Salvador Gomes: «Não há vejo outro que sinta mais o Sporting»
Guarda-redes, 19 anos, Alverca. Trabalhou com João Pereira de 2021 a 2024.
«Quando integrei os sub-23 por completo, ele já era o treinador principal. O mister ainda vive a realidade de jogador, depois de uma carreira muito longa e de sucesso. Por isso, tinha uma ligação muito próxima connosco. Estava sempre pronto para integrar o treino. Continua muito competitivo, quer sempre ganhar.»
[Proximidade com os guarda-redes] «O mister sempre esteve interessado no nosso trabalho, mesmo não sendo a área dele. Muitas vezes há uma separação, os guarda-redes de um lado, o restante grupo do outro. Mas, o mister sempre nos quis integrar, trabalhando a equipa como um todo.»
[Os métodos de João Pereira] «Por estes serem os primeiros anos enquanto treinador, quer manter tudo sob controlo. O facto de ter trabalhado com muitos treinadores também o ajuda, porque recolheu informação. Por exemplo, do Jorge Jesus. O mister João Pereira tenta compilar e transmitir esse conhecimento. Tem muito cuidado com a estratégia, é um treinador que gosta de motivar e puxar pelo melhor de cada jogador. Percebendo o atleta, ele sabe o que cada um precisará. Está muito atento às necessidades individuais.»
[Sucessão a Amorim] «Sinto que está preparado. É um treinador que está por dentro do que é ser Sporting, é próximo do Ruben Amorim. Neste momento, não vejo alguém que sinta mais o Sporting do que o João Pereira. É uma pessoa que se interligou muito com o espírito e com o projeto do clube.»
Gonçalo Braga: «Entrava nas “peladinhas” e ficava muito chateado quando perdia»
Defesa direito, 21 anos, Vit. Guimarães. Trabalhou com João Pereira de 2021 a 2024.
«É um treinador próximo dos jogadores, porque conhece o nosso lado. Ajudou-me muito na vertente mental. Foi dos treinadores que mais me fez evoluir. Falávamos do posicionamento, das tarefas com e sem bola. Foi sempre honesto e a pessoa perfeita para me ajudar. A vertente que mais melhorei foi na defesa, porque comecei como extremo e fui evoluindo para lateral. Sempre gostei de atacar, mas faltava-me o contexto defensivo. Foi aí que o mister me ajudou e onde evoluí mais.»
«Os treinos eram muito rigorosos e exigentes, algo indispensável. Eram também treinos alegres, porque nos divertíamos. E o mister João Pereira é muito competitivo, entrava nas “peladinhas” e ficava muito chateado quando perdia. Exigia sempre o melhor de nós.»
[Semelhanças a Amorim] «Também usa a tática com três centrais. Quando fui treinar à equipa principal percebi que a forma de trabalhar é idêntica. Eram também sessões exigentes, mas tranquilas. E a forma de lidar com os jogadores é semelhante.»
[João Pereira ao leme da equipa principal] «Sei das suas capacidades, independentemente se começou a carreira de treinador há poucos anos. Claro que a exigência será maior, mas sei que está preparado. O melhor que tenho a falar dele é enquanto pessoa. Gosta muito de ajudar e só lhe tenho a agradecer.»
Martim Marques: «Ajudou-me a acreditar no meu potencial, levo-o para a vida»
Defesa esquerdo, 20 anos, Lugano (Suíça). Trabalhou com João Pereira de 2021 a 2023.
«Na primeira época aprendi muito com ele e, no ano seguinte, subi para a equipa B, onde o percurso não foi fácil. Por isso, o mister João Pereira deu-me uma oportunidade nos sub-23. E, lá está, é um treinador exigente e só joguei porque trabalhei ao máximo. Ele aposta em quem trabalha e merece, é um treinador justo. De personalidade é muito exigente, enquanto ex-jogador e treinador isso é fundamental. Sem exigência não há frutos. É também um mister muito alegre, mas não mistura os momentos.»
«Ajudou-me muito, tanto na defesa como no ataque, mas, sobretudo, a acreditar no meu potencial. Até hoje mantenho o contacto com o João Pereira e é uma pessoa que pretendo levar para a vida. Aprendi muito com ele e ainda aprendo. Até hoje, na Suíça, se o mister João Pereira me tiver de dar na cabeça, assim será.»
[A principal lição] «Exigência no trabalho, dar o máximo todos os dias, sabendo que o meu papel é defender e por mim ninguém passa.»
[Tática de João Pereira] «A equipa principal do Sporting vai dar-se bem com o João Pereira. Aposta em laterais ofensivos, com linha de três defesas, com boa reação à perda. Nos últimos anos, estas são caraterísticas constantes nas equipas do Sporting.»
[Sucessão a Amorim] «Não me surpreende, porque o mister merece essa confiança. Ele e a equipa técnica trabalham muito bem. Esta oportunidade é mais do que merecida. Vão conseguir um bom trabalho, porque sei das capacidades deles.»
Kiko Félix: «É diferenciado, com uma equipa técnica muito boa»
Extremo esquerdo, 21 anos, Sanjoanense. Trabalhou com João Pereira de 2021 a 2023.
«Ficou uma imagem completamente diferente do jogador que ele foi. Surpreendeu-me pela postura enquanto treinador, porque percebe muito do jogo, prepara tudo ao pormenor. E entrava no treino quando havia falta de jogadores. Já tinha acabado a carreira, mas parecia um de nós. Era muito chato, nunca queria perder e estava sempre aos berros, a pedir mais.»
«Ajudou-me a evoluir sobre como pensar o jogo. E trabalhar no detalhe ajuda-nos a evoluir. Por isso, progredi na transição defensiva, com predisposição física para recuar.»
[Diferenças para Ruben Amorim] «O mister João Pereira gosta de um jogo mais pausado, mais paciente. O mister Ruben promove mais duelos.»
[Promoção de João Pereira] «Não fico muito surpreendido. Está preparado, é um treinador diferenciado, com uma equipa técnica muito boa. Claro que, quando ouvi o nome dele, foi como um choque, porque foi meu treinador. Mas sei que vai tomar conta do recado.»
12 Novembro, 2024 at 11:24
” Diferenças para Ruben Amorim] «O mister João Pereira gosta de um jogo mais pausado, mais paciente. O mister Ruben promove mais duelos.»”
Desta não gostei. Ás vezes com Rúben as pausas , as sucessivas passagens para o lado já me cansavam .
Mas não valorizo muito estas opiniões.
Gostava mais era de saber sobre os resultados obtidos nas equipas que ele treinou até agora.
Como afirmei de inicio , não seria a minha escolha , mas agora não temos escolha ,é o nosso João.
Força JP
Força Sporting.
12 Novembro, 2024 at 11:40
Essa parte também me fez coçar o nariz…
Se eu já acho o jogo do Ruben Amorim demasiado pausado… nem consigo imaginar mais pausado do que isto!
Mas vamos aguardar e ver!
12 Novembro, 2024 at 16:51
«(…) Mas não valorizo muito estas opiniões.
Gostava mais era de saber sobre os resultados obtidos nas equipas que ele treinou até agora. (…)»
Isso só mostra o quanto o Pacheco acompanha a Formação do Clube e/ou a entende. O paradigma da Formação do Sporting passa, desde logo por “FORMAR CENTRADO NO JOGADOR”, significando, desde logo a valorização da formação humana (ética e académica); depois, AS EQUIPAS QUE O JOÃO PEREIRA TREINOU (que noutros Clubes são equipas seniores para integrar jogadores que ultrapassaram os 19 anos), no Sporting integram jogadores entre os 16 e os 19/20 anos (poucos , no caso dos sub23; significando isso que com uma média de idades 3 a 4 anos inferior à das outras equipas com que compete – as excepções serão o Benfica e o Porto) e entre os 17-18 anos e os 20-21 anos (no caso da equipa B que compete contra equipas com a maioria dos jogadores acima dos 22 anos e com médias de idade entre 6 a 9 anos superiores à nossa); como deverá, ou melhor, DEVERIA compreender este não é um contexto competitivo que priorize a valorização das vitórias, mas antes visa aumentar a exigência e a intensidade competitiva, técnica e táctica dos jovens a quem se reconhece potencial para municiar a equipa A.
É esse o principal parâmetro que deve ser usado para avaliar o trabalho do João Pereira. E, claro: a sua competência; o seu compromisso; a sua identificação com os valores, os objetivos, as metodologias, os processos e a organização da estrutura do Clube; a sua exigência; a sua capacidade de empatia com os jogadores e a forma como todas essas capacidades e competênciassão reconhecidas pelos mesmos (a que se dá o nome de LIDERANÇA).
Quando o Pacheco (e alguns outros) reconhecerem isso, talvez se deixem de tantos pruridos a respeito de curriculos e experiências e etc de comparadores de tamanhos de pilinhas. Qual a experiência do Leonardo Jardim quando se destacou? Qual a experiência do Villasboas? Qual a experiência do Domingos PaciênciaQual a experiência do Sérgio Conceição? Qual a experiência do Abel Silva? qual a experiência do Marco Silva? Quantos treinadores jovens de enormíssimo potencial se começam a destacar? E estou só a falar dos portugueses. basta olhar para outros exemplos como a Espanha, a Alemanha, a Turquia, a Agentina, o Chile e outros para poder perceber que currículo, experiência e idade são relativos.
