Bom dia, a quem está de férias, como é o meu caso, e a quem não está.
Escrevo de uma bela esplanada de Tavira, de uma bela pastelaria, onde saboreio uma torradinha e um galão – as minhas desculpas ao chefe por hoje ter ido à concorrência.
Tranquilo para sábado. Ainda estamos a consolidar a nossa nova defesa mas respiramos saúde e estamos a crescer. A tripeirada está perigosa e anda bem protegidinha mas a situação deles faz lembrar o nosso ano com o Leonardo Jardim – pouco dinheiro e muita alma. E a alma e o querer, sem o tempero da qualidade e da experiência, ganham taças mas ficam curtas para ganhar campeonatos.
De modo que continuação de boas férias ou bom dia de trabalho. Estamos em primeiro e temos a melhor equipa de futebol do país.
Tavira ,esplanada e pastelaria, cheira-me a essa que fica junto à ponte velha, será ?
Gosto muito de Tavira e essa zona ,é uma zona calma, sem rebuliços, água quentinha.
Espero que pró ano possa ter a sorte de estar aí, este ano, não pode ser, mas acredito que pró me possa desforrar.
Oxalá, Deus me ouça.
Abraço e aproveite.
Essa ao pé da ponte também é boa, mas de manhã gosto mais de ir a uma no lado da Porta Nova, perto do posto de correios.
Espero que consiga vir desforrar-se para o ano.
Saudações Leoninas!
Apenas leio que Fotis vai renovar e não que já renovou.
Não percebo a intenção destas manobras, mas se o Panathinaikos não vê problemas em ver o seu nome envolvido em mentiras e novelas, o mesmo não compreendo no Sporting.
Nunca gostei do princípio de que os fins justificam os meios e o Sporting merece outro respeito, se não dos gregos, obrigatoriamente de quem nos dirige…
Não conheço bem as características do Fotis, mas o Trincão não me parece um titular tão indiscutível quanto Pote ou Gyokeres. A disputa pela titularidade não tem de ser com o sueco.
Vem para jogar em dupla com o Gyokeres na maioria dos jogos, e para rodar com ele quando só jogar um deles.
Para mim faz todo o sentido.
Houvesse dinheiro e ainda achava importante ter um puto -19/20/21 anos – capaz como 3ª opção para jogar de vez em quando – porque não estou a ver que o Rodrigo ou o Nel sejam o tipo de jogador que vai ter qualidade para jogar ao nível do Sporting!
Era fraquinho!? Um pouco.
Mas, com um Hat-trick no Bessa logo no seu primeiro jogo oficial pelo SCP , matou um borrego que durava há … 49 ANOS!!!
A sua carreira no Sporting começou logo afectada pelo facciosismo da FP e do CD, que, nesse ano aplicou ao Sportinguma restrição de inscrição de novos jogadores, por queixa do Académico de Viseu reclamando dívida de tparte da transferência, a qual 4 meses mais tarde, viria a ser im
SLndeferida quer pelo TAD quer pelo Tribunal de Trabalho (ressarcir o SCP dos prejuízos da decisão do CD da FPF é que … está quieto!).
Uma de muitas inconsistências descriminatórias com que se pemalizou Sporting durante mais de 40 anos!!! (Nem falo de cisões arbitrais; apenas de medidas de CONCORRÊNCIA DESLEAL a que os reguladores fechavam os olhos, quando não era os próprios a promovê-las).
um abraço e saudações leoninas
correcção: ” reclamando dívida de parte da transferência do extremo João Luís, que estava integralmente paga reclamação que, 4 meses mais tarde, viria a ser indeferida …”
Leão de Aveiro e Miguel… Isso mesmo. Por empréstimo e com parte do salário (ou totalidade) pelo City!
Ainda por cima um gajo que sabe bem as ideias do Amorim.
E o mais bonito mesmo, era resolverem isso até ao jogo com o Porto. Ele entrar no jogo para fazer uns minutos e fazer o golo da vitória. Uma espécie de compensação pela merda que a direção fez há dois anos, precisamente antes do jogo com os tripeiros.
Parece-me que têm vontade, mas pouca velocidade contra equipas super fechadas dá nisto: sofrer um golo num erro de marcação. Depois de sofrer o golo ainda foi pior (pese embora a vontade) houve ali gente que não deu uma prá caixa hoje.
Rf sobre a diferença de velocidade e resistência, temos que ver que são miúdos com idades entre os 17 e os 20 anos a jogar contra equipas profissionais de homens feitos (equipas com médias de idade, normalmente acima dos 25/26 anos ).
Se continuarem a contribuir para gerar alterantivas complementares ao plante A, dou-me po bastante satisfeito.
SL
Eu acho que Porto e Benfica são sempre candidatos fortes ao título. Primeiro porque vão ter sempre “ajudas” se necessário. Depois porque o Benfica tem um grande plantel, falta lhes talvez espírito de grupo e empatia com o treinador, mas tem jogadores para resolver maior parte do jogos. O Porto é o Porto, mesmo estando hipoteticamente mais fracos nunca desistem e tem mais raiva de vencer que os outros 2 juntos.
Para mim partem praticamente todos em pé de igualdade devido às condicionantes que enunciei. Estamos a praticar bom futebol, mantivemos praticamente a equipa (a ver), para já 2 reforços que paracembdar garantias Maxi e Debast, do Kova ainda não tenho opinião, falta obrigatoriamente um PL mas não acho o Sporting mais favorito neste momento que nenhum outro.
A jornada 4 pode ser interessante.
Joga-se antes da pausa para seleções e conta com um Sporting-Porto e um Guimarães-Benfica.
Se forem 2 vitórias caseiras, Porto e Benfica ficam a 3 e 6 pontos respetivamente e, aquelas 2 semanas sem jogos, deverão pesar bastante mentalmente sobre os jogadores. Sporting e Guimarães, pelo contrário, ficam com 2 seamanas de cabeça limpa e confiança redobrada para trabalhar com mais alegria e disponibilidade o ciclo mais exigente que se inicia após a paragem e com as provas europeias a bater a todos .
Um abraço e saudações leoninas
Sim seria o cenário ideal, mas também pode sair ao contrário. Muito curioso de ver a reposta que o Sporting vai dar a estas últimas 2 derrotas com o Porto que nos custaram 2 títulos. Em caso de vitória, concordo contigo, vai fazer alguma mossa neles, mas não define nada.
Se o alemão for de vela, não deverás er um processo rápido porque a sua indemnização deverá complicar as coisas para o lado do Fifica, o que fazer com algumas das opções e treinador também não será fácil e ainda mendo fácil encontrar, nesta “altura do campeonato” um treinador que possa substituir o Schmidt com pouco risco e claro benefício.
Além disso aquela casa a arder não é um fogo fácil de apagar. Já la vai o tempo do quero posso e mando vieirista.
SL
‘Vi’ agora no café o jogo do rival vernelho. O wue vi foi uma equipa dominar completamente em casa un adversário ‘tenrinho’ e ganhar por ‘meio a zero’, só conseguindo um golo num ‘pato’ que o GR adversário tinha tudo para amarrar tranquilamente.
Também vi um jogador do Estrela perder um golo optando por um passe quando um remate minimamente decente teria apanhado o Trubin mal colocado.
Pareceram-me bons, com um ataque muito dinâmico, mas não fora de série.
Ah, e os ídolos coqueluches não jogaram de início…
Que orgulho esta equipa de andebol.
Esta equipa, a de futsal e, até ao momento, a futebol enchem nos de orgulho.
Mais 2 canecos no fim de semana. À custa dos lampiões.
Vão duros os dias para a turma do malhão!
Um adepto vê o resultado final e facilmente esquece o que foi feito e quem o fez para chegar a isto.
Miguel Albuquerque tem verdadeiramente o toque de Midas.
As 2 modalidades que hoje traduzem a ambição vencedora verde e branca tem o seu dedo, tanto no ingresso de Nuno Dias no Futsal, como no de Carlos Carneiro como atleta e posteriormente coordenador do Andebol do Sporting.
Carneiro sabe tudo de Andebol e a cada época estamos mais fortes e invencíveis.
Parabéns pelsa 5a Supertaça a toda a Secção, aos jogadores e equipa técnica e a quem possibilitou com o seu trabalho passado que esta modalidade atinja hoje a excelência que apresenta.
