso não gera interesse, ainda por cima com payoffs de champions ao mesmo tempo e com os campeonatos locais e PL e tudo a decidirem tudo…
Entre ver um Sevilha vs Leicester ou um Atalanta vs Everton para os quartos da champions ou ver um Milan vs Tottenham que estão em 18 e 19 da superliga….acham mesmo que este ultimo terá mais publico? Ainda por cima estes clubes terão mais dinheiro porque os “sorvedouros” de dinheiro vão sair das competições. E se a UEFA fizer as coisas minimamente bem, haverá muitos jogadores a quererem jogar EURO e Mundial e por isso a quererem sair desta Superliga…
Sim, os jogos dos 2 ou 3 primeiros serão muito vistos. Mas o resto….não lutam por qualificar para champions, não lutar para qualificar para a Liga Europa, não jogam para não descer….nem sequer os jogadores terão interesse nesses jogos….
19 Abril, 2021 at 12:50
+1
19 Abril, 2021 at 9:53
Tem de haver “apostas e lavagem” por detras…
19 Abril, 2021 at 9:56
PETISCOS NA TASCA – 184
Bom dia, Tasqueiros do Sporting Clube de Portugal.
Tasqueiro, quero meio casqueiro, um pires de presunto e um jarrinho de verde à pressão, se faz favor.
Varandas, andam a fazer a caminha ao teu grande amigo da Reboleira. Vá lá, em nome da vossa amizade podias convidá-lo para uma tarde de chá quentinho no vosso hotel preferido, não podias, seu maroto?
Vamos lá ver o que diz a Ardósia.
“Arroz de Lulas à Chef Roy P. Noll”
Chef Roy P. Noll, nada melhor para começarmos a semana do que um pitéu leve mas saboroso! Descascamos e picamos 2 chalotas e 1 dente de alho; Limpamos 1 pimento verde e 1 rabolho e cortamo-los aos quadrados pequenos; Descascamos 2 tomates maduros, fazemos um puré e reservamos todos os ingredientes; Depois de lavarmos muito bem 300g de lulas (600g para o Gib), cortamos as ditas aos quadrados também pequenos e reservamos. Pausa para um Moscatel. Numa Wok colocamos 5 colheres de sopa de azeite virgem extra, acrescentamos a cebola e o alho e temperamos com sal; Juntamos os pimentos e cozinhamos durante 10 minutos mexendo de vez em quando; Adicionamos 1 colher de chá de paprica, o puré de tomate e deixamos cozinhar até que a água se evapore; Acrescentamos as lulas e volta ao lume durante breves minutos; Colocamos 180g de Arroz (360g para o Gib) Carolino ou para Risotto e misturamos tudo muito bem; Quando os grãos começarem a ficar translúcidos, adicionamos 700ml de caldo de peixe, juntamos 1/2 colher de chá de corante alimentar amarelo em pó e retificamos o tempero. Enquanto esperamos que o arroz fique cozido, saboreamos mais 1 Moscatel.
Parabéns, Chef Roy P. Noll, o teu Petisco tem um aspeto maravilhoso!
Gib, manda vir algo levezinho, não te esqueças que a semana começa agora!
Ana, apetecia-me uma sobremesa com caldinho, pode ser? Olha que o Gib quer que o Petisco 200 seja bombástico, ele lá saberá porquê, mas, por favor, tem cuidado e não rebentes com a cozinha!
Hoje é 2ªfeira, portanto, começamos com 2 Medronhos!
Leão Portimonense, vais fazer obras de ampliação do alambique?
Resistentes, o Chef Roy P. Noll vai tocar o sino às 13h, preparem-se para irmos para a mesa.
Bom proveito!
19 Abril, 2021 at 10:26
🙂
19 Abril, 2021 at 11:37
“Herdade do Rocim” Branco é um vinho genuíno, produzido a partir da paixão de gerações que tiveram sempre pela terra o maior respeito e ternura. É produzido a partir das castas Antão Vaz, Arinto e Viosinho.
Caixas de 9… levo 3 caixas que estou com fezada no 9 🙂
19 Abril, 2021 at 9:57
Quanto à superliga europeia.
Cá por mim… eu só vejo jogos do SCP.
Por isso daqui levam penuts…
Se a uefa não for na cantiga… não tem hipóteses.
