Também de saída esses dois? Ao menos temos a totalidade dos dois passes, que dá para pagar uma grande parte das dívidas e putos a subir para suprir os seus lugares.
Slimani nunca mais jogará pelo Sporting. Isso não tenho dúvidas.
O resto já me é indiferente… estamos a regressar aos tempos de Paulo Bento (na teimosia do treinador) e de Godinho Lopes (na gestão do clube). Não correu bem a ninguém, isso.
Os Sportinguistas não aprendem… um bocado como os portugueses em relação à política – votar sempre nos mesmos dá sempre o mesmo resultado, é matemático isso.
O problema da teimosia do pb ou da gestão do Godinho não foi o insucesso desportivo ó Zé nhurro? Se tivéssemos ganho alguém se importava?
Essa agora,…
Se a teimosia e incompetência trouxessem sucesso desportivo, fossem todos assim!
O problema da teimosia do pb ou da gestão do Godinho não foi o insucesso desportivo ó Zé nhurro? Se tivéssemos ganho alguém se importava?
Essa agora,…
Se a teimosia e incompetência trouxessem sucesso desportivo, fossem todos assim!
Há muita coisa mal gerida no negócio do nunes, porque não é só o negócio em si… é a dependência de termos de negociar financeiramente (e não desportivamente) para começar, que arrasta todas as outras coisas a seguir.
Falando só e unicamente dele:
Ano de mundial em dezembro, champions garantida, venda em agosto (maior pressão no clube comprador), jogador sem querer saír, tabata vendido para o manter – e mesmo assim sai a preço abaixo do possível.
Volto a dizer, estamos só e unicamente a falar do nunes.
De resto mesmo com o nunes, plantel mais uma vez desequilibrado e ida ao dragão pontuar já é um excelente resultado, mas não passamos do 3 lugar.
Podem-me chamar desiludido, negativo, anti-sportinguista, o que quiserem: são muitos anos a ver este filme a se repetir e deixei há muito tempo a “paixão” e emoção de lado, que tolda a lógica e objectividade.
Eu até gosto do nunes (individualmente excelente jogador mas ainda melhor numa táctica a 3 médios, no Sporting um bocado perdido às vezes) mas estamos a 20 de agosto (campeonato já vai para a 3 jornada), jogamos no dragão amanhã, a menos de 4 meses do mundial, na champions e o jogador não quer saír: a vender temos tudo para ser por mais. Logo aí, mau negócio.
Mas não devíamos sequer vender.
Um clube como o Sporting tem de fazer negócios de duas maneiras: financeiramente e deportivamente.
Financeiramente é do género: temos uma proposta irrecusável pelo nosso 3 gr. É vender.
Desportivamente é do género: nuno mendes está a subir, vamos vender o acuña para não o tapar (e porque é melhor).
Nenhuma dessas aconteceu – foi uma panic sell e não a tipica panic buy de ultimo dia (carroll quando foi para o liverpool, moutinho no barça por exemplo).
A vender nunes seria até dia 1 de julho por estes valores (por exemplo) ou pela cláusula a partir daí (por exemplo).
Deixam se de tretas.
É uma grande venda.
É o MN que estamos a falar, jogador talentoso, sem dúvida, mas capaz do melhor e do pior, com formação incompleta, tacticamente falando muito medíocre, sem espaços a performance baixa para níveis a roçar o baixo, a média de passes falhados e bolas perdidas atras do meio campo deve ser alta, um diamante em bruto sem grande tempo para ser trabalhado, não acho que Amorim chore a sua perda individualmente falando, tanto como nós, chora sim a falta de opções para o miolo, é curtíssimo!
Morita vai preencher o lugar e bem, mais equilibrado e mais rápido a largar a bola, e vai só melhorar quando conhecer a equipa e mais ainda da língua.
Vamos sentir falta das cavalgadas no entanto, espero um reforço para o meio campo em breve, ou em Janeiro, mas o lugar é do Morita, algo me diz que sempre foi desde o principio.
Eu sei que isto é polémico mas é o que eu penso, gosto de futebol mas não conheço todas as suas nuances por isso posso estar completamente errado, mas é a minha opinião.
O que me chateia é tudo à volta.
Comunicação a alinhar no leilão.
Falta de comunicação entre estrutura, dita super profissional.
Dinheiro para pagar despesas básicas, revelador da incompetência do varandas e amigos.
Continuar a estoirar esse negócio.
Falta de alternativas e deficitária preparação de uma época deportiva.
Rapidamente passamos de um bom negócio, para um negócio de merda.
Vender o Matheus por 45+5 M€ NUNCA é um mau negócio, seja quem for a Direcção!
Chamar a isto um mau negócio é um exagero que faz ruir toda a restante retórica associada ao assunto.
Se calhar querias dizer “má gestão da venda” porque, à partida, não se vê grande necessidade para vender já – no final da época isso seria fundamental!
Um jogador que nos custou 1M€ e é depois vendido por 45M€ mais objectivos nunca pode ser apelidado de mau negócio, quanto mais péssimo!
Não sendo mau podia ser muito melhor (poderia ser causula de 60 milhões sem as comichões habituais nesta direcção)!!
E concordo que o pior é mesmo a questão da gestão da venda, com o Amorim a fazer figura de palhaço.
Alguém conseguia prever que iríamos ter uma proposta de 45M pelo Matheus Nunes?
Acompanhei grande parte do povo residente da tasca acerca do Matheus. Desde a crítica exagerada atrelados na aversão ao Varandas à sua ascensão meteórica, passando na sombra da desconfiança quando saiu João Mário para nascer uma estrela.
30M ou 35M já seriam há uns meses um negócio interessante por um jogador com uma grande margem de progressão. Conseguir 45M é de se lhe tirar o chapéu.
Poderá valer mais no futuro, seguramente. No entanto um olhar atento para o passado recente do clube faz-nos perceber que vimos vários comboios passar, um deles conduziu Moutinho ao fcp.
Quanto ao timing da venda é para mim um não assunto. O mercado está aberto até 31 de agosto, até lá contamos que pode sempre mexer. Nuno Mendes sai perto do fecho.
Falhar o timing de venda aconteceu com o
Adrien. Bem se tramou.
Miguel, volto a dizer: tem a ver com timings (a parte financeira) e com falta de planeamento (a parte desportiva).
A única maneira que poderiam comprar o gajo nesta altura devia ser pela cláusula de rescisão, porque aí não teríamos voto na matéria. De resto, plantel fechado para início de campeonato, compras e vendas fechadas.
A vender fora disso? Só por silly money (suficiente para fazer uma ou várias da selecção entre obras no estádio / academia / abater passivo / comprar um jogador do outro mundo / etc).
Finalmente alguém verdão a assumir responsabilidades e a vir dar a cara para explicar porquê não temos um tostão na conta e reforços na equipa nem vê-los
Pois é sem dúvida. O próximo além de ser louco teria de ser uma mago financeiro para tirar o clube do buraco em que está metido.
Ao contrário do que muitos pensam não é o resultado no dragão que irá determinar o futuro do Sporting, pois dá forma como as coisas estão montadas, a situação financeira em que vivemos e o ambiente crispado que já se sente entre treinador e direcção, o fracasso é infelizmente uma inevitabilidade.
porra…. já passámos bem pior! Enquanto houver Sportinguistas, pessoas que amam o Sporting, e que amam o companheirismo, empatia, assente no esforço, dedicação, devoção e glória, em suma o Sportinguismo.
Nem mais rodrigo e 5 violinos… É tão elementar e óbvio o futuro a curto, médio e longo prazo, que me irrita solenemente haver tanta gente que não o queira ver.
Ou melhor, irritava.
Daí ter vendido as acções da sad, deixado de pagar quotas, nunca mais voltei ao estádio e não sei se irei, sinceramente. Só pelos meus filhos, mesmo.
É que não são anos disto, são décadas, faz parte do adn do clube esta gestão de “elite” que só fazem merda.
Quando tiverem paciência, vejam como passámos de um dos maiores clubes de futebol mundiais para esta subserviência lendo como conseguimos acabar com os 5 violinos (por culpa própria) ou o eusébio ter sido “raptado” (muito por culpa própria também).
Acham-se os melhores do mundo só porque têm “apelidos” finos ou carteiras recheadas, sejam Zé povinhos ou de famílias brasonadas…
Um milagre ocasionalmente até pode acontecer, o Porto pode até meter 5 bolas na barra e nós marcamos na única oportunidade que tivermos, mas os milagres não acontecem sucessivamente em 34 jornadas, + champions, + taças.
No final de uma época, a equipa mais bem preparada, o plantel mais completo, a estrutura mais bem montada e os jogadores de melhor qualidade acabam por fazer a diferença.
Isso querias tu, ao menos tinhas 50% de hipótese. Não é negativismo, é constatar o óbvio, as equipas mais bem planeadas, com mais opções, com mais qualidade e com melhor estrutura organizacional, em competições de longo percurso, regra geral vencem.
Pelas “repentinas” despesas básicas, e pela frustração de Amorim, parece-me que a venda de Matheus Nunes foi sempre uma opção caso não entrassem mais alguns milhões para manter o “paciente vivo”.
Devem ter dito a Amorim que as saídas de Tabata e Jovane iriam compor a coisa. Quando deram conta que as propostas por Jovane estavam aquém do pretendido avançaram para o leilão do carrossel por MN a espera que atraísse algum tubarão distraído.
A venda de Matheus é feita no segundo seguinte a uma alegada desistência do Liverpool o que me leva a acreditar que Mendes ainda tentou colocá-lo lá sem sucesso.
Sem nenhuma outra oferta e em desespero Varandas não teve outro remédio que não fazer o mesmo que o Porto fez com Fábio Silva, dizer de quanto precisava, empolar o valor para cobrir as despesas de intermediação e mecanismo de solidariedade e no fim ter o valor para antecipar através de factoring de forma a cobrir as necessidades, que acredito serão de pagamento imediato de dívidas que estarão a vencer. E por isso o timing.
– 45M por um jogador como Matheus apenas é irrecusável se estivermos com a corda no pescoço como é o caso.
– Como esperado foi para o Jorge Mendes FC que funciona como casa de penhores.
– No próximo ReC saberemos se dos pouco mais de 41M que recebemos algum será para abater a dívida do empresário.
– Ao ritmo que o dinheiro é gasto em breve teremos novo leilão do carrossel por Inácio.
Acho que o que furou a estratégia foi a crónica ineficácia em vender os excedentários. O Sporting não se pode dar ao luxo de ter jogares medianinhos, Eduardos, Illoris, etc. A sua venda é dificílima, porque não jogam, não têm currículo, não constroem carreira, não evoluem e pior, auferem salários elevadíssimos para o que produzem. O mercado está saturado de jogadores destes e a expectativa de fazer 30, 20, 10 5 milhões, esfuma-se rapidamente.
Eduardo que até parecia ter mais interessados ainda continua por colocar.
Não é apenas recuperar algum do investimento feito, mas deixar de suportar encargos salariais elevados para o valor destes jogadores.
esse é um caso gritante…. titular nas arábias, indispensável, etc e tal e n sei quê, ah e tal só por empréstimo… “chapéus há muitos”; o carrocel também facilita uns negócios nas arábias, mas na feira, entre a montanha russa o carrocel dos pequenitos, nós andamos ali no meio.
Muito pior, financeiramente, que não conseguir colocar os Eduardos e os Iloris é ter somente 50% de pote, Edwards, ugarte, etc…
É comprar 50% do vinagre por 10M.
É comprar o Wang por não sei qts milhões.
São as negociatas paralelas lesa pátria! Digam 1, somente 1 clube que tenha sobrevivido ao carrossel. E o comendador Jorge Mendes tem muito menos respeito pelo Sporting do que pelos outros dois. Quando puxar o tapete vai ser de vez.
Ai sim, então apresenta aí as contas do retorno financeiro do Pote. Eu já as fiz aqui várias vezes, mas devo ter feito em inglês
Eu explico como se faz, mas depois fazes sozinho OK?