A próxima para o Museu é a Supertaça Ibérica!
Somos candidatos à vencer a Liga dos Campeões!
Leram aqui primeiro!
Bem fodido fiquei, quando Orlando Duarte sai para entrar Nuno Dias….conclusão, não percebo nepia de Futsal….
Fiquei piurso com a notícia da saída de Pedro Valdez, mas o que se passou a seguir…..
Acredito na final four, o resto será o resto….se acertares no prognóstico, justifica-se um jantar da tasca a norte….sugiro Tasca do Dino em Várzea de Ovelha ou a Taberna do Rústico em Terronhas-Recarei
Meus caros tasqueiros, vou aqui dizer uma coisa que pode chocar alguns mas é para perceberem um pouco o que é que eu penso e sou…
Entre o Farense-Sporting, o Benfic@-Sporting em FF e o Benfic@-Sporting em andebol, foram 3 vitórias saborosas, e 2 títulos para o nosso Clube. Obviamente, gostei de qualquer das vitórias!
O que eu vi no Algarve, a nossa exibição, a entrega dos jogadores, a qualidade exibida pela equipa, é daquelas coisas que me enchem de orgulho quando vejo na minha equipa/clube.
O mesmo se passou no que vi a nossa equipa de andebol fazer na Supertaça. Que orgulho ver esta qualidade, esta entrega, este querer, esta vontade inabalável de ganhar!
O que vi no Restelo, não posso dizer que me orgulhe.
Há falta de qualidade – no Benfic@ também!
Há vontade, há entrega – nunca achei, nestes anos todos, que alguma vez houvesse falta de vontade nas raparigas do FF, e disse isso aqui tantas vezes – mas a qualidade exibida é muito pouca. É tudo muito mediano, a resvalar para o medíocre em alguns casos.
E nos 2 primeiros anos do FF, com o Nuno Cristóvão, eu tinha orgulho no que faziam e nos títulos que ganharam, palmo-a-palmo com o Braga.
Repito, claro que fiquei contente ontem – e disse antes do jogo que podíamos perfeitamente ganhar, a quem já previa mais uma derrota – pela vitória. Que não haja duvida disso. Acho é que no Sporting tem de se exigir muito mais do que aquilo que se faz no FF. Tem de se exigir o que se vê no Andebol masculino, o que se vê no Futsal masculino, o que se vê no Atletismo feminino, e até no masculino, onde perdem mas dão luta até ao fim com qualidade, o que se vê actualmente no Futebol masculino. É isto que é o Sporting.
O Sporting não é o que se vê no FF. Não pode ser!
E muito menos é o que se vê no hóquei ou no Futsal femininos, onde se abdica de estar.
E é isto.
Há ganhar e há ganhar, e também há perder e perder.
Achar que o que se vê no FF, e nos valeu a Supertaça este ano, e o que se vê no Futsal, no Andebol e no FM, é o mesmo, é não ter noção do que é qualidade, do que é trabalho, do que é exigência! Do que é até construir algo…
O caminho a percorrer pelo FF do Sporting – o que falta ao FF português não me diz muito – é muito grande, para chegar a um patamar em que eu possa, novamente, ter orgulho na qualidade que apresentam.
Ponto 1: percebo muito pouco de FF
Ponto 2: o Miguel parece servum enrendido na matéria
Ponto 3: fico orgulhoso pelo título do FF ontem, como sempre fico quando ganhámos. Nem que seja ao berlinde.
Ponto 4: o FF , pelo menos em Portugal, é de baixíssimo nível. Não consigo ver 10m seguidos e isto nada tem a ver com machismo porque vejo com prazer, por exemplo, voleibol e andebol femininos. No futsal é uma anedota. Por ora.
Sou um amante e um curioso.
Acho, por exemplo, o Álvaro, o sousporting e o mirko, muito mais conhecedores do que é o FF, no geral, no mundo, do que eu.
Eu tenho as minhas ideias em relação ao Futebol, no geral, e vejo os jogos de FF de cá quando posso – principalmente o Sporting – e os da WCL quando posso também.
Agora, como disse, é um desporto que gosto muito, sigo, e por isso tenho a minha opinião.
Apareço mais a falar do FF muito porque pouca gente fala disso. 🙂 Digamos que sobressaio pela ausência de concorrência. 🙂
De qualquer maneira, o que aqui quis exprimir, no comentário original, é que há uma diferença entre ganhar e, com isso ficar contente, e ganhar e isso nos encher de orgulho porque reconhecemos que há ali muito trabalho, muito esforço, enfim, muita competência de toda a gente – que é o que acho naqueles exemplos que dei e que não acho que há no FF, nem no nosso clube, nem no Benfic@.
Comparando, nas 2 primeiras épocas do Nuno Cristóvão, via-se ali alguma competência, via-se ali uma base para se evoluir… Hoje, eu vejo tudo pior. Pior futebol, jogadoras absolutamente medianas e algumas até medíocres, miúdas novas com barriguinha, deprimente condição física, 6 ou 7 anos depois parece que rematam pior, zero jogo de cabeça… Epá, acho que não se evoluiu grande coisa, e estamos quase a falar de uma década depois… 8 anos!
Pois Miguel eu digo que o que falta ao FF do Sporting é uma estratégia CLARA a curto e médio prazo, com OBJETIVOS E METAS BEM DEFINIDOS, QUANTIFICADOS E CALENFARIZADOS e com as necessárias ferramentas orçamentais e financeiras ESTRUTURAIS completamente organizadas e definidas:
1 . Orçamento Base de 3.5M€ alocados na Sporting SAD sendo 2M€ para o FF profissional e 1,5M€ para a Formação, já para 2024/25; reforço do orçamento em 0,5M€/ano até 2027/28, passando então o orçamento base a 5M€
2 . Criação no FF da Sporting SAD, de um organigrama específico para a sua estrutura, integrado na SAD, mas com gestão autónoma e com as seguintes Divisões: Promoção, Eventos e Marketing; Sponsoring, Merchandising próprio; Comunicação e Ligação aos Sócios e Universo Sporting; alocação de técnicas/os específicas/os do FF ao Departamento de Souting (com criação de ferramentes e rede específica ao mercado do FF) e ao departamento de Alta Performance (2 elementos para cada Departamento)
3 . Luta por um quadro competitivo de 10 equipas e 2 Fases de 2 voltas cada (a 1ª para as 10 equipas e a 2ª com 2 Grupos de 5 a 2 voltas -Apuramento de Campeão as 5 primeiras da 1ªFase; Despromoção /Manutenção as 5 últimas das 1ª Fase) com TOOS OS PONTOS A SOMAR.
3 . Este Quadro Competitivo deveria entrar já em vigor em 2025/26 com a entrega da organização da competição à LPFP, passando a designar-se Superliga Feminina Portugal e sendo integralmente profissional com regras competitivas e financeiras reguladas pela FPF.
4 . A Super Liga poderia reduzir para 8 Clubes a 4 voltas a partir do seu 2º ano, desde que se propcessasse a criação de uma Liga 2, semi-profissinal também a
5 .Luta por uma negociação centralizada de Direitos das transmissões televisivas de todos os jogos da Super Liga e de uma distribuição anual dos direitos negociados consoante Tabel prévia em função das classificações e incluindo as 2 equipas que subirem da Liga 2 (que receberiam o mesmo que as últimas 2 que não descerem da Super Liga.
Tudo isto deveria implicar um PROFUNDO e ABERTO DEBATE.
Mas existe algum espaço para o debate na opacidade desta organização que nem os seus próprios estatutos cumpre?
Quando é que se realiza o Congresso leonino?
Os Estatutos definem como de realização opbrigatória de 5 em 5 anos.
O último foi realizado há mais de 10 anos e 2 meses em 7 e 9 de Junho 2014. Curiosamente … sob a presidência de um “ditador norte coreano ou venezuelano” …
Mas eu acho que tu pensas nestas coisas e parece que na FPF ninguém pensa a sério numa estratégia e num plano a, pelo menos, médio prazo. E no Sporting é igual.
A coisa evoluiu dentro do possível, no contexto existente, sem grande esforço, só com a entrada do Sporting, Braga e depois do Benfic@… Só porque estes clubes apostaram e investiram um bocado na modalidade, mesmo sem uma ideia para o FF no geral, a coisa cresceu um pouco naturalmente.
