Confesso que me faz alguma confusão a postura dos adeptos de futebol em geral e dos sportinguistas em particular. Como somos todos doentes pelo mesmo clube, pela mesma causa e pelos mesmos valores, não vou entrar em expressões como “alguns sportinguistas” ou “aqueles adeptos”. São parte de nós, uma enorme comunidade, e como tal tenho de generalizar.
Se o futebol fosse uma matemática exacta, uma ciência provada, então nenhum de nós precisava de ver nenhum jogo desta temporada. Se o “investimento” ou o número de títulos entrasse em campo, o nosso segundo lugar seria uma miragem, um sonho bonito com que sonham os adeptos dos clubes pequenos. Mas o futebol é emoção e incerteza, é querer e competência e é a força da massa adepta. Infelizmente para alguns auto aclamados “racionais” ou “preocupados” estas contas não entram na equação ou no anúncio da desgraça.
A temporada passada já foi elogiada vezes suficientes, encheu-nos de orgulho, apesar de não nos ter dado os ambicionados títulos. Os mesmos jogadores que o fizeram, batalharam em campo e suaram a camisola, são praticamente os mesmos que vão entrar em campo no Sábado, em Coimbra. Lembro-me perfeitamente, como se fosse há apenas um ano, de que todos nós gritávamos que se fosse para perder, então ao menos que deixassem tudo em campo. Chegámos ao cúmulo de pedir isto apenas, mesmo que percam, suem a porra da camisola. Lembram-se disto? Eu sim. Foi depois do Verão em que, em frente a um telefone a tarde toda, ansiosa, tentava perceber qual o resultado da Assembleia e se o Sporting ia declarar falência. Não aconteceu. Suspirei de alívio e pedi apenas uma coisa: o terceiro lugar, por favor.
Foi-nos dado um segundo. Sim, foi-nos dado, como se de um real presente se tratasse. Conseguimos o acesso directo à Champions com 5 milhões gastos em reforços (metade do que gastou o Braga, por exemplo) e tendo como base a tal aclamada e adorada Academia. Ora, se bem me recordo, e por favor corrijam-me se estiver errada, o problema da passada temporada foi a falta de opções em todos os sectores. Estas opções existem agora, quantas quiserem e com as características que quiserem.
Como somos humanos, e vivemos de emoção, agora os problemas são outros: a falta de qualidade do futebol (faz-me rir esta a sério), o excesso de soluções para várias posições, o problema de sermos demasiado ofensivos, o problema do Mané ainda não ter arrancado, o problema de não se saber o que podem render os jovens contratados. Temos problemas e incógnitas que nunca pensei que existissem.
Sempre pensei que um defeso bem planeado era isto: encontrar os alvos pretendidos, negociar a custos que não nos endividem, mostrar qualidade nesses reforços, manter a maioria dos principais activos e ter o plantel fechado, com todas as lacunas colmatadas, até ao início da temporada. Ora, mais uma vez, admito estar enganada mas… parece-me que tudo isto está a ser cumprido à letra.
Desespera-me o drama da pré-época. Tenho a tendência (pessoal e nada mais) de não lhe atribuir a importância que muitos lhe dão. Vejo os jogos, empolgo-me com as jogadas, vibro com os golos, mas não vejo um campeão nem um derrotado. O futebol, meus caros, é competição pura e dura. Vive dos três pontos, do golos de superioridade, da confiança da tabela classificativa. O que nós vemos é um treino, bonito ou feio, mas um treino. Que não queiram ter confiança cega nesta equipa, que queiram subir a sobrancelha a algumas contratações, que até achem que o futebol até agora é muito mau eu aceito. Não aceito é que façam disto uma ciência, uma conjugação de factores que nos afasta do título ou que aproveitem cada deslize para dizer “eu bem tinha razão”.
Quem tem razão, por muito que nos doa, por muito que nos faça sentir impotentes, é quem gere a estrutura de futebol. Essas são as pessoas que sabem porque veio Rabia ou Naby Sarr ou porque ainda não temos um extremo diferente. São as pessoas que se sentiram pior com a história Eric Dier, por verem partir mais um talento sem nenhuma honra para clube e jogador. Essas são as pessoas para quem o dia a dia é negociar com o Matheus ou com o Cédric ou tentar impedir a saída do Rojo. Com nenhuma direcção ou treinador, repito nenhuma, eu aceitei que outro sportinguista tivesse um discurso pseudo intelectual de derrotista com teorias da academia e mais não sei o quê. Eu acreditei no Paulo Bento, no Couceiro, no Sá Pinto e no Domingos. Não é agora depois da sua queda que digo o contrário.
Eu acreditei em todos, porque todos eram treinadores do melhor clube do mundo. E isso, para mim, antes de começar a temporada, é mais do que suficiente. Lamento, eu não estou em pânico com as saída e entradas, sei que o Sporting será sempre superior a 80% dos adversários, jogará sempre com mais posse de bola e, grande parte dos jogos, vão ser ganhos. Eu quero é a bola a rolar no Sábado, perdoem-me por não tirar cinco minutos para reflectir sobre os incontáveis erros da Direcção este defeso.
Qual direcção? Aquela que nos tirou da miséria, nos deu esperança, que nos encontrou um Rossel, um Maurício, um Tanaka, um Slimani, um Montero. Acho que até encontraram um Adrien e um Cédric no caminho. Se isto dá carta branca a quem quer que seja, não claro que não. Mas dá pelo menos direito ao benefício da dúvida, ou estarei errada?
Chamem-me seguidista, o que bem vos apetecer, eu há um ano era adepta do sétimo lugar da liga, hoje sonho com títulos. Por isto tudo, vou apoiar até me faltar a força, vou para o estádio gritar o nome do Sporting, vou defender a nossa estrutura até às últimas. Porque hoje temos uma estrutura a fazer-nos grandes, antes tínhamos apenas uma massa adepta.
12 Agosto, 2014 at 8:34
Maria, eu também ainda não consegui perceber como é que, no espaço de dois ou três meses, se tentou voltar a passar a ideia que está tudo mal. Desde que me lembro de ser do Sporting e gostar de futebol, sempre ouvi dizer que as contas e os balanços se fazem no fim, mas, ao que parece, essa máxima alterou-se e podemos tirar conclusões ainda antes da bola começar a rolar a sério.
Luta e resiste!
12 Agosto, 2014 at 9:42
Cherba, está tudo mal porque não ganhámos o Teresa Herrera, fruto de um primeiro jogo muito mal conseguido.
Se tivessemos ganho (se jogasses outra vez com eles, goleavas), o Twente era justificavel pela altura, excesso de jogos, cargas, expulsão do mauricio, etc … e nós já éramos campeões imaculados.
Não está tudo bem (já não estava no ano passado), mas caminhamos para estar.
Este texto da Maria é fenomenal. Repito, fenomenal (que saudades do boneco do malheiro).
Maria, obg por esta leitura matinal.
E para mim, não mudou nada em relação a isto:
“mesmo que percam, suem a porra da camisola.”
Dêem tudo em campo, deixei a pele e a juba no relvado, que terão sempre o apoio de milhões. O meu pelo menos …
12 Agosto, 2014 at 9:44
Cherba
Descontando os bipolares habituais, é mais que evidente o regresso dos adeptos dos Godinhos e bettencourts por essa net fora.
Vai ser uma época muito longa…
12 Agosto, 2014 at 8:39
Mt bem! Realmente mt gente q vem por ai dizer disparates devem ser todos pessoas de sucesso, os melhores profissionais da sua area e tal….Cm dizia o Mandela, a grandeza duma entidade nao esta no numero de sucessos mas sim no numero de vezes que vai ao chao e se reergue!
12 Agosto, 2014 at 8:40
podia dizer muita coisa, mas depois seria atacado o resto do dia,apenas vou dizer que espero sinceramente que aquelas 2 noticias que vi hoje que falam nas saídas do Rojo e do Slimani não se confirmem. é o pior que podia acontecer.
