claro que a chamada de capa que vem hoje, no Record, vale o que vale, mesmo sendo o pasquim oficioso desta direcção, mas a uma semana do fecho do mercado, dá que pensar face ao objectivo claro de ser campeão e, digo eu, juntar-lhe a Taça de Portugal.
Se o St Juste conseguir não voltar a lesionar-se até final da época, penso que temos um dos problemas resolvido, nomeadamente se o Esgaio só voltar a jogar muito pontualmente.
Penso que falta claramente um criativo para o lado esquerdo, seja uma espécie de Catamo, seja uma espécie de Edwards.
No meio, a não ser que Koindredi surpreenda e se adapte rapidamente, continuamos um bocado na mesma: Morita, Hjulmand, com Bragança e Koindredi à espreita (sai Essugo), sendo que o dinamarquês é o único que realmente acrescenta jogando na posição 6 (a não ser que Daniel Bragança virasse um Pirlo).
E mesmo na frente, é rezarmos muito para que a besta sueca continue as suas cavalgadas sem ter que descansar.
Vamos ver o que nos reservam os próximos dias!
26 Janeiro, 2024 at 10:13
Não sei se a prioridade seria o Koba.
Não sei se de facto o Koba é um jogador com características que não poderão ser supridas por outros jogadores que já fazem parte do clube.
Tenho dúvidas sobre o valor do negócio e necessidade de o fazer.
E quando assim é….
26 Janeiro, 2024 at 10:16
Curto, muito curto!!
E se o St juste não se lesiona (Ahahhah)
E se o Huljman não se lesiona ou é castigado
E se o Gyo não se lesiona
E se o trincão começar a jogar á bola
Enfim, tudo na base do “E se corre bem…”
26 Janeiro, 2024 at 10:23
E se o Esgaio….epah não há se’s que valham ao Esgaio 🙂
26 Janeiro, 2024 at 11:10
Esse esquece…
26 Janeiro, 2024 at 11:28
Amorim não deixa.
Jogo após jogo lá está ele a titular….a fazer cagadas….e sem qualquer menção do treinador como teve quaresma….
26 Janeiro, 2024 at 12:22
A chamada coerência, ou neste caso a falta dela.
26 Janeiro, 2024 at 10:17
Muito curta, ainda bem que este Verão fizemos “um dos melhores mercados de sempre”.
26 Janeiro, 2024 at 10:23
Falta um abre latas a partir do banco.
O resto tem de chegar.
Este Koba, com Fernandes no Estoril, não parece fazer grande sentido á partida.
26 Janeiro, 2024 at 10:31
Temos um plantel curto e dependente de algumas unidades sem suplentes á altura.
Como não contratámos nenhum jogador, seria muito bom que ninguém saísse, que o St Just se aguentasse uns meses. Necessitamos que o Trincao e o Edwards surpreendam pela positiva. Igualmente o Pote tem de despertar para os golos. (tem talento e categoria para isso). Idem Geny para não estarmos tão dependentes do Esgaio. O Paulinho que entre de quando em vez.
São muitos ses, não são ?
Ainda mais porque,
O Benfica reforçou-se e tem um plantel bem mais vasto, além de que recebe muitos poucos cartões o que facilita a gestão de agressividade durante um jogo e pouca vezes tem jogadores com 5 cartões amarelos. Plus as influencias do benfiquistão, com muitos padres ainda no ativo.
O Porto está ativo e tem as eleições á porta…
É um David contra Golias.
Fizemos uma grande primeira volta. Lembrem-se que o Benfica e Porto sem jogarem nada e sabe-se lá como, foram sempre pontuando e estão muito pertinho do Sporting. Basta uma arbitragem desfavorável, gênero 3 pênaltis (estilo jogo com o Rio ave), ou uma expulsão estilo Marco Aurelio ((os mais antigos sabem do que estou a falar), se bem que agora a moda é 2 cartoes amarelos)) para perdermos um jogo e ficarmos na rua sozinhos a gritar e a clamar justiça com comunicados aposterior (tal como foi o jogo de Guimaraes).
26 Janeiro, 2024 at 10:39
As coisas já são como são.
Se ainda temos pessoas dentro de casa que nos tornam ainda mais pequeninos, estamos do tamanho do David por culpa própria também ou pelo menos podíamos ter mais uma palmos de altura para combater o tal Golias com armas mais poderosas.
Falo por exemplo de insistirmos num plantel com Esgaio, Paulinho, Trincão….
E essa responsabilidade não é de mais ninguém se não “nossa”.
26 Janeiro, 2024 at 10:38
Vou colar aqui porque faz mais sentido
——————-
Não percebo esta gestão, sinceramente!
Chegamos a Janeiro, jogámos 4 competições…tivemos a sorte de na taça de Portugal jogarmos com equipas da tanga, alguns jogos de campeonato a ganhar por 3, 4 ….e os minutos dados a Essugo, Afonso são para Inglês ver.
