Tenho a impressão que as equipas que participam nestas provas não têm grande pressão de vencer. Suponho que dê mais “trabalho” participar do que o que têm a ganhar. Por um lado, os recursos deviam ser distribuidos melhor em Portugal. Por outro, a Liga Europea e a Conference League têm que se tornal financialmente mais atractivas para este tipo de equipas investir a sério para chegarem à fase de grupos.
e o mais “engraçado” é que parece estar a piorar a cada época que passa (2021/22, as 2 equipas “caíram” no play-off; 2022/23, só 1 equipa conseguiu atingir o “play-off”; 2023/24, népias de “play-off”) – outro pormenor que achei curioso: se o arouca tivesse passado, ia jogar o play-off com o az alkmaar… que tinha sido o adversário do gil vicente no play-off da época passada.
A realidade é esta. A miserável prestação destas equipas revela a discrepância qualitativa desta liga da corrupção.
Ao invés de se tentar melhorar o nível das equipas e consequentemente o nível competitivo do futebol português como um todo … Tem se feito de tudo e mais alguma coisa para manter as coutadas dos dois clubes que têm reinado nos últimos 40 anos, além disso têm tentado elevar o braguilha a um nível que não tinham, sobretudo nos últimos 10 anos.
Portanto, as equipas fracas em termos competitivos que deviam ser a excepção são a regra … SCP, fifica, fecepe e braguilha é que são a excepção.
Surreal. Só neste país de faz de conta … É para não destoar do que se passa nos outros domínios desta sociedade podre.
A questão é que eles têm menos equipas, e por isso menos para serem eliminadas.
Agora vai inverter…vamos ver quanto tempo dura.
Nós temos um problema do top 4 para baixo, é verdade. Mas eles também…e agora quando subirem de nivel e tiverem mais champions, mais clubes, menos conference e nós tivermos clubes melhores na liga europa e conference, vai inverter.
Eu não acho que o campeonato holandês seja melhor que o nosso. Mais bem organizado e tal…mas não acho que seja melhor a nivel de qualidade.
Ainda ontem li não sei onde que eles fizeram tantos pontos como nós, só que como dividem por menos equipas passaram.
Se nós fizemos tantos pontos como eles e em provas mais duras do que eles (nós fazemos mais na champions, eles na conference), agora quando inverter acho que mudar tudo.
De qualquer forma isto está é para serem cada vez mais ingleses e menos pobres como Holandes, tugas, etc…
A nível das segundas linhas os holandeses são muito melhores. Podem até nem ser nas primeiras linhas, mas nas segundas são. E é isso que tem feito a diferença.
Nós temos 4 equipas e o resto é zero – não há outra forma de o dizer.
As 4 melhores equipas deles podem não ser tão fortes como as nossas mas não são zero nas outras…
E, não te esqueças, que a inversão dos lugares no ranking, mete muito mais dinheiro no futebol holandês e tira dinheiro às equipas portuguesas. E no futebol holandês, uma parte do dinheiro que recebem da UEFA é distribuído por todos os clubes.
Claro que tendo mais clubes, vão ter mais pressão para pontuar, e nós com menos zeros, vamos ter de dividir os pontos por menos, e isso é-nos favorável, como dizes, mas também há o outro lado da moeda, que é terem mais dinheiro.
Discordo. As equipas da segunda metade da tabela são piores que as nossas. As equipas entre o 5o e o 10o lugar serão porventura melhores. As equipas holandesas, em geral, não sabem defender, especialmente na segunda metade da tabela. É goleada atrás de goleada.
Pah, eu vejo futebol holandês todas a semanas. É divertido, mas é com cada manco…
A cena do 5o ao 10o, disse porventura…mas aí acho que se resolve facilmente distribuindo melhor os recursos em Portugal. Outra diferença óbvia é que os estádios deles estão cheios e paga-se bem para um bilhete de época.
Não conheço em profundidade o futebol holandês…mas…tenho duvidas…
Por exemplo, o Arouca passando ia jogar com o AZ.