12 Agosto, 2014 at 8:48
olha, a quatro dias de começar oficialmente a época, só quero ouvir-te gritar uma coisa: SPOOOOOOOOOOOOOORTING!!! É isso que deves gritar aos quatro ventos!
12 Agosto, 2014 at 9:43
Riga, tb espero que não saiam.
Mas … e se saírem? Outros lá estarão a defender-nos.
12 Agosto, 2014 at 10:43
se saírem são apenas o melhor central e o melhor ponta de lança que tens, e como parece que arranjar substitutos a altura está fora de questão( em especial do Slimani, que é imperativo ter um pl com aquelas características, mas do Rojo apenas ficas com uma defesa estilo gelatina, com um jogador que não dá propriamente segurança a suportar 3 miúdos que cada um á sua maneira tem de adaptar)
12 Agosto, 2014 at 12:41
Se saírem será mesmo muito mau, no entanto de certeza que seriam contratados jogadores para os substituir e ai sim com necessidade de pegarem de imediato.
Se saírem e não forem substituídos por jogadores para serem titulares ai sim terá argumentos para desconfiar e criticar e eu serei o primeiro a apoiar essa critica.
12 Agosto, 2014 at 9:51
vais a assistir a todo o tipo de ofertas ridículas para o clube mas tentadoras para o bolso do jogador. Como não acredito em nenhuma dessas ofertas, Slimani e Rojo não vão sair.
12 Agosto, 2014 at 10:45
sim as noticias são todas mentira, até serem mesmo verdade e depois la se vao 2 jogadores importantes e para mim os mais imprincidiveis neste momento.
12 Agosto, 2014 at 11:07
Se for como a “notícia” do Cédric acabar o contrato para o ano, estou descansado…
Se saírem, com certeza não será a custo zero e a estrutura do futebol não será apanhada desprevenida.
O resto é wishfull thinking e sede de sangue.
SL
12 Agosto, 2014 at 11:35
LOL
12 Agosto, 2014 at 11:10
hoje se procurares bem encontrar boatos não só em jornais portugueses… hoje é dia de Sporting na imprensa falsa.
12 Agosto, 2014 at 10:36
… era mau de facto, mas não podem ser mantidos a todo o custo! Primeiro o clube, depois o clube, depois o SCP, depois o Sporting e só depois os atletas.
12 Agosto, 2014 at 11:02
Já me cansa esta história de se sair o Rojo e o Slimani é o pior que pode acontecer ao Sporting C.P.! Se sairem paciência, é a lei do mercado, outros substituirão esses, podem não ser tão bons como os que sairem, mas se defenderam a camisola como a Maria diz, por mim está óptimo!
Já vimos sair Balakov, Figo, Cristiano Ronaldo, Nani, Paulo Sousa, Duscher, Marco Aurélio, Schmeichel, Cherbakov, enfim milhares de carques e o Sporting C.P. sempre encontrou substitutos para eles. Já disse, podem não ser tão bons qt esses e outros mais, mas se defenderem a nossa Camisola, melhor se seguirem o nosso lema “Esforço, Dedicação, Devoção e Glória”! é mais de meio caminho andado para que eu os possa aplaudir…
O Sporting C.P. é muito mais que um Rojo e um Slimani (desculpem-me rapazes, mas isto é um facto)! Muito mais que um dier, muito mais que o Bruno de Carvalho, que o Inácio, que o Marco Silva, é muito mais que uma simples pessoa/jogador ou dirigente!
“Mais de um século de histórias para contar. Sporting, tu nunca vais acabar”
Carrega Sporting, sábado é para ganhar, com ou sem Rojo, com ou sem Slimani. Só faz falta que cá está!
SL
12 Agosto, 2014 at 8:51
Infelizmente estas doses de optimismo são de curta duração, para muitos sportinguistas são precisas doses diárias como esta para que se deixem de criticismos cegos e absurdos. Acontece que muitos não veem os jogos com os próprios olhos e formulam as suas opiniões através dos olhos dos outros, muitas vezes, se não na maioria das vezes, olhos que pertencem a inimigos do nosso clube.
A memória é curta!
12 Agosto, 2014 at 9:46
Malevita, eu posso dizer-te que no momento de um jogo que não corra bem prefiro não comentar.
Estou tão fodido, tão fodido e nem sei bem às vezes com o quê, que pode sair merda.
Passado um pouco, a frio … a análise é completamente diferente e realista.
É que qd corre bem são 500 comentários positivos num só post .
Muitos deviam apenas opinar passado um dia. A crítica (que deverá sempre haver) já será construtiva.
12 Agosto, 2014 at 9:02
Off-Topic:
Há momentos que nos marcam para a vida toda.
E um desses momentos até pode ser um filme.
Curiosamente, o filme que mais gostei (e é o primeiro que me assalta o pensamento quando alguém me pergunta “qual é o teu filme preferido?”) nem era uma comédia, nem estava recheado de grandes vedetas na altura (só mesmo ele), nem o Robin era o actor principal (Good Will Hunting – O Bom Rebelde) mas ficará para sempre marcado em mim como algo que assumi ser uma lição para a (minha) vida: Não desperdiçar talento!
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=PaZVjZEFkRs]
Obrigado por me lembrar que todos os dias podem fazer uma grande diferença.
R.I.P. Robin.
12 Agosto, 2014 at 9:31
Realmente foi com grande tristeza que vi hoje a noticia. Não sendo um dos meus atores preferidos era com certeza um icon do cinema, ficou-me na memória alguns clássicos como o Good Morning, Vietnam e o Clube dos Poetas Mortos.
RIP
12 Agosto, 2014 at 9:49
Incontornável.
12 Agosto, 2014 at 9:55
Dos melhores de sempre, fosse em comedia ou drama.
12 Agosto, 2014 at 11:03
É pa nem tinha visto a noticia até ler o teu comentário… até fiquei em choque, não estava nada á espera, ainda por cima nas circunstancias em que supostamente foi…
Tambem era dos meus actores perferidos…
R.I.P. Robin.
12 Agosto, 2014 at 11:13
Ricardo, o good will hunting é o filme da minha adolescência. Para mim nem é a questão do desperdiçar talento. O que me prendeu ao filme foi mesmo o conceito da amizade entre os 4. Aquela cena em que estão os 3 na casa da mãe do chuckie, sem precisar de dizer absolutamente nada, e chega o Morgan, depois de “comer” uma luva de baseball, é brutal. O retrato de amizade e companheirismo é brutal. É o equivalente ao stand by me quando ainda temos 6 anos de idade.
Não sei se é o melhor filme do Gus Van Sant, até porque este tem boa dose de argumento dos actores, mas é brutal.
Curiosamente, a antítese do filme é o Gerry, também realizado pelo Gus Van Sant e também com o Matt Damon e Casey Affleck.
Cenas altas do filme:
A porrada do início. Chuckie para Morgan, que come um hamburguer: “Se não estás ali daqui a cinco segundos, quem leva a seguir és tu”.
A porradona que o Willy dá na escol de Harvard.
A porradona que o Willy leva do Sean, na primeira consulta.
Etc.
12 Agosto, 2014 at 11:39
Infelizmente, Diogo, este tipo de amizades existe de forma residual.
Falo por experiência própria… a amizade hoje em dia chega a parecer mais uma conveniência de momento do que algo realmente sentido.
Por isso prefiro realçar neste filme a mensagem que não podemos ter medo daquilo que somos… e desperdiçar talento.
Talvez seja defeito meu mas sempre dei demasiado valor (agora percebo isso) a certas amizades… talvez por isso hoje conte os meus AMIGOS pelos dedos duma mão… e ainda sobram dedos, acredita.
12 Agosto, 2014 at 11:42
Vou escrever-te no teu blog. Ide lá ver.
12 Agosto, 2014 at 11:47
Eu acabei de escrever mas o comentario não aparece
12 Agosto, 2014 at 12:24
resolvido! 🙂
12 Agosto, 2014 at 15:12
Tendes um blog? Por que nome responde tal monumento literário?
