É preciso saber mais e perceber o movimento do passivo como um todo.
Depende do custo da divida dos EO vs o custo da divida em fundos. E ainda por cima trabalhando com o mesmo, é importante que não estejamos demasiado expostos.
E por isso pode ser importante reduzir outra divida que não dos EO.
Além disso essa tem como colateral o contrato da NOS e cada vez há menos para dar como garantia.
Isto só por si não diz grande coisa…precisava de saber mais.
Eu diria que isto é um mau sinal que damos ao mercado mas aparentemente o mercado não se importa (até porque normalmente depois são os mesmos que subscrevem estes EO) tendo em conta que isto é pratica regular nos clubes de futebol e muito raramente não colocam totalmente a divida…
Mas não devia de ser tudo proporcional? Se bates recordes atrás de recordes, muitos deles consecutivos, estás num patamar de rendimentos que nunca estiveste antes. E mesmo assim não só é contraída divida, como é contraída para pagar divida anterior, mas com um acréscimo. Se fosse 40 por 40, eu diria que até seria um bom sinal porque o Sporting pede 40 para pagar 40 e paga os juros do próprio bolso. Mas pelos vistos estão a pedir 50 para pagar 40. E se há 4 anos, os juros foram de 5,25% imagino que este ano não serão mais baixos, até porque a noção que tenho é que estão todos a aumentar.
Eu a única coisa que sei é que se toda a gente gerisse a sua vida pessoal como estes gajos gerem os Clubes, andava tudo a penar na rua.
Imagina que financiares no fundo tem um custo maior do que este financiamento em EO. Não só de juros como de custo global.
O que faz sentido é pedir sempre o máximo possivel em EO e ir reduzindo o que está no fundo.
Tipo:
Montante global da divida: 200M
Fundo: 160M
EO: 40M
Como o custo no fundo é superior é esse que queremos reduzir. E por isso podemos ficar com;
Fundo: 120 M
EO: 50 M.
Estou só a exemplificar em como a análise disto isoladamente é complicada por falta de informação. Suspeito que o passivo vai aumentar este ano e não diminuir…e que não vai ser assim tão pouco quanto isso.
Mas ainda há uns meses pedimos um empréstimo a um fundo, e este diferencial de 10M, se não estou em erro dava para cobrir boa parte do que tinha de ser pago a um dos bancos.
Lá está, eu não sei de nada. Um gajo olha e vê que desde que o Amorim entrou, o balanço de transferências bate os 150M. Todos os anos se vendem mais lugares, mais gameboxes, mais merchandising. Também se bateram recordes de sócios se não estou em erro. E mesmo assim, é preciso pedir financiamento para isto e financiamento para aquilo. Não sei se preciso de perceber do assunto de uma maneira tão aprofundada como a tua, para dizer que algo aqui, entre as linhas, não está nada bem.
Sem detalhes dos custos destas operações, como os juros, é difícil dizer se são ou não uma boa estratégia.
É como a última antecipação de receitas com a Sagasta para fecharmos o processo dos VMOC, e que até a data desconhecemos os custos totais.
Dessa operação apenas ficamos a saber que com esse acordo o valor pago pela aquisição de VMOC ao BCP passou de 16,8 cêntimos por VMOC para 27,9 cêntimos…
“há 4 anos, os juros foram de 5,25% imagino que este ano não serão mais baixos”
A rentabilidade para quem investe apos a redução das comissões e impostos nem os 2% deve atingir. Há depósitos a prazo a pagar mais do que isso e sem qualquer risco.
Quem investe nestes produtos, de qualquer clube, só tem duas explicações, é maluqueira ou é maluqueira, é que não há outra explicação.
Relativamente a uma colocação de um clube em maio23 e com taxa de juro de 5.75%:
“Investidor que pretenda investir 2.500 euros (o mínimo permitido), não deverá esperar uma taxa interna de rendibilidade (TIR) líquida de impostos e encargos acima dos 2%, de acordo com os preçários dos 12 bancos colocadores da operação.
Montante do investimento (5.000 euros), os ganhos que um pequeno investidor sem uma carteira de ativos poderá ambicionar não vão para lá de uma TIR média de 2,89%, ficando ao nível da TIR gerada pelo investimento em Certificados de Aforro pelo mesmo horizonte temporal (três anos).
Taxa dos Certificados de Aforro fixa-se nos 3,5% em maio
Além disso, como são garantidos pela República Portuguesa, os Certificados de Aforro conferem naturalmente um risco creditício muito inferior face ao risco de investir nas obrigações.”
Com o “é maluqueira ou é maluqueira” queres dizer “estar em primeiro no campeonato”, certo? 🙂
Se calhar está aí a explicação para um EO a tantos meses de distância. A aproveitar o estado de graça.
Entretanto já há uma AG agendada para autorização de conversão dos VMOC agora dquiridos. Mais guito, portantos…
Isto é feito para fundos investirem, sejam de pensões seja outros fundos.
Quem investe nestes EO são empresas e fundos. Esses não têm custos de manutenção nem de carteira nem nada e aproveitam o menor risco dos EO para balançar maiores riscos.
Se fosse para adeptos, para colocarem 10M era um pau!
Deveria ser assim, mas pegando nos últimos dois … ainda nos recordamos dos apelos (incluindo telefonemas) do doutor em 2018 aos adeptos e depois verificamos que até ele foi imensamente generoso que até investiu do seu património a enormidade de 200 obrigações que em valor ocasionou o incrível investimento de 1.000 euros, leram bem …. mil euros.
Já no de 2021, sabemos que a média das subscrições andou nos 10.000 euros, foram 3700 subscritores para os 40M, o que aparentemente nos diz que estas colocações tem sido feitas mais para adeptos/pequenos subscritores do que para fundos e empresas que julgo procuram oportunidades com menos riscos.
Esta é apenas a minha opinião que vai de encontro ao que diz o JHC no tempo da bola bater na trave e entrar será mais fácil/seguro fazer estas colocações.
Não conseguimos saber ao certo porque não sei a estrutura mas do que conheço normalmente destes EO, é assim…
Uma % relativamente baixa é mercado particular, 70/80% é mercado empresarial e fundos de maiores valores.
Aliás, esse foi um dos erros basicos do que foi feito em 2018. Estes gajos quando entraram estavam tão “à nora” e eram tão “verdinhos” que achavam que o EO se colocava porque sim e que eram os adeptos e tal…e o que tinham de fazer era “namorar” os fundos e as empresas….
Agora já sabem fazer isto…vá lá…alguma coisa lá aprenderam….
Já agora e porque até estou com a mão na massa, em 2018 como disse anteriormente, quando a necessidade era enorme o capitão investiu em 200 obrigações (mil euros) 3 anos depois em 2021 abriu os cordões à bolsa e comprou a fantástica quantia de 1000 obrigações (cinco mil euros), corre-lhe bem a vida e não é parvo, sabe avaliar os riscos.
O Zenha é mais coerente e ficou-se pela mesmo número de obrigações nas duas colocações, 2.000.
O Cal em 2018 não deve ter percebido bem o que estava a acontecer e comprou 10.000, em 2021 já temos conhecimento de quanto investiu.
Eu acho, é a minha opinião, que as Direcções deviam ser obrigadas a pagar 25% do EO em cada renovação que fizessem, de modo a irem abatendo a divida ao longo do tempo e não empurrando com a barriga para um dia alguém pagar…
Se têm o EO de 50M€ para pagar em Novembro, deviam ser obrigados a pagar 12,5M€ e podiam renovar o EO no valor de 37,5M€… E na próxima vez estariam limitados a renovar no valor de 25M€…
Sou muito contra esta forma de gestão, mas eu sou um gajo que não gosto e quero estar a dever nada a ninguém… Não há palhaço, não há circo!
Continua a haver muita confusão em muitos aspectos do Sporting e um insistir em não querer ver ou perceber certas coisas.
Os EO são apenas uma das formas que o Sporting encontra de financiar a sua actividade. Há muitas outras e podem ser mais ou menos discutiveis, mas que devem tb ser vistas numa perspectiva mais global, ou seja, numa óptica Passivo, Capital Próprio e Activo.
Andar a falar assim, tal como se falava antes isoladamente na rúbrica de fornecedores não faz muito sentido.
Eu, na minha forma de pensar, com 400M€ de divida, a minha prioridade é ter algum para abater essa divida – alocaria sempre entre 25% a 33% do valor das transferências para abater divida… O resto dividia entre investimento em jogadores e entre dinheiro para a época!
É por isso que acho que o preço da divida atualmente é demasiado alto, a nossa exposição e dependência de financiamento demasiado alta, e por isso acho que há uma necessidade imperiosa de trazer a divida financeira para valores bem mais baixos.
Mas sempre que falam em gerir divida, é na medida em que é dito que se deixa de dever a um para se passar a dever a outro… A “gestão” dos ultra competentes é essa.
Para mim o objetivo do Sporting atualmente, e principalmente agora que não há banco que nos salve, devia de ser sempre reduzir drasticamente a divida sempre que possivel, e abater o passivo sempre que possivel. Se em anos consecutivos de recordes, em anos de algum sucesso desportivo consecutivo, não o fazemos, como é que vamos alguma vez fazer? Este tipo de “gestão” da divida não me parece ser solução para nada.
E, sinceramente, eu não entendo como esta gente vive…
Vocês gerem a vossa divida?
Compram uma casa, ficam a dever 300 mil euros, e gerem a divida só pagando os juros anuais… Ficam a dever sempre os 300 mil?
E depois, compram um carro, 15 ou 20 mil de divida, e fazem o mesmo?
A ideia é que sejam os vossos filhos ou netos a pagar a divida? Ou que nunca se pague?
Sinceramente, não entendo.
Pagas um carro em cada 2 anos de juros mas está porreiro porque estás a gerir a divida… e podes ir comer ao Ramiro todas as semanas!
Dizes bem mas entronca no problema que seja em fundos ou EO o valor das colocações é sempre superior ao das necessidades.
Dito de outra forma, Continua-se não a gerir mas a contrair divida para compensar perdas/gastos correntes e isto em anos de vendas record. Deveria dar que pensar até porque o Amorim não vai durar para sempre.
Chega a ser confrangedor…. o Miguel então nem dá para ler duas linhas seguidas nestes temas. É um cúmulo de disparates. Preferivel saber o que se passa com as vacinas ou com as politicas de esquerda 🙂
E depois essa mania de ter sempre que consultar “experts” para tudo, pq sem isso não se pode ter uma opinião especifica de nada, sem procurar essa mesma informação e tentar perceber o que se diz…. é o mundo dos consultores e powerpoints. E como dizia um certo guru “Fuck Powerpoints, there is no power on those points” .
Vamos lá rapidamente ao último relatório de contas do Sporting:
– Resultado Líquido Positivo de 25,2 milhões de euros, registando o melhor resultado acumulado dosúltimos 10 anos em dois exercícios seguidos;
– Redução do Passivo em 27,4 milhões de euros, mantendo-se a trajectória descendente que tinha sido interrompida pela COVID-19;
– Regresso aos Capitais Próprios Positivos no valor de 8,9 milhões de euros, o que não ocorria desde a época 2016/2017 e o mais elevado desde Junho de 2006.
Assim de repente, o que acham entao que aconteceu?
A conversa? a resposta está ao nível da pergunta.
Repetir o que exaustivamente te têm posto à frente dos cornos e tu vires com a palha do costume e os outros, neste caso eu, é que têm “este tipo de conversa” é pedires que te mandem directamente para um lado que deves adivinhar qual seja.
Arranca lá então para um congresso qualquer do chega.
Não sei, é exatamente por isso que estou a perguntar J. Se em 2018/19 precisávamos de muito mais dinheiro com muito mais urgência, como é que chegamos a 2024, a fazer dinheiro a ritmos impares, com resultados positivos, e mesmo assim precisamos ainda de maior financiamento do que em 2019.
Se sabes, explica-me por favor, como é que o Sporting apesar desses pontos positivos que enuncias, precisa de se financiar a externos para pagar VMOC’s e ao mesmo tempo precisa de fazer revolving no EO pedindo 10M extra, se em tempos mais conturbados, inclusive sem receitas, não o fez?
Várias conversas que pedem uma análise mais detalhada sobre cada questão. Eu tento perceber certas coisas, lendo e tendo uma opinião concreta sob as coisas. Neste caso o EO….. O facto de o Sporting pedir um EO de 50, por reembolsar outro de 40, per si, não me diz grande coisa.
Poderiamos á partida pensar que o Sporting se estaria a endividar mais gradualmente,necessitariamos ver a situação global da SAD (precisariamos depois de ver melhor o grupo Sporting) para ter essa conclusão e qual é a tendência. Eu vou ler ao último R&C e vejo isto:
Passivo
Ao nível do passivo, importa destacar a evolução positiva da rubrica, sendo de realçar a preocupação deste tema para a sustentabilidade financeira da Sporting SAD. Assim, neste período houve uma redução do passivo em 27,4
milhões de euros, resultado em linha com os períodos anteriores e que demonstram o compromisso da Sporting SAD em melhorar a sua situação financeira. De destacar também o facto de 70% da redução de passivo estar
relacionado com passivo financeiro, ou seja, redução de financiamentos obtidos e de passivos de locação.
O dinheiro que devias aos bancos que deste as VMOCs como garantia, era passivo. Ou tu não percebeste que as VMOCs correspondiam a dinheiro que os bancos te emprestaram?
