Na noite passada, Cristiano Ronaldo conquistou a terceira Bola de Ouro da sua carreira (a caminho da quarta?) e a quarta para a formação do Sporting Clube de Portugal. Depois de Figo, um dos maiores jogadores portugueses da história, é a altura de Cristiano bater todos os recordes e triplicar o já incrível feito do homem que fez mais de 100 assistências na Liga Espanhola. Já falámos sobre a importância deste enorme jogador na formação leonina, de como é, num corpo só, a personificação de todos os valores apregoados pelo nosso clube. Mas… está na altura de tirar uma lição.
O facto de Cristiano ser, pela terceira vez, o melhor jogador do mundo é histórico. Todo o Portugal, o mesmo que diz que a formação não dá títulos, fica em estado de sítio porque um de nós venceu o maior prémio para o futebol. Mas por este país existem outros Ronaldos, outros jogadores talentosos que merecem ser acarinhados, promovidos e aposta de um treinador que tenha a audácia de Boloni. Sem aquela promoção, Cristiano não teria sido o jogador que hoje é. O jogador que foi para Manchester pela cláusula, chocar os ingleses e depois juntar-se a um dos maiores clubes do mundo. Ele era o melhor nos juvenis, nos juniores, nos infantis e, certamente, seria nos seniores caso tivesse tido tempo. E por ser o melhor, tinha que jogar. Quantos jogadores existem que são, assumidamente os melhores da sua geração, mas que tardam em afirmar-se na equipa principal em prol da tão apregoada segurança?
Falando do Sporting, que é o que interessa, existem muitos jovens que seguimos há vários anos que têm feito o seu percurso, trilhando o caminho para o escalão superior. Mas muitos outros foram simplesmente esquecidos, trocados por outros, até irem parar a um Cluj ou Apoel desta vida. Agora, enfrentamos uma reestruturação que tem tido, claramente, peso nos escalões jovens do nosso clube. Não porque os juniores não ganham ou porque os juvenis foram afastados da fase final. Tem peso, essencialmente, porque não podemos pagar às nossas pérolas aquilo que os seus agentes exigem. E isso faz com que fiquemos sem Eric, Matheus, Ilori, Bruma, Meira, Zé Turbo, etc. Etc.
“Ainda bem”, poderão dizer muitos. Mas se é verdade que deixamos de ser fantoche dos agentes e pais dos jogadores, também é verdade que os nossos rivais continuam a continuar a pagar avultadas quantias de dinheiro apenas para os desviar. Ninguém ganha neste cenário. O jogador acaba no Paços ou no Gil, o agente não ganha a sua comissão no futuro e o Sporting fica sem um jogador que tinha condições de vingar no clube ao mais alto nível.
Alguns adeptos sabem que, apenas uma contratação da equipa principal (pelo menos um milhão de euros) seria o suficiente para trazer melhores treinadores, melhorar infraestruturas e garantir jogadores nos quadros. Mas a reestruturação do Sporting também passa por eliminar os maus hábitos do passado que, diga-se, também permitiram lançar muitos canteranos. Confiamos no trabalho que está a ser traçado desde Março de 2013. Sabemos que o projecto passa pelo jogador português, pelos nossos miúdos dos juniores e equipa B. Também sabemos que o presidente exige a presença de alguns elementos da formação no plantel e poderá estar aqui uma das divisões com o treinador.
Mas, e daqui a dez anos? Conseguiremos produzir mais um Ronaldo (que seria Bruma se não fosse parvo)? Conseguiremos continuar a ter 12 jogadores formados, por época, a jogar na equipa principal? É essa garantia que queremos ter, que queremos ver em campo aos poucos e poucos, com o passar das jornadas. Perdoamos a falta de títulos na formação, os verdadeiros títulos são os jogadores de 20 anos que temos (Mané e Tobias, por exemplo), mas não perdoamos que se abandone a prática que tem décadas no Sporting. A nossa formação foi complemente descredibilizada nos últimos anos, pela opinião pública e graças a muitos Sportinguistas de caviar, que tanto falam sem nada saberem. Ao ponto de se dizer, sem qualquer complexo, que o Benfica é que está mais competente nessa área. Uma mentira que tem de continuar a ser desmascarada jornada após jornada.
A minha sugestão? Façamos da Taça da Liga o verdadeiro título da formação. A passagem nesta fase já seria um feito, mas a partir daqui tudo pode acontecer. Vamos encher estádios pelo país, gritar pelo Tobias como se fosse o André Cruz. Apoiar o Esgaio, o Wally, o Gelson, o Iuri, o Luís Ribeiro e todos os jovens que merecem uma demonstração de força “à Sporting”.
Vale a pena reflectir, na lição de CR7.
13 Janeiro, 2015 at 8:33
Brutal !.
O ingrediente é bom e está muito bem condimentado
13 Janeiro, 2015 at 8:49
Digo uma coisa, se os adeptos do SCP estivessem dispostos a ficar mais épocas em 4 ou 5to mas porque se acabava de renovar a equipa (com a saída das principais figuras) íamos ser mais felizes e alternavamos épocas em 4 ou 5 to com 2,3 anos de dominio!!
