O Sporting Clube de Portugal congratula-se com a autorização por parte da FIFA para que o Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol possa avançar com a comunicação, em tempo real nos estádios, das explicações entre o árbitro e o VAR.
Portugal foi escolhido para integrar um grupo pioneiro. Mérito para o Conselho de Arbitragem pelo seu trabalho, agora reconhecido pela FIFA.
O Sporting CP está desde a primeira hora na linha da frente pela implementação desta medida, que mais não é do que a evolução natural de um caminho sem retorno iniciado com o VAR. É uma medida que defende os árbitros, mas sobretudo um futebol cada vez mais transparente.
A verdade desportiva nunca será possível sem uma arbitragem qualificada, livre, transparente e independente.
18 Janeiro, 2024 at 17:23
“Daqui VAR… o gajo encostado à lateral… Gonçalo Martins… Fora de Jogo!!!!”
Vamos poder voltar a ouvir o Fábio Lamiponissimo em extase!
🙂
Z
18 Janeiro, 2024 at 17:24
Como em tudo no futebol, a quantidade de tempo que demora uma merda tão óbvia como o VAR e a comunicação em tempo real é de bradar aos céus.
É só ver como funciona nos outros desportos e imitar… não é preciso muito mais do que isso!
Peca por tardio mas, como diz o ditado, mais vale tarde do que nunca.
18 Janeiro, 2024 at 18:15
Muito engraçado mesmo….
18 Janeiro, 2024 at 18:19
Têm uma adversao para divulgar os áudios que é uma coisa louca, mas agora, como vão fazer parte de um “grupo pioneiro” já têm uma vontade extra de se chegarem á frente. Foi como no VAR, na realidade não tinham vontade nenhuma de ter VAR cá, mas assim que deu para serem dos primeiros foram logo a correr.
Com toda a sinceridade, cambada de filhos da puta que alimentam o lamaçal que está liga de merda é, mas são sempre os primeiros a porem-se em bicos dos pés para mostrar trabalho, mesmo que quem consuma realmente o que eles vendem saiba que é uma merda do caralho.
Mas o Cherba tem razão, vai ser engraçado quando o lobby dos incompetentes for obrigado a ver o que todos vêm e a decidir bem em vez de decidir como querem.
19 Janeiro, 2024 at 15:30
“… a decidir bem”?
Ontem foi bem visível, em Vizela, o que é a dualidade de critérios: valia tudo, agarrões, empurrões, puxões, rasteiras, pontapés nas pernas dos nossos jogadores.
Até tivemos um lance cortado com o braço, que o apitadeiro decidiu -e bem!- que foi casual. Contudo, em Famalicão, um lance bastante mais “casual” deu direito a penalti…
O campo está minado, o dom bufas sabe o poder que tem , seja nas instituições, seja nos padres e seus acólitos.
18 Janeiro, 2024 at 18:30
Vai ser tão engraçado vê-los a contorcer-se e rosnar enquanto são obrigados a praticar a verdade como vai ser engraçado, após já alguma prática, poder vir a ver a construção, em tempo real, de expedientes para a elaboração mais fina da trapaça. Pode vir a ser autentico ilusionismo. Eventualmente um novo outro espectáculo. Vai ser engraçado, sim. Garantidamente.
18 Janeiro, 2024 at 18:44
O caminho natural da coisa, que continua a demorar muito tempo a ser o que devia ser há anos…
18 Janeiro, 2024 at 19:12
A melhoria só vai ser notada enquanto os “impolutos” da arbitragem Portuguesa não encontrarem uma maneira de aldrabar a coisa, como já fazem com o VAR…
Vocês não percebem, pois não? A prosperidade e importância que essa gente tem é diretamente proporcional á capacidade que tem de fazer batota e de por conseguinte serem eles a decidir quem é o vencedor e o vencido quando for necessário….
Mas é uma boa notícia tudo o que dificulte o trabalho dos batoteiros é bem vindo
18 Janeiro, 2024 at 19:21
– Parece ter sido penalty a favor dos verdes, padre x.
– Tens a certeza padre y?
