Tão o fdp do João Mário andou com juras de amor ao benfica?
Já aquela merda com o inter foi um autêntico nojo, deixar acabar contrato de propósito para não pagarem ao Sporting. Mas além disso ainda faz este tipo de declarações… Há gente que não presta mesmo.
Ao ir pro rival, só tinha que saber, que levava a auréola verde, e quando tivesse períodos maus essa auréola vinha ao de cima e os adeptos do rival não lhe perdoariam.
Onde está a dúvida ?
Que sirva de exemplo, se é que serve para futuras mudanças, e prós clubes também.
Apagou a carreira?
Campeão Europeu enquanto titular da Selecção Portuguesa,
Vencedor da Liga das Nações,
Campeão Nacional pelo Sporting após jejum de 19 anos,
Campeão Nacional pelo Benfica,
1 Taça de Portugal
2 Supertaças
1 Taça da Liga
Aquilo que fez ao Sporting não tem perdão, mas daí a acreditar que o futebol português não irá lembrar dele.
O JM deu prioridade á escolha da família quando quis o Benfica. Recebeu muito mais dinheiro do que o que valia ao longo de toda a carreira, por isso é um caso não tão raro assim de um tipo que teve a sorte de fazer contratos excelentes sem ter consistência nas suas épocas desportivas.
Guardo dele a época em que volta do Setúbal, e a última em que parava o jogo todo para uma velocidade que parecia que a TV tinha avariado. Trocar nos pelo Benfica mostra que é “profissional” mas não o suficiente para respeitar quem o apoiou e lhe quis bem.
Expliquei-me bem.
Há o pedestal dos que têm coluna direita, e há o pedestal daqueles que ziguezagueiam.
Os títulos que alcançou ninguém lhe os tira, como é obvio, mas aquela linha direita da imagem que deixa, reafirmo, apagou-a.
E no futebol, costumamos dizer, a última imagem é que fica.
E para mim, ser recordado pela postura e por títulos é dignificante, fazer parte apenas com o nome do que alcançou apenas porque esteve num clube que se arriscava a isso não é tão dignificante assim.
E veja-se
A maior parte dos adeptos do futebol nem sabem que títulos ele alcançou, mas a maior parte dos adeptos sabe a trajetória que percorreu.
Exemplo de boa carreira ?
Harry Kane, não conseguiu até hoje um título de topo.
Mas é indesmentível que tem feito uma excelente carreira.
E será lembrado mesmo sem títulos.
Como ele vários.
Mas sim, J. Mário ganhou esses títulos, ninguém lhe os pode tirar, esteve lá, foi mais um e contribuiu.
O saber estar nesta vida tem custos.
Se se opta por deixar uma imagem de relevo pode perder muito dinheiro.
Se se opta ás vezes por dinheiro corre-se o risco ás vezes de retroceder na imagem que deixa.
Terá que haver sempre uma escolha, ele é tanto profissional num como noutro clube, aqui acredito.
E não roubou nada a ninguém, diga-se.
Mas um dia mais tarde, pode ter que explicar aos filhos o que aconteceu, e pode vir a ter dificuldades nessa explicação, ao querer que tenham uma orientação condigna.
É o que penso.
Não há pedestal nenhum!
Há escolhas, há aquilo que resulta da carreira , e a de João Mário junta títulos ao dinheiro.
Bruno de Carvalho recuperou o Sporting desportivamente e financeiramente.
Como é visto hoje pela maioria dos Sportinguistas e pelo país?
Como achas que será recordado?
E antes que voltem a mesma conversa, para mim João Mário não vale nada como homem e não é diferente do monte de extrume que foi a rataria que rescindiu…
E custou ao Carnide mais de 20M em contratos… A história do pantufas é o que é, o palmarés do gajo ainda vai crescer mais um pouco, quanto há saída, não sei até que ponto o Sporting não podia ser mais, acho que dói mais por ter saído para o Benfica e não por ter saído.
Sim, porque os milhares de mortos em Gaza (faixa de Gaza) desde Setembro são todos do Hamas (centenas de crianças incluídas).
Não confundo Nethaniau ou os extremistas fundamentalistas da extrema direita ortodoxa com Israel. Mas também não confundo a palestina e os direitos do seu povo com o Hamas, a sua ideologia e as suas atrocidades terroristas.
Tal como não confundo o direito à existência pacífica de Estado de Israel (mas dentro das fronteiras definidas na sua fundação) com as ocupações armadas pós sucessivos conflitos e muito menos com a constituição ilegítima (e bárbaramente forçada pelas armas) de colonatos judaicos em território palestino.
Não reconheço legitimidade a um movimento que inclui nos seus estatutos o derrube do Estado de Israel. mas também não reconheço razão a um governo que se recusa históricamente a cumpror com a acordada co-existêmcia de “2 Povos em 2 Estados”.
SL
Israel não ataca os palestinos noutros locais.
Ataca onde o Hamas lança os ataques contra Israel, e ataca onde o Hezbollah faz o mesmo.
Israel tem mais de 1M de palestinos a viver no seu território, com todos os direitos normais que um israelita de nascimento tem, excepto votar – e os naturalizados também podem votar.
Mais de 1M€ de palestinos vão trabalhar todos os dias para Israel.
Israel combate os terroristas do Hamas e do Hezbollah, não os palestinianos. E quem diz o contrário mente com todos os dentes que tem na boca.
Se me falares que cometem excessos, por vezes, sim, aí estamos de acordo, mas nem se aproximam da barbárie que os terroristas cometem e que estão registadas em vídeos feitos pelos próprios.
Desculpa lá, Álvaro, mas neste tema, não tenho duvidas.
Quem defende o Hamas ou o Hezbollah, ou quem confunde estes terroristas com a Palestina, não sabe do que fala…
Só mais 2 detalhes…
Israel abandonou a Faixa de Gaza contra a vontade da população israelita que lá vivia. Deixou uma zona organizada, com todas as infraestruturas, habitação, hospitais topo de gama, escolas, enfim, tudo o que usavam para eles, em sinal de boa vontade pela paz e respeito pelo povo palestino.
O Hamas fodeu aquela cena toda ao ponto de, antes desta guerra que começou com o ataque de 7 de Outubro, a Faixa de Gaza ser uma zona fantasma…
80% do dinheiro que dão para fins humanitários, que são biliões de dólares, fica com o Hamas para armamento e para os lideres dos terroristas – o gajo dele morto há 1 mês ou dois era um dos gajos mais ricos do mundo à conta disso!
Desculpa lá, tenta ler um bocadinho e deixa de seguir uma ideologia bacoca! Numa guerra não há inocentes, cometem-se atrocidades, mas há uma diferença gigante entre ser atacado e defender-se, e atacar e levar com a resposta!
O que tu escreves mostra que confundes sim.
Ou não escrevias isso!
Até porque Israel não “se recusa historicamente a cumprir com a acordada co-existência de “2 Povos em 2 Estados”.” A história mostra que já tentaram esse acordo n vezes – uma das vezes foi quando deixaram a Faixa de Gaza para a Palestina – e que foi SEMPRE o Hamas – e não a Palestina – que recusou isso porque o objectivo do Hamas é exterminar os Judeus – se calhar não tens noção do que significa “exterminar” um povo, o que duvido, mas enfim. É até uma vergonha o que tu escreves. Tenho muito respeito por ti, não tenho nenhuma duvida que és boa pessoa, mas aqui estás absolutamente enganado, ou por desinformação, ou por ideologia bacoca.
Israel aceitou e cumpriu o acordado na ONU quando se criaram os 2 Estados e foi atacada no dia seguinte, ou 2 dias depois, pelo Hamas e por outros estados árabes – tiveram azar que pensavam que iam aniquilar os gajos e foderam-se porque foi ao contrário.
Foi esse o primeiro acordo e foi aí o primeiro ataque após a resolução da ONU – numa altura em que a ONU ainda era algo de jeito e minimamente isenta.
Convém saber um pouco da história do conflito.
E se voltarem mais atrás, ainda é pior porque é mentira que tenha existido um estado da Palestina e que Israel tenha ocupado parte desse estado. Isso é mentira e basta ler a história do mundo!
O Miguel é que parece estar a “confundir” muita coisa.
Desde logo a confundir Israel e o seu inalienável direito à auto-defesa com Os governos Nathaniau e as suas políticas agressivas de instalação forçada de colonatos judaicos fundamentalistas em território palestino, bem como AGORA a sua resposta DESPROPORCIONADA ao hediondo ataque terrorista de 7 de Seembro passado.
E estabelece essa “confusão” apenas porque mais uma vez quer impor prepotentemente a sua opinião (mesmo que para isso se tenha de contradizer: o que interessa para o Miguel é afirmar a sua 2superioridade” intelectual).
« (…) Israel combate os terroristas do Hamas e do Hezbollah, não os palestinianos. E quem diz o contrário mente com todos os dentes que tem na boca. (…)»
Lá está a pretensa “superioridade” intelectual a manifestar-se até ao extremo da agressividade insultuosa. Ama coisa é ter e manifestar opinião (ter é uma dádiva e manifestá-la um direito), outra cois é querer impor essa opinião como a verdade absoluta.
A história geo-polítiva do médio oriente deve ser mais uma matéria a juntar às dezenas de outros tópicos em que o Miguel é um expert tão (auto)conceituado que não admite sequer discussão (quem não concorda com os meus “axiomas” «mente com todos os dentes que tem na boca»).
Devo recordar ap Miguel que quando se responde a um hediondo acto terrorista como o executado pelo Hamas em 7 de Setembro passado próximo, com UM ANO de bombardeamentos violentos e a maioria indescriminados a um território, de deslocações forçadas de mais de metade da população, de violações CLARAS do direito internacional e dos doreitos humanos, que já contabilizam, nesse período de 1 ano 40.939 mortos e 94.616 feridos em Gaza, não se está a agir com uma resposta proporcional (ena minha opinião, tão pouco de forma adequada ou justificável).
Devo recordar o Miguel que, se Nathaniau e o seu regime “só” estivessem a responder ao Hamas por serem (como o Ezbolah) os terroristas que combatem, então: não negociariam com eles mas apenas com a Autoridade Palestiniana; não executariam ataques tão indiscriminados e há muito que, após se terem instalado em Gaza, apenas executariam acções de “operações especiais e inteligência” visando alvos muito mais específicos.
As mortes que Irsael está a provocar, ao contrário do que o Miguel quis fazer passar, não não são danos colaterais de acções punitivas; é exactamente o contrário, Israel tem operado atque vioçentos e mortiferos GENERALIZADOS em que a meio de dezenas de milhares de vítimas atinge alguns combatentes e militantes terroristas do Hamas. Acho que os números falam por si.
Finalmente, gostava de lembrar o Miguel, que se o nível do debate entre nós é para voltar a descambr no insulto fácil, então o remédio é: passe bem e com saúde mas a falar sózinho.
Podes pegar na resolução da ONU (1947) que eu falei nisso, ou então vai ao inicio do problema que é muito antes de 1946.
O território ode está o que chamam a Palestina e Israel pertencia ao Império Otomano. Se queres debater como se partiu disso para se chegar à resolução da ONU, estou aqui para te ouvir/ler…
Se queres partir dum acordo para 2 Estados – que Israel defende, que a Palestina defende, mas que o Hamas não aceita – também podemos debater.
Quais são os factos?
