Já ando para escrever isto há muitos e muitos dias. Mais ou menos desde o jogo com o Arouca que foi quando começaram a falar do Marco ter de largar o sistema do Jardim. Só que, lendo alguns comentários perco logo a paciência e saio daqui mais rápido do que entrei.
1º. Não é verdade que o MS jogue no sistema de jogo de LJ. E até é fácil de perceber. Basta para isso atender às dificuldades que a equipa mostra no jogo entrelinhas do processo defensivo. Em que, os centrais (nomeadamente o Maurício) mostram muitas dificuldades em sair da linha defensiva e atacar o portador da bola que passa o duplo-pivot – DUPLO-PIVOT – Adrien e William. Ou seja, já não jogamos em 4-3-3, jogamos sim em 4-2-3-1. Jogamos sem trinco, sem um “6” puro. O William joga no duplo-pivot como pivot de características mais defensivas. Esta é a primeira diferença. E aqui é o primeiro problema da diferença de jogo do William. Jogar com alguém ao lado. E o primeiro problema do jogo do Maurício. Ter de sair para bloquear a linha de passe. Já não pode ser só o central que “bola-vem-bola-vai”
2º O modelo (a ideia) de jogo de Marco Silva é infinitamente mais variado que o de Jardim. E começo no William. Se repararem muitas vezes William aparece em zonas de finalização. Não me lembro de nenhum remate (tirando as bolas paradas) feito por ele na última época. Muitas vezes até, Martins e Adrien estão atrás dele no processo ofensivo.
Os nossos extremos já não colam sempre à linha. Têm tendência a jogar mais pelo meio. Criando espaço para as subidas dos laterais que não em overlaping.
Temos um fio de jogo muito mais fluído, dinâmico e criativo. Deixando literalmente o nosso adversário sem saber por onde vamos atacar no próximo round. Jogamos pelas alas, jogamos pelo centro, jogamos direto ou em triangulações, tiramos o PL de entre os centrais ou o PL estica tudo. Deixo uma pergunta, em quantos lances esta época conseguimos já deixar algum dos nossos jogadores isolados na cara do redes? E isto contra equipas pequenas e que jogam fechadas e nos últimos 30 metros. (lembro Carrillo agora, Slimani, Esgaio, Montero etc. etc.)
Metemos sempre entre 3 a 4 jogadores dentro da área para finalizar (menos em contra-ataques rápidos. Slimani, o extremo do lado oposto ao da bola e um ou dois médios (que muitas vezes é o William).
Slimani (que evolução rapaz – até me benzo só de pensar que defendi que devias ser tu a sair porque não pensei que fosses ser titular) já não é o PL só de área. Como no ano passado. À espera de cruzamentos. Está muito mais evoluído. A começar pelo capítulo técnico. Melhor no passe e na receção, e melhor por isso no envolvimento com os companheiros. Tira várias vezes os centrais da sua zona de conforto obrigando a que sejam os laterais a fechar por dentro e abrindo autênticas avenidas para extremos e laterais.
Laterais – muito menos preponderantes a defender. Jogam 15 metros mais à frente. Muito mais ofensivos.
3º – O pressing. O Sporting joga muito mais subido, recuperando a bola muitas vezes em meio campo adversário. Queimando 2/3 linhas de passe mais próximas do portador da bola. E caindo sempre com 1 ou 2 jogadores em cima do portador. No ano passado recuávamos a linha e deixávamos o PL e o Martins junto aos centrais. Este será o único ponto em comum com Jardim. O processo defensivo de Martins. E é fácil perceber porque joga o Martins. Ontem, se bem repararam, já com João Mário em Campo isso na acontecia. O JM fechava no primeiro médio de construção que recuava para receber, e vemos o Slimani a andar de central para central até que para e manda JM subir. Isto é algo que penso que vai mudar pois, parece-me que será JM a pegar na equipa agora.
