Não há como esconder que estes dias não têm sido fáceis. Falhámos quando não podíamos falhar, não foi cumprida a promessa secreta se não perder mais pontos até ao final da primeira volta. A margem de erro era nula e o erro foi cometido. Escondermo-nos atrás de matemáticas improváveis e contas absurdas não vai recuperar a frustração que sentimos ao olhar para a classificação nesta altura. Nada apaga mais de noventa minutos de completa apatia e falta de motivação, que deixou a bancada em completo estado de nervos.
Há uns meses estaríamos a pedir uma equipa talhada para grandes jogos. Hoje já temos isso, mas cedemos constantemente pontos em casa com equipas que lutam para não descer. Por muitas teorias que os sportinguistas arranjem (algumas são bastante criativas) ninguém consegue compreender como é que passamos de um futebol apaixonante para um medíocre no espaço de dois ou três dias. E ninguém pode explicar porque ninguém sabe a resposta, nem mesmo o Marco Silva.
Ainda assim, para todos os promissores profetas da desgraça, nada está perdido e ainda temos muitas semanas para corrigir os erros que fomos cometendo e subir a grande velocidade na tabela classificativa. Para quem opta já por colocar rótulos no que podemos esperar desta época, esse é um caminho pelo qual não gosto de enveredar. Lutar pelo segundo lugar ou pelo terceiro, esperar ser candidato, etc. Neste momento as probabilidades de chegar ao segundo são tão simples como: dois empates do Porto e estamos lá. Por isso mesmo, fazer esquemas, assumir objectivos nesta altura parece-me tão produtivo como dizer que temos a obrigação de vencer a Liga Europa. O importante, a partir deste momento é jogar um jogo de cada vez. Passar quarta mais uma eliminatória, ganhar na Madeira, colocar os putos na mais alta roda e tentar vencer.
O pessimismo que abunda entre as hostes leoninas, peço desculpa, mas roça quase o mais primário lampionismo. Sabemos que o objectivo principal está quase perdido, mas teremos de ser os primeiros a assumir que a probabilidades nunca estiveram propriamente do nosso lado. Deixar de acreditar no projecto e apontar insistentemente dedos a um e outro jogador não resolve absolutamente nada. Se o individual não se destaca é porque o colectivo não o permite. Esse é o motivo pelo qual vimos autênticos flops nossos brilhar com outras cores, noutros países.
Este Sporting continua a ser o que não consegue pagar grandes ordenados, continua sem poder gastar mais de dois milhões num jogador. Continua a ser o que herda a pesada herança da desorganização e, acima de tudo, é um Sporting que tem de agir como pequeno nos negócios e como enorme em campo. Não pode ser tarefa fácil… Não podemos nunca esquecer-nos que, para chegar aqui, abdicamos de muita coisa. Do nosso orgulho, da nossa competitividade, de muitas pérolas da Academia, de muitos jogadores experientes e com alta rotação. Tudo o que perdemos, todas as facadas ingratas, todos os maus resultados, todas as desilusões e humilhações tiveram sempre um objectivo no horizonte: salvar o Sporting Clube de Portugal.
Tudo se fez graças a nós, adeptos e sócios. Somos os melhores a construir e os melhores a destruir, tudo no espaço de horas apenas. Para quem ainda não compreendeu, ou não tem um parzinho para o assumir, esperam-se novas cenas nos próximos meses que vão provar: a luta ainda vai a meio e está longe de estar terminada. Para quem quer lutar e apoiar o melhor clube do mundo, óptimo. Quem quer fazer críticas construtivas, óptimo. Quem quer apenas “botar abaixo”, sem argumentos nem destreza mental, este não é o vosso momento. Por favor, não usem o nome Sporting para tentar provar a vossa suposta superioridade intelectual. Vamos a Vizela avançar até ao Jamor e, como esperamos, levantar pelo menos um troféu no final desta temporada!
16 Dezembro, 2014 at 9:25
É tanto isto. Estejamos nós preparados para os próximos tempos, em que toda a recuperação que vem sendo feita será alvo de ataque por quem acha que apenas interessa o plano desportivo.
16 Dezembro, 2014 at 10:29
Cherba, tão importante como estarmos preparados para esses ataques é fazer-se uma avaliação interna do que tem corrido menos bem a nível desportivo. (A nível financeiro a recuperação tem sido brutal).
Por um lado a questão da gestão das expectativas (a conversa de partimos na pole position…) por outro a questão das renovações dos jogadores com potencial. É que para mim não faz sentido gastar-se 2,5M num Slachev ou mantermos um Capel (dos jogadores que ganha mais) e depois não renovarmos com Cédric e Carrillo, “porque são caros”.
16 Dezembro, 2014 at 10:37
A nível desportivo há questões importantes como a política de contratações, já aqui tantas vezes discutidas, com um número exagerado de compras…ou a maneira como está montado o nosso processo defensivo, onde aí já entra a responsabilidade do MS. Sofremos golos em quase todos os jogos, o que significa que para ganharmos jogos temos invariavelmente de marcar pelo menos 2 golos.
16 Dezembro, 2014 at 9:35
Bons dias,
Concordo com td o q é isso…mas honestaemnte apesar de manter o otimisimo e positivimos para com o nosso clube e sempre com altas expectativas a cada jornada,a cada jogo .