Valor de venda – comissão =x
X- mecanismo solidariedade =y
Y- 50% a dar ao Famalicão =z
Z- custo de aquisição = uma fortuna
então faz as contas aos custos financeiros e ao retorno, não só financeiro mas também deportivo (LOL) de um Eduardo ou de um Illori e compara com essas contitas do Pote e depois repete comigo:
Ah ok, então para avaliares o retorno financeiro de Pote, usas como método de comparação os piores negócios da história, por mim estou esclarecido. Portugal também está muito bem se eu comparar com a Venezuela, ou a Etiópia
Responder
Muito pior, financeiramente, que não conseguir colocar os Eduardos e os Iloris é ter somente 50% de pote, Edwards, ugarte, etc…
É comprar 50% do vinagre por 10M.
É comprar o Wang por não sei qts milhões.
São as negociatas paralelas lesa pátria! Digam 1, somente 1 clube que tenha sobrevivido ao carrossel. E o comendador Jorge Mendes tem muito menos respeito pelo Sporting do que pelos outros dois. Quando puxar o tapete vai ser de vez.
Passo a explicar para quem não consegue enxergar mais de 20 cm à frente do nariz!
Sim… estruturalmente é muito pior! Isto porque o Sporting é um clube vendedor. Quando as nossas estrelas, aquelas em quem se aposta seriamente desportivamente 2, 3, 4 anos estão fadadas a nos dar um lucro financeiro residual, o Sporting está na merda!
Até agora o varandas tem sobrevivido a vender a herança pesada! Matheus Nunes é a primeira exceção. Imagina que tens somente 50% do Matheus. Pegas em 45 divides por dois ganhas 22.5. Desses 22.5 tiras os 10% e ficas com 20! desses 20 tiras o valor do vinagre ficas com 10 (já que o negócio é com o wolves)! Desses 10 tiras os mecanismos de solidariedade ficas com quanto? E ainda andaste a pagar o salario de Mathues Nunes.
O negócio do Matheus só ajuda à nossa sobrevivência porque tinhas 100%.
Achas que o Sporting pode ter somente 50% dos seus jogadores vendáveis? Olha que só falta o Inácio a 100%.
Sim, como estratégia para a nossa sobrevivência é muito mais problemático teres o Pote, o Ugarte, o Edwards ou o Trincão (esse nem sei) a 50% do que os míseres 2 ou 3 milhões que perdes com o Eduardo!
Se cabe na cabeça de alguém esta reorganização do plantel, com a saída de vários titulares e vários jogadores suplentes importantes, pelos vistos cabe.
Falam em aposta na formação, mas depois para colmatar os buracos que o plantel tem, jogam sempre os mesmos adaptados a diferentes posições
O projecto é tão bom e tão bem planeado que todos os dias muda o discurso
-Plantel fechado na pré epoca
-Só entra alguém se sair algum
-Sai Tabata para segurar Nunes
-Se sair Nunes temos jogadores referenciados
-Afinal sai Nunes mas não entra ninguém
-Jovane não conta mas é reintegrado
A forma com o Sporting é gerido, é uma autêntica anedota
O quê pá? Saíram um titular, um meio titular – ugarte era o dono do lugar de palhinha, – e um suplente que jogou 1 ou 2 jogos inteiros!!!!!
Ganha juízo!
Este catastrofismo sportinguista Deixa-me doido! Doido!!!!!!
Que caralho de ideias!
Não sabes o que dizes, ou então o esforço de tirar a cabeça da areia é demasiado grande. Vai ver os minutos jogados no ano passado dos seguintes jogadores
O Fred não deixa de ser um jogador que serve apenas para clubes como o de onde tinha vindo: o Shakhtar
Quanto ao McToninay, concordo absolutamente, os gajos devem pensar que têm ali uma espécie de novo Scholes mas é exatamente o oposto
Ir sem Matheus Nunes ao Dragao não é catastrófico. Catastrófico e se não formos ao mercado buscar alguém que como diz Amorim seja do nível dos que cá ficaram . Vou ao Dragao todos os anos, mas infelizmente só la vi ganharmos duas vezes , a última há 6 anos com JJ. O Porto perdeu também os dois do meio campo , mas aqueles gajos reinventam se todos os anos , há uma cultura de vitória instalada , e ajudas externas e quando necessário . De qualquer forma estou confiante que vamos dar luta , o Porto com o Vizela não jogou um caracol , temos que controlar bem o Taremi e o Evanilson e não deixar o Octávio jogar . Depois e ser consistente defensivamente e jogar no erro . Ofensivamente temos um trio que pode aproveitar a menor velocidade actual do Pepe e do Marcano . Importante também estar atento as subidas do João Mário .
A única coisa a apontar ao Varandas é o MN não jogar hoje. O Mendes aqui comeu-o de cebolada e, possivelmente, ainda lançou um charmezito ao bufas que certamente estará contente por um dos melhores jogadores do Sporting não jogar. Mendes a ser Mendes. Varandas a ser Varandas, comido em praticamente todas as negociações que faz.
Agora, Amorim tem de se habituar a lidar com algumas negas e a não se meter em assuntos que não são da sua área. Tanto é válido para o Amorim hoje como era para o Marco Silva há uns anos atrás e até para o Paulo Bento, sendo que neste caso o riscómeio tinha tanto suporte do CD como um trapezista sem rede em cima de uma piscina de crocodilos. Compreendo a azia, ninguém gosta de perder os melhores jogadores mas são 45M por um jogador que nem 1M custou. E acho que todos sabíamos desde Maio que MN era um dos activos mais valiosos do clube. Se Amorim n contava perdê-lo então mostra que ainda está tenrinho para estas lides de mercado. Morita está cá exactamente pq ele já sabia dessa possibilidade. Esta é a vida de um treinador: nuns dias recebe prendas como Paulinho por 16M, noutros perde o MN. Este é o preço a pagar pelo: “ou vem quem eu quero ou não vem nng”. Também o CD pode definir que “atingindo este valor, não posso recusar”. É tudo uma questão de perspectivas. O que Amorim não pode fazer, porque os conflitos gerem-se dentro de casa (onde é que eu já ouvi isto?) é dizer que n temos guita para mandar cantar um cego ou que se não vendessemos MN vão-nos cortar a água. Isto é incrivelmente ingénuo e nada próprio do Amorim, smp tão assertivo e inteligente nas CI. Amorim esteve mal, abriu as portas de casa, mostrou o conflito, ainda nos pintou como uns desgraçados e agr cada um de nós que escolha um lado. Ninguém me vai convencer que isto está certo.
Aparte disto tudo, é se estamos iguais, mais ou menos fortes do que no ano passado em vésperas de um clássico. Acho que está à vista de todos e isso é responsabilidade do Varandas. Mas também acho que mais uma vez Amorim vai fazer omeletes com os ovos que tem. Afinal, esse é o trabalho dele que tão bem tem feito.
“Amorim tem de se habituar a lidar com algumas negas”
Se pensar que os últimos 15 dias não foram uma peça de teatro, percebemos que há uma colaboração de RA em aceitar e moderar os desejos de reforço da equipa e manter um plantel curto, aceitando até a saída de jogadores que ele considerava uteis.
Não me parece que seja uma situação de habito a negas mas sim uma situação de ter sido enganado. Uma coisa, é dizeres que não precisas de vender mas dps aparece alguém e bate a clausula ou perto disso … é a vida tem de se habituar a lidar. Outra coisa é pagares 10% para vender o ativo que dizias ao treinador não precisar de vender.
Em todo o modo tens razão, RA poderia ter-se mantido à margem e fazer como os todos outros dizendo que mercado esta aberto e todos os bons jogadores tem mercado e podem sair e se houver possibilidades de reforçar a equipa com qualidade serão mais que bem vindos. Mas o comprometimento dele com o “projecto” vai além disto e deu no que temos agora.
Na minha opinião, o Ruben fez bem em deixar cair a máscara desta direção. Pode ser que finalmente percebam quem tem as lides do clube e o quão importante é apoiar a equipa e contestar o poder instalado, de modo a que ainda reste alguma vontade de apoiar a equipa e que não voltemos a ver jogadores como aqueles que vimos entre 2018-2020 a jogar com a camisola do Sporting, jogadores vindos antes, com o dinheiro da herança pesada e após a venda do BF. Daí ele ser teimoso, talvez não queira um jogador de merda que não conhece de lado nenhum, nem sabe o que poderá valer. Pois bem, o timing foi uma merda, o negócio foi muito razoável, o rombo que a equipa leva nas suas opções deixa a nu aquilo que tem vindo a ser dito no últimos anos, que apesar do dinheiro que fizemos entre champions/NOS/vendas, o dinheiro vai parar às mãos de interesses de terceiros e ainda para pagar dívidas daqueles dois anos miseráveis financeiramente e muito razoáveis desportivamente.
Para os gajos intelectualmente desonestos como Jx e outros que contestam números concretos com teorias catastróficas, dei-me ao trabalho de pesquisar os minutos jogados dos jogadores que saíram do Sporting este ano ou de Bragança que se lesionou
Ainda não percebi como conseguem considerar o Palhinha suplente. Lá porque o Ugarte assumiu bem as suas funções quando foi chamado e lançado aos abutres, não significa que tenha assumido o lugar na totalidade. Um verdadeiro efeito-Mandela
Se dividirmos os minutos jogados em jogos completos para ter uma noção mais aproximada de quanto representam em jogo jogado, temos a seguinte estatistica
Palhinha = 30 jogos completos
Sarabia = 35 jogos completos
Nunes = 41 jogos completos
Feddal = 22 jogos completos
Tabata = 11 jogos completos
Bragança =14 jogos completos
Chamar a estes dados estatísticaos 1 titular que saiu, só pode servir para dar palha aos mais distraidos
A desonestidade intelectual é a impressão digital desta gente… não compreendo porque estás admirado.
Muitos deles nem seguem ou seguiram com atenção o Sporting.
Jx hoje às 10:38
“O quê pá? Saíram um titular, um meio titular – ugarte era o dono do lugar de palhinha, – e um suplente que jogou 1 ou 2 jogos inteiros!!!!!
Ganha juízo!”
Anda cá agora explicar isto Jx, ou já desapareceste do mapa?
Se eu ainda juntar Slimani aos jogadores que perdemos da época passada podes ainda acrescentar 554m (4 golos), passando estes 7 jogadores a totalizar 14.397 minutos jogados. Nada mau para 1 titular, meio titular e uns suplentes
Devo julgar pela tua falta de resposta que já estás no dragão em almoço corporate. Avisa aí o Varandas que se vocês acham que todos os Sportinguistas são parvos e burros desenganem-se.
Continuo com a minha…
Mau foi o palhinha sair por 20, se fossem os dois por 35, excelente!
Mesmo que percamos hoje!
Não acho descabido, nem perto disso!
Estou confiante que podemos ganhar, mesmo sem os dois!
Esta venda neste momento é parva. Se fosse em julho seria boa. Neste momento seria apenas e só pela cláusula.
O que se passou é muito simples, o Mendes tem clube para ele no próximo ano. Mas não dava jeito ao Mendes vender diretamente ao próximo clube a partir do Sporting.
Fazer contas é fácil. O máximo que o Sporting podia vender Mateus seria 60 milhões, que daria de comissão 6 milhões. Assim vai dar uma voltinha este ano no wolves e ele arrecada já 4,5 milhões, para o ano vende ao outro clube por 80 e encaixa mais oito.
Ou seja, se o jogador saísse para um grande clube pela cláusula o máximo de comissão seriam 6 milhões, assim vai conseguir 4,5 mais 8, que da 12,5, ou seja, mais do dobro.
Futebol fácil fácil.
Rúben Amorim: «Se vendemos para fazer face a coisas básicas do clube, é óbvio que não vamos gastar»
Haja alguém que também se preocupa com a atual situação do clube, já não sou o unico.