Muitas muitas diferenças. E podia continuar. Por isso, não concordo nada quando dizem que o Marco tem de se assumir e cortar de vez com o sistema e modelo de LJ. Isto porque o sistema já não é o mesmo e o modelo é completamente diferente. Ontem, vi o João Nunes (jornalista da Antena 3 da Antena 1 e da RTP – e creio que ainda comenta os jogos da liga inglesa na Sporttv) dizer que ainda não tinha visto o Sporting jogar mal nenhum jogo. Eu também não. É a par de Jozic o melhor futebol que vi. E só não está ao nível de Robson porque não temos nenhum Stan Valkx na defesa. E sim, para mim a equipa de Jozic jogava melhor que a do Peseiro. As falhas e os golos que temos sofrido são de erros individuais e não coletivos. Ou seja, de limitações e não de processos. E o problema é que muitas vezes tem o mesmo protagonista. Maurício parado em vez de atacar a bola no golo da académica, Jefferson a andar atrás do salvio ao invés de se colocar entre a bola e a linha de baliza, já alguém descobriu o Maurício no golo com o belenenses?, e agora esta falha dupla, Sarr alivia a bola para a frente se faz favor, não queiras atrasar para o RP e Maurício, aí a bola tira-se em vólei e não em chutão…
Eu vi e revi todos os jogos do Sporting, para ver sem emoção e não analisar as coisas a frio. Para ver as movimentações da equipa. E eu, como adepto de central que assumo que sou, gosto de ver o jogo sentado sem cantar e mais concentrado, dou por mim muitas vezes à beira da cadeira porque de facto o futebol está a ser bem praticado. Espero mesmo que o presidente mantenha o treinador e seja imune às imbecilidades que são ditas como o Cherba referia e bem no texto do “não chegas ao natal”. Marco Silva é o melhor treinador que poderíamos ter. Já dizia Guardiola “jogando bem, podemos muitas vezes não ter o resultado desejado, mas estamos sempre mais perto de vencer consistentemente uma e outra e outra vez” e já dizia também Pekerman “dá muito mais trabalho ensaiar uma orquestra que uma banda nova de pop, é que uma orquestra ensaia-se para se manter no topo durante décadas e há algumas com séculos, uma banda pop cria-se para 3 ou 4 êxitos…”
Marco Silva tem um projecto à sua frente. Saibamos entendê-lo!
Texto escrito por Tiago Pinto
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected] (este texto é publicado hoje para que não perca actualidade)
20 Setembro, 2014 at 14:52
Obrigado Tiago
Finalmente alguém que percebe de futebol
Todos juntos SL
20 Setembro, 2014 at 14:52
Cherba, uma coisa que reparei agora e que me parece útil acrescentar aqui à tasca… Não há a possibilidade de meter um botão qualquer para “reblogar” um texto diretamente no facebook?
É que este texto vai direto para o meu facebook, e assim ficava mais fácil 🙂
SL
Tiago Godinho
20 Setembro, 2014 at 17:01
se copiares o link e colocares no face, fica feita a ligação 🙂
20 Setembro, 2014 at 20:34
Eu prefiro que leiam diretamente o texto no fb 🙂
20 Setembro, 2014 at 14:59
Não posso deixar de concordar com quase tudo o que foi dito no texto…
Terminas da melhor maneira: “Marco Silva tem um projecto à sua frente. Saibamos entendê-lo!”
Acho que o problema é mesmo esse, entender! Estamos tão habituados a guerras e convulsões no Sporting que já não sabemos ter paz…
O Sporting de Jozic jogou muito bom futebol, mas não foi além de um quarto lugar numa época em que fomos roubados pelos bois de preto de tal forma que esta foi a célebre época do luto pela verdade desportiva, lembram-se?
20 Setembro, 2014 at 18:05
E no ano seguinte fomos campeões, não foi? Esse ano do Jozic jogámos muito, fomos muiiiiiito robados, foi no ano da azia… tudo branqueado, como agora.
Acho que a direção devia dar atenção a isto, deveria informar os Sportinguistas o que a cs anda a fazer. Muito importante estas questão pois muita gente “emprenha pelos ouvidos”…
20 Setembro, 2014 at 15:05
É isso mesmo o que nos faz falta…:
Paciência para “colher” no tempo propicio…!!
Eu compreendo que haja muitos que querem é vitórias (aliás, todos nós queremos vitórias…)…
Mas temos que “ver” as coisas com alguma racionalidade…
Eu também tenho visto a equipa, partricar “um futebol bonito”…aliás, se os nossos jogadores (especialmente os avançados…) conseguissem materializar em golos um ínfima parte dos remates, estaríamos cim toda a certeza no topo da tabela…se bem que houvesse sempre quem dissesse…
Que o treinador isto…o presidente aquilo, etc, etc…
Comecem lá o diabo das bolas a entrar…e vai haver alguma mudança da parte de alguns (nem digo de todos, porque há quem tenha nascido para ser do contra e para esses…nunca nada estará bem…)
Eu vejo diferenças na equipa, para melhor …na dinâmica de jogo…
Joga um futebol bonito em muito do tempo de jogo…
Vamos lá dar alguma margem (por mim tem toda…) ao MS e não tardarão as alegrias nas hostes leoninas…
É verdade que temos um ou outro jogador com algumas limitações, mas quem não pode comer salmão fumado, ou caviar..sempre se terá de contentar…com uns carapaus secos e uma ovitas de pescada…
SL
20 Setembro, 2014 at 15:08
Bem dito.