12 Agosto, 2014 at 15:36
ameijoa-so-da-portuguesa.wordpress.com
12 Agosto, 2014 at 19:48
Possas, que quando li isto fiquei desorientada, o que vale é que li logo o outro comentário e aí, «ospois» acalmei.
12 Agosto, 2014 at 15:37
tou a brincar! 😛
verdedmais.wordpress.com
12 Agosto, 2014 at 21:28
Gostava mais do primeiro!! Hehehe
12 Agosto, 2014 at 11:41
Somos dois. E exactamente pela mesma razão, a amizade. Tudo naquele filme faz sentido. Tudo.
12 Agosto, 2014 at 11:16
Dos melhores de sempre
12 Agosto, 2014 at 9:03
boa Maria (a Ribeiro)…
Isto é o que se pode chamar um post “totalment verde”…
Verde esperança…com calções e tudo…!!
Talvez seja avisado lembrar que “as leoas apressadas…pairem os leõzinhos cegos…” (as cadelas até se vão sentir “inchadas” com a adaptação…)…
É que nós já sabemos à muito que os nosso “leozinhos” (os verdadeiros…) nascem todos de olhos bem abertos…!!
Estão a ver…??
“Só eu sei”…mas vou-vos dizer agora…
É por estas e por outras que “eu não fico em casa…”…!!
Obrigado Maria por ter “pintado de verde”, mais uma vez…as nossas manhãs…!!
Bom dia para todos/as…
Abraço e SL do Max
12 Agosto, 2014 at 9:06
Rectificando…:”…pairem os leõzinhos cegos …” “nós sabemos há muito…”
Está feito…
SL
12 Agosto, 2014 at 9:06
Xiça que é burro “…parem …”
12 Agosto, 2014 at 9:07
Eu tenho uma teoria!
Todos os sportinguistas são mulheres e por isso sofrem da tensão pré-menstrual durante as pré-épocas, depois a coisa lá se vai compondo. 🙂
12 Agosto, 2014 at 9:10
O Bi-polarismo sempre foi das características de que mais sportinguistas sofrem…
Concordo a 100% com o texto da Maria. E ainda acrescento. Têm de me explicar como é que segundo a opinião generalizada, inclusive dos nossos, depois da sangria do carnide e da revolução castelhana do porco, o Sporting continua a ser o clube com menos capacidade de lutar pelo titulo, mesmo apesar de até agora ter mantido TODOS os titulares e acrescentado profundidade de qualidade ao plantel….
Fantástico
e FORÇA SPORTING
12 Agosto, 2014 at 9:48
Bipolares há em todos os clubes.
E nós como sportinguistas, temos de conseguir ser superiores a isso.
12 Agosto, 2014 at 9:14
Interessante é o facto de as vozes de contestação aparecerem agora que o clube tem um rumo que o levará a sair do caminho para o abismo, em que se encontrava
Não há agenda?? Claro que há…e ela aparece sempre que algum mau “resultado” aparece… Nem que seja em “treinos”
Desculpem-me lá mas nao posso chamar esses cancros de sportinguistas… Porque nao defendem o SCP, defendem apenas e só a agenda de satisfazer òdios pessoais, (porque o que se ataca aqui, por mais que disfarcem, nao são as medidas, São as pessoas que tomam essas medidas…
E, não, não Tenho procuração para defender está direção, mas até agora foi a única em muitos anos que me deu a noção de estarem a defender os interesses do SCP e não os dos empresários e pseudo- vedetas estratosféricas…
SPORTING SEMPRE ( com esta direção ou qualquer outra que defenda o clube, e não os interesses pessoais…
12 Agosto, 2014 at 9:15
Bom dia a todos/as,
Nao entendo os que duvidam da capacidade desta equipa. Sinceramente, prefiro a aposta na continuidade de uma equipa com talento, com entrosamento e adequada à nossa realidade financeira do que mudar o onze-tipo radicalmente de ano para ano. Se queremos uma aposta a medio-longo prazo devemos dar primazia à estabilidade. Era bom que pudessemos contratar um extremo que entrasse no onze “de caras”. E o custo de um jogador desse tipo? Não se pode comprometer a recuperação que está a ser feita.
Uma das grandes lacunas da temporada passada era a pouca profundidade do plantel. Tínhamos os onze habituais e pouco mais. Agora sim, temos soluções à altura e com uma enorme margem de progressão. Como exemplo, se os senhores do apito decidirem afastar o Sir William de um jogo decisivo, temos um Rosell que já se viu que é realmente muito bom.
Vamos lá apoiar o grande Sporting! Nunca mais é sábado!
12 Agosto, 2014 at 10:22
Opá ainda não te tinha visto por aqui ó primo…bem-vindo.
SL
12 Agosto, 2014 at 9:18
Off:
Ora aqui está, primeiro lançam uma capa a dizer que se recusou a jogar depois é isto:
“Apesar da ausência do Manchester United das competições europeias, quando Marcos Rojo tomou conhecimento do interesse dos red devils (na última sexta-feira), o argentino não teve dúvidas em comunicar aos dirigentes leoninos que o seu desejo passava pela mudança imediata para Old Trafford. No entanto, a sua ausência do encontro com o Nacional de Montevideu deveu-se única e exclusivamente a uma opção tática por parte de Marco Silva.
O polivalente defesa alviceleste não se recusou a jogar e até fez questão de defrontar o Sporting Gijón no primeiro jogo do Troféu Teresa Herrera. No entanto, a decisão está tomada: Manchester poderá ser o destino do camisola 5 do Sporting.”
in Rasca
Fight and resist!!
12 Agosto, 2014 at 9:20
… afinal não se recusou a jogar, até fazia questão de o fazer, mas não jogou por opção tática.
Lançam-se rumores a ver se pega. Aposto que já havia alguns sportinguistas que já o estavam a mandar pró….. outra banda.
12 Agosto, 2014 at 9:18
Eu estou tranquilo. Aludindo ao título do post: vejo e acredito! Temos um rumo com o qual eu concordo e estamos a seguí-lo. Qual é a dúvida?
12 Agosto, 2014 at 9:19
Eu faço um recuo de umas duas décadas atrás no nosso clube, melhor, basta pegar no caso da maior parte dos clubes deste cantinho da Europa ou olhar para a maioria dos clubes no resto do mundo, e reparo que os adeptos desses tantos clubes só põem em cheque as direcções em que votaram (ou que simplesmente os representam) salvo erro apenas e só em casos de negligência para com o clube(às excepção das galinhas) , incompetência pura e dura ou situações escandalosas de foro pessoal que põe em causa a imagem do clube, e nunca se a contratação X ou Y não pega de estaca ou se o miúdo da formação saiu ou entrou e muito menos quando se trata de uma estrutura que levantou o Sporting. Ainda me lembro de se discutir futebol!! As opções táticas do coach, o sono do Barbosa, os roubos dos MIB (Men in Black ou yellow agora), a falta de condições do Peseiro apesar do futebol atraente, os charutos do Sousa Cintra, o pesetero do Figo que assina dois contratos com dois clubes italianos e que ameaçara ir pro Benfica etc etc
Daí que Maria, esses mesmos adeptos a que te referes não se movem pela paixão e emoção… Esses têm assento marcado na assembleia da república, querem é polítiquices, e isso é abafado por “SÓ EU SEI! PORQUE NÃO FICO EM CASA! ‘
SL
12 Agosto, 2014 at 9:29
Deixa acrescentar que reparem lá que qualquer coisa, mas qualquer coisa que aconteça arranja-se sempre forma de apontar o dedo às direcção. Eu ainda consegui ser profissional da coisa, de segunda mas consegui lol lembro – me que os senhores de fato dos clubes só tinham de dar as melhores condições ao treinador e jogadores para fazerem o seu trabalho mediante as aspirações de cada clube, sempre em paralelo com as condições financeiras de cada team. E que os sócios e simpatizantes a virarem velhos de Restelo era ou para com o jogador que não andava ou queria desertar, e para o treinador que não acertava uma. As direcções não correm em campo, não fazem o 11,nao treinam. Estão lá para gerir o clube da melhor maneira possível. Eu no lugar do sr. Bruno de Carvalho já tinha dito pra mim mesmo às Jesus Cristo “Pai, eles não sabem o que fazem” ou às Consiglieri “Ides todos no caralho, não merecem!”
