Ainda estou a pensar no que vou escrever e já me estou a rir sozinho. Passo a explicar: é que simplesmente ADORO quando um jogador ou treinador do clube me mande para o trabalho após uma ou outra análise precipitada da minha parte. Acho que já perceberam de quem eu estou a falar. Chama-se Marco Silva, tem 37 anos e é o treinador principal do nosso Sporting.
A análise prévia que fiz dele e da sua capacidade nem sequer foi negativa, bem pelo contrário. Fui um grande entusiasta da sua contratação e o próprio fez questão de me conquistar no seu discurso de apresentação. Porém (e este será o primeiro e último “mas” deste texto) fui um dos que desesperou quando vi alguns erros que ele cometeu no início do seu trajecto em Alvalade. Sabendo o que sei hoje, já nem sei se foram mesmo erros ou meras contingências para chegarmos ao ponto em que estamos hoje. E para despachar já esta parte, a minha grande crítica tinha a ver com a manutenção no onze titular de jogadores que estavam em má forma, como por exemplo, William, Adrien e até Slimani. Engraçado que hoje, a par do Nani e do Patrício, são capazes de ser os que em melhor forma se encontram, comprovando de forma inequívoca que eu percebo tanto disto como de lagares de azeite.
Interessa agora é falar da nossa forma de jogar. Perdão, Marco, da TUA forma de jogar. Sim, porque passaram tantos e tantos treinadores por Alvalade, cada um com o seu “estilo” que tornou-se muito difícil identificar qualquer princípio de jogo que o identificasse. Aquilo era ter bola quando dava, pressionar porque tinha de ser e, quando a coisa não dava, mandar charutada para alguém resolver. Alguém esse que, durante muito tempo, foi Liedson. Até hoje. Repito, até hoje. Mesmo o futebol de Leonardo Jardim, bom treinador e com sucesso recente no clube, nunca revelou grandes traços de uma identidade própria. Percebia-se a garra, a determinação, a vontade de vencer. Não se percebia os princípios de jogo, os movimentos dos jogadores limitando o nosso futebol a um jogo de cruzamentos para a área que o Slimani foi capitalizando. Desculpa lá, Leonardo! Mas é mesmo assim. Para ser justo, tenho de dizer que ele não tinha o Nani. Mas tinha Carrillo. E tinha o melhor Montero. E algum dia vimos o Carrillo a fazer aquela jogada que fez, por exemplo, em Alvalade contra o Chelsea onde arranca pelo meio deixando para trás tudo e todos à excepção do pé maroto do Ivanovic? Alguma vez vimos o peruano a aparecer nas sobras para finalizar? Alguma vez vimos este fantástico peruano a jogar em equipa? Não. E isto é trabalho de treinador. Enquanto o Jardim permitiu, completamente de borla, que o Carrillo ouvisse uma monumental assobiadela no último jogo em Alvalade, sem história para a classificação….Marco Silva fez precisamente o inverso. Deu-lhe confiança, deu-lhe responsabilidade e meteu o peruano a pensar dentro de campo. O resultado está à vista. A par do Nani, é o jogador que participa em mais golos da equipa seja a marcar ou a assistir.
Voltando ao futebol do Marco, hoje, consigo perceber a forma como jogamos. Porque é simples de entender, até para um leigo como eu. Pressão alta sem bola para condicionar a saída de bola do adversário (e ganhá-la perto da baliza adversária), com bola circular em posse até chegar a um dos criativos. Simples, não é? Depois, há pormenores que saltam à vista. Adrien é fundamental porque é o jogador que protege o trio ofensivo e aquele que mais ataques adversários rebenta. E William, que não tendo a rotação do Adrien, tem o posicionamento e a inteligência. Futebol é isto! Os trabalhadores protegem os criativos e os criativos protegem os trabalhadores. Os primeiros a criar e a resolver, os segundos a destruir e a complicar (o jogo adversário).
Depois há pormenores em termos individuais que é impossível não referir. Cédric era um lateral muito ofensivo, hoje, sem deixar de o ser, está muito mais equilibrado. O facto do Marco ter sido lateral direito não é coincidência neste crescimento do rapaz. Carrillo está muito mais prático e decisivo do que displicente e apagado (no Ladrão tocou uma vez na bola e fez um golo e na Alemanha sofreu o penalty depois de uma arrancada vertical e objectiva). Porra! Não consigo parar de elogiar La Culebra! Slimani está muito mais “técnico” e muito menos “panzer”. Montero voltou aos golos e às boas exibições. Nota-se que todos os jogadores, sem excepção, têm a intenção e o compromisso de tentar jogar bem. Obviamente que não posso dissociar este facto da vinda de um fora-de-série como o Nani. Mas há muito do treinador, até na forma de jogar do próprio Nani. Tudo isto faz sentido, tem lógica e acaba por potenciar as melhores características dos nossos jogadores, em especial, do nosso meio-campo, o suporte de todo o jogo da equipa.
A principal questão, a “piéce de résistence”, o carimbo de qualidade do Marco tem a ver com uma coisa muito simples: IDENTIDADE DE JOGO. Já tentei abordá-la lá em cima. O que realmente interessa é identificar se ela muda consoante o adversário, consoante as lesões, consoante o vento ou a chuva. Nada. Zero. Não muda absolutamente nada, chame-se o oponente Gil Vicente, Penafiel, Chelsea ou Porto. É precisamente isto que distingue um bom treinador de um grande treinador. Um bom treinador tem o conservadorismo suficiente para mudar a sua filosofia quando o adversário é mais forte. E isso em nada o diminui, até revela inteligência. Mas um grande treinador é aquele que tem a dose de loucura suficiente para jogar contra o Chelsea como se de um Paços se tratasse e jogar na ténue fronteira entre ser goleado e ser feliz. Sabem porquê? Porque acredita. Se calhar até mais do que os jogadores e os adeptos. Ele confia totalmente na sua equipa a ponto de acreditar que ela consegue dominar um Chelsea e, imagine-se, sair do jogo com a vitória! Agora metam-se na pele dos jogadores e imaginem o que cada um deles deve sentir quando o seu treinador acredita piamente que eles são melhores que o adversário. Perdão, do que QUALQUER adversário. Sentem-se os maiores. E depois jogam como o fizeram no Sábado em pleno Ladrão e espelham classe como fizeram na Alemanha. Sabem quem foi o último a fazer isto? Pois é, José Mourinho. Que não tenho dúvida nenhuma que será o ídolo do Marco Silva. As semelhanças, quer ao nível do discurso como na forma de jogar e até na questão psicológica, são demasiado evidentes para ignorarmos. Mourinho, mesmo no União de Leiria, quis sempre jogar à grande. E isso permitiu-lhe atingir uma classificação histórica enviando o Carnide para fora da Europa. Aliás, se formos a casa do Marco, tenho a certeza que na estante da sala figuram todos os livros referentes ao Special One.
Claro que ainda é cedo para aferirmos se Marco Silva é um bom treinador ou um grande treinador. O tempo encarregar-se-á de responder a esta questão. Tempo esse que, espero eu, se encarregará de fazer cair os arrogantes sem carácter como o Óroliga e fazer erguer os humildes e ambiciosos como Marco Silva. Se houver justiça no Mundo, claro. E há esperança para os injustiçados. Basta ver a cagufa com que o Carnide entra em todos os jogos da Champions e a ambição que o Sporting revela a jogar 10 contra 15 em plena Alemanha. A verdade, única e indesmentível, é que não me lembro de ver um Sporting tão entusiasmante, tão dominador e tão ambicioso. Obrigado, Marco!
* todas as sextas, directamente de Angola, Sá abandona o seu lugar cativo à mesa da Tasca e toma conta da cozinha!
24 Outubro, 2014 at 8:46
Grande texto!
Obrigado Sá, por nos fazeres arrepiar por dentro e sentir o que todos sentimos ao ver o nosso clube jogar da forma que tem jogado!
Grande texto!
SL
24 Outubro, 2014 at 8:50
Grande post e, principalmente, merecidissimo!!!
24 Outubro, 2014 at 8:51
Também fui apologista da sua contratação, empolgado mesmo.
Só espero é que fique muito tempo e que tenha muito sucesso, mas se tiver muito sucesso dificilmente ficará por cá mais de uma época. Infelizmente.
S.L.
24 Outubro, 2014 at 8:53
….e obrigado Sá! Grande posta!
24 Outubro, 2014 at 8:58
Mais uma grande posta.
Belo pequeno almoço.