Eu já te respondi a esta merda quando a escreveste na altura em que saíram os resultados…
“– Resultado Líquido Positivo de 25,2 milhões de euros, registando o melhor resultado acumulado dos últimos 10 anos em dois exercícios seguidos”
Tiveste 25,2 M€ positivos porque te caíram mais de 20M€ do Leão do céu… Sem isso, com todos os recordes de todos os tempos, e as maiores receitas de sempre, tinhas 5M€ positivos – que foi o que teve o Benfic@ e eu achei uma merda tendo em conta que facturaram muito mais que nós!
“– Regresso aos Capitais Próprios Positivos no valor de 8,9 milhões de euros, o que não ocorria desde a época 2016/2017 e o mais elevado desde Junho de 2006. ”
Que não é muito relevante porque nunca foi muito relevante ter capitais próprios negativos. De qualquer maneira tem a ver com as VMOCs adquiridas e o melhoramento do plantel – sendo que a formação nem conta!
“– Redução do Passivo em 27,4 milhões de euros, mantendo-se a trajectória descendente que tinha sido interrompida pela COVID-19”
É mentira que a trajectória era descendente antes do Covid. Talvez num dos anos tenha sido, mas nos outros não foi.
O passivo do Clube tem aumentado, e mais uma vez aqui entram a compra das VMOCs – que estavam avaliadas em X divida e com a aquisição delas, por muito menos * , essa divida desapareceu.
Não sei os números de cabeça mas, por exemplo, se devias 100, compras por 50, endividas-te em 50 para fazer a compra, no fim o resultado é que baixaste a divida 50!
Mas essas contas tu não sabes fazer.
Não há mérito nenhum da Direcção nisto, porque foi a anterior Direcção que negociou os valores e esta Direcção usou um antecipar de receita também conseguida pela anterior Direcção, ou seja, tem zero do seu trabalho aqui.
Até tu estando lá, ou eu, éramos capazes de fazer isto…
Espero que o desenho te tenha elucidado!
És muito básico!
Tudo errado aqui, é que não acertas em nenhuma.
Tenta apenas ganhar algum discernimento e depois discutir alguma coisa em condições. Escolhe um tema e falemos sobre isso.
Tudo junto é um miscódia de temática que nem sei por onde pegar.
Já dei demasiado para este peditório, mas este comentário não poderia ficar sem apenas um pequeno contraditório pois tanto haveria para dizer mas isto é suficiente:
Em 2018, a situação … treza … era muito negra, treze, treza era mesmo muito negra …negra.
O passivo era uma brutalidade de 282M e com imenso esforço conseguimos reduzir para 309M, já viu treza …. a enormidade da redução.
e isto treza …. porque vendemos como nunca e antecipamos receitas como ….. ía dizer sempre, mas isso não faz justiça às direções anteriores porque até o godinho lopes foi mais comedido no que diz respeito à antecipação de receitas.
Ahh saudades do Malcom!!!
Deste demasiado para este peditório, porque andaste aqui meses a preconizar o desastre iminente e depois como isso não só não aconteceu, como ainda temos uma situação global muito melhor, pois claro que há que bater em retirada.
Podes encontrar os rácios que quiseres, a situaçao do Sporting é
globalmente melhor porque:
– Temos 88% do capital Social da SAD (questão Das VMOCs resolvidas)
– Capital Social positivo, cerca de 9 milhões ( no ultimo exercicio com um activo semelhante ao ano transato, o passivo reduziu em 27 milhões)
– Resultados liquidos positivos sucessivos (tirando o ano do Covid);
– Apesar do orçamento para o futebol ser inferior (Porto) ou muito inferior (Benfica), temos ainda assim finalmente uma equipa competitiva e a lutar por titulos;
– Um plantel altamente valorizado com 3/4 jogadores a poder vender muitas dezenas de milhões no futuro
O que claro tudo junto contraria certo tipo de narrativas que ajudavam algumas argumentações…. mas aqui globalmente nao há volta a dar.
1 – Não retiro uma virgula ao muito que escrevi.
2 – O desastre eminente só não aconteceu porque:
a) Covid que impediu que o varandas fosse corrido e eventualmente e infelizmente nessa altura talvez tivesse levado o Amorim com ele.
b) O Amorim que saiu muito melhor do a compra, já por aqui escrevi varias vezes e há muito tempo que Amorim foi a segunda melhor coisa que aconteceu ao Sporting. Pois e apesar do varandas conseguiu e consegue potencializar jogadores e manter a equipa muito competitiva.
3 – Quanto ao resto retirando a parte desportiva tens uma gestão comparável aos roxos e em que basicamente empurram com a barriga, até ao dia em que o desastre pode acontecer* …. e isso é algo que sempre me incomodou e combati e não será porque agora é pratica no Sporting que vou mudar a minha forma de avaliar a gestão dos clubes.
*No caso do Sporting já deveríamos saber como é, mas a memoria é curta.
E quanto ao bater em retirada, caso não saibas ficas a saber, cumpri as minhas obrigações de sócio dando a cara e o que e quando foi necessário , mais, não tendo obrigação disso mas estive disponível em vários eventos incluindo da Tasca para conviver e conversar com que tivesse interesse nisso, o que manifestamente não foi o teu caso.
De resto, considero este capitulo de avaliação da gestão económica e financeira encerrado, pois demorou mas percebi que é um esforço inglório, a única gestão que interessa ao adepto/sócio é saber com quem jogamos e por quantos ganhamos …. mas mesmo assim por aqui continuo, sobretudo para de quando em vez desmascarar a palha que a direção ou alguém como tu ainda hoje tentastes impingir.
Sim, claro… os outros sócios é que comem palha e não cumprem com as suas obrigações e andamos cá a mando.
Tu nao andas, nem qualquer outro.
Eu também sou sócio e vou quase sempre sozinho, ou com os meus, a AGs, jogos no pavilhão e no estáido. Logo cumpro com as minhas obrigacões como tu.
Isso de querer dizer que estou a mando, é só uma maneira que tens de desconversar.
Neste caso, é só ir procurar informaçao, tentar ler e perceber, e sim estavas errado quando preconizavas o abismo há 2/3 anos atrás.Não só isso não aconteceu, como estamos muito melhor que antes. Não tinhas razão portanto.
É só isso apenas. Siga…
“Segunda manifestação em Alvalade num mês teve de novo cerca de 3.000 adeptos que chegaram a dar uma volta ao estádio em cortejo.
“Out”. “Varandas Rua”. “Coimbra quer #VarandasOut”. Vários cartazes nesta segunda manifestação de adeptos do Sporting em Alvalade no lapso de um mês pareciam ter sido arrumados a contar os dias para voltarem a aparecer agora mas nem tudo foi duplicado daquilo que se tinha passado antes do jogo com o Portimonense. ”
Entretanto aconteceu COVID e felizmente o efeito Amorim. Mas, ainda bem que afinal tudo estava na guide-line, a gestão foi e é exemplar, afinal em 5 anos graças ao trabalho exemplar conseguiram baixar o passivo dos 282M para os 309M e para isso só precisaram de antecipar as receitas televisivas até 2028 e nem foi preciso vender os melhores jogadores ainda restam alguns muito bons.
E quanto é que subiu o activo nesse mesmo período?
Daí os tais capitais próprios positivos de agora… Como já não tínhamos desde 2006
E eu sei que tu sabes muito bem disto. Que uma entidade não pode ser só analisada pelo seu passivo, mas também pelas restantes rubricas patrimoniais.
E como eu sei que sabes disto, mais fica visível as intenções do teu discurso
Não passou, pronto, podes sempre desconversar agora.
Siga….
É siga mas insistes na palha …. sem perder muito tempo pois a tua estratégia é como sempre fingir que não lês e daqui por uns tempos voltas ao mesmo:
O ativo aumentou passando de 269M para 317M. tentando ver melhor o que o aumento mostra, ficamos a saber que 26M deste aumento se trata da divida do clube que passou de uns horríveis – 1.7M para uma generosa divida de + 25.4M. Para além disto agora estas a contar no ativo os 10M do negocio simulado com o porco que dados os entraves colocados pela cmvm só serviu precisamente para isso aumentar artificialmente o activo e ainda podes acrescentar no ativo os 10M do vinagre e no final e como dizia o outro se calhar começas a falar num deficit negativo no ativo.
E para evitar que espalhes outra mentira, os capitais próprios que dizes não estarem positivos desde 2006, em 30/06/2017 estavam positivos em 5.6M mas sobretudo e é o que mais interessa para o caso em 30/09/2018 altura que o fisiatra tomou conta do clube estavam positivos em 0.569M.
Como deves ter dificuldade no acesso aos dados históricos do clube e ou se não tens nem sei o que dizer da tua seletividade na informação (palha) que difundes, aqui fica o link para confirmares que o varandas toma posse do clube com capitais próprios positivos e mesmo assim dizia à tresa que a situação era negra, muito negra ….
Eu acho que muita gente não está a perceber bem que o Amorim salvou o Sporting….
É por isso que eu gosto tanto dele, creio que é por isso que tu gostas dele também…
O Sporting não foi ao charco pelos jogadores que o Amorim valorizou, pela arrumação que ele deu no futebol profissional e na equipa, pela liderança dele nos processos, etc. Nem é pelo campeonato que ganhou.
Não é perfeito. Não. Mas salvou o Sporting e nisso estou-lhe eternamente grato.
Disse n vezes que o maior problema do Amorim é não ter, nem querer, um Presidente melhor. Tivesse ele um gajo á frente do Clube que gerisse o Clube como o Clube precisa, e que lhe soubesse dizer que não, tínhamos um plantel muito melhor, e uma capacidade de segurar os bons jogadores bem superior. Porque não faz sentido o Sporting em 5 anos ter acesso a quase 1000M e ainda andar a pedir financiamento.
Não vou discutir se salvou ou deixou de salvar porque isso ninguém saberá com certeza.
Agora não fica é imune à critica o facto de ter feito a época que fez o ano anterior, o facto de insistir nos mesmos jogadores que não têm qualidade para jogar no Sporting ou até mesmo a gestão que faz dos miúdos.
Não é perfeito e está muito longe de o ser.
Agora, podia ser pior? Claro. Pode sempre ser pior.
Mas isso não quer dizer que ele seja o melhor.
Exatamente Tiago, não é à toa que digo que o Sporting neste seculo foi resgatado duas vezes, uma delas por Amorim.
A gestão dos recursos que o seu trabalho tem gerado, que são imensos, não é responsabilidade dele mas sim de quem deveria estar a planificar e preparar a SAD e o clube para enfrentar o futuro com menos dificuldades e pelo menos alguma solidez e independência financeira.
Lá está, caímos aqui na questão EO, que até pode uma boa iniciativa se envolto numa reestruturação permita reduzir os gastos atuais de financiamento (as receitas tem sido mais que muitas), mas a verdade é que o EO que Godinho Lopes dizia já ser o ultimo, em 7 anos BDC aumentou 10M, em 5 anos Varandas vai aumentar 20M e sabemos que este já será uma próxima direção a pagar.
É o que é ….
“Empréstimo obrigacionista será o último, diz Godinho Lopes
O empréstimo obrigacionista através do qual a SAD do Sporting procura encaixar 20 milhões de euros será o último do género, anunciou Godinho Lopes durante a apresentação da iniciativa.”
Os bancos também iam ter sempre dinheiro para responder a qualquer eventualidade, e por isso sempre foi indiferente a maneira como eram geridos e o crédito que forneciam. As coisas porque dão resultado num momento não significa que estejam a ser bem feitas. E mais exemplos devem haver por aí.
Pessoalmente continuo á espera que me expliques como é que globalmente estamos muito melhores, mas continuamos a contrair dívida como se não estivéssemos.
Sobre as vacinas, J., o video que coloquei no outro dia, duma apresentação CIENTIFICA no parlamento alemão, prova preto no branco, dito com todas as letras, que as vacinas foram um embuste, que as pessoas foram enganadas, e que tudo não passou duma forma de ganhar muito dinheiro.
Inclusive, aconselham os Estados a pedir a restituição das verbas pagas às Farmacêuticas pois está provado que não eram o que diziam ser.
Na Alemanha há muita gente a colocar o Estado em tribunal por causa disso.
Na Austrália e no Canadá também.
Nos Estados Unidos o caso ainda está no Senado a ser investigado mas a Administração americana está a contratar advogados às dezenas para poder responder ao que se espera que seja o volume de processos contra o Estado.
O resto és tu a ser parvo, que é uma das tuas qualidades! Não sei se terás outras… Só é desinformado quem quer!
E a vacina da Gripe? tb há estudos?
E a do sarampo?
Sao todas as vacinas, ou apenas a do COVID?
Apesar de uma vacina ser uma coisa globalmente boa, tb tem contraindicações…. sabes porquê?
No Paracetemol, ou na pilula tb há interesses das farmaceùticas? Devem ser dos itens mais vendidos….
Comparar os efeitos adversos da vacina com os efeitos adversos do paracetamol e outras vacinas mostra o quanto estás pouco informado.
Podes inclusive consultar o vaers.
“Os relatórios VAERS mostraram que houve mais notificações de mortes e lesões causadas [pela inoculação C19 do que por todas as vacinas combinadas desde 1986.
Portanto, pela única medida que o CDC usa, é a vacina mais perigosa e matou mais pessoas do que qualquer outra vacina na história”.
Lamento imenso…a verdade é que ninguém sabe o que dentro das vacinas. A pfizer não divulga constituição nem ajuda investigações.
É assim tudo uma coisa estranha. Sem transparência, sem consentimento informado …etc
Vais me dizer que não confias na empresa que mais multas pagou no Mundo, uma ou duas por fraude?