As analises que fiz ao ultimo relatório anual e ao semestral, já indiciavam aquilo que para mim era inevitável, travar a fundo e ou fazer aquilo que me parece vai continuar a ser feito, continuar a alimentar a bolha até ao estouro final.
Gostava era de ler agora aqueles que diziam estar tudo a correr bem que estávamos no bom caminho e que as coisas só poderiam melhorar …
Não estamos e nem a colaboração do treinador na constituição de um plantel curto e aceitar a saída por uns trocos de jogadores que contava impediu a saída a dias do fecho de mercado de um dos (poucos) principais ativos.
Não estamos e seguramente antes do final da época (junho/23), teremos de olhar para o plantel e empurrar uma venda que garanta mais 30 ou 40M em mais valias, e dois ou três meses depois nova venda para pagar as coisas básicas …. o deficit de exploração anda nos 40 a 50M mas o deficit de cash e esse é que realmente importa é muito superior a 60M anuais.
Se a carreira na UCL correr bem poderemos atravessar o mercado de janeiro com tranquilidade e será o garantia que teremos ativos suficientes para gerar mais valias em junho, se correr mal, apertem o cinto a rotação do carrossel vai aumentar.
Um reporte final para lembrar que esta venda para pagar coisas básicas, seguramente custou 10& em comissões, 4% em mecanismo de solidariedade e mais uns 5 ou 6% em factoring sem recurso, ou seja 10M em coisas básicas já eram. Para além disto lembrem-se que, mesmo que utilizem as mais valias liquidas das principais vendas para pagar uma parte dos atuais mais de 100M em dividas, lembrem-se que vendemos a pronto (utilizando o generoso factoring) mas compramos a credito (até 10M da compra simulada ao corrupto está deferido) pelo que vamos pagar alguma dicida mas vamos acrescentar outra e se no final se conseguir uma redução marginal, o que duvido, será ótimo mas em todo o caso para o ano temos a garantia de uma nova e alegre rodada, haja sucesso desportivo pois será primordial.
Há quem diga que, se não nos pusermos a pau, podemos acabar como em 2013 na era godinho.
Pois eu acho que, pelos números, já estamos em 2013 qd esta direção sair às coisas estarão muito más muito mais catastróficas ainda. Nem um milagre nos salva.
Só conseguimos, hoje, pagar salários e a conta da luz pq estamos a respirar artificialmente com o auxílio do carrossel, mas que esses 100M têm que ser pagos mais tarde ou mais cedo e não temos mais antecipação de receitas da NOS por uns aninhos. Basta não entrar na Champions e já era.
Os sócios têm o que merecem. Na minha opinião, o ponto de não retorno já passou.
Se não estamos já em “2013”, e eu acho que não estamos, estaremos lá na época 24/25, talvez logo na época 23/24.
Estou farto de falar nisto e ninguém quer saber.
Sem NOS são menos 40M€ por época durante 3 épocas.
Em cada época sem CL, são menos 25/30 M€ à cabeça e outros cerca de 40M€ em média por ano.
São 3/4 do orçamento da SAD que vão à vida neste contexto.
E neste contexto, passas a ser o que foste em 13/14 e em 14/15, com um orçamento similar ao Braga!
A nossa situação é insustentável a curto/médio prazo e a falsa ilusão de que está tudo sob controle não passa disso mesmo, ilusão.
Não é possível sustentar um projeto como o Sporting necessita assente exclusivamente em receitas extraordinárias como são as vendas de jogadores. Nem no Sporting nem em nenhum Clube. Isso é lotaria…
Não poderemos fugir dessa necessidade, se queremos um plantel competitivo, a aposta na formação é imperiosa mas não será suficiente por isso teremos sempre de fazer algum investimento. Terá é de ser moderado, diria que um deficit operacional e de cash de 15 a 20M será suportável com as mais valias que se vão fazendo com a formação anual do plantel.
Um investimento anual que ande parte das depreciações, cerca de 30M, é razoável, o grande problema aqui é a já enorme bolha que se criou e isto é como uma bola de neve que pode já ser impossível de travar.
E se neste momento a bola de neve é já praticamente impossível de travar, com cada vez mais juros, mais adiantamentos, mais fugas para a frente, cada dia em que o Varandas e a sua entourage desqualificada preside o Sporting, a situação piora. Se este mandato chegar ao fim com a bolha sempre a aumentar, vamos parar ao lado do Belenenses em breve.
Tenho pena que os Sportinguistas não percebam isto, mas não será por falta de avisos.
Talvez acabe a separar o trigo do joio. Eu tenho algum tempo e garanto paciência num registo desses. Fui ver alguns jogos dos Belenenses originais e gostei de ver quem via: nomeadamente putos de 15 aninhos q vão ser azuis a vida toda e já sabem muito bem porquê.
Não estou a advogar ou desejar cair no fundo! Só digo que como está não gosto e não quero.
A principal diferença para o curto reinado de GL é precisamente o sucesso desportivo pois em termos de gestão e cuidados com a sustentabilidade, não sei qual deles é o pior.
Sem sucesso desportivo, ao fim de 2 anos, varandas só não é corrido por causa da pandemia e na sequencia alcança o almejado sucesso desportivo.
Agora a coisa vai manter-se se chegares ao final desta época e olhares para o plantel e encontrares um NMendes e um MNunes que permitam fazer 60M em mais valias e tiveres um treinador que diga, OK temos mais uns jovens no plantel que dão garantias e vou potenciar, no ano seguinte a historia repete-se até ao dia que o insucesso chegar ou o mendes decidir … mas é isto que queremos para o Sporting?
Gostava de não estar dependentes da bola que entra e muito menos dos tentáculos do mendes, anseio pelo dia em que tenhamos jogadores cobiçados e se alerte o mercado que não estamos interessados em vender e que se alguém quiser comprar que faça propostas adequadas ao valor e que fique com a responsabilidade de pagar todos os encargos associados com a venda.
Por isto é importante ganhar mais logo nas antas pois odiando (não tenho medo da palavra) aquilo que varandas representa, nunca desejarei o insucesso desportivo para o clube e mais do que nunca, esta é uma altura difícil e necessitamos dele.
PS: Tive de dividir o comentário em 2 pois junto não entrava. Tenho de arranjar uma secretaria.
Eu é que agradeço por gastares algum tempo a ler o que escrevo, é sempre bom ter algum feed-back.
O que posso dizer é que tento expressar a minha opinião de forma honesta, procurando que o sentimento que nutro pelo varandas que é a antítese daquilo que gostava de ter no clube, influencie o mínimo possível.
Já por diversas vezes escrevi aquilo que me leva a ter essa opinião que dificilmente mudará e acho que não vale a pena voltar a falar em cenas tristes.
Para isso, gasto imenso tempo a ler documentos oficiais do clube e sei que seguramente muitas vezes também erro nas minhas avaliações e projeções, sou humano mas não prescindo da minha filosofia de esperar o melhor mas preparado para o pior.
São já inúmeras as amizades proporcionadas pela tasca que aproveito para relembrar e mandar um abraço e que me desculpem aqueles que recordo a pessoa e nome mas já esqueci o nick: Cherba, Brave, Fight, Sá, João Gaspar, Assentador, Bancada de Leão, Nuno Sousa, Luis Miguel, Tenham Orgulho, Lion1973, Adrien, Estrilho, Paulo, etc….
Se não há mais não foi por falta de vontade mas de oportunidade ainda recentemente quando estive em Lisboa anunciei esta vontade e deu para passar uma excelente tarde/noite com o Assentador e o TenhamOrgulho.
Já agora aproveito para referir que há 2 Tasqueiros em particular, que por telefone e ou email já trocamos ideias sobre o nosso Sporting e que tudo farei para que um dias destes possa pessoalmente entregar um abraço, são eles o Iron Horse e o Alvaro Antunes e que espero esteja tudo bem com eles pois há muito que não comentam.
Não esquecendo o Max que também tenho a esperança de num destes dias possa festejar a recuperação total e me possa oferecer um copo da sua famosa ginjinha.
PS: Estes conhecimentos proporcionados pela Tasca são muito importantes pois, por exemplo e que me desculpe o Luis Miguel por revelar isto, modifiquei totalmente a perceção que tinha dele quando trocamos algumas breves ideias.
Mas efetivamente esqueci de concluir a primeira frase e nunca é tarde:
Quem me conhece sabe que sim e que o único interesse que me motiva é desejar o melhor para o Sporting.
……..
Tenho a minha vida bem resolvida e pelo Sporting já fiz imensos sacrifícios pessoais e não, não os vou revelar porque não busco nem nunca procurarei qq reconhecimento até porque se assim fosse deixavam de ser sacrifícios. Pudessem todos, este todos são os que se governam fingindo governar no Sporting, dizer o mesmo ….
Agora Jonas desampara a loja e chama o chefe pois esta insinuação foi bem rasteirinha.
o problema é que os jogadores contratados ou emprestados sao obrigados a ficar pelo menos uma janela de mercado no mesmo clube, os clubes-ponte na mesma temporada acabaram
e depois é como o Miguel diz, ele jogou pelo Sporting, esta a jogar pelo Wolves, nesta temporada não pode ser inscrito nem jogar por mais ninguem
Bruno de Carvalho como Bola de Neve (mas mais maluco e narcisista)
Frederico Varandas como Napoleão (mas de fraco discurso, parecendo que há alguém mais forte por detrás)
6? Perdendo no ladrão?!
É bem pior que 5 empatando. Eles ficaram com 7 e nós com 5, mais o empate no confronto directo.
O cenário de 6 poria o porco com 9 e vitória no confronto directo…
Muito sinceramente alguém espera alguma coisa positiva mais logo?eu não. Obviamente que espero estar enganado, no entanto nem no empate acredito.
5 pontos atrás neste campeonato é praticamente dizer adeus. Enfim. Depois do jogo falamos.
Para logo, preocupa-me o pouco acerto defensivo que temos tido nesta época. Corrijam-me se estiver errado, mas acho que só contra o Rio Ave não sofremos golos, contando com a pré-época. O Porto perdeu sobretudo jogadores no meio campo, mas mantém o ataque e, com Marcano em forma e David Carmo no banco, creio que até melhoraram na defesa.
A minha esperança está numa possível surpresa tática pelo Amorim. Ontem vi-o pouco confiante, quando disse que ao contrário do Porto, esta semana a nossa equipa esteve menos concentrada no jogo. Pode ser que seja estratégia e que apresente meio campo a 3, com o Pote com autorização para subir e fazer mossa na área. Creio que só assim podemos criar problemas, porque se jogarmos no mesmo sistema, naquele “ram ram” de trocas de.boça na defesa, vamos sofrer bastante.
Acima de tudo, quero que a nossa equipa se apresente “fria” , sem medo e com vontade de ganhar!!
Marcano é um buraco! Assertividade defensiva é essencial. Creio que o Porto está longe daquele que nos triturou nos 2 últimos embates da época passada. O meio campo está muito menos capaz e o Grujic deverá ser baixa (a não ser que tome uma poção mágica daquelas de néctar de dragoum).
Em suma:
a) precisávamos de um subsituto para o Slimani;
b) precisávamos de um substituto para o Sarabia;
c) precisávamos de um substituto para o Palhinha;
d) precisávamos de um defesa central adicional, “just in case”;
e) e, já agora, de reforçar a equipa, face ao ano passado, elevando a sua capacidade competitiva.
Chegaram Morita, Trincão, Rochinha, St Juste, 1/2 Edwards.
f) agora, precisamos também de um substituto para o Matheus Nunes.
Para mim, o resultado de tudo isto vai ser:
g) perdemos capacidade competitiva;
h) vamos precisar de um substituto para o Rúben Amorim (no final da época);
i) iremos precisar de um subsituto para o Varandas (no final do mandato).
j) no entretanto, metade de nós acham que precisamos de substituir a outra metade de sócios e adeptos.. e vice-versa.
Pode ser que não.
Pode ser que tudo isto estja, afinal, brihantemente pensado e perfeitamente articulado entre todos e que se traduza num título de campeão, contra quase todas as expectativas, só com o que temos (um autêntico milagre), ou que, até final de Agosto, aterrem em Alvalade 2 ou 3 craques daqueles que não enganam.