12 Agosto, 2014 at 9:34
sem duvida , foda-se , elegeu-se uma direçao , deixemo-nos de parvoices , uns apoiam e sao seguidistas outros criticam toda e qualquer decisao , só nao erra quem nao toma decisoes , portanto a unica coisa que um Sportinguista tem a fazer é unica e suimplesmente APOIAR , APOIAR E APOIAR .
12 Agosto, 2014 at 9:30
Acredito no Sporting.
12 Agosto, 2014 at 9:37
Bom dia Vietnam…,
A bola vai começar a rodar e agora vai ser a sério, dificilmente seremos campeões, e não será por não termos qualidade, temos o melhor treinador da liga, temos os melhores jogadores portugueses da liga, temos as melhores condições da liga. Infelizmente falta-nos ter a liga, e isso como dizia o outro, é muito mais importante que ficar ou deixar ir o Rojo ou o Carvalho.
Descanse em Paz Professor Jonh Keating.
12 Agosto, 2014 at 9:46
Sim. Sábado, veremos.
Mas como dizes e muito bem é preciso ir com o coração pleno de fé. Dúvidas? Muitas, óbvio. Mas aconteça o que acontecer nada será definitivo.
E, como diz o bom povo, “Entrada de Leão, saída de Cendeiro”…ao que poderemos contrapor “Não guardes para amanhã o que podes fazer hoje”…assim sendo prefiro “não guardar para amanhã uma entrada de Leão”…
Excelente texto, para não variar.
Convido-vos todos para virem apoiar o Sporting à Capital do Amor, a mais bela Cidade, a minha.
“Ando, dou a volta ao mundo, mas acabo por vir dormir aqui. Esta Coimbra é assim. Aqui sonho.”
Miguel Torga
O meu sonho é verde.
12 Agosto, 2014 at 9:54
Como diria um bom fado:
“Coimbra, tens mais encanto … vestida, de verde e branco!”
12 Agosto, 2014 at 9:50
Nós os sportinguistas temos um amor bem diferente dos outros adeptos…
O nosso amor pelo clube é uma paixão eterna, enquanto mais avanço na idade, talvez pelas contigências da vida, mais fortemente sinto essa paixão!
Que me modifica o meu estado de alma… é bem lixada essa paixão !!!
Resumindo, no futebol tal como na vida temos que esperar que tudo, mas mesmo tudo possa acontecer. Assim sendo até dia 31 continuámos na selva, a partir daí voltámos novamente á savana, e só nessa altura podemos ter a perspectiva do que vai ser esta época… E quanto mais começa esta época, mais valor dou á anterior.
Já estamos no ano 1 da nossa recuperação, e lembrem-se tivemos um grande acidente, ficámos quase parapelégicos, e só estamos na fisioterapia á 1 ano meio, ainda falta um bom bocado para sairmos de Alcoitão,…pelo nosso pé, e ainda vamos cair algumas vezes pelo caminho.
The future is bright … i must shades!!
PS- 1)Era muito bom que o Rojo ficasse, mas MU…pois…é dificil (por isso fomos buscar 3 novos centrais), sou daqueles que diz que, por 25% fica até ao fim do contracto.
2) Slimani, 10 milhões…mas será que conseguimos outro touro…por 3/4 milhões? Também é dificil não acham.
3) William é para ficar e para ser aumentado para o nível máximo…mais nada!! (2/3 anos e vai ávida dele)
Estes são os três tropeções que eu não queria dar até dia 31…
12 Agosto, 2014 at 9:50
Grande texto, concordo a 100%
É sempre melhor ganhar, fico fodido com jogos como o de Sábado mas hey, pssst, vou contar-vos um segredo: não conta para mais nada a não ser tirar apontamentos do que se deve ou não fazer.
E prefiro saber que o 4*4*2 não funciona nesta altura do que quando houver pontos em disputa.
Acredito sinceramente que a nossa melhor arma este ano é a estabilidade e continuidade do 11 base. A esses que tantas alegrias já nos deram acrescentámos opções muito válidas.
Podia ser melhor? Podia, mas o mercado, para o bem e para o mal, só fecha daqui a 19 dias.
Até lá há 3 jogos a ganhar. Seja com calções verdes, com os jogadores do ano passado ou com os que hão-de vir: a única coisa que interessa é o nosso grande amor e chegar a Setembro já com 9 pontos.
SPOOOOOOOOOOOOOOOORTING!
12 Agosto, 2014 at 9:58
Em cheio Maria.
12 Agosto, 2014 at 12:49
Isso, dito dessa maneira…
12 Agosto, 2014 at 10:00
a imprensa falsa voltou a atacar em força… tudo boatos.
12 Agosto, 2014 at 10:03
Bom dia!
O texto não está muito bem estruturado. Um bocado confuso…
Eu pergunto: quando diz que a estrutura que gere o futebol tem sempre razão incluí todas as estruturas do passado? É que há tiros que se vê logo que vão ser no pé, por exemplo, Vercauteren. Até podia ter pegado, noutro contexto e noutro timing, mas naquele momento particular (caos era a palavra ideal) pareceu-me que era muito complicado funcionar.
Não, não acho que tenham sempre razão e se lá estivesse eu também não ia ter razão sempre!
Quanto à qualidade do futebol; concordo quando diz que são apenas treinos (eu nem vibro com os golos e nem mudo a minha vida pra ver os jogos, o que é impensável quando é a doer) mas que são indicadores são. Isso é inegável!
Não tinha gostado no Restelo, não gostei na Holanda e voltei a não gostar nada na Corunha!
Falta um 10 artista (saudades do Matias), aquele que “abre o frasco” quando o colectivo já não tem forças. Aquele que liga o meio campo ao avançado, neste momento o avançado do Sporting parece uma ilha e esse problema vem do ano passado.
Se houvesse dinheiro ia buscar um extremo, mas não é fácil, as opções de risco mínimo são caras, é a realidade.
Defendemos mal, pior do que o ano passado, estamos mais tenrinhos que o ano passado por isso espero que o Rojo não saia e as coisas se voltem a compor!
Pra terminar, a minha exigência é diferente da de outros. Tranquilo! Pra mim o Sporting não pode por o seu prestígio em causa a perder com equipas da 2a divisão espanhola. Nem sequer gostava de ver os B perder com esses quanto mais…
Não pode sofrer 2 golos com amadores holandeses (pareciam pelo menos)…
Saudações Leoninas
Ps: Parabéns ao Carlos Lopes!!!
12 Agosto, 2014 at 10:18
Boas Chirola;
Eu também não gosto nada de ver o Sporting perder… quanto mais com equipes de segunda e terceira linha. Mas o que o SCP não pode MESMO é colocar o seu prestigio em causa em jogos oficiais, e ficar em sétimo lugar no campeonato, carregado de reforços caríssimos (seja no valor da transferência, seja ao nível dos ordenados), sem prestetiva de valorização quer da equipe quer dos próprios atletas.
Mais: o que o Sporting não pode MESMO é vender jogadores ao desbarato para pagar ordenados, assinar contratos que só prejudicam o clube, pagar balúrdios em comissões sobre jogadores que nada acrescentam no presente ou no futuro, manter a fama de clube formador por excelência que alimenta todas as outras equipes a troco de tostões.
E esses tempos já lá vão; há que aguentar as tão propaladas dores de crescimento, cerrar os dentes e sermos homenzinhos o suficiente para admitir que o caminho da destruição do clube tem vindo a ser deixado para trás. Não são tudo rosas, mas porra, há muito menos espinhos!
O que eu não consigo perceber, é o facto de haver gente que não veja isto!
