A equipa principal feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal conquistou, nesta sexta-feira, a Supertaça, depois de vencer o SL Benfica por 1-2 no Estádio do Restelo, em Lisboa.
Entrada com o pé direito na nova temporada, com as Leoas a conquistarem a terceira Supertaça do palmarés, após reviravolta em menos de dez minutos.
Para esta final, Mariana Cabral repetiu o onze da meia-final frente ao Racing Power FC (0-2), apostando de início em Hannah Seabert, Ana Borges, Andrea Norheim, Georgia Eaton-Collins, Alícia Correia, Diana Silva, Brenda Pérez, Maiara Niehues, Jacynta Gala, Telma Encarnação e Brittany Raphino.
Contra a corrente do jogo, já perto da meia hora, as encarnadas adiantaram-se no marcador, por Cristina Martín-Prieto, num lance em que a Seabert, de que gosto muito (melhor redes a jogar em Portugal), fica muito mal na fotografia.
Pode dizer-se que a partida, entretanto muito dividida, teve momento importante aos 70 minutos, quando Mariana Cabral trocou Jacynta Gala e Brittany Raphino pelas frescas Maísa Correia e Cláudia Neto, reajustando também os posicionamentos de toda a equipa, e bastaram alguns minutos para surgir o empate, num belíssimo golo de Telma Encarnação, num remate seco e cruzado, festejado com a máscara do nosso contentamento.
Telma voltou a estar em destaque no golo que provocou a cambalhota no marcador, numa jogada iniciada por Maísa e na qual a madeirense teve a capacidade de ver Cláudia Neto a aparecer no coração da área, com a veterana a assinar o 1-2.
O jogo entrou depois numa toda louca, muito mais coração que cabeça, com 8 minutos de desconto, com Capeta a ver o 1-3 esbarrar no poste, com todos nós a sentirmos um arrepio naquela sequência de cantos que pareciam ir dar empate, com todos nós de mãos na cabeça quando não se aproveitou a subida da redes lampião à nossa área e a baliza deserta.
Parabéns, Leoas!
Que esta seja a primeira de uma época plena de conquistas!
24 Agosto, 2024 at 10:21
Bom dia, a nossa equipa este ano não me parece inferior à do carnide. Vamos ver se eles não abrem os cordões à bolsa….
24 Agosto, 2024 at 10:33
Eu acho que a grande diferença é que este ano temos banco
Um gr suplente americana, faltou a Sauve e a nossa Joaninha, e depois tínhamos a Pinto, a Bravo, a Capeta, a Maísa…..
24 Agosto, 2024 at 11:32
PARABÉNS LEOAS!
Acrescento ao que o J. diz acima, que o Benfica perdeu peças importantes, e que faziam diferença, e a Rute Costa nem para terceira suplente da Seabert.
Se Rui Costa não investir e reforçar a equipa, este ano temos tudo para lutar taco a taco e conquistar finalmente o campeonato.
24 Agosto, 2024 at 11:48
Mas a Rute Gosta teve culpa em algum dos golos sofridos?
Mas até nesse aspecto vê se uma melhor preparação do nosso lado.
Se a seabert se lesionasse, já não teríamos que jogar com a Jóia como aconteceu no ano passado. Fomos buscar uma gr suplente estrangeira este ano
24 Agosto, 2024 at 11:59
Achas que a Seabert sofria o golo em câmara lenta da Neto?
24 Agosto, 2024 at 12:14
Por essa ordem de ideias também a seabert foi má batida no golo delas….
Não comeces já a relativizar vitórias….
24 Agosto, 2024 at 12:26
Eu acho que a Seabert é mal batida, mas o remate não é em nada comparável com o feito pela Neto em matéria de potência.
Até penso que Cláudia remata a bola com a canela e o remate sai fraquinho. A Seabert defendia aquela bola sem se atirar para o chão…
24 Agosto, 2024 at 17:00
Naaaa, a Claudia fez um Workshop com o Pote, este ano é só passar para o fundo das redes.
24 Agosto, 2024 at 17:26
🙂
Aí já estou de acordo…
24 Agosto, 2024 at 19:42
A Rute Costa é fraca. Ponto.
Bem abaixo quer da Seabert, quer da Pauels, abaixo da Morais e da Inês.
A diferença dela para a Pauels e para a Seabert é bem grande. E começa logo pelo facto de ela ser baixa para guarda redes.
Podia fazer mais em ambos os golos.
No da Telma, o ângulo é fechado pelo que tinha de chegar à bola.
