Não faço ideia dos episódios que marcam a tua história verde e branca, mas decidi partilhar contigo aquilo que me vai na alma, numa altura em parecemos estar com dificuldade em lidar com a liderança do campeonato e com a ténue linha que separa a felicidade da desilusão.
Por uma questão de lógica, esta minha história não contabiliza a dobradinha de 81/82, altura em que os meus cinco anos apenas exigiam um equipamento do Sporting e que ser ou não campeão me passava completamente ao lado. O que importava, realmente, era ir para a rua com uma verde e branca vestida e pouco me importava se era ou não oficial, desde que a minha avó lá tivesse cozido o símbolo com o Leão Rampante e eu ganhasse o escudo para enfrentar um bando de amigos todos eles do benfica. Posto isto, facilmente perceberás que fui coleccionando anos e anos e anos de sonhos em férias de verão que se transformavam em desilusões, algures entre dezembro e abril do ano seguinte. E nem com Taças de Portugal me safava, pois só em 94/95, tinha eu já 18 anos, tive direito a saborear uma ao vivo e a cores, frente ao Marítimo.
De lá para cá, mais cinco Taças, seis Supertaças, três Taças da Liga e dois campeonatos. Em 44 anos de vida e 39 de Sportinguismo consciente, celebrei dois campeonatos de futebol profissional masculino, com mais uma mão cheia de anos de reais ilusões até final, como no campeonato da mão do Rony ou, mais recentemente, no campeonato das malas e do momento Bryan. E aqui estou eu, a escrever-te numa altura em que a conquista de um novo campeonato está aqui tão próximo que nos sentimos como se estivéssemos a nada há meses e, com a praia à vista, a nossa mente ameaçasse trair os braços e as pernas.
Ao longo destes meses de competição, muitos foram os momentos marcantes, mas eu guardo para mim aquele a que me agarro quando vos digo que continuo a acreditar que vamos ser felizes: as lágrimas do Essugo. Desabava o puto em lágrimas de felicidade por, aos 16 anos, cumprir o sonho de jogar pela principal equipa do Sporting, quando dele se aproxima um “crescido”, o Palhinha, que ao abraça e, ao longo de meia dúzia de segundos, partilha com ele e com todos os que seguiam o jogo aquele momento tão especial. E enquanto o puto que queria ser jogador do Sporting e que vive algures numas águas furtadas do meu coração se assomava à janela fazendo-o acelerar, dei por mim a lembrar-me das lágrimas do Palhinha, em 2018. Que foram minhas, também, depois de uma Taça perdida aos pés do Aves, mas, muito pior do que isso, depois de duas semanas em que tanto mal fizeram ao Sporting que pior do que elas só aquele dia, no Jamor, em que o Leão Rui Mendes foi assassinado à vista de tudo e de todos.
Naquele momento, foi como se as lágrimas de dor, revolta e impotência do Palhinha, se transformassem em lágrimas de felicidade e de esperança, no rosto miúdo Essugo. Foi como se a minha história do Sporting fosse contada em modo curta: Sangue, Suor e Lágrimas, eis o meu Sporting. E, não, com isto não estou a deixar de lado a glória, apenas a dar-lhe todo um argumento. Daquele maldito 3-6 que me deixou imóvel e encharcado, preso a uma escada de pedra gelada do velhinho Alvalade, ao penalti que o Luiz do apelido esquisito marcou, no Jamor, permitindo-me celebrar a primeira grande conquista ao vivo com a minha filha, foram poucas as conquistas alcançadas sem sofrimento e sem colocar à prova a nossa capacidade de acreditar. É precisamente isso que está novamente a acontecer.
Obviamente que não é fácil lidar com o nó que se nos dá no cérebro, quando imaginamos a possibilidade de deixar fugir uma vantagem de dez pontos que já tivemos e que nos colocou a viver um sonho de todo inesperado, face às expectativas que existiam no início da época. Digo-vos mais: se eu tenho cicatrizes suficientes para saber sarar uma machadada tão grande, sinto-me meio desamparado quando penso de que forma vou gerir a frustração de uma Leoa de onze anos, que já celebrou tudo menos uma conquista que parece tão perto e tão longe. É só por ela e por todos os da sua idade (ou com três anos para baixo e para cima) que tenho receio, pois tenho plena consciência do quão importante este título é para as gerações futuras de verde e branco vestidas. É também por ela e por todos os mais pequenos que hoje te escrevo.
