No dia em que o Sá pedia compromisso e exigência, os jogadores escolhidos por Marco Silva para defrontar o Espinho foram sérios e concentrados ao longo de 90 minutos. Não facilitaram e não deixaram de “meter o pé”, mesmo tendo em conta a forma pouco ortodoxa como os jogadores espinhenses se faziam à maioria dos lances (o chamado estilo “a bola é tudo o que mexe”).
A primeira parte teve pouco brilho e foi jogada em ritmo morno. As baterias alimentadas a ilusão que alimentavam os tigres, estavam com carga máxima e a equipa branca e negra conseguia ocupar bem os espaços no seu meio-campo. O Sporting alternava a bola de um flanco para o outro, à procura de espaço, mas imprimia pouca velocidade ao seu jogo. Capel e Mané eram os mais inconformados, João Mário procurava dar alguma classe e dinâmica, Rosell mostrava que para ele não há jogos a feijões. O golo surgiu de forma natural, mas o cenário só se alteraria nos últimos cinco minutos da primeira parte, altura em que o Sporting resolveu acelerar e colocou em pânico a defensiva espinhense. Foi uma espécie de pronúncio do que viria a acontecer no segundo tempo.
Curiosamente, até foi o Sporting de Espinho a fazer figura no recomeço. Cheirou a perigo (só isso, cheirou), mas o dito cheiro apenas durou cinco minutos. André Martins soltou-se e começou a desmantelar as fileiras defensivas do adversário. Rosell falhou a recarga a um remate do pequeno André, mas o golo surgiria alguns minutos depois. Fantástica leitura de jogo de Montero, a desmarcar Mané e este, claramente uma das figuras do jogo, a mostrar estar a atravessar bom momento, colocou a bola na cabeça de Capel. 0-2 e ponto final no jogo. A partir daqui, a nossa equipa mostrou a tal exigência e o tal compromisso. Exigência para com eles, que não geriram esforços, compromisso para com a onda verde de adeptos que deu ao velhinho estádio uma moldura humana como há muito não experimentava (e eu a olhar para as claques, atrás da baliza, e a perguntar-me “quando é que tapamos a merda do fosso e trazemos as bancadas até ao relvado?»).
Capel esteve perto de repetir os festejos, mas viria a ser Fredy Montero, liberto de posicionamentos mais fixo pela entrada de Tanaka, a abrir o livro. O terceiro golo é uma verdadeira obra de arte: duas fintas curtas só ao alcance de alguns e um remate furioso, sem ângulo, que teria levantado cabelo se o redes usasse peruca. Levantaram-se os adeptos, mesmo os que nunca se sentaram, e partiram para 20 minutos finais de cânticos que embalaram o golo de Tanaka (simbólico, o facto de ter sido Montero a entregar-lhe a bola para bater o penalti) e o bis de Fredy, verdadeiro pesadelo para os tigres. Houve, ainda, tempo para a estreia do menino Podence e para uma brutal bicicleta de Esgaio, que não merecia ter sido apanhada em fora de jogo (ó Ricardo, um gajo que convive, diariamente, com o Dramé, tem de aprender o momento exacto de usar uma bicicleta!).
Missão cumprida e bem cumprida e espírito de grupo reforçado. Agora é ganhar ao Maribor, na terça-feira, episódio do meio de uma sequência de três jogos para afastar “o mau olhado”.
22 Novembro, 2014 at 13:45
Gostei da equipa a respeitar o adversário, foi um bom jogo e gostei de ver o podence a ter a sua estreia, apesar de este estar um pouco nervoso pelo que me pareceu, para mim, o Mané acho que merecia ser titular 3 feira mas quem sabe melhor que eu é o Mister. OHHHHHHH E O TANAKA VAI MARCAR OHHHHHHHH OHHHHHHHHHHHHHHH E O TANAKA JÁ MARCOU
22 Novembro, 2014 at 13:49
Mas o Mané não se pode deixar “encandear” pelo exito…tem que aprender rapidamente…quando deve seguir em frente, ou passar a bola ao colega mais bem posicionado…!!
Mas gosto dele…!
SL
22 Novembro, 2014 at 13:50
Sim sim Max sem dúvida, o Marco Silva deve começar a apostar nele aos poucos
22 Novembro, 2014 at 13:45
Grande grande Fredy Montero. Pura classe. Na 2ª parte, gritei várias vezes pelo colombiano. Não demorou muito a assinar dois grandes golos!
22 Novembro, 2014 at 13:48
E notou-se muito mais Montero a partir do momento em que entrou o tanaka e passou para 2ºavançado
22 Novembro, 2014 at 13:52
O Mané mete o Sterling num bolso. Grande jogador. Continua assim miúdo!