Agora são emprestados, como se fosse agora em 4 meses que fossem evoluir, e nós ficamos sem segundas linhas (ainda menos!!). Próximos jogos não me admiraria de ter no banco 2GR+3centrais…
26 Janeiro, 2024 at 10:41
É confrangedor olhar para o banco do Sporting!! Agora vamos emprestar os 2 miúdos e não me parece que exista alguém na B ou sub-23 para subir ao plantel principal…então mas quais serão as opções?? Ah já sei, sobe o Coates é isso!!
26 Janeiro, 2024 at 10:44
Alguém está a sabotar o desempenho da equipa e as alternativas que podíamos ter para enfrentar uma segunda metade da época com muitos desafios pela frente.
Esse alguém já disse que é desta vez que para além das responsabilidades vai sofrer consequências.
Aguardemos…
26 Janeiro, 2024 at 13:05
Não fazia sentido serem emprestados se fossem aposta, mas não são. Acho que neste momento o melhor para eles e para o Sporting é serem emprestados.
Quanto a rotação do plantel, concordo contigo. Nao foi feita, e agora também já vão tarde para tentar fazer diferente.
26 Janeiro, 2024 at 12:59
Estou como tu.
Não percebo os empréstimos do Essugo nem do Afonso. Sim, precisam de jogar e de ter minutos, como o Mateus Fernandes está a ter, mas isso vai deixar a nossa equipa, que já é curta, algo desfalcada. Ainda por cima o Amorim aposta sempre nos mesmos, por isso vai ser até darem o estoiro (que espero que não aconteça ao Gyokeres nem ao Morten).
Também não percebo a contratação do Koba. Não entendo o que raio o Amorim viu ali que o faça avançar para a contratação. Oxalá me engane, mas acho que é um gajo que vem para aquecer o banco, e no ano que vem com o regresso do Mateus Fernandes, não estou a ver que futuro irá ter. A menos que o Mateus seja para ser emprestado de novo, e se for assim mais vale ir à sua vida, que já se viu que as apostas do Amorim nos putos formados no Sporting foi só quando não tinha outras alternativas.
26 Janeiro, 2024 at 13:49
o Koba tem algo que o Matheus Nunes oferecia à equipa: capacidade de receber, proteger, virar e arrancar por ali fora em cavalgada
acho que é muito por aqui que estão a querer trazê-lo, mas vai dar uma trabalheira obrigá-lo a correr em processo defensivo
26 Janeiro, 2024 at 14:06
Não estás a descrever o Mateus Fernandes?
26 Janeiro, 2024 at 14:09
Pois, eu vejo isso no MFernandes e com mais qualidade…e curioso, é nosso!!
Continuo sem perceber porque foi emprestado…
26 Janeiro, 2024 at 14:31
O Koba parece ter mais poder de choque.
Mas perde para outras coisas.
O Koba custa 4M por 50% do passe.
O M. Fernandes é da casa e 100% nosso.
Um dá comissões e ajuda o amigo Lin.
O outro não.
26 Janeiro, 2024 at 17:19
Elementar.
26 Janeiro, 2024 at 10:44
Não percebo como se dispensa o Essugo para ir buscar o Koba? Aposta na formação? Digo mais aposta nas comissões. O Quaresma está a jogar porque não teve alternativa e viu-se a raiva do Amorim quando ele está sendo um dos melhores na equipa. Falou mal dele no jogo do Porto, mas nem diz nada dos erros do Esgaio nestes dois últimos jogos. Quando o trio admira marquem golos lá vem logo ele falar bem deles.
26 Janeiro, 2024 at 11:00
Quando vi esta capa hoje de manhã, pensei que ia sair post sobre o tema! E só podia.
Se já acho que só um médio é curto (não sei o que dará ou não este Koba), pior sendo apenas um médio!
Falta o ala/extremo para jogar na esquerda como faz o Nuno Santos. A menos que pense meter lá o Geny quando houver Fresneda para a direita.
Falta alternativa válida ao Gyokeres. Alguém que possa fazer alguma diferença na frente quando o jogo está difícil e que, pelo menos, não atrapalhe como faz muitas vezes o Paulinho. Será o Coates?
26 Janeiro, 2024 at 11:14
“Falta alternativa válida ao Gyokeres. Alguém que possa fazer alguma diferença na frente quando o jogo está difícil e que, pelo menos, não atrapalhe como faz muitas vezes o Paulinho. Será o Coates?”
Claro que na cabeça dele é o Coates…já o foi no passado!!
Se o gajo do Boavista é muito caro, epá procurem um gajo na holanda (normalmente são gajos com golo), na argentina, na Noruega (o BodoGlimt (não sei se é assim que se escreve) tinha lá 2 gajos bem interessantes…em qualquer lado!!
26 Janeiro, 2024 at 12:11
Também sou a favor de procurar jogadores em mercados alternativos.
É claro que a adaptação depois pode demorar, mas também para dar 4 M pelo Koba que nem titular indiscutível do Estoril é…
Além disso os clubes portugueses já perceberam que o Ruben Amorim é de ideias fixas e pedem muito pelos jogadores. (atenção que o Klopp está de saída e não me admirava muito que o RA estivesse na shortlist).
Não gostei muito do nosso mercado de Inverno, mas o importante é que não saiu, até ver, nenhum titular indiscutível.