A verdade é q este ano ja sao desilusoes a mais.é mais do msm,discute-se sempre o msm.Deja vu.
Bem seei q existem varias condicionantes,bem sei q nao vale tudo e temos o nosso caminho,mas no final de cada jogo quero é q Sporting ganhe ponto.
e em 13 jogos temos 6 empates(academica(F);belenenses(C),benfica(F),Porto(C);Paços(C);moreirense(C).
Na minha opiniao e ate agora estao a fazer um mau campeonato e continuam a cometer erros q a esta altura ja n deviam acontecer tais como falhas graves no capitulo da finalizaçao e percas de concentraçao que se têm revelado fatais.
Noa falo das falhas defensivas q dou de barato pelos erros de casting na zona central e pelo facto de temos laterais q sabem atacar mas a defender deixam mt a desejar.
Vou continuar a apoiar sem duvida,vou continuar a ter o nervoso miudinho e ansiedade antes de cada jogo e sempre com expectativas de lindos espectaculos de futebol carregados de golos.
mas que começam a ser desilusoes a mais enqt ainda estamos nem a meio da epoca…isso sem duvida.:(
Melhores dias virao ,eu acredito(e que o quarteto fantastico aponha as maos á obra)
(acho q ainda estou de ressaca de domingo…….!!!!)
SL
16 Dezembro, 2014 at 9:39
Calma malta, a nossa equipa nem é tão boa quando ganha nem tão má quando não ganha. Há lacunas, estão identificadas, mas já provámos N vezes que quando todos estão focados nos superamos e somos capazes de nos bater com qualquer adversário. É certo que por vezes isto não é suficiente…é simples…falta qualidade. Que se paga! Os jogadores “experientes”, “patrões”, “com provas dadas” custam dinheiro, dinheiro que não temos, e mesmo que o tenhamos, não temos depois capacidade para lhes pagar o salário. Como tantas vezes já por aqui se disse, o nosso caminho nos próximos anos vai ter muito de fé e superação…de ir buscar forças e qualidade onde ela não abunda e tentar gerar mais valias que nos permitam ser mais competitivos no futuro, isto SE soubermos ser pacientes e estivermos unidos. Quem não for capaz de perceber isto…
No domingo fiz 500km para estar em Alvalade doente, vim de lá triste e pior da gripe…uma viagem de regresso ao Porto que não desejo a ninguém…
Mas “E, agora”, Maria?
Agora, 4ª feira estarei em Moreira de Cónegos!
16 Dezembro, 2014 at 10:00
Lamento mas não vejo garra neste SCP, ok.. vejo-a a espaços, especialmente em jogos que provavelmente “passam lá fora….”
Perdemos pontos por displicência e ausência de atitude isso é que me preocupa. Sinto e vejo que existem jogadores que contra equipas como Moreirense e afins…simplesmente desligam.
Não vou bater mais na tecla sobre quem já se devia ter sentado no banco etc… é por demais evidente.
Sporting Sempre.
16 Dezembro, 2014 at 10:14
Concordo com várias coisas.
Mas quando se diz que vêm aí ataques ao que está a ser feito por quem só se preocupa com o plano desportivo…
Sejamos realistas. A recuperação financeira depende muito daquilo que fizermos no plano desportivo. Não seria melhor que os jogadores perceberem isso? Para mim a culpa nem é da Direcção nem do Marco. Os j
16 Dezembro, 2014 at 10:16
Continuando a ultima frase que queria escrever…
Os jogadores é que estão “aburguesados”.
16 Dezembro, 2014 at 10:25
Se me perguntassem se eu não gostaria sempre de ganhar…é claro que a resposta “nua e crua” só poderia ser…venha de lá mais uma vitória…
Mas eu não me iludo…: a maior vitória que possamos conseguir é precisamente,,,; “limpar” as contas do Sporting que nos colocaram numa posição terrível de difícil sobrevivência…
Sem conseguirmos equilibrar as contas…não haverá vitórias para ninguém…!
Vamos ter de nos habituarmos a essa realidade…!!
Com a equipa que tivermos, mas ter de fazer o melhor…
Mas preparemo-nos para alguns “desgostos” e também “desenganos”…
Porque os nossos estão a bater-se com armas muito diferentes dos adversários…
Perdemos talvez o comboio…mas a pé também se lá poderá chegar…
Desistir é que não vamos…!!
Spooooooooorting…!!
SL
16 Dezembro, 2014 at 22:47
Concordo caro Max… Mas não nos podemos esquecer que 6 pontos em Alvalade foram perdidos contra equipas que olham para nós e podem dizer o mesmo que dizemos relativamente a porto e benfica…
É sistematicamente nesses jogos que vacilamos… E isso é que custa… Não é empatar com o benfica ou perder em londres…
Mas enfim… Não vou a Moreira nem à Madeira por indisponibilidade mas, na pior da hipoteses, lá estarei em Alvalade nos primeiros dias de Janeiro.
SL
16 Dezembro, 2014 at 10:25
Ganhemos a taça, alcancemos as meias finais da Liga Europa e fiquemos em segundo… aí sim veremos quem fracassou…
Força Leões, temos muito para conquistar!