Mas parou porque as coisas não crescem naturalmente sempre. Crescem naturalmente até um certo ponto. A partir daí é preciso competência para desenvolver o que quer que seja…
E, na minha opinião, é isso que falta agora – e agora é há 4 anos… Depois do crescimento natural, só pelo aparecimento dos 3 clubes que mencionei, era preciso apostar na competência, e ninguém fez isso. A FPF não faz isso – por isso a selecção estagnou! – e nenhum dos clubes fez isso – aliás, acho que têm desinvestido. O Braga desinvestiu e acabou o ultimo campeonato fora dos 4 primeiros – isso era impensável há 3 ou 4 anos! O Sporting desinvestiu nos 3 primeiros anos do Varandas e ficou-se por aí… O Benfic@ tens desinvestido nos últimos 3 anos…
A ultima jogadora mediazinha a aparecer foi a Andreia Jacinto… Há quê, 3 ou 4 anos… Uma miúda promissora como a Alicia, hoje é absolutamente mediana, para medíocre, passados também uns 4 anos…
E, para mim, tudo porque ninguém fez o que me parece necessário: apostar em melhores e mais exigentes treinadores, e trazer uma ou outra jogadora de maior qualidade – ou em inicio de carreira, como apontei a Blackstenius ou a Kaneryd há uns 3 anos, ou em final de carreira, como apontei a Asllani!
Enfim, até me custa falar nisto…
Como dizes, com 5M€ no futebol feminino era fácil por isto a andar para um outro nível. Mas com metade disso já se começava…
O Sporting perdeu uma oportunidade de ouro de liderar o desenvolvimento do Futebol Feminino em Portugal e hoje mais parece um apêndice do Futebol Senior Masculino.
O Futebol Feminino só ganhará qualidade se todos os clubes tiverem oportunidade de desenvolver a modalidade, e não vejo como isso possa acontecer sem ajuda estatal e da Federação.
Ainda a instantes procurava pelos resultados dos jogos de hoje da Taça de Portugal e dois dos clubes que geraram entusiasmo com a aposta e investimento no futebol feminino, o Famalicão e o Lank Vilaverdense, foram derrotados na primeira mão respectivamente pela Torreense e pelo Braga (perderam 3-0 aparentemente por falta de comparência), o que poderá ser resultado de desinvestimento.
Concordo com o Álvaro, um departamento autónomo para pensar, organizar e decidir todo o futebol feminino sem interferência da SAD para além do financiamento e cedência de equipamentos.
E até penso que a Mariana Cabral seria a pessoa ideal para gerir esse departamento deixando o cargo de treinador para um treinador estrangeiro com perfil “construtor “.
Neste momento, e concordo neste ponto com o Miguel, temos de dar o salto ou estagnamos na actual mediania, e perdemos inclusive o comboio da segunda divisão (terceira?) do Futebol Feminino europeu onde estamos inseridos…
Eu acho que um dos problemas da Mariana Cabral é que não é exigente o suficiente. Por isso nunca lhe entregaria um cargo para pensar e desenvolver o FF do Sporting
Mais depressa a metia a adjunta dum bom treinador – que acho que devia ter acontecido em vez de ser ela a assumir o cargo.
Eu vejo mais valor no conhecimento e competência, que num critério de exigência que pode ser avaliado e percepcionado de forma diferente pelas pessoas pois não é quantificável.
Do que já ouvi, Mariana Cabral é uma pessoa organizada, 100% profissional, com conhecimento e capacidade de liderança.
Sobre a exigência não sei dizer, mas também não o sei dizer em relação à Amorim…
Não precisa de juda estatal nem da FPF.
PRECISA DE MÃO FIRME DA LPFP, SÓ VALIDANDO COMO CLUBE PROFISSIONAL NO FM da 1ª LIGA AQUELES QUE POSSUAM EQUIPAS DE FF NA SUPERLIGA 1 E NA LIGA SEMIPROFISSIONAL 2 (a 1ª de responsabilidade de organização, financiamento e certificação profissional integralmente sob a responsabiliadade da LPFP e a semi-profissional 2 son responsabilidade partrilhada de LPFP e FPF, cabendo sempre a regulação, regras de transparência e arbitragemâ Federação sob acompanhamento da Liga.
Com a entrada do Porto e o natural boom de investimento de SCP, SLB, Braga e Guimarães e acredito que Racing Power, Torreense e Estoril e, logo abaixo, de Valadares Gaia, Albergaria, Damaiense e outros se iriam conseguir 16 equipas para criar 2 Ligas competitivas e com fontes de financiamento do seu crescimento sustentáveis.
SL
A questão é mesmo o financiamento.
Não vejo onde o Valadares Gaia consiga financiamento e receitas para investir na sua equipa de forma a serem competitivas.
Os 3 grandes possuem capacidade de angariar patrocínios e comercializar produtos devido à sua visibilidade, algo que as outras equipas não têm.
O problema dos pinheiros do Futebol Masculino a secar tudo a sua volta e que faz o campeonato fraco, na vertente feminina será ainda pior devido a pouca expressão e fracos espectáculos.
Se não houver forma dos Damaienses e Torreenses conseguiram contratar melhores jogadoras e meios de desenvolver a sua formação, não serão os formatos da prova a tornar o campeonato mais atrativo e competitivo, na minha opinião.
Penso que não haverá titular definido, jogarão alternadamente durante os jogos, por exemplo hoje Kristensen fez a diferença, Aly quando entrou o resultado já estava feito. No campeonato nacional, Santiago com 15 anos poderá fazer uma perninha, assim como a máquina de 17 anos Rafael Vasconcelos na lateral direita e o Cubano Maiko Vasquez na lateral esquerda.
P pai disse que não parece grave e que devera contar com el para a Supertaça Ibérica no próximo fim de semana.
Uma vitória nesse troféu seria um boost ENOOOORME!!!
SL
Parabéns ao Andebol do Sporting. Estão num patamar muito superior aos adversários como demonstra o resultado da final da supertaça:
Sporting 37 rabolhos fc 21
O FCPorto, estando num estado complicado a nível económico, faz as apostas que pode, com algum sentido para agora mas muito mais para o futuro.
Eu, que fui aqui, largamente em tempo, o primeiro a apostar que o Villas-Boas ia ganhar as eleições ao corrupto, também sempre disse que o gajo estava muito preparado para o cargo, que não era um gajo qualquer mas uma pessoa muito bem colocada na cidade e no FCPorto, e que ia levar o clube a outro patamar – apesar das dificuldades que ia ter inicialmente, que até são maiores do que eu pensava serem.
O gajo tem conseguido dar a volta aos inúmeros problemas/armadilhas que a anterior Direcção lhe deixou – e mesmo assim tenta não os criticar, o que acho notável! Vamos ver como reage quando sair a Auditoria Forense que dizem que vão fazer – porque eu acho que aí os podres vão aparecer todos!
O Sporting está estável, não havendo nenhuma contestação à Direcção mas eu acho que as contas deixam muito a desejar – e a Direcção faz tudo para abafar isso. Não digo que se esteja sequer parecido a 2013, mas simplesmente que as contas não são, no geral, boas, acima de tudo porque se gasta demasiado dinheiro que nem se percebe bem onde… Há um aumento das receitas – que a Direcção faz questão de lembrar todos os meses – e isso é, claro, positivo, mas esse aumento de receita é sempre acompanhado de um aumento de despesa – e é por isso que não se abate passivo que se veja, a não ser o das VMOCs que foi abatido com antecipação de receita, ou seja, com divida, ou se aumenta o passivo até! E isto é preocupante – não por acontecer um ano, mas por acontecer recorrentemente – para o futuro competitivo do Clube na disputa com os rivais.
No Benfic@ a coisa parece não andar bem… Parecem um pouco à deriva, sem uma estratégia desportiva abrangente e a médio/longo prazo… Investem à vista, o que for preciso, para ganharem os títulos que acham que a sua grandeza os obriga a ganhar.
Têm aumentado o passivo e só dominam a parte desportiva no feminino – só perdem o voleibol para o FCPorto e o Atletismo para o Sporting – ganham o Futebol, o Futsal, o Andebol, o Hóquei e o Basquetebol. No masculino a coisa já não é assim, apesar de estarem na disputa da maioria dos títulos.
