No dia em que se assinalavam 30 anos sobre a morte de Freddie Mercury, o Sporting fez aquilo que o Sporting de Ruben Amorim melhor sabe fazer: foi uma equipa do redes ao ponta, escondendo pontos fracos e potenciando ao máximo os seus pontos fortes. Resultado? Vitória sobre uma das três melhores equipas da Alemanha e apuramento para os oitavos de final da Champions, numa noite memorável dentro e fora do relvado
Se alguém ousar escrever que o Sporting foi a equipa que mais cresceu ao longo dos cinco primeiros jogos da fase de grupos da Champions, vai ser complicado encontrar argumentos para rebater tal afirmação. Depois da dolorosa derrota frente ao Ajax, no jogo de abertura (1-5), os Leões souberam usar esse banho de realidade como uma enorme aprendizagem. Voltaram a perder na Alemanha, frente ao Dortmund, mas mostraram ter trabalhado para corrigir os problemas defensivos. Na Turquia, frente ao Besiktas, na partida do tudo ou nada, o acerto defensivo foi trocado pela vontade de espreguiçar-se até à área contrária, num jogo meio de loucos onde não faltaram oportunidades de um lado e do outro e que terminou num inesperado 1-4 para os verde e brancos. Duas semanas volvidas, na recepção aos mesmos turcos, uma equipa a mostrar-se no seu todo, embalando para um 4-0 inquestionável e futebol de nível elevado que colocava o Sporting a depender de si mesmo para atingir os oitavos de final da Champions.
I was born to love you
With every single beat of my heart
Yes, I was born to take care of you
Every single day of my life
Em mais uma declaração de amor que até os mais versados sociólogos serão incapazes de explicar, Alvalade encheu até onde podia encher para assistir a esse momento. Do outro lado o Dortmund, uma das três melhores equipas alemãs que, mesmo com lesões rotativas há algumas semanas, continua colado a um tal de Bayern de Munique no topo da liga germânica. E apesar daquele primeiro minuto frenético onde o Sporting se atirou lá para a frente e ganhou um canto, toda a partida foi um exemplo do poderio do Dortmund. Foi, aliás, por perceber e aceitar esse poderio, que o Sporting conseguiu ganhar o jogo.
Na nossa tola romântica, o Coates viria por ali fora em dribles, o Palhinha engoliria o meio campo, o Paulinho faria um poker e o Potter ria disto tudo enquanto o Adán só se mexia para marcar pontapés de baliza. Na realidade, o Dortmund pegou no jogo e deixou-nos sem bola ao longo de 20 minutos. É verdade que, em parte, essa posse foi-lhes oferecida, na certeza de que resistindo à meia dúzia de gajos que constantemente tentavam entrar na nossa área, nós poderíamos causar estragos em transição. Matheus Nunes, por exemplo, apenas uma vez conseguiu libertar-se para embalar por ali fora, nessa primeira meia hora que nos apertava o coração no receio de não conseguir o golo (eram preciso dois de vantagem para arrumar as contas), Matheus Reis e Porro raramente conseguiam criar superioridade ofensiva, os três da frente lutavam sem bola e Potter ainda conseguia perdê-la de forma exasperante.
You are the one for me
I am the man for you
You we’re made for me
You’re my ecstasy
If I was given every opportunity
I’d kill for your love
Acontece que Peter Potter, Potinho para a sua avó, é mesmo assim: aquele puto que, nas equipas que fazíamos na rua, às vezes parecia ter pouca vontade e quase que convidava os outros a correr por ele, mas que, depois, apanhava a bola meio perdida e metia-a por baixo das pernas do gajo que achava que ocupava o espaço entre os postes feitos com pedras da calçada. Foi exactamente o que ele fez ontem, lendo na perfeição onde a bola ia cair depois do passe longo de Coates e da hesitação do defesa alemão e sorrindo antes de desviá-la do grandalhão que defendia a baliza germânica.
