A Sporting SAD fechou o terceiro trimestre do exercício de 2020/21, onde quebrou o maior jejum de sempre sem ganhar o Campeonato, com um prejuízo de 23,5 milhões de euros, de acordo com a comunicação enviada na noite desta segunda-feira à CMVM. Os leões averbaram mais 16,6 milhões negativos entre dezembro e março.
“O resultado líquido negativo de 23,5 milhões de euros é resultante do impacto da pandemia Covid-19: o mercado de transferências teve contração a nível mundial do número de transações e valor, que resultou numa quebra do volume de vendas de jogadores de 66 milhões de euros, sendo ainda assim de destacar as transações de Marcos Acuña por 10,5 milhões de euros acrescido de variáveis e de Marcus Wendel por 20,3 milhões de euros acrescido de variáveis; e a quebra nas receitas operacionais excluindo transações de jogadores, em 15 milhões de euros no trimestre e 20 milhões de euros, estimados, na época”, explicam os leões no Relatório e Contas.
Ainda assim, e de acordo com a mesma missiva, “o modelo assente na formação, com 11 jogadores da formação na equipa” permitiu uma “redução dos gastos operacionais em 15,4 milhões de euros (19%), dos quais 3,3 milhões de euros são redução em gastos com pessoal (menos 7%), resultantes numa redução do déficit operacional excluindo transações de jogadores em 2%”. “Houve uma alteração de custos de estrutura, com a redução de 7% na massa salarial em 3,3 milhões de euros. De realçar que desde a época 2018/19, a redução salarial estrutural foi de cerca de 16 milhões de euros quando comparado com a época atual”, acrescentam.
“A reestruturação no plantel principal efetuada ao longo das duas épocas anteriores, e que resultou num custo extraordinário em indemnizações, permitiu uma poupança estrutural muito significativa, estando a Sporting SAD agora a colher os frutos desse planeamento. É de realçar que o empenho realizado para a aceleração de concretização deste modelo permitiu à SAD minimizar os efeitos causados pela pandemia, constituindo um escudo protetor fundamental para permitir a solvabilidade da sociedade”, advoga a SAD verde e branca.
“Os resultados do primeiro semestre da época 2020/21 resultam do impacto incontornável das consequências causadas pela pandemia Covid-19, cujo efeito tem sido global, não sendo a Sporting SAD exceção. A Sporting SAD fechou o terceiro trimestre da época desportiva de 2020/21 com um volume de negócios de 75,1 milhões de euros, o que representa uma redução de 52% face ao período homólogo. Num ano “normal”, sem o efeito da pandemia, os resultados agora apresentados seriam positivos, não se verificando a forte contração no mercado de transferências e a quebra significativa dos resultados operacionais sem transações de jogadores”, defende.
A Sporting SAD atribui também “responsabilidade” ao ligeiro aumento do passivo pela contratação de Paulinho ao Sp. Braga, que custou 16 milhões de euros para o Sp. Braga mais 772 mil euros de encargos. “As variações na posição financeira são essencialmente devidas a: redução do ativo em cerca de 20.049 milhares de euros, essencialmente explicado pela redução da rubrica de clientes e do cash disponível, que por sua vez é em parte compensado com o aumento do valor do plantel em 6.526 milhares de euros; ligeiro aumento do passivo em cerca de 4.030 milhares de euros, relacionado o aumento da rubrica de fornecedores pela aquisição dos direitos económicos do jogador Paulinho pelo montante de 16 milhões de euros; deterioração dos capitais próprios em cerca de 24.080 milhares de euros na sequência do resultado do trimestre e dos desvios actuariais relacionados com o complemento de reforma que ascenderam a 576 milhares de euros”, ressalva também.
1 Junho, 2021 at 7:22
Expectável e generalizado.
Com tendência para piorar se o público nao regressar aos estadio com tudo o que inclui esse regresso. É continuar a reduzir custos com pessoal e custos operacionais, não há outro caminho.
SL
1 Junho, 2021 at 7:41
Os únicos custos com pessoal reduzidos, foram os relativos à rubrica de indemnizações.
1 Junho, 2021 at 8:00
Expectável… por isso… “Tá tudo bem…”
Acoradaaaaaaaaaaa!
Z
1 Junho, 2021 at 9:25
És burro que dói, mas isso tu sabes…
Onde vês escrito que está tudo bem? Se estás/estavas num equilíbrio precário, se as receitas descem para metade e se as despesas não deacem igual…só há um resultado.
Abre tu os olhos, para ti só pode haver seguidismo cego, que é o que fazes, mas olha que não.
1 Junho, 2021 at 9:29
Por artes mágicas não vão descer por igual…isso é garantido…
Se fazemos contas a tempos não covid e a vender um Bruno Fernandes e Raphinha por ano…garantidamente que os custos não descem por igual…
A não ser…..tipo…imagina…..que alguém faça a gestão do clube!
Epahhh…isso é que era….alguém que olhasse para as contas do Sporting e dissesse: “Não vamos vender um BF por ano….se calhar…é melhor criar uma estrutura de custos que não conte com isso…..”
Hummm…bom….é melhor não! Deixa andar….
1 Junho, 2021 at 9:41
Defendo isso ha’ bastante tempo, da mesma forma que defendo percentagens maximas de endividamento/passivo.
O probleme e’ que se fizeres um “orcamento zero” ou se te adaptas apenas ‘as receitas expectaveis/certas, sem receitas extraordinarias (um ano de Covid, sem gamebox, bilhetica, etc etc… quem orcamenta assim) vais redimensionar o Clube para uma dimensao que… sera’ que os socios e adeptos a aceitam?
Por mim preferia dar um ou dois passos atras, limpar mesmo bastante, assumir que nao eramos candidatos a nada (menos a descer de divisao, claro) e tentar trazer os valores do passivo para um nivel que podessemos “respirar”. Mas la’ esta’, quem iria aceitar?
Este ano vai ser generalizado por todo o mundo do futebol, nao vao haver milagres, mesmo clubes que apresentam numeros melhores vai ser sempre pelo lado das receitas extraordinarias.
1 Junho, 2021 at 9:47
Limpar? Orçamento de base zero?
Sabes quanto reduzimos os ordenados da equipa depois da saída dos supostos ordenados altíssimos de Bruno Fernandes, Acuna, Wendell, Battaglia e Mathieu? !
1 Milhão! Foi a redução. Num ano que toda a gente sabia que ia haver pandemia e sem publico no estádio, etc.
Para eu não ir ainda a, num ano destes, gastarmos mais de 40 Milhões em compras! Lembro-te que o Zenha veio dizer que “o dinheiro investido em Amorim é dinheiro que não vamos gastar no próximo ano em jogadores”. Ou seja, se passarmos o dinheiro do Amorim para este ano, gastámos 55 Milhões!
Para que é que precisas de um orçamento de base zero? Precisas é que quem faça a gestão do clube! E acho que todos percebemos que isto vai continuar porque é essa a filosofia. Gastar e depois logo se pede ao Mendes para arranjar uns negócios insuflados para cobrir….
Não é preciso base zero para nada. É preciso alguém que queira meter ordem na casa. Mas ninguém quer.
1 Junho, 2021 at 9:52
As dividas a fornecedores é um absurdo! Como é que um clube chega a este ponto?!
1 Junho, 2021 at 15:38
Isso só pode da herança pesada, fácil fácil.
1 Junho, 2021 at 10:04
Faturar o que se faturou neste mandato e ter as contas assim por causa da Pandemia mete bastante piada. Talvez as comissões absurdas, os milhões estoirados no primeiro ano em jogadores, e as sucessivas rotações nas cadeiras do clube ajudem a explicar isso. Claro que emagrecer o orçamento para metade é difícil, mas depois és campeão com muitos jovens formados no plantel e se calhar começas a achar que isso é peta. A incapacidade de negociar (principalmente com o Trolha) também pode explicar algumas perdas de Milhões.
Mas pronto isto sou eu que percebo pouco de números e conjunturas da bola.
1 Junho, 2021 at 11:16
Xiu… Não digas isso… O importate é que fomos campeões… Se depois formos saneados…o título ninguem nos tira!
Z
1 Junho, 2021 at 7:40
Em dias de contas, visita obrigatória ao twitter do Rang – @RiskosRang.