Não perder no Ladrão, mais logo, ajudava, em qualquer caso. Ou não, se uma vitória for o “click” para deixar tudo como está.. e rebentar mais à frente.
Em suma: pobre Sporting, pobres sportinguistas.
Resta acreditar que o futebol não é só planeamento, não é só termos melhores jogadores, não é só termos uma estrutura solidária nos vários campos do clube.
Temos sim de acreditar que o futebol também é sorte, é bola que bate no poste e entra ou sai, é termos um árbitro que tenha acordado honesto, é termos fé que um jogador adversário seja expulso por burrice ou tenha metido um autogolo ou frango.
1 – Com a instabilidade iniciada em Abril de 2018 as coisas não estavam fáceis, mas faço minhas as palavras de Carlos Vieira em junho de 2018:
“Estamos em condições, neste momento, de sanar os nossos compromissos. Mantendo-se esta instabilidade a situação vai ficar complicada. Mas aí ver-se-á a verdadeira fibra do responsável financeiro.”
Havendo problemas e que haviam em 2018 atualmente são pelo menos três vezes piores. Estamos a falar puramente no aspeto de gestão económica e financeira.
2 – Estamos a pagar a loucura dos investimentos (compras de jogadores) sobretudo nos primeiros 2/3 anos de varandas. Além das compras, a intransigência apesar da propaganda, em adequar o orçamento aos rendimentos operacionais e o uso e abuso do recurso ao credito que é bem pago. Atualmente é 1M por mês e a tendência é aumentar substancialmente.
3 – Quando o core é o futebol e com o inegável e recente sucesso quem ousar puxar o tema financeiro é apelidado de maluquinho e mau perdedor, se as coisas correrem mal desportivamente, não vão faltar os atuais cadáveres e criticar a gestão e a dizer que sempre avisaram do que estava para vir. Os defensores dos estatutos e da sustentabilidade vão ressuscitar todos.
4 – Sem duvida que os principais “xulos” são comissionistas e quero continuar a acreditar que em termos dos quadros superiores da atual gestão é apenas incompetência e a dificuldades de trabalhar em algo que exige muitas chatices de forma a defender os interesses da entidade que representam. Comparo a gestão assim a modos da forma como se gere uma entidade publica (o dinheiro nem é meu, que se foda!).
5 – Bem é nítido que é preciso travar, pensar e encontrar as melhores soluções a alternativa é continuar em ritmo acelerado a encher a bolha e rezar para que o sucesso desportiva não fuja e que os principais credores leia-se sobretudo o mendes não puxem o tapete.
Sporting b vs Moncaparachense (liga 3) as 17H na Sporting Tv
11inicial
Diego Callai, João Ferreira, Jose Marsà, Gilberto Baptista, Gonçalo Braga, Diogo Abreu, Samuel Justo, Dário Essugo, André Gonçalves, Vando Félix e Kiko Félix.
Suplentes
Diogo Pinto, Martim Marques, Diogo Cabral, Emanuel Fernandes, Francisco Canário, Miguel Menino, Renato Veiga, Diogo Travassos e Afonso Moreira.
20 Agosto, 2022 at 7:58
Bom dia,
Não perdemos no Dragon.
Muitas nuvens sobre Alvalade.
Inácio e Pote?
20 Agosto, 2022 at 8:01
Também de saída esses dois? Ao menos temos a totalidade dos dois passes, que dá para pagar uma grande parte das dívidas e putos a subir para suprir os seus lugares.
(Ironic mode off)
20 Agosto, 2022 at 8:10
Espero que não aconteça neste mercado, mas já não digo nada…
Temos Porro, Inácio, parte de Ugarte e parte de Pote, parte de Edwards. Estes famous five, não podem sair!
Pote e Trincao dão-me muita esperança.
O bolo no topo da cereja, será o entendimento entre o mister e o Super Sli.
20 Agosto, 2022 at 8:17
Slimani nunca mais jogará pelo Sporting. Isso não tenho dúvidas.
O resto já me é indiferente… estamos a regressar aos tempos de Paulo Bento (na teimosia do treinador) e de Godinho Lopes (na gestão do clube). Não correu bem a ninguém, isso.
Os Sportinguistas não aprendem… um bocado como os portugueses em relação à política – votar sempre nos mesmos dá sempre o mesmo resultado, é matemático isso.
20 Agosto, 2022 at 10:26
Tudo a ver… Um campeonato, uma supertaça, duas taças da liga, um segundo lugar…
Tudo a ver com Godinho Lopes…
20 Agosto, 2022 at 10:37
A dificuldade em entender português dá nestas merdas…
“… estamos a regressar aos tempos de Paulo Bento (na teimosia do treinador) e de Godinho Lopes (na gestão do clube)…”
Vês aqui alguma referência ao Godinho Lopes em termos de sucesso desportivo, ou insucesso até?
20 Agosto, 2022 at 10:50
O problema da teimosia do pb ou da gestão do Godinho não foi o insucesso desportivo ó Zé nhurro? Se tivéssemos ganho alguém se importava?
Essa agora,…
Se a teimosia e incompetência trouxessem sucesso desportivo, fossem todos assim!
20 Agosto, 2022 at 10:50
O problema da teimosia do pb ou da gestão do Godinho não foi o insucesso desportivo ó Zé nhurro? Se tivéssemos ganho alguém se importava?
Essa agora,…
Se a teimosia e incompetência trouxessem sucesso desportivo, fossem todos assim!
20 Agosto, 2022 at 11:04
Foi só para comparar.
Uma comparação
Teimosia Paulo Bento com Amorim.
Ponto Final.
Outra comparação Gestão Financeira de Godinho Lopes com a do Varandas.
Ponto Final.
Faz sentido para mim.
20 Agosto, 2022 at 15:37
“Se” tivéssemos ganho? Oh Zé nhurro, mas não ganhámos!
Baseias o teu comentário numa hipótese impossível, eu em factos.
O último parágrafo então, genial… teimosia e incompetência trazer sucesso (seja desportivo, seja outro qualquer)… génio!
20 Agosto, 2022 at 13:49
Comparar Paulo Bento e Rúben Amorim é, por si só, um sinal de inteligência extrema..
20 Agosto, 2022 at 15:37
Obrigado.
20 Agosto, 2022 at 15:59
Elementar meu caro Endho.
Mas já desisti de dizer o óbvio.
É todos os dias as mesmas asneiras dos mesmos mestres.
Entendem que se disserem a mesma merda muitas vezes, passa a ser verdade.
20 Agosto, 2022 at 16:19
Poucas vezes um nick esteve tão bem.
Só dizes merda, xait.
20 Agosto, 2022 at 8:17
Se aparecer proposta irrecusável por Inácio, mais despesas básicas serão pagas.
Pote não sai.
Depois é uma questão de colmatar bem.
Apesar desta história toda do Nunes, azias, etc, a venda por estes valores só foi mal gerida no timing, gerando os problemas restantes.
Mas bem colmatada e sobreviver hoje no dragão, temos tudo para uma boa época.
20 Agosto, 2022 at 8:29
Há muita coisa mal gerida no negócio do nunes, porque não é só o negócio em si… é a dependência de termos de negociar financeiramente (e não desportivamente) para começar, que arrasta todas as outras coisas a seguir.
Falando só e unicamente dele:
Ano de mundial em dezembro, champions garantida, venda em agosto (maior pressão no clube comprador), jogador sem querer saír, tabata vendido para o manter – e mesmo assim sai a preço abaixo do possível.
Volto a dizer, estamos só e unicamente a falar do nunes.
De resto mesmo com o nunes, plantel mais uma vez desequilibrado e ida ao dragão pontuar já é um excelente resultado, mas não passamos do 3 lugar.
Podem-me chamar desiludido, negativo, anti-sportinguista, o que quiserem: são muitos anos a ver este filme a se repetir e deixei há muito tempo a “paixão” e emoção de lado, que tolda a lógica e objectividade.
Péssimo negócio (mais um).
20 Agosto, 2022 at 8:36
45M nunca é um péssimo negócio.
Não gosto dele, eu não o faria, como 99% da tasca, mas não é um péssimo negócio.
20 Agosto, 2022 at 9:08
Eu até gosto do nunes (individualmente excelente jogador mas ainda melhor numa táctica a 3 médios, no Sporting um bocado perdido às vezes) mas estamos a 20 de agosto (campeonato já vai para a 3 jornada), jogamos no dragão amanhã, a menos de 4 meses do mundial, na champions e o jogador não quer saír: a vender temos tudo para ser por mais. Logo aí, mau negócio.
Mas não devíamos sequer vender.
Um clube como o Sporting tem de fazer negócios de duas maneiras: financeiramente e deportivamente.
Financeiramente é do género: temos uma proposta irrecusável pelo nosso 3 gr. É vender.
Desportivamente é do género: nuno mendes está a subir, vamos vender o acuña para não o tapar (e porque é melhor).
Nenhuma dessas aconteceu – foi uma panic sell e não a tipica panic buy de ultimo dia (carroll quando foi para o liverpool, moutinho no barça por exemplo).
A vender nunes seria até dia 1 de julho por estes valores (por exemplo) ou pela cláusula a partir daí (por exemplo).
Aprendam com o ajax.
20 Agosto, 2022 at 10:00
Deixam se de tretas.
É uma grande venda.
É o MN que estamos a falar, jogador talentoso, sem dúvida, mas capaz do melhor e do pior, com formação incompleta, tacticamente falando muito medíocre, sem espaços a performance baixa para níveis a roçar o baixo, a média de passes falhados e bolas perdidas atras do meio campo deve ser alta, um diamante em bruto sem grande tempo para ser trabalhado, não acho que Amorim chore a sua perda individualmente falando, tanto como nós, chora sim a falta de opções para o miolo, é curtíssimo!
Morita vai preencher o lugar e bem, mais equilibrado e mais rápido a largar a bola, e vai só melhorar quando conhecer a equipa e mais ainda da língua.
Vamos sentir falta das cavalgadas no entanto, espero um reforço para o meio campo em breve, ou em Janeiro, mas o lugar é do Morita, algo me diz que sempre foi desde o principio.
Eu sei que isto é polémico mas é o que eu penso, gosto de futebol mas não conheço todas as suas nuances por isso posso estar completamente errado, mas é a minha opinião.
20 Agosto, 2022 at 11:16
Nada polémico.
Eu pelo menos concordo muito.
M.Nunes é jogador para espaço.
90% dos jogos é sem.
45M bom negócio.
O que me chateia é tudo à volta.
Comunicação a alinhar no leilão.
Falta de comunicação entre estrutura, dita super profissional.
Dinheiro para pagar despesas básicas, revelador da incompetência do varandas e amigos.
Continuar a estoirar esse negócio.
Falta de alternativas e deficitária preparação de uma época deportiva.
Rapidamente passamos de um bom negócio, para um negócio de merda.
20 Agosto, 2022 at 12:37
Não são 45M sequer.
20 Agosto, 2022 at 15:39
Pois, falta esse pormenor também… saiem 45 milhões dos cofres deles, quanto disso entram nos nossos?
20 Agosto, 2022 at 10:43
Vender o Matheus por 45+5 M€ NUNCA é um mau negócio, seja quem for a Direcção!
Chamar a isto um mau negócio é um exagero que faz ruir toda a restante retórica associada ao assunto.
Se calhar querias dizer “má gestão da venda” porque, à partida, não se vê grande necessidade para vender já – no final da época isso seria fundamental!
Um jogador que nos custou 1M€ e é depois vendido por 45M€ mais objectivos nunca pode ser apelidado de mau negócio, quanto mais péssimo!
20 Agosto, 2022 at 10:55
Tomara nós fazer um negócio destes todos os anos
20 Agosto, 2022 at 11:06
Sem dúvida
20 Agosto, 2022 at 12:19
Não sendo mau podia ser muito melhor (poderia ser causula de 60 milhões sem as comichões habituais nesta direcção)!!