Saudações Leoninas
16 Dezembro, 2014 at 11:00
Não era um fracasso…mas o objetivo principal é\era o campeonato!
16 Dezembro, 2014 at 10:28
Infelizmente é que é mais do mesmo do que tem acontecido nos ultimos 25 anos (com a excepção dos anos dos títulos e outros 2 ou 3 anos )… a unica diferença é que não temos equipas com jogadores experientes… usámos muita prata da casa, com as suas virtudes e defeitos…
Infelizmente o amor dos Sportinguitas é como casar com uma mulher feia, podemos ama-lá e tudo, mas ela nunca será bonita… é como eu sinto este clube nas ultimas decadas. Acho que o presidente e o treinador se esforçam, mas a mensagem nunca passa. A cultura de exigência não entra na cabeça dos meninos… A meu ver com a realidade que existe, se existe culpa é na formação, eu sei que sempre haverá Brumas, Matheus Pereiras e Zé Turbos… Mas temos que começar a formar HOMENS !!
São mais profissionais os jogadores estrangeiros de Carnide, que os nossos que possam no facebook, instagram e afins o seu belo espiríto de equipe, que se conhecem há anos…
Podemos não ter o 11 mais forte, a equipe mais forte…mas temos melhor equipe do que: academica(F);belenenses(C);guimãres(F);paços(C);moreirense(C). Os meninos tem que crescer… estou-me a cagar para as festas de Halloween e de Natal e os rodizíos bacanos…. Eu quero é a equipa em campo todos os jogos….podem perder MAS NÃO PODEM DE DEIXAR DE LUTAR E QUERER GANHAR. Voltando ao inicío no ultimo quarto de século tirando alguns anos expecionais, isto é o que nos tem calhado na rifa… MUITA SORTE TEM O CLUBE DE TER ADEPTOS COM A FIBRA; AMOR E PODER DE ENCAIXE QUE TEM !!!
SPORTINGGGGGGGGGGGGGGGGGGG !!!!!
16 Dezembro, 2014 at 10:41
Sem tirar nem pôr!
Acham-se demasiado bons para se esforçar contra um qualquer Moreirense desta vida.
Com algumas excepções como o Patrício ou o Paulo Oliveira. Um é dos nossos mas teve de lutar para se impor. O outro veio de baixo e sabe como custa.
Sinceramente, estou muito desiludido com esta equipa.
A Direcção e os adeptos fazem sacrifícios e eles só jogam quando querem? Há gajos que não têm noção da sorte que têm.
16 Dezembro, 2014 at 11:43
secalhar isso está relacionado com a maneira como é feita a formação, sempre com a conversa que não precisam de ganhar títulos e etc, isso pode fazer com que a exigência seja baixa. não se pode dizer a um grupo de jogadores que ouviram a vida toda que não interessava ganhar títulos que só interessa ganhar o título quando chegam a séniores. talvez seja preciso mudar o paradigma. ok, até aos 15/16 não interessa ganhar mas apartir daí todas as equipas têm que ganhar tudo, assim se começa a preparar os vencedores do amanhã pens eu
16 Dezembro, 2014 at 10:32
Engracado que eu, como ateu, acabo por encontrar consolo na….. Fé
Fé de que temos o treinador certo para muitos anos.
Fé de que quem comanda os destinos do clube o faz com o mesmo amor pelo Sporting que eu.
Fé de que temos um belissimo grupo de jogadores
Fé de que alguns desses jogadores sao dos melhores do campeonato (alguns de topo europeu mesmo)
Fé de que este ano nao acaba sem que festejemos uma conquista.
Quem percebe mais de fé do que eu, diria que a dita nao necessita de confirmacao, nem de logica (regra geral, é aqui que me perdem).
Acho que nos tempos que correm é isso que se pede a todos nós. E nao estou a falar de fé cega…
Ja nos mostraram os milagres: Reergeu-se o clube financeiramente, aproximaram-se os adeptos, voltamos a estar entre os maiores da Europa, presenciamos o regresso de um dos nossos idolos e ate tiveram tempo de humilhar os porcos no seu proprio covil!
Agora vamos, passo a passo, com muita forca e muita… fé!
Spoooooooooorting!
PS – Grande posta Maria. Subscrevo por inteiro.
16 Dezembro, 2014 at 12:07
Hoje estamos quase em perfeita sintonia, só não sou Ateu, acredito em Fito! 😉
16 Dezembro, 2014 at 12:59
Deixa me discordar so teu último parágrafo em quase toda a totalidade:
“Quem percebe mais de fé do que eu, diria que a dita nao necessita de confirmacao, nem de logica (regra geral, é aqui que me perdem).”
– Ninguém percebe mais de Fé mais do que um Sportinguistas. Se continuas a acreditar neste Clube é por que és um homem de muita Fé!
“Ja nos mostraram os milagres:…”
Já nos mostraram …o caminho de como se podem fazer milagres….
Teremos todos que continuar a percorrer esses caminhos com a mesma Fé durante mais alguns tempos.
🙂
16 Dezembro, 2014 at 10:35
Não se deve mexer no plantel, só cirurgicamente.
