Quatro jogos, terceiro empate, desta vez em casa frente a uma daquelas equipas com as quais não devíamos perder pontos. Assim como quem não quer a coisa, à quarta jornada vemos a nossa margem de erro reduzir-se de forma drástica e, face ao aumentar da distância para os rivais, os níveis de ansiedade, já de si inexplicavelmente altos, tendem a subir. Em simultâneo, a pouca paciência de alguns adeptos esgota-se e saem críticas em todas as direcções. Algumas são perfeitamente válidas, outras nem por isso (em meu entender, obviamente).
Por exemplo, discordo profundamente de quem diz que não jogámos nada. Eu vi um Sporting jogar bem durante a primeira parte, altura em que sofremos um golo estúpido (mais um), mas em que fomos capazes de reagir, chegar ao empate e ficar a dever a nós mesmos a cambalhota no marcador. Aquela arrancada impressionante do Nani, por exemplo, com remate de primeira de Slimani, merecia ter sido o segundo golo. Não foi, tal como na segunda parte não fomos capazes de marcar. A fantástica jogada de Carrillo que isola Esgaio na cara do redes, ou as duas perdidas de Slimani (eu eu a pensar “se fosse o Montero a falhar isto, o que se diria e escreveria…”), são apenas três exemplos de uma segunda parte em que fomos perdendo cabeça e compensando em coração, mas que chegou a ser um sufoco para o Belenenses, nomeadamente a partir do momento em que William e Adrien, em duplo pivot, subiram a pressão e obrigaram a equipa visitante a limitar-se a jogar em metade do seu meio-campo. Podiam ter marcado em contra-ataque? Pois podiam, mas era só o que faltava era virmos nós, Sportinguistas, fazer eco das patéticas palavras do Lito, que depois de se enfiar no seu cantinho a defender, vem dizer que está triste porque queria ganhar.
Resumidamente, acho que o Sporting justificava ter conquistado os três pontos. Tal como em Coimbra, por exemplo. Mas, uma vez mais, o desperdício foi castigado com a perda de dois pontos e aqui entra a figura de Marco Silva: é ele quem tem que perceber o que é necessário para transformarmos incontáveis jogadas de ataque e quase uma dezena de oportunidades de golo… em golos e vitórias. Há já quem recorde o que era o Sporting de Leonardo Jardim, com aquele fantástico arranque de campeonato. Já não vou falar da forma como os adversários encaravam o Sporting da altura (em vez de um Leão, viam-nos como um gatinho, que tinha ficado em sétimo e não tinha feito grandes contratações), o que fazia com que achassem que podiam discutir os três pontos sem grandes amarras defensivas, mas se se quiserem dar-se ao trabalho, comparem as oportunidades de golo criadas contra equipas subidas no terreno e as que temos conquistado contra autocarros. Se quiserem dar-se ao trabalho, também, vejam a forma como o nosso futebol se foi tornando previsível e as vitórias sofridas, a partir do momento em que os adversários se resguardaram mais. Esse futebol é bem menos previsível hoje em dia, mas a verdade é que isso não está a chegar.
E como isso não está a chegar, é esta a altura em que Marco Silva tem que romper, definitivamente, com o passado (pensei que esta pausa para as selecções serviria para isso). Por muitas e boas nuances tácticas que tenha implementado (o jogo interior é imensamente mais rico, por exemplo), Marco Silva tem que romper o desenho táctico de Jardim (caraças, Marco, até acabaste o ano a ganhar em Alvalade, manietando o 4-3-3 do Leonardo). Marco Silva tem que assumir que este é o seu Sporting e que ninguém lhe leva a mal que lance as suas ideias (da minha parte, fica sabendo que prefiro quem erre a tentar implementar boas ideias, do que quem seja demasiado conservador). E, já agora, que lance alguns dos reforços, que isto do tempo de adaptação é muito bonito, mas se a ideia é sermos candidatos ao título quem chegou não pode vir com uma nota de encomenda onde se lê: só usar a partir de janeiro.
Para fazê-lo, como se viu ontem, não faltam opções. Temos a mais directa, jogando com William e Adrien lado a lado (as vezes que eu me tenho lembrado da dupla Vidigal e Duscher), colocando Nani, solto, entre eles e o avançado, e entregando as alas a Carrillo e a Mané (ou a Capel, ou a Heldon, ou a Dramé, ou a Sacko ou, se quiseres ser mais afoito, a Podence). Depois temos a que se pede há muito: jogar com dois homens na frente, com Montero mais recuado. E se se quiser, ainda podemos lançar Ryan Gauld, que vai dando mostras que a idade é coisa que nem sempre serve de justificação para o que quer que seja. Ou, querendo ser menos radical, existe um jogador chamado João Mário à espera da sua oportunidade e existe um Tanaka que até pode ser usado como falso extremo, pronto a vir para o meio e encher o pé como bem sabe fazer. Porra, Marco, não faltam opções!
Ah, já agora, olha também lá para trás. O Maurício pode ser um lutador, pode ser um líder de balneário, mas é tudo menos capaz de segurar uma defesa. É daqueles jogadores importantes num plantel, mas não é indiscutível. E está num momento de forma medonho e duvido que Paulo Oliveira ou Tobias não façam melhor (onde estava o gajo no lance do golo e porque raio coloca o gajo em jogo o Deyverson, no lance em que o brasileiro se isola? Já agora, se alguém da estrutura para o futebol estiver a ler isto, tratem de ir buscar este avançado, sff. Já em janeiro, pois parece-me que é daqueles que não enganam e até pode dar para, por exemplo, colocar o Iuri Medeios a rodar na primeira liga).
Por último, temos que começar a marcar golos de bola parada! Porra, os cantos e os livres sucedem-se e nada! Conquistamos dezenas de lances daqueles que, cada vez mais, decidem jogos de futebol (fora os claríssimos, em cima da linha da área, que o Cosme não quis ver) e não conseguimos transformar um deles em golo! Alguém tem que meter um livre lá para dentro! E o Sarr, por exemplo, tem que começar a ser um terror na área adversária (olha, mais um argumento para apostares no Tobias Figueiredo)!
Quatro jogos, terceiro empate, desta vez em casa frente a uma daquelas equipas com as quais não devíamos perder pontos. Assim como quem não quer a coisa, à quarta jornada vemos a nossa margem de erro reduzir-se de forma drástica e, face ao aumentar da distância para os rivais, os níveis de ansiedade, já de si inexplicavelmente altos, tendem a subir. As boas notícias, é que temos matéria humana com qualidade suficiente para inverter o rumo. Do treinador aos jogadores.
Não me venham dizer que não é um luxo termos Rui Patrício (monumental, aquela estirada a bloquear o cruzamento rasteiro), William (ontem, durante dez minutos, voltou aquele William que abafa um meio-campo sozinho), Adrien, Carrillo (Marco, o que te passou pela cabeça para tirá-lo quando estava a dinamitar?), Nani (enorme jogo) e Montero, só para citar os que têm sido mais frequentemente titulares. Não me venham dizer que não temos opções e que não temos uma enorme margem para melhorar. Não me venham dizer que não acreditam que o treinador seja capaz de mexer tacticamente na equipa e que não vai fazer algo mais do que esperar que as bolas comecem a entrar (é inegável que, com uma pontinha de pontaria mais afinada, teríamos mais quatro pontos e, no mínimo, mais quatro golos marcados). E, menos ainda, não me digam que o título já se foi. A distância incomoda, claro que sim, principalmente se recordarmos aquela infeliz tirada da pole position, mas era o que me faltava, à quarta jornada, achar que não podemos lutar pela conquista do campeonato.