Mas eu, tendo em conta o novo processo ofensivo, acho fundamental que jogue o J. Mario ou Montero no lugar do A. Martins. Por tudo o que podem dar que A. Martins nao da.
Alias em jogos em casa gostava de jogar com
William Adrien
Nani Montero Tanaka e Carrillo
Uma frente de ataque movel com dois avancados.
20 Setembro, 2014 at 15:09
Infelizmente acho que alguns factos contrariam a análise (pareceu-me demasiado voluntariosa).
– Porque é que marcamos poucos golos?
– Porque é que o André Martins toca tão pouco na bola?
– Porque é que sofremos tantos golos parvos?
Gostaria de saber a opinião do Tiago sobre o que é que pode/deve ser feito para “resolver” estes problemas do futebol do Sporting.
21 Setembro, 2014 at 14:00
Não leste o texto com atenção. Dos golos já disse que são erros individuais e não colectivos.
Do AM mencionou que JM deve tirar-lhe o lugar (e não apenas porque participa mais no jogo).
O marcar poucos golos é que é ridículo, no meio de tanta produção ofensiva. Carrillo até tem disfarçado, com 2 golos, mas os avançados têm de começar a ser mais decisivos. É a parte mais simples de treinar, a finalização. O mais difícil, criar contextos e oportunidades claras para tal, já está razoavelmente bem feito.
21 Setembro, 2014 at 16:23
Wiliam,
Respondo claro.
o FC já disse quase tudo mas eu dou-lhe mais uns tópicos interessantes.
a questão da finalização é clara e é algo que temos de melhorar. mas, é curioso observar que até temos boa eficácia em remates à baliza. rematamos muito e quase sempre enquadrado com a baliza. por exemplo, em 24 remates, 14 foram à baliza. 1 deu golo 1 à barra e 12 foram defendidas. agora, há defesas muito facilitadas. como a do Mané que manda a bola à figura.
o Martins toca pouco na bola porque é o estilo de jogo dele. prefere controlar o adversário mantendo-se encostado a ele, o que depois prejudica porque, no corpo a corpo, perde claramente. exemplo, contra o Maribor, JM fez 41 passes (ou seja, esteve com a bola 41 vezes) 38 foram certos. AM fez 12 passes e só 10 certos. ou seja, é possível naquela posição ter mais bola. depende do jogador.
sobre os golos sofridos, é como digo no texto. são erros individuais 4/4.
SL
20 Setembro, 2014 at 15:13
5 estrelas.
Nadinha a acrescentar.
Resta agora, aos que não sabem ver (para além das tabelas de resultados e classificações), que pelo menos consigam ler.
Haja muitos Tiagos Pintos, porque de adeptos destes (com olhos na cara e sentido de justiça para lá da rama) é que se fazem grandes Clubes!
20 Setembro, 2014 at 15:20
Bem, eu lembro-me de ver o William marcar golos na época passada e até, mais para o final, agarrar na bola conduzindo-a até perto da áera adversária. Esta época não me recordo de nada parecido, mas talvez me possas recordar um momento de algum jogo em que o tenha feito, porque admito não ter visto tudo.
O que eu tenho notado bastante diferente é a concentração…
O Sporting do Jardim era uma equipa concentrada 90min+descontos e foram poucos os momentos (repito, momentos) da época em que isso se perdeu. Já o do Marco, deixa um bocado a desejar nesse aspecto, que me parece sobretudo, mental.
No resto, atitude ofensiva, pressing, parece-me que estamos mais incisivos, acabando por redundar numa clara perda em termos defensivos.
Mas, hei… não se pode ter tudo.
Por isso o meu conselho ao Marco seria mais para equilibrar processos, só que aqui há um senão;
Vemo-nos gregos para marcar um golito, ora foda-se!
21 Setembro, 2014 at 16:25
o William, sem ser em bolas paradas tem um golo marcado contra o paços, precisamente nesse lance em que sai de trás e tabela com o Slimani. mas isso foi um lance ocasional. este ano faz isso claramente por estratégia. é recorrente isso acontecer!
