Nota prévia: Peço desculpa pela linguagem menos apropriada que vão ler ao longo do artigo. Esta semana foi demasiado dura para que a minha cabeça consiga processar de forma correcta.
É fodido. É sempre fodido perder, mas no último segundo, é mesmo motivo para nos levar ao desespero. Confesso que, por causa do jogo de domingo, ainda sinto um aperto no coração. Este coração sente-se revoltado, espezinhado, injustiçado, magoado até. Estive três dias para voltar a ler noticias, voltar a actualizar o meu blogue, voltar a falar normalmente para os que mais amo. Ao fim ao cabo, estive 72 horas para voltar a conseguir dissociar a minha vida do Sporting.
Mas foi sol de pouca dura…Voltei na quarta-feira. Era dia de assistir ao rapazes do Andebol. Havia um clássico para disputar no Dragão Caixa, e apenas a vitória permitia que o Sporting pudesse ambicionar o primeiro lugar.
Começou o jogo, e cedo o Sporting mostrou que apesar do respeito, nós estávamos ali para ganhar. Numa fase inicial, a equipa da casa cometeu demasiadas falhas técnicas e errou algumas vezes o alvo, permitindo ao Sporting colocar uma diferença de três golos no placard à passagem do primeiro quarto de hora. A equipa do Porto, ofensivamente esteve muito aquém das espectativas, fruto de alguma desinspiração dos laterais, mas também da excelente organização defensiva leonina.
O Porto meteu a carne toda no assador. Lançou o ex-atleta do Atlético de Madrid, o ex-Barcelona de 2 metros e 6 centímetros, a armada cubana e tudo o que tinha à mão. Do outro lado, tal como os que subiram ao relvado no domingo, existiram homens de grande carácter a lutar olhos nos olhos perante o hexa-campeão. “Meia-dúzia de putos” raçudos e talentosos que combateram até à última gota de suor. A equipa da casa, reagiu a uma entrada negativa e conseguir chegar pela primeira vez à vantagem mesmo em cima do intervalo (11-10).
No segundo tempo, o Sporting entrou bem e parecia embalado para uma exibição para mais parte recordar. No entanto, e porque com o Sporting existe sempre um “se”, apareceu um tal de Alfredo Quintana. Já ouviram falar?
Caralho… O homem defendeu tudo! Remates aos seis metros, remates dos nove, livres de 7 metros… Enfim, foi desesperante ter que assistir aos duelos entre os nossos jogadores e esta parede luso-cubana. A 5 minutos do fim do encontro, Quintana levava 21 defesas! Uma estatística aterrorizadora e que justifica em grande parte (para não dizer totalmente) a derrota da turma de Frederico Santos.
Os putos tentaram e lutaram com honra e dignidade. Fizeram tremer o público presente no Dragão Caixa, quando a meio da segunda parte, voltaram a conquistar a vantagem de três golos. Pedro Portela, voltou a partir a loiça toda, sendo o único elemento leonino que o guarda-redes portista foi incapaz de travar. Ricardo Candeias foi igualmente importante nesta tentativa de quebrar o enguiço de vencer neste pavilhão, ainda assim, incapaz de travar a qualidade dos azuis e brancos e de impedir a derrota. O poderio financeiro, a experiência internacional, a maturidade, a quantidade de soluções no banco e o Quintana, falaram mais alto. O Porto virou o resultado e marcou o golo da vitória(21-20) mesmo no último segundo.
E é neste último segundo que o futebol e o andebol se cruzam novamente. Um empate e uma derrota nos instantes finais que nos deixam em posições mais complicadas, contudo não há cá aquela merda de atirar a toalha ao chão. Volto a dizer, é fodido perder, então nos últimos segundos, é de um gajo ficar maluco. Porém, existe algo que tem que estar presente na minha mente, na tua mente, na mente dos jogadores do Sporting: Isto ainda não acabou!
Só agora, depois de comprar o bilhete para Belém, volto a sorrir quando olho para o emblema, e pergunto-me se alguma vez vou encontrar cura para esta minha doença. Hoje, #EuVouLáEstar e tu?
Texto escrito por Verde, logo Existo! (As Redes do Damas)
*às sextas, a bola encolhe. E passa do pé para a mão e do relvado para o pavilhão, dando ao nosso Andebol o destaque que ele merece.
nota da Tasca: quem quiser espreitar a agenda leonina para os próximos dias, pode clicar aqui.
14 Fevereiro, 2015 at 7:56
É este o espírito! E acreditar que os últimos minutos e segundos desta semana compensarão os da semana passada!
14 Fevereiro, 2015 at 8:10
Sou um gajo céptico. Não sou religioso nem acredito em tarots nem feng shuis. Mas no desporto tenho a esperança de que se andamos a levar com estes baldes de água fria, os deuses do desporto vão acabar por pelo menos não intervir. Vemo-nos no restelo leão!