12 Agosto, 2014 at 10:19
*perspectiva
12 Agosto, 2014 at 10:36
Nisso estamos todos de acordo! E como isso já lá vai, felizmente, escusamos de estar sempre a falar nisso…
O que me interessa é o presente! A Maria aqui há dias escreveu que éramos sem dúvida os mais bem preparados pra atacar o título. Isso soa bem no ouvido, sem dúvida, mas sermos assim tão doentes na análise pode ser muito prejudicial.
Foi bom mantermos o 11, foi bom acrescentarmos quantidade (e qualidade) mas os outros também não estão mal. Porque se as nossas derrotas na pré-época são de desvalorizar as das galinhas também o são… Simples!
Saudações Leoninas
12 Agosto, 2014 at 10:43
Não é por esse tempo já lá ir, que podemos OU DEVEMOS de deixar de dar valor ao facto de não se ter essa conduta hoje em dia…. no entanto, não podemos entrar na falácia de achar que respiramos saúde, tanto desportiva como principalmente financeira! E isso nota-se na exigência ao nível de putativos reforços de grande qualidade!
Podemos não ser os mais fortes candidatos ao titulo (eventualmente), mas somo certamente os que possuem maior estabilidade interna. Mas de longe! E isso, valeu muitos títulos aos Andrades, por exemplo, mesmo quando não eram os mais fortes nem em campo, nem no papel.
Quanto às derrotas das galinhas… sabem sempre muito bem, mas eles próprios que se amanhem com isso, que eu não quero nem saber…
Abraço e SL
12 Agosto, 2014 at 10:55
O valor que devemos dar a isso é relativo porque isso é uma obrigação!
O que devemos é estar atentos para que não volte a acontecer é para isso devemos ser rigorosos na avaliação das acções da direcção. Até aqui tem sido muito bom… faltam os títulos!
De resto, escrevi aqui, a maior vergonha pra mim não foi o 7o lugar. Com isso convivo mal mas não me envergonha, o pior foi andar com 2 meses de ordenados em atraso, e nem sequer é aos jogadores que esses “aguentam aguentam” (apesar de criar má fama e os jogadores hoje em dia levarem essas coisas em conta quando escolhem o destino) mas sim aos funcionários! O assumir de compromissos que não havia condições pra cumprir e depois andar a dar o aval pessoal… E dps vender as 3 pancadas (RvW) pra sacar o seu… Isso é que foi tudo uma vergonha! Fora os casos de polícia do outro artista…
O que nós devemos, e o actual Presidente quer isso, é ser exigentes! Com tudo… direcção, equipas!
Eu sou, quero ver o Sporting voltar a ser um clube ganhador (nunca vi), mereço isso! Merecemos todos…
Saudações Leoninas
12 Agosto, 2014 at 11:02
Não posso concordar mais! Mas de facto, do dever ser ao ser, vai uma grande distancia…
Por outro lado, devemos ser exigentes sim! Muito. Não devemos é ser irrealistas e utópicos nas nossas exigências (não é o teu caso, mas há por aí tantos assim), pedindo que se construa num ano o que se destruiu em vinte. Isso, não existe…
SL
12 Agosto, 2014 at 11:10
E sem duvida que em ano e meio já se fez muito, debaixo de tanta desconfiança!
Não se acertaram os tiros todos, isso é impossível!
Não se esteve sempre bem (nalgumas declarações, nalguns processos) mas tudo bem… Parece-me que voltar a ganhar é uma questão de tempo, ganhar (quase) sempre é mais difícil mas vamos tentar…
Saudações Leoninas
12 Agosto, 2014 at 13:15
Quando referes “E isso, valeu muitos títulos aos Andrades, por exemplo, mesmo quando não eram os mais fortes nem em campo, nem no papel.” … Estás a esquecer-te que desses títulos que conquistaram, talvez só metade fosse com inegável mérito… O resto foi uma MENTIRA. Suportada por árbitros corruptos, vendidos a troco de umas putas mal lavadas, jogadores ‘dopados’, equipas e jogadores adversários comprados, jornalistas agredidos, etc, etc…
Ir buscar exemplos dessa gentalha?!? Só se for para nunca repetir, porque aquilo é gente que devia de estar presa há muitos e muitos anos…
12 Agosto, 2014 at 13:17
Quando referes “E isso, valeu muitos títulos aos Andrades, por exemplo, mesmo quando não eram os mais fortes nem em campo, nem no papel.” … Estás a esquecer-te que desses títulos que conquistaram, talvez só metade fosse com inegável mérito… O resto foi uma MENTIRA. Suportada por árbitros corruptos, vendidos a troco de umas putas mal lavadas, jogadores ‘dopados’, equipas e jogadores adversários comprados, jornalistas agredidos, etc, etc…
Ir buscar exemplos dessa gentalha?!? Só se for para nunca repetir, porque aquilo é gente que devia de estar presa há muitos e muitos anos…
12 Agosto, 2014 at 20:04
Faz-me confusão «essa saudade do Matias». Então um jogador que ganhava bastante bem, jogava 2 jogos descansava 4 ou 5, depois voltava a jogar 1 ou 2 jogos e voltava a estar 5 ou 6 jogos sem jogar porque se lesionava é jogador para deixar «tantas saudades»? Quando a equipa mais precisava, lá estava ele lesionado, na verdade são grandes saudades!
12 Agosto, 2014 at 10:10
Grande post! Concordo a 100%.
Nem por um minuto dúvido de que estamos preparados para a batalha. Somos perfeitos? Nada disso – somos ainda uma equipa (e clube) em reconstrução, mas estamos no caminho certo. As nádegas também têm os seus pontos fracos, temos que ter arte e engenho para explorar essas debilidades.
Uma coisa é certa, dos três grandes, somos o que mexeu menos no 11 inicial. E isso é vantajoso para se conseguir, com sangue, súor e lágrimas, um arranque com uma bela vitória.
PS. Fight & Resist up there too, Mr Robin Williams!
SL
12 Agosto, 2014 at 10:10
Excelente post Maria Ribeiro, revejo-me em tudo o que escreveu, em tudo.
A minha única preocupação reside num factor que faz o futebol ser uma ciência o mais inexacta possível, as jogadas de bastidores que no ano passado nós tiraram pelo menos o direito de lutarmos pelo título até ao fim.
Tirando isso…venham eles!
SL
12 Agosto, 2014 at 10:13
Não tens uma palavrita, Cherba, para a efeméride do nosso grande Lopes?
SL!
12 Agosto, 2014 at 10:26
A capa do NOJO hoje nao é mais do que uma forma de destabilização, a poucos dias de iniciar o campeonato, sabendo que Rojo e Slimani são 2 jogadores fundamentais na equipa sendo que Marco Silva até fez questão de o dizer publicamente, tentando assim fragilizar-nos e tentar criar o panico nos sportinguistas, enfim.. é pra isso e branquear aquela pseudo venda do mangala
12 Agosto, 2014 at 11:17
Há uma coisa que sempre me custou muito, digo com orgulho, que da nossa Academia ou Formação, saíram grandes jogadores, mas a verdade é que nunca aproveitámos desportivamente esses grandes jogadores. O meu sonho é que William Carvalho dê ao Sporting pelo menos 2 ou 3 anos do seu futebol. Não é todos os dias que se tem um dos melhores trincos do Mundo.
No papel é simples, entre empréstimos e jogos na equipa B, os jogadores chegam à equipa principal com 21 ou 22 anos e saem pela porta grande (2 dígitos) e com títulos aos 24/25 anos.
Esta direcção é a primeira a dar-me esperança para que isso venha a acontecer.
Vamos ter muitas dores de crescimento que vão provocar-nos grandes crises de bipolaridade (Dier, Bruma, Illori, Pedro Mendes, os Iés e os baldés), no entanto, vejo um rumo e um objectivo.
O advento da Academia no Sporting, com a integração de tantos jogadores, foi forçado pela sangria homicida do Gorduroso Lopes, não como um rumo, mas como a única solução disponível.
