Chegou a parecer complicado, mas quando os louros e o japonês puseram o carrossel a funcionar, o Sporting encostou o Moreirense às cordas e entusiasmou os adeptos nas bancadas, construindo um 3-0 inteiramente justo
No final do jogo, na conferência de imprensa, Rúben Amorim haveria de dizer que nem sempre os adeptos compreendem quando o Coates para o jogo e fica a aguardar as movimentações dos colegas, e eu concordo com ele. Para nós, adeptos, a pressa é sempre a de chegar com a bola à área adversária, e a verdade é que a primeira parte pareceu sempre lenta de processos, na tarefa de desmontar a teia desenhada pelo Moreirense.
Os cónegos entrar bem no jogo, pressionaram alto, emperraram um Sporting que trouxe Edwards no lugar de Paulinho, e até foram os primeiros a acertar no ferro, ainda o relógio não tinha chegado aos dez minutos. Morita iria responder do lado contrário, na sequência de uma bola parada, depois seria Hjulmand, num remate de fora da área, ambos a acertarem em cheio no poste direito. Ainda haveria uma belíssima cabeçada de Paulinho, já no segundo tempo, também ela a fazer gritar o ferro da baliza.
Entre o desperdício de Morita e a “marrada” de Paulinho, houve um Sporting sempre em crescendo, metendo o Moreirense cada vez mais para o seu meio campo, o que acabava por tornar mais complicado fazer a bola circular entre tantas pernas. Hjulmand, o dinamarquês, era a referência para as movimentações do Sporting, servindo de pivot que os centrais procuravam para tentar desmontar o posicionamento adversário. Morita, quase sempre o seu braço esquerdo, dava a dinâmica a uma ala canhota por onde Nuno Santos ia acelerando e onde Pote parecia envergonhado.
Na frente, Gyokeres ia levando porrada atrás de porrada, sem que o artista Manuel Oliveira mantivesse o critério que valeu o amarelo a Gonçalo Inácio, assim que espirrou, logo aos 3 minutos. E, acreditem, uma compilação da porrada que o sueco foi apanhando, era coisa para não caber num reel.
Esgaio ainda meteu a bola na baliza, com o festejo revertido por 5 centímetros medidos por linhas duvidosas, antes de Morita e de Hjulmand (que bela dupla pode estar aqui a formar-se) dispararem de meia e longa distância, para fazerem brilhar o redes adversário.
Sim, o Sporting tinha parecido lento de processos, Edwards e Pote tinham complicado os nervos a muito boa gente, mas o 0-0 ao intervalo era francamente lisonjeiro para os de Moreira de Cónegos.
No recomeço, Gyokeres deu o sinal que, com porrada ou sem porrada, a defesa adversária ia sofrer com a sua vontade contagiante de ir para a frente e só descansar quando a bola dança na rede (estou oficialmente apaixonado pelo futebol deste gajo). E foi dessa sua vontade férrea de disputar e ganhar todos os lances, que nasceu o primeiro golo: a assistência é meio atabalhoada, mas a bola vem para fora da área onde Hjulmand ensaia um remate idêntico ao do golo anulado em Braga, com a bola a entrar direitinha sem que o redes pudesse gritar um “não vi!”.
Muito mereceu o dinamarquês este golo, por aquilo que jogou e fez jogar, também ele de um calibre que devia servir de exemplo a todos os companheiros. Cinco minutos depois, o terceiro louro, Nuno Santos, foi à linha e sacou um cruzamento perfeito para a cabeça de Gyokeres, com o camisola 9 a não perdoar e a fazer o 2-0.
Se isto estava bom, ficou ainda melhor quando se percebeu que a equipa não ia tirar o pé do acelerador, muito por culpa dos louros e do japonês, que puderam o carrossel a girar na direcção certa.
O terceiro veio nos descontos, por Diomande, mas podia ter vindo bem antes, tal o volume ofensivo dos Leões, numa segunda parte capaz de empolgar as bancadas e deixar óptimas vibrações para o que aí vem.
18 Setembro, 2023 at 10:17
Bom dia
Boa 2ª parte ontem. Como é importante jogar com alguma velocidade e intensidade não é?!
Ficámos a saber que aquele tiki taça a passo entre os centrais é afinal ideia do grande mister, diz ele que é para cansar os adversários…gostava de perceber como se desgasta um adversário com o Coates parado por exemplo. Enfim!! Tangas atrás de tangas.
Quanto ao resto, nota +
– Gyo: que poço de força!! Mas acho que tem de variar um pouco mais o seu jogo e ter calma em algumas decisões (por vezes a bola atrapalha)
– Hulj: Gosto muito! Processos simples, remate fácil e sempre focado! Jogar futebol é muito isto.
– 2ª parte Morita
Nota –
Os 3 conenas do costume: Edwards, pote e trincão! Não há paciência para tanta má decisão e falta de vontade!! Podem seguir viagem. E ouvir o treinador a elogiar pote da forma que fez…ridiculo
Os passes do meio campo de NSantos para o GR…ontem ia dando merda. Não consigo perceber o que se ganha com estes atrasos.
Mais uma vez achei as substituições tardias.
18 Setembro, 2023 at 10:38
O Coates para a bola quando o meio campo ou os alas ou os centrais ao pé dele estão fora de posição.
Depois de estar tudo em posição a circulação que desposiciona os adversários é a circulação de bola e de movimentos dos médios e dos alas.
Se não viste ontem o buraco que conseguíamos abrir ou a meio campo ou na ala, conforme os nossos jogadores arrastavam os médios deles…presta mais atenção no próximo jogo. Especialmente se vires ao vivo. É veres a quantidade de vezes que metem os médios adversários a ter de correr para voltar a posição ou para tapar o espaço…
Ou achas que os nossos médios tinham muito espaço para rematar por mero acaso? Ou que o Nuno Santos tinha espaço para cruzar porque calhava?
18 Setembro, 2023 at 10:59
Talvez ao vivo sim, na TV não passa de uma coisa chata e sem sentido.
18 Setembro, 2023 at 10:26
Este mocinho moves in all directions, não apenas na right. Um panzer. Jizas craist!
18 Setembro, 2023 at 10:27
https://www.abola.pt/futebol/noticias/duarte-gomes-analisa-arbitragem-do-sporting-moreirense-2023091722270898084
Curiosamente o único erro que nos favoreceu foi aos 90+3 minutos. Todos os outros foram em nosso prejuízo… Sabem muito estes artistas do apito. Agora já dá muito nas vistas condicionar com penalties e expulsoes por isso condicionam no critério dos amarelos…
Temos de fazer bem o nosso trabalho, como fizemos ontem, para no dar hipóteses a estes artistas
18 Setembro, 2023 at 11:11
Agora?? Ahahah aos anos que falo nisso! Desde uma época (acho que 15/16) em que o Adrien viu 12 amarelos e foi suspenso 3 vezes enquanto o Pizzi passou 14 ou 15 jogos com 4 amarelos sem ver o 5°.
É ver as estatísticas das últimas épocas. Somos sempre das equipas com mais amarelos por falta e das equipas cujos adversários têm menos amarelos por falta!
18 Setembro, 2023 at 12:45
Agora que há VAR.
Nessa altura não havia VAR era pior ainda. Era amarelos, vermelhos, penalties, foras de jogo, etc. Faziam o que queriam. Agora só lhes resta os amarelos que o resto da nas vistas por causa do VAR (e mesmo assim as vezes não tem vergonha e fazem na mesma).
Aliás, basta ver o fartote que foi nos anos 80 e 90…
18 Setembro, 2023 at 10:27
esta de malhar sempre nos arbitros é um desporto aparte aqui no tugão, não considero que o arbitro esteve assim tão mal, teve criterio largo para ambos os lados, pode ter errado num ou outro lance mas nada de grave, o golo anulado é da responsabilidade do var.
o sueco é um animal, parabéns para quem o contratou, do morten ainda não estou completamente convicto que séra um craque mas que é um bom jogador é.
embora não termos sofrido golos continuo a ver fragilidades na defesa.
na frente vivemos demasiado do sueco o que para uma época inteira é curto.
primeira parte pessima , segunda parte exclente.
quinta é para ganhar, a liga europa é para ser levada a sério.
18 Setembro, 2023 at 10:32
Não malho no árbitro pelo golo anulado, mas sim pela diferença de critérios nos amarelos.
O Inacio aos 3 minutos estava a ver amarelo, os gajos do Moreirense foi só aviar e raramente viam cartões. Como aliás é hábito em jogos nossos.
Estes erros parece que não influenciam os resultados (porque no são penalties ou expulsoes) mas influenciam, porque limitam logo uma equipa e fazem a outra acreditar que vale tudo…
18 Setembro, 2023 at 10:39
também vi faltas a favor do moreira que o arbitro mandou seguir e uma outra também era para amarelo.
continuo a dizer que teve criterio largo para ambos os lados
18 Setembro, 2023 at 10:41
+1
O Fora de jogo não discuto. Confesso que não me parece e tenho dificuldade em perceber como é que o VAR tem a certeza mas é discutivel…temos de ser muito superiores a um fdj de 5 cm. E fomos…
O resto…acho que ele deixou jogar, ficaram várias faltas por marcar por ele querer deixar jogar mas por outro lado nunca nos massacrou por faltas e faltinhas o que nos ajudou a que o jogo fluísse.
Há só 1 amarelo que devia ter havido e que não saiu mas porra…dificilmente posso achar 1 roubo ou queixar-me por 1 amarelo…
18 Setembro, 2023 at 10:48
vimos o mesmo.
18 Setembro, 2023 at 12:19
O fiscal de linha antes do VAR já tinha anulado o golo …
18 Setembro, 2023 at 12:26
a decisão final é do var.
18 Setembro, 2023 at 14:45
Sim, mas a tendência é a do costume …
18 Setembro, 2023 at 16:05
comparar arbitragens nas ultimas épocas com as ultimas 40 épocas é de sonho.
18 Setembro, 2023 at 10:33
Pela primeira vez, desde há muito tempo, vemos o Sporting sólido, tanto a nivel financeiro como a nivel desportivo.
Temos que ir por titulos este ano, sabendo que não vai ser nada fácil pois temos bastantes adversários externos.
Vá lá que desta vez não pediram a expulsão do Viktor.
Mas reparem o número de amarelos que recebemos face aos que recebem os adversários.
É uma excelente maneira de condicionar. Um segundo amarelo e consequente expulsão nunca irão ao VAR para ser revistos.
18 Setembro, 2023 at 13:10
“Pela primeira vez, desde há muito tempo, vemos o Sporting sólido, tanto a nivel financeiro como a nivel desportivo.”
Ahahahahahahahahahahahaha 😀 😀 😀
Com base no que escreves por aqui neste últimos anos, todos diríamos que o Sporting está assim forte há 5 anos!!!
Afinal é só este ano, tu é que te “esqueceste” de mencionar essas fraquezas nos anos amteriores. Sei, sei….
E esse clube sólido a nível financeiro tem:
– 100 milhões de dívidas a fornecedores
– delapida as modalidades, desinvestindo de ano para ano, onde somos neste momento o bombo das Toupeiras.
– Anda a fazer figura de corpo presente no Futebol Feminino, uma secção em que ainda há 4 anos era crónico vencedor e sem rival. Secção essa em clara explosão mundial e nós a fazer o caminho inverso por só haver dinheiro para aumentos e pinturas.
– É obrigado a vender os melhores, alguns ao desbarato, de 6 em 6 meses ou seja sempre que abre o mercado. Com isso delapidando e enfraquecendo a equipa, às vezes durante uma época inteira como se viu na época que passou.
– Falhou a Champions dos milhões, por isso adivinham-se os 2 próximos mercados ainda mais tenebrosos para os adeptos.