A Resolução da ONU (1947) foi aceite no mundo inteiro – por isso veio da ONU – incluindo Israel, e foram os radicais árabes – que são hoje o Hamas – que não aceitou isso – nem perguntaram ao povo se aceitava ou não!
A resolução teve por base os territórios onde os povos estavam maioritariamente – judeus e muçulmanos. 55% do território ficou para Israel, 45% do território para a Palestina, com a particularidade de 60% do território de Israel ser puro deserto, ou seja, só areia. No fundo, Israel ficou com 25% de terra habitável e 30% de deserto e a Palestina com 45% de terra habitável.
Havia o problema de Jerusalém, que ambos queriam, pelo que se tentou fazer algo parecido com Berlim, dividindo a cidade e deixando-a a ser administrada durante uns tempos, até se habituarem, pela ONU.
Um ou dois dias depois disso implementado, Israel foi atacado por vários Estados muçulmanos. Negas isto?
Dessa guerra (1948), que os muçulmanos que queria arrasar Israel perderam e, portanto, renderam-se, saiu um tratado que deu mais território a Israel, passando a Faixa de Gaza para o Egipto e a Cisjordânia para a Transjordânia que passou a chamar-se Jordânia – que ainda existe hoje.
Portanto, este movimento de territórios e de população deveu-se à invasão/ataque a Israel pelos árabes – Transjordânia, Egito, Síria, Líbano e Iraque!
Se não têm feito isso, Israel tinha aceitado a resolução da ONU e viveriam pacificamente.
Durante os anos que se seguiram quase 1M de judeus foram expulsos dos países muçulmanos onde viviam, o que aconteceu também com árabes a saírem dos territórios ocupados por Israel – portanto, o resultado disto foi mau para muita gente, judeus e árabes, fruto da guerra. Nada disto, infelizmente, é anormal e acontece em qualquer guerra.
Durante a década de 50 Israel foi constantemente atacada a partir da Faixa de Gaza – que estava sobre o domínio do Egipto – e sempre se defendeu contra-atacando aqui e ali.
Em 67 há a guerra dos 6 dias, iniciada por Israel que tinha informação que ia ser atacado pelo Egipto, Jordânia e Síria que movimentavam as suas tropas para a fronteira.
Com isto Israel expandiu mais um pouco o seu território, após a capitulação do adversário. Ocupou/conquistou a Faixa de Gaza e a Peninsula do Sinai (ao Egipto), uma parte da Cisjordânia (à Jordânia) e as Colinas do Golã (à Síria).
Ficou também com uma parte maior de Jerusalém.
Portanto, mais uma vez, Israel defendeu-se, ainda que aqui perceba que pode haver outra interpretação, uma vez que o primeiro movimento de ataque partiu de Israel.
O fracasso dos árabes neste conflito levou à criação de várias organizações – a mais conhecida foi a OLP – que atacaram os judeus em várias partes do mundo – um dos ataques foi o conhecido nos JO de Munique. Os anos 70 e 80 foram cheios de atentados, dum lado e de outro, onde a Fatah de Arafat tinha um papel preponderante, ainda que nada a ver com o que faz hoje o Hamas.
Há o acordo de paz de 1993, em Oslo, com a criação da Autoridade Palestina com o comendo do Arafat, mas o acordo nunca foi realmente cumprido por nenhum dos lados. Em 95 matam (um judeu extremista) o Rabin e entra-se num impasse.
No fim dos anos 90, Natanyahu devolve a zona de Hebrom e dá o controle da região à ANP
Em 2000 tentou-se outro acordo (Camp David) mas não se conseguiu chegar a esse acordo. Seguiram-se mais conflitos e mortos de ambos os lados, até em 2001, Ariel Sharon decretar a saída de Israel da Faixa de Gaza que eu já aqui falei, contra a vontade do povo judeu que lá vivia. Isso demorou vários anos e só em 2005 ficou terminado o processo, quer na Faixa de Gaza, quer do norte da Cisjordânia. Entretanto Arafat morre em 2004 e a AP passa a ser controlada pelo Abbas mas perde poder, passando a haver um conflito entre a Fatah e o Hamas que, à força, toma o poder na Faixa de Gaza e passa a atacar constantemente Israel a partir desse território.
Em 2006 o Hamas ganha eleições na Palestina.
No fim de 2008 há a 1ª trégua nesta guerra entre Hamas e Israel, quando Israel invade a Faixa de Gaza depois de mais um ataque aéreo do Hamas.
De 2010 para cá, a história repete-se ciclicamente: ataques aéreos a partir da Faixa de Gaza, ataque israelita a Gaza, levam nos cornos, morre montes de gente, tentam-se conversações para a paz que não dão em nada. E não se passa disto.
É evidente que há erros básicos de ambos os lados.
Eu – que falo por mim – não digo que não há.
O que eu digo é que a coisa podia ter ficado resolvida em 1947 se ambos os lados têm aceitado a resolução da ONU – que, repito, naquela altura não tinha nada a ver com o antro de corrupção que é hoje e fazia o que era esperado fazer, tentar resolver conflitos no mundo com o mínimo de isenção!
Isso não aconteceu por causa dos extremistas radicais árabes, e não por causa dos judeus, que mesmo dando-lhe 60% do território em deserto, aceitaram a resolução para poderem ter um estado e viver em paz. Portanto, aqui esteve uma solução minimamente decente, aprovada pela generalidade do mundo, que não se conseguiu implementar porque um dos lados não deixou – e não foram os judeus!
Depois, Israel SEMPRE defendeu a criação de 2 Estados.
Foram os árabes que não concordaram com isso, e é o Hamas que hoje se opõe completamente a isso, tendo como principio exterminar os Judeus do território.
É um facto que Israel tem vindo a ocupar mais território do que o originalmente pensado no acordo feito pela ONU. Mas eu entendo isso como uma medida de defesa lógica. Em cada guerra, conquistam território e colocam o inimigo mais longe do centro de Israel. Isto é um principio militar de defesa que se fez desde sempre, em todas as guerras.
Eu gostava de saber o que é que vocês fariam se fossem judeus e estivessem a ser constantemente bombardeados por alguém que diz, para quem quiser ouvir, que vos quer exterminar. Claro que não faziam nada, porque podia parecer mal… 😀 😀 😀
Israel não é contra os palestinianos. Tanto não é que tem lá mais de 1M a viver, e recebe diariamente, passando a fronteira, mais de 1M de palestinianos para lá irem ganhar a vida sem problema nenhum.
Judeus na Palestina não há.
E havia mais de 1M de judeus nos países árabes ali à volta que foram todos expulsos desses países – alguns mortos só por serem judeus.
Depois, uma coisa é o que se fez no 7 de outubro, onde se mataram centenas de civis inocentes a sangue frio, inclusive mulheres e crianças, onde se violaram mulheres às dezenas, onde se fizeram reféns para tirar vantagem disso no que sabiam que se seguiria, e outra coisa são civis morrerem por estar em cenário de guerra, que é o que acontece em Gaza.
Por alguma razão o Hamas se esconde debaixo de escolas e de hospitais – é para gajos como vocês ficarem todos ofendidinhos por os israelitas defenderem o seu país.
Eu queria ouvir-vos era se fossem as vossas filhas e as vossas mulheres a serem violadas e mortas por estes bárbaros, ou os vossos filhos e pais mortos ou assassinados… Deviam ter esta postura… Deviam, deviam!
Pimenta no cu dos outros é refresco!
Eu quando leio certas merdas, só me lembro dos gajos do LGBT a defender o Hamas… quando lá essa gente é mandada a voar dos prédios mais altos…
Enfim, o mundo está louco e tudo se aceita… se for para os outros!
CLARO!
Qual é o Israel que defende a solução de 2 Estados?
O de Yitzahk Shamir, de Menachem Begin, de Yitzahk Rabin, ou de Shimon Peres que participaram e assinaram os tratados de Camp David e de Oslo (Camp Davidn obtev-se a paz duradura entre Israel e o Egipto criando as condições políticas para os tratados em Oslo onde o governo de Israel e a OLP acordaram e assinaram os princípios e as condições para o estabelecimento do conceito de dois Povos, dois Estados?
Ou o Israel dos governos de Nathaniau e os da sua coligação com a extrema direita da ala judaica ultra-ortodoxa e conservadora, executantes de uma política de usurpação de uma grande percentagem da área da Cisjordãnia acordada em Oslo, através do estabelecimento forçado e consecutivo de colonatos de judeus ortodoxos suportados pelo exército israelita e milícias armadas hiper agressivas?
Porque este último poder de Israel (e a sua política em Gaza e na Cisjordânia) é cada vez mais contestado pelo seu próprio povo, tendo à cabeça dessa contestação os familiares das vítimas dos ataques terroristas de 7 de Setembro.
Estás a confundir as coisas, o que é o teu normal, diga-se!
Israel compara-se com a Palestina.
Os radicais extremistas israelitas comparam-se com os radicais extremistas palestinos, que é o Hamas.
Por isso é que só dizes merda.
Comparas todo um povo, do Estado de Israel, com um grupo de terrorista que é o Hamas, que não representa o povo Palestino.
Por isso és burro ou desinformado, ou as duas coisas.
E eu ainda me dou ao trabalho de estar aqui a debater cenas básicas da vida, como entender que uma coisa são israelitas ou palestino, e outra coisa são grupos radicais dentro desses povos.
Se não entendes esta merda, entendes o quê, caralho?
Por isso que que surgiu o meu comentário inicial…
Miguel
8 Setembro, 2024 at 11:20
Responder
Provavelmente queres dizer “qual Hamas”…
… porque quem tem 2 dedos de testa e algum conhecimento do que se passa no mundo – e nem é preciso ter um conhecimento profundo – sabe que a guerra que Israel combate é contra o Hamas e não contra os palestinianos, porque, como estou farto de dizer, tem mais de 1M deles a viver em Israel, e recebe diariamente também mais de 1M para irem ganhar a vida em Israel.
E se esta merda não vos abre os olhos, é porque o problema não está aí, está noutro lado. Por isso eu digo que “não interessa quanto os teus olhos vêem se o teu cérebro é cego!”
“Qual é o Israel que defende a solução de 2 Estados?”
Ó Álvaro, não me faças perder a paciência com merdas estúpidas e desconversa.
Mas há mais de um Israel?
Israel sempre defendeu, e defende, o direito a 2 Estados.
Israel aceitou os 2 Estados em 1947, com a resolução e a divisão dos países feita pela ONU.
Já aceitou os 2 Estados várias vezes daí para cá.
Já devolveu, contra a vontade do seu povo, a Faixa de Gaza à Palestina. Acordou isso em 2001 e saiu de Gaza de do norte da Cisjordânia em 2005, deixando os palestinos a tomar conta do território. Na Faixa de Gaza instalou-se o Hamas, de onde ataca Israel, e na parte norte da Cisjordânia instalou-se o Hezbollah, de onde ataca Israel.
Não voltou a haver acordo porque nunca mais se entenderam em como dividir o território. Não é por Israel não querer os 2 Estados, mas porque não se entendem em como é o território da cada Estado – que é uma merda muito diferente.
E tu tens de ser suficientemente inteligente para perceber que são coisas diferentes.
Misturares a coisas é desonesto e é só para criar confusão.