O Podence está na origem do penalty. Teve outro lance em que revelou a sua qualidade técnica e velocidade. A recepção do Fredy não foi a melhor. Na minha óptica ele devia ter conduzido a bola até ao final, pois estava mais que embalado para o fazer.
22 Novembro, 2014 at 13:47
É isso mesmo …: ” Agora é ganhar ao Maribor, na terça-feira, episódio do meio de uma sequência de três jogos para afastar “o mau olhado.”
Foi um jogo sem “facilitanços”…como deveriam ser sempre todos os jogos (Guimarães “já” é passado…?), e quando isso acontece…não à volta a dar-lhe…: é esperar pela vitória…!!
Fiquei satisfeito…inclusivé…com a “prestação” do Podence (continua “menino” as oportunidades hão-de acontecer com regularidade…)…
Agora é mesmo esperar por terça-feira…
Vou lá estar (se Deus quiser), ou melhor…: “Vamos lá estar”…!!
SL
22 Novembro, 2014 at 13:49
O Montero é um jogador fantástico. Que classe! Bom jogo do Mané tb, bons pormenores!
Gostei das substituições do Marco Silva. Tanaka, Esgaio (onde o gosto de ver, a extremo direito) e Podence entraram muito bem. Este Podence vai ser craque, não tenho dúvidas.
22 Novembro, 2014 at 15:18
O Marco Silva também já percebeu que o Esgaio joga melhor a médio que a defesa, aliás, é onde eu também gosto de o ver jogar.
22 Novembro, 2014 at 13:50
Este jogo serviu para confirmar que:
– Capel e Sarr são maus demais ( e n me venham com a teoria das assistências);
– Montero é dos jogadores que mais gosto de ver aquela camisola vestida;
– Miguel Lopes entra no onze
– Em vez de termos comprado 14 jogadores,podíamos ter olhado para dentro de portas.
Por último, que jogo horrivel do Jonathan! Espero que tenha sido apenas um mau dia, pois ainda me lembro de um tal de grimi
22 Novembro, 2014 at 13:52
O jonathan ainda tem 20 anos, temos de dar tempo
22 Novembro, 2014 at 13:55
Comparar o Jonathan ao Grimi?! Haja paciência. Discordo em absoluto! O Jonathan tem imensa margem de progressão. É um jogador esforçado, bom pulmão. Cruza bem (apesar de ontem não ter estado feliz) e tem bom remate.
22 Novembro, 2014 at 13:59
Eu n comparei, disse que ontem fez um jogo horrível (e era com o espinho)…
23 Novembro, 2014 at 17:04
Falaste no Grimi na continuação da tua apreciação ao Jonathan. A isso se chama comparação implícita.
Grimi nunca foi mais que um gajo esforçado que aproveitou bom momento físico para enganar o dep de futebol a contratá-lo. Jonathan Silva já mostrou mt mais, mais facilmente o compararia com Insua por ex.
22 Novembro, 2014 at 14:48
Ao contrário de ti, acho que o Capel foi dos mais inconformados e esteve na origem da maioria de situação de golo e mesmo dos golos (centro para o 1º e marca o 2º).
Dizer que Capel é mau demais depois de ter sido o desbloqueador do jogo é uma tremenda injustiça…
Sarr continua a evoluir, tem que ter cuidado nas suas decisões com os pés, mas pelo ar é o melhor central que temos, isso é mais que evidente.
A mesma evolução que se pede a Jonathan, jogador que já fez bons jogos com a nossa camisola, mas a quem temos de dar tempo para colocar em campo o seu melhor futebol.
Não é por acaso que vai à selecção argentina e é elogiado por todos, por isso há que dar tempo.
A nossa exigência é grande e os pedimos resultados imediatos, mas temos de perceber que nem todos os jogadores chegam, vêem e vencem.
SL
22 Novembro, 2014 at 13:54
Também acho que Montero e Mané merecem o lugar na Terça-Feira.
Por outro lado o nosso Jonathan esteve bastante … “desconcentrado?”.
Continuo a achar que Esgaio não é extremo e que podia ter sido dada uma oportunidade a Gauld por exemplo.
Esgaio deveria ter entrado mas para o lugar do Jonathan (M.Lopes ia para a esquerda).
No geral – Bom jogo!