Hoje é diferente. Pelo menos, eu acredito que é diferente. Hoje não se queimam etapas. Hoje ninguém calça sem garantias contratuais de fidelidade ao clube. Hoje, trazer os jogadores da Academia para a equipa principal, não é um chavão eleitoral. Não vejo BdC a comprar por comprar. Não vejo BdC a ser comissionado por negócios estranhos.
Por muito que me custe admitir, principalmente, por desejar ver mais jogadores da B na equipa A, neste defeso procurou-se equilibrar a equipa, bem como, a formação. Sarr, Paulo Oliveria, Rabia e Rosell, vêm provavelmente, colmatar uma necessidade desportiva que a equipa B ainda não pode garantir, em parte, fruto do lançamento irresponsável de diamantes durante a gestão do Gorduroso.
O Gorduroso não destroçou apenas as nossas finanças, destruiu a equipa A, B e de júniores ao precipitar a ascensão de todos eles.
12 Agosto, 2014 at 13:38
De acordo!
O que muita gente não vê, ou porque não quer ou porque não sabe, é que o SCP estava condenado a desaparecer… E isto devido a acordos efectuados, em nome do SCP, por uma dos maiores crápulas que passou por Alvalade, o soares franco… Passo a explicar, em beneficio pessoal, fez um acordo com os corruptos para que a sua empresa, a opway, passasse a ter assento na “mesa da távola redonda” dos construtores portugueses… Quem lhe facilitou essa entrada foi o “capo dos capos”, o “padrinho”, sim o mafioso que devia de estar preso… As contrapartidas, bem essas foram a venda do moutinho, e o que estava por aí previsto… O SCP seria assim como que o clube satélite dos corruptos, fornecia os jogadores baratos e “bem formados” para os corruptos retirarem benficios desportivos e mais valias financeiras, depois o SCP ficava em 2º lugar, acesso à Champions, e assim afastavam a “agremiação de carnide” dos lugares cimeiros… Julgam que Dier, Ilori e Bruma já não estavam a ser preparados…???
Foi uma vergonha, esse bandido do sóares de franco devia de ser expulso de sócio do SCP.
Por isso, o rumo que esta Direcção Leonina tem seguido, vai contra tudo o que é o “arranjinho” que esta gente tem para o futebol em Portugal. Daí que agora o corrupto mor tenha efectuado nova aliança, mas desta vez com os de carnide… E o veículo dessa nova aliança é… o ‘mendes da fruta’… É assim como o ‘novo banco’… Veja-se bem a quantidade de dinheiro que o jorge mendes tem “dado” aos de carnide, e a quantidade de jogadores que tem levado para Palermo à portoguesa… Por isso as notícias sobre o clube dos galegos e seus novos jogadores é só para os engrandecer, ‘são os maiores’, etc… Sobre o SCP, é sempre a tentarem destabilizar e criar dúvidas entre nós…
Por isso, prevejo uma época tremendamente dura… O sorteio dos jogos para o campeonato já foi uma aldrabice, e agora virão os ‘apitadeiros’ (com quem o corrupto mor já fez as pazes), com o habitual critério azul/encarnado para nos colocar no lugar em que essa gente nos quer…
Por isso, muito Fight & Resist…
SL
12 Agosto, 2014 at 10:27
Concordando inteiramente com o que ficou escrito pela Maria (parabéns), só gostaria de acrescentar um ponto:
– neste exacto momento, perdemos tempo e gastamos energia em demasia a tentar mudar os “outros” quando, na verdade, poderemos investir todo o nosso capital disponível a fazer coisas mais importantes e interessantes e, no final, vamos perceber como estamos mais perto de ter mudado a opinião de alguém.
12 Agosto, 2014 at 12:21
Tal como dispender energia a ir a Alvalade e apoir incondicionalmente a equipa! Isso é que era.
12 Agosto, 2014 at 10:37
Obrigada, Maria. É isso tudo mesmo.
É incrível como há tanta gente à espera que tudo corra mal para poder justificar e dar razão de ser ao seu pessimismo existencial.
Mal por mal, prefiro o entusiasmo irracional lampiónico que sanou todas as dúvidas da pré-época com a conquista da supertaça. É pelo menos mais natural e menos cínico.
12 Agosto, 2014 at 10:42
Quanto ao off: Recusar uma proposta de 20M por Rojo é – a ser verdade – um tiro no pé que o BdC está a dar.
1º: O jogador nunca vai ter uma quotação tão alta como agora, e apesar da perda desportiva, o SCP tem de ter acautelada esta saída, de tão previsível que é/era/será. Penso que ainda assim é um jogador com várias lacunas, sobretudo ao nível da concentração e da inteligência em certos momentos do jogo.
2º: O jogador sempre respeitou o clube, jogou com entrega e só teve palavras elogiosas ao longo dos anos em que nos representou. A
3º: Não devemos cortar as pernas a quem nos serviu bem e, naturalmente, quer dar um passo na carreira rumo a um patamar superior.
4º: A questão das vendas tem de ser gerida com tacto se não prevejo problemas no futuro por causa da inflexibilidade em negociar abaixo da cláusula.
Sei que há outras opiniões sobre o assunto, mas a minha é esta. 🙂
12 Agosto, 2014 at 11:09
Só tenho uma questão acerca dos 20M:
Se o mangala custo 53M o Rojo só vale 20m?!? Querem o Rojo paguem!!!
Melhor defesa esquerdo do Mundial, só querem dar 20M!!! E depois queixam-se que o Sporting C.P. não sabe fazer negócios como os nossos rivais! Realmente contentamo-nos com muito pouco!
12 Agosto, 2014 at 11:13
o mangala não custou 53 , foram 40.
o porto recebeu 30 e ainda pagou as comissões, logo na pratica o porto recebeu 22 pela sua parte( os tais 56%)
12 Agosto, 2014 at 11:26
Eu fico sempre espantado com a inside information que tu tens. Ontem, sabias que ao Cedric tinha sido oferecido o contrato modelo 23; hoje sabes que o Porto pagou as comissões e – espante-se! – até sabes quanto valem essas comissões. Até deves saber qual o tipo de cera preferida da Irina para rapar a paxaxa. Não nos queres dizer qual vai ser a chave do próximo Euromilhões?
12 Agosto, 2014 at 11:33
ontem quando saiu a noticia do mangala fui pesquisar e o mais difícil era não encontrar essas explicações pela blogosfera fora( então em blogues do benfica e do porto era facílimo)
o que o porto fez foi o que o benfica não fez no comunicado do garay. comunicou apenas a parte que recebeu( 30 milhões) aos quais tinha-se de deduzir a percentagem do Jorge mendes, a percentagem do d’onofrio e as comissões do negocio( de transferência e parte do jogador)
ou seja deduzindo essas percentagens, o proto recebeu na realidade 22milhoes, fazendo a conta a percentagem vai dar os tais 40, ou seja foi vendido abaixo da clasula
qualquer pessoa minimamente inteligente em vez de questionar a partida as coisas, mais vale ir-se informar e foi o que eu fiz.
12 Agosto, 2014 at 11:49
Em blogues.
Ri-me.
12 Agosto, 2014 at 11:50
ao contrario de ti eu sei informar-me …….tu nem isso
12 Agosto, 2014 at 11:50
ao contrario de ti eu sei informar-me …….tu nem isso
12 Agosto, 2014 at 12:25
Blogues lampiões e porquistas, note-se!
