Muito feliz por vê-lo passar à prática tudo o que pensava a seu respeito (e que me fizeram defendê-lo inúmeras vezes)
Muito feliz por vê-lo passar à prática tudo o que pensava a seu respeito (e que me fizeram defendê-lo inúmeras vezes)
© 2024 A Tasca do Cherba — Powered by WordPress
Desenvolvido por Anders Noren — Cima ↑
4 Novembro, 2024 at 10:22
Amorim não acerta sempre. Amorim não faz magia sempre.
Venha ele, o jogador, com estes índices de performance, e será uma boa ajuda.
4 Novembro, 2024 at 10:31
neste caso acertou em cheio, ele e quem decidiu o Clube onde colocar o Essugo (já tinha corrido bem em Chaves)
4 Novembro, 2024 at 13:50
Caro Cherba, com o devido respeito: ele é que escolhia tudo? Não duvido que tivesse opinião, mas este eudeusamento talvez seja um bocadinho demais. O homem não podia fazer tudo, o tempo todo, em todos os detalhes. Digo eu.
Mas se há evidência de que foi ele e de que tudo estava pensado, pois bem, retiro o meu comentário.
A pergunta: este Essugo não tinha lugar no plantel actual? São os ares de Espanha que fazem milagres? Com uma época em que era suposto lutarmos por 3 títulos internos e por uma Champions como deve ser, não valeria a pena ter este jogador no plantel?
Percebo o que queres dizer. Mas não me parece que seja a única perspectiva.
Obrigado pela Tasca, um espaço único.
4 Novembro, 2024 at 18:37
Até poderia dar muito jeito Sniper, mas seria sempre (na melhor das hipóteses) a 4ª opção de um meio campo a 2. Logo teria muito menos minutos e, sobretudo, continuidade, d que a que está a ter em Las Palmas. Não foi vendido, foi emprestado. Está a ter muito mais oportunidade de poder desenvlver o seu potencial e de evoluir em competição. Julgo ter sido uma óptima opção. Espero é que, depois, retirem dele rendimento idêntico ao que fizeram com Bragança e com Catamo.
Um abraço e saudações leoninas
4 Novembro, 2024 at 18:48
Respeito a decisão e aplaudo o resultado, de qualquer forma.
E agradeço a explicação.
Um abraço e saudações sempre leoninas!
4 Novembro, 2024 at 10:23
Confesso que achei o empréstimo inteligente, a uma realidade diferente e numa liga exigente.
Já tive mais esperança no Dário, mas também já tive menos.
Acho mesmo que nunca será um titularissimo, mas vai ser um jogador de plantel.
Que venha e que nos ajude.
No cotnexto dos nossos médios praticamente não calçava cá este ano daí e bem ser emprestaDO
4 Novembro, 2024 at 10:24
Só o Amorim não viu que este está a fazer falta este ano. O Hulmand anda a jogar de rastos. Só temos 3 médios e vai chegar um ponto na época que vão estar os 3 de rastos.
O Morita a fazer viagens enormes e se um destes se lesiona vamos ter vários problemas.
4 Novembro, 2024 at 18:58
Sejamos honestos: se o Essugo, não tivesse ido para as Canárias, quanto tempo teria jogado neste meio-campo do SCP? E a que espaços?
Das 2 uma: ou jogaria regularmente e tempo suficiente no meio campo do Sporting e retiraria tempo a um dos outros 3 (quebrando, assim o ritmo e a confiança de jogadres muito mais aptos, neste momento, a oferecer garantias de consistência); ou jogaria o que estava a jogar e pouco evoluiria e, muito menos, se motivaria.
As estatísticas estão aí para mostrar à evidência a justeza da decisão de empréstimo: Sporting em 2 jogos = 16 minutos; Las Palmas em 7 jogos = 594 minutos. Se, no Sporting, tivesse a utlização que tem no Las Palmas, seria não só titular … mas o titular mais usado no nosso meio-campo.
Acho que NINGUÉM acharia isso normal.
SL
4 Novembro, 2024 at 10:48
Confesso que não percebi este empréstimo.
Se lá tem sido titularissimo por cá iria ter muitos minutos ( e porque não tb titular?!?). Entre taça de Portugal, taça da liga, champions e jogos do campeonato “resolvidos” aos 60 minutos…
Mas está a aproveitar e bem, que volte mais jogador e para ser titular…mas cheira me que este vai ser daquelas vendas dos “15” milhões
4 Novembro, 2024 at 11:03
E volto a dizer…gosto de um “tanque” a meio campo!!