O clube parece mal organizado, não está estável, e a Direcção parece um pouco em “navegação à vista” – hoje fazemos assim, amanhã logo se vê…
Posto este cenário, com que se começa 24/25, o clube realmente pressionado, desportivamente e financeiramente, é o Benfic@. Estão obrigados a ter uma boa época desportiva – que passará muito pelo sucesso do FM – mas também a ter contas positivas porque vêm de 2 anos negativos e não podem ter um 3º ano negativo.
O FCPorto está pressionado financeiramente. Os sócios compreenderão se não houver grande sucesso desportivo, porque a situação financeira é horrível. Bastar-lhes-à que as equipas dêem luta e honrem a camisola, o que acho que qualquer uma fará. Vão ainda entrar no FF, na 3ª divisão, e no Futsal, com a formação.
Será um ano complicado mas será também um ano 0, de reestruturação do clube com vista ao futuro – e será aqui que o FCPorto vai iniciar uma caminhada para outro patamar e para uma realidade completamente diferente do que estávamos habituados, que era à trafulhice das contas do clube.
Este será um ano muito importante para os 3 clubes, em termos de bases para o futuro.
O FCPorto lançará essas novas bases e o seu sucesso no futuro dependerá de acertarem nessas novas bases.
O Sporting está mais preocupado com o sucesso desportivo, especialmente do FM, e acha que tendo sucesso aqui, terá sucesso financeiro. Talvez! Mas convinha começarem a dar atenção ao dinheiro que gastam, como o gastam e em que o gastam. E eu tenho muitas duvidas que o façam.
O Benfic@, com eleições em Outubro de 2025, não vejo que vá inverter o caminho errático que tem tido, porque a aposta será no sucesso desportivo para que o Rui Costa possa ser reeleito.
Portanto, o que eu vejo, resumindo, é um FCPorto a organizar-se para um futuro diferente para melhor, o Sporting a manter o que tem feito para conseguir sucesso desportivo e logo se preocupará com as contas depois, e o Benfica absolutamente focado no sucesso desportivo para reeleger o presidente, não estando minimamente preocupado em organizar-se para já.
Eu aposto mais no sucesso desportivo de Sporting e Benfic@, do que no do FCPorto.
Mas acho que o FCPorto vai aproveitar muito melhor este ano em termos de futuro que os rivais. Se, por acaso, o FCPorto tem sucesso desportivo no FM este ano, isso vai ser muito bom para eles, e muito mau para os rivais, em termos do que se vai passar a médio prazo.
Cada vez vai ser mais importante a competência, a organização, o não gastar mal o dinheiro… E quem fizer isso melhor, estará em vantagem.
“Cada vez vai ser mais importante a competência, a organização, o não gastar mal o dinheiro… E quem fizer isso melhor, estará em vantagem.”
Se vamos por aí, adeus!
25 Agosto, 2024 at 8:37
Bom dia e bom Domingo, leoas e leões!
Tic tac tic tac duplo: mercado e jogo com o FC Corrupção.
25 Agosto, 2024 at 8:58
Bom dia Sniper, hoje é dia de contabilizar mais um troféu no Andebol.
25 Agosto, 2024 at 9:04
Certo, esqueci-me! Obrigado! Bom dia!
Bela equipa, belo treinador, belo director-desportivo! Há que dar os parabéns, sempre que merecido!
25 Agosto, 2024 at 10:25
Bom dia, a quem está de férias, como é o meu caso, e a quem não está.
Escrevo de uma bela esplanada de Tavira, de uma bela pastelaria, onde saboreio uma torradinha e um galão – as minhas desculpas ao chefe por hoje ter ido à concorrência.
Tranquilo para sábado. Ainda estamos a consolidar a nossa nova defesa mas respiramos saúde e estamos a crescer. A tripeirada está perigosa e anda bem protegidinha mas a situação deles faz lembrar o nosso ano com o Leonardo Jardim – pouco dinheiro e muita alma. E a alma e o querer, sem o tempero da qualidade e da experiência, ganham taças mas ficam curtas para ganhar campeonatos.
De modo que continuação de boas férias ou bom dia de trabalho. Estamos em primeiro e temos a melhor equipa de futebol do país.
25 Agosto, 2024 at 10:28
Boas férias!
25 Agosto, 2024 at 10:34
Estamos um patamar à frente da concorrência, mas o campeonato é uma maratona, e não é como começa…
25 Agosto, 2024 at 17:43
Tavira cidade onde nasci e toda a família, á época era Sportinguista.
25 Agosto, 2024 at 17:52
Tavira ,esplanada e pastelaria, cheira-me a essa que fica junto à ponte velha, será ?
Gosto muito de Tavira e essa zona ,é uma zona calma, sem rebuliços, água quentinha.
Espero que pró ano possa ter a sorte de estar aí, este ano, não pode ser, mas acredito que pró me possa desforrar.
Oxalá, Deus me ouça.
Abraço e aproveite.
25 Agosto, 2024 at 18:28
Essa ao pé da ponte também é boa, mas de manhã gosto mais de ir a uma no lado da Porta Nova, perto do posto de correios.
Espero que consiga vir desforrar-se para o ano.
Saudações Leoninas!
25 Agosto, 2024 at 10:38
Apenas leio que Fotis vai renovar e não que já renovou.
Não percebo a intenção destas manobras, mas se o Panathinaikos não vê problemas em ver o seu nome envolvido em mentiras e novelas, o mesmo não compreendo no Sporting.
Nunca gostei do princípio de que os fins justificam os meios e o Sporting merece outro respeito, se não dos gregos, obrigatoriamente de quem nos dirige…
25 Agosto, 2024 at 10:54
2 meses para ir buscar um gajo.
Tem de ser muita bom mesmo…se alguém se lembra de vir buscar o Gyo quero ver!
25 Agosto, 2024 at 11:13
2 meses?!? Não.
Mais de 3 meses nesta novela grega…
25 Agosto, 2024 at 11:14
Também não tou a ver o grego, titularíssimo no panathinaikos, a querer vir ser suplente dum gajo que acabou de meter 3 batatas.
Vem pra cá aquecer o banco?
25 Agosto, 2024 at 11:51
Não conheço bem as características do Fotis, mas o Trincão não me parece um titular tão indiscutível quanto Pote ou Gyokeres. A disputa pela titularidade não tem de ser com o sueco.
25 Agosto, 2024 at 12:33
Vem para jogar em dupla com o Gyokeres na maioria dos jogos, e para rodar com ele quando só jogar um deles.
Para mim faz todo o sentido.
Houvesse dinheiro e ainda achava importante ter um puto -19/20/21 anos – capaz como 3ª opção para jogar de vez em quando – porque não estou a ver que o Rodrigo ou o Nel sejam o tipo de jogador que vai ter qualidade para jogar ao nível do Sporting!
25 Agosto, 2024 at 14:36
Tb acho isso 3 PL num plantel seria o ideal. RRibeiro por exemplo pode ser o 3
25 Agosto, 2024 at 14:37
Nunca o segundo.
25 Agosto, 2024 at 11:27
Já são quase 5 meses. Não lembra o careca…
25 Agosto, 2024 at 11:50
Chamaram?!
🙂
Z
25 Agosto, 2024 at 11:53
Eheh 🙂
25 Agosto, 2024 at 12:34
Felizmente!
O Careca era bem fraquinho…
25 Agosto, 2024 at 15:05
Era fraquinho!? Um pouco.
Mas, com um Hat-trick no Bessa logo no seu primeiro jogo oficial pelo SCP , matou um borrego que durava há … 49 ANOS!!!
A sua carreira no Sporting começou logo afectada pelo facciosismo da FP e do CD, que, nesse ano aplicou ao Sportinguma restrição de inscrição de novos jogadores, por queixa do Académico de Viseu reclamando dívida de tparte da transferência, a qual 4 meses mais tarde, viria a ser im
SLndeferida quer pelo TAD quer pelo Tribunal de Trabalho (ressarcir o SCP dos prejuízos da decisão do CD da FPF é que … está quieto!).
