Vitória por 2-1, na marcação de grandes penalidades, sobre o Braga, depois do 2-2 no tempo regulamentar.
O mais engraçado é ver alguns dos nomes que compõem esta nossa equipa, e tentar associar isso ao conceito de “legends”, mas o mais importante está feito: caneco conquistado!
Ficam para a história:
Treinador Principal: Rui Maside
Beto (GR), Alemão (GR), Lourenço, Daniel Carriço, Grimi, Pereirinha, João Paiva, Mário Sérgio, Evaldo, Santamaria, Edgar Marcelino, Marinho e André Martins
21 Julho, 2024 at 20:44
🙂
21 Julho, 2024 at 20:52
Vou escrever alguma coisa sobre alguns deles.
Rui Maside – chegou do Setúbal. Vi-o num amigável na Covilhã, tinha um físico impressionante, muita força. Passou por nós.
Beto – daqueles que gostei de ver voltar, pena não lhe terem dado oportunidade quando deviam. Não era de topo, mas era bom.
Alemão – acho que podia ter tido uma carreira melhor.
Carriço – foi feliz em Sevilha. Podia ter sido connosco, mas …
João Paiva/Edgar Marcelino – se não estou em erro, um destes é ou era, o melhor marcador do Sporting nas camadas jovens. De baixa estatura, nos seniores raramente dá.
André Martins e Lourenço – mais uns em que a estatura não ajudou.
Mas o André tinha classe.
Resumindo, num clube mais estável, dado que as épocas em que apareceram foram de grande desorientação directiva, podiam ter dado muito mais, serem mais e melhores jogadores.
Mário Sérgio e Evaldo, uns dos piores com a verde e branca.
21 Julho, 2024 at 21:36
Rui Maside, tinha como principala caracter´siticas a compleicão física (enorme caixa toráxica e musculatura quas e de culturista) e uma grande velociddae.
Jogava normalmente colado à linha direita na frente. Corria imenso, mas na mairia das vezes a bola corria menos que ele e ficava para trás da sua própria corrida. Ou seja, tecnicamente, comparados com ele, o Mário Sérgio e o Evaldo eram 2 “Maradonas”
Em mais de 60 anos a ver o Sporting só encontrei um jogador tão mau quanto o Maside: um tal de Rony, pretensamente defesa esquerdo, mas que não devia saber qual a sua esquerda ou a sua direita e fartava-se de deambular pelo campo à procura do seu lugar … ainda hoje o não deve ter encontrado.
SL
21 Julho, 2024 at 22:01
Esse foi a única vez que o vi ao vivo, em que dá para retirar mais alguma coisa.
Também vi o Evaldo ao vivo no mesmo estádio, no pós Sporting e questionei-me como pôde jogar no Sporting.
Do Ronny, ficou na memória aquele golo contra a Naval. Que estouro!
21 Julho, 2024 at 23:39
Vi vários jogos do Maside em Setúbal, antes de ir para o Sporting. E fiquei verdadeiramente envergonhado quando o fomos buscar. Quando jogava, até parecia que arrastava o pé no chão antes de arrancar, como os bois. Depois fincava a cabeça para baixo e lá ia ele. Era frequente deixar a bola para trás e ir parar à pista de tartan. O pessoal dizia que a sorte do Maside eram as bancadas, se não caía na doca.
Mas daí a ser um dos 2 piores… É que desde o Maside tivemos um Balajic, um Yannick Pupo, um Luís Páez, um Marián Had ou um Purovic. Concorrência forte. Mas o pior de todos, para mim, foi o Lima, mais tarde Mister José Lima, e era ainda pior jogador do que treinador. E ficou no Sporting épocas a fio, a jogar pouco ou nada, naturalmente, sem que desse para entender.
Pelo menos o Maside tem uma melhor carreira como treinador das velhas glórias do que teve como jogador. Já não é mau.
22 Julho, 2024 at 2:43
Mas o Lima era da equipa do Futre e do Litos nos juniores do SCP. Fui ver um SCP Olivais e moscavide em que ele marca 5 golos e o Futre 2.
E isso era ferequente. Porquê? Porque o Lima aos 15 anos já tinha a altura e as pernas que tinha aos 20 . E isso fazia a diferença jogando só contra miúdos da sua idade, na época quase todo mais baixos e franzinos.