SL
SL
12 Novembro, 2024 at 23:44
Álvaro, dos nomes que elenca, penso que todos tinham experiência de primeira liga antes de chegar a um grande. Uns mais do que outros,as todos tinham alguma. Isso é importante e é isso que assusta um pouco em João Pereira. SL
13 Novembro, 2024 at 0:44
Será essa “experiência” de 1ª Liga, mais importante que integrar a estrutura profissional do futebol do próprio Clube há mais de 3 anos?
Sabe quantos dos treinadores campeões no SCP nos últimos 60 anos foram soluções internas e sem experiência de outros Clubes de 1º Divisão (Anselmo Fernandez – Taça das Taças; Juca -1962; Mário Lino – 1974; Fernando Mendes – 1980; Augusto Inácio – 2000).
E qual a experiência de 1ª Liga do Amorim (8 jogos pelo Braga, valerão mais que 3 anos nos sub 23 e 5 meses na equipa B do Clube?
Mas o que é mais relevante neste caso é que estamos a falar de uma situação em que a pergunta deve ser: seria ajuizado ir buscar no exterior da estrutura um treinador com experiência de 1ª Liga para refazer uam máquina de futebol já formatada e oleada? Ele não iria procurar “mexer demais”? Sim, porque treinadores com experiência de 1ª Liga não se encontram dsiponíveis aos pontapés em cada esquina … e os que se encontrarem … ou não terão uma experiência assim tão positiva … ou vão querer implementar o seu modelo de jogo, o seu sistema tático e irão encontrar jogadores que não escolheram. Porque dentro da estrutura não encontra nenhum treinador com experiência de 1ª Liga … mas encontra o treinador mais identificado com o modelo de jogo, o sistema tático e as suas dinâmicas, os processos de treino, as características dos jogadores e todas as componentes da estrutura do dutebol da equipa principal do Sporting … e esse treinador é João Pereira.
Que me diga então, qual a solução alternativa a esta que seja plausível e mais adequada ao momento? Indique um nome que seja.
12 Novembro, 2024 at 11:35
É o meu treinador!
Força Sporting!
12 Novembro, 2024 at 11:37
A descrição bate certo com um treinador ex defesa. Mais gritos, mais contenção, mais defesa que ataque… Pode ser que os adjuntos tenham perfis diferentes e que equilibrem ou então isto vai ser um Paulo Bento dos pequeninos.
12 Novembro, 2024 at 17:03
Nem o Pulo Bento foi defesa, nem o João Pereira foi um jogador defensivo. E, se reparar, são poucos os treinadores de topo ex-atacantes (tem muito que ver com a limitação da “visão do campo de jogo” e com o maior exercício de egos).
Aliás neste modelo do actual Sporting o que mexe mais com o seu jogo são os centrais e os centro campistas. Isso viu-se no jogo de Braga. Quando o Sporting passa a usar centrais que constroem e pressionam mais à frente (porque têm melhor posse em progressão e mais velocidade de recuperação: Saint-Juste e Inácio estes “empuram”a defesa eo início da construção para o meio campo adversário e os dois centro campistas leoninos para mais perto da área adversária).
Ou seja, ter sido defesa ou trinco não é nenhum hamdycap para se ser bom treinador. Muito menos no futebol moderno.
SL
12 Novembro, 2024 at 17:08
O que é atacante? Ponta de lança?
É que o Sérgio Conceição era atacante…Inzagui era atacante, Luis Enrique era atacante…
A maioria acho que eram médios e não defesas…
Eu diria que são os médios que compreendem (ou têm de compreender) melhor a plenitude do jogo.
O Freitas Lobo diz muita merda, mas a expressão dele de “sala de máquinas” e o facto de apontar ao meio campo quase tudo o que não é falhas evidentes, faz todo o sentido.
12 Novembro, 2024 at 18:13
Tiago, hoje em dia, na maioria das equipas de topo, os centrais saem muito a construir e vanaçam muito mais no terreno.
E os exemplos que deu são evidentemente bastante válidos, mas diria que o ratio é baixo. Pontas de lança então ainda será mais raro.
Por exemplo, fiquei muito agradado com o curto trabalho do Ruud van Nistelrooy no Man United neste “interregno” pré-Amorim. E, para mim, foi dos pontas-de-lança mais “puros” das últimas 2 décadas e meia. Mas, já como jogador era uma excepção (como o fora o Van Basten), pois além de técnicamente excelentes eram muito inteligentes taticamente e bastante humildes para os goleadores que eram (ao Inzaghi também reconheço as mesmas características). Mas não estou a ver nos egos de Shearer, Rooney,
Maradona, Ibrahamovic, Ronaldo, Cristiano, Jardel, Ronaldinho Gaúcho e de tantos outros goleadores de topo (independen-temente de alguns demonstrarem uma incrível intensidade de trabalho) a humildade que lhes confira uma boa liderança enquanto treinadores.
Mas nenhuma das afirmações é uma conclusão axiomática. Diria que são boas e menos boas regras com boas e menos boas excepções
Um abraço e saudações leoninas
12 Novembro, 2024 at 11:39
Já tinha lido esses comentários de jovens jogadores que trabalharam com João Pereira.
É o normal. Não será muito diferente do que muitos dos nossos putos dirão do Çelykkaia, por exemplo.
Daqui o que retiro é que ainda sente o bichinho de jogar futebol. Já não é jogador. Terá de desligar essa ficha…
12 Novembro, 2024 at 11:42
“É o normal. Não será muito diferente do que muitos dos nossos putos dirão do Çelykkaia, por exemplo.”
Acho o mesmo…
Isto vale muito pouco!
12 Novembro, 2024 at 11:45
Nem sei que diga, seria melhor um treinador com grandes credenciais, mas qual o grande treinador que pegava agora no Sporting , para fazer filhos na mulher dos outros ? Os resultados é que vão ditar a sua lei. Sera Amorim um mago do futebol ?
Como foram :
Bob Paisley
Alex Ferguson
Johan Cruyff
Carlo Ancelloti
O futuro o dirá, um grande psicologo é de certeza. Se ele realmente for um treinaddeste calibre é impossível substituilo.
Foram buscar a solução dentro de casa, estas situações muitas vezez resultam outras não. Resultaram com o Juca, Rodrigues Dias, Fernando Mendes, Mario Lino, Inacio. O Sporting costuma ser feliz com os homens da casa. Veremos se desta vez vai dar certo, todos queriamos o melhor técnico, mas qual nesta altura da epica ? Naome venham com a conversa que a estrutura tem que saber, eles é que têm que estar informados, isso é verdade, então também se eles entenderam que o melhor nesta fase era o João Pereira, tiveram qo assumir . Os resultados é que vão dizer, isto é assim no Sporting, no United ou na Unilever
12 Novembro, 2024 at 11:47
Para mim isto é o mesmo que acontece sempre que um treinador chega lá acima…
Há sempre montes de gente a dizer isso de todos os treinadores que chegam.
Eu gostei de ver as equipas dele jogarem, foi claro a proximidade à equipa A, não é nada fácil fazer isto com putos, os putos cresceram claramente nas mãos dele e, por ultimo, a facilidade com o Quenda entra na A é prova da qualidade do trabalho. E eu acho que não seria o único ao longo do ano a passar por isto, porque creio que vai ser preciso puxar putos da B para a A.
Agora…vamos ver. Vamos ver como corre.
Neste inicio vai precisar que a sorte esteja com ele. Arsenal em casa, Santa Clara em casa, Moreirense fora, Brugges fora….há momentos em que vai precisar de sorte e um treinador com azar pode foder-se nesta sequencia.
Nesta altura acho que é mais isso do que qualidade de trabalho. Com tempo, vamos ver.
12 Novembro, 2024 at 12:00
O próprio Amorim disse uma vez que quase nao precisava de trabalhar os miudos que vinham treinar na A, porque ja vinham taticamente e fisicamente preparados da B, isto a propósito daquele miudo Bruno Ramos que jogou contra o Portimonense. Parece-me um ponto positivo a favor do JP.
Acho que os primeiros tres jogos (Amarante, Arsenal, Santa Clara) vao ditar muito do que vai ser o percurso do JP.
Acredito que o pessoal esteja disposto a aceitar uma vitoria com o Amarante, outra com o Santa Clara, e um resultado menos positivo com o Arsenal. Menos que isto vai começar a desconfiança.
12 Novembro, 2024 at 12:12
Acho que até ao natal… Qualquer derrota (tirando com o arsenal) vai minar completamente a confiança de toda a gente, gerar muitíssimas dúvidas sobre a escolha de João Pereira e muito provavelmente poderá ser decisivo, até na cabeça dos jogadores, se estão disponíveis para ouvir propostas já neste mercado, ou se se mantêm até ao verão.
Com qualquer treinador seria complicado. Muito mais complicado quando a escolha recai sobre um tipo que não tem 1, umzinho, jogo ao comando de uma equipa sénior de futebol masculino.
Toda a gente tem que começar nalgum lado. Mas eu preferia que deixassem estes aprendizes aprender e errar noutro sítio, antes de virem liderar o meu clube.
12 Novembro, 2024 at 12:23
Concordo!