16 Dezembro, 2014 at 10:39
Concordo no geral com o que foi escrito, mas nao ha como esconder o mau campeonato que estamos a fazer. Relativamente a apenas podermos comprar jogadores de 2M€ recordo que os que compramos nenhum joga na equipa principal (Slachev-Gauld). Recordo tambem que das contratacoes so P.Oliveira é titular.
Estes factores tambem devem ajudar a ma campanha que estamos a fazer, nao deve ser tudo culpa dos socios.
16 Dezembro, 2014 at 10:40
O 1º erro é pensar que só agora é que se “falhou”.
As “falhas” nasceram em Maio.
16 Dezembro, 2014 at 13:53
+1
16 Dezembro, 2014 at 10:45
“O pessimismo que abunda entre as hostes leoninas, peço desculpa, mas roça quase o mais primário lampionismo. Sabemos que o objectivo principal está quase perdido, mas teremos de ser os primeiros a assumir que a probabilidades nunca estiveram propriamente do nosso lado. ”
Cara Maria Ribeiro, sem menosprezo para com o seu texto, que acho muito bem escrito (como é seu timbre, aliás), confesso que estou algo saturado deste tipo de argumento.
De que “pessimismo” fala? Da desilusão de, contrariamente ao anunciado, o SCP não ter equipe para disputar o título? Certamente que não. De verificarmos que o SCP tem grandes dificuldades a jogar com equipes inferiores? Também não deve ser, atenta ser essa uma intolerável realidade (ver Belenenses, Paços de Ferreira e Moreirense).
A “verdade verdadinha” é que não somos tão bons como pensávamos. E constatar isso não é “pessimismo”, mas sim realismo.
Com isto não quero dizer que não temos o terceiro melhor plantel do campeonato, que temos, mas é FACTO que o mesmo não desenvolve.
Estamos em quinto lugar do campeonato, a quatro pontos do terceiro (terceiro esse que nos espetou três batatas). Este é o nosso lugar, ATÉ AO MOMENTO, atendendo ao futebol que (não) vimos demonstrando.
Sinceramente, o mal foi a estupenda época que fizemos o ano passado. Com o terceiro melhor plantel do campeonato conseguimos ficar em segundo e assegurar a Liga dos Campeões. Ficamos a pensar que só poderiamos melhorar, atendendo a que essa época tinha sido muito difícil, em termos financeiros. E entramos com espírito ganhador no campeonato. Espírito esse que, verifica-se agora, foi demasiado OPTIMISTA.
Chegado o Natal, estamos afastados da luta pelo título. O do costume, portanto, verdadeira (e horrífica) tradição natalícia para os sportinguistas. A meio do campeonato já só pensamos em, talvez, conseguir chegar ao segundo lugar (sendo que os andrades têm melhor equipe para este tipo de competições). E na Taça.
Leio sportinguistas a falar de vencer a Liga Europa, e que o SC Paté deve ser considerado um dos favoritos, e fico a pensar que, efectivamente, devem andar a ver outros jogos. Outro plantel.
E, muito sinceramente acho, no mínimo, desajustado continuar a falar-se de “objectivo principal QUASE perdido”.
O SCP teve sorte em não perder em casa com o Moreirense. Repito: o SCP teve sorte em não perder em casa com o Moreirense. Esta não é equipe para lutar por títulos, nem por Ligas Europas, e – como não sou religioso não acredito – só um milagre a levará a conseguir o segundo lugar no campeonato.
É óbvio que as coisas podem mudar e a equipe jogar melhor. Com o regresso do Nani. Com a saída do William e do Maurício. Etc., etc., etc.. Mas o “tecto” desta equipe NÃO É o que pensávamos.
E isso não é pessimismo: é realismo.
SL
16 Dezembro, 2014 at 10:55
Desculpa, mas não concordo. Está equipa mostrou estar ao nível de lampiões e andrades, perdeu com uma equipa muito superior em qualidade e orçamento – Chelsea- e mostrou ser muito melhor do que o Schalke.
O problema têm sido os jogos contra os adversários mais fracos. Porque é que não transpomos para esses jogos o que fizemos nos “jogos grandes”? Isso é que para mim é difícil de explicar. Mas seguramente não é falta de qualidade!
16 Dezembro, 2014 at 12:11
Caro Vila,
A diferença reside no facto de, contra equipes que jogam ao ataque, o SCP adapta-se mais facilmente: há mais espaços, mais oportunidades para desequilibrar. E o SCP tem, efectivamente, jogadores que podem desequilibrar (Nani – claro! – Carrillo – às vezes – e Slimani).
Contra equipes que jogam bem à defesa o SCP simplesmente não tem futebol para ultrapassar o bloco.
SL
16 Dezembro, 2014 at 10:56
Eu ontem vi sportinguistas a ficarem desolados com o facto de sair o Wolfsburgo no sorteio da Liga Europa, mesmo tendo em conta a excelente prestação dos nossos rapazes na Liga dos Campeões.
Constatar uma realidade não é ser pessimista, essa aliás não é a definição da palavra em si. Tudo o que disse está correcto (excepto meter William e Maurício no mesmo saco como se nada fosse). Pessimismo é prever um futuro negro e sombrio, quase de forma doentia como se estivéssemos outra vez nos tempos de Godinho. Pessimismo é a forma desesperante com que se dispensa metade do plantel em Janeiro só em comentários na Tasca.