Que festa, camaradas! Que-fes-ta! O Sporting apoiar, no Estádio a cantar, e o Sporting quase marcava outra vez, agora por Sarabia, sem aquele toque de magia que desvia sempre a bola do redes. Os tanques germânicos abanavam, os Leões ganhavam confiança, até porque lá atrás Coates era imperial e o aprendiz Gonçalo Inácio dava novos sinais de estar a caminho de igualar o mestre. Matheus Reis conseguia finalmente sair a jogar e ter bola para lá do meio campo, dando início a uma troca de bola interrompida pela defesa alemã. Acontece que a redonda veio a rebolar ali para a entrada da área, por onde andava Peter Potter que ouviu o que se ouviu num raio de uma dezena de kms: chuuuuuuu-ta-ca-ra-lhó! E ele chutou, outra vez com aquele ar despreocupado, com tanto jeito que foi em força e sempre a fugir do redes. Gooooooooooooooooooooooolo!
I’m caught in a dream
And my dream’s come true
So hard to believe
This is happening to me
An amazing feeling
Comin’ through
Meio toldados pelo festejo colectivo, voltamos à realidade com o tal de Malen ameaçou fazer o que havia feito na Alemanha. Valeu Gonçalo Inácio a cortar em cima da linha e a mandar toda a gente para o descanso com o sentimento de que faltavam 45 minutos para conquistar algo que pareceu quase impossível.
No recomeço, Potter e Sarabia combinaram por entre os gigantes de amarelo e o espanhol ficou na cara de Kobel, valendo a enorme mancha do redes a evitar o 3-0. Depois, Matheus Nunes cai na área num lance que deixa muitas dúvidas e ficava a ideia que o jogo ia partir, o que só podia beneficiar as nossas transições. Veio o golo bem anulado ao Dortmund, veio um remate falhado de Potter à entrada da área e veio uma confusão de todo o tamanho que terminou com três amarelos para nós e com um vermelho para Emre Can, por agressão a Porro. Os deuses do futebol estavam loucos e bafejavam o Sporting, até porque, poucos minutos volvidos, Paulinho era empurrado e pisado na área, com o VAR a tirar dúvidas: penalti!
Peter Potter foi Pedro Gonçalves e falhou, mas Pedro Porro acelerou mais rápido que todos e apareceu para fazer a recarga de cabeça. 3-a-zero-ao-Dortmund-caray, a dez minutos do final que passaram a 17, pois o árbitro deu (e bem) sete minutos de desconto. Amorim já tinha refrescado as duas alas por completo, com o descaramento extra de lançar o menino Nazinho para uma estreia que jamais esquecerá, o Sporting recuava em demasia na ânsia do apito final, dando aos germânicos a possibilidade de, mesmo reduzidos, tentarem uma última vaga.
Foi tempo que não passava, até porque veio o golo amarelo aos 94 e se acontecesse outro ficaríamos em desvantagem em caso de empate. Sofria-se na bancada. Os gajos que tinham esgotado as cervejas em mais cafés do que nós berravam do outro lado coisas que só a sra das mensagens no sistema de som percebia, nós assobiávamos o minuto além dos sete (e Potter fazia o mesmo, no banco), Adán vinha ao limite da área dizer que a bola era dele e a vitória era nossa, conquistada por esta equipa que continua a superar-se e a surpreender-nos e que, tal como uma grande banda, teve um solista a brilhar num palco repleto de bravíssimos músicos!
I wanna love you, love you, love you
I wanna love you
Yeah yeah
Ha ha ha ha ha it’s magic
What ha ha ha
25 Novembro, 2021 at 15:58
A foto do post ilustra bem o Capitão que temos. Fenomenal
25 Novembro, 2021 at 16:10
Pensamento no Tondela neste momento.
Jogo a jogo sempre.
O objetivo de época da Champions está mais que cumprido, neste momento o foco do Sporting tem que ser o campeonato e conquistar o Bi.
O que vier da Champions é lucro, literalmente escrevendo.
25 Novembro, 2021 at 16:22
Grande escolha musical Cherba!
Adorei a noite em Alvalade!
Parabéns aos leões dentro de campo. Adan, Coates, Inácio, Palhinha, Matheus, Pote em belíssimo plano!
Ruben Amorim continua a fazer obra incrível!