SL
20 Setembro, 2014 at 15:24
Posta mirandesa, quase…
tens razão nos pontos que apresentas, agora falta saber se tens jogadores para o tipo de jogo que se pretende implementar.
esse para mim é o grande problema, as rotinas vão aparecer, os golos também, no entanto continuamos com alguns jogadores que se “escondem” neste tipo de jogo, ou mais grave, não tem as características para o mesmo.
daí acusar de falta de colhões (desculpem o vernáculo), pois do que vi da pré-época temos alguns elementos que podem colmatar a “falta dessas caracteristicas”
de resto força Sporting
20 Setembro, 2014 at 15:31
Cherba, acho que este post é um comentário que virou post, pois tenho a sensação que já tinha lido este texto anteriormente. O que não invalida a sua qualidade…
PS E hoje não é 4.a feira 😛 o que contraria a frase em rodapé no post.
20 Setembro, 2014 at 15:34
Esquece o PS não reparei no parêntesis 🙂 sorry
20 Setembro, 2014 at 15:38
off: Joao Sousa extraordinario! quem puder veja está a dar na sport tv 3: JOAO SOUSA-MONFILLS, duelo de gigantes. está 4-4 agora com Sousa a servir. o poder atletico de Monfils contra a grande garra e força mental de SOUSA.meias finais do atp250 de metz.
20 Setembro, 2014 at 15:46
que guerreiro, porra! nunca vi, o Sousa está a dar cabo do Monfils, o melhor atleta do circuito. Monfils não consegue respirar e entre cada ponto baixa-se e apoia-se na raqueta. o portugues tem uma garra do caralho. houve no oitvao jogo, duas situações que atestam bem a concentração e força mental do vimaranense: dois serviços do frances que teve que ser o sousa a pedir o olho do falcão, e ganhou nas duas situações,ambas no limite da linha, foram fora e Sousa conseguiubreakar. vamos ver agora, está 5 a 4 para o SOusa.
20 Setembro, 2014 at 17:33
Estou na praia. Isso está mesmo a acontecer? Genial.
20 Setembro, 2014 at 15:38
Não deixas de ter razão em muitos aspetos que tocas, agora isto não é só implementar um modelo de jogo todo bonito e ofensivo só porque sim. É preciso ver a matéria prima de que dispomos. Gostaria de te perguntar: Achas que temos centrais de qualidade, rápidos, bons técnicamente e fortes a sair com a bola que dêm segurança para jogar num modelo assim? Quanto a mim, um dos grandes problemas do nosso SCP é não termos uma dupla de centrais que dê a curto prazo toda essa segurança que necessitamos. Podemos vir a ter uma bela dupla, quem sabe com PO e Rabia (ou mesmo Sarr), mas a curto prazo não vamos ter. Estas coisas demoram tempo, é para isso que quem não tem tempo contrata um central experiente que entre de estaca na equipa. Nós, apesar das limitações já conhecidas do Mauricio não o fizemos. Perdemos Rojo e Dier, mas até ao fecho do mercado ainda tinhamos tempo para “corrigir” a situação e nada foi feito. Não culpo MS, culpo a direção obviamente.
Talvez esta seja a explicação para a pergunta do William Douglas mais acima, quando ele pergunta “Porque sofremos tantos golos”. Aos problemas da dupla de centrais eu acrescentaria ainda um William Carvalho a jogar a 30% das suas capacidades e ainda a um Adrien que começou muito bem mas que nos últimos jogos esteve bastante apagado. Se o que está à frente não está a funcionar bem, o que está atrás também não pode funcionar.
21 Setembro, 2014 at 16:27
a questão de termos matéria prima para o estilo de jogo é pertinente. mas, tenho ideia que há valor no plantel. pode é não estar a jogar por problemas físicos ou por (como disse o Cherba à dias) questões de hierarquia.
o Sarr é quase essencial. é muito importante um esquerdino na central esquerda, por uma questão de posse de bola.
20 Setembro, 2014 at 16:05
off: QUEM GOSTA DE TÉNIS A SÉRIO, SINTONIZE-SE NA SPORT TV 3…ou entao http://www.estadiofutebol.com/gratis/sporttv3. enorme sousa!!
20 Setembro, 2014 at 16:08
Sousa ganha o 1º set a Monfils, 7-6! Que grande agressividade, jogo de ataque constante, raríssimos primeiros serviços falhados, combatividade ao nível dum Jimmy Connors, está um enorme jogador, o nosso Sousa! começou o segundo set….