É esse o meu receio.
12 Novembro, 2024 at 12:26
Aprendizes como Paulo Bento e Ruben Amorim?
O que será mais tiro no escuro? Ir buscar um treinador com “jogos ao comando de uma equipa sénior de futebol masculino” em clubes de menor dimensão tipo Carlos Carvalhal ou Paulo Fonseca ou apostar em alguém que está enquadrado no projeto e que vinha a ser preparado para assumir este papel?
Sou super crítico de varandas e não faço ideia do que vale o João Pereira mas tenho confiado nas opções de Ruben Amorim e esta parece-me ser a última que ainda tem o dedo dele. E isso é selo de confiança
12 Novembro, 2024 at 12:50
Para ti é tranquilo que o treinador do teu clube seja escolhido por um gajo que abandona o barco a meio da época, meio de do nada?
Dá-te confiança?
Ser um treinador demissionário a escolher o seu sucessor é uma cena que te passa credibilidade, é isso?
12 Novembro, 2024 at 13:38
Sim, essa rabolho cujas decisões transformaram um clube em decadência liderado por um banana ganhasse 2 campeonatos e se tornasse na melhor equipa a nível nacional.
Esse traidor que devia ter saído no dia em que aceitou o convite do United que já não estava com a cabeça cá, como se viu com as derrotas com o City e em Braga…
Sim. É esse que me passa credibilidade vai-se lá saber porquê…
12 Novembro, 2024 at 14:25
Pronto. É uma razão tão válida como qualquer outra… Podemos manter isso indefinidamente. ligamos ao gajo antes de escolher o próximo.
“Champ!! Essa vida aí no United? Olha, o real Madrid vem buscar o JP no próximo mês… Quem é que eu vou buscar agora?”
12 Novembro, 2024 at 14:40
Mas como é que sabes que o JP foi escolha do Amorim e não do Viana?
12 Novembro, 2024 at 15:44
Eu não sei. Pra mim quem escolhe é o varandas. O Xait é que tá a dizer que foi o Amorim que escolheu
12 Novembro, 2024 at 16:32
“Tenho confiado nas opções de Ruben Amorim e esta parece-me ser a última que ainda tem o dedo dele”.
Daqui retirar: “O Xait é que tá a dizer que foi o Amorim que escolheu”. Vai uma grande volta e dificuldade de interpretação.
Enfim… Eu estou muito longe dos escritórios de Alvalade, limito-me a interpretar o que vem cá para fora.
Todos os sinais levam a crer na versão de que isto já estava tudo previsto para a próxima época e simplesmente foi antecipado.
Também me parece que poucas pessoas conhecem melhor a forma de ser, estar e trabalhar de João Pereira do que Ruben Amorim.
Assim como me parece que Ruben veio de Braga porque Viana o indicou, neste caso o JP parece-me ter o aval de Ruben e já estar há alguns anos a ser preparada esta sucessão.
12 Novembro, 2024 at 18:14
Amorim e João Pereira são amigos de infância, fizeram a formação juntos no Benfica, foram campeões em 2020/2021!
Se João Pereira confessou alguma vez o desejo de ser treinador e seguir os passos do amigo quando pendurasse as botas, esse alguém seria Amorim…
12 Novembro, 2024 at 13:29
Natal?
A época ficou irremediavelmente perdida em Julho, como aqui se expôs assertivamente. Este foi o último prego.
12 Novembro, 2024 at 17:32
Pois Modeler.
Isso porque o Amorim tinha muita experiência de jogos da 1ª Liga; ou o Inácio, ou o Domingos Paciência, ou o Vilas Boas, ou o Sérgio Conceição, ou o Paulo Bento, ou o Leonardo Jardim, ou o Marco Silva.
Já em contrapartida os curriculos e experiência de treinadores como Venglos, Toshack, Burkinshaw, Manuel José, Pedro Rocha, Raul Águas, Márinho Peres, Robson, Queiroz, Octávio, Robert Waseige, Mirko Josic, Matterazzo, Manuel Fernandes, Fernando Santos, José Peseiro, Paulo Sérgio, Vercauteren, etc. foram sinónimo de uma porradona de títulos.
SL
12 Novembro, 2024 at 17:35
Querem é experiência?
Vão buscar o professor Neca ou o Manuel Cajuda, o Manuel José ou o Jesualdo Ferreira.
SL
12 Novembro, 2024 at 12:22
É muito mais fácil hoje passar do que era com o outro cromo na B…..
Isso foi evidente. Qualquer puto entra melhor hoje do que os outros que passaram pelas unhas do outro cromo. E não é, de todo, da qualidade deles.
Aliás o meu maior problema com isto é que vamos perder isso…não sei quem vai treinar a B, mas não vai ser fácil encontrar….
12 Novembro, 2024 at 12:26
Eu diria que perder pontos com o Santa Clara ou Moreirense pode dar cabo dele. O Arsenal já disso, acho completamente descabido alguém levar a peito perder com o Arsenal. O Bruges já está na fronteira….
Lá está…precisa de sorte nestes jogos iniciais…Precisa que a equipa seja concentrada e muito eficaz…e precisa da estrelinha….
12 Novembro, 2024 at 12:43
O Emery perdeu com o Brugges 🙂
12 Novembro, 2024 at 14:50
E o Guardiola conosco…. 😀
12 Novembro, 2024 at 12:35
Ó Tanaka, pegaste justamente no Bruno Ramos que praticamente tem zero de Sporting e formação! 🙂
Foi contratado para a equipa B e praticamente ainda não jogou.
Quanto ao resto, concordo…
12 Novembro, 2024 at 17:38
Mas treinou com o João Pereira que o indicou logo ao Amorim para treinar na A. Dizia-lhe que seria quem tinha mair capacidade de contrariar o Gyokeres nos treinos e elevar a sua exigância. E o Amorim confirmou isso.
SL
12 Novembro, 2024 at 18:24
Sim, eu li isso.
Mas aquilo que tentei explicar é que, ao contrário de outros jovens que estão a ser “moldados” para serem soluções, as caracteristicas e qualidade do Bruno Ramos não foram adquiridas em 3 meses de treinos, banco e massagens.
É mais um trabalho de (bom) scouting e da qualidade inata do jovem brasileiro ou da formação anterior, que trabalho da academia.
Um abraço e SL
13 Novembro, 2024 at 13:04
Sim, nisso estou completamente de acordo consigo. O Bruno Ramos é um caso sério de excepção para um defesa central.
Mas o que queria relevar (e não é para o JHC que acho que concordará comigo) é que essa indicação do JP ao Amorim (e por este confirmada), passando a prescindir de um excelente jogador na equipa B que então treinava, são o melhor indicador do conhecimento que tinha sobre a equipa principal e das necessidades que era sua missão ajudar a suprir.
Dito de outra forma: o exemplo do Bruno Ramos não tendo o dedo de formatação de João Pereira, demonstra a qualidade da coordenação entre treinadores da equipa A e das equipas B e sub 23 e de como João Pereira mostrava já a sua identificação com os processos de treino e necessidades da equipa A. Infelizmente a chegada do Bruno não foi a tempo de fazer essa identificação para a inscrição UEFA na Champions. Mas o relev que o Amorim dá ao Bruno nos treinos foi ao ponto de o levar à Áustria só para ajudar no treino (já que não podeia jogar) e para reforçar a sua integração no plantel.
Esta sinergia e a relação de confiança de Amorim em Pereira não me parece que tenha paralelo com qualquer dos outros treinadores dos escalões de formação (incluindo aí claro B e sub23) sobretudo no que concerne à capacidade de municiamento do plantel da A.
É isso que mais me agrada na solução interna de “estabilidade” que significa a escolha de João Pereira: ao contrário da opinião de alguns aqui na Tasca, eu acho que essa opção continuidade interna recaíu sobre o João Pereira exactamente pelas qualidades e competências que lhe foram sendo reconhecidas na estrutura.
Um abraço e saudações leninas
12 Novembro, 2024 at 12:14
O que mais se vai ouvir/ler sobre João Pereira é que não é Ruben Amorim.
A questão que também teremos que nos lembrar é que nem o Ruben Amorim que entrou no Sporting é o Ruben Amorim que saiu agora.
João Pereira vai precisar de tempo e com isso não falo desta época.
Esta época acabe bem ou acabe mal será vista como resultado de um comboio em andamento com percurso alterado a meio.
Já disse que estou confiante devido à qualidade e personalidade do plantel mas isso são outros 500.
A próxima época será o ano 0 de João Pereira, com razia no plantel, novas contratações e pré-época para implementar as suas deias.
Saibamos dar essa oportunidade de mostrar serviço.
12 Novembro, 2024 at 12:22
https://www.abola.pt/futebol/noticias/senhor-adelino-o-seu-filho-joao-pereira-vai-treinar-o-sporting-2024111210065726444
12 Novembro, 2024 at 12:36
Completamente doente pelo Sporting! E muito boa gente!
Desde que foi viver para Queijas, jantei muitas vezes com ele e a esposa, e ainda apanhei o João Pereira em 2 ou 3 vezes.
Gente humilde
12 Novembro, 2024 at 14:53
🙂
Moras em Queijas?