Não posso aceitar que homens e mulheres feit@s, se acagacem quando seguem isolados na frente. Preferiam trocar de posição com quem nos persegue?
Não posso aceitar que homens e mulheres feit@s, sejam os primeiros a não saber controlar a frustração e a dizer aos mais novos “já fomos” ou “ainda acabamos em quarto!”
Não posso aceitar que homens e mulheres feit@s, acreditem menos do que os adeptos de quem nos persegue e que depende mais de nós do que deles para chegar ao título (sim, mesmo sabendo o que a casa gasta em termos de bastidores).
Não posso aceitar que homens e mulheres feit@s, vão para páginas dos jogadores descarregar frustrações e, pior, ódios políticos que, neste momento, têm que ser completamente colocados em segundo plano, obrigando os atletas a desactivar os comentários.
Mete uma coisa na cabeça: isto não é andar a cantarolar que onde vai um vão todos e, quando a coisa aperta, dar dois passos atrás e desatar a correr deixando os camaradas no momento decisivo! Ou estás, ou não estás (e, acredita, será sempre melhor poder dizer que fizeste tudo o que estava ao teu alcance)! Se sentes que os fantasmas que te povoam a mente são demasiado pesados, esconde-te e fica quiet@, que isso ajuda bem mais do que servires de elo de uma maldita corrente de pessimismo. Não és mais nem menos Sportinguista por lidar de forma diferente com este mar de tempestade. Só te peço que, mesmo encolhid@ a um canto, ajudes a remar ou vás tirando baldes da água que possa entrar, em vez de contribuíres para forçar fendas. Precisamos do sangue e do suor de todos e acredito completamente que, assim, chegaremos ao fim da jornada a saborear lágrimas de felicidade.
24 Abril, 2021 at 14:07
É isto.
24 Abril, 2021 at 14:10
Vamos remar todos, mesmo TODOS, para o mesmo lado, dar força à nossa “Equipa de Futebol Masculino de 11” para amanhã nos tirar de este nervosismo que nos ataca!
Não ligar aos minde games dos nossos adversários é meio caminho andado!!
SPORTING SEMPRE!!!
SL
24 Abril, 2021 at 14:31
PRONTO.
24 Abril, 2021 at 14:50
Vou ajudar a trazer a estrelinha da sorte ao Amorim e a todos nós.
TRAZER SORTE DE VOLTA: em pedaço de papel branco, embrulhe uma pitada de sal grosso e uma pitada de pimenta-do-reino. Quando for fazer seu jogo, coloque esse embrulho no bolso direito da calça. Quando ganhar, enterre o embrulho em um jardim ou vaso com planta. Caso perca o jogo, jogue-o no lixo e refaça a simpatia
24 Abril, 2021 at 15:02
Mais um aqui com 44 anos que sentiu exatamente essas dores que referes nesta caminhada de vida sportinguista.
Já tinha saudades destes textos !
SPOOOOOOOOOOOOOORTING !!!!
24 Abril, 2021 at 15:58
É o que já escrevi noutro site… ser campeão para além das estatísticas…é um prazer que se celebra durante 7 dias… depois espera-se por mais uma temporada…e partimos todos do zero…
A emoção… o orgulho… temos ou não ao longo das 34 jornadas…e este ano, ao contrário de muitos anos… temos tido o prazer de sonhar, de vibrar, de sofrer…e isso, é para mim o mais importante… acresce o facto de termos a tal equipa jovem… da formação…e que não desiste nunca… mesmo quando os adeptos já deitaram a toalha ao chão… enquanto dizem que se estava mesmo a ver… e que a jogar assim nem em terceiro….
Uma equipa que vai à frente… que ainda não perdeu… com ou sem estrela…. enfim…
24 Abril, 2021 at 16:14
“Uma equipa que vai à frente… que ainda não perdeu… com ou sem estrela…. enfim…”
De que serve a invencibilidade se se pede o campeonato?
Preferia te perdido um deste último 4 jogos e ganho os restantes 3 ao invés de ter ganho apenas 1 e empatado 3.