É isto o Sporting sólido a nível financeiro? 🙂
E a nível de solidez desportiva ainda pior:
– Vem de uma época desportiva miserável em 4° lugar, sem títulos, nem uma tacita que seja, sem Champions….e atrás de um pobre Braga pela 2a vez em 4 anos.
– Fomos a puta das Toupeiras em praticamente todas as principais modalidades, Basket, hóquei, voleibol inclusive com o Pavilhão João Rocha a servir mais que uma vez de salão de festas e o andebol foi para os Porcos.
– A já clássica exceção foi o futsal. E mesmo o crónico futsal este ano já perdeu a Supertaça e se já se antevê o prego final do Varandas no caixão da hegemonia.
– O futebol Feminino é o que se vê: chinelo das Toupeiras quando antes éramos o grande favorito a conquistar tudo. Outro troféu perdido ainda há poucos dias.
– Ainda ontem perdemos a Elite Cup para…..as Toupeiras. Mais uma enrabadela às mãos dos suspeitos do costume.
– No futebol fizemos….. 5 jogos…CINCO…..e levamos 3 jogos vencidos pela margem mínima com o credo na boca, um empate com uma equipa que ainda ontem levou 3 e finalmente uma vitória gorda ontem. Cinco jogos e já somos os mais maiores sólidos do mundo. Nem o meu sobrinho de 7 anos na sua normal inocência, optimismo natural da idade e brilho nos olhos conseguia escrever tal coisa. 😀
É isto o Sporting sólido a nível desportivo? 🙂
Tão fácil desmontar realidades paralelas. Bastam factos.
Agora faz de conta que não leste e guarda a propaganda mentirosa para os off-topics.
“Solidez desportiva e financeira.” Ahahahahaahahahaha tá boa! 😀 😀 😀 😀
18 Setembro, 2023 at 14:50
Check-mate!!!
Ah, e acrescenta aí o valor da dívida actual do SCP… A enormidade de milhões de euros em juros por época …
Para estes parolos, pelos vistos, está de gritos…
18 Setembro, 2023 at 16:41
É que os factos desmontam tão facilmente esta tentativa patética de criar uma narrativa parela que até me admiro como é que alguém escreve isto conscientemente.
Era o mesmo que eu vir para aqui dizer que o céu é cor de rosa às pintinhas verdes.
18 Setembro, 2023 at 17:18
Merda de net do J que foi abaixo outra vez…
Tá com azar o gajo.
18 Setembro, 2023 at 19:43
Sempre o mesmo avestru…..perdão…azarado.
18 Setembro, 2023 at 16:07
isso tudo em 5 jogos, já podemos alugar o marques.
18 Setembro, 2023 at 19:42
Quase, quase!
18 Setembro, 2023 at 10:33
Grande jogo. Tirando os primeiros minutos, os primeiros 10…o Sporting controlou e espremeu toda uma equipa…chata como crl de defrontar.
Eu tenho dificuldade em perceber o que é que alguns Sportinguistas estão à espera do Sporting. Quem anda a sonhar com um futebol rock and roll com um jogo completamente solto e de vertigem…nunca vai encontrar no Sporting. Não é o estilo do Amorim. Nem acho que seja minimamente eficaz, uma equipa em Portugal com um jogo solto e partido e dividido vai perder montes de pontos. Eu adoro ver as equipas do Bielsa mas é nos outros clubes. Não é no meu em que podemos perder 4-0 ou ganhar 5-4 ou ganhar 5-0. Não quero isso no Sporting. Além disso, o Sporting sempre que perde a calma e a compostura, mostra a pior versão de si. Fica mais previsível, mais fácil de anular. Não sei quem é que quer ver isso…
Não vamos ter jogo muito melhor que ontem. Lá está…tirando os primeiros 10 minutos, o Sporting controlou e manietou completamente o Moreirense. O jogo começou fora do nosso controlo, mas com calma a equipa assentou, começou a circular a bola, começou a fazer o Moreirense correr e correr, os espaços foram começando a aparecer, as ocasiões começaram a aparecer…e não acabamos a primeira parte a vencer já com conforto pelos postes, por 5cm (se é que estava) e pelo GR deles. O mais interessante para mim nesta primeira parte foi mesmo como a equipa entra mal, mas rapidamente apanha o ritmo e a partir daí controla totalmente o jogo e consegue, entre jogo mais pausado mas sempre a obrigar a equipa do Moreirense a constantes corridas atrás dos médios e depois acelerações no espaço quando ele se abre…ir criando jogadas atrás de jogadas em que ou houve perigo ou que há 1 jogador do Moreirense que in extremis ou em falta (assinalada ou não) consegue cortar. Acabei a primeira parte com a sensação de…se conseguirmos manter esta calma e formos abrindo mais espaços, uma vai entrar. Fiquei incrédulo quando ouvi assobios à equipa quando ela acalmava o jogo e trabalhava a bola para deslocar os jogadores do Moreirense para depois acelerar no espaço. O pessoal não vê o jogo?! E foi assim…entrada na segunda parte ao mesmo ritmo, a circular entre centrais e os 5 médios com muita mobilidade entre setores para arrastar os médios deles e abrir espaço e depois…aceleração e criação de perigo. Até ao golo. A partir daí foi um festival…
Voltamos ao mesmo…eu não percebo o que é que muitos Sportinguistas querem que esta equipa faça. Isto é o melhor que vi no Sporting em MUITO tempo. Uma equipa calma, concentrada, capaz de ter bola, controlar o adversário e depois acelerar. Um jogo interior como não me lembro do Sporting ter, com um meio campo que é uma maravilha a jogar por dentro, com as alas bem abertas mas sem serem solução única e normalmente com espaço por eles precisarem de muita gente no meio para tentar travar as combinações interiores, bem pelo contrário…ler a meio deste jogo que não estamos a jogar nada para mim é assim uma coisa um bocado alternativa…
Individualmente:
Adan não teve muito trabalho. Tem aquela saída em que sofre falta e que devia ter chutado para a bancada, mas de resto, tranquila.
Os 3 centrais fizeram uma exibição do caralho. Mas do caralho. O Coates falhou só uns passes longos mas foi o dono da defesa e o patrão…O Inácio tem 1 passe falhado no início que dá a única ocasião de golo (e até acho que foi mais culpa do Pote do que dele…o Pote estada demasiado adiantado para aquele lance…) de resto, é muito pela construção do Diomande e do Inácio que amassámos o Moreirense. A defender foi fantástico. Jogo sempre controlado. Quem acha o Inácio fraco deve andar a ver outra modalidade qualquer. Ontem o Inácio mostrou que faz tudo bem. Mesmo apanhando uma mota pela frente e estado mais desprotegido (está do lado do Nuno Santos)…não passou nada. E na construção…nem vou dizer nada…
Os alas também estiveram muito bem. O Nuno Santos a atacar, o Esgaio a defender. O Esgaio especialmente por estar do lado do “soneca” Edwards precisa de reagir muito e rápido à perda da bola e ele conseguiu sempre controlar as saídas por ali. O Nuno Santos com muita qualidade a atacar, seja no passe, cruzamento ou posicionamento. Com o Edwards o Sporting joga mais em 343 do que no 442 e isso expõe mais as debilidades do Esgaio mas ontem não teve debilidades. A equipa também o procura menos que ao Nuno Santos e o Edwards não estava mesmo a facilitar. O pessoal anda todo excitado a pedir o Fresneda…o puto tem tempo. O Esgaio está bem, o Geny está bem…com muita calma. O lugar vai acabar por ser dele se ele lutar por ele.
O meio-campo…outra maravilha. O Morita finalmente este ano vestiu o fato de gala e entre ele e o Morten…que qualidade. Nunca tivemos o jogo interior que tivemos neste jogo. Combinações rápidas, precisão no passe, constante movimento, aproveitamento do espaço aberto pelos avançados à frente da defesa para remates fora da área…que encanto! Maravilha. E ao contrário do que muitos diziam, o nosso maior recuperador de bolas é claramente o Morita. O Morten vai crescer e o Amorim trabalha MUITO bem os médios na recuperação de bolas, preenchimento de espaço e passes longos. Basta ver o que o Morita cresceu nestes aspetos (tal como crescer o Ugarte, tal como cresceu o Palhinha, tal como cresceu o M. Nunes), para se perceber que é algo que o Amorim trabalha muito bem.
Nos jogadores atrás do Gyokeres esteve o nosso ponto fraco. O Pote foi crescendo no jogo mas não está bem. Ao contrário de muitos, nunca achei que o problema do Pote seja a entrega ao jogo. Já tinha dito no outro dia e ontem o Amorim disse o mesmo. O Pote é dos que mais corre no Sporting, se não for o que corre mais. As pessoas confundem a forma “blazer” como ele trata a bola com falta de compromisso (que são as mesmas pessoas que depois andam a bater punhetas à forma como ele passa a bola à baliza…continua a ser a mesma forma de tratar a bola mas já é um encanto…). O Pote corre de caralho, procura espaço, procura o jogo, percebe os espaços vazios. Mas, está a correr mal. O toque de bola está demasiado “pesado”, ou adianta demais a bola, ou perde-se sem perceber onde meter a bola…mas…mais uns jogos a jogar ali, mais uns jogos fixado na posição…ele vai habituar-se, vai sair tudo mais natural e vai ser o Pote de sempre. O Edwards está +- no mesmo comprimento de onda mas corre 1/3 do Pote e caí 4 ou 5 vezes mais. São estas as posições que o Sporting mais precisa de crescer.
Na frente, o Panzer. Ao contrário do que se dizia antes do Paulinho…que o Gyokeres não faça golos importa-me muito menos. O que ele dá ao jogo do Sporting não se traduz em golos. O que ele corre, o que ele massacra os defesas, o espaço que cria…e vai ser sempre a melhorar. O Gyokeres sim…dá muito mais ao jogo do Sporting do que golos. A forma como ele rebenta com os defesas, a forma como trabalha a bola, como está sempre em aceleração, mesmo a forma como combina com os médios…e espero que melhore muito com o avançar do ano porque vai compreender melhor quem o rodeia e o que fazer com eles…
Estou a gostar muito de ver o Sporting a jogar e principalmente, estou a gostar muito da forma como a equipa está a crescer. Vamos ver onde isto nos vai levar e se conseguimos ser consistentes nesta forma de jogar mas…esta tem potencial de ser o Sporting do Amorim que eu mais gosto de ver jogar.
Vamos ver quinta-feira se o Amorim vai rodar a equipa. Antevejo facilmente 3 ou 4 alterações. A mudança de alas (Nuno Santos e Esgaio por M. Reis e Geny), a entrada do Bragança por 1 dos médios e do Paulinho por Edwards. Também acho que o Amorim deve olhar para os centrais e rodar 1 deles, especialmente o Coates, mas isso tenho mais duvidas que o faça. Não é por estarem cansado, é porque o Sporting precisa que o banco tenha ritmo. Temos um plantel pequeno, se só ganham ritmo 12 ou 13 jogadores, o plantel fica minúsculo. Se tiverem ritmo 18/19 jogadores, o plantel é mais que suficiente.
Como sempre disse. Fazer o nosso trabalho. Sem olhar para os outros, sem estar com medos, sem andar em desculpas e merdas…fazer o nosso trabalho. Se fizermos o nosso trabalho…vamos estar lá em cima a lutar com eles…
18 Setembro, 2023 at 11:00
“Vamos ver quinta-feira se o Amorim vai rodar a equipa. Antevejo facilmente 3 ou 4 alterações”
Epá não concordo nada! Quinta feira é para ganhar e vai ser um jogo complicado! Maior parte do plantel vem de 10 dias de “descanso” porra!! Têm é de jogar.
18 Setembro, 2023 at 11:04
Quinta feira continua a ser para ganhar.