A única vacina em que eu confiei foi a da Janssen porque foram os primeiros a divulgar que basicamente aquilo não era lá grande coisa. Europeus funcionam de maneira diferente. Aliás a Pfizer só quando veio ao Parlamento Europeu é que admitiu que sempre souberam que aquilo nunca iria parar a transmissão, apesar de terem o Presidente dos Estados Unidos, o Fauci, e 90% dos programas televisivos lá, que eles patrocinam, a dizer que a vacina reduzia a transmissão.
O CDC também é uma entidade engraçada. Os mesmos gajos que se estão literalmente a cagar para os americanos, que aprovam qualquer droga desde que lhes untem as mãos. Por alguma razão o Oxycontin enganou todos os americanos mas nunca conseguiu entrar no mercado europeu. O CDC ajudou na criação de uma crise de opioides que matou e ainda mata muito americano.
Hoje soltei o meu Miguel interior. Mas dito isto, não sou ninguém para dizer se a vacina funciona ou não, só que eu não vou acreditar em pessoas que são do mais corrupto que existem à face da Terra.
Esta cena dos comentários esta minada. Eu não roubei o nick a ninguém, no entanto quando vou para comentar aparece-me o nick com o qual publico este comentário, incluindo o email da pessoa ao qual nunca tive acesso. Não sou o ”Fight for your Right”, mas apareçe-me o nick e o email, posso provar com captura de ecrã!
Por acaso no PC não me acontece, já no telemóvel não posso dizer o mesmo. Se calhar é mesmo um problema de dispositivos do que propriamente do Blog ou do Cherba, daí a ausência de solução.
Não tenho a certeza do que pode ser, mas a ver se não me esqueço da próxima vez que acontecer de abrir com o modo computador a ver se o erro se mantem… Provavelmente é capaz de ser uma questão de uso no telemóvel e um defeito do Android (no meu caso).
Passa assim tao despercebido á malta o cartao amarelo a Di Maria, por simplesmente encostar a sua cabeça ao quarto arbitro ?
Coisa pouca ne?
Ficavam a jogar com 10 contra o Braga.
E nao jogava pelo menos um jogo.
Igualmente, a coincidencia de sempre acontecer algo nos jogos do Benfica. Ha sempre algo…. neste ultimo caso uma acumulacao de amarelos em que o primeiro amarelo é duvidoso.
Malta… nao é uma excepção. !
E nao é coisa pouca ….
No intervalo do programa que estava a ver, aproveitei para fazer zapping pelos restantes canais e ouvi o Marco Ferreira a dizer que o fiscal estava em movimento, tal como o Mama Mia, então foi involuntário, enquanto nas imagens se via o Mama Mia a encosta a cabeça por vários segundos seguidos.
Até o Marco Pina (colocado nestas lides pelos lampiões – leia-se Pedro Guerra) acha que o Mama Mia deveria ter sido expulso.
O actual 2 classificado do campeonato continua a comprar gajos como quem bebe cafés…identificaram 2 lacunas e aí estão 2 gajos, e mais 30M gastos!!
Nós continuamos a ter de lidar com as lacunas (Adan, Esgaio, Pau linho, inventar um MC) mas mesmo assim lá vamos ganhando os jogos. Vamos ver agora com esta série de jogos mais exigentes no que vai dar!
Sr Juste volta aos treinos…vamos ver por qt tempo.
Quinta os nossos adversários vão ser os 11 do Vizela, os comandados por andré narciso no apito e bandeiras, rui costa no VAR não é o presidente dos lampiões é o igualmente medonho ex apitador.
Sporting Sempre
Após o presidente do SCP Frederico Varandas ter vindo à televisão dizer que tinha 20 M€ para comprar jogadores por que o clube é Rico e não sabe o que fazer a tanto dinheiro !?
Claro está que agora o valência esta a pedir 10 M€ pela totalidade do passe do jogador (5 M€ =50% do passe ) pelo médio do Estoril !
Este palhaço de presidente do Sporting Clube de Portugal (o palhaço JOKER do Batman ) agora tem a tarifa 20 M€ para todas as aquisições do clube .
Com a ajuda da direcção do SL Benfica a ajudar o Valencia ! Pois claro
Senão vejam esta noticia no jornal “o Jogo ” .
Estes dirigentes do SCP a dar tiros nos próprios pés como sempre !
VIVA a Falência do SCP, que por este caminho não deve demorar nada, OU SEJA … tempo nenhum !
E os Sócios do SCP a assobiar para o lado, como se nada estivesse a acontecer .
A seguir vem mais um empréstimo obrigacionista de 50 Milhões de Euros para pagar estas CAGADAS da direcção ! Pois claro e assim é que esta bem !
VIVA O Sporting do CAMPO GRANDE … JÁ NEM é DE LISBOA , é MESMO E SÓ DO CAMPO GRANDE !
no jornal ” O JOGO”
” ” ” SPORTING
16 DE JANEIRO DE 2024 ÀS 10:47
LEITURA: 2 MIN
Sporting quer baixar preço de Koindredi: Valência ainda não recebeu proposta formal
Intenção da SAD leonina é pagar menos pelo médio
RELACIONADOS
Italianos revelam principais candidatos à sucessão de Mourinho na Roma
Sporting quer vitaminar os cofres: confira o plano da SAD com novo empréstimo obrigacionista
Rúben Amorim pressiona para ter Koba Koindredi no Sporting
Sporting quer baixar preço de Koindredi: Valência ainda não recebeu proposta formal
Koindredi, à direita (Créditos: Gerardo Santos / Global Imagens)
Frederico Bártolo
Frederico Bártolo
Jornalista
Koindredi continua a ser um caso pendente no mercado do Sporting, que não terá, nesta fase, intenção de avançar com cinco milhões de euros pelo médio do Estoril. Os leões estão a temporizar a investida pelo alvo para o meio-campo, considerando que um valor nessa ordem é elevado se ficarem com 50% do passe do jogador de 22 anos.
O processo negocial vai continuar nos próximos dias, sabendo-se que o Valência, apesar de ter conhecimento que o Sporting tem interesse no jogador, não recebeu ainda qualquer proposta formal dos leões. As conversações têm ocorrido à margem das direções de ambos os clubes. Para já, o emblema che pretende vender ativos, de modo a poder angariar dinheiro para investir neste mês de janeiro e esfrega as mãos a um valor que ronde os cinco milhões de euros pelos tais 50% do passe.
Noticiou o “Estadio Deportivo” que o dianteiro do Sevilha, Rafa Mir, já não se treinou ontem e que privilegia uma mudança para o Valência. Para isso, os che precisam de vender primeiro para definirem as contratações. “A mim, interessam-me jogadores motivados”, disse Quique Flores, técnico do Sevilha, abrindo a porta a Mir.
TÓPICOS: SportingFutebolFutebol NacionalI LigaKoindrediEstoril
Achou este conteúdo relevante?
Classifique-o de acordo com o seu nível de satisfação ” ” “
Nuno Santos jogador tão querido por nós todos não ganhou o prémio Puskas, mais uma injustiça da FIFA, que nos habituou a estes malabarismos de interesses
Oh Chico… estive aqui a pensar se valeria a pena responder-te ?….Mas…
Como eu NÃO SOU a voz do Dono e por isto incomodo-te muito; decidi pôr as coisas no devido lugar !
O teu Nickname “Chico Faria” faz alusão a um grande avançado do SCP dos anos 60 e 70 que eu ainda vi jogar na sua última época ao serviço do Sporting CP !
És tão antigo que deves fazer parte dos velhinhos de Alvalade, que dizem e sempre disseram que o “VERDADEIRO “Sporting Clube de Portugal SÃO ELES !
Pois bem Chico !… Eles não são seguramente e explico-te porquê !
Porque eles os “velhinhos” …não do Restelo, mas antes de Alvalade, foram responsáveis pelo “Bater de Porta ” e ir-se embora do SENHOR João Rocha, por estar farto de vos aturar com as vossas birrinhas de crianças mimadas no recreio e ele ter mais que fazer na vida; como por exemplo gerir um IMPÉRIO FINANCEIRO que ele próprio construiu !
ERA O SPORTING CP QUE PRECISAVA DELE E NÃO O CONTRARIO !
Lembro-me muito bem deste episodio e da tristeza que ele me causou !
Mas Vocês com a vossa arrogância deslocada no tempo, e sem meios para fazer o que quer que fosse no clube, obrigaram um ENORME Presidente a abdicar !
VOCÊS SÃO UMA VERGONHA !… E EU TENHO MEMÓRIA !
Mas não satisfeitos com a vossa arrogância invejosa, anuíram e conluiaram nos bastidores do GRUPO STROMP, a destituição e expulsão de Sócio, do presidente com MELHORES RESULTADOS DE GESTÃO da história do Sporting CP o BRUNO DE CARVALHO !
Para a seguir numa Eleições com resultados duvidosos meterem lá este INCOMPETENTES, que vos distribuem Medalhas.
ST. JUSTE ( O MELHOR CENTRAL DO MUNDO E ARREDORES ) vide … Ruben Amorim o seu actual treinador !
* No Jornal A BOLA
” ” ”
St. Juste já trabalha sem limitações e pensa na competição; exige cuidados mas pede tempo de jogo com o Vizela; treinador leonino decide se o leva para o encontro da 18.ª jornada da Liga
Vizela
20:45
18 JAN
Sporting CP
Foram 43 dias de ausência, entre o jogo em que se lesionou e o treino em que reapareceu integrado no grupo às ordens de Rúben Amorim: Jeremiah St. Juste «foi a principal novidade» esta terça-feira na Academia, «tendo treinado integrado com o restante plantel», revelaram os leões em nota oficial. E o central neerlandês de 27 anos já pede minutos a Rúben Amorim, com a expectativa para saber se o treinador arrisca levá-lo já para o jogo desta quinta-feira, no terreno do Vizela, na 18.ª jornada do campeonato — às 20.45 horas.
St. Juste volta a sorrir na Academia, em Alcochete. SPORTING CP
Ao 8.º jogo da temporada, que para St. Juste começou apenas a 21 de outubro de 2023, no 3-1 com o Olivais e Moscavide na Taça de Portugal, o defesa lesionou-se — mais uma vez desde que chegou a Alvalade, recorde-se que 2022/2023 terminara para o neerlandês a 13 de abril, na derrota em Turim com a Juventus, lesão muscular que logo foi seguida de outra, no joelho esquerdo, que o afastou da competição até outubro. Entrou ao intervalo no encontro com o Gil Vicente (3-1 na jornada 12, a 4 de dezembro), saiu aos 67’ devido a entorse no tornozelo esquerdo e só agora, um mês e meio depois, volta a treinar-se sem limitações.
St. Juste
Sporting CP
SPORTING CP
O historial de lesões de St. Juste leva a alguma desconfiança por parte dos adeptos. E cuidados por parte dos departamentos médico e técnico dos verdes e brancos, numa altura em que os leões não contam com Ousmane Diomande, o titular no lado direito do trio defensivo leonino — o costa-marfinense está ao serviço da seleção no Campeonato Africano das Nações. O veterano Luís Neto e o jovem Eduardo Quaresma têm dividido a posição que naturalmente, na ausência de Diomande, pertenceria ao neerlandês. Com o regresso de St. Juste, fica então aberta a possibilidade de mudança na defesa sportinguista. Provavelmente ainda não no onze para o Vizela, mas o central reclama minutos para mais cedo readquirir o ritmo competitivo exigido para voltar à titularidade. Amorim revelará na conferência de imprensa desta quarta-feira se já vai convocar o camisola 3.
St. Juste com bola no treino desta terça-feira. SPORTING CP
St. Juste tem contrato até 2026. Chegou a Alvalade no verão de 2022 — oriundo do Mainz e a troco de €10 milhões — e desde então participou em 40 jogos e marcou um golo. ” ” \ … FIM
VER OS PRÓXIMOS EPISÓDIOS …
Digo eu … que tenho o senso comum de qualquer mortal sem atraso cognitivo !
MAS ESTÁ CLARO QUE … este treinador com agenda Vermelha , NÃO VÊ PORQUE LHE CONVÉM, E AO SEU VERDADEIRO PATRÃO TAMBÉM… ( RUI COSTA Presidente do Benfica ) QUE ESTE TREINADOR APRENDIZ NÃO VEJA que este central holandês é apenas e só um ” FERRARI VERMELHO ” NA SUA GARAGEM , MAS SEM MOTOR … QUE NÃO ANDA , QUE NÃO FUNCIONA e serve apenas PARA MOSTRAR AOS AMIGOS E SÓ PRESTA PARA GASTAR DINHEIRO (SCP) PAGANDO FACTURAS NA CLINICA DO “DONO DISSO TUDO ” E ENCHER OS BOLSOS DO Frederico VARANDAS !
Só os paspalhos dos sócios do dito clube não VÊEM a VERDADE que já tudo a gente viu !
ATRASADOS MENTAIS, ESTÚPIDOS , VELHOS SENIS ! … Vão lá votar favoravelmente mais um empréstimo obrigacionista PASPALHOS DE MERDA !
Para enquadramento geral, … para que sirva de legendagem, que alguns Simpsons aqui na Tasca não vem uma ” letra do tamanho dum palácio ” !
O AUTO-DENOMINADO Presidente Frederico Varandas, do EXTINTO Sporting Clube de Portugal, clube actualmente denominado FC Campo Grande, conhecido outrora com SPORTING DE LISBOA; … Este gajo QUANDO SE RI como um Pateta Alegre, parece o MALÉFICO PALHAÇO ” JOKER ” , da célebre série de desenhos animados ” BATMAN ” !
E de facto … ele ri-se de tanta maldade MALÉFICA para o Clube, que um grupo de velhos senis e FASCISTAS dizem que ele representa como presidente !