26 Janeiro, 2024 at 11:12
Vamos perder a Champions por não termos contratado pelo menos um jogador para o lado esquerdo. A vida é isto a estrutura não teve capacidades de arranjar soluções. Espero que como Amorim disse que haja no final consequências e os responsáveis que não conseguem pôr o Sporting a ganhar, saiam do clube. O bode expiatório não deve ser só o treinador é também a cúpula toda de uma estrutura perdedora.
26 Janeiro, 2024 at 13:23
Calma Chico.
Para o ano, se tudo correr bem, é que podemos arriscar perder a Champions.
26 Janeiro, 2024 at 16:02
Ah! Ah! Ah!
Ó Chico, deixa de ser lírico…
26 Janeiro, 2024 at 17:48
Vai sair quem Chico? O Vagangas e a trupe do projeto Roquete? 😀 😀 😀 😀
Andaram 5 anos a minar o clube para recuperarem o tacho e agora iam sair por “pormenores” desses?
Isso seria importante num clube desportivo, numa empresa de bailaricos aparências nem se põe tal questão. Eles estão lá para ganhar o dele e andar de evento em evento de limusina, o resto é acessório.
Se eles neste mandato já fizeram 2 épocas escabrosas com recorde de derrotas, 4° lugar atrás do Braga e fora da Champions e nem lhes passou pela cabeça tal coisa ia ser agora?
Aliás, metade desta corja estava lá quando o Sporting andava em 14° lugar quase a abrir falência tiveram de ser corridos de lá e iam agora sair pelo próprio pé! Ahahahaha 😀 😀 😀
Se o J lê isso dá-lhe um enfarte Chico. 🙂
26 Janeiro, 2024 at 11:15
Quando o Kobe é o reforço de inverno de uma equipa que tem muitas lacunas e quer ser campeã, eu acho que diz muito do nível da ambição. Estamos a falar de um gajo que não está provado por A + B que é melhor que o Essugo. Fisicamente tem mais 4 anos, mas parece um miúdo ao pé do Dário. O resto, do que vi, é um gajo que também falha muito, não tem um posicionamento por aí além, e não tem uma leitura de jogo fantástica. Sinceramente não consigo vislumbrar nenhuma razão aparente para se ir buscar um suplente do Estoril, quando temos lá um muito melhor que ele. Apenas o Bombeiro a apagar fogos ao Lim, e depois vem apagar um ao Sporting.
Contra Benfica, Porto e Braga a única substituição que temos para aumentar a qualidade do ataque são o Trincão/Edwards. A outra é baixar o Pote para o meio campo e abdicar de atacar porque o João Paulo contra os grandes é inconsequente 90% das vezes. Se for mesmo verdade aquilo que eu acho que era difícil, vai-se tornar quase impossível. Mas pronto são escolhas, eu acho que é mais que claro que o Sporting não tem um interior esquerdo que faça a diferença quando as coisas não saem. Acho que mais do que um médio, ou um central, abdicar deste reforço é hipotecar as nossas hipóteses de sermos campões, mas pronto, o Amorim sempre disse que ou são os que ele quer ou não é nenhum, e mesmo quando ele está errado, ele está certo. Vamos ver.
26 Janeiro, 2024 at 11:23
Estive aqui a pensar.
Se calhar a vinda do Koba é uma jogada de mestre para tirar qualquer concorrência ao M. Fernandes no Estoril e assim ter todos os minutos possíveis para evoluir com o treinador do Estoril, já que o nosso é incapaz de potenciar e gerir jogadores que ainda não chegaram ao ponto de serem titulares do Sporting.
Ignorar em todo este raciocínio que temos jogadores no plantel com a qualidade do Esgaio.
Ou até que Bragança é sacrificado ao ponto de baixarmos o Pote. Portanto faz todo o sentido trazermos mais um médio, quando inclusive a Taça Asiática já estará na sua fase final.
É que fode qualquer lógica….
26 Janeiro, 2024 at 11:31
Mas o Mateus já tinha todos os minutos lol. O Koba é que só jogava quando o rei fazia anos, curiosamente os minutos dele subiram bastante depois de ser associado ao Sporting.
Falando em minutos, dizem que o Essugo e o Afonso vão ser emprestados agora, o que tem tudo para não ser nada produtivo visto que todas as equipas já estão mais que enquadradas e poucas ou nenhumas mudanças farão, principalmente para introduzir um miúdo que vai para lá uns meses.
26 Janeiro, 2024 at 11:51
😀
26 Janeiro, 2024 at 11:20
Suplentes do Sporting no jogo frente ao Sporting de Braga
Adán, Matheus Reis, St. Juste, Luís Neto, Dário Essugo, Paulinho, Daniel Bragança, Rafael Pontelo e Afonso Moreira.
Vá lá não foram dois guarda redes… E se calhar ainda metia mais um central no banco…
26 Janeiro, 2024 at 11:27
Quem entrou para mexer com o jogo?