Prejuízo: 23,5 milhões, ou seja, em 3 meses o prejuízo aumentou 17M
Passivo Corrente em 31/12/2020: 149M
Passivo Corrente em 31/03/2021: 175M
Dívida a fornecedores: 82.452M
Capitais próprios negativos: ultrapassada a barreira dos 30M
Parece que o descalabro tem a ver com a herança pesada e com a pandemia. Hoje é dia de prémio de montanha para o exército do nojo, toca a dar ao pedal.
1 Junho, 2021 at 8:37
Ainda sou do tempo em que o mundo ia acabar porque a dívida a fornecedores era de 40M€
1 Junho, 2021 at 9:44
Era demasiado baixa. Era por isso.
1 Junho, 2021 at 7:42
Por falar nisto, para quando uma decisão do governo/DGS sobre assistências para o ano?
O Pintinho já fez a sua parte.
É que as GB vão ajudar bastante nesta matéria.
Entrentanto, a ver se o Malcolm acorda.
1 Junho, 2021 at 7:54
Comeco a ter serias duvidas em ver a divida a fornecedores a ser regularizada. Quem me conhece daqui sabe que abomino varandas e a sua equipa de elite, mesmo reconhecendo que a aposta em Amorim, numa jogada de loucos, foi a melhor coisa que nos aconteceu e com os frutos que teve.
Dito isto, recordo que a divida a fornecedores de 40M foi uma das bandeiras de campanha deste tipo.
A menos que exista muita comunicacao e negociacao com os tais fornecedores, e um travao nas compras de +10M ao braga, nao consigo ver como vamos reduzir isto para metade, muito mais, saldar mesmo as dividas.
Este campeonato e temporada passada foram fantasticos ao nivel desportivo, contudo, as pessoas nao sabem separar as coisas, e vao dar carta branca a esta direcao para afundar o clube financeiramente.
Algo tera de ser feito ja esta temporada, nomeadamente, fazer uma ou duas vendas que nos permita encaixar +50M antes do final do exercicio, para que se possa atacar o mercado e ao mesmo tempo equilibrar o defice acumulado neste trimestre.
1 Junho, 2021 at 7:55
E claro, pagar parte das dividas antes de gastar! 😀
1 Junho, 2021 at 7:58
O maior problema é a antecipação de receitas, quem vier seguir que feche a porta.
1 Junho, 2021 at 12:31
A temporada passada foi fantástica a nível desportivo? Foi só a época da História do Clube com mais pontos perdidos. 4ºlugar … fantástica?
SL
1 Junho, 2021 at 12:58
Ai vinho malvado…
Estou obviamente a falar da temporada que recentemente terminou. Nao sei se ainda estamos na mesma ou nao, mas se o campeonato terminou e ja nao ha jogos do Sporting, pessoalmente, a temporada terminou e como tal passou a ser a temporada passada.
1 Junho, 2021 at 13:00
Ok, ja percebi a sua duvida. O que eu queria dizer era que o campeonato foi bom, assim como a temporada, com a vitoria na taca da carica. Obviamente que a temporada anterior foi um pesadelo.
Tenho que largar os copos tambem 😀
1 Junho, 2021 at 8:07
Pssssssstttttt….. o plano segue…. O mecenas há-de de chegar…
O problema foi a merda da marquise…. Sem a marquise, já se tinham dado passos numa parceria histórica…
Não vai sobrar nem uma açãozinha da SAD…. É todo filet mignon….
Vá avençados, venham lá começar o bota a abaixo…
1 Junho, 2021 at 8:23
Cono se esperava, os valores da Champions já eram.
Ajudarão a equilibrar as contas do próximo ano, a que obrigatoriamente se terá de juntar a venda de 1 ou 2 jogadores (Nuno Mendes + Matheus Nunes).
O problema é quando não houver Champions e o filão da formação voltar a falhar.
É impossível a um clube viver com estes números anualmente.
Esta gente são gestores de merda que vivem para o momento e pouco ou nada querem saber sobre o futuro.
Esperemos agora pelas contas do clube….
1 Junho, 2021 at 10:29
“Esperemos agora pelas contas do clube….”
Aposto em mais um aumento do valor em dívida à SAD…
1 Junho, 2021 at 18:45
A champions paga no final da época, não no inicio, logo não vai ter impacto.
O que teve impacto aqui foi um certo jogador que não jogou um crl, nem é preciso dizer o nome, mas sabe-se que foi o mais caro da história do clube por isso deve ser muita bom!
1 Junho, 2021 at 8:34
Três meses. Relembro. Este lindo número é o resultado de TRÊS meses. Uma média de quase 8 milhões por mês de prejuízo. Sai prémio de gestão pela conquista do título!
1 Junho, 2021 at 22:17
Ana os números referem-se ao acumulado dos 3 trimestres do ano fiscal desportivo que vai de 1 Julho 2020 a 30 de Junho 2021
1 Junho, 2021 at 8:36
A entrada na champions … tudo calculado.
chill out…
1 Junho, 2021 at 9:09
Tão bem gerido que este clube anda. Mas siga que somos campeões.
1 Junho, 2021 at 9:17
Siga para Bingo, de alguns.
1 Junho, 2021 at 9:19
o JJ trabalha actualmente na estrutura do Sporting ?
1 Junho, 2021 at 9:26
Ainda não vi as contas em pormenor mas creio que não é dificil perceber. Quem tem acompanhado a trajetória das contas percebe que o enterro continua e não tem vista acabar. Aliás, acabar nem sequer é uma possibilidade, na forma como trabalhamos com o Mendes. O Mendes faz dos clubes andarem no fio da navalha o seu ganha pão. Ele mantem os clubes no fio da navalha o tempo todo para terem de recorrer a ele para se manterem ali….
É por isso que à mínima perspetiva de haver dinheiro (ainda nem sequer havia) já estavam a gastar 16M num PL associativo, que marcar golos é só 1 a cada 10 e que não tinha mais ninguém minimamente interessado nele…
1 Junho, 2021 at 12:05
Nem mais… Mas vamos esfregar na cara dos sócios ‘mas o bruno nao foi campeao’.
Bruno esse que alcançou uma brilhante recuperação financeira.
Esta direcção fez antecipação de receitas pela titularização do contrato NOS, fez perto de 200M em vendas e estamos assim ?
2 Junho, 2021 at 1:34
E a dever mais a empresários do que a clubes… para quem não reparou…
1 Junho, 2021 at 9:32
O título vai fazer “esquecer” muita coisa, incluindo esta gestão vergonhosa.
1 Junho, 2021 at 9:43
Não vi os números mas o total não surpreende. Acaba por ser o menos importante, uma venda e passa a ser gestão de excelência. Entretanto o que está para lá do resultado líquido continua a marinar.
1 Junho, 2021 at 9:54
Claro..
“Jorge Mendes….ajuda aí…temos de vender para ter resultado…”
“Vendes o Nuno Mendes por 50M e depois ajustamos nas compras…assim ficas com o ganho já registado e tens resultado, a amortização fazem em 5 anos e depois vamos gerindo as dividas a fornecedores…”
1 Junho, 2021 at 12:18
Óbvio. Sai Nuno Mendes por 60M, juntas os 25M só de entrada na Champions e depois levamos com um resultado positivo de dezenas de milhões e está outra vez tudo bem…
Aconselho vivamente a malta a ir ver a valorização do plantel no Transfermarkt durante esta época (vale o que vale mas não anda longe da realidade), em que o nosso plantel valoriza quase 100M e está agora com uma valorização muito mais próxima dos dois rivais.
Não deve ser muito difícil de perceber que a diferença entre o que vale hoje a equipa e o que valia “ontem” é abissal.
Recordar é viver, e por isso uma palavra para aqueles que por aqui comentaram que “agora que já não há mais anéis para vender”, a propósito das saídas de Bruno Fernandes, Acuña, Raphinha ou Wendel, que agora é que íamos afundar de vez. Fatalismos à parte, fizemos uma das melhores épocas da nossa história e temos agora o dobro dos anéis.
Parece que a gestão de roof top não é compreensível para todos. Assim mais vale a malta bater palminhas e celebrar as vitórias apesar de não perceber como é que chegam lá.
