Confesso que não sou a melhor pessoa para falar sobre o que a «tempestade do BES» pode provocar no nosso futebol e, mais especificamente, no Sporting. Não porque o assunto não me interesse (ou preocupe, se preferirem), mas porque se trata daquele lado do futebol que não me apaixona. Fico contente, e isso parece-me um ponto a favor, quando penso que o nosso clube já deu início à reestruturação financeira no sentido de aumentar os seus próprios capitais e, com isso, diminuir a dependência em relação à banca.
Acreditando que muitos de vocês saberão, ao longo dos comentários, ser mais válidos na abordagem do tema, deixo-vos um gráfico, publicado no record e baseado nos relatórios/contas de 2012-2013, e um texto de Pedro Santos Guerreiro que me pareceu interessante.
«O Banco Espírito Santo tem uma importância enorme na economia portuguesa. Tão grande, que está ligado a muitas empresas de diversos sectores. Incluindo ao futebol. As vendas de jogadores que estão a ser feitas neste verão, aliás, têm muito a ver com isso. Começando pelas do Benfica.
Durante muitas semanas a imprensa portuguesa repetiu que o escândalo é no Grupo Espírito Santo (GES), não no Banco Espírito Santo (BES). Isto é, os graves problemas financeiros e riscos de calote estão nas empresas não financeiras. Acontece que há um contágio inevitável ao banco, ainda que não haja risco de falência, contágio esse que vem sobretudo dos créditos do banco ao grupo. Além disso, o BES en- caminha-se inevitavelmente para uma “redução de balanço”, o que passa por dar menos crédito à economia. E, portanto, também aos clubes de futebol.
Benfica e Sporting são os clubes com os quais o BES tem mais relações de crédito. A notícia do “Diário Económico” de que o Benfica tem um conjunto de obrigações que foram colocadas por fundos geridos pelo BES, num total de 67 milhões de euros, que “vencem” em outubro e dezembro, é muito relevante. Noutros tempos, estas obrigações poderiam ser substituídas por nova dívida. Mas agora o BES está longe de estar em condições de o fazer. Por isso, as vendas milionárias que o Benfica tem feito ao longo deste verão, e que têm as consequências óbvias na estabilidade e qualidade da equipa de futebol, serão, no fundo, mais uma consequência do chamado “efeito sistémico” da crise no GES: é preciso pagar dívida.
Depois de o BCP ter decidido que não quer aumentar o crédito ao futebol, por ser fonte de risco (como se viu no Sporting), a nova situação no BES é um fator acrescido de pressão sobre os clubes. Há menos crédito e isso obriga a uma gestão mais de acordo com as receitas de cada ano e menos dependente das dívidas. Tendo em conta que muitos clubes continuam mergulhados em passivo, há muito que mudar. Porque pelo menos o BES não será parceiro ativo durante algum tempo.»
24 Julho, 2014 at 19:08
A propósito da exposição, e como o blog “Leoninamente” chama a atenção, o gráfico de barras que ilustra a notícia transmite uma ideia distorcida dessa exposição – na realidade, a exposição dos corruptos é sensivelmente metade da do Sporting, que por sua vez é um pouco mais de metade da dos lampiões. Muito diferente do que o gráfico “sugere”…
24 Julho, 2014 at 19:46
A escala do gráfico está mesmo manhosa…
Ao trabalho que esses doentes se dão.
Além de que a exposição a outras entidades que não o BES (e que também estão a cortar a dose…) revelariam o problema em toda a sua magnitude. Também não sei se esses valores são pré ou pós reestruturação para nós. Anseio pelo dia em que a reestruturação fique completamente fechada! Os malditos despachos das isenções nunca mais saem?
Como a reestruturação foi acordada há um ano presumo que todas as condições se mantenham para nós, sem surpresas… Desde que cumpramos a nossa parte.
Ainda bem que o BdC estancou a hemorragia a tempo.