E concordo que o pior é mesmo a questão da gestão da venda, com o Amorim a fazer figura de palhaço.
20 Agosto, 2022 at 16:22
Podia ser melhor… essa acho boa.
Alguém conseguia prever que iríamos ter uma proposta de 45M pelo Matheus Nunes?
Acompanhei grande parte do povo residente da tasca acerca do Matheus. Desde a crítica exagerada atrelados na aversão ao Varandas à sua ascensão meteórica, passando na sombra da desconfiança quando saiu João Mário para nascer uma estrela.
30M ou 35M já seriam há uns meses um negócio interessante por um jogador com uma grande margem de progressão. Conseguir 45M é de se lhe tirar o chapéu.
Poderá valer mais no futuro, seguramente. No entanto um olhar atento para o passado recente do clube faz-nos perceber que vimos vários comboios passar, um deles conduziu Moutinho ao fcp.
Quanto ao timing da venda é para mim um não assunto. O mercado está aberto até 31 de agosto, até lá contamos que pode sempre mexer. Nuno Mendes sai perto do fecho.
Falhar o timing de venda aconteceu com o
Adrien. Bem se tramou.
20 Agosto, 2022 at 15:45
Miguel, volto a dizer: tem a ver com timings (a parte financeira) e com falta de planeamento (a parte desportiva).
A única maneira que poderiam comprar o gajo nesta altura devia ser pela cláusula de rescisão, porque aí não teríamos voto na matéria. De resto, plantel fechado para início de campeonato, compras e vendas fechadas.
A vender fora disso? Só por silly money (suficiente para fazer uma ou várias da selecção entre obras no estádio / academia / abater passivo / comprar um jogador do outro mundo / etc).
Pelo menos é assim que eu vejo e faço.
20 Agosto, 2022 at 11:44
Chama-se Mendes.
Nas mãos de Mendes.
20 Agosto, 2022 at 15:58
Nem mais.
20 Agosto, 2022 at 11:00
Nem o OMO :))
20 Agosto, 2022 at 11:05
E comunicação também…
20 Agosto, 2022 at 8:38
E agora que há quem diga que na conferência de imprensa o Amorim já excede Lu as suas funções.
Deu um jeitão ao Varandas ter o Amorim a presidir ao clube enquanto ele podia estar calado sem dizer merda e apenas a distribuir comissões.
Agora, subitamente… O Amorim já excede funções.
20 Agosto, 2022 at 9:17
Adan
Saint Just
Coates
Inácio
Porro
Ugarte
Morita
Reis
Trincao
Pote
Nuno Santos
20 Agosto, 2022 at 9:23
Finalmente alguém verdão a assumir responsabilidades e a vir dar a cara para explicar porquê não temos um tostão na conta e reforços na equipa nem vê-los
https://youtu.be/59gbRTzNnZs
20 Agosto, 2022 at 9:29
Quanto a isso Rodrigo, estou como o Miguel disse ontem, explica isso a 90%……Fomos campeões, dá para anos…..
Da ultima vez deu para 11 anos, e tivemos sorte do PMAG ser o Eduardo Barroso.
Agora não haverá muito a fazer, não vai aparecer outro louco, pois fizeram do último um exemplo……
20 Agosto, 2022 at 9:58
Pois é sem dúvida. O próximo além de ser louco teria de ser uma mago financeiro para tirar o clube do buraco em que está metido.
Ao contrário do que muitos pensam não é o resultado no dragão que irá determinar o futuro do Sporting, pois dá forma como as coisas estão montadas, a situação financeira em que vivemos e o ambiente crispado que já se sente entre treinador e direcção, o fracasso é infelizmente uma inevitabilidade.
20 Agosto, 2022 at 10:23
porra…. já passámos bem pior! Enquanto houver Sportinguistas, pessoas que amam o Sporting, e que amam o companheirismo, empatia, assente no esforço, dedicação, devoção e glória, em suma o Sportinguismo.
20 Agosto, 2022 at 11:02
Vai dizer isso ao DJ
20 Agosto, 2022 at 12:03
o DJ não é práki chamado, não foi só de fora para dentro que ele se fodeu, fez bem a sua cama sozinho…
20 Agosto, 2022 at 16:38
Sozinho… 🙂 🙂
20 Agosto, 2022 at 20:05
Enquanto não se repuser a verdade dentro do clube… o DJ vai continuar a por música.
Já agora, sabes me dizer quem foi o mandante de Alcochete?
É para um amigo.
20 Agosto, 2022 at 16:27
Nem mais rodrigo e 5 violinos… É tão elementar e óbvio o futuro a curto, médio e longo prazo, que me irrita solenemente haver tanta gente que não o queira ver.
Ou melhor, irritava.
Daí ter vendido as acções da sad, deixado de pagar quotas, nunca mais voltei ao estádio e não sei se irei, sinceramente. Só pelos meus filhos, mesmo.
É que não são anos disto, são décadas, faz parte do adn do clube esta gestão de “elite” que só fazem merda.
Quando tiverem paciência, vejam como passámos de um dos maiores clubes de futebol mundiais para esta subserviência lendo como conseguimos acabar com os 5 violinos (por culpa própria) ou o eusébio ter sido “raptado” (muito por culpa própria também).
Acham-se os melhores do mundo só porque têm “apelidos” finos ou carteiras recheadas, sejam Zé povinhos ou de famílias brasonadas…
Farto de má gestão neste clube / país a brincar.
20 Agosto, 2022 at 10:03
Um milagre ocasionalmente até pode acontecer, o Porto pode até meter 5 bolas na barra e nós marcamos na única oportunidade que tivermos, mas os milagres não acontecem sucessivamente em 34 jornadas, + champions, + taças.
No final de uma época, a equipa mais bem preparada, o plantel mais completo, a estrutura mais bem montada e os jogadores de melhor qualidade acabam por fazer a diferença.
20 Agosto, 2022 at 10:04
Esqueceste dos padres…
20 Agosto, 2022 at 10:20
o melhor é mandar moeda ao ar e entregar já a taça… irra, tanto negativismo!
20 Agosto, 2022 at 10:27
Isso querias tu, ao menos tinhas 50% de hipótese. Não é negativismo, é constatar o óbvio, as equipas mais bem planeadas, com mais opções, com mais qualidade e com melhor estrutura organizacional, em competições de longo percurso, regra geral vencem.
20 Agosto, 2022 at 10:30
segundo tu, a moeda ao ar nem era para ti….
20 Agosto, 2022 at 11:46
Milagre é sair de lá com 11…
20 Agosto, 2022 at 10:05
Pelas “repentinas” despesas básicas, e pela frustração de Amorim, parece-me que a venda de Matheus Nunes foi sempre uma opção caso não entrassem mais alguns milhões para manter o “paciente vivo”.
Devem ter dito a Amorim que as saídas de Tabata e Jovane iriam compor a coisa. Quando deram conta que as propostas por Jovane estavam aquém do pretendido avançaram para o leilão do carrossel por MN a espera que atraísse algum tubarão distraído.
A venda de Matheus é feita no segundo seguinte a uma alegada desistência do Liverpool o que me leva a acreditar que Mendes ainda tentou colocá-lo lá sem sucesso.
Sem nenhuma outra oferta e em desespero Varandas não teve outro remédio que não fazer o mesmo que o Porto fez com Fábio Silva, dizer de quanto precisava, empolar o valor para cobrir as despesas de intermediação e mecanismo de solidariedade e no fim ter o valor para antecipar através de factoring de forma a cobrir as necessidades, que acredito serão de pagamento imediato de dívidas que estarão a vencer. E por isso o timing.
– 45M por um jogador como Matheus apenas é irrecusável se estivermos com a corda no pescoço como é o caso.
– Como esperado foi para o Jorge Mendes FC que funciona como casa de penhores.
– No próximo ReC saberemos se dos pouco mais de 41M que recebemos algum será para abater a dívida do empresário.
– Ao ritmo que o dinheiro é gasto em breve teremos novo leilão do carrossel por Inácio.
20 Agosto, 2022 at 10:28
Acho que o que furou a estratégia foi a crónica ineficácia em vender os excedentários. O Sporting não se pode dar ao luxo de ter jogares medianinhos, Eduardos, Illoris, etc. A sua venda é dificílima, porque não jogam, não têm currículo, não constroem carreira, não evoluem e pior, auferem salários elevadíssimos para o que produzem. O mercado está saturado de jogadores destes e a expectativa de fazer 30, 20, 10 5 milhões, esfuma-se rapidamente.
20 Agosto, 2022 at 10:36
Eduardo que até parecia ter mais interessados ainda continua por colocar.
Não é apenas recuperar algum do investimento feito, mas deixar de suportar encargos salariais elevados para o valor destes jogadores.
20 Agosto, 2022 at 12:11
esse é um caso gritante…. titular nas arábias, indispensável, etc e tal e n sei quê, ah e tal só por empréstimo… “chapéus há muitos”; o carrocel também facilita uns negócios nas arábias, mas na feira, entre a montanha russa o carrocel dos pequenitos, nós andamos ali no meio.
20 Agosto, 2022 at 12:21
Muito pior, financeiramente, que não conseguir colocar os Eduardos e os Iloris é ter somente 50% de pote, Edwards, ugarte, etc…
É comprar 50% do vinagre por 10M.
É comprar o Wang por não sei qts milhões.
São as negociatas paralelas lesa pátria! Digam 1, somente 1 clube que tenha sobrevivido ao carrossel. E o comendador Jorge Mendes tem muito menos respeito pelo Sporting do que pelos outros dois. Quando puxar o tapete vai ser de vez.
20 Agosto, 2022 at 12:28
muito pior?
meio Pote, sendo mau ainda te dará retorno desportivo e financeiro….
muito pior…. haja noção
20 Agosto, 2022 at 13:29
Ai sim, então apresenta aí as contas do retorno financeiro do Pote. Eu já as fiz aqui várias vezes, mas devo ter feito em inglês
Eu explico como se faz, mas depois fazes sozinho OK?
Valor de venda – comissão =x
X- mecanismo solidariedade =y
Y- 50% a dar ao Famalicão =z
Z- custo de aquisição = uma fortuna
20 Agosto, 2022 at 13:34
porra, mas temos de estar sempre em desacordo?
então faz as contas aos custos financeiros e ao retorno, não só financeiro mas também deportivo (LOL) de um Eduardo ou de um Illori e compara com essas contitas do Pote e depois repete comigo:
-“Antes 10 meios Potes que 1 Illori”!
20 Agosto, 2022 at 14:20
Ah ok, então para avaliares o retorno financeiro de Pote, usas como método de comparação os piores negócios da história, por mim estou esclarecido. Portugal também está muito bem se eu comparar com a Venezuela, ou a Etiópia
20 Agosto, 2022 at 14:27
mas tu sabes ler??
Lyonne
20 Agosto, 2022 at 12:21
Responder
Muito pior, financeiramente, que não conseguir colocar os Eduardos e os Iloris é ter somente 50% de pote, Edwards, ugarte, etc…
É comprar 50% do vinagre por 10M.
É comprar o Wang por não sei qts milhões.
São as negociatas paralelas lesa pátria! Digam 1, somente 1 clube que tenha sobrevivido ao carrossel. E o comendador Jorge Mendes tem muito menos respeito pelo Sporting do que pelos outros dois. Quando puxar o tapete vai ser de vez.
20 Agosto, 2022 at 16:33
Passo a explicar para quem não consegue enxergar mais de 20 cm à frente do nariz!
Sim… estruturalmente é muito pior! Isto porque o Sporting é um clube vendedor. Quando as nossas estrelas, aquelas em quem se aposta seriamente desportivamente 2, 3, 4 anos estão fadadas a nos dar um lucro financeiro residual, o Sporting está na merda!
