Nota prévia: Peço desculpa pela linguagem menos apropriada que vão ler ao longo do artigo. Esta semana foi demasiado dura para que a minha cabeça consiga processar de forma correcta.

É fodido. É sempre fodido perder, mas no último segundo, é mesmo motivo para nos levar ao desespero. Confesso que, por causa do jogo de domingo, ainda sinto um aperto no coração. Este coração sente-se revoltado, espezinhado, injustiçado, magoado até. Estive três dias para voltar a ler noticias, voltar a actualizar o meu blogue, voltar a falar normalmente para os que mais amo. Ao fim ao cabo, estive 72 horas para voltar a conseguir dissociar a minha vida do Sporting.

Mas foi sol de pouca dura…Voltei na quarta-feira. Era dia de assistir ao rapazes do Andebol. Havia um clássico para disputar no Dragão Caixa, e apenas a vitória permitia que o Sporting pudesse ambicionar o primeiro lugar.
Começou o jogo, e cedo o Sporting mostrou que apesar do respeito, nós estávamos ali para ganhar. Numa fase inicial, a equipa da casa cometeu demasiadas falhas técnicas e errou algumas vezes o alvo, permitindo ao Sporting colocar uma diferença de três golos no placard à passagem do primeiro quarto de hora. A equipa do Porto, ofensivamente esteve muito aquém das espectativas, fruto de alguma desinspiração dos laterais, mas também da excelente organização defensiva leonina.

O Porto meteu a carne toda no assador. Lançou o ex-atleta do Atlético de Madrid, o ex-Barcelona de 2 metros e 6 centímetros, a armada cubana e tudo o que tinha à mão. Do outro lado, tal como os que subiram ao relvado no domingo, existiram homens de grande carácter a lutar olhos nos olhos perante o hexa-campeão. “Meia-dúzia de putos” raçudos e talentosos que combateram até à última gota de suor. A equipa da casa, reagiu a uma entrada negativa e conseguir chegar pela primeira vez à vantagem mesmo em cima do intervalo (11-10).
No segundo tempo, o Sporting entrou bem e parecia embalado para uma exibição para mais parte recordar. No entanto, e porque com o Sporting existe sempre um “se”, apareceu um tal de Alfredo Quintana. Já ouviram falar?
Caralho… O homem defendeu tudo! Remates aos seis metros, remates dos nove, livres de 7 metros… Enfim, foi desesperante ter que assistir aos duelos entre os nossos jogadores e esta parede luso-cubana. A 5 minutos do fim do encontro, Quintana levava 21 defesas! Uma estatística aterrorizadora e que justifica em grande parte (para não dizer totalmente) a derrota da turma de Frederico Santos.

Os putos tentaram e lutaram com honra e dignidade. Fizeram tremer o público presente no Dragão Caixa, quando a meio da segunda parte, voltaram a conquistar a vantagem de três golos. Pedro Portela, voltou a partir a loiça toda, sendo o único elemento leonino que o guarda-redes portista foi incapaz de travar. Ricardo Candeias foi igualmente importante nesta tentativa de quebrar o enguiço de vencer neste pavilhão, ainda assim, incapaz de travar a qualidade dos azuis e brancos e de impedir a derrota. O poderio financeiro, a experiência internacional, a maturidade, a quantidade de soluções no banco e o Quintana, falaram mais alto. O Porto virou o resultado e marcou o golo da vitória(21-20) mesmo no último segundo.

E é neste último segundo que o futebol e o andebol se cruzam novamente. Um empate e uma derrota nos instantes finais que nos deixam em posições mais complicadas, contudo não há cá aquela merda de atirar a toalha ao chão. Volto a dizer, é fodido perder, então nos últimos segundos, é de um gajo ficar maluco. Porém, existe algo que tem que estar presente na minha mente, na tua mente, na mente dos jogadores do Sporting: Isto ainda não acabou!

Só agora, depois de comprar o bilhete para Belém, volto a sorrir quando olho para o emblema, e pergunto-me se alguma vez vou encontrar cura para esta minha doença. Hoje, #EuVouLáEstar e tu?

 

Texto escrito por Verde, logo Existo! (As Redes do Damas)

*às sextas, a bola encolhe. E passa do pé para a mão e do relvado para o pavilhão, dando ao nosso Andebol o destaque que ele merece.

nota da Tasca: quem quiser espreitar a agenda leonina para os próximos dias, pode clicar aqui.