O Lima era um dos que mais prometia nos Juvenis e Juniores (com o Paulo Futre e o Litos). Porque tinha físico, velocidade e até alguma finta -envora fose sempre a mesma como a executava em corrida contra miúdos muito mais pequens e lentos resultava. Quna do passou aos seniores essa vantagem física que fazia diferença na Formação deixou de s e notar e até a sua finta era quase “obrigado” a fazê-la- no mesmo sítio, sem progressão e acabanado por perder a bola.
SL
22 Julho, 2024 at 7:44
O Lima era um cepo do carças… Mas vinha rotulado de craque e, sim é verdade, era sempre a mesma finta! 🙂
Lembro-me do gajo falhar um golo cantado ao segundo poste num jogo em casa contra o fcp…
Z
22 Julho, 2024 at 10:27
De Sérgio Lourenço a Hugo Calha, de João Paiva a Zezinando, de Ricardo Ramires a Diogo Tavares ou de Diogo Rosado a José Postiga, gajos que na formação eram craques e que em seniores não davam o que se esperava são às centenas. O Lima é de outro nível. Não era só ser sempre a mesma finta, a bola chegava aos pés do Lima e fazia greve. Juntava-se depois a velocidade de um Pavel Hórvath e o instinto matador de um vegetariano à frente duma posta mirandesa.
Acho que esse golo falhado contra o porto é a razão principal da minha aversão ao Lima. Ainda tenho pesadelos com esse lance e acordo a meio da noite com suores frios…
22 Julho, 2024 at 10:47
Talvez devesses rescindir com o Lima… Caso ainda não o tenhas feito…
🙂
Z
22 Julho, 2024 at 10:03
Lembro-me de estar a ver um jogo na TV, alguem manda uma bola alta e a camara faz close-up no Purovic a correr com os bracinhos tipo T-Rex, a olhar para cima, a ver a bola passar, em vez de, you know, SALTAR e usar a sua altura para se fazer a ela…
Muito sofrimento passamos com pontas-de-lanca nessa epoca da nossa Historia…de seis ou sete salvava-se UM (Liedson) que NUNCA teve um parceiro a altura ate chegar o Derlei (o mais proximo antes disso foi o Alecsandro, que nao era mau.)
22 Julho, 2024 at 9:57
O Mario Sergio fazia o Miguel Garcia parecer opcao valida…
Os baixinhos por vezes ate conseguem fazer carreira (Dominguez, Eugenio do Farense, etc.) mas tem razao, muitas vezes nao da.
Essa parece uma equipa throwback de CMs e FMs passados, com Alemao, Beto II, Lourenco e Edgar Marcelino, aqui sem o seu temivel parceiro do lado oposto, Paulo Sergio.
21 Julho, 2024 at 23:00
Legends. Já deu para sorrir. Mas que caderneta de cromos. 😉
22 Julho, 2024 at 2:13
O Edgar Marcelino era outro craque na formação que nunca o chegou a ser…
O Mário Sérgio foi parecido mas sempre chegou mais longe.
Pereirinha… Não lembro de jogador tão mediano como ele no Sporting a fazer anos a fio carreira no clube!
22 Julho, 2024 at 7:20
Nem todos têm que ser craques…
Lembro-me de vários jogos bastente bons do Pereirinha e não compreendo essa tua presistente embirração… Há lance um em que senta um lampião (Sidney?) antes de cruzar para o golo de cabeça do Liedson…
Marcou o golo na famosa final da Taça Lucílio…
Secou completamente o Quresma num Sporting-Porto…
Foi um dos “Herois de Manchester” a acabar o jogo com o braço ligado ao ombro…
Compara-o com o Esgaio ou com o Reis e vê lá!
Houve tantos…mas tantos piores que o Pereirinha…
Z
22 Julho, 2024 at 9:37
🙂
Esgaio e Reis muito acima do Pereirinha… para mim, claro!
O Reis é um gajo que cumpre bem. Não é um craque mas é um jogador que cumpre. Um bom suplente e que serve para rodar. Acho que o gajo até podia ser mais do que é, se tivesse uma mentalidade melhor.
O Esgaio é quase um Reis, ou um Reis mais fraco… Fez épocas muito interessantes no Braga – que nunca conseguiu repetir no Sporting – e atingiu aí um nível que o Pereirinha nem sequer sonhou…
O jogo em Manchester deve ter sido o melhor da carreira dele. Se fosse isso o seu normal, provavelmente teria ido à selecção várias vezes… Agora, um gajo que jogava regularmente fazer uma assistência para golo, epá, não pode ser uma coisa extraordinária.