Eu até acho que a liga dos campeões só devia ser para campeões, sejam eles do Chipre ou da alemanha.
19 Abril, 2021 at 10:04
Também acho que o conceito antigo das competições europeias – Taça dos Campeões, Taça das Taças e Taça UEFA – era muito melhor que o conceito actual.
Até podiam usar o formato actual, de grupos, em vez de ser tudo eliminatórias, mas na Taça do Campeões só deviam entrar os campeões, e na Taça das Taças, os vencedores, ou finalistas, da Taça. Podia até criar uma prova europeia para o vencedor da Taça da Liga. E depois 2 ou 3 equipas, ou até 4, iam para a Taça UEFA.
19 Abril, 2021 at 14:45
Também concordo… Não me faz qualquer sentido equipas que ficam todos os anos em 4° ou 5° terem lugar na liga dos campeões quando não são nem nunca foram campeões do que quer que seja.
A liga dos campeões devia ser com todos os campeões dos seus campeonatos. Simples.
19 Abril, 2021 at 9:59
Há muito tempo que andam a tentar matar o futebol. Ontem foi só mais um dia…
Décadas de legislação a defender os poderosos e mesmo assim não estão satisfeitos. Têm de tentar esmagar o resto dos clubes, a essência do futebol.
Como disse ontem, isto devia ter mão pesada da UEFA, da FIFA, da UE e até das Federações nacionais. E deviam até aproveitar para legislar para uma maior justiça na distribuição do dinheiro e equilíbrio competitivo.
Coragem para expulsar os clubes das provas das respectivas Federações, nem que fosse por um período de tempo, obrigando-os depois a começar por baixo.
Legislar para que os jogadores desses clubes fiquem fora das selecções.
Aumentar significativamente o valor a distribuir pelos clubes formadores nas transferências.
Diminuir significativamente o valor das comissões, que passariam a estar indexadas aos ordenados dos jogadores e não ao valor das transferências, e pagos pelos jogadores.
Há tanta aberração hoje em dia, que desequilibra as equipas, dando mais benefícios a quem já tem benefícios e dificultando a ascensão dos outros clubes.
Por exemplo, porque raio os clubes ganham verbas absolutamente dispares por entrarem numa mesma competição? É mesmo só para calar os poderosos… O ranking já os beneficia nos sorteios. Isso faz sentido. Ganhar mais, por uma mesma situação não é justo e favorece quem já tem mais poder e mais dinheiro.
Enfim, espero que, finalmente, façam algo que equilibre o futebol de vez. Porque é a competitividade que atrai os espectadores. Que tenham uns “gandastomates” para fazer o que tem de ser feito!
19 Abril, 2021 at 12:56
A UEFA já se pronunciou. Quem for para aqui é automaticamente suspenso pela UEFA seja a nível nacional ou internacional.
19 Abril, 2021 at 18:04
Deviam ter tido os tomates de tomar medidas já.
Declaravam que deixavam acabar esta época e que os clubes tinham de desfazer a Superliga até 30 de Junho de 2021 ou seriam suspensos de toda a actividade no ambito das respectivas Federações, da UEFA e da FIFA, jogadores incluídos, nesse dia, estando fora da época 2021/22.
Mais, acrescentavam que aceitariam a rescisão de qualquer jogador que quisesse sair desses clubes por isso os impedir de continuarem as suas carreiras nos pressupostos em que os contratos – jogar provas nacionais, provas europeias e nas selecções – tinham sido assinados.
Isso é que era uma posição como deve ser.
Sempre queria ver quem ficava na Superliga!
19 Abril, 2021 at 10:11
Bom dia, pessoal. Ontem deu para ver que o Porto vai perder pontos, além dos possíveis contra os lampiões. Ganhar à rasca contra o Nacional é sintomático. O Nacional é de longe a pior equipa da liga, então a nível defensivo é um horror. Eu olho para o Nacional e vejo provavelmente a única equipa que não tem nível nem classe para estar na 1 Liga. Comparar o Nacional com o Farense é bugalhos contra alhos. O Farense alem de ter um GR com nível de grande, tem um dos melhores médios criativos da Liga e acima de tudo tem dinâmicas que lhe permitem lutar pelos 3 pontos até ao fim, como se viu contra nós, aliás. Estimo que o porto quando os receber à 32 jornada vai se ver à rasca para ganhar.