Imaginem a equipa do bruma, iLOry, dier,etc há 3 anos ser lançada a frio, tendo lá o adrien, patrício e cedric… o primeiro ano seria um sofrimento mas neste momento está equipa estava a jogar junta há 3 anos!!!.
Para o ano, Saindo 4 ou 5 jogadores (para arsenal, atlético, manU, etc) era ” espetar” com a B… ficávamos um anito a amargurar… estão a imaginar está equipa: mane, iuri,chabi, wally Tobias Semedo, podence…. DAQUI A 2 ANOS!!!
Quanto Ao desvio de jogadores, eu acho que isso vai deixar de ser um problema, sinceramente.
Faça o que fizer o SCP no resto do campeonato ( o terceiro há não vai fugir) qualquer jovem jogador da formação vai olhar e pensar:
– porra, o SCP fez a época com 7-8 jogadores portugueses, 5-6 são da formação… e depois olha para o porco e para o carnide. ..
– epá os outros pagam mais mas, a médio prazo, o SCP é o clube para mim!
Vão ainda pensar, fique como fique a classificação, o SCP fez isto SEM COLINHO. Porque os jogadores não são idiotas, sabem o que se passa no backstage da liga!
13 Janeiro, 2015 at 8:52
Ah e antes em 4 ou 5to com a NOSSA FORMAÇÃO Do que 7o com profetas e boji9s, bolos de arroz e outras…
13 Janeiro, 2015 at 8:53
E não acredito que os ‘putos” não fizessem bem melhor que esses craques de pacotilha
13 Janeiro, 2015 at 11:12
Lourenço, isso é o que faz o Ajax.
Só não sei se nós, por cá, temos paciência para isso. E por não termos é que o presidente teve de ir busar alguns fora…
Mas é uma visão interessante das coisas.
13 Janeiro, 2015 at 11:13
*buscar
13 Janeiro, 2015 at 9:03
Esta tudo muito certo mas o problema é que os putos já não pensam pela cabeça deles, agora tem os escroques que fazem isso e aliciam os miudos 🙁 corja da merda.
13 Janeiro, 2015 at 10:49
Isso estaria tudo muito certo se todos tivessem uma mentalidade de Ronaldo, para que cada vez se supere mais, ou uma mentalidade de Dolores para se aperceber do que é mais importante para o jogador e por arrasto para toda a sua família. O que agora mais se verifica é que venha o« carcanhol» e o resto não interessa. SL
13 Janeiro, 2015 at 9:00
E pimba Maria, gomas as paletes.
Muito bom 🙂
13 Janeiro, 2015 at 12:36
Ryan : Cada Maria no seu galho.
A Maria que escreve não desencaminha criancinhas com gomas. Acho. 😉
13 Janeiro, 2015 at 9:10
Alguma coisa está mal na nossa formação. Não sei o que é, mas que alguma coisa está mal, lá isso está.
O Ronaldo é a melhor definição do que é um jogador completo. Forte, ágil, rápido, explosivo, técnico… Para mim, perfeito e um dos melhores de sempre. E se hoje é o que é, deve-o (devemo-lo todos) ao Boloni, que não teve medo de apostar num puto de 17 anos numa faixa e noutro de 18 do outro lado (ai Quaresma Quaresma…).
Ora, sabemos que nem todos os miudos da formação vão ser Ronaldos mas há uns que podem andar mais perto disso que outros (ai Bruma Bruma…). E nem nos podemos queixar de não dar oportunidades à formação. Jogar com RP, Cedric, WC, AS, JM e Nani no 11, mais o português PO, é obra. E, na verdade, se formos sinceros, talvez, repito, talvez, à excepção do Tobias, não temos melhor na formação do que os outros titulares. Não temos um PL melhor que o Sli ou o Fredy. Não temos, mesmo olhando para o futuro, um extremo melhor que o Carrillo (Nani é outra fruta) ou um lateral melhor que o Jeff. Não temos. E acho que o problema está aqui. O CR28 com 17 anos era muito, mas de longe, melhor que qualquer outro extremo do plantel e só não era o melhor de todo o plantel porque havia JVP e Jardel (e o Kutuzov, claro!). Hoje, na B, não há ninguém que possa dar garantias como o CR28 dava. E acho que este é o problema.
(PS: Para quem dizia que o Tanaka era um cepo apenas com bom remate… Tsubasaaaaaaaaaaaa!!
http://www.youtube.com/watch?v=aPysaPR30c0)
13 Janeiro, 2015 at 9:53
e o Gelson Martins? não vai ser o próximo Nani?
Até acho que devia jogar na taça da liga.
13 Janeiro, 2015 at 10:30
Espero mesmo que seja, mas “já” tem 19 anos e ainda anda perdido pela B. Tem que dar o salto.