– Certeza certeza não diria. Vê lá essas imagens do var e recua até o pontapé de baliza, pareceu me que um empurrão no início da jogada.
– Não vejo nada.
– De certeza ? E aquele jogador encarnado no chão .. pode ter sido falta!
– Correto. Sim sim, há um contacto. Anula o pênalti. Houve um contacto.
Obrigado irmão padre, nas missas que celebramos, temos é de rezar e cantar bem”, terminou.
18 Janeiro, 2024 at 19:39
– Estou a suar muito, não consegui ver se o remate do dinamarquês dos verdes tinha alguém à frente do pobrezinho do redes do braga que para além de pastor é ceguinho.
– o gajo Sueco dos verdes está mesmo em jogo? …f…
– o Di Maria atira-se para a piscina? ….sério? é que ele já tem amarelo…e agora? se o expulsar ainda vou para a jarra ou pior, ainda me dá uma cabeçada..
19 Janeiro, 2024 at 14:29
Explicações não é o mesmo que comunicação integral.
Aguardo com ceticismo…
SL
19 Janeiro, 2024 at 14:38
Em Portugal, isto não muda nada…
Ainda no outro dia estava a ver um penalti em que foi um dos que deu para ouvir o VAR falar com o arbitro…
Percebia-se perfeitamente a questão, o motivo pelo qual o arbitro marcava penalti (tinha marcado em campo, havia imagens que parecia que não tocava mas depois havia uma que parecia mesmo que tocava e por isso manteve a decisão) e depois a conversa dos adeptos (neste caso do Estoril, que eu ouvi) é “por aqui é que se vê!! É só roubar!!! Não toca!!”.
Isto é bom para gajos tranquilos como eu que não ligam muito e que compreendem o erro e que gostam de perceber o processo mental da decisão. Para a esmagadora maioria dos adeptos, isto não serve para nada…
Ainda ontem era uma choradeira lampiónica com o tempo de compensação vs choradeira dos Sportinguistas por penaltis não marcados (que ainda nem percebi bem quais são…).
A cada queda de gajos do Porco recebo mensagem a dizer “SAIAM DE CAMPO!! ISTO É UM ROUBO!!”.
Enfim…isto é assim e vai continuar sempre a ser…
19 Janeiro, 2024 at 15:31
SE, repito, SE a arbitragem começasse a habituar as pessoas a decisões sérias e coerentes – fundamentalmente homogéneas – isto não ia “continuar para sempre”. Isso de querer colocar “o mal” em que vê é uma generalização tão bera como as arbitragens actuais.
E os concelhos de arbitragem e disciplina, que decidem em sossego, também não ajudam nada… é do público …
19 Janeiro, 2024 at 15:44
A arbitragem é má no mundo inteiro.
O que eu vejo em Portugal é logo na nomeação é uma merda, ao primeiro fora ao contrário é um roubo, à primeira falta é o fim do mundo, etc…
Para todos…
Em Portugal há muita gente que só vê arbitragem. Há muita gente do Sporting que só comenta arbitragem dos outros. Mal comenta o que eles jogam. E vice versa para todos. Aos 10 minutos de jogo já estou a ler que vem para fazer o servicinho. Em jogos da taça contra equipas das distritais estavam gajos doidos no estádio por foras ao contrário…
Há muito adepto em Portugal que está viciado nisto.
Por isso é que no mesmo jogo vejo gajos dos lampiões a dizer que é um roubo, gajos do Sporting a dizer que é um roubo ao contrário e a dizer que foram roubados noutra coisa…
Vai haver comunicações e os adeptos viciados nisso nunca vão compreender a decisão, vão só gritar que é roubo e ás claras, como faziam antes….
19 Janeiro, 2024 at 15:47
Não me interpretes mal…
A arbitragem é uma merda. É uma merda cá e em todo o mundo. É uma das coisas que devia levar uma reforma geral a nivel europeu. Preparação, critérios, etc…
Porque está em crise em todo o lado.
Mas a maioria das pessoas está mais preocupada em desculpas e argumentos para berraria do que realmente em compreender como podia ser melhor.