14 Setembro, 2014 at 9:59
Ora aqui está um Post “bem pensado” e com “tudo no devido lugar”…
Peço desculpa, mas nem vou escrever mais nada. vou limitar-me a copiar o que disse nos comentários do post anterior…
Ora então em primeiro lugar…
Bom dia para a “Familia da Tasca”…
Agora do jogo…?
Olhem vi meia duzia de jogadas que me entusiasmaram…!
Se fiquei contente com o resultado…??
Mas então… a provocar-me logo de manhã…?
Se me vou para aqui pôr a chamar nomes a tudo e todos e a “rasgar” o cartão e deitar fora a gamebox…?
Vocês “não me conhecem” bem amigos…
Eu sou um Leão “que não desiste…” (nem nunca viro costas a um amigo…)
Olhem…e nem digo mais nada a não ser que…:
A muitos dos que hoje e durante a noite já aqui vieram dizer tudo (de mau…) contra os jogadores, o treinador…e a equipa…
Ainda os vou ver a bater palmas e “a dar beijinhos” nos mesmos…quando a seguir voltarmos a ganhar…!
“SIC TRANSIT GLORIA MUNDI.” (é latim…para quem não souber, consulte o traductor…)…
Abraço e Sl
Ahhh…e não escrevam coisas de que a seguir de arrependam…!!
(Se bem que…: palavras, leva-as o vento…)
Sporting Sempre…!!
SL
14 Setembro, 2014 at 10:00
Conheci alguns tasqueiros na roullote, passagem rápida. No próximo jogo em casa vou mais cedo, foi agradável mas requer mais tempo para troca de impressões 🙂
Sobre o jogo:
Há muitos anos que não via o Sporting a sair a jogar, posse de bola, tabelinhas, facilidade em chegar à zona de finalização. Repito: Facilidade em chegar à zona de finalização. Claro que para isto ajudava ter dois centrais bem tecnicistas (qualidade de passe), mas como Maurício não o é e Sarr está a ser lançado às cobras, vem o William e Adrien receber a bola e construir o jogo.
Aqui foi o primeiro problema. William e Adrien muito abaixo do que é normal. Mesmo muito. Sobrava o Martins, que nem aquece nem arrefece, mas que até teve bons passes a rasgar.
Como somos muito bons de bola, toque e passe, etc … não entendo o Slimani. Preferia o Montero. Sei desde o verão que o Colombiano “é” o jogador do Marco, mas depois de 35 remates contra o Arouca e 1 golo, o ataque precisava (?) do Slimani. Agora, não podemos querer entrar com a bola na baliza. Para isso mais vale Montero de início e Sli para os cruzamentos. Fazer tabelas com o argenilo torna-se complicado.
E veio o 2º problema. Cruzamentos de merda. Eficácia na finalização.
Meus caros, tanta gente a cascar no Marco. Estejam à vontade. Eu sei que gostam mais de charutos para a frente (Acosta e Liedson resolviam) em vez dum futebol apoiado, tanto pelo meio como pelas alas. Tivéssemos marcado primeiro (tantas oportunidades) e os pastéis enchiam o saco. E depois, o Marco era o maior. Bipolares.
Por fim, entramos nos “ses”. Epá, se o Cedric jogasse (esgaio muito bem). Se o Jonathan jogasse … se o Gauld … se o Tanaka … Ainda bem que há o FM e a fantasy para o pessoal fazer o que bem entende.
O Marco veio para ficar. Está a implementar um sistema de jogo COMPLETAMENTE diferente do Leo, embora o 11 seja parecido. Isto requer algum tempo e claro … golos! E aí, nao estou de acordo com ele qd diz que a inexperiência traz ansiedade qd a bola não entra. Só o Esgaio e o Sarr são inexperientes.
Pessoal, nada está perdido, não coloquem tudo em causa. Nem as declarações do inácio (pole-position). Na altura foi uma resposta ao entrevistador e o porco não tinha feito nenhuma contratação nem o carnide sabia quem ficava (salvio, gaitan e enzo).
Para terminar … sobre os comentários:
Muitos, deviam deixar para o dia seguinte a sua opinião, mas a frio. Qd estamos fodidos, dizemos muita merda. No dia seguinte, a opinião pode ser parecida … mas não igual.
Continuo a achar que estamos no caminho certo. Perdemos 4, não 6 pontos. Perfeitamente recuperáveis.
14 Setembro, 2014 at 10:01
Deixem-me só acrescentar que ontem custou a adormecer … hoje custou qd acordei. 4 pontos com os porcos, essa é a realidade, um facto.
Qd cheguei a casa, nem sequer liguei o pc. Apenas por uma razão. Se já estava fodido com o empate, o que seria ao ler 90% dos comentários na tasca, típicos após um mau resultado.
As opiniões valem o que valem, assim como a minha.
14 Setembro, 2014 at 10:30
Like!
Deves ter um caso com o Marco, eh eh!
Concordo com a rua análise.
Os bons anos do SCP nunca começam bem!
Quanto ao treinador, só lhe aponto já devia ter mexido no xadrez (sistema e peças) . Solte la as amarras.
Também não percebo o que fizeram nestes 15 dias. Sei q houve seleções mas não justifica
14 Setembro, 2014 at 12:05
Tenho um caso com o Sporting. Já vai com 38 anos …
14 Setembro, 2014 at 13:58
Concordo a 100%! Não compreendo especialmente quem mata um treinador jovem com óbvios problemas de início de época (perdeu rojo, slimani por 2 semanas, não compraram um central que fosse imagem do rojo pelas características…forte a sair a jogar, bons pés e rápido…)! Agora tudo depende de nós! Se não apoiarmos e começarmos a dizer que o problema é o treinador isto vai ser uma panela de pressão que vai acabar com ele…se apoiarmos tenho a certesa que ele vai encontrar o nosso caminho porque tem mais do qr qualidade para isso…o Sporting joga um futebol de qualidade…agora precisa afinar finalização, saídas a jogar de trás e costas dos centrais!
Não tenham dúvidas do que vos digo…o nosso presidente precisa de que o Marco Silva tenha sucesso…anda aí muito feito escondido e disfarçado a afiar facas…vi ontem uns quantos no estádio…nem sequer festejaram o golo do carrillo…
14 Setembro, 2014 at 11:12
Concordo, tocas no ponto chave no meio disto tudo, os mesmos jogadores, praticamente o mesmo 11, mas num sistema completamente diferente e isto demora tempo, apesar dos empates é preciso ter má fé para não ver ali coisas muito positivas. Estamos muito longe dos tempos da charutada para a frente e que depois se dizia “falta um click para a bola entrar”, hoje existe critério no nosso jogo.
A equipa precisa de tempo mas acima de tudo de confiança, que só vem com vitórias, é um cliché mas pela primeira vez em muitos anos parece-me que agora sim faz sentido precisamente porque quando jogamos vemos as ideias do MS a serem aplicadas.
14 Setembro, 2014 at 11:29
O grande problema é entrarmos pressinados em casa com o porco … nem ponho em causa que vamos ganhar em barcelos!
Colocámo-nos a jeito em Coimbra ao não fazer o 2-0. Mas fomos felizes nos descontos em casa com o Arouca.