O ponto é exatamente esse.
Se for por esse pensamento todos os jogos são para ganhar, jogam sempre os mesmos 11 e depois quando queres rodar a equipa, falta ritmo.
Eu acho que temos mais do que equipa para ganhar rodando estes 4. O Reis e o Geny dão mais do que conta do recado nas alas, o Bragança a meio campo idem e o Paulinho até acho que está muito melhor que o Edwards…
O Sporting tem um plantel e tem de usar o plantel. Não é esperar que esteja tudo roto e depois…não dá para mudar porque a quebra é gigantesca. Estão sempre habituados a jogar os mesmos e não estão entrosados com outros e os outros para além disso aparecem sem ritmo.
Parte do problema é exatamente o que mostras. Assim que eu falo em mudar a equipa e rodar a equipa, achas que é para perder. Não. É para ganhar. Na mesma. Acho que temos tanta obrigação de ganhar com 4 ou 5 alteração como temos exatamente com exatamente o mesmo 11.
18 Setembro, 2023 at 11:32
Eu não digo que é para perder! Só acho que é demasiado “cedo” numa competição para começar a “rodar”…quando ainda agora tiveram dias de descanso.
Pode rodar o Edwards e o Esgaio, isso sim não me importo nada.
18 Setembro, 2023 at 11:40
Acho o contrário. Agora é o tempo certo. Não é a meio de Novembro com 11 gajos todos rotos e o resto tudo sem ritmo e sem rotinas.
Agora é o momento de fazer isso.
Já dizes para tirar o Edwards e o Esgaio. Saíndo o Esgaio saí o Nuno Santos. Já toda a gente percebeu que o Sporting está a jogar em duplas de alas…Esgaio mais comedido, Nuno Santos mais ofensivo ou M. Reis mais defensivo e Geny mais ofensivo. Por isso…só aqui estão 3 alterações.
Mais 1 dos médios pelo Bragança, porque precisamos de um terceiro médio com ritmo e o Bragança dá mais do que conta do recado…estão 4 alterações.
E para mim temos a mesma obrigação de ganhar. Volto ao mesmo. Para mim rodar a equipa não nos pode diminuir a hipótese de ganhar, desde que não façamos alterações profundas na espinha dorsal. Se tirarmos o Gyokeres ou mais do que 1 central e mais do que 1 médio…aí sim, acho que diminuímos a hipótese de ganhar. Assim, não acho.
E lá está…temos mesmo de o fazer se queremos ter uma equipa completa e que dê resposta a vários desafios. Não temos um plantel gigante, por isso precisamos de um plantel equilibrado nas rotinas e no ritmo, que permita estar sempre a um ritmo alto…
18 Setembro, 2023 at 11:55
O problema deste plantel acho que já toda a gente viu…retira o Gyo e o Hulj e tens uma equipa entregue aos coninhas de sempre!!
E caso percas na quinta vais ver senão começas já a fazer contas para passar o grupo.
18 Setembro, 2023 at 12:44
Ritmo alto e ver o futebol que tu tanto adoras … parece me uma contradição com expoente elevado.
18 Setembro, 2023 at 12:17
O pessoal quer o Sporting de 2008, ou ainda melhor, o de 2000 a 2002, ou ainda o de 1993 a 1995. So que o futebol, enquanto modalidade, mudou muito…nao estou a ver um puto de 8 anos agora a ficar encantado com o futebol de uma equipa como eu fiquei com o Sporting de 93/94, ou aos 10-11 anos com o United e o Barcelona. O futebol agora parece chato, muito calculado, muito de laboratorio, tudo igual em todo o Mundo. Talvez por isso se tenha dado o aumento de interesse no futebol feminino…o Mundial feminino deste ano deu-me o que o futebol masculino senior ha muuuuito tempo que nao me dava. Emocao. Erro humano. Reviravoltas. ‘Quases’. Contos de fadas em que as equipas mais pequenas se agigantam. O futebol masculino nao creio que volte a ter essa vertente.
Por isso agora os putos admiram jogadores e nao equipas. Admiram o Ronaldo e nao o United. O Neymar e nao o Barcelona. O Mbappe, e nao o PSG. Eu aos 8-9 anos ADORAVA o JVP, mas nao era do Benfica por causa dele. Agora, um puto pode bem trocar de equipa favorita porque o ‘seu’ jogador para la foi. Triste, mas sao os tempos em que vivemos.
18 Setembro, 2023 at 12:31
O futebol de 2000?!?!
Ohhh coitados….
Mesmo o de 2002…abrir, cruzar e golo do Jardel. Era isso que entusiasmava mesmo muito?! Isto é que era um futebol deslumbrante?!
Percebo o que dizes mas tenho dificuldade em encaixar isso nos adeptos do Sporting…querem ver mais fantasia?! Os fantasistas são detestados. São os jogadores mais detestados e que mais anticorpos têm. Os adeptos dizem que o Bragança não serve e querem um tanque para o meio campo!
Como digo…eu não percebo bem o que é que os adeptos do Sporting querem. A não ser ganhar por muitos. Não querem nada da equipa a não ser ganhar por muitos. E por isso tudo os enerva enquanto não estivermos a ganhar por 2 ou por 3.
Não é o estilo de jogo, não é o futebol, não é a estratégia, nada…é só mesmo…não estar a golear.
18 Setembro, 2023 at 12:37
Necessitavamos era de um Rafa e ele até é sportinguista. Ele e o Gyo acelaravam bem o jogo
18 Setembro, 2023 at 12:40
Curioso que estejas a falar do Rafa…que os lampiões dizem exatamente o mesmo que muitos dizem do Pote….
18 Setembro, 2023 at 12:39
Em 2000 tinhas as ‘charutadas’ do Acosta e os livres do Andre Cruz e Cesar Prates. Ah, e o Schmeichel na baliza. E em 2002, alem do Jardel tinhas Niculae, JVP, Quaresma e Ronaldo, so assim de cabeca.
18 Setembro, 2023 at 11:01
Concordo com quase tudo. Acho que o problema do Coates pausar demasiado o jogo é mais culpa de 1) ele não ter um passe por aí além e por isso só conseguir passar pela certa e 2) a falta de movimentos de certos jogadores. Não sei se reparaste, ou se foi só imaginação minha, mas o maior crescimento da equipa na primeira parte, e é quando começamos a controlar mais e a criar mais perigo, acontece quando o Pote desce, e automaticamente cria mais uma linha de apoio para o Morita e para o Huljmand, e dá outra qualidade á nossa criação. Assim que temos mais um gajo com capacidade de passe e para jogar a um dois toques o Moreirense começou a abrir-se todo…
O Inácio vai sair em Janeiro. Acho que é impossível manter o Inácio da maneira como ele está a crescer e a jogar. O primeiro golo é o passe dele que quebra toda a defesa e descobre o Nuno Santos com espaço para cruzar com qualidade. O Diomande ás vezes parece demasiado trapalhão e confiante na força, felizmente ao lado tem o Coates a fazer o que sabe melhor que são as dobras, mas tem muita qualidade. Quanto ao Coates está no sitio perfeito a fazer o que sabe, normalmente ou joga de frente onde usa a altura e o físico, ou a fazer as dobras, onde ele sempre foi forte, e a 3 é muito mais fácil de fazer do que a 2.
Meio campo, está-se a confirmar muitas das minhas criticas o ano passado. Morita e Ugarte são os dois recuperadores de bola, é isso que sabem fazer e é isso que fazem bem, e o que sempre faltou foi um gajo que sabe criar linhas de passe sabe ler o jogo e sabe devolver a bola. O Huljman parece encaixar muito bem com o Morita, e o mais impressionante é que não é o Dinamarquês com 1,85 que se impõe como figura defensiva, mas sim a carraça Japonesa com os seus míseros 1,77 que o faz.
A equipa fez um grande jogo, controlou como o Amorim gosta e ao contrário do que acontecia por exemplo o ano passado, não perdeu a objectividade ou a vontade de marcar mais. Mas fds acho que é impossível olhar para a equipa e achar que ela não pode dar mais… O Esgaio não jogou mais, mas a diferença de andamento do Geny para o Esgaio é noite e dia, e espero bem que daqui a um mês o Fresneda confirme a qualidade e seja já o titular indiscutivel da equipa. Depois falta claramente um gajo para emparelhar com o Pote e o Gyokeres. Trincão e Edwards não só não têm a qualidade com também não têm as pernas para o fazer, acho que aí há muito espaço de melhoria, e não sei mesmo se o Geny não tem espaço para se afirmar como real opção á esquerda, porque da maneira como ele tem entrado, e o que tem feito, está a pedir mais minutos e mais oportunidades.
18 Setembro, 2023 at 11:17
A questão do Coates não me parece essa.
Tanto que ele para, manda os jogadores para os lugares e assim que eles estão, começa a circular a bola. É mesmo posicionamento. Ele é o pivot do jogo, tem de ver toda a gente no sitio certo antes de começar a circular a bola. Por isso é que o Amorim diz que a culpa é dele. Isto é treino. O Coates só mete a circular (sem estar pressionado) quando vir os jogadores nas posições deles.
Quanto a “acertar o ritmo”, acho que teve mais a ver com a marcação do Morten nas costas do Edwards (que estavam demasiado abertas e o Esgaio tinha quase sempre 2 gajos). O Morten, o Edwards e o Esgaio acertam ali e fecham essa porta. Até o Gyokeres baixou para fechar o médio e permitir o Morten fechar aí. A defender acho que foi esse o acerto. Fechar as costas do avançado direito e esquerdo. Em posse, os nossos médios, ao contrario de antes que jogavam muito longe, jogaram muito perto um do outro. Procuraram muito triangular entre eles e o avançado mais próximo e foi isso que nos deu o jogo interior que nunca tivemos. Para isto contou muito o Pote abrir muito na ala esquerda e arrastar com ele 1 dos médios ou o Gyo fazer isso. Além disso os esticões que damos no Gyokeres são essenciais para eles “amansarem” a pressão e perderem a vontade de jogar tão subido. Acho que foi um bocado por aqui…
18 Setembro, 2023 at 14:26
A defender concordo, mas na construção quando o Pote e o Nuno Santos trocam de posição e o Pote desce para ajudar o Inácio e o Morita na criação é quando começamos a crescer ofensivamente. Pelo menos foi o que me pareceu, isso e quando o Morten e o Morita começam a acelerar o tempo de passe…
18 Setembro, 2023 at 14:29
Sim, é esta parte que digo:
” Para isto contou muito o Pote abrir muito na ala esquerda e arrastar com ele 1 dos médios”
Esse movimento foi muito importante para abrir espaço no meio e os 2 do meio terem mais espaço.
Acho que foi muito importante. Mais do que pelo que o Pote conseguiu com bola nesses casos, foi mesmo abrir espaço para os médios construírem…
18 Setembro, 2023 at 11:02
Nem mais, vim ao intervalo ler por curiosidade os comentáros e enfim, começa a ser o querer estar certo à força toda.
Depois dos 10 min vi tudo como dizes jogo controlado equipa a conseguir criar aqui e ali e as coisas a serem feitas com um propósito. Um Moreirense que é chato de defrontar nesta altura (jogadores vem com confiança de uma ótima época na liga2) que perdeu com o porto e Braga como perdeu, que foi sendo empurrado e desmontado. A nossa primeira parte foi bastante bem jogada. Mas enfim o argumento é que era o Moreirense e por isso temos de estar a criar oportunidades em catadupa os 90 min. O futebol Moderno não é assim especialmente enquanto estão todos frescos e concentrados.
Eu também não sou 100% fã do futebol do Amorim, mas ontem a equipa na primeira parte estava a ser bastante competente.