20 Setembro, 2014 at 16:12
cheira-me que Monfils vai desistir. está todo roto…break no primeiro jogo do segundo set. 1-0 para Sousa.
20 Setembro, 2014 at 16:14
Estou a ver os putos contra o Maribor e até os 2 juniores saem a jogar melhor que os 2 da equipa principal…
20 Setembro, 2014 at 16:29
está a ser um passeio no parque para o João Sousa: 5-2 no segundo set. não está a dar hipóteses ao esgotadíssimo Monfils. a um jogo de estar pela 3ª vez na sua carreira numa final dumcircuito ATP. vai servir para tentar ganhar
20 Setembro, 2014 at 20:37
Grande jogo do J. Sousa. Ajudou o Monfils tar roto, mas o Sousa jogou muito bem.
20 Setembro, 2014 at 16:32
Grande post!
Subscrevo na integra!
“… E só não está ao nível de Robson porque não temos nenhum Stan Valkx na defesa. ” — priceless!
SCP !!!!!!!!!!!!!!!
Vamos ganhar a Barcelos, carago!!!!!!
Não quero sair de lá com um grande galo —- NÃO QUERO!!!!!!!!!!!
SL
20 Setembro, 2014 at 16:36
Excelente post. Concordo com a tua análise mas será mesmo por isso que o Marco falha pois está a tentar implementar um modelo que não se coaduna com os jogadores que tem a disposição…ou isso ou muda os jogadores. Para quê jogar com duplo pivot contra a maioria das equipas Portuguesas que jogam sempre fechadas e colocam a bola entre os médios e defesas ou nas costas dos defesas recuando um Adrien que se nota não está nada contente com esta posição e retirando margem de manobra ao William que sozinho domina um meio campo? Essa sería certamente a componente táctica do LJ que deveríamos manter e não tentar mexer onde estavam as rotinas formadas. O que ele tem de mudar é onde estámos mal e quanto a mim será o André Martins que não é finalizador nem criador estar nesta equipa e isso tem demorado a fazer…Por outro lado, como já alguns aqui dizeram, o Slimani não pode ser jogador de entrar de ínicio e ser utilizado como a arma secreta que vai desbaratar uma defesa formatada para um Montero ou um Tanaka.
Por outro lado não percebo se defendes ou não o Marco dado que ao admitires que o sistema é diferente estás a atribuir responsabilidades directas a quem o tenta estabelecer e não tem conseguido resultados com isso…
20 Setembro, 2014 at 19:00
parece-me que ter um projecto e saber entende-lo quer dizer isso mesmo, que o MArco faz parte desse projecto
20 Setembro, 2014 at 16:39
Aí está ! SOUSA na final pela terceira vez da sua carreira, dum ATP 250! foi um excelente jogo dele, está cada vez mais consistente, aproveitou o esgotamento físico do Monfils, mas contribuiu imenso para o mesmo. Muito agressivo, nunca o vi tão agressivo e tão atacante e com uma percentagem de 80% de primeiros serviços. excelente! Amanhã vamos ver se ganha o segundo torneio atp!
(desculpem mais uma vez o off-topic. de qualquer modo, e não discordando de todo com a opinião do Tiago – que nestas coisas, mostra ser dos mais entendidos aqui da Tasca…penso que está mesmo na Hora de deixarmos o Marco Silva provar porque é considerado a maior revelação dos treinadores portugueses. Acima de tudo, eu confio e amanhã é certo que os jogadores vão dar a resposta certa, com uma vitória sem espinhas!)
20 Setembro, 2014 at 18:16
Um grande resultado sem dúvida. Ainda no outro dia discutíamos aqui a ausencia de um tenista de topo português. Uma grande vitória contra um tenista já com alguma experiência a alto nível.
Enorme Sousa!
20 Setembro, 2014 at 16:55
Foda-se! É isto que eu curto de discutir. Boa análise, Tiago. Mas permite-me rebater algumas coisas:
1) Sobre o duplo pivot
É evidente que houve alterações no sistema, em particular esta. A minha questão tem a ver se esta alteração beneficia a equipa. Na minha opinião, não. Aliás, uma das coisas boas que Jardim trouxe foi equilíbrio defensivo, onde William tinha um papel de protagonista. Ao jogar sozinho a trinco, William pega no jogo mais atrás, sendo o principal elemento na primeira fase de construção potenciando sua qualidade na saída de bola. E a defender, “sentíamo-nos” seguros porque o trinco era posicional, saía pouco da sua zona e, consequentemente, recuperava mais bolas e destruía mais ataques do adversário. Hoje, vemos quase sempre William fora do seu habitat natural e apanhado inúmeras vezes em contrapé, tendo quase sempre dificuldades em recuperar a sua posição, fruto da sua pouca velocidade. Portanto, a meu ver, se havia alguma coisa a manter do modelo do Jardim, esta teria de ser uma delas. Pelos bons resultados que deu no ano passado.