12 Novembro, 2024 at 15:23
Eu em Caxias, somos praticamente vizinhos 🙂
12 Novembro, 2024 at 15:23
Depois diz me o prédio para eu ir pintar na parede ofensas aos lampiões 🙂
12 Novembro, 2024 at 18:26
🙂
13 Novembro, 2024 at 7:44
Fiz a preparatória em Caxias! Na escola ao lado do instituto de correção de menores.
Ainda existe essa escola?
13 Novembro, 2024 at 7:43
Morei até aos 26 anos. Mas vou lá muitas vezes ainda jantar
12 Novembro, 2024 at 12:44
O Emery perdeu com o Brugges 🙂
12 Novembro, 2024 at 14:12
Os feelings que tenho para já do João Pereira:
– Se conseguir transmitir a competitividade que teve como jogador aos seus atletas, nesta matéria estou super tranquilo.
– Parece ser uma pessoa emotiva. A forma como falou do amor do pai ao Sporting e o orgulho que deve estar a sentir do filho neste momento, mostra-me isso mesmo. Gosto muito de pessoas que se emocionam. Sempre me pareceram pessoas mais honestas. No entanto no mundo do futebol também é preciso saber calibrar o emocional e trazer algumas vezes o racional cá para cima.
– Dá sinais de ser uma pessoa inteligente.
O seu tempo no Sporting estará diretamente relacionado com os resultados. Como todos.
Como o próprio Amorim disse, se ganhasse sabia que ficava, se perdesse ia embora.
João Pereira não será exceção.
O que penso que será a receita para o sucesso do João Pereira, reside no fato de ganhar a confiança do balneário. Com vitórias.
Que a estrela que acompanhou o Amorim nestes anos ajude nesta fase o João Pereira. Se formos bicampeões, definitivamente terá o crédito que precisará para poder colocar em prática tudo o que sabe. E aí já não haverão desculpas. Como não houve sempre que critiquei aqui Amorim.
12 Novembro, 2024 at 14:54
Eu não sou muito emotivo e há 3 ou 4 assuntos onde é fácil ficar emotivo… 🙂
12 Novembro, 2024 at 14:16
Em primeiro lugar todos sabem a minha opinião sobre o varandas, não vou chover outra vez no molhado…
Em segundo lugar, nesta situação especifica ele não tinha outra escolha, não tinha mesmo!!!
Uma coisa era o RA ter saído como estava programado no fim da época, aí sim era discutir o perfil, a personalidade, a cor das cuecas do futuro treinador, mas agora? Com a época já quase a meio e a equipa a jogar como está? Com os jogadores comprados para este sistema especifico? Que já treinam alguns desde 2021?
Sem entrar em modo loucura absoluta tipo Tasca, era a única solução exequível, uma solução de continuidade, mesmo sistema, dinâmicas, conhecimento dos jogadores e o Neto!!!
Isto não foi uma chicotada psicológica devido a maus resultados em que se deseja é mesmo a mudança seja para o que for, esta é uma saída imposta pelo treinador de uma equipa que joga o melhor futebol de PT e dos melhores da Europa!!!
Mas andamos aqui a brincar ou quê? Ou não percebem a diferença entre a nossa situação devido ao abandono do RA e a situação, por exemplo, que levou á substituição do treinador do carnide?
Claro que o JP não é o RA, até pode ser melhor, embora isso me pareça muito difícil, mas com ele há uma linha de continuidade, de não desaproveitar o que andou a ser feito e bem durante 4 anos…
Ou íamos agora contratar alguém que não está minimamente inteirado do que é este SCP, como joga, quais as características dos jogadores etc etc etc
A grande merda, não é a escolha do JP, a grande merda é a saída do RA, a escolha do JP AGORA além de ser mais que compreensível é a única solução para tentar manter ao máximo as características que levaram o SCP ao patamar aonde estamos agora…
Eu não critico o varandas pela escolha do JP, antes pelo contrário, neste caso está coberto de razão, eu critico-o é pela saída do RA, gestores que querem ser considerados de topo (pelo menos a julgar pelos 3 auto-aumentos que já deram a si próprios) têm de ter gestão de topo e serem avaliados por parâmetros de topo, um dos quais é a capacidade de reter talento e o resto é conversa!!!
12 Novembro, 2024 at 14:39
A inevitabilidade não poderá ser nunca considerada boa decisão.
Até porque nem chega a ser sequer uma decisão, porque já o era antes de o ser…tipo a pescada 🙂
Varandas, decidiu arriscar. Arriscou que aceitando a renovação do Amorim com a condição imposta por “ele”, ou seja, rescisão por 10M para a tal lista escolhida por ele, não haveria possibilidade de o perder a meio de uma época.
Quer dizer, não foi bem arriscar. Foi comer e calar. A tal defesa dos interesses do Sporting como costuma dizer.
Varandas nunca teve força negocial com Amorim.
Senão como se explica o fato de todos saberem menos os sócios que Amorim mesmo tendo contrato até 2026, esta seria a sua última época, ganhando ou perdendo?
Se varandas defende os interesses do clube acima de tudo….não se entende.
A partir dessa renovação, o tal projeto que ele fala, virou inevitabilidade.
Só peço que varandas tenha o mesmo chouriço que teve com Amorim porque está longe de ser algo que é pensado e estruturado.
Estou para ver se a malta sem um pingo de vergonha que costuma comentar por aqui a defender tudo e mais alguma coisa, vem dizer que é bom uma equipa perder o seu treinador a meio da época.
Seria bater mais um record de falta de noção visto por aqui 🙂
12 Novembro, 2024 at 15:07
Estás a detalhar algumas das culpas deste CD, não concordo com todas, mas concordo com a maioria…
Aonde não concordo mesmo ė na história da inevitabilidade porque fere um princípio bäsico do processo de tomada de decisões “o óptimo é inimigo do bom” é um princípio que quando não é levado em conta dá mais vezes maus resultados e excepcionalmente alguns, muito poucos, fantásticos…
Nesta situação específica foi a melhor solução, como chegamos a este ponto é todo outra conversa!!!
SL
12 Novembro, 2024 at 15:23
“Nesta situação específica foi a melhor solução, como chegamos a este ponto é todo outra conversa!!!”
Tudo bem.
Mas uma coisa não se pode dissociar da outra.
É a melhor solução porque não fizemos tudo ao nosso alcance para não podermos ter outra.
Na minha opinião.
Esta necessidade de tomar esta decisão esteve baseada em incompetência. Não valorizo este tipo de situações. Pelo contrário. Devemos evitar tomar decisões fruto de outras más decisões. Sejam elas boas ou más.
Ter um treinador que fez a pré época e chegou ao fim da mesma, nunca poderá ser comparado a ter a possibilidade, mesmo que ínfima, de ter 2 treinadores numa só época onde o 1º faz 11 jogos….mesmo que um deles seja o Amorim.
12 Novembro, 2024 at 15:08
A cena do Amorim sair em Junho de 2025, acontecesse o que acontecesse, para mim é uma história muito mal contada – apesar de não duvidar que essa era a vontade dele.
O gajo ganha 3M€ limpos – 6M€ brutos – e custou 10M€ – mais 2M€ em juros – e tinha uma clausula de rescisão cujo valor mínimo seriam 10M€…
Como é que o gajo garantia que saia no fim desta época?
Tinha a certeza que apareceria alguém para pagar uma das clausulas?
Pagava ele uma das clausulas?
Como era?
Ou tinha a certeza que saia sem pagar nada? E como é que isso era possível?
Enfim, há aqui algo que está mal contado, ou falta contar!
12 Novembro, 2024 at 15:14
Basta ele ter acordado com o Varandas e Viana que não aceitava sair no Verão passado sob condição de este ser o ultimo ano dele e o deixarem sair no final deste ano.
E ser uma pessoa que acredita na palavra deles.
Essa afirmação revela uma grande confiança entre eles. Revela que são os 3 (ou consideram-se) pessoas em que a palavra é superior a tudo….
12 Novembro, 2024 at 15:28
E onde é que nessa relação de grande confiança entre os 3 entram os interesses do clube?
Os tais que o amigo varandas disse defender sempre em 1º lugar?
É que permitir que o amigo Amorim saia a meio de uma época é tudo menos isso.
Já nem digo terminar o contrato antes do tempo. Mas nisso até posso dar de barato.
Levando inclusive a que grande parte das pessoas esteja neste momento a pensar na vida do clube e onde tu por exemplo até dizes ser praticamente impossível ganhar o campeonato.
Isto para mim é que é o mais revoltante.
Levar com estas tretas…
12 Novembro, 2024 at 15:37
O interesse do clube fica no Amorim ter começado este ano.
O Amorim podia ter saído no Verão, o Amorim pode ter acordado não aceitar a proposta em causa mas tinham de o deixar sair no próximo ano livre para o estrangeiro ou sabática…
12 Novembro, 2024 at 15:39
Ele saiu agora não foi porque ele permitiu, é porque bateram a clausula. Aí é cumprir o contrato.
O que eu estou a dizer é que basta eles terem feito um acordo extra-contrato para ser possivel ele sair no final da época.
12 Novembro, 2024 at 16:07
Mas iam fazer esse acordo porquê?
Porque era o desejo do Amorim?
E o Clube, não tem desejos?