14 Fevereiro, 2015 at 9:10
A toalha ao chão nunca!!!
SPOOOOOOOORTING!!!
SL
14 Fevereiro, 2015 at 9:34
“It ain’t over until the fat lady sing”
Logo à noite lá estaremos 😉
14 Fevereiro, 2015 at 12:17
A trabalhar 🙁
14 Fevereiro, 2015 at 9:40
#euvoulaestar
14 Fevereiro, 2015 at 10:05
Moi aussi 😛
14 Fevereiro, 2015 at 11:02
Eu “vou estar”em espírito…!!
SL
14 Fevereiro, 2015 at 10:12
Não desistimos!
E a próxima missão pavilhão é enchê-lo nos jogos em casa nos playoffs.
A garra prevalecerá aos euros. E verdade seja dita, o porco tem muita qualidade.
14 Fevereiro, 2015 at 10:28
li imensas críticas por causa do golo no último segundo… eu gostei bastante da nossa equipa, fez um óptimo jogo e contra o Quintana é muito difícil…
Levamos com a carne toda no assador mas era uma carne fraquinha… os cubanos não são nada de especial, apareceu o Gil que é meia equipa do porto. Estávamos muito bem organizados, foi pena.
É por isso que eu acho que o porto está ao nosso alcance, se mantivermos este grande nível.
14 Fevereiro, 2015 at 10:36
O Gil tem é de vir jogar para o clube do coração…
14 Fevereiro, 2015 at 11:12
Pois tem. Demos o Lisboa, o Resende, o Gil…
14 Fevereiro, 2015 at 11:17
E o pedro alves no hoquéi.
14 Fevereiro, 2015 at 13:37
Mas nos ultimos anos fomos nós que proporcionámos tudo isso, com o caminho dado às modalidades.
Mantivemos o futsal (que tb teve a sua quebra) e nunca desistimos do andebol.
E finalmente, caminhamos para um pavilhão e condições (estrutura) para seremo muitas vezes ganhadores nas modalidades.
Os próprios jogadores sentirão isso … mesmo os adversários que sejam negociados para jogar por nós.
Bc está para já a fazer o que pode …
14 Fevereiro, 2015 at 10:34
uma das fraquezas do porto são todos aqueles estrangeiros… o entrosamento, os que são pra jogar sempre porque são vedetas…
acho um perfeito disparate ir-se buscar um jogador com 2,09… é um exagero, é um jogador demasiado alto.
14 Fevereiro, 2015 at 11:14
Foi precisamente por não termos um gajo de 2m e 100kg na defesa que perdemos. Faltou nos poder fisico p aguentar a 1 linha deles.
14 Fevereiro, 2015 at 12:41
um jogador com 2,09 vai ter muitas lesões num jogo de contacto como o andebol… joelhos e tornozelos é pra esquecer. E ele é bem fininho.
14 Fevereiro, 2015 at 13:38
Meu … isto é andebol! É como o Basket …
Até no Voleibol …
A altura tem tudo a ver!!!!
Não podem todos ser altos, vê os pontas … mas quem defende é meio caminho andado para recuperar bola.
14 Fevereiro, 2015 at 11:16
Sao e nao sao balelas….ao responderem -te tao a salvagiardar-se legalmente…podem ser tretas mas nao sao parvos….se queremos andar pelo caminho do “Bem” temos q jogar c as armas do “right side of the Force”!
14 Fevereiro, 2015 at 12:08
E continua o verdadeiro folclore fdx
“A secção não profissional do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol instaurou um processo ao Sporting, devido aos incidentes provocados pelos adeptos durante o dérbi de futsal frente ao Benfica, disputado no passado domingo no Pavilhão da Luz e que terminou com um empate (1-1).
O órgão federativo entendeu processar apenas os adeptos do Sporting, que, recorde-se, derrubaram a rede que separa a bancada do campo, num momento que gerou tensão no pavilhão. Sem perder tempo, o Sporting fez chegar ontem mesmo ao CD da FPF uma participação relativa ao comportamento dos adeptos do Benfica no dérbi de futsal (distinta da queixa que seguiu para a Liga por causa do dérbi de futebol). O emblema de Alvalade aponta uma atitude que considera muito grave por parte do público encarnado, que exibiu uma tarja com a inscrição “Very Light 1996”.
Já as águias foram condenadas ao pagamento de 1.326 euros.”
14 Fevereiro, 2015 at 12:10
O Candeias é um grande GR mas o que fez a diferença neste jogo foi mm a diferença dos GR. O porco do Quintana defendeu muito mais. Falhámos golos que não se podem falhar, principalmente em jogos como estes!