13 Janeiro, 2015 at 9:10
Bom dia para a Familia da Tasca…
Diz o Lourenço que se os sportinguistas tivessem paciencia para esperar…poderíamos ter no futro uma equipa fantástica…a dominar o panorama futebolístico português…
Não sei se o conseguiriamos, é efectivamente nós poderemos segurar os nossos melhores no 1º contrato, mas depois..quando vier a renovação aó “os empresários” já vão começar “a olhar” para a possibilidade de aumentarem as respectivas contas bancárias…e não acredito que o Sporting tenha a possibilidade de manter os melhores…
Agora o que pode muito bem acontecer é que essas vendas acabem a médio e longo prazo por “arejarem” financeiramente o Clube e aí sim…
Então poderemos sonhar…
Mas a nossa Formação necessita urgentemente de ser “reciclada”…foram muitoa anos a deixar as coisas “ao sabor” dos acontecimentos…
Agora vai ter de ser implementada uma nova filosofia para o futuro…
Não podemos perder mais tempo…
Ontem escutei o “nojo” daquele palerma do clube dos “capões” a falar da nossa Formação e “até a espuma lhe caía” pelos cantos da boca…
Mas o nosso Rogério Alves “chegou” para ele…
Entretanto “o vieira dos pneus” foi até Cabo Verde…”investir” mais alguns dos milhões que nós estamos a pagar do BPN e do BES…
Spoooorting…!!
SL
13 Janeiro, 2015 at 9:50
Parabéns Grande CR7!!
Voltando á actualidade, e um pouco offtopic:
1- Preocupado porque estamos a meio de Janeiro e ainda não conseguimos colocar um único jogador (capel, sarr, heldon(?), Iuri….). Slavchev é para ficar??
2- Não consigo perceber totalmente as palavras de MS em relação a Tanaka, 6 meses de adaptação a uma nova realidade, novos métodos…Mas que raio, é um jogo com uma bola e 11 para cada lado, não tem assim nada de tão cientifico. E se há jogadores disciplinados são os Japoneses. Ou se é bom ou não, ponto!! Mas ok, está a dar resultados, pelo menos por agora 🙂
3- A ouvir os comentadeiros desta praça, parece que o Sporting ganhou em Braga com a maior sorte do mundo. Até ouvi que o RPatricio tinha sido o melhor em campo. WTF?! O merdas lampião ontem quase que se vinha a falar do erro do RPatricio….enfim
13 Janeiro, 2015 at 11:08
jonnybalboa para que perdes tempo a ver esses programas??? Tas no teu direito de ver “isso” mas nao venhas para aqui comentar isso…. todos aqui ignoramos esses programas!! Pensa nisso….
13 Janeiro, 2015 at 11:17
de vez em quando paro lá a fazer zappping…só para perceber até onde pode ir a estupidez
13 Janeiro, 2015 at 9:51
a única coisa que está mal na nossa formação é não termos um avançado de raiz…
redes, laterais, centrais, médios defensivos, flanquadores, jogadores entre linhas… avançados é que nada.
É uma coisa que me aborrece!
13 Janeiro, 2015 at 10:08
+1
13 Janeiro, 2015 at 10:11
Ainda pensei que fossemos resgatar aquele puto sub 17 ao porco…grande máquina que ali está.
13 Janeiro, 2015 at 15:33
Ou não…
13 Janeiro, 2015 at 13:24
Tinhas o Alexandre Guedes que também se deixou aliciar… e antes o Baldé.
13 Janeiro, 2015 at 10:06
A formacao do sporting vai passar por anos negros. Alias ja comecou. Espero que esta direcçao esteja a trabalhar numa solução (que vai demorar a dar frutos).
Ps: Quase meio mercado já passou e não colocamos ninguem??querem ver que esta tudo bem na B?
13 Janeiro, 2015 at 10:15
a equipa de juniores não é favorita mas pode fazer uma boa fase final… os juvenis fizeram 3 maus resultados e foram eliminados apesar de serem o melhor ataque e a melhor defesa.
Anos negros não acredito, mais dificuldades sim porque a concorrência também é mais forte.
13 Janeiro, 2015 at 10:08
Mais um grande post. Parabéns Maria.
SL
13 Janeiro, 2015 at 10:27
Parece que ja advinhava este post quando ontem ao final do dia escrevi isto:
São tantas as carreiras que se perdem.
Por isso é que o CR28 é mais do que um enorme jogador. É o modelo a seguir. A prova de que com trabalho se pode chegar ao topo. Pena que não nos tenha dado mais um ano.
Quase que garanto que se tivessemos novamente um jogador deste calibre não saía tão facilmente. Esse é um esforço que deve ser reconhecido à direcção. Por cada Bruma teremos um William. Por cada Ilori um Adrien e por cada Dier um Rui Patrício. Que nos tragam a glória para saírem como um dos nossos.
SL
13 Janeiro, 2015 at 10:28
A lição CR7 poderia ajudar o MS a apostar na titularidade do Tobias…aliás neste caso nem é possível encontrar justificação tendo em conta a aposta que foi feita no Sarr…
Mas com o 5 amarelo do Maurício acho que o Tobias já não sai depois do jogo com o Rio Ave!