O AZ ficou em 4º. Ou seja…o AZ que ia jogar com o Arouca compara com o Sporting.
O Twente compara com o Arouca. E aqui ok…mas depois também tens o Sparta Rotterdam que não vale grande merda e tenho muitas duvidas que seja mais forte que o Vitória…E mesmo assim o Twente cagou-se todo para passar o Hammarby.
Repara, se os nossos 4 primeiros são melhores, para lá desses a Holanda só tem 1. Nós é que temos 2.
Vamos ver quando inverter e aparecerem os Sparta da vida a jogar pré-eliminatórias da Liga europa ou da Conference a ver se fazem assim tantos mais pontos com o nosso 3º a jogar Liga Europa e o 4º a jogar Conference League…
Não sei…no outro dia vi um comparativo e os 2 países faziam praticamente os mesmos pontos. Só que os nossos dividiam por 6 e eles por 5 e era isso que marcava muito a diferença.
Quando ocorre algo que destapa a realidade e pode levar a que muita gente questione o que é que se está a fazer… Fazem um branqueamento da situação pelo silêncio…
o nosso campeonato é nivelado por baixo, estes Aroucas, Paços, Vitórias e Gil Vicentes da vida só quando jogam contra o Sporting é que se espumam todos de raiva e com uma vontade de superação impressionante… se calhar interessa não ganhar pontos e baixar ainda mais o nível de Portugal.
«O comportamento incorreto dos adeptos do Benfica na Supertaça, frente ao FC Porto, valeu uma multa de 7.650 euros ao emblema da Luz. Na base deste castigo está o lançamento de tochas, petardos e até os insultos dirigidos a Pepe, na altura em que este foi expulso, na reta final do encontro.
De acordo com o mapa de castigos, as águias foram multadas em 2.550 euros, pelo o “arremesso para dentro do terreno de jogo de duas tochas vindas do topo norte, onde se localizavam adeptos afetos à equipa” benfiquista, o que levou à “a intervenção do corpo de bombeiros presentes no jogo para a retirada das mesmas”. Tal aconteceu “entre o minuto 62:20 e 63:10” e, mesmo que os engenhos pirotécnicos não tenham atingido ninguém, obrigaram à interrupção da partida.
Os restantes 5.100 euros devem-se a petardos e potes de fumos que rebentaram na zona afeta a adeptos do Benfica, mas também a insultos dirigidos a Diogo Costa e a Pepe. “Aos 63 e aos 96 minutos de jogo, adeptos da bancada exclusivamente dedicada à equipa do Benfica entoaram em coro “filhos da p…” quando o guarda-redes da equipa do FC Porto se preparava para repor a bola em jogo. Após o jogador N.º 3 da equipa B, Sr. Kepler Ferreira [Pepe], ser expulso aos 89 minutos, quando se dirigia para os balneários e passando junto ao 4º árbitro despiu a camisola e mostrou-a em direção aos adeptos da equipa do Benfica, estes reagiram de forma exaltada com assobios e gestos de índole agressiva (piretes, punhos fechados, braços a gesticular)”»
É o que dá jogarem para não perderem. É tudo um problema de mentalidade.
Se jogassem sempre para ganhar, a jornada 1 deste campeonato seria a regra e não a excepção da mesma. Depois lá fora, seria normal arredarem estes clubezecos, pois teriam uma mentalidade competitiva superior.
Preparem-se que o braguinha também não passa, vão andar ali no jogo do cagão, contra uma equipa aguerrida vão se borrar ainda mais.
A maneira mais simples de Portugal subir no ranking será sempre à custa de sólidas caminhadas dos clubes na Liga Europa (e para o ano, na Liga Conference). Com a distribuição totalmente desvairada dos direitos televisivos e com o fosso (em parte consequente) entre os primeiros 4 e os restantes clubes, estaremos sempre destinados a estes ciclos. Ter mais clubes e fazer épocas más em termos de pontos (mais clubes eliminados e pontos a dividir por mais), levando à diminuição de vagas europeias e à descida na hierarquia das competições. Que por sua vez, espera-se, origina épocas com menos equipas e mais pontos, levando (com alguma sorte) à subida no ranking novamente (melhores caminhadas, menos eliminações, pontos a dividir por menos…).