Desculpa, não faz sentido…
Ou faz, se teres assinado um contrato não valer nada…
12 Novembro, 2024 at 16:08
Já expliquei abaixo….
12 Novembro, 2024 at 18:04
Não é preciso acordo extra nenhum (embora eu desconfie que havia) basta uma sabática de um ano (licença sem vencimento mantendo o vinculo) e se não decidir treinar ninguém nesse periodo chega ao fim e fica livre, se decidir interromper para treinar alguém remete-se ao pagamento da claúsula…Estas situações estão defendidas na LGT (e esta sigla não têm nada a ver com lésbicas e gays, mas também é aplicável a eles como é de direito)
12 Novembro, 2024 at 16:05
Mas podia ter saído no Verão porquê?
Não tinha 2 anos de contrato ainda pela frente?
Apareceu algum clube que o quisesse e que ele quisesse também? Não! Então podia sair porquê?
12 Novembro, 2024 at 16:07
Podia sair porque o West Ham bateu a clausula.
12 Novembro, 2024 at 16:03
Mas o gajo no verão tinha ainda 2 anos de contrato para cumprir…
Estás a brincar, sério?
É tão irrealista dizer que sai no fim de 24/25, com 1 ano de contrato para cumprir, como que queria sair no fim de 23/24, com 2 anos de contrato para cumprir!
Mas que merda de argumento é esse, Tiago? Parecem o Pacheco… ou o J. …
12 Novembro, 2024 at 16:07
Foda-se….eu faço-te um desenho…vá….
West Ham bate a clausula em Maio.
Amorim hesita.
Varandas e Viana convencem a não aceitar West Ham.
Amorim diz que só faz isso se lhe permitirem sair no final do ano seguinte porque acha que se esgota o projeto dele e se for possivel não vender peso pesado este ano, a não ser em ultimo caso.
Viana e Varandas aceitam.
Amorim vai a Londres, ouve o projeto, rejeita West Ham.
Amorim fica, com garantia que pode sair no final do próximo ano.
Capixe?
12 Novembro, 2024 at 16:17
Já li romances mais plausíveis…
O Amorim não queria o West Ham. Hoje é fácil perceber isso.
Usou o West Ham para esconder outros fins – é a minha convicção – e foi a Londres sob a capa do West Ham reunir com o Chelsea e com o United que andavam ambos nessa altura a entrevistar diversos treinadores…
Agora, vamos supor que o Amorim até aceitava ir para o West Ham…
Prescindir de receber 20M€ pelo Amorim no Verão para o deixar sair livre no fim da época, a custo zero, a mim soa a burrice da grossa…
Podia, mais uma vez, rever o plano… Deixava ir o Amorim, por exemplo, ia buscar o Conceição por 2 anos – que é um gajo consagrado, bom treinador, aceite pelos jogadores com toda a certeza, e metia o João Pereira a adjunto para o lançar depois…
Encaixava 20M€, mantinha o plano da equipa, continuava forte e no rumo do bi campeonato e preparava melhor o João Pereira.
Mas eu estou convicto que o Amorim não queria o West Ham… Queria um clube que lhe permitisse lutar pelo campeonato, se não fosse já no 1º ano, seria no 2º…
E mantenho, trocar 20M€ por 1 ano de Amorim e 0€, para mim, é estúpido! E é estúpido porque indo buscar o Conceição – ou outro, mas falo no Conceição porque é o que tenho a convicção que faria o papel que digo – ias manter o clube no rumo dos objectivos a que te propuseste no inicio da época – que agora não sabes se vais manter esse rumo!
12 Novembro, 2024 at 16:33
Para mim não há hipótese nenhum pior e mais estupida do que ir buscar o Sérgio Conceição…
Ele não queria o West Ham mas foi a hipótese que apareceu e é fácil ele ter hesitado com essa hipótese. Hoje sabemos que não foi e não queria mas pode ter sido também deste acordo e condições.
Ele sairia livre se não houvesse propostas para ele sair. O acordo devia incluir, por exemplo, no contrato de rescisão ele ser obrigado a uma Gardening leave de 3 ou 4 meses, por exemplo…ou 6 meses, a não ser para um clube da lista dos tubarões que estava…
Etc.
Acho perfeitamente plausível, não vejo nada como uma historia mal contada.
13 Novembro, 2024 at 7:49
Aparentemente ele não queria mesmo é o Sporting. Isso, por si só, já devia ser suficiente para que as cabecinhas à frente do clube pensassem numa solução que não incluísse Amorim.
12 Novembro, 2024 at 16:33
Isso até pode fazer sentido, até ouvir da boca do Amorim dizer que antes de apanhar o avião do dono do West Ham ele já tinha a decisão tomada de não ir.
Foi lá apenas para conhecer o dono.
Mas isso até dou de barato. As promessas e não cumprir com o contrato até ao fim porque tinha a palavra do varandas e coisa e tal.
Não entendo é como é que se aceitou a cláusula dos 10M correndo o risco de ficar sem treinador a meio de uma temporada já preparada por Amorim e a colocar o clube numa situação que pode ser complicada e atirar ao charco o objectivo de ser campeão…bicampeão.
Até Amorim percebe a merda em que meteu o clube com todos os suores frios que supostamente sentiu para estes jogos e vontade de deixar o clube com vitórias.
Acho que só o varandas é que não percebeu.
Ou então percebeu e preferiu ir na mesma nesse barco.
A alternativa que tinha não deveria ser assim tão boa.
A confiança no tal projeto espetacular não era assim tão forte.
12 Novembro, 2024 at 16:38
“Isso até pode fazer sentido, até ouvir da boca do Amorim dizer que antes de apanhar o avião do dono do West Ham ele já tinha a decisão tomada de não ir.”
Mas isso faz parte do que eu disse.
O West Ham avisa que está disposto a bater a clausula, o Sporting e o Amorim chegam a este acordo nessa altura, ele decide não aceitar mas vai a Londres ouvir a proposta e o projeto e rejeita….
Aliás, explica a tranquilidade do Sporting em todo o processo de apanhar o voo….
12 Novembro, 2024 at 16:37
Então estás a dizer que o Varandas aceitou que ele saísse no verão de borla, é isso Tiago?
12 Novembro, 2024 at 16:56
Acho que é uma hipótese, sim.
Tipo se ninguém pagasse por ele, que permitiam que ele saísse sem poder aceitar um trabalho nos 4 meses seguintes no estrangeiro e nesse ano todo em Portugal….
Acho que sim, é possivel….
12 Novembro, 2024 at 17:32
Supostamente falava se que ele saísse no verão do Sporting era para um ano sabático,se não o Sporting era indemnizado.
12 Novembro, 2024 at 18:06
Eu acho que o acordo existia, mas o RA ou outro trabalhador qualquer pode interromper o trabalho, sem remuneração mas mantendo o vinculo…
Como tu sabes…
12 Novembro, 2024 at 15:02
“Em segundo lugar, nesta situação especifica ele não tinha outra escolha, não tinha mesmo!!!
Uma coisa era o RA ter saído como estava programado no fim da época, aí sim era discutir o perfil, a personalidade, a cor das cuecas do futuro treinador, mas agora? Com a época já quase a meio e a equipa a jogar como está? Com os jogadores comprados para este sistema especifico? Que já treinam alguns desde 2021?”
Discordo!
Acho o contrário.
Se o Amorim tem ficado e se têm seguido o plano, aceitava-se a troca no fim da época…
Agora, para substituir o Amorim a 1/3 da temporada – portanto, praticamente 1 ano antes do previsto e no contexto em que a equipa está – era alterar o plano, meter um nome consagrado até 25/26 – Junho de 2026 – e colocar o João Pereira como adjunto para lhe dar mais traquejo.
Estou absolutamente convencido que esta era a decisão certa, como estou absolutamente convencido que a decisão certa no FF era ter escolhido um treinador/treinadora conceituada no FF e meter a Mariana a adjunta – em vez de terem avançado logo com a Mariana para treinadora principal.
Às vezes é preciso dar um passo atrás para se darem 2 para a frente, outras é preciso dar um passo intermédio antes de dar o passo decisivo… Nem sempre se faz um caminho sempre com passos para a frente…
12 Novembro, 2024 at 15:31
Desculpa lá Miguel mas não tens um pingo de razão….
Estás a julgar esta decisão com parâmetros errados e incompletos, a começar não estás a considerar em primeiro lugar que a equipa está a jogar muito e bem dentro de um sistema de “assinatura” em que tudo foi programado para funcionar desta maneira e apenas desta maneira dentro deste sistema….
Não tens nem centrais, nem médios que sustentem outro sistema só para começar….
Depois não sei qual a tua experiência em termos de desportos colectivos “á séria” mas pelo que escreves deve ser muito reduzida ou inexistente, porque senão nem sequer te passava pela cabeça a barbaridade que escreveste…
Tive duas mudanças de treinador a meio da época, uma em andebol e outra em futebol numa correu bem, noutra não, mas nas duas tivemos de “aprender” tudo do princípio e foi tanto num caso como no outro uma salgalhada que ninguém se entendia…
O que tu estás a propor é chegar a uma equipa que gostava do antigo treinador, acreditava nele e no sistema dele e o mais importante ganharam e valorizaram-se com esse sistema e disse-lhes a meio da época agora vamos mudar tudo …Lindo!!!