Nós, infelizmente, tivemos muito jogador mediano – já aqui falaram de alguns, como o Lima, o Purovic e o Had – mas a jogar regularmente como o Pereirinha, não houve nenhum…
22 Julho, 2024 at 9:41
“Esgaio e Reis muito acima do Pereirinha… para mim, claro! ”
Hahahaahahahahahahahahahahah
Z
22 Julho, 2024 at 9:17
João Paiva foi o melhor marcador das camadas jovens mas por pouco tempo.
Apareceu o Filipe Cândido que pulverizou tudo.
22 Julho, 2024 at 9:53
Epah grande salgalhada que por ai vai… Alguns desses gajos ainda tem idade para jogar – o Andre Martins nasceu em 1991!
Anyway, esse Maside nunca vi jogar, mas estes vi, e sofri… isto era algo que eu queria transformar em post ja ha bastante tempo, mas aproveito e deixo aqui.
PS Todos estes fizeram mais que meia duzia de jogos pelo SCP, pelo que vao faltar aqui alguns que so jogaram 2/3 vezes, tipo Koke e Tales. Com estes, apanhamos repetidamente, infelizmente.
A MINHA LISTA DOS PIORES QUE VI NO SPORTING
GR Stojkovic
DE Ronny
DC Hugo
DC Andre Pinto
DD Pedro SilvaRo
ME Rodrigo Tello
MC Farnerud
MC Paredes
MD Pereirinha
PL Purovic
PL Saleiro
OUTROS: Tiago, Esgaio, Evaldo, Joaozinho, Deivid, Tiui, Bueno, Hanuch, Spehar, Joao Alves, Elpidio Silva, Lourenco, Pongolle, the list goes on… (e nao, o Paulinho nao entra, ao lado destas luminarias parecia o Bas Dost.)
22 Julho, 2024 at 9:59
Esqueci-me do Marian Had, esse craque! E do Grimi, que ate esta nessa equipa!
22 Julho, 2024 at 11:23
O Tello nessa lista… faz-me impressão … nas ultimas 2 épocas já valia o investimento feito pena a forma imperdoável como saiu …
Recordo o espetacular golo de livre que marcou ao porto nas antas, julgo que foi no campeonato que perdemos pela mão do Rony.
22 Julho, 2024 at 11:26
Nao sabia quem mais por a ME porque historicamente, nos ultimos 30 anos, tivemos sempre muito bons extremos (esquerdos e direitos). Eu na altura lembro-me de nao gramar nada o Tello, e pensar que o titular deveria sempre ser o Barbosa…
22 Julho, 2024 at 11:33
Acho que ele no Sporting basicamente fez a carreira sempre a defesa esquerdo.
22 Julho, 2024 at 11:44
N me lembro nada de o Tello ser lateral esquerdo…na altura n era o Rui Jorge? Lembro-me dele na frente.
PS Porra, passou SEIS TEMPORADAS no Sporting? Como foi possivel um jogador daquele nivel de mediocridade durar SEIS TEMPORADAS?
22 Julho, 2024 at 12:08
Nas ultimas épocas do Tello já o Rui Jorge e o Pedro Barbosa não estavam no Sporting. Eu lembro dele apenas como defesa esquerdo, como medio não tenho grandes lembanças.
Foram as épocas do Nani, Moutinho, Miguel Veloso …
22 Julho, 2024 at 12:13
Nem me lembro do Tello nessas epocas. Lembro-me de jogar o Grimi (medo) ou Ronny (mais medo ainda).
22 Julho, 2024 at 12:15
Dos jornais na época:
“Entre os casos recordados, a forma como Rodrigo Tello abandonou Alvalade continua bem presente. O chileno custou aos leões 7,5 milhões de euros, o jogador mais caro do clube, e saiu, em 2007, para os turcos do Besiktas sem proporcionar qualquer mais-valia para o cofre dos leões.
A SAD tentou a renovação com o jogador, mas o atleta terá considerado que a forma como foi tratado, com sucessivos adiamentos nas negociações, não lhe mereceu o respeito que fazia jus à importância que tinha na equipa – titular indiscutível na lateral esquerda.”