18 Setembro, 2023 at 11:32
Epah pois…
Eu não compreendo muito bem o que é que os adeptos querem do futebol do Sporting…se só estão contentes com rolos compressores e o crl…
Mas se já se viu que esta equipa joga assim e que é claramente a jogar assim que se sente mais confortável, e que assim cria muitas ocasiões de perigo efetivas ou eminente…não percebo muito bem o que é que o pessoal está à espera…
Eu percebia isso quando era no ano passado. Muita bola entre os centrais, muito bola na ala e a voltar para trás e para a frente num ram ram chato. Mas não foi nada disso que vi ontem. Ontem fomos criando perigo em ocasiões efetivas ou com bolas que não entram para finalização por muito pouco com enorme regularidade. DE facto havia o momento de pausa para posicionar a equipa, os primeiros passes entre médios e centrais (mas mesmo estes muito mais ritmados que muitas vezes fazemos) mas depois a aceleração no jogo que mentíamos era evidente…
O pessoal parece que só está contente é com a equipa a jogar em nervos e a fazer cruzamentos à toa porque estão sem cabeça fria. Esta equipa não joga assim. Não temos jogadores para jogar assim. E o treinador não gosta de jogar assim, com o jogo muito aberto.
18 Setembro, 2023 at 11:13
Excelente comentário!
Mais uma vez… gosto imenso de ler as suas crónicas pós-jogo.
Se calhar deviam elevar estes comentários a posts 🙂
Nada a acrescentar da minha parte!!!
18 Setembro, 2023 at 11:19
Muito obrigado!
Epah não que isso é muita responsabilidade…eheheh.
18 Setembro, 2023 at 11:57
O pote não concordo nada! Está miserável e não acho que dê tudo!
Ontem aquele lance em que senta um adversário e depois faz uma merda de um passe de letra é tudo o que é o pote neste momento!
18 Setembro, 2023 at 12:07
É….
Aparece à direita quando joga à esquerda, em desmarcação no espaço vazio, a combinar com o ala do outro lado, tira o adversário da frente e faz o cruzamento bem feito da forma mais rápida que consegue (sendo ele destro).
Preferias o quê? Que tivesse ficado à esquerda à espera que o jogo fosse ter com ele, que ele cruzasse contra o defesa que faz o carrinho ou que ele depois de sentar o adversário perdesse meia hora e todo o timming a puxar para o direito e cruzar? Ou achas que aquela velocidade ele acertava um cruzamento curto e em que a precisão na força que dá é muito importante, fizesse com o pé não dominante? Achas que saia um cruzamento muito melhor?!
Curiosamente…lá está. O teu comentário diz tudo do que eu acho que é o problema. O pessoal irrita-se com o ar “blazer” do Pote e isso vale mais do que o que ele faz em si.
Ele teve tantos lances que correram mal. Que deu um toque a mais na bola, que dominou mal, que o passe saiu mais embrulhado, em que ele estava demasiado longe do lance ou que demorou a abrir…e tu escolhes um lance em que ele faz tudo bem! Porquê…porque foi vistoso e isso irrita-te porque tens ideia que o Pote anda a passear e fazer letras é prova disso.
18 Setembro, 2023 at 12:17
Oh Tiago fdx!
Podia ter enumerado esses lances todos mas estava aqui o dia todo…é que ele passou o jogo todo a fazer merda…porque não está focado e não tem intensidade no jogo. Por isso nunca vai passar disto e do Sporting!
Tu achas bem ele ter tentado um passe de letra quando já tinha 65 minutos de más decisões/gestos técnicos…eu não acho! Números de circo é noutro lado!!
A mim irritam me gajos que pensam serem uns Maradonas do caralho e nao passam de gajos banais (Edwards)…dão sempre um toque a mais, uma finta, ou tentam fazer algo em que a percentagem de sucesso é mínima!
Tu gostas…eu não!
18 Setembro, 2023 at 12:24
Cruzar de letra foi a melhor decisão. Ali o cruzamento curto de pé esquerdo (sendo destro) era mais dificil e menos natural, puxar para o pé direito era perder toda a vantagem eu que tinha conseguindo tirando o defesa da frente.
Cruzou de letra e cruzou bem.
A percentagem de probabilidade de acerto naquele caso, como tu dizes, era maior de letra ou qualquer outra decisão.
Tal como o Nuno Santos muitas vezes faz de letra porque faz melhor do que de pé direito. O Pote não faz tanto mas naquela ocasião era muito dificil acertar de pé esquerdo.
Como digo…acho que usares esse exemplo foi perfeito para explicar o que eu digo que é o problema dos adeptos com o Pote.
18 Setembro, 2023 at 12:41
Não concordo Jonnhy. Acho que ali ele fez exactamente o que devia fazer para ser exímio e não deixar o adversário sequer pensar.
Usou o recurso que lhe daria mais probabilidade de sucesso com a maior rapidez possível.
A alternativa seria o que faz Edwards n vezes: ganha espaço ou linha de passe/cruzamento mas volta para trás ou para o lado para procurar o melhor pé e desperdiça o que havia criado anteriormente.
O Edwards nunca passará disso porque não tem inteligência, nem poder de decisão para perceber que muita vezes mais vale arriscar um passe ou uma desmarcação com o pior pé do que passar 90 minutos à procura da jogada de sonho ou o passe/cruzamento perfeito. Isso facilita e muito o trabalho da defesa que sabe sempre que ele vai tentar isso.
E a equipa é que sofre com isso pois perdem o tempo de entrada ao lance, o elan da jogada ou a posição favorável para receber a assistência.
18 Setembro, 2023 at 12:33
Não consigo perceber essa tua adoração por um futebol pobre.
Enfim, gostos não se discutem…
Isto foi contra uma equipa que subiu de divisão…
18 Setembro, 2023 at 12:34
“Ao contrário de muitos, nunca achei que o problema do Pote seja a entrega ao jogo. Já tinha dito no outro dia e ontem o Amorim disse o mesmo. O Pote é dos que mais corre no Sporting, se não for o que corre mais. As pessoas confundem a forma “blazer” como ele trata a bola com falta de compromisso (que são as mesmas pessoas que depois andam a bater punhetas à forma como ele passa a bola à baliza…continua a ser a mesma forma de tratar a bola mas já é um encanto…). O Pote corre de caralho, procura espaço, procura o jogo, percebe os espaços vazios. Mas, está a correr mal. O toque de bola está demasiado “pesado”, ou adianta demais a bola, ou perde-se sem perceber onde meter a bola…mas…mais uns jogos a jogar ali, mais uns jogos fixado na posição…ele vai habituar-se, vai sair tudo mais natural e vai ser o Pote de sempre.”
Amém.
18 Setembro, 2023 at 13:01
Excelente comentário, deveria ser promovido a post.
Foi exactamente o jogo que eu vi.
Parabéns TdCL
18 Setembro, 2023 at 13:02
Concordo um bocado com o que dizes mas não completamente.
Como tenho dito, deste que a equipa meta intensidade e velocidade no jogo – e basta a intensidade e a velocidade de ontem, que não foi uma coisa extraordinária – o modelo de jogo funciona – seja ele qual for.
O Pote ontem foi, do 11, um dos 2 jogadores que estiveram abaixo dos restantes. O outro foi o Edwards. Mas não foi por não correr, foi porque as coisas não lhe sairam bem. Mas há jogos em que o Pote corre pouco, ou não corre o que deve… E não são poucos! A conversa de que “o Pote é o que corre mais”, é igual ao “jogam os que treinam bem e estão melhores”! É conversa para boi dormir… porque o que se vê não é isso. Aliás, com o Gyokeres no 11, nunca será o Pote a correr mais, de certeza!
O problema do Pote “correr pouco” nem é sempre os km que possa correr, mas como corre… Vê-se, muitas vezes, o Pote a “fazer jogging” atrás do adversário que leva a bola, sem fazer o esforço para o condicionar ou tentar tirar-lhe a bola… Faz km… mas defende mal como a merda! E o ponto é esse, do meu ponto de vista.
Bem, 5ª feira não é para rodar grande coisa… 1 ou 2 mudanças, no máximo. É para tentar ganhar o jogo, sff!
Na 2ª feira, sim, rodar alguns jogadores… Um dos 3 centrais, ou 2, o Morita pelo Bragança, Pote no banco e Geny a jogar na frente. Acredito que, aqui sim, o Amorim vá rodar, o que vai condicionar o nosso jogo e tornar a partida complicada – se jogas sem o Gyokeres, com Paulinho e Trincão, com Bragança no meio, é descer bem o nível…
18 Setembro, 2023 at 14:10
Grande comentário Tiago. Concordo com tudo!
Só realçar que o Moreirense vinha com a lição super-bem estudada: no início estava a pressionar e a tapar todas as linhas de passe de uma forma muito competente. Só que ontem apanhou o Sporting mais competente que me lembro desde há muito!!
Jogámos mesmo muito ontem! Concordo em absoluto aqui com o Tiago. Jogar muito não é jogar bonito à Bielsa, é dominar o adversário sobretudo quando o adversário é competente!
18 Setembro, 2023 at 10:39
5 jogos, 4 vitórias e 1 empate na ida a Braga.
Um bom começo de campeonato que nos leva ao topo da tabela.
Próxima semana outra vez em casa para capitalizar o bom arranque e fazer 16 pontos em 18 possíveis.
Passo a passo ou jogo a jogo, fazendo o nosso trabalho.
Gyo a continuar assim, no Verão não se aguenta por cá.
Inácio e Diamondé igual.
Excelente inicio de época para os 3.
O Diamondé ainda tem alguns falhas “normais” para a idade e contexto muito mais exigente que foi inserido nos últimos “6 meses”, mas o potencial está lá todo.
1º parte algo “passiva”, com uma 2º parte de bom nível, foram 3-0, mas poderiam ter sido 5.
Quinta-Feira Liga Europa, entrar bem, para começar logo a resolver a passagem, para gerir os últimos 2 a 3 jogos, com os menos utilizados.
18 Setembro, 2023 at 10:56
Mas este GYO é jogador da bola ? Parece mais um jogador de RUGBY, na maneira que corre para a baliza.
18 Setembro, 2023 at 11:08
Também estou apaixonado pelo Gyokeres.
Tem algumas deficiências técnicas (não é um prodigio com os pés), mas faz tudo com uma intensidade e luta que, mesmo a bola por vezes atrapalhando, ele ganha o lance.
Já por mais de uma vez a bola atrapalhou mas ele vai com tanta intensidade que ela pode ressaltar onde quiser, que ele a vai buscar.
Nota-se também que tem melhorado na rotação quando tem o adversário nas costas. Nos primeiros jogos virava sempre para o mesmo lado (esquerdo), para ficar com a bola no pé direito e ontem variou mais e já rodou mais vezes para o lado direito. Com aquele corpo e intensidade, vai ser muito dificil para qualquer defesa parar aquele rotação. Ansioso para o ver contra um central mais duro (Pepe, Otamendi, por exemplo).
Agora, apesar de ele parecer estar sempre a 100% e de vir de um campeonato super intenso, convém começar a rodar o homem (não precisa de fazer constantemente os 90 minutos, ainda por cima com o jogo controlado).
18 Setembro, 2023 at 11:11
Percebo que temos limitações financeiras. Mas não termos coragem / capacidade / visão para ir mais longe, trocando 3 ou 4 jogadores que estão a mais por outros de “rotação mais elevada”, é uma pena. Aí sim, começaria a acreditar nesta equipa, apesar do timoneiro não me agradar. Faltam-nos um 6, mais um avançado com golo, dois extremos daqueles que resolvem. E despachar jogadores como Trincão, Edwards, talvez Esgaio. Paulinho poderia ficar como terceiro avançado. Depois, mais um GR e um centralão, a seu tempo.