2) O modelo de jogo
A variedade no processo ofensivo é, também, evidente. Aqui, reparto o mérito entre o treinador e….Nani. Nani nunca foi nem nunca será um extremo puro. É muito mais do que isso. Para mim, é um médio ofensivo que entende de forma superior aquilo que a equipa precisa no momento de atacar. Hoje vemo-lo a fazer tabelinhas à entrada da área, vemo-lo a arrancar pela ala e vemo-lo a entrar pelo meio, decidindo sempre consoante o espaço que o adversário deixa. Quanto ao resto, concordo.
3) O pressing
O nosso pressing está melhor. É verdade. Mas é uma faca de “2 legumes”. Porque se esta pressão nos permite estar durante muito tempo no meio campo adversário mas quando este ultrapassa a primeira e segunda linha de pressão abre-se uma clareira que tem permitido aos adversários entrarem no nosso reduto quase sempre à vontade. Porquê? Porque William já lá não está para garantir a recuperação de bola (porque pressionou antes quando, a meu ver, teria que manter a posição)
A questão é esta:
Estamos a jogar melhor, mais ofensivos. Mas, em consequência, estamos menos equilibrados. E quando temos centrais do nível do Maurício, essa falta de equilíbrio nota-se mais, porque coloca os centrais, que não são particularmente rápidos, demasiadas vezes naquilo que eu chamo de “situação limite”, onde a decisão tem de ser perfeita sob pena do adversário se isolar sem qualquer oposição. Mais, este modelo de jogo obriga a que os centrais tenham perfeita coordenação na situação de fora-de-jogo, algo que nem sempre acontece. No fundo, a defesa (em particular os centrais) está mais exposta e quando isso acontece, ou eles são muito bons em termos individuais, ou acontece aquilo que vimos em Maribor, onde, quer Maurício quer Sarr foram muitas vezes batidos, sobretudo em velocidade.
Como tal, ou se muda o sistema para proteger os centrais ou se mudam os centrais (neste caso, Maurício). Uma equipa que joga tantos metros mais à frente como nós estamos a jogar não pode ter um central como Maurício, lento e duro de rins, porque põe a nú todas as suas limitações. E como não há (ou não tem havido) William para ajudar, cada saída de bola do adversário bem sucedida transforma-se facilmente num ataque perigoso. Esta , para mim, é a grande contradição de Marco Silva. O modelo é correcto, o sistema também mas alguns dos intérpretes não são os adequados para esse modelo.
20 Setembro, 2014 at 17:11
Derby de juniores agora na SportingTv. Destaques aos 10 minutos: estamos bem servidos de centrais para o futuro, Bruno Wilson e Ivanildo são muito seguros e saem bastante bem a jogar. Nos extremos igualmente, Lisandro Semedo e Elói excelentes jogadores
20 Setembro, 2014 at 18:01
E o José Correia? Tem dado boas indicações.
20 Setembro, 2014 at 17:17
Obrigado pela perspectiva, Tiago.
Eu também sou mais adepto de central, mas não consigo ver as nuances tácticas com a mesma nitidez.
Há no entanto uma coisa que me parece clara, e que faz com que me irrite quando ouço suspirar pelo LJ: o modelo deste (que acho adequado ao seu momento) privilegiava a segurança – era um modelo menos exigente para os jogadores do ponto de vista táctico, e que de uma forma geral os expunha menos ao erro individual, especialmente os defesas (os “sacrificados” foram sobretudo os extremos). O contraponto à segurança foi a rigidez e falta de versatilidade do modelo. Como não há milagres, e também no futebol os dividendos que se colhem são directamente proporcionais ao risco que se corre, quando os adversários começaram a estacionar os autocarros no relvado, a falta de versatilidade do modelo e a ausência de rotinas dos jogadores noutro modelo (hoje arrisco dizer que no caso de alguns jogadores a ausência é também de capacidade de jogar noutro modelo…) começaram também a fazer mossa. Irrita-me sobretudo que alguns dos que hoje suspiram pelo LJ, sejam os mesmos que antes o criticavam por o seu modelo estar “esgotado”.