E depois há uma coisa que me tira do sério e me diz muito do que ainda pode acontecer extra campo até ao fim: o Nacional precisava desesperadamente de pontos, falha um penalti clamorosamente, oferece um golo de bandeja… e o que é que o seu treinador faz no fim? Pede a camisola ao…guarda redes do porto. Belo. Enfim, é por isto que a nossa Liga é a merda que é.
19 Abril, 2021 at 11:37
“Fair play”, Converge, o “fair play”.
19 Abril, 2021 at 12:59
Eu acho que o porco vai perder pontos, mas não adivinho quando o nacional vai falhar penaltis e dar golos…. assim fica difícil.
Uma coisa podemos fazer, ganhar todos os jogos e cagar nos jogos dos outros.
Mas a primeira época do fdp tb parecia ir correr bem e depois acabou em roubo. Nem digo que o Sporting não tenha merecido perder pontos, mas o carnide nem sequer empatava sem os árbitros, quanto mais ganhar tudo. E por curiosidade, acabaram a época com um único empate, nunca na história mundial tão aconteceu, 4 derrotas (3 contra os rivais) e 1 único empate.
19 Abril, 2021 at 10:20
Eu não sei o que valerá uma superliga. Mas sei que uma coisa é aguardar ansiosamente 2 ou 3 meses por um embate épico ronaldo/messi, outra é ter disso todas as semanas. Sei também que para mim há o Sporting e o resto é decorativo, um benfiquista, um portista, um madrilista dirá algo parecido. Onde entra a paixão nessa coisa insípida que querem criar? É deixá-los andar à vontade que a coisa cai sozinha.
19 Abril, 2021 at 10:20
Ontem estive a ver um resumo do B SAD-Marítimo e o B SAD praticamete marcou nas 2 oportunidades que teve, enquanto o Marítimo se fartou de desperdiçar oportunidades.
Aquele Cassierra é um jogador interessante no ataque mas o B SAD é muito limitado.
É daqueles jogos que não há desculpas para se falhar!
E, se querem ser campeões, menos ainda!
Já se sabe que vão aparecer com um autocarro e jogar em contra ataque, por isso é trabalhar para contrariar isso.
19 Abril, 2021 at 10:24
No meio disto apenas tenho pena do Benfica não ter sido convidado a participar. Seria ainda mais divertido
19 Abril, 2021 at 10:38
Sobre a Super Liga gostava de deixar a minha modesta opinião para esses senhores desses clubes/empresas que pensam que o dinheiro é tudo.
Durante anos, desde a sua fundação, fui assinante da SportTV, para quando chegava de Alvalade rever o jogo e rever os roubos que tínhamos sofrido
Com a proliferação e distribuição de jogos e modalidades pelas várias plataformas pagas (Eleven Sport, SportTV e até a BTV), e com uma comissão de serviço em Santa Maria, nos Açores, deixei de assinar qualquer plataforma paga, sendo que neste momento apenas vejo os jogos do nosso Sporting, naturalmente através de sites de “amigos”.
Se aqui há uns anos gostava de ver os jogos da equipa onde estava o Cristiano Ronaldo, neste momento nem isso.
Quero com isto dizer que os clubes da Super Liga bem podem estar descansados que de mim nem um cêntimo levam. Claro que a eles não lhes interessa o mercado português, mas sim os mercados da China e dos USA. Para isso vão lá fazer os torneios de verão.
Para mim a UEFA e a FIFA (que também são um bando de corruptos) só têm um caminho a fazer desde já, embora não acredite que o vão fazer:
1. Despromover os clubes referidos, proibindo-os desde já de competir em todos os campeonatos nacionais e provas europeias organizadas pela UEFA, e declarar desde já o PSG vencedor da Champions League deste ano (os outros três semifinalistas fazem parte do grupo de 12);
2. Reformular a Liga dos Campeões e Liga Europa. Recriar a Taça das Taças;
3. Informar que os jogadores desses clubes não poderão participar pelas seleções nacionais em provas da UEFA/FIFA (esta questão pode servir para efetuar pressão dos jogadores nos clubes, que embora sejam os clubes que lhes pagam, têm muito prestigio em ir a europeus e mundiais de nações).