Assim, temos equipa melhor do que a do ano passado, mas o plantel não me parece que dê garantias, infelizmente – contra o poderio dos adversários, cá no burgo e na Europa, dentro e fora das quatro linhas.
Não quero ser demasiado negativo, mas esta é a minha visão da coisa, de forma fria.
18 Setembro, 2023 at 11:33
O Sporitng tem um plantel de 18-19 jogadores e é assim que tem que ser.
O resto tem que ser complementado pela formação.
Para suplentes neste momento temos ….
Israel, St.Juste, Fresneda, Geny, M.Reis, Bragança, Trincão, Paulinho
Mais depois com a formaçao….
Callai, Quaresma Muniz, Essugo, A.Moreira, R.Ribeiro.
Para mim, o que continuamos a precisar é de reforços estratégicos e cirurgicos como temos feito este ano, em vez de clamar por uma mão cheia de reforços.
18 Setembro, 2023 at 13:50
Vamos ver os resultados, mais à frente. Assumindo que queremos ganhar. Queremos, não queremos? É para um amigo.
18 Setembro, 2023 at 11:34
Os adeptos são tolos por quererem a equipa a jogar rápido. O mister só se esqueceu de dizer que se nós paramos para pensar, também damos ao adversário tempo para pensar, porque os miolos é coisa que há dos dois lados.
E já agora, como é que o Benfica, o Porto e o Braga conseguem ficar à nossa frente sem ter um Coates a parar e pensar o jogo.
18 Setembro, 2023 at 11:43
Estão à nossa frente?
Não tinha percebido.
Os adeptos que assobiam aos 30 minutos uma equipa que está em crescendo no jogo e a criar perigo com regularidade?! São tolos, sim…
Bem…vai perguntar aos jogadores do Moreirense se acham que o Sporting lhes deu muito tempo para pensar…
18 Setembro, 2023 at 11:53
Epá, devo confessar que a mim tira-me um bocado do sério.
E nem é tanto pelo Coates, mas mais pelo Adan e os pontapés de baliza…… ou os lançamentos laterais do Esgaio por exemplo, que espera que o Coates suba e depois manda a bola para o Viktor.
Acho que há ali por vezes um excesso de zelo ou demasiado cerimonialismo que impede a equipa de ter e manter um ritmo de jogo mais acesso.
18 Setembro, 2023 at 11:58
Estou mais do que habituado…temos 4 anos disto. 3 anos e meio. Percebo o processo, desde que não andem a pastar a bola depois disso, tudo bem.
E até percebo os nervos aos 70 minutos. Eu não sou de me irritar com isso (antes pelo contrário…irrita-me muito mais decisões estupidas e equipas a jogar à toa), mas percebo. Agora…aos 20?! Aos 30?! Porra…..aos 30 minutos ontem estava tudo de nervos em franja com o Coates por ele parar para a equipa se organizar?!
18 Setembro, 2023 at 12:29
Penso ser porque, se paramos muito, pode sempre ‘acontecer Sporting’…
18 Setembro, 2023 at 12:39
Mas ontem não foi o caso.
Houve jogos, especialmente o ano passado em que sim! A equipa estava devagar, devagarinho, parada. a passear a bola entre centrais e sem nunca meter velocidade ou aproveitar o espaço.
Ontem, nunca foi o caso. Lá está. O Coates organizava, uns passes entre os centrais e meio campo para chamar os avançados deles e depois acelerávamos o jogo pelo meio campo. O Sporting ontem nunca jogou de vagar.
Mas o pessoal vê o Coates parar 4 ou 5 segundos aos 20 minutos, 30 minutos de jogo e fica tudo de cabeça perdida…
18 Setembro, 2023 at 12:37
Epá, ficaram todos à nossa frente a época passada… Ou o Coates só começou a parar agora?
O que o Bala diz faz sentido. Se tu páras para pensar, também dás tempo ao adversário de pensar e se posicionar melhor… Isto parece-me básico!
Óbvio que assobiar no jogo de ontem aos 30 minutos foi parvo. Mas já houve muitos jogos em que até mereciam ter sido assobiados antes – não que eu assobie, que não o faço nunca! Ontem não se justificava mas há jogos em que se justifica!
18 Setembro, 2023 at 13:17
E à 2 anos.
E à 3 anos.
Ficaram sempre à nossa frente?
Pensei que tinhamos começado uma nova época. Parece-me evidente que o problema do ano passado este longe de ser os 5 ou 6 segundos que o Coates para para organizar.
Não é o básico não.
O básico é perceber que é em variar velocidade e movimento que desiquilibra o adversário. Não é a pausa que coloca o adversário no sitio.
O Coates para. Está tudo em organização. O que desiquilibra é o que fazem os médios quando a bola começa a circular e depois a velocidade com que aproveitamos o espaço criado. E isso fizemos muito bem ontem e era isso que não conseguíamos fazer no ano passado.
18 Setembro, 2023 at 11:56
Passar aqui para ler os comentários ao jogo e perceber que a malta do malhão não percebe um caralho de futebol e fica desiludida quando o Sporting marca porque afinal “estão a foder-me todos os comentário bota abaixo que fiz desde o principio do jogo”, ou então, “foda-se o Gyokeres afinal não paulinhizou, fez um jogo do caralho”.
Os (es)tristes afinal estão aqui.
Foda-se não há pachorra.
18 Setembro, 2023 at 11:56
Grande jogo do Sporting, arbitragem com a merda do costumes…mas sem quaisquer palavras dos nossos dirigentes.
A atitude do Coates parado com a bola nos pés ou a caminhar a passo lento, além de enervar toda a gente no estádio, é um desrespeito para com os colegas. No rugby se visse um colega meu a ter esta atitude levava logo 2 solhas, e este é profissional.
Se foi o RA a pedir aquilo….ainda pior!
18 Setembro, 2023 at 12:00
Em relação ao jogo de ontem.
Vou direto aos conas moles que me irritam solenemente pela nítida falta de mentalidade competitiva.
Pote e Trincão.
Já martelei muito nos factores que me levam a desesperar com a participação deles em campo, não vou insistir.
Olhando para o Edwards e para as criticas que ele é alvo, olhem para o Pote.
É que ontem olhei para o jogo do Edwards e para o jogo do Pote e eu ainda consigo perceber o que o Edwards quer tentar fazer, agora do Pote nem sequer chega a esse ponto. O Edwards falha muito? Falha. Mas ao menos tenta e quando tem a bola sempre mete alguma velocidade e esforço.
Do Pote vejo sempre a mesma atitude de displicência.
Trincão é um gajo que nem sei bem o que quer fazer também. Parece um gajo que quer participar no jogo e tal mas acrescenta muito pouco e atrapalha muito o jogo.
Eu gosto do jogo fluido e que seja percetivel a intenção de chegar à baliza.
Não gosto de jogo entretidos em que se quer apenas a posse de bola.
Felizmente agora já temos o Gyokeres que dá para usar e abusar de bolas na frente e corre Gyokeres…
Nuno Santos gostei muito mesmo da 1ª parte dele.
Comentei inclusive durante o jogo que veio com outra mentalidade de jogar para a frente e fez muita diferença.
Na 2ª parte voltou ao mesmo, e com atrasos de merda que podiam complicar a equipa.
Valeu o passe para o cabeceamento do Gyokeres quando teve algum espaço para ir à linha. Felizmente não se lembrou de passar ao Adan.
Gosto muito mais do N. Santos da 1ª parte onde se chega à frente do que o da 2ª.
A defesa esteve bem. Achei o Inácio cansado e complicativo. Talvez do trabalho extra que teve na seleção, não sei.
Coates para as dificuldades físicas que tem, esteve bem.
Diomande na marcação é muito forte. Gosto da mentalidade de tentar sempre o passe para a frente o mais rápido possível mesmo que acarrete algum risco.
Vou sempre preferir quem arrisque o passe do que aqueles certinhos mas que passam sempre para trás e para o lado em passes de 2mt.
Morita fez grande jogo.
Este é o Morita que gosto. Sempre ligado ao jogo e a fazer a bola circular naquele meio campo.
Hjulmand vem acrescentar aquele gajo que consegue mandar umas bilhas de fora de área. Que saudades que tinha de um gajo desses. Bom tempo de corte. Tem fisico para aguentar também mas ainda pouca resistência para os 90min. A velocidade também não é o forte dele. Vamos ver se ganha pontos extra no posicionamento e compensa.
Não entendi porque Fresneda não jogou se é melhor, palavras do Amorim, que o Porro em tudo, atacar e defender.
Mas o Esgaio, disse ontem o comentador, é muito certinho….enfim…
Gyokeres.
Grande jogador.
Tivesse Pote a mentalidade competitiva do Gyokeres e já não estaria no Sporting….mas para alguns jogadores acham que já são vedetas e depois dá merda.
Gyokeres corre os 90 min que até cansa. Não dá nenhuma bola como perdida. Tem técnica. Tem força. Tem velocidade.
Bom jogo no geral.
Se afinássemos os pontos menos fortes que seriamos?
18 Setembro, 2023 at 12:30
“Tivesse Pote a mentalidade competitiva do Gyokeres e já não estaria no Sporting….mas para alguns jogadores acham que já são vedetas e depois dá merda.”
Super de acordo.
Se a regularidade do Pote fosse o Pote de Londres com o Arsenal, já tinha sido vendido por 80M€…
18 Setembro, 2023 at 13:29
O Trincão entrou aos 82m.
18 Setembro, 2023 at 13:50
Obrigado pela informação profundamente relevante….
Ele que agradeça ao Amorim.
Se calhar tem de jogar mais vezes com amigdalite.
Se é um gajo que em 90 min dá o que dá, então a entrar aos 82min faz todo o sentido.
Mas se a ideia era estagnar o jogo até as pessoas adormecerem de tédio, ou a ver um gajo com tiques de vedeta que não consegue ser consequente em nenhum movimento que faz….está ótimo
Porque o Afonso Moreira ou outro ainda têm de nascer 10 vezes…
Amorim ontem assumiu que Pote é um dos seus preferidos. Se calhar o Trincão também deve ser…Paulinho…Esgaio…
Aos poucos e poucos a careca vai sendo descoberta….para alguns é apenas a confirmação….para outros enquanto estivermos a ganhar é irrelevante e esquecem.
Mas depois lá vêm mais 18 anos de jejum e não percebem porquê….se foram os árbitros ou outra desculpa de merda qualquer…
18 Setembro, 2023 at 12:22
Consistência. Falta ganhar consistência. Com essa consistência podemos fazer uma gracinha.
Assobios aos 30 minutos? Entendo que a maioria dos adeptos queiram o Sporting a jogar rápido e sempre com a baliza na mira. Eu pessoalmente prefiro um misto como na segunda parte ou como já vinham fazendo na primeira com o Edwards/Pote a virem buscar dentro. Gosto do cinismo e gosto de sentir o jogo controlado. É uma ideia de jogo que depois nos permite estar dentro de jogos de dificuldade maior. O grande problema do ano passado é que nunca conseguimos, ao longo de toda a época, sentirmo-nos confortáveis a jogar como jogamos agora. Faltava um PdL como o Gyo que nos dá uma dimensão física e ofensiva que depois nos permite fazer o “ram-ram” com outra objetividade.
Agora… temos de saber o que esta equipa vale sem Gyo. Voltaremos ao mesmo? Ou treinador já entendeu que o Pálinho não pode jogar como referência e tem de ter alguém a acompanhar?
Continuar a crescer, sobretudo na recuperação da bola. Ontem um jornalista na CI pós jogo referiu e bem que o Sporting pode cortar as bolas, mas por vezes de forma muito atabalhoada. Jogamos mais subidos, mas por vezes falta alguma clarividência a defender.