4 Novembro, 2024 at 12:00
+1 aqui!
4 Novembro, 2024 at 19:15
«Se lá tem sido titularissimo por cá iria ter muitos minutos ( e porque não tb titular?!?). Entre taça de Portugal, taça da liga, champions e jogos do campeonato “resolvidos” aos 60 minutos…»
Na Liga teve 12 minutos de uso em 2 jogos.
Em 3 meses de competição tivémos 1 jogo na Taça de Portugal e outro na Taça da Liga (por sinal qualquer deles algo difíceis de resolver).
Na Champions??? Essugo??? Deve estar no gozo!
«…( e porque não tb titular?!?).» Mas alguma vez, quando é emprestado e mesmo agora, o Essugo retira titularidade a Hjulmand, Morita ou Bragança? No nosso meio campo temos 3 jogadores para 2 posições commaior qualiadde e consistência que o actual Essugo e no plantel temos outras soluções para complementar rotatividade nos tais jogos resolvidos aos 60 minutos (que serão cada vez menos, à medida que aumenta a frota de autocarros dos adversários). Para essas situações tem sido usados Maxi, Harder, Pote, Edwards (que precisam muito mais de minutos para vira a ajudar a equipa nos momentos não resolvidos do que os que “deveriam” ser concedidos ao Essugo).
Eu até gosto muito do potencial e da maturidade emocional do Essugo. Mas é exactamente por isso que se deve proporcionar ao jogador um contexto competitivo mais exigente, regular e motivador do que “andar a jogar nas sobras”.
Um abraço e saudações leoninas
4 Novembro, 2024 at 10:51
A malta mais velha já viu maturidades tardias por volta dos 26, como as de Vidigal e Adrien. De modo que este rapaz ainda vai a tempo de ser um trinco à Sporting.
4 Novembro, 2024 at 15:35
Do próprio Palhinha, mais recentemente.
SL
4 Novembro, 2024 at 10:54
Que continue a evoluir.
Nada está perdido.
Muito menos para um jovem de 19 anos.
4 Novembro, 2024 at 11:00
Está a jogar muito. Tenho visto os jogos dele e está muito forte. No transporte, no passe, na recuperação…
Está a dar o salto que achei que tinha de dar. Também o Las Palmas não joga como o Sporting e por isso será sempre diferente o salto para o Sporting, mas se conseguir acalmar e sentir que pertence aquela equipa, vai ser um reforço muito importante. Ainda por cima duvido que haja Morten, o Morita não vai para novo….com o despachar o M. Fernandes …
Vamos ver se não o despacham por 15M….
4 Novembro, 2024 at 11:12
Já não volta…
Z
4 Novembro, 2024 at 11:35
é mais isto…deve ter uma cláusula manhosa que o despacha por 5M com 6 de intermediação para os amigos do amorim e do varandas…
4 Novembro, 2024 at 11:50
Esta época vai fazer-lhe muito bem.
Liga bem competitiva, numa equipa que precisa de ter um bom jogador na sua posição – se é ele, isso já diz alguma coisa – e a jogar regularmente.
Vai ser um bom reforço para a próxima época.
Não sei quem teve olho para o meter ali, mas fez um bom trabalho!
4 Novembro, 2024 at 12:01
Só pode ter sido o actual presidente do SCP…
4 Novembro, 2024 at 12:00
Aquilo que Essugo daria não era o que Amorim precisava para esta época.
Essugo está mais na linha de um Palhinha que de um Mateus Fernandes, gajo para pressionar e “destruir” e menos para construir e aparecer em áreas mais próximas da baliza adversária.
Com a entrada de novo treinador e alteração de modelo, acredito que terá espaço.
4 Novembro, 2024 at 12:04
Vamos ver se volta…
Será que, o contrato de empréstimo contempla cláusulas de compra?!? Ou outro tipo de cláusulas de saída do jogador?!?
4 Novembro, 2024 at 12:16
Eu percebo a tendencia de dizer isso mas eu não concordo.
O jogador de quem eu acho o Essugo mais parecido é o M. Nunes. Não é do Palhinha.