Por isso é que se pede áudios dos árbitros e não uma revolução em toda a estrutura e o que se pode fazer para melhorar…
19 Janeiro, 2024 at 16:15
Só vi agora esta tua caixa, eu não te interpreto mal e percebo que a berraria é insustentável: tem que mudar.
Mas quem berra reage! não é a mole que berra que pode mudar o comportamento sem ter uma causa que faça mudar esse comportamento. E isto, desculpa lá, mas para mim é clarinho como água ( da limpa, claro está…)…
19 Janeiro, 2024 at 15:51
E tu achas que fazes parte de uma minoria de “calmos” e que isso dos paranóicos que descreves é uma grande maioria. Eu acho que estás enganado. E acho (para não dizer q tenho certeza) que a arbitragem em Portugal é muuuuuito complexa. Dizes q é má em no Reino Unido como cá? duvido.
O problema não está no público mas, mesmo que estivesse, é a arbitragem que pode e deve evoluir; o comportamento do público vem logo logo a seguir.
19 Janeiro, 2024 at 15:57
Não consigo avaliar se lá é pior do que cá porque lá “não me dói” e não acompanho como cá…
Mas que é muito má no Reino Unido, não tenho duvidas. Eles é que dizem e basta acompanhar umas semanas de PL para ver mais de uma mão cheia de decisões completamente absurdas….
19 Janeiro, 2024 at 15:59
Não sei se é uma maioria ou uma minoria…
Sei que é impossivel eu ter uma conversa de amigos sobre a prestação dos 3 grandes que não acabe quase invariavelmente em voz alta com cada um a sacar à vez os seus “roubos de igreja” e que o clube inverso ao dele tem de ser campeão e por isso está a valer tudo…
19 Janeiro, 2024 at 16:02
Isso não explica que o público é uma merda! Explica que a organização e gestão do futebol em Portugal está uma merda.
19 Janeiro, 2024 at 16:15
Eu acho que o publico habituou-se aos anos de roubo bruto e sério dos anos 90 e 00 (e estes foram os que vi).
E aí ficou “viciado” em queixar-se da arbitragem.
Ao mesmo tempo isso criou a desconfiança que há e a verdade é que os árbitros também são uma merda, o que é o pior de tudo.
Mas se formos “revisitar” o que é um roubo dos dourados anos 90 e 00 percebemos que hoje andamos a discutir migalhas….o pessoal é que já nem se lembra bem dos golos anulados estando 3 e 4 metros em jogo, os penaltis não marcados por arrombamento, os penaltis de mergulhos sem ninguém por perto…..
Como digo… não culpo uns apenas pelo que se passa. É um problema global. O meu comentário é apenas no sentido de dizer que isto de transparência nas comunicações não vale nada…
19 Janeiro, 2024 at 16:21
Vale sim, vale.
Que mais não seja argumento com o clássico “Roma e Pavia não se fizeram num dia”.
Não se resolve este embrulho gigantesco num ápice. Passo a passo é o q se arranja
19 Janeiro, 2024 at 15:59
Normalmente lá é muito melhor, mas nos últimos anos aquilo tem sido também um fartote. Por norma, os que são mais regulares são os alemães. Mas tanto uns como os outros têm prioridades completamente diferentes das que se têm por cá.
19 Janeiro, 2024 at 16:17
Eu também acho que, do que vejo, os melhores são os alemães.
Principalmente porque acho que a disciplina Alemã ajuda muito no tratamento do VAR e na criação de critérios.
Inglaterra é mau, Itália é…mehhh…Espanha é pavoroso….
19 Janeiro, 2024 at 18:12
Eu acho que em Inglaterra é meh, até porque a divulgação de áudios, e as mudanças que eles fazem na maneira do Var atuar ajudam os árbitros. Em Itália aquilo não sei, já vi jogos completamente normais, e já vi coisas que não lembram a ninguém.