No da Neto, a bola vai muito devagar e ela demora uma eternidade e lançar-se e depois cai devagar e nem se lança muito em distância. Foi um remate fraco mas todo o movimento da Rute parece em câmara lenta…
E sim, o Seabert podia e devia ter feito mais no golo das encarnadas, apesar de ter sido um bom remate.
Agora o que caralho tem o facto da Sebeart não ter feito tudo no golo das encarnadas com a exibição da Rute Costa? Não entendo que merda de comparação é essa…
24 Agosto, 2024 at 11:36
Parabéns, já fazia falta um título importante á modalidade e voltaram a conseguir. Vamos ver como será o “projecto” daqui para a frente
24 Agosto, 2024 at 13:09
Importante vitória das nossas leoas para moralização da equipa. Vergonha o facto de terem marcado a partida para o mesmo horário dos masculinos na tentativa de não haver apoio para as nossas. O karma é sempre lixado e perderam.
24 Agosto, 2024 at 13:28
Isso!
24 Agosto, 2024 at 13:47
Foi mais ou menos o contrário. Este jogo é que estava marcado antes.
24 Agosto, 2024 at 13:23
Parabéns leoas! Merecido e justo.
Grandes leoas. Tenho a certeza que ontem mais quantas meninas de tenra idade decidiram ser jogadoras de futebol, com a camisola mais bonita do mundo. É este efeito que resultam de vencer troféus, especialmente contra o rival. Sabe duplamente bem!!
24 Agosto, 2024 at 14:45
Jogo atabalhoado e mal jogado de parte a parte, com eexceção das jogadas dos golos e mais alguns figachos.
Telma do Inferno ao Céu, mas ainda não me convenceu totalmente.
Brenda, há um futebol com ela e outro sem ela. Um Bragança no feminino.
Raphino é uma gazela, força da natureza. Uma perna dela era do tamanho de 80% das jogadoras em campo (e maior que a Brenda).
Do lado delas, Ucheibe, Martin-Prieto e a número 9 etam um upgrade às nossas, especialmente a africana, que foi MVP, na minha opinião. O resto não é melhor, nem de longe. E incluo aqui a Andreia Norton e a Chandra, que coitada, teve 15 minutis incluindo os desvontos…
Vitória de sorte, mas merecida.
Parabéns!
24 Agosto, 2024 at 15:28
É isso!
24 Agosto, 2024 at 16:30
Parabéns, leoas! 🙂
24 Agosto, 2024 at 16:39
Parabéns leoas.
Parabéns sobretudo à Mariana Cabral que tem procurado (e conseguido) fazer boas omeletes sem ovos e recebido com a incompreensão generalizada de muitos adeptos do SCP.
Gostava de lembrar alguns de alguns factos.
O SCP é a aquipa que nos últimos 4 anos mais tem colocado jogadoras da sua formação no seu plantel A.
O SCP é a equipa que mais tem cedido jogadoras formadas no Clube a outros clubes da 1ª divisão.
O SCP, mesmo após as 2 scessivas sangrias qo plantel que sofreu há 3 e 2 anos, siobe manter a competitividade a ponto de marcar presença este ano nos play-off da Champions.
Isso é fruto de um enganoso 2º lugar no Campeonato transacto que nos foi expoliado pela escandalosa arbitragem do Benfica vs Racing Power da última jornada (resulttado 2-1: um empate bastaraia para sermos campeãs e a apitadeira oferecu às lampiãs 2 penaltis – um aos 90m+1 – qualquer deles mais duvidoso que o sonegado ao Racing ainda na primeira parte e com 0-0).
Por tudo isto (e ainda muito mais), apelo aos caros amigos Tasqueiros e meus “familiares” sportinguistas que façam sempre um eforço de escrutíneo justo e reconhecedor de quem já leva tantos anos a tentar contibuir muito positivamente para construir um projeto tão bonito e digno.
Um abraço e saudações leoninas
24 Agosto, 2024 at 16:48
Já agora uma chamada de atençaõ para outra situção que revela a diferença de tratamento que as arbitragens nos aplicam.
O golo da Telma Encarnação foi alvo de visualização, PELA ÁRBITRA, para alegado fora de jogo. Deepois de visualizar, com as linhas, os softwares, as distâncias, etc. comunica que não havia fora de jogo por 9cm e valida o golo.
PRIMEIRA PERGUNTA: para quê o VAR e as suas ferramentas, se a árbitra tem de ir confirmar um dado que é video-informático e basta ser transmitido pelo VAR?