O modelo do MS é mais exigente tacticamente para com os jogadores, e expõe mais (especialmente os defesas) ao erro individual, porque não têm a cobertura que tinham na época passada – não acho que o problema do Maurício seja a ausência do Rojo ao seu lado, acho que ele(s) não tinha(m) era a pressão que hoje têm o Maurício e o Sarr. Gostava de ver o Rojo ali, hoje, só para tirar dúvidas. Ainda relativamente ao Maurício, é um dos jogadores a que me refiro quando digo que há quem desenrasque bem num modelo que privilegia a segurança, mas a quem falte capacidade para corresponder num modelo mais exigente.
Voltando aos modelos, a escolha parece-me relativamente simples: ou queremos estar dentro de um ou dois anos a lutar consistentemente pelo domínio a nível nacional, e assumimos que há uma fase de transição que é exigente, que não é instantânea, e que é de aprendizagem para TODOS (equipa técnica e adeptos incluídos), ou continuamos a brincar aos projectos, a fazer de conta que tratamos do futuro enquanto o comprometemos em função do imediato.
Ouço falar tantas vezes de Ferguson. E do Dortmund. Sempre bem. E da burrada que fizemos com o Robson. Sempre mal. Ninguém se lembra deles nestas alturas?
20 Setembro, 2014 at 19:14
é bem!
é isto mesmo…. o corolário ao texto do Tiago!
particularmente os dois ultimos paragrafos!
20 Setembro, 2014 at 17:31
Caro Tiago Pinto,
Interessante e esforçado post.
Permita-me no entanto, e como outros Caros Tasqueiros já fizeram, contrapor o seguinte:
1- Qualquer sistema a manter/desenvolver/implementar deverá ter em conta a maximização do plantel à disposição.
Isso não tem acontecido. Pelo menos até ao momento.
Com especial realce para o William e o Adrien, que se encontram a jogar em nítido subrendimento. Não percebo muito bem a mudança do esquema da época anterior, principalmente quando as unidades que fizeram uma excelente época são agora (com o novo sistema) uma sombra do que foram.
Quando a isto se soma a teimosia na aposta no André Martins como terceiro elemento do meio do terreno as coisas ficam mais complicadas, nomeadamente em termos ofensivos, porque sã três elementos que pouco ou nada têm acrescido às transições ofensivas.
2- “Temos um fio de jogo muito mais fluído, dinâmico e criativo”. Não posso concordar. Se o SCP tem tido maior apetência e desenvoltura ofensiva, tal é devido a termos o Nani, que é um bom desiquilibrador e muito agressivo, e à consistência do Carrillo. E não, IMHO, a qualquer “dedo” do Marco Silva.
Vamos ohar com realismo para as coisas: o SCP fez 5 jogos até ao momento. Tinha a “obrigação” de ganhar 4. ganhou 1 (nas circunstâncias que sabemos). Tem uma média de UM golo marcado por jogo.
Isto é pouco. Muito pouco. E não se venha com coisas como “ah, mas rematamos muito à baliza, contra o Maribor foram 24 remates e tal…”. Para mim, é MAU sinal rematar-se 20 vezes à baliza para conseguir marcar UM golo. Significa (até porque não têm havido exibições miraculosas de guarda-redes contra o SCP) pouco discernimento. E péssima eficácia.
Obviamente, estamos no início da época. E há que dar tempo ao tempo. Mas já não existe muito tempo a perder…
SL
20 Setembro, 2014 at 19:35
1 – o marco tem uma ideia para o futebol.
só pq alguns nao estão 100 % vamos testar outro modelo e depois quando eles estiverem bem muda-se de sistema?!
não é possível.
quanto a filosofia de treino, penso que se resume a duas: tens um modelo e os jogadores encaixam ou olhando para os jogadores e respectivas caracteristicas, mudas de sistema conforme os jogadores que tens à disposição.
cada filosofia tem virtudes e defeitos…. como tudo na vida.
quanto ao que eu prefiro nao sei… gosto de um futebol bonito acima de tudo, penso que um sistema confome os jogadores faz mais sentido ma s, por outro lado teres um sistema permite ter maiores rotinas , conehrmelhor o teu sitema e exponencia-lo.
ainda mais para um clube formador, haverá todas as vantagens em ter um modelo trasnversal às vária etapas de crescimento.