A questão é que se percebessem alguma coisa de gestão, estariam por lá, não por cá, a dar uma de entendidos a criticar tudo o que se faz. Espírito crítico? Claro. Convém é perceber minimamente do que se fala para não se dizer bacoradas.
Como a maior parte das críticas vem de malta que já no passado se fartava de o fazer neste espaço, e que depois teve que enfiar a viola no saco e ir tocar no fim para o marquês em jeito de celebração, a credibilidade destas vozes críticas anda por estes dias nas ruas da amargura.
Ai Ai Ai, mas Ai o quê pá? Levaste com um PAU?
Deixem-se tretas. Deixem trabalhar quem percebe disto. Deixem trabalhar quem nos deu um título de campeão 19 anos depois.
1 Junho, 2021 at 13:59
A gestão do Varandas e Zenha está à vista nos 3 anos de mandato cumprido.
Milhões em vendas
Milhões da NOS
Resultados negativos de Milhões
Dívidas e passivo a crescer
Mas está tudo bem para o Salgas…batam palmas!
1 Junho, 2021 at 15:32
Então campeão? Estás triste com o título é? Andaste a pregar fatalismos e acabaste com o caneco na mão? Aceita que dói menos campeão!
1 Junho, 2021 at 14:02
E depois de vender essa gente toda…estamos exatamente no mesmo ponto! De calças na mão para vender e andar a pedir ao JM que nos ajude.
Olha que trabalho do caralho…roof top, mesmo!
1 Junho, 2021 at 14:22
o salgas assalariado esqueceu-se que a divida aos fornecedores aumento o dobro, passou de 40 para 80 vai pagar em peanuts.
1 Junho, 2021 at 15:45
É duro não é campeão Fight? A realidade bate assim de frente e um gajo até fica com a juba de lado. Agora se o homem decide começar a pagar em troféus… Já não vai nada mal hein? 1 Campeonato, 1 Taça de Portugal, 2 Taças da Liga em 3 épocas. Incha campeão!
1 Junho, 2021 at 16:00
hehehehehe
um bocadinho mais de esforço, tu consegues pá.
1 Junho, 2021 at 15:38
Certo campeão, vendeste essa gente toda e o clube estava assim um miminho, uma coisa mesmo fantástica, sem dívidas, sem passivo, era tudo um granda espetáculo!
Se os jogadores que rescindiram tivessem pensado um bocadinho no clube, se calhar não tinhas ficado tão mal, afinal se falhasses a Champions podias fazer como fez o Vieira, que vendeu um capitão por 50M para compensar. Agora quando os capitães são os primeiros a abandonar o barco e o próximo que feche a porta, a coisa ficou um pouco mais difícil.
Mas olha campeão… não vamos viajar mais na mayonese. Deixa lá vir mais um mercado a ver o que acontece.
1 Junho, 2021 at 15:57
De lá para cá só aumentou….passivo bancário, dividas a fornecedores…
E já recebeste dos jogadores que rescindiram…fará se não tivesses recebido…
Tocas no ponto interessante…a comparação do que se passa no Sporting com o Vieira….é um paralelo interessante….
Não preciso ser bruxo para saber que vai acontecer exatamente o que aconteceu até agora…
1 Junho, 2021 at 16:03
Tocas no ponto interessante…a comparação do que se passa no Sporting com o Vieira….é um paralelo interessante….
oh lá lá
1 Junho, 2021 at 16:21
Estoirada a herança que foi garantindo algum equilíbrio às contas com as vendas 71.9M em 18/19, 119.6M em 19/20 e 46M em 20/21, varandas começa a definir o seu legado com 82M de dividas a fornecedores e 175M de passivo corrente e a contar.
Binde prá festa!
1 Junho, 2021 at 16:38
Agora vende os putos e o Amorim e encaixa 200M.
Fácil, fácil.
Ou como dizem os brasileiros… “facinho, facinho”.
1 Junho, 2021 at 18:02
Campeão Malcolm, se uma Direcção assumisse agora, a herança pesada do Varandas, para além dessas dívidas que apontas (e bem), seria um plantel rico, com prata da casa, pronto a embrulhar e vender.
Assim por alto…
Nuno Mendes 50M para cima (a ser simpático)
Palhinha 25M para cima
Pote 20M (à data só vês metade dos 40M)
Matheus Nunes 15M para cima
Jovane 15M para cima
Inácio 10M para cima
Porro 25M para cima (primeiro tens que pagar 8,5M)
Dani Bragança 15M para cima
Tiago Tomás 15M para cima
Uma herança (e a vender por baixo) de 190M para o próximo.
E ainda andam lá mais…
Valiam mesmo quanto no início da temporada? Valem quanto hoje?
Tiveste que te endividar para seres campeão e estares na Liga dos Campeões? Que surpresa!
Agora quando começarem a chover milhões as más línguas vão dizer que são mendilhões e tal e quês…
Os fatalismos vão caindo, os sonhos afinal tornam-se realidade.
E guardemos o comentário para a posterioridade para quando os meninos saírem ver se me enganei por muito no valor das vendas 🙂
Ah! E estamos aqui a malhar na gestão em tempos de covid, ou seja, em que temos que ser competitivos, não perder o comboio para os outros e se possível ganhar, mesmo sem as típicas receitas de dia de jogo que têm como bem sabemos muita influência nas contas…
Notícias apontam que temos 26M empatados em encostados. Temos um Darwin encostado. Temos pouco mais que um Pedrinho encostado. Temos meio Nakajima encostado. No entanto na nossa casa é que está tudo muito mal, isto sendo campeões. Imagina agora se tivéssemos 10 anos à frente e com o maior investimento de sempre no tugão para ficar com um 3º lugar. A verdadeira gestão de roof top!
Como já tinha dito aqui, este é o caminho, campeões com prata da casa e a coisa só vai ficar melhor. Apareçam os profetas da desgraça que quiserem, não podem travar a marcha do campeão. O presente e o futuro é Verde e Branco.
2 Junho, 2021 at 1:11
Tiraste esses valores do teu save no FM? Por favor.. É que nem te esforças para ser levado a sério. Que tristeza.
2 Junho, 2021 at 9:16
Campeão Cock, tira print e depois vem cá confrontar.
Aviso já que estou com uma granda moral, que estou a ganhar de goleada.
Os últimos que tentaram, acabaram a meter a viola no saco, todos campeões claro, que o Sporting é de todos.
Citando uma velha glória: “E o burro sou eu?” 🙂
1 Junho, 2021 at 18:47
O interressante é que as duas vendas que eles destacam foram… da pesada herança
1 Junho, 2021 at 9:46
Pandumia, Pandumia, Pandumia. Aí não é Campeões, Campeões, Campeões.
O azelha agora vai enganar os sócios como o gago mental os enganou nas eleições….
1 Junho, 2021 at 9:47
ainda bem que vamos receber vinte e tal milhões da champions, vai por tudo nos eixos.
como diz o fuderico, o Sporting está de boa saúde.
não se zanguem, estamos no mundo do espectáculo, the show must go on.
divirtam~se.
1 Junho, 2021 at 10:09
Gosto especialmente deste parágrafo “Sporting SAD atribui também “responsabilidade” ao ligeiro aumento do passivo pela contratação de Paulinho ao Sp. Braga, que custou 16 milhões de euros para o Sp. Braga mais 772 mil euros de encargos.
A) ligeiro aumento do passivo hahaha
B) a responsabilidade é do Paulinho hahaha
C) afinal parece que foi quase 17M
Quanto seriam as receitas da gamebox e bilheteira? Nem 10% desta divida.
Tangas em cima de tangas para justificar boas contratações a nivel desportivo mas absolutamente desastrosas a nivel financeiro. Quais os jogadores do Sporting que tenham sido bem negociados, vender em saldos , Dost, acuna, ristovski, bruno , gelson, patricio, william, etc, comprar hiper inflacionados, Pote, Nuno santos, Tabata, milhões no lixo com Vietos, Eduardos, jejes e illoris.
Valha nos RA para segurar o barco, que estes gajos sabem tanto de gestão como os donos da roulotte de bifanas na ilha da berlenga
1 Junho, 2021 at 10:14
O Paulinho que foi contratado por geração espontânea….