Em 1947 a ONU fez o plano todo, aceite por Israel, e não aceite pela parte radical dos palestinianos – e foi por isso que o país Palestina não nasceu daí mas foi só proclamado, unilateralmente, em 88.
Vamos lá tentar ser sérios e factuais… e deixar esses ideologismos bacocos de lado.
“Isso não aconteceu por causa dos extremistas radicais árabes, e não por causa dos judeus, que mesmo dando-lhe 60% do território em deserto, aceitaram a resolução para poderem ter um estado e viver em paz.”
A sério que os judeus, que não tinham qualquer território na altura, aceitaram ficar com território, que não era deles, e não reclamaram e ficaram contentes com a situação na altura? UAU, que altruístas.
A Palestina existe como país desde 1988. Logo em 47 não existia.
O que existia era uma região denominada Palestina que pertencia ao Império Otomano. É como dizeres que o Algarve sempre foi um país e é dos algarvios… É uma espécie disso.
A Bíblia já falava nos judeus, em Jerusalém, caramba…
O Cristianismo vem duma seita judaica no século I. O Islamismo nasce no século VII.
Quer o cristianismo, quer o judaísmo, quer o islamismo, reivindicam Jerusalém como um dos seus lugares sagrados.
Agora pensa um bocadinho em quem terá sido o ultimo a fazer isso…
Aquela zona foi cristã e foi judaica muitos séculos antes de ser muçulmana.
Portanto, lê um bocadinho para não dizeres essas cenas sem fundamento histórico nenhum… Pareces um portista a defender que o FCPorto é de 1800 e não sei quê… 😉
Na única vez que se esteve realmente perto de uma solução para a região com a criação dos dois Estados, o primeiro ministro de Israel â data, Yitzhak Rabin, foi assassinado por algum terrorista do Hamas??… O sionismo…
A vez que esteve mais perto, e que devia ter terminado com o assunto de vez, foi em 1947, com a resolução votada na ONU, que os árabes quebraram atacando Israel.
Portanto, meu caro, tenta ser um pouco mais sério!
Uma resolução decidida por colonizadores britânicos Om a ajuda dos aliados americanos, na qual os árabes objectivamente não tiveram qualquer voto na matéria….
Britânicos e americanos cagando para os árabes (como sempre fizeram) e desejosos de se verem livres dos judeus, sobretudo os britânicos, resolveram enviá-los para a terra prometida, pelo divino…. passando por cima de todos os que já lá estavam há séculos!
Esquece 1947 e sê sério por uma vez! O ponto é: Quem é que em 1995 matou Yitzhak Rabin num momento crucial da vida dos dois povos? Foi o hamas? Quem é que inviabilizou um acordo entre as partes e consequentemente a paz?? Foi o hamas? Quem é que tem sido o opressor, quem tem invadido e ocupado territórios desde essa altura?
O problema não começou em 1995, nem esse foi o ponto mais perto de se chegar a uma solução.
Quem matou Rabin foi um extremista qualquer judeu, e depois?
Porque aconteceu o 7 de Outubro?
Não foi porque estava iminente um acordo de paz entre a Arábia Saudita – acho que era, não tenho a certeza – e Israel, que não interessa ao Irão?
Foda-se, o problema tem mais de 1 século!
O ponto onde houve uma real tentativa de arranjar uma solução foi em 1947.
E essa merda dos britânicos é tanga porque eram os britânicos quem tinha a administração do território e foi por não quererem decidir que a coisa passou para a ONU.
Se fosse vontade dos britânicos, nem a ONU se tinha metido e tinham dado a administração do território aos judeus.
Acharam por bem colocar o mundo todo a decidir.
É óbvio que cada país tinha a sua preferência. Isso é o normal. Nem percebo que caralho de argumento é esse de que os britânicos e os americanos preferiam os judeus… Até por motivos religiosos, se não houvesse outros, como os países muçulmanos preferiam os palestinianos… Mas toda a gente votou e achou bem dividir, e dar 60% do território judeu só com areia…
Ainda sobre 7 de Setembro há muito por explicar…. um Estado que tem dos sistemas de defesa mais sofisticados e bem fortificado do mundo, que reconhecidamente tem das agências de inteligência mais sofisticadas e avançadas do mundo, que inclusivamente foi previamente avisado pelo Estado egípcio de que “algo” estava para acontecer e ainda assim ignorou todos os avisos… permite que o seu território seja invadido com uma incursão de mais de 40 kilometros por grupos de guerrilha…. é no mínimo suspeito, no mínimo!!
Talvez o objectivo fosse sacrificar uns quando cordeiros para partir para o genocídio do povo palestiniano que na prática é o que tem estado a acontecer enquanto todo o mundo ocidental vai passando o pano pelo balcão…
Numa altura em que Netanyahu estava a e contestado por causa da reforma na Justiça que pretendia implementar (retirar ao poder judicial a possibilidade de reverter as leis que o eu governo implementasse) – e que o Supremo Tribunal israelita chumbou.
O mesmo Netanyahu que instigou contra Rabin, com cartazes de nazi.
Sobre 7 de Setembro, para qualquer um de nós há algo muito mal contado, tendo em conta o que escreveste e com o qual eu concordo.
No primeiro relatório publicado, o exército israelita reconheceu que não estava preparado para “um cenário de infiltração de tais proporções” e que o número de forças no local era inadequado. Admite também que não tinha uma noção clara sobre o que se estava a passar até por volta do meio dia, horas depois de o ataque ter começado, que não alertou adequadamente os civis de Be’eri e que a ação dos militares foi descoordenada.
“Os defensores do Kibbutz de Be’eri estiveram sozinhos durante as primeiras sete horas”, disse numa conferência de imprensa o porta-voz das forças israelitas, Daniel Hagari, na sequência da publicação do relatório.
Genocidio do povo palestiniano não é de certeza porque Israel só ataca em Gaza onde está o Hamas, e pontualmente no norte da Cisjordânia onde está o Hezbollah. Não ataca nos outros locais onde há palestinos, inclusive não mata o mais de 1M€ que vive em Israel, nem o mais de 1 M que atravessa a fronteira todos os dias para ir ganhar a vida em Israel.
Só por aqui se vê como desvirtuas e mentes descaradamente, e isso, obviamente, tem o objectivo de sustentar a tua narrativa falsa. Os factos desmentem-te.
O 7 de Outubro foi um ataque fora do comum, que nunca tinha sido feito. Vieram por terra em carros normais, e vieram por mar em barcos normais, e há que dar o mérito do planeamento a quem o fez porque foi uma operação super bem planeada, muito rápida, e pouco tempo deu para responderem. Foi algo quase perfeito.
Isso já foi mais que esmiuçado.
Ainda estarem com essa teoria, enfim… É daquelas merdas que só nós é que somos bons e capazes e que os outros não fazem nada de jeito, que eu pensava que só existia entre Benfic@ e Sporting mas afinal na vida real é igual…
Não sei quem foi o extremista, nem é muito relevante.
O relevante é que o mataram. E o relevante é que não se sabia se haveria acordo ou não e que assim não houve esse acordo. Mas houve outro no ano seguinte, feito pelo Netanyahu, que entregou toda a região de Hebrom à Autoridade Nacional da Palestina para administrar e 3 anos depois Sharon acordou sair de Gaza e do norte da Cisjordânia, o que concluiu em 2005.
A história está aí para quem quiser aprender.
Claro que há erros de ambos os lados mas é incomparável, quer a postura, quer os princípios, quer os erros, de um lado e de outro.
Eu entendo quem tem pena e sente por aquilo que o povo palestino passa, como entendo a posição do povo de Israel. É o povo inocente que sofre mais com tudo isto.
Agora, comparar o que Israel faz com o que faz o Hamas e o Hezbollah, é preciso ser sem noção/desinformado ou desonesto. E eu sei que há ambos os casos aos montes… Basta ver os gajos dos LBGT a defender o Hamas quando em Gaza gays e lésbicas são mandadas voar do alto dos edifícios, só por serem homossexuais. Só um desinformado gay defende o Hamas, porque ninguém é burro para perceber que fazem isso e, sendo gay, os defenda.
Concordo que o Netanyahu não é flor que se cheiro, mas tudo o resto são teorias sem prova nenhuma.
O ataque foi rápido. Demorou poucas horas, foi muito localizado, sempre com viaturas descaracterizadas, muitas vezes com movimentos rápidos para outras zonas.
Foram apanhados desprevenidos porque nunca tinha havido uma ataque assim.
Já tinham feito algo do género, mas indo 2 carros a uma localidade, matado 10 ou 20 pessoas e bazado!
Como fizeram desta vez, com muita gente, por terra e por mar, com vários locais a serem atacados ao mesmo tempo, com cada grupo a atacar 2 ou 3 locais relativamente longe – mais de 10km – nunca tinha sido feito e provavelmente isso, mais não estarem à espera, deu no reagirem demasiado tarde.
Não dá para defender todo o lado, todo o tempo.
Foi uma operação bem feita, e dá para ver por muitos vídeos feitos pelos próprios terroristas que entravam, faziam o serviço e iam para outro lado… Foi uma operação muito bem organizada e por isso é que teve o sucesso em baixas que teve.
Operação quase perfeita?
Nunca tinha sido tentada?
Em tantos anos de conflito, nunca tinha sido tentada?
Uma nação que vive há décadas num enclave árabe, quando atacada, tem um potencial relativo de combate que país nenhum ao seu redor tem, com um dos melhores sistemas de inteligência do mundo, aliado a tecnologia de ponta, é normal (face à surpresa) demorar 7 horas a reagir a um ataque (por muito bem planeado que estivesse, eles não são invisíveis)?
Não, operação deste tipo, como eu tive o cuidado de escrever, não tinha havido.
O que houve foi o que escrevi, que foram coisas mais pequenas.
Foram apanhados de surpresa sim.
Deviam estar à espera de outro tipo de ataque, se é que estavam à espera de alguma coisa. Podiam estar só normalmente em alerta como estão sempre.
Todos os ataques feitos antes, nas semanas/meses antes foram poucos e com misseis que eles abatem com relativa facilidade.
Eu mais depressa vou para terem sido apanhados desprevenidos – e aceito que não deviam ter sido – do que vou pensar que os mandaram esperar para se defenderem… para morrerem alguns. Tenho dificuldade em aceitar isso, se bem que não meto as mãos no fogo por essa gente – especialmente o Natanyahu.
É um problema de génese. Quando o território foi dado devia de ter sido dado por inteiro, até porque na altura Palestina era praticamente um proto-país, acho que nem governo tinha, e por isso seria mais fácil tirá-los de terras que não eram “deles”. A partir daí ia sempre dar merda eventualmente, primeiro porque Israel tem sempre o direito a se defender, segundo porque os poderes do médio oriente nunca iriam de boa vontade deixar que um país não muçulmano estivesse ali no meio deles. Entre Hamas, Talibans e Hezbollah terão muito que penar.
É toda uma situação de merda, que foi criada porque no inicio as coisas não foram bem feitas. Se Israel fosse dona de todo o território isto nunca teria acontecido, mas quem mandava na altura só quis dar meio pais.
Mas meio país resolvia a questão, mesmo que 60% desse meio país fosse só areia.
Os Israelitas aceitaram.
Foi por os outros não aceitarem que esta merda descambou e não vai ter fim.
O que é engraçado é que meia “dúzia de gajos” que começaram um país do zero e a ser atacados de todos os lados, fizeram um país evoluído, moderno e que se defende praticamente sozinho.