M. Reis, Bragança e Paulinho.
3 Substituições….
A. Moreira talvez o puto que tinha mais potencial para abanar o jogo, fica no banco.
26 Janeiro, 2024 at 13:08
Putos, com o Amorim, só quando não há alternativas.
O exemplo melhor é o Quaresma que foi tendo banco até não dar mais, e mesmo depois de jogar bem ainda levou bocas do Amorim.
“Ah e tal, mas o Amorim lançou o Gonçalo Inácio, o Nuno Mendes, o Tiago Tomás, o Matheus Nunes, etc no primeiro ano”. Duvido que se houvesse guito e se ele tivesse alternativas nessa altura que eles tivessem jogado mais do que o Quaresma jogou este ano. Felizmente que o Nuno Mendes, o Inácio, e o Matheus Nunes, com a qualidade que têm, agarraram o lugar.
Se não acreditam, basta ver quantos minutos tiveram os putos a partir do momento em que ele começou a ter Paulinhos, Esgaios, e Trincões na equipa.
Cai na tanga da “aposta na formação” quem quer…
26 Janeiro, 2024 at 13:11
Tal e qual.
26 Janeiro, 2024 at 12:04
Foi o que disse acima…olhar para o banco do Sporting jogo após jogo dá vontade de chorar!!
3 centrais (um lesionado cronico, um na reforma e outro vindo do Leixões), o Pau-linho e um miúdo com 3 minutos de utilização nos A’s (que não conta para nada)…isto podia ser o banco do Arouca…mas não!
26 Janeiro, 2024 at 18:17
Horrível mesmo!
26 Janeiro, 2024 at 11:38
Vou acender duas velas, uma pelo St Juste e outra para que o Fresneda recupere e se afirme, caso contrário não ficamos nos 2 primeiros.
Ou então é mais uma noticia plantada pela direção para aparecer um reforço e ser uma surpresa mostrando um grande ato de gestão “só oportunidade inesperada muda estratégia”
Sporting Sempre
26 Janeiro, 2024 at 18:17
Eu acho que esses 2 esta época pouco mais vão fazer.
26 Janeiro, 2024 at 11:53
Onze(11) titular: Adan Geny Diomande Coates Inácio Nuno Santos Morten Morita Pote Edwards Gyokeres
Banco de suplentes (8): Israel juste quaresma fresneda Matheus Reis Bragança Trincão Paulinho
Assim de repente temos uma possível rotação entre 19 jogadores.
E não conto para já com Pontelo ou Koba, e não considero por razões óbvias Neto e Esgaio.
Obviamente que há aqui limitações, mas não acho que o plantel seja assim tão curto.
Até porque a rotação de Amorim não considera apenas 1 jogador especifico para uma posição especifica.
26 Janeiro, 2024 at 11:55
E se um se lesiona ou rebenta porque a rotação é a merda que é?
Pois….
É rezar para que tudo corra bem…
26 Janeiro, 2024 at 12:09
Até já metem jogadores com pontos no pé porque ele não aposta em mais ninguém e ainda empresta jogadores.
26 Janeiro, 2024 at 13:19
Mesmo.
Com Bragança no banco, Amorim mete o Pote no meio campo com 3 pontos no pé.
Para mim é surreal.
Quase tanto como o Trincão dizer que quer jogar mesmo com uma amigdalite.
Há cenas que sinceramente….
26 Janeiro, 2024 at 17:49
Mas, mas, mas e se corre bem pá?
26 Janeiro, 2024 at 12:33
A perder 2-1 contra o Benfica em Alvalade, quem metes para dar a volta ao jogo?
26 Janeiro, 2024 at 13:02
Paulinho e Trincão
26 Janeiro, 2024 at 13:12
😀 😀 😀
Só se o paulinho for para o meio campo.
Aí acredito…
26 Janeiro, 2024 at 13:27
Ou seja, vais mudar a tática para um 4-2-4 contra uma equipa que o que gosta mais é explorar as transições. Tem em atenção que o Amorim não gosta de por o Paulinho contra Porto nem contra o Benfica, claramente porque ele sabe perfeitamente que mudar para um 4-2-4 por causa de um gajo que só tem um golo contra equipas top 10 em Portugal não é propriamente uma coisa que lhe traga frutos. Realisticamente temos apenas o Trincão para meter no ataque nesses jogos. A entrada do Paulinho contra o Braga é capaz de ter vincado ainda mais essa realidade.
Atenção. Podem ser feita 5 subs. Para o ataque, dada a amostra, fazes 1. Achas que isso é suficiente?
26 Janeiro, 2024 at 13:32
O Trincão sem espaço?
Está bem, está…
26 Janeiro, 2024 at 17:32
Ahahahahahahahahahahahaha 🙂
26 Janeiro, 2024 at 12:47
Desses 19 um é GK por isso não conta para a rotação. E depois não contas com o esgaio mas contas com o justo e o Fresneda!?
26 Janeiro, 2024 at 13:06
O Juste ainda nos poderá ser util no futuro.
O Fresnada já está descartado? Foi um investimento importante para o clube.
Muito novo ainda, estava em processo de integração quando se lesionou. Há que dar um pouco mais de tempo para o seu regresso, mas é para somar tb.