O problema é que nestes vaivéns do ranking, quem fica em primeiro aumenta o fosso económico (e em teoria desportivo) para os restantes clubes. E isso não seria um problema se ficassemos maioritariamente em primeiro, cenário que – como sabemos – não é o mais comum.
Urge aumentar a competitividade interna. Urge regressar aos 16 clubes (polémico), abrindo vagas para a protecção europeia dos clubes que as disputam.
Urge uma mais justa redistribuição dos recursos económicos e um incentivo à melhoria da competitivos.
Urge muita coisa, se a vontade fosse aproximar-nos do topo…
Espero que o Sporting CP contribua com uma boa campanha europeia já este ano.
Existe também um desvalorizar desta prova, numa atitude de quem se acha superior e não liga muito à “terceira divisão europeia”, como já li e ouvi várias vezes.
O Braga o ano passado tinha caminho aberto (teve algum azar, também).
Este ano, a SportTV nem o jogo do Arouca deu.
Temos de meter na cabeça que este competição pode permitir visibilidade aos nossos clubes, algum encaixe financeiro (não sei se significativo…), e pode permitir a um clube português voltar a ganhar uma competição europeia de forma muito mais acessível que a Liga dos Campeões e mesmo a Liga Europa.
Campeonato cada vez mais pobre, operadores internacionais deixando de transmitir o nosso campeonato, menos receitas televisivas, menos visibilidade, menos patrocínios, Liga mais fraca, clubes mais fracos.
Felizmente o grave problema do tamanho das tarjas e bandeiras foi resolvido…
E os (i)responsáveis querem resolver alguma coisa? As nalgas é que mandam, mais a nalga rabolha que controla tudo e mais alguma coisa, nós agora andamos a reboque deles, para pagar o favor de unir o SPORTING, e está tudo bem. A culpa é das (nossas) claques… Sigó balho…
A melhor forma de Portugal subir no Ranking. Braga ganhar cá e ser eliminado na Grécia nos penaltis. Depois Braga e Sporting chegarem à fase a eliminar da Liga Europa. Porque se o Braga chega à fase de grupos da Champions, arrisca-se a fazer 0 pontos e a divisão dos pontos totais será sempre por 6.
18 Agosto, 2023 at 11:03
Tenho a impressão que as equipas que participam nestas provas não têm grande pressão de vencer. Suponho que dê mais “trabalho” participar do que o que têm a ganhar. Por um lado, os recursos deviam ser distribuidos melhor em Portugal. Por outro, a Liga Europea e a Conference League têm que se tornal financialmente mais atractivas para este tipo de equipas investir a sério para chegarem à fase de grupos.
18 Agosto, 2023 at 11:15
e o mais “engraçado” é que parece estar a piorar a cada época que passa (2021/22, as 2 equipas “caíram” no play-off; 2022/23, só 1 equipa conseguiu atingir o “play-off”; 2023/24, népias de “play-off”) – outro pormenor que achei curioso: se o arouca tivesse passado, ia jogar o play-off com o az alkmaar… que tinha sido o adversário do gil vicente no play-off da época passada.
18 Agosto, 2023 at 12:51
Iam de vela novamente.
A realidade é esta. A miserável prestação destas equipas revela a discrepância qualitativa desta liga da corrupção.
Ao invés de se tentar melhorar o nível das equipas e consequentemente o nível competitivo do futebol português como um todo … Tem se feito de tudo e mais alguma coisa para manter as coutadas dos dois clubes que têm reinado nos últimos 40 anos, além disso têm tentado elevar o braguilha a um nível que não tinham, sobretudo nos últimos 10 anos.
Portanto, as equipas fracas em termos competitivos que deviam ser a excepção são a regra … SCP, fifica, fecepe e braguilha é que são a excepção.
Surreal. Só neste país de faz de conta … É para não destoar do que se passa nos outros domínios desta sociedade podre.