Obrigado Sá
SL
24 Outubro, 2014 at 9:01
Já o tinha dito. Antes de todos os outros méritos, as melhores decisões desta direcção têm nome: Leonardo Jardim e Marco Silva.
Os tempos dos Paulo Serge desta vida quase que parecem longínquos mas, bem vistas as coisas, nem foi assim à tanto tempo. Volto atrás no tempo e recordo o receio que nos assaltou quando foi anunciado que o Jardim iria sair. Agora é fácil dizer que foi o melhor que podia acontecer. Sem desprimor para o Léo, o Marco Silva foi um upgrade. Isto sem contar com os 3M que deixou em Alvalade. Obrigado Leo!
Agora chegou a vez do Marco. E que futebol com que nos brinda! Dá prazer ver jogar este Sporting. Um grupo fortíssimo com individualidades suficientes para nos fazer sonhar.
Eu vou na tua onda Marco e só quero acabar onde merecemos.
Spooooooooorting!
24 Outubro, 2014 at 9:05
Pois… Obrigado Marco, por nos fazeres voltar a sonhar com a glória que nós mais do que ninguém , merecemos.
24 Outubro, 2014 at 9:07
obrigada Sá é isto que eu me farto de repetir para quem quer ouvir … não sei se é já este ano mas vamos ser campeoes com o Marco ai vamos amigos acreditem esta lá…. esta no adn dele !!!!!! nota se a distançia que este homem tem um caminho um lugar na Historia do SCP … que me perdoe o Leonardo ( que foi perfeito não lhe tiro merito) mas nota se que as equipas do Marco têm e desculpem o termo ” tomates ” no sitio não sei o que ele diz aos jogadores mas a diferença abismal de ver carrillo em campo por exemplo !!!!!… estou a imaginar me a festejar no Marquês aquele mesmo qu foi construido para as nossas victorias ( se assim não fosse não tinha leões tinha lá uns piriquitos )
todos a Alvalade no Domingo 🙂 SPORTIIIINNNG
24 Outubro, 2014 at 9:11
curiosamente, o António Oliveira escreve isto, hoje, no Record
Um leão mais confiante
Força mental, inteligência tática e princípios de jogo consolidados. Este Sporting pode ter menos recursos financeiros do que os rivais, nacionais e estrangeiros, mas dentro de campo consegue esbater as diferenças com garra, atitude e competência. O dedo de Marco Silva já se começa a notar com estes leões em crescendo, mas ainda há muito trabalho pela frente.
Há cerca de um mês, e depois de um empate embaraçoso com o Maribor, todas as críticas choviam em cima do treinador do Sporting. E após a derrota com o Chelsea em casa, o balanço estava feito: o Sporting completara um ciclo de 7 jogos em que vencera apenas por duas vezes. Até o presidente leonino chegou a referir-se ao facto de só ter tido duas alegrias até àquele momento.
Nas três partidas seguintes, uma goleada em Penafiel, uma vitória histórica (e merecida) no Dragão, afastando o FC Porto da Taça de Portugal e uma boa exibição na Alemanha para a Champions (apesar da injusta derrota) lançam o Sporting para a sua melhor fase da época. Este é um exemplo perfeito de que o futebol é feito de bons e maus momentos. Rapidamente as críticas passam a elogios e vice- versa. Quero com isto dizer que nem o Sporting estava tão mal como diziam, como também não é agora uma superequipa de um momento para o outro. O progresso dos leões é fruto, isso sim, do bom trabalho que a equipa e os seus técnicos estão a desenvolver, aproveitando ao máximo as armas que têm disponíveis e conseguindo superar algumas limitações.
sufruindo do trabalho prévio de Leonardo Jardim, num plantel onde só faltam Rojo e Eric Dier, Marco Silva manteve a base da equipa, tendo recebido ainda um enorme presente de seu nome Nani. É a estrela da equipa, jogador de craveira internacional, que veio trazer mais brilho e criatividade ao futebol sportinguista.
E não é por acaso que o crescimento de produtividade de Nani (com golos e assistências) coincide com o melhor momento leonino. Nani transmite confiança aos companheiros. O seu futebol imprevisível cria desequilíbrios e galvaniza a equipa. Ajuda os leões a controlar as operações, a mandar no jogo com a circulação de bola e a procurar a baliza adversária com frieza, por mais adverso que seja o ambiente. No Dragão, o Sporting não tremeu por força do seu espírito coletivo e porque executou os seus princípios de jogo de forma exemplar.
A pressionante dupla William-Adrien foi um verdadeiro tampão ao ata- ique dos dragões, sendo que a inteligência posicionai de Adrien nas transições ofensivas deu forte apoio aos avançados. Além de Nani, João Mário tem sido a principal mudança de Marco Silva em relação ao passado. Ao contrário de André Martins (médio criativo com dificuldades na marcação defensiva), oferece disponibilidade tática, qualidade de passe e preenchimento de espaços, devido à sua leitura de jogo. Com laterais e extremos rápidos a aproveitar as faixas no ataque, nota-se a preocupação de fechar espaços quando a equipa não tem a bola, sendo que o ponta-de-lança é o primeiro a pressionar os adversários. A maior debilidade está no centro da defesa, com Marco Silva ainda a tentar encontrar a dupla ideal.
Sporting está num bom caminho, (mas ainda com obstáculos pela frente). O calendário é exigente e resta saber se o plantel leonino tem soluções para dar resposta ao cansaço, castigos e lesões que entretanto surgirem. Em termos anímicos, Marco Silva está a moldar o leão para melhor.
24 Outubro, 2014 at 9:16
Porra amigo Sá, que posta do caraças!
Se tu com estas análises achas que percebes tanto disto como de lagares de azeite, então eu percebo tanto disto como da criação do universo.
SL
24 Outubro, 2014 at 9:17
“Remédios mais caros dão rombo nas contas do Sporting
Auditoria revela que, até 2011, departamento médico, então liderado por Gomes Pereira, dava lucros brutais a ganhar a um único fornecedor.”
http://www.cmjornal.xl.pt/exclusivos/detalhe/sportingpagava_16_vezesmais_porremedios.html
Continuando na “lama” o Marques Lopes pensa que tem no Lopatêgo um treinador que vai dar frutos. Coitado, mais um a delirar. Não é por se ter paciência com um treinador, ou querer fazer dele bom com paleio, que ele é MESMO bom. Os paineleiros do oporto, incluindo este e o Sousa Tavares, receberam ordens para acalmar as massas, caso contrário a casa vai abaixo se o espanhol bazar, pois com ele vai a espanholada toda a seguir.
24 Outubro, 2014 at 9:22
Shhhhh. Fala baixo Jordão para ver se ninguém te ouve.
Amigos tripeiros, o Patego é o maior. Tenho tanta inveja!
24 Outubro, 2014 at 10:04
É isso Capitão! Lo Patego é um brilhante treinador…vê o que mais ninguém vê! Em Janeiro é ver todas as equipas de língua de fora e o Porco fortíssimo, com 30 jogadores em grande forma e frescos fisicamente! Estamos todos lixados…a falta que nos faz um qualquer Lo Patego!! Ele está a poupar o Quaresma e é o unico problema desta equipa…o Quaresma quando começar a estar a 200% e a jogar de inicio rebenta aquilo tudo e transforma completamente o Porco…
(achas que eles comem isto?!?! O careca é fraquinho e come o que lhe derem a comer mas e os outros?! achas que vão mesmo acreditar?!??! Bem…só precisamos que comam até Fevereiro…quando já for irremediável…)
24 Outubro, 2014 at 10:09
Duvidas?
Se comeram tantos títulos ganhos à base da mentira não custa nada engolirem mais uma.
Patego4ever!!
24 Outubro, 2014 at 10:15
(Bacano!)
Fogo…tenho imensa inveja dos porcos…têm gajos com uma visão do crl na estrutura! Num seleccionador de sub.21 viram um treinador (este ano talvez não) que é um vencedor de Champions nato! Se tiver tempo, no próximo ano ele é o Guardiola do Porco e o Porco o novo Barcelona! Nã tenho duvidas….o Casemiro é o novo Xavi, o Kelvin o Messi, o Herrera o Iniesta! Estão é a ser trabalhados nos bastidores, num bunker por baixo da torre….
24 Outubro, 2014 at 10:22
E aquele corte de cabelo anos 80’s???
É a loucura… só lhe falta aquele rabicho comprido…
24 Outubro, 2014 at 10:27
Sim…porque os ténis brancos com o fato ele já tem…faz jus ao nome…Lo Patego….