O Essugo tem um ótimo transporte de bola, preenche muito o campo para a frente e para trás, tem muita facilidade em ter a bola no pé. O jogo de cabeça não é nada de especial e apesar de não ser mau, não tem ponto forte nos duelos defensivos.
4 Novembro, 2024 at 12:41
A sério? Pode ser forte nos duelos e isso faz-nos muita falta mas no transporte? E construção? Está muito atrasado nesse ponto… primordial no Sporting de hoje.
4 Novembro, 2024 at 14:01
Continua a usar o “tackle” como principal recurso no desarme, o que também desgasta.
Tem velocidade, mas não tem nem a mesma qualidade de transporte e em matéria de definição é que como se estivesse na primária em relação à Mateus Nunes (que nos últimos jogos que vi do City até está a ajudar na construção no último terço ofensivo).
Vejo muito mais um médio para dar músculo que um médio para dar cérebro…
4 Novembro, 2024 at 14:11
Não estou a falar do M. Nunes hoje, do M. Nunes que começou no Sporting.
Vai ver o M. Nunes quando começou a jogar no Sporting e vais ver porque é que ele era curto. Mau na definição e no passe curto. É o mesmo que o Essugo.
Não é o Matheus Nunes, tem coisas diferentes, claro. Mas acho-o mais parecido com o M. Nunes do que com o Palhinha. No que acho que são e eram os pontos mais fortes e mais fracos iniciais de ambos.
4 Novembro, 2024 at 14:19
O Palhinha é um trinco claro. O Essugo para mim não é claramente um trinco…Acho-o mais um médio centro do que um trinco.
Lá está…é mais recuperador do que o M. Nunes e tem menos qualidade com bola mas está mais perto do estilo do M. Nunes que do Palhinha…
Tem mais qualidade com bola do que o Palhinha, tem muito menos força nos duelos que o Palhinha.
4 Novembro, 2024 at 14:41
Das primeiras vezes que vi Essugo na formação achei que teríamos um médio mais ao estilo de um Elias. Penso que cheguei a comentá-lo aqui.
Alguém capaz de recuperar, guardar e manter a posse da bola, e colocá-la no artista (Bragança) para a fase de construção.
Se formos a ver, também Ugarte tinha diferenças para Palhinha e muitas vezes ouvimos comparações.
Mas percebo o que queres dizer, um jogador menos posicional e mais de circulação.
4 Novembro, 2024 at 14:46
Exatamente. É isso.
E tem sido isso no Las Palmas. Não o gajo que está ali para destruir, muito posicional, claramente à frente dos centrais. Apesar de neste jogo com o A. Madrid ter sido mais e por isso até foi dos jogos que menos gostei dele.
Nos outros jogos, para mim tem-se destacado claro pelas recuperações mas também por ser capaz de transportar jogo e mesmo do passe em progressão. Um médio bastante completo.
Continua a faltar-lhe, a espaços, conseguir fazer o passe simples de forma mais rápida e precisa.
4 Novembro, 2024 at 16:43
Um box to box…
4 Novembro, 2024 at 16:49
Não esquecer a potência de remate acima da média que não é muito explorado.
Essugo precisa de um treinador em condições e que acredite nele.
4 Novembro, 2024 at 15:58
Exacto… e esse musculo também nos faz falta.
4 Novembro, 2024 at 14:40
“O jogador de quem eu acho o Essugo mais parecido é o M. Nunes. Não é do Palhinha.”
Minha nossa!!!!!
4 Novembro, 2024 at 14:55
Daqui a uns anos vou ouvir que cresceu muito com bola e que está muito melhor.
Queres apostar?
O Bragança também não dava até dar e depois é ver dizer que cresceu muito e ganhou montes de massa muscular e tal…..
4 Novembro, 2024 at 17:56
O problema do Bragança sempre foi ser franzino.
Já não é franzino, logo não tem problema nenhum para poder dar.
Tem qualidade, dá!
4 Novembro, 2024 at 12:34
E volta em janeiro, João Pereira?
4 Novembro, 2024 at 13:18
Nunca acreditei nele. Mas também não acreditava no Palhinha. Espero enganar me outra vez.
4 Novembro, 2024 at 15:19
Pois o Palhinha estava bem era no “pinhal”, não era…?