Até agora o varandas tem sobrevivido a vender a herança pesada! Matheus Nunes é a primeira exceção. Imagina que tens somente 50% do Matheus. Pegas em 45 divides por dois ganhas 22.5. Desses 22.5 tiras os 10% e ficas com 20! desses 20 tiras o valor do vinagre ficas com 10 (já que o negócio é com o wolves)! Desses 10 tiras os mecanismos de solidariedade ficas com quanto? E ainda andaste a pagar o salario de Mathues Nunes.
O negócio do Matheus só ajuda à nossa sobrevivência porque tinhas 100%.
Achas que o Sporting pode ter somente 50% dos seus jogadores vendáveis? Olha que só falta o Inácio a 100%.
Sim, como estratégia para a nossa sobrevivência é muito mais problemático teres o Pote, o Ugarte, o Edwards ou o Trincão (esse nem sei) a 50% do que os míseres 2 ou 3 milhões que perdes com o Eduardo!
20 Agosto, 2022 at 19:14
Lyonne eu compreendo perfeitamente, mas uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa.
Somando o rendimento desportivo e o eventual financeira, vale mais meio pote, que todos os excedentários. Nem sequer tem discussão esta questão.
20 Agosto, 2022 at 12:36
Vocês insistem que o Wang custou 2M€ quando o Zenha assume uma merda que É MUITO PIOR que isso?
Não dá para entender este fundamentalismo, sinceramente!
20 Agosto, 2022 at 12:34
100% de acordo!
20 Agosto, 2022 at 10:22
Se cabe na cabeça de alguém esta reorganização do plantel, com a saída de vários titulares e vários jogadores suplentes importantes, pelos vistos cabe.
Falam em aposta na formação, mas depois para colmatar os buracos que o plantel tem, jogam sempre os mesmos adaptados a diferentes posições
O projecto é tão bom e tão bem planeado que todos os dias muda o discurso
-Plantel fechado na pré epoca
-Só entra alguém se sair algum
-Sai Tabata para segurar Nunes
-Se sair Nunes temos jogadores referenciados
-Afinal sai Nunes mas não entra ninguém
-Jovane não conta mas é reintegrado
A forma com o Sporting é gerido, é uma autêntica anedota
20 Agosto, 2022 at 10:38
O quê pá? Saíram um titular, um meio titular – ugarte era o dono do lugar de palhinha, – e um suplente que jogou 1 ou 2 jogos inteiros!!!!!
Ganha juízo!
Este catastrofismo sportinguista Deixa-me doido! Doido!!!!!!
Que caralho de ideias!
20 Agosto, 2022 at 10:43
Não sabes o que dizes, ou então o esforço de tirar a cabeça da areia é demasiado grande. Vai ver os minutos jogados no ano passado dos seguintes jogadores
Feddal
Palhinha
Sarabia
Tabata
Bragança
Slimani
Matheus Nunes
Depois vem falar de 1 titular e meio
Haja noção
20 Agosto, 2022 at 11:06
És uma tentativa de aldrabão.
O Varandas já te deu dicas de como se pode e deve fazer melhor.
20 Agosto, 2022 at 10:24
Não consigo entender o negócio “Casimiro”… alguma vez o man utd vai sair do buraco por esta contratação?
Que desperdício de dinheiro…
Z
20 Agosto, 2022 at 10:29
estão desesperados em encontrar uma solução que cole os pedaços, mas o processo tem de ser de reconstrução de base.
20 Agosto, 2022 at 10:30
Se for para tirar o lugar ao Fred, não deixa de ser um upgrade enorme
20 Agosto, 2022 at 12:32
Ao fred?? É mas é aquele cepo com olhos chamado mactominey. O Fred noutro contexto seria bem bom
20 Agosto, 2022 at 14:45
O Fred não deixa de ser um jogador que serve apenas para clubes como o de onde tinha vindo: o Shakhtar
Quanto ao McToninay, concordo absolutamente, os gajos devem pensar que têm ali uma espécie de novo Scholes mas é exatamente o oposto
20 Agosto, 2022 at 10:38
Deve ser o varandas e o Hugo Viana a mandar no Manchester, também !
20 Agosto, 2022 at 10:47
Sim, mas este dinheiro todo por um jogador de 30 anos…
Z
20 Agosto, 2022 at 10:49
Sim, mas este dinheiro todo por um jogador de 30 anos…
Z
20 Agosto, 2022 at 11:14
Olha… tu até sabes afinal…
Z
20 Agosto, 2022 at 10:34
O Fatawu hj entra para o lugar do Nuno Santos e marca o golo da vitoria
20 Agosto, 2022 at 10:40
Uma bujarda de primeira!
20 Agosto, 2022 at 14:21
Vale bujardas?
20 Agosto, 2022 at 14:28
no bujôm do dragôm vale tudo
20 Agosto, 2022 at 10:54
Não tenho mais nada hoje a dizer do que manifestar esperança que o Sporting ganhe hoje como em todos os outros dias de jogo.
A bola ainda é redonda e tudo pode acontecer.
Mesmo que não tenhamos feito o nosso melhor, na minha modesta opinião.
20 Agosto, 2022 at 11:12
Ir sem Matheus Nunes ao Dragao não é catastrófico. Catastrófico e se não formos ao mercado buscar alguém que como diz Amorim seja do nível dos que cá ficaram . Vou ao Dragao todos os anos, mas infelizmente só la vi ganharmos duas vezes , a última há 6 anos com JJ. O Porto perdeu também os dois do meio campo , mas aqueles gajos reinventam se todos os anos , há uma cultura de vitória instalada , e ajudas externas e quando necessário . De qualquer forma estou confiante que vamos dar luta , o Porto com o Vizela não jogou um caracol , temos que controlar bem o Taremi e o Evanilson e não deixar o Octávio jogar . Depois e ser consistente defensivamente e jogar no erro . Ofensivamente temos um trio que pode aproveitar a menor velocidade actual do Pepe e do Marcano . Importante também estar atento as subidas do João Mário .
20 Agosto, 2022 at 11:14
No caso de MN se calhar estou em contramão…
A única coisa a apontar ao Varandas é o MN não jogar hoje. O Mendes aqui comeu-o de cebolada e, possivelmente, ainda lançou um charmezito ao bufas que certamente estará contente por um dos melhores jogadores do Sporting não jogar. Mendes a ser Mendes. Varandas a ser Varandas, comido em praticamente todas as negociações que faz.
Agora, Amorim tem de se habituar a lidar com algumas negas e a não se meter em assuntos que não são da sua área. Tanto é válido para o Amorim hoje como era para o Marco Silva há uns anos atrás e até para o Paulo Bento, sendo que neste caso o riscómeio tinha tanto suporte do CD como um trapezista sem rede em cima de uma piscina de crocodilos. Compreendo a azia, ninguém gosta de perder os melhores jogadores mas são 45M por um jogador que nem 1M custou. E acho que todos sabíamos desde Maio que MN era um dos activos mais valiosos do clube. Se Amorim n contava perdê-lo então mostra que ainda está tenrinho para estas lides de mercado. Morita está cá exactamente pq ele já sabia dessa possibilidade. Esta é a vida de um treinador: nuns dias recebe prendas como Paulinho por 16M, noutros perde o MN. Este é o preço a pagar pelo: “ou vem quem eu quero ou não vem nng”. Também o CD pode definir que “atingindo este valor, não posso recusar”. É tudo uma questão de perspectivas. O que Amorim não pode fazer, porque os conflitos gerem-se dentro de casa (onde é que eu já ouvi isto?) é dizer que n temos guita para mandar cantar um cego ou que se não vendessemos MN vão-nos cortar a água. Isto é incrivelmente ingénuo e nada próprio do Amorim, smp tão assertivo e inteligente nas CI. Amorim esteve mal, abriu as portas de casa, mostrou o conflito, ainda nos pintou como uns desgraçados e agr cada um de nós que escolha um lado. Ninguém me vai convencer que isto está certo.
Aparte disto tudo, é se estamos iguais, mais ou menos fortes do que no ano passado em vésperas de um clássico. Acho que está à vista de todos e isso é responsabilidade do Varandas. Mas também acho que mais uma vez Amorim vai fazer omeletes com os ovos que tem. Afinal, esse é o trabalho dele que tão bem tem feito.
20 Agosto, 2022 at 11:28
Viva o Rubão!!!
Z
20 Agosto, 2022 at 11:59
“Amorim tem de se habituar a lidar com algumas negas”
Se pensar que os últimos 15 dias não foram uma peça de teatro, percebemos que há uma colaboração de RA em aceitar e moderar os desejos de reforço da equipa e manter um plantel curto, aceitando até a saída de jogadores que ele considerava uteis.
Não me parece que seja uma situação de habito a negas mas sim uma situação de ter sido enganado. Uma coisa, é dizeres que não precisas de vender mas dps aparece alguém e bate a clausula ou perto disso … é a vida tem de se habituar a lidar. Outra coisa é pagares 10% para vender o ativo que dizias ao treinador não precisar de vender.
Em todo o modo tens razão, RA poderia ter-se mantido à margem e fazer como os todos outros dizendo que mercado esta aberto e todos os bons jogadores tem mercado e podem sair e se houver possibilidades de reforçar a equipa com qualidade serão mais que bem vindos. Mas o comprometimento dele com o “projecto” vai além disto e deu no que temos agora.
20 Agosto, 2022 at 12:44
Na minha opinião, o Ruben fez bem em deixar cair a máscara desta direção. Pode ser que finalmente percebam quem tem as lides do clube e o quão importante é apoiar a equipa e contestar o poder instalado, de modo a que ainda reste alguma vontade de apoiar a equipa e que não voltemos a ver jogadores como aqueles que vimos entre 2018-2020 a jogar com a camisola do Sporting, jogadores vindos antes, com o dinheiro da herança pesada e após a venda do BF. Daí ele ser teimoso, talvez não queira um jogador de merda que não conhece de lado nenhum, nem sabe o que poderá valer. Pois bem, o timing foi uma merda, o negócio foi muito razoável, o rombo que a equipa leva nas suas opções deixa a nu aquilo que tem vindo a ser dito no últimos anos, que apesar do dinheiro que fizemos entre champions/NOS/vendas, o dinheiro vai parar às mãos de interesses de terceiros e ainda para pagar dívidas daqueles dois anos miseráveis financeiramente e muito razoáveis desportivamente.
20 Agosto, 2022 at 11:14
Para os gajos intelectualmente desonestos como Jx e outros que contestam números concretos com teorias catastróficas, dei-me ao trabalho de pesquisar os minutos jogados dos jogadores que saíram do Sporting este ano ou de Bragança que se lesionou
Palhinha = 2765m
Sarabia = 3155m
Nunes = 3693 m
Feddal = 1982m
Tabata = 1002m
Bragança =1246m
Total = 13.843 minutos jogados
A isto o JX chama 1 titular e meio que saiu. É preciso não ter noção nenhuma do que está a falar.
20 Agosto, 2022 at 12:48
Ainda não percebi como conseguem considerar o Palhinha suplente. Lá porque o Ugarte assumiu bem as suas funções quando foi chamado e lançado aos abutres, não significa que tenha assumido o lugar na totalidade. Um verdadeiro efeito-Mandela
20 Agosto, 2022 at 11:26
Se dividirmos os minutos jogados em jogos completos para ter uma noção mais aproximada de quanto representam em jogo jogado, temos a seguinte estatistica
Palhinha = 30 jogos completos
Sarabia = 35 jogos completos
Nunes = 41 jogos completos
Feddal = 22 jogos completos
Tabata = 11 jogos completos
Bragança =14 jogos completos
Chamar a estes dados estatísticaos 1 titular que saiu, só pode servir para dar palha aos mais distraidos
20 Agosto, 2022 at 11:29
A desonestidade intelectual é a impressão digital desta gente… não compreendo porque estás admirado.
Muitos deles nem seguem ou seguiram com atenção o Sporting.
Z
20 Agosto, 2022 at 12:32
Jx hoje às 10:38
“O quê pá? Saíram um titular, um meio titular – ugarte era o dono do lugar de palhinha, – e um suplente que jogou 1 ou 2 jogos inteiros!!!!!