Já os outros, que são não sei quantas vezes mais, nem ganham a guerra que compraram, nem evoluem, nem fazem porra nenhuma, e vivem como viviam há 100 anos atrás, obrigando o seu povo a essa miséria.
E a culpa é dos judeus!
Gente medíocre é assim e a culpa é sempre dos outros…
João Ferreira vice presidente do conselho de Arbitragem veio na sua resenha mensal dizer que o Sporting teve o benefício de 1 penalty no jogo com o Farense, num jogo que estávamos a ganhar já por 1-0 e demos 5. Estes canalhas não devem ver os jogos dos nossos rivais, a maneira como ele apresenta os casos do Sporting é completamente enviesada. Tudo para na próxima vez prejudicarem a equipa do Sporting. Vou estar atento
Eu não curto muito o Diogo Luis mas reconheço que ele é um dos poucos benfiquistas que tenta cortar a direito no Benfic@ e com o Benfic@.
O outro gajo nem sei quem é – só ouvi falar dele de há 2 dias para cá!
Que se nota que o gajo só tem a função de limpar as merdas do Rui Costa, nota-se.
É do tipo de pessoa que acha que o Benfic@ está acima da critica – ou não está a ser respeitado – e que faz o mesmo com o Rui Costa – porque acha que foi um grande jogador do Benfic@ e ninguém pode colocar isso em causa.
Enfim, é o tipo de pessoa que, sendo preciso, defende a mediocridade e a aldrabice para elevar o Benfic@, ou que instituição defenda!
Agora, este assunto tem sido engraçado de seguir e é mais um facto a mostrar o “poucochinho” que é o Rui Costa – que, felizmente, tem estado muito abaixo do que eu julgava que pudesse fazer no Benfic@, mesmo achando que o gajo, como pessoa, é limitadíssimo.
É óbvio que um director desportivo pesa bastante na manutenção ou saída de um mister. Até se pode dizer que o insucesso do mister é muito fácil de ligar á performance do director desportivo.
O Benfica ao qual todos devem respeito vendeu o Félix por um valor record e não achou que isso fosse obra do Lage. Limparam no da foto para ir dar o devido obrigado ao Jesus pela Obra que deixou em Alvalade.
O Lage vem fechar esse karma e como que começar de novo de onde deixaram antes.
A decisão está ao nível do dossier Keizer. As probabilidades desta época não ser horrível para o Benfica são bastante baixas. Probabilidades não são tudo, há padres e esquemas para ajudar, há um Benfiquistao pronto a interferir em nome do Respeito ao Benfica. Não ficam em sétimo de certeza…
Gonçalo Inácio riscado da equipa dos mendilhões, toino silva tem que ir para a montra para ver se alguém lhe pega.
Pote com possibilidades de fazer figura de urso…mais uma vez.
É por estas e por outras que não vejo nem ligo a este circo apelidado de selecção nacional de futebol.
Ainda por cima, esta porcaria desta liga das Nações ou lá como lhe chamam.
E também contente por G.Inácio ficar de fora.
Cada jogo com risco sempre de lesões além do acumular desgaste.
Ao Gonçalo Inácio foi bem feito para ele saber que não pode deixar um adversário centrar daquele lado, ainda por cima pelo seu lado Esq, tem falta de agressividade, que a ganhe, porque senão contra o City e o Arsenal é esmagado
O carequinha é amigo, não quer desgastar os nossos.
Temos já joguinho na sexta.
Olha, mete-os só no último minuto pra somarem só mais uma internacionalização.
Já agora.
O Toino Silva é um caso notável. Tem falhas sempre que joga, coisas quase amadoras.
Depois vê se que a selecção se partiu toda, de repente. Meio campo, defesa. O careca, brilhantemente, mete o Félix, fdx, que dó…a ver se o puto lá faz um golo à Escócia. É muito fraco este treinador.
8 Setembro, 2024 at 8:15
Bom dia,
Em primeiro lugar…
8 Setembro, 2024 at 11:57
Bom dia.
8 Setembro, 2024 at 8:47
Hoje a não ser a possibilidade do Quenda se estrear na seleção nacional não temos nada para nós entertermos
8 Setembro, 2024 at 8:57
Gonçalo Inácio riscado por roberto martins do jogo contra a Escócia…
Ahahahahahah
8 Setembro, 2024 at 9:32
Pelo menos não se desgasta nem se magoa…
Mais uma possibilidade para o Toino Silva fazer mais uma das suas exibições superlativas.
8 Setembro, 2024 at 9:58
Na quinta nem sabia que havia jogo….
Hoje é mais um que não vou ver..
Z
8 Setembro, 2024 at 8:58
Hoje tivemos conhecimento que o Harder esteve nos 2 golos que marcaram no jogo como Mafra. Bom sinal
8 Setembro, 2024 at 10:02
Estou com fé nesse puto!!!
Z
8 Setembro, 2024 at 10:18
https://www.google.com/search?q=o+que+fez+Harder+com+o+Mafra&oq=o+que+fez+Harder+com+o+Mafra&gs_lcrp=EgZjaHJvbWUyBggAEEUYOTIHCAEQIRigATIGCAIQRRg80gEJMTc4MjZqMGo3qAIUsAIB&client=ms-android-vf-pt-revc&sourceid=chrome-mobile&ie=UTF-8
8 Setembro, 2024 at 10:30
O “Esgalho” marcou!!! É desta que o levam!!!
Z
8 Setembro, 2024 at 9:40
Tão o fdp do João Mário andou com juras de amor ao benfica?
Já aquela merda com o inter foi um autêntico nojo, deixar acabar contrato de propósito para não pagarem ao Sporting. Mas além disso ainda faz este tipo de declarações… Há gente que não presta mesmo.
Mais um que podia partir as pernas…
8 Setembro, 2024 at 10:12
Mais um que apagou por ele próprio a carreira.
Mais um que o futebol português nem se vai lembrar dele.
Cada um faz a cama em que se quer deitar.
8 Setembro, 2024 at 10:16
Ao ir pro rival, só tinha que saber, que levava a auréola verde, e quando tivesse períodos maus essa auréola vinha ao de cima e os adeptos do rival não lhe perdoariam.
Onde está a dúvida ?
Que sirva de exemplo, se é que serve para futuras mudanças, e prós clubes também.
8 Setembro, 2024 at 11:41
Apagou a carreira?
Campeão Europeu enquanto titular da Selecção Portuguesa,
Vencedor da Liga das Nações,
Campeão Nacional pelo Sporting após jejum de 19 anos,
Campeão Nacional pelo Benfica,
1 Taça de Portugal
2 Supertaças
1 Taça da Liga
Aquilo que fez ao Sporting não tem perdão, mas daí a acreditar que o futebol português não irá lembrar dele.
Se até do Fabio Paim o futebol português lembra…
8 Setembro, 2024 at 11:53
Mas o Paim é um meme.
O JM deu prioridade á escolha da família quando quis o Benfica. Recebeu muito mais dinheiro do que o que valia ao longo de toda a carreira, por isso é um caso não tão raro assim de um tipo que teve a sorte de fazer contratos excelentes sem ter consistência nas suas épocas desportivas.
Guardo dele a época em que volta do Setúbal, e a última em que parava o jogo todo para uma velocidade que parecia que a TV tinha avariado. Trocar nos pelo Benfica mostra que é “profissional” mas não o suficiente para respeitar quem o apoiou e lhe quis bem.
8 Setembro, 2024 at 13:15
Subscrevo inteiramente!
8 Setembro, 2024 at 15:48
Eu acho que fui claro.
COMO vão lembrar de João Mário é outra conversa.
Aquilo que li de João Mário quando estavva no Sporting não é muito diferente do que já li do Pote.
Foi ingrato e isso não perdoo, mas foi importante para o quebrar do jejum, com golos e assistências.
Se hoje também é cuspido pelos benfiquistas, é o karma…
8 Setembro, 2024 at 14:19
O João Mário é um gajo que neste momento conseguiu ser desprezado pelos adeptos do slb e ser considerado um ingrato a todos os adeptos do Sporting…
8 Setembro, 2024 at 14:38
Expliquei-me bem.
Há o pedestal dos que têm coluna direita, e há o pedestal daqueles que ziguezagueiam.
Os títulos que alcançou ninguém lhe os tira, como é obvio, mas aquela linha direita da imagem que deixa, reafirmo, apagou-a.
E no futebol, costumamos dizer, a última imagem é que fica.
8 Setembro, 2024 at 14:48
E para mim, ser recordado pela postura e por títulos é dignificante, fazer parte apenas com o nome do que alcançou apenas porque esteve num clube que se arriscava a isso não é tão dignificante assim.
E veja-se
A maior parte dos adeptos do futebol nem sabem que títulos ele alcançou, mas a maior parte dos adeptos sabe a trajetória que percorreu.
8 Setembro, 2024 at 14:55
Exemplo de boa carreira ?
Harry Kane, não conseguiu até hoje um título de topo.
Mas é indesmentível que tem feito uma excelente carreira.
E será lembrado mesmo sem títulos.
Como ele vários.
Mas sim, J. Mário ganhou esses títulos, ninguém lhe os pode tirar, esteve lá, foi mais um e contribuiu.
8 Setembro, 2024 at 15:06
O saber estar nesta vida tem custos.
Se se opta por deixar uma imagem de relevo pode perder muito dinheiro.
Se se opta ás vezes por dinheiro corre-se o risco ás vezes de retroceder na imagem que deixa.
Terá que haver sempre uma escolha, ele é tanto profissional num como noutro clube, aqui acredito.
E não roubou nada a ninguém, diga-se.
Mas um dia mais tarde, pode ter que explicar aos filhos o que aconteceu, e pode vir a ter dificuldades nessa explicação, ao querer que tenham uma orientação condigna.
É o que penso.
8 Setembro, 2024 at 15:52
Não há pedestal nenhum!
Há escolhas, há aquilo que resulta da carreira , e a de João Mário junta títulos ao dinheiro.
Bruno de Carvalho recuperou o Sporting desportivamente e financeiramente.
Como é visto hoje pela maioria dos Sportinguistas e pelo país?
Como achas que será recordado?
Isso do pedestal vale bola e não enche a mesa…
8 Setembro, 2024 at 15:55
E antes que voltem a mesma conversa, para mim João Mário não vale nada como homem e não é diferente do monte de extrume que foi a rataria que rescindiu…
8 Setembro, 2024 at 16:04
Aqui também subscrevo.
8 Setembro, 2024 at 15:31
E custou ao Carnide mais de 20M em contratos… A história do pantufas é o que é, o palmarés do gajo ainda vai crescer mais um pouco, quanto há saída, não sei até que ponto o Sporting não podia ser mais, acho que dói mais por ter saído para o Benfica e não por ter saído.
8 Setembro, 2024 at 9:57
Kova lesionado por um mês…
🙁
Z
8 Setembro, 2024 at 10:04
Lá vamos nós levar com Israel, qual palestina
8 Setembro, 2024 at 11:20
Provavelmente queres dizer “qual Hamas”…
8 Setembro, 2024 at 12:29
Sim, porque os milhares de mortos em Gaza (faixa de Gaza) desde Setembro são todos do Hamas (centenas de crianças incluídas).