13 Janeiro, 2015 at 10:28
Grande texto Maria!
Sou adepto confesso dos miudos que formamos, fico muito mais contente com as renovações dos nossos jogadores com potencial do que a compra de um jogador vindo de fora. A nossa academia tem um carimbo de QUALIDADE que poucos clubes no mundo têm!
Continuo a dizer que há muito potencial para a aproveitar na B!! Tobias, Esgaio, Iuri (não podemos “perder” o Iuri!!), Wallyson, Podence, Gelson, Riquicho, Palhinha…
E perdoem-me o desabafo, mas custa-me ver o nosso ataque titular na B com Dramé, Enoh e Sacko…com Gelson e Podence no banco!
13 Janeiro, 2015 at 12:15
Não podemos “perder” Iuri, ou digamos antes que a capacidade de esforço e trabalho de um CR7 tem de ser motivador para aquela juventude se empenhar sempre, em vez de ficar a espera das oportunidades?
13 Janeiro, 2015 at 13:00
Disseste muito bem Panthera. Oportunidades. É uma palavra chave.
13 Janeiro, 2015 at 10:33
Bom dia Nataska
O CR é um prodígio e entendo que o seria em qualquer escola do Mundo. O Rapaz tem um feitio e um génio, que vem no ADN e nas dificuldades que passou ainda criança. Terminando com uma cirurgia ao coração.
Temos de ter orgulho por ele ter crescido na nossa escola e saber que ele só foi para lá porque na altura era já conciderada a melhor!
Julgo que é um ser humano capaz de fazer quase sempre a melhor gestão do seu tempo. Profissionalmente inreprencivel!
Já as nossas escolas, continuam a ser as melhores e isso ve se na quantidade de jogadores portugueses na selecção A e a jogar pelo mundo fora.
Os Benfiquistas como sao tipos sem caracter, mentirosos e muitas vezes sem escrúpulos.
( em relação ao Sporting isso é mais notório, por duas simples razoes: 1- porque toda a sua existência foi tentar ser melhor que nós ou ser nós sem o ser, custe o que custar, nao olhando a meios para atingir esse desidrato.
Valendo de tudo para nos prejudicar!
2- porque nunca o vao conseguir e isso meus amigos é que os faz espumar da boca 😉
Eu estou me a cagar para a formação deles, como homens, é nenhuma!
Viva o Nosso Sporting Clube de Portugal
13 Janeiro, 2015 at 11:07
Ora, bem dito. Esquecem-se que jogadores com mentalidade de que se queiram constantemente superar como o R existem poucos ou nenhuns. É só verificar a evolução que ele teve ao longo dos tempos e que se continua a verificar. O rapaz não para encostado à bananeira, como a maioria das «pérolas» que por aqui se apregoa. Se elas se esforcassem mais tenho a certeza que os responsáveis haveriam de avaliar esse esforço e compensá-lo-iam. SL
13 Janeiro, 2015 at 10:49
Quanto à taça da liga os preços são vergonhosos! Arrisco-me a dizer que vamos ter uma das piores assistências de sempre (se não for a pior!)… Como é que num jogo à 4 feira (com a agravante de jogarmos novamente em casa domingo) para a taça da liga temos os bilhetes a este preço!!!
13 Janeiro, 2015 at 12:45
Também não consigo perceber.
Estes jogos deviam permitir aos sócios trazer um ou mais acompanhantes.
Só assim se garantiria uma assistência razoável.
Além do interesse desportivo menor que esta taça tem para o Sporting, também do ponto de vista do preço dos bilhetes se devia dar o mesmo tratamento.
13 Janeiro, 2015 at 11:18
Parabéns Cristiano Ronaldo. O bom trabalho compensa, e para os invejosos que o apelidam de tudo: na peida!
Entretanto um off tópico (ou não) : Sporting estabelece parceria com 1 de agosto (de Luanda) . Está no site, não consigo colocar aqui o link porque está ler da de andróide não é a minha praia, das se! !!
13 Janeiro, 2015 at 11:18
Já alguem reparou que com tanta promessa saida em busca de grandes carreiras, aquele que joga mais é Pedro Mendes, os outros todos ficam-se pela meia duzia de jogos. É claro que em relação a Bruma temos de dar o desconto por causa da lesão, mas e os outros?
13 Janeiro, 2015 at 11:21
Maria, permite-me colar este meu comentário num post de ontem sobre o nosso Ronaldo.
Amigos, hoje meio país está feliz e o outro meio está aziado.
Meio país está orgulhoso e o outro meio está invejoso.
É assim neste nosso cantinho à beira-mar plantado!
Pus-me a pensar…
Mas o Figo também era do Sporting e foi sempre uma figura unânime em Portugal. Todos gostavam dele.
Porquê, este ódio de portugueses para aquele que mais alto leva a nossa bandeira lá fora?!