E achar que está tudo mal e só vai ficar pior, a culpa é deste e do outro e do outro.
Isso, meu caro, é lampiónico ao mais alto nível. E para esse tipo de discussão sem sentido não contem comigo.
16 Dezembro, 2014 at 12:23
Cara Maria Ribeiro,
Não direi “desolado”, mas constatei que a sorte não nos sorriu no sorteio. Temos possibilidades? Claro que sim. São dois jogos. Tudo pode acontecer. Agora, nunca, jamais em tempo algum podemos considerar que, À PARTIDA, estamos ao nível do segundo classificado da Bundesliga.
Por isso percebo perfeitamente quem ficou desiludido/apreensivo com o sorteio.
Mas que “futuro negro”? PELO CONTRÁRIO, acho (sinto que é opinião unânime) que o nosso clube está bem entregue em termos de Direcção. E que o futuro será (bem) melhor do que o passado recente.
Agora, se se refere a ESTA ÉPOCA, não há muito a dizer: em termos de probabilidades, ficaremos em terceiro no campeonato e seremos eliminados pelos alemães. Podem acontecer surpresas? Claro que sim. Mas dentro do fervor clubístico temos que manter o mínimo de racionalidade e realismo.
Às vezes sinto que nós, os Sportinguistas, vivemos `num mundo à parte, só nosso, em que nada externo existe e nos entretemos infindavelmente a falar de como somos “grandes”, e “candidatos a tudo”, e que “está tudo contra nós, desde os árbitros à comunicação social”, e que parece que só por artes mágicas somos impedidos de ser campeões…
Sejamos sensatos: até esta equipe conseguir exibições consistentes (porque já tivemos exibições muito boas) o futuro anunciado é o que eu refiro acima.
Agora, o que isto tem de “lampiónico” é que não percebo…
SL
16 Dezembro, 2014 at 11:05
E quanto ao facto de ter sido uma sorte não perdermos com o Moreirense…
É uma forma de ver as coisas.
Eu acho que com um bocado mais de aplicação era uma sorte o Moreirense não sair de lá goleado. É que mesmo a jogar de forma merdosa – e é este o termo – bastava um bocado mais de pontaria para ganhar.
16 Dezembro, 2014 at 11:54
Livramento partilho totalmente da tua opniao, mas isso nao quer dizer que nao apoie a equipa que nao va ao estadio ou que seja menos sportinguista.
Infelizmente essa é a realidade da nossa equipa este ano.
16 Dezembro, 2014 at 12:25
Caro Jubas76,
Já passei por quase duas décadas sem ganhar um campeonato e não foi por isso que deixei de apoiar o nosso Clube.
Aliás, amanhã lá estarei em Vizela.
SL
16 Dezembro, 2014 at 13:21
Livramento a parte de constarmos a realidade e de a comentarmos aqui sem ficarmos com rotulos de croquetes de que nao apoiamos a equipa etc etc nem sempre e facil.
16 Dezembro, 2014 at 11:01
OFF 1: Slimani no West Ham? Parece que andam por aí outra vez.
OFF 2: Parabéns Ryan Gauld! Esperamos ver-te em breve
16 Dezembro, 2014 at 13:46
Ontem vi o jogo da B contra o Porto na SportingTV…
E não desgostei da equipa…e gostei mesmo muito do Gauld…!!
Temos homem…mas devesmos também ter calma e não ter pressa…!!
SL
16 Dezembro, 2014 at 11:01
Há um pormenor que escapou a todos.
O golo do Moreirense caso fosse marcado ao boifica era logo anulado.
Como foi ao Sporting, siga é limpinho limpinho.
SL
16 Dezembro, 2014 at 13:47
Bem acerca disso…não tenho também grandes dúvidas…~
~E até se “tinha inventado” se necessa´rio…um penalti ou coisa parecida…!!
SL
16 Dezembro, 2014 at 11:15
Eles não querem! E quando assim é fica quase impossível… Para quem tiver dúvidas é so rever o minuto 90+2 deste jogo…e ver o tempo que se demorou a festejar um empate!!! Para não falar da atitude em outros jogos…
“Equipas que lutam para não descer”? Até agora só perdemos pontos com a académica…tudo o resto são equipas da metade superior da nossa tabela com as quais temos…0 vitórias!
E não me venham com a conversa do “não há dinheiro” porque parece que há (slavchev?) e não estamos a falar do braga,guimaraes,paços,belenenses ou moreirense mas sim do Sporting!
PS: Enquanto as “matemáticas improváveis” permitirem temos de ir jogo a jogo…porque o 1 lugar está à distância de 1D e 4E (ou 2 D e 2E).
16 Dezembro, 2014 at 11:17
Alguem me explica porque não posso. despreocupadamente, esperar apenas que o meu clube ganhe titulos? assim nas calmas, sem stresses…
Porque tenho de me preocupar com as finanças, o Duque mais a liga, a merda das arbitragens ou os rótulos pré-concebidos para quem não faz amen a tudo o que sai de Alvalade nestes dias.