A culpa é do Paulinho e do Covid…
O Tabata custou mais de 5M por metade do passe….o Tabata…
Podem sempre dizer que toda a gente foi crucial para ganhar o titulo e tal…este ano gastámos mais de 40M em contratações. Se juntarmos o Amorim (que supostamente vinha retirar ao valor a comprar este ano) são 55 Milhões em compras. 55 MILHÕES EM COMPRAS…
1 Junho, 2021 at 10:29
55 milhões = 1 Palheiro
1 Junho, 2021 at 10:13
Mas em que planeta é que o Paulinho vale 17 M?. A retracção do mercado só conta para as nossas vendas , quando é para comprar já não conta
1 Junho, 2021 at 10:23
Até nisso são tão básicos que não entendem a total falta de coerência naquilo que escrevem (supostamente) aos sócios. Retracção do mercado devido à Covid19? Check! Comprar um PL do Braga (sim, não veio do Real Madrid nem do Liverpool nem do …) por 16,8M nesse mesmo mercado? Check!
E sim, eu sei que marcou o golo do título.. Nem tenho nada contra o Paulinho, à excepção do custo da sua aquisição.
1 Junho, 2021 at 10:52
Eu também não tenho nada contra o Paulinho, até simpatizo com ele e acho que é uma mais valia para o plantel. Agora 17M por 70% do passe pagos por um clube que está no red line financeiro, só pode ser negocio de um atrasado mental,. Ou secalhar o Paulinho é o Cavani ou o Aguero disfarcado e eu não sabia
1 Junho, 2021 at 12:19
Ser campeão? CHECK!
1 Junho, 2021 at 16:51
Ó salgas… nas nalgas… campeão…
1 Junho, 2021 at 18:03
Então campeão Parvo Aurélio? Tás feliz? Já cansaste de ser campeão foi? Incha!
1 Junho, 2021 at 21:53
E quanto ao montante da “dívida” do Clube ‘a SAD, disco riscado, nao se te oferece dizer mais M…?
E os outros Cancros cartilheiros nao ajudam esta alminha? Ele sozinho nao chega, consócios (?)…
2 Junho, 2021 at 9:20
Atão campeão, não me digas que o título está a ser indigesto. Já mandaste a carta a agradecer aos 71 ou não meu visionário? Deixa lá que daqui por um ano já percebes como é uma equipa campeã e a jogar na Champions, com público nos estádios, consegue abater dívida. Depois se não perceberes, o Salgas faz-te um desenho assim muita básico para garantir que percebes 🙂
1 Junho, 2021 at 10:25
O que vale 17 milhões são 70% do Paulinho, não o Paulinho todo. Esse é bem mais caro.
1 Junho, 2021 at 10:39
Exacto!
Para vender o mercado retraiu!
Mas para comprar parece que está inflacionado…
Burros do caralho!
1 Junho, 2021 at 18:24
Chama-lhes burros, chama.
1 Junho, 2021 at 18:49
São eles….. são eles!
Pode ser que o pessoal seja asno e não repare em ti!
1 Junho, 2021 at 10:21
Estes gajos fazem me lembrar um primo meu que recebeu uma herança, foi comprar um Ferrari em 2 mão, nem discutiu o preço, foi vender o Ferrari, vendeu ao gajo do talho por metade do preço porque gastava muita gasolina…que se lixe não me custou a ganhar dizia ele e donde este veio tem mais
1 Junho, 2021 at 10:25
O teu primo ainda assim gastou a herança depois da receber…
Estes é mais….
“Fazem-me lembrar o meu primo que andou a pedir emprestado a contar que vinha aí a herança, foi comprar um Ferrari em 2 mão, nem discutiu o preço. Andou 1 ou 2 anos todo contente de Ferrari e quando finalmente chegou a herança percebeu que ela pagava metade das dividas que tinha criado. Depois vendeu o Ferrari e para cobrir o resto vendeu o corpo a um chulo…”
1 Junho, 2021 at 18:52
Estes é mais:
“…. Depois vendeu o Ferrari e para cobrir o resto vendeu a filha a um chulo…”
E para que fique bem claro, a filha é a SAD!
Ainda comecam a inventar pedofilias e temos o caldo entornado.
1 Junho, 2021 at 10:30
Não sou grande entendido na matéria mas ter um prejuízo de 23.5 Milhões em três meses quando se fazem vendas de 30 Milhões (Acuna e Wendel) cheira a gestão danosa por todos os lados.
O que vale é que o titulo de campeão ajuda a abafar a coisa….resta saber até quando ?
1 Junho, 2021 at 10:35
O resultado é de 3 trimestres (9 meses)… Não de 3 meses.
Até porque nem vendeste o Acuña e o Wendel nestes 3 meses.
Estás a confundir as coisas.
1 Junho, 2021 at 11:25
Quando se vende jogadores por 46M e se apresenta um prejuízo de 24M pode-se dizer que é uma gestão de nível … de nível a que estamos habituados e provavelmente merecemos. Bem vindos ao carrossel, habituem-se.
1 Junho, 2021 at 13:45
O que é que essa merda tem de relevante para rebater o meu comentário, ó “erói”?
1 Junho, 2021 at 14:32
Correção: onde se lê 3 meses deve ler-se 3 trimestres
Falha minha mas que não invalida o resto da minha opinião
1 Junho, 2021 at 12:26
É por isso que convém deixar isto para os entendidos.
Agora o Cherba punha aqui uma notícia de uma operação ao coração que teve uma complicação e tiveram que ficar mais 7 horas no bloco operatório.
Depois a malta punha-se aqui a comentar!
Epa, deviam ter escolhido o fulano X para a operação. Ridículo só tinham 5 médicos no bloco e deviam ter sido 7, porque quando a minha cunhada fez essa operação tinha uma equipa de 7! BURROS!
– “Então mas desculpe, você tem uma licenciatura em quê?”
– “Licenciatura? O que é isso? Eu tenho a 4ª classe amigo mas já fiz 2 operações ao menisco e tive um traumatismo craniano, além de que a minha prima em 3º grau está a tirar o curso de enfermagem, olhe que sei do que falo!”
Ah desculpem, como sigo bola na televisão há uns anos e vejo o programa golos da CM TV todas as noites, aprendi por osmose a gerir uma equipa de futebol e um clube com mais de 100 anos de história!
Acordem pá! São campeões!
1 Junho, 2021 at 12:41
Claro que sim. As massas querem-se é amorfas e acríticas.
O que Milhões de cérebros em papa não fariam pelo bem comum. Haveria um problema ou outro com excesso de baba, mas o importante é que ninguém se chateava.
1 Junho, 2021 at 13:24
Faz uma lista e apresenta-te a eleições.
Ah espera, não era aqui. Mas já foi.
1 Junho, 2021 at 14:16
Toda a gente sabe que o problema é criticar, seja o suprassumo do casaco de cabedal (que radical), seja o médico militar/presidente/vogal da camara de Odivelas (que sorte dá ser-se omnipresente e omnisciente).
Quando se critica é porque não se quer o melhor para o clube. Ou será isso subjectivo?
1 Junho, 2021 at 17:37
Agora critica-se, antigamente malhava-se.
1 Junho, 2021 at 19:59
Mudam-se os tempos, mudam-se as dioptrias.
1 Junho, 2021 at 14:01
https://earthrights.org/wp-content/uploads/facepalm.jpg
1 Junho, 2021 at 14:24
E se eu tiver um Douturamento em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças e tiver trabalhado toda a vida entre Consultoria, Auditoria e Departamento Financeiro de empresas?
Isso quer dizer que posso comentar as contas do clube? Ou não conta?
1 Junho, 2021 at 14:25
Não é Doutoramento mas sim Mestrado…
E muito menos Douturamento…
1 Junho, 2021 at 14:31
“O jurado de diversos programas musicais referiu que “há muita gente que se diz democrata, mas só quando os resultados lhes convêm. Os fascistas também eram democratas, se o resultado fosse o que eles queriam”, revelando, logo de seguida, que tem “sérias dúvidas de que a maioria das pessoas que votaram contra os documentos a votação façam ideia, sequer, do que lá está”
Por fim, o produtor musical considerou que “este tipo de associativismo tem os dias contados. Os italianos, os alemães e os franceses já acabaram com isto. Em Espanha, isto já está mitigado. Mais tarde ou mais cedo, em Portugal vai acontecer o mesmo”.#
Eles andam por aqui
1 Junho, 2021 at 14:34
Acabaram?!