Fácil…
Figo era um dos galácticos. Venceu uma bola de ouro (merecida, mas ganha no ano errado). Era um dos melhores do Mundo mas só num ano foi efectivamente o melhor.
Mas, onde residia a unanimidade de Figo não era no seu low-profile, mas sim no facto de nunca ter sido bom ao ponto de pôr em causa o estatuto de Eusébio.
É isso que Cristiano Ronaldo já fez. É o melhor jogador da história do futebol português. Podem fazer uma equipa de galácticos (e tentaram) que será sempre “Ronaldo e os galácticos”.
Ronaldo não só é muito melhor que os do seu tempo (excepto Messi, que está num patamar semelhante) como o provou em vários ambientes e sendo sempre melhor do que já era.
É um fenómeno planetário e onde quer que vá leva consigo o nome do Sporting Clube de Portugal.
Por isto é que meio país está hoje a fingir-se feliz mas a roer-se por dentro! Porque o melhor do Mundo é português, mas já não é do benfica.
E aquele “siiiiii”, no final do discurso é para eles!
Grande Ronaldo! Venha a próxima, que já deviam ser quatro!
13 Janeiro, 2015 at 11:27
Bravo!!
13 Janeiro, 2015 at 11:28
Relativamente ao teu post. Certeiro e oportuno.
Não há exemplo melhor para os jovens de qualquer academia e para a nossa em especial do que CR7.
Se ele com um talento monstruoso nunca descurou o trabalho, o que acham que devem fazer os que têm menos talento.
O segredo está no trabalho!
Se quando eu era júnior (sou de 1985, como o Ronaldo) alguém me tem aberto os olhos para o trabalho que era necessário, de certeza que tinha sido profissional de futebol. E lá se foi um sonho!
É necessário ‘ter cabeça’, mas também o acompanhamento necessário. Poucos ou quase nenhuns miúdos com 17 anos têm a capacidade de analisar as coisas com uma perspectiva a 10 anos.
Que CR7 vá à Academia explicar àqueles meninos que não se pode dormir na forma. Que o Sporting gasta muito dinheiro para os formar e que ele têm de trabalhar!
13 Janeiro, 2015 at 11:33
continuo a ter o sonho d ver organizado um jogo amigável entre a equipa do Sporting e outra formada por “velhas” glórias e que inclua Figo e Cristiano.
Melhor marketing da MELHOR ACADEMIA do MUNDO E ARREDORES não haveria 😉
13 Janeiro, 2015 at 11:41
Cristiano tem o talento de poucos. Mas ( e para mim mais importante ainda ) trabalha como poucos. Também por isso é o jogador que é hoje.
13 Janeiro, 2015 at 11:59
Tem o talento de poucos e trabalha como nenhum outro, atrevo-me a dizer.
13 Janeiro, 2015 at 12:02
Isso.
(Troco-me toda qdo falo do mê rique filhe. 😉 )
13 Janeiro, 2015 at 12:27
Maria já soltaste os fogos???????
13 Janeiro, 2015 at 12:35
Ehehehehehehehehe.
A Dona Dolores é a MAIOR! 😀
13 Janeiro, 2015 at 12:12
Não posso deixar de admirar os feitos de Cristiano Ronaldo, o Melhor Jogador Português de Todos os Tempos e, muito provavelmente, quando acabar a carreira, um dos Cinco Melhores Jogadores de Sempre.
Um verdadeiro exemplo para todos os portugueses, e grande motivo de orgulho. Só o facto de o seu “discurso” ter sido realizado em português é revelador da sua magnífica estirpe.
Quanto à “formação” do SCP:
– Não me são particularmente relevantes os resultados das equipes dos escalões jovens. Eventuais “títulos” são agradáveis, claro, mas o essencial é formar jogadores para a equipe principal de séniores. E aqui é que está o problema.
– Quanto à política instituída (“formar jovens para vender”), não sei se a mesma equivale a dizer que se deve apostar na evolução dos jogadores das equipes jovesn. O exemplo das numerosas contratações de jogadores (jovens) estrangeiros indica o contrário, isto é: desde que seja jovem e com potencial para progredir, não interessa a sua nacionalidade e se fez percurso nos juvenis, juniores, etc.. Até aqui tudo bem.
– A filosofia da Equipe B e a artcilulação da mesma com a equipe principal é que me parece completamente errada OU que ainda não se encontra completamente definida.
Para além do reboliço com os treinadores, o que se verifica é que a equipe B está CHEIA de jogadores que andam a “marcar passo” na segunda divisão. Nalguns casos, jogadores jovens que já se encontram “encostados” na equipe B há 2, 3 anos sem que se preveja qualquer destino ou futuro para os mesmos.
Como a mesma se encontra a ser aproveitada/utilizada, não vejo mesmo grande utilidade para a equipe B. A mesma, em teoria (pelo menos daquilo que percebo dela) deveria servir para “rodar” jogadores menos utilizados da Equipe A e conter alguns jogadores na sua transição júnior/sénior ou contratações estrangeiras (jovens) que necessitassem de evolução e acompanhamento para o futebol português. Mas não é isso que acontece.