22 Julho, 2024 at 12:24
Nao me recordo mesmo nada disso! Para mim depois do Rui Jorge eram Grimi ou Caneira…
22 Julho, 2024 at 11:48
+1
O Tello deu um belíssimo defesa esquerdo e a sua saída foi uma merda cagada….
Era muito curto como médio mas quando passou para lateral foi muito bom.
22 Julho, 2024 at 11:30
Não há nenhum clube que não erre nas contratações. O que faz impressão são duas outras coisas: a) a quantidade de erros; b) os erros absolutamente óbvios.
No Sporting, suspeito, incorrermos em a) e em b), acima da que seria a nossa “fair share”.
Explica parte do insucesso: uma incompetência gritante, anos a fio. Não explica tudo, atenção.
22 Julho, 2024 at 12:22
Aproveito e deixo tambem aqui a lista dos melhores que vi com a listada.
GR: Schmeichel
DE: Rui Jorge
DC: Andre Cruz
DC: Coates
DD: Cesar Prates
ME: Figo
MAC: Balakov
MAC: Joao Vieira Pinto
MD: Cristiano Ronaldo
PL: Bas Dost
PL: Liedson
Outros: Moutinho, Veloso, Marco Aurelio, Naybet, Beto, Sarabia, Nani, Quaresma, Acosta, Jardel, Niculae, Duscher, Gyokeres, Porro, Rochemback, Pedro Barbosa
22 Julho, 2024 at 12:35
Bruno Fernandes, não ter lugar sequer na lista é um crime.
Melhor médio que passou pelo futebol PT nos últimos anos.
22 Julho, 2024 at 12:49
Esqueci-me do Bruno! Eu sabia que faltava alguem…
22 Julho, 2024 at 13:11
Os melhores que vi jogar, no seu “prime” e com as nossas cores:
GR: Damas, Schmeichel, Mészáros
DE: Rui Jorge, Nuno Mendes, Fábio Coentrão
DC: André Cruz, Luisinho, Matthieu
DC: Valckx, Marco Aurélio, Naybet
DD: César Prates, Porro
MC: Dusher, Paulo Sousa, William Carvalho, João Palhinha, João Moutinho
MA: Bruno Fernandes, António Oliveira, João Vieira Pinto, Balakov
MD: Cristiano Ronaldo, Luís Figo
ME: Amunike, Pedro Barbosa, Nani, Sarabia
AA: Jordão, Liedson
PL: Jardel, Manuel Fernandes, Gyokeres, Slimani, Bas Dost
22 Julho, 2024 at 13:22
Sim, esta lista está mais composta 🙂
Tem um anão-porco a mais… mas tudo bem…
🙂
Z
22 Julho, 2024 at 14:10
Essa lista pertence a alguem mais velho que eu 🙂 Muitos desses ja n vi jogar, ou n me lembro por ser muito pequeno.
Mas sim, esqueci-me do Bruno e Nuno Mendes.
22 Julho, 2024 at 14:19
Com opcoes ‘ilimitadas’
GR: Schmeichel (o Rui Patricio tem epocas a mais como Franguicio para justificar a presenca)
DE: Rui Jorge, Nuno Mendes
DC: Andre Cruz, Coates, Marco Aurelio, Naybet, Beto, Mathieu
DD: Prates, Porro, Cedric
ME: Sarabia, Nani, Barbosa, Quaresma
MD: Cristiano Ronaldo, Figo
MDC: Veloso, Rochemback, Paulo Sousa
MC: Moutinho, Duscher, Joao Mario, Hadji
MAC: JVP, Balakov
AV/PL: Bas Dost, Liedson, Gyokeres, Jardel, Acosta, Niculae
Os que QUASE entram: William, Adrien, J. Mario, Vukcevic, Hadji, Derlei, Slimani, Quiroga, De Franceschi
22 Julho, 2024 at 14:20
Reparei que pus o Joao Mario em ambas as listas…mas fica nos ‘quases’
22 Julho, 2024 at 14:21
E o Bruno entra para o lugar dele na lista dos melhores mesmo. Erro meu.
22 Julho, 2024 at 14:34
Boa lista. Para mim falta aí o João Luís a lateral direito. E o Quaresma a MD.
22 Julho, 2024 at 17:01
Aceito!
22 Julho, 2024 at 17:04
Falta o Paulo Futre!