SEGUNDA PERGUNTA: Poer que não houve procedimenmto idêntico no golo (quase a papel químico da Ane-Marie Prieto que deu o 1-o âs lampiãs)? A mim até me pareceu que estaria mais adiantada do qu o que também me pareceu da telma Encarnação.
SL
24 Agosto, 2024 at 17:03
Essa do VAR também não se compreende.
Só se foi para analisar a espessura da linha de fora de jogo, ou se esta tinha a textura de branco homologada…
SL
24 Agosto, 2024 at 19:50
Nem a Telma me pareceu em fora de jogo – é a ideia que dá quer no lance corrido, quer depois na repetição – nem a jogadora do Benfic@ me parece em fora de jogo nem no lance corrido, e muito menos na repetição.
O lance da Telma, apesar de não parecer, cria duvidas.
O lance da encarnada, na repetição, vê-se claramente que não está fora de jogo.
Não são parecidos.
A única parecença é que são ambos lançamentos em profundidade que isolam as atletas… Um vê-se claramente que não está fora de jogo. O outro parece não estar mas levanta duvidas.
Para a árbitra que era, até achei uma arbitragem decente. Já vi arbitragens da Teresa Oliveira de bradar aos céus – especialmente contra nós!
Só não se aguentou nos 20 minutos finais, após o empate… Aí é que inclinou o campo um bocadinho…
24 Agosto, 2024 at 20:16
Também duvidei se não seria fora de jogo da Telma, apesar de não parecer. Aceitei que fosse a VAR. Da Prieto não era, claramente.
25 Agosto, 2024 at 0:45
Pedro e Miguel
A pergunta mantém-se (particularmente para a mente genial do Miguel): se era uma questão que ficava esclarecida AUTOMÁTICAMENTE através da combinação da tecnologia vídeo com a do software de freezing e de geolocalização, qual a necessidade de a árbitra principal ir visionar UM FRAME, AS LINHAS DA ATACANTE E DA ÚLTIMA DEFESA E A DISTÂNCIA ENTRE ELAS FORNECIDA PELO SOFTWARE? Não competiria apenas à VAR confirmar por intercomunicação à árbitra principal que não havia fora de jogo porque as linhas provavam que a Telma partiupra o lance, no momento do passe 9 cm em jogo? A árbitra tem de ir ao monitor porquê? Por não confiaer na VAR? ou só para reforçãar redundantemente que “quem manda no jogo é ela”?
Quanto à diferença de tratamento ela não reside na hipótese de uma estar mais ou menos fora de jogo que a outra. Ela resulta do facto de, como demonstrado no parágrafo anterior, a intervenção da árbitra após a 1ª validação do golo ser uma atritude meramente procedimental, nada justificada por qualquer lógica de verdade desportiva. Assim sendo, aplique esse procedimento a todas.
SL
27 Agosto, 2024 at 16:44
A arbitragem foi péssima. A quantidade de lançamentos laterais, cantos e faltas assinaladas ao contrário e de decisões erradas em foras de jogo, acrescentado ao critério disciplinar incompreensível, fez desta, provavelmente, a pior arbitragem a que assisti em finais no futebol feminino em Portugal. E isto num jogo extremamente fácil de arbitrar, em que as jogadoras facilitaram ao máximo a vida à equipa de arbitragem. Não penso, no entanto, que houve benefício propositado de qualquer equipa, os erros foram-se sucedendo para os dois lados, apesar de os únicos erros com influência potencial no resultado terem sido a favor do Benfica — o penálti não assinalado sobre a Maísa, no lance em que a Capeta atirou ao poste, e uma falta anterior assinalada à Maísa num corte legal sobre a Carole, impedindo uma jogada de perigo do Sporting.
No entanto, na jogada do primeiro golo do Sporting, a árbitra esteve cerca de quatro minutos à espera que o VAR analisasse o lance com as linhas de fora de jogo mas NÃO FOI VISUALIZAR o lance ao monitor — isso não faria qualquer sentido. Pode ver-se o lance completo no vídeo abaixo, a partir do tempo 1:24:29.
https://www.youtube.com/watch?v=NGedYhArjTs&t=5069s
24 Agosto, 2024 at 18:30
Há uma grande vontade em que haja hegemonias do Benfica no feminino
24 Agosto, 2024 at 19:50
Já não há?
24 Agosto, 2024 at 20:00
Esteve hibernado até ontem…
24 Agosto, 2024 at 22:01
Hibernado o quê?
Deixa lá a azia de lado…. És sempre o mesmo a querer desvalorizar tudo
24 Agosto, 2024 at 20:18
Não concordo com isto, Álvaro…
A Mariana é fraca.