Uma posição firme desse tipo, fazia com que esses colossos (Real Madrid, Barcelona) e equipas medianas com bilionários e interesses económicos pouco transparentes por trás (Manchester City, Chelsea, etc) pensassem duas vezes.
SL
19 Abril, 2021 at 10:51
Parece que o Mourinho vai para o desemprego…
https://desporto.sapo.pt/futebol/premier-league/artigos/em-inglaterra-avancam-mourinho-de-saida-do-tottenham
19 Abril, 2021 at 10:56
O Tottenham estava à espera de receber a guita da Superliga para pagar ao Mourinho…..
Clube que morreu no dia da final da champions perdida….
19 Abril, 2021 at 10:56
O gajo que ganha mais dinheiro no mundo desempregado e sentado num sofá…
Mas desta vez acabou a carreira!
19 Abril, 2021 at 11:08
A saida do Mourinho abre espaço para uma troca de cadeiras cá no burgo. Provavelmente volta ao clube do coração.
19 Abril, 2021 at 11:09
Oh Homem de pouca fé…
19 Abril, 2021 at 11:11
Se SC saír, vai para o Dragão.
Ouçam o que vos digo.
19 Abril, 2021 at 11:08
Vamos levar com ele na selecção… depois do Euro…
Z
19 Abril, 2021 at 11:15
Nem acredito bem no que vou escrever…
Mas talvez ele seja o que a seleção precise (a seguir ao Leonardo Jardim)
19 Abril, 2021 at 11:23
Não percebo porquê… O mourinho sempre foi um dos maiores instrumentos do mendes… Vão fazer pequenas maravilhas juntos…
Z
19 Abril, 2021 at 11:25
Eu acho mais que para a seleção vai o Jesus, patrocinado pelo Vieira que assim arranja uma forma de não despedir a velha.
Provavelmente o Mourinho vem para o benfas, com mais um all in dos nossos vizinhos.
19 Abril, 2021 at 11:26
Assim não vale, 2 all in seguidos?
Se os jogadores de poker descobrem a fórmula…
19 Abril, 2021 at 11:39
O Ceição vai dar o salto e vai treinar de amarelo na EPL, o JJ sempre quis ir sentir os ares do Porto e vai chegar o seu dia, ali no Cardine o filho pródigo vai voltar a casa e ao clube que nunca deixou de ajudar.
19 Abril, 2021 at 11:08
Sai mais um saco de guita
19 Abril, 2021 at 11:06
Ora bem, vamos lá analisar alguns destes “12 magníficos”
– Um deles foi afastado pelo porco da champions e está atrás da atalanta na liga do seu país
– Quatro deles são o quinto, sexto, sétimo e nono classificados da premier league
– Um foi afastado da champions porque perdeu contra o Basaksehir
– Outro ficou em último no grupo da champions num grupo com Gladbach e Shakhtar
– Outro borrou-se todo para eliminar o Rio Ave na qualificação para a Liga Europa
Vou vos deixar adivinhar quem são os clubes aqui mencionados
19 Abril, 2021 at 11:15
Boas pistas! Obrigado! 😉
Z
19 Abril, 2021 at 12:26
Mas no que toca ao marketing… o AC milan ainda continua a colher frutos do que foi, tal como o arsenal.
O tottenham é um compêndio do que negócios se tratam. Desde o novo white hart lane construído em conjunto com os eagles da NFL creio. Tresanda a “freedom” por todos os lados esse clube. Nada de surpreendente com o Daniel Levy a presidente. Desde fundos de investimento de média e marketing para o futebol, passando pelo negócio de retalho com a Blue Inc. O homem é um autêntico business man
19 Abril, 2021 at 11:08
Porque é que são todos contra essa nova liga, sendo que a NBA é um sucesso e a MLS não o sendo na sua totalidade, vai tentando melhorar?
Além do argumento da “competição por convite” (que não é pequeno), há mais razões?
19 Abril, 2021 at 11:24
Fosse o futebol 1/3 do que é a NBA a nível desportivo e de negócio. Se o fosse isto nem era assunto porque não existia.
19 Abril, 2021 at 11:53
São 2 conceitos de desporto e de competição completamente diferentes.
Fazer na Europa o que se fez, de origem, nos EU, mata milhares de clubes e centenas de competições.
Não perceber isso é uma tristeza.