E prefiro nem falar naquelas duas perdas de bola seguidas que deram 2 contra-ataques para o porco!
Enfim… Vamos ser campeões na mesma!!
14 Fevereiro, 2015 at 12:26
Toalhas ao chão ??? Só se for para limpar o suor dos nossos heróis!
14 Fevereiro, 2015 at 13:40
Enorme, Tadeu!
14 Fevereiro, 2015 at 12:32
Foi duro…muito duro.
E então no andebol já é a segunda vez esta época contra estes gajos.
Mas acredito que nada está perdido, apenas fica mais difícil!
14 Fevereiro, 2015 at 13:40
3ª…
14 Fevereiro, 2015 at 12:39
Off
Carece de confirmação mas não duvido que seja verdade…..
Mais do que o branqueamento jornalístico é a promiscuidade….ainda se fosse a liga….
http://comquemsporting.blogspot.pt/2015/02/ja-se-percebe-melhor-porque-tantos.html?m=1
14 Fevereiro, 2015 at 12:47
Quanto ao andebol, parece que ainda falta um pouquinho, tal como no futebol, de saber gerir.
Perfeitamente normal equipas dominadoras necessitam tempo e estabilidade, a qualidade está lá.
No futsal vai acontecer o mesmo.
Esta a acontecer uma renovação, lenta, como deve ser.
É possível que o carnide ganhe um título ou outro (adaptou a fórmula do futebol sénior, comprar caro e formado) mas com a renovação feita e a equipa a jogar junta 2-3 anos vamos manter o domínio no futsal e com jogadores da formação !!!
O andebol espero que se vá conseguindo manter a equipa uns anos mais.
Da formação do andebol não imagino como ande.
PS obrigado pelos relatos!
14 Fevereiro, 2015 at 13:43
Penso que a nossa formação em andebol anda bem … mas se for pesquisar talvez possa dizer isto com mais segurança. Tal como o hóquei.
Então no futsal nem se fala … Vamos ter tanta qualidade a chegar aos seniores …
Tenho de dizer que o Nuno Dias está como peixinho na água.
14 Fevereiro, 2015 at 13:39
A mim ninguém me respondeu … devo ter sido um bocado mal educado 🙂
14 Fevereiro, 2015 at 14:07
Ah calma :), se foi mt malta a enviar, muito ao dedo eles vão ter de dar…Pelo menos ler, eles devem ter lido, o que não deixa de ser um objectivo conseguido 🙂
14 Fevereiro, 2015 at 14:18
Assim mesmo é que é ó Conam de Alvalade LOL
14 Fevereiro, 2015 at 14:16
VLE, também eu fiquei duplamente fodido (não há outra maneira de dizer isto!) com o empate com os lampiões e a derrota do andebol.
No andebol, fiquei ainda mais por ser uma situação recorrente. Não me parece que seja só a qualidade do adversário a ditar este tipo de desfechos. Claro que Quintana foi incrível mas não podemos desperdiçar frequentemente vantagens de 3 golos (isto acontece noutros jogos onde a nossa qualidade vence os jogos, mas contra o Porto é fatal, porque eles aproveitam). Parece que, com o Porto, fazemos sempre 50 minutos sem medo e ‘olhos-nos-olhos’ e 10 minutos todos ‘borrados’.
Isso de deitar a toalha ao chão é para os fracos. Não é para nós!
Desistir? Nunca!
Sporting Sempre!
Nota: vou tentar confirmar antes do jogo se o basquetebol dá na Maritimo TV mas, se alguém confirmar antes, que deixe aqui a dica.
14 Fevereiro, 2015 at 14:26
Cherba, se puderes, apaga o meu comentário onde reproduzo o e-mail que recebi. Obrigado
SL
14 Fevereiro, 2015 at 14:38
Foi um excelente jogo de Andebol!
Estivemos muito bem na defesa, Candeias esteve fantástico! O ataque precisava de mais velocidade e mobilidade! É verdade que o Quintana esteve muito bem, mas poderíamos ter criado mais problema. As defesas do Candeias são mais “difíceis ” do que as do Quintana!
Mas isto só quer dizer que no play-off teremos de ganhar uma vez no Dragão!
Só mais uma coisa…
Logo…
#EuVouLaEstar no Restelo… pra te apoiar!!
SL
14 Fevereiro, 2015 at 15:20
Acabei de confirmar no facebook do Marítimo e o jogo de basquetebol não vai ter transmissão em directo, no entanto, talvez seja possível, no decorrer da semana, ver por lá o resumo.
14 Fevereiro, 2015 at 16:17
São demasiados jogos a correrem da mesma maneira para se falar em acasos.
A diferença esta na baliza…