12 Agosto, 2014 at 12:32
gostos não se discutem! 😉
12 Agosto, 2014 at 12:38
qual é o problema? não mordem e para se andar informado é preciso consultar tudo, não apenas visões parciais e muitas vezes sem conhecimento.
para alem disso existem bons blogues em termos de escrita e conhecimentos
12 Agosto, 2014 at 16:03
Meu caro blogues não são ‘fontes’, a informação que lá obténs carece de, pelos menos confirmação documental e se tens alguma inteligência, usa-a por exemplo p/ ponderar se pelo facto de se declarar X ou Y à CMVM foram exactamente esses os valores de transacção. Eu como adepto, já nada quero saber de valores de compras e vendas, hoje em dia usam-se esse tipo de informações quase como propaganda, p/ enaltecer ou denegrir a ‘competência’ dos clubes. Mas alguém acha crível Mangala ser ‘vendido’ por 50M?!? Se o Porco receber algo p/ mim já seria surpreendente! Lembro-me do Roberto que tinha ido por não sei quantos milhões e depois afinal parece não. Ou a venda do(s) gajo(s) do Benfica que agora tão no Valência por, mais uma vez, muitos X milhões a meio da época… A mim o que me interessa é que o clube jogue bem, ganhe e me ponha bem disposto mais uma semana… Não dou p/ o ‘campeonato’ das contratações!
12 Agosto, 2014 at 13:41
Sobre isso da Irina ele não sabe nada sobre esse assunto… Parece que ainda não ‘pesquisou’ o suficiente acerca desse tópico…
😉
12 Agosto, 2014 at 12:56
Ter como ponto de partida as noticias que informam os ‘valores’ de venda do porto é o mesmo que estar a pedir para ser enganado!
Com tantas vendas astronômicas, porque é que as contas por aqueles lados não andam nada famosas ? Pensem nisso.
É só poeira. E não acho nada mal que vendêssemos o Rojo por 20M, alias, digo mais, e só mesmo para irritar o Riga.
O que a direção decidir, por mim, está mais que bem decidido.
Confiança cega nos que, tão bem, estão a desempenhar funções.
12 Agosto, 2014 at 12:58
hum um cromo mesquinho
12 Agosto, 2014 at 11:23
Ainda bem que não somos nós a negociar. Se calhar também vendia por 20M€.
BdC tem de capitalizar os teus argumentos (nunca Rojo valeu tanto) e esticar a corda até os 30M€. Não foi o MU que garantiu um patrocínio de 900M€?
Nós temos o melhor lateral esquerdo do Mundial e eles são ricos. É o que está na mesa de negociações.
Os teus argumentos seguintes são os argumentos do MU como comprador.
SL
12 Agosto, 2014 at 11:28
segundo o que li o Sporting quer garantir 6 milhões com o rojo, logo o man United tem de ir até aos 24.
a questão neste momento é que o jogador quer ir e não se sabe se o man United vai oferecer mais do que os 20.
o risco de recusar os 20 é ficares com um jogador chateado e contrariado.
12 Agosto, 2014 at 12:27
Vender o Rojo é prejudicial porque a perda de direitos desportivos não é compensada pelos proveitos económicos. Ponto.
O jogador não tem nada que ficar contrariado. O jogador tem um contrato que, assim como o clube, deve respeitar.
12 Agosto, 2014 at 11:01
Bons dias, (NÃO ESQUECER: HOJE, 30 ANOS DA MEDALHA DE OURO DE CARLOS LOPES)
1ª nota:
ROJO parece que vai sair e, confesso (apesar de achá-lo duma grande importancia para a equipa dada a sua determinação e liderança) que será a saída menos prejudicial, daqueles que estão a ser cobiçados. E isto porque a sua substituição é aquela que me parece menos complicada.
Gostei muito de SARR e penso que Marco Silva já saberá da saída do Argentino, e acho que o Francês está pronto. Aliás, não me admirava que daqui a uns meses, a nossa dupla de Centrais, já mais rotinada e entrosada, fosse PAULO OLIVEIRA e SARR. Gosto muito do MAURÍCIO mas o português pode ultrapassá-lo, utilizando melhor o seu posicionamento e velocidade. Veremos, mas de qualquer modo, menos milhão ou mais milhão, ROJO estará mesma de saída e Bruno de Carvalho está a lutar com as armas que tem, que é a sua excelente força negocial, mas começa a ser muito difícil resistir, por 2 principais razões:
– o Fundo da Doyen Sports que detem ROJO deverá certamente aproveitar o pico de valorização do jogador e parece que está disposto a aceitar os supostos 20M que o Man United oferece;
– Parece que ROJO também está entusiasmado com essa transferencia. E não podemos censurá-lo: qual é o jogador que no seu perfeito juizo, rejeita jogar no maior clube do mundo, com o melhor treinador do mundo e com um salário 10 x maior? ninguém.
2ª nota:
Posto isso, torna-se IMPRESCINDÍVEL, OBRIGATÓRIO, URGENTE segurarmos WILLIAM CARVALHO e SLIMANI. Estes dois são os jogadores que não têm substituitos à altura neste momento. Nem ROSELL, nem TANAKA. O SPORTING tem que atacar a época com WC e SLIMANI sob o risco de, ao não fazê-lo, começar a marcar passo.Vai ser muito duro e vamos ter que rezar para que o final do mês chegue depressa, mas acredito que tanto o Bruno de Carvalho como o William e o Slimani queiram a mesma coisa. Para isso, há que rever as condições contratuais JÁ.
Em suma: temos Plano B para ROJO, mas não temos nem para WILLIAM nem para SLIMANI.
PS: Morreu ROBIN WILLIAMS. Depois de PHILIP SEYMOUR HOFFMAN, o segundo ator a morrer no espaço de 6 meses, em condições mais ou menos semelhantes, fruto duma intensa depressão. Robin era um dos melhores atores cómicos da sua geração, um excelente entretainer e é mais uma prova infeliz de que a Meca de Hollywood não tem plano de resgate para o que vem a seguir ao exacerbado mediatismo. Quando as luzes se apagam, apaga-se o ator e apaga-se o Homem. R.I.P.
12 Agosto, 2014 at 11:47
Converge:
Não achas que são “pareces” a mais?
Isso faz-te mal… a sério.
Conselho: lê pasquins na diagonal… e dá-lhes importância que merecem.
Calmex.
12 Agosto, 2014 at 11:49
Converge, o Robin Williams dava na branca e no double scotch como gente grande. Há mais de 30 anos que andava a escapar entre os pingos da chuva. Acho que viveu e morreu como lhe apeteceu, o que, vendo bem as coisas, até é porreiro!
abc.
12 Agosto, 2014 at 12:05
Concordo. Tenho dito, desde o começo da pré-época, que do trio composto por William, Slimani e Rojo me parece inevitável que saia um, por razões financeiras e pressão do mercado.
Podendo escolher, era o Rojo sem sombra de duvidas. Nunca vamos conseguir tanto pelos nossos 25% e tem muito provavelmente o salário mais elevado dos três. A folga salarial permitiria alguns ajustes valorizando os jogadores mais importantes e que ganham menos.
Do ponto de vista desportivo, a SAD também parece ter trabalhado o sector defensivo para esta eventualidade embora ache que ficamos com uma defesa demasiado jovem, mas confio que entre tanto potencial (Sarr, Oliveira, Rabia…), alguém se afirme.
SL
12 Agosto, 2014 at 12:31
Acho que o gajo que mexe mesmo caso saia é o William.
O gajo parece que tem cordelinhos nas mãos… mexe na equipa de uma forma que eu não me lembro de ver. É sem dúvidas a perda mais complicada de gerir… diria mais, teríamos de mudar de táctica, tal a diferença. Eu, como sou maluco, mudava para o 3-5-2, caso o William saísse… mas isso sou eu que sou maluco!
12 Agosto, 2014 at 14:28
Em 3-5-2 onde é que se encaixava o cedric?
ficavas com Cedric e Jefferson a fazer o corredor todo (aí ficavas mais com um 5-3-2), ou arriscavas e punhas um Carrillo e um Capel…ou um misto(Cédric na direita e Capel na esquerda…), no papel todos os sistemas são bons, depende sempre é de quem os interpreta.
Mas depois de uma pre-epoca a jogar sempre em 4-3-3 (com a já muito falada experiencia falhada do 4-4-2) mudar agora para outro sistema não seria a melhor opção.
12 Agosto, 2014 at 11:05
Falando de coimbra…
Perderam com o braga mas venceram o nacional, o resto foram os habituais testes com muita gente a entrar e a sair. A academica tem muita gente a estrear.