18 Agosto, 2023 at 11:16
A questão é que eles têm menos equipas, e por isso menos para serem eliminadas.
Agora vai inverter…vamos ver quanto tempo dura.
Nós temos um problema do top 4 para baixo, é verdade. Mas eles também…e agora quando subirem de nivel e tiverem mais champions, mais clubes, menos conference e nós tivermos clubes melhores na liga europa e conference, vai inverter.
Eu não acho que o campeonato holandês seja melhor que o nosso. Mais bem organizado e tal…mas não acho que seja melhor a nivel de qualidade.
Ainda ontem li não sei onde que eles fizeram tantos pontos como nós, só que como dividem por menos equipas passaram.
Se nós fizemos tantos pontos como eles e em provas mais duras do que eles (nós fazemos mais na champions, eles na conference), agora quando inverter acho que mudar tudo.
De qualquer forma isto está é para serem cada vez mais ingleses e menos pobres como Holandes, tugas, etc…
18 Agosto, 2023 at 11:31
Não concordo!
A nível das segundas linhas os holandeses são muito melhores. Podem até nem ser nas primeiras linhas, mas nas segundas são. E é isso que tem feito a diferença.
Nós temos 4 equipas e o resto é zero – não há outra forma de o dizer.
As 4 melhores equipas deles podem não ser tão fortes como as nossas mas não são zero nas outras…
E, não te esqueças, que a inversão dos lugares no ranking, mete muito mais dinheiro no futebol holandês e tira dinheiro às equipas portuguesas. E no futebol holandês, uma parte do dinheiro que recebem da UEFA é distribuído por todos os clubes.
Claro que tendo mais clubes, vão ter mais pressão para pontuar, e nós com menos zeros, vamos ter de dividir os pontos por menos, e isso é-nos favorável, como dizes, mas também há o outro lado da moeda, que é terem mais dinheiro.
18 Agosto, 2023 at 11:49
Discordo. As equipas da segunda metade da tabela são piores que as nossas. As equipas entre o 5o e o 10o lugar serão porventura melhores. As equipas holandesas, em geral, não sabem defender, especialmente na segunda metade da tabela. É goleada atrás de goleada.
18 Agosto, 2023 at 14:43
2ª metade da tabela não são as segundas linhas…
Discordas mas concordas, quando dizes que ” As equipas entre o 5o e o 10o lugar serão porventura melhores.” Ora essas é que são as segundas linhas…
18 Agosto, 2023 at 15:40
Pah, eu vejo futebol holandês todas a semanas. É divertido, mas é com cada manco…
A cena do 5o ao 10o, disse porventura…mas aí acho que se resolve facilmente distribuindo melhor os recursos em Portugal. Outra diferença óbvia é que os estádios deles estão cheios e paga-se bem para um bilhete de época.
18 Agosto, 2023 at 12:07
Não conheço em profundidade o futebol holandês…mas…tenho duvidas…
Por exemplo, o Arouca passando ia jogar com o AZ.
O AZ ficou em 4º. Ou seja…o AZ que ia jogar com o Arouca compara com o Sporting.
O Twente compara com o Arouca. E aqui ok…mas depois também tens o Sparta Rotterdam que não vale grande merda e tenho muitas duvidas que seja mais forte que o Vitória…E mesmo assim o Twente cagou-se todo para passar o Hammarby.
Repara, se os nossos 4 primeiros são melhores, para lá desses a Holanda só tem 1. Nós é que temos 2.
Vamos ver quando inverter e aparecerem os Sparta da vida a jogar pré-eliminatórias da Liga europa ou da Conference a ver se fazem assim tantos mais pontos com o nosso 3º a jogar Liga Europa e o 4º a jogar Conference League…
Não sei…no outro dia vi um comparativo e os 2 países faziam praticamente os mesmos pontos. Só que os nossos dividiam por 6 e eles por 5 e era isso que marcava muito a diferença.
18 Agosto, 2023 at 11:23
Como disse ontem, hoje nem uma palavrinha sobre esta vergonha nas capas dos desportivos.