26 Janeiro, 2024 at 13:09
O just já não conta, está sempre no estaleiro, é despachar assim que pudermos.
O Fresneda dificilmente contará para esta época. Precisa de recuperar e de se ambientar. Talvez para o ano.
26 Janeiro, 2024 at 17:16
“O Juste ainda nos poderá ser util no futuro.”
Para a clínica do Varandas de certeza…
26 Janeiro, 2024 at 18:17
Certeiro!
26 Janeiro, 2024 at 17:37
Sim o St Juste vai ser muito útil no futuro. Quando sair.
Está cá há época e meia, leva praí 30 e poucos jogos e muitos deles a jogar 45 minutos ou a sair lesionado logo na primeira parte.
Mas vai ser útil, quando se quer com muita força, acontece sempre qualquer coisa. É a regra tanto no futebol como na vida.
Santa vididnha de prostituição intelectual.
26 Janeiro, 2024 at 11:56
Pode ser curta, mas talvez Amorim não esteja disposto a correr riscos com contratações que possam trazer instabilidade ao invés de colmatar as visíveis deficiências.
Neste momento somos a equipa que melhor joga, o Porto está minado por dentro e por um fio, e o Benfica vive um período de contestação ao treinador e com os jogadores a pensar em outros vôos.
Estou convicto que seremos Campeões apesar do rendimento pobre de alguns jogadores.
É essa estabilidade que Amorim procura com as pequenas mexidas que opera no plantel, de jogo para jogo.
PS: Gostei de Koba no jogo contra o Sporting, mas do que vi a partir daí é mais um para “moldar”, e se assim for o mais provável é que no final da época esteja a ser emprestado para rodar no Rio Ave ou Moreirense…
26 Janeiro, 2024 at 12:08
Eu gostei mais do miúdo LD…Rodrigo Gomes? Muito bom jogador
26 Janeiro, 2024 at 12:11
Gostei mais do João Marques, que pelo vistos faz bem a posição do Pote no meio campo.
26 Janeiro, 2024 at 13:10
Para LD não podes contratar ninguém, senão o Amorim tem de deixar o menino querido Esgaio de fora.
O Rodrigo Gomes é do Braga, e segundo consta já tem contrato com uma equipa estrangeira para o ano.
26 Janeiro, 2024 at 13:26
😀
Esgaio vai ser um caso sério.
Parece o emplastro da nossa ala direita. Um gajo já está farto de o ver mas tem de levar com ele.
27 Janeiro, 2024 at 13:07
Eu no outro dia a falar com amigos comparei-o a uma barata. Mesmo depois de uma guerra nuclear ainda sobrevive…
Aconteça o que acontecer naquele plantel, o gajo lá vai sobrevivendo…
26 Janeiro, 2024 at 13:15
Esse é do Trolhateam, está emprestado ao Estoril.
26 Janeiro, 2024 at 14:12
Não sabia.
Bom jogador
26 Janeiro, 2024 at 12:28
Podem ter a certeza que esta contratação vai ser boa para alguém.
“Sai um mais um Sotiris Alexandropoulos para a mesa do canto”. 🙂
26 Janeiro, 2024 at 13:11
É o que me parece, infelizmente…
26 Janeiro, 2024 at 12:43
Este koba deve vir para número 6, mas não é para se ir ambientando ao plantel, estão a fazer o que fizeram com o Edwards.
O plantel é o que já cá estava, e faz sentido, neste mercado de invernos ou vais buscar um craque que não precise de adaptação( por uma pipa de dinheiro) ou então vais buscar jogadores que só estarão adaptados quando a época tiver a terminar.
O problema vem do verão, na altura muita gente alertou para as falhas do plantel. Para mim há duas que são gritantes, a de LD e o GK.
O Liverpool vai ficar sem o Klopp, vamos ver se é desta que pegam no Amorim. Se no verão não andamos a contratar treinador também.
26 Janeiro, 2024 at 12:43
* é para se ir ambientando ao plantel.
26 Janeiro, 2024 at 12:51
Antes de pensarmos em ter jogadores para fazer rotação, deveríamos estar focados no reforço do 11 inicial quem tem algumas falhas.
26 Janeiro, 2024 at 12:55
Estamos a contratar um 5o médio quando há posições que nem suplente têm… Os dois comentários que fazes fazem perfeito sentido, infelizmente são os dois quase que contraditórios.
26 Janeiro, 2024 at 12:58
Contraditórios no quê?
26 Janeiro, 2024 at 13:17
Um é uma constatação de que possivelmente está em marcha.
Koba vem para 6 para se ir integrando.
O outro é uma opinião em que o foco tem de estar no 11.
O que é contraditório é estarmos a pensar num 6 quando há outras posições no 11 que estão uma merda.
26 Janeiro, 2024 at 13:22
Exacto, eu no primeiro comentário não estou a dizer que o plantel está bem montado. Estou a dizer que neste mercado não há muito mais a fazer.