Ps – agora é lançar o Essugo contra o Ajax…para ser o mais novo na Champions com
a verde e branca destronando…o porco do Simão!
25 Novembro, 2021 at 16:30
Quando de manhã não vi nenhum post pós-jogo pensei para mim que O Cherba estaria com dificuldade em escrever algo a altura do que o jogo significou no seu todo para o Sporting e para os Sportinguistas.
Valeu a espera!
Um post perfeito para um jogo que ficará por muito tempo na nossa memória!
25 Novembro, 2021 at 16:33
Foi uma noite brutal, a minha melhor noite em alvalade!
SL
25 Novembro, 2021 at 16:36
Belo texto e justa homenagem ao Fredy Mercúrio.
Juntamente com as vitórias sobre o Inter (2006) e Newcastle (2005) talvez o jogo que mais orgulho me deu na Europa nos últimos anos.
Coates a imperador e Pote a mágico oficial da corte.
Os últimos minutos foram angustiantes e não consigo perceber a entrada do miúdo Nazinho, nada contra o rapaz obviamente, mas estava em jogo muita coisa e ontem não era dia para experiências emotivas em modo Champions.
Estamos nos 16 melhores, somos outsiders, e se corre bem?
25 Novembro, 2021 at 17:00
“e não consigo perceber a entrada do miúdo Nazinho,”
Fácil….
Porro estava KO…. a precisar de sair sendo que o lateral que estava no banco era o Nazinho.
Assim entrou Nazinho e o Esgaio passou para a direita.
Qualquer outra substituição seria “inventar”
25 Novembro, 2021 at 17:42
Podia ter posto Nuno Santos mais recuado à esquerda porque já fez o lugar, e Jovane ou Tabata à frente, mas isso agora pouco interessa, ganhámos e bem.
25 Novembro, 2021 at 17:52
Jovane não, que não estava lá….
25 Novembro, 2021 at 20:52
Inventar…. Visto que o Nuno Santos não é Defesa esquerdo
26 Novembro, 2021 at 16:18
E de repente Nazinho > Vinagre… Esgaio > que vinagre…
Até Nazinho > Esteves…
É difícil compreender, mas ok.
25 Novembro, 2021 at 18:59
Eu tive a felicidade de ver os 5-0 ao Manchester (de Bobby Charlton, Dennis Kay, George Best e Nobby Stiles), logoo, será muito difícil assistir a algo que supere .
Mas esta é também uma noite memorável.
SL
25 Novembro, 2021 at 21:30
… será que o caro Álvaro não queria dizer Dennis Law?…
25 Novembro, 2021 at 16:38
O meu palpite é que o RAmorim vai deixar trabalho feito para quem vier a seguir.
Como fez Guardiola no Barcelona por exemplo.
Não tenho duvidas nenhumas do profissionalismo desta equipa técnica e do sucesso do seu método de trabalho.
Acredito que ainda que este trabalho vai ser consolidado no final desta ou da próxima época, dependente da saída ou não do RA.
Vai ser aqueles casos que é só não estragar.
Tem a palavra esta ou outra Presidência que vier a partir de Março do ano que vem.
27 Novembro, 2021 at 4:53
Ja sabemos qual será a presidência, corresse bem ou mal esta época.
25 Novembro, 2021 at 16:38
Espetáculo!
Post e jogo de ontem!!
Venha o Tondela!!
25 Novembro, 2021 at 16:42
Grande posta!
Infelizmente nao estive em Alvalade, mas estive contra o Newcastle e ontem, por vezes, revi esse jogo, o intercâmbio entre o dentro e o fora do relvado, ums a puxarem pelos outros, o resultado a aumentar e a euforia a galopar, acredito que tenha sido semelhante.
Esta equipa merece que não a insultem mais, dentro e fora de casa, o que têm mostrado é soberbo. É ter um acreditar consciente das nossas possibilidades na Champions e focar no “de três em três ” a somar.
E ontem houve muitos gritos de Spoooooooooooorting!
25 Novembro, 2021 at 16:44
Uma das maiores alegrias dos últimos tempos! Indescritível.