Não posso “só” querer uma merda dum titulo assim de vez em quando, para ir mantendo a chama acesa? Tou-me a cagar pró JEB, Godinho, Bruno ou para o caralhinho, eu sou do Sporting!
Já sei que isso por si só traz atrás um rol de factos que nos faz ser diferentes dos outros grandes de Portugal, mas será que já deixou de ser legitimo para quem é do meu clube, esperar uma treta duma tacinha, sem ter de levar com não sei quantas desculpas atrás para nunca a ver chegar á sala de trofeus?
Comecem mas é a chamar as coisas pelos nomes, já vi muita incompetência ser disfarçada, mais dificil é apagá-la por completo.
No Sporting quando se faz uma coisa bem, tem de se elogiar como se fosse a ultima por décadas, como se isso fosse pouco mais que a obrigação de quem está á frente do clube. As pilhas de merda que têm sido geradas pelas várias direções, anos a fio, a isso parecem obrigar.
Só espero que não transformem este clube, assim numa espécie de porto de abrigo para clones do guarda Abel, onde quem não faz como os macacos, tapando olhos, boca e ouvidos, não é visto como os restantes primatas.
16 Dezembro, 2014 at 12:10
“Não posso “só” querer uma merda dum titulo assim de vez em quando, para ir mantendo a chama acesa?”
a sério que queres mesmo isso?!
16 Dezembro, 2014 at 12:14
Eu então todas as épocas é o mesmo, acredito sempre que conseguimos ganhar tudo em que estamos a participar … normalmente o gajo do apito é que me rouba os sonhos.
16 Dezembro, 2014 at 11:30
Eu percebo pouco de futebol, mas não é preciso ser sábio para que perceber que os nossos principais problemas são: 1º) a defesa (e em especial as bolas paradas); 2º a dificuldade em ultrapassar equipas que se fecham bem, pois secam a “nossa fonte” sempre que fazem uma marcação mais cerrada aos nossos alas e aos centro-campistas mais ofensivos. Por isso é que jogamos bem com FCP e Schalke e menos bem com Guimarães, Paços, Moreirense.
16 Dezembro, 2014 at 11:40
Contra o Benfica Colo/Colo temos de admitir que é muito complicado.
Eles jogam com umas regras e nós com outras… Temos de concordar que assim é impossível sonhar com o que quer que seja.
Mesmo sabendo que temos um melhor presidente e uma Grande equipa…. A começar pelo treinador!
Também sei que algumas vezes deve ser frustrante, para alguns miúdos, conseguirem dar a volta a certas merdas que acontecem em campo a torto e a direito.
Ainda este ultimo jogo… Tivemos um jovem que só foi expulso no minuto final de jogo… Quando o devia ter sido 15 minutos antes por um pisão. Na altura dos descontos só beneficiou a equipa adversaria… Com o queimar de tempo.
Se tenho pena de nao termos ganho?
Mas também já tenho anos de bola suficientes para saber que vamos ter de ter muita FÉ, fazer as coisas bem e esperar pela nossa vez com paciência.
Claro que o Vizela vai “pagar” estes dois pontos com língua de palmo.
Agora vou fazer a digestão deste PIpi e ja cá volto.
🙂
Viva o Nosso Sporting Clube de Portugal
16 Dezembro, 2014 at 11:48
Eu ainda estou tão lixado (com F bem grande) com este empate …
16 Dezembro, 2014 at 12:05
Bom dia ,
temos que reconhecer que desportivamente não estamos bem, algo de estranho se passa , e o drama é que a vertente desportiva põe em causa tudo o resto , sem um trajeto desportivo competente não há projeto que se aguente e já deviamos saber isso mais do que ninguem pelas experiencias passadas , e projeto desportivo competente nao quer dizer ganhar sempre , mas tem de querer dizer competencia , respeito e em cada jogo correr mais que o adversário e infelizmente isso nao se tem visto. S.L.
16 Dezembro, 2014 at 12:19
O Jardim tinha uma grande qualidade: joga com as armas que tem. O futebol é menos atractivo, pode ser retranqueiro, mas como dizia o outro, que toca rabecão não pode almejar a ser pianista.
Acho que o Marco Silva ainda não conseguiu extrair o melhor de alguns jogadores. Em especial na defesa.
Por falar nisso, o processo defensivo está um lástima. Aqui será mais culpa dos protagonistas do que do treinador, mas desde a pré me pareceu que a recuperação defensiva após perda de bola não era a mais correcta.
Não sei se não somos tão bons quanto pensamos. Primeiro, porque alguns ainda nem vi jogar (Rosell, Slavchev), por isso não sei se são cepos, preguiçosos, ou se fizeram olhinhos à Sra Silva. Outros, simplesmente só rendem a espaços, por isso devem ter qualidade, apenas não a conseguem (querem?) mostrar sempre. Agora, claro que a equipa tem buracos, como no centro da defesa. Tirando o Oliveira, não há nenhum indiscutível. Porquê ir buscar 2 jovens à procura de afirmação quando há (havia?) Tobias e Semedo… alguém que explique.
Na minha opinião, e quaisquer que sejam os objectivos, devia tentar-se o tal central, e um PL. E correr com gente que não faz parte do futuro do Sporting, de modo a libertar espaço a jovens. Porque não faz sentido ter 8 centrais e 7 extremos, pois o último da fila nunca joga.