Uma de muitas inconsistências descriminatórias com que se pemalizou Sporting durante mais de 40 anos!!! (Nem falo de cisões arbitrais; apenas de medidas de CONCORRÊNCIA DESLEAL a que os reguladores fechavam os olhos, quando não era os próprios a promovê-las).
um abraço e saudações leoninas
25 Agosto, 2024 at 15:08
correcção: ” reclamando dívida de parte da transferência do extremo João Luís, que estava integralmente paga reclamação que, 4 meses mais tarde, viria a ser indeferida …”
25 Agosto, 2024 at 17:54
Pana e Sporting, estão os dois, de mãos dadas.
25 Agosto, 2024 at 12:15
Ainda há dias perdemos um Mateus porque tinha que ser. Não porque não fosse preciso ou que não o queríamos.
Li por aí que há uma Matheus com futuro incerto… Se calhar…
25 Agosto, 2024 at 12:28
Por empréstimo e os ingleses a pagarem o salário assino já.
25 Agosto, 2024 at 12:35
Por empréstimo, a pagar meio salário, era já…
25 Agosto, 2024 at 12:56
Leão de Aveiro e Miguel… Isso mesmo. Por empréstimo e com parte do salário (ou totalidade) pelo City!
Ainda por cima um gajo que sabe bem as ideias do Amorim.
E o mais bonito mesmo, era resolverem isso até ao jogo com o Porto. Ele entrar no jogo para fazer uns minutos e fazer o golo da vitória. Uma espécie de compensação pela merda que a direção fez há dois anos, precisamente antes do jogo com os tripeiros.
25 Agosto, 2024 at 12:36
Está equipa B … Jesus … Andam ali, a passo, sem qualquer critério ou velocidade…
25 Agosto, 2024 at 12:57
Estive a ver esta meia hora final mas aí já é tudo muito caótico e com pouco critério.
No entanto correm muito!
25 Agosto, 2024 at 13:02
Parece-me que têm vontade, mas pouca velocidade contra equipas super fechadas dá nisto: sofrer um golo num erro de marcação. Depois de sofrer o golo ainda foi pior (pese embora a vontade) houve ali gente que não deu uma prá caixa hoje.
25 Agosto, 2024 at 15:13
Rf sobre a diferença de velocidade e resistência, temos que ver que são miúdos com idades entre os 17 e os 20 anos a jogar contra equipas profissionais de homens feitos (equipas com médias de idade, normalmente acima dos 25/26 anos ).
Se continuarem a contribuir para gerar alterantivas complementares ao plante A, dou-me po bastante satisfeito.
SL
25 Agosto, 2024 at 14:40
Escrevo isso há meses.
Não há qualidade e a exigência é pouca. Os treinadores parecem me não ajudar tb! Algo deveria ser feito
25 Agosto, 2024 at 12:43
Ao tempo que andam a negociar o Fotis que dava para ele ter vindo a pé para Lisboa
25 Agosto, 2024 at 12:57
A equipa B é muito fraquinha. Também nem um treinador como deve ser tem. Tristeza.
25 Agosto, 2024 at 13:27
O Maxi já cá está, falta o outro .
25 Agosto, 2024 at 14:15
Maxi, Fotis, Matheus Nunes (empréstimo), centralão – isso é que era.
Se vierem 2 em 4 já, não seria mau.
Menos que isso, é arriscar demais novamente, na minha opinião.
25 Agosto, 2024 at 14:20
> Sporting / Porto
> Benfica
> Braga / Guimarães / Famalicão
Será assim, este campeonato? Opiniões?
25 Agosto, 2024 at 14:39
Não acredito que o benfas esteja num 2 nível…nunca! Vai ser a 3
25 Agosto, 2024 at 14:47
Eu acho que Porto e Benfica são sempre candidatos fortes ao título. Primeiro porque vão ter sempre “ajudas” se necessário. Depois porque o Benfica tem um grande plantel, falta lhes talvez espírito de grupo e empatia com o treinador, mas tem jogadores para resolver maior parte do jogos. O Porto é o Porto, mesmo estando hipoteticamente mais fracos nunca desistem e tem mais raiva de vencer que os outros 2 juntos.
Para mim partem praticamente todos em pé de igualdade devido às condicionantes que enunciei. Estamos a praticar bom futebol, mantivemos praticamente a equipa (a ver), para já 2 reforços que paracembdar garantias Maxi e Debast, do Kova ainda não tenho opinião, falta obrigatoriamente um PL mas não acho o Sporting mais favorito neste momento que nenhum outro.
25 Agosto, 2024 at 15:24
A jornada 4 pode ser interessante.
Joga-se antes da pausa para seleções e conta com um Sporting-Porto e um Guimarães-Benfica.
Se forem 2 vitórias caseiras, Porto e Benfica ficam a 3 e 6 pontos respetivamente e, aquelas 2 semanas sem jogos, deverão pesar bastante mentalmente sobre os jogadores. Sporting e Guimarães, pelo contrário, ficam com 2 seamanas de cabeça limpa e confiança redobrada para trabalhar com mais alegria e disponibilidade o ciclo mais exigente que se inicia após a paragem e com as provas europeias a bater a todos .
Um abraço e saudações leoninas
25 Agosto, 2024 at 15:39
Sim seria o cenário ideal, mas também pode sair ao contrário. Muito curioso de ver a reposta que o Sporting vai dar a estas últimas 2 derrotas com o Porto que nos custaram 2 títulos. Em caso de vitória, concordo contigo, vai fazer alguma mossa neles, mas não define nada.
25 Agosto, 2024 at 15:46
O Benfic@ vai ao Moreirense, não ao Vitória.
O Moreirense tem os mesmos pontos do Benfic@, e hoje vai a Braga.
25 Agosto, 2024 at 16:09
O problema é que se o benfic@ perde o alemão vai de vela.
25 Agosto, 2024 at 17:02
Esse é o meu receio também…
26 Agosto, 2024 at 1:07
Se o alemão for de vela, não deverás er um processo rápido porque a sua indemnização deverá complicar as coisas para o lado do Fifica, o que fazer com algumas das opções e treinador também não será fácil e ainda mendo fácil encontrar, nesta “altura do campeonato” um treinador que possa substituir o Schmidt com pouco risco e claro benefício.
Além disso aquela casa a arder não é um fogo fácil de apagar. Já la vai o tempo do quero posso e mando vieirista.
SL
26 Agosto, 2024 at 1:15
Vejo o Palmeiras pela primeira vez na era Abel a perder gás.
Lá como aqui, de cavalo prá burro é num piscar de olhos…
SL
25 Agosto, 2024 at 15:01
‘Vi’ agora no café o jogo do rival vernelho. O wue vi foi uma equipa dominar completamente em casa un adversário ‘tenrinho’ e ganhar por ‘meio a zero’, só conseguindo um golo num ‘pato’ que o GR adversário tinha tudo para amarrar tranquilamente.
Também vi um jogador do Estrela perder um golo optando por um passe quando um remate minimamente decente teria apanhado o Trubin mal colocado.
Pareceram-me bons, com um ataque muito dinâmico, mas não fora de série.
Ah, e os ídolos coqueluches não jogaram de início…
25 Agosto, 2024 at 15:27
Que amasso no andebol…
Que diferença de qualidade neste jogo!
O Andebol está muito em paralelo com o futebol e o futsal, com uma continuidade que está a dar frutos de época para época…
25 Agosto, 2024 at 15:43
Intervalo com 20-10…
Esta equipa é uma maravilha!
25 Agosto, 2024 at 15:47
Ninguém a ver o fantástico jogo de andebol?
25 Agosto, 2024 at 15:52
A malta não gosta de Andebol, nem de jogos de categoria . Estão todos neste momento na Catequese
25 Agosto, 2024 at 16:11
Hoje, excepcionalmente, estou a trabalhar.
25 Agosto, 2024 at 15:50
Que maravilha esta equipa de andebol…. temos equipas do Sporting neste momento que muito nos orgulham!!!!
25 Agosto, 2024 at 15:59
O merdica gasta milhares e nunca consegue. Estamos bem na partida 22-12
25 Agosto, 2024 at 16:03
A quantidade absurda de erros básicos que cometem é uma coisa fora do normal.
25 Agosto, 2024 at 16:01
Adoro esta equipa de andebol.
(esta merda de aparecerem os dados de outros tasqueiros é uma merda, ó Cherba)
25 Agosto, 2024 at 16:09
Que tratado!