Mas tudo aquilo é uma construção criada pelo bufas! Foi ele que falou com o Patego e disse “Vais vestir-te assim, assado, vai ter o cabelinho assim…”! Que é para ninguém dar muito por ele e depois o gajo é uma bomba e revoluciona o futebol mundial e quem sabe da Europa! O Patego é um gajo cheio de estilo e pinta…aliás até o nome modou…ele não se chamava “Lo Patego”…era o “Lo Pintas do Caçete”….
24 Outubro, 2014 at 10:27
*mudou…
24 Outubro, 2014 at 10:33
Eh pá… pára ai tudo!!!
Essa dos sapatos brancos não é boca para o Sonny Crockett, pois não?! É que se for, armo a puta aqui na Tasca e viro isto do avesso.
Sonny Crockett é icon!!!
Até cheguei a ir a um casamento à Sonny Crockett!!!
Blazer, tshirt branca e calça à maneira!!!
Respect, caralho! Respect!!!
24 Outubro, 2014 at 10:36
Sem desfazer no Ricardo Tubbs… que esse era um estilo diferente.
Mas tb com muita pinta…
Aquilo sim eram séries à maneira…
Agora é só Teorias do Gangbang e o caraças…
baaaahhhhhhhhh…
24 Outubro, 2014 at 10:36
Nada de bocas…é real!
É suposto o Lo Patego parecer um gajo vindo dos anos 80…desactualizado….e depois ser um gajo completamente revolucionário…muito à frente do seu tempo…
24 Outubro, 2014 at 10:43
O gajo bem tenta disfarçar com exibições como a que tiveram contra o Sporting(em Alvalade e no ladrão) mas olhas para jogos como contra o Bate que é uma potência mundial e vês logo que é o início de uma sequência de títulos. Aliás não sei se não estará a poupar no campeonato para serem campeões europeus já esta época.
24 Outubro, 2014 at 10:52
Levaste o cócódrilo oh Sampas? Se nao levaste foste uma imitacao rasca.
Tau acabei de te mandar uma boca à la Dias da Cunha
24 Outubro, 2014 at 11:16
O cócódrilo estava doente… não deu.
24 Outubro, 2014 at 11:21
Ir à “Sonny Crockett” NUNCA na vida seria rasca, meu caro. NUNQUINHAS!!!
Tenha juízo…
Miami Vice style…
Grande genérico (só de o ouvir já ficava com as pupilas dilatadas para ver o que ai vinha):
http://www.youtube.com/watch?v=sTPu4hjfHKg
Mitico o tema do Sonny:
http://www.youtube.com/watch?v=_UmOY6ek_Y4
E o tubbs era um braço direito que não se deixava ficar como um reles secundário!
Uma grande série, é o que vos digo!!!
VOCÊS SABEM LÁ….
24 Outubro, 2014 at 11:40
Portanto admites que foste um “croquete”….
24 Outubro, 2014 at 12:07
Vai buscar Sampas. Busted
24 Outubro, 2014 at 14:25
Crockett… não croquete!!!!
Então tu vais comparar a pinta do Don Johnson com um Godo ou um Duque?!!?!
Ai o cara***!!!
24 Outubro, 2014 at 14:26
Tiago, tás mesmo a pedir que te mande prós… Arrivals da Portela! 😛
24 Outubro, 2014 at 14:30
Portanto um croquete mas mais fino…em estrangeiro…ainda mais refinado!
O Don Johnson não era croquete…era o actor que representava o croquete!
Estou muito desiludido contigo…
hihihihi!
24 Outubro, 2014 at 15:24
Meu caro, o Don Johnson será sempre o Sonny e o Sonny será sempre o Don Johnson.
Não conspurques uma série de culto com essa corja de fritos servidos em bandejas…
Por favor, pare com isso!!!
24 Outubro, 2014 at 20:06
Sonny Crockett rules!
Sampaio , não levaste o crocodilo , mas levaste o Daytona não? Ou foi umTestarossa branco? 🙂
24 Outubro, 2014 at 9:38
Não sendo um conhecedor profundo detudo o que passa no fcporto, parece-me muito evidente que a politica de contratações é errada.
Se o Lopetegui (foda-se, vocês escrevem o nome do homem de tanta maneira e feitio que até fiquei com dificuldade em achar a versão correcta lol) for despedido, a “armada espanhola” não vai embora não. Há contratos a cumprir! O que fica é uma catrefada de espanhóis que vão levar com um novo técnico e que se não for latino provavelmente não irá achar boa ideia. Seguem-se dispensas e reformulação do plantel e isso é que fode um clube!
No meio disto tudo, evidente que só me vem à cabeça aquela frase do “com o mal deles posso eu bem” e é verdade, mas era só para fazer uma analogia com o que foi o Sporting nos últimos anos antes da vinda do Bruno de Carvalho.
24 Outubro, 2014 at 10:18
Com a convocação do Casemiro para a seleção principal do Brasil é que se vê a corrupção que corre naquela federação. Um gajo que tem jogado mal e pessimamente é posicionado sem um pingo de vergonha na principal seleção do país.
Não sei se sabem, mas o Luisão pagava 20 mil euros por cada internacionalização.
E assim se fazem craques não é ó Mendes cabrão chulo fdp?
24 Outubro, 2014 at 10:50
Doriva acenou a cabeça afirmativamente
24 Outubro, 2014 at 11:08
Elias também…
24 Outubro, 2014 at 9:19
Grande SA e Gigante Marco,vamos a eles…
Que chegue rapido as 18h de domingo proximo.
La estarei em alvalade para apoiar:)!
SL
24 Outubro, 2014 at 9:20
Bela posta Sá.
Ja ha muito tempo que nao via o Sporting a jogar um futebol tao apaixonante, e ha muito tempo que nao via um treinador que tivesse um discurso que me entusiasmasse tanto.
Obrigado Marco Silva.
24 Outubro, 2014 at 9:26
“Enquanto o Jardim permitiu, completamente de borla, que o Carrillo ouvisse uma monumental assobiadela no último jogo em Alvalade, sem história para a classificação….”
Imperdoável o Jardim com essa substituição para humilhar um dos jogadores com mais potencial. Perdi-lhe o respeito desde então.
É certo que o Marco Silva tem o Nani e o Jardim não tinha, mas a equipa também de saber jogar com ele e para ele, senão o Nani andava para ali perdido, a ter de carregar com uma equipa às costas, como tantas vezes vimos no Sporting. Esta equipa tem subido de nível, está na mesma “onda” do Nani, o que é mérito do Marco e dos jogadores que já estavam no plantel, a maioria dos quais tem evoluído imenso. O Nani numa equipa de cepos mal orientada não fazia um décimo do que tem feito.
24 Outubro, 2014 at 9:40
Grande posta!!
É isto que penso !!
(agora vou armar me em bom!)
Mais ainda, nem sequer, no inicio de alguma contestação, com algumas insistências, reclamei. Pois acreditei que, por uma simples razão de coerência haveria ter uma razão.
Coerência de que parecendo o marco inteligente não ia ter uma opção idiota só porque sim.
Digo mais, quando se começou a falar na saída dum treinador e entrada de outro, por uma questão de estabilidade fingi que era mentira, mas secretamente já o via a treinar o SCP !
Já devia ter vindo o ano anterior !
Não, tudo tem o seu timing!
Dupla jogada, roubar o Leo ao porco e penso que a coragem do marco ia esbarrar na falta de paciência dos sportinguistas.
Ou seja, o Leo foi o melhor para pegar numa equipa esfrangalhada.
O marco, o nosso dortmunder, vai leva la a outro nivel
24 Outubro, 2014 at 9:46
Li o texto na vertical, mas fiquei com a sensação de que é isto mesmo.
O Estoril do Marco Silva tinha momentos excepcionais de bom futebol, e quando foi anunciada a sua contratação pelo Sporting a primeira coisa que me veio à cabeça foi de que o nosso futebol só podia melhorar. O futebol do Jardim estava a perder força. Vejo o técnico madeirense mais como um técnico resultadista ao estilo do (cabrão do) Mourinho.
No começo de época o nosso futebol estava emperrado, mas depois da saída do André Martins houve uma clara evolução. Não quero ser considerado um André Martins hater, mas às vezes temos de dar o braço a torcer, o gajo estava a emperrar o jogo da equipa mesmo não sendo somente ele a principal razão para isso.
A questão que saltava à vista era: como é que uma equipa que tem 8, 9 ou 10 jogadores iguais aos da época passada, no onze titular, não consegue produzir bom futebol?
Agora já existe uma maior assimilação dos processos de jogo impostos nos treinos pelo treinador, esta parece-me ser a principal causa do bom futebol que apresentámos nos últimos encontros.