Depois de boa prestação na luz … nunca podíamos ter perdido estes 2 pontos com uma equipa que com um a mais, levou 3 em casa do Guimarães.
Claro, dá jeito jogar contra equipas sem autocarro … mas vai ser sempre assim em Alvalade. Temos de dar tudo e marca primeiro. É que depois, ninguém nos tira a bola.
14 Setembro, 2014 at 15:02
Completamente de acordo com tudo, só que a equipa tem de estar preparada para, sistemàticamente, ter de lutar com autocarros em casa. Quanto a mim esta história do slimani de início não dá. Joguem com gajos mexidos na frente para desestabilizarem a equipa adversária e depois no final dos jogos se aquela forma de jogar não der então ponham lá o Slimani pode ser que nessa altura ele já esteja mais concentrado e meta na gaveta 1 ou 2, agora Slimani de início não dá.
14 Setembro, 2014 at 11:15
Isto tudo. Completamente de acordo.
14 Setembro, 2014 at 14:34
O Tobias, consta que tem a “mania” de sair a jogar sempre…
Depois de um jogo do francês, pensei, esta é a dupla do futuro do SCP, o figueiredo souplesse e o francês finesse (vê lo como um tronco bruto é um crime) .
Mas deve ser ainda cedo para o tobias?!
O Oliveira, não acompanhei p vitória o ano passado (aliás, só deu para tentar acompanhar o SCP) .
O ravis, teoricamente, ainda devia estar atrás do Oliveira (idade e experiência de campeonato tuga).
Isto de vir um central de créditos firmados. É um pouco uma falácia. (além do guião para esse central)
Se um novo falha é porque é verde, se um experiente falha é porque não era possível fazer melhor….
14 Setembro, 2014 at 10:09
Penso que o Marco Silva, não percebeu os sinais do jogo com o Arouca, nestes jogos em casa com equipas que levam o autocarro, não podemos continuar a jogar com 3 elementos do meio campo que não criam desequilíbrios no último terço, até me parece que ontem o André Martins melhorou de produção, mas precisamos de mais presença na área no apoio ao ponta de lança.
Outro apontamento Marco, quando não estamos a ganhar em casa, não podemos colocar apenas avançados e extremos, porque a bola muitas vezes não chega em condições a quem está a atacar, ontem faltou quem pensasse o jogo(péssima exibição do Adrien), julgo que se justificava a entrada do João Mário.
Por último, o Belem na 2ª parte conseguiu 2 ou 3 contra ataques perigosos, o que criou alguma instabilidade na equipa, vê-se que a nossa defesa não dá confiança e neste momento há uma situação que é por mais evidente, falta-nos um bom central e a realidade é esta, sem um bom ponta de lança e um bom central, dificilmente lutamos pelo titulo.
Estas 2 carências não foram colmatadas e penso que antes de dizerem que estávamos na Pole Position para conquistar o campeonato, deviam têr tratado deste assunto com a máxima prioridade.
14 Setembro, 2014 at 10:19
Tocas num ponto muito importante.
Em casa (talvez exceptuando porco e carnide … talvez), acho que devemos entrar logo com um jogador mais de ataque que o Martins. William e Adrien (desde que estejam em dia normal) chegam e sobram para as encomendas.
Temos de começar os jogos a ganhar e só tirar o pé com o resultado feito, até pq outras competições o obrigam.
Ontem Nani foi grande, mas não chegou. Tantas oportunidades, bastava ter entrado uma antes do golo deles e estaria tudo aqui a espumar-se com tão bom futebol.
14 Setembro, 2014 at 10:12
Cherba so faltou dizer que o Marco Silva deve por um travao nisso, o Adrien as vezes tem que sair e ontem era um bom dia para tira-lo pois nao rendeu o que sabe. Agora EU sempre defendi que o Montero deve ser titular pois Slimani ja provou mais que uma vez que joga melhor quando vem do banco.
Epa gosto do Mauricio mais é hora de polo no banco e por la o P. Oliveira que so precisa de confiança e isso adquire-se jogando, nao sou um grande admirador de A. Martins mais ontem fez mais que Adrien.
Nani, que jogo era disso mesmo que o SPORTING, precisava um desiquilibrador e ai temos que continui assim.
14 Setembro, 2014 at 15:09
Eu também não sou muito admiradora do AM mas concordo contigo que ontem o AM jogou mais do que o Adrien e que este devia ter sido substituido pelo JM, bastante cedo quando se viu que ao Adrien a selecção lhe tinha feiro mal.
14 Setembro, 2014 at 10:13
acho que acima de tudo, está na hora do Marco Silva, deixar de ser o “amigo” porreiro de quem os jogadores gostam, e meter os “tomates” em cima da mesa e berrar: quem tem aqui os tomates sou eu, portanto, esta é a minha equipa e nao o prótótipo do Jardim…
campeonatos nao se ganham com porreirices, ganham-se pulso forte e convicao…e parece-me que o Marco anda a perder muito tempo a aperfeicoar o desenho do Jardim em vez de por as ideias dele em prática…
(casquem o que quiserem, mas está na altura do Adrien ir descansar um bocadinho, (longo, espero), porque nao é mais do que um A.Martins com mais fisico e forca…nao gosto, nem nunca gostei dele, especialmente depois de toda a rábula da renovacao, e acho que nao é o centro campista de que o SCP precisa, (truculento, desleixado, sem ideias para abrir defesas, e nos jogos em que poderá ser util, para mais luta a meio campo decide desaparecer do jogo :slb,fcp, etc), passes laterais a queimar ultimamente, em que expoe toda a equipa,etc., etc.)
desabafo acabado…
Gauld, nao joga porque nao tem corpo?? A.Martins riu-se…
Slimoney, faz birra…e comeca jogos a titular??? a sério??
MARCO, acorda porque ÉS TU AGORA O TREINADOR DO SCP…
mostra o que sabes, e senta no banco quem tiveres de sentar, seja ele o KING william, que parece que ainda anda a digerir a viagem ao brasil ou a nao viagem para inglaterra, seja ele o Adrien, que parece que anda a fazer o favor de andar ali, seja ele quem for…
és tu que está a ser avaliado, portanto poe-te fino e mostra-nos o que sabes, sem medos…tomates em cima da mesa deixa lá o “super” esquema do ano passado…SCP tem de jogar com 2 avancados…até o riscómeio sabia isso…
14 Setembro, 2014 at 14:01
unbelievable….
14 Setembro, 2014 at 14:26
Não sei se é por aí, também não gosto de vacas sagradas, sejam William, adrien, nani, Ronaldo ou messi!!
Não está a sair bem, proteger o jogador e a equipa.
Não está em forma, se não é melhor a meia forma do que outros em forma, sai do onze. Protege o jogador e a equipa.
Claro que nem tudo é assim tão simples, há jogadores que precisam de jogar para afinar!
Outra coisa, a equipa não é só o Nani. Nem ele pode decidir tudo, sempre.
A bola não t de ir sempre para ele, há que proteger o jogador é a equipa.
14 Setembro, 2014 at 14:35
Desculpa mas este teu comentário tirou-me do sério
Se não tivéssemos o Adrien teríamos perdido os jogos todos.
O teu King William só é King enquanto tiver o Adrien e até o Martins a tapar 80% dos lances de ataque do adversário.
Simplesmente ridículo o valor que atribuis ao motor desta equipa. Gostava que fosse possível ver as estatísticas individuais para comparares o que correu o William e o Adrien.
