Um ano depois de ter saído rumo a Espanha, para jogar no Deportivo Alavés, Fátima Pinto está de regresso a casa. A médio de 27 anos assinou esta terça-feira contrato com o Sporting Clube de Portugal, emblema que representou durante seis temporadas, entre 2016 e 2022, e no qual foi muito feliz, razão pela qual não hesitou quando surgiu a oportunidade de voltar a ser Leoa.
“O Sporting CP é um clube pelo qual tenho um grande amor, poder voltar a esta casa traz sempre aquele sentimento de grande saudade”, começou por afirmar a jogadora aos meios de comunicação do Clube, ela que conquistou dois Campeonatos Nacionais, três Taças de Portugal e ainda duas Supertaças na primeira passagem por Alvalade, momentos que nunca esquecerá.
“Ganhámos muitas coisas, mas o primeiro campeonato foi muito especial. As Taças no Jamor são sempre momentos que nos marcam muito e as Supertaças também, mas diria que o primeiro campeonato e as Taças no Jamor são momentos que guardo para sempre”, disse a madeirense.
Agora, e após uma temporada no país vizinho em que somou 19 partidas e teve de “crescer” para adaptar-se ao nível da liga, a centro-campista acredita que regressa mais forte fisicamente.
“Já me considerava uma jogadora agressiva, mas passando pelo campeonato espanhol consegui evoluir muito nessa questão. É uma liga muito competitiva na qual trabalham muito bem a nível físico. Mas cresci noutras coisas, por exemplo lá fazem muitas marcações individuais, enquanto cá é muito mais zonais”, apontou, antes de revelar o que a fez assinar novamente pelas Leoas.
“Gosto muito da forma como joguei no Sporting CP, sobretudo no último ano em que cá estive. Foi dos meus melhores anos futebolisticamente pela forma como a equipa jogava. A treinadora manteve-se, o que é bom porque tem um estilo de jogo de que gosto. Sempre gostei de jogar com a bola no chão, sair de trás e ter muita posse, mas não era essa a realidade em Espanha”.
Fátima Pinto teceu ainda elogios a Mariana Cabral. “Identifico-me muito com o estilo de jogo da Mariana e gostei do último ano em que cá estive, também ao nível da preparação e dos treinos. É sempre uma mais-valia estar numa equipa em que nos identificamos com as ideias da treinadora”, frisou, mostrando que, apesar de ter estado fora, não deixou de seguir o Sporting CP.
“Esta última época foi dura, acompanhei sempre a equipa e sei que foi difícil. Temos muitas jogadoras jovens com talento, mas há que saber criar um equilíbrio com a experiência. Este ano vamos um pouco por aí”, garantiu, tendo bem presentes as metas para 2023/2024. “O principal objectivo é ajudar a equipa ao máximo e elevar o nome do Sporting CP ao mais alto nível. Neste Clube jogamos sempre para ganhar, todos os títulos a que nos propusermos são para vencer”.
5 Julho, 2023 at 11:51
Repito o que ja escrevi aqui de nada adianta trazer fatima Pinto, Joana Marchão se a Mariana continua como treinadora.
Pode chegar Rapione, Marta, Keira Walsh, Putellas que com Mariana no maxino fucamos em 2⁰ a 10 pontos do benfica
5 Julho, 2023 at 13:08
Não, são 10…vão ser 11, há que ter os dados corretos.
5 Julho, 2023 at 14:14
Não é atrás do Beific, é mesmo atrás do braga.
5 Julho, 2023 at 16:03
Depende do que o Braga fizer, também!
O Braga fartou-se de fazer merda a época passada. Treinador fraco e com um discurso fantasioso. Plantel fraco – o pior do Braga destes anos todos, que conseguiu perder com o Famalicão a final da TP sem 1 única oportunidade de golo!
Já perderam uma das poucas jogadoras interessantes que tinham.
5 Julho, 2023 at 22:55
Estão enganados. Vamos descer de divisão.