Basta ver o fraco futebol que se apresentou nos 2 anos anteriores. Miserável mesmo.
A época passada chegou a ser deprimente e perdes o campeonato exactamente porque jogavas um futebol deprimente em muitas partidas. O Benfic@ deu-nos várias abébias para podermos ser campeões mas não tivemos estaleca para isso.
E tens de perceber que a Patão é fraquíssima.
Acho que o Benfic@ sem treinadora jogaria melhor… 😀 😀 😀
O Benfic@ tem sido consecutivamente campeão, apesar da Patão.
Nem a Mariana, nem a Patão, vão trazer ao FF o que ele precisa neste momento – nem o Neto na selecção. O nível que a que elas podiam levar as equipas – e o Neto também – já foi atingido. Já fizeram o seu papel – e têm algum mérito nisso.
Agora é preciso treinadores que elevem as jogadoras e o futebol feminino para um patamar superior, que nem a Patão, nem a Mariana têm capacidade de fazer!
25 Agosto, 2024 at 1:12
Lá está de novo a opinião do supremacista.
A Mariana é fraca. O futebol que apresentou nos últimos 2 anos “é fraco, miserável mesmo”. No entanto, há 2 anos “herdava uma equipa que sofria 2ª SANGRIA consecutiva e se via privada de 80 por cento das internacionais que tinha; e no ano passado só não é campeã nacional graças ao protecciuonismo vermelhusco que grassa na FPF e na APAF. Mesmo apesar disso fica a apenas 2 pontos fifica a quem vence os 2 jogos do camopeonato e apura o SCP para os play-off da Champions.
A Patão “é fraquíssim e o benfic@ jogaria melhor sem treinadora”. No entanto coloca o Benfica no top ten do ranking europeu de Clubes.
Mas quem sabe é o Miguel!
Quem tem razão é o Miguel!
O Futebol Feminino em Portugal, resistindo a todos os ataques organizacionais e estruturais ao seu desenvolvimento proporcionados pela inércia, pela incompetência e pelo facciosismo da FPF, marca presença consecutiva nos grandes eventos de selecções e em 7anos conhece uma ascenção meteórica no ranking FIFA de seleções.
«Agora é preciso treinadores que elevem as jogadoras e o futebol feminino para um patamar superior, que nem a Patão, nem a Mariana têm capacidade de fazer!»
Pois o que falta são treinadores ?!?!?! Ñão é um quadro competitivo mais rigoroso!? Não é uma regulação mais “desenvolvimentista”?! Não é mais trabalho e MAIOR COMPROMISSO dos Clubes, da FPF, da LPFP, da CS, na criação de condições de maior promoção da competitividade e qualidade do jogo e de atração e fidelizção de novos públicos e sponsors ?!
É muito mais fácil dar uma de superioridade intelectual, chamar de incompetentes às/aos poucas/os actores que muito têem feito para o FF – APESAR DOS PESARES – conseguir evoluir em Portugal (TREINADORAS/ES E JOGADORAS).
E, graças a estas doutas opiniões, as verdadeiras bestas negras do Nosso Desporto, passam incólumes entre os pingos da chuva, e continuam a exibir com toda a sua arrogância de pavões com boa CS, os disfarces teatrais de quanto são incompetentes e perniciosos a esse Desporto.
SL
25 Agosto, 2024 at 16:18
subscrevo Álvaro, o problema em Portugal nada tem a ver com a qualidade das treinadoras ou dos treinadores. O problema principal está na incapacidade ou desinteresse das instituições em fazer crescer de forma exponencial o futebol feminino em Portugal e por arrasto na incapacidade ou desinteresse dos clubes grandes de tentar trazer melhores jogadoras NFL para o nosso campeonato ao mesmo tempo que continuamos a fortalecer as estruturas formativas e a formar bem as jogadoras nacionais. Ou seja, pensar em grande é o que falta, mesmo que por enquanto não exista o tal retorno financeiro, mas que de resto acabaria por vir. Espanha, Itália, Inglaterra, Alemanha, França e EUA pensam assim e vão continuar a liderar a modalidade daqui para a frente e nós vamos continuar com competições periféricas onde só.
Mas pronto, o Miguel até à pouco tempo achava que o Tomás Tengarrinha seria uma boa solução para o Sporting (medo!), um treinador que comparado com a Mariana Cabral ou a Filipa Patão até ficamos com pena dele.