Nem vou dizer mais nada para não ser desagradável, fico-me com o ridículo!
14 Setembro, 2014 at 15:51
Nem sempre quem corre mais, corre melhor.
14 Setembro, 2014 at 15:12
Parabéns Peyroteo, isto era o que eu gostaria de ter escrito mas não cheguei lá.
14 Setembro, 2014 at 10:17
Preocupação sim mas sem pânico. O Marco já explicou… falta de eficácia frente ao golo. O jogo foi o que esperava da nossa parte. Infelizmente não ganhámos. Quarta há mais na eslovénia onde espero pelo regresso dos golos. Com mais jogos, mais rapidamente se vai desfazer o bloqueio. Vamos marcar e subir os níveis de confiança.
o tal jogador que marcou ontem, foi dispensado do benfica e no ano anterior esteve para ser dispensado do belenenses… coisas da vida, começou a marcar golos…
o único aspecto interessante é ser pé esquerdo mas o rambé que está no braga b é melhor do que ele…
14 Setembro, 2014 at 10:18
Só para fazer um mea culpa.
Carrillo, 4 jogos, 4 vezes decisivo.
14 Setembro, 2014 at 10:21
Relembro que esteve para sair e ficou a pedido do treinador…
14 Setembro, 2014 at 10:31
Ya
14 Setembro, 2014 at 10:19
O texto é todo muito bem feito, concordo com 99%…Mas eu só me lembro do Peseiro… E os outros 2 não brincam em serviço…
E se há um tipo de futebol deste século que eu detesto é o tika e tika, e nós parecemos a versão roscov do mesmo, muito fore play…mas quando chega a hora …está mole… precisámos de uma dose urgente de viagra. Para mim os calções pretos seriam o Viagra suficiente… já estou farto de ver aquele euipamento sem sal…sem testorona…as senhoras que me perdoem, mas falta tesão ao nosso amor. Para mim é uma jogada de marketing falhada…que me deprime ainda mais.
E para isto não começar a descabar a sério… é bom estarmos a MARIBAR á vontade na próxima quarta feira, para recuperarmos a alma e principalmente o sistema nervoso. SL
14 Setembro, 2014 at 10:26
se os calcoes pretos é que vao comecar a marcar golos, o melhor é vestirmo-nos todos de preto e acabamos os jogos todos a dar goleadas…
enfim…
perdoai-lhes Senhor, que eles nao sabem o que dizem…
14 Setembro, 2014 at 10:38
Eu só gostava de saber quantas equipas na Europa mudaram uma peça do seu equipamento por outra côr…mas mais importante se mantiveram a essa escolha posteriormente…
….Pois, foram imensas….
Para ti pode não fazer parte da tua identidade como Sportinguista…mas para mim e para a maioria faz… é parte da memória e identidade colectiva. A maneira como qual se relaciona com os seus simbolos é puramente pessoal e passional, portanto da mesma maneira como eu respeito a tua maneira de ver (na minha opinião, que vale o que vale) esta mudança na identidade simbólica da minha equipe de paixão….acha que deves respeitar os outros que tem sentimentos e ideias contrárias a ti. Passa bem o FDS…. SL
14 Setembro, 2014 at 11:23
rspeitar?
onde é que faltei ao respeito???
nao fui eu que insinuei que se tivessemos os calcoes pretos que tinhamos mais “tusa”. será esa tusa que marcará os golos que teem faltado??
14 Setembro, 2014 at 11:31
Dread, esta merda dos calções é um tema que não tem nada a ver com bom ou mau futebol, com a bola entrar ou não.
É uma questão de identidade, de gosto, etc … podemos discutir tudo isso.
Mas … o que tem isso a ver com tusa???
14 Setembro, 2014 at 10:20
Bons dias a todos.
Esta foi a melhor análise de tudo o que li ontem por aqui.
Concordo especialmente com:
– fizemos uma boa 1ª parte
– criamos oportunidades flagrantes, suficientes para golear, especialmente a de Slimani que não pode falhar quando vai isolado (voltando a falhar mais duas bolas à queima, na 2ª parte)
– o desperdício de oportunidades é, para mim, um “tendão d’aqueles” (o maior que temos neste momento)
– existem N opoções que ainda não sairam do banco e já merecem uma oportunidade (ontem referi aqui 3 que acho que deviam ter minuos na Eslovénia – Jonathan, João Mário e Tanaka, mas se calhar, também, Tobias)
– e mais importante que tudo isto, a mudança de paradigma táctico, porque é com isso mesmo que estamos a sofrer mais: com um paradigma que parece quase um dogma.
Já ontem mencionei também (e ja o tinha sentido no jogo com o Arouca) que deviamos largar o 4-3-3 para jogarmos com 2 avançados na área, mesmo que seja com um mais recuado que o outro.
Ou Slimani com Montero, ou Slimani com Tanaka, ou Tanaka e Montero. Só com 1 avançado, que falha bolas na cara do redes, é que não dá para continuar. Nesse 4-4-2, jogava com William e Adrien no miolo, Nani e Carrillo nas alas e os 2 avançados (à escolha do freguês Silva).
Espero que os Sportinguistas não caiam na asneira de culpabilizar as nossas arbitragens. Até aqui não perdemos 1 ponto por causa delas. E já foram 6 ao ar.
O problema está cá dentro. Não sei se tem solução (a tempo de voltarmos ao topo), mas como dizes, Cherba, e muito bem, não há mais margem para errar. Ou se há, que não seja repetindo o “paradigma”
Sinceramente, se não fizermos isto, se não ganharmos os próximos 2 jogos da Liga (em Barcelos e com os lopategos) e ficando assim a 6 pontos (ou mais) de azuis e vermelhos, alguém vai ter que assumir que o Marco não é maestro para esta orquestra. Com muita pena minha, pelo Sporting e até por ele, pessoalmente.
Espero que na Eslovénia haja mexidas no desenho e nos intervenientes do 11 inicial e, já agora, se não for pedir muito, uma outra concentração na hora de “matar”.
14 Setembro, 2014 at 10:23
Pensei nisso ontem.
O marco largar de vez o ano passado.
Acho que só falta mudar os peões e o desenho. Está na altura de colocar o seu cunho (já o está a fazer no sistema de jogo).
Porra, está Mané não pode estar no banco !
Só uma provocaçãozinha, para os que suspiravam pelo slimoney. Está ai!
Pronto marcou um golo, mas tem falhado tanto como o montero
14 Setembro, 2014 at 11:09
Não concordo que Slimani tenha falhado tanto como Montero. Não concordo porque não é verdade.
O Slimani pode ter falhado 3 golos ontem. o Montero não marca desde quando?
experimenta pôr os 2 de inicio. ou o Tanaka mais um deles em 4-4-2.
Montero irritou-me solenemente com o Arouca pelo mesmo motivo que ontem me irritou Slimani.
para mim, o problema está no colocar só um avançado de área, em jogos como o de ontem ou como o do Arouca.
no galinheiro, ainda compreendo, mas em jogos em casa com equipas de fundo da tabela, não.
14 Setembro, 2014 at 13:01
Sim, acho que o marco tem de mexer no xadrez..
14 Setembro, 2014 at 13:12
Mas, de qqr modo, o Sli marcou um golo em dois jogos.
Se mantiver a média muito bem!