24 Outubro, 2014 at 9:59
Bons dias, Caros Tasqueiros.
E bom texto, Caro Sá.
Não deixa de ser engraçada a “kneejerk reaction” dos sportinguistas, no que toca à equipa, ao treinador e às exibições: início de época muito sofrível, tudo “a cascar” no Marco Silva; duas/três boas exibições, o Marco Silva já é a última coca-cola do deserto. 🙂
De minha parte, reservo o meu julgamento para quando vir o SCP a ter exibições bem conseguidas de uma forma mais consistente e consolidada.
É verdade que, actualmente, tudo indica que o Marco Silva encontrou a fórmula adequada para tirar o melhor rendimento do plantel (e que inclui a “fixação” no 11 do João Mário e do Slimani – em vez das experiências falhadas AMartins e Montero), só faltando “afinar” a defesa (e não foi culpa do Marco Silva ter ficado sem os dois melhores centrais do plantel). Pelo que, a manter-se o (recente) nível exibicional, haverá razões para estarmos muito satisfeitos com o treinador.
Mas o treinador vive de resultados, e o próximo jogo é o que importa.
SL
24 Outubro, 2014 at 10:00
Alguem me sabe dizer quando é que o Rabia está recuperado e apto para jogar?
24 Outubro, 2014 at 10:04
lol Cavem, aqui ninguém é do departamento médico do clube!
(vai na volta o Varandas anda por aqui a mandar caralhadas)
Eu já vejo o Rabia como um super-herói, parece uma arma secreta. Está parado, enquanto os cientistas de Alvalade lhe afinam a aerodinâmica do fato. Quando aparecer vai ser um espectáculo.
24 Outubro, 2014 at 10:06
Uma ideia interessante. Depois do adepto-sócio, o adepto-investidor. Uma espécie de “fantasy manager” real, mas pelos valores envolvidos, não creio que fizesse grande diferença para os clubes. De qualquer modo, ajudaria a fidelizar adeptos, embora comporte o risco de (ainda) maior instabilidade a partir das bancadas, pois se os adeptos querem que joguem (ou não) certos jogadores, se tiverem gasto dinheiro com eles directamente pior seria a irritação com os treinadores se estes não lhes fizesse a vontade. Não sei se isto não faria mais mal do que bem…
http://www.publico.pt/desporto/noticia/empresa-brasileira-abre-negocio-das-transferencias-de-futebolistas-aos-adeptos-1673910?page=-1
24 Outubro, 2014 at 10:10
Confesso que não gostava de ver algo desse género no Sporting…seria mais um factor de instabilidade para o treinador….para além dos resultados a pressão da bancada para usar certos jogadores, sendo que haveria sempre muita gente insatisfeita porque só podem jogar 11 + 3…
24 Outubro, 2014 at 10:06
Grande Grande Grande posta! Sá on fire como sempre! Um Saké para o Sá por minha conta!
Desde o inicio que digo…com todo o respeito pelo Leo Garden e sabendo que o Sporting ainda pode revelar-se algo inconsistente este ano (quem quer jogar desta forma demora tempo a ser consistente…) para mim a melhor contratação este ano foram os 4 anos que o Marco Silva assinou!
24 Outubro, 2014 at 10:09
Grande!
Faltou apenas referires, e corrijam-me se estiver enganado, mas há muitos anos que não via um golo marcado num lance trabalhado na sequência de um canto como fizemos na Alemanha.
E o resto, é isso tudo 🙂
SL
24 Outubro, 2014 at 10:14
Sempre que me lembro daqueles cantos curtos do Bento fico doente…
Miguel Veloso, Romagnoli… corriam sempre mal, que merda foda-se.
Bento fdp casmurro.
24 Outubro, 2014 at 10:32
Ainda tenho pesadelos com isso. Era inacreditável.
24 Outubro, 2014 at 10:54
Pior foi depois. Tudo o que é bola parada é o Montinho que marca. Ate penaltis. E ele que tinha uma eficácia altissima
24 Outubro, 2014 at 10:12
O maior pecado do Marco Silva foi ter-se agarrado em excesso ao esquema que vinha do ano passado. É bom ter uma base de trabalho, mas havia pontos fracos, e ele tinha de os corrigir. E um desses pontos, era o de 3º médio.
A entrada do William de caras, em baixo de forma, também foi negativa.
O centro da defesa ainda é o que é, mas aí a culpa não será do treinador. Paulo Oliveira enterrou na pré, naturalmente era complicado dar-lhe a titularidade. Os restantes, ou não têm ou não terão qualidade para jogar ao mais alto nível.
PS: claro que ajuda à causa ter um Nani em vez de um Heldon
24 Outubro, 2014 at 10:15
Respeito ao Heldon. Acho que o pessoal não anda a ter o respeito que o Heldon merece. E para mais, considero-o um bom jogador. Espero que evolua e que dê alegrias ao Sporting.
24 Outubro, 2014 at 10:23
Eu gostava que o Heldon que estava no Muaritime já tivesse saído da Madeira e tivesse aterrado na Portela. Esse Heldon dava um jeitaço… Acho que ainda está lá retido.
24 Outubro, 2014 at 10:57
Esse Heldon nunca vai jogar no Sporting. Nenhuma equipa joga com o Sporting da mesma maneira que jogam contra o Maritimo. É so essa a razão. Duas realidades completamentes diferentes.
24 Outubro, 2014 at 11:12
Quero acreditar que o Heldon é mais do que uma arma para jogar em contra-ataque. Porque se não for mais que isso, está nitidamente no local errado.
24 Outubro, 2014 at 10:48
eu respeito-o. apenas não o acho jogador para o Sporting. E muitíssimo inferior ao Nani, pois claro.
24 Outubro, 2014 at 10:58
Não há nenhum jogador em Portugal superior ao Nani.
24 Outubro, 2014 at 11:13
Isso é um facto.
Neste momento Nani está bem acima de qualquer outro.
24 Outubro, 2014 at 11:14
That was my point
24 Outubro, 2014 at 11:14
That was my point
24 Outubro, 2014 at 10:22
Que delicia!
Passei a ser leitor assíduo da tasca á pouco tempo…andava distraído , mas os LEÕES que me rodeiam (não são poucos felizmente) acordaram-me!
Obrigado á TASCA e aos tasqueiros por sermos SPORTING!!!!!!!!
24 Outubro, 2014 at 10:31
Um bom texto até chegar a um nome e uma comparação escusada e que confesso, detesto!!
Comparar com o josé merdinho é errado.
24 Outubro, 2014 at 11:12
Pode ser comparável nalguns aspectos.
Não é que seja igual ao mourinho.
Convenhamos, goste se ou não se goste, haja ou não razões para o odiar, tem coisas muito boas !
E um currículo que fala por ele.
Podem não gostar do futebol dele, pode ter ajudado o colinho que o porco teve em Portugal, ma só tipo ganhou muita coisa como underdog.
Até em Inglaterra o xelse que quebrou o jejum de campeonatos tinha o melhor plantel.
24 Outubro, 2014 at 11:14
Para mim basta me que o marco seja igual ao mourinho no seguinte :
Na motivação dos jogadores e no tirar o máximo de rendimento deles (até fazer parecer um cepo um jogador de futebol ! )
24 Outubro, 2014 at 11:16
E a ambição claro, e a crença !
O Estoril foi o Leiria do marco.
O SCP será o seu porco e depois adeus, não o poderemos segurar em Portugal.
Ah e que faça mais uma mourinhada,
Leve dois Oi três jogadores com ele pagos acima do valor !!
24 Outubro, 2014 at 11:23
E se extrapolar servir para alguma coisa, veja-se o que o Estoril conseguiu e o que o Leiria conseguiu… 😀
Por essa ordem de razão ainda vamos ser bi campeões europeus…
25 Outubro, 2014 at 9:47
Era essa a ideia!!!
E até esta” a correr bem “, fomos empurrados para a copa Europa ! Ganhamos
Para o ano estamos na champions outra vez!! Ganhamos, underdogs strike again!
24 Outubro, 2014 at 10:32
sem países candidatos credíveis começa a ganhar forma o fim do CAN 2015 ainda antes de começar.
Vários jogadores estão contra a prova. Slimani pode não sair da equipa este ano.
24 Outubro, 2014 at 11:14
Isso seria muito bom para nós…
24 Outubro, 2014 at 10:32
Nem mais!
Digo e repito: Obrigado, Marco!
24 Outubro, 2014 at 10:45
Muito bem “escrevido” 😉
Também sou dos que recearam ou duvidaram sobre o trabalho que o Marco poderia fazer quando vi os primeiros jogos.