Lá toda a base do desporto assenta na escola, quer nos liceus, quer nas universidades. Em todas as modalidades.
Cá assenta em centenas de clubes que fazem o papel no desporto que não existe na educação. Milhares de clubes de bairro ou de pequenas localidades fazem esse papel, passando atletas para clubes maiores que por sua vez os passam para outros clubes maiores até chegarem às principais competições. Esta cadeia alimenta toda a gente, quer desportivamente, quer economicamente.
Fazer algo que vai acabar com isto é criminoso.
19 Abril, 2021 at 12:46
Muito Bem Respondido…e o estatuto de Associação Desportiva de Utilidade Pública, desaparece…
Os Estados Unidos da América são um pais diferente, que tem uma visão diferente do desporto, lá tudo é um espetáculo por isso as equipas são franchise hoje são duma cidade amanhã de outra. Os atletas profissionais, até há bem pouco tempo não podiam ir aos Olímpicos.
Megalomanias
SL
19 Abril, 2021 at 12:03
A NBA nasceu como negócio, o futebol nasceu como desporto.
No dia em que são parecidas (sendo o futebol ainda menos desporto do que a NBA porque o convite, a não descida, não haver meritocracia, etc ainda torna o futebol menos desporto do que a NBA), então está tudo dito….
19 Abril, 2021 at 13:01
Verdade, mas o futebol tem muito, mas mesmo muito para aprender com a NBA. Tecto salarial e um organismo como a NBPA fariam avançar o futebol numa direção mais justa e competitiva.
19 Abril, 2021 at 14:01
Sim, com certeza que terá. Uma coisa não invalida a outra…
Mas o modelo de competição não é uma delas.
Entre os 2…qual é o mais visto? Champions League ou NBA? Qual gera maiores paixões no mundo?
19 Abril, 2021 at 14:43
Verdade, mas a NBA também é o desporto de um pais. Eu acompanho a NBA e se der vejo um ou dois jogos por semana. Do ponto de vista competitivo, não há comparação entre os dois. Do ponto de vista da tomada de decisão igual. A NBA para iniciar a época mais cedo que o previsto teve de pedir o apoio à NBPA. Quando criaram a Liga das Nações alguém falou com os jogadores? Quando anunciaram que iam mudar o formato da CL alguém perguntou o que eles achavam? Só nesse principio de dar mais poder aos intervenientes a NBA está a anos luz do futebol.
19 Abril, 2021 at 18:50
Olha que para mim não é tão evidente do”qual é mais visto”. Precisaria de conhecer muito bem a Índia e China para ter opinião.
USA = NBA
Brasil = equilibrado talvez com vantagem para CL
Europa = CL
E está aí grande parte da população mundial juntado as 2 que não conheço.
19 Abril, 2021 at 11:15
kkkkkk
19 Abril, 2021 at 11:22
Nada preocupado com Superligas e mourinhos…mas sim com jogo de quarta feira e com o pouco que andamos a jogar. Faltam 7 jogos, vamos lá malta.
19 Abril, 2021 at 11:48
Ora, “o foco é o Belenenses sad”
19 Abril, 2021 at 13:46
+1 aqui
19 Abril, 2021 at 11:22
Cenas realmente importantes
“Se bem que, depois de Faro, tenhamos a noção de que vai ser mais difícil”.
19 Abril, 2021 at 11:32
Há coisas que não me deixam de impressionar nisto da superliga.
1º A força com que em Inglaterra isto foi recebido e a forma como estão a destruir a super liga.
2º Alemanha parece feita de outro material. Já achava isso antes….cada vez mais certo disso….Curiosamente acho que 99% dos alemães estão doidos para que o Leipzig entre…
3º O PSG não entrar deixa-me verdadeiramente de queixos caído….
19 Abril, 2021 at 11:38
E a direção do Borussia de Dortmund já disse que não vai entrar nesta palhaçada. Vai contra a regra dos 50+1 – os adeptos que são sócios aqui na Alemanha TÊM mesmo palavra a dizer, nas AGs dos clubes (alô Tio Gégé?). E os adeptos normais (trabalho com um) dizem que nem pensar.
19 Abril, 2021 at 11:45
O exemplo do Bayern a mim está a deixar-me curioso…
Acho que a direcção do Bayern quer entrar nisto do fundo do coração.