Mas não me esqueci que o golo marcado foi 90 por cento Carrillo, nem da escandalosa perdida contra o carnide.. nem as de ontem…
Ou com o Sli é azar bolas para o redes ou ao lado e as do montero ao poste (ou anulados) azelhice ?
Não estou a cascar no slim, so quero é imparcialidade. O montero não desaprendeu.
E o liedson esteve semanas sem marcar….
14 Setembro, 2014 at 13:08
Quero lá saber se ganhamos empatamos ou perdemos con os pastéis.
A guerra importante não é esta, é a guerra fora do campo, contra os fundos, contra o (un)fairplay financeiro, contra a promoção de super equipas e desigualdade gritante entre os clubes… pela transparência no futebol, pelas regras que afastem a suspeita de corrupção…. ESSA é a Guerra importante.
Quanto ao futebol, é óbvio que o estatuto do SCP não se compadece com empates com o Belém, mas, caralho, para ser Grande como os maiores não é num dia!!
Foda-se, ano 1. Sabem, ano 1.
Não é num ano que se reconstrói 15 anos de andar para trás de tiros nos pés, sem política desportiva, alienação património .
O porco e o carnide têm 10 anos de ilusão, de vida acima das possibilidades. Esse já não é o NOSSO CAMINHO.
Neste momento há um projecto.
Projecto a 3-4 anos
Preparar uma equipa para mandar daqui a 1-2 anos.
Obviamente, o viver acima das possibilidades, da realidade não vai durar muito.
Este é o último suspiro do bufas, que deve morrer este ano (pelo menos para o dirigismo) .
O carnide já está saqueado e vai amargurar à séria, se não vier um VERDADEIRO Perdão fiscal ou da banca . Mas, para o bem ou para o mal, com os fdp dos alemães Por cá, já não vai ser fácil justificar manhosices bancárias e o estado está falido para bancar carnide.
Wait and see my friends, wait and see.
Quero ver la para a frente quando for preciso banco, quem o tem se nós ou os rivais.
Com o JM em forma, com a entrada do Tanaka, do gauld, dum joker da B…
Ou não foi um sorte para o Leo, quando o montero descaiu, aparece o slim em força ?! É que o argelino é bom, mas não dura um campeonato inteiro…
Para o histerismo à volta do Leo, com caralho…. mas ganhámos alguma coisa com o Leo?!? até parece…
Ainda me vou dar ao trabalho de ir ao último terço do campeonato, ler posts e de certeza, muitos dos kicks aqui a pedir o leo,ja queriam a cabeça dele!
Ah mas o marco tem mais opções… então decidam-se, as contratações servem ou não ?
Para os insatisfeitos com as contratações , vá força, avancem lá com reforços de caras para o onze, sem ser empréstimos e até 3 milhões… fico à espera…. ah e não me venham com Webster’s free a ganhar balúrdios…. continuo à espera.
A solução é esta, contratar potencial para daqui a 2 anos e separar o trigo da academia.
Simples, eficaz, mas leva tempo… daqui a 5-6 anos, a manter a politjica, estaremos competitivos a preparar equipas com 2 anos de antecedência . É nessa altura todos os putos com potencial da EUROPA, Saberão quem é o SCP e querem vir para cá !
Para os insatisfeitos com o Maurício, amigos o fdp do inglês quis bazar, o argentino idem (adeus obrigado, ficamos a ganhar com o francês!!! Ainda não está no ponto? Talvez, mas garantidamente, 10 vezes melhor que o Rojo de há 2 anos. Enfim, memória curta).
Para terminar, se não ganharmos nada este ano, cagando e andando.
E se é para não ganhar nada, prefiro que seja com rendilhados, troca de bola, posse e, que se foda,ineficacia lá à frente.. é que para o SCP do último terço do ano passado não me apanham lá outra vez!
14 Setembro, 2014 at 10:27
Quero primeiro deixar os meus sentimentos à família do nosso adepto que faleceu ontem depois de uma paragem cardíaca na minha bancada (Sul B)
Foi difícil continuar a vibrar com jogo depois de assistir a sua tentativa de reanimação.
14 Setembro, 2014 at 10:49
Que cena. Só soube agora …
Tudo o resto é secundário numa altura destas …
14 Setembro, 2014 at 15:31
Por razões como essa é que ontém pensei, enquanto nos jogos em casa não mudarem o paradigma o melhor que tenho a fazer é não vir. Vamos a ver se aguento até à liga dos Campeões. Os meus sentimentos à família do adepto também. Já soube de um adepto, meu conhecido, que veio da Madeira assistir ao jogo e que também lhe aconteceu o mesmo é uma siruação extremamente desagradável. Assistir a um jogo de futebol deveria ser uma coisa MUITO AGRADÁVEL mas, infelizmente, cada vez se torna mais stressante assistir a um jogo da bola.
14 Setembro, 2014 at 10:28
Continuamos invictos!
14 Setembro, 2014 at 10:28
Como sempre disse devíamos ter ido buscar reforços para entrar na equipa e não somente pata fazer número. À excepção do nani que veio emprestado nenhum é melhor dos que já CA estavam. Estar empatado em casa com os pasteis e meter o Montero 9 minutos do fim é querer ser mandado po caralho
14 Setembro, 2014 at 10:39
Já pensaste que os teus adorados deixaram isto de tal maneira que pode não ser possível ir buscar jogadores para o imediato?
Sim, já sei que gastámos dinheiro com o Geraldes, mas diz-me lá que truta ias buscar com esses 500 mil euros…
14 Setembro, 2014 at 10:54
Basicamente é o único gajo por onde pegar … temos esgaio.
De resto, tudo são grandes apostas a médio prazo, com margem e retorno financeiro.
Temos no plantel quem possa fazer a diferença. O Marco tem a palavra.
14 Setembro, 2014 at 12:06
È complicado argumentar alguma coisa com alguém que não entende mas vamos lá tentar.
O Sporting pode gastar 25M€ com despesas de pessoal e nisso incluimos todos os jogadores com contrato profissional do Sporting ou seja entre equipa A e B cerca de 60, agora pergunto, como quer comprar titulares indiscutiveis que aceitem ganharm 25/30 mil euros por mês?
De outra forma acredita que consegue comprar alguém superior aos titulares a ganhar esse valor?
Investimento é outra coisa totalmente diferente, não pode gastar o valor das vendas a pagar ordenados principescos.
Se vender 100 M€ até pode comprar 80 ou 90M€, não pode é gastar 50M€ em ordenados percebeu? Isto não é o estado português onde paga-se a acessores de acessores de acessores e não ha problema o coitado do contribuinte paga.
Se temos receitas correntes de 35/40M€ ou 50M€ se formos a champions não podemos gastar mais que 25M€ ou 30M€ em salários porque se com 25M€ em salários temos custos de 50M€ (devido ao desvario passado), se tivessmos 50M€ em salários gastariamos 75M€ no minimo. Das duas uma ou vendiamos jogadores todos os anos por 30M€ ou 40M€, ou então faliamos.
Percebeu?
14 Setembro, 2014 at 10:32
Boa análise Cherba, mas, infelizmente nesta coisa do futebol, o que realmente interessa é se a bola entra ou não… e parece que não há maneira de entrar!
Se continuar assim nos próximos jogos, com a dificuldade que apresentam (regresso à LC, com uma equipa inexperiente nestas andanças, e FC Porco, que tem que ganhar de qualquer maneira), a coisa vai complicar à séria.