Contudo, agora notasse na forma como a equipa joga que há trabalho e do bom.
Não sei se no fim da época teremos mais títulos que nos anos anteriores, mas uma coisa é certa, a jogar assim estamos mais perto do sucesso.
24 Outubro, 2014 at 10:50
Concordo a 100% e acredito muito!
Só fico com um frio na barriga por pensar no que ter um Centralão acrescentaria a esta equipa. Medo de que todo o percurso e todas as coisas boas, se possam desvanecer com erros na parte central, o que é mesmo pena, muita pena. Na verdade, só confio no Oliveira.
Espero mesmo que vá dando, mas temos que garantir sempre uma vantagem de 2 golos. Era chegar a Dezembro com as coisas equilibradas e tentar qualquer coisa no mercado, eu peço desculpa, mas a confiança que os outros 10 jogadores do 11 me dão é tanta, que fico mesmo com pena que uma peça estrague tudo.
24 Outubro, 2014 at 10:50
Sá, acho que hoje o Marco vai almoçar bacalhau…
24 Outubro, 2014 at 11:58
Atráves da tua empresa de “entregas” 😉
24 Outubro, 2014 at 10:55
Pessoal quando vejo esta grande equipa do Sporting a carburar acontece-me isto https://www.youtube.com/watch?v=4pXfHLUlZf4
SL
24 Outubro, 2014 at 10:55
OFF:
Declarações de José Eduardo no programa 4X4X3 da Érretêpê.
http://www.youtube.com/watch?v=VU_I9OVXv30#
24 Outubro, 2014 at 10:59
Enorme!
24 Outubro, 2014 at 11:09
Falou muito bem….mas não me esqueço que este foi um dos que mamou e bem…
24 Outubro, 2014 at 11:11
+1
24 Outubro, 2014 at 11:27
muito bem o Jose Eduardo …. e alias ontem o DIAS Ferreira arrasou com tudo na bola tv … tudo !!!!! eu que nao tenho nenhum link mas o Homem ( de vez enquando passa se ) mas ontem parecia o advogado do Bruno de Carvalho deu lhes uma coça a todos na parte que foi a eleição da liga !!!!!!!!
24 Outubro, 2014 at 19:49
Obrigada Leão Verde, não tinha visto esta entrevista, gostei muito agora de a ver.
24 Outubro, 2014 at 11:03
A única coisa que falta neste modelo de jogo é estabilizar a defesa (controlo de largura e profundidade) e uma maior qualidade na saída de bola nos centrais. Tenho grande esperança no Rabia (foi o primeiro alvo de mercado do Sporting).
A saída do Dier custa me muito mais hoje em dia. Porque acredito sinceramente que com ele e Paulo Oliveira seris miito dificil não ganhar. Especialmente quando me anda a jogar (quando joga) a LD na merda do Tottenham. Enfim.
24 Outubro, 2014 at 11:14
O Tottenham perdeu recentemente 4-1 com o City. Já antes tinha sido goleado pelo Liverpool. Eu gostava muito do Eric, mas sempre me pareceu que se estava a projectar demais no jogador.
A crítica em Inglaterra diz que é uma das melhores contratações dos Spurs, mas que ainda tem muitas falhas. Falhas que estaria a cometer no Sporting, se ainda cá estivesse, portanto também não era no Dier que estaria o “central feito”.
24 Outubro, 2014 at 22:50
termos perdido a velocidade do Ilori (burro do krlh), no centro da defesa, foi um golpe do qual vamos levar tempo a recuperar. Com um Enakarhire(ou um gajo tão rápido como…) esta defesa até entrava em tune com a frequência do Universo.
Conselho: não bebam e comentem na tasca, ups! too fuken late…
24 Outubro, 2014 at 22:52
desculpa Sá: ganda post, como sempre
24 Outubro, 2014 at 11:04
A Albânia perde 3 pontos e a Sérvia deixa de ganhar 3 pontos. Assim, Portugal só fica com menos um ponto do que os albaneses, e com mais dois do que a Sérvia. Toma!
http://www.sapo.pt/noticias/uefa-atribui-derrota-a-albania-e-retira-tres-_544a22bbad476afd5e004479
24 Outubro, 2014 at 11:06
Sem dúvida, que grande pequeno almoço. Fiquei empanturrado.
Parabéns Sá. Acredito, que até final da época, o Marco, ainda nos vai deliciar, com mais algumas iguarias…
24 Outubro, 2014 at 11:10
Quanto ao Marco Silva, estou à vontade para falar.
Também fiquei satisfeito pela vinda. Era uma aposta de “risco” elevado, embora a sua evolução sempre foi clara apesar do pouco tempo e o seu futebol “de grande” no Estoril deixava algo tranquilo o meu espírito leonino.
Entrou algo timido, retraido até… parecia atordoado com a grandeza que encontrou. Não o censuro… a tarefa era (é) hercúlea e alguma cautela é sempre necessária.
A verdade é que o futebol de qualidade estava a demorar e não parecia (repito, não PARECIA) que o ambiente que se estava a gerar (sobretudo depois do empate com o Maribor) parecia degradar-se. Ai, disse que tinha sérias dúvidas que o Marco pudesse inverter o rumo (embora desejasse que assim acontecesse). E nem era pela sua capacidade mas sobretudo por aquilo que se podia tornar maior que ele e que deteriorasse tudo à sua volta de forma que a situação ficasse insustentável e pagasse o elo mais fraco nestas situações, por regra, o treinador.
Felizmente veio a resposta em Barcelos (embora a primeira parte tenha sido igual ao que de mau se andava a ver), com uma segunda parte à “Estoril 2014” onde se viu a equipa mais solta e confiante, o que se veio a confirmar de lá para cá. Uma equipa em crescendo, com maior confiança no processo (e a isto não deve ser alheia a subida de William… o velho William que teve de se ajustar a uma forma diferente de jogar) e onde encaixam agora os jogadores certos nas posições certas.
Mudanças como a de Jonathan (Jefferson está em “queda”), Paulo Oliveira (Sarr muito muito verde, embora tenha dado excelente resposta na Alemanha), João Mário ( muito melhor que André Martins que é intermitente no seu rendimento) e até Carrillo tem subido de produção.
Marco tem, ele próprio, evoluido… deixou de apalpar terreno e agora vê-se mais ambientado a uma outra realidade (porventura a realidade mais diferente que encontraria em qualquer clube português, não fossemos nós o SPORTING!), numa forma de estar diferente e que se enquadra perfeitamente no seu estilo low profile mas sem deixar de ser assertivo.
Confesso que gosto mais de ver um treinador “agitado” no banco (não confundir com histérico, tipo JJ), que olhe o jogo em tempo real, que interaja com os jogadores corrigindo quando necessário (mas sem ir ao extremo do que era o Sá) e que mexa no tempo devido. No fundo, um gajo que viva e vibre com o jogo. Esse Marco vi-o contra o Schalke… e já o tinha visto a espaços contra o Ladrón (a forma de festejar o 3º golo, creio) tirou-me as dúvidas… Este Marco já tem tiques de LEÃO!!!
24 Outubro, 2014 at 11:15
Parece-me uma alarvidade comparar o marco com o mourinho em termos de personalidade e forma de ver o jogo. Têm lideranças distintas e revejo-me muito mais no Marco.
O mourinho era adepto da serrafada e ganhar a todo o custo. Era arrogante e mal educado quando perdia. Marco é o oposto, gosta de futebol romântico e é afável e simpático.
Ainda é um pouco cedo para estar com tantas veneraçoes. No final veremos se é isso tudo ou só um bocado.
24 Outubro, 2014 at 11:23
Basta me que o marco seja igual ao mourinho no seguinte :
– Na motivação dos jogadores e no tirar o máximo de rendimento deles;
– a ambição, a crença !
Noutra coisa podem ser iguais, que
O Estoril seja o Leiria do marco.
O SCP será o seu porco ( depois não o poderemos segurar em Portugal).
Ainda, à semelhança do outro:
Leve dois, três jogadores com ele …..pagos acima do valor !!
24 Outubro, 2014 at 12:03
Está um texto giro. Mas a comparação do Marco com o Mourinho é idiota. É a minha opinião.
24 Outubro, 2014 at 14:20
E se por acaso o Marco Silva tiver na sua biblioteca os livros do Happy One faço votos que se livre dessa porcaria toda! À semelhança do que eu fiz com toda a minha colecção de pornografia russa!
24 Outubro, 2014 at 14:26
Ahahahahahahahaha.