Ganha juízo!”
Anda cá agora explicar isto Jx, ou já desapareceste do mapa?
20 Agosto, 2022 at 13:19
Se eu ainda juntar Slimani aos jogadores que perdemos da época passada podes ainda acrescentar 554m (4 golos), passando estes 7 jogadores a totalizar 14.397 minutos jogados. Nada mau para 1 titular, meio titular e uns suplentes
Devo julgar pela tua falta de resposta que já estás no dragão em almoço corporate. Avisa aí o Varandas que se vocês acham que todos os Sportinguistas são parvos e burros desenganem-se.
20 Agosto, 2022 at 14:04
Continuo com a minha…
Mau foi o palhinha sair por 20, se fossem os dois por 35, excelente!
Mesmo que percamos hoje!
Não acho descabido, nem perto disso!
Estou confiante que podemos ganhar, mesmo sem os dois!
20 Agosto, 2022 at 13:24
Neste momento falta um claro substitui ao Nunes.
Que até poderá passar pela integração de Matheus Fernandes e Essugo ser opção tbm.
20 Agosto, 2022 at 13:51
Neste momento falta um claro substituto para o Varandas…
20 Agosto, 2022 at 14:22
Nem mais, é só isso.
20 Agosto, 2022 at 17:29
Subscrevo!
20 Agosto, 2022 at 11:31
Esta venda neste momento é parva. Se fosse em julho seria boa. Neste momento seria apenas e só pela cláusula.
O que se passou é muito simples, o Mendes tem clube para ele no próximo ano. Mas não dava jeito ao Mendes vender diretamente ao próximo clube a partir do Sporting.
Fazer contas é fácil. O máximo que o Sporting podia vender Mateus seria 60 milhões, que daria de comissão 6 milhões. Assim vai dar uma voltinha este ano no wolves e ele arrecada já 4,5 milhões, para o ano vende ao outro clube por 80 e encaixa mais oito.
Ou seja, se o jogador saísse para um grande clube pela cláusula o máximo de comissão seriam 6 milhões, assim vai conseguir 4,5 mais 8, que da 12,5, ou seja, mais do dobro.
Futebol fácil fácil.
20 Agosto, 2022 at 12:22
Fizeste um desenho.
20 Agosto, 2022 at 12:23
Acabaste de fazer um desenho.
20 Agosto, 2022 at 12:26
Isto anda aos soluços e depois dá nisto…
20 Agosto, 2022 at 11:48
Rúben Amorim: «Se vendemos para fazer face a coisas básicas do clube, é óbvio que não vamos gastar»
Haja alguém que também se preocupa com a atual situação do clube, já não sou o unico.
As analises que fiz ao ultimo relatório anual e ao semestral, já indiciavam aquilo que para mim era inevitável, travar a fundo e ou fazer aquilo que me parece vai continuar a ser feito, continuar a alimentar a bolha até ao estouro final.
Gostava era de ler agora aqueles que diziam estar tudo a correr bem que estávamos no bom caminho e que as coisas só poderiam melhorar …
Não estamos e nem a colaboração do treinador na constituição de um plantel curto e aceitar a saída por uns trocos de jogadores que contava impediu a saída a dias do fecho de mercado de um dos (poucos) principais ativos.
Não estamos e seguramente antes do final da época (junho/23), teremos de olhar para o plantel e empurrar uma venda que garanta mais 30 ou 40M em mais valias, e dois ou três meses depois nova venda para pagar as coisas básicas …. o deficit de exploração anda nos 40 a 50M mas o deficit de cash e esse é que realmente importa é muito superior a 60M anuais.
Se a carreira na UCL correr bem poderemos atravessar o mercado de janeiro com tranquilidade e será o garantia que teremos ativos suficientes para gerar mais valias em junho, se correr mal, apertem o cinto a rotação do carrossel vai aumentar.
Um reporte final para lembrar que esta venda para pagar coisas básicas, seguramente custou 10& em comissões, 4% em mecanismo de solidariedade e mais uns 5 ou 6% em factoring sem recurso, ou seja 10M em coisas básicas já eram. Para além disto lembrem-se que, mesmo que utilizem as mais valias liquidas das principais vendas para pagar uma parte dos atuais mais de 100M em dividas, lembrem-se que vendemos a pronto (utilizando o generoso factoring) mas compramos a credito (até 10M da compra simulada ao corrupto está deferido) pelo que vamos pagar alguma dicida mas vamos acrescentar outra e se no final se conseguir uma redução marginal, o que duvido, será ótimo mas em todo o caso para o ano temos a garantia de uma nova e alegre rodada, haja sucesso desportivo pois será primordial.
20 Agosto, 2022 at 12:04
Há quem diga que, se não nos pusermos a pau, podemos acabar como em 2013 na era godinho.
Pois eu acho que, pelos números, já estamos em 2013 qd esta direção sair às coisas estarão muito más muito mais catastróficas ainda. Nem um milagre nos salva.
Só conseguimos, hoje, pagar salários e a conta da luz pq estamos a respirar artificialmente com o auxílio do carrossel, mas que esses 100M têm que ser pagos mais tarde ou mais cedo e não temos mais antecipação de receitas da NOS por uns aninhos. Basta não entrar na Champions e já era.
Os sócios têm o que merecem. Na minha opinião, o ponto de não retorno já passou.
20 Agosto, 2022 at 12:45
Se não estamos já em “2013”, e eu acho que não estamos, estaremos lá na época 24/25, talvez logo na época 23/24.
Estou farto de falar nisto e ninguém quer saber.
Sem NOS são menos 40M€ por época durante 3 épocas.
Em cada época sem CL, são menos 25/30 M€ à cabeça e outros cerca de 40M€ em média por ano.
São 3/4 do orçamento da SAD que vão à vida neste contexto.
E neste contexto, passas a ser o que foste em 13/14 e em 14/15, com um orçamento similar ao Braga!
20 Agosto, 2022 at 12:07
A nossa situação é insustentável a curto/médio prazo e a falsa ilusão de que está tudo sob controle não passa disso mesmo, ilusão.
Não é possível sustentar um projeto como o Sporting necessita assente exclusivamente em receitas extraordinárias como são as vendas de jogadores. Nem no Sporting nem em nenhum Clube. Isso é lotaria…
20 Agosto, 2022 at 12:17
Não poderemos fugir dessa necessidade, se queremos um plantel competitivo, a aposta na formação é imperiosa mas não será suficiente por isso teremos sempre de fazer algum investimento. Terá é de ser moderado, diria que um deficit operacional e de cash de 15 a 20M será suportável com as mais valias que se vão fazendo com a formação anual do plantel.
Um investimento anual que ande parte das depreciações, cerca de 30M, é razoável, o grande problema aqui é a já enorme bolha que se criou e isto é como uma bola de neve que pode já ser impossível de travar.
20 Agosto, 2022 at 12:24
E se neste momento a bola de neve é já praticamente impossível de travar, com cada vez mais juros, mais adiantamentos, mais fugas para a frente, cada dia em que o Varandas e a sua entourage desqualificada preside o Sporting, a situação piora. Se este mandato chegar ao fim com a bolha sempre a aumentar, vamos parar ao lado do Belenenses em breve.
Tenho pena que os Sportinguistas não percebam isto, mas não será por falta de avisos.
20 Agosto, 2022 at 12:41
Talvez acabe a separar o trigo do joio. Eu tenho algum tempo e garanto paciência num registo desses. Fui ver alguns jogos dos Belenenses originais e gostei de ver quem via: nomeadamente putos de 15 aninhos q vão ser azuis a vida toda e já sabem muito bem porquê.
Não estou a advogar ou desejar cair no fundo! Só digo que como está não gosto e não quero.
20 Agosto, 2022 at 12:59
A principal diferença para o curto reinado de GL é precisamente o sucesso desportivo pois em termos de gestão e cuidados com a sustentabilidade, não sei qual deles é o pior.
Sem sucesso desportivo, ao fim de 2 anos, varandas só não é corrido por causa da pandemia e na sequencia alcança o almejado sucesso desportivo.
Agora a coisa vai manter-se se chegares ao final desta época e olhares para o plantel e encontrares um NMendes e um MNunes que permitam fazer 60M em mais valias e tiveres um treinador que diga, OK temos mais uns jovens no plantel que dão garantias e vou potenciar, no ano seguinte a historia repete-se até ao dia que o insucesso chegar ou o mendes decidir … mas é isto que queremos para o Sporting?
20 Agosto, 2022 at 13:01
Gostava de não estar dependentes da bola que entra e muito menos dos tentáculos do mendes, anseio pelo dia em que tenhamos jogadores cobiçados e se alerte o mercado que não estamos interessados em vender e que se alguém quiser comprar que faça propostas adequadas ao valor e que fique com a responsabilidade de pagar todos os encargos associados com a venda.
Por isto é importante ganhar mais logo nas antas pois odiando (não tenho medo da palavra) aquilo que varandas representa, nunca desejarei o insucesso desportivo para o clube e mais do que nunca, esta é uma altura difícil e necessitamos dele.
PS: Tive de dividir o comentário em 2 pois junto não entrava. Tenho de arranjar uma secretaria.
20 Agosto, 2022 at 13:25
gosto de te ler…
não só pela sustentação e fundamentação das tuas opiniões, mas também pelo cuidado com que escolhes as palavras que empregas.
Obrigado
20 Agosto, 2022 at 14:05
Eu é que agradeço por gastares algum tempo a ler o que escrevo, é sempre bom ter algum feed-back.
O que posso dizer é que tento expressar a minha opinião de forma honesta, procurando que o sentimento que nutro pelo varandas que é a antítese daquilo que gostava de ter no clube, influencie o mínimo possível.
Já por diversas vezes escrevi aquilo que me leva a ter essa opinião que dificilmente mudará e acho que não vale a pena voltar a falar em cenas tristes.
Para isso, gasto imenso tempo a ler documentos oficiais do clube e sei que seguramente muitas vezes também erro nas minhas avaliações e projeções, sou humano mas não prescindo da minha filosofia de esperar o melhor mas preparado para o pior.
Obrigado e um abraço Leonino
20 Agosto, 2022 at 14:20
Por isso tudo e se me permitem a intromissão, mereces também o meu respeito e consideração.
Bem hajas Malcolm
20 Agosto, 2022 at 14:53
Gostei de te ler e sinto que és assim
20 Agosto, 2022 at 15:47
Claro que sou! E quem me conhece sabe que sim.
São já inúmeras as amizades proporcionadas pela tasca que aproveito para relembrar e mandar um abraço e que me desculpem aqueles que recordo a pessoa e nome mas já esqueci o nick: Cherba, Brave, Fight, Sá, João Gaspar, Assentador, Bancada de Leão, Nuno Sousa, Luis Miguel, Tenham Orgulho, Lion1973, Adrien, Estrilho, Paulo, etc….
Se não há mais não foi por falta de vontade mas de oportunidade ainda recentemente quando estive em Lisboa anunciei esta vontade e deu para passar uma excelente tarde/noite com o Assentador e o TenhamOrgulho.
Já agora aproveito para referir que há 2 Tasqueiros em particular, que por telefone e ou email já trocamos ideias sobre o nosso Sporting e que tudo farei para que um dias destes possa pessoalmente entregar um abraço, são eles o Iron Horse e o Alvaro Antunes e que espero esteja tudo bem com eles pois há muito que não comentam.
Não esquecendo o Max que também tenho a esperança de num destes dias possa festejar a recuperação total e me possa oferecer um copo da sua famosa ginjinha.
PS: Estes conhecimentos proporcionados pela Tasca são muito importantes pois, por exemplo e que me desculpe o Luis Miguel por revelar isto, modifiquei totalmente a perceção que tinha dele quando trocamos algumas breves ideias.
20 Agosto, 2022 at 16:13
Mas o problema não é o ler ou conhecer.
É a motivação que o precede e lhe molda o discurso.
Apartir daí, tudo isto é enviesado.
20 Agosto, 2022 at 16:29
Dizes tu.