25 Agosto, 2024 at 16:10
27-12
25 Agosto, 2024 at 16:18
Dá para brincar…
Que coisa linda.
25 Agosto, 2024 at 16:10
Que sova que estão a levar
25 Agosto, 2024 at 16:10
Cheira a segunda. SUPERTAÇA do fds. É para limpar tudo internamente e fazer a melhor Champions/possível de Sempre, Crónico.
25 Agosto, 2024 at 16:19
É falta de concentração do Benfica, o Sporting não joga nada
25 Agosto, 2024 at 16:20
Que tareia meus amigos!!!!
25 Agosto, 2024 at 16:23
Estou maravilhado com o que esta equipa está a mostrar…
34-17.
A cara do treinador do Benfic@ diz bem o que lhe vai na alma.
25 Agosto, 2024 at 16:30
Ali conhecia e não perdemos qualidade na baliza, e Santiago apesar da tenra idade irá também somar minutos.
Upgrade é mesmo o pivot sueco, que não conhecia…..
Estou curioso por ver a nossa resposta na supertaça ibérica, contra o colosso da cidade condal.
25 Agosto, 2024 at 16:37
Foi um dos destaques da selecção egípcia nos J Olímpicos…
25 Agosto, 2024 at 16:28
Onde de pode ver o Andebol ?
25 Agosto, 2024 at 16:29
RTP2
25 Agosto, 2024 at 16:29
Já tou a ver obrigado.
25 Agosto, 2024 at 16:36
Que limpeza, merus amigos tasqueiros!
Quem perdeu este jogo, perdeu algo notável.
Um hino ao que é competência, empenho e vontade de ganhar.
Epá, Varandas, mantém isto em andamento que está aqui uma equipa do caraças.
25 Agosto, 2024 at 16:39
Pagar quotas….
25 Agosto, 2024 at 16:47
É importante continuar a pagar e convencer mais malta a contribuir também.
Só assim seremos mais fortes
25 Agosto, 2024 at 16:50
O Varandas aqui nem cheira.
Provavelmente já nem o informam das finais das modalidades.
Deixai-o no futebol, a aprender com o Amorim…
25 Agosto, 2024 at 16:52
O gajo não tem mérito nenhum.
É um bandalho que por lá anda…. Não sabe de nada
25 Agosto, 2024 at 17:00
Subscrevo!
26 Agosto, 2024 at 7:23
Finalmente estou de acordo contigo.
Nunca pensei que este dia chegasse.
25 Agosto, 2024 at 17:04
Um comentário desnecessário… que nem deve ser verdade o que dizes!
25 Agosto, 2024 at 16:41
Que orgulho esta equipa de andebol.
Esta equipa, a de futsal e, até ao momento, a futebol enchem nos de orgulho.
Mais 2 canecos no fim de semana. À custa dos lampiões.
Vão duros os dias para a turma do malhão!
25 Agosto, 2024 at 16:44
Um adepto vê o resultado final e facilmente esquece o que foi feito e quem o fez para chegar a isto.
Miguel Albuquerque tem verdadeiramente o toque de Midas.
As 2 modalidades que hoje traduzem a ambição vencedora verde e branca tem o seu dedo, tanto no ingresso de Nuno Dias no Futsal, como no de Carlos Carneiro como atleta e posteriormente coordenador do Andebol do Sporting.
Carneiro sabe tudo de Andebol e a cada época estamos mais fortes e invencíveis.
Parabéns pelsa 5a Supertaça a toda a Secção, aos jogadores e equipa técnica e a quem possibilitou com o seu trabalho passado que esta modalidade atinja hoje a excelência que apresenta.
A próxima para o Museu é a Supertaça Ibérica!
Somos candidatos à vencer a Liga dos Campeões!
Leram aqui primeiro!
25 Agosto, 2024 at 16:53
Calma…..
Se passarmos a fase de grupos na Champions já será uma grande proeza
25 Agosto, 2024 at 17:08
“Somos candidatos à vencer a Liga dos Campeões!”
Já deste forte no Champanhe?
25 Agosto, 2024 at 17:12
Bem fodido fiquei, quando Orlando Duarte sai para entrar Nuno Dias….conclusão, não percebo nepia de Futsal….
Fiquei piurso com a notícia da saída de Pedro Valdez, mas o que se passou a seguir…..
Acredito na final four, o resto será o resto….se acertares no prognóstico, justifica-se um jantar da tasca a norte….sugiro Tasca do Dino em Várzea de Ovelha ou a Taberna do Rústico em Terronhas-Recarei
25 Agosto, 2024 at 17:03
Meus caros tasqueiros, vou aqui dizer uma coisa que pode chocar alguns mas é para perceberem um pouco o que é que eu penso e sou…
Entre o Farense-Sporting, o Benfic@-Sporting em FF e o Benfic@-Sporting em andebol, foram 3 vitórias saborosas, e 2 títulos para o nosso Clube. Obviamente, gostei de qualquer das vitórias!
O que eu vi no Algarve, a nossa exibição, a entrega dos jogadores, a qualidade exibida pela equipa, é daquelas coisas que me enchem de orgulho quando vejo na minha equipa/clube.
O mesmo se passou no que vi a nossa equipa de andebol fazer na Supertaça. Que orgulho ver esta qualidade, esta entrega, este querer, esta vontade inabalável de ganhar!
O que vi no Restelo, não posso dizer que me orgulhe.
Há falta de qualidade – no Benfic@ também!
Há vontade, há entrega – nunca achei, nestes anos todos, que alguma vez houvesse falta de vontade nas raparigas do FF, e disse isso aqui tantas vezes – mas a qualidade exibida é muito pouca. É tudo muito mediano, a resvalar para o medíocre em alguns casos.
E nos 2 primeiros anos do FF, com o Nuno Cristóvão, eu tinha orgulho no que faziam e nos títulos que ganharam, palmo-a-palmo com o Braga.
Repito, claro que fiquei contente ontem – e disse antes do jogo que podíamos perfeitamente ganhar, a quem já previa mais uma derrota – pela vitória. Que não haja duvida disso. Acho é que no Sporting tem de se exigir muito mais do que aquilo que se faz no FF. Tem de se exigir o que se vê no Andebol masculino, o que se vê no Futsal masculino, o que se vê no Atletismo feminino, e até no masculino, onde perdem mas dão luta até ao fim com qualidade, o que se vê actualmente no Futebol masculino. É isto que é o Sporting.
O Sporting não é o que se vê no FF. Não pode ser!
E muito menos é o que se vê no hóquei ou no Futsal femininos, onde se abdica de estar.
E é isto.
Há ganhar e há ganhar, e também há perder e perder.
Achar que o que se vê no FF, e nos valeu a Supertaça este ano, e o que se vê no Futsal, no Andebol e no FM, é o mesmo, é não ter noção do que é qualidade, do que é trabalho, do que é exigência! Do que é até construir algo…
O caminho a percorrer pelo FF do Sporting – o que falta ao FF português não me diz muito – é muito grande, para chegar a um patamar em que eu possa, novamente, ter orgulho na qualidade que apresentam.
25 Agosto, 2024 at 17:59
Ponto 1: percebo muito pouco de FF
Ponto 2: o Miguel parece servum enrendido na matéria
Ponto 3: fico orgulhoso pelo título do FF ontem, como sempre fico quando ganhámos. Nem que seja ao berlinde.
Ponto 4: o FF , pelo menos em Portugal, é de baixíssimo nível. Não consigo ver 10m seguidos e isto nada tem a ver com machismo porque vejo com prazer, por exemplo, voleibol e andebol femininos. No futsal é uma anedota. Por ora.
25 Agosto, 2024 at 18:04
* um entendido
25 Agosto, 2024 at 18:28
Não sou um entendido.
Sou um amante e um curioso.
Acho, por exemplo, o Álvaro, o sousporting e o mirko, muito mais conhecedores do que é o FF, no geral, no mundo, do que eu.
Eu tenho as minhas ideias em relação ao Futebol, no geral, e vejo os jogos de FF de cá quando posso – principalmente o Sporting – e os da WCL quando posso também.
Agora, como disse, é um desporto que gosto muito, sigo, e por isso tenho a minha opinião.