As declarações prematuras do Inácio e do Bruno não ajudam, e os “abutres” já estão a esfregar as mãos!
Algumas aparentes incoerências com as contratações e com as promessas da academia representam uma bomba relógio, prontinha para nos explodir em cima.
Receio que, sem uma pontinha de sorte, o fantasma do passado volte para assombrar Alvalade… talvez seja demasiado pessimista e receoso, mas o histórico do nosso clube não me tem ajudado a pensar de forma diferente… demasiados tiros nos pés e tendências suicidas.
Enfim, espero estar enganado… E que a maldita bola comece a entrar.
SL
Lanterna
14 Setembro, 2014 at 10:33
Ainda não consegui perceber como é que não ganhámos este jogo.
Entrámos bem, levámos um soco com um golo que mistura uma chouriçada incrível dos dois gajos do Belém – o que faz o centro e o que cabeceia – ficamos um pouco desnorteados e empatámos num brinde dos pastéis. Depois foi correr atrás do prejuízo. Nestes jogos é sempre igual: o tempo corre, o discernimento diminui é a ansiedade aumenta. E é com isso que estás equipuchas jogam. Muito anti-jogo, muitas faltas, correrias para a frente a ver se lhes sai mais um brinde… Já o sabemos.
Ontem tivemos períodos de bom futebol, bem melhor do que com o LJ, mas o que interessa são os resultados. E esses não estão a ser os melhores!
Ontem alguns companheiros da tasca referiam que tínhamos feito demasiados cruzamentos. A verdade é que a grande maioria foi desaproveitada. Slimani consegue cabecear 2 vezes: uma num canto em que a bola sai frouxa e outra num cruzamento vindo da esquerda. De resto, ou bolas rasteiras, ou demasiado altas. E esse tipo de cruzamentos não se adequa ao jogo do Slimani.
Slimani também não pode ser jogador para vir atrás fazer tabelinhas. E quem ainda não tinha reparado, ontem deve ter ficado mais do que esclarecido. Ou se joga para o Slimani ou se põe lá outro. Montero?
Tentámos demasiadas vezes furar o autocarro pelo meio. Com uma floresta de pernas é quase impossível ser bem sucedido.
Bolas paradas sem perigo nenhum. E foram muitas, apesar de o Cosme mais para o fim ter conseguido evitar mais algumas, e bem perigosas.
Faz-nos falta rematar de longe, mas com qualidade. Há que treinar mais e dar mais liberdade aos jogadores para usarem esse recurso nos jogos. Ontem, tirando o primeiro remate do William, poucos mais foram e nenhum de jeito.
Maurício está a precisar de terapia de banco. Temos um internacional sub-21 português a postos.
E pronto, acho que é isto…
P.S: eu não sei o que é que o Jefferson disse e não ponho em causa a expulsão, mas é inaceitável que um árbitro empurre um jogador. O contrário dá suspensão. Isto vai ficar assim?
14 Setembro, 2014 at 11:35
Ya … Maurício parece-me que perdeu muito espaço este ano. Vamos ver Rabia, mas para já Oliveira pode ter a sua oportunidade. Tobias só para ano. Não pela qualidade, mas pelos 2 que falei. Ou seja, Tobias ganhará rodagem este ano.
14 Setembro, 2014 at 10:33
Muito bom post e que concordo a 100%.
Não tenho muito mais a dizer por isso vou transcrever o que disse no post anterior acabado de chegar de Alvalade:
“Cheguei agora de alvalade e como qualquer um de nós estou mais que fodido. Estive a ler os comentários anteriores e vamos lá ter um pouco de calma pessoal. Treinador não presta, jogadores não servem, pessoal que já não quer ir a alvade, foi escrito um pouco de tudo. Está tudo muito a quente. Em relação ao jogo podiamos ter ganho a brincar como efectivamente também poderiamos perder. A 1a parte não foi má, já a 2a foi fraca. Tal como nos jogos anteriores temos facilidade em chegar à frente mas o ultimo passe tem sido algo de horrivel, então hoje foi mau demais. Nitidamente está a faltar alguém que pense o jogo ou então já temos esse jogador mas dava jeito que jogasse. Mas quem treina toda a semana com eles não sou eu e o Marco deve ter as suas razões para não fazer nenhuma modificação do 11 base.
Estou contente? Não
Estou precupado? Confesso que começo a ficar
Vamos baixar os braços? Nunca
Vamos acreditar que as coisas vão melhorar e que precisam do nosso apoio neste ciclo complicado que se inicia”
14 Setembro, 2014 at 10:35
Já agora (eu tinha dito a mim mesmo que não iria dizer mais nada hoje…), para mim o Slimani é “um empurrador” de bolas, não é bem um jogador… ao contrário do Montero…!!
Umas vezes “empurra-as” na direcção certa e outras não…!!
Eu gostava muito de ver o Montero no lugar do André Martins…eu também “gosto” do moço…
Mas “fazer” uma equipa…não vai bem por simpatias pessoais e eu…”não sou ” o Paulo Bento…
SL
14 Setembro, 2014 at 11:36
Principalmente em casa, Max. Montero a 10 (ok, não defende … mas será preciso em casa?).
Claro que os extremos terão de recuar, defender, ajudar. E ontem no golo deles, Carrilo demorou uma enternidade a descer …
14 Setembro, 2014 at 12:57
Concordo Max!
14 Setembro, 2014 at 10:37
Excelente texto! Depois da maioria dos comentários ao jogo, ontem à noite,, sabe bem ler um comentário realista.
Eu vi um Sporting a jogar muito bem na primeira parte, melhor do que em qualquer jogo da época passada, a criar oportunidades para ganhar o jogo de goleada.
A defesa preocupa-me, principalmente, a dupla de centrais. O Maurício Bom ficou na época passada e, mais jogo menos jogo, irá para o banco. No entanto, a maior desilusão foi Sarr, fez porcaria em quase todos os lances em que teve de intervir. Fartou-se de ficar a meio caminho, entre a posição ao lado de Maurício e a posição do jogador que pretendia dobrar. Aconteceu no primeiro remate do Belenenses (Sturgeon) e no golo, apenas para falar nos mais prementes. Fiquei espantado, dado ter sido praticamente o oposto do que mostrou na Luz.
Acredito que, quando o Sporting estabilizar a defesa, volte a ganhar jogos.
14 Setembro, 2014 at 10:44
Ontem falei a quente, mas ainda penso assim.
brunovl
13 Setembro, 2014 at 22:25
Fiquei fodido mas falar a quente tambem e uma merda. No entanto ha merdas que nao gostei
1-A. Martins a titular. Nao da. Ja chega. Nao faz nada ofensivamente
2-Levar o jogo inteiro a mandar baloes para a area
3-Capel. Nao da.
4-Slimani teve oportunidades que chegue para matar o jogo. Ai se fosse o Montero o que nao se diria.
14 Setembro, 2014 at 10:47
Eu acho que jogamos melhor do que ontem todos falavam.
14 Setembro, 2014 at 11:39
Mas há alguma dúvida, Bruno?
Agora, de que serve jogar melhor se a bola não entra? Se os cruzamentos são mal medidos? Se os PL não faturam?
Mas temos a base e isso deixa-me mais motivado que preocupado.
14 Setembro, 2014 at 14:48
Eu jogava com o Slim no banco, neste momento. Gosto do futebol vistoso que comecamos a jogar, e isso pede os pes do Montero e nao um Ariete Argelino.