Ou outra também linda que era chegar a um treinador consagrado como dizes e dizer-lhe vens para cá mas só treinas desta maneira dentro deste sistema…
A única hipótese de nos mantermos como estamos é não provocar muitos sobressaltos darmos continuidade e esperar que a coisa não descanse e para isso o JP ė a melhor situação…
Tu estás a fazer raciocínios como se isto fosse uma “chicotada psicológica” acontece que não foi, foi muito, muito diferente, embora aparentemente o resultado final ser o mesmo saída do treinador….
Porque na realidade a tua opinião e a minha valem zero, a única que interessa mesmo é a dos jogadores e tenho a certeza que eles concordam mais comigo do que contigo!!!!
SL
12 Novembro, 2024 at 15:34
*dizes-lhes em vez de disse-lhes
*descambe em vez de descanse
12 Novembro, 2024 at 15:45
O Miguel era o defensor do SC no Sporting,um gajo que corta totalmente com o que temos na equipa,desde sistema de jogo,a tipo de jogadores e uma liderança totalmente diferente…íamos mudar tudo só porque sim?? aí tinha tudo para correr mal,eu não sei o que vale o JP mas sei o que vale o SC e tinha tudo para dar merda..mas cada um com a sua teoria.
12 Novembro, 2024 at 16:35
Pois eu discordo de ti…
Podia perfeitamente usar o mesmo sistema de jogo. Aliás, nem estou a ver o Conceição ir mudar isso, que o gajo pode ser muita coisa mas parvo não é!
O tipo de jogadores é o tipo bom. Gosta o Amorim e gosta o Conceição. Só exige é que se esforcem – e aqui é mais exigente que o Amorim!
O tipo de liderança é parecida, ou seja, perto dos jogadores – todos os gajos do FCPorto dizem isso. O facto de meter de lado os conas de sabão que lá tinha, como a merda do Ivan Jaime – que curiosamente já desapareceu do mapa novamente – não quer dizer que não se dê bem com os jogadores. O Ivan Jaime foi um pedido dele. Foi para o FCPorto porque o Conceição o quis… Agora, no FCPorto tens de dar ao pedal ou estás fodido – seja com o Conceição, seja com quem for, como se vê agora com uma série de jogadores a serem questionados por não se esforçarem e tens, mais uma vez, o exemplo do Ivan Jaime, que andava a mandar bocas ao Conceição que agora deve-se rir cada vez que a equipa joga e o “cona de sabão” não calça!
Eu aceito que tenhas uma visão da coisa diferente.
Mas a minha é esta.
12 Novembro, 2024 at 17:35
Com o SC o Pote estava há anos a treinar no pinhal…
13 Novembro, 2024 at 7:55
Duvido muitíssimo disso.
O pote é um jogador discreto, mas é bastante trabalhador e esforçado. E faz muita, muita coisa nesta equipa do Sporting
12 Novembro, 2024 at 16:25
Não concordo.
O Conceição era bem capaz de manter o sistema. Ele elogiou o sistema n vezes – praticamente sempre que jogou contra nós! A equipa joga bem, o sistema funciona, o Conceição não é parvo nenhum para ir desfazer aquilo…
Mas podias ir buscar outro treinador que jogasse no mesmo sistema.
Eu é que acho que, do meu ponto de vista, o Conceição era perfeito para a situação – é só a minha opinião.
Se eu fosse jogador, vir o Conceição, por muito que adorasse o Amorim, ia pensar “ok, é pena o Amorim ir embora mas escolheram um gajo do mesmo nível para continuarmos na luta que estamos”… Se me dissessem que vem o João Pereira, eu ia torcer o nariz e dizer “quem?” e “porquê?”.
12 Novembro, 2024 at 16:30
O Conceição nunca jogou neste sistema,ele elogiava quando dizia que era fácil de perceber e difícil de anular,nunca disse que gostava…tanto é que não é a forma de ele jogar,sempre foi em 4-3-3 ou perto disso..
Eu se fosse jogador não queria o Conceição nem um bocadinho,um gajo que não sabe estar,que a culpa é de todos menos dele,um gajo conflituoso com os próprios atletas… lá está o facto é que nenhum clube de jeito ainda lhe pegou e tá sem emprego desde o início de época, por alguma é…
12 Novembro, 2024 at 16:39
Pois, é a tua opinião, que eu aceito.
Não é a minha.
Se eu fosse jogador do Sporting, mal falaram na saída do Amorim, eu ia esperar que fossem buscar o Conceição, e até era capaz de tentar influenciar o clube nisso…
Escolhendo o João Pereira, ia ficar desiludido, apesar de gostar imenso dele!
12 Novembro, 2024 at 16:40
É…
Os jogadores do Sporting ADORAM o Sergio Conceição…
Mesmo!
Do coração….
Deviam estar todos mortinhos por ter o Ceição como treinador…depois de tudo o que aconteceu, é um amor mesmo do fundo do coração…
12 Novembro, 2024 at 17:37
no jogos com o Porto trocaram sempre juras de amor eterno e colares BFF…
12 Novembro, 2024 at 17:50
Só de pensar na cara do Matheus Reis… Minha nossa…
E mesmo os gajos que não têm esse historial, imaginar um árbitro falar com o Hjulmand para convencer o Ceição a sair do campo porque tinha sido expulso…
12 Novembro, 2024 at 17:34
Lá está falas que o JP é um ato de fé…e o SC também era…porque não há uma única semelhança entre ele e o Amorim,desde o sistema tático, á liderança..não há ponta por onde se pegue…e essa de os jogadores quererem um como o Conceição… é impensável mesmo.
12 Novembro, 2024 at 17:54
Se eu fosse jogador do Sporting mal saiu o RA pensava todos menos o ceição…Opiniões…
12 Novembro, 2024 at 20:18
Se tu fosses jogador não pensavas assim porque eras profissional e querias era um gajo que te levasse aos títulos…
Coisa que, sendo jogador, desconfiarias sempre da capacidade de alguém que nunca treinou no alto nível…
Eu compreendo essa maneira de pensar do adepto comum. Não é difícil perceber isso, apesar de eu achar que é errada mas, enfim, é só a minha opinião.
O Conceição defende o clube onde trabalha de uma forma até “feroz”, que os adversários não gostam – o que é normal. Mas se estivesse no clube deles faria igual e aí já gostavam que defendesse o clube.
Claro que no FCPorto, naquele contexto que eles usam de serem eles contra o mundo, por vezes exagerava mas muita da merda que vinha de lá era extra Conceição.
O JJ era um mete nojo quando estava no Benfic@, teve até casos quer com o Sporting e com jogadores do Sporting nos jogos, e quando veio para o nosso Clube não houve problema. E, engraçado, aí já foi bem contratado – o gajo que depois foi o responsável pelo desmoronar da equipa e do inicio da crise em 2018!
A memória é muito selectiva…
Mas, enfim, é a vossa opinião, não é a minha, e cada um fica com a sua.
12 Novembro, 2024 at 17:53
Uma das razões pelas quais o RA usa esse sistema é que ele permite a jogadores que têm algumas boas caracteristicas mas que são muito incompletos noutras (70% do nosso plantel) brilhem e exponenciem as suas vertentes positivas…
Por exemplo num sistema com dois centrais eu nunca colocaria o Quaresma porque ele é uma nulidade de cabeça, num sistema com 3 centrais é a par com o Just o nosso melhor central direito…
Num sistema com 3 médios o Morita teria grandes dificuldades por não ser nem carne nem peixe (nem 10, nem 6) com dois médios encaixa como uma luva e por aí fora
Não podes pegar em jogadores que foram formatados e comprados porque encaixam no actual sistema que ainda por cima eles sabem que resulta e nestas condições, nem sequer podes agitar muito o barco, quanto mais mudar alguma coisa de fundamental a meio da época…
Isto não é playstation ou um laboratório experimental de gestão e liderança, isto mete centenas de milhões, a vida de muitas pessoas e acima de tudo a alma de um Clube, o nosso
O que eu desconfio é que esta decisão tem tudo a ver com este CD se “defender” mas acidentalmente é o melhor para o SCP, mas não tenho dúvidas que a principal preocupação não foi essa!!!
Se a coisa correr bem o capitaodoutorpresidente incha como um balão e “transforma-se” no grande pensador do futebol PT, se a coisa correr mal deita as culpas no RA, porque se foi embora a meio (como se qualquer gestor decente não tivesse de ter vários cenários programados) e manda o JP para debaixo das rodas do camião que é para ele, varandas, sair a cheirar a rosas…
Se me disseres isso eu concordo, mas o problema aqui é que independentemente das motivações deste CD, por acaso, esta é a melhor decisão!!!
13 Novembro, 2024 at 8:01
Tá uma bela teoria. Mas o Amorim sempre jogou neste sistema. No casa pia, no Braga, nos 4 anos de Sporting e muito provavelmente no United fará igual.
Não é por causa dos jogadores serem uma merda a jogar futebol, mas de repente neste sistema são muita bons… É porque é um sistema que ele estudou, conhece e aperfeiçoou.
12 Novembro, 2024 at 15:50
Tenham Orgulho: assino por baixo!
12 Novembro, 2024 at 17:30
completamente de acordo….