26 Janeiro, 2024 at 13:35
Lá está. Fazem os dois perfeito sentido. O pensamento da contratação do Kobe pode perfeitamente ser na linha do Edwards. Vem agora que é para em Agosto estar mais que ambientado e ser opção. A diferença é que o Edwards vem, mas o plantel não só tem mais qualidade no 11 titular como também é muito mais profundo em opções no banco. o Kobe vem para uma equipa onde a ala direita deixa muito a desejar. O interior esquerdo não tem suplente. O PdL não tem suplente. A ala esquerda está cada vez pior. E precisamos rapidamente de ir buscar um Gr. Ou seja, estamos a aprofundar a segunda posição que mais opções tem. E nem vou falar dos emprestados como o Mateus Fernandes ou o Samuel Justo que estão a fazer uma época bem melhor que o Kobe e poderiam ser claramente opções dentro de portas.
Eu disse contraditório porque num apontas a necessidade de melhorar o 11, e no outro a importância de se aprofundar o plantel, quando um devia de tomar clara prioridade sobre o outro. É a vinda do Kobe que nos vai fazer estar mais perto de ser uma equipa mais regular, com mais opções para o ano? Não. O pensamento da contratação é o certo? Sim.
26 Janeiro, 2024 at 13:51
Eu acho que faz sentido vir um 6, não temos alternativa ao huljmand. Aliás na minha opinião só temos um 6 no plantel, o essugo. Mas não conta para o totobola. Por isso sim, acho que o koba vai acrescentar na próxima época.
Eu no primeiro comentário não estou a dizer que é preciso aprofundar o plantel, eu estou a contactar o que foi feito.
26 Janeiro, 2024 at 14:00
Não sei até que ponto o Kobe é um 6. Pelo que o Cherba diz em cima olham para ele como um médio de transição tipo o Matheus Nunes. Eu sinceramente não acho que o Sporting precise de um “6”. O Morten é o que as pessoas chamam de 6 e o Morita também. Aliás os dois fazem praticamente o mesmo papel. O que falta na minha opinião é um médio mais virado para o ataque. Com mais passe, mais remate e que pense o jogo muito mais rápido.
26 Janeiro, 2024 at 14:01
Pelo que diz o Cherba e eu até posso concordar é que é para fazer aquele papel do M. Nunes de aguentar a pancada, rodar e avançar no terreno com bola no pé.
Sendo assim é para 8.
Será que o Morita faz o lugar do Hjulmand sempre que indisponível?
E para 8 fica o Bragança e o Koba?
E onde entra o M. Fernandes na equação?
Se for para vender o Hjulmand ou o Morita ficamos na mesma com deficit na posição 6.
Ou então Koba é mesmo para 6.
26 Janeiro, 2024 at 14:06
Sem ler o teu comentário fui dizer quase o mesmo 🙂
O Hjulmand e o Morita para mim nem são um 6 nem um 8 puro e duros.
São ambos jogadores que sabem bem interpretar os processos defensivos, não são os melhores a tirar a bola como eram o Palhinha ou o Ugarte mas têm toque de bola e têm grande qualidade de passe, muito mais que o Ugarte e um pouco mais que o Palhinha.
Se calhar Amorim quer mais jogadores assim e não procura tanto um 6 puro ou um 8.
Gajos que ele tanto pode colocar numa ou noutra posição.
26 Janeiro, 2024 at 14:11
Se ele não vier para 6 então faz menos sentido. A não ser que já tenham o morita ou huljmand vendido.
Com o perfil de centrais que temos agora não faz muito sentido vir um gajo com as características do Mateus Nunes. Fazia muito mais falta um gajo na linha do palhinha ou Ugarte.
26 Janeiro, 2024 at 14:16
Para mim são muito mais 8 do que 6. No nosso campeonato desenrascam a 6. Mas assim que apanham um meio campo mais forte ficam logo às aranhas. Neste sistema podíamos jogar com um 6 e um 10, mas jogamos com dois 8.
26 Janeiro, 2024 at 14:25
Jogavam os 2 a 6 antes de vir para o Sporting. Se não são 6 então ainda jogavam mais do que o que parecia lol. Claro que são 6, sempre foram 6. O Palhinha é um 6, o Pirlo era 6. A posição é a mesma o que muda são as características e como a equipa joga. O Sporting não precisa de 6, precisa de um médio que saiba transportar a bola, que tenha boa meia distância ou que faça a bola circular muito mais rápido. Pelo menos é essa opinião que tenho, e o Kobe não me parece encaixar em nenhuma delas.
26 Janeiro, 2024 at 14:35
O pirlo para mim era mais 8 que 6.
6 era o Gatusso 🙂
26 Janeiro, 2024 at 14:40
Quando falo num 6 é na linha do palhinha, nem o morita nem o huljmand o são, claro que há vários tipos de 6. Tendo centrais que conduzem a bola e que sobem varias vezes durante o jogo, acho que não faz sentido vir um médio com as mesmas características. Faz muito mais sentido termos 1 medio de contenção que faça a compensação desses movimentos. Até porque depois também jogas com alas em vez de laterais e com 2 extremos interiores que iriam pisar o mesmo terreno desse médio mais ofensivo.