Por último, a gestão de expectativas. Ter espírito vencedor ou de exigência não significa mandar piadas como a da pole-position ou dos adversários não darem luta. Na minha opinião, é de rever esta postura, mas isso sou eu que prefiro mais low-profile.
16 Dezembro, 2014 at 12:29
“Por falar nisso, o processo defensivo está um lástima.”
Concordo em absoluto, uma equipa que joga muito com os laterais a atacar, não pode ter um trinco com características posicionais a jogar muito adiantado, é demasiado obvio que vai dar merda.
A saída do João Mário para entrar o Montero deu resultado num jogo mas não vai dar resultado em muitos mais, o João faz o equilíbrio do meio campo, o que limita as subidas do William e que por consequência equilibra o processo defensivo.
O 4-3-3 é a nossa táctica base, o 4-4-2 um plano B que nunca pode ser usado com o William pelas suas caracteristicas, já o 4-2-4 de domingo passado nem tenho palavras de tão mão e sem organização que foi.
O que me lixa é que o Marco percebe muito de futebol mas às vezes perde-se e acaba por decidir mal, talvez seja o reflexo de alguma imaturidade a este nível, mas tem realmente de pensar melhor nalgumas decisões e ser mais “cinico” na forma de pensar.
16 Dezembro, 2014 at 12:19
Gosto do teu pragmatismo Maria!
Será que nos ter saído o Vizela para a taça foi um também um azar ou foi sorte?
Devíamos ter entrado nesta época como entrámos na anterior, pensar jogo a jogo, e ir caminhado tranquilamente.
Agora é rectificar os erros, organizar ideias, te-los no sitio e assumir os compromissos e mostrar trabalho e resultados!
Quero uma vitória amanha, por 1, por 2, por 3 ou lá pelo que for, quero ganhar e passar à próxima eliminatória!
16 Dezembro, 2014 at 12:36
@Leão de Trafalgar, a Maria leu a nosso conversa do messenger?! É que pelo que ela diz parece-me que sim. 🙂
Ou então é porque os verdadeiros pensam todos da mesma maneira.
SL
16 Dezembro, 2014 at 13:00
Ainda não me sinto capaz de dizer o que quer que seja em relação ao jogo de domingo…
Saí completamente deprimido de Alvalade, nunca tinha visto um jogo ao vivo com tanta falta de atitude e de garra.
Assim torna-se dificil conquistar titulos, mas jamais deixarei de gritar bem alto pelo nosso clube…
16 Dezembro, 2014 at 13:27
O que me deixa f*** é que não se fez nada, mas nada para ganhar o jogo…a começar pelo banco, e isso é que me preocupa:
– Jogou-se sempre num ritmo parado (1º parte)…e aos trambolhões (2º parte);
– Adrien não acertou um passe em 45 minutos. Para mim, era mais que óbvio que não subiria para a segunda parte….pois.
– A primeira substituição surgiu aos 60 minutos, 25 minutos depois de sofrer o golo;
– MSilva não muda a sua atitude no banco, mesmo quando vê a equipa perdida em campo (aconteceu o mesmo contra o paços). Mas não será ele o primeiro a mandar um grito lá para dentro??? Em vexz disso anda a mandar recados aos jogadores com papeis ridiculos.
– Mesmo quando marcámos o golo, em vez de tentar reiniciar o jogo rapidamente, ficaram de braços no ar a comemorar…o quê?!?
16 Dezembro, 2014 at 13:42
O erro principal este ano foi o fraco planeamento da época a nível de plantel em conjunto com um discurso de candidatura ao título utópico face ao facto de primeiro os outros dois terem mais dinheiro e logo melhor plantel e segundo estarmos na liga dos campeões e não nós podermos focar o ano passado só no campeonato. Falhar contratações faz parte mas este ano o problema e quase não acertamos em nenhuma. E com o pouco dinheiro que temos, tenho a certeza que com mais competência de Inácio Virgílio podíamos ter ido buscar melhores jogadores. Depois há aquilo que nos acompanha há 25 anos que e a cultura de vitória. E isso só se conquista….ganhando. Mas para ganhar os nossos jogadores tem que meter na cabeça que são melhores do que os jogadores de quase todas as equipas do campeonato. Tem que ter confiança estar sempre motivados e não se deixar abater quando sofremos golo ou quando tardamos a marcar. Temos que com o nosso futebol assustar os adversários ainda antes destes entrarem em campo. Uma equipa pequena que vá a luz ou ao dragão já entra com um sentimento de menoridade pois sabem que por mais que se esforcem a história diz que a probabilidade de perder e grande. As que entram em alvalade agigantam se entram em campo sabendo que somos uma equipa instável e intranquila que uns dias joga bem outros não joga nada. Que quando ganhamos em alvalade e quase sempre a rasca. E ao longo dos anos isso vai se mantendo desta forma. Porque e que o ano passado foi diferente? Porque os jogadores acreditavam mais neles porque não havia intranquilidade quando as coisas estavam a correr menos bem no jogo, porque os nossos adversários começaram a entrar em campo com o espirito com que jogam no dragão e na luz, ou seja sem acreditarem que podem pontuar. Nos só fomos campeões quando tivemos melhor plantel jardel jvp etc e quando a nossa equipa teve esta cultura de vitória com acosta André Cruz etc. Com pior plantel fica logo a partida mais difícil e se em conjunto com isso não tivermos a tal mentalidade de que caralho somos o Sporting os resultados nunca vão aparecer
16 Dezembro, 2014 at 14:05
Isso, cultura de vitória não existe.