SIIIIMMM !!! …. Tenho um ÓDIO MORTAL a estes dirigente que vão PAGAR 10 Milhões € por um jogador FRANCÊS, que é MÉDIO, de seu nome KOBA KOINDREDI com um VALOR DE MERCADO DE 800 mil Euros, suplente do enorme CD Estoril .
Não ! … Não é uma ANEDOTA DE MAU GOSTO ! é mesmo verdade !
COMO O DINHEIRO NÃO É DELES ?…
Mas parte deste dinheiro vai de certeza parar ao seus bolsos … de certeza absoluta !
Ah… grande gênio Ruben Amorim !
Sempre a dar-lhe forte ! …. até à falência do CLUBE DESPORTIVO DO CAMPO GRANDE !
É TÃO FÁCIL ROUBAR UM CLUBE DE FUTEBOL ! … Já lá dizia um MALUCO DROGADO !
Dia 15 de Fevereiro não irei a BERNA aqui na Suíça para ver o Young Boys contra o FC CAMPO GRANDE , simplesmente porque NUNCA … Nunca mais vestirei a camisola do extinto SPORTING CLUBE DE PORTUGAL !
Oh Chico… estive aqui a pensar se valeria a pena responder-te ?….Mas…
Como eu NÃO SOU a voz do Dono e por isto incomodo-te muito; decidi pôr as coisas no devido lugar !
O teu Nickname “Chico Faria” faz alusão a um grande avançado do SCP dos anos 60 e 70 que eu ainda vi jogar na sua última época ao serviço do Sporting CP !
És tão antigo que deves fazer parte dos velhinhos de Alvalade, que dizem e sempre disseram que o “VERDADEIRO “Sporting Clube de Portugal SÃO ELES !
Pois bem Chico !… Eles não são seguramente e explico-te porquê !
Porque eles os “velhinhos” …não do Restelo, mas antes de Alvalade, foram responsáveis pelo “Bater de Porta ” e ir-se embora do SENHOR João Rocha, por estar farto de vos aturar com as vossas birrinhas de crianças mimadas no recreio e ele ter mais que fazer na vida; como por exemplo gerir um IMPÉRIO FINANCEIRO que ele próprio construiu !
ERA O SPORTING CP QUE PRECISAVA DELE E NÃO O CONTRARIO !
Lembro-me muito bem deste episodio e da tristeza que ele me causou !
Mas Vocês com a vossa arrogância deslocada no tempo, e sem meios para fazer o que quer que fosse no clube, obrigaram um ENORME Presidente a abdicar !
VOCÊS SÃO UMA VERGONHA !… E EU TENHO MEMÓRIA !
Mas não satisfeitos com a vossa arrogância invejosa, anuíram e conluiaram nos bastidores do GRUPO STROMP, a destituição e expulsão de Sócio, do presidente com MELHORES RESULTADOS DE GESTÃO da história do Sporting CP o BRUNO DE CARVALHO !
Para a seguir numa Eleições com resultados duvidosos meterem lá este INCOMPETENTES, que vos distribuem Medalhas.
Pelo menos eu , faça sol, chuva ou neve, seja o presidente um carneiro ou um elefante nunca deixei de ir a Alvalade, mais gostava de me dedicar á pesca mais tempo, pois tenho uns amigos lá na oficina que vão bastantes vezes e quando vou apanhamos uns Robalinhos que bem nos sabem, mas os meus netos não me deixam pois só querem que eu os leve ver a janela gar o Gyokeres. Já estive na Suiça a convite de um amigo meu 8 dias e gostei muito, por isso falei assim, estive do lado alemão e fui aos Alpes, isto durante o Inverno. Eu fui amigo de João Rocha e comi algumas vezes na casa dele na Lapa, até estive com ele, Santana Lopes e o Dr. Silva Resende em algumas reuniões, nunca abandonei um amigo. Agora um sportinguista que vem para aqui com tangas da merda sobre que este Sporting é daqui e de acolá e que vive na Suiça e não vai ver um jogo por causa de qualquer carneiro que está á frente do clube, eu que estive na Suiça e convívio lá com portistas, sportinguistas e benfiquistas sei como eles vivem tudo o que é Português. Para tua conversa o que eu quero é que vás para o Carvalhinho
Jeremiah St. Juste no jogo do Vizela estará convocado !
Para entrar aos 56 minutos de jogo a substituir o central Neto já cansado; e para sair aos 65 minutos LESIONADO, PARA PARAGEM POR LESÃO ATÉ AO FINAL DA ÉPOCA !
COM UMAS BELAS FÉRIAS PAGAS A PESO DE OURO NA HOLANDA JUNTO DA FAMÍLIA !
AH… e com um fisioterapeuta da clinica do Varandas, na holanda para o recuperar !
10M ou 5M por 50%? É que da primeira vez que vi o negócio eram 4M por 50%? 5M por 50% de um gajo que não é melhor que o Essugo já vai mais na linha de merda de outros anos. Contra o Moreirense jogou 60min, estava sempre mal posicionado, sempre atrasado, e foi comido várias vezes. Defensivamente pareceu-me pior que o Bragança.
Fez o jogo da vida contra nós e garantiu O contrato.
Há uma coisa que não devemos esquecer quando olhamos para qualquer compra de jogadores feita por esta Direção, todas elas representam um incremento nos activos da SAD. Para quem continua a aumentar o passivo é importante que os activos cresçam também. A formação como vale 0 nos activos fica para segundo plano.
Parece contraditório, mas fico muitas vezes com a sensação de que os nossos “negociadores” também não se apoquentam com os valores altos pedidos pelos clubes vendedores exatamente por isso implicar aumento no activo.
Vejo preocupação sim em ter uma percentagem significativa do jogador, mesmo que faseadamente para conseguir uma boa venda futura, o que para mim não é uma má estratégia.
Noutros tempos vinham por empréstimo com opção de compra (Coates, Brian Ruiz), mas parece que essa opção já não aparece no excell…
Fez? Pareceu-me interessante, nada mais que isso. Jogou 90min e o Estoril saiu de saco cheio. Não quero fazer paralelismos com o Eduardo Henrique, mas também tinha feito o jogo da vida contra nós depois de levar 8 do Keizerball.
Ao que parece estando o Koba dificil por 5M-50% estão virados para o Monchu.
Monchu passou pela escola do Barcelona, foi emprestado e posteriormente vendido ao granada que por sua vez emprestou e posteriormente vendeu ao Valladolid por 1.2M segundo o TM.
Cheira-me que será por valores bem altos. A não ser que haja algum beneficio ou valores por apurar dos negócios que temos feito com eles.
Vendo os vídeos dele do Youtube, que valem o que valem, parece ter muita qualidade no passe longo e bom na marcação de livres. Boa técnica, bom passe.
Parece ter um físico e capacidade de choque de um Bragança, o que não é assim muito bom.
16 Janeiro, 2024 at 14:46
Em Agosto haviam manchetes assim: https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-betclic/sporting/detalhe/sporting-com-receitas-perto-dos-140-milhoes-de-euros
Em Setembro andávamos assim: https://www.zerozero.pt/noticias/sporting-resultado-liquido-de-25-milhoes-em-exercicio-recorde-para-a-sad/514454
Fechámos o ano assim: https://www.sporting.pt/pt/noticias/clube/noticias/2023-12-29/sporting-cp-a-somar-mais-um-recorde
Para agora andarmos assim: https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/sporting-cp-vai-lancar-emprestimo-obrigacionista-de-50-m
Sobe tudo, até os empréstimos, mas eu que não percebo de nada, pensava que quando há mais e maiores rendimentos, se há divida, esse diferencial devia de ser para pagar divida, ou evitar o endividamento. A minha burrice continua a ser uma coisa que me surpreende.
16 Janeiro, 2024 at 14:52
É preciso saber mais e perceber o movimento do passivo como um todo.
Depende do custo da divida dos EO vs o custo da divida em fundos. E ainda por cima trabalhando com o mesmo, é importante que não estejamos demasiado expostos.
E por isso pode ser importante reduzir outra divida que não dos EO.
Além disso essa tem como colateral o contrato da NOS e cada vez há menos para dar como garantia.
Isto só por si não diz grande coisa…precisava de saber mais.
Eu diria que isto é um mau sinal que damos ao mercado mas aparentemente o mercado não se importa (até porque normalmente depois são os mesmos que subscrevem estes EO) tendo em conta que isto é pratica regular nos clubes de futebol e muito raramente não colocam totalmente a divida…
16 Janeiro, 2024 at 15:13
Mas não devia de ser tudo proporcional? Se bates recordes atrás de recordes, muitos deles consecutivos, estás num patamar de rendimentos que nunca estiveste antes. E mesmo assim não só é contraída divida, como é contraída para pagar divida anterior, mas com um acréscimo. Se fosse 40 por 40, eu diria que até seria um bom sinal porque o Sporting pede 40 para pagar 40 e paga os juros do próprio bolso. Mas pelos vistos estão a pedir 50 para pagar 40. E se há 4 anos, os juros foram de 5,25% imagino que este ano não serão mais baixos, até porque a noção que tenho é que estão todos a aumentar.
Eu a única coisa que sei é que se toda a gente gerisse a sua vida pessoal como estes gajos gerem os Clubes, andava tudo a penar na rua.
16 Janeiro, 2024 at 15:46
Pode não ser.
Imagina que financiares no fundo tem um custo maior do que este financiamento em EO. Não só de juros como de custo global.
O que faz sentido é pedir sempre o máximo possivel em EO e ir reduzindo o que está no fundo.
Tipo:
Montante global da divida: 200M
Fundo: 160M
EO: 40M
Como o custo no fundo é superior é esse que queremos reduzir. E por isso podemos ficar com;
Fundo: 120 M
EO: 50 M.
Estou só a exemplificar em como a análise disto isoladamente é complicada por falta de informação. Suspeito que o passivo vai aumentar este ano e não diminuir…e que não vai ser assim tão pouco quanto isso.
16 Janeiro, 2024 at 15:57
Mas ainda há uns meses pedimos um empréstimo a um fundo, e este diferencial de 10M, se não estou em erro dava para cobrir boa parte do que tinha de ser pago a um dos bancos.
Lá está, eu não sei de nada. Um gajo olha e vê que desde que o Amorim entrou, o balanço de transferências bate os 150M. Todos os anos se vendem mais lugares, mais gameboxes, mais merchandising. Também se bateram recordes de sócios se não estou em erro. E mesmo assim, é preciso pedir financiamento para isto e financiamento para aquilo. Não sei se preciso de perceber do assunto de uma maneira tão aprofundada como a tua, para dizer que algo aqui, entre as linhas, não está nada bem.
16 Janeiro, 2024 at 16:33
Estou como tu…
16 Janeiro, 2024 at 16:35
Claramente o Sporting financeiramente não é gerido. Como eu costumo dizer, o Sporting sobrevive.
Não há Amorim das finanças no Sporting…
O que estou a dizer apenas é que não se analisa isso por 1 empréstimo obrigacionista…é bem mais fundo que isso…
16 Janeiro, 2024 at 16:14
Sem detalhes dos custos destas operações, como os juros, é difícil dizer se são ou não uma boa estratégia.
É como a última antecipação de receitas com a Sagasta para fecharmos o processo dos VMOC, e que até a data desconhecemos os custos totais.
Dessa operação apenas ficamos a saber que com esse acordo o valor pago pela aquisição de VMOC ao BCP passou de 16,8 cêntimos por VMOC para 27,9 cêntimos…
16 Janeiro, 2024 at 16:10
“há 4 anos, os juros foram de 5,25% imagino que este ano não serão mais baixos”
A rentabilidade para quem investe apos a redução das comissões e impostos nem os 2% deve atingir. Há depósitos a prazo a pagar mais do que isso e sem qualquer risco.
Quem investe nestes produtos, de qualquer clube, só tem duas explicações, é maluqueira ou é maluqueira, é que não há outra explicação.
Relativamente a uma colocação de um clube em maio23 e com taxa de juro de 5.75%:
“Investidor que pretenda investir 2.500 euros (o mínimo permitido), não deverá esperar uma taxa interna de rendibilidade (TIR) líquida de impostos e encargos acima dos 2%, de acordo com os preçários dos 12 bancos colocadores da operação.
Montante do investimento (5.000 euros), os ganhos que um pequeno investidor sem uma carteira de ativos poderá ambicionar não vão para lá de uma TIR média de 2,89%, ficando ao nível da TIR gerada pelo investimento em Certificados de Aforro pelo mesmo horizonte temporal (três anos).
Taxa dos Certificados de Aforro fixa-se nos 3,5% em maio
Além disso, como são garantidos pela República Portuguesa, os Certificados de Aforro conferem naturalmente um risco creditício muito inferior face ao risco de investir nas obrigações.”
16 Janeiro, 2024 at 16:29
Com o “é maluqueira ou é maluqueira” queres dizer “estar em primeiro no campeonato”, certo? 🙂
Se calhar está aí a explicação para um EO a tantos meses de distância. A aproveitar o estado de graça.
Entretanto já há uma AG agendada para autorização de conversão dos VMOC agora dquiridos. Mais guito, portantos…
16 Janeiro, 2024 at 16:33
Não é bem assim…
Isto é feito para fundos investirem, sejam de pensões seja outros fundos.
Quem investe nestes EO são empresas e fundos. Esses não têm custos de manutenção nem de carteira nem nada e aproveitam o menor risco dos EO para balançar maiores riscos.
Se fosse para adeptos, para colocarem 10M era um pau!
16 Janeiro, 2024 at 16:45
Deveria ser assim, mas pegando nos últimos dois … ainda nos recordamos dos apelos (incluindo telefonemas) do doutor em 2018 aos adeptos e depois verificamos que até ele foi imensamente generoso que até investiu do seu património a enormidade de 200 obrigações que em valor ocasionou o incrível investimento de 1.000 euros, leram bem …. mil euros.