Em tantos países não disse o único que acabou mesmo com isso e que hoje em dia estuda a melhor forma de voltar a ter…
É um gajo que claramente sabe o que está a dizer e não uma merda que ouviu numa taberna chique onde vai e decidiu dizer igual…
1 Junho, 2021 at 20:06
O Nalgas bem tenta pregar a doutrina dele….
2 Junho, 2021 at 9:26
Então Zezinho Campeão, tá a doer ainda a penetração dos 71 é? Vê lá aí com uns colegas dos 29 que eles têm aí umas mesinhas porreiras para aliviar. Andas aí a arrotar postas para o ar e não dás uma para a caixa, sai-te tudo ao lado, tens que comer o que vomitas e no final acabas campeão, com as tuas críticas a irem para o esgoto. No fundo, é um ciclo vicioso. Tu e o resto dos 29 num coro de vozes de burro que jamais chegarão ao céu. Incha!
2 Junho, 2021 at 17:06
Penetrações só no Nalgas.
Já estás habituado.
1 Junho, 2021 at 10:32
Gosto particularmente deste parágrafo:
“Num ano “normal”, sem o efeito da pandemia, os resultados agora apresentados seriam positivos, não se verificando a forte contração no mercado de transferências e a quebra significativa dos resultados operacionais sem transações de jogadores”, defende.”
Dificilmente se poderia encontrar uma frase mais generalista, infundamentada e insignificante, isto num relatório, que se quer rigoroso e sério. Se dissessem que se amanhã não tivermos nuvens, não chove, seria a mesmíssima coisa. Bravo!!!
1 Junho, 2021 at 10:32
Com a compra do Paulinho era expectável este resultado.
Nem era preciso ir aos detalhes. Bastava ter uma ideia geral.
O que me preocupa é terem descido tão pouco os valores relativos aos custos com o plantel quando se tem um plantel com quase metade de jogadores da formação que ganham todos eles, menos o Palhinha, bem abaixo dos 300 mil por ano.
Isto é um sinal claro que os outros ganham muito bem, o que nalguns casos nem se justifica.
Mas quando vais buscar gente que ganha entre 300 e 500 mil num clube e lhes ofereces mais de 2M€, só pode dar nisto…
Como disse aqui na altura, a contratação do Paulinho colocou-os com as calças pelos tornozelos, com a obrigação de vender cerca de 40M€ líquidos para equilibrar as contas.
Agora é lidar com isto! E com gente que deixa muito a desejar em termos de negociações…
O Pote veio como teve de vir na altura. Já disse isso aqui.
Naquela altura, ou vinha nas condições que veio, ou não vinha – provavelmente estaria no Porto nesta altura e seriam eles os campeões!
Mas se o têm negociado em Fevereiro ou Março, tinha vindo por metade do preço e 100% do passe.
E o mesmo timing errado aconteceu com o Nuno Santos e com o Tabata, duplicando o custo de cada um.
É importante definir os alvos cedo e chegar primeiro porque quando se chega depois e se tem de competir por um jogador, já se sabe que o valor aumenta muito!
É para isso que serve o scouting.
Para ver o que os outros querem e depois competir com eles nas negociações, não é preciso scouting. Basta ler jornais…
Agora, nestas circunstâncias, não me parece uma boa opção ir pagar pelo João Mário quase 10M€, mais um rico ordenado. Era de ir buscar alguém mais jovem e mais rotativo, com golo, para actuar no meio campo e substituir o João Mário no plantel.
1 Junho, 2021 at 10:46
Na minha opinião Miguel, o jogo na Luz provou que Palhinha e João Mário são muito importantes neste meio campo a dois de Ruben Amorim.
1 Junho, 2021 at 13:52
Sim, em relação aos outros 2 que jogaram…
Mas não é disso que falo.
Falo de contratar alguém – que o João Mário, não sendo nosso, tem de ser contratado! – e então prefiro que procurem outra opção em vez de apontarem ao João Mário. Um jogador mais novo, mais rotativo, mais intenso, e com mais golo.
Afinal têm scouting para quê?
Esse pessoal passa o ano a dormir?
Não descobrem jogadores?
É que para apontar a jogadores como o João Mário, ou qualquer gajo do plantel do Braga, eu também sou capaz e não preciso de ganhar os ordenados pornográficos que essa gente ganha!
1 Junho, 2021 at 11:08
É difícil negociar bem quando gritas para a toda gente ouvir que 40M são o fim do mundo e não tens dinheiro para nada. Para melhorar isto sempre que possível negoceias com um gajo que tem sonhos molhados a pensar quando será a próxima vez que te pode fdr.
Vamos ter de nos livrar de ordenados bem pesados, como os do Battaglia, Rosier e Diaby com muito pouco retorno financeiro. Vão baixar a folha salarial, mas não vai passar disso.
Este ano têm de mudar e muito a maneira como operam o clube. Empandeirar Ilori’s e Eduardo’s vai ser extremamente difícil, ao mesmo tempo que mais uma vez vamos ser obrigados a vender 1 ou 2 dos nossos melhores jogadores, sem garantias que os substitutos não baixam a qualidade. E se nestes dois anos o Bruno e o Nuno Mendes garantem encaixes elevados, não há nenhuma garantia de que para o ano o mesmo se repita, por isso é imperativo reduzir muita merda que estes gajos só têm vindo a aumentar.
1 Junho, 2021 at 13:57
Claro, foi o que eu disse.
Quando te colocas na posição de ir negociar com as calças pelos tornozelos… estás logo fodido à partida!
Em cima disso, tens de ir buscar jogadores antes dos outros. Não ires participar num leilão.
Depois, tens de também perceber quem está financeiramente pior que nós e que nem calças tem… Alguns desses clubes podem ter jogadores interessantes para nós – como nós temos para outros clubes!
Portanto, há que ser sagaz. Pro-activo!
Inteligente e rápido a tomar decisões. Claro que isto requer muito trabalho de gente que tem de ser competente. Mas é assim que se sacam bons jogadores por um saco de amendoins.
1 Junho, 2021 at 14:22
Isso seria verdade num mercado normal e competitivo. Neste tens de agradar a certas pessoas, e sacares jogadores de nível por trocos não agrada a ninguém.
Outro ponto que desconheço é se o departamento de scout do Sporting sofreu alterações quando o Varandas entrou, quais e quantas foram feitas… Mexer na “estrutura” às vezes pode-se revelar mais valioso e económico do que deixar de contratar um Eduardo por ano.
1 Junho, 2021 at 11:13
“Agora, nestas circunstâncias, não me parece uma boa opção ir pagar pelo João Mário quase 10M€, mais um rico ordenado. Era de ir buscar alguém mais jovem e mais rotativo, com golo, para actuar no meio campo e substituir o João Mário no plantel.”
Tipo assim um Ryan Gauld?
1 Junho, 2021 at 14:02
Não sei se era no Gauld…
Não desgosto dele mas não sei se era nele que apostava. Deve haver nesse mundo um gajo na casa dos 21/23 anos, com talento, competitivo, rotativo e que marque uns golinhos…
O Bragança pode fazer o lugar do João Mário. Até o Matheus pode, noutros contextos porque é um jogador diferente.
Não podes é perder o Palhinha.
Com o João Mário, o Bragança, o Matheus ou esse outro jovem, o par tem de ser o Palhinha ou um jogador similar!
1 Junho, 2021 at 14:06
Saindo o João Mário o que precisas é de um “Palhinha”. O Gauld não faz o lugar do João Mário e muito menos faz o lugar do João Mário se faltar o Palhinha.
Com estas contas nem devíamos contratar e o Amorim teria de arranjar solução interna…já que quis gastar uma fortuna no ano passado, este ano temos de nos descoser com o que há.
Na realidade vai acontecer o que tem sempre acontecido…vamos gastar o que vamos receber e mais um bocadinho e depois logo se vê….
1 Junho, 2021 at 14:29
O melhor substituto do JM está no plantel e não tem custo… O problema é que tirando o gajo de onde está dificilmente estou a ver alguém marcar golos naquela frente de ataque.
Não acho o João Mário tão imperativo assim, pior estamos se o Porro tem uma caganeira, ou o Paulinho (ou outro ponta de lança) não marca 20 golos na próxima época, ou o Matheus Reis é a solução para a ala esquerda e central esquerdo…
1 Junho, 2021 at 14:32
Quem é o melhor substituto do João Mário?