5 Julho, 2023 at 15:50
Bom regresso Fátima, a tua felicidade será a nossa
5 Julho, 2023 at 16:00
Pois…
O que eu vi dela esta época que acabou é que evoluiu muito pouco ou nada.
Jogava numa equipa muito fraca e nem sempre era titular.
O site onde vejo o valor da jogadoras diz que vale 35.000 €… 🙂
Para já, saindo a Chandra, entrando a Fátima, no geral acho que o plantel fica pior! E eu gosto da Fátima. Achei super parvo sair para o clube que foi!
Eu vi a Tatiana evoluir muito. Mas a Andreia também evoluiu pouco – mas evoluiu.
Vamos ver… Para já não é fácil falar!
5 Julho, 2023 at 16:25
Miguel, concordarás comigo quando digo que o maior problema está no Banco.
Mariana Cabral nao tem unhas para o Sporting.
Pode ser sportinguista, amar o clube mas nao tem estaleca para esta no banco doSporting.
Daqui a uns anos acredito que esteja preparada, mas hoje não estáho
Tem que vir um estrangeiro senão será outra epoca a 10 pontos do Benfica
5 Julho, 2023 at 17:41
Já defendo um treinador estrangeiro há 4 épocas – quando entrou a Cova.
Há 2 anos defendi um treinador estrangeiro com a Mariana a adjunta.
Hoje mantenho a defesa dum treinador estrangeiro – aceito a Mariana a adjunta mas já não é uma cena que fizesse questão! Acho que deixa muito a desejar, que sempre teve a equipa mal preparada, e que tem opções que acho absurdas – como a Alicia e a Ana Borges a centrais!
Além disso não impõe nada à Direcção e aceita toda a merda que lhe dão…
Mas a verdade é que acho a Patão pior e já leva 2 campeonatos ganhos porque tem um plantel muito melhor!
5 Julho, 2023 at 16:11
“A brasileira Laís Araújo, que alinhava no Famalicão, vai representar a equipa feminina do Benfica até 2025, anunciou esta quarta-feira o clube tricampeão nacional.
Relacionados
“Estou muito feliz e animada por assinar contrato com um clube com a grandeza do Benfica. Deixa qualquer jogadora muito feliz. Sinto-me honrada. Estou muito contente e empenhada e não vejo a hora de defender as cores do Benfica”, afirmou a futebolista, em declarações ao canal televisivo do clube.
A jogadora, que atua na defesa e no meio-campo, considerou ser uma “grande responsabilidade” vestir a camisola do Benfica, mas mostrou-se confiante.
“Se me deram essa oportunidade, é porque mostrei que posso ser capaz. Espero que ao longo das temporadas possa mostrar isso com toda a força e empenho. Sou uma jogadora que gosta muito de desafios, acho que é o que me faz ser uma jogadora forte”, referiu.
A futebolista brasileira, que começou a carreira profissional no São Francisco do Conde, garantiu que colocar toda a sua “força e experiência” ao serviço do Benfica para o clube “a continuar a vencer”.
“O Benfica quer todos os títulos, é essa ambição que nos move e que me fez querer vir para o Benfica. Sou uma jogadora ambiciosa, quero adicionar todo o meu potencial e crescer com o Benfica. Quero fazer ótimas temporadas e fazer história na Liga dos Campeões. Espero que, com a minha qualidade, capacidade, empenho e luta, possa ajudar o Benfica a tornar-se campeão mais uma vez”, disse.
Laís Araújo, de 27 anos, mudou-se em 2014 para os Estados Unidos, onde representou o ASA College NY e o Florida Gators, e, em 2019, representou o Arna-Bjornar, da Noruega, alinhando na temporada seguinte no Adelaide United, da Austrália.
A temporada 2020/21 foi repartida pelo Apollon Limassol, do Chipre, e o Madrid CFF, de Espanha, e na época seguinte chegou ao Famalicão, clube no qual alinhou duas épocas, e venceu recentemente a Taça de Portugal.”
Outra…
Ainda havia outra jogadora interessante no Famalicão… Vamos ver se vai também para o Benfic@!