12 Novembro, 2024 at 14:58
Vou ser sincero…..
há 4 anos eu teria preferido arriscar neste perfil atual de treinador que comanda a equipa B do que num treinador tmb sem experiência que vinha de Braga.
Se andamos a preparar um treinador para chegar à equipa principal ao finm de alguns anos acho que devemos confiar.
1- Experiência de jogo em alta competição não faltará a João Pereira !
2- Aprendeu com JJ e Amorim !
3- Dá prioridade à relação com os jogadores
quanto a mim tem tudo para vir a ser um grande treinador !
12 Novembro, 2024 at 15:12
Também o Tiago Fernandes tinha…
O percurso do gajo é bom, estagiou com alguns dos treinadores muito bons, incluindo o Mourinho no seu melhor período – além que era amigo dele!
E foi o que foi… e é!
12 Novembro, 2024 at 15:14
Não podes colocar o Tiago Fernandes neste patamar… não tem percurso como futebolista e apenas andou por lá por ser filho do grande Manel!
12 Novembro, 2024 at 16:44
O Tiago Fernandes tem toda uma vida ligado ao futebol. Não foi jogador mas formou-se como treinador, e andou sempre ligado ao futebol, quer pelo pai, quer pelos amigos do pai, inclusive o Mourinho que é amigo da familia, com quem estagiou várias vezes na época do Special One. E depois esteve a trabalhar no Sporting n anos – muitos mais que o João Pereira.
Quando o gajo estava na formação, toda a gente dizia bem do gajo e imaginavam altos voos para ele… É esse o ponto… Afinal o voo que saiu dali foi bem rasteiro…
O Mourinho também não foi jogador e isso não o impediu de ter muito sucesso! E muitos gajos que foram jogadores, a esmagadora maioria, não têm sucesso como treinadores… Portanto, esse argumento vale o que vale, que é muito pouco.
12 Novembro, 2024 at 17:57
O facto de não ter resultado com o TFernandes não invalida que não funcione com o JPereira. Mais, ser amigo do Mourinho, também não faz dele um mestre.
Parece que está tudo a fazes fisgas para que não corra bem (tal e qual como foi com o Amorim).
Temos equipa mais que suficiente para acreditar que é possível chegar ao fim. Claro que é preciso sempre a estrelinha que o Amorim sempre (ou quase sempre!) teve.
12 Novembro, 2024 at 20:20
Já opinei sobre o quanto gosto do João Pereira.
Se o teu argumento é eu querer que não resulte, olha, arranja outro porque isso não é verdade, de todo!
12 Novembro, 2024 at 18:32
MIguel, memória não faz mal a ninguém. Independente da historieta de mdição de curriculos e experiências é bom ser exacto nas justificações que se dão ou nas afirmações que se fazem: « … Afinal o voo que saiu dali foi bem rasteiro…».
Rasteiro, tanto quanto me lembro foi uma vitória nos Açores contra o Santa Clara e um empate em Londres contra o Arsenal … verdadeiramente RASTEIRO foi “chicotearem-no” pela última coca-cola no deserto … Kaiser … e quererem colocr o Tiago de volta à formação.
SL
12 Novembro, 2024 at 20:22
Álvaro, deixa de ser cego!
O voo do Tiago Fernandes é toda a carreira dele pós Sporting, despedido de vários clubes e a treinar hoje o Torreense…
Ás vezes parece que fazes de propósito para responder cenas que não têm nada a ver com o que se fala…
13 Novembro, 2024 at 14:18
E eu apensar que estávamos a falar do Sporting?
Afinal, no caso do Tiago Fernandes, estamos a falar da carreira após o terem escorraçado do Sporting.
E o mais engraçado é que, após 3 jogos de sucesso como treinador principal no Sporting, a carreira tenha sido rasteira … apesar do currículo que tinha antes de ter sido bombeiro de serviço, perdão, que o “habilitava” a ser escolhido para treinador ocasional da equipa principal do Sporting: «O Tiago Fernandes tem toda uma vida ligado ao futebol. Não foi jogador mas formou-se como treinador, e andou sempre ligado ao futebol, quer pelo pai, quer pelos amigos do pai, inclusive o Mourinho que é amigo da familia, com quem estagiou várias vezes na época do Special One. E depois esteve a trabalhar no Sporting n anos – muitos mais que o João Pereira.» (sic!!!) . Ou seja era “suficiente” para treinador da A do SCP … mas revelou-se insuficiente para treinar e ter sucesso em equipas de baixo calibre.
Ás vezes parece que fazde propósito para responder às coisas de que fala com cenas que não têm nada a ver com o que falou…
Coerência Miguel, coerência na argumentação.´
Bem sei que setorna mais difícil quando se centra em defender o mais esotérico dos cenários: Sérgio Conceição era a melhor escolha para treinador principal da actual green-machine do futebol do Sporting (????)
SL
12 Novembro, 2024 at 23:03
Eu não percebo essa tua referêncai constante ao Tiago Fernandes.
Desde logo, porque o rapaz apenas orientou o Sporting como treinador interino em 2 jogos para o campeonato e num empate no Emirates com o Arsenal para a Liga Europa.
Nunca esteve projectado ser treinador da 1ª equipa, mas na breve passagem que teve, cumpriu.
Só isso.
12 Novembro, 2024 at 15:54
Miguel mas o João Pereira não trabalha já alguns anos no clube ? A estrutura não o avaliou ? A estrutura não aprendeu nada nestes anos todos que já lá estão ? Porra, então que se foda a estrutura toda. Todos nós nanossa vida, nas nossas atividades fomos tomando conhecimento. É lógico que o futebol é uma atividade completamente diferente, é um jogo e o fator sorte também é um componente, mas minimamente pode-se tomar decisões com um parecer mais ou menos correto. Como tomaram o parecer do Ruben Amorim ? Foi por ser amigo do Viana ? o João Pereira não deve ser muito , lembro-me de um jogo na luz para a taça de Portugal que ele provocou a expulsão do Hugo Viana e perdemos o jogo por isso.
o gajo deve-nos uma….
12 Novembro, 2024 at 16:54
A estrutura que avaliou o Keiser, o Silas, o Pontes e o Tiago Fernandes? É essa estrutura que falas?
A questão que eu deixo a toda a gente é a seguinte…
Sendo cada um de vocês um jogador do plantel, que adoravam trabalhar com o Amorim e estavam motivados com a excelente época que se estava a fazer, saindo o Amorim, o que vocês, como jogador do plantel, esperam?
Um treinador conceituado para manter o foco nos objectivos definidos à partida da época e em continuar a boa época?
Ou um gajo desconhecido, que nunca treinou equipa nenhuma de jeito ou sequer dum bom campeonato, e que vem da formação do clube?
É que eu, como jogador do plantel, substituir o Amorim por um desconhecido, eu ia torcer o nariz… Claro que me ia esforçar na mesma, mas ia estar desconfiado. E se a coisa começasse a correr mal, ia perder a pica e ficar fodido com o Clube!
12 Novembro, 2024 at 18:01
Claro, isso é se corre mal, mas eu pergunto e se corre bem?
12 Novembro, 2024 at 18:33
Não eras tu que eras a favor do keizer e sua escola holandesa do ajax..?
12 Novembro, 2024 at 21:01
Sou a favor do Ajax, sim.
E?
Tudo o que vem de lá é bom?
12 Novembro, 2024 at 22:18
Não,não foi isso que eu perguntei.
Disse se na altura não foste um defensor da vinda do Keizer e por ser da formação do Ajax…
12 Novembro, 2024 at 18:36
Miguel não nos faças essa pergunta a nós.Para já faz ao CAPITÃO Hjulmand que ele já respondeu. Ou então espera para saberes DE FACTO a reacção e as opiniões dos outros jogadores, sem te pores já fazer juízos de valores baseados … apenas na tua convicção.
SL
12 Novembro, 2024 at 21:04
🙂
Meu caro, a minha opinião é baseada no que eu penso…
Acho que a tua é assim também, certo?
O Hjulmand respondeu o que tinha de responder. Ou esperavas que ele dissesse que “os jogadores estão desconfiados de irem ser liderados por alguém que nunca treinou nenhum clube num campeonato principal”.
Tu às vezes gostas de imitar o Pacheco! 😀 😀 😀
12 Novembro, 2024 at 21:50
Nunca te esqueces de mim. Obrigado por me tornares importante.
12 Novembro, 2024 at 21:55
O malandro do Álvaro anda a fugir da linha. Há quantos dias ele não diz mal do Varandas?
Não pode ser.Olho nele Miguel.
13 Novembro, 2024 at 14:28
Pacheco, procuro não dizer mal nem bem.
O que mais quero é que passe despercebido, porque em 95% das vezes que “dá nas vistas” é por fazer merda (nomeadamente sempre que abre a boca). Logo, se não tiver de falar nele é muito bom sinal.
Saudações leoninas
13 Novembro, 2024 at 14:39
Acredito que baseie a sua opinião no que pensa.
Seria bom era fundamentar, de preferência sem achismo, certas afirmações mais peremptória que faz como a questão que colocou aos tasqueiros que não concordam consigo.
Por isso fundamentei a minha opinião com um FACTO, que foi a resposta do CAPITÃO DO PLANTEL, a qual contraria a opinião do Miguel sobre a reacção dos jogadores desse mesmo plantel (e que o Hjulmand representa).