Se não houvesse nada a melhorar é porque estaríamos estagnados. Curioso para ver o crescimento e o ganhar de uma consistência que nos permita ganhar títulos.
18 Setembro, 2023 at 12:25
Bom jogo, o mais bem conseguido até agora, nestas 5 jornadas!
Todos os jogadores estiveram num bom plano, com excepção do Pote, um furo abaixo, e do Edwards, 2 furos abaixo. Ambos estão em má forma, especialmente o Edwards.
Grande jogo do Morita, do Hjulmand e do Gyokeres, bem segundados pelo Nuno Santos.
Desta vez o Amorim conseguiu não estragar a equipa. 🙂
Trincão está a precisar de férias.
Arbitragem super tendenciosa, como acontece sempre com o artista Oliveira – e com o artista Tiago no VAR não seria de esperar nada de relevante corrigido!
O tipo de erros que agora usam, para beneficiar ou para prejudicar as equipas, são dos que passam pelos pingos da chuva nas analises às arbitragens: dualidade de critérios, mesmo quando é gritante, como ontem, passa por “um ou outro erro sem influência no resultado”. Banalizou-se a mediocridade, e isto é transversal a toda a sociedade, e não só a Portugal. Mais do que tudo se aceitar, somos obrigados a tudo aceitar, ou somos intolerantes, fascistas, racistas, homofóbicos, xenófobos, o que for! Lutar contra isto é quase impossível no contexto actual!
Agora, ganhar na Áustria, apresentando a melhor equipa.
Rodar alguns jogadores com o Rio Ave, na 2ª feira!
18 Setembro, 2023 at 12:31
Caray! É o que eu digo, quando me é impossível ver o jogo é que eles fazem exibições de gala (isto a fazer fé no que li no jornal, no que li agora por aqui e no resumo que vi).
Por isso sem ter visto 90 minutos, o que tiro de positivo:
36 mil em Alvalade para o dia e horário é boa casa, mas com a chegada do Outono/Inverno isto vai baixar muito. Incompreensível também que mais uma vez ter se ser Amorim a fazer o papel de outros da estrutura ao falar nisso.
Três golos, baliza a zeros e uma vitória robusta, sem grandes sobressaltos. Óptimo.
Gyo a ser o furacão que já nos habituou….e a levar porrada como poucos com os padres a fazer vista grossa. E mais um golo…e uma assistência.
Morten a equilibrar a equipa, a jogar para a frente e a mostrar que tem remate e golo. Em relação ao ano passado e especificamente a Ugarte é um claro upgrade nessas funções, apenas perdendo na capacidade ímpar de recuperação que o uruguaio tinha.
Inácio e Diamonde estão a fazer um grande início de época. Tanto defensivamente, como ofensivamente. Os poucos erros de Inacio surgem principalmente dos riscos que corre na construção, vital ao jogo da nossa equipa. E é assim que tem de ser.
Diamonde também com alguns erros ofensivos, algo trapalhão, mas erra mais defensivamente por inexperiência e falta de concentração.
De qualquer maneira tem estado a grande nível.
Continuo a achar que o Sporting precisa de outro médio de categoria que não Morita, mas tem feito grandes jogos por isso que me vá calando pela época fora.
Geny com mais uma boa entrada em jogo, a dar coisas diferentes e a acompanhar com números (leia-se assistências e criação de real perigo) essas boas entradas.
Do lado negativo, outra vez pelo que apanhei aqui e ali:
As paragens de ponteiros do Adan. Não falha: é uma casa daquelas ou duas por jogo. As vezes dá golo, outras vezes não dá.
Dos elos mais fracos do 11 titular, senão o maior fraco neste momento. Por mim já lá estava o Israel, pior não é. Aliás por mim tinha-se ido buscar um grande guarda-redes para titularissimo, coisa que nenhum dos dois é.
A nulidade exasperante que continua a ser Edwards. Nível de decisão miserável, comprometimento zero e disponibilidade para ajudar a equipa em níveis vergonhosos.
A má fase que Pote atravessa em que tudo lhe sai mal. E como o Tiago já escreveu hoje, não é por não correr, por não se esforçar, ou por estar pouco compremetido. São fases.
Sou supeito pois para mim é um craque que está época apenas precisa de dar o click….e vai dar. Muito menos é algo parecido com um cona de sabão, expressão que quem pouco percebe disto aprendeu a usar o ano passado e agora atira a tudo o que mexe resumindo o seu conhecimento futebolístico.
Oa bois de apito que continuam impunemente a dar o seu recital clássico em Alvalade: amarelar jogadores Sporting ao espirrar e deixar os adversários malhar à vontade durante 90 minutos.
Outro amarelo para Gyo. Estão mesmo a tratar de arranjar maneira de o suspender em vésperas de jogar com uma das nádegas. Outro clássico no Sporting, assim como o amarelo a Mortem na sua 2a falta por….cortar a bola.
Raramente vejo repetição de um jogo, mas pelo que leio por aqui, até estou tentado a fazê-lo, pelo menos a 2a parte.
Boa vitória, para a semana outro jogo em casa, há que aproveitar a onda e o calendário para somar e depois capitalizar quando chegarem os clássicos (entre as duas nádegas e depois nós contra uma delas).
18 Setembro, 2023 at 13:07
O gyo não levou amarelo,foi o huljmand que levou.
E uma coisa o Adan ontem não deu casa nenhuma,o lance é uma falta clara sobre ele que o palhaço do árbitro não marcou.
18 Setembro, 2023 at 13:18
No Flash Score aparece lá um amarelo ao Gyokeres….é só consultar. Erro deles então e que levou ao meu. Lá está, não vi o jogo.
Vi a jogada do Adan, apesar de poder se falta, aquela bola não era dele e vê-se claramente que o Inácio grita que é dele.
É recorrente. Só transmite insegurança e tremideira à equipa, especialmente quando sai dos postes, seja para cruzamentos ou para saidas destas.
Já para não falar nas reposições de bola em que ou mete a bola fora ou mete num jogador adversário.
Completamente acabado.
18 Setembro, 2023 at 13:26
Nunca acabes, Dupont…
18 Setembro, 2023 at 13:58
Grande comentário da mente iluminada “que só quer debater”.
Vou voltar ao que dizia antes: para burro só te falta votar no Varandas, Cagalhao amarelo……ah espera…que pena.
18 Setembro, 2023 at 17:47
Eu debato… com quem tem nível para debater. Que no teu caso é só quando há um eclipse lunar…
18 Setembro, 2023 at 19:46
Por não teres nível é que ninguém debate contigo.
Só atiras os cotos ao teclado, pouco mais.
Repito, para burro só te falta ter votado no Varandas….ah espera….que azar.
18 Setembro, 2023 at 12:49
Bem ontem o mister a falar do Pote, assumindo a sua responsabilidade e enaltecendo o trabalho do jogador na equipa
https://twitter.com/sporting_tatico/status/1703531240794587631
18 Setembro, 2023 at 13:07
A atitude de merda do pote nunca será culpa do RA, por limitado que este seja, que o é.
Já sabemos que nem todos são predestinados (esgaio…) mas não dar tudo como o pote e Edwards é vergonhoso. O trincao a quem nada sai bem, pelo menos corre, os outros 2 irritam qualquer pessoa por mais paciente que seja.
18 Setembro, 2023 at 13:05
Amorim: «Quando o Coates pára a bola, os adeptos têm de perceber que são ordens do treinador e não dos jogadores»
Isto já todos minimamente atentos já tinham percebido que é estratégia do treinador.
Agora usas disto para abrir espaço.
O pior é quando a equipa adversária abdica de pressionar.
Fazes o quê?
A mesma merda que no ano anterior valeu-nos o 4º lugar e a perda dos Milhões da Champions.
Treinador limitado que estando o resultado 0-0 tem como principal estratégia temporizar a bola nos centrais para chamar a equipa adversária quando a mentalidade da equipa devia estar em chegar à baliza no menor espaço de tempo possível.
Treinador de equipa pequena…
18 Setembro, 2023 at 13:10
E também é a mesma merda que nos fez ser campeões??ou só o 4 lugar??
Ontem quem viu o jogo e percebe minimamente de futebol via que o Moreirense na segunda parte ia dar o berro,era impossível aguentarem a correr como estiveram na primeira parte,muito bem a equipa a rodar a bola entre centrais e médios com a ajuda dos interiores a dar apoio no meio…ontem grande jogo da equipa,nada a apontar.
Eu não percebo o que querem mais, sinceramente… são os treinadores dos outros que são bons,eles estão a jogar de caralho…só que não!
18 Setembro, 2023 at 13:43
E depois disso quantas mais vezes fomos?
Esse argumento do campeonato ganho vai servir até 2050?
E sim, para mim, quando fomos campeões também não jogávamos um futebol por aí além.
Correu bem.
Aliás o campeonato foi tudo menos um campeonato típico, o que já começa a ser padrão, infelizmente para nós.
Parece que ganhamos campeonatos apenas quando alguma merda estranha acontece.
Mas temos de ter calma.
Talvez sejam já os vários jejuns que tivemos que estão entranhados nos sportinguistas…
18 Setembro, 2023 at 13:26
Andam aqui alguns a dizer que o Coates temporiza por causa dos colegas e da qualidade do passe e merdas isotéricas e afinal é só a ideia do Amorim de querer chamar os adversários e abrir espaço na defesa.
Só fica fodido quando o passe sai lento, a malta da frente não se desmarca, o Adan que se embrulha com a bola, o próprio Coates que se atrapalha com a bola e a adianta demasiado…
Depois acontece o que muitos chamam de “aconteceu Sporting” e para virar o resultado é a merda que se viu o ano passado.
Podem tecer grande comentários ao jogo do Sporting e do Amorim. Mas é um jogo aborrecido, na expectativa e não de equipa grande que procura atacar a baliza.
Não é à toa que tem usado e abusado do Gyokeres e dos passes para ele ganhar o espaço que não existia antes e continua a não existir enquanto formos lentos.
Se Gyokeres se lesionar ficará à vista de todos a merda que é este futebol de Amorim.
Enquanto a bola entra e estivermos na frente vai ser tudo maravilhoso.
Mas os problemas continuam lá.
Aliás o problema…..a conceção de futebol do Amorim.
Mas pelos vistos é o futebol moderno que vamos todos ser obrigados a gostar e a ter de comer e calar.
Outra coisa que não percebo é a tolerância dada ao Pote que não é dada ao Edwards.
Só porque o Pote anda a correr atrás dos defesas sem o mínimo de eficácia?
Isso também o Trincão anda a correr atrás deles…
E os passes que Edwards sabe entregar na altura certa…como foi ontem ao Gyokeres que acabou por não rematar porque não tem pé esquerdo?
Futebol é de facto subjectivo…
Cada um vê o que quer…
Espero sinceramente que no fim tudo dê certo e sejamos campeões que no final das contas é isso que de facto interessa.
18 Setembro, 2023 at 14:04
Verdade. Esqueci desse passe. Boa decisão e boa entrega, a bola saiu perfeita para o Gyo. Era só meter o pé esquerdo à bola.
Mas isso é um oásis em 3 ou 4 jogos do Edwards.
Pote além de ser muito mais inteligente e ter muito maior poder de decisão e definição (por muito que as coisas lhe saiam mal) já mostrou que pode fazer muito mais e melhor. O Edwards é sempre isto. De vez em quando lá faz um passe desses que não é mais que a exceção que confirma a regra
Sempre, sempre, sempre.
18 Setembro, 2023 at 14:24
Diz lá qual foi o oásis do Pote ontem?
O passe de letra que esbarrou na defesa?
São estilos.
Eu prefiro um gajo que quando pega na bola se percebe que o objetivo é baliza ou ir à linha para meter na área do que um gajo que muita malta acha que joga em souplesse mas é só um gajo que se perde nele próprio.