22 Novembro, 2014 at 14:06
Os golos de ontem com relato da Antena 1.
https://www.youtube.com/watch?v=P6-1AL77Xec
22 Novembro, 2014 at 14:08
Uma referência para o Espinho. Uma equipa que disputou o jogo com brio. Sem distribuir lenha. Equipa que não fez nem um terço do anti-jogo do Paços de Ferreira. Puta que pariu a equipa dos castores.
22 Novembro, 2014 at 14:10
O link é cortesia Cortina Verde.
22 Novembro, 2014 at 14:13
Até ao presente momento, em todos os jogos do SCP em que estive presente – na era Bruno de Carvalho – ganhamos sempre!
SPOOOOOOOOOOOOOORTING!!!
22 Novembro, 2014 at 14:21
Então, tens de ir sempre à bola DeFran… 🙂
22 Novembro, 2014 at 23:22
Faz favor de passar a ir a todos os jogos. É obrigatório. SL
22 Novembro, 2014 at 14:30
+1
Faz-me muita impressão o estado em que está o Espinho. Como é possível?? Se o campo deles está uma ruína, o campo de treinos é indescritível! Parece um campo de futebol no Afeganistão! O que é que aconteceu naquele clube para chegar a este estado crítico?
22 Novembro, 2014 at 14:14
O Montero é para mim, o jogador com mais classe deste plantel a par do Nani, do Adrien e do Carrillo. O problema dele parece-me ser unicamente a posição. Ele faz-me lembrar o jvp, um segundo avançado, livre para apoiar o ataque. Sempre que joga nessa posição ele abre o livro…
22 Novembro, 2014 at 14:15
Na minha opinião belas exibições de Rossel, Mané e Montero, a dizerem claramente ao treinador que pode contar com eles.
De ressalvar obviamente a estreia de mais um menino da formação, Dani Podence, que seja o primeiro de muitos.
E face ao adversário que foi, podia ter jogado tb o Wallison e um dos centrais da B.
De resto um jogo sério da nossa equipa, que não deu veleidades e soube sempre controlar o jogo.
SL
22 Novembro, 2014 at 14:16
Está aqui tudo dito e o que nao foi dito ficou dito entre as linhas.
Obrigado CherbaLopes 🙂
O Boeck … Um jogador à parte ou um jogo à parte do jogador?
Acho que teve de agarrar uma ou duas bolas… Bom, nao me lembro.
ML, nao teve trabalho para o poder avaliar…. Nem se destacou para lhe dar nota positiva.
Maurício, sempre voluntarioso( as vezes nem sem bem o que isto quer dizer???)… Tentou marcar o seu golo… Porque percebeu que nao tinha trabalho lá a traz.
O Sarr fez o mesmo, tentou e até pediu um passe para ser ele a encostar para golo. Só nao percebeu a quem estava a pedir a acistencia ( ao Montero na jogada do seu primeiro golo)
Alguma anceadade desnecessária na primeira parte a meter a bola no meio campo.
O argentino… Acho que nao consegui fazer a digestão da derrota contra Portugal. Jogou poucoxinho
O Pequeno André, teve no melhor e no pior. Nao podemos falhar golos cantados. Mas é dos seus pés a arrancada para a viragem no jogo.
O JMario, este ao contrario do André … Menos em jogo do que ele sabe e já nosistrou saber, mas a abrir a porta do “cofre”
Rossel, um jogo à sua imagem, certo, honesto e equilibrado.
Capel, parece que tirou um peso qualquer que trazia nos ombros …
Acho que se soktou de alguma angustia…. Aquele golo fez lhe muito bem. Espero vir a confirmar isso mesmo em jogos futuros.
Mané, um desequilibrados que necessita de mais espaço para as suas arrancadas … Mesmo assim em destaque neste jogo.
Montero, está de volta e como já o disse aqui e volto a repetir.
Sem Slimani pir perto o Montero marca mais e melhor.
( nao quero ter razão, é uma contratação )
Tanaka é boa energia.
Ele ao lado do Montero vao fazer melhor dupla!
Podence, entrou e acendeusse uma luzinha no corredor esquerdo.
Esgaio, palavras para que… É um artista Português!
Gosto muito deste jogador!!!
Raça, caracter, lutador e … Tem golo de duas rodas…imagine-se!!
Parabéns pelo resultado… Mas estava à espera de mais… Muito sinceramente!
22 Novembro, 2014 at 14:23
Vi o jogo a espaços no trabalho, mas da um gosto enorme ver jogar o Montero. Que classe.
Espero que jogue de inicio contra o Maribor.
Bom jogo do Uri e do Mane.