Neste momento estavas à frente 7 pontos do 2.º classificado, e não 4.
24 Abril, 2021 at 16:14
*pede = perde
24 Abril, 2021 at 18:31
Essa parte é a menos importante do meu texto… todos preferimos aquilo que nos faça campeões… agora o mais importante, para mim…e repito, para mim, é todo o prazer que tenho tido ao longo deste campeonato a ver uma equipa de putos ganhar jogos e meter toda a gente em alvoroço porque vão à frente… isso ninguém me tira… com ou sem campeonato…
24 Abril, 2021 at 19:17
Isso, ainda há pessoal que ainda não percebeu que os campeonatos não se perdem com derrotas mas com empates.
24 Abril, 2021 at 16:05
Subscrevo.
Felizmente ainda me lembro do título de 74, em 82 ganhamos e no dia seguinte título de um jornal, Sporting pode perder o campeonato pela utilização de Lito, que não estaria devidamente habilitado para o efeito.
Sporting és a minha fé!
24 Abril, 2021 at 16:17
Mainada!
24 Abril, 2021 at 16:33
Isto tudo, tão simples.
Velhos restelentos, não. Políticas agora, não. Maldizentes crónicos, não.
A malta que fala em exigência maxima ou tem 15 anos ou não percebe nada do que tem sido o.Sporting nos ultimos mais de 40 anos…
SL e Spoooooooooooorting!
24 Abril, 2021 at 21:58
“Políticas agora, não.”…Cobarde… O clube foi tomado de assalto e continuando assim tem zero futuro…
“Mas agora não… não me dá jeito”.
O Sporting foi-nos roubado! A dia em que o recuperarmos será melhor do que ganhar um campeonato!
Z
25 Abril, 2021 at 4:47
És burro que dói… tens depois se Maio para políticas, se não sabes prioritizar é lá contigo.
E cada vez mais, burro escreve-se com Z.
PS: e a mim não me roubaram nada, foi feita a vontade dos sócios, os sócios que a mudem..
24 Abril, 2021 at 16:45
Subscrevo totalmente . 62 Anos de Sporting , comemorei mais titulos que o autor. Mas vou comemorar este como se fosse o primeiro com a alegria e felicidade transbordante . O meu filho de 28 anos so comemorou dois , mas ainda vai a tempo de muitos mais , porque com todos juntos o nosso Sporting e capaz de tudo.
Saudacoes Leoninas e venha o Braga amanha . Ca estamos para juntos trazermos os tres pontos
24 Abril, 2021 at 16:55
13/09/1981, o meu saudoso avô levou-me ao bonfim para ver o “chepóting”. Nem 3 anos tinha, e esta é uma das memórias mais antigas que tenho de mim próprio. Isso e o meu avô a dar uma murraça na cabeça do carrapau que se pôs a insultar a minha avó quando ela festejava o golo do M. Oliveira mesmo antes do intervalo. Desde esse dia que sou Sporting, me rego pelos ideais desta grande instituição e agradeço ao meu avô por me ter dado a oportunidade de fazer a escolha certa. Ser Sporting marcou toda a minha vida, ser da minoria do bem, ter valores “esquisitos” para o resto dos meus amigos vermelhos (qts vezes não lhes gabei terem uma boa equipa ou terem feito um bom jogo e eles ficarem com cara de parvos e a dizerem.. “só mesmo um lagarto para dizer isso”). Ser justo mas exigir justiça em troca sempre me causou conflitos, mas tambem me ensinou a saber defender-me e a saber lutar pelo correcto. E nisto, acredito piamente que ser do sporting me fez sentir e fazer diferente, para melhor, saber aceitar as fragilidades, mas nunca abdicando da nobreza de espirito de pertencer a um clube que mais que futebol, preza o desporto e o acesso à sua actividade por todos que queiram. E apesar de todos nós sabermos que há muito que o negócio do espetáculo se sobrepõe a tudo isto, o nosso sporting era um oásis nesta pocilga que é o futebol nacional. Mesmo quando tivemos uma liderança mais bélica, mais conflituosa, nunca senti que se estivesse a jogar baixo ou a ir pelo mesmo caminho dos outros ditos dois grandes. Era uma defesa ao ataque, mas tipo peixe balão ou pavão, era só peito mas na realidade não fazia mossa. Aliás, o fim dessa liderança demonstrou