5 Julho, 2023 at 19:20
na minha opinião e até agora é o melhor reforço para o ésseélebêee… a Andrea Falcón se não se lesionar tb
5 Julho, 2023 at 21:45
Miguel, só uma pequena questão e, desde já, acrescentando que não quero ofender, agredir, beliscar, o que for:
para anunciar que háq uma jogadora – excelente, seguramente- do Famalicão que se transfere para os lamps, há todo um relatório que interessará (penso eu) aos adeptos dess’outro clube.
Para mim, sportinguista… não havia necessidade, pá!
Sporting, Sempre.
5 Julho, 2023 at 16:49
Felicidades, Fátima!
5 Julho, 2023 at 19:45
Vejo o regresso da Fátima Pinto como uma boa notícia. É experiente e tem apenas 27 anos. No Alavés não conseguiu sobressair e agarrar a titularidade em alguns jogos, não porque não tivesse qualidade para aquela equipa mas em parte por ter um treinador nabo que nem soube encaixar na equipa no mercado de inverno a jovem campeã sub20 – Ornella Vignolla.
A Fátima é uma jogadora útil que resolve alguns problemas na equipa mas quanto a mim não chega para o que precisamos neste momento e para atacar o título.
Lado positivo ou não, voltamos a ter 5 jogadoras do Sporting na seleção!
5 Julho, 2023 at 22:44
e é sempre bom ouvir a Fátima, uma jogadora que acredito perceba alguma coisa de futebol a aparecer em público e a elogiar o trabalho da mister Mariana, só para variar um bocadinho 🙂
5 Julho, 2023 at 21:05
Boas noticias agora falta a Tatiana e a Marchão
A Chandra saiu? Fdx que estupidez!!!
Reforçam dum lado e logo de seguida fodem outro sector…Dassss nunca vi uma merda assim!!!
5 Julho, 2023 at 21:48
Sabes as razões da Chandra, eu não. Podes contá-las?
5 Julho, 2023 at 23:39
Eu não e tu sabes?
6 Julho, 2023 at 0:04
Se classificas de estúpida a saída da Chandra é porque conheces as razões!
6 Julho, 2023 at 1:47
Não sei o que fazes na vida mas na minha vida profissional é SEMPRE responsabilidade da chefia quando um funcionário que faz falta á empresa se vai embora seja porque razão for (com excepção de doença grave ou familiar) qual é a dúvida? Na tua empresa não é assim? Ou é daquelas empresas que os patrões têm Ferraris, os empregados ordenados mínimos e todos a bater palminhas?
Vocês mandam-se mesmo para debaixo do comboio para defender estes merdas impressionante!!!
6 Julho, 2023 at 9:45
Subscrevo!
5 Julho, 2023 at 22:13
É uma pena sair, sobretudo porque acho que podia ter dado mais à equipa este ano. Teve uma pequena lesão no joelho e daí ter deixado de jogar nos últimos jogos, mas a verdade é que foi perdendo importância na equipa com a chegada da Capeta no ano passado e a ascensão da jovem Maísa.
Mas saindo a Chandra era bom reforçar o sector da frente, eu acho que pode ser uma jogadora melhor que a Chandra, mas não vou dizer nomes porque senão ainda vai parar ao ésseélebêee lol
5 Julho, 2023 at 22:59
O regresso da Fátima é sempre benvindo. A saída da Chandra deve ter a ver com a entrada de uma craque para o lugar. Aguardemos.
5 Julho, 2023 at 23:40
Deve, deve, Deus te ouça…
6 Julho, 2023 at 7:14
Quem tiver visto a entrevista com a Chandra Davidson na rubrica, ‘futebol é com elas’ de 22MAR2023, conduzida pela Raquel Moás, diria que a sua continuidade era mais que expectável.
Quiçá, quando for anunciado para onde vai, se perceba melhor, ou não, porque saiu.
https://twitter.com/humb_fern/status/1676347919891349504?t=aZZN7XsKJHsgrl7GJxxQZQ&s=19