Z
4 Novembro, 2024 at 16:32
O Bayern Munique riu-se …
4 Novembro, 2024 at 19:26
Pois… acertar à segunda feira é espetacular. A tasca está cheia de experts. Olha o F. Geraldes, para muitos seria o maior, transcendente….Isto só para dar um exemplo mais recente.
Não custa nada reconhecer que nos enganamos. No caso do Palhinha não terei sido o único a não acreditar. Mas, nestes casos, adoro enganar me.
4 Novembro, 2024 at 13:52
Volta para o ano e na calha já está + 1 Madeirense na B: Arraiol de seu nome .
A Formação está bem e recomendasse.
Estamos no caminho certo.
SL
4 Novembro, 2024 at 14:39
Por acaso estou curioso para ver quem Joao Pereira que conhçe bem os miudos da B, vai trazer.
Eu diria que Arreiol e Mauro Couto podem ser interessantes
4 Novembro, 2024 at 16:01
Arraiol??
Muito mole, baixa rotação… joga parado.
Espero estar enganado mas nåo gostei do que vi.
4 Novembro, 2024 at 16:08
Tenho um bocado essa curiosidade…
Se ele tem rotação para a equipa A ou não.
Mas acho que já vai ser preciso este ano por isso vamos ter oportunidade de perceber….
4 Novembro, 2024 at 16:11
É possível sim…
4 Novembro, 2024 at 20:36
Por acaso do (pouco) que vi achei o contrário. Intenso nos duelos, sempre em jogo e com vontade.
4 Novembro, 2024 at 16:02
O contrato do Arreiol (de que gosto muito) termina esta época, não sei se ele não quer renovar ou se é o Sporting que não tem interesse, se for este o caso estão completamente errados!!!
4 Novembro, 2024 at 16:19
De certeza?
4 Novembro, 2024 at 16:26
fdx!! Sério??
4 Novembro, 2024 at 16:05
Com o estilo de jogo do Essugo ele tem de aprender muito para jogar no Sporting, se fosse nos roxos não haveria tanto problema, ou se calhar nenhum, mas no Sporting? Da maneira que os bois pretos nos apitam? Um jogador tão fisico? Tem de a saber toda, porque senão é uma chuva de amarelos e vermelhos…E acho que a intenção é mesmo essa…
4 Novembro, 2024 at 16:05
Eu sinceramente já não confio em nenhum contrato feito por esta Direção.
Vai na volta tem uma clausula de venda aos desbarato para os grandes clubes da Europa.
Depois desta anedota Amorim, já espero de tudo….
4 Novembro, 2024 at 16:26
Ele prefere receber 10M pelo Amorim do que pagar 10M para despedí-lo.
Deve ter lembrado do prejuízo de ter andado a pagar 3 treinadores ao mesmo tempo, 2 deles escolhidos por si…
4 Novembro, 2024 at 16:10
Li algures que Essugo é jogador livre em 2025.
Trabafermarkt confirma.
Mal gerido.
SL
4 Novembro, 2024 at 16:10
*transfermarkt
4 Novembro, 2024 at 16:20
Ele não renovou antes de ser emprestado?!?
Tinha ficado com essa ideia…
4 Novembro, 2024 at 16:23
https://www.rtp.pt/noticias/futebol-nacional/dario-essugo-renova-com-o-sporting-ate-2025_d1455710
4 Novembro, 2024 at 16:25
Mas isto é contrato de formação, que deve ter uma extensão automática….
4 Novembro, 2024 at 16:29
Porque assinou menor e só pode ter 3 anos…
4 Novembro, 2024 at 16:33
Sim, tens razão no que dizes e espero que tenha lá ficado uma extensão automática.
Não quero vir espalhar o pânico nem arranjar actos de má gestão da direcção.
🙂
Já agora, o Essugo quem me faz lembrar é o Oceano na versão pós Real Sociedad.
SL
4 Novembro, 2024 at 16:31
Foram as últimas notícias que encontrei sobre o assunto.
Também procurei no Twitter do Sporting e não encontrei referência a contratação.
Transfermarkt também fala em 30/06/2025.
Instagram do próprio também só tem essa referência em 2022.
4 Novembro, 2024 at 19:59
Se houvesse possibilidade de o trazer já em Janeiro nem hesitava.
Aliás não tinha emprestado.
Mas ainda bem que está a evoluir e espero que chegue ao Sporting em ponto rebuçado para vingar de leão ao peito.