isso mesmo. Neste momento acredito que ainda possamos fazer história, mas não sem antes todos, MAS TODOS os sportinguistas darem a cara à luta, pois todos são necessários para que a nossa força seja sentida pelos adversários, mas mais ainda, pelos nossos jogadores. É óbvio e está á vista de todos que neste momento nada podemos esperar (ou pior, tudo podemos esperar) desta direção, portanto recai em nós a nobre missão de motivar e acarinhar quem sua a verde-e-branca. A ser verdade que alguns andam a atacar as paginas das redes sociais com comentários e insultos, por cada um que faça isso, que 10, 20, 100….1000 sportinguistas à séria motivem esses mesmos jogadores da mesma forma. É altura de mantermos a formação e resistir ao ataque. E de defender este nosso grande amor… como o meu avô defendeu a minha avó naquele dia em Setubal. Vamos leões, esta é a nossa deixa, a nossa oportunidade para pelo menos uma vez na vida deixarmos as merdas do passado interferir com um futuro que ainda está na nossa mão. Quem sabe, nao será este o inicio de uma nova era desconhecida de todos nós? A de um Sporting unido e forte, sem ter de lutar contra si próprio para poder ter oportunidade de lutar ombro a ombro com todos os outros! Quem sabe assim deixemos de ser um alvo tão apetecivél pelas canalhas das negociatas que volta e meia chegam ao poder no nosso clube. Claques, croquetes, familias, average joes, gajas de buço, desportistas, cromos da bola, malta da tasca, etc, todos têm um lugar e são necessários, desde que para proteger e apoiar a instituição. Será tão dificil assim não ver isso?
PS. Muito bom texto inicial e que criou em mim a necessidade de tambem partilhar o que dentro de mim fervilha já há uns valentes anos.
25 Abril, 2021 at 14:01
Td isso!
Parabens pelo post!
SL
24 Abril, 2021 at 17:03
Todos os outros que nos seguem na tabela, gostariam de estar na nossa posição. É isto que tem que ser dito e re-dito aos jogadores e à equipa técnica.
Ajuda a acalmar e traz confiança.
Se fizermos a nossa parte já não nos apanham. Isto se o “normal” não fizer das suas, como o Bufas já veio dizer.
Eu acredito. Temos talento e arte. É hora de colocar toda a garra de Leão em campo.
24 Abril, 2021 at 17:08
É por causa dessa postura de merda, de apoiar cegamente os meninos que estamos onde estamos. 20 anos sem ganhar um campeonato e vai continuar, porque amanhã a vergonha continua.
Mas aproveitem porque pelos vistos estaremos na frente pelo menos mais 2 semanas.
Enquanto os jogadores não sentirem que ganhar é a única hipótese, estamos lixados.
Tremem porque sabem que podem tremer, sabem que este clube infelizmente perdoa e aceita muito bem vice-campeonatos… aliás, para alguns até é motivo de orgulho e festejo(2016?)
Não acordem não…
Havemos de estar 50 anos sem ser campeões e a desculpar os jogadores por X ou Y.
24 Abril, 2021 at 17:24
Ya, bora invadir a Academia, malhar nos jogadores, ameacar as familias deles, dizer que sabemos onde os filhos estudam, vamos todos para as redes sociais ofender e humilhar que isso vai dar muito mais estabilidade ‘a equipa e aumentar o poder de decisao. E’ que esta’ comprovadissimo cientificamente que um jogador ameacado, espancado e humilhado rende muito mais.
Alias, e’ melhor comecar logo a fazer isso antes da primeira jornada de cada campeonato e repetir em todas – seremos campeoes so com vitorias e goleadas expressivas..
E’ isto os adeptos do Sporting…
24 Abril, 2021 at 17:29
O Futre é um autêntico parvinho mas no outro dia disse uma grande verdade…
No Sporting os adeptos ao falar com os jogadores dizem “boa sorte para o jogo de domingo”
No Porto “domingo temos de ganhar crl!”
Os jogadores têm de sentir que estamos com eles, mas não “demasiado” nem para aceitar as vergonhas que nos têm andado a oferecer semana após semana.