Não sei como se conseguirá inverter no nosso clube, mas não será ssim certamente. Será que temos a estrutura e equipa técnica para isso? Estou a crer que sim, mas os últimos sinais não foram positivos.
Mas será que os jogadores não gostam de ganhar?! Será que não lhes dá gozo correr 90 minutos para estarem perto dos objectivos??
16 Dezembro, 2014 at 14:16
+1
16 Dezembro, 2014 at 13:44
pelo que li penso que e uma leoa cheia de garra.
apesar disso nao e veemente a exigir aqueles que envergam a nossa camisola que se esfarrapem dentro do campo durante todo o jogo.
essa sua bondade e que nos leva a arranjar sempre desculpas para os menos bons resultados.
e preciso nao esquecer que qualquer “menino” no futebol ganha mais num mes do que a maioria dos socios , simpatizantes e atletas de muitas outras modalidades que engradecem o nosso clube ganha em salario ou reforma durante varios anos.
para terminar dou o exemplo do manuel faria do aldegalega do manuel de oliveira e tantos outros campeoes que tinham o seu emprego e treinavam fora de horas para se tornarem os melhores do mundo.
16 Dezembro, 2014 at 16:24
Até ao presente, não estou de forma alguma desiludido com a época desportiva do Sporting, uma vez que cultivo o realismo, ainda que temperado com a esperança que advém, também, dos ventos da “fortuna”. É necessário verificar que nos encontramos em tempos de transição, de épocas de absoluto irrealismo que nos levaram a um absurdo 7.º lugar e a um nível desastroso no plano financeiro, pelo que não posso exigir de imediato o céu (ser campeão). No entanto, é necessário exigir: esforço, cultura de vencedor, mas também treino exaustivo de “bolas paradas”, em termos ofensivos e defensivos, atitude mental e psicológica e sempre, mas sempre concentração. Os resultados terão de aparecer, com Moreirenses, Paços, Belenenses e afins, visto que com os nossos adversários directos batemo-nos cara a cara. Calma, porque temos bons jogadores e creio que na Taça da Liga, iremos ter óptimas supresas (creio eu). Não posso esquecer, que tanto o nosso treinador como muitos jogadores, ainda estão a aprender o que é estar no Sporting e o que é disputar jogos de alto nível, com jogos de 3.ª categoria. Em plantel jovem há sempre oscilações e fases de descrença e nós como sportinguistas, além da exigência natural que nos acompanha, porque somos GRANDES, temos é que gritar SPORTINNNNNNNNNNNNNNG.
16 Dezembro, 2014 at 18:01
Na minha modesta opinião:
– é necessário um central experiente ( uma defesa sólida tranquiliza o resto da equipa )
-trabalhar situações de bolas paradas ( ofensiva e defensivamente )
-trabalhar compensações/ocupação de espaços quando se perde a bola ( já vi jogadores pouco preocupados em compensar um colega que fica para trás num lance, ou que tem que ir compensar outra posição )
– jogar em antecipação ( lembro-me bem do ano passado e também este ano, que o Sporting, nos 25m iniciais, não deixava o adversário ter bola, tal era a capacidade que tenha em ganhar ressaltos no meio campo, parece que se perdeu um bocado isso nos últimos jogos )
– mais frieza e clarividência na altura da execução de remate
– ATITUDE em campo, faltou muito isso no último Domingo ( é para ganhar, venha quem vier, contra nós, não leva pontos )
Tudo isto trabalhado e teremos ( temos ) uma equipa competitiva, com os jogadores que dispomos.
Sabemos que não há dinheiro para mais, pelos menos para já, mas acredito que o Marco Silva consegue muito com aquilo que tem ao seu dispor.
E também acredito nos nossos jogadores. Mas às vezes tiram-me do sério!
Saudações a todos
16 Dezembro, 2014 at 19:14
Eu por acaso sou daqueles que acha que até temos uma das melhores equipas do campeonato…Ou o Patrício não é melhor que o Júlio Cesar, o Cedric e o Jeferson melhores que os benfas que lá estão? Que o William mete um casimiro e um samaridis num bolso? que temos um montero que mais ninguem tem e um Nani que é só o melhor jogador deste campeonato? e isso viu-se nos jogos grandes e tem tudo a ver com atitude. Os jogadores entram a pressionar, com ganas de ganhar e isso nota-se no modo como pressionam e não deixam jogar e como a bola rola quando eles atacam…Com as equipas pequenas como aqui já foi referido, falta os jogadores capacitarem_se que jogam num clube que quer ser campeão e tem de trabalhar para isso sempre e falta um acerto tático que se adapte à estratégia de quem vai a Alvalade defender um pontinho e tentar a sua sorte colocando a bola entre o William e os centrais na esperança que estes sejam batidos em velocidade…como não sou treinador, deixo isto para o MS resolver…