A título de (mero) exemplo: se o titular é Jefferson, se o seu suplente é Jonathan (que muitas vezes nem no banco se senta), porque é que existem defesas esquerdos na equipe B? O que é que o Mica Pinto anda lá há 3 anos a fazer? Para que efeito? Não seria melhor emprestá-lo (caso se ainda previsse fosse a ser aproveitado para a equipe) ou, mesmo, rescindir o vínculo (não será aposta nunca, se não não se tinha contratado o Honathan)? Da mesma forma, Cédric/Miguel Lopes/Riquicho, William/Rosell/Fokobo, etc., etc.. Isto para não falar no facto de o SCP ter para aí uns 7 centrais no seu plantel…
Parece-me tudo um desperdício….
– Tudo isto tem, parece-me, efeitos nefastos nos jogadores jovens que, naturalmente, ambicionam outros voos (e outras remunerações).. Qual a motivação para Wallison, Medeiros, Chaby, Gelson Martins, etc., apontados há anos como as mais novas promessas do Clube e que andam a “marcar passo” na segunda divisão? Como poderã os mesmos estar satisfeitos quando sabem que, NO MÍNIMO, poderiam estar a ser titulares de clubes da Primeira Divisão?
– Parece-me ser necessário fazer um diagnóstico urgente das duas equipes. A equipe B deveria, a meu ver, ter um plantel muito residual e rotativo (mais de um ano na equipe B já é desajustado). Dever-se-ia rever a política de empréstimos (não só porque é muito mais benéfico para o jogador jovem como traz vantagens “indirectas” relativas a outros clubes).
Dou um exemplo (sem que o queira tornar um “bode expiatório”): já se viu que o André Martins não é jogador para integral o plantel da equipe A. Não é uma mais valia futebolística, nem é um activo que se possa pensar vir a trazer impacto financeiro (venda). Para os minutos de jogo que o André Martins vai ter até ao fim do campeonato, não seria mais adequado (em termos de política de investimento/formação) ter o Medeiros no plantel? Ou o Wallison? Ou outro meio campista?
– A meu ver, no fim da presente época a equipe A deveria (dentro das possibilidades, que o tempo do “cheque e da vassoura” já acabou) ser “despida” (venda/empréstimo) de todo o elemento que não se preveja poder LUTAR pela titularidade. Dispensar jogadores como o André Martins, o Maurício, o Miguel Lopes, o Heldon, e substitui-los por jovens da equipe B.
Muito sinceramente, acho que é isto que vai acontecer no final da época.
SL
13 Janeiro, 2015 at 12:16
Sem dúvida!
O Cristiano é uma máquina de trabalho, de competência, de ambição, um animal de competição que está sempre pronto a vencer mais e mais!
A grande diferença do Ronaldo para os outros jogadores que estiveram na formação do Sporting e que tinham talento para vingar, é que ele sempre trabalhou por gosto, por prazer, porque desfruta do futebol e não joga pelo dinheiro, isso sempre veio por acréscimo.
Já tivemos e continuamos a ter jogadores na formação com grande talento, mas se não perceberem que tem de haver trabalho e sacrifício só o talento não vence!
Para mim o Ronaldo é o jogador mais completo da história do futebol, e se tudo correr com normalidade no próximo ano o prémio será dele novamente!
13 Janeiro, 2015 at 12:27
A verdade é que sempre houve grandes jogadores, alguns eu ainda sou do seu tempo (Puskas, DiStefano…e mais alguns…)…Pelé, Eusébio, Maradona…
Sim foram grandes jogadores, mas o Ronaldo “já os pulverizou” a todos…
Ronaldo… para além do seu saber, da sua vontade de vencer…
É uma verdadeira força da natureza…!!
Ronaldo é já…o melhor de todos…de todos os tempos e não vai ser muito fácil que nos nossos tempos apareça um “sequer semelhante”…
Por isso…deixem-nos vitoriá-lo, mesmo apenas como português… para além de ser “um dos nossos”…
Todos sabemos que os “capões” deste país…”se babam todos de raiva…”
É verdade que Eusébio foi um grande jogador…mas Ronaldo…é mesmo o maior de todos…!!
SL
13 Janeiro, 2015 at 12:38
Adoro o CR7, sou uma acérrima defensora do trabalho dele e continuo a achar que só o facto de existirem fotos dele com a verde e branca vestida vale mais do que todo os golpes de marketing possíveis e imaginários para o Sporting enquanto clube (eu sei do que falo …. tenho família no EUA e sei bem a mais valia do CR7 ter “nascido” no Sporting)…..
…. mas…. mas a verdade é que continuo em modo Tanaka….
Ó pá o que querem? Apaixonei-me pelo nipónico.