Alias em casa jogava com Wil Adrien, Carrillo Nani Montero e Tanaka.
14 Setembro, 2014 at 10:52
sem dramas, falhámos golos mas só os voltaremos a marcar se jogarmos de novo… vamos entrar numa sequência de 6 jogos, ontem foi apenas o primeiro. Os golos vão entrar.
14 Setembro, 2014 at 10:59
mais triste que 3 empates ou outra merda qualquer…
COMUNICADO
O Sporting Clube de Portugal vem lamentar profundamente a perda de um elemento da família Sportinguista. Ilídio Manuel Nunes Esteves, Sócio número 34.133-0, de 43 anos de idade, faleceu no Estádio José Alvalade, durante o jogo entre o Sporting e o Belenenses.
O nosso Associado entrou em paragem cardio-?respiratória, na bancada, e após várias tentativas de reanimação, foi levado para o hospital, onde acabou por falecer.
Neste momento doloroso, o Sporting Clube de Portugal endereça os mais sentidos pêsames à família do Sócio Ilídio Esteves.
14 Setembro, 2014 at 11:03
Bom dia,
Concordo com o post a 100% só quero dizer que ontem estava á espera que entrasse o Slavchev. Acho que era jogo para ele…
SL
14 Setembro, 2014 at 11:04
Fico-me com isto: “Preocupa-me não termos conseguido vencer. Todos os jogadores deram tudo. Há momentos em que a bola não entra”.
14 Setembro, 2014 at 11:06
É oficial, os adeptos de futebol em Portugal são uma merda, os nossos incluídos. Nestes jogos, como quando o Arouca, estás empatado e a carregar para ganhar e o que fazem os marreco? Vão embora 5 min antes do jogo acabar. Às centenas!!!! E um cabrao qualquer, no estádio, ainda tem o desplante de me dizer que já tem saudades do fdp do Jesualdo?!?!??
Tou mais desiludido com os adeptos do que com a equipa.
E o nani finalmente abriu o livro.
14 Setembro, 2014 at 11:40
O que eu adoraria outro golo nos descontos só para mandar uns qts para o caralho …
14 Setembro, 2014 at 11:47
Saudades do Jesualdo? LOL Eu teria saudades de um treinador campeão, agora de um que ficou em 7º lugar e com idade para a reforma, não ’tá com nada. As pessoas não sabem o que dizem, ou então esse anda a ler o camarote ou coisas do género. Não se deve dar importância a gente estúpida.
Contextualizando, o Leonardo Jardim perdeu mais um jogo em França esta jornada. O Sporting se quer fazer mais esta época tem de evoluir, porque o que vem da época passada não dá mais do que isto e já toda a gente sabe como manietar. Um plantel tem vinte e tal jogadores por alguma razão.
Quem assobiar o Nani ou o Carrillo merece um murro nas ventas NA HORA, porque está a fazer MAL ao Sporting. São os jogadores que vão para cima dos adversários, não metem a bola para trás quando têm alguém pela frente. Para lateralizar e atrasar temos lá muitos.
O Sporting entra no jogo muito relaxado, com pouca intensidade e depois se sofre um golo, que foi o caso, aquilo abana tudo. É preciso começar as partidas com mais convicção para meter os adversários em sentido, caso contrário eles depois ganham confiança e maior será o anti-jogo.
Gostei das trocas de bola no meio-campo do Belenenses para tentar trocar as voltas aos adversários, mas o último passe falhava muito. É preciso mais verticalidade para a área, mas porra dava jeito ter um ponta-de-lança com inteligência táctica, que saiba acompanhar os movimentos dos colegas para estes terem onde meter a bola. E muitas vezes não há linhas de passe para a área porque o Slimani é muito estático. Contra equipas que estão remetidas na sua área, temos de ter avançados e pontas-de-lança muito móveis para fugir às marcações, senão a bola é interceptada por uma das 10 ou 12 pernas dos adversários enfiados na sua área.
14 Setembro, 2014 at 11:06
ja o estoril do mesmo treinador marcava poucos golos, era contra equipas que nao respeitavam o estoril, ou seja, que nao jogavam com 11 jogadores atras da bola. e muitos dos golos que o estoril marcava era em contra-ataque. é pena tbm parecer que este ano se treinou menos a parte física que na pré época passada (o que foi o que acabou com o sá pinto enquanto treinador) e tbm se ter perdido todo o trabalho de bolas paradas, sendo que o ano passado fomos intrasponíveis no jogo aéreo e marcamos bastantes golos de bola parada
14 Setembro, 2014 at 11:07
Repito.
Ontem jogamos bem, mais do que o suficiente para ganhar.
O que me esta a deixar em brasa é continuar a ver um jogador a passar entre a chuva quando outros levam com a molha.
Até Adrien e William são alvos de nuvens negras.
Parece incrivel estar a ler criticas a William ( que jogou bem mais do que 10 minutos) porque remata com toda uma defesa pela frente para as núvens e praticamente não ler nada sobre o desperdicio de Slimani.
O post toca lá mas ao de leve.
Slimani tem dois lances que deviam ter decidido tudo e ao contrário de quem tem toda uma defesa pela frente, esta sozinho e com tempo para escolher.
Se Capel é criticado por não levantar a cabeça porque é que o Slimani não o é?
Nas duas jogadas tem opções ao lado, daquelas que é só encostar para golo e decide rematar sem perceber que tem melhores opções.
Heldon foi crucificado por tomar a mesma opção contra a Académica, Slimani passa entre os pingos.
Esta injustiça é que não a percebo.
14 Setembro, 2014 at 11:09
No fundo, a nossa qualidade de posse permite-nos andar a fazer cócegas à frente da área contrária que, contra uma equipa bem organizada lá trás, apenas disfere uns arranhões.
Falta poder de fogo, gente na área. Não é preciso lá ir muitas vezes, basta ir as suficientes. Os nossos rivais sabem isso bem e fazem-no perfeitamente.
Outra coisa: em 2 jogos o Slimani teve 8 oportunidades, aproveitou uma. Além do mais, se a ideia é entrar em tabelas pela área, prefiro o Montero.
Ah! André Martins. És bom jogador, gosto de ti mas a 10 espero que tenha sido o último jogo.
14 Setembro, 2014 at 11:42
Há um lance do adrien, no limite da área … pode chutar… e faz um passe para dentro da mesma … sem sequência.
Rematar à baliza, foda-se!
14 Setembro, 2014 at 11:15
Acho que é altura de começar a fazer algumas alterações:
GR- Manter RP
DD – Continuar a aposta em Esgaio. Tem dado conta do recado logo não faz sentido sair da equipa.
DC – Está na altura do Maurício ir para o banco. Apostava em Paulo Oliveira.
DC – Mantinha Sarr com Rabia à espreita quando regressar
DE – Mantinha o Jefferson mas tendo em conta que no proximo jogo do campeonato fica de fora jogaria o Johnatan. Se jogasse bem ganhava o lugar. O brasileiro está a precisar de bznco.
Mdef – Mantinha William
N.° 8 – Tirava o Adrien e colocava o André Martins. O Adrien tem gozado de um estatuto que não merece. Complica imenso as jogadas. Em certos aspetos faz lembrar o Tinga. O Adrien quando tem de tomar decisões difíceis raramente acerta. Dá o litro mas isso é curto. O André é mais inteligente, a bola sai mais jogável. Basta verem os três últimos jogos que o Adrien fez atentamente que vão entender o que estou a dizer.