A Mariana tem contrato até 2025, mesmo que ganhe tudo no Sporting este ano (assim desejo!)… acredito que irá para o estrangeiro e para as melhores ligas, esperem para ver.
24 Agosto, 2024 at 17:37
Parabéns moças. Grande alegria. Vamos ao campeonato.
24 Agosto, 2024 at 18:24
Parabéns leoas!
24 Agosto, 2024 at 20:09
O jogo foi equilibrado, com ligeiro dominio do Benfic@ em mais partes do jogo, e algum ascendente nosso na parte final, quando chegámos ao empate e à vitória – bem a Mariana a mexer e mal a Patão a demorar a responder. Aliás, nem devia ter respondido. Devia ter refrescado a equipa na mesma altura que o Sporting fez isso.
Esses 5/10 minutos que demorou a responder foram-lhes fatais.
Tenho algumas duvidas no lance com a Maísa que depois a Capeta manda ao poste – podia ser o 3-1. Não sei se não há falta sobre a Maísa.
O golo das encarnadas, mais do que a Seabert não ter feito tudo para defender, foi um erro da Norheim, que faz mal e a destempo a linha do fora de jogo, permitindo que a encarnada se isole.
Mas o golo está longe de ser contra a corrente do jogo, que estava equilibrado nessa altura.
Atenção que o Benfic@ com a Pauels e com a Lúcia é bem mais forte – e, já agora, com a Alidou em vez da pouco mais que mediana Nycole, que desde que se lesionou com gravidade nunca mais foi a mesma.
O Benfic@ é o favorito ao campeonato, e a qualquer titulo interno.
Nós, vamos ver!
O que apresentámos ontem um pouco foi melhor que o normal da época passada.
A Eaton-Collins dá segurança na defesa.
Perdemos estupidamente a Dutra, que é bem melhor que a Alicia. A outra miúda lesionou-se e vai estar fora algum tempo. Ainda não percebi bem o seu valor mas não me pareceu superior à Dutra.
A Maiara tem feito uns bons jogos este ano. Precisa de melhor condição física para se impor mais.
Jogámos sem a Joaninha também, que normalmente é titular.
A Brenda está muitos furos abaixo da jogadora que era quando chegou. Corria o campo todo e tinha uma pedalada que mais ninguém tinha. Hoje perdeu isso e é igual às demais, com mais técnica.
Enfim, o Benfic@ tem feito por baixar o nível e tornar o campeonato mais disputado.
Mas ainda podem vir mais jogadoras… para todas as equipas.
24 Agosto, 2024 at 21:21
Penso que seria penalty, mas deixou seguir por lei da vantagem.
25 Agosto, 2024 at 0:47
Parabéns às Leoas, grande vitória!!!
25 Agosto, 2024 at 2:17
Parabéns LEOAS!!!
25 Agosto, 2024 at 10:04
Muito positivo para época!
Que melhorem, e que fiquem mais fortes psicologicamente. Parabéns SCP!
25 Agosto, 2024 at 13:22
Parabéns LEOAS !!!!!
SL
25 Agosto, 2024 at 14:18
Renovados parabéns, às nossas leoas.
Posso estar a ser injusto, mas parece-me que a Mariana não é a pessoa certa.
Aproveito para perguntar aos especialistas: que treinadores / treinadoras, nacionais ou estrangeiros / estrangeiras, veriam como boas apostas Confesso que não domino a matéria..
25 Agosto, 2024 at 16:56
acho que estás a ser injusto sim, se há treinadora que tem feito muito com pouco é a Mariana Cabral, não é nenhuma “Guardiola” mas é jovem e por isso erra algumas vezes, mas arrisca, fica toda f#dida quando perde e é expulsa muitas vezes! :).
Desde que mudamos de patrocínio (2023) temos estado a acertar nas contratações, por isso melhoramos no ano passado e conseguimos lutar taco a taco com o rival. E só perdemos o campeonato depois de uma abordagem péssima num jogo contra a equipa mais fraca da liga e por causa das inclinações de campo sistémicas que normalmente beneficiam sempre o mesmo clube que não o nosso.
Mas dou-te 5 nomes de treinadores/as que seriam excelentes no Sporting não só pela experiencia mas também porque obrigariam o clube a contratar jogadoras NFL feitas e de primeira linha senão nem punham cá os pés:
Sonia Bompastor (Chelsea / ex Lyon)
Emma Hayes ( Selecção EUA / ex Chelsea )
Sandrine Soubeyrand ( Paris FC )
Jonatan Giráldez ( Washinton Spirit / ex Barcelona )
Irene Fuhrmann ( Selecção Austria )