Acho que os adeptos nunca vão deixar que isso aconteça. E é por isto que não é ainda claro de que lado está o Bayern.
Sendo que era um clube que eu adorava que entrasse nesta superliga e fosse de caralho. O campeonato Alemão agradecia…
19 Abril, 2021 at 13:51
o Bayern só entra se houver regulação
19 Abril, 2021 at 11:42
Quem diria que a malta ultra rica do médio oriente não pensa da mesma maneira, isso sim foi surpresa (mesmo continuando a achar que fazem parte do problema).
19 Abril, 2021 at 11:57
Só exiatem, por enquanto, dois clubes patrocinados pelo medio oriente, o MC e o PSG que, por acaso, até são de paises que têm uma relação difícil entre si…
19 Abril, 2021 at 15:04
O Qatar e o emirado de abu dhabi não se dão bem?
Por acaso não sabia
19 Abril, 2021 at 16:26
Mete muita confusao mesmo… “terminou” há pouco tempo um embargo quase total.ao Quatar que acabou por meter a Turquia, o Irão, dois blocos religiosos islamitas e muito mais pelo meio… uma brincadeira de centenas e centenas de bilioes de dolares
19 Abril, 2021 at 11:46
O P$G não fazer parte é mesmo um caso de estudo. É que este “proj€to” tem a cara do P$G sem tirar nem pôr. Talvez não sejam todos iguais, mas não meto as mãos no fogo por eles. Volta e meia vão atrás.
19 Abril, 2021 at 11:54
Ao contrário da esmagadora maioria, o meu problema com o PSG não é terem muito dinheiro para desafiar os habituais riquinhos do futebol, é esse dinheiro vir de um regime que não respeita direitos humanos e eu não gosto de ver um clube de futebol transformado numa propaganda a um regime desse tipo.
Não tenho nenhum problema em aparecer um gajo cheio de dinheiro que compre um clube e crie um super-clube. Isso faz parte do futebol. Foi assim sempre e sempre será. Isso faz parte do futebol. Uns têm mais dinheiro que outros, os outros têm de trabalhar mais e melhor.
Sou totalmente a favor de criar tetos salariais, controlo transferências, transparência, etc. Mas para todos. Não é fazer isso para o PSG e depois ver o Real a pagar o que pagava o PSG e ainda a incentivar jogadores dos outros clubes a fazer birra para sair e forçar saídas e o crl…
O meu problema com a super-liga é que isto é um clube exclusivo que não tem nada a ver com o que é o futebol, que é a competitividade e o underdog que faz uma linda história. É por isso e por detestar os clubes todos que lá estão que eu não veria nem 1 jogo desta super-liga…
19 Abril, 2021 at 11:58
Olha o Atletico Madrid e o Azerbaijão… e há outros.
19 Abril, 2021 at 15:11
A ironia disto tudo é que com a Super Liga o PSG nem existia. Pegar em Dinheiro e transformar um clube médio em elite na Europa não é possível nesse modelo pois os participantes estão definidos à partida e com lugar cativo. Acho que o dono do PSG sempre achou que o gozo era esse pegar num clube e levá-lo a desafiar os outros.
19 Abril, 2021 at 11:57
O PSG não entra porque o dono é um dos detentores dos direitos da CL no Médio Oriente e, acho, Ásia.
Entrar era contra o seu interesse pessoal.
19 Abril, 2021 at 12:01
Isso explica bem a coisa…não fazia ideia…
19 Abril, 2021 at 12:11
Bein sports
19 Abril, 2021 at 12:18
Ah… então agora as peças encaixam. Mas se eles mantiverem esse privilégio em relação à nova competição, não há porque não participarem
19 Abril, 2021 at 14:34
O dono do PSG faz parte duma comissão qualquer da UEFA ou algo parecido, penso que será por aí.
19 Abril, 2021 at 11:39
Isto da super liga passa logo a ser interessante para o tugão se os irmãos metralha fizerem parte. Logo em Portugal que por “prestígio” e meia dúzia de tostões vendem o cão, o gato, a mãe e o cu.
19 Abril, 2021 at 20:25
Corre o rumor que o porco é um dos que vai entrar… mas já se sabe que se o carnide não entra não presta, se entrar é algo de muito prestigio.
No entanto os outros clubes estão a perguntar “quem é o carnide?”