Para mim Pote é nitidamente um jogador que está a ser vitima da sua 1ª época que correu como nenhuma outra correu na carreira dele e que o fez deslumbrar-se.
Agora liga o complicómetro e fode as jogadas praticamente todas, ou porque temporiza ou porque não mete a intensidade que deve no lance.
O Edwards o problema dele é não ter capacidade de se dar mais ao jogo. De vir buscar bola ou de fazer uma pressão mais incisiva mesmo que seja só para parecer bem como o Pote ou o Trincão fazem a andar atrás deles de forma inconsequente. Fica na ala ou vai mais para o interior se o ala estiver lá.
Se os colegas lhe metem a bola ele vai tentar o que gosta de fazer que é entrar em drible. Na maior parte das vezes não corre bem, mas mete velocidade. Claro que fruto da sua complexão física e do ponto de gravidade baixo o que o ajuda no drible também o prejudica na disputa física com o adversário e uma parte de manha também.
E mais quando tem o colega a desmarcar ele é capaz de meter o passe e não se enrola todo ou complica como fazem o Pote ou o Trincão.
Pessoalmente mais facilmente dava oportunidade ao Edwards do que ao Pote ou ao Trincão como jogam hoje. Amanhã só vendo como evoluem. Que isto é tudo uma questão mental.
Ou então não metiam nenhum dos 3 e dava uma oportunidade ao Afonso Moreira ou ao Geny lá na frente no apoio ao Gyokeres.
Se calhar a malta que adora ver o Sporting a pastelar porque é super tático e cenas iam pingar a cueca toda com um futebol mais ofensivo e objectivo do que este que é tão complexo e brutal que no final das contas se resume a espetar a bola na frente para o Gyokeres, jogada essa que é o que nos tem valido nestes jogos….mas para um treinador que ganha 6M ano estaria à espera de ver outras variantes ofensivas.
18 Setembro, 2023 at 15:08
Pote vitima de uma boa primeira época?
2022/23 – 15 Golos e 12 Assistências – Participação em Golos – 27
2021/22 – 8 Golos e 10 Assistências – Participação em Golos – 18
2020/21 – 23 Golos e 4 Assistências – Participação em Golos – 27
18 Setembro, 2023 at 15:13
Vitima da 1ª época em que…. teve um destaque que mais nenhum outro teve.
Peço desculpa por não ter sido demasiado explicito.
Na 2ª quem teve o maior destaque foi o Sarabia e nesta última talvez o Ugarte.
Mais….não é à toa que ninguém quis perder a cabeça e levar o Pote.
Porque será….
18 Setembro, 2023 at 15:18
Fdx oh Rampante!
“Meme do Batman a dar um tabefe”
18 Setembro, 2023 at 16:20
Queres perder algum tempo a ler o que escrevi e entender o ponto de vista do meu comentário e ainda mais uma explicação sobre ele, ou é só para desconversar?
18 Setembro, 2023 at 17:51
Concordo contigo.
O Pote não é um jogador do caralho porque lhe falta atitude para isso. Tem qualidade, tem inteligência, tem golo… mas depois é uma cona de sabão que só se esforça mesmo quando quer – e o exemplo perfeito disso é o jogo em Londres!
18 Setembro, 2023 at 14:19
Não. Ele para o jogo para organizar e para a equipa se posicionar. O que chama a equipa adversária é os passes entre os centrais e o meio campo.
O jogo do Sporting ontem foi de expetativa e não de procurar atacar a baliza?!
Foda-se….saiu aqui…
18 Setembro, 2023 at 15:23
Não foi.
É o que tem sido mas não foi ontem.
Em relação ao jogo de ontem fiz um comentário exclusivo que não este. Este é mais em retrospetiva e do que é o Amorim enquanto treinador e a sua ideia do que é o jogo futebol.
Mas também não foi o jogo maravilhoso que tu disseste.
Pelo menos para mim, que estas merdas são todas muito subjetivas.
Há quem goste de um futebol mais estratégico em que a bola anda de um lado para o outro até a malta deitar sangue pelos olhos e quando as bolas entram parece um futebol mágico….
Há quem goste de um futebol mais objectivo. Que é o meu caso.
Também não digo que gosto do tal futebol vertiginoso e bandalheira total, como alguns parece que querem dizer. Que ou é uma merda controlada a 10 km/h ou é uma bandalheira desorganizada total, onde o jogo fica todo partido e levamos no mínimo 10 golos.
Foi preciso vir o Gyokeres e metermos bolas na frente e fé em Deus (Gyokeres) para a malta agora vir elogiar a tática do Amorim e deste Sporting, quando as merdas estão a mudar exatamente pelo contrário….é porque temos o Gyokeres na frente que abrem os espaços e não porque o Coates sabe colocar bem o pé em cima da bola e consegue ser o patrão do jogo ofensivo na expectativa dos colegas do meio campo se posicionarem e o crl a 7.
Porque se dá tempo para os nossos se posicionarem….surpresa do caralho….os adversários também.
Mas parece que às vezes só nós é que jogamos.
O futebol é isto…cada um vê o que quer…dá para todos os gostos 🙂
Tivéssemos o Sporting com o Paulinho na frente sem o Gyokeres e iam ver essa magia toda que falam…aliás é só puxar a box atrás e ver como correu a época anterior.
Escapou-me o tal futebol mágico…
18 Setembro, 2023 at 15:35
Tirando as contratações que fizemos, a equipa é igual à do ano passado. Bom…não é dificil chegar a essa conclusão…
PS: A grande diferença deste jogo para a esmagadora maioria dos jogos do ano passado está no Gyokeres mas MUITO, mas mesmo MUITO no Hjulmand. É pela capacidade de passe e de ter bola, e de decidir rápido do Hjulmand conjugada com a do Morita que conseguimos um jogo interior que não tínhamos no ano passado…mas isso é um trabalho bem feito.
18 Setembro, 2023 at 15:43
No ano passado, começamos com Ugarte e Porro.
Para mim a diferença está mesmo no sueco da frente
18 Setembro, 2023 at 15:46
Mas parte da diferença é, sem duvida, a capacidade de passe do Hjulmand vs Ugarte.
Ugarte é um recuperador de bolas. Um polvo. Mas não tem a velocidade de execução nem de passe progressivos do Hjulmand.
O nosso jogo interior ontem tem mais a ver com Hjulmand do que com Gyokeres.
18 Setembro, 2023 at 15:50
Observem as diferenças…
https://www.zerozero.pt/match.php?id=8745539
O nosso ataque á 5ªjornada era Edwards, Trincão e Rochinha.
🙂
A esta altura, à 5ª jornada estávamos a 8 pontos do Benfica!!!
18 Setembro, 2023 at 15:55
Nem a qualidade de remate, o que tem sido uma surpresa muito agradável.
As saudades que eu tinha de um médio com potência de remate.
18 Setembro, 2023 at 15:54
Sem dúvida.
Mas se tiras os 2 tens a mesma merda de jogo pastelão que tiveste o ano passado, não tenhas dúvidas.
É só ver a melhoria do nosso futebol neste momento.
Só espero que tenham força para jogarem os jogos todos até ao fim do campeonato.
Morita ontem fez o jogo que me faz gostar de o ver jogar e merece a titularidade de caras.
Mas nem sempre tem sido assim. Em alguns jogos por exemplo até tem rebentado aos 60 min, mas ontem ainda conseguiu ter energia.
Esta combinação que nos permite ter o tal jogo interior torna o nosso jogo menos previsível que era do ano passado em que invariavelmente íamos para as alas.
A acrescentar a isso temos o Gyokeres que dá profundidade há muito tempo pedida a um treinador estruturado e casmurro.
Mas o jogo rola da maneira que os jogadores querem.
Ou seja, se um jogador não estiver nos seus dias como acontece com o Morita, o jogo do Sporting perde….se o Hjulmand tem de ter outras preocupações mais defensivas para compensar por exemplo o Esgaio, o jogo do Sporting perde.
O que quero dizer é que não vejo o papel do Amorim pela positiva e a acrescentar pormenores ao jogo para o melhorar.
Pelo contrário. Insiste em jogadores que prejudicam inclusive o desempenho de outros jogadores que acrescentam ou não dá oportunidade a outros melhores e assim facilitar a vida de todos em campo.
Como ele confirmou ontem, tem preferidos.
E isso não é aceitável quando há jogadores melhores no plantel ou que oferecem outras coisas que o jogo pede.
Inclusive jovens que poderiam validar a tal aposta na formação….o que neste momento é só treta.
18 Setembro, 2023 at 13:25
Tal como disse aquando do sorteio dos jogos da liga portuga…
Se não tivermos 20+ pontos depois da 8a jornada é começar a preparar a época seguinte…
Para já estamos a melhorar, contudo tenhamos bem presente o nível das equipas que defrontamos. Tirando o braguilha, jogo em que fomos espoliados, quer pelo árbitro quer pelo treinador com aquela miserável 2a parte, contamos por vitórias os outros jogos disputados.
Agora vêm 2 jogos em casa e um fora, até á 8a jornada. Espero 3 vitórias.
A partir daí é que vamos ver se temos unhas para disputar títulos.
18 Setembro, 2023 at 13:37
Jogámos contra o Braga, Casa Pia e Famalicão… 6, 7 e 8.
É ver o que o Moreirense fez ao Porto e como o Vizela encostou o Benfica.
O campeonato é uma prova de regularidade e veremos se perdemos 2 pontos em Braga ou ganhámos 1.
18 Setembro, 2023 at 13:42
https://www.transfermarkt.pt/liga-portugal-betclic/saisonstarts/wettbewerb/PO1/plus/?sortierung=beste&sortField=pkt&saisonIdVon=1934&saisonIdBis=2023&spieltag=10&eingrenzung=alle
O Sporting só obteve 20 ou mais pontos à 8 jornada 10 vezes na sua história.
18 Setembro, 2023 at 13:43
Errata: Só 4 vezes.
18 Setembro, 2023 at 14:54
Todos pro Marquês?!?
18 Setembro, 2023 at 15:00
Parece-me prematuro.
Acho que até te dei razão, por ser tão raro fazermos arranques de campeonatos bons, raramente somos campões.
18 Setembro, 2023 at 15:07
Sermos campeões só por si é uma raridade…
18 Setembro, 2023 at 15:24
Parece que não.
É até pecado chegarmos a essa conclusão tão bem que as merdas estão.
18 Setembro, 2023 at 16:21
Eu fiz essas contas em Julho, aquando do sorteio …
Isto é, se o SCP quiser mesmo disputar o título, menos do que esses 20+ pontos à 8a jornada é … brincar com coisas sérias …
Para já, está dentro do possivel e, espero mesmo que o SCP consiga os 9 pontos nos próximos 3 jogos … Depois, bem depois, também tem a ver com a postura dos rivais nos seus jogos, mas sobretudo nos jogos entre eles … E é aí que o SCP não pode claudicar nem deixar de aproveitar quando os rôxos perderem pontos …
Depois a motivação de estar à frente e a sequência de resultados positivos podem fazer a diferença …
Vamos com calma, jogo a jogo, mas com confiança e convicção!
18 Setembro, 2023 at 13:36
Boa tarde, bendita a hora em que o Viana interceptou a conversa do CR7:
” Gio, queres?”
Vai de pesquisar e deu Gyo.
O jantar do Morten, ainda vamos agradecer.
18 Setembro, 2023 at 15:05
ahahahah
18 Setembro, 2023 at 14:39
O melhor apontamento do jogo de ontem é que o Sporting chutou 20x e acertou 13 na baliza. Acho que a mudança acima de tudo entre o ano passado e este é que a equipa parece querer atacar muito mais, e com o espaço que o Gyo cria e com a meia distância do Morten as coisas acabam por ficar mais fáceis… O que me dá mais pena continua a ser a inutilidade ofensiva do Esgaio, na medida em que não consegue passar por ninguém ou fazer um cruzamento decente, e como o Paulinho se posiciona em campo, deixando o ala completamente descompensado, quer no processo ofensivo quer no processo defensivo.