Já no de 2021, sabemos que a média das subscrições andou nos 10.000 euros, foram 3700 subscritores para os 40M, o que aparentemente nos diz que estas colocações tem sido feitas mais para adeptos/pequenos subscritores do que para fundos e empresas que julgo procuram oportunidades com menos riscos.
Esta é apenas a minha opinião que vai de encontro ao que diz o JHC no tempo da bola bater na trave e entrar será mais fácil/seguro fazer estas colocações.
16 Janeiro, 2024 at 16:56
Não conseguimos saber ao certo porque não sei a estrutura mas do que conheço normalmente destes EO, é assim…
Uma % relativamente baixa é mercado particular, 70/80% é mercado empresarial e fundos de maiores valores.
Aliás, esse foi um dos erros basicos do que foi feito em 2018. Estes gajos quando entraram estavam tão “à nora” e eram tão “verdinhos” que achavam que o EO se colocava porque sim e que eram os adeptos e tal…e o que tinham de fazer era “namorar” os fundos e as empresas….
Agora já sabem fazer isto…vá lá…alguma coisa lá aprenderam….
16 Janeiro, 2024 at 17:02
E por isso que estes EO dos clubes são sempre colocados, muitas vezes com direito a rateio e tudo. Esteja a bola a bater na trave ou não.
16 Janeiro, 2024 at 17:03
Já agora e porque até estou com a mão na massa, em 2018 como disse anteriormente, quando a necessidade era enorme o capitão investiu em 200 obrigações (mil euros) 3 anos depois em 2021 abriu os cordões à bolsa e comprou a fantástica quantia de 1000 obrigações (cinco mil euros), corre-lhe bem a vida e não é parvo, sabe avaliar os riscos.
O Zenha é mais coerente e ficou-se pela mesmo número de obrigações nas duas colocações, 2.000.
O Cal em 2018 não deve ter percebido bem o que estava a acontecer e comprou 10.000, em 2021 já temos conhecimento de quanto investiu.
16 Janeiro, 2024 at 14:52
Bom resumo…
É da herança, que era muito pesada …
O zenha (pá, pfff … Brutal) depois explica.
16 Janeiro, 2024 at 15:14
Acho que este EO não é mais do que uma antecipação dos 50M provenientes do mundial de clubes de 2025. É o que dá ter um bom ranking…
https://www.record.pt/internacional/competicoes-de-clubes/mundial-de-clubes/detalhe/oficial-fc-porto-e-benfica-confirmados-no-mundial-de-clubes-2025
16 Janeiro, 2024 at 15:43
Isso seria ainda mais preocupante, porque não acho que seja assim que se ganha competitividade.
16 Janeiro, 2024 at 15:39
Eu acho, é a minha opinião, que as Direcções deviam ser obrigadas a pagar 25% do EO em cada renovação que fizessem, de modo a irem abatendo a divida ao longo do tempo e não empurrando com a barriga para um dia alguém pagar…
Se têm o EO de 50M€ para pagar em Novembro, deviam ser obrigados a pagar 12,5M€ e podiam renovar o EO no valor de 37,5M€… E na próxima vez estariam limitados a renovar no valor de 25M€…
Sou muito contra esta forma de gestão, mas eu sou um gajo que não gosto e quero estar a dever nada a ninguém… Não há palhaço, não há circo!
16 Janeiro, 2024 at 15:33
Continua a haver muita confusão em muitos aspectos do Sporting e um insistir em não querer ver ou perceber certas coisas.
Os EO são apenas uma das formas que o Sporting encontra de financiar a sua actividade. Há muitas outras e podem ser mais ou menos discutiveis, mas que devem tb ser vistas numa perspectiva mais global, ou seja, numa óptica Passivo, Capital Próprio e Activo.
Andar a falar assim, tal como se falava antes isoladamente na rúbrica de fornecedores não faz muito sentido.
16 Janeiro, 2024 at 15:40
É tudo normalíssimo. A puta da bola de neve é que vai sempre aumentando, independentemente de recordes de vendas. Essa nunca diminui.
16 Janeiro, 2024 at 15:43
Pois, estou contigo nessa visão mas o J. não é muito perspicaz no que toca a contas…
16 Janeiro, 2024 at 15:54
Porquê talvez não sejam as contas a grande preocupação dele…
16 Janeiro, 2024 at 16:31
Sabe lá ele o que o preocupa… Desde que a bola entre, está tudo bem. É outro Chico!
16 Janeiro, 2024 at 15:43
Pois, é uma forma de pensar e ver a coisa…
Eu, na minha forma de pensar, com 400M€ de divida, a minha prioridade é ter algum para abater essa divida – alocaria sempre entre 25% a 33% do valor das transferências para abater divida… O resto dividia entre investimento em jogadores e entre dinheiro para a época!
16 Janeiro, 2024 at 15:47
Se calhar também és um burro como eu que acha que a divida seja uma coisa que se pague e não que se deva gerir.
16 Janeiro, 2024 at 15:55
Eu acho que a divida deve ser gerida.
É por isso que acho que o preço da divida atualmente é demasiado alto, a nossa exposição e dependência de financiamento demasiado alta, e por isso acho que há uma necessidade imperiosa de trazer a divida financeira para valores bem mais baixos.
16 Janeiro, 2024 at 16:00
Epá, se tratas a divida como algo a ser gerido e não a ser pago, é normal que te cobrem mais juros – juros acima do normal…
Tens de gerir a divida, sim, mas com o objectivo de a ir pagando…
Gerir dividas só com dividas muitíssimo superiores, onde quem está entalado é quem emprestou o dinheiro…
16 Janeiro, 2024 at 16:03
Mas sempre que falam em gerir divida, é na medida em que é dito que se deixa de dever a um para se passar a dever a outro… A “gestão” dos ultra competentes é essa.
Para mim o objetivo do Sporting atualmente, e principalmente agora que não há banco que nos salve, devia de ser sempre reduzir drasticamente a divida sempre que possivel, e abater o passivo sempre que possivel. Se em anos consecutivos de recordes, em anos de algum sucesso desportivo consecutivo, não o fazemos, como é que vamos alguma vez fazer? Este tipo de “gestão” da divida não me parece ser solução para nada.
16 Janeiro, 2024 at 16:23
Subscrevo!
E, sinceramente, eu não entendo como esta gente vive…
Vocês gerem a vossa divida?
Compram uma casa, ficam a dever 300 mil euros, e gerem a divida só pagando os juros anuais… Ficam a dever sempre os 300 mil?
E depois, compram um carro, 15 ou 20 mil de divida, e fazem o mesmo?
A ideia é que sejam os vossos filhos ou netos a pagar a divida? Ou que nunca se pague?
Sinceramente, não entendo.
Pagas um carro em cada 2 anos de juros mas está porreiro porque estás a gerir a divida… e podes ir comer ao Ramiro todas as semanas!
16 Janeiro, 2024 at 16:24
Isso não é gerir a divida. Lá está.
Isso é sobreviver.
Gerir a divida é outra coisa…é o que o Sporting não faz.
16 Janeiro, 2024 at 16:14
“Eu acho que a divida deve ser gerida.”
Dizes bem mas entronca no problema que seja em fundos ou EO o valor das colocações é sempre superior ao das necessidades.
Dito de outra forma, Continua-se não a gerir mas a contrair divida para compensar perdas/gastos correntes e isto em anos de vendas record. Deveria dar que pensar até porque o Amorim não vai durar para sempre.
16 Janeiro, 2024 at 16:23
Exatamente.
O meu problema com esta forma de trabalhar do Sporting é exatamente a divida não ser gerida…..
16 Janeiro, 2024 at 15:58
Chega a ser confrangedor…. o Miguel então nem dá para ler duas linhas seguidas nestes temas. É um cúmulo de disparates. Preferivel saber o que se passa com as vacinas ou com as politicas de esquerda 🙂
E depois essa mania de ter sempre que consultar “experts” para tudo, pq sem isso não se pode ter uma opinião especifica de nada, sem procurar essa mesma informação e tentar perceber o que se diz…. é o mundo dos consultores e powerpoints. E como dizia um certo guru “Fuck Powerpoints, there is no power on those points” .
Vamos lá rapidamente ao último relatório de contas do Sporting:
– Resultado Líquido Positivo de 25,2 milhões de euros, registando o melhor resultado acumulado dosúltimos 10 anos em dois exercícios seguidos;
– Redução do Passivo em 27,4 milhões de euros, mantendo-se a trajectória descendente que tinha sido interrompida pela COVID-19;
– Regresso aos Capitais Próprios Positivos no valor de 8,9 milhões de euros, o que não ocorria desde a época 2016/2017 e o mais elevado desde Junho de 2006.
Assim de repente, o que acham entao que aconteceu?
16 Janeiro, 2024 at 16:04
Assim de repente? acho que o Sporting está a ser gamado, é o que acho que tem estado a acontecer.
16 Janeiro, 2024 at 16:06
Ok, siga…. Para este tipo de conversas, é melhor assistir a um congresso do Chega
16 Janeiro, 2024 at 16:10
A conversa? a resposta está ao nível da pergunta.
Repetir o que exaustivamente te têm posto à frente dos cornos e tu vires com a palha do costume e os outros, neste caso eu, é que têm “este tipo de conversa” é pedires que te mandem directamente para um lado que deves adivinhar qual seja.
Arranca lá então para um congresso qualquer do chega.
16 Janeiro, 2024 at 16:08
Não sei, é exatamente por isso que estou a perguntar J. Se em 2018/19 precisávamos de muito mais dinheiro com muito mais urgência, como é que chegamos a 2024, a fazer dinheiro a ritmos impares, com resultados positivos, e mesmo assim precisamos ainda de maior financiamento do que em 2019.
Se sabes, explica-me por favor, como é que o Sporting apesar desses pontos positivos que enuncias, precisa de se financiar a externos para pagar VMOC’s e ao mesmo tempo precisa de fazer revolving no EO pedindo 10M extra, se em tempos mais conturbados, inclusive sem receitas, não o fez?
16 Janeiro, 2024 at 16:21
Várias conversas que pedem uma análise mais detalhada sobre cada questão. Eu tento perceber certas coisas, lendo e tendo uma opinião concreta sob as coisas. Neste caso o EO….. O facto de o Sporting pedir um EO de 50, por reembolsar outro de 40, per si, não me diz grande coisa.
Poderiamos á partida pensar que o Sporting se estaria a endividar mais gradualmente,necessitariamos ver a situação global da SAD (precisariamos depois de ver melhor o grupo Sporting) para ter essa conclusão e qual é a tendência. Eu vou ler ao último R&C e vejo isto:
Passivo
Ao nível do passivo, importa destacar a evolução positiva da rubrica, sendo de realçar a preocupação deste tema para a sustentabilidade financeira da Sporting SAD. Assim, neste período houve uma redução do passivo em 27,4
milhões de euros, resultado em linha com os períodos anteriores e que demonstram o compromisso da Sporting SAD em melhorar a sua situação financeira. De destacar também o facto de 70% da redução de passivo estar
relacionado com passivo financeiro, ou seja, redução de financiamentos obtidos e de passivos de locação.
16 Janeiro, 2024 at 16:27
“Neste caso o EO….. O facto de o Sporting pedir um EO de 50, por reembolsar outro de 40, per si, não me diz grande coisa.”
Pois, é esse o problema.
Já antecipaste (acho que) 40M€ para comprar 15M€ das VMOCs e também não te disse grande coisa…
Só nestas 2 movimentações acrescentas 35M€ de divida… mas não te diz grande coisa!
16 Janeiro, 2024 at 18:14
As VMOC’s estavam registadas como Passivo?
Agora que foram adquiridas são um Activo?
16 Janeiro, 2024 at 21:45
O dinheiro que devias aos bancos que deste as VMOCs como garantia, era passivo. Ou tu não percebeste que as VMOCs correspondiam a dinheiro que os bancos te emprestaram?
16 Janeiro, 2024 at 16:14
Eu já te respondi a esta merda quando a escreveste na altura em que saíram os resultados…
“– Resultado Líquido Positivo de 25,2 milhões de euros, registando o melhor resultado acumulado dos últimos 10 anos em dois exercícios seguidos”
Tiveste 25,2 M€ positivos porque te caíram mais de 20M€ do Leão do céu… Sem isso, com todos os recordes de todos os tempos, e as maiores receitas de sempre, tinhas 5M€ positivos – que foi o que teve o Benfic@ e eu achei uma merda tendo em conta que facturaram muito mais que nós!
“– Regresso aos Capitais Próprios Positivos no valor de 8,9 milhões de euros, o que não ocorria desde a época 2016/2017 e o mais elevado desde Junho de 2006. ”
Que não é muito relevante porque nunca foi muito relevante ter capitais próprios negativos. De qualquer maneira tem a ver com as VMOCs adquiridas e o melhoramento do plantel – sendo que a formação nem conta!
“– Redução do Passivo em 27,4 milhões de euros, mantendo-se a trajectória descendente que tinha sido interrompida pela COVID-19”
É mentira que a trajectória era descendente antes do Covid. Talvez num dos anos tenha sido, mas nos outros não foi.
O passivo do Clube tem aumentado, e mais uma vez aqui entram a compra das VMOCs – que estavam avaliadas em X divida e com a aquisição delas, por muito menos * , essa divida desapareceu.
Não sei os números de cabeça mas, por exemplo, se devias 100, compras por 50, endividas-te em 50 para fazer a compra, no fim o resultado é que baixaste a divida 50!
Mas essas contas tu não sabes fazer.