22 Novembro, 2014 at 14:25
Jogo sério da parte dos nossos jogadores, assim sim, exigência e compromisso, seja qual for o adversário…
Não gosto de individualizar análises, mas co Mané, Nani, Carrillo, Montero a chegar aos níveis habituais e Tanaka à espreita, parece-me que o melhor da temporada ainda está para vir. Se conseguirmos estabilizar a defesa, só mesmo os bois de preto é que nos vão fazer frente…
22 Novembro, 2014 at 14:39
é pá o 3o golo do Montero é uma obra de arte daquelas q pensamos q só o Messi é q consegue fazer (atenção eu só mais fã do CR7 mas este tipo de golo c/ 3 fintas em velocidade numa cabine telefónica e depois disparar na cara do GR é mesmo ao estilo do Messi).
Eu compreendo q tenhamos de jogar c/ um matador como Slimani na maioria dos jogos mas se o Marco Silva quer ser treinador de um clube grande tem de conseguir encaixar Montero e Slimani no mesmo onze!
Montero tem muita classe!!
PS- Bom jogo de todos. Gostei da oportunidade dada ao Podence, Esgaio e Tanaka e tb da titularidade do Boeck, Rosell e MLopes.
22 Novembro, 2014 at 15:32
Foi mesmo um GANDA GOLO.
22 Novembro, 2014 at 14:55
SPOOOOORRRRRTTTIIIINNNGGGGGG!!!
Montero é pura classe!
E agora tenho que ir calçar os patins que vou “ajudar” a rapaziada do hóquei.
SPOOOORRRTTTIIINNNNGGG!
22 Novembro, 2014 at 15:27
E o nosso futsal Cherba?
Domingo quero ver outra vez o pavilhão a vibrar como há 4 anos atrás frente ao El Pozo
https://www.youtube.com/watch?v=ubif7Zyy9VI#t=273
22 Novembro, 2014 at 15:33
SINTAM O CHEIRO QUE AFUGENTA OS CÃES…
22 Novembro, 2014 at 15:35
Realmente o Montero, com jogos como este, deixa-nos sempre a sonhar acordados…
Será que não conseguimos jogar com o Slim a PL e o Montero a 10?
Seria uma dupla brutal!
22 Novembro, 2014 at 15:44
Tenho a plena convicção que o Montero e o Tanaka podem produzir mais golos que Slim e Montero.
O MS sabe do que estou a falar
( nao nao sou o Octavio Machado )
😉
22 Novembro, 2014 at 15:55
Passatempo #porumsportingcampeão Sporting Fans
http://www.youtube.com/watch?v=C1LpjETYpbQ&feature=youtu.be
https://www.facebook.com/video.php?v=807562965953306
22 Novembro, 2014 at 16:01
Grande Hipon da Joana Ramos!
Grande exemplo
22 Novembro, 2014 at 16:09
Gostei da 2.a parte…
Montero pura classe
Martins a 8
Mané
Capel
Tanaka (Ganda pénalti)
Esgaio e claro Podence.
SL
22 Novembro, 2014 at 17:27
Se não fosse uma reunião em Aveiro…
Se não fosse um jantar de despedida de solteiros…
Se não fosse estar sozinho…
Se não fosse em cima da hora…
Não tinha perdido esta “barrigada” em Espinho!
Azarucho, Ricardo! Azarucho… 🙁
22 Novembro, 2014 at 18:00
Despedida de solteiro? Ainda falavas do DeFran.
Shame on you
22 Novembro, 2014 at 18:29
Foi só um jantar, Sr. Bruno…
Quanto a ir aos All Garves… podemos ver isso noutra ida em que vá sozinho.
22 Novembro, 2014 at 19:06
Ta combinado Mr. Sampaio
22 Novembro, 2014 at 18:33
deveria haver uma excepção à lei do fora-de-jogo … aquele golo do Esgaio seria validado 🙂
22 Novembro, 2014 at 21:31
“quando é que tapamos a merda do fosso e trazemos as bancadas até ao relvado?»
Sem dúvida, esta era uma das obras para ontem. Os adeptos e claques em cima do relvado intimidava árbitros e equipas adversárias. Não percebo tanta hesitação em fechar a merda do fosso. Fica assim tão caro? Slavchev não custou mais?
23 Novembro, 2014 at 1:20
A última foto dos “noivos”…:
http://www.dw.de/image/0,,15678888_301,00.jpg
vieira do pó e bufas do pinto…!!
SL
23 Novembro, 2014 at 1:21
Peço desculpa…mas falhou…!!
SL
23 Novembro, 2014 at 1:24
http://www.dw.de/dez-express%C3%B5es-curiosas-em-alem%C3%A3o/g-17449385
será esta…?