DeFran : Por ti até era menina para ir comer uma pizza…ou duas. 😛
24 Outubro, 2014 at 14:30
Menina… 😀 ahahahahahaha as minhas pupilas gustativas começaram a salivar. As orelhas ficaram ponteagudas e o meu faro tornou-se mais apurado que o do lobo do capuchinho vermelho. Se vieres de tótós sou homenzinho para ir à boleia para lisboa 😀 É só veneno nessa provocação!
24 Outubro, 2014 at 15:20
Eu não digo que ele anda doido!
Agora até as pupilas do gajo salivam…
Andas tão perdido, muchacho…
24 Outubro, 2014 at 15:21
Deixa-me adivinhas… são as pupilas “degustativas”? 😉
24 Outubro, 2014 at 15:21
* adivinhar
24 Outubro, 2014 at 15:24
Hehehehe 😀 obrigado pela correcção 🙂
24 Outubro, 2014 at 15:26
Não te estava a corrigir…
As Pupilas também degustam… ou será que estou errado??? 😛
24 Outubro, 2014 at 20:52
😀
24 Outubro, 2014 at 14:52
Então explica lá a idiotice.
Mas primeiro esquece a camisola do Rui Jorge e outras merdas que o Mourinho possa ter feito ao Sporting. Era porreiro pegares no trabalho, no percurso, no discurso e na forma de jogar. É isso que está em questão.
24 Outubro, 2014 at 14:57
Sá, como é que podes comparar o estilo de jogo do Marco Silva com o do Mourinho? O Special One devia patentear a táctica do autocarro de dois pisos. Já nem falo nos mind games, pois o Marco não segue essa cartilha. O Special One ganhou o que ganhou com planteis milionários. No Putedo Futebol Clube aproveitou o sistema para se concentrar nas provas internacionais. Gajos carregados de doping.
Olha aqui a idiotice:
http://www.youtube.com/watch?v=qWSAZrQQ7VI
24 Outubro, 2014 at 14:59
Vê até ao fim. No fnal aparecem as afirmações do Guru da táctica do autocarro. Afirmações como as que ele teve no final dessa partida mostram bem a personalidade do homem.
24 Outubro, 2014 at 15:09
Desculpa lá italiano…mas isso é reinventar a historia…
O Mourinho ganhou no Porco, Chelsea, Inter e Real! Nem no Porco nem num Inter tinha um plantel Milionário….No Chelsea tinha e no Real também! Mas antes dele chegar eles também tinham e não ganhavam pifo de peva…
Além disso essa dos autocarros…se ele está a ganhar sim…a equipa defende e defende bem…mas raramente tem autocarro quando não está a ganhar…
No Chelsea foi a 2ª equipa com mais golos marcados na Liga Inglesa em 2005, a com mais golos marcados em 2006, no Real bateu o record de golos de sempre na liga espanhola (pulverizou esse recorde até…), o inter foi a equipa com mais golos marcados na liga inglesa….estranho para uma táctica do autocarro….
24 Outubro, 2014 at 15:15
O Mourinho do Putedo tinha um plantel milionário para o contexto interno! Mas eu aqui discordo do Sá quando compara o Marco ao Happy One. Diferentes tacticamente. Diferentes ao nível de personalidade.
Agora diz-me uma coisa: o Mourinho não tinha um plantel milionário no Inter?! Como é?! Explica-me isso? Ele entrou num Inter campeão interno, recheado de grandes jogadores: Ibra, Etoo, Zanetti, etc, etc. Era mais fraco que o Barça e pouco mais!
24 Outubro, 2014 at 15:25
Não…O Ibra saiu no ano em que entrou o Eto, nem sequer se cruzaram!
Além disso…diz-me lá então uma equipa campeã em Inglaterra, Espanha ou Itália sem o tal “plantel milionário”! Fico curioso…então não há treinadores decentes…
O Porco na altura tinha um plantel Milionário?!!? Feito de jogadores do Leiria, lampiões B, Setúbal e Estoril?!?!? O Sporting tinha um plantel bem melhor (Jardel, João Pinto, Quaresma, Barbosa, inicio do Ronaldo, Sá Pinto, Nicolae…etc., acabado de ser campeão num super-campeonato)!
Nem o Inter nem o Porco tinham sequer gasto nem perto nem longe de:
Real, Barcelona, Chelsea, Manchester, Bayern Munich, o Milan no segundo ano gastou bem mais que o Inter….O inter nos anos anteriores nunca passou os quartos de final…com esse milionário plantel…nesse ano foi buscar dispensados do Bayern, Real, Barcelona…para ser campeão europeu…
Podes não gostar dele…mas daí a desvalorizares o trabalho dele vai uma GRANDE distancia…
24 Outubro, 2014 at 15:31
Tiago, eu não desvalorizei o trabalho do Mourinho. Só discordei da comparação entre os dois treinadores.
24 Outubro, 2014 at 15:40
Comparas-te desvalorizando o trabalho do Mourinho…com autocarros e planteis supostamente milionários…
Eu até concordo contigo em discordar na parecença entre o estilo dos 2….agora discordo totalmente essa cena de as equipas dele só defenderem e que só ganhou porque gasta muito mais do que os outros…que não é verdade…
24 Outubro, 2014 at 15:33
Bem…por mim, e embora como pessoa o ache detestável, não desvalorizo o trabalho dele. Dá resultados.
Agora não vejo semelhanças com o trabalho do Marco Silva.
24 Outubro, 2014 at 15:19
Epá, se é autocarro não sei.
Que a maior parte dos jogos a que assisti me davam sono, lá isso davam. E que muitos eram pontapé prá frente e fé em Deus, tb.
Mas tb podia ser da cachaça…. 😉
24 Outubro, 2014 at 15:22
No ano seguinte aos records do Real, o Barça igualou esses números. Só vês o que te apetece ver. Eu quero vê-lo a treinar um Estoril desta vida e a fazer aquilo que o Marco fez! Isso sim! Agora dizer que o Chelsea isto, o Chelsea aquilo… carregado de massa suja da máfia russa?! Ele em Espanha perdeu para o Guardiola. No somatório de jogos disputados com o Pepe está em larga desvantagem.
A única semelhança que eu encontro entre o Mou e o Marco é a nacionalidade.
24 Outubro, 2014 at 15:28
Enquanto treinou o Leiria estava em 2º, só atrás do Sporting do Jardel…quando saiu…
Acho que o Estoril não chegou a estar em 2º…
Se ele foi suficientemente bom para não chegar a acabar sequer 1 ano num clube mais pequeno….
Campeão Europeu pelo Porco é como ser campeão com o Estoril…fds…é uma diferença abissal entre porco e os grandes clubes europeus….
24 Outubro, 2014 at 15:33
Mas Leiria terminou em 4? O Leiria subiu de divisão e no ano seguinte apurou-se para as competições europeias?
24 Outubro, 2014 at 15:36
Ele nem sequer acabou o ano….porque foi logo para o Porco a meio do ano…por isso não sabes com teria sido! O que só abona a seu favor…
Fds….não queiras comparar currículos nem performances…neste momento ainda é ridículo….
Até porque estás a moldar as coisas ao que queres mostrar…
24 Outubro, 2014 at 15:37
O Putedo futebol clube tinha um grande plantel para o contexto nacional! Tinha as costas quentes com o sistema. O Deco e companhia tinham uns índices de rendimento surreais. Até falhavam os controles anti-doping quando lhes apetecia. O campeonato foi para inglês ver, pois a passadeira estava estendida há muito. Logo, focaram-se com todas as forças nas provas europeias.
24 Outubro, 2014 at 15:46
Portanto…Mourinho ganha por doping, roubos, máfia e por rebentar dinheiro….epah desculpa mas estas a ver o que queres ver! Se ele só ganhasse no Porco…ainda vá….fds…o homem ganha por todo o lado! Se calhar é bem mais do que isso!
O Sporting tinha acabado de ser campeão com uma granda distancia do Porco e tinha assistido à saída apenas do Hugo Viana! O Plantel do Sporting não era (para mim) nada inferior ao do Porco! E além disso milionário significa que gastas muito dinheiro! E o plantel do Porco não era mais caro do que o do Sporting! Se compraram melhor com menos guita…mérito deles!
O Real nos anos do Mourinho não gastou mais dinheiro do que o Barça….
O Inter, nos anos do Mourinho não gastou mais do que o Milan….
Só tenho duvidas no caso do Chelsea e é só no primeiro ano…no primeiro ano do Mourinho é provável que tenha sido a equipa Inglesa que gastou mais…
24 Outubro, 2014 at 15:29
Além disso…achas que o Barça joga com o autocarro…
Se não joga…estás a dar-me razão….o melhor que conseguiram foi igualar….