Apareço mais a falar do FF muito porque pouca gente fala disso. 🙂 Digamos que sobressaio pela ausência de concorrência. 🙂
De qualquer maneira, o que aqui quis exprimir, no comentário original, é que há uma diferença entre ganhar e, com isso ficar contente, e ganhar e isso nos encher de orgulho porque reconhecemos que há ali muito trabalho, muito esforço, enfim, muita competência de toda a gente – que é o que acho naqueles exemplos que dei e que não acho que há no FF, nem no nosso clube, nem no Benfic@.
Comparando, nas 2 primeiras épocas do Nuno Cristóvão, via-se ali alguma competência, via-se ali uma base para se evoluir… Hoje, eu vejo tudo pior. Pior futebol, jogadoras absolutamente medianas e algumas até medíocres, miúdas novas com barriguinha, deprimente condição física, 6 ou 7 anos depois parece que rematam pior, zero jogo de cabeça… Epá, acho que não se evoluiu grande coisa, e estamos quase a falar de uma década depois… 8 anos!
25 Agosto, 2024 at 18:19
Pois Miguel eu digo que o que falta ao FF do Sporting é uma estratégia CLARA a curto e médio prazo, com OBJETIVOS E METAS BEM DEFINIDOS, QUANTIFICADOS E CALENFARIZADOS e com as necessárias ferramentas orçamentais e financeiras ESTRUTURAIS completamente organizadas e definidas:
1 . Orçamento Base de 3.5M€ alocados na Sporting SAD sendo 2M€ para o FF profissional e 1,5M€ para a Formação, já para 2024/25; reforço do orçamento em 0,5M€/ano até 2027/28, passando então o orçamento base a 5M€
2 . Criação no FF da Sporting SAD, de um organigrama específico para a sua estrutura, integrado na SAD, mas com gestão autónoma e com as seguintes Divisões: Promoção, Eventos e Marketing; Sponsoring, Merchandising próprio; Comunicação e Ligação aos Sócios e Universo Sporting; alocação de técnicas/os específicas/os do FF ao Departamento de Souting (com criação de ferramentes e rede específica ao mercado do FF) e ao departamento de Alta Performance (2 elementos para cada Departamento)
3 . Luta por um quadro competitivo de 10 equipas e 2 Fases de 2 voltas cada (a 1ª para as 10 equipas e a 2ª com 2 Grupos de 5 a 2 voltas -Apuramento de Campeão as 5 primeiras da 1ªFase; Despromoção /Manutenção as 5 últimas das 1ª Fase) com TOOS OS PONTOS A SOMAR.
3 . Este Quadro Competitivo deveria entrar já em vigor em 2025/26 com a entrega da organização da competição à LPFP, passando a designar-se Superliga Feminina Portugal e sendo integralmente profissional com regras competitivas e financeiras reguladas pela FPF.
4 . A Super Liga poderia reduzir para 8 Clubes a 4 voltas a partir do seu 2º ano, desde que se propcessasse a criação de uma Liga 2, semi-profissinal também a
5 .Luta por uma negociação centralizada de Direitos das transmissões televisivas de todos os jogos da Super Liga e de uma distribuição anual dos direitos negociados consoante Tabel prévia em função das classificações e incluindo as 2 equipas que subirem da Liga 2 (que receberiam o mesmo que as últimas 2 que não descerem da Super Liga.
Tudo isto deveria implicar um PROFUNDO e ABERTO DEBATE.
Mas existe algum espaço para o debate na opacidade desta organização que nem os seus próprios estatutos cumpre?
Quando é que se realiza o Congresso leonino?
Os Estatutos definem como de realização opbrigatória de 5 em 5 anos.
O último foi realizado há mais de 10 anos e 2 meses em 7 e 9 de Junho 2014. Curiosamente … sob a presidência de um “ditador norte coreano ou venezuelano” …
Dispensa mais comentários
SL
25 Agosto, 2024 at 18:46
Pois, Álvaro, eu partilho muito dessas ideias.
Mas eu acho que tu pensas nestas coisas e parece que na FPF ninguém pensa a sério numa estratégia e num plano a, pelo menos, médio prazo. E no Sporting é igual.
A coisa evoluiu dentro do possível, no contexto existente, sem grande esforço, só com a entrada do Sporting, Braga e depois do Benfic@… Só porque estes clubes apostaram e investiram um bocado na modalidade, mesmo sem uma ideia para o FF no geral, a coisa cresceu um pouco naturalmente.
Mas parou porque as coisas não crescem naturalmente sempre. Crescem naturalmente até um certo ponto. A partir daí é preciso competência para desenvolver o que quer que seja…
E, na minha opinião, é isso que falta agora – e agora é há 4 anos… Depois do crescimento natural, só pelo aparecimento dos 3 clubes que mencionei, era preciso apostar na competência, e ninguém fez isso. A FPF não faz isso – por isso a selecção estagnou! – e nenhum dos clubes fez isso – aliás, acho que têm desinvestido. O Braga desinvestiu e acabou o ultimo campeonato fora dos 4 primeiros – isso era impensável há 3 ou 4 anos! O Sporting desinvestiu nos 3 primeiros anos do Varandas e ficou-se por aí… O Benfic@ tens desinvestido nos últimos 3 anos…
A ultima jogadora mediazinha a aparecer foi a Andreia Jacinto… Há quê, 3 ou 4 anos… Uma miúda promissora como a Alicia, hoje é absolutamente mediana, para medíocre, passados também uns 4 anos…
E, para mim, tudo porque ninguém fez o que me parece necessário: apostar em melhores e mais exigentes treinadores, e trazer uma ou outra jogadora de maior qualidade – ou em inicio de carreira, como apontei a Blackstenius ou a Kaneryd há uns 3 anos, ou em final de carreira, como apontei a Asllani!
Enfim, até me custa falar nisto…
Como dizes, com 5M€ no futebol feminino era fácil por isto a andar para um outro nível. Mas com metade disso já se começava…
25 Agosto, 2024 at 19:25
O Sporting perdeu uma oportunidade de ouro de liderar o desenvolvimento do Futebol Feminino em Portugal e hoje mais parece um apêndice do Futebol Senior Masculino.
O Futebol Feminino só ganhará qualidade se todos os clubes tiverem oportunidade de desenvolver a modalidade, e não vejo como isso possa acontecer sem ajuda estatal e da Federação.
Ainda a instantes procurava pelos resultados dos jogos de hoje da Taça de Portugal e dois dos clubes que geraram entusiasmo com a aposta e investimento no futebol feminino, o Famalicão e o Lank Vilaverdense, foram derrotados na primeira mão respectivamente pela Torreense e pelo Braga (perderam 3-0 aparentemente por falta de comparência), o que poderá ser resultado de desinvestimento.
Concordo com o Álvaro, um departamento autónomo para pensar, organizar e decidir todo o futebol feminino sem interferência da SAD para além do financiamento e cedência de equipamentos.
E até penso que a Mariana Cabral seria a pessoa ideal para gerir esse departamento deixando o cargo de treinador para um treinador estrangeiro com perfil “construtor “.
Neste momento, e concordo neste ponto com o Miguel, temos de dar o salto ou estagnamos na actual mediania, e perdemos inclusive o comboio da segunda divisão (terceira?) do Futebol Feminino europeu onde estamos inseridos…
25 Agosto, 2024 at 19:36
Eu acho que um dos problemas da Mariana Cabral é que não é exigente o suficiente. Por isso nunca lhe entregaria um cargo para pensar e desenvolver o FF do Sporting
Mais depressa a metia a adjunta dum bom treinador – que acho que devia ter acontecido em vez de ser ela a assumir o cargo.
25 Agosto, 2024 at 19:57
Eu vejo mais valor no conhecimento e competência, que num critério de exigência que pode ser avaliado e percepcionado de forma diferente pelas pessoas pois não é quantificável.
Do que já ouvi, Mariana Cabral é uma pessoa organizada, 100% profissional, com conhecimento e capacidade de liderança.
Sobre a exigência não sei dizer, mas também não o sei dizer em relação à Amorim…
26 Agosto, 2024 at 1:21
Não precisa de juda estatal nem da FPF.
PRECISA DE MÃO FIRME DA LPFP, SÓ VALIDANDO COMO CLUBE PROFISSIONAL NO FM da 1ª LIGA AQUELES QUE POSSUAM EQUIPAS DE FF NA SUPERLIGA 1 E NA LIGA SEMIPROFISSIONAL 2 (a 1ª de responsabilidade de organização, financiamento e certificação profissional integralmente sob a responsabiliadade da LPFP e a semi-profissional 2 son responsabilidade partrilhada de LPFP e FPF, cabendo sempre a regulação, regras de transparência e arbitragemâ Federação sob acompanhamento da Liga.