Não confundo Nethaniau ou os extremistas fundamentalistas da extrema direita ortodoxa com Israel. Mas também não confundo a palestina e os direitos do seu povo com o Hamas, a sua ideologia e as suas atrocidades terroristas.
Tal como não confundo o direito à existência pacífica de Estado de Israel (mas dentro das fronteiras definidas na sua fundação) com as ocupações armadas pós sucessivos conflitos e muito menos com a constituição ilegítima (e bárbaramente forçada pelas armas) de colonatos judaicos em território palestino.
Não reconheço legitimidade a um movimento que inclui nos seus estatutos o derrube do Estado de Israel. mas também não reconheço razão a um governo que se recusa históricamente a cumpror com a acordada co-existêmcia de “2 Povos em 2 Estados”.
SL
8 Setembro, 2024 at 12:46
Subscrevo.
8 Setembro, 2024 at 13:24
Subscrevo igualmente, ideia bem exposta Álvaro.
8 Setembro, 2024 at 13:28
Mais nada.
8 Setembro, 2024 at 13:36
Numa guerra há sempre vitimas “paralelas”.
Foi assim, é assim,sempre será assim.
Confundir as coisas é o que faz quem quer…
Israel não ataca os palestinos noutros locais.
Ataca onde o Hamas lança os ataques contra Israel, e ataca onde o Hezbollah faz o mesmo.
Israel tem mais de 1M de palestinos a viver no seu território, com todos os direitos normais que um israelita de nascimento tem, excepto votar – e os naturalizados também podem votar.
Mais de 1M€ de palestinos vão trabalhar todos os dias para Israel.
Israel combate os terroristas do Hamas e do Hezbollah, não os palestinianos. E quem diz o contrário mente com todos os dentes que tem na boca.
Se me falares que cometem excessos, por vezes, sim, aí estamos de acordo, mas nem se aproximam da barbárie que os terroristas cometem e que estão registadas em vídeos feitos pelos próprios.
Desculpa lá, Álvaro, mas neste tema, não tenho duvidas.
Quem defende o Hamas ou o Hezbollah, ou quem confunde estes terroristas com a Palestina, não sabe do que fala…
Só mais 2 detalhes…
Israel abandonou a Faixa de Gaza contra a vontade da população israelita que lá vivia. Deixou uma zona organizada, com todas as infraestruturas, habitação, hospitais topo de gama, escolas, enfim, tudo o que usavam para eles, em sinal de boa vontade pela paz e respeito pelo povo palestino.
O Hamas fodeu aquela cena toda ao ponto de, antes desta guerra que começou com o ataque de 7 de Outubro, a Faixa de Gaza ser uma zona fantasma…
80% do dinheiro que dão para fins humanitários, que são biliões de dólares, fica com o Hamas para armamento e para os lideres dos terroristas – o gajo dele morto há 1 mês ou dois era um dos gajos mais ricos do mundo à conta disso!
Desculpa lá, tenta ler um bocadinho e deixa de seguir uma ideologia bacoca! Numa guerra não há inocentes, cometem-se atrocidades, mas há uma diferença gigante entre ser atacado e defender-se, e atacar e levar com a resposta!
O que tu escreves mostra que confundes sim.
Ou não escrevias isso!
Até porque Israel não “se recusa historicamente a cumprir com a acordada co-existência de “2 Povos em 2 Estados”.” A história mostra que já tentaram esse acordo n vezes – uma das vezes foi quando deixaram a Faixa de Gaza para a Palestina – e que foi SEMPRE o Hamas – e não a Palestina – que recusou isso porque o objectivo do Hamas é exterminar os Judeus – se calhar não tens noção do que significa “exterminar” um povo, o que duvido, mas enfim. É até uma vergonha o que tu escreves. Tenho muito respeito por ti, não tenho nenhuma duvida que és boa pessoa, mas aqui estás absolutamente enganado, ou por desinformação, ou por ideologia bacoca.
8 Setembro, 2024 at 13:44
Israel aceitou e cumpriu o acordado na ONU quando se criaram os 2 Estados e foi atacada no dia seguinte, ou 2 dias depois, pelo Hamas e por outros estados árabes – tiveram azar que pensavam que iam aniquilar os gajos e foderam-se porque foi ao contrário.
Foi esse o primeiro acordo e foi aí o primeiro ataque após a resolução da ONU – numa altura em que a ONU ainda era algo de jeito e minimamente isenta.
Convém saber um pouco da história do conflito.
E se voltarem mais atrás, ainda é pior porque é mentira que tenha existido um estado da Palestina e que Israel tenha ocupado parte desse estado. Isso é mentira e basta ler a história do mundo!
8 Setembro, 2024 at 17:14
O Miguel é que parece estar a “confundir” muita coisa.
Desde logo a confundir Israel e o seu inalienável direito à auto-defesa com Os governos Nathaniau e as suas políticas agressivas de instalação forçada de colonatos judaicos fundamentalistas em território palestino, bem como AGORA a sua resposta DESPROPORCIONADA ao hediondo ataque terrorista de 7 de Seembro passado.
E estabelece essa “confusão” apenas porque mais uma vez quer impor prepotentemente a sua opinião (mesmo que para isso se tenha de contradizer: o que interessa para o Miguel é afirmar a sua 2superioridade” intelectual).
« (…) Israel combate os terroristas do Hamas e do Hezbollah, não os palestinianos. E quem diz o contrário mente com todos os dentes que tem na boca. (…)»
Lá está a pretensa “superioridade” intelectual a manifestar-se até ao extremo da agressividade insultuosa. Ama coisa é ter e manifestar opinião (ter é uma dádiva e manifestá-la um direito), outra cois é querer impor essa opinião como a verdade absoluta.
A história geo-polítiva do médio oriente deve ser mais uma matéria a juntar às dezenas de outros tópicos em que o Miguel é um expert tão (auto)conceituado que não admite sequer discussão (quem não concorda com os meus “axiomas” «mente com todos os dentes que tem na boca»).
Devo recordar ap Miguel que quando se responde a um hediondo acto terrorista como o executado pelo Hamas em 7 de Setembro passado próximo, com UM ANO de bombardeamentos violentos e a maioria indescriminados a um território, de deslocações forçadas de mais de metade da população, de violações CLARAS do direito internacional e dos doreitos humanos, que já contabilizam, nesse período de 1 ano 40.939 mortos e 94.616 feridos em Gaza, não se está a agir com uma resposta proporcional (ena minha opinião, tão pouco de forma adequada ou justificável).
Devo recordar o Miguel que, se Nathaniau e o seu regime “só” estivessem a responder ao Hamas por serem (como o Ezbolah) os terroristas que combatem, então: não negociariam com eles mas apenas com a Autoridade Palestiniana; não executariam ataques tão indiscriminados e há muito que, após se terem instalado em Gaza, apenas executariam acções de “operações especiais e inteligência” visando alvos muito mais específicos.
As mortes que Irsael está a provocar, ao contrário do que o Miguel quis fazer passar, não não são danos colaterais de acções punitivas; é exactamente o contrário, Israel tem operado atque vioçentos e mortiferos GENERALIZADOS em que a meio de dezenas de milhares de vítimas atinge alguns combatentes e militantes terroristas do Hamas. Acho que os números falam por si.
Finalmente, gostava de lembrar o Miguel, que se o nível do debate entre nós é para voltar a descambr no insulto fácil, então o remédio é: passe bem e com saúde mas a falar sózinho.
Um abraço e saudações leoninas
8 Setembro, 2024 at 14:38
Para quem gosta de info da net:
(Também há basta informação em “livros”)
https://en.edudaily24.com/palestine-map-flag
8 Setembro, 2024 at 16:46
Podes pegar na resolução da ONU (1947) que eu falei nisso, ou então vai ao inicio do problema que é muito antes de 1946.
O território ode está o que chamam a Palestina e Israel pertencia ao Império Otomano. Se queres debater como se partiu disso para se chegar à resolução da ONU, estou aqui para te ouvir/ler…
Se queres partir dum acordo para 2 Estados – que Israel defende, que a Palestina defende, mas que o Hamas não aceita – também podemos debater.
Quais são os factos?
A Resolução da ONU (1947) foi aceite no mundo inteiro – por isso veio da ONU – incluindo Israel, e foram os radicais árabes – que são hoje o Hamas – que não aceitou isso – nem perguntaram ao povo se aceitava ou não!
A resolução teve por base os territórios onde os povos estavam maioritariamente – judeus e muçulmanos. 55% do território ficou para Israel, 45% do território para a Palestina, com a particularidade de 60% do território de Israel ser puro deserto, ou seja, só areia. No fundo, Israel ficou com 25% de terra habitável e 30% de deserto e a Palestina com 45% de terra habitável.
Havia o problema de Jerusalém, que ambos queriam, pelo que se tentou fazer algo parecido com Berlim, dividindo a cidade e deixando-a a ser administrada durante uns tempos, até se habituarem, pela ONU.
Um ou dois dias depois disso implementado, Israel foi atacado por vários Estados muçulmanos. Negas isto?
Dessa guerra (1948), que os muçulmanos que queria arrasar Israel perderam e, portanto, renderam-se, saiu um tratado que deu mais território a Israel, passando a Faixa de Gaza para o Egipto e a Cisjordânia para a Transjordânia que passou a chamar-se Jordânia – que ainda existe hoje.
Portanto, este movimento de territórios e de população deveu-se à invasão/ataque a Israel pelos árabes – Transjordânia, Egito, Síria, Líbano e Iraque!
Se não têm feito isso, Israel tinha aceitado a resolução da ONU e viveriam pacificamente.
Durante os anos que se seguiram quase 1M de judeus foram expulsos dos países muçulmanos onde viviam, o que aconteceu também com árabes a saírem dos territórios ocupados por Israel – portanto, o resultado disto foi mau para muita gente, judeus e árabes, fruto da guerra. Nada disto, infelizmente, é anormal e acontece em qualquer guerra.
Durante a década de 50 Israel foi constantemente atacada a partir da Faixa de Gaza – que estava sobre o domínio do Egipto – e sempre se defendeu contra-atacando aqui e ali.
Em 67 há a guerra dos 6 dias, iniciada por Israel que tinha informação que ia ser atacado pelo Egipto, Jordânia e Síria que movimentavam as suas tropas para a fronteira.
Com isto Israel expandiu mais um pouco o seu território, após a capitulação do adversário. Ocupou/conquistou a Faixa de Gaza e a Peninsula do Sinai (ao Egipto), uma parte da Cisjordânia (à Jordânia) e as Colinas do Golã (à Síria).
Ficou também com uma parte maior de Jerusalém.
Portanto, mais uma vez, Israel defendeu-se, ainda que aqui perceba que pode haver outra interpretação, uma vez que o primeiro movimento de ataque partiu de Israel.
O fracasso dos árabes neste conflito levou à criação de várias organizações – a mais conhecida foi a OLP – que atacaram os judeus em várias partes do mundo – um dos ataques foi o conhecido nos JO de Munique. Os anos 70 e 80 foram cheios de atentados, dum lado e de outro, onde a Fatah de Arafat tinha um papel preponderante, ainda que nada a ver com o que faz hoje o Hamas.
Há o acordo de paz de 1993, em Oslo, com a criação da Autoridade Palestina com o comendo do Arafat, mas o acordo nunca foi realmente cumprido por nenhum dos lados. Em 95 matam (um judeu extremista) o Rabin e entra-se num impasse.