19 Abril, 2021 at 11:47
Sobre a super liga
Até ver, é um formato sem objectivos desportivos.
A não ser que alguém acredite que o Milan, o Arsenal, o Tottenham, o Atlético Madrid, entre outros, que não conseguem conquistar as ligas internas, vão conseguir vencer a super liga dos tubarões.
Portanto, estamos a falar de uma super liga em que Liverpool, City, Real e Barcelona vão disputar o título.
Os outros vão fazer 20 ou 30 jogos a feijões.
Para mim, desporto de elite é desporto de competição e tenho mais o que fazer na vida do que ver amigáveis, jogue o Ronaldo, o Messi ou o Sporting.
Por fim, a rivalidade.
O futebol tornou-se popular por ser a mais entusiasmante expressão de rivalidades locais e regionais.
Cada novo jogo está suportado no histórico que une as duas equipas.
Por muito que me esforce, não consigo vislumbrar o interesse de assistir a um Tottenham x Atlético Madrid a feijões, que não é, certamente, o mesmo que assistir a uma meia-final da Champions entre o Tottenham e o Atlético Madrid.
Dito isto, não duvido que a super liga será um sucesso, nem que para isso tenham de ir jogar na China.
19 Abril, 2021 at 13:53
É mais ou menos isto.
19 Abril, 2021 at 14:02
“…será um sucesso, nem que para isso tenham de ir jogar na China.”
Só mesmo assim será um sucesso tornando estas equipas em versões futebolísticas dos Harlem Globetrotters…
19 Abril, 2021 at 20:32
Estás a assumir que clube x ou y é que vai disputar o titulo, como se não superliga os jogos não fossem de 90 minutos com 11 x 11.
Isto não é a pouca-vergonha da uefa que até ao farselona dá titulos.
E a Uefa tem mais a perder em retirar os clubes dos campeonatos do que os clubes em si. Os clubes representam milhões, nunca se iriam arriscar a perder isso.
Vamos imaginar que amanhã a Uefa decide que os clubes não podem treinar às segundas-feiras porque não dá jeito e quem jogar ao Sábado será expulso das competições internacionais.
Sendo a Superliga uma liga opcional, ao estilo da pré-epoca, a Uefa não tem poder para proibir, a não ser que queira perder milhões em tribunal e arriscar-se a perder os direitos da Champions, porque esses clubes não vão pedir pouco de indemnização e para a uefa pagar só mesmo largando a Champions.
A uefa é um antro de corrupção e eles andam apenas a tentar ganhar tempo.
Na fifa nem vou falar, pois falar-se em fifa sem falar em corrupção é quase impossível.
19 Abril, 2021 at 12:09
Temos uma semana decisiva à nossa espera . Na quarta feira vamos enfrentar os autocarros do Petit que o homem só abre as pernas aos amigos toupeiras. Nesse registo já averbou 12 empates etem a 3ª melhor defesa do campeonato em igualdade com o Porto (24 golos).No Domingo espera-nos uma dura batalha com o Braga que faz pela vida para ultrapassar os lampiões. Vamos ver se os apitadores não subvertem a verdade desportiva. Pena aqueles 4 pontos perdidos estupidamente terem tirado a tranquilidade à equipa e aos adeptos . A concretização tem estado num nível muito baixo e parece-me que talvez fosse vantajoso dar mais tempo de jogo ao Jovane que é dos mais eficientes nesse capitulo. Vamos precisar de estrelinha…
19 Abril, 2021 at 12:17
Concordo com o que diz do Jovane, mas se alguém entrar é o Nuno Santos
19 Abril, 2021 at 12:46
Estes 2 jogos vão ser dificílimos.
O petit a mandar dar porrada/fueirada
O carnide B com ordem para ganhar
19 Abril, 2021 at 12:41
Só para vos dizer que o mourinho já encaixou mais uns milhões sem fazer nada por isso.
Inchem…
19 Abril, 2021 at 13:11
20M.coisa pouca.
19 Abril, 2021 at 13:00
Mourinho cagão out, vai acabar em setúbal na pesca do choco.
A superliga europeia é puro racismo e falta de ética desportiva.
Semana decisiva com jogo na 4ª feira para ganhar e de preferência por muitos e sem sofrimento, para variar de vez em quando.