Os alemães são outra loiça, eles sabem que para além de venderem um produto têm de garantir a satisfação dos clientes, e por isso a abordagem é sempre com isso no pensamento. As decisões que tomam, as políticas que tentam mudar, é tudo diferente. Não é á toa que produzem os melhores carros que por aí andam ahahah
19 Janeiro, 2024 at 15:57
A culpa é que a arbitragem nunca se soube legitimar pós Apito Dourado. O Apito Dourado aconteceu, não é mentira, mas a APAF nunca agiu sobre o assunto, nunca tentou ser o máximo transparente. Noutros lados as coisas fizeram-se porque era preciso repor a verdade e legitimar o campeonato. E começa tudo por aí. O Apito Dourado descredibilizou por completo não só a arbitragem como também a Justiça em Portugal. O Paixão foi aliciado, o Tribunal diz que não é o suficiente, e depois vem a APAF e nem uma suspensão nem um castigo. Hoje é parecido. O árbitro faz merda da grossa, influência diretamente um resultado, e depois o castigo é uma semana “no copo” porque é isso que vai fazer uma mossa do caraças.
Não digo que justifica a fixação que muita malta tem, mas que ajuda muito ajuda. Não podes não questionar um setor se não acreditas nas entidades.
19 Janeiro, 2024 at 16:00
O problema é mesmo esse: não é só a arbitragem! É um caldo de instituições e ajuntamentos vários, tudo opaco… depois a culpa é do mexilhão …
19 Janeiro, 2024 at 14:42
Aos poucos a luta do Sporting pela verdade e transparência no futebol vai sendo vencida e dando razão a quem, antes de muitos, percebeu que de outra forma nunca seríamos novamente campeões.
https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-betclic/sporting/detalhe/bruno-de-carvalho-o-var-e-o-exemplo-alemao-se-as-pessoas-erram-sejam-despedidas
19 Janeiro, 2024 at 15:37
“… a decidir bem”?
Ontem foi bem visível, em Vizela, o que é a dualidade de critérios: valia tudo, agarrões, empurrões, puxões, rasteiras, pontapés nas pernas dos nossos jogadores.
Até tivemos um lance cortado com o braço, que o apitadeiro decidiu -e bem!- que foi casual. Contudo, em Famalicão, um lance bastante mais “casual” deu direito a penalti…
O campo está minado, o dom bufas sabe o poder que tem , seja nas instituições, seja nos padres e seus acólitos.
19 Janeiro, 2024 at 16:06
Para já, e agora, interessa é q portugal em andebol está a desenrascar-se
19 Janeiro, 2024 at 16:50
para dizer ao lion da maia que quem manda não e o dom bufas , mas sim o rui dos tuneis . Nos jogos na luz , não temos direito a ver imagem nenhuma de jeito que comprove qualquer decisão contra o benfica . São jogos atras de jogos . Se não fosse o pinto da costa , ( e com os presidentes que tivemos , excepção ao bigodes e a Bruno de Carvalho ) o SCP e o porto ja tinham sido engolidos ha decadas e o benfica tinha sido campeão 40 anos seguidos .
21 Janeiro, 2024 at 7:18
Meu caro Cherba
” – Isto vai ser ENGRAÇADO ” … Achas mesmo Cherba ?
Eu compreendi a Metáfora antagônica !
Se queres mesmo saber a minha opinião sincera amigo, no futebol Português NÃO HÁ NADA ENGRAÇADO !
No FUTEBOL PORTUGUÊS Está tudo SUJO, CONSPURCADO, IMUNDO, CORRUPTO, TRAPACEIRO, MAFIOSO !
Os MAFIOSOS do futebol Português, estão apenas a “ganhar tempo” para encontrar a formula de MUDAR TUDO, PARA QUE TUDO FIQUE NA MESMA !
Habituaram-se a ganhar campeonatos de forma corrupta e criminosa e acintosa, que agora não o sabem fazer de outra forma !
Isto serve para o GERAL dos dirigentes do Futebol Nacional, mas em grande escala para os Azuis do FC Porto, sendo o mesmo válido para os Vermelho do SLB e imagine-se, também já para o SC Braga !
TUDO ISTO É TRISTE … TUDO ISTO É FADO (Destino) !