Meu caro, é o mesmo que as mulheres… tens de demonstrar que gostas, mas se demonstras que estás derretido, e perdido de amores estás fodido.
24 Abril, 2021 at 19:19
O que dizem no porco pouco me importa, porque sabemos bem como ganham os jogos.
O problema não são os jogadores, mas quem insiste em foder uma equipa ao meter uma peca que não encaixa….. sem referir nomes claro, porque agora não se podem chamar os bois pelos nomes.
25 Abril, 2021 at 12:34
Se o Varandas souber dessa afirmação manda imortaliza-la numa lápide no Campo com o seu nome na Academia.
24 Abril, 2021 at 17:56
Ninguém de bom senso vai nessa (e aliás passe o exagero da orquestração do que foi Alcochete, ainda bem que alguém foi punido a sério porque dando de barato que também acontece noutros lados e as reações são diferentes ninguém conseguiria perceber que o que fez tanto mal ao clube ficasse impune- se se puniram os responsáveis certos é que já não tenho certeza, mas…) mas era o que faltava nunca se poder criticar os meninos quando nada fazem de jeito- para mais quando foram os mais caros. Foi assim que se viu a fibra de um Acosta, e é contra isso que os Nani’s e João Mário’s têm de demonstrar semana após semana- mesmo este só foi marcar o penaltie porque ninguém avançou, RA incluido, e ele tem estofo para assumir, falhando ou não. Já o sr. 16 milhões (é só disso que ele não tem culpa, quem o avaliou assim devia estar preso) não joga nada e só emperra pq tem sempre medo de assumir- é mais fácil passar para o lado e ser outro a falhar…
24 Abril, 2021 at 17:13
Confesso que desesperei no jogo com o belenenses. Mas ja vimos tantas histórias acabarem mal na nossa história que esta parece perfeita para acabar em filme de terror. Esperemos que não. Com sofrimento mas seremos felizes.
Força Sporting.
24 Abril, 2021 at 17:14
Estou prestes a desistir deste clube, é vergonha atrás de vergonha…
Não vou ver mais nenhum jogo até final do campeonato… Vou apenas acompanhar o resultado pelas aplicações e pronto. Se não ganharmos em Braga, não contem mais comigo neste clube. Passo a ver Premier League e pouco mais.
É que se 2016 fomos vice mas ainda tínhamos honra, hoje se perdemos o título ficamos com o quê? Com a mesma merda de direção, dívidas, e com o título oficial de puta do Braguilha…
24 Abril, 2021 at 17:18
Equipa na viagem para Braga. Adeptos nos viadutos da A1! Obrigado por sermos diferentes. Eu também acredito que vamos conseguir contra tudo e contra todos.
SL
24 Abril, 2021 at 17:24
O campeonato ainda não começou mas a quantidade de malta Que escreve aqui e já desistiu é impressionante.
Como a minha avó dizia: se não tens nada de bom a dizer vai ser um conas para outro lado.
24 Abril, 2021 at 17:33
São uns mansos, é por causa de adeptos como vocês que este clube é a vergonha que é.
Aprendam a exigir um bocadinho mais a quem nos tem dado tão pouco
24 Abril, 2021 at 17:59
E dito isto, tudo certo no aprender a exigir mais- devia ser condição para ser adepto deste clube…Agora desistir nunca, essa também é parte da fibra de um adepto do Leão rampante.
24 Abril, 2021 at 17:44
Agora percebo porque temos vindo a jogar cada vez menos- afinal ainda não começou…Quando começar é vai ser, dizem adaptando o pró ano é que é e esfregando as mãos quaisquer Sportinguistas que se prezem (que nada aprenderam com o pouco tempo- cerca de quatro anos- em que foi elevada a fasquia da ambição e da exigência- e sim, no futebol não nos trouxe títulos, mas consistentemente ganhamos bem mais do que perdemos, o que até foi upgrade em relação ao habitual, e só não deu mais porque as “prima donnas” ficaram cansadas, mas no restante das modalidades e de tudo o que envolve este enorme clube para tão mansos adeptos, trouxe-me mais orgulho que nos restantes 45 anos da minha vida).
24 Abril, 2021 at 18:04
+1
24 Abril, 2021 at 19:22
Não são os adeptos que desistiram, foi quem disse isto: “Paulinho é o melhor avançado português”.