1 Junho, 2021 at 14:46
Pessoalmente acho que é o Pote. Melhor jogador jovem da Liga NOS a 8 e quando foi preciso jogar lá encheu-me o olho. Tem intensidade e qualidade de passe, sabe transportar e tem boa meia distância. Mas lá está, depois fica um buraco de 23 golos no ataque que não sei se conseguem preencher.
1 Junho, 2021 at 14:54
Imaginas um meio campo com Pote e Mateus Nunes contra uma equipa da primeira metade da tabela? Achas que funcionava?
1 Junho, 2021 at 15:02
Imagino um meio campo com Pote e Palhinha. Aliás não imagino meio campo titular do Sporting sem o Palhinha. Não temos um médio que defenda minimamente bem sem ser o Palhinha, e isso foi mais que notório no jogo contra o Carnide.
O Pote dá intensidade, mas sem a leitura defensiva do Palhinha faria pouco. Mateus Nunes e Bragança ainda pior. Podem ser grandes médios num meio campo a 3, principalmente o Mateus Nunes que é forte na chegada à área e tem aquela passada larga, mas a 2 têm demasiadas lacunas defensivas. O João Mário destaca-se destas 3 alternativas porque tem a experiencia e sabe onde tem de aparecer, por isso é que também recupera algumas bolas, mas tem aquele grave problema de ser mau no último terço.
1 Junho, 2021 at 15:12
E no entanto, contra do Carnide em casa tiveste um meio campo sem Palhinha que resultou….
É isto que o João Mário dá…ao contrário de todos os outros, o João Mário permite-te jogar sem o Palhinha. Por isso para mim a sair o João Mário tens de contratar um jogador do perfil do Palhinha. Como tenho dificuldade em imaginar um bom que custe 7 ou 8M como o JM e que traga metade do que ele trás (de qualidade, de experiencia, de fazer todos os outros à sua volta parecer melhor)…terei sempre tendência a preferir o JM…
1 Junho, 2021 at 15:28
Se der para trazer 2 reforços e manter o plantel igual, assino por baixo. Se o JM significa só dar para trazer mais um bom jogador, não sei até que ponto vale o sacrifício.
Não acho que o seu retorno seja tão vital, mas lá está, não sou eu que mando.
1 Junho, 2021 at 15:32
Entre JM, Porro, um ala suplente para o Porro e um PL acho que deviam estar estão as nossas contratações. Destes todos…não estou com facilidade em escalonar por maior necessidade…todos têm alternativas atualmente, nenhuma delas me parece que vá correr bem…
Se não houver JM precisaremos sempre de um suplente para o Palhinha…
1 Junho, 2021 at 11:17
“É para isso que serve o scouting.
Para ver o que os outros querem e depois competir com eles nas negociações, não é preciso scouting. Basta ler jornais…”
Lolol muito bom
1 Junho, 2021 at 10:44
Não há dúvida nenhuma que Paulinho…foi uma grande venda do Trolha!
Agora a grande questão e conseguir fazer dinheiro com Renan, Illori, Rosier, Lumor, Battaglia, Eduardo, Doumbia, Diaby, Sporar, Camacho, Bruno Gaspar, Misic e Luiz Phellype.
E não exceder os 20M de investimento em jogadores para a próxima época: João Mário, Vinagre, Mario Gonzalez e pouco mais.
Continuar a apostar na formação como nesta época!
1 Junho, 2021 at 10:56
Vai ser difícil, precisas de pelo menos mais um medio defensivo, um defesa esquerdo e um ponta de lança. Pagando 7M pelo João Mario ( por esse valor não sou contra), sobram 13 M , com o varandas a negociar só dá para um jogador e vem mais um ala
1 Junho, 2021 at 10:59
* um defesa direito queria dizer, se venderem Nuno mendes, sim mais um bom defesa esquerdo
1 Junho, 2021 at 11:17
Gostava que o Hevertton, capitão da equipa B, tivesse oportunidade na equipa A como sombra do Porro.
Jovem e com muito potencial, faz bem aquele corredor.
1 Junho, 2021 at 10:57
Tudo a stressar…
Vamos dar a volta a isto.
Só me preocupo quando o Malcom atirar a toalha ao chão.
Que o Varandas não perca a cabeça e que o Amorim não peça mais matraquilhos caros… bora lá vender, valorizar uns ativozitos da B ou sub 23 e dos emprestados. Uma fezada ou outra numa compra estratégica e não mexe mais.
Para o ano é jogo a jogo e muita humildade que carregar o escudo pesa para caralho (pode-se dizer caralho, certo?! Estamos a falar de bola).
1 Junho, 2021 at 11:01
Sem stress, quem vai stressar é o gajo que vier a seguir:-)
1 Junho, 2021 at 11:22
Ando a dizer isto desde 2019, a SAD que se foda, com mais ou menos aperto de cinto, com mais ou menos voltas no carrossel vai resolvendo os seus problemas.
Preocupa é o clube e o seu futuro, mais uma injeção de 1.5M na divida para com a SAD e ainda vamos em Março e todos sabemos que existe a moratória covid dos bancos.
1 Junho, 2021 at 12:30
Admite que as circunstâncias estão hoje muito mais favoráveis. Já tens o bolo da Champions. Já tens os activos valorizados em muitos milhões. Olha só assim tens 3 internacionais a competir no Europeu. O teu colega de blog não te enganou. É voltar a cassete atrás mas eu sei que não precisas, lembras-te muito bem. Na altura eu era um sonhador e tu um pragmático. Mas olha, o mundo precisa de nós os dois. Campeões! E isto é só o começo. O melhor ainda está para vir.
1 Junho, 2021 at 12:48
Medo …. se para arranjar um prejuízo de 24M foi necessário vender 46M em jogadores, com o plantel valorizado o céu é o limite.
Se depois de 300M em vendas conseguem apresentar um passivo corrente, exigível em menos de um ano, de 175M com o plantel valorizado e com internacionais a competir no europeu, é mesmo caso para dizer que o melhor ainda está para vir.
1 Junho, 2021 at 14:11
Para arranjares um prejuizo de 24M€ foi preciso contratar o Paulinho que custou 13M€ liquidos, mais parte dos ordenados do Borja (cerca de 1M€), mais os ordenados do Sporar (1M€), mais os ordenados do Paulinho (que dizem ser 1,5M€ por estes 6 meses).
Portanto, para teres os 24M€, tens os 13M€ e metade do resto – uma vez que estamos a falar de 3 meses e não de 6 – o que andará à volta dos 15M€. Os restantes 9M€ já nada têm a ver com o negócio Paulinho mas grande parte disso pode estar directamente relacionado com a ausência das receitas que o Covid impediu.
Sem Covid e sem Paulinho a coisa devia estar mais ou menos controlada.
Pode é dizer-se que já se sabia do Covid, e tinham de contar com isso, e que contrataram o Paulinho porque quiseram. Não podem nunca dizer que são alheios a isso.
1 Junho, 2021 at 14:18
Ina pah…granda argolada que agora meteste…
Essa operação neste resultado tem um impacto positivo.
Em custo, a compra do Paulinho estão 3 meses da amortização anual. Ou seja, sendo a compra de 17M, amortizada em 5 anos (ou seja 3,4M de custo ao ano), estão aqui considerados 850 mil euros. Em contrapartida, a mais valia do Borja, avaliado em 3M no negócio entra na totalidade. A mais valia do Borja deve andar nos 2M, já não me lembro bem do valor de compra…
Ou seja, a operação Paulinho neste R&C teve um lucro de 2M – 850 mil…teve um efeito positivo nestas contas, não negativo…
1 Junho, 2021 at 15:53
Se amortizas as compras então também amortizas as vendas porque vais recebendo ao longo dos anos.
E não é isso que está considerado.
Aliás, que me lembre, não foi isso que se fez com as compras e vendas, por exemplo, do Bruno de Carvalho.
1 Junho, 2021 at 16:11
Não Miguel.
Amortização não tem nada a ver com prestação. Não é o pagamento.