Não há mérito nenhum da Direcção nisto, porque foi a anterior Direcção que negociou os valores e esta Direcção usou um antecipar de receita também conseguida pela anterior Direcção, ou seja, tem zero do seu trabalho aqui.
Até tu estando lá, ou eu, éramos capazes de fazer isto…
Espero que o desenho te tenha elucidado!
És muito básico!
16 Janeiro, 2024 at 16:25
Tudo errado aqui, é que não acertas em nenhuma.
Tenta apenas ganhar algum discernimento e depois discutir alguma coisa em condições. Escolhe um tema e falemos sobre isso.
Tudo junto é um miscódia de temática que nem sei por onde pegar.
16 Janeiro, 2024 at 16:28
O que é que está errado?
Corrige lá, sff… para eu aprender contigo!
16 Janeiro, 2024 at 21:45
Ó J., estou à espera da tua lucidez…
16 Janeiro, 2024 at 22:08
Ficou sem net…
16 Janeiro, 2024 at 16:30
Já dei demasiado para este peditório, mas este comentário não poderia ficar sem apenas um pequeno contraditório pois tanto haveria para dizer mas isto é suficiente:
Em 2018, a situação … treza … era muito negra, treze, treza era mesmo muito negra …negra.
O passivo era uma brutalidade de 282M e com imenso esforço conseguimos reduzir para 309M, já viu treza …. a enormidade da redução.
e isto treza …. porque vendemos como nunca e antecipamos receitas como ….. ía dizer sempre, mas isso não faz justiça às direções anteriores porque até o godinho lopes foi mais comedido no que diz respeito à antecipação de receitas.
16 Janeiro, 2024 at 16:37
Pimba!
Só dizes merda, J., mas é normal porque comes a merda toda que o Varandas te coloca à frente…
16 Janeiro, 2024 at 17:32
Roubaram o nick ao Miguel… atençao!!!
16 Janeiro, 2024 at 17:31
Ahh saudades do Malcom!!!
Deste demasiado para este peditório, porque andaste aqui meses a preconizar o desastre iminente e depois como isso não só não aconteceu, como ainda temos uma situação global muito melhor, pois claro que há que bater em retirada.
Podes encontrar os rácios que quiseres, a situaçao do Sporting é
globalmente melhor porque:
– Temos 88% do capital Social da SAD (questão Das VMOCs resolvidas)
– Capital Social positivo, cerca de 9 milhões ( no ultimo exercicio com um activo semelhante ao ano transato, o passivo reduziu em 27 milhões)
– Resultados liquidos positivos sucessivos (tirando o ano do Covid);
– Apesar do orçamento para o futebol ser inferior (Porto) ou muito inferior (Benfica), temos ainda assim finalmente uma equipa competitiva e a lutar por titulos;
– Um plantel altamente valorizado com 3/4 jogadores a poder vender muitas dezenas de milhões no futuro
O que claro tudo junto contraria certo tipo de narrativas que ajudavam algumas argumentações…. mas aqui globalmente nao há volta a dar.
16 Janeiro, 2024 at 17:56
1 – Não retiro uma virgula ao muito que escrevi.
2 – O desastre eminente só não aconteceu porque:
a) Covid que impediu que o varandas fosse corrido e eventualmente e infelizmente nessa altura talvez tivesse levado o Amorim com ele.
b) O Amorim que saiu muito melhor do a compra, já por aqui escrevi varias vezes e há muito tempo que Amorim foi a segunda melhor coisa que aconteceu ao Sporting. Pois e apesar do varandas conseguiu e consegue potencializar jogadores e manter a equipa muito competitiva.
3 – Quanto ao resto retirando a parte desportiva tens uma gestão comparável aos roxos e em que basicamente empurram com a barriga, até ao dia em que o desastre pode acontecer* …. e isso é algo que sempre me incomodou e combati e não será porque agora é pratica no Sporting que vou mudar a minha forma de avaliar a gestão dos clubes.
*No caso do Sporting já deveríamos saber como é, mas a memoria é curta.
16 Janeiro, 2024 at 18:12
E quanto ao bater em retirada, caso não saibas ficas a saber, cumpri as minhas obrigações de sócio dando a cara e o que e quando foi necessário , mais, não tendo obrigação disso mas estive disponível em vários eventos incluindo da Tasca para conviver e conversar com que tivesse interesse nisso, o que manifestamente não foi o teu caso.
De resto, considero este capitulo de avaliação da gestão económica e financeira encerrado, pois demorou mas percebi que é um esforço inglório, a única gestão que interessa ao adepto/sócio é saber com quem jogamos e por quantos ganhamos …. mas mesmo assim por aqui continuo, sobretudo para de quando em vez desmascarar a palha que a direção ou alguém como tu ainda hoje tentastes impingir.
16 Janeiro, 2024 at 18:24
Sim, claro… os outros sócios é que comem palha e não cumprem com as suas obrigações e andamos cá a mando.
Tu nao andas, nem qualquer outro.
Eu também sou sócio e vou quase sempre sozinho, ou com os meus, a AGs, jogos no pavilhão e no estáido. Logo cumpro com as minhas obrigacões como tu.
Isso de querer dizer que estou a mando, é só uma maneira que tens de desconversar.
Neste caso, é só ir procurar informaçao, tentar ler e perceber, e sim estavas errado quando preconizavas o abismo há 2/3 anos atrás.Não só isso não aconteceu, como estamos muito melhor que antes. Não tinhas razão portanto.
É só isso apenas. Siga…
16 Janeiro, 2024 at 18:46
“Segunda manifestação em Alvalade num mês teve de novo cerca de 3.000 adeptos que chegaram a dar uma volta ao estádio em cortejo.
“Out”. “Varandas Rua”. “Coimbra quer #VarandasOut”. Vários cartazes nesta segunda manifestação de adeptos do Sporting em Alvalade no lapso de um mês pareciam ter sido arrumados a contar os dias para voltarem a aparecer agora mas nem tudo foi duplicado daquilo que se tinha passado antes do jogo com o Portimonense. ”
Entretanto aconteceu COVID e felizmente o efeito Amorim. Mas, ainda bem que afinal tudo estava na guide-line, a gestão foi e é exemplar, afinal em 5 anos graças ao trabalho exemplar conseguiram baixar o passivo dos 282M para os 309M e para isso só precisaram de antecipar as receitas televisivas até 2028 e nem foi preciso vender os melhores jogadores ainda restam alguns muito bons.
16 Janeiro, 2024 at 23:13
E quanto é que subiu o activo nesse mesmo período?
Daí os tais capitais próprios positivos de agora… Como já não tínhamos desde 2006
E eu sei que tu sabes muito bem disto. Que uma entidade não pode ser só analisada pelo seu passivo, mas também pelas restantes rubricas patrimoniais.
E como eu sei que sabes disto, mais fica visível as intenções do teu discurso
Não passou, pronto, podes sempre desconversar agora.
Siga….
17 Janeiro, 2024 at 9:20
É siga mas insistes na palha …. sem perder muito tempo pois a tua estratégia é como sempre fingir que não lês e daqui por uns tempos voltas ao mesmo:
O ativo aumentou passando de 269M para 317M. tentando ver melhor o que o aumento mostra, ficamos a saber que 26M deste aumento se trata da divida do clube que passou de uns horríveis – 1.7M para uma generosa divida de + 25.4M. Para além disto agora estas a contar no ativo os 10M do negocio simulado com o porco que dados os entraves colocados pela cmvm só serviu precisamente para isso aumentar artificialmente o activo e ainda podes acrescentar no ativo os 10M do vinagre e no final e como dizia o outro se calhar começas a falar num deficit negativo no ativo.
17 Janeiro, 2024 at 9:45
E para evitar que espalhes outra mentira, os capitais próprios que dizes não estarem positivos desde 2006, em 30/06/2017 estavam positivos em 5.6M mas sobretudo e é o que mais interessa para o caso em 30/09/2018 altura que o fisiatra tomou conta do clube estavam positivos em 0.569M.
Como deves ter dificuldade no acesso aos dados históricos do clube e ou se não tens nem sei o que dizer da tua seletividade na informação (palha) que difundes, aqui fica o link para confirmares que o varandas toma posse do clube com capitais próprios positivos e mesmo assim dizia à tresa que a situação era negra, muito negra ….
https://scpconteudos.pt/sites/default/files/relatoriocontas1trimeste1819_0.pdf
17 Janeiro, 2024 at 9:52
Eu acho que muita gente não está a perceber bem que o Amorim salvou o Sporting….
É por isso que eu gosto tanto dele, creio que é por isso que tu gostas dele também…
O Sporting não foi ao charco pelos jogadores que o Amorim valorizou, pela arrumação que ele deu no futebol profissional e na equipa, pela liderança dele nos processos, etc. Nem é pelo campeonato que ganhou.
Não é perfeito. Não. Mas salvou o Sporting e nisso estou-lhe eternamente grato.
17 Janeiro, 2024 at 9:55
Disse n vezes que o maior problema do Amorim é não ter, nem querer, um Presidente melhor. Tivesse ele um gajo á frente do Clube que gerisse o Clube como o Clube precisa, e que lhe soubesse dizer que não, tínhamos um plantel muito melhor, e uma capacidade de segurar os bons jogadores bem superior. Porque não faz sentido o Sporting em 5 anos ter acesso a quase 1000M e ainda andar a pedir financiamento.
17 Janeiro, 2024 at 9:59
Não vou discutir se salvou ou deixou de salvar porque isso ninguém saberá com certeza.
Agora não fica é imune à critica o facto de ter feito a época que fez o ano anterior, o facto de insistir nos mesmos jogadores que não têm qualidade para jogar no Sporting ou até mesmo a gestão que faz dos miúdos.
Não é perfeito e está muito longe de o ser.
Agora, podia ser pior? Claro. Pode sempre ser pior.
Mas isso não quer dizer que ele seja o melhor.
17 Janeiro, 2024 at 10:24
Exatamente Tiago, não é à toa que digo que o Sporting neste seculo foi resgatado duas vezes, uma delas por Amorim.
A gestão dos recursos que o seu trabalho tem gerado, que são imensos, não é responsabilidade dele mas sim de quem deveria estar a planificar e preparar a SAD e o clube para enfrentar o futuro com menos dificuldades e pelo menos alguma solidez e independência financeira.
Lá está, caímos aqui na questão EO, que até pode uma boa iniciativa se envolto numa reestruturação permita reduzir os gastos atuais de financiamento (as receitas tem sido mais que muitas), mas a verdade é que o EO que Godinho Lopes dizia já ser o ultimo, em 7 anos BDC aumentou 10M, em 5 anos Varandas vai aumentar 20M e sabemos que este já será uma próxima direção a pagar.
É o que é ….
“Empréstimo obrigacionista será o último, diz Godinho Lopes
O empréstimo obrigacionista através do qual a SAD do Sporting procura encaixar 20 milhões de euros será o último do género, anunciou Godinho Lopes durante a apresentação da iniciativa.”
16 Janeiro, 2024 at 18:59
Os bancos também iam ter sempre dinheiro para responder a qualquer eventualidade, e por isso sempre foi indiferente a maneira como eram geridos e o crédito que forneciam. As coisas porque dão resultado num momento não significa que estejam a ser bem feitas. E mais exemplos devem haver por aí.
Pessoalmente continuo á espera que me expliques como é que globalmente estamos muito melhores, mas continuamos a contrair dívida como se não estivéssemos.
16 Janeiro, 2024 at 16:45
Sobre as vacinas, J., o video que coloquei no outro dia, duma apresentação CIENTIFICA no parlamento alemão, prova preto no branco, dito com todas as letras, que as vacinas foram um embuste, que as pessoas foram enganadas, e que tudo não passou duma forma de ganhar muito dinheiro.
Inclusive, aconselham os Estados a pedir a restituição das verbas pagas às Farmacêuticas pois está provado que não eram o que diziam ser.
Na Alemanha há muita gente a colocar o Estado em tribunal por causa disso.
Na Austrália e no Canadá também.
Nos Estados Unidos o caso ainda está no Senado a ser investigado mas a Administração americana está a contratar advogados às dezenas para poder responder ao que se espera que seja o volume de processos contra o Estado.
O resto és tu a ser parvo, que é uma das tuas qualidades! Não sei se terás outras… Só é desinformado quem quer!
16 Janeiro, 2024 at 17:36
E a vacina da Gripe? tb há estudos?
E a do sarampo?
Sao todas as vacinas, ou apenas a do COVID?
Apesar de uma vacina ser uma coisa globalmente boa, tb tem contraindicações…. sabes porquê?
No Paracetemol, ou na pilula tb há interesses das farmaceùticas? Devem ser dos itens mais vendidos….
16 Janeiro, 2024 at 18:53
Comparar os efeitos adversos da vacina com os efeitos adversos do paracetamol e outras vacinas mostra o quanto estás pouco informado.
Podes inclusive consultar o vaers.
“Os relatórios VAERS mostraram que houve mais notificações de mortes e lesões causadas [pela inoculação C19 do que por todas as vacinas combinadas desde 1986.
Portanto, pela única medida que o CDC usa, é a vacina mais perigosa e matou mais pessoas do que qualquer outra vacina na história”.
Lamento imenso…a verdade é que ninguém sabe o que dentro das vacinas. A pfizer não divulga constituição nem ajuda investigações.
É assim tudo uma coisa estranha. Sem transparência, sem consentimento informado …etc
Confias na pzifer ? Pois eu não.
16 Janeiro, 2024 at 20:36
Vais me dizer que não confias na empresa que mais multas pagou no Mundo, uma ou duas por fraude?