O plantel a esta altura parece estar muito mais homogéneo do que no ano passado, mas o Amorim continua a precisar de se desfazer dos fetiches, e começar a colocar jogadores que querem mais… Acho que a saida do Inácio será inevitável, gostava que no mesmo leque, estivessem o Adan, Esgaio, Paulinho, Trincão e Edwards. Aceito que o Esgaio fique como opção, mas os outros 4 acho que nenhum deles dá o que o Sporting precisa, a única coisa que fazem é confundir o Amorim.
18 Setembro, 2023 at 15:30
Tal e qual.
Acertas-te em praticamente tudo.
Eu ainda colocava aí o Pote por uma quantia a rondar os 40M.
Acho que a malta só vai perceber o mal que fazia o pote ao Sporting quando vier um novo Gyokeres para a posição que é agora ocupada pelo Pote.
A acrescentar ao Inácio, estou mesmo a ver alguém vir cá cometer uma loucura pelo Diomande. Acho que é um Central que vai seduzir muitos tubarões mesmo com as limitações que ainda tem.
Mas o facto de ser jovem, ser um central forte na marcação, forte fisicamente e tem mentalidade para arriscar no passe para a frente, vai mexer com o mercado.
Eu se fosse ao scouting do Sporting começava já a preparar 2 Centrais…no mínimo.
Porque ainda temos o Coates e o Neto…já nem falo no M. Reis e no St Juste.
18 Setembro, 2023 at 15:53
Não consigo concordar com o Pote. O Pote tem sido o jogador mais determinante do Sporting desde que chegou cá. Tirando o segundo ano em que teve a lesão, o Pote foi sempre o nosso melhor jogador e o mais influente. Ao contrário dos outros o Pote é jogador de equipa campeã. A sair tem de ser por uma proposta vantajosa para o Clube e para ele… Estes são os números do Pote: 134 jogos, 59 golos, 34 assistências. Estamos a falar de um gajo que não corre, não tenta, não faz nada decente, e depois não se arranja nenhum nos últimos 4 anos com números perto dos dele.
18 Setembro, 2023 at 16:05
O meu problema com o Pote não é o que ele dá.
Eu sei o que ele pode dar.
O meu problema é que nem sempre é o melhor para o jogo, ou nem sempre está a produzir e deveria dar lugar a outros.
Pote tem preferência, quer jogue, quer não jogue.
Aliás Amorim até disse que era um dos preferidos que é sempre uma merda boa para o balneário ouvir…
Esses números podem enganar.
E posso dar-te um exemplo hipotético e exagerado para que seja mais facilmente entendível.
Um jogador que em 10 jogos marca 3 golos cada. Acaba a época com 30 golos.
Mas nos outros jogos todos não faz um caralho e anda o tempo todo a complicar e a armar-se em vedeta ou simplesmente não produz o que pode.
Partindo do principio que a equipa está muito dependente dele, imaginemos que a equipa onde joga só ganhou aqueles 10 jogos.
A equipa onde ele joga acabou com 30 pontos, mas ele foi um dos melhores marcadores do campeonato.
Conclusão: a equipa ficou a meio da tabela a dezenas de pontos do 1º.
O problema do Sporting é ter estado muito dependente do Pote.
E o rendimento dele é intermitente e por vezes é até forçado a que ele tenha o destaque da 1ª época em relação aos demais, mas deveria de vez em quando dar lugar a outro. Eu acho que ele não tem mentalidade competitiva, outros acham que não. Pacifico.
18 Setembro, 2023 at 16:47
“Acho que a saida do Inácio será inevitável, gostava que no mesmo leque, estivessem o Adan, Esgaio, Paulinho, Trincão e Edwards. Aceito que o Esgaio fique como opção, mas os outros 4 acho que nenhum deles dá o que o Sporting precisa, a única coisa que fazem é confundir o Amorim.”
Completamente de acordo.
18 Setembro, 2023 at 14:41
3 pontos com justiça contra uma equipa que irá lutar pela manutenção.
Vi o jogo a espaços pois tinha visitas mas pareceu-me que dominamos do princípio ao fim.
O único lance de perigo à baliza de Adán, o remate ao posto no início do jogo, parece-me que Diamonde está a dormir, e apenas desperta quando percebe que a bola poderá chegar ao avançado.
Essa é para mim a principal lacuna do central, a falta de percepção de como a jogada se irá desenrolar ao contrário de Inácio, Coates, Reis e Juste que conseguem antecipar os movimentos adversários.
De resto dizer que o remate de Morita é espetacular e dá origem a uma excelente defesa, e que a Gyokeres tanto calha bem como aquele domínio de bola num passe longo e em que leva uma troçada do adversário, como “domina” a bola com a canela como na assistência para o golo de Hjulmand.
Mas aquilo que não tem em técnica tem em vontade e capacidade de trabalho.
Estamos consistentes (ao contrário dos rivais), e não temos crises e problemas internos (também ao contrário dos rivais). Campeões à vista..
18 Setembro, 2023 at 14:58
Vitória sem espinhas e folgada como se quer sempre.
Não me lembro de um avançado tão possante como Gyokeres desde os tempos de Marius Niculae antes da sua lesão.
A equipa está bem resta saber o que fará nos confrontos com carnide e folputas.
Vai ser um fartote ver Gyokeres no dragão da corrupção com Pepe e restante matilha, preparem-se para o pior.
18 Setembro, 2023 at 16:35
Bas??
18 Setembro, 2023 at 16:46
O Bas Dost era alto mas o Gyokeres é mais possante no choque com os defesas .
18 Setembro, 2023 at 21:05
E o Sli?
18 Setembro, 2023 at 18:01
O Bas não era possante… Era um bom 9 mas isso nada tem a ver com o que o Leão de Alfragide fala.
18 Setembro, 2023 at 14:59
Parece-me prematuro.
Acho que até te dei razão, por ser tão raro fazermos arranques de campeonatos bons, raramente somos campões.
18 Setembro, 2023 at 15:00
wrong place
18 Setembro, 2023 at 16:16
Que touro!!!
https://twitter.com/jmcmesquita/status/1703780024862523577?s=48&t=g1LP7Ba7zoWhO3rJilTkTg
18 Setembro, 2023 at 16:19
Compreendo a alegria dos sportinguistas estar em primeiro lugar, mas não se podem tirar ainda ilações comparando com a 5ª jornada da época passada, até porque o escalonamento do sorteio ditou adversários diferentes nestas 5 jornadas, comparado com as 5 jornadas da anterior época.
Vamos com calma, que ainda muita água irá correr debaixo das pontes, nem ao fim da 1ª volta se pode fazer a comparação, porque uns adversários foram em casa e agora serão fora e vice versa.
É bom sim senhor, e costuma-se dizer, candeia que vai á frente ilumina duas vezes, é ainda muito cedo para tirar ilações.
Ontem disse aqui e volto a dizer, não gosto da forma de jogar do Sporting, mas pronto, isso sou eu a dizer, e o que eu digo não se escreve, como se costuma dizer.
Oxalá tudo vá correndo assim, que será bom pró nosso Sporting, não é ser pouco crente, nada disso, até porque estou convencido que iremos fazer um campeonato melhor, comparativamente com a época que passou, e tinha mesmo que ser.
Mas vamos com calma, apoiando, como não podia deixar de ser, os nossos jogadores, a nossa equipa.
18 Setembro, 2023 at 16:36
Só há um resultado, no mesmo campo e contra o mesmo adversário da época passada, foi em Braga, na época passada deu 3-3 e esta época deu 1-1.
Portanto, nada diferente, foi empate nas duas épocas.
Por isso, calma.
É muitíssimo cedo.
18 Setembro, 2023 at 16:31
Oh vizinho, esse sorriso de orelha a orelha?
Dei a primeira hoje….
E então, ainda ontem eras virgem?
Isso era ontem…..
18 Setembro, 2023 at 17:58
Não percebo esta merda…
1º jogo, contra o Vizela, TODA a gente concordou que foram 20/30 minutos muito bons mas depois foi uma exibição muito pobre, muito por falta de atitude e por o Amorim ter estado mal a mexer na equipa.
2º jogo, toda a gente concordou que foi uma exibição pobre.
3º jogo, o pessoal voltou a questionar a exibição, que não foi nada de especial, e a postura da equipa. 3 vitórias até aqui mas muita gente a apontar muitas deficiências e muita coisa a melhorar.
4º jogo, TODA a gente, ou quase, a apontar que se perdeu uma grande oportunidade de ganhar em Braga e, quem sabe, até golear um Braga banalíssimo, sem futebol que se visse, sem criar perigo… E muita gente a apontar o dedo ao Amorim pela 2ª parte fraquíssima da nossa parte.
5º jogo, vitória convincente, sem espinhas, com um bom jogo no geral e muito boa 2ª parte… Afinal está tudo bem. Nas 4 jornadas anteriores nem se criticou nada…
Realmente é complicado!
18 Setembro, 2023 at 19:13
Porque estás a generalizar por toda a gente ou quase toda a gente o que são montes de opiniões diferentes para queres escrever este comentário….
Além disso é bom sinal se estamos a crescer. Não estou a ver o que é assim tão complicado…
18 Setembro, 2023 at 19:41
Generalizar é esse comentário…
Tens 4 jornadas em que a maioria apontou falhas, muitas delas, quase todas, relacionadas com falhas que vinham de outras épocas. Isto é factual. Basta ler os comentários pós jogos.
Ontem, e hoje, nos comentários pós jogo, são poucos os que mantêm os pés no chão, apesar de concordarem que foi um bom jogo – bem conseguido!
A maioria acha já que está tudo bem no clube e não há problemas – portanto passa-se de questionar a equipa em 4 jogos para um “tudo bem” num só jogo!
Aliás, tu és um deles – e, repara, muita da analise que fazes ao jogo eu concordo. Não concordo é com o “está tudo bem” ao fim de 1 jogo bem conseguido.
A questão é só essa.
A equipa cresceu ou está a crescer?
Consegues dizer isso na sequência destes 5 jogos? Como?
Vens duma 2ª parte miserável em Braga – contra um Braga do pior que vi nos últimos 5 ou 6 anos – e achas que a equipa está em crescendo porque ontem fez um bom jogo?
Não consigo concordar com isto… Sorry!
Se fizeres uns 4 ou 5 jogos assim, sim, podes falar em crescendo entre o inicio da época e esta fase. Por um jogo é um absurdo falar nisso!
Se me dizes que este jogo dá esperança que a equipa esteja no bom caminho, sim, concordo com isso. Mas nada mais!
Foi só 1 jogo bem conseguido em 5, quando tiveste 4 antes com muitas falhas e muita coisa a apontar – aos jogadores, à equipa, ao treinador!
18 Setembro, 2023 at 21:24
Fait divers á Miguel!
Tem que sempre encontrar qualquer coisa para potenciar sempre o mesmo tipo de discurso
É apenas mais disto
https://youtu.be/18-tTziGWOE?si=7R-kVRSZwX6cChjn
19 Setembro, 2023 at 1:19
Desculpa se a minha opinião te ofende…
18 Setembro, 2023 at 19:06
Lampiões no doping… está ligado a atletas federados. Fds a Bayer tem de vir buscar este tipo.
18 Setembro, 2023 at 19:10
Quanto a equipa, espero que Pote encaixe de vez, pois agora morita tem hujlmand no apoio. Eduardo e trincao sem ritmo de jogo. Vamos ver o jogo quinta feira.