26 Janeiro, 2024 at 14:56
Pirlo, Pogba/Marchisio, Vidal, quem era o médio que jogava á frente dos centrais? Pirlo e Gattuso faziam o famoso duplo tampão. O Milan aí jogava o 2 médios mais recuados, praticamente em linha. O Pirlo também defendia, e o Gattuso fazia o trabalho mais sujo. Xabi Alonso jogou a 6. 6 é a posição ocupada em campo. As características do jogador podem mudar mas a posição não. O Lampard por exemplo sempre jogou a 8, mas era um 8 muito diferente do Scholes ou do Gerard, que eram muito mais defensivos.
Mas Demoniac, por teres centrais que jogam mais subidos, e que ajudam na construção é que ter um Ugarte ou um Palhinha perde importância. Os primeiros a reagir ao contra-ataque têm de ser sempre os centrais, que muito raramente vão estar em inferioridade. Um médio mais “ofensivo” depois vai permitir que os alas e os interiores tenham mais apoio, criem mais espaço, e existam overlaps com maior facilidade. Teres um gajo que tenha ultimo passe e melhor leitura de jogo, vai facilitar muito mais o processo ofensivo de uma equipa que ataca tanto como a nossa.
26 Janeiro, 2024 at 15:07
Eu não vejo as coisas assim FIX.
Eu vejo por características e não por posição.
Pode até não ser o mais correto mas para mim 6 é o gajo que faz o tal jogo sujo. O gajo que está sobretudo para tomar conta do processo defensivo no meio campo. A carraça. O gajo dos carrinhos.
Para mim um gajo com mais toque de bola já é mais um 8. Não que não saiba defender. Mas acima de tudo tem um papel mais importante quando é o momento de fazer a transição defesa ataque pelo meio. Um gajo com boa chegada à área, com bom remate e qualidade de passe e/ou transporte de bole acima da média.
O 10 que já não existe é ainda mais focado no ataque. Um gajo com um toque de bola fenomenal e transporte acima da média, até para um 8. Um gajo que consegue fazer aqueles passes de rutura para o avançado que só tem de marcar, por vezes sem olhar. Com passe longo também ele fantástico e bom no 1×1. Um gajo que tem um radar e memória para saber onde estão os colegas no campo.
Já que o 10 está em vias de extinção neste futebol moderno, não me choca ter dois 6’s com um 3º médio mais focado no ataque ou ter num meio campo a 2, dois 8’s.
Insisto. O que acho que Amorim prefere é ter 2 gajos no meio campo que tenham características de 8. Que sabem defender mas acima de tudo que saiba tocar a bola para a frente. Talvez porque para jogar com um 6 prefira subir no terreno um dos centrais do que estar a hipotecar 1 dos 2 médios para apenas questões defensivas.
26 Janeiro, 2024 at 15:18
Mas eu não disse que não há vários tipos de 6. Antes pelo contrário.
Mas nós jogamos muito mais à city( com as devidas diferenças de qualidade) do como o Milan. Os nossos centrais não estão só mais subidos, também transportam muitas vezes a bola no ataque. Se lá metes um médio com as mesmas funções eles não o vão fazer.
O médio com meia distância é o huljmand, que não o faz mais vezes porque está a jogar a 6.
26 Janeiro, 2024 at 15:28
O Sporting jogou com William, Adrien, João Mário. Quem era o 6? Era o gajo que fazia o trabalho sujo? Não esse era o Adrien. O 6 era o gajo lento, que distribuía, e fazia rotundas sobre ele próprio para depois conduzir a equipa na melhor maneira de jogar. A carraça, o gajo que distribuía fruta e luta, era o 8. Tu não podes falar em números quando queres falar em características.
Os números são referentes ás posições ocupadas em campo e não ás características do jogador. 1 – GR; 2 – Defesa direito; 3 – Defesa esquerdo; 4 era o Líbero que entretanto morreu; 5 – Defesa Central; 6 – Médio defensivo; 8 – Médio Centro; 10 – Médio Ofensivo; 7 – Extremo/Médio Ala; 11 – 2o Avançado; 9 – PdL.
As características são outra coisa completamente diferente. Se tens 2 médios centros jogas com dois 8’s, mesmo que tenham características diferentes, a posição que ocupam no campo é relativamente a mesma. Se jogas com um duplo tampão, jogas com dois 6, mesmo que um se dedique mais á vertente destrutiva, e outro á construção/contenção. O mesmo para os PdL, se jogas num 4-4-2 podes jogar com um 11 e um 9 ou dois 9s, isso não diz nada sobre as características, mas sim sobre o espaço que ocupam em campo.
26 Janeiro, 2024 at 14:46
Eu acho que o pirlo era muito mais um 10 do que um 6.
26 Janeiro, 2024 at 14:58
Pirlo raramente chegava á área. Tem 86 golos em quase 90 jogos. O Pirlo era um 6 organizador de jogo. Vinha muitas vezes buscar a bola aos centrais e ajudar na construção. 10 era o Kaka que raramente pisava terrenos tão recuados, ou o Zidane. O Pirlo jogou sempre no mesmo sitio, sempre á frente dos centrais, sempre a “6”.