A única vacina em que eu confiei foi a da Janssen porque foram os primeiros a divulgar que basicamente aquilo não era lá grande coisa. Europeus funcionam de maneira diferente. Aliás a Pfizer só quando veio ao Parlamento Europeu é que admitiu que sempre souberam que aquilo nunca iria parar a transmissão, apesar de terem o Presidente dos Estados Unidos, o Fauci, e 90% dos programas televisivos lá, que eles patrocinam, a dizer que a vacina reduzia a transmissão.
O CDC também é uma entidade engraçada. Os mesmos gajos que se estão literalmente a cagar para os americanos, que aprovam qualquer droga desde que lhes untem as mãos. Por alguma razão o Oxycontin enganou todos os americanos mas nunca conseguiu entrar no mercado europeu. O CDC ajudou na criação de uma crise de opioides que matou e ainda mata muito americano.
Hoje soltei o meu Miguel interior. Mas dito isto, não sou ninguém para dizer se a vacina funciona ou não, só que eu não vou acreditar em pessoas que são do mais corrupto que existem à face da Terra.
16 Janeiro, 2024 at 21:51
J., lamento informar-te mas és um gajo desinformado e absolutamente básico, que mistura alhos com laranjas…
16 Janeiro, 2024 at 21:54
Tira meia horita e vê o vídeo para deixares de dizer disparates.
E tenta perceber que o gajo que fala não sou eu – nem podia ser, só porque não sei alemão… 😀 😀 😀
16 Janeiro, 2024 at 23:00
Hehe
Falemos de bola apenas
Já é suficientemente complicado….
17 Janeiro, 2024 at 0:03
Não precisas falar nada mas vê o que dizem…
17 Janeiro, 2024 at 0:05
Ou então este, que é mais pequeno. Também dá para aprenderes alguma coisa… 😉
https://www.youtube.com/watch?v=dMhh8wyTRK8
16 Janeiro, 2024 at 16:10
Esta cena dos comentários esta minada. Eu não roubei o nick a ninguém, no entanto quando vou para comentar aparece-me o nick com o qual publico este comentário, incluindo o email da pessoa ao qual nunca tive acesso. Não sou o ”Fight for your Right”, mas apareçe-me o nick e o email, posso provar com captura de ecrã!
16 Janeiro, 2024 at 16:36
É corrigir sempre com os teus dados. Não há nada a fazer.
Comigo também acontece. Tenho sempre atenção de colocar os meus dados antes de publicar.
16 Janeiro, 2024 at 17:04
Por acaso no PC não me acontece, já no telemóvel não posso dizer o mesmo. Se calhar é mesmo um problema de dispositivos do que propriamente do Blog ou do Cherba, daí a ausência de solução.
16 Janeiro, 2024 at 17:07
Idem aspas … no telemóvel costuma acontecer no PC não me lembro de alguma vez ter acontecido.
16 Janeiro, 2024 at 20:37
Não tenho a certeza do que pode ser, mas a ver se não me esqueço da próxima vez que acontecer de abrir com o modo computador a ver se o erro se mantem… Provavelmente é capaz de ser uma questão de uso no telemóvel e um defeito do Android (no meu caso).
16 Janeiro, 2024 at 20:40
Não…
No PC também acontece.
16 Janeiro, 2024 at 21:55
Usa o Chrome? Eu uso o OperaGx e nunca me aconteceu
16 Janeiro, 2024 at 21:52
A mim acontece nos 2 lados…
16 Janeiro, 2024 at 22:13
A mim também…
16 Janeiro, 2024 at 20:40
No PC também acontece.
16 Janeiro, 2024 at 16:18
Por falar em gananço….
Passa assim tao despercebido á malta o cartao amarelo a Di Maria, por simplesmente encostar a sua cabeça ao quarto arbitro ?
Coisa pouca ne?
Ficavam a jogar com 10 contra o Braga.
E nao jogava pelo menos um jogo.
Igualmente, a coincidencia de sempre acontecer algo nos jogos do Benfica. Ha sempre algo…. neste ultimo caso uma acumulacao de amarelos em que o primeiro amarelo é duvidoso.
Malta… nao é uma excepção. !
E nao é coisa pouca ….
16 Janeiro, 2024 at 17:02
Pois, correctíssimo. Mas aí tem mesmo que ser a direcção a tomar medidas…
16 Janeiro, 2024 at 18:57
Sim.
A comunicação do Sporting.
É decadente ver como a mídia é manipulada.
O Marco Ferreira na cm tv a branquear o encosto de cabeça do dia Maria. A dizer que não juificaba o cartão vermelho. Revoltante.
16 Janeiro, 2024 at 20:46
No intervalo do programa que estava a ver, aproveitei para fazer zapping pelos restantes canais e ouvi o Marco Ferreira a dizer que o fiscal estava em movimento, tal como o Mama Mia, então foi involuntário, enquanto nas imagens se via o Mama Mia a encosta a cabeça por vários segundos seguidos.
Até o Marco Pina (colocado nestas lides pelos lampiões – leia-se Pedro Guerra) acha que o Mama Mia deveria ter sido expulso.
16 Janeiro, 2024 at 21:55
O Pina detesta o Ferreira, que detesta o Pina! 🙂
16 Janeiro, 2024 at 20:42
Até árbitros lampiões dizem que o Mama Mia deveria ter sido expulso.
Mas cá no burgo já sabemos como é…
16 Janeiro, 2024 at 17:35
O actual 2 classificado do campeonato continua a comprar gajos como quem bebe cafés…identificaram 2 lacunas e aí estão 2 gajos, e mais 30M gastos!!
Nós continuamos a ter de lidar com as lacunas (Adan, Esgaio, Pau linho, inventar um MC) mas mesmo assim lá vamos ganhando os jogos. Vamos ver agora com esta série de jogos mais exigentes no que vai dar!
Sr Juste volta aos treinos…vamos ver por qt tempo.
16 Janeiro, 2024 at 18:59
Temos st just pelo menos para janeiro!
Oxala
16 Janeiro, 2024 at 19:45
Para Janeiro?!?
Sabes a que dia estás?!?
Já passaste metade do mês de Janeiro…
Actualiza te …
16 Janeiro, 2024 at 19:48
Certamente que está com medo como a maioria de nós que se volte a lesionar antes do final do mês
16 Janeiro, 2024 at 20:00
Ok Chupas…
Obrigado.
Mas estamos a 16….
O que dará 3 ou 4 joguinhos …
Not bad nota bad
Nada mau ….
16 Janeiro, 2024 at 20:19
Ahahahah
Vamos ver …
16 Janeiro, 2024 at 19:47
Quinta os nossos adversários vão ser os 11 do Vizela, os comandados por andré narciso no apito e bandeiras, rui costa no VAR não é o presidente dos lampiões é o igualmente medonho ex apitador.
Sporting Sempre
16 Janeiro, 2024 at 20:18
Niakate não desilude.
16 Janeiro, 2024 at 21:14
Boa Noite Tasca
Após o presidente do SCP Frederico Varandas ter vindo à televisão dizer que tinha 20 M€ para comprar jogadores por que o clube é Rico e não sabe o que fazer a tanto dinheiro !?
Claro está que agora o valência esta a pedir 10 M€ pela totalidade do passe do jogador (5 M€ =50% do passe ) pelo médio do Estoril !
Este palhaço de presidente do Sporting Clube de Portugal (o palhaço JOKER do Batman ) agora tem a tarifa 20 M€ para todas as aquisições do clube .
Com a ajuda da direcção do SL Benfica a ajudar o Valencia ! Pois claro
Senão vejam esta noticia no jornal “o Jogo ” .
Estes dirigentes do SCP a dar tiros nos próprios pés como sempre !
VIVA a Falência do SCP, que por este caminho não deve demorar nada, OU SEJA … tempo nenhum !
E os Sócios do SCP a assobiar para o lado, como se nada estivesse a acontecer .
A seguir vem mais um empréstimo obrigacionista de 50 Milhões de Euros para pagar estas CAGADAS da direcção ! Pois claro e assim é que esta bem !
VIVA O Sporting do CAMPO GRANDE … JÁ NEM é DE LISBOA , é MESMO E SÓ DO CAMPO GRANDE !
no jornal ” O JOGO”
” ” ” SPORTING
16 DE JANEIRO DE 2024 ÀS 10:47
LEITURA: 2 MIN
Sporting quer baixar preço de Koindredi: Valência ainda não recebeu proposta formal
Intenção da SAD leonina é pagar menos pelo médio
RELACIONADOS
Italianos revelam principais candidatos à sucessão de Mourinho na Roma
Sporting quer vitaminar os cofres: confira o plano da SAD com novo empréstimo obrigacionista
Rúben Amorim pressiona para ter Koba Koindredi no Sporting
Sporting quer baixar preço de Koindredi: Valência ainda não recebeu proposta formal
Koindredi, à direita (Créditos: Gerardo Santos / Global Imagens)
Frederico Bártolo
Frederico Bártolo
Jornalista
Koindredi continua a ser um caso pendente no mercado do Sporting, que não terá, nesta fase, intenção de avançar com cinco milhões de euros pelo médio do Estoril. Os leões estão a temporizar a investida pelo alvo para o meio-campo, considerando que um valor nessa ordem é elevado se ficarem com 50% do passe do jogador de 22 anos.
O processo negocial vai continuar nos próximos dias, sabendo-se que o Valência, apesar de ter conhecimento que o Sporting tem interesse no jogador, não recebeu ainda qualquer proposta formal dos leões. As conversações têm ocorrido à margem das direções de ambos os clubes. Para já, o emblema che pretende vender ativos, de modo a poder angariar dinheiro para investir neste mês de janeiro e esfrega as mãos a um valor que ronde os cinco milhões de euros pelos tais 50% do passe.
Noticiou o “Estadio Deportivo” que o dianteiro do Sevilha, Rafa Mir, já não se treinou ontem e que privilegia uma mudança para o Valência. Para isso, os che precisam de vender primeiro para definirem as contratações. “A mim, interessam-me jogadores motivados”, disse Quique Flores, técnico do Sevilha, abrindo a porta a Mir.
TÓPICOS: SportingFutebolFutebol NacionalI LigaKoindrediEstoril
Achou este conteúdo relevante?
Classifique-o de acordo com o seu nível de satisfação ” ” “
16 Janeiro, 2024 at 21:31
Nuno Santos jogador tão querido por nós todos não ganhou o prémio Puskas, mais uma injustiça da FIFA, que nos habituou a estes malabarismos de interesses
17 Janeiro, 2024 at 12:19
Oh Chico… estive aqui a pensar se valeria a pena responder-te ?….Mas…
Como eu NÃO SOU a voz do Dono e por isto incomodo-te muito; decidi pôr as coisas no devido lugar !
O teu Nickname “Chico Faria” faz alusão a um grande avançado do SCP dos anos 60 e 70 que eu ainda vi jogar na sua última época ao serviço do Sporting CP !
És tão antigo que deves fazer parte dos velhinhos de Alvalade, que dizem e sempre disseram que o “VERDADEIRO “Sporting Clube de Portugal SÃO ELES !
Pois bem Chico !… Eles não são seguramente e explico-te porquê !
Porque eles os “velhinhos” …não do Restelo, mas antes de Alvalade, foram responsáveis pelo “Bater de Porta ” e ir-se embora do SENHOR João Rocha, por estar farto de vos aturar com as vossas birrinhas de crianças mimadas no recreio e ele ter mais que fazer na vida; como por exemplo gerir um IMPÉRIO FINANCEIRO que ele próprio construiu !
ERA O SPORTING CP QUE PRECISAVA DELE E NÃO O CONTRARIO !
Lembro-me muito bem deste episodio e da tristeza que ele me causou !
Mas Vocês com a vossa arrogância deslocada no tempo, e sem meios para fazer o que quer que fosse no clube, obrigaram um ENORME Presidente a abdicar !
VOCÊS SÃO UMA VERGONHA !… E EU TENHO MEMÓRIA !
Mas não satisfeitos com a vossa arrogância invejosa, anuíram e conluiaram nos bastidores do GRUPO STROMP, a destituição e expulsão de Sócio, do presidente com MELHORES RESULTADOS DE GESTÃO da história do Sporting CP o BRUNO DE CARVALHO !
Para a seguir numa Eleições com resultados duvidosos meterem lá este INCOMPETENTES, que vos distribuem Medalhas.
VOCÊS SÃO O CANCRO DESSE CLUBE !
Espero que tenhas ficado esclarecido !
16 Janeiro, 2024 at 22:34
Vai ‘sair à praça’ em Vizela, na próxima 5ª feira pelas 20h45 …
Vizela-Sporting
Árbitro: André Narciso
Assistentes: Vasco Marques e Luís Viegas
4.º árbitro: Pedro Ramalho
VAR: Rui Costa
AVAR: Nuno Manso
Toires da ganadaria apaf …
17 Janeiro, 2024 at 0:02
Não é do calibre do Artur, do Eucalipto, do Martins e de mais uns quantos…
17 Janeiro, 2024 at 4:55
Bom Dia Tasca
DA SAGA …
ST. JUSTE ( O MELHOR CENTRAL DO MUNDO E ARREDORES ) vide … Ruben Amorim o seu actual treinador !
* No Jornal A BOLA
” ” ”
St. Juste já trabalha sem limitações e pensa na competição; exige cuidados mas pede tempo de jogo com o Vizela; treinador leonino decide se o leva para o encontro da 18.ª jornada da Liga
Vizela
20:45
18 JAN
Sporting CP
Foram 43 dias de ausência, entre o jogo em que se lesionou e o treino em que reapareceu integrado no grupo às ordens de Rúben Amorim: Jeremiah St. Juste «foi a principal novidade» esta terça-feira na Academia, «tendo treinado integrado com o restante plantel», revelaram os leões em nota oficial. E o central neerlandês de 27 anos já pede minutos a Rúben Amorim, com a expectativa para saber se o treinador arrisca levá-lo já para o jogo desta quinta-feira, no terreno do Vizela, na 18.ª jornada do campeonato — às 20.45 horas.