SL
24 Julho, 2014 at 21:28
Surreal este gráfico… que podridão mais ridícula!
25 Julho, 2014 at 9:43
E não é só!
O gráfico tem ainda outra “manhosice” encapotada.
É que uma coisa é a existência de dívida, outra é exposição.
Com a celebração do acordo de reestruturação, o Sporting deixou de ter qualquer tipo de exposição: o Sporting trocou várias dívidas que já se encontravam vencidas e não pagas (com muitos processos executivos, i.e. penhoras, em curso) por uma única dívida. A tudo isso, acrescentou um perdão decapital e juros, um plano de pagamentos, e ainda uma moratória, por troca, claro está, de um conjunto de imposições feitas pelo BES à gestão do Sporting (que não se conhecem muito bem, mas que envolverão tetos salariais, orçamento máximo para o futebol, etc.).
Enquanto o Sporting cumprir o acordo que assumiu com o BES não há nada, repito, absolutamente nada, que o BES (por muito pior que esteja) possa fazer para antecipar o pagamento da dívida.
Ou seja, o Sporting trocou uma posição de máxima exposição por uma outra em que a exposição é bem menor (há quase como que uma exposição de parte a parte).
Ora, isto não tem nada a ver com a situação do benfica. É do conhecimento público que, em Dezembro deste ano, vencem-se dois empréstimos obrigacionistas e que a (e não o BES, note-se) é titular de obrigações no valor aproximado de €60M.
Numa situação normal, o benfica nunca pagaria este empréstimo obrigacionista (ou conseguiria apenas um pagamento parcial), pois haveria de conseguir renegociá-la.
O problema é o momento, é tudo o que se tem passado no GES nos últimos tempos, pois ninguém admite a possibilidade de a Espírito Santo Liquidez não exigir o pagamento no imediato.
Maior exposição não poderia haver.
Por último, uma nota que me assusta: se a crise do GES tivesse rebentado um ano e meio antes, muito provavelmente a reestruturação não teria sido possível e estaríamos a assistir à refundação do Sporting.
Jô
25 Julho, 2014 at 10:00
Bem observado, a diferença entre dívida e exposição à mesma.
O último parágrafo, bem… o último parágrafo é assustador.
24 Julho, 2014 at 19:31
OFF TOPIC: Não sei se alguém já o disse mas dia 2 de agosto vamos jogar contra o boavista no jogo de apresentação dos axadrezados
24 Julho, 2014 at 19:37
Parece-me bem 😉 mas não temos jogo dia 1?
24 Julho, 2014 at 21:41
Pois é a apresentação aos sócios
24 Julho, 2014 at 19:47
Deve ser a equipa B…
24 Julho, 2014 at 21:58
Alguma transmissão?
24 Julho, 2014 at 22:01
Sou só eu que não gosto de nos juntarmos ao Boavista? Tendo em conta o passado – contratações como a do JVP que era para vir para nós em 1º lugar e acabou nos lamps – corrupção aka Apito Dourado, dirigentes sebosos como os Loureiro…
Eles que convidem os amigos das Antas e que troquem chamadas a combinar quem arbitrará esta festa.
24 Julho, 2014 at 22:19
So espero que o Petit nao entre em campo senao ainda aleija alguem
24 Julho, 2014 at 19:36
Esta situação preocupa-me. E preocupa-me apenas porque assumo sem problemas a minha ignorância. Já expus várias dúvidas relativamente a isto, em posts anteriores. Segundo as respostas que me deram, a nossa reestruturação da dívida não está em perigo. No entanto, apenas ficaria 100% tranquila, se fosse o próprio Sporting a acalmar-nos. É pedir muito? Acham muito ridículo?
Depois também “incomoda-me” um pouco a Holdimo e o Alvaro Sobrinho também estarem sempre nas notícias, por motivos não muito agradáveis. Não gosto de ser a pessimista da Tasca, venho cá para beber um copo e falar no Sporting, mas gostava que o Sporting me acalmasse relativamente a isto 🙂
25 Julho, 2014 at 8:15
Se fores à próxima AG ficarás esclarecida.