Nesta senda li um artigo bastante interessante no Blog do grandeartistagoleador onde fiquei a saber que o Tanaka “Frequentou o jardim de infância, a escola primária, a escola secundária e a universidade, onde cursou educação física. Como professor diplomado, orientou-se para ser jogador (…) Tanaka não é, por isso, fruto do talento inato: é fruto de um exercício de desenvolvimento.”
Para além disso nesse artigo o Tanaka descreve o que sentiu antes de marcar o livre ao SCBraga: “não estava cansado, estava confiante. Relaxei e marquei o livre”…. e eu voltei a apaixonar-me hoje por ele….
PS: Não sei se já havia esta informação aqui na Tasca, mas pelo sim pelo não estas pérolas não se podiam perder.
13 Janeiro, 2015 at 12:44
😉
13 Janeiro, 2015 at 12:54
Fui ler. Obrigada pelo aviso. 😉
Muito bom.
(eu tb sou fã do japonega. Já era. Então agora, é Deus no céu e o japonega na terra. 😀 )
13 Janeiro, 2015 at 12:41
Ronaldo é o melhor de mundo, o melhor português de todos os tempos. Estas duas premissas são inquestionáveis. Falamos de um jogador que ainda tem 29 anos, joga mais 10 anos se tudo correr bem, 5 dos últimos a uma média de um craque normal, à excepção de Messi. É disto que estamos a falar. Passando estes dois extraterrestres, voltamos à normalidade dos prémios, não sabemos a sorte em termos dois jogadores do melhor que passou pelo planeta.
Se Ronaldo acabar a carreira em Alvalade, ou passar por aqui um ano, será um dos mais prestigiantes gestos alguma vez feitos na história do Sporting. Não perco essa esperança. É um simbolo da Academia, e o Sporting deve aproveitar essa associação ao máximo. “Trabalhar no mesmo sitio onde o Ronaldo se tornou adulto” tem de ser premissa paga para todos os jovens que queiram ser estrelas e jogadores a nivel mundial.
Parabéns CR7! Parabéns Sporting
13 Janeiro, 2015 at 12:49
Maria, parabéns! Para mim o teu melhor cozinhado.
Só gostava de acrescentar que gostaria que fosse assegurado que os jogadores da formacao só saíssem quando tivessem ganho títulos com o Sporting ou uma época ou duas como titulares. Assim aproveitaríamos também a qualidade desportiva dos jogadores, o que também ajudaria a criar mística do clube e exemplos a seguir para os mais jovens.
13 Janeiro, 2015 at 12:58
Bom texto para reflexão.
Lanço tb algumas ideias, em torno do novo projecto global do clube, com especial incidência na formação.
1-O que já lucramos financeiramente com a formação?
Um clube que produziu 4 Bolas de Ouro (CR7 e Figo) mais um 2º lugar (Futre) recebeu muito, muito pouco retorno financeiro.
Tanto assim é que, Bruma, Illori e Dier estão no Top das maiores vendas de sempre do clube!
Vale a pena formar para vender ao desbarato, alimentar rivais e ainda ter que levar com suinos e maçãs podres?
Se hoje olharmos para os novos talentos na forja, podemos estar descansados:
contrato até 18, Luis Ribeiro: 45 milhões, 100 % do passe
Idem: Esgaio, Mica Pinto, William Carvalho, Mané
contrato até 18, João Mário, 45 m, 80% do passe
contrato até 19, 45 m: P.Oliveira (90%), Jonathan (100%), Tobias (80%), Wallyson (70%), Iuri (90%), Podence (100%), Ponde (75%), Gelson (100%)
até 20: Gauld, 60 m (80%).
Entretanto, perdemos um Matheus e um Zé turbo. Não os teriamos perdido de qualquer modo, mesmo sem a nova política de contenção, não teriam querido bazar rápido fosse como fosse? Não temos perdido João Carlos, os 3 do Barcelona, e uma montanha de jogadores jovens com os anteriores projectos?
A diferença que agora vejo, é que os que sobem, vão ser vendidos como deve ser.
2- Se a filosofia é ter uma equipa com base na formação porque abrimos garrafas de champanhe quando a Burla noticia que quer levar William por 30 milhões ou gizamos planos para vender A.Martins por 3, Adrien por 7, e por aí adiante?
Ainda não aprendemos que devemos conservar os melhores jogadores o máximo de tempo possível, e só vender quando for “inevitável”? Ainda não damos valor a que somos prejudicados por constantes políticas de cheque e vassoura, que necessitamos criar raízes, que precisamos de jogadores da formação, mesmo que não sejam titulares, para dar estabilidade, aguentar o clube nos momentos dificeis, criar mistica?
Também neste campo só vejo melhorias.
3- Hoje a política de formação e recrutamento é global.
Tal como o Barcelona vai buscar estrangeiros, bem como o Ajax, e ninguem questiona tais opções. Uns resultam (Messi, Kanu) outros não (a maioria) mas por um ou dois resultarem são considerados excelentes.
Para além do mais, num clube com as dificuldades de tesouraria do Sporting, compensa mais comprar alguns jovens.