A amortização é a regra contabilística que regula como vais considerando o custo dos bens que duram mais de 1 ano. Que pode ser de várias formas, neste caso é pelo método da quotas contantes, ou seja, vai partir o valor de compra do bem (ou seja, neste caso do jogador) e vais dividir o custo pelos 5 anos de contrato. E por isso só é considerado custo 1/5 por cada ano.
A venda depois é o valor de venda menos o valor de compra e a mais ou menos valia é registada por inteiro.
É por isso que tiveste o negócio Pjanic e Artur entre Juventus e Barcelona em que a Juve comprou o Artur por 80M e o Barcelona o Pjanic por 70M quando nenhum vale nem perto disso. Porque isso permitiu a ambos os clubes registarem enormes mais valias, não registando o custo porque ele é amortizado ao longo do contrato de 5 anos, e assim fugir ao fairplay financeiro. Este é o caso mais evidente…tens disto todos os anos em Portugal, não entre os mesmos clubes mas sim entre os clubes e universo Jorge Mendes.
Não é uma questão de vontade ou fazer com fez o BdC…é lei contabilística.
1 Junho, 2021 at 16:38
Eu sei o que é amortização.
E sei que podes amortizar ou não.
As contas com o Bruno de Carvalhos que se faziam aqui não tinham em conta as amortizações das contratações. Por isso acho que não devem ter hoje também.
É só isso que estou a dizer.
1 Junho, 2021 at 16:47
Não podes amortizar ou não.
Tens de amortizar. Ponto final. É lei. Não podes não amortizar. Não te pode apetecer agora não amortizar e considerar a totalidade do custo no ano.
Se sabes, como falas em amortizar vendas? Não é possivel amortizar vendas, só se amortiza compras. Não existe amortizar vendas.
Não podes misturar o resultado liquido com compras e somar assim. Não podes dizer que dos 24M de resultado negativo, 17 são do Paulinho porque isso não faz nenhum sentido e não é, de todo, verdade. Se quiseres, no limite 24M são prejuízo atual a que podes SOMAR 16M que ainda te falta considerar nos próximos anos. Nunca tirar.
E se houve alguém a dizer isso no tempo do BdC, não acredito que ninguém tenha corrigido ou explicado…é errado, é uma aberração quer contabilística quer financeira.
1 Junho, 2021 at 14:23
Quando souberes o que são amortizações deixas de dizer disparates e talvez percebas que a influencia do Paulinho nestas contas é de 0.75M mais os salários.
Divides o valor de aquisição pelo numero de meses do contrato e multiplicas pelo numero de meses que decorreram no exercício, que neste caso como entrou em fevereiro foram 2 meses.
1 Junho, 2021 at 15:19
o salgas assalariado explica ou não
1 Junho, 2021 at 15:57
Imagina que pagavas à cabeça 5M€.
Só consideravas 0,75M€?
Enfim…
Assumiste a compra por 16M€, passas a dever 16M€… Foi assim que se fizeram as contas na era Bruno de Carvalho.
Mas vocês mudam as cenas conforme dá mais jeito ao vosso discurso.
1 Junho, 2021 at 16:12
Não é a dever. É considerar custo.
O que concorre para o resultado é o custo. O pagamento concorre para a demonstração de caixa e para a tesouraria. Estás a confundir conceitos…
1 Junho, 2021 at 16:41
Se compras um jogador e não o pagas ficas a dever.
Claro que quando compras tem um custo. E não pagando, ficas a dever.
Daí aumentar o dinheiro que deves – passivo!
Tu é que não estás a perceber o que estou a dizer. Não tem nada a ver com jogos contabilísticos.
1 Junho, 2021 at 16:53
“que custou 13M€ liquidos, mais parte dos ordenados do Borja (cerca de 1M€), mais os ordenados do Sporar (1M€), mais os ordenados do Paulinho (que dizem ser 1,5M€ por estes 6 meses).
Portanto, para teres os 24M€, tens os 13M€ e metade do resto – uma vez que estamos a falar de 3 meses e não de 6 – o que andará à volta dos 15M€. Os restantes 9M€ já nada têm a ver com o negócio Paulinho mas grande parte disso pode estar directamente relacionado com a ausência das receitas que o Covid impediu.”
Não fui eu que fiz a mistura…foste tu e agora estás a tentar virar para fluxos de caixa e para balanço quando quem misturou aqui o resultado liquido com compras foste tu.
Miguel…estás claramente fora de água…a sério. Estas contas que estão aqui estão completamente erradas de todos os pontos de vista. Esquece isso…
Volto a dizer-te. Nos 24M de prejuizo não tens de tirar 13 do Paulinho. Se queres meter o Paulinho ao “barulho”, tens de dizer que aos 24M de prejuízo ainda teremos a somar um custo constante nos próximos 5 anos que somará 17M…
1 Junho, 2021 at 22:03
Eh, eh, eh. Porque é que gastas o teu tempo a ensinar-lhe seja o que for? Deixa-lo esparramar-se, que nós gozamos ainda mais o prato.
A referencia ao “Coreano” pelo meio foi um grito de socorro para a Cartilharia, um autentico endireita-bananas encarnado no seu “eleitor”…
1 Junho, 2021 at 23:49
Oh Miguel, vai para dentro fdx…
Z
1 Junho, 2021 at 13:58
Tens 2 emprestados que tens de comprar. Tens uma carrada de gajos que o mais provável é ter de se pagar para sair. Tens de vender jogadores sem ter quem os substitua no imediato.
E se esta temporada foi o que foi pela pandemia, não apostava as fichas em que a próxima vai ser diferente.
Desportivamente foi e é bom, mas a sustentabilidade financeira que “suporta” o “projecto” é feita de gelo fino.
1 Junho, 2021 at 11:55
O Porto está mais que falido e vai sendo campeão, que é o que importa, carago.
#Osbonsadeptos
#Rumoaotribi
1 Junho, 2021 at 10:59
e ainda ouvi ontem qualquer coisa do tipo ” e o Sporting tem lá o zenha que faz uma gestão financeira top , se apresentam estes resultados é por que tem que ser …. !!!!! “
1 Junho, 2021 at 14:13
Também ouvi…
Foi o idiota do PS que representa o Sporting no programa da CMTV!
Isto só mostra o quanto estes gajos são burros!
1 Junho, 2021 at 15:38
andré pinotes baptista … Um jotinha do PS em ascensão na carreira …
1 Junho, 2021 at 11:02
O Sporting pós Ano II DJ tinha na lista de salários Adrien, Patricio, William, Markovic, Campbell, Dost, Doumbia, Mathieu, Coates, entre outros.
Hoje tem Pote, Palhinha, um plantel de putos.
Os custos com pessoal não descem.
E agora vão aumentar todo o plantel.
1 Junho, 2021 at 11:23
Os 7M de indemnizações que iriam conduzir a uma poupança de 35M em salários afinal e agora, excluindo as indemnizações há um aumento de quase 3M em salários.
1 Junho, 2021 at 11:36
A parte mais preocupante disto é que nós estamos no ponto em que estava +- a equipa do Leonardo Jardim. Ou seja com muitos putos que se der certo vão aumentar imenso o ordenado nos próximos anos. O que fará a massa salarial disparar para números estratosféricos…
1 Junho, 2021 at 11:52
Por outro lado os mais (únicos) vendáveis são exactamente esses, logo não têm tempo de aumentar o salário. Claro que desportivamente não os substituis sem gastar, o que dá no mesmo.
1 Junho, 2021 at 12:08
Vai acabar nisso…
Claro que o clube não tem capacidade para aumentar a massa salarial para números estratosféricos por isso vai ter de os vender….
É ver os lampiões e transpor o modelo em ponto pequeno para o Sporting já que o Sporting não tem um orelhas doido por lavar dinheiro no comando…
Ou para o Famalicão, Rio Ave e Braga…é mais isto….
1 Junho, 2021 at 11:28
23,5 / 9 meses = 2,6 M prejuizo por mês. Nada mau , fariam inveja ao Godinho. Isto num ano desportivo em que foram totalmente surpreendidos por esta pandemia repentina. Gestão top. Agora basta somar aos prejuizos de 2020 e 2019. Com esta media e ao fim de um mandato de 4 anos dá 125 Milhões de prejuizo. Muito melhor que o slb que estoira isso num ano.
1 Junho, 2021 at 14:06
Não concordo.