No fim dos anos 90, Natanyahu devolve a zona de Hebrom e dá o controle da região à ANP
Em 2000 tentou-se outro acordo (Camp David) mas não se conseguiu chegar a esse acordo. Seguiram-se mais conflitos e mortos de ambos os lados, até em 2001, Ariel Sharon decretar a saída de Israel da Faixa de Gaza que eu já aqui falei, contra a vontade do povo judeu que lá vivia. Isso demorou vários anos e só em 2005 ficou terminado o processo, quer na Faixa de Gaza, quer do norte da Cisjordânia. Entretanto Arafat morre em 2004 e a AP passa a ser controlada pelo Abbas mas perde poder, passando a haver um conflito entre a Fatah e o Hamas que, à força, toma o poder na Faixa de Gaza e passa a atacar constantemente Israel a partir desse território.
Em 2006 o Hamas ganha eleições na Palestina.
No fim de 2008 há a 1ª trégua nesta guerra entre Hamas e Israel, quando Israel invade a Faixa de Gaza depois de mais um ataque aéreo do Hamas.
De 2010 para cá, a história repete-se ciclicamente: ataques aéreos a partir da Faixa de Gaza, ataque israelita a Gaza, levam nos cornos, morre montes de gente, tentam-se conversações para a paz que não dão em nada. E não se passa disto.
É evidente que há erros básicos de ambos os lados.
Eu – que falo por mim – não digo que não há.
O que eu digo é que a coisa podia ter ficado resolvida em 1947 se ambos os lados têm aceitado a resolução da ONU – que, repito, naquela altura não tinha nada a ver com o antro de corrupção que é hoje e fazia o que era esperado fazer, tentar resolver conflitos no mundo com o mínimo de isenção!
Isso não aconteceu por causa dos extremistas radicais árabes, e não por causa dos judeus, que mesmo dando-lhe 60% do território em deserto, aceitaram a resolução para poderem ter um estado e viver em paz. Portanto, aqui esteve uma solução minimamente decente, aprovada pela generalidade do mundo, que não se conseguiu implementar porque um dos lados não deixou – e não foram os judeus!
Depois, Israel SEMPRE defendeu a criação de 2 Estados.
Foram os árabes que não concordaram com isso, e é o Hamas que hoje se opõe completamente a isso, tendo como principio exterminar os Judeus do território.
É um facto que Israel tem vindo a ocupar mais território do que o originalmente pensado no acordo feito pela ONU. Mas eu entendo isso como uma medida de defesa lógica. Em cada guerra, conquistam território e colocam o inimigo mais longe do centro de Israel. Isto é um principio militar de defesa que se fez desde sempre, em todas as guerras.
Eu gostava de saber o que é que vocês fariam se fossem judeus e estivessem a ser constantemente bombardeados por alguém que diz, para quem quiser ouvir, que vos quer exterminar. Claro que não faziam nada, porque podia parecer mal… 😀 😀 😀
Israel não é contra os palestinianos. Tanto não é que tem lá mais de 1M a viver, e recebe diariamente, passando a fronteira, mais de 1M de palestinianos para lá irem ganhar a vida sem problema nenhum.
Judeus na Palestina não há.
E havia mais de 1M de judeus nos países árabes ali à volta que foram todos expulsos desses países – alguns mortos só por serem judeus.
Depois, uma coisa é o que se fez no 7 de outubro, onde se mataram centenas de civis inocentes a sangue frio, inclusive mulheres e crianças, onde se violaram mulheres às dezenas, onde se fizeram reféns para tirar vantagem disso no que sabiam que se seguiria, e outra coisa são civis morrerem por estar em cenário de guerra, que é o que acontece em Gaza.
Por alguma razão o Hamas se esconde debaixo de escolas e de hospitais – é para gajos como vocês ficarem todos ofendidinhos por os israelitas defenderem o seu país.
Eu queria ouvir-vos era se fossem as vossas filhas e as vossas mulheres a serem violadas e mortas por estes bárbaros, ou os vossos filhos e pais mortos ou assassinados… Deviam ter esta postura… Deviam, deviam!
Pimenta no cu dos outros é refresco!
Eu quando leio certas merdas, só me lembro dos gajos do LGBT a defender o Hamas… quando lá essa gente é mandada a voar dos prédios mais altos…
Enfim, o mundo está louco e tudo se aceita… se for para os outros!
8 Setembro, 2024 at 16:56
Parei de ler onde dizes “israel defende” (solução de 2 estados).
8 Setembro, 2024 at 16:58
… porque se metes hamas de um lado tens q meter radicais israelit do outro tb.
Não o fazes. Paro.
8 Setembro, 2024 at 17:51
CLARO!
Qual é o Israel que defende a solução de 2 Estados?
O de Yitzahk Shamir, de Menachem Begin, de Yitzahk Rabin, ou de Shimon Peres que participaram e assinaram os tratados de Camp David e de Oslo (Camp Davidn obtev-se a paz duradura entre Israel e o Egipto criando as condições políticas para os tratados em Oslo onde o governo de Israel e a OLP acordaram e assinaram os princípios e as condições para o estabelecimento do conceito de dois Povos, dois Estados?
Ou o Israel dos governos de Nathaniau e os da sua coligação com a extrema direita da ala judaica ultra-ortodoxa e conservadora, executantes de uma política de usurpação de uma grande percentagem da área da Cisjordãnia acordada em Oslo, através do estabelecimento forçado e consecutivo de colonatos de judeus ortodoxos suportados pelo exército israelita e milícias armadas hiper agressivas?
Porque este último poder de Israel (e a sua política em Gaza e na Cisjordânia) é cada vez mais contestado pelo seu próprio povo, tendo à cabeça dessa contestação os familiares das vítimas dos ataques terroristas de 7 de Setembro.
8 Setembro, 2024 at 18:29
Mas o Hamas é todo radical. São terroristas.
Estás a confundir as coisas, o que é o teu normal, diga-se!
Israel compara-se com a Palestina.
Os radicais extremistas israelitas comparam-se com os radicais extremistas palestinos, que é o Hamas.
Por isso é que só dizes merda.
Comparas todo um povo, do Estado de Israel, com um grupo de terrorista que é o Hamas, que não representa o povo Palestino.
Por isso és burro ou desinformado, ou as duas coisas.
E eu ainda me dou ao trabalho de estar aqui a debater cenas básicas da vida, como entender que uma coisa são israelitas ou palestino, e outra coisa são grupos radicais dentro desses povos.
Se não entendes esta merda, entendes o quê, caralho?
Por isso que que surgiu o meu comentário inicial…
Miguel
8 Setembro, 2024 at 11:20
Responder
Provavelmente queres dizer “qual Hamas”…
… porque quem tem 2 dedos de testa e algum conhecimento do que se passa no mundo – e nem é preciso ter um conhecimento profundo – sabe que a guerra que Israel combate é contra o Hamas e não contra os palestinianos, porque, como estou farto de dizer, tem mais de 1M deles a viver em Israel, e recebe diariamente também mais de 1M para irem ganhar a vida em Israel.
E se esta merda não vos abre os olhos, é porque o problema não está aí, está noutro lado. Por isso eu digo que “não interessa quanto os teus olhos vêem se o teu cérebro é cego!”
8 Setembro, 2024 at 18:40
“Qual é o Israel que defende a solução de 2 Estados?”
Ó Álvaro, não me faças perder a paciência com merdas estúpidas e desconversa.
Mas há mais de um Israel?
Israel sempre defendeu, e defende, o direito a 2 Estados.
Israel aceitou os 2 Estados em 1947, com a resolução e a divisão dos países feita pela ONU.
Já aceitou os 2 Estados várias vezes daí para cá.
Já devolveu, contra a vontade do seu povo, a Faixa de Gaza à Palestina. Acordou isso em 2001 e saiu de Gaza de do norte da Cisjordânia em 2005, deixando os palestinos a tomar conta do território. Na Faixa de Gaza instalou-se o Hamas, de onde ataca Israel, e na parte norte da Cisjordânia instalou-se o Hezbollah, de onde ataca Israel.
Não voltou a haver acordo porque nunca mais se entenderam em como dividir o território. Não é por Israel não querer os 2 Estados, mas porque não se entendem em como é o território da cada Estado – que é uma merda muito diferente.
E tu tens de ser suficientemente inteligente para perceber que são coisas diferentes.
Misturares a coisas é desonesto e é só para criar confusão.
Em 1947 a ONU fez o plano todo, aceite por Israel, e não aceite pela parte radical dos palestinianos – e foi por isso que o país Palestina não nasceu daí mas foi só proclamado, unilateralmente, em 88.
Vamos lá tentar ser sérios e factuais… e deixar esses ideologismos bacocos de lado.
8 Setembro, 2024 at 20:00
Volto só para te mandar, miguel, para e real puta que te pariu.
Podes continuar com os lencois chatgpt segurinho q não te lerei nem uma única letra.
Zurra aí à tua vontade porque nem uma letra. Nem uma.
8 Setembro, 2024 at 20:47
Puta que te pariu também para ti, acéfalo!
Quando não há argumentos…
Não tenho o teu habito de me ir instruir a essas merdas… Deixo isso para ti.
Ou pergunta à Alexa! 😀 😀 😀
8 Setembro, 2024 at 16:57
“Isso não aconteceu por causa dos extremistas radicais árabes, e não por causa dos judeus, que mesmo dando-lhe 60% do território em deserto, aceitaram a resolução para poderem ter um estado e viver em paz.”
A sério que os judeus, que não tinham qualquer território na altura, aceitaram ficar com território, que não era deles, e não reclamaram e ficaram contentes com a situação na altura? UAU, que altruístas.
8 Setembro, 2024 at 18:19
Não tinham eles, nem tinham os palestinianos.
A Palestina existe como país desde 1988. Logo em 47 não existia.
O que existia era uma região denominada Palestina que pertencia ao Império Otomano. É como dizeres que o Algarve sempre foi um país e é dos algarvios… É uma espécie disso.
A Bíblia já falava nos judeus, em Jerusalém, caramba…
O Cristianismo vem duma seita judaica no século I. O Islamismo nasce no século VII.
Quer o cristianismo, quer o judaísmo, quer o islamismo, reivindicam Jerusalém como um dos seus lugares sagrados.
Agora pensa um bocadinho em quem terá sido o ultimo a fazer isso…
Aquela zona foi cristã e foi judaica muitos séculos antes de ser muçulmana.
Portanto, lê um bocadinho para não dizeres essas cenas sem fundamento histórico nenhum… Pareces um portista a defender que o FCPorto é de 1800 e não sei quê… 😉
8 Setembro, 2024 at 14:40
Subscrevo, Álvaro.
Na única vez que se esteve realmente perto de uma solução para a região com a criação dos dois Estados, o primeiro ministro de Israel â data, Yitzhak Rabin, foi assassinado por algum terrorista do Hamas??… O sionismo…
8 Setembro, 2024 at 16:48
A vez que esteve mais perto, e que devia ter terminado com o assunto de vez, foi em 1947, com a resolução votada na ONU, que os árabes quebraram atacando Israel.
Portanto, meu caro, tenta ser um pouco mais sério!
8 Setembro, 2024 at 17:39
Desonesto, pois sim…
Uma resolução decidida por colonizadores britânicos Om a ajuda dos aliados americanos, na qual os árabes objectivamente não tiveram qualquer voto na matéria….