No Record vem num cantinho, quase nem se vê, o resultado do Arouca com o titulo “Entrar em falso e sair da Europa”.
NO Jogo vem mais um rectângulozinho com o resultado e o titulo “Entrada a dormir acaba com o sonho”.
Para A Bola o Arouca nem jogou…
Nem o CM tem uma palavrinha, tal como no DN e no JN…
Está-se no bom caminho, parafraseando o estruturado!
18 Agosto, 2023 at 12:55
É a táctica habitual do jornalixo portuga.
Quando ocorre algo que destapa a realidade e pode levar a que muita gente questione o que é que se está a fazer… Fazem um branqueamento da situação pelo silêncio…
Poortugal é uma pobreza franciscana…
18 Agosto, 2023 at 11:36
Campeonato português está sobrevalorizado….
18 Agosto, 2023 at 11:45
E ainda vai ser pior se a ideia é ter um eucalipto a limpar tudo para contentamento dos parolos do tugistão.
18 Agosto, 2023 at 12:56
Podes crer!
18 Agosto, 2023 at 11:44
o nosso campeonato é nivelado por baixo, estes Aroucas, Paços, Vitórias e Gil Vicentes da vida só quando jogam contra o Sporting é que se espumam todos de raiva e com uma vontade de superação impressionante… se calhar interessa não ganhar pontos e baixar ainda mais o nível de Portugal.
18 Agosto, 2023 at 11:58
«O comportamento incorreto dos adeptos do Benfica na Supertaça, frente ao FC Porto, valeu uma multa de 7.650 euros ao emblema da Luz. Na base deste castigo está o lançamento de tochas, petardos e até os insultos dirigidos a Pepe, na altura em que este foi expulso, na reta final do encontro.
De acordo com o mapa de castigos, as águias foram multadas em 2.550 euros, pelo o “arremesso para dentro do terreno de jogo de duas tochas vindas do topo norte, onde se localizavam adeptos afetos à equipa” benfiquista, o que levou à “a intervenção do corpo de bombeiros presentes no jogo para a retirada das mesmas”. Tal aconteceu “entre o minuto 62:20 e 63:10” e, mesmo que os engenhos pirotécnicos não tenham atingido ninguém, obrigaram à interrupção da partida.
Os restantes 5.100 euros devem-se a petardos e potes de fumos que rebentaram na zona afeta a adeptos do Benfica, mas também a insultos dirigidos a Diogo Costa e a Pepe. “Aos 63 e aos 96 minutos de jogo, adeptos da bancada exclusivamente dedicada à equipa do Benfica entoaram em coro “filhos da p…” quando o guarda-redes da equipa do FC Porto se preparava para repor a bola em jogo. Após o jogador N.º 3 da equipa B, Sr. Kepler Ferreira [Pepe], ser expulso aos 89 minutos, quando se dirigia para os balneários e passando junto ao 4º árbitro despiu a camisola e mostrou-a em direção aos adeptos da equipa do Benfica, estes reagiram de forma exaltada com assobios e gestos de índole agressiva (piretes, punhos fechados, braços a gesticular)”»
https://www.youtube.com/watch?v=1uYWYWPc9HU
18 Agosto, 2023 at 12:24
[não era aqui]
18 Agosto, 2023 at 12:44
O Opinião “roubou” o nick do Jaime… 🙂
18 Agosto, 2023 at 12:15
É o que dá jogarem para não perderem. É tudo um problema de mentalidade.
Se jogassem sempre para ganhar, a jornada 1 deste campeonato seria a regra e não a excepção da mesma. Depois lá fora, seria normal arredarem estes clubezecos, pois teriam uma mentalidade competitiva superior.
Preparem-se que o braguinha também não passa, vão andar ali no jogo do cagão, contra uma equipa aguerrida vão se borrar ainda mais.