24 Julho, 2014 at 19:42
E os corruptos, alienaram 80% do passe do Brahimi … lol !! Compram e vendem 80% a um fundo … e ainda perdem € com isto.
Eu adoro ver estes merdas a enterrem-se cada vez mais … adoro !! Quem não tem academia, tem que ser assim …
24 Julho, 2014 at 19:48
Se não ganham nada este ano e não ficam em lugar de acesso à Champions aquilo estoira…
24 Julho, 2014 at 19:49
Ainda foram mais rápidos a depreciar o jogador para o fundo do que o Godinho com o Elias!
Este ano há festival na etar, para o ano é no morcão.
25 Julho, 2014 at 8:25
Elias, revisitado!
Onde é que eu já vi este filme!
O Elias também chegou e foi logo repassado 50% do seu passe, tendo-se “perdido” cerca de 100mil euros pelo caminho… Falei disso várias vezes e questionei como era possível numa questão de dias, um jogador desvalorizar desta forma…
Hoje, não posso deixar de sorrir com esta noticia…
Afinal… o Brahimi é mais um “emprestado” do Porco… E como já vi este filme, sorrio com o facto do protagonista ser outro.
Durmo tão descansado…
25 Julho, 2014 at 8:27
Perdão… não foram 100 mil euros…
Foram cerca de 850mil… Não brinquemos! É muita pasta… certamente serviu para besuntar umas quantas mãos pelo caminho… com certeza não deixaram cair o dinheiro na rua!
Godinhices à FDP…
24 Julho, 2014 at 19:47
desculpem-me o off topic (nem sou muito dado a isto..) mas alguém viu o reporttv desta semana?? excelente reportagem.. e melhor.. mostrou um puto com 9 anos, que já é do Sporting e é um dos maiores talentos que eu já vi.. provavelmente ao nível do Ronaldo.. incrível…
24 Julho, 2014 at 19:55
Não vi, mas gostava de ver.
Qual o titulo do programa?
Obrigado,
SL
24 Julho, 2014 at 19:57
reporttv: no ptincípio era a bola.
aborda a importância do futebol de rua.. (aquela que é apelidada de melhor escola do futebol mundial)
SL
24 Julho, 2014 at 19:59
Boa!
Tinha visto a apresentação mas depois cancelei a sportv… vou ver na net!
Obrigadão!
24 Julho, 2014 at 22:07
http://www.youtube.com/watch?v=OMazPs0ki4M
Tens ai…
24 Julho, 2014 at 22:12
já tinha visto à mais de um ano, o miúdo é o Gabriel Carvalho, é mesmo craque!
24 Julho, 2014 at 22:02
Arranjas o link para isso?
24 Julho, 2014 at 22:13
já está em cima
25 Julho, 2014 at 8:05
Obrigado!
24 Julho, 2014 at 19:47
“porco vende 80% de brahimi”
ou… mendes, o novo “(u)omo”.
24 Julho, 2014 at 19:49
Não sei se é OmO se é Tide, mas lá que lava muita roupa suja, disso não tenho nenhuma dúvida!
24 Julho, 2014 at 19:54
“Tide” é para meninos.
“OmO lava mais branco”.
24 Julho, 2014 at 20:02
golllllooo
Sporting Jefferson
24 Julho, 2014 at 20:07
Golllloooo
Sporting Super Slim!!!!
24 Julho, 2014 at 20:06
golllllooo
Sporting Slimaniiiii
2-1
24 Julho, 2014 at 20:15
Jogo de Apresentação do Boavista -.-‘
E eu que odeio corruptos…..