Encaro neste sentido, Ryan Gauld, Jonathan Silva, Sacko, Sarr. O primeiro ainda vai sair muito barato, o segundo já é internacional do vice-campeão mundial com 20 anos, os outros dois vamos ver, mas mesmo que sejam flops, saldo positivo.
Também vejo como positivo expansão em Angola e Guiné Equatorial, países onde o futebol de rua pode fornecer jogadores “fora da caixa”.
4- Muita coisa se diz sobre o mau estado da formação. Mas em concreto, além de bocas, espremido não sai nada (e como não conheço estou disposto a ouvir argumentos, repito disse argumentos, não tiradas tipo o Virgilio é mau porque sim, o Inácio é mau porque sim, os jogadores estão descontentes porque sim). A única coisa que posso pois julgar objectivamente são os resultados.
Mas como aferir resultados? Pelos jogadores como é óbvio, o seu retorno desportivo (alimentar A) e depois financeiro (vendas).
Quando me falam nos resultados dos jogos da B, juniores ou juvenis, tenho vontade de pegar na pistola 😉
Portanto, até agora óptimos. Mais jogadores da formação na A, com acesso à Champions League, manutenção das estrelas (exp. William), vendas só quando “inevitáveis” pelo melhor valor possível e blindadas a rivais.
Quanto às alterações produzidas na Academia, para ser sério, é preciso esperar uns anos para ver os “resultados”.
SL
13 Janeiro, 2015 at 13:47
Levantas algumas questões que devem ser pensadas com seriedade, em especial segurar na equipa A os melhores jogadores, que é a cara do clube.
Há jogadores que por mais que se tente segurá-los é impossivel, jogam por dinheiro e mais tarde ou mais cedo vai dar merda, e assim que dê merda logo de inicio, não queremos peseteros, queremos Homens e profissionais, como o Ronaldo.
A formação é hoje em dia um tema que tem maior relevância, pela formação de excelência do Sporting e o exemplo global que é o Ronaldo. Há questões que devem ser respondidas, pelo menos aos Sócios para perceberem qual o rumo que o clube está a ter, a AG seria o local ideal.
As vitórias são sempre o ponto alto, mas na formação não é fundamental, já tivemos equipas a ganhar tudo e saíram um ou dois jogadores dessa fornada, como por exemplo a equipa de juniores de 2005/06 de onde apenas saíram Patrício e Carriço.
SL
13 Janeiro, 2015 at 16:29
Para não variar, continuas em grande!!
Esta é a resposta padrão, para quem diz mal da formação… Xiii até rimou!
13 Janeiro, 2015 at 12:58
Só ficaria contente, se ele ganhasse estes títulos com a camisola do Sporting.
Pensar que o melhor jogador do Mundo nasceu em Alvalade e não teve tempo para nos dar um título, deixa-me até deprimido.
Quem o vendeu, devia estar na cadeia.
13 Janeiro, 2015 at 13:02
Eu diria mesmo ainda mais, que não fez um contrato com ele de 60 m, antes de chegar à A devia estar na cadeia 😉
SL
13 Janeiro, 2015 at 13:10
Eu sei que o futebol não é matemática, mas percebia-se logo que estava ali um novo figo, com muito mais potencial físico. Era mais do que óbvio. Mas a ânsia de vender e a ganância do chulo empresário foi mais forte.
Foi só o pior negócio da nossa história. Se não contarmos com a contratação do eusébio, claro.
13 Janeiro, 2015 at 13:21
Maria, o teu post é pertinente e algo terá de ser feito para melhorar os recentes resultados da formação, não sei o quê… Espero que o exemplo CR ajude, mas receio que não seja suficiente…
SL
13 Janeiro, 2015 at 18:02
“A minha sugestão? Façamos da Taça da Liga o verdadeiro título da formação. A passagem nesta fase já seria um feito, mas a partir daqui tudo pode acontecer. Vamos encher estádios pelo país, gritar pelo Tobias como se fosse o André Cruz. Apoiar o Esgaio, o Wally, o Gelson, o Iuri, o Luís Ribeiro e todos os jovens que merecem uma demonstração de força “à Sporting”.”
Não foi esse o repto de BDC ? Eu tb gostaria de ver a formação, ou melhor alguns jogadores da nossa formação jogarem nesta competição, mas com o que está em jogo não acredito que isso venha a ser feito.
” Ao ponto de se dizer, sem qualquer complexo, que o Benfica é que está mais competente nessa área. Uma mentira que tem de continuar a ser desmascarada jornada após jornada.”
Os resultados estão á vista, temos perdido força na formação, e eu até percebo que devido á nossa situação financeira que não se aposte tanto ou se tente reduzir custos operacionais que depois se reflectem na performance tanto das equipas como de jogadores, a verdade é que do outro lado estão mais fortes em termos formativos, o que eu acredito é que esta situação seja passageira e que não perturbe o que até agora tem sido regra, temos um know how muito superior a qualquer formação de qualquer clube nacional.
De resto excelente post