26 Janeiro, 2024 at 15:08
Pirlo era um 8 🙂
26 Janeiro, 2024 at 15:26
O Pirlo era um “8”…quando foi para a Juventus é que passou a “6”…é esta a ideia que tenho dele.
26 Janeiro, 2024 at 16:25
O Pirlo jogava a 6. Se quiserem ser específicos e dizer que ele não era um médio defensivo tradicional, ele não era, ele era o que os italianos chamavam de regista, mas em campo, ocupava a posição á frente dos centrais que é a posição de 6. Tal como o Xabi Alonso não era um médio defensivo, mas jogava a 6.
É como dizer que só há um 8. Não um 8 pode ser o que se chama de Mezzala, um Box-to-Box, ou um Carrilero. Mesma posição no campo, características e papeis diferentes. DeBruyne é um 8, mas como joga como um Mezzala, mais focado no ataque e muitas vezes a abrir nos apoios pode ser confundido com um 10. O Matheus Nunes, é mais um B2B. Posição em campo dos 2 é a mesma, mas as suas características como são diferentes, fazem-nos ocupar papeis diferentes em campo.
O Huljmand e o Morita antes de virem para o Sporting eram jogavam os dois a 6. Foram contratados pelo que fizeram a jogar a 6. Nenhum dos 2 é um Palhinha. Porquê? Porque apesar de serem 6 tinham funções e características completamente diferentes. O Morita é mais um trinco, vamos simplificar, e o Palhinha é mais um destruidor de jogo. Mesma posição, funções completamente diferentes.
26 Janeiro, 2024 at 13:15
Para os 18 jogos do campeonato, tomando em consideração jogadores que já fizeram pelo menos 3 jogos ( um minimo de 300 minutos) temos:
– FCP com 20 jogadores utlizados;
– SCP com 17 jogadores utilizados;
– SLB com 16 jogadores utilizados;
Alguma análise que se pode fazer.
Os tripeiros mais que uma rotação estão ainda muito perdidos no onze e opções a entrar no banco. Assim que acredito que é mais um sinal de desorientação que de rotação.
Os lampiões apesar do super plantel que dizem alguns, é dos grandes o que menos rotaçao fez para campeonato.
O Sporting já utlizei com alguma regularidade 17 jogadores para o campeonato, o que contraria em certa parte o argumento utilizado aqui por alguns
26 Janeiro, 2024 at 13:24
Agora é preciso saber se essa rotação é por opção ou é forçada pelas lesões de juste, coates e Fresneda, e ainda as ausências para a seleção.
26 Janeiro, 2024 at 17:40
Oh, lá estás tu. Não ponhas pedras na engrenagem de papel.
26 Janeiro, 2024 at 19:06
Não é muito difícil perceber de onde vêm os números. Usamos 4 alas com regularidade. O NS raramente joga com o Geny o que implica que os alas não sejam propriamente titulares, mas sim jogam consoante as circunstâncias do adversário. Já os 3 centrais por exemplo raramente eram mexidos. A sair era para entrar o Juste. Quando o Juste se lesionou não entrava ninguém. O Quaresma aparece porque não há nem Juste nem Diomande. Só aqui estão 3 a mais. O fetiche tem de jogar sempre, menos contra os rivais porque não é bom o suficiente. O Bragança entrava sempre para descansar um dos médios titulares. Trincao entrava para o lugar do Edwards. 17 jogadores. Se o Sporting tivesse por exemplo o Porro, esses 17 passavam a 16. Se o Amorim olhasse para o Juste como olha para o Quaresma esses 16 passavam a 15.
O Amorim não é um treinador que goste muito de mexer, percebo a ideia, mas numa liga como a EPL por exemplo, 17 jogadores parecem-me pouco.
26 Janeiro, 2024 at 15:39
E aquele miudo do Boavista que parece que o Lille quer levar, o Tiago Morais, que com 20 anos em meia época leva 6 golos e me parece bom jogador, não seria solução de recurso ao Pote na esquerda do ataque?
E o Boavista cheio de problemas financeiros e a precisar de vender…
26 Janeiro, 2024 at 17:38
O Koba vai esperar na fila do Tanlongo e do Soitiris ou entra logo para jogar?
26 Janeiro, 2024 at 18:09
Esse plantel que não é assim tão curto está aqui na sala connosco?
26 Janeiro, 2024 at 18:09
Ops….fora de sítio.
26 Janeiro, 2024 at 23:32
Nós preocupados com o Koindredi…, eu queria é o nosso C Luó (GOAT) no nosso SCP !!! O título estava garantido…
26 Janeiro, 2024 at 23:33
Ainda por cima ele agora é o rei dos Cofineiros !!!
27 Janeiro, 2024 at 1:41
Diexem o plantel como está.
Nesta altura da época acho que não se deve mexer muito (a não ser para ir busc um bom DD). Se não, no próximo verão, tem de se ir aos sub-23 ou B um defesa direito para fazer a pré época e fazer com que pegue de estaca.
E fazer votos para que o Gyokeres não saia do Sporting!!
SL