24 Julho, 2014 at 20:17
Cherba, voltaremos à tasca antes do pontapé de saída do campeonato? Ou ainda vamos ter de levar a roulote a bom porto? 🙂
Quanto ao tema do post acho incrível que em pleno século XXI a regulamentação quanto aos fundos, quanto às dividas dos clubes ou quanto às finanças dos clubes é praticamente passível de contornos. O Sporting no fim de contas teve um bom timming a quando a sua reestruturação, e os outros clubes grandes vão ter mais tarde ou mais cedo de seguir este caminho.
24 Julho, 2014 at 20:38
O que se posta aqui é sobre o fim do crédito bancário para financiar os défices de exploração. Os fundos só podem acabar se forem impedidos legalmente ou pelas regras das competições.
O Sporting levou uma machadada importante no orçamento e como se sabe já não vivia no mesmo campeonato dos outros. Temos a expectativa de aumentar o rendimento desportivo e com isso aumentar as receitas.
A comparação com os outros é que terão de reduzir substancialmente os seus orçamentos porque não há crédito para pagar défices de exploração. Uns estão a fazê-lo brutalmente como os galinácios, lá pra cima estão a dar cenouras à bancada mas estão a esconder o pau… e será à paulada que será feito o corte.
24 Julho, 2014 at 20:40
no nosso caso penso que não será possível ser mais eficiente nas despesas… o desafio é sempre aumentar a receita nas transferências e nos prémios de competição.
24 Julho, 2014 at 20:41
Achilles 29- Sporting às 22h30 na SportingTV
24 Julho, 2014 at 20:51
viram o pormenor da entrevista da equipa B agora na Sporting TV? em cima da mesa só a bola e o jogo.. o manhoso do record estava fora..
24 Julho, 2014 at 20:56
Boa leitura. Serve para elucidar um pouco mais sobre esta temática chata e, infelizmente, necessária à vida dos clubes e do Sporting, no caso. Que daqui a uma ou duas décadas deixemos de nos preocupar com défices.
Off-topic: Estou a gostar muito de ouvir Barão a falar de tudo o que envolve a equipa B.
24 Julho, 2014 at 21:20
Na realidade, parece-me que o gráfico que o Leoninamente compôs está “graficamente” muito mais perto da realidade, ao contrário o do rascord, “dá a impressão” que situação dos galinhas é apenas um pouco maior do que a do Sporting e é o dobro da dos morcões…
Estes jornalecos, são tudo …menos honestos…!
E nem era necessária esta demonstração, para nós já sabermos tudo isso…!
SL
24 Julho, 2014 at 21:44
Sporting TV a dar em diferido o jogo com o Achiles na Holanda.
Fernando Peres a ajudar no comentários. 🙂
24 Julho, 2014 at 22:43
Quem é o outro?
24 Julho, 2014 at 22:44
Carlos Dolbeth
24 Julho, 2014 at 22:50
Estou a adorar os comentários do homem
24 Julho, 2014 at 21:46
Grande noticia.
Carlos Dolbeth a relatar os jogos da Sporting TV.
Agora mesmo no Achilles – Sporting.
Vai ser um fartote de rir com este homem.
Parabéns a quem teve esta ideia.
24 Julho, 2014 at 21:59
Ia agora mesmo perguntar quem eram os comentadores.
24 Julho, 2014 at 22:07
http://carlosdolbeth.blogspot.pt/
24 Julho, 2014 at 22:08
Estou a gostar de ouvir 🙂
24 Julho, 2014 at 22:22
Dolbeth é REI !!!
é um dos maiores “relatadores da bola” (e dos mais janados) que conheci em mais de 30 anos.
melhor do que ele só me lembro do Perestrelo.
e agora mesmo:
“oh shikabla! shikabala! faltou pólvora no canhão”
24 Julho, 2014 at 22:45
Espetaculo o gajo a rebentar com o Paulo Bento
24 Julho, 2014 at 22:10
Ricardo S. sai com fiança de 3M.
Ainda pensei que fosse o Ricardo Sampaio … mas é mesmo o Salgado.