Spooooooortiiiiinnnnggggg!
25 Novembro, 2021 at 17:03
Esta equipa merece TUDO!!
E Rúben Amorim vai ser um Treinador TOP Mundial!!!
É demasiado óbvio que é “Especial” e Nós agradecemos!!
25 Novembro, 2021 at 17:07
Grande post do Cherba, para não variar.
Grande noite em Alvalade, para mim a fazer lembrar aquela contra o City em que ganhamos 2-0 .
Grande estreia de toda a minha família no estádio, com filhos e netos dos 3 aos 60 anos, nada menos de 12 pessoas, que maravilha serem todos do Sporting e podermos todos vibrar com golos e uma grande entrega dos jogadores do Sporting.
25 Novembro, 2021 at 17:11
“Grande noite em Alvalade, para mim a fazer lembrar aquela contra o City em que ganhamos 2-0 .”
Não quererás ter escrito “em que ganhamos 1-0.”? Golo de calcanhar do Xandão.
https://www.youtube.com/watch?v=PdM8dx09q1I
Depois, em Manchester, estivemos a ganhar 2-0, sofremos 3 golos e acabámos por nos apurar.
25 Novembro, 2021 at 19:06
É verdade, tens razão.
25 Novembro, 2021 at 17:32
Estava a ver que o tasqueiro não soltava a posta hoje e limitava-se ao audio do relato.
Por outras palavras, fechou a loja e mandou vir uber eats.
25 Novembro, 2021 at 17:50
Foi a minha estreia europeia em Alvalade, e foi épica 😀
25 Novembro, 2021 at 18:45
*repito o que disse anteriormente:
Correu muito bem ontem !
“O azar de uns foi a sorte de outros”
podemos aplicar esta frase à falta dos 3 titulares do Dortmund que devo dizer, fiquei impressionado pelo bom futebol que praticaram.
Um tiki-taka moderno e rápido com uma pressão alta brutal. Todos os artistas a dominarem bem a bola e a partirem com facilidades para 1 contra 1.
Foi preciso uma defesa muito atenta da nossa parte e com nervos de aço para aguentar o futebol dos alemães. Enfim o que nos têm habituado !
Depois, bom depois, veio Pote que sem contar com o golos estava a fazer um jogo super discreto. Parece que anda a evitar o choque e não aguenta a bola mais do que um segundo nos pés.
A falta de clarividência a jogar contrasta com a frieza que tem na hora de chutar para a baliza. Aí não há cá rodriguinhos como os outros usam e ele simplesmente chuta lá para dentro.
Nota final para dizer que percebo que o treinador queira premiar os putos novos que se aplicam nos treinos mas num jogo de champions onde a vantagem era de apenas um golo, meter um defesa esquerdo novo que não pode ter ainda os mecanismos da nossa maneira de defender, foi um risco muito grande e podia ter corrido muito mal.
Foi por ali que o Dortmund marcou e foram mais 4 minutos de pura aflição.
Sinal menos também para a bancada que se calou simplesmente durante esses 4 minutos a pensar seguramente que os fantasmas de outros anos podiam aparecer.
É nestas alturas de desnorte da equipa que a Bancada se deveria fazer ouvir ainda com mais força.
Ao contrário dos “Olés” que muitos continuam a cantar qd o jogo aparenta estar ganho e que dá sempre mau resultado para alem de ser muito pouco educado
Mas acabou por correr bem !
25 Novembro, 2021 at 18:54
Apenas foi memorável… épico !!!!
Rubén Amorim é dos nossos desde que aqui chegou !!!
Percebeu qual o caminho usual das pedras que nós passamos desde decádas…. percebeu que tinha que o fazer descalço, e com isso ficou com o plantel na mão…
Hoje o nosso barco tem um timoneiro, tem um rumo futebolístico e é graças a Rubén Amorim, o nosso Leão Adoptado !!!! Mas Leão na mesma !!!!
Se hoje estamos onde estamos é graças ao HV que dever ter enchido a cabeça a FV de tal forma, que FV teve que apostar em RA, talvez escudado na força invisivel de AH…
Hoje é um prazer ver esta equipa, e mesmo quando não joga a esperança não esmorece, e isso é o que faz as grandes equipas!