Também há a opinião de 4 jogadores treinados pelo João Pereira nos sub 23 e que estão inclusas neste post do Cherba.
Há ainda a opinião do próprio Ruben Amorim.
Mas se calhar quer o Hjulmand, quer os 4 entrevistados, quer o Amorim só “responderam o que tinha de responder”.
O Miguel às vezes gosta de imitar os que acusa de teorias de cabalas!
SL
12 Novembro, 2024 at 16:35
Nunca teve o ponto 1 e pelos vistos nao tinha um ponto 3 muito forte….
12 Novembro, 2024 at 15:13
Concordo perfeitamente!
12 Novembro, 2024 at 16:34
4- O JP tem ainda o bónus de achar que tem um divida de titulos para com o clube e quer retribuir.
Este leão seguramente nao sairá a meio da época!
12 Novembro, 2024 at 16:55
Conversa… para encher chouriços!
O Amorim também estava grato e o caralho e foi-se…
12 Novembro, 2024 at 16:49
Se ele tiver uma boa relação com os jogadores já é mais que o código postal.
Serve.
Porque o resto, tratam os jogadores dentro do campo, viram braga ?
Depois, é só acertar em quem se contrata pra jogar lá dentro, e aqui é outro campo necessário.
12 Novembro, 2024 at 16:41
Acho que esta discussão não faz sentido. Vocês acreditam ou querem acreditar que a direção fez uma escolha pensada e planeada e que JP é o homem certo na hora certa, estão no vosso direito, eu e outros estamos no direito de achar que não .
Vamos ver daqui a uns meses, se eu tiver razão também não vos vou dizer, estão a ver o que eu disse, se eu não tiver razão também espero que não venham aqueles idiotas a dizer chupa o Sporting ganhou, porque no final todos nós queremos o mesmo, vitórias.
12 Novembro, 2024 at 16:56
Muito isso!
12 Novembro, 2024 at 17:04
” Vocês acreditam ou querem acreditar que a direção fez uma escolha pensada e planeada e que JP é o homem certo na hora certa ”
Boa Rodrigo obrigado , ajusta-se na perfeição ao meu raciocínio.
12 Novembro, 2024 at 17:08
Não tenho a mania da perseguição, mas que já começa a ser estranho é verdade. Oh Cherba explica-me porque não consigo situar os meus comentários ? É que parece só acontecer comigo.
12 Novembro, 2024 at 17:34
😀 😀 😀
É o sol…
12 Novembro, 2024 at 17:39
Sim, queima-me a cabecinha ou os neurónios que acho que era o querias dizer.
12 Novembro, 2024 at 17:40
Ui…maravilha acertei.
12 Novembro, 2024 at 18:48
Tás com uma pontaria…
12 Novembro, 2024 at 18:57
Treino, muito treino
12 Novembro, 2024 at 17:39
Diz o povo que foi uma porta feita propositadamente para ti.
Parece que ouvi o cherba a dizer “,you shall not pass!*!”
Só tu podes solucionar e passar este portal. Boa sorte Pacheco . Tu situas bem….
12 Novembro, 2024 at 17:41
O povo já não ordena pá. Agora é o Musk.
12 Novembro, 2024 at 17:51
Musk ?
Sabedoria antiga perdura para além daqueles que estão reféns da inteligência artificial.
12 Novembro, 2024 at 18:01
Bonita frase…só que infelizmente cada dia que passa estamos todos mais reféns da IA. E sem darmos por isso.
12 Novembro, 2024 at 18:22
Sem dúvida, amigo Pacheco.
Vamos acreditar que a humanidade vai vencer este tremendo desafio.
12 Novembro, 2024 at 18:49
É isso o Musk, o novo inimigo do povo… Tem de haver sempre um bicho papão para justificar a nossa própria incompetência
12 Novembro, 2024 at 18:56
Cuidado Rodrigo , liberalismo a mais provoca insónias.
12 Novembro, 2024 at 20:22
Bispo papão … inimigos…. incompetência … Epah…tantos conceitos nessa cabeça….
Sai á rua, desfruta das estrelas, e dessa alta tecnologia de ponta que é a natureza.
12 Novembro, 2024 at 22:25
Mesmo!
Na volta ainda tens a sorte de no meio de milhões de monótonas estrelas ver um maravilhoso satélite Starlink…
13 Novembro, 2024 at 0:04
Eu felizmente passo quase todo o dia na rua e disfruto bastante da natureza pois não moro num apartamento, mas obrigado de qualquer forma pelas dicas.
Tenho enorme admiração pelo Musk, mas de há uns anos para cá virou alvo preferencial da esquerda pelas razões habituais, não é socialista e é rico.
Herdou? Não, roubou? Também não, muito pior, o filho da puta teve umas ideias do caralho e fartou-se de trabalhar por isso, arriscando o pelo, um péssimo exemplo….
13 Novembro, 2024 at 11:55
Não foi bem só isso Rodrigo.
Achas que ele comprou o Twitter apenas com boas intenções?
A forma como ele lidou com as eleições americanas foi tudo menos honesto.
Mas isto são politiquices….nada a ver com o João Pereira.
12 Novembro, 2024 at 17:59
Rodrigo
O Homem certo no lugar certo na hora certa era o Ruben Amorim. Mas isso já não é opção.
A própria aposta da direção no JP supostamente é homem certo no lugar certo mas na hora errada.
E se a aposta era essa para o final da época, não fazia sentido contratar quem quer que fosse por 7 meses.
Se vai funcionar… Ten Haag tinha tudo para funcionar no United e não funcionou. Garantias ninguém as tem.
12 Novembro, 2024 at 18:26
No Sporting tem tudo para não funcionar.
Sistema, árbitros, e toda a engenharia social em desfavor.
Mas gostei da raiva, união e atitude dos futebolistas . Isso dá me esperança….
Há muito Sporting para além do Amorim. Aliás, não creio que ele vá repetir outra vez na sua vida páginas tão douradas como estes dois último dos jogos
12 Novembro, 2024 at 18:44
Completyamente de acordo com aparte final do seu comentário. O que acho descabido é estarem a ser feitas suposições sobre competências, experiência, currículo, liderança, até carácter de alguém que foi escolhido DENTRO DA CASA sem NADA DE NADA que suporte essas mesmas suposições. Exactamente porque todos desejamos é o sucesso do Sporting.
Ter dúvidas acho admissível. Preferir outras soluções … admitiria até dia 11. Agora que é dia 12 e João Pereira é o treinador do Sporting, não acho que, desejando o sucesso da equipa, tenha grande cabimento a manifestação de outras preferências.
Um abraço e saudações leoninas
12 Novembro, 2024 at 19:03
Acredito que irá resultar e seremos Campeões.
E isso só mostrará a excelência do trabalho construído por e a volta de Amorim.
Deixou uma estrutura, deixou o melhor plantel português deste século, deixou uma mentalidade que só existia ao nível do Clube (modalidades), deixou um modelo e uma cultura de aprendizagem transversal à toda a formação, deixa tudo isso nas mãos de alguém em quem confia desde a infância.
Não será só João Pereira com a responsabilidade de manter o rumo e o que foi herdado, mas principalmente quem dirige quem tem a obrigação de não estragar o que está feito…
12 Novembro, 2024 at 19:14
E quem construiu o pavilhão…ah desculpem e quem contratou o Amorim ?
Em 1 , 2 , 3
12 Novembro, 2024 at 20:25
Foi o Paulinho
Acertei ?
12 Novembro, 2024 at 20:44
Quente , quente
Ahahah
12 Novembro, 2024 at 22:03
Desisto.
Bruno de carvalho estava no big brother nessa altura, logo não deve ter sido ele….
Não consigo mesmo lá chegar ….
Ia dizer o varandas mas como ele fez tantas asneiras não consigo imaginar o Varandas a acertar uma contratação de treinador como a do Amorim…
…
Vou bloquear…
Será o Varandas ?
12 Novembro, 2024 at 22:10
Usa um joker.
12 Novembro, 2024 at 22:47
Ou usa um… Gyokeres
12 Novembro, 2024 at 21:13
Tenho esperança que o João Pereira irá continuar e reforçar o espírito de equipa e focarem-se todos no SPORTING,com entreajuda de todos o trabalho táctico vai ter continuidade também. Unidos caralho ninguém segura o LEÃO. É o que espero, que sou otimista. O Varandas fica como o bardo dos gauleses, amordaçado a um canto, até ao fim do campeonato
12 Novembro, 2024 at 21:53
🙂
Sim. De preferência que não fale E que seja encostado a um canto
Para mim o melhor do varandas é a sua passividade, neutralidade, discrição. E isso funciona para os dois lados, para o melhor e o pior da sua acção como presidente.:)
12 Novembro, 2024 at 22:48
Lucidez… Algo que tem escasseado por aqui
13 Novembro, 2024 at 9:52
Vi ontem que o Mancini está livre…
13 Novembro, 2024 at 10:20
Já temos avançados…
Apesar de adorar o Mancini, prefiro o Gyokeres e o Harder…até pela idade….
13 Novembro, 2024 at 10:29
O Mancini treinador…
13 Novembro, 2024 at 10:32
Achas que vai para o Porto?