18 Agosto, 2023 at 13:01
Esse playoff do braguilha vai ser engraçado …
O ano passado a liga do proencinha ajudou o clube do seu coração… Permitindo que adiassem o jogo que ficava no meio da eliminatória…
Este ano lá está o proencinha a ajudar o braguilha ao adiar o jogo do campeonato…
E depois vêem com a boca cheia dizer que estão a ajudar o futebol português…
Eu se fosse o Arouca ou o Guimarães agora enxovalhava a liga da corrupção e seus dirigentes…
18 Agosto, 2023 at 12:49
A maneira mais simples de Portugal subir no ranking será sempre à custa de sólidas caminhadas dos clubes na Liga Europa (e para o ano, na Liga Conference). Com a distribuição totalmente desvairada dos direitos televisivos e com o fosso (em parte consequente) entre os primeiros 4 e os restantes clubes, estaremos sempre destinados a estes ciclos. Ter mais clubes e fazer épocas más em termos de pontos (mais clubes eliminados e pontos a dividir por mais), levando à diminuição de vagas europeias e à descida na hierarquia das competições. Que por sua vez, espera-se, origina épocas com menos equipas e mais pontos, levando (com alguma sorte) à subida no ranking novamente (melhores caminhadas, menos eliminações, pontos a dividir por menos…).
O problema é que nestes vaivéns do ranking, quem fica em primeiro aumenta o fosso económico (e em teoria desportivo) para os restantes clubes. E isso não seria um problema se ficassemos maioritariamente em primeiro, cenário que – como sabemos – não é o mais comum.
Urge aumentar a competitividade interna. Urge regressar aos 16 clubes (polémico), abrindo vagas para a protecção europeia dos clubes que as disputam.
Urge uma mais justa redistribuição dos recursos económicos e um incentivo à melhoria da competitivos.
Urge muita coisa, se a vontade fosse aproximar-nos do topo…
Espero que o Sporting CP contribua com uma boa campanha europeia já este ano.
18 Agosto, 2023 at 12:59
Existe também um desvalorizar desta prova, numa atitude de quem se acha superior e não liga muito à “terceira divisão europeia”, como já li e ouvi várias vezes.
O Braga o ano passado tinha caminho aberto (teve algum azar, também).
Este ano, a SportTV nem o jogo do Arouca deu.
Temos de meter na cabeça que este competição pode permitir visibilidade aos nossos clubes, algum encaixe financeiro (não sei se significativo…), e pode permitir a um clube português voltar a ganhar uma competição europeia de forma muito mais acessível que a Liga dos Campeões e mesmo a Liga Europa.
18 Agosto, 2023 at 12:51
Campeonato cada vez mais pobre, operadores internacionais deixando de transmitir o nosso campeonato, menos receitas televisivas, menos visibilidade, menos patrocínios, Liga mais fraca, clubes mais fracos.
Felizmente o grave problema do tamanho das tarjas e bandeiras foi resolvido…
18 Agosto, 2023 at 13:06
Isso.
Cada vez mais a afundar … Mas a orquestra a tocar.
É o Titanic do futebol português…
18 Agosto, 2023 at 14:52
Excelente comentário!
Tudo dito em 4 linhas…
18 Agosto, 2023 at 15:21
E é isto…tão isto.
18 Agosto, 2023 at 15:22
E os (i)responsáveis querem resolver alguma coisa? As nalgas é que mandam, mais a nalga rabolha que controla tudo e mais alguma coisa, nós agora andamos a reboque deles, para pagar o favor de unir o SPORTING, e está tudo bem. A culpa é das (nossas) claques… Sigó balho…
18 Agosto, 2023 at 15:10
A melhor forma de Portugal subir no Ranking. Braga ganhar cá e ser eliminado na Grécia nos penaltis. Depois Braga e Sporting chegarem à fase a eliminar da Liga Europa. Porque se o Braga chega à fase de grupos da Champions, arrisca-se a fazer 0 pontos e a divisão dos pontos totais será sempre por 6.
18 Agosto, 2023 at 16:33
O clube da ganadaria Pinho só é pena é não ter levado 14-1. De resto tudo normal.
18 Agosto, 2023 at 21:19
Acredito que para o ano vamos conseguir passar este play-off 😉