Ficou tudo dito, o titulo está entregue, mas não será ao Sporting.
Se o clube acabar em segundo já será muita sorte. Com carnide b e com carnide jogar com 10 não vai dar para ganhar. É fazer a conta.
24 Abril, 2021 at 17:40
28 anos, 16 milhões…
8 jogos, 1 golo.
o melhor avançado de portugal.
e isto a jogar contra equipas bastante mais fracas.
não é jogador de equipa grande.
não se vê nervo, tesão pelo golo.
sim, é mesmo para por pressão no “paulinho”…
chega de mariconadas…
tens de começar a cagar golos, rapaz.
24 Abril, 2021 at 19:29
28 anos, 16M, igual a jogar com 10, 8 jogos, 3 empates, 1 golo, 0 à esquerda.
Bom resumo do melhor avançado tuga…. ele não tem culpa, a culpa é de quem o mete a jogar.
Ainda havia esperança, se passasse a não jogar, mas pelos vistos é mesmo para entregar o titulo.
24 Abril, 2021 at 17:55
e também no joão mário…
os velhos têm de aparecer.
não vou pedir ao tiago tomás para resolver um jogo grande.
CHEGA DE MARICONADAS.
24 Abril, 2021 at 18:25
Tão somente isto. É difícil ser otimista com o passado que nós temos, mas é fácil fazer um pequeno esforço para ficar calado e não andar a semear pessimismo.
24 Abril, 2021 at 18:26
FORÇA SPORTING!!!!
24 Abril, 2021 at 18:30
Caro Alkmaar , manso sera voce. Respeito por quem ama este clube.
Frustracoes va cuidar noutro lado. Ja disse aqui , sou Sporting ha 62 anos e nao serao idiotas como voce que me mudam. Tenha juizo e va chamar manso a quem lje fez as orelhas.
Sporting sempre com orgulho
24 Abril, 2021 at 19:03
Cherba, também me revejo muito neste teu texto do que foi a minha infância onde tive que esperar por 17 anos para ver o Sporting campeão. É exactamente pelas crianças e jovens do Sporting que a equipa tem que dar o máximo para vencer sem esquecer o mais importante: a instituição Sporting Clube de Portugal precisa deste título de campeão! Temos que ser campeões o mais depressa possível e esta é uma boa oportunidade para isso até pela carga histórica do recorde negativo do Porto não ser ultrapassado.
Tudo joga e temos que ser leões dentro de campo e fora dele! Leões!!!!!
24 Abril, 2021 at 19:46
Temos que ganhar em Braga.
Tudo o resto…
Siga.
24 Abril, 2021 at 19:46
NÓS ACREDITAMOS EM VOCÊS!
A frase que define o que sinto
24 Abril, 2021 at 19:59
Grande Cherba, por isso é que gosto de ler o que escreves.
É que é tudo, tudo, tudo igual!
Idade, infância, adolescência, gosto musical, amor pela verde e branca, ideias, um descendente com 11 anos …
Porra, parece que alguém (tu) conhece a minha vida 🙂
Incrível!
Ah, só uma diferença, tens UMA descendente e eu tenho UM descendente 😉
Eu acredito! Força Paulinho, converte tudo isto em energia positiva!
24 Abril, 2021 at 20:21
Que grande posta, fodasse!!!
Era afixar esta merda nos quartos do Meliá Braga já esta noite.
Confesso que sou daqueles, que talvez me vá esconder a um canto a sofrer sozinho.
Vamos caralho!!!
24 Abril, 2021 at 20:27
Os textos do Cherba que tocam sempre na alma Sportinguista.
Se no final sairmos magoados, que se foda.
PARA CIMA DELES CARALHO!
24 Abril, 2021 at 21:07
Mai nada
24 Abril, 2021 at 21:27
Bom texto!
Eu tenho muita dificuldade em entender como uma equipa se borra toda por ir à frente e poder ser campeã ao fim de 19 anos… Nunca, mas nunca mesmo, vou entender isso!
Estarem na posição que estão, e ainda mais na que estavam, só lhe podia era dar mais ganas de ganhar e de cilindrar os adversários…
24 Abril, 2021 at 23:15
+1 aqui
Há coisas inexplicáveis…