Mas efetivamente esqueci de concluir a primeira frase e nunca é tarde:
Quem me conhece sabe que sim e que o único interesse que me motiva é desejar o melhor para o Sporting.
……..
Tenho a minha vida bem resolvida e pelo Sporting já fiz imensos sacrifícios pessoais e não, não os vou revelar porque não busco nem nunca procurarei qq reconhecimento até porque se assim fosse deixavam de ser sacrifícios. Pudessem todos, este todos são os que se governam fingindo governar no Sporting, dizer o mesmo ….
Agora Jonas desampara a loja e chama o chefe pois esta insinuação foi bem rasteirinha.
20 Agosto, 2022 at 18:59
E tinha de aparecer o attention seeker com as suas habituais acusações a tentar sacar uma reação
Adiante, desde que estou na tasca foi sempre fantástico ler as tuas intervenções Malcolm, um bem haja
20 Agosto, 2022 at 12:15
Matheus Nunes titular contra o Tottenham…
20 Agosto, 2022 at 12:45
Não te admires muito se até ao fim desta janela não salte para outro lado. Dava muito nas vistas, mas…
20 Agosto, 2022 at 12:47
Isso não vai acontecer!
Já jogou no Sporting, está a jogar no Wolverhampton, não pode jogar num terceiro clube.
20 Agosto, 2022 at 12:55
o problema é que os jogadores contratados ou emprestados sao obrigados a ficar pelo menos uma janela de mercado no mesmo clube, os clubes-ponte na mesma temporada acabaram
e depois é como o Miguel diz, ele jogou pelo Sporting, esta a jogar pelo Wolves, nesta temporada não pode ser inscrito nem jogar por mais ninguem
20 Agosto, 2022 at 13:06
Revendo O Triunfo dos Porcos…
https://www.youtube.com/watch?v=hIbHKf6S_os
… e ainda que mal ou grosseiramente comparado…
Bruno de Carvalho como Bola de Neve (mas mais maluco e narcisista)
Frederico Varandas como Napoleão (mas de fraco discurso, parecendo que há alguém mais forte por detrás)
Repito: grosseiramente comparado.
20 Agosto, 2022 at 13:25
Assino por baixo o empate mais logo.
5 pontos com idas a Braga e Dragão, é aceitável.
20 Agosto, 2022 at 13:32
Tão grandes como os maiores da Europa!
20 Agosto, 2022 at 13:35
Ambição e Varandas não combinam…
20 Agosto, 2022 at 13:39
Alguma vez o fomos?
20 Agosto, 2022 at 13:45
Aceitável eram 6.
De 2 vitórias (Braga e Rio Ave).
7 (empate no Dragão) já era um bom começo.
Ainda se pode fazer 6 pontos, ganhando no Dragão – o que acho improvável.
Sair da 3ª jornada com 4 pontos é mau.
Sair com 5 pontos é fraco!
É a minha opinião.
20 Agosto, 2022 at 13:48
tens noçao que se ganhares no dragao fazes 7 pts certo?
20 Agosto, 2022 at 13:49
e achar que 5 pts em 9, sendo que do 3 jogos 2 deles são 2 das 3 deslocaçoes a 2 dos outros 3 do top 4 habitual é mau, ok………
20 Agosto, 2022 at 15:17
Mas parecem 6…
Empatar no braga soube a derrota
🙂
20 Agosto, 2022 at 17:47
Sim, erro meu.
No resto, mantenho tudo.
Para mim tínhamos obrigação de ganhar a este Braga. Mas não fico ofendido por achares que o empate é bom…
20 Agosto, 2022 at 14:00
6? Perdendo no ladrão?!
É bem pior que 5 empatando. Eles ficaram com 7 e nós com 5, mais o empate no confronto directo.
O cenário de 6 poria o porco com 9 e vitória no confronto directo…
Z
20 Agosto, 2022 at 15:00
Claro que assinas. Qualquer um assina.
Vamos levar das boas. A menos que o Ceição se lembre que 2 ou 3 está bom.
O miolo não me dá fé nenhuma. Jogar sem pdl, a mesma coisa.
Mas isso sou eu que espero estar enganado e cá estarei para o admitir.
20 Agosto, 2022 at 13:53
Muito sinceramente alguém espera alguma coisa positiva mais logo?eu não. Obviamente que espero estar enganado, no entanto nem no empate acredito.
5 pontos atrás neste campeonato é praticamente dizer adeus. Enfim. Depois do jogo falamos.
20 Agosto, 2022 at 14:06
Nós sem PL, e o Paco Alcácer nas Arábias. Uma pena com o nosso recente historial com espanhóis.
20 Agosto, 2022 at 14:12
Para logo, preocupa-me o pouco acerto defensivo que temos tido nesta época. Corrijam-me se estiver errado, mas acho que só contra o Rio Ave não sofremos golos, contando com a pré-época. O Porto perdeu sobretudo jogadores no meio campo, mas mantém o ataque e, com Marcano em forma e David Carmo no banco, creio que até melhoraram na defesa.
A minha esperança está numa possível surpresa tática pelo Amorim. Ontem vi-o pouco confiante, quando disse que ao contrário do Porto, esta semana a nossa equipa esteve menos concentrada no jogo. Pode ser que seja estratégia e que apresente meio campo a 3, com o Pote com autorização para subir e fazer mossa na área. Creio que só assim podemos criar problemas, porque se jogarmos no mesmo sistema, naquele “ram ram” de trocas de.boça na defesa, vamos sofrer bastante.
Acima de tudo, quero que a nossa equipa se apresente “fria” , sem medo e com vontade de ganhar!!
20 Agosto, 2022 at 14:22
Marcano é um buraco! Assertividade defensiva é essencial. Creio que o Porto está longe daquele que nos triturou nos 2 últimos embates da época passada. O meio campo está muito menos capaz e o Grujic deverá ser baixa (a não ser que tome uma poção mágica daquelas de néctar de dragoum).
Alguma esperança, como sempre…
Vamos ver…
20 Agosto, 2022 at 14:25
https://www.youtube.com/watch?v=6hxhfivvaB8
20 Agosto, 2022 at 15:06
Em suma:
a) precisávamos de um subsituto para o Slimani;
b) precisávamos de um substituto para o Sarabia;
c) precisávamos de um substituto para o Palhinha;
d) precisávamos de um defesa central adicional, “just in case”;
e) e, já agora, de reforçar a equipa, face ao ano passado, elevando a sua capacidade competitiva.
Chegaram Morita, Trincão, Rochinha, St Juste, 1/2 Edwards.
f) agora, precisamos também de um substituto para o Matheus Nunes.
Para mim, o resultado de tudo isto vai ser:
g) perdemos capacidade competitiva;
h) vamos precisar de um substituto para o Rúben Amorim (no final da época);
i) iremos precisar de um subsituto para o Varandas (no final do mandato).
j) no entretanto, metade de nós acham que precisamos de substituir a outra metade de sócios e adeptos.. e vice-versa.
Pode ser que não.
Pode ser que tudo isto estja, afinal, brihantemente pensado e perfeitamente articulado entre todos e que se traduza num título de campeão, contra quase todas as expectativas, só com o que temos (um autêntico milagre), ou que, até final de Agosto, aterrem em Alvalade 2 ou 3 craques daqueles que não enganam.
Não perder no Ladrão, mais logo, ajudava, em qualquer caso. Ou não, se uma vitória for o “click” para deixar tudo como está.. e rebentar mais à frente.
Em suma: pobre Sporting, pobres sportinguistas.
20 Agosto, 2022 at 15:10
Não consigo fazer nada
Não consigo pensar em nada
Tenho de ir à procura de cerveja.
Spoooooorting
20 Agosto, 2022 at 15:56
Lolol
20 Agosto, 2022 at 16:19
Plano para as 20h:
Desaparecer, Cerveja e despachar um maço de Camel enquanto o diabo esfrega um olho…
20 Agosto, 2022 at 15:23
Resta acreditar que o futebol não é só planeamento, não é só termos melhores jogadores, não é só termos uma estrutura solidária nos vários campos do clube.
Temos sim de acreditar que o futebol também é sorte, é bola que bate no poste e entra ou sai, é termos um árbitro que tenha acordado honesto, é termos fé que um jogador adversário seja expulso por burrice ou tenha metido um autogolo ou frango.
Vamos Sporting…
20 Agosto, 2022 at 15:24
Palhinha já marca…
20 Agosto, 2022 at 16:02
Comprar ao jogadores ao Sporting todos ficam a ganhar excepto…o Sporting.
20 Agosto, 2022 at 16:18
Ainda vamos sentir muita falta de Palhinha…
20 Agosto, 2022 at 17:52
Mantendo este nível exibicional e na próxima época está num tubarão pelo triplo (ou mais) do que o Fulham pagou
20 Agosto, 2022 at 16:34
Malcolm, se souberes ou tiveres alguma explicação, esclarece se faz favor:
1 – BdC deixou o clube em mau estado financeiro e esta direção não quis falar sobre isso?
2 – Fala-se de mais de € 300 M em vendas em 4 anos, acrescido de adiantamentos … para onde foi o dinheiro?
3 – Só aqui é que se fala nisso? Apenas o candidato Nuno Sousa (acho) fala sobre as contas do clube.
4 – A mama estende-se a tanta gente ou é pura incompetência?
5 – Retiro que estamos fornicados!
20 Agosto, 2022 at 17:14
1 – Com a instabilidade iniciada em Abril de 2018 as coisas não estavam fáceis, mas faço minhas as palavras de Carlos Vieira em junho de 2018:
“Estamos em condições, neste momento, de sanar os nossos compromissos. Mantendo-se esta instabilidade a situação vai ficar complicada. Mas aí ver-se-á a verdadeira fibra do responsável financeiro.”
Havendo problemas e que haviam em 2018 atualmente são pelo menos três vezes piores. Estamos a falar puramente no aspeto de gestão económica e financeira.
2 – Estamos a pagar a loucura dos investimentos (compras de jogadores) sobretudo nos primeiros 2/3 anos de varandas. Além das compras, a intransigência apesar da propaganda, em adequar o orçamento aos rendimentos operacionais e o uso e abuso do recurso ao credito que é bem pago. Atualmente é 1M por mês e a tendência é aumentar substancialmente.
3 – Quando o core é o futebol e com o inegável e recente sucesso quem ousar puxar o tema financeiro é apelidado de maluquinho e mau perdedor, se as coisas correrem mal desportivamente, não vão faltar os atuais cadáveres e criticar a gestão e a dizer que sempre avisaram do que estava para vir. Os defensores dos estatutos e da sustentabilidade vão ressuscitar todos.
4 – Sem duvida que os principais “xulos” são comissionistas e quero continuar a acreditar que em termos dos quadros superiores da atual gestão é apenas incompetência e a dificuldades de trabalhar em algo que exige muitas chatices de forma a defender os interesses da entidade que representam. Comparo a gestão assim a modos da forma como se gere uma entidade publica (o dinheiro nem é meu, que se foda!).
5 – Bem é nítido que é preciso travar, pensar e encontrar as melhores soluções a alternativa é continuar em ritmo acelerado a encher a bolha e rezar para que o sucesso desportiva não fuja e que os principais credores leia-se sobretudo o mendes não puxem o tapete.
20 Agosto, 2022 at 16:46
Sporting b vs Moncaparachense (liga 3) as 17H na Sporting Tv
11inicial
Diego Callai, João Ferreira, Jose Marsà, Gilberto Baptista, Gonçalo Braga, Diogo Abreu, Samuel Justo, Dário Essugo, André Gonçalves, Vando Félix e Kiko Félix.
Suplentes
Diogo Pinto, Martim Marques, Diogo Cabral, Emanuel Fernandes, Francisco Canário, Miguel Menino, Renato Veiga, Diogo Travassos e Afonso Moreira.
20 Agosto, 2022 at 17:03
E o Dormund que em 6 minutos mama 3 golos
20 Agosto, 2022 at 17:10
1-0 vando felix