Britânicos e americanos cagando para os árabes (como sempre fizeram) e desejosos de se verem livres dos judeus, sobretudo os britânicos, resolveram enviá-los para a terra prometida, pelo divino…. passando por cima de todos os que já lá estavam há séculos!
Esquece 1947 e sê sério por uma vez! O ponto é: Quem é que em 1995 matou Yitzhak Rabin num momento crucial da vida dos dois povos? Foi o hamas? Quem é que inviabilizou um acordo entre as partes e consequentemente a paz?? Foi o hamas? Quem é que tem sido o opressor, quem tem invadido e ocupado territórios desde essa altura?
8 Setembro, 2024 at 17:51
O problema não começou em 1995, nem esse foi o ponto mais perto de se chegar a uma solução.
Quem matou Rabin foi um extremista qualquer judeu, e depois?
Porque aconteceu o 7 de Outubro?
Não foi porque estava iminente um acordo de paz entre a Arábia Saudita – acho que era, não tenho a certeza – e Israel, que não interessa ao Irão?
Foda-se, o problema tem mais de 1 século!
O ponto onde houve uma real tentativa de arranjar uma solução foi em 1947.
E essa merda dos britânicos é tanga porque eram os britânicos quem tinha a administração do território e foi por não quererem decidir que a coisa passou para a ONU.
Se fosse vontade dos britânicos, nem a ONU se tinha metido e tinham dado a administração do território aos judeus.
Acharam por bem colocar o mundo todo a decidir.
É óbvio que cada país tinha a sua preferência. Isso é o normal. Nem percebo que caralho de argumento é esse de que os britânicos e os americanos preferiam os judeus… Até por motivos religiosos, se não houvesse outros, como os países muçulmanos preferiam os palestinianos… Mas toda a gente votou e achou bem dividir, e dar 60% do território judeu só com areia…
8 Setembro, 2024 at 18:05
Um extremista tipo Lee Harvey Osvaldo…
Ainda sobre 7 de Setembro há muito por explicar…. um Estado que tem dos sistemas de defesa mais sofisticados e bem fortificado do mundo, que reconhecidamente tem das agências de inteligência mais sofisticadas e avançadas do mundo, que inclusivamente foi previamente avisado pelo Estado egípcio de que “algo” estava para acontecer e ainda assim ignorou todos os avisos… permite que o seu território seja invadido com uma incursão de mais de 40 kilometros por grupos de guerrilha…. é no mínimo suspeito, no mínimo!!
Talvez o objectivo fosse sacrificar uns quando cordeiros para partir para o genocídio do povo palestiniano que na prática é o que tem estado a acontecer enquanto todo o mundo ocidental vai passando o pano pelo balcão…
8 Setembro, 2024 at 18:50
Essa é que é essa…
Numa altura em que Netanyahu estava a e contestado por causa da reforma na Justiça que pretendia implementar (retirar ao poder judicial a possibilidade de reverter as leis que o eu governo implementasse) – e que o Supremo Tribunal israelita chumbou.
O mesmo Netanyahu que instigou contra Rabin, com cartazes de nazi.
https://www.reddit.com/r/PropagandaPosters/comments/1eauxjq/traitor_signs_and_posters_against_prime_minister/#lightbox
https://www.dn.pt/edicao-do-dia/24-out-2023/netanyahu-o-rei-da-morte-17219192.html/
Sobre 7 de Setembro, para qualquer um de nós há algo muito mal contado, tendo em conta o que escreveste e com o qual eu concordo.
No primeiro relatório publicado, o exército israelita reconheceu que não estava preparado para “um cenário de infiltração de tais proporções” e que o número de forças no local era inadequado. Admite também que não tinha uma noção clara sobre o que se estava a passar até por volta do meio dia, horas depois de o ataque ter começado, que não alertou adequadamente os civis de Be’eri e que a ação dos militares foi descoordenada.
“Os defensores do Kibbutz de Be’eri estiveram sozinhos durante as primeiras sete horas”, disse numa conferência de imprensa o porta-voz das forças israelitas, Daniel Hagari, na sequência da publicação do relatório.
8 Setembro, 2024 at 19:03
Genocidio do povo palestiniano não é de certeza porque Israel só ataca em Gaza onde está o Hamas, e pontualmente no norte da Cisjordânia onde está o Hezbollah. Não ataca nos outros locais onde há palestinos, inclusive não mata o mais de 1M€ que vive em Israel, nem o mais de 1 M que atravessa a fronteira todos os dias para ir ganhar a vida em Israel.
Só por aqui se vê como desvirtuas e mentes descaradamente, e isso, obviamente, tem o objectivo de sustentar a tua narrativa falsa. Os factos desmentem-te.
O 7 de Outubro foi um ataque fora do comum, que nunca tinha sido feito. Vieram por terra em carros normais, e vieram por mar em barcos normais, e há que dar o mérito do planeamento a quem o fez porque foi uma operação super bem planeada, muito rápida, e pouco tempo deu para responderem. Foi algo quase perfeito.
Isso já foi mais que esmiuçado.
Ainda estarem com essa teoria, enfim… É daquelas merdas que só nós é que somos bons e capazes e que os outros não fazem nada de jeito, que eu pensava que só existia entre Benfic@ e Sporting mas afinal na vida real é igual…
Não sei quem foi o extremista, nem é muito relevante.
O relevante é que o mataram. E o relevante é que não se sabia se haveria acordo ou não e que assim não houve esse acordo. Mas houve outro no ano seguinte, feito pelo Netanyahu, que entregou toda a região de Hebrom à Autoridade Nacional da Palestina para administrar e 3 anos depois Sharon acordou sair de Gaza e do norte da Cisjordânia, o que concluiu em 2005.
A história está aí para quem quiser aprender.
Claro que há erros de ambos os lados mas é incomparável, quer a postura, quer os princípios, quer os erros, de um lado e de outro.
Eu entendo quem tem pena e sente por aquilo que o povo palestino passa, como entendo a posição do povo de Israel. É o povo inocente que sofre mais com tudo isto.
Agora, comparar o que Israel faz com o que faz o Hamas e o Hezbollah, é preciso ser sem noção/desinformado ou desonesto. E eu sei que há ambos os casos aos montes… Basta ver os gajos dos LBGT a defender o Hamas quando em Gaza gays e lésbicas são mandadas voar do alto dos edifícios, só por serem homossexuais. Só um desinformado gay defende o Hamas, porque ninguém é burro para perceber que fazem isso e, sendo gay, os defenda.
8 Setembro, 2024 at 19:13
Grilo,
Concordo que o Netanyahu não é flor que se cheiro, mas tudo o resto são teorias sem prova nenhuma.
O ataque foi rápido. Demorou poucas horas, foi muito localizado, sempre com viaturas descaracterizadas, muitas vezes com movimentos rápidos para outras zonas.
Foram apanhados desprevenidos porque nunca tinha havido uma ataque assim.
Já tinham feito algo do género, mas indo 2 carros a uma localidade, matado 10 ou 20 pessoas e bazado!
Como fizeram desta vez, com muita gente, por terra e por mar, com vários locais a serem atacados ao mesmo tempo, com cada grupo a atacar 2 ou 3 locais relativamente longe – mais de 10km – nunca tinha sido feito e provavelmente isso, mais não estarem à espera, deu no reagirem demasiado tarde.
Não dá para defender todo o lado, todo o tempo.
Foi uma operação bem feita, e dá para ver por muitos vídeos feitos pelos próprios terroristas que entravam, faziam o serviço e iam para outro lado… Foi uma operação muito bem organizada e por isso é que teve o sucesso em baixas que teve.
8 Setembro, 2024 at 19:50
Miguel
Operação quase perfeita?
Nunca tinha sido tentada?
Em tantos anos de conflito, nunca tinha sido tentada?
Uma nação que vive há décadas num enclave árabe, quando atacada, tem um potencial relativo de combate que país nenhum ao seu redor tem, com um dos melhores sistemas de inteligência do mundo, aliado a tecnologia de ponta, é normal (face à surpresa) demorar 7 horas a reagir a um ataque (por muito bem planeado que estivesse, eles não são invisíveis)?
Mas estás a gozar com a minha cara?
8 Setembro, 2024 at 20:44
Não, operação deste tipo, como eu tive o cuidado de escrever, não tinha havido.
O que houve foi o que escrevi, que foram coisas mais pequenas.
Foram apanhados de surpresa sim.
Deviam estar à espera de outro tipo de ataque, se é que estavam à espera de alguma coisa. Podiam estar só normalmente em alerta como estão sempre.
Todos os ataques feitos antes, nas semanas/meses antes foram poucos e com misseis que eles abatem com relativa facilidade.
Eu mais depressa vou para terem sido apanhados desprevenidos – e aceito que não deviam ter sido – do que vou pensar que os mandaram esperar para se defenderem… para morrerem alguns. Tenho dificuldade em aceitar isso, se bem que não meto as mãos no fogo por essa gente – especialmente o Natanyahu.
8 Setembro, 2024 at 15:38
É um problema de génese. Quando o território foi dado devia de ter sido dado por inteiro, até porque na altura Palestina era praticamente um proto-país, acho que nem governo tinha, e por isso seria mais fácil tirá-los de terras que não eram “deles”. A partir daí ia sempre dar merda eventualmente, primeiro porque Israel tem sempre o direito a se defender, segundo porque os poderes do médio oriente nunca iriam de boa vontade deixar que um país não muçulmano estivesse ali no meio deles. Entre Hamas, Talibans e Hezbollah terão muito que penar.
É toda uma situação de merda, que foi criada porque no inicio as coisas não foram bem feitas. Se Israel fosse dona de todo o território isto nunca teria acontecido, mas quem mandava na altura só quis dar meio pais.
8 Setembro, 2024 at 16:53
Mas meio país resolvia a questão, mesmo que 60% desse meio país fosse só areia.
Os Israelitas aceitaram.
Foi por os outros não aceitarem que esta merda descambou e não vai ter fim.
O que é engraçado é que meia “dúzia de gajos” que começaram um país do zero e a ser atacados de todos os lados, fizeram um país evoluído, moderno e que se defende praticamente sozinho.
Já os outros, que são não sei quantas vezes mais, nem ganham a guerra que compraram, nem evoluem, nem fazem porra nenhuma, e vivem como viviam há 100 anos atrás, obrigando o seu povo a essa miséria.
E a culpa é dos judeus!
Gente medíocre é assim e a culpa é sempre dos outros…
8 Setembro, 2024 at 15:39
Afinal o Chico Faria estava enganado e hoje havia entretenimento.
8 Setembro, 2024 at 10:09
Lesionado ?
8 Setembro, 2024 at 10:15
João Ferreira vice presidente do conselho de Arbitragem veio na sua resenha mensal dizer que o Sporting teve o benefício de 1 penalty no jogo com o Farense, num jogo que estávamos a ganhar já por 1-0 e demos 5. Estes canalhas não devem ver os jogos dos nossos rivais, a maneira como ele apresenta os casos do Sporting é completamente enviesada. Tudo para na próxima vez prejudicarem a equipa do Sporting. Vou estar atento
8 Setembro, 2024 at 11:02
Hehe
E não falaram do penalti do nacional?
Outro roubo num jogo de 6 a 1….