24 Outubro, 2014 at 15:33
“A única semelhança que eu encontro entre o Mou e o Marco é a nacionalidade.”
Tomara e é meu profundo desejo que um dia eles tenha mais uma comparação possível…o curriculum….
Chelsea Máfia?!O Chelsea nesses anos foi eliminado da liga dos campeões com um golo do Liverpool que não entrou num ano e no ano seguinte com uma expulsão ridícula e um penalti não assinalado contra o Barcelona….
Fds…deixa ver se percebo…Mourinho é máfia…o Barça jogou sempre limpo….não foi nada levado ao colo a torto e a direito…
24 Outubro, 2014 at 15:41
Eu digo-te para mim: Real, Barça, Chelseas e por aí fora são todos uma grande porcaria! Simples.
Desculpa lá Tiago se ofendi um dos teus ídolos. Não me identifico com esse gajo. Ponto. Ainda no ano passado teve muita sorte em não ter sido despedido. Ridículo o campenato que fez. Apetrechado de gajo de topo e pôs a equipa a jogar com tamancos!
24 Outubro, 2014 at 15:49
Não ofendes-te nada…e muito menos um dos meus ídolos! Só digo que o facto de eu não gostar de uma pessoa não justifica tentar reescrever a história!
Se tivesses dito só que achas que o estilo entre ambos é diferente, que as formas de jogar eram diferente e tudo mais…eu não dizia nada! Cada um com a sua…eu gosto de gajos com aquela personalidade (ao estilo BdC), que diz o que tem a dizer, que não tenta ser o politicamente correcto nem agradar ao mundo todo! Mas cada um gosta do que gosta…
24 Outubro, 2014 at 15:55
“Cada um com a sua…eu gosto de gajos com aquela personalidade (ao estilo BdC), que diz o que tem a dizer, que não tenta ser o politicamente correcto nem agradar ao mundo todo! Mas cada um gosta do que gosta…”
Fónix!
Não devemos estar a falar do mesmo Mourinho.
24 Outubro, 2014 at 16:02
Tiago, lê o meus primeiros comentários à questão do Sá.
Olha a equipa pouco milionária do Inter:
Júlio César, Maicon, Lúcio, Ivan Córdoba, Samuel, Materazzi e Chivu; Zanetti e Cambiasso, Thiago Motta, Stankovic, Muntari; Sneijder, Figo; Eto´o, Ibrahimovic, Diego Milito, Balotelli e Pandev.
24 Outubro, 2014 at 16:03
E sim! O Ibra fazia parte do plantel do Mourinho na época de 2008/2009. Aliás, o Mourinho entra no Inter quando este era tricampeão. Tive de fazer um pouco de pesquisa. A minha memória já não consegue reter coisas fúteis.
24 Outubro, 2014 at 16:06
Queres que vá buscar as equipas de Man. United, Real, Bayern, Barça…e vamos ver quem são os mais milionários!
Fds…claro que não estamos a falar de um plantel como o do Sporting! Mas se é esse o teu standard então não há treinadores de jeito já que nos grandes campeonatos e na Champions…só ganham planteis milionários…
24 Outubro, 2014 at 16:08
Então Tiago: o Inter era ou não cosntituída por um plantel milionário?! Eram pobres? Como reparaste, enganaste-te em relação ao Ibra e não só. Se eu for pesquisar melhor, encontro outros erros de palmatória.
24 Outubro, 2014 at 16:11
O Eto veio à troca com o Ibrahimovic, + 50 M! Eles não jogaram juntos no Inter….
O Figo jogou no primeiro ano, no segundo já não estava lá! O Pandev só veio no segundo, assim como o Milito…O Lúcio só veio no segundo ano…
Para além de Júlio César, Maicon, Ivan Córdoba, Samuel, Materazzi e Chivu; Zanetti e Cambiasso, Stankovic, Figo; Ibrahimovic e Balotelli já lá estavam antes…e não me consta que tivessem grandes prestações…
E é como digo…queres que vá buscar as equipas dos grandes europeus?!?! garanto-te que o Inter está muito longe de ter 1º o melhor plantel e 2º o Mais caro…
24 Outubro, 2014 at 16:13
Ou estás a falar de um plantel ou não! Se vais buscar um plantel ou incluís Ibrahimovic ou incluis o Eto…incluires os 2 não faz sentido…
24 Outubro, 2014 at 16:15
http://www.inter.it/it/palmares/33
24 Outubro, 2014 at 16:18
Onde está aí o Eto?! Arranja lá uma dessas com o Eto e com o Ibra….
24 Outubro, 2014 at 16:19
E que confirme o plantel que aqui colocas-te…um plantel com eto, figo, milito, pandev…tudo no mesmo plantel…
24 Outubro, 2014 at 18:41
por acaso acho que o platel do Chelsea na altura, a niivel europeu nem era grande coisa e mesmo a nivel da liga inglesa nao era o melhor!
podia ser o mais caro mas nao o melhor
e, mais uma vez, ele conseguiu foi sacar rendimento a jogadores que nunca renderam tanto!
24 Outubro, 2014 at 15:50
Tou contigo Italiano. Também não acho o estilo de jogo de ambos parecido.
Acho que os principios de jogo do Mourinho são primeiramente defensivos e os do Marco são ofensivos.
24 Outubro, 2014 at 16:03
Esquece.
Já vi que percebes disto menos do que eu. E eu percebo tanto como lagares de azeite.
O Mourinho só utilizou o autocarro em jogos da Champions na época do Inter e sempre contra equipas bem mais fortes, como Barça nas meias finais e Bayern na final. Na serie A era exactamente aquilo que vemos hoje no Chelsea e no Real a mesma coisa (excepto em jogos contra o Barça, onde o problema era mais psicológico do que táctico)
De resto, aquilo que vês hoje do Chelsea e aquilo que vês hoje do Sporting difere em muito pouco. Tirando a consistência da linha defensiva, vês um meio campo em tudo idêntico. 2 jogadores de classe em posse de bola + 1 recuperador de bolas (Matic, Oscar e Fabregas) vs (William, Adrien e João Mário). Vês dois alas do melhor que há ( Hazard e Schurrle vs Nani e Carrillo) e vês um panzer trabalhador e concretizador na frente (Diego Costa vs. Slimani).
Tacticamente, vês laterais muito subidos, vês pressão alta e vês uma circulação de bola constante até chegar ao criativo, que costuma ser Hazard e Oscar e em oposição a Nani e João Mário. E mais, vês o médio de transição a chegar à area para marcar ou assistir com Fabregas e Adrien (que marcou assim na Alemanha).
Só um idiota é que pensa que o Mourinho é um treinador defensivo. Defender bem é diferente de ser defensivo. Como disse, as únicas vezes em que o Mourinho foi ultra defensivo foi nas situações que referi em cima, sempre contra super equipas como Barça e Bayern. Porque contra esses, tens mesmo de jogar assim senão fodes-te à grande. E digo-te ainda mais. Mourinho só jogou assim contra eles porque tinha equipas que não lhe davam garantias de jogar como gosta, com um Inter com jogadores em pré-reforma e com um Real que, apesar de fortíssimo em termos ofensivos era ridículo em termos defensivos.
24 Outubro, 2014 at 16:06
Sá, já reparei que lidas mal quando alguém tem opinião contrária à tua. Oxalá fosses assim quando recebes elogios.
24 Outubro, 2014 at 16:10
DeFran, aqui tenho de estar “solidário” numa coisa com o Sá… Apelidar de “idiotice” não é forma de começar um argumento e tentar mostrar que se tem mais razão.
E olha que eu estou à vontade para falar, porque há tempos fiz uma observação ao Sá sobre algo que ele disse, em vez de entrar a matar. Ele percebeu onde tinha errado e “tout va bien”…
Deixem-se lá de picardias…
24 Outubro, 2014 at 16:20
“Está um texto giro. Mas a comparação do Marco com o Mourinho é idiota. É a minha opinião.” Eu chamei o Sá de idiota?! Onde é que leste isso?
24 Outubro, 2014 at 17:00
“Apelidar de “idiotice” não é forma de começar um argumento e tentar mostrar que se tem mais razão.”
Eu disse que chamaste de idiota alguém?
DeFran, tenho-te, pelo que leio aqui, como um gajo porreiro… mas podias perder algum tempo a ler aquilo que te aparece à frente antes de argumentar… ferves rápido e em pouca água. E algumas vezes sem razão… Lê de novo o que escrevi.