24 Julho, 2014 at 22:28
Qual é a cláusula de rescisão? Vai para onde, Carregueira FC? E são 3M por que percentagem do passe? Há fundos envolvidos? Ok, pergunta estúpida… 😈
24 Julho, 2014 at 22:37
Ok, agora fora de brincadeira.
Lucrou mais o Estado com o Salgado, que os lamps com o Garay. It’s a fact.
24 Julho, 2014 at 22:52
Lol,mesmo!
uma pergunta,quem está a relatar e comentar o jogo no nosso canal?!
24 Julho, 2014 at 23:03
fónix. 5 comments acima…
Carlos Dolbeth.
24 Julho, 2014 at 23:09
Não reparei rapaz,só vi depois de perguntar,relax 😉
25 Julho, 2014 at 9:03
Calma…o Estado só lucraria se o homem fugisse…!!
SL
25 Julho, 2014 at 9:24
É verdade Max.
Embora falar de “lucro” neste caso, dadas as consequências inevitáveis na economia, pareça quase obsceno…
24 Julho, 2014 at 22:43
E mais um a saltar do barco!
http://m.zerozero.pt/noticia.php?id=140940
Ahahaha,afinal pode durar mais bocadinho esta pré-época!
Ainda sai o milhafre para símbolo do valência tambem.
24 Julho, 2014 at 23:22
ouvi dizer que o milhafre já tá no prego.
e que a seguir a esse, vai o gaitinhas e o perna de pau.
vão sobrar o luisinho, o arturzinho e o oscarzinho.
mas cuidado, que depois há o “manelisca” e o melhor defesa direito dos últimos 500 anos, o lisflopinho 🙂
24 Julho, 2014 at 22:58
O problema de vivermos a crédito nem é tanto o pagar, mas sim quando nos cortam esse crédito. Os 60M a pagar pelo Benfica até Dezembro dificilmente podem ser cobertos por um novo empréstimo, como tem acontecido até hoje. Ou seja, precisam de liquidez. A única solução será vender activos a um Fundo como fizeram com o Rodrigo e Amigo.
25 Julho, 2014 at 7:56
A diferença do beifica para o Sporting no ano passado é que tem activos com procura, mesmo que não os venda pela cláusula de rescisão. Resta saber se será suficiente, dado que os direitos económicos dos jogadores estão espartilhados e as dívidas de curto prazo dos lampiões são significativas.
A crise no BES impediu que eles continuassem a pagar empréstimos com mais empréstimos e assim têm mesmo de pagar o que devem sem recurso a mais endividamento, o que implica enfraquecer o plantel e diminuir a massa salarial, mesmo que não seja para os níveis drásticos do Sporting. É possível que consigam evitar uma reestruturação… com os dados que se conhecem, porque o cenário de fundo pode ser mais grave. E ainda falta saber como será o comportamento de médio prazo das finanças dos lampiões agora forçosamente também com menos receitas.
25 Julho, 2014 at 9:47
São quase 70M. São 17M em Outubro, mais 50M em Dezembro.
E não vai ser difícil, vai ser impossível serem cobertos por novo empréstimo – o BES não pode, e as alternativas ao BES mesmo que pudessem não querem. Os “sinais” que os lamps estão a dar, com “ordens de venda” de activos sucessivas, por valores abaixo da sua avaliação (mesmo se essa avaliação vale o que vale…), são o de um “salve-se quem puder”.
24 Julho, 2014 at 23:21
Se não estou enganado eles (Bes) através de um qualquer fundo criado por eles, tem uma percentagem do William carvalho (40% ?) ,se assim for imagino a pressão que estarão a fazer afim de realizarem dinheiro.
Em relação há nossa divida em principio não deve haver grande crise, dado que felizmente com a reestruturação da divida atempo em principio não haverá grande crise.
Por outro lado e como este assunto nos diz respeito directamente ou indirectamente, julgo que o que está a acontecer no BES pode ser uma excelente noticia para todos nós.
Acabar com a impunidade desses senhores só nos pode colectivamente ser bom, afinal vivemos numa falsa democracia em que políticos e banqueiros sugam-nos o dinheiro todos os dias e acabam por asfixiar a própria economia.
Há décadas que isso acontece… com este caso tenho esperança que algo pode mudar neste país.
SL
25 Julho, 2014 at 8:06
O que está a acontecer ao BES não é uma excelente notícia para ninguém. Depois do Sporting, agora o benfica ficou sem rede. O porto está tão “bem” que mal compra os jogadores vende a quase totalidade dos seus direitos económicos.
O terceiro maior banco português vai ficar inteiramente na mão de estrangeiros, isto depois de o BCP cair sobre controlo angolano, o quarto maior banco é espanhol, e no quinto mandam os brasileiros e os catalães. Pensar que isto não tem consequências na economia é não ter noção da realidade. Os Espírito Santo são o que se sabe, mas o que lhes vai suceder pode ser ainda pior. Especificamente o futebol pode esquecer a “alavanca” que tinha nesse banco, mesmo com as consequências negativas que daí advinham. O que significa que ou os clubes se ajustam à “penúria”, ou ficam na mão dos fundos, o que ainda é pior do que dever aos bancos…
24 Julho, 2014 at 23:43
Vale a pena ler o artigo do mesmo Pedro Santos Guerreiro na revista do Expresso, sobre a dimensão da derrocada do BES.
Como ele escreve, “A grande falência aparece agora e é muito maior: o Grupo Espírito Santo. Inteiro. Uma derrocada, de cima para baixo.”
http://expresso.sapo.pt/a-queda-de-um-santo-por-pedro-santos-guerreiro=f882869#ixzz38QH319wT
De que forma o Sporting poderá ser afectado, não sei. Mas o efeito do outro lado da segunda circular já é visível.
25 Julho, 2014 at 6:33
ao que parece, o Benfica corre o risco de ter que pagar mais de 60 milhões de forma antecipada, daí a necessidade fora do comum de vender jogadores
25 Julho, 2014 at 9:32
Eu acho que não é um risco, é uma certeza. Não vai ser possível continuar a pagar dívida com novos empréstimos, ou há liquidez, ou vão-se os “activos”.
Onde é que eu já vi isto?
25 Julho, 2014 at 8:42
Como sempre em Portugal nunca se aprende nada. Só assim se compreende que os “socratistas” pela mão de António Costa, o qual vai deixar a Câmara de Lisboa falida (é fácil ter uma “corte” de apoiantes com o orçamento da edilidade a pagar…), sejam levados a sério pela comunicação social.
Como diz o PSG, o BES esteve em todos os grandes “projectos” do “pinóquio”. Juntou-se a fome à vontade de comer, e depois da (quase) bancarrota do Estado português, é agora a vez do BES pagar pelas PPP’s e outros investimentos “estruturantes”. É só fazer as contas, como dizia um ex-primeiro-ministro e agora futuro candidato às presidenciais. Estamos “bem” servidos…
25 Julho, 2014 at 3:11
Só para lembrar que nos próximos dias vamos assistir à elevação de dois jogadores portugueses à categoria de “super estrelas” do universo e arredores de… carnide.
Falo do Eliseu e do Bébé… Agora sim, agora é que vão ser elas, as galinhas, ou papoilas a saltitar por esse país fora…
Doidas doidas doidas andam as galinhas…
Um abraço Leonino
25 Julho, 2014 at 9:29
É interessante verificar o “perfil” dos jogadores que têm aterrado ultimamente no galinheiro, em comparação com o dos que estão a levantar vôo. Vão-se os “artistas”, e chegam os “armários”.
Prepara-se uma época de “faca nos dentes”. Avizinha-se “trabalho” redobrado para Motas, Capelas, Gomes & Cª.
25 Julho, 2014 at 8:59
O poder económico de braço dado com o poder político e com o poder judicial “a olhar para o lado”, só podia mesmo ter este desfecho…
Confesso que não sei…mas em relação ao nosso Sporting, temo que esta derrocada acabe por nos atirar com algumas pedras para cima…
Aguardemos…
De qualquer modo, creio que seria pior se não tivessemos uma Direcção à frente do Clube, que se preocupou em “entrar por outras vias”…para tentar fazer melhor com muito menos…
SL
25 Julho, 2014 at 9:34
Não conheço a fundo a realidade dos lã-piões…mas penso que se encontram em 2 anos cruciais! Este problema do grupo BES vai trazer a necessidade de o Benfica pagar (cerca de) 60M de obrigações no final deste ano (sendo que em vendas têm Garay, Markovic e Oblak, que não chegará a 30M…ainda ficam a faltar outros 30M para os 60M contando que com tudo isto a massa salarial dos gajos se reduz tanto que os gajos ficam com uma actividade no mínimo no break even, ou seja com os gastos iguais aos rendimentos, e uma vez que Rodrigo e A.Gomes foi para resolver a tesouraria deste ano)! Isto tem como consequência uma redução drástica nos montantes gastos em aquisição de jogadores (uma vez que em vez de re-investir parte do guito feito em vendas em jogadores vai tudo para obrigações)! Ao mesmo tempo que eles iniciam um processo de redução de gastos operacionais (principalmente salários) porque a falta de crédito já nos últimos 2 anos lhes trouxe muitas dificuldades (obrigou a venda apressada de Javi Garcia e Witsel num ano e de um acordo manhoso do Rodrigo e André Gomes no outro) de tesouraria! Assim acontecerá (na minha opinião) 1 de 3 coisas:
1 – Os gajos conseguem fazer este “aproximar da realidade” comprando bom e barato, com um trabalho forte do treinador e os adeptos percebem o que se passa e por isso podem penar 1/2 anos e ao 3º têm não só parte do passivo controlado (por exemplo os 60M que pagam agora deixa de ser passivo…) como uma actividade operacional sustentável e então ficam mais fortes ainda…
2 – Os Lampiões estão habituados a comprar muito! Mas ao contrario do que a propaganda diz, só os caríssimos valem alguma coisa…o que deixa a nu que os gajos se movem horrivelmente mal nos mercados mais baratuxos! O que deixa antever que terão enormes dificuldades (como se tem visto) em comprar alguém de jeito sem os milhões habituais! Isto, acrescido de uma insufladissima exigência dos adeptos (fruto da propaganda maluca que houve nos últimos anos) e à forma de estar do JJ pode resultar num período Pós-Vale e Azevedo Parte II. Sem dinheiro, sem pessoas que percebam de futebol, sem acertar 1 contratação e sem treinadores tugas a quererem ir-se enterrar para aqueles lados;
3 – Os gajos perdem a paciência, vendem agora o que falta (Enzo e Gaitan), compra 4 ou 5 gajos caros (acima de 5M), vende os putos aos fundos para tentar chegar aos 60M e se não resultar correm o risco de no próximo ano não terem bem para onde se virar para pagar quer a operação quer novos jogadores quer passivos que se vençam…
O Porto é um caso à parte…tem uma actividade deficitária desde sempre mas sempre vendeu caro e sempre soube compensar, preferiu sempre meios de financiamento alternativos (fundos manhosos) e por isso tem uma exposição muito menor quer ao problema do BES quer à escassez de dinheiro na economia! O que vai acontecer no futuro?! É mais imprevisível…para aqueles lados, para além de toda a trafulhice, estamos habituados a que normalmente se pense 2/3 jogadas à frente e por isso tudo o que fazem hoje responde normalmente a um plano bem traçado e seguro que só se torna visível daqui a 1/2 anos…ainda assim uma coisa parece óbvio…pelo menos para este ano e para o próximo a aposta é comprar jogadores feitos de qualidade inegável (seja por empréstimo, seja por fundos, seja com dinheiro próprio, embora pouco) e apostar na evolução e crescimento dos miúdos da sua escola nestes 2 anos, preparando-se assim para ter miúdos feitos e crescidos quando Tello voltar, Adrien estiver em curva decrescente, Oliver Torres voltar ou Brahimi tiver de ser vendido sem retorno por um fundo!
De qualquer forma antevejo…um Benfas mais fraco que no ano passado, um Sporting mais forte e um Porto consideravelmente mais forte…acho que vai ser um dos campeonatos mais renhidos dos últimos anos (a três)…
25 Julho, 2014 at 9:53
O Benfica teria sempre de pagar os 60M, o problema não está aí, residindo no modo como o vai fazer. Normalmente, iria contrair um outro empréstimos, de modo a cobrir o que termina. Só que o BES, nas condições em que está, dificilmente realiza esse negócio. Podem sempre apelar à CGD, que é amiga, podem tentar uma marosca tipo 60M=naming do Seixal ad eternum, mas com o actual escrutínio popular e não só em relação à banca e ao Estado, duvido que passe em claro.
De qualquer modo, eles (e o Porto) têm um segundo problema, que é financiar a folha salarial. Sim, porque as vendas de cada defeso servem para cobrir os défices (se…) da época que termina. Mais uma vez, torneira fechada… restam os fundos. Por falar em Fundos, o do Benfica Stars termina por estes dias… mais uma despesa.
O Porto, se não conseguir a ida à LC, fica manifestamente f#####! Não só pelas receitas que perde, mas porque a armada invencível deve vir ao cheiro da Champions, para se valorizarem.
Quanto a “nozes”, é manter a calma. O primeiro passo, que é adaptar a massa salarial à realidade nacional, está feito. O resto virá com o tempo. Este terá de ser um ano de consolidação, e no qual a Direcção tem de prestar especial atenção aos bastidores, porque há muita coisa em jogo este ano.
25 Julho, 2014 at 9:55
O Benfica teria sempre de pagar os 60M, o problema não está aí, mas reside no modo como o vai fazer.
Em bom português
25 Julho, 2014 at 10:10
Podia estender os prazos, renovar as obrigações (O Sporting fez isso na renegociação…)! Só vai ter de pagar porque o BES não está em condições de fazer nada disso agora…e a banca em geral igualmente (não contes com a CGD….a CGD é que não vai financiar isso de certeza…isso garanto-te…)! Daí não ter considerado em nenhum caso essa hipótese!
Quanto à folha salarial eu falei disso…Os lã-piões com estas vendas todas e com compras mixurucas reduzem drasticamente a folha salarial…os Porcos não, mas também aparentemente vão gastar muito pouco em contratações (ou vêem por empréstimo ou porque vendem logo tudo para o fundo), para um clube que já fez (Com o Bengala e Fernando) pai 30/40M (não sei % de passes…) já tem o equilíbrio feito por isso a Champions deixa de ser assim tão fundamental (se Vendem o Jackson ainda ficam com parte dos passes do Indi e do Adrien, se não vendem vai tudo para os fundos). E no futuro contam que as vendas sejam de putos feitos lá que vão entrando na equipa…mas como digo isto é o que eu imagino, mas no Porco normalmente eles estão 2/3 passos à frente e normalmente ninguém consegue prever muito bem o que vai acontecer! “As vendas vão acabar…” à quantos anos ouço isso do porco e os cabrões fazem de qualquer forma?!?! Desde já não sei quando…e os gajos arranjam sempre 2/3 que vendem caríssimo…
26 Julho, 2014 at 18:33
Um pequeno comentário, a tantos “gestores Salgados”…
O empréstimo de Abril 2014 do BES (ver contas lampiursos de Jan 2014) vence agora em 31/7/2014.
O resto das obrigações e papel comercial, vencem em Out 2014, e Dez 2014.
Ou seja, o vender á grande do Glorigoso, só serve para Julho de 2014, no dia 31. (ainda nem metade conseguiram…)
Em Outubro e Dezembro, aguardamos as “vendas” do Glorigoso…