25 Novembro, 2021 at 19:24
Esqueça isso do Hugo Viana.
Ninguém com 2anos de compras desastrosas iria sugerir ao patrão pagar tantos milhões por um treinador sem curso completo e currículo…
25 Novembro, 2021 at 20:01
Temos de ser honestos intelectualmente e admitir aquilo que é uma realidade. Vamos Sporting!
27 Novembro, 2021 at 13:23
Honestos e realistas, logicos. Nunca HV que teve os moves de genio com keizer, iloris e jeses durante duas épocas acordaria na cama, 2 épocas depois, competente e com visão para ver no RA o manager do futuro do Sporting.
Mas se você quer acreditar nisso..
27 Novembro, 2021 at 13:27
Quem sabe, teve uma epifania?
25 Novembro, 2021 at 19:15
Rendido a este plantel.
E já vem desde meio da época passada.
25 Novembro, 2021 at 19:52
Como diz um amigo meu do Schalke
Zecken aus der cl weggeputzt,
Gratulation
🙂
25 Novembro, 2021 at 19:59
Grande jogo ontem! Estar pela segunda vez nos 8s das Champions é um feito para o nosso clube! Parabéns também à direção, Varandas e Hugo Viana pela coragem que têm demonstrado a gerir o clube. Claro, não somos perfeitos, mas quem o é? Respiramos saúde! Vamos Sporting!
25 Novembro, 2021 at 20:27
Foi o nosso jogo mais competente. Não concedemos oportunidades claras atrás e fomos letais na frente. Nem tudo foi positivo, mas muito do que foi feito foi positivo. Os últimos minutos foram minutos à Sporting, com o coração na mão.
25 Novembro, 2021 at 20:47
Ok pessoal, agora é arrancar para outra vitória.
Via ontem, nas imagens olhares de crianças, deslumbradas, como quem dizia, que grande clube que é o meu.
Isto marca, para muitos anos, aquelas crianças, daqui a uns anos, irão recordar esta noite memorável.
25 Novembro, 2021 at 20:55
Agora o sorteio da taça de Portugal.
Foi bom, mas……………..
Sportinguistas, o Casa Pia é simplesmente a equipa revelação da divisão de honra, por isso, já vêem, para mais em casa do Casa Pia, não olhem pró nome, está nos três primeiros lugares da divisão de honra.
Poder-me-ão dizer, mas acabamos de eliminar um colosso, o Dortmund.
Amigos isto já passou, estes são jogos diferentes, bem diferentes.
Encarar o jogo com o Casa Pia de dificuldade média\alta.
Em relação ao porto\Steaua, bem, melhor não podia ser, melhor só indo os dois borda fora, mas agora fica já um.
Atenção ao Tondela.
25 Novembro, 2021 at 20:55
🙂
25 Novembro, 2021 at 21:08
45,2 milhões já garantidos.
E estes não têm comissões de empresários, são limpinhos.
E mais, não temos que pagar uma percentagem aos bancos do valor de venda, como se faz com a venda de jogadores.
Para ajudar a pagar alguma compra, ou para ajudar a que algum fique cá definitivamente.
Ou para pagar aos bancos que querem dinheiro até final do ano, como dizem as notícias, tem graça, nunca ouço falar que o Steaua tenha que pagar isto ou aquilo aos bancos, porque será ? Com o Sporting sabem logo até quando tem que pagar, coisas esquisitas.
45,2 milhões, pela champions temos este ano o trabalhinho feito até ver.
Pró ano, deveria ser como este ano, já era muito bom.
Somos humildes com prazer.
Mas grandes no coração.
Como a equipa.
25 Novembro, 2021 at 21:41
Talvez porque o Steua nunca tenha estado como nós em 2013, com um PER sobre a mesa e as torneiras da banca fechadas.
Todos os Clubes portugueses publicam as suas contas.
A preocupação com as contas e gestão do Clube é algo que todos os sócios devem ter.