St. Juste volta a sorrir na Academia, em Alcochete. SPORTING CP
Ao 8.º jogo da temporada, que para St. Juste começou apenas a 21 de outubro de 2023, no 3-1 com o Olivais e Moscavide na Taça de Portugal, o defesa lesionou-se — mais uma vez desde que chegou a Alvalade, recorde-se que 2022/2023 terminara para o neerlandês a 13 de abril, na derrota em Turim com a Juventus, lesão muscular que logo foi seguida de outra, no joelho esquerdo, que o afastou da competição até outubro. Entrou ao intervalo no encontro com o Gil Vicente (3-1 na jornada 12, a 4 de dezembro), saiu aos 67’ devido a entorse no tornozelo esquerdo e só agora, um mês e meio depois, volta a treinar-se sem limitações.
St. Juste
Sporting CP
SPORTING CP
O historial de lesões de St. Juste leva a alguma desconfiança por parte dos adeptos. E cuidados por parte dos departamentos médico e técnico dos verdes e brancos, numa altura em que os leões não contam com Ousmane Diomande, o titular no lado direito do trio defensivo leonino — o costa-marfinense está ao serviço da seleção no Campeonato Africano das Nações. O veterano Luís Neto e o jovem Eduardo Quaresma têm dividido a posição que naturalmente, na ausência de Diomande, pertenceria ao neerlandês. Com o regresso de St. Juste, fica então aberta a possibilidade de mudança na defesa sportinguista. Provavelmente ainda não no onze para o Vizela, mas o central reclama minutos para mais cedo readquirir o ritmo competitivo exigido para voltar à titularidade. Amorim revelará na conferência de imprensa desta quarta-feira se já vai convocar o camisola 3.
St. Juste com bola no treino desta terça-feira. SPORTING CP
St. Juste tem contrato até 2026. Chegou a Alvalade no verão de 2022 — oriundo do Mainz e a troco de €10 milhões — e desde então participou em 40 jogos e marcou um golo. ” ” \ … FIM
VER OS PRÓXIMOS EPISÓDIOS …
Digo eu … que tenho o senso comum de qualquer mortal sem atraso cognitivo !
MAS ESTÁ CLARO QUE … este treinador com agenda Vermelha , NÃO VÊ PORQUE LHE CONVÉM, E AO SEU VERDADEIRO PATRÃO TAMBÉM… ( RUI COSTA Presidente do Benfica ) QUE ESTE TREINADOR APRENDIZ NÃO VEJA que este central holandês é apenas e só um ” FERRARI VERMELHO ” NA SUA GARAGEM , MAS SEM MOTOR … QUE NÃO ANDA , QUE NÃO FUNCIONA e serve apenas PARA MOSTRAR AOS AMIGOS E SÓ PRESTA PARA GASTAR DINHEIRO (SCP) PAGANDO FACTURAS NA CLINICA DO “DONO DISSO TUDO ” E ENCHER OS BOLSOS DO Frederico VARANDAS !
Só os paspalhos dos sócios do dito clube não VÊEM a VERDADE que já tudo a gente viu !
ATRASADOS MENTAIS, ESTÚPIDOS , VELHOS SENIS ! … Vão lá votar favoravelmente mais um empréstimo obrigacionista PASPALHOS DE MERDA !
17 Janeiro, 2024 at 5:29
Bom dia Tasca
Para enquadramento geral, … para que sirva de legendagem, que alguns Simpsons aqui na Tasca não vem uma ” letra do tamanho dum palácio ” !
O AUTO-DENOMINADO Presidente Frederico Varandas, do EXTINTO Sporting Clube de Portugal, clube actualmente denominado FC Campo Grande, conhecido outrora com SPORTING DE LISBOA; … Este gajo QUANDO SE RI como um Pateta Alegre, parece o MALÉFICO PALHAÇO ” JOKER ” , da célebre série de desenhos animados ” BATMAN ” !
E de facto … ele ri-se de tanta maldade MALÉFICA para o Clube, que um grupo de velhos senis e FASCISTAS dizem que ele representa como presidente !
E VOILA ! …
17 Janeiro, 2024 at 5:57
TASCA
SIIIIMMM !!! …. Tenho um ÓDIO MORTAL a estes dirigente que vão PAGAR 10 Milhões € por um jogador FRANCÊS, que é MÉDIO, de seu nome KOBA KOINDREDI com um VALOR DE MERCADO DE 800 mil Euros, suplente do enorme CD Estoril .
Não ! … Não é uma ANEDOTA DE MAU GOSTO ! é mesmo verdade !
COMO O DINHEIRO NÃO É DELES ?…
Mas parte deste dinheiro vai de certeza parar ao seus bolsos … de certeza absoluta !
Ah… grande gênio Ruben Amorim !
Sempre a dar-lhe forte ! …. até à falência do CLUBE DESPORTIVO DO CAMPO GRANDE !
É TÃO FÁCIL ROUBAR UM CLUBE DE FUTEBOL ! … Já lá dizia um MALUCO DROGADO !
17 Janeiro, 2024 at 6:10
ET VOILÁ !
Dia 15 de Fevereiro não irei a BERNA aqui na Suíça para ver o Young Boys contra o FC CAMPO GRANDE , simplesmente porque NUNCA … Nunca mais vestirei a camisola do extinto SPORTING CLUBE DE PORTUGAL !
17 Janeiro, 2024 at 9:24
Nem sei porque vens para aqui ditar palpites. Vale mais ires para os Alpes fazer alpinismo
17 Janeiro, 2024 at 12:36
Oh Chico… estive aqui a pensar se valeria a pena responder-te ?….Mas…
Como eu NÃO SOU a voz do Dono e por isto incomodo-te muito; decidi pôr as coisas no devido lugar !
O teu Nickname “Chico Faria” faz alusão a um grande avançado do SCP dos anos 60 e 70 que eu ainda vi jogar na sua última época ao serviço do Sporting CP !
És tão antigo que deves fazer parte dos velhinhos de Alvalade, que dizem e sempre disseram que o “VERDADEIRO “Sporting Clube de Portugal SÃO ELES !
Pois bem Chico !… Eles não são seguramente e explico-te porquê !
Porque eles os “velhinhos” …não do Restelo, mas antes de Alvalade, foram responsáveis pelo “Bater de Porta ” e ir-se embora do SENHOR João Rocha, por estar farto de vos aturar com as vossas birrinhas de crianças mimadas no recreio e ele ter mais que fazer na vida; como por exemplo gerir um IMPÉRIO FINANCEIRO que ele próprio construiu !
ERA O SPORTING CP QUE PRECISAVA DELE E NÃO O CONTRARIO !
Lembro-me muito bem deste episodio e da tristeza que ele me causou !
Mas Vocês com a vossa arrogância deslocada no tempo, e sem meios para fazer o que quer que fosse no clube, obrigaram um ENORME Presidente a abdicar !
VOCÊS SÃO UMA VERGONHA !… E EU TENHO MEMÓRIA !
Mas não satisfeitos com a vossa arrogância invejosa, anuíram e conluiaram nos bastidores do GRUPO STROMP, a destituição e expulsão de Sócio, do presidente com MELHORES RESULTADOS DE GESTÃO da história do Sporting CP o BRUNO DE CARVALHO !
Para a seguir numa Eleições com resultados duvidosos meterem lá este INCOMPETENTES, que vos distribuem Medalhas.
VOCÊS SÃO O CANCRO DESSE CLUBE !
Espero que tenhas ficado esclarecido !
17 Janeiro, 2024 at 14:27
Pelo menos eu , faça sol, chuva ou neve, seja o presidente um carneiro ou um elefante nunca deixei de ir a Alvalade, mais gostava de me dedicar á pesca mais tempo, pois tenho uns amigos lá na oficina que vão bastantes vezes e quando vou apanhamos uns Robalinhos que bem nos sabem, mas os meus netos não me deixam pois só querem que eu os leve ver a janela gar o Gyokeres. Já estive na Suiça a convite de um amigo meu 8 dias e gostei muito, por isso falei assim, estive do lado alemão e fui aos Alpes, isto durante o Inverno. Eu fui amigo de João Rocha e comi algumas vezes na casa dele na Lapa, até estive com ele, Santana Lopes e o Dr. Silva Resende em algumas reuniões, nunca abandonei um amigo. Agora um sportinguista que vem para aqui com tangas da merda sobre que este Sporting é daqui e de acolá e que vive na Suiça e não vai ver um jogo por causa de qualquer carneiro que está á frente do clube, eu que estive na Suiça e convívio lá com portistas, sportinguistas e benfiquistas sei como eles vivem tudo o que é Português. Para tua conversa o que eu quero é que vás para o Carvalhinho
17 Janeiro, 2024 at 6:13
Seriam 20 minutos de viagem para cada lado ! … Mas como não participo em GOLPADAS ?!!!!
17 Janeiro, 2024 at 6:39
Nem 20 minutos seriam ( mesmo nas calmas ! ) pois é já aqui ao lado !
17 Janeiro, 2024 at 8:59
Bom Dia cambada da Tasca
Jeremiah St. Juste no jogo do Vizela estará convocado !
Para entrar aos 56 minutos de jogo a substituir o central Neto já cansado; e para sair aos 65 minutos LESIONADO, PARA PARAGEM POR LESÃO ATÉ AO FINAL DA ÉPOCA !
COM UMAS BELAS FÉRIAS PAGAS A PESO DE OURO NA HOLANDA JUNTO DA FAMÍLIA !
AH… e com um fisioterapeuta da clinica do Varandas, na holanda para o recuperar !
PAGA ! …. SPORTING CLUBE DE PORTUGAL
BILTRES ….FILHOS DA PUTA DE DIRIGENTES !
17 Janeiro, 2024 at 9:15
10 Mendilhões por um Kondredi?!?
Os jogadores da formação só servem para TAPAR BURACOS …
São a excepção e não a regra. Neste actual contexto leonino os jogadores formados pelo SCP são a 2a, 3a ou 4a opção.
Onde está então a tão propalada APOSTA NA FORMAÇÃO?!? Propaganda é o que é.
Agora percebo como ler nas entrelinhas dos discursos destes BILTRES…
Quando diziam ‘Unir o SCP’ era mas é para rachar a massa adepta ao meio…
ADN formação é o oposto…
Quando falavam em servir o SCP … Era mas é servirem se do SCP…
E por aí fora …
17 Janeiro, 2024 at 9:44
Quanto?!?!?!
Oi??
17 Janeiro, 2024 at 9:56
Ele deve estar a falar da avaliação que o Valência faz do jogador.
O negócio está nos 5M por 50% do passe.
17 Janeiro, 2024 at 10:01
Bem me parecia que era assim. Mas quando assim é digam logo que é por 50%, é que para mim é mil vezes pior pagar 5M por 50% do que 10M.
17 Janeiro, 2024 at 10:31
Vamos valorizar para os outros 🙂
Como diz aí um boneco, valorizamos como ninguém.
17 Janeiro, 2024 at 9:49
Nada de novo desde 2018.
17 Janeiro, 2024 at 9:59
10M ou 5M por 50%? É que da primeira vez que vi o negócio eram 4M por 50%? 5M por 50% de um gajo que não é melhor que o Essugo já vai mais na linha de merda de outros anos. Contra o Moreirense jogou 60min, estava sempre mal posicionado, sempre atrasado, e foi comido várias vezes. Defensivamente pareceu-me pior que o Bragança.
17 Janeiro, 2024 at 10:34
Fez o jogo da vida contra nós e garantiu O contrato.
Há uma coisa que não devemos esquecer quando olhamos para qualquer compra de jogadores feita por esta Direção, todas elas representam um incremento nos activos da SAD. Para quem continua a aumentar o passivo é importante que os activos cresçam também. A formação como vale 0 nos activos fica para segundo plano.
Parece contraditório, mas fico muitas vezes com a sensação de que os nossos “negociadores” também não se apoquentam com os valores altos pedidos pelos clubes vendedores exatamente por isso implicar aumento no activo.
Vejo preocupação sim em ter uma percentagem significativa do jogador, mesmo que faseadamente para conseguir uma boa venda futura, o que para mim não é uma má estratégia.
Noutros tempos vinham por empréstimo com opção de compra (Coates, Brian Ruiz), mas parece que essa opção já não aparece no excell…
17 Janeiro, 2024 at 10:53
Fez? Pareceu-me interessante, nada mais que isso. Jogou 90min e o Estoril saiu de saco cheio. Não quero fazer paralelismos com o Eduardo Henrique, mas também tinha feito o jogo da vida contra nós depois de levar 8 do Keizerball.
17 Janeiro, 2024 at 10:37
Ao que parece estando o Koba dificil por 5M-50% estão virados para o Monchu.
Monchu passou pela escola do Barcelona, foi emprestado e posteriormente vendido ao granada que por sua vez emprestou e posteriormente vendeu ao Valladolid por 1.2M segundo o TM.
Cheira-me que será por valores bem altos. A não ser que haja algum beneficio ou valores por apurar dos negócios que temos feito com eles.
Vendo os vídeos dele do Youtube, que valem o que valem, parece ter muita qualidade no passe longo e bom na marcação de livres. Boa técnica, bom passe.
Parece ter um físico e capacidade de choque de um Bragança, o que não é assim muito bom.
Seria seguramente para a posição de 8.