Os gajos estão totalmente sem moral nenhuma…. Vai ser cada vez mais disto este ano.
8 Setembro, 2024 at 12:46
espero que tenha mantidobo silêncio relativo ao lampiroubo de Moreira
8 Setembro, 2024 at 11:17
https://www.youtube.com/watch?v=KFxveyEJo4w
https://www.youtube.com/watch?v=7PK1YgXscQc
8 Setembro, 2024 at 11:47
Andebol e FF. Sporting.
8 Setembro, 2024 at 11:20
Ahah
E esta?
https://x.com/vitorsmirand/status/1832483293364711857?s=48&t=g1LP7Ba7zoWhO3rJilTkTg
8 Setembro, 2024 at 11:34
Eu não curto muito o Diogo Luis mas reconheço que ele é um dos poucos benfiquistas que tenta cortar a direito no Benfic@ e com o Benfic@.
O outro gajo nem sei quem é – só ouvi falar dele de há 2 dias para cá!
Que se nota que o gajo só tem a função de limpar as merdas do Rui Costa, nota-se.
É do tipo de pessoa que acha que o Benfic@ está acima da critica – ou não está a ser respeitado – e que faz o mesmo com o Rui Costa – porque acha que foi um grande jogador do Benfic@ e ninguém pode colocar isso em causa.
Enfim, é o tipo de pessoa que, sendo preciso, defende a mediocridade e a aldrabice para elevar o Benfic@, ou que instituição defenda!
Agora, este assunto tem sido engraçado de seguir e é mais um facto a mostrar o “poucochinho” que é o Rui Costa – que, felizmente, tem estado muito abaixo do que eu julgava que pudesse fazer no Benfic@, mesmo achando que o gajo, como pessoa, é limitadíssimo.
8 Setembro, 2024 at 11:46
É óbvio que um director desportivo pesa bastante na manutenção ou saída de um mister. Até se pode dizer que o insucesso do mister é muito fácil de ligar á performance do director desportivo.
O Benfica ao qual todos devem respeito vendeu o Félix por um valor record e não achou que isso fosse obra do Lage. Limparam no da foto para ir dar o devido obrigado ao Jesus pela Obra que deixou em Alvalade.
O Lage vem fechar esse karma e como que começar de novo de onde deixaram antes.
A decisão está ao nível do dossier Keizer. As probabilidades desta época não ser horrível para o Benfica são bastante baixas. Probabilidades não são tudo, há padres e esquemas para ajudar, há um Benfiquistao pronto a interferir em nome do Respeito ao Benfica. Não ficam em sétimo de certeza…
8 Setembro, 2024 at 12:53
Depende, há aqueles que “nunca subem”…
8 Setembro, 2024 at 11:57
Desmascaram-se uns aos outros. são todos lampiões.
Eh, Eh, Eh
8 Setembro, 2024 at 16:33
Gonçalo Inácio riscado da equipa dos mendilhões, toino silva tem que ir para a montra para ver se alguém lhe pega.
Pote com possibilidades de fazer figura de urso…mais uma vez.
É por estas e por outras que não vejo nem ligo a este circo apelidado de selecção nacional de futebol.
8 Setembro, 2024 at 16:58
Huljmand suplente no Dinamarca -Servia
8 Setembro, 2024 at 17:36
Ainda bem.
Poupar poupar.
Já bastam as viagens.
8 Setembro, 2024 at 18:08
Ainda por cima, esta porcaria desta liga das Nações ou lá como lhe chamam.
E também contente por G.Inácio ficar de fora.
Cada jogo com risco sempre de lesões além do acumular desgaste.
8 Setembro, 2024 at 18:47
Ao Gonçalo Inácio foi bem feito para ele saber que não pode deixar um adversário centrar daquele lado, ainda por cima pelo seu lado Esq, tem falta de agressividade, que a ganhe, porque senão contra o City e o Arsenal é esmagado
8 Setembro, 2024 at 19:48
Ora bem!!! Hoje sim, vamos demolir completamente qualquer adversário, praticar um futebol espetacular ganhar 15 a 0, sem o Ronaldo.
8 Setembro, 2024 at 19:55
E viva o Tony Silva !
8 Setembro, 2024 at 20:00
Qual é a piada disto sem estar o Gauld em campo? McTominay a mostrar serviço entretanto. Mete o Pote, Martinez!
8 Setembro, 2024 at 20:07
Espero que não entre ninguém do Sporting.
Por mim, podiam continuar a ser chamados só quando saírem do clube.
Menos cansam as pernas que a época é longa. Valorizem na Champions.
8 Setembro, 2024 at 20:13
Dos nossos jogadores podiam convocar e meter o Esgaio, mas ainda está no Sporting
8 Setembro, 2024 at 20:09
Porque raio é o Bernardo silva o capitão?
8 Setembro, 2024 at 20:16
Talvez seja o mais internacional em campo…
8 Setembro, 2024 at 20:15
Quem é que ensinou o António silva a cabecear?
8 Setembro, 2024 at 20:15
Deve ter sido na melhor escola do mundo no Dubai
8 Setembro, 2024 at 20:18
Venha a segunda parte.
Ronaldo … e se for coerente, tira o Neto. Diz que só faz meia hora.
E o Pote? Ri Trincão? Que descansem.
Mete o Félix otário!
8 Setembro, 2024 at 20:22
Sem dúvida queremos o Félix em campo
8 Setembro, 2024 at 20:21
Não percebo o que vêem neste Neto…
8 Setembro, 2024 at 20:24
Adorei quando pega na bola, corre corre corre e depois deixa ao colega que tá a 1 metro dele. Se calhar não sabe passar.
8 Setembro, 2024 at 20:34
🙂
8 Setembro, 2024 at 20:41
E mete os cornos na palha … É daqueles jogadores que quando vai passar ou rematar baixa a cornadura…
Não vale nada… É mais um sub produto barato da lavandaria…
8 Setembro, 2024 at 20:22
Gyokeres… que rei…
Mais um golo, depois de já ter marcado e assiatido 2x no ultimo jogo…
8 Setembro, 2024 at 20:37
Já leva 2 neste jogo.
2 jogos
3 golos
2 assistências
E ainda faltam mais 45 minutos…
8 Setembro, 2024 at 20:38
É nacionalizar o gajo!
Eheh
8 Setembro, 2024 at 20:38
Maquina!
8 Setembro, 2024 at 20:40
Sinceramente estou com receio que o levem já em Dezembro
8 Setembro, 2024 at 20:41
Em dezembro?!? Quem?; o pai natal?!?
8 Setembro, 2024 at 20:28
Mais um jogo em que o Bernardo silva é irrelevante. E vai fazer os 90
8 Setembro, 2024 at 20:36
Realmente, é sempre muito fraco.
Ele, o Neto, o Semedo, o Silva… Estarem lá eles ou outros é o mesmo. Não dão nada de relevante à equipa.
8 Setembro, 2024 at 20:43
Não vale nada…
Esse, o toino silva, o rabolho a dias, o Nelson semedo… Podem meter esses todos num contentor marítimo para as Arábias…
8 Setembro, 2024 at 20:40
Aposto em 3 substituições.
Semedo, Pedro Neto e Jota para o banho. Dúvida apenas no Jota. Não sei se não vai abdicar do Palhinha.
Dalot, Ronaldo e Neves.
Este último tem que jogar obrigatoriamente, nem que seja a extremo. Lololol
O Quenda vai ser utilizado, só para coiso … enquanto Trincão e Pote foram para lá passear.
8 Setembro, 2024 at 20:41
Huljmand é um pouco patetinha… Não me agrada mesmo nada esta postura, parece um lampião.
Espero que mude esse temperamento, para nosso bem.
SBR
8 Setembro, 2024 at 20:47
Que fez ele ?
8 Setembro, 2024 at 21:25
100% de passes correctos.
8 Setembro, 2024 at 20:43
As primeiras convocatórias do Pote, do Trincão e do Neto só só para aprender a cantar o hino, quando souberem daqui a 1 mês ou 2, já podem entrar
8 Setembro, 2024 at 20:44
*Pote , Trincão e Quenda
8 Setembro, 2024 at 20:48
O ranhoso deste fantoche deste roberto martins…
Que miséria…
11 titular miserável…
O Rafael leão é um palerma… Não tem definição nenhuma… O Bernardino silva é um fetiche … O Pedro neto uma invenção… O toino silva enfim …
Agora quando está difícil… Lá vai meter o velhinho do CR 7 …
O futebol apresentado é vergonhoso…
Hoje até a trampa da transmissão da RTP parece que tem um filtro vermelho…
8 Setembro, 2024 at 20:51
Calma!!! Ruben neves entrou…
8 Setembro, 2024 at 20:58
Haja calma!
8 Setembro, 2024 at 21:11
Neves e Félix ah ah ah ah ah ah
Este merdas é um vendido, broche do caralho
8 Setembro, 2024 at 21:13
Tira o Bernardo e não tem coragem para meter o Quenda, o Trincão, o Pote …
8 Setembro, 2024 at 21:21
O carequinha é amigo, não quer desgastar os nossos.
Temos já joguinho na sexta.
Olha, mete-os só no último minuto pra somarem só mais uma internacionalização.
Já agora.
8 Setembro, 2024 at 21:13
Agpra sim! Finalmente vão entrar os craques! João Neves e João Felix.
Se fosse os escoceses abandonava o campo…
8 Setembro, 2024 at 21:19
Estamos a controlar o jogo.
Estão a ser completamente manietados na nossa pequena área.
Isto é futebol de autor…
8 Setembro, 2024 at 21:15
Esta selecção, foda-se, ninguém se entende…
8 Setembro, 2024 at 21:17
A Escócia é muito fraca mas consegue estar a disputar o jogo…
8 Setembro, 2024 at 21:17
O Toino Silva é um caso notável. Tem falhas sempre que joga, coisas quase amadoras.
Depois vê se que a selecção se partiu toda, de repente. Meio campo, defesa. O careca, brilhantemente, mete o Félix, fdx, que dó…a ver se o puto lá faz um golo à Escócia. É muito fraco este treinador.
8 Setembro, 2024 at 21:19
Vim só aqui dizer que o Toino Silva tem um controlo de bola equivalente ao de um paraplégico
8 Setembro, 2024 at 21:19
Pote no banco, trincao nem toca, Quenda nem para o banco.
O superleao é que tinha razão a seleção é uma perda de tempo e desgaste.
Sl
8 Setembro, 2024 at 21:19
Vamos lá ver o Messi escocês…
8 Setembro, 2024 at 21:22
Semedo por Dalot… Foda-se.
Este Martins é mesmo merdoso.
8 Setembro, 2024 at 21:22
O Pote já está de rastos. Se calhar entrar alguém maus fresco…
8 Setembro, 2024 at 21:23
Boa, Félix.
És tão nabo.
8 Setembro, 2024 at 21:24
Félix,
Vai precisar de ajuda depois deste falhanço monumental ….
Ah pera, na TV dizem que o guarda redes cortou o ângulo….e que foi uma grande defesa …
8 Setembro, 2024 at 21:25
A sério, eu se fosse o Pote mandava o Martins pó caralho e recusava ir à selecção enquanto ele lá estivesse…
Não aturava estas merdas.
8 Setembro, 2024 at 21:26
Bolas o treinador da Suécia não me tira o Gyokeres do jogo, não lhe chega estar a ganhar por três contra uns coxos.