24 Outubro, 2014 at 17:47
Ricardo, eu não sou o único a ferver em água fria! Certo?!
24 Outubro, 2014 at 17:55
Tou a falar neste caso, como já aconteceu com outros. Inclusive em que dizias que eu escrevi coisas que não escrevi…
Não, DeFran… não és o único. Ninguém disse isso.
Eu disse é que ferves rápido… Não sempre, mas acontece. Certo?!
24 Outubro, 2014 at 17:59
“Eu disse é que ferves rápido… Não sempre, mas acontece. ”
De Fran…isto é uma vingança de eu ter dito que o Shika para ele era um caso de “ejaculação precoce…”
24 Outubro, 2014 at 16:15
Só lido mal com quem tem opiniões pouco fundamentadas e que vai buscar coisas que nada têm a ver com o assunto como dopings e coisas do género. E quem falou em idiotices foste tu. É melhor reveres isso. Aqui não se trata de ter opiniões, trata-se de ver jogos. E como eu vi praticamente todos os jogos do Mourinho, porque é um dos meus treinadores favoritos, só posso dizer que viste apenas esses jogos que eu referi. E numa época com 40 e tal jogos, definires que um treinador é defensivo porque joga de forma diferente em praí 5 ou 6 é, no mínimo, um erro de análise ou preguiça em ver o resto. E já que tanto gostas de futebol italiano, vai ver os jogos do Inter de Mourinho na Serie A. És capaz de te surpreender.
Ah! E se lidasse mal com os elogios, o idiota era eu. Acho que é lógico, melhor, humano.
24 Outubro, 2014 at 16:26
Mas por acaso viste o link que deixei num dos meus comentários? Doping e afins?! Ahhhh pois. Sou eu que vivo no mundo da lua. Isso é só nos filmes. Tens razão. Eu só disse que a comparação é idiota. Não que és idiota. Acho que há uma grande diferença.
24 Outubro, 2014 at 16:37
Estás a confundir tomates com cebolas.
Estamos a falar da filosofia de jogo do Mourinho ou de dopings?
Desculpa lá, mas o teu nível de argumentação parece de um puto da pré primária. Se não gostas do Mourinho estás no teu direito. Eu também não gosto de muitas coisas dele. Mas a sua filosofia de jogo e a forma como mete as suas equipas a jogar não é uma delas. Só se fosse maluco. Estamos a falar só de um dos treinadores mais titulados do Mundo. Ninguém consegue ter tanto sucesso a jogar sempre com autocarros.
24 Outubro, 2014 at 16:39
O Sá é o maior!!!!!!!!! Clap clap clap clap!!!!!
24 Outubro, 2014 at 16:42
“o carimbo de qualidade do Marco tem a ver com uma coisa muito simples: IDENTIDADE DE JOGO. Já tentei abordá-la lá em cima. O que realmente interessa é identificar se ela muda consoante o adversário, consoante as lesões, consoante o vento ou a chuva. Nada. Zero. Não muda absolutamente nada, chame-se o oponente Gil Vicente, Penafiel, Chelsea ou Porto. É precisamente isto que distingue um bom treinador de um grande treinador. Um bom treinador tem o conservadorismo suficiente para mudar a sua filosofia quando o adversário é mais forte”.
Passadas umas horas:
“Só um idiota é que pensa que o Mourinho é um treinador defensivo. Defender bem é diferente de ser defensivo. Como disse, as únicas vezes em que o Mourinho foi ultra defensivo foi nas situações que referi em cima, sempre contra super equipas como Barça e Bayern. Porque contra esses, tens mesmo de jogar assim senão fodes-te à grande”
Que grande coerência nessa linha de pensamento.
24 Outubro, 2014 at 16:44
Numa coisa és capaz de ter razão. Se calhar sou mesmo idiota por querer entrar numa troca de argumentos contigo. Mas também só se é idiota a primeira vez.
24 Outubro, 2014 at 16:48
Não gostaste foi? Ficaste mal na fotografia?! Desculpa lá, é muita demagogia. Essas respostas parecem de um puto que vira as costas com o rabo entre as pernas. Faltaste-me ao respeito por mais de uma vez. E ficaste ofendido por achar a tua comparação idiota?! Onde é que está a tua moral Sá? Sê humilde!
24 Outubro, 2014 at 16:55
De Franceschi….não entendes se não queres! 98% dos jogos de uma época ele joga de uma maneira, chega a determinada fase (jogos decisivos contra equipas mais fortes) e ele monta a equipa para ser segura….
No Inter isso aconteceu 2 jogos…Barcelona Fora e Final contra o Bayern….
Eu para mim isso significa que a equipa dele tem uma Identidade, limitando-se a mudar a sua forma de jogar em circunstancias muito especiais!
O Sporting em Schalke também foi forçado a defender muito mais do que o habitual (principalmente quando ganhava 1-0 e jogava com -1…a mesma situação dele no jogo fora do Inter em Barcelona)…isso faz do Marco um treinador defensivo?! Contra o Porco também tiveste muito menos bola e defendes-te muito mais do que é normal…isso faz do Marco um treinador defensivo?!
As equipas do Mourinho têm uma identidade…Fortes a defender, com boa circulação de bola em posse, fortes nas bolas paradas, com contra-ataque mortíferos e alma até Almeida….
24 Outubro, 2014 at 17:13
Aí é que está, meu caro.
Tu achas que eu fiquei ofendido com a tua frase. Eu acho que tu simplesmente não és capaz de conversar sem pegar na espingarda quando alguém escreve algo que vai contra aquilo que pensas. E depois admiras-te quando os outros pegam na sua. Bem-vindo ao teu “jogo”. Não és o único a saber jogá-lo.
Não me conheces de lado nenhum para avaliar a minha humildade. Pergunta às pessoas a quem já me retratei aqui na tasca quando achei que tinha sido infeliz.
Agora, se não te importares, deixa-me “fugir com o rabo entre as pernas” porque já esgotei a minha capacidade de continuar esta conversa.
24 Outubro, 2014 at 17:43
Mas chegaste a ver o video ou não?!
http://www.youtube.com/watch?v=qWSAZrQQ7VI
Espero que o Marco nunca tenha o mesmo discurso do Mourinho!
Curtiste aquela pressão alta do meio-campo com recurso a moto-serra?!
24 Outubro, 2014 at 17:51
Eu não sabia que tinha sido o Mourinho a inventar a pressão-alta. Mil e uma desculpas!!! Puxa, realmente fui muito infeliz.
24 Outubro, 2014 at 17:57
Fds…Italiano…ainda não acredito que o teu argumento é mesmo um video posto por um lampião a fazer choradinho sem UMA UNICA falta dos lampiões, em que não vez 1 único dos 5 amarelos que os lampiões levaram…
Não queres meter aqui a final que eles jogaram logo a seguir?!?!? Em que deram literalmente um banho de bola?!?!
24 Outubro, 2014 at 16:11
Eu acho o Mourinho um treinador defensivo. E que usa anti jogo. E arrogante. E um merdas.
24 Outubro, 2014 at 16:14
Aburguesou-se…
24 Outubro, 2014 at 16:16
Estou contigo.
Mas esqueceste-te de mencionar : E um mentiroso.
24 Outubro, 2014 at 16:28
Então eu tive azar. Os jogos que vi, quando se apanhavam a ganhar, até dava para bater umas sornas.
E estavam sempre “na mama” de uma charutada lá para a frente que alguém resolve.
Aliás, na minha opinião de leiga, viu-se bem a diferença qdo saiu do Real.
24 Outubro, 2014 at 12:19
Enorme Post!!!
É por isto que lá estarei no Domingo, e a vontade que tenho é a de estar os 90′ a saudar aquela EQUIPA de pé! que orgulho! Que prazer em sentir o que sinto em relação ao meu clube HOJE!!!
Obrigado Equipa! Porque honram a camisola que vestem!
Obrigado Marco!
Por me fazeres sentir, o que já não me lembrava existir, uma equipa!
Obrigado Presidente! Porque precisávamos de um verdadeiro Sportinguista!
Obrigado Cherba! Pelas palavras que muitos não conseguem transcrever!
Podem continuar todos a contar comigo de alma e coração!
Orgulho enorme em ser do Sporting Clube de Portugal!
SL
24 Outubro, 2014 at 12:42
Grande “crónica” amigo Cherba…
Também acredito “cegamente” no trabalho do MS…este é dos que “não enganam”…
Vai ser um “grandíssimo” treinador…!!
Só desejo que se mantenha por muitos e bons anos em Alvalade…!!
SL
24 Outubro, 2014 at 12:43
Parabéns ao Sá…!!
SL