2- se calhar temos este nani e este carrillo por causa do modelo de jogo!
se calhar o nani “desapareceu” um pouco em manchester pq era obrigado a ser um extremo de ala (e, como disse o Sá acima, é muito muito mais que isso)
se calhar o carrillo era uma bosta pq estava “limitado ” a ser um extremo
o abaixamento de rendimento do tal duplo pivot explicam alguma coisa, o AM manter-se é pq, obviamente o MS iria manter o 11 do ano passado, explico em baixo o porquê.
mas vai mudar, isso vai!
É óbvio, por várias razões, que o MS teria de começar a epoca com a equipa do ano passado e depois, pouco a pouco ir alterando o onze.
é óbvio porque?
porque é a equipa q ficou em segundo lugar o ano passado, é a equipa que teve um upgrade do caralho, Nani e upgradezinho, este Carrillo (oxala se mantenha).
O plano seria com certeza este. entao o que aconteceu?
aconteceu é que a fdp da bola nao entra mesmo…. e os grandes, os indiscutiveis nao jogam um cú
Pensemos, sejamos honestos:
se o MS começa a época com o WC+ adrien + AM sentados, iria ter muita margem de manobra, bastando um joguito mais mal conseguido?
está a ser perfeito? não!!!
MAS bastava contra os eslovenos um dos outros 26 remates ter entrado e uma das 4 oportunidades do Sli no jogo anterior ser golo que andava tudo calmo…. até poderiamos ter perdido com o carnide..
Eu, acredito que estamos a caminhar para algo melhor, estamos a caminhar para um modelo que afinado vai permitir ser dominador, vaio permitir um carrossel (com as devidas nuances, um carrossel como o jejus conseguiu meter o carnide algum tempo).
eu terei paciencia para esperar.
aceito, são dores de crescimento.
as grandes equipas, dominadoras nao se formam num par de meses….
Nota: em momento algum isto é uma critica ao SCP do ano passado, ao LEo e ao seu modelo de jogo.
foi o que tinha de ser!
20 Setembro, 2014 at 17:38
http://misticaleonina1906.blogspot.pt/2014/09/o-homem-tem-total-razao.html se quiserem dar uma vista de olhos e comentar….era fixe….
SL
20 Setembro, 2014 at 17:42
off topic: pq caralh* é que o SPORTING tem sempre apitadores lampiões a apitar os dérbis? esta é a pergunta da semana
20 Setembro, 2014 at 18:11
e para variar, um jogador do SPORTING expulso num dérbi. nada de novo portanto
20 Setembro, 2014 at 18:17
o 2º amarelo foi justo.
e o 1º também, mas este com a diferença de ter sido precedido de uma falta clara a favor do Sporting, que o “boi” não marcou.
MVP “so far” e a milhas: central Ivanildo
20 Setembro, 2014 at 18:23
O Ivanildo é o central esquerdino ou o outro?
Contra o Maribor, o central esquerdino esteve imoressionante!
20 Setembro, 2014 at 18:29
O Ivanildo é o negão e o Bruno wilson o mulatinho
20 Setembro, 2014 at 18:36
é o esquerdino.
tem a estampa física e o “ritmo” do William, mas é mais alto ainda.
20 Setembro, 2014 at 17:59
Excelente, Tiago. Só agora pude ler com calma o que escreveste.
Olha … eu adoraria ter o Hummels no centro da defesa e o Danny a 10. Não mexia mais. 🙂
Como não temos, pode ser por aí (qd ele bem entender) que Oiveira e Rabia tenham a sua oportunidade, bem como Montero a 10, João Mário … ou Gauld.
Não muda sistema, muda jogadores com outras características.
Isto é um projecto. Prefiro ser campeão para o ano (ou para o outro) e a partir daí ser sempre um fortíssimo candidato, que mudar tudo agora e estar mais 10 anos à seca.
20 Setembro, 2014 at 18:03
Enquanto vejo se o juniores marcam … alguém sabe do futsal?
20 Setembro, 2014 at 18:13
o futsal começou agora às 18h.
nos Juniores estamos a jogar com 10 desde os 5 min da 2ª parte e sofremos agora um golo de contra ataque.
0-1 para os mémés e uma arbitragem a piorar com o avançar do tempo.
20 Setembro, 2014 at 18:15
Off topic
Estou a ver os juniores na Sporting TV e mais do mesmo. Os filhos da puta dos apitadores a serem os protagonistas. Faltas a nosso favor que não marcam. Expulsões para nós. Quem é este filho da puta? Esta a pagar favores?
SPORTING
20 Setembro, 2014 at 18:23
Este Ivanildo parece-me ser um excelente defesa-central.
Ou muito me engano ou temos aqui jogador para o futuro.