Extr Dto.- Mantinha o Carrillo
Extr Esq. – Mantinha o Nani
Med. Ofens. -Colocava o Mané. Penso que é a posição onde rende mais. Oferece mais em termos de pressão defensiva que o Montero e tem mais dinamica e golo que o colombiano.
AVA- Apostava em Tanaka. Fez uma bela pré época. Em termos de pézinhos não perde muito para Montero mas come-lhe as papas na cabeça em termos de killer instinct. Silimani só serve para entrar a meio do jogo para se ganhar referência na área. É um pino e destroi a dinamica da equipa.
Cheira me que o Marco Silva anda com a cueca borrada desde que chegou ao clube. Respeita demasiado os estatutos quando eleje o 11, não pode ser.
14 Setembro, 2014 at 11:15
É um dia muito mais triste :
http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=500525
É que nem se admite que se continue a falar da merda do jogo! Afinal, é só a merda de um jogo de futebol.
Os merda que já destilam ódios e frustrações que reflictam um bocado!!!!
14 Setembro, 2014 at 11:19
pois é, companheiro. e a tristeza não fica por aí.
por mim, hoje, não comento mais futebol.
(2 textos retirados da “Cortina verde”)
«PSP volta a carregar sobre adeptos»
Por Daniel Figueiredo.
Boa noite. Sporting x Belém, 18 minutos de jogo, tomba um adepto do Sporting, no piso 2 da bancada super bock , entrando em paragem cardíaca. Posso afirmar que só após uns 15/20 minutos chegou um responsável de segurança do estádio e de seguida os bombeiros para socorrer o adepto. Mais uma vez de salientar o bom trabalho dos bombeiros ,que na minha opinião, simplesmente não lhes são dadas as condições para intervir mais rápido mas também por haver incompetência na estrutura de segurança do estádio de Alvalade. Com tudo isto já só faltava chegarem os mesmos de sempre, sim a polícia.
Após 5/6 minutos da chegada dos bombeiros, chegam os de azul carregando em adeptos que ali se encontravam (no seu lugar) e até tinham pedido ajuda para o outro adepto que tinha tombado. Não me prolongo mais. Deixo 2 fotos da perna e do pescoço do pequeno António, após a atuação da polícia de segurança pública. O adepto levado pelos bombeiros não resistiu e acabou por falecer no hospital. Um resto de boa noite.
Por Daniel Figueiredo.
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
“Uma vergonha o que se passou hoje no Estádio de Alvalade… e não, não estou a falar do jogo per si, porque, sinceramente, essa é a menor das minhas frustrações.”
“Hoje, no topo sul, na zona da bancada B14, por volta dos 10 minutos de jogo houve um adepto do Sporting Clube de Portugal que se sentiu mal. As pessoas próximas prontamente procuraram socorre-lo, dentro dos seus conhecimentos, com massagens cardíacas. Procuraram, também, buscar socorro, mas qual é o espanto dos adeptos presentes quando, ao se procurar um Stuart (aqueles senhores que nos revistam às portas do estádio e que supostamente devem estar perto de TODAS as saídas ao pé das bancadas) para o mesmo comunicar a alguém da cruz vermelha ou do inem para se dirigir ao homem, nao havia NENHUM perto da nossa zona. O Stuart que estava perto do banco de suplentes (vejam bem a distancia) é que se apercebeu e avisou quem devia. Passados vá, sendo simpática, 10 minutos (!!!!) é que chegaram os socorristas.”
“Começo ja aqui por me questionar, mas será que num Estádio, os planos de socorro e contingência estão tão mal feitos que demora tanto tempo a socorrer alguém?? Infelizmente, não são só os jogadores que se aleijam num jogo de futebol e, quando há situações destas, onde estão as pessoas competentes?
Se já tinha orgulho em ser adepta do Sporting, hoje mais orgulho tenho, porque vi ali, naquele grupo de pessoas tal apoio e união para procurar salvar alguém que nunca tinha visto em lado nenhum. Infelizmente, não tenho o mesmo orgulho na organização do Estádio de Alvalade.”
“Quando as coisas estão a acalmar, com os socorristas ja a tentar ajudar o pobre do homem e os adeptos a darem espaço (inclusive 3! filas de lugares vazias para passarem com a maca), eís que entra a PSP, que nem salvadores da Pátria, de cacetete em punho e ai começa a confusão. Mal entram pela bancada empurram logo um jovem que estava meio afastado (o rapaz até era de cor, mas espero, sinceramente, que tal seja uma infeliz coincidência). E, as coisas entornam completamente quando um policia empurra uma criança por volta dos 10 anos, que estava junto aos pais e essa criança cai para a fila de baixo (sorte a dele que as pessoas o amparam).”
“Agora pergunto-me: o que os policias estavam ali a fazer: a servir as pessoas ou a bater nas pessoas? Pergunto-me onde estava a coragem dos policias quando, em plena Assembleia da Republica (casa da Democracia) viram, impávidos e serenos à invasão da escadaria? onde estão os policias quando alguém os chama para socorrer, por exemplo dum assalto? Que imagem é que aquela criança fica da policia, aqueles que supostamente nos devem proteger, após o sucedido.”
“Duma coisa eu tenho a certeza: tal como aqueles elementos da PSP hoje partiram do pressuposto de que todos os adeptos que ali estavam eram uns vândalos (as pessoas nao sao inocentes até prova em contrário?), principalmente aquela criança, eu vou partir do pressuposto que a policia é incompetente, pelo menos por o exemplo hoje dado.”
“Não sou de publicar grandes textos no facebook, mas há exceções. Estou estupefacta com a incompetência dos serviços contratados pelo Sporting, dos próprios serviços do Sporting, da lentidão dos socorristas e da ação dos elementos da PSP.
No meio disto tudo, ja li que o senhor faleceu, não sei se é verdade, mas se for o mal foi dele e da família dele, os meus pêsames
Agora deixo uma proposta aos professores (principalmente) que tenho como amigos no facebook: eu, tal como muitas outras pessoas ali, senti-me impotente ao ver uma pessoa sentir-se mal e não saber o que fazer. Proponham, nas escolas, haver workshops ou até mesmo aulas (porque não ocupar aquelas aulas de formação cívica e estudo acompanhado com tal) de primeiros socorros. O conhecimento nunca é demais, principalmente sobre a saúde.”
Saudações leoninas
Testemunho de Ana Carolina Fernandes
14 Setembro, 2014 at 12:55
Que arrepio. Nem sei o que dizer. Pobre homem.
14 Setembro, 2014 at 11:52
É verdade…”num momento tudo se acaba…”…
Era bem melhor que “vivêssemos dando valor”…ao que realmente vale a pena…
E há tanta coisa que não vale a pena…:
– Não vale a pena entrar pelo campo das ofensas…
– Não vale a pena…pensar que por “morrer um andorinha…se a acaba a Primavera…”…
– Não vale a pena “ver o futebol…”…como se não houvesse mais na vida…
E afinal há tanta coisa que vale a pena…:
– Vale a pena “ser apaixonado”…mas racional…
– Vale a pena ( oh se vale…) ter amigos e fazer tudo para os manter…
E sobretudo vale a pena “lembrarmo-nos ” de que a nossa vida “é finita”…
Ahhh e é claro…vale a Pena Ser Sportinguista…!!
Abr e SL