Estes são maus mas bem longe do recordista Godinho, com 100M€ de passivo em 2 épocas para zero de resultados desportivos.
1 Junho, 2021 at 18:45
Por isso é que eu disse que o godinho teria inveja. O Varandas abre rombo de 2,6M por mês, o Godinho tinha rombo de 5 M por mês . Varandas é top, 2 x melhor que godinho. Se houvesse um gajo que fizesse rombo de 10M por mês o varandas seria 4x melhor. Estamos a comparar uma bosta de cão, dizendo que é muito mais pequena que uma bosta de vaca. Top top
1 Junho, 2021 at 20:11
Concordo contigo, tudo merda!
1 Junho, 2021 at 11:32
Bem, é hora do super zenha aparecer e enganar uns ingleses que nem uns patinhos. Anda Zenha! Anda enganar que tu enganas bem!
1 Junho, 2021 at 11:36
Super Zenha…foda-se…mais valia pouparem o ordenado dele….
1 Junho, 2021 at 11:39
A questão das contas, resolve-se com uma venda de um jogador da formação e deixamos a situação de default, o problema é a completa ausência de estratégia deste CD, e a tomada do clube pelos Golpistas.
1 Junho, 2021 at 11:48
Atão? o vagangas e o seu bando a dar barraca? Mas não fomos campeões e tá tudo bem? Ó jbidés e cagueiros, venham cá ver isto…
1 Junho, 2021 at 12:34
Importante para o futuro desportivo e financeiro do Sporting, estar presente na champions, nos próximos anos de forma regular, como faz o Porto aqui em PT.
Só desta forma é que vamos valorizar os nossos ativos da formação ou não, criando uma bola de neve saudável no clube, independentemente da direcção ou equipa técnica.
De outra maneira, não vamos passar disto, um clube a viver de glórias passadas e de alguns feitos nas modalidades.
Vamos ver o que jogadores vão sair, mais AINDA MAIS importante dos que vão entrar.
1 Junho, 2021 at 13:05
O Mateus Nunes paga isso tudo! Somos campeões! Não precisamos de gente a destabilizar! Viúvas brunistas!
E pronto, relatório de contas justificado. Podem continuar a mamar mais 4 anos à pala do nosso amor.
1 Junho, 2021 at 13:30
Planeado. Não há melhor altura para aprovar um défice do que na próxima AG.
1 Junho, 2021 at 14:00
Nesta altura, com toda a informação que têm disponível, com tudo o que se vê no Sporting e nos outros clubes nos últimos anos…andar a dizer que a questão é na colocação dos excedentários….é mesmo de anjinhos….
Ninguém paga por excedentários. Para nós, só o Jorge Mendes coloca excedentários. E para ele colocar excedentários temos de lhe dar 1 a sério e temos de receber os jogadores dele…
Os excedentários não são solução para nada….são parte do problema…
1 Junho, 2021 at 14:05
Os excedentários fazem parte do problema. São despesa. Sem retorno desportivo (o paulinho sempre dá algum). sacar algum por eles é bónus. A quantidade de m*** que se acumula é impressionante, nem naqueles programas do TLC sobre gajos que não deitam nada fora se vê disto.
1 Junho, 2021 at 14:09
Exato…
Ainda me lembro…andava tudo com “vamos receber não sei quanto pelo Battaglia, não sei quanto pelo Rosier…”
A pensar que do outro lado estão uns atrasados que não percebem que são jogadores sem mercado, nem o Sporting nem ninguém os quer, e por quem nem vale a pena pagar porque no limite podem ter por empréstimo…
1 Junho, 2021 at 14:18
Deixam um gajo como o Battaglia chegar aos 29/30 anos e esperam receber algo por ele, ainda por cima a ganhar uns 2M€ por ano?
Só um Mandrake para fazer isso acontecer!
1 Junho, 2021 at 23:50
Ora se um Paulinho com 28 anos vale 16M€ por 70%…
Z
1 Junho, 2021 at 14:25
Ainda ninguém falou sobre o facto da confina ter tido acesso aos resultados do exercício 1:30h antes dos mesmos serem públicos….
Ah, vamos vender 3 titulares, pelos menos o mendes já foi mandatado para isso.
1 Junho, 2021 at 14:30
Isso já nem é uma questão…
Hoje em dia o Record trabalha para o Sporting. Aquela coisa de antigamente da Bola ser rabolha, Recordo Sporting e Jogo tripeiro é finalmente uma verdade…Acho que todos já perceberam e olham para o Record como a Sporting TV…
1 Junho, 2021 at 14:26
Já são campeões, agora é refundar.
Aplaudir é que é lindo.
1 Junho, 2021 at 14:37
PQP! Tão previsível! A malta ressabiada e saudosista ( vulgo, brunista) teve um annus horribilis com a conquista do campeonato ao fim de 19 anos e com dois títulos europeus. Anda sedenta de alguma coisa negativa. Aí está ela! É fartar vilanagem.
Obviamente que o Cherba, ainda com resquícios brunistas, abriu um post para o tema. Seria com medo de não ter muito destaque num off topic?…
1 Junho, 2021 at 14:54
Bate palminhas oliveira, safoda o SPORTING, campeões pá…
1 Junho, 2021 at 15:05
João Oliveira, qual a sua opinião sobre a situação económica financeira da Sad, e a sua sustentabilidade futura. Se eu fosse administrador da Sad teria vergonha deste relatório apresentado.
Em relação ao clube é aguardar, mas já sabemos que aumentou a dívida para com a SAD.
1 Junho, 2021 at 15:24
Em relação ao clube é aguardar, mas já sabemos que aumentou a dívida para com a SAD.
xiu, isto não é para se dizer, apoia pá.
1 Junho, 2021 at 15:22
ó João, tens razão, só faltam 20 milhões para chegar ao numero magico.
1 Junho, 2021 at 15:42
olá, João. Espero que estejas a ter uma terça feira incrível!
sabes, fui ver qual a data do teu primeiro comentário aqui na Tasca, pois estranhei o que escreveste. Tendo em conta que está quase a fazer um ano que te estreaste, provavelmente deves ter estado em modo selectivo quando foram publicados todos os outros posts sobre relatórios e contas ou sobre finanças, mas podes pesquisar precisamente por essa categoria: finanças.
#aCulpaÉdoCherba
1 Junho, 2021 at 16:43
Nunca vi uma melhor representação de uma Falácia do espantalho do que esta aqui escrita, os meus parabéns
1 Junho, 2021 at 16:46
Hahahahahahahah
Adorei. A sério.
Sempre a malhar! Todos.
1 Junho, 2021 at 20:11
Nalgas, és tu?
1 Junho, 2021 at 14:52
Eu tenho uma sugestão de gestão para a direção do Sporting. Façam um esforço e contratem o scouting do Braga. Parece que eles os descobrem cedo e antes de valorizarem… A médio e longo prazo é capaz de compensar, certo?
1 Junho, 2021 at 15:07
Depois vendemos a quem? É que a crise de transferências só se aplica nas vendas dos nossos jogadores.
1 Junho, 2021 at 15:43
O meu amigo está a querer tudo de uma vez… Eu estava apenas a pensar nas compras. Imagina o que seria comprar um Amorim ao Casa Pia ou um Paulinho ao Gil Vicente? Isso é que era cá uma poupança…
1 Junho, 2021 at 15:21
a minha cabeça anda à roda com um belíssimo número: 29 milhões de euros a agentes. Estes, sim, devem dizer “faz falta ao futebol português um Sporting forte!”
1 Junho, 2021 at 18:02
E estas a ser meigo pois são 29.473M correntes e 6.653M não correntes num total de 36.126M.
É obra!
1 Junho, 2021 at 22:10
Pensa no que 2 milhoes por género (x2) fariam a todas as nossas modalidade. E os parasitas ainda comeriam 25…
1 Junho, 2021 at 15:23
Diferenças:
https://twitter.com/3Sporting/status/1399655940203417602
1 Junho, 2021 at 16:37
É para os oliveiras e jbidés e cagueiros engolirem… merda do cmerda ás pazadas
1 Junho, 2021 at 16:03
Resumindo, dinheiro dos agentes à parte, desapareceram das contas do Sporting 17M€ que ninguém sabe para onde foram.
[Oh, estou a brincar, todos sabemos onde estão.]