Com a entrada do Porto e o natural boom de investimento de SCP, SLB, Braga e Guimarães e acredito que Racing Power, Torreense e Estoril e, logo abaixo, de Valadares Gaia, Albergaria, Damaiense e outros se iriam conseguir 16 equipas para criar 2 Ligas competitivas e com fontes de financiamento do seu crescimento sustentáveis.
SL
26 Agosto, 2024 at 2:12
A questão é mesmo o financiamento.
Não vejo onde o Valadares Gaia consiga financiamento e receitas para investir na sua equipa de forma a serem competitivas.
Os 3 grandes possuem capacidade de angariar patrocínios e comercializar produtos devido à sua visibilidade, algo que as outras equipas não têm.
O problema dos pinheiros do Futebol Masculino a secar tudo a sua volta e que faz o campeonato fraco, na vertente feminina será ainda pior devido a pouca expressão e fracos espectáculos.
Se não houver forma dos Damaienses e Torreenses conseguiram contratar melhores jogadoras e meios de desenvolver a sua formação, não serão os formatos da prova a tornar o campeonato mais atrativo e competitivo, na minha opinião.
SL
25 Agosto, 2024 at 17:29
Pimba… 17 golos de diferença….
25 Agosto, 2024 at 17:30
16…. Sai mais uma imperial
25 Agosto, 2024 at 17:31
Não me surpreenderá que o Ali, pelo menos por agora, seja a 3a. opção.
A nossa equipa parece estar já muito bem, mas o tempo e os jogos vão aprimorar movimentos colectivos, quer no ataque, quer na defesa.
25 Agosto, 2024 at 17:34
M resposta ao 5 Violinos, um pouco acima
25 Agosto, 2024 at 18:03
Penso que não haverá titular definido, jogarão alternadamente durante os jogos, por exemplo hoje Kristensen fez a diferença, Aly quando entrou o resultado já estava feito. No campeonato nacional, Santiago com 15 anos poderá fazer uma perninha, assim como a máquina de 17 anos Rafael Vasconcelos na lateral direita e o Cubano Maiko Vasquez na lateral esquerda.
Sporting Sempre.
25 Agosto, 2024 at 18:21
E hoje quase não houve Kiko (deve ter jogado menos de 3 minutos).
SL
25 Agosto, 2024 at 18:28
Levou uma “bardoada”…
Que esteja operacional a 11 set, contra o Wisla
26 Agosto, 2024 at 1:23
P pai disse que não parece grave e que devera contar com el para a Supertaça Ibérica no próximo fim de semana.
Uma vitória nesse troféu seria um boost ENOOOORME!!!
SL
25 Agosto, 2024 at 19:28
Parabéns ao Andebol do Sporting. Estão num patamar muito superior aos adversários como demonstra o resultado da final da supertaça:
Sporting 37 rabolhos fc 21
25 Agosto, 2024 at 19:33
O FCPorto, estando num estado complicado a nível económico, faz as apostas que pode, com algum sentido para agora mas muito mais para o futuro.
Eu, que fui aqui, largamente em tempo, o primeiro a apostar que o Villas-Boas ia ganhar as eleições ao corrupto, também sempre disse que o gajo estava muito preparado para o cargo, que não era um gajo qualquer mas uma pessoa muito bem colocada na cidade e no FCPorto, e que ia levar o clube a outro patamar – apesar das dificuldades que ia ter inicialmente, que até são maiores do que eu pensava serem.
O gajo tem conseguido dar a volta aos inúmeros problemas/armadilhas que a anterior Direcção lhe deixou – e mesmo assim tenta não os criticar, o que acho notável! Vamos ver como reage quando sair a Auditoria Forense que dizem que vão fazer – porque eu acho que aí os podres vão aparecer todos!
O Sporting está estável, não havendo nenhuma contestação à Direcção mas eu acho que as contas deixam muito a desejar – e a Direcção faz tudo para abafar isso. Não digo que se esteja sequer parecido a 2013, mas simplesmente que as contas não são, no geral, boas, acima de tudo porque se gasta demasiado dinheiro que nem se percebe bem onde… Há um aumento das receitas – que a Direcção faz questão de lembrar todos os meses – e isso é, claro, positivo, mas esse aumento de receita é sempre acompanhado de um aumento de despesa – e é por isso que não se abate passivo que se veja, a não ser o das VMOCs que foi abatido com antecipação de receita, ou seja, com divida, ou se aumenta o passivo até! E isto é preocupante – não por acontecer um ano, mas por acontecer recorrentemente – para o futuro competitivo do Clube na disputa com os rivais.
No Benfic@ a coisa parece não andar bem… Parecem um pouco à deriva, sem uma estratégia desportiva abrangente e a médio/longo prazo… Investem à vista, o que for preciso, para ganharem os títulos que acham que a sua grandeza os obriga a ganhar.
Têm aumentado o passivo e só dominam a parte desportiva no feminino – só perdem o voleibol para o FCPorto e o Atletismo para o Sporting – ganham o Futebol, o Futsal, o Andebol, o Hóquei e o Basquetebol. No masculino a coisa já não é assim, apesar de estarem na disputa da maioria dos títulos.
O clube parece mal organizado, não está estável, e a Direcção parece um pouco em “navegação à vista” – hoje fazemos assim, amanhã logo se vê…
Posto este cenário, com que se começa 24/25, o clube realmente pressionado, desportivamente e financeiramente, é o Benfic@. Estão obrigados a ter uma boa época desportiva – que passará muito pelo sucesso do FM – mas também a ter contas positivas porque vêm de 2 anos negativos e não podem ter um 3º ano negativo.
O FCPorto está pressionado financeiramente. Os sócios compreenderão se não houver grande sucesso desportivo, porque a situação financeira é horrível. Bastar-lhes-à que as equipas dêem luta e honrem a camisola, o que acho que qualquer uma fará. Vão ainda entrar no FF, na 3ª divisão, e no Futsal, com a formação.
Será um ano complicado mas será também um ano 0, de reestruturação do clube com vista ao futuro – e será aqui que o FCPorto vai iniciar uma caminhada para outro patamar e para uma realidade completamente diferente do que estávamos habituados, que era à trafulhice das contas do clube.
Este será um ano muito importante para os 3 clubes, em termos de bases para o futuro.
O FCPorto lançará essas novas bases e o seu sucesso no futuro dependerá de acertarem nessas novas bases.
O Sporting está mais preocupado com o sucesso desportivo, especialmente do FM, e acha que tendo sucesso aqui, terá sucesso financeiro. Talvez! Mas convinha começarem a dar atenção ao dinheiro que gastam, como o gastam e em que o gastam. E eu tenho muitas duvidas que o façam.
O Benfic@, com eleições em Outubro de 2025, não vejo que vá inverter o caminho errático que tem tido, porque a aposta será no sucesso desportivo para que o Rui Costa possa ser reeleito.
Portanto, o que eu vejo, resumindo, é um FCPorto a organizar-se para um futuro diferente para melhor, o Sporting a manter o que tem feito para conseguir sucesso desportivo e logo se preocupará com as contas depois, e o Benfica absolutamente focado no sucesso desportivo para reeleger o presidente, não estando minimamente preocupado em organizar-se para já.
Eu aposto mais no sucesso desportivo de Sporting e Benfic@, do que no do FCPorto.
Mas acho que o FCPorto vai aproveitar muito melhor este ano em termos de futuro que os rivais. Se, por acaso, o FCPorto tem sucesso desportivo no FM este ano, isso vai ser muito bom para eles, e muito mau para os rivais, em termos do que se vai passar a médio prazo.
Cada vez vai ser mais importante a competência, a organização, o não gastar mal o dinheiro… E quem fizer isso melhor, estará em vantagem.
25 Agosto, 2024 at 23:46
“Cada vez vai ser mais importante a competência, a organização, o não gastar mal o dinheiro… E quem fizer isso melhor, estará em vantagem.”
Se vamos por aí, adeus!
26 Agosto, 2024 at 1:17
Fruteiro…