25 Novembro, 2021 at 22:08
sabes que o antigo Steaua é o atual FC SBFC, e basicamente nasceu porque o Becalli foi corrido do Steaua original que foi despromovido por questos burocraticaas e resolveu “criar ” um clube novo, depois comprou a licença de outro clube na primeira divisao e pelo caminho por pirrança a equipa B do actual Steaua apanhou a outra original e num jogo em que os outros podiam descer meteu o pessoal todo da equipa A a jogar na equipa B e equipa principal jogou com juniores no mesmo dia, só para os outros descerem
25 Novembro, 2021 at 21:25
Só para vos contar que estou a sorrir à 24 horas e sempre a recordar que “Hoje é dia de jogo…”
O que aconteceu ontem foi ÉPICO
25 Novembro, 2021 at 22:19
Já entregaram a grade ao ASSENTADOR?
Deu o resultado antecipadamente, hum…. onde já ouvi isto, e não recebe a devida compensação?
25 Novembro, 2021 at 22:33
Também tive a felicidade de ver o Sporting\Manchester 5 a 0.
Já tivemos várias.
Felizmente
Mas a que mais gostei, não me levem a mal, foi uma de 7 a 1.
A quem terá sido ?
25 Novembro, 2021 at 22:59
Ao Steaua de Carnide?
25 Novembro, 2021 at 23:08
Rival de carnide
25 Novembro, 2021 at 22:41
Há o Steua, e o Steua.
25 Novembro, 2021 at 22:49
E depois há o Stewie. 🙂
https://www.youtube.com/watch?v=1NovkgBbrbk
25 Novembro, 2021 at 23:52
O pior cego é aquele que nao quer ver.
(e bate com a testa no muro depois de tropeçar na trincheira)
25 Novembro, 2021 at 23:11
Já temos backstage!!!
25 Novembro, 2021 at 23:32
E do bom.
25 Novembro, 2021 at 23:13
Foi mágico, horas depois de sair do estádio ainda estava com a música do “dia de jogo” em loop na cabeça, deitei-me ás 03h30 da manhã depois de ver todos os comentários de todos os canais…
Agora é refocar no Tondela, porque sem “tondelas” não há “borussias” e para a semana lá estou, como na musica que não me sai da cabeça
25 Novembro, 2021 at 23:32
Não é para a semana, pá. É já esta 🙂
25 Novembro, 2021 at 23:42
E ainda bem que depois só com teste. 🙁
26 Novembro, 2021 at 1:39
???
26 Novembro, 2021 at 10:10
Obrigatório teste negativo para recintos desportivos ( mesmo para os vacinados) . 🙁
26 Novembro, 2021 at 7:57
Yep…
26 Novembro, 2021 at 1:39
Domingo é o primeiro dia da próxima semana ó tótó…
26 Novembro, 2021 at 7:58
Não é nada. Se ainda é fim de semana, então pertence ao fim da semana, portanto… semana anterior.
Não me lembro de desejar a ninguém à sexta bom início de semana.
Toma e embrulha.
26 Novembro, 2021 at 10:07
Ah ah ah portanto sexta é 5 ou é o sábado que é 6,5 ?
26 Novembro, 2021 at 18:28
Excelente vitória, grandes P. Goncalves, Porro Adan e, como quase sempre, Capitao. Até Feddal fez um belo jogo ainda que nem todos tenham jogado bem: alguns dos nossos acusaram naturalmente nervosismo, como Inácio e ambos os Matheus, mas foi Merecidíssimo. Parabéns pela estreia ao Nazinho, sem esquecer as vitória europeia no Andebol e na Youth LEague, e o último Festival do Rolo, com um belo regresso do Mr Té.
Espero que se vá jogar a sério a Amesterdao: eu vi esses tipos a perder 4-2 em Alvalade e 2-1 no estádio velho e quero mais pontos para o ranking e € chulice-free. E há que manter todas as frentes europeias bem vivas: se entendo a nossa ausencia da Champions do Judo, quero passar o grupo no Andebol e no Futsal, e dar no lombo dos rabolhos na FIBA Europe Cup.
SL