– perderam o guarda redes que lhes garantia pontos quando engatava.
– a defesa é toda nova no campeonato, só sobrou o joão real.
– o meio campo é a melhor parte da equipa com 3 gajos bastante experientes; fernando alexandre, nuno piloto e marcos paulo. O john ogu faz muitas faltas perigosas.
– no ataque há 2 setas apontas à baliza; o marinho que não deve jogar e o trapalhão ivanildo.
Não há ninguém que seja o homem golo e também não há nenhum génio que se acenda portanto o trabalho é de equipa… e a arma do paulo sergio é o contra ataque.
Não vai ser fácil jogar no meio campo deles porque defendem bem sobretudo o fernando alexandre embora a dupla de centrais possa ser permeável porque só o joão real é deste campeonato.
12 Agosto, 2014 at 11:45
Acho que falta aí uma consideração que pende francamente a nosso favor:
Paulo Sérgio! Acho que não preciso dizer mais…
12 Agosto, 2014 at 12:14
pode ser limitado nos recursos mas nunca achei o paulo sergio assim pró burro. O gajo sabe qualquer coisa de bola.
temos de explorar a laterais da defesa deles e com isso espero um bom jogo do carrillo e acredito que vai marcar golos. Pelo meio vai ser complicado portanto aquela cena de trocar a bola ou jogar de pé pra pé vai enrolar o jogo, por falta de espaço.
12 Agosto, 2014 at 12:28
O carvalhal ao lado do Pal Serge é um catedrático!
1000 vezes um Peseiro!
Minha rica Briosa…
12 Agosto, 2014 at 11:07
Eu acho que tudo tem um preço. E o Rojo é bom mas não é a última coca-cola no deserto. Dito isto, acho que 20 milhões é pouco por um central esquerdino, jovem e titular da alviceleste (tendo lugar no 11 do Mundial). Até porque quem compra é o Man United. O Mangala não é 2.5 vezes melhor que o Rojo. Por isso, sinceramente, acho que deveríamos esticar a corda nesta matéria. Mas respeitando a vontade do jogador, que deve ser soberana num contexto de propostas justas. E acima dos 20 milhões começa a ser uma proposta justa.
Quanto ao Slimani, tenho muito medo. 10 milhões é um excelente valor e um lucro de 9 milhões. Mas não há opção no plantel e temos de ter sinalizado uma contratação. No entanto, acho que também não teremos condições para dizer que não. Até porque há um hype natural sobre determinados jogadores que não tenho certeza que se mantenha, referindo-me em particular ao Rojo e ao Slimani. Basta o Marco jogar apenas com um extremo puro e do outro lado um interior que o Slimani deixa de fazer sentido. E passa de Bestial a besta.
O timming das vendas é tudo. Recordo-me dos relativos maus negócios Daniel Carriço, Beto, Miguel Veloso ou Matías Fernandez. Nas épocas imediatamente anteriores teriam valido muito mais. E é a isso que a direção tem de estar atenta.
Por isso, do mesmo modo como confiei nas outras direções (até se revelarem incopetentes e vigaristas) também confio nesta. Porque quem sabe da poda é quem anda lá por dentro. E não nós, que não passamos do patamar da bitaitada.
12 Agosto, 2014 at 12:35
Não podemos esticar muito mais. A cláusula e de 30 milhões e o Sportting quer vender por 24 para poder amealhar seis milhões. Se vendesse a trinta não ganharia muito mais..
12 Agosto, 2014 at 11:11
Vamos lá a dizer Rosell e não Rossel :p
De resto, provavelmente o melhor pipi que comi aqui (linguagem taberneira: ON). Parabéns.
12 Agosto, 2014 at 11:44
já faltou mais para ser rissol…
12 Agosto, 2014 at 11:16
ROBIN WILLIAMS era Sportinguista!
E primo afastado do William Carvalho…
12 Agosto, 2014 at 11:16
RIP ROBIN WILLIAMS….
12 Agosto, 2014 at 11:19
Quanto ao post, é 19,8. É como nos testes da primária, quando erramos o nome. Rosell, Maria. 🙂
“Chamem-me seguidista, o que bem vos apetecer, eu há um ano era adepta do sétimo lugar da liga”. Foi um Verão em que nos esquecemos disto diariamente. Parece impossível, eu sei que sim, mas há ano e meio era ver-nos aí a rastejar pelo sétimo lugar. E se as coisas não tivessem mudado o rumo, bem, provavelmente estaríamos para aí no 14º e a abrir falência. E quem diz futebol, diz modalidades, porque é importante não esquecer que as modalidades seguiram também a perspectiva de crescimento do futebol. Claro que o futsal é um caso à parte. O futsal é, aliás, um dos únicos factores que nos enchiam de orgulho no período pré-Bruno. Era uma espécie de escape.
12 Agosto, 2014 at 11:25
o importante mesmo era a equipa encarar o jogo em coimbra como se fosse contra os andrades no dragon ou as galinhas na lãuz ou mesmo como se fosse uma primeira jornada da champions em munique ou coisa do genero , concentraçao maxima e ambiçao de ganhar…
12 Agosto, 2014 at 11:28
Bom post Maria, a excelência que nos habituaste.
Quanto ao assunto do dia, uma noticia que figura nos três jornais e em mais alguns internacionais tem de ter algum fundo de verdade. 20 milhões é razoável mas penso que dará para esticar para os 23,24 milhões com cláusulas de prestações. Uma outra hipótese será incluir algum jogador dispensável para o United mas util para nós. Como penso que Chicharito e Fellaini não querem vir nem seria possivel , podia restar uma hipotese interessante. Zaha. Extremo rápido, tecnicista, jovem e que com certeza está farto de andar de empréstimo em empréstimo. Posso estar eu a sonhar, mas nunca se sabe.
A meio de Junho pensava com os meus botões que um lucro com Rojo de 5 milhões era um bom negócio. O mundial mudou o negócio. Há que ser um pouco mais ambicioso. Sarr é o candidato mais provável
12 Agosto, 2014 at 11:30
Maria, dá cá um abraço “melheri”!
12 Agosto, 2014 at 11:43
Vai ser muito dificil segurar Rojo, o argentino estará mesmo de partida, o que me deixa bastante apreensivo. Caso Rojo saia mesmo, para mim era crucial com esse dinheiro ir buscar um central experiente, não podemos estar a pensar que Paulo Oliveira, Sarr, Rabia são solucções a curto prazo. Todos têm potencial mas precisarão de tempo. E tempo não há, estamos a 4 dias do começo do campeonato. Caso Rojo saia, terá de vir um central com alguma experiência.
William não pode sair, ao contrário de Rojo cuja valorização deverá ter atingido o seu pico (mundial 2014), este pode valorizar-se ainda bem mais com a participação na LC. William é para aumentar o salário e segurar mais 1 ano, para sair por mais uns bons 10 milhões de euros do que sairia agora.
Slimani a mesma coisa, é para segurar ao máximo. Não é facil irmos buscar um jogador que garanta golos como Superslim ainda para mais a 2 semanas do fecho do mercado. É para aumentar e brilhar na LC.
12 Agosto, 2014 at 11:47
Rojo poderá ser inevitável, mas Slimani e William Carvalho têm contratos com o Sporting até 2018 ou 2019. Paguem as cláusulas se os quiserem.
Não têm que ser aumentados ao sabor do mercado. Têm contratos por objectivos que os premeiam.
12 Agosto, 2014 at 11:52
O aumento dos jogadores que se sobressaem durante uma época não é quanto a mim má politica. Tem de existir um prémio de recompensa por quem o merece e é uma forma de motivar os restantes para darem o litro para verem os seus contratos revistos.
Desde que fique dentro do teto salarial é uma boa jogada. Bem melhor do que teres um gajo desmotivado e que no ano a seguir não joga um caralho e não vale 1 cêntimo. Assim, por não dares um aumento e teres